AVES LEGO. Thomas Poulsom Bristol, Inglaterra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVES LEGO. Thomas Poulsom Bristol, Inglaterra"

Transcrição

1 AVES LEGO

2 AVES LEGO Existem mais de espécies de aves conhecidas em todo o mundo. Elas vivem e reproduzem-se em todos os sete continentes e desenvolvem-se em climas bastante diversificados desde os trópicos até à Antártida. Elas são uma parte tão natural do nosso ambiente que frequentemente tomamos a sua presença como garantida. Por isso é que o trabalho de Thomas Poulsom é tão fascinante. Ele encorajanos a olhar de novo para algo que nós conhecemos bem, e enquanto isso confirma mais uma vez que quase tudo pode ser construído a partir de peças LEGO. Quando era criança adorava brincar com peças LEGO. Ainda me lembro do primeiro conjunto LEGO que a minha mãe me comprou quando eu tinha sete anos. Como frequentemente acontece, as minhas peças LEGO foram postas de lado quando atingi a adolescência. Foi só depois de ver os filhos de um amigo a brincar com conjuntos LEGO que decidi resgatar as minhas peças LEGO do sótão. Foi então que me tornei um construtor LEGO adulto! Comecei por criar toda a espécie de carros e veículos. Depois um dia, quando estava no jardim, comecei a pensar sobre o que mais poderia construir com peças LEGO. Nesse momento um pisco pousou no cabo da minha pá. Foi um verdadeiro momento de revelação: Pensei, É isso! Vou construir aquilo em peças LEGO. Sempre me interessei pela natureza, especialmente por pássaros. Acho que são criaturas incríveis. Adoro o desafio de poder construi-los em peças LEGO, tentando dar-lhes um aspeto real e dando-lhes vida com peças. Fiquei espantado com a resposta quando os coloquei online; os meus pássaros começaram a voar por todo o mundo na Internet! E agora, graças a LEGO Ideas, eles tornaram-se um autêntico conjunto LEGO. Incrível. O meu objetivo é continuar a construir aves: uma série de cada continente do mundo, depois uma dedicada a aves que não voam e outra a aves extintas. Espero expô-los em todo o mundo para mostrar às crianças e adultos que existe mais neste mundo do que o que eles pensam. Thomas Poulsom Bristol, Inglaterra

3 Erithacus rubecula (Pisco-de-peito-ruivo Europeu) Este pequeno pássaro cantador encontra-se numa extensa área geográfica desde o norte da Escandinávia até ao sul de Espanha, e desde as Ilhas Britânicas até à Sibéria ocidental na Rússia. Descrição O pisco adulto europeu mede entre 12,5 cm a 14 cm de comprimento, pesa até 16 g, e pode atingir uma envergadura de 22 cm. Comportamento Com o seu distinto chilreio melodioso, o pisco macho canta o ano todo para proclamar o seu território e atrair uma companheira. Marca ferozmente o seu território no que toca às suas reservas alimentares e pode ser bastante agressivo para com os membros da sua espécie. Esta é também a razão pela qual não se encontrará mais do que um pisco num jardim pequeno, exceto se for a sua parceira. A fêmea do pisco põe 4 a 6 ovos que necessitam de um período de incubação de 13 a 14 dias. Depois de nascerem, as crias estão prontas para abandonar o ninho dentro de duas semanas Um casal de piscos pode ter três ninhadas por ano. Sabias que? A melhor maneira de veres um pisco é escavares no teu jardim. Um pisco aparecerá frequentemente empoleirado numa cerca ou ramo, aguardando para inspecionar a terra recentemente revolvida para encontrar minhocas. O pisco foi adotado não oficialmente como o pássaro nacional do RU após uma sondagem levada a cabo pelo jornal Times. No inverno, o pisco faz inchar as sua plumagem para isolar o corpo contra os ventos frios. Os piscos europeus não estão em perigo nem ameaçados e as populações da sua espécie estão a aumentar em algumas partes.

4 Cyanocitta cristata (Gaio-Azul) Com a sua crista pontiaguda e plumagem azul, branca e preta, esta ave canora é uma presença habitual e ruidosa em grande parte da América do Norte. Descrição O gaio-azul mede 22 a 30 cm do bico até à cauda, pesa 70 a 100 g e tem uma envergadura de 34 a 43 cm. Comportamento Se bem que sejam conhecidos por comerem ovos, e gostem de lagartas ocasionalmente, gafanhotos ou escaravelhos, os gaios-azuis são em grande parte vegetarianos e a sua dieta consiste principalmente de bolotas, nozes e sementes. São por natureza sociais e são geralmente encontrados aos pares, em grupos de família ou em pequenos bandos. Se bem que os jovens gaios-azuis pareçam migrar mais do que os adultos, uma grande parte do seu comportamento migratório permanece um mistério. Sabias que? Os gaios-azuis gostam especialmente de bolotas e acredita-se que eles ajudaram a disseminar o carvalho após o último período glaciar. Os gaios-azuis são capazes de uma diversidade de sons, incluindo excelentes imitações do piar dos falcões. De voo moderadamente lento, os gaios-azuis são uma presa fácil para os predadores de voo rápido, tais como os falcões e as corujas. Os gaios-azuis acasalam de forma estável e para sempre, macho e fêmea constroem o ninho e tomam conta das crias.

5 Colibri thalassinus (Beija-flor-de-orelha-violeta) Apesar de serem dos pássaros mais pequenos do mundo, os colibris continuam a ser das aves mais espetaculares. Incrivelmente rápidos no voo, estes são os únicos pássaros capazes de voar tanto para a frente como para trás. O seu habitat vai desde o sul do México ao longo da América Central, continuando pelas encostas montanhosas do noroeste sul americano desde o norte da Venezuela até à Bolívia Central. Descrição O Colibri thalassinus, também conhecido por beija-flor-deorelha-violeta, é um membro de tamanho médio da família do colibri. Tem cerca de 9,7 a 12 cm de comprimento, pesa entre 4,8 a 5,6 g e tem uma envergadura entre 5,8 e 6,8 cm. Comportamento Tal como a maior parte dos colibris, o beija-flor-de orelhavioleta é um pássaro solitário que prefere procurar comida sozinho. Alimenta-se basicamente de pequenos insetos e néctar, usando o seu longo bico e capacidade para planar enquanto lambe o néctar das cabeças das flores. Depois de acasalar, o macho beija-flor-de-orelha-violeta não ajuda a fazer o ninho nem se interessa pelas crias. A fêmea colibri incuba os ovos e cuida das crias durante 18 a 24 dias até eles terem atingido a maturidade suficiente para deixarem o ninho e começarem a procurar comida. Sabias que? Os colibris conseguem ficar suspensos no ar, voar na lateral e voar de cabeça para baixo. As asas de um colibri batem 70 vezes por segundo durante um voo normal. Isto aumenta para 200 batidas por segundo quando voam a pique. Os colibris conseguem ouvir melhor e ver mais longe do que os seres humanos. Os colibris não bebem com os seus bicos longos como se fossem um palhinha. Eles lambem o néctar com as suas línguas. Os colibris têm pernas e pés muito fracos, e quase não conseguem andar. Eles preferem empoleirar-se ou voar.

6

7 Um parque de diversões para inovadoras LEGO Ideas Tens alguma ideia fantástica para um modelo LEGO? Então e porque não torná-la num projeto LEGO Ideas? Podes partilhar o teu modelo de produto em LEGO.com/ideas e ver o que as outras pessoas pensam dele. Se o teu projeto ganhar apoiantes, então vai qualificar-se automaticamente para a avaliação trimestral LEGO. É aqui que observamos ao pormenor os projetos mais populares e avaliamos cuidadosamente cada um deles para descobrirmos qual é a ideia com mais potencial. Se o teu projeto passar nesta avaliação, então torna-se um produto LEGO oficial. Já existem mais de utilizadores ativos e projetos no sítio de Internet LEGO Ideas, e já foram lançados três produtos LEGO Ideas. Por isso, vem dar uma olhadela, regista-te e apoia os teus projetos favoritos, ou melhor: faz o upload do teu próprio projeto! LEGO.com/ideas Customer Service Kundenservice Service Consommateurs Servicio Al Consumidor or dial : : LEGO and the LEGO logo are trademarks of the LEGO Group The LEGO Group.

O LABIRINTO LEGO. [ As possibilidades parecem quase ilimitadas. ]

O LABIRINTO LEGO. [ As possibilidades parecem quase ilimitadas. ] 21305 O LABIRINTO LEGO O Labirinto LEGO reinventa o jogo clássico da bola e do labirinto, acrescentando um pouco de construção criativa LEGO à diversão. Construído inteiramente com elementos LEGO, o Labirinto

Leia mais

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni - 2016 Arara-azul Arara-azul Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Enfrenta problemas como o

Leia mais

Doctor Who. O Décimo Primeiro Doctor. O Décimo Segundo Doctor

Doctor Who. O Décimo Primeiro Doctor. O Décimo Segundo Doctor 21304 Doctor Who O Doctor é um Senhor do Tempo que viaja através do tempo e do espaço para resolver problemas e combater a injustiça por todo o universo. A sua velha e por vezes pouco fiável máquina do

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: 6 PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÂO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular.

CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular. Nome: Alice nº 2 2º ano E NOME DO ANIMAL: Colhereiro. CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular. HÁBITOS ALIMENTARES: carnívoro. GESTAÇÃO:

Leia mais

SHELDON LEONARD AMY PENNY HOWARD RAJ BERNADETTE

SHELDON LEONARD AMY PENNY HOWARD RAJ BERNADETTE 21302 A TEORIA DO BIG BANG Os Drs. Leonard Hofstadter e Sheldon Cooper são físicos brilhantes e génios no laboratório, mas socialmente enfrentam desafi os em toda a parte. Entra a bela vizinha, Penny,

Leia mais

Texto 1 Cheios de Graça Conheças as incríveis habilidades dos pinguins

Texto 1 Cheios de Graça Conheças as incríveis habilidades dos pinguins PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== Texto 1 Cheios de Graça Conheças as

Leia mais

Beemo. Marceline. A Marceline é uma roqueira travessa. Séculos de errância pela Terra de Ooo tornaram-na destemida e intrépida.

Beemo. Marceline. A Marceline é uma roqueira travessa. Séculos de errância pela Terra de Ooo tornaram-na destemida e intrépida. 21308 E Hora de Aventuras! O Finn e o seu melhor amigo e irmão adotivo, Jake, percorrem a Terra de Ooo, reparando os danos e combatendo o mal. Pelo caminho, fazem amigos com uma série de personagens loucos,

Leia mais

Missão a Marte. Sigam a Água

Missão a Marte. Sigam a Água Shutterstock Missão a Marte Sigam a Água Em 1965 o mundo esperava ansiosamente pelos resultados do primeiro voo espacial a Marte. Até então, tudo o que se sabia do planeta vermelho era apenas baseado no

Leia mais

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Subfamília: Género: Espécie: Características:

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Subfamília: Género: Espécie: Características: Nome científico: Meles meles Nome Popular: Texugo, Texugo Euroasiático Classe: Mammalia Ordem: Carnívora Família: Mustelidae Subfamília: Melinae Género: Meles Espécie: Meles meles Características: O texugo

Leia mais

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Características das serpentes As serpentes, também chamadas ofídios, cobras; São répteis, pecilotérmicos ( sangue frio ); Possuem a capacidade, de ingerir

Leia mais

Aves. na Tapada Nacional de Mafra

Aves. na Tapada Nacional de Mafra Aves na Tapada Nacional de Mafra Sejam bem vindos ao Mundo das Aves! As aves, bem cedo fascinaram o Ser Humano pela sua capacidade de voarem, pela diversidade de cores e pelo canto. Com uma enorme diversidade

Leia mais

GRUPO DE PESQUISA DE AVES DE RAPINA CORUJA SUINDARA MARCOS CRUZ

GRUPO DE PESQUISA DE AVES DE RAPINA CORUJA SUINDARA MARCOS CRUZ GRUPO DE PESQUISA DE AVES DE RAPINA CORUJA SUINDARA MARCOS CRUZ A lenda da Rasga-mortalha Corujas símbolos há muito têm sido símbolos das sociedades SUINDARA Tyto alba Tyto: (grego) Coruja Alba: (latim)

Leia mais

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos.

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. gafanhoto borboleta Palpos: seguram as folhas. Mandíbula de quitina: corta as folhas. mosquito

Leia mais

Urutau. Escrito por vovó Vicki Sex, :49 - Última atualização Sex, :16

Urutau. Escrito por vovó Vicki Sex, :49 - Última atualização Sex, :16 O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto

Leia mais

OBSERVA AS PÁGINAS DO LIVRO USANDO A LENTE.

OBSERVA AS PÁGINAS DO LIVRO USANDO A LENTE. OBSERVA AS PÁGINAS DO LIVRO USANDO A LENTE. CADA COR (AZUL, VERMELHO E VERDE) VAI MOSTRAR-TE UM MUNDO INVISÍVEL E AJUDAR-TE A APRENDER TUDO SOBRE O REINO ANIMAL. LENTE MÁGICA! ANIMAIS INVERTEBRADOS...

Leia mais

Avifauna da Devesa Garça-real (Ardea cinerea)

Avifauna da Devesa Garça-real (Ardea cinerea) Avifauna da Devesa Garça-real (Ardea cinerea) por António Cruz 23/11/2017 Se nas tuas asas eu fosse um passageiro, Feliz sentiria tua imponência e delicadeza Se não posso lá no alto ser aventureiro, Em

Leia mais

BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES TEORIA E PRÁTICA

BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES TEORIA E PRÁTICA BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES TEORIA E PRÁTICA Prof. Durval da Silva Filho Turdus rufiventris Biólogo - CRBio 72.738/01-D BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES As aves no Brasil

Leia mais

Índice LISTA DE MATERIAIS 95 ÍNDICE REMISSIVO 96

Índice LISTA DE MATERIAIS 95 ÍNDICE REMISSIVO 96 Índice CUCA, A CORUJA 4 COPOS CRIATIVOS 7 FOGUETES FANTÁSTICOS 10 OH! MÚMIAS 14 COMEDOURO PARA PÁSSAROS 16 FLORES DE CATO 18 OVELHA lanuda 23 ESTRELINHAS 26 CARROS DE CORRIDA 28 PEIXES VOADORES 30 LANTERNAS

Leia mais

Reprodução E CICLO DE VIDA DAS AVES

Reprodução E CICLO DE VIDA DAS AVES E CICLO DE VIDA DAS AVES O ciclo reprodutivo das aves está diretamente ligado a fatores ambientais e manejo. A luminosidade, temperatura e higiene, combinados com uma alimentação balanceada, são essenciais

Leia mais

O que é um inseto? Escrito por: Fotografia por: Let s Talk Science Dr. Jeremy McNeil

O que é um inseto? Escrito por: Fotografia por: Let s Talk Science Dr. Jeremy McNeil O que é um inseto? Escrito por: Let s Talk Science Fotografia por: Dr. Jeremy McNeil Direitos autorais 2018 Let s Talk Science Todos os direitos reservados. Este livro ou qualquer parte dele não deve ser

Leia mais

Steamboat Willie. No fim de contas, Steamboat Willie foi uma realização pioneira no mundo cinematográfico.

Steamboat Willie. No fim de contas, Steamboat Willie foi uma realização pioneira no mundo cinematográfico. 21317 Steamboat Willie Sem dúvida que o desenho animado de 1928 da Disney Steamboat Willie representa uma série de significantes primeiros do ponto de vista cultural e histórico: o primeiro desenho animado

Leia mais

Ensaio fotográfico sobre o comportamento reprodutivo do Perna-longa - Himantopus himantopus mexicanus (Muller, 1776)

Ensaio fotográfico sobre o comportamento reprodutivo do Perna-longa - Himantopus himantopus mexicanus (Muller, 1776) ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS N. 120, JULHO/AGOSTO DE 2004, PÁG.10 Ensaio fotográfico sobre o comportamento reprodutivo do Perna-longa - Himantopus himantopus mexicanus (Muller, 1776) Pedro Cerqueira Lima

Leia mais

Conhecer o Montado. Ficha do aluno. Ana Isabel Leal. Centro Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves

Conhecer o Montado. Ficha do aluno. Ana Isabel Leal. Centro Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves Conhecer o Montado Ficha do aluno Ana Isabel Leal Centro Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves 1. Observar a paisagem e elaborar um esboço. ÁRVORES 2. Procurar árvores semelhantes às representadas na tabela.

Leia mais

Sidney. Ópera de Sidney. [ Se Paris é a cidade das luzes, Sidney é a cidade do fogo de artifício. ]

Sidney. Ópera de Sidney. [ Se Paris é a cidade das luzes, Sidney é a cidade do fogo de artifício. ] Sidney Austrália Sidney Sendo a maior e mais famosa cidade da Austrália, Sidney possui simultaneamente uma arquitetura moderna notável e muitos dos edifícios históricos mais importantes do país. Fundada

Leia mais

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Género: Espécie: Reprodução:

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Género: Espécie: Reprodução: Nome científico: Recurvirostra avosetta Nome Popular: Alfaiate Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Charadriidae Género: Recurvirostra; Espécie: Recurvirostra avosetta O alfaiate é uma limícola do

Leia mais

Carriça. T r o g l o d y t e s t r o g l o d y t e s

Carriça. T r o g l o d y t e s t r o g l o d y t e s Carriça T r o g l o d y t e s t r o g l o d y t e s FOTO: JÚLIO CALDAS 9 cm Alimenta-se de insectos Ninho em arbustos É uma das aves mais pequenas da Europa Pisco-de-peito-ruivo E r i t h a c u s r u b

Leia mais

Conteúdo(s) - Seres vivos: aves. Ano(s) 7º / 8º e 9º

Conteúdo(s) - Seres vivos: aves. Ano(s) 7º / 8º e 9º Objetivo(s) - Caracterizar a classe das aves; - Entender que algumas espécies são introduzidas em outros lugares que não o seu de origem; - Participar de um estudo de campo com observação de pássaros e

Leia mais

O Caterham Seven. Assentos em fibra de carbono. Arcos das rodas em fibra de carbono. Barra anticapotamento. Tampa da mala amovível

O Caterham Seven. Assentos em fibra de carbono. Arcos das rodas em fibra de carbono. Barra anticapotamento. Tampa da mala amovível 21307 O Caterham Seven O Seven não é um carro comum. Com mais de 50 anos de herança de elevado desempenho, atingiu o seu estatuto de ícone entre os entusiastas de carros de corrida em todo o mundo. O seu

Leia mais

I. Compreensão do oral

I. Compreensão do oral Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 3.º Período Nome: Data: / / Avaliação: Professor(a): Encarregado de educação: I. Compreensão do oral Responde ao que te é pedido sobre o texto que acabaste

Leia mais

Os seres vivos no ambiente

Os seres vivos no ambiente Os seres vivos no ambiente 1 Desembaralhando as letras, você descobrirá o nome de um importante ecossistema brasileiro. Qual é ele? SROTLAFE ANAZIMÔCA a) Pesquise o nome de um vegetal e de um animal que

Leia mais

86 ESCULTURA POMBO ALEXANDRE em porcelana. 87 ESCULTURA GANSO em biscuit. moldado e relevado.

86 ESCULTURA POMBO ALEXANDRE em porcelana. 87 ESCULTURA GANSO em biscuit. moldado e relevado. Esculturas - Aves 86 ESCULTURA POMBO ALEXANDRE em porcelana moldada e relevada. Assinada Lejan. Modelo criado em 1939. Marca nº 31 (1924-1947). Dim. 22 cm. Nota: exemplares idênticos foram vendidos nos

Leia mais

GUARDIÕES DO PLANETA NA ESCOLA DA NAZARÉ

GUARDIÕES DO PLANETA NA ESCOLA DA NAZARÉ 0 2 0 3 1 9 ESTA REVISTA FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDA SEPARADAMENTE. A CAGARRA, AVE MARINHA GUARDIÕES DO PLANETA NA ESCOLA DA NAZARÉ 2 AGADOIZÓ Visitámos os nossos

Leia mais

KIT DE MONITORIZAÇÃO EM AUTONOMIA AVES

KIT DE MONITORIZAÇÃO EM AUTONOMIA AVES KIT DE MONITORIZAÇÃO EM AUTONOMIA AVES Aves Aves comuns no Parque Guia de campo Pisco-de-peito-ruivo Erithacus rubecula Rabirruivo-comum Phoenicurus ochruros Chapim-real Parus major 0-0cm -cm Pardal-comum

Leia mais

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela.

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos I Comportamento de cães e gatos Por que o Veterinário deve conhecer o comportamento

Leia mais

The Beatles. Yellow Submarine

The Beatles. Yellow Submarine 21306 The Beatles Yellow Submarine Quando o espetacular Yellow Submarine se estreou em 1968, foi imediatamente considerado um filme histórico que levou a animação para além de tudo o que tinha sido visto

Leia mais

Actividades propostas pela Dr.ª Mariana Pinto, no âmbito do acompanhamento e aprofundamento da formação dos formadores residentes do PNEP

Actividades propostas pela Dr.ª Mariana Pinto, no âmbito do acompanhamento e aprofundamento da formação dos formadores residentes do PNEP Actividades propostas pela Dr.ª Mariana Pinto, no âmbito do acompanhamento e aprofundamento da formação dos formadores residentes do PNEP Actividade 1 1.Ouvir a leitura de um extracto do livro A Rima do

Leia mais

A ave brilhante uma alegoria para a resolução de problemas

A ave brilhante uma alegoria para a resolução de problemas A ave brilhante uma alegoria para a resolução de problemas Produzido por Brian Armour (Redlands Independent College) Divulgado por Manuel Montenegro (Faculdade de Engenharia do Porto) Adaptado, com base

Leia mais

Arvores de decisão. O que é uma árvore de decisão? Cap.6 Árvores de Decisão V 3.0, V.Lobo, EN/ISEGI, Victor Lobo

Arvores de decisão. O que é uma árvore de decisão? Cap.6 Árvores de Decisão V 3.0, V.Lobo, EN/ISEGI, Victor Lobo V., V.Lobo, EN/ISEGI, 5 Arvores de decisão Victor Lobo O que é uma árvore de decisão? Algorítmo para tomar decisões (ou classificar) Modo de representar conhecimento Tem penas? Arcos (resultados ou pertença)

Leia mais

Num bonito dia de inverno, um grupo de crianças brincava no recreio da sua escola,

Num bonito dia de inverno, um grupo de crianças brincava no recreio da sua escola, Pátio da escola Num bonito dia de inverno, um grupo de crianças brincava no recreio da sua escola, quando começara a cair encantadores flocos de neve. Entre eles estava o Bernardo, um menino muito curioso

Leia mais

Exercício Extra 25. Um lagarto muito peculiar

Exercício Extra 25. Um lagarto muito peculiar Exercício Extra 25 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 29/08/2016 Data de devolução: 05/09/2016 Um lagarto muito peculiar Vocês já devem ter mascado goma de mascar ou ingerido

Leia mais

Libelulas e agulhinhas da PVSul

Libelulas e agulhinhas da PVSul Libelulas e agulhinhas da PVSul Caçadoras aladas As libélulas são animais que se alimentam de outros animais: são predadoras. Enxergam muito bem, voam com muita rapidez e são corajosas. Dentro do grupo

Leia mais

Manta. ou Milhafre? Saiba quem sou...

Manta. ou Milhafre? Saiba quem sou... foto: Henrique Oliveira Pires Manta ou Milhafre? Saiba quem sou... SOU UMA AVE DE RAPiNA CONHECiDA COMO Buteo buteo PELOS CiENTiSTAS. E tu, como me chamas? foto: Júlio Caldas Tenho um nome diferente nos

Leia mais

Para a Anna e a Eliza

Para a Anna e a Eliza Para a Anna e a Eliza Título original: The Awesome Book of Animals Autor: Adam Frost Copyright 2017 Bloomsbury Publishing Plc Texto Adam Frost 2017 Tradução Brilho das Letras, Lisboa, 2017 Tradução: Ana

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Desenvolvimento Direto e Indireto FICHA DE TRABALHO 1 metamorfoses mamíferos direto Conteúdo: Desenvolvimento Direto e Indireto FICHA DE TRABALHO 1 metamorfoses mamíferos direto diferente aves

Leia mais

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler!

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! COMO ESTE LIVRO PODE SALVAR A TUA VIDA E OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! Primeiro lê isto! Em geral, todos nós adoramos animais e as pessoas que conheces costumam ter muita informação sobre eles.

Leia mais

NOVA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA ESPÉCIE Tuckus monteiri HARTLAUB, 1865 (CALAU DE MONTEIRO), NO CONTINENTE AFRICANO

NOVA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA ESPÉCIE Tuckus monteiri HARTLAUB, 1865 (CALAU DE MONTEIRO), NO CONTINENTE AFRICANO Caderno de Pesquisa, série Biologia, volume 27, número 1 38 NOVA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA ESPÉCIE Tuckus monteiri HARTLAUB, 1865 (CALAU DE MONTEIRO), NO CONTINENTE AFRICANO Nilmar Azevedo de Melo¹ Silmo

Leia mais

Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento.

Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento. Há no Brasil cerca de 2 mil espécies de formigas, das quais entre 20 a 30 são consideradas pragas urbanas por invadirem alimentos armazenados, plantas e materiais domésticos. A maioria alimenta-se de sucos

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

Existem estudos que consideram os roedores como uma das espécies mais importantes na competição com o Homem relativamente a alimentos e outros bens.

Existem estudos que consideram os roedores como uma das espécies mais importantes na competição com o Homem relativamente a alimentos e outros bens. Sabia que Os roedores adaptam-se muito bem ao modo de vida do Homem, de entre as pragas urbanas existentes, as de roedores ocupam sem dúvida um lugar de destaque. As perdas económicas causadas pelos roedores

Leia mais

Chicago Illinois, EUA

Chicago Illinois, EUA Chicago Illinois, EUA Chicago Conhecida como a Cidade do Vento, Chicago ergue-se das margens do Lago Michigan para exibir a imagem perfeita de uma metrópole americana moderna. Sendo «porta de acesso ao

Leia mais

Vidas de Insectos. Escola Básica 2,3 Pedro Eanes Lobato. Trabalho elaborado por: Professoras responsáveis: Amora

Vidas de Insectos. Escola Básica 2,3 Pedro Eanes Lobato. Trabalho elaborado por: Professoras responsáveis: Amora Escola Básica 2,3 Pedro Eanes Lobato Amora Vidas de Insectos Trabalho elaborado por: - Alunos do Clube do Ambiente O Ambiente à Flor da PEL Professoras responsáveis: - Célia Rosado e Júlia Ribeiro Amora,

Leia mais

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Não importa se eles foram construídos para transportar grandes peças (como o Beluga) ou foram, simplesmente, produto de mentes megalomaníacas (como

Leia mais

Conhecer o Montado Ficha do aluno

Conhecer o Montado Ficha do aluno Conhecer o Montado Ficha do aluno Autora: Ana Leal Revisão: Rosário Oliveira, Ciência Viva Conhecer o Montado 1. Observar a paisagem e elaborar um esboço. 3. Recolher folhas do chão. Observá-las para identificar

Leia mais

RAÇAS E LINHAGENS EM AVICULTURA. Profa Me Mariana Belloni Aula 2 16/08/2016

RAÇAS E LINHAGENS EM AVICULTURA. Profa Me Mariana Belloni Aula 2 16/08/2016 RAÇAS E LINHAGENS EM AVICULTURA Profa Me Mariana Belloni Aula 2 16/08/2016 RAÇAS As raças são diferenciadas pelo tamanho e pela conformação do corpo. A cor da plumagem e o tipo de crista são as características

Leia mais

Principais raças e suas. Prof. Dr. Leandro Barradas Pereira

Principais raças e suas. Prof. Dr. Leandro Barradas Pereira Principais raças e suas características ZOOTECNIA DOS MONOGÁSTRICOS Prof. Dr. Leandro Barradas Pereira 02-05-16 OBJETIVOS Descrever as raças de aves exploradas na avicultura. Identifi car marcas comerciais

Leia mais

A PREENCHER PELO ALUNO

A PREENCHER PELO ALUNO Prova Final do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico PLNM (A2) Prova 43 63/1.ª Fase/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura

Leia mais

Paz. De vez em quando, procura um espaço de silêncio. O barulho excessivo é prejudicial.

Paz. De vez em quando, procura um espaço de silêncio. O barulho excessivo é prejudicial. Paz Paz De vez em quando, procura um espaço de silêncio. O barulho excessivo é prejudicial. Jacob procura um deserto O professor de religião está a explicar às crianças por que razão os profetas e Jesus

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

UNESP 2014 (Questões 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68)

UNESP 2014 (Questões 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68) (Questões 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68) 1. (Questão 61) A figura apresenta os esquemas de duas células. Porém, o ilustrador cometeu um engano ao identificar as estruturas celulares. É correto afirmar

Leia mais

Questões p.84. Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema.

Questões p.84. Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema. Fatores bióticos Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema. Relações intraespecíficas Relações estabelecidas entre seres vivos da mesma espécie. Relações interespecíficas

Leia mais

ALINE DIAS ALEXANDRE DE SÁ FREIRE Ilustrações: David de Lucena AURITA: O SAGUI-DA- SERRA-ESCURO

ALINE DIAS ALEXANDRE DE SÁ FREIRE Ilustrações: David de Lucena AURITA: O SAGUI-DA- SERRA-ESCURO ALINE DIAS ALEXANDRE DE SÁ FREIRE Ilustrações: David de Lucena AURITA: O SAGUI-DA- SERRA-ESCURO Aline Dias Alexandre de Sá Freire Ilustrações: David de Lucena Aurita: o sagui-da-serra-escuro Rio de Janeiro

Leia mais

Pg. 1. TÍTULO: PLANETA VIDA: O MUNDO DOS INSETOS DURAÇÃO: 60 min GRAU: 3-5, 6-8 e 9-12 MATÉRIAS: CIÊNCIAS SOCIAIS, BIOLOGIA E GEOGRAFIA.

Pg. 1. TÍTULO: PLANETA VIDA: O MUNDO DOS INSETOS DURAÇÃO: 60 min GRAU: 3-5, 6-8 e 9-12 MATÉRIAS: CIÊNCIAS SOCIAIS, BIOLOGIA E GEOGRAFIA. TÍTULO: PLANETA VIDA: O MUNDO DOS INSETOS DURAÇÃO: 60 min GRAU: 3-5, 6-8 e 9-12 MATÉRIAS: CIÊNCIAS SOCIAIS, BIOLOGIA E GEOGRAFIA. DESCRIÇÃO Neste programa, conheceremos a importância dos insetos. Eles

Leia mais

Análise: Drone4You II Blocks - O drone feito de legos

Análise: Drone4You II Blocks - O drone feito de legos Análise: Drone4You II Blocks - O drone feito de legos Date : 10 de Outubro de 2017 Trazendo um lado educativo ao mundo dos drones, a Science4You lançou o Drone4You II Blocks, um drone em legos para as

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA ORIENTADORA: Profª Drª Maria Luisa da Silva BELÉM-PARÁ 2010

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA ORIENTADORA: Profª Drª Maria Luisa da Silva BELÉM-PARÁ 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA ORIENTADORA: Profª Drª Maria Luisa da Silva Cathartidae BELÉM-PARÁ 2010 CARLOS WENDEL Os abutres do mundo: Abutres Ab

Leia mais

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Os Anfíbios Introdução Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele

Leia mais

Figura 1. Fase de enchimento com areão e terra. Figura 2. Vista superior do aquário com areão e terra.

Figura 1. Fase de enchimento com areão e terra. Figura 2. Vista superior do aquário com areão e terra. Já alguma vez pensou ter um lago? Pronto, mora num apartamento e pensa que isso o impede. Normalmente, teria de concordar mas, o melhor mesmo é ler o artigo que se segue. Para construir um lago, precisamos

Leia mais

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio.

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. A1 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. 2. Dentro da classe dos advérbios, existe 3 subclasses. Identificaas e regista alguns exemplos. A1R 1. Os advérbios são palavras invariáveis em

Leia mais

Originários de Devon, Inglaterra, os irmãos Drew e Tom são os talentosos fãs designers por trás do set LEGO Ideas TRON: O Legado.

Originários de Devon, Inglaterra, os irmãos Drew e Tom são os talentosos fãs designers por trás do set LEGO Ideas TRON: O Legado. 21314 1 Originários de Devon, Inglaterra, os irmãos Drew e Tom são os talentosos fãs designers por trás do set LEGO Ideas TRON: O Legado. «Como fãs do filme da Disney TRON: O Legado e fãs ávidos de ficção

Leia mais

1. OUÇAM A PRIMAVERA!

1. OUÇAM A PRIMAVERA! 1. OUÇAM A PRIMAVERA! Na Mata dos Medos há uma pequena clareira dominada por um pinheiro-manso 1 muito alto. É o largo do Pinheiro Grande. Um pássaro que por lá passarou pôs-se a cantar e acordou o Ouriço,

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A reprodução assexuada... implica a formação de gâmetas. ocorre em animais como a planária e a esponja. origina descendentes da mesma espécie. ocorre

Leia mais

CONTROLO DE ROEDORES COM AVES DE RAPINA

CONTROLO DE ROEDORES COM AVES DE RAPINA CLUBE DE GEOGRAFIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ODEMIRA CONTROLO DE ROEDORES COM AVES DE RAPINA Documento de trabalho Fernando Rodrigues de Almeida Março de 2016 Alguma informação prévia A atividade agrícola,

Leia mais

ESSE CADERNO PERTENCE A

ESSE CADERNO PERTENCE A ESSE CADERNO PERTENCE A Elaboração Lucas Moura Marília Nascimento Ilustração Nayara Bezerra Guimarães Diagramação Luana Ribeiro Costa Olá, meu amigo(a)! Você sabia que o Caatingueiro é o verdadeiro protetor

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. A primavera da lagarta

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. A primavera da lagarta Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Português 3,0 Eixo temático Tempo e ritmos Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

A Vida do Cagarro. durante 1 ano

A Vida do Cagarro. durante 1 ano A Vida do Cagarro durante 1 ano Outubro-Novembro A grande viagem para Sul Em Outubro, os cagarros juvenis, já com o tamanho e a plumagem de cagarros adultos, são abandonados no ninho pelos seus progenitores,

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas O patinho feio A mamãe pata havia feito um ninho no meio da folhagem, perto do velho castelo. Finalmente, após longa espera, os ovos se abriram, um após o outro, e surgiram patinhos amarelos. Porém, de

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II - CIÊNCIAS

ENSINO FUNDAMENTAL II - CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL II - CIÊNCIAS PROFESSOR(A): KLICIA REGATEIRO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 6º ANO TURMA: TURNO: / /2019 Exercício nº 1 1. Identifique os níveis de organização representados no esquema a seguir.

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO!

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO! Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais 5º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

LEGO House Billund, Dinamarca

LEGO House Billund, Dinamarca LEGO House Billund, Dinamarca LEGO House [ Para mim e para a minha família, o Grupo LEGO sempre foi muito mais do que apenas uma empresa e os nossos produtos mais do que apenas produtos. Sou um apaixonado

Leia mais

OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. PERIGOLOGISTA. Então você poderia dizer que

OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. PERIGOLOGISTA. Então você poderia dizer que INTRODUÇÃO OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. Na verdade, eu sou o ÚNICO PERIGOLOGISTA DO MUNDO. Sei que isso é verdade porque eu inventei a palavra PERIGOLOGISTA. Então

Leia mais

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora?

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Se a resposta for sim, tenho certeza de que você já passou, ou pode até estar

Leia mais

Era uma vez. Relatório 2012

Era uma vez. Relatório 2012 Era uma vez Apesar do sol, o dia estava frio. Estava até mesmo muito frio, e não é para admirar, afinal era Fevereiro. Nesta altura, por causa do frio e da falta de alimentos, muitos animais preferem hibernar,

Leia mais

STC 6. Formadora Susana Machado. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1

STC 6. Formadora Susana Machado. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 Introdução Para elaboração deste trabalho realizado em STC6 foi-me proposto pesquisar sobre os vários fluxos migratórios existentes em Portugal no sec.xx.

Leia mais

A CORUJA-BURAQUEIRA: PROPORCIONANDO VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS NO MATERNAL II

A CORUJA-BURAQUEIRA: PROPORCIONANDO VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS NO MATERNAL II A CORUJA-BURAQUEIRA: PROPORCIONANDO VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS NO MATERNAL II METZNER, Andreia Cristina CORNÉLIO, Érica Jane SALVINI, Márcia Aparecida Fagionato RESUMO O presente projeto foi desenvolvido

Leia mais

Entrevista com Tecnoprojecto Internacional SA. José Manuel Brandão C.E.O. Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com Tecnoprojecto Internacional SA. José Manuel Brandão C.E.O.   Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com Tecnoprojecto Internacional SA José Manuel Brandão C.E.O. www.tecnoprojecto.pt Com quality media press para LA VANGUARDIA Primeiro gostaríamos de lhe colocar algumas perguntas enquanto Presidente

Leia mais

Arvores de decisão. O que é uma árvore de decisão? Victor Lobo

Arvores de decisão. O que é uma árvore de decisão? Victor Lobo Arvores de decisão Victor Lobo O que é uma árvore de decisão? Algorítmo para tomar decisões (ou classificar) Modo de representar conhecimento Tem penas? Arcos (resultados ou pertença) Nós (testes, ou conceitos)

Leia mais

Conjunto de atos que um animal realiza ou deixa de realizar.

Conjunto de atos que um animal realiza ou deixa de realizar. Comportamento de animais domésticos Guilherme Soares MV, M.Sc., Doutorando UFF Comportamento Animal Resultado do modo como os vários subsistemas nervosos interagem entre si e com o mundo externo e interno.

Leia mais

Palácio de Buckingham Londres, Grã-Bretanha

Palácio de Buckingham Londres, Grã-Bretanha Palácio de Buckingham Londres, Grã-Bretanha Palácio de Buckingham Palácio de Buckingham a residência oficial da Rainha Elizabeth II e também uma importante atração turística em Londres é um dos edifícios

Leia mais

Arvores de decisão. Outras árvores. Outra maneira de ver árvores. Extracção de regras (a partir de árvores) Vantagens das árvores (1)

Arvores de decisão. Outras árvores. Outra maneira de ver árvores. Extracção de regras (a partir de árvores) Vantagens das árvores (1) O que é a árvore de decisão? Arvores de decisão Algorítmo para tomar decisões (ou classificar) Modo de representar conhecimento Tem penas? Arcos (resultados ou pertença) Victor Lobo Nós (testes, ou conceitos)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: ECOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: ECOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: ECOLOGIA PROFESSOR: ORIEL HERRERA BONILLA MONITORES: CASSIANO MARTINS E MARÍLIA ALVES BIOSFERA MOLÉCULA

Leia mais

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA GRUPO 11 Padrão CBKC NR 16 Padrão Oficial da Raça OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação CBKC: Grupo 11 - Raça não reconhecida

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os cientistas organizam os animais em grupos para

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Formando Cidadãos para um Futuro Sustentável Água Passeio na Mata Viveiro de Mudas Resíduos Sólidos Controle Biológico Observação de Aves O Parque Aimaratá está de portas

Leia mais

Construir Inovar - Conquistar O caminho para o crescimento em Mary Kay

Construir Inovar - Conquistar O caminho para o crescimento em Mary Kay Construir Inovar - Conquistar O caminho para o crescimento em Mary Kay História da Águia A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chegando a viver 70 anos Mas para chegar a essa idade,

Leia mais

Manual MONITORIZAÇÃO DE AVES INVERNANTES

Manual MONITORIZAÇÃO DE AVES INVERNANTES Manual MONITORIZAÇÃO DE AVES INVERNANTES Afonso Rocha Pedro Miguel Araújo 1 Citação Rocha. Afonso & P. Araújo 2011. Manual - Monitorização de Aves Invernantes. Associação Portuguesa para o Estudo das Aves,

Leia mais