Sistema Gestão Ambiental
|
|
|
- Benedicto de Miranda Borba
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Sistema Gestão Ambiental
2 Sistema Gestão Ambiental - ISO Agora você vai conhecer o Sistema de Gestão Ambiental da MJRE CONSTRUTORA que está integrado ao SGI, entender os principais problemas ambientais do planeta, conhecer um pouco da história ambiental e saber como a MJRE vem trabalhando a responsabilidade ambiental e colaborando com a melhoria da qualidade de vida da nossa Cidade, nosso Estado, País e Planeta. Como era a relação do homem com o meio ambiente? Por milhões de anos, o homem explorou os recursos naturais do planeta como se ele fosse uma fonte inesgotável de energia e de matérias primas. A população do país foi crescendo de forma desordenada e, com ela, a poluição de todos os tipos, o que tornou a renovação das fontes energéticas e dos recursos naturais cada vez mais difíceis. Qual a influência do progresso no meio ambiente? O progresso trouxe inegáveis benefícios para toda a humanidade, mas também provocou sérias agressões ao meio-ambiente. Com o aumento da população, o homem passou a utilizar novas tecnologias para atender à crescente demanda por produtos industriais e agrícolas, sem se preocupar com o meio-ambiente. As consequências dessas agressões colocaram em risco o sistema ambiental, que, embora gigantesco e complexo, é frágil e sensível. E as empresas? Até pouco tempo atrás as empresas demonstravam pouca preocupação com a preservação ambiental. Hoje este cenário mudou. Tanto no Brasil como no exterior as empresas iniciaram um diálogo franco e ético com seus colaboradores e com a sociedade. Muitas empresas têm um compromisso com a melhoria contínua de seus processos e produtos, tornando-os mais seguros e menos impactantes ao meio-ambiente. É muito importante garantirmos que as necessidades das gerações futuras também serão atendidas. O que está mudando na MJRE? A MJRE demonstra sua preocupação com o meio ambiente através da ação: - Coleta Seletiva, que é a coleta diferenciada dos resíduos, com o objetivo de reciclar ou dar a eles o destino adequado, além de proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas. - Resto de Alimento - campanha que visa diminuir o desperdício de alimento nos refeitórios da MJRE. Agora a MJRE iniciou mais um grande projeto para a preservação ambiental: a implementação do seu Sistema de Gestão Ambiental de acordo com padrões internacionais.
3 Quais são os principais problemas ambientais do planeta? Como resolvê-los? A resolução não é tão simples, pois todo o mundo influencia ou interage com o Meio Ambiente. O correto neste caso é PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE. Efeito Estufa Pensar Globalmente O efeito estufa é o aumento de temperatura da Terra, pela emissão de toneladas de gases, principalmente o gás carbônico (CO2). Esses gases atuam como uma estufa, permitindo, a entrada de calor do Sol, mas impedindo a Terra de devolver esse calor ao espaço, podendo provocar elevação do nível de mar e alterações na quantidade de chuvas. Agir Localmente Regular os motores de veículos a diesel. Usar menos ar condicionado, carros, motos. Andar mais de bicicleta. Alteração da Qualidade do Solo Pensar Globalmente Ao receber todo tipo de resíduos contendo produtos químicos, adubos, agrotóxicos dentre outras coisas, o solo vai perdendo sua função filtradora. Este fato coloca em risco os lençóis d água subterrâneos, que representam um importante recurso natural. Agir Localmente Reciclar resíduos, contribuir com a coleta seletiva e procurar formas de diminuir a sua geração. Evitar contaminar o solo. Ex: Depósito/Usinas Alteração da Qualidade do Ar Pensar Globalmente O ar é contaminado pela presença de gases e partículas que, quando aspiradas ou absorvidas pelo corpo humano, causam efeitos negativos à saúde. A fumaça dos escapamentos dos veículos, as emissões industriais e muitos outros tipos problemas de saúde pública. Agir Localmente Operar e manter adequadamente os filtros e sistemas de despoeiramento. Usar menos carros, motos, etc. Alteração da Qualidade das Águas Pensar Globalmente A poluição das águas ocorre quando esgotos domésticos ou despejos industriais são lançados nos rios, lagos e mares. Com isso, os peixes morrem e a vida nesses locais desaparece rapidamente. Agir Localmente Tratar os efluentes adequadamente. Não jogar líquidos ou materiais em galeria de águas pluviais. Fazer a manutenção dos veículos pessoais evitando o vazamento de óleo. Evitar o desperdício de água.
4 Quais os fatores marcantes para a busca da melhoria ambiental? 1972 Primeira Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente em Estocolmo/Suécia. Década de 70 e 80 Graves acidentes ambientais como em SEVESO/ITÁLIA-contaminação de solo e rios por dioxinas, BHO- PAL/INDIA-vazamento de gases tóxicos e CHERNOBYL/RUSSIA-explosão de um reator nuclear 1987 Encontro da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Originou o Relatório Nosso Futuro Comum - documento que serviu para avaliar a situação mundial face às questões ambientais Eco 92 Segunda Conferência Mundial sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente no Rio de Janeiro/Brasil. Originou a AGENDA 21 Programa de ação que visa promover, em escala planetária um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica Aprovação da norma ISO conjunto de normas específicas para padronizar o gerenciamento ambiental 1997 Convenção sobre Mudança do Clima em Quioto/Japão que deu origem ao PROTO- COLO DE QUIOTO documento onde estão refletidas as decisões tomadas nesta Convenção Rio+10 Terceira Conferência Mundial sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente em Joanesburgo/Africa do Sul Rio+20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Mas como a MJRE fará a sua gestão sobre o Meio Ambiente? O SGI Sistema de Gestão Integrada da MJRE que é um instrumento utilizado para organizar a gestão empresarial na MJRE, tem a proteção ao meio ambiente inclusa em seu conceito. O SGI estabelece responsabilidades, aloca recursos e avalia continuamente práticas, procedimentos e processos que possam causar impactos ambientais. Fazem parte do Sistema de Gestão Ambiental, o Manual do SGI, que estabelece diretrizes gerais, procedimentos e instruções de trabalho, que descrevem como devem ser realizadas as atividades que afetam o meio ambiente. O Sistema de Gestão Ambiental vai nos ajudar a: Melhorar continuamente nossas ações em relação ao Meio Ambiente Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do nosso planeta Demonstrar que estamos preocupados e comprometidos com a ecoeficiência e/o desenvolvimento sustentável
5 Como eu posso entender um pouco mais sobre gestão ambiental? Você é uma das partes interessadas! O ponto de partida para este processo é a consciência e o compromisso de que cada um de nós tem muito a contribuir. Todos os colaboradores são parte integrante e têm um papel decisivo na implantação e sucesso do Sistema de Gestão Ambiental da MJRE. O que significa ISO? O que é ISO 14001? Conjunto de normas específicas definidas pela ISO para padronizar o gerenciamento ambiental. A norma ISO é aplicável na MJRE, pois trata justamente dos requisitos e diretrizes para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental. Para entender melhor, temos com algumas expressões. ISO é a sigla da Organização Internacional para Normatização (International Organization for Standardization). Essa organização define normas técnicas internacionais para serem utilizadas por todos os países que dela fazem parte, inclusive o Brasil. Termos do Sistema de Gestão Ambiental ASPECTO AMBIETAL elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. IMPACTO AMBIENTAL qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte dos aspectos ambientais da organização. RISCO AMBIENTAL evento não planejado ou uma sequência de eventos com potencial de causar consequências ao meio ambiente e/ou a comunidade. Ex: derramamento de produto químico, vazamento de combustível. EMERGÊNCIA as situações de emergência estão associadas a ocorrência de um risco e envolvem a necessidade de recursos externos a uma área ou a empresa, a fim de se dar uma resposta imediata para o meio ambiente. Ex: incêndio, vazamento de óleo. PARTE INTERESSADA Indivíduo ou grupo de indivíduos interessados ou afetados pelo desempenho ambiental. Você por exemplo!! MELHORIA CONTÍNUA Processo pelo qual a empresa e os colaboradores estão buscando sempre novas ideias ou formas de melhorias para proteção do meio ambiente e para prevenção da poluição. ECOEFICIÊNCIA - Conceito gerencial que busca produzir mais com menos insumos e menos poluição, mantendo os preços e a qualidade dos produtos e serviços, melhorando a qualidade de vida da sociedade, e progressivamente levando os impactos ambientais e o uso de recursos durante todo o seu ciclo de vida, a situarem-se dentro de limites da capacidade de sustentação ambiental do planeta.
6 Termos do Sistema de Gestão Ambiental OBJETIVOS E METAS AMBIENTAIS - O objetivo é o propósito ambiental global que a empresa se propõe a atingir em termos de melhoria ambiental. A meta é o detalhamento em termos de prazo e quantidade decorrente do objetivo. DESEMPENHO AMBIENTAL - Resultados que podem ser medidos, com vistas a atender à política, aos objetivos e às metas ambientais. Para isto são utilizados indicadores, tais como: Grau de conformidade ambiental; Índice de Scrap; Índice de Sobrepeso; Consumo de água e de energia; Índice de reconhecimento sobre preservação do meio-ambiente; Desperdício de matéria prima; Resíduos não aproveitáveis. AUDITORIAS - Processo de verificação e avaliação que determina se os procedimentos estão sendo seguidos, se estamos em conformidade com a ISO 14001, e ainda se os objetivos e metas estão sendo atingidos. NÃO-CONFORMIDADE Tudo aquilo que não estiver de acordo com o definido pelos procedimentos e instruções de trabalho do SIGA nem com a legislação ambiental. Por exemplo, se em algum procedimento do SIGA estiver escrito que resíduos oleosos devem ser armazenados em um tambor específico, identificados e mantidos fechados, mas na prática, o resíduo estiver sendo disposto sem identificação, a céu aberto e exposto, estará caracterizada uma não-conformidade. AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS As ações corretivas visam corrigir uma não-conformidade já constatada e evitar que ela volte a acontecer. As ações preventivas visam evitar a não-conformidade cuja possibilidade de ocorrência foi constatada O ciclo PDCA e o SGA O princípio básico do SGA conforme a ISO é o ciclo PDCA (PLANEJARDESEN- VOLVER-CHECAR-ATUAR) que você já conhece, cujos principais elementos são apresentados a seguir: PLANEJAR Identificar os aspectos e riscos ambientais de nossas atividades, produtos e serviços. Identificar os requisitos legais e voluntários pertinentes à MJRE CONSTRUTORA. Definir objetivos, metas e planos de ação para melhoria ambiental. FAZER Definir responsabilidades e autoridades. Treinar e conscientizar a todos. Gerenciar os aspectos e riscos, através de padrões de operação/manutenção. Estar preparado para atuar em eventuais situações de emergência. EXECUTAR Medir e monitorar os resultados ambientais. Realizar auditorias internas. AGIR Analisar se os resultados foram atingidos nos níveis gerenciais. Tomar ações corretivas e preventivas quando necessário.
7 Qual a nossa participação? O comprometimento de todos é muito importante para o sucesso do SGA dentro do SGI. Como colaborador, a MJRE CONSTRU- TORA espera que você tenha entendido os compromissos da empresa e a importância deste processo cujo sucesso se refletirá: Para nós mesmos, como colaboradores de uma empresa preocupada e comprometida com o meio-ambiente; Para a MJRE CONSTRUTORA, como empresa que, operando em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, deseja atender às exigências da sociedade, cada vez mais preocupada com a proteção ambiental; Na demonstração de que as gerações futuras encontrarão um planeta com seu meio ambiente preservado. Você conhece as regras do jogo? Siga os procedimentos e instruções de trabalho de sua atividade e incentive seus colegas a fazerem o mesmo; Seja um agente da prevenção da poluição, fique atento a qualquer problema e comunique rapidamente a seu superior imediato; Dê sugestões para aperfeiçoar o seu trabalho e o dos outros; Separe os resíduos adequadamente. Participe da Coleta Seletiva; Evite o desperdício de água, energia e matérias-primas; Aproveite ao máximo todos os materiais; Persiga as metas; Aplique a prática dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar); Faça a manutenção de seu carro para evitar vazamento de óleo nos pátios da empresa e em outras áreas. O que é importante você saber? SOBRE O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL Quais são os benefícios da gestão ambiental para a MJRE CONSTRUTORA, a comunidade e você? SOBRE A POLÍTICA Como você pode aplicar a melhoria contínua e a prevenção da poluição em sua atividade? Como você faz para cumprir a legislação ambiental em sua atividade? SOBRE ASPECTOS/ RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS O que são aspectos e impactos ambientais? Quais são os principais aspectos ambientais de sua área? Quais são os principais riscos ambientais de sua área? SOBRE OS PROCEDIMENTOS E CONTROLES AMBIENTAIS O que você deve fazer com os resíduos sólidos gerados em sua atividade? Pense em um exemplo de equipamento de controle ambiental de sua área. Pense em um exemplo de indicador de desempenho ambiental para a sua atividade. SOBRE PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL O que você deve fazer se acontecer um acidente ambiental na sua área?
8
SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000
1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias
APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL
APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento
AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO
1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos
Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto
GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000 Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 1 A evolução do pensamento ambiental Crescimento é o que importa (que venha a poluição...) Conscientização (década
Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004
QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004
Ideal Qualificação Profissional
2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento
PROCEDIMENTO MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SGA
1. ESCOPO Identificar e classificar os aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços da XXXX, visando estabelecer quais causam ou poderão causar impactos ambientais significativos. 2. DEFINIÇÕES
Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco
Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental
SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL
SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL Para REFLEXÃO Exemplo de aspectos ambientais significativos Descarga de efluentes líquidos Disposição de
22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental
Cronograma finalização da disciplina GA I Instrumentos de Gestão Ambiental São ferramentas que auxiliam o gestor no seu plano de gestão ambiental Política e Legislação Ambiental Licenciamento Ambiental
DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a.
DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade CGEP Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Contextualização A preocupação por parte das organizações com seus impactos ambientais tornou-se uma componente constante
Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?
O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO
POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré
ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão
ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez
MMX - Controladas e Coligadas
POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.
ISO 14000. Prof. William da Cruz Sinotti [email protected]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE SELEÇÃO USINICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA ISO 14000
Mini-curso Sistema de Gestão Ambiental. Ivo Neves Gerente de Consultoria. For the benefit of business and people
Mini-curso Sistema de Gestão Ambiental Ivo Neves Gerente de Consultoria For the benefit of business and people UNICAMP, Outubro 2005 1 Módulo I MÓDULO I VISÃO GERAL DE TEMAS AMBIENTAIS 2 1 Módulo I Conceitos
Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma
Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da
AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental.
AUDITORIA AMBIENTAL A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. O SGA depende da auditoria para poder evoluir na perspectiva de melhoria contínua. Ao se implementar um
Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa
Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Data da Criação: 09/11/2012 Dara de revisão: 18/12/2012 1 - Sumário - 1. A Instant Solutions... 3 1.1. Perfil da empresa... 3 1.2. Responsabilidade ambiental...
IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação
SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS
CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...
CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO
CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto
Geografia. Professor: Jonas Rocha
Geografia Professor: Jonas Rocha Questões Ambientais Consciência Ambiental Conferências Internacionais Problemas Ambientais Consciência Ambiental Até a década de 1970 o homem acreditava que os recursos
Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras
Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e
Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras
Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente
Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.
1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,
EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO
EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. O Sistema de Gestão Ambiental. Aula 3. Vídeo. Contextualização. O que é um Sistema de Gestão?
Gestão e Responsabilidade Social Aula 3 O Sistema de Gestão Prof. Esp. Felipe Luiz Vídeo "Mundo" Pense de Novo Contextualização WWF Brasil. Disponível em: .
CHECK - LIST - ISO 9001:2000
REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove
O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.
O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela
Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.
CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO
Módulo 6. NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 2, 3, 4.1, 4.2 até 4.3.2 Exercícios
Módulo 6 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 2, 3, 4.1, 4.2 até 4.3.2 Exercícios 2 - Referências normativas Relação da ISO 14001:2000 com ISO 14004:2000 Não há referências normativas indicadas
Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Site Correio Braziliense Data: 14/06/2012. Assunto: Rio+20
Veículo: Site Correio Braziliense Data: 14/06/2012 Seção: Ser Sustentável Pág.: http://bit.ly/okj5q9 Assunto: Rio+20 Veículo: Site Correio Braziliense Data: 14/06/2012 Seção: Ser Sustentável Pág.: http://bit.ly/okj5q9
POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO
POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder
ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS
ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 04/2012 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri.
Sistemas e Instrumentos de Gestão Ambiental
Sistemas e Instrumentos de Gestão Ambiental ISO 14001 Parte 4 Prof. Gustavo Rodrigo Schiavon Eng. Ambiental Requisitos Legais Atendimento à legislação é fundamental que a Organização estabeleça, logo no
XX RAPAL DI 11 Presentado por Brasil Punto agenda 12a SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ SGA/EACF
XX RAPAL DI 11 Presentado por Brasil Punto agenda 12a SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ SGA/EACF Sistema de Gestão Ambiental na Estação Antártica Comandante Ferraz SGA/EACF
SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração
Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000
PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014
PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de
Planejamento e gestão ambiental. Fernando Santiago dos Santos [email protected] www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365
Planejamento e gestão ambiental Fernando Santiago dos Santos [email protected] www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365 Aula 7 SérieISO 14000: definição, breve histórico, escopo, terminologia,
Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação
QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper
Sistema de Gestão Ambiental
Sistema de Gestão Ambiental Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental Professora Flavia Nogueira Zanoni MSc em Controle de Poluição Ambiental
Gestão Ambiental e Gerenciamento de Riscos
CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Gestão Ambiental e Gerenciamento de Riscos Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br
Sistema de Gestão Ambiental
Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental
18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: [email protected].
Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: [email protected] 2 3 Sílvia
Aspectos e Impactos Ambientais
PÁGINA: 1/18 1 OBJETIVO Estabelecer e garantir uma sistemática para identificar, avaliar e gerenciar os aspectos e impactos ambientais das atividades, produtos ou serviços, da empresa x que possam ser
PAPEL DO GESTOR AMBIENTAL NA EMPRESA
PAPEL DO GESTOR AMBIENTAL NA EMPRESA Copyright Proibida Reprodução. NECESSIDADE EMERGENTE - Apresentam-se hoje, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, as preocupações com a sustentabilidade empresarial
POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade
POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,
Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE
Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre
ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL
ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: [email protected] RESUMO
Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!
Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da
CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag [email protected] Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade
Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental
Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em
ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.
ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia
A POLÍTICA AMBIENTAL NAS EMPRESAS
SEMANA AMBIENTAL NA BRASIMET 2006 CIDADANIA E EDUCAÇÃO PARA UM PLANETA MELHOR A POLÍTICA AMBIENTAL NAS EMPRESAS A atual conjuntura econômica e os novos cenários sócio-ambientais nacionais e internacionais
Tecnologia e Sustentabilidade
Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade Robério Fernandes Alves de Oliveira 1 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade As dimensões da sustentabilidade Econômica Social AMBIENTAL 2 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade
Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total:
Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total: Edição XVIII MMXIII Extra 6º ao 9º anos MUDANÇAS CLIMÁTICAS Hoje, tivemos a presença das pesquisadoras
PROTEGER. Programa de Tecnologia e Gerenciamento de Emissões e Resíduos do Sistema EMTU/SP. Karin Regina de Casas Castro Marins
PROTEGER Programa de Tecnologia e Gerenciamento de Emissões e Resíduos do Sistema EMTU/SP Karin Regina de Casas Castro Marins OBJETIVO Implantar um SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) no transporte público
Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico. Professora Cintia Caetano
Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico Professora Cintia Caetano AGENDA 1. Introdução 2. O que é Sistema? 3. Componentes do Sistema 4. Características, Ambiente, Natureza e Hierarquia dos Sistemas Introdução
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL
ISO 14000. Estrutura da norma ISO 14001
ISO 14000 ISO 14000 é uma serie de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem directrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Histórico
O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade
O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade Instrumentos de Gestão Empresarial: Buscando se inserir os princípios relacionados à sustentabilidade no âmbito e na realidade empresarial, diversos instrumentos
Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;
POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações
Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?
Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...
APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas
ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável. Educação Infantil
ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável Educação Infantil Objetivos Gerais : 1. Instigar a sensibilização para os problemas relacionados à saúde do planeta,
SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:
PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação
AULA 2 A CONTABILIDADE E O MEIO AMBIENTE. Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO
Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO 1 2 1. Conceituar a Contabilidade Ambiental; 2. Definir Meio Ambiente 3. Citar as finalidades da Contabilidade Ambiental; 4. Conhecer a evolução histórica; 3
SUSTENTABILIDADE 2014
SUSTENTABILIDADE 2014 Rutivo de no CONSTRUIR, PLANTAR E TRANSFORMAR Nosso objetivo vai além de ser responsável pelo processo construtivo de nossas obras, procuramos estimular e disseminar o conceito de
"Água e os Desafios do. Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO.
"Água e os Desafios do Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DE CADA UM É o desenvolvimento que atende às necessidades
M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.
MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade
Viver Confortável, Morar Sustentável
Viver Confortável, Morar Sustentável A Verde Lar foi criada em Março de 2009, dando início a uma jornada com o compromisso e ética das questões ambientais no mercado habitacional oferecendo soluções para
CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO
CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam
Como saber se sua empresa é. Sustentável Guia Definitivo para Diagnóstico
Como saber se sua empresa é Sustentável Guia Definitivo para Diagnóstico Sumário 02 Introdução Presença na estratégia Práticas Pré produção Práticas Produção Práticas Gestão Como verificar 03 04 06 07
SUSTENTABILIDADE EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
SUSTENTABILIDADE EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA Fabíola Santos Silva 1 Márcio Santos Godinho 1 Sara Floriano 1 Vivian Alves de Lima 1 Akira Yoshinaga 2 Helio Rubens Jacintho Pereira Junior 2 RESUMO Este trabalho
ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Geraldo Antônio Reichert Coordenador da Câmara Temática de Resíduos Sólidos ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária
LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura
LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23
REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli)
1 REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Águas que determine às empresas concessionárias deste serviço a divulgação em suas
00 05/11/2009 Elaboração Emissão Aprovada
Página 1 de 8 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 05/11/29 Elaboração Emissão Aprovada OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE ELABORAÇÃO ANÁLISE
Prefeitura Municipal de Jaboticabal
LEI Nº 4.715, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. RAUL JOSÉ SILVA GIRIO, Prefeito Municipal de Jaboticabal, Estado de São Paulo, no
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Conhecer e saber aplicar os principais conceitos
LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE
Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?
Passar o bastão - Desenvolver parcerias
CAPÍTULO VI CONSTRUINDO A VISÃO DA QUALIDADE TOTAL... não fui desobediente à visão celestial Apóstolo Paulo Como já vimos anteriormente, as empresas vivem num cenário de grandes desafios. A concorrência,
Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas
Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas O que é qualidade? Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências. (ISO International
Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009
Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento
DIRETRIZES PARA UMA AGROPECUÁRIA SUSTENTAVEL AFONSO PECHE FILHO CENTRO APTA DE ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO - IAC
DIRETRIZES PARA UMA AGROPECUÁRIA SUSTENTAVEL AFONSO PECHE FILHO CENTRO APTA DE ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO - IAC DEFINIÇÕES IMPORTANTES: - SUSTENTABILIDADE ONTEM - SUSTENTABILIDADE HOJE SUSTENTABILIDADE ONTEM:
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001. Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Curso: Ciências Biológicas - UFAM
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001 Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Conceitos Gerais A gestão ambiental abrange uma vasta gama de questões, inclusive aquelas com implicações estratégicas
Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:
Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas
Declaração de Apoio Contínuo Amostra
Geral Período coberto pela sua Comunicação de Progresso (COP) De: A: Declaração de apoio continuado pelo Diretor Executivo (CEO) Forneça uma declaração do diretor executivo da sua empresa expressando apoio
Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,
Gerenciamento de Riscos
Gerenciamento de Riscos Introdução Crescimento industrial das últimas décadas Industrias maiores e mais complexas Acidentes industriais Investir na prevenção Histórico Engenharia de Confiabilidade - Análise
Rua Adelino Teste, 30 - Olhos D Água. BH. MG. CEP: 30390.070. Tel.: 31. 2125.2501. Fax: 31. 2125.2500 www.almaqsantanna.com.br
ExpressoAlmaq Sant'anna n.º21 Qualidade Para maior satisfação das pessoas Editorial Em junho, a Almaq-Sant Anna e a Fresar, outra empresa do nosso grupo, receberam a certificação ISO 9001. Isso vem reforçar
