CANDOMBLÉ E (RE)AFRICANIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ NO MATO GROSSO DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CANDOMBLÉ E (RE)AFRICANIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ NO MATO GROSSO DO SUL"

Transcrição

1 1 CANDOMBLÉ E (RE)AFRICANIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ NO MATO GROSSO DO SUL CARLOS EDUARDO ELIAS DA SILVA Formação e Estruturação do Candomblé de matriz Yorùbá Os yorùbá começaram a chegar ao Brasil, na condição de escravizados, entre os séculos XVIII e XIX, sendo de várias procedências como Ketu, Oyó, Ijexá, Ekiti, etc. Foram um dos últimos povos a serem escravizados e, por isso, sua cultura acabou sendo a mais difundida na formação da cultura afro-brasileira, pois os escravizados de outras origens étnico-culturais africanas tinham se esquecido de grande parte de sua memória ancestral africana, principalmente os de origem banto, oriundos de Angola, Cabinda, Congo e Moçambique. Dessa forma, os yorùbá acabaram por influenciar as outras culturas africanas aqui estabelecidas, em um processo de assimilação cultural mútua com predominância nagô. O próprio idioma yorùbá acabou por tornar-se a língua geral entre os negros de Salvador no século XIX. Uma vez introduzidos no Brasil, os yorùbá passaram a ser chamados genericamente de nagôs, um nome que os franceses atribuíam aos yorùbá ainda na África, em contraposição aos daomeanos (fons, ewes, mahis) que eram também chamados no Brasil pelo nome, genérico e pejorativo, de jejes. A cultura yoruba foi a mais importante das culturas negras trasladadas ao Brasil (RAMOS, 1979, p. 189) Religiões e cultos, folclore, música e dança, cultura material, língua... todos esses elementos culturais foram transportados para o Brasil pelos negros nagôs, dominando as outras culturas negras aqui introduzidas. (RAMOS, 1979, p. 190) Graduando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, CCHS, sob orientação do Prof. Dr. Jérri Roberto Marin.

2 2 A chegada dos daomeanos, chamados jejes no Brasil, deu-se durante os dois últimos períodos, enquanto a dos nagôs-iorubás corresponde sobretudo ao último. (VERGER, 1987, p.10 apud PRANDI, 2000, p.56) No Brasil, a cultura yorùbá sofreu adaptações e ressignificações de forma que pudesse resistir e sobreviver. A religião enquanto elemento cultural, também sofreu tal processo. Também contribuiu para a diluição das diferenças étnicas, as dispersões internas que ocorreram devido à compra de escravizados de uma mesma família ou origem por senhores diferentes, do agrupamento de escravizados de origens distintas em um mesmo local e do tráfico escravista interno entre diferentes províncias. Dessa forma, esses processos fizeram com que vários cultos, de diferentes regiões da Iorubalândia 1 e que lá eram concebidos de forma separada, cada um em seu templo específico de sua respectiva região ou cidade, fossem aqui agrupados em um mesmo lugar. O Ilè Àse, chamado popularmente de terreiro, passou a reproduzir as estruturas básicas de cultura, sociedade, religião e família africanas que haviam se perdido na diáspora, criou-se, por exemplo, a noção de família de santo, estruturada a partir das relações iniciáticas. Os templos de Candomblé constituíram-se verdadeiras representações da África no Brasil, tornando-se culturas e sociedades paralelas. A iniciação no Candomblé vai muito além de iniciar-se para uma divindade africana, é também uma iniciação cultural e social. Os sacerdotes, iniciados e devotos de cada culto, começaram a trocar seus conhecimentos e diferentes divindades passaram a ser cultuadas em um mesmo espaço. Assim, foram desaparecendo as diferenças de estrutura sacerdotal dos diferentes cultos e um mesmo sacerdote passou a conhecer todos os cultos e a ser sacerdote de todos os Orixás detendo o título de Babalorixá no caso dos homens e de Iyalorixá no caso das mulheres, que significava Pai de Orixá e Mãe de Orixá. Na língua portuguesa foi traduzido como Pai de Santo ou Mãe de Santo devido ao sincretismo com os santos católicos. 1 Iorubalândia: Termo utilizado para referir-se ao território ancestral iorubá, localizado no que hoje corresponde ao sudoeste da Nigéria e leste do Benin, na região de fronteira com a Nigéria.

3 3 O sincretismo com o catolicismo foi outro aspecto marcante. O culto às suas divindades africanas e dos santos católicos foram associadas. Com isso, Oyá foi sincretizada a Santa Bárbara, Oxalá a Jesus, Obaluwaiye a São Lázaro, Ogun (ou Oxóssi dependendo da região do Brasil) a São Jorge. Exú, que ainda na África tinha sido identificado pelos europeus como o Diabo, acabou sendo sincretizado também ao Diabo no Brasil. As imagens dos santos católicos eram então colocadas nas casas de culto afro-brasileiras, as próprias divindades africanas passaram a ser chamadas de Santos e era comum a participação de negros em Candomblés e em confrarias católicas simultaneamente. Também há de se reiterar os processos sincréticos com outros grupos étnicos aqui introduzidos, como as de origem banto e jeje. A cultura e os cultos de origem banto, que acabaram por serem designados de forma generalizada como Nação Angola, já sem a maior parte de suas referências religiosas ancestrais, acabaram por absorver toda a forma e estrutura de culto dos Candomblés de origem nagô, nomeadamente da Nação Ketu. Mantiveram, como elementos distintivos em relação ao Ketu, o culto aos Minkisi/Jinkisi (divindades bantos), as línguas de origem banto e outras peculiaridades de rito e fundamento. As etnias de origem jeje, por sua vez, mantiveram-se mais reclusas, porém o processo de intercâmbio e sincretismo com as Nações de origem yorùbá, já iniciado desde a África, continuaram aqui no Brasil e, dessa forma, pode-se observar o uso de termos da língua fongbe (o idioma dos jejes) em cultos nagô, assim como o uso de termos do idioma yorùbá em cultos jeje, além dos próprios panteões, dos Voduns daomeanos e dos Orixás yorùbá, serem mesclados até determinado ponto. A cultura e a religião yorùbá se sobrepôs às demais culturas africanas aqui introduzidas anteriormente e que já estavam sem referências, porém nesse processo de intercâmbio mútuo, as outras etnias também influenciaram, porém em menor proporção: De todos os cultos africanos, (a religião yorùbá) foi e é o mais influente no Brasil, falando religiosamente. A primeira vez que este veio ao nosso país foi em meados do século XVIII, com a vinda de escravos africanos de origem Nàgó (yorùbá, ìjèsà, igbó, ègbá, etc), através do tráfico escravista. Chegando aqui, pela diferença cultural, o mesmo teve que ser readaptado as nossas terras e a cultura existente, nascendo aí o

4 4 Candomblé, um culto afro-brasileiro, mas de matriz africana. Então, muito desta tradição religiosa perdeu-se e muito de outras culturas religiosas foi agregado a esta, originando o Candomblé que conhecemos hoje. (LECHINSKI Website Religião Indígena Yorùbá, acessado em 22/04/2014 às 06:06) Candomblé significava festa/reunião e era utilizado para se referir a todas as reuniões de negros que aconteciam no Brasil, dentre elas, as reuniões religiosas. Apesar das misturas e dos intercâmbios entre as diferentes etnias africanas introduzidas no Brasil, estas eram agrupadas linguística-culturalmente em diversas Nações de acordo com sua origem na África. Dessa forma, o Candomblé também acabou por ser dividido em Nações conforme a procedência e referência étnico-linguística-cultural-teológica. Até os dias atuais têm-se as Nações Angola, de origem banto, as Nações Jeje, de origem daomeana e as Nações de origem yorùbá como a Ketu (que é a mais popularizada) e as Nações Ijexá, e Efon. Com relação aos cultos afro-brasileiros, além do Candomblé, também houve a formação de cultos similares com outras nomenclaturas e identidades independentes em outros Estados, como os Xangôs em Pernambuco e o Batuque no Rio Grande do Sul. Embora diversas subetnias yorùbá tenham sido introduzidas no Brasil e suas tradições tenham se mesclado, predominou as cidades de Ketu e de Oyó. A maior e mais popular Nação do Candomblé de matriz iorubana leva o nome de Ketu, cujo patrono ou Rei é o Orixá Oxóssi, cujo culto é também originário da cidade yorùbá de Ketu. Por ser a maior e mais popular Nação do Candomblé de matriz iorubana é utilizada como a referência neste artigo. Como influência da tradição de Oyó, observa-se no Candomblé Ketu a grande importância atribuída a Xangô e aos Alafin de Oyó como Dadá, Bayanni e Afonjá que são cultuados como avatares ou como qualidades de Xangô. A tradição Oyó influenciou no formato iniciático baseado no culto de Xangô, a presença da roda de Xangô e a presença de cargos que originalmente eram pertencentes ao culto de Xangô e a títulos políticos, sociais e honoríficos da cidade de Oyó, como o cargo de Ekeji, e os cargos dos Obás e Mogbás Xangô, Oju Obá, etc.

5 5 É na Bahia que estão localizadas as casas mais tradicionais de Candomblé Ketu, chamadas por sua vez de Casas Matrizes, sendo as mais conhecidas: Casa Branca do Engelho Velho, Gantois (Gantuá), Ile Oxumarê, Ile Alaketu e Opo Afonjá. Essas casas fundaram as diferentes tradições ou raízes de axé do Candomblé Ketu, através da formação de casas descendentes. Ainda no que tange à instalação religiosa de matriz yorùbá no Brasil, temos o culto de Egungun, que instalou-se em separado do culto aos Orixás, na Ilha de Itaparica BA. No Brasil, passaram a ser cultuados menos de 20 Orixás, geralmente 16, em contraposição às centenas cultuados na Iorubalândia. Orixás de culto próprio como Airá, Oke, Aganju, Bayanni, Erinlé, Otin, Olokun, Olosa, Oko, Jagun, Opará, etc, deixaram de ser cultuados ou foram acoplados como avatares/qualidades de Orixás parecidos ou da mesma família. O culto de Orunmilá-Ifá juntamente com a figura do Babalawo deixaram de ser cultuados passando a ser utilizado somente o Merindinlogun, ou jogo de búzios, que, no entanto, também foi ressignificado por Bamgbose Obitiko e seu método divinatório utilizado na leitura dos búzios, embora existam outros métodos desenvolvidos e utilizados. Com isso, no Brasil, o culto aos Orixás passou a sobreviver sem a centralidade reguladora do culto de Orunmilá-Ifá verificada na África yorùbá. Em suma, no Brasil houve um intenso processo de sincretismo, adaptação, ressignificação e reestruturação dos cultos africanos em geral causado pelas condições aqui encontradas, muito diferentes daquelas encontradas nas terras nativas africanas da Iorubalândia, originando-se os Candomblés e outras religiões similares, como os Xangôs e o Batuque já citados, sendo que tal processo histórico-cultural deu aos cultos africanos no Brasil uma identidade própria, não mais africana e sim afro-brasileira. A (re)africanização no Mato Grosso do Sul O primeiro passo para a (re)africanização veio da dessincretização, iniciada na segunda metade do século XX, em que os santos católicos e sua associação com as divindades africanas, foram abolidos do Candomblé. Atualmente, no local onde ficavam as imagens dos

6 6 Santos católicos na Casa de Oxumarê (Salvador-BA), estão localizadas estatuetas tradicionais africanas. Na maioria dos templos de Candomblé, atualmente, não se encontra mais nada que lembre os santos católicos, muito menos imagens, embora seja inegável a permanência de outros traços sincréticos. Os estudos africanistas de Pierre Fatumbi Verger e de Altair Togun também contribuíram para o pontapé inicial do movimento de (re)africanização. Apesar do Candomblé ter se constituído como uma religião e cultura com identidade própria, distinta da africana, a partir de 1980 alguns sacerdotes iniciaram uma busca por uma originalidade que estaria na África, particularmente na Nigéria e no Benin, no caso yorùbá. Esse processo começou no Estado de São Paulo, onde hoje está inclusive localizado o maior templo yorùbá do país na cidade de Mongaguá, o Templo Oduduwa, dirigido pelo sacerdote africano yorùbá Bàbá Sikiru Salami. A distância em relação à Bahia, onde estão localizadas as casas matrizes de Candomblé Ketu, contribuiu para essa busca, pois havia uma impressão de fundamento perdido nos Candomblés paulistas, que os levava a buscá-los na Bahia. Porém, esse intercâmbio não ocorria de forma satisfatória, sendo os anciãos baianos acusados de não passarem muitos de seus conhecimentos, ou de que muito havia se perdido ou deturpado-se. Como decorrência, os paulistas tendo interesse, tempo e dinheiro começaram a realizar peregrinações à Nigéria e ao Benin em busca da originalidade nagô. Outra estratégia também utilizada foi a de financiar a vinda de sacerdotes africanos para o Brasil, isso quando os mesmos não vinham por conta própria, interessados em um mercado religioso promissor no país que é o que mais cultua Orixás no mundo. A interação com os sacerdotes africanos, em busca da originalidade nagô, fez com que muitos brasileiros fossem iniciados no culto de Ifá e em cultos de Orixás diversos, utilizandose fundamentos africanos. Voltou a ser cultuado no Brasil Orunmilá-Ifá, ressurgiu a figura do Babalawo e os métodos divinatórios do Ikin-Ifá, Opele-Ifá e do Merindinlogun utilizando-se o método dos 16 Odu-meji de Ifá, diferente do jogo desenvolvido por Bamgbose Obitiko e outros sacerdotes no século XIX. Cultos de Orixás como Olokun, Aje Saluga, etc, foram reintroduzidos e o próprio culto de Egungun, deixou de ser exclusividade da Ilha de Itaparica, com a iniciação de muitos brasileiros africanizados nesse culto por mãos africanas, que

7 7 ensinaram-lhes aspectos diferentes daqueles ensinados no Brasil pela tradição afro-brasileira. Atualmente, o processo de (re)africanização vive o seu auge no Estado de São Paulo, com muitos Iles Ifá e Ilesin Orixá abertos não somente na capital e arredores, mas também no interior do estado, e já espalhando-se por outras regiões, particularmente do centro-sul do país. Os Candomblés sul-mato-grossenses estão ligados aos Candomblés paulistas em sua maioria e, quando não, são pelo menos influenciados. Dessa forma, os cultos de Ifá e Orixá tradicional yorùbá, expandiram-se para o Mato Grosso do Sul pelo Estado de São Paulo, a partir da década de Ou seja, é um fenômeno recente e poucas casas aderiram. A casa pioneira da africanização no MS foi a Ile Ifasina Ifadipé Agbole Obemo. Seu sacerdote, Uilson Américo, originalmente foi iniciado no Candomblé Jeje, para o Vodun Azansu, cultuado como o Orixá Obaluwaiye no panteão yorùbá, decorrente do sincretismo jeje-nagô esclarecido anteriormente. Sua iniciação no Candomblé ocorreu em 1993 e assim permaneceu até o ano 2000, quando então adquiriu seu Oye, a maioridade candomblecista, tornando-se então um Babalorixá e continuando sua busca religiosa. Conforme o relato de seu filho biológico e também praticante da religião, André Ogungbemi, Baba Uilson conheceu o culto de Ifá, yorùbá, em Agosto de 2002 através de um irmão de religião que trouxe um sacerdote africano de São Paulo. Sua identificação com Ifá foi imediata e ele tomou seu Isefá 2, começando sua trajetória no culto de Orunmilá-Ifá e a transição para o sistema yorùbá de culto. Seus sacerdotes eram, e são até hoje, o Babalawo Aragba Salau Adisá Arogundade e o Babá Adekunle Aderonmu Ogunjimi, ambos oriundos de Abeokuta, Nigéria e pertencentes à família Agbole Obemo. No Brasil, estão sediados em São Paulo SP onde possuem seu Ilê Ifá. Dessa forma, a casa de Babá Ifadipé, em Campo Grande, segue a tradição de Abeokuta, do povo Egbá e particularmente da família Agbole Obemo, pois na Iorubalândia a Religião Tradicional Yorùbá é formada por diferentes tradições de acordo com as regiões, cidades e 2 Isefá: Pronuncia-se Ixefá. Trata-se da primeira intervenção ritual dentro do culto específico de Orunmilá-Ifá.

8 8 famílias. O processo de africanização desse templo, concluiu-se, segundo André Ogungbemi, há 4 anos atrás, em 2010, quando Babá Ifadipé submeteu-se então ao ritual iniciático do Itefá, próprio do culto de Orunmilá-Ifá, vindo a tornar-se um Babalawo. Atualmente, o Ile Ifasina Ifadipé Agbole Obemo já se encontra totalmente no sistema yorùbá de culto, desde a sua estrutura, passando pelo atendimento com o Opele-Ifá, liturgias, trabalhos espirituais, iniciações e louvações. Outro templo africanizado em Campo Grande é o Ilesin Ase Orisa, ou Santuário dos Orixás, da Iyalorixá Leoni. Iniciada no Candomblé Ketu em 1997, Iya Leoni ou Mãe Léo, como costuma ser chamada, interessou-se por estudar o Candomblé, indo até suas origens na África, conhecendo então o culto yoruba, que em sua opinião é a verdadeira religião dos orixás. Fez seu Isefá em 2012 com Babás africanos de Ibadan, Nigéria, recebendo o nome ritual de Ifawunmi e desde então segue a religião indígena yorùbá, tendo modificado o seu Ilesin para o sistema de culto yorùbá e atendendo com o Merindinlogun-Ifá, o jogo de búzios em sistema africano já referido anteriormente nesse artigo, que se difere dos métodos afrobrasileiros. Há ainda um terceiro templo de Isese 3, identificado em Três Lagoas, da família Orilempe, dirigido pelo Babalawo Ifadolá Fatobi Orilempe Sangosanya e pela Iyalaje Iyewatobi Eniola Orilempe, esta oriunda de Araçatuba-SP. O templo chama-se Ilè Asé Orisa Iyewá ni Elempé e, segundo Iya Iyewatobi, segue totalmente o sistema yoruba. Esses sacerdotes constantemente viajam a São Paulo-SP para atender clientes e filhos, fazendo assim intercâmbio com o meio africanista paulista, além de já estarem localizados na divisa com SP. Por último, tem-se o Babalorixá Rodrigo de Oxalá, de São Paulo - SP, que migrou para Campo Grande MS em busca de novas oportunidades em seu ramo comercial. Posteriormente retornou para São Paulo, porém continua em atividade na cidade a fim de 3 Isese ou Esin Ibile Yoruba: Nomes, em yoruba, do que no Brasil é chamado de Religião Tradicional Yoruba.

9 9 atender os filhos e os clientes. Ele ainda não possui casa aberta em Mato Grosso do Sul até o momento, sendo esse um projeto em andamento. Baba Rodrigo é um caso peculiar. Iniciou-se no Candomblé Ketu, tradição de Axé Muritiba, filho de Pai Marco e neto de Mãe Juju, vindo posteriormente a iniciar-se no Isese no culto do Orixá Obatalá e no culto de Oxum, sendo, pelo Isese, filho do Babá Sikiru Salami (Babá King) do Templo Oduduwa. Contudo, Babá Rodrigo não abandonou totalmente o Candomblé, pois prefere a agregação, isto é, agregar conhecimentos através do culto yorubá, ao passo em que mantém-se fiel à sua tradição de Candomblé, onde é iniciado do Orixá Oxaguiã. Dessa forma, Babá Rodrigo preserva a estrutura do Candomblé e os ensinamentos de sua família de axé candomblecista, ao passo em que traz do Isese mais conhecimentos teológicos e rituais, supostamente perdidos no Candomblé. Ele atende utilizando o Merindinlogun-Ifá em sistema africano, para citar uma das situações em que faz uso de seu conhecimento adquirido no Isese, ou religião tradicional yoruba. Todos esses sacerdotes, exceto Pai Rodrigo de Oxalá, tem em comum a busca pela originalidade nagô, pelo fundamento perdido no Brasil e que estaria preservado na África. Acreditam e pregam que a religião tradicional yorùbá é o culto mais autêntico aos Orixás, o original, e que o Candomblé estaria deturpado e muito distante de suas origens. Pai Rodrigo difere-se pela crença de que é preciso cautela frente a tal discurso de originalidade, pois o Candomblé também é um culto de Orixá autêntico, porém adaptado ao Brasil e que diz respeito aos brasileiros e que, nesse caso, a atitude mais prudente seria a de aproximar-se da religião tradicional yoruba no sentido de agregar e não de abandonar a ancestralidade brasileira. O campo das religiões africanas é objeto de inúmeras relações de forças, de lutas pelo poder, de tensões entre instituições, entre os diferentes agentes e entre esses e os consumidores de produtos desse mercado. O capital simbólico é desigualmente distribuído entre aqueles que o detém, ou seja, um especialista, aquele que tem autoridade, que vende um produto e, no outro extremo, os destituídos de capital simbólico, os leigos, os consumidores de um ou mais produtos. Essa distribuição desigual do capital simbólico determina a

10 10 estrutura do campo, que é definida pelo estado entre as forças (agentes, instituições, especialistas, leigos) presentes nele (OLIVEIRA, 2003, p. 179). Esses agentes, que detém um capital simbólico específico e vendem um produto, disputam com a concorrência o mercado de bens simbólicos. Assim, combatem aos concorrentes, às novas ideias e os pensamentos divergentes a fim de legitimarem as suas posições e manterem-se no poder e no mercado. O objetivo é excluir e deslegitimar a concorrência a fim de conquistarem o domínio completo do trabalho do outro. Enfim, o campo das religiões de matriz africana é marcado por conflitos, tensões e lutas pelo poder. A (re)africanização significa a oferta de um novo produto, mais competitivo, num mercado que é disputadíssimo. A defesa da originalidade trazida pelo Isese, ou pelo culto de Ifá no Brasil, funciona como estratégia de marketing, tanto por parte de africanos que, sabendo que o Brasil é um país com grande fé nos Orixás e imigram para o Brasil, quanto dos adeptos brasileiros, que financiam a vinda de sacerdotes africanos iorubas ou vão à África, investindo em sua formação religiosa. Essa proximidade da África lhes garante a propaganda de que seus serviços são melhores, especialmente em relação aos serviços oferecidos pelas religiões afro-brasileiras, atraindo filhos e clientes, conquistando um mercado que em um passado próximo era disputado principalmente entre a Umbanda e o Candomblé no cenário afro-religioso. Agora, no Brasil, tem-se mais um produto religioso: a Religião Tradicional Yoruba ou Culto de Ifá. Outros adeptos optam por manterem-se fiéis ao Candomblé, vendo a (re)africanização como uma incoerência e um desrespeito ao que os ancestrais afro-brasileiros construíram em duras épocas, como é o caso de Pai Air de Ogun e da Iyawo Geisseli de Yemanjá, ambos do Ile Ase Ogun, casa de Candomblé Ketu, descendente do Ile Oxumarê, em Campo Grande. A ideia de originalidade trazida pela (re)africanização do Candomblé é questionável. A cultura e a religião yorùbá sofreu adaptações e transformações tanto no Brasil como em território africano. A Iorubalândia sofreu invasões muçulmanas e europeias que, além de terem convertido a maioria da população ao Islamismo ou ao Cristianismo, influenciaram a cultura e a religião. O próprio tráfico transatlântico de escravizados fez com que muitos

11 11 elementos culturais e religiosos que lá se alteraram tivessem permanecido no Brasil e em Cuba. Assim sendo, pode-se afirmar que a África Yorùbá de hoje, já não é mais a África Yorùbá dos tempos da escravidão no Brasil. Muitos pais de santo defendem que o caminho mais sensato seja o de uma reaproximação para fins de intercâmbio e agregação de conhecimentos. Entre eles, o Pai Rodrigo e a Casa de Oxumarê em Salvador BA, uma das grandes casas matrizes do Candomblé. Em anos recentes, o Babalorixá Pecê de Oxumarê e a Iyalorixá Ana de Ogun, juntamente com uma comitiva da Casa de Oxumarê, viajaram até a Iorubalândia a fim de conhecer a terra de seus ancestrais, retratando a viagem com muita emoção na página do templo na internet. A partir daí, estabeleceu-se contato entre representantes de uma das casas mais antigas de Candomblé, com grandes nomes da sociedade indígena yorùbá. Em agosto de 2014, um momento histórico, o Alaafin 4 de Oyó, Adeyemi III, e sua Comitiva Real, juntamente com o alto sacerdócio do culto de Xangô, próprio dessa cidade, visitou os terreiros tradicionais da Bahia, como a Casa de Oxumarê, Casa Branca do Engelho Velho, Gantois, Alaketu, Opo Afonjá, etc. Na ocasião, foi feito um acordo de patrimônio histórico e cultural comum Brasil-Nigéria. Esse ato foi altamente simbólico, no sentido de firmar a nova relação estabelecida entre a Iorubalândia e o Brasil, de reconhecimento mútuo de tradições e patrimônios comuns. No entanto, essa relação estabelecida entre as casas tradicionais da Bahia, particularmente a Casa de Oxumarê, e os iorubas, não visava a (re)africanização em um sentido de desmantelamento do Candomblé em favor da adoção plena da religião yoruba, mas sim visa ao intercâmbio e agregação. Na passagem do Alaafin pelo Axé Opo Afonjá, consta que: Para ele foi impactante encontrar do outro lado do Atlântico uma história que foi extraída de sua origem de forma violenta séculos atrás, e que hoje é perpetuada por descendentes brasileiros e que lutam para preservação deste patrimônio. (...) O rei saiu daqui maravilhado com tudo que viu. Por diversas vezes, ele falava do orgulho 4 Alaafin: Título tradicional do Rei (Obá) de Oyó.

12 12 que sentia em ver tudo aquilo de perto. Da perpetuação da tradição e similaridade dos elementos. (AZEVEDO, 2014, p. única) Temos no Brasil um legado yorùbá autêntico, isso é fato, e a reaproximação com a África também é outro fato, muito interessante e louvável, pois é a primeira vez que esse fenômeno está ocorrendo desde os tempos da escravidão no século XIX e o melhor é que atualmente está ocorrendo em condições de liberdade, sendo facilitada também pela mundialização, encurtamento das distâncias, velocidade de difusão da informação e acessibilidade a ela. A oficialização simbólica do intercâmbio entre as casas matrizes baianas de Candomblé e a Iorubalândia, chama atenção para um processo inevitável que é o de (re)africanização, mas o impacto desse fenômeno a médio e longo prazo ainda é difícil de ser analisado, principalmente levando em conta um Candomblé paulista cada vez mais autônomo em relação à Bahia. Hoje, já podemos afirmar que, se até a década de 1980 a nível nacional, e até a década de 2000 a nível regional em Mato Grosso do Sul, o Candomblé era a referência do que se tinha mais próximo da África no Brasil, atualmente temos a concorrência da chamada Religião Tradicional Yorùbá, Ifá ou Isese, que vem cada vez mais firmando seu espaço no cenário afro-religioso brasileiro. Referências ALICE, Geisseli. Entrevista sobre a (re)africanização do Candomblé: O ponto de vista de uma iyawo de Candomblé Ketu. Campo Grande, 2014, entrevista concedida a Carlos Eduardo Elias da Silva. ALMEIDA, Maria. Cultura Iorubá: costumes e tradições. Rio de Janeiro: Dialogarts, ARINO, Marcos. Olódùmarè & Òrúnmìlá O homem e seu destino: O Candomblé versus os cubanos e nigerianos partes 1, 2 e 3. Disponível em < blog. orunmila-ifa. com. br. >, acesso em 15/04/2014. AZEVEDO, Adriano. O Alaafin na Diáspora. Disponível em < >, acesso em 20/09/2014. BARBOSA, Wanderley. Vídeo: Xangô africano no Candomblé. Disponível em < www. Youtube. com >, acesso em 15/04/2014. BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: rito Nagô. 3ª edição. São Paulo: Nacional, Nova Edição: São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

13 BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5ª edição. São Paulo: Perspectiva, DIAS, João. A magia dos negros. Sankofa, Ano VI, N XI, Agosto/2013. DIAS, João. Pensar Deus em África: um problema de conceitos e mudanças. Artigo publicado na revista eletrônica Sankofa, Ano IV, N 8, Dezembro/2011. HOFBAUER, Andreas. Pureza nagô, (re)africanização e dessincretização. Artigo publicado no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades e (Des)igualdades, UFBA, Salvador, Agosto/2011. LECHINSKI, Hérick; CARNIELLI, Zarcel. Religião Indígena Iorubá (Èsìn Ìbíle Yorùbá/Ìsèse), disponível em < www. Religiaoindigenaioruba. Com >, acesso em 13/04/2014. MATORY, J. Yorubá: As rotas e as raízes da nação transatlântica, Harvard University Estados Unidos OGUN, Pai Air de. Entrevista sobre a (re)africanização do Candomblé: O ponto de vista de um babalorixá de Candomblé Ketu. Campo Grande, 2014, entrevista concedida a Carlos Eduardo Elias da Silva. OGUNGBEMI, André. Entrevista sobre a (re)africanização do Candomblé: O ponto de vista de um africanizado. Campo Grande, 2014, entrevista concedida a Carlos Eduardo Elias da Silva. OLIVA, Anderson. A invenção dos Iorubás na África Ocidental: Reflexões e apontamentos acerca do papel da história e da tradição oral na construção da identidade étnica. In Estudos Afro-Asiáticos, v.27, p , OXUM, Marcia de. Vídeo: Mãe Márcia de Oxum apresenta mostra seu terreiro parte 2. Disponível em < www. Youtube. com >, acesso em 14/04/2014. PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. In USP, São Paulo, n. 46, p , junho/agosto PRANDI, Reginaldo. Os Candomblés de São Paulo: A velha magia na metrópole nova. Edição de São Paulo: HUCITEC/Editora da Universidade de São Paulo, PRANDI, Reginaldo. Referências sociais das religiões afro-brasileiras: sincretismo, branqueamento, africanização. Artigo publicado na página candombledabahia.wordpress.com em 25/05/2013, acessado em 05/05/2014 às 22:00. PRIORE, Mary del e VENANCIO, Renato. Ancestrais: uma introdução a história da África Atlântica, Campos, RAMOS, Artur. As culturas negras no Novo Mundo. 4. Ed. São Paulo: Ed. Nacional, RIBEIRO, Ronilda. Oduduwa Templo dos Orixás: Território de entrelaçamento de religiões brasileiras de matriz africana. SILVA, Thiago. Candomblé Iorubá: a relação do homem com seu orixá pessoal. In La Salle Revista de Educação, Ciência e Cultura v. 16, n.2, jul/dez VERGER, Pierre. Orixás: Deuses iorubas na África e no Novo Mundo. 6 edição. Salvador: Corrupio,

NAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NÃO SÃO NAÇÕES POLÍTICAS AFRICANAS

NAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NÃO SÃO NAÇÕES POLÍTICAS AFRICANAS REVISTA OLORUN n. 46, janeiro de 2017 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br NAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NÃO SÃO NAÇÕES POLÍTICAS AFRICANAS Erick Wolff Março de 2016 SOBRE NAÇÕES Nos diversos segmentos

Leia mais

ORIXÁ DE FAMÍLIA E O IFÁ CONTEMPORÂNEO

ORIXÁ DE FAMÍLIA E O IFÁ CONTEMPORÂNEO REVISTA OLORUN N. 48, março de 2015 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br ORIXÁ DE FAMÍLIA E O IFÁ CONTEMPORÂNEO Luiz L. Marins 10/02/2017 www.luizlmarins.com.br RESUMO O texto transcreve extratos do vídeo

Leia mais

Introdução a Cultura Afro-Brasileira.

Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte I. Introdução a Cultura Afro-Brasileira. A tradição oral (secreta) nos conta que foi pôr volta de 1830 que três negras da costa, africanas por nascimento, fundarão o primeiro templo da religião Africana

Leia mais

Na Nigéria, religiosos fazem campanha para combater o preconceito contra Exu

Na Nigéria, religiosos fazem campanha para combater o preconceito contra Exu Na Nigéria, religiosos fazem campanha para combater o preconceito contra Exu por Por Dentro da África - terça-feira, janeiro 12, 2016 http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/22084 Natalia da Luz, Por

Leia mais

Cultura Afro-brasileira

Cultura Afro-brasileira Cultura Afro-brasileira by barattaxxx 2008 África! Mulher trigueira, negrita brejeira requebrada em sons, por mais que te veja minh alma deseja reviver teus tons. África! De cores garridas, gentes atrevidas

Leia mais

ESCLARECIMENTOS DE OLOYE EDU OBADUGBE AFOLAGBADE

ESCLARECIMENTOS DE OLOYE EDU OBADUGBE AFOLAGBADE REVISTA OLORUN, n. 40, julho de 2016 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br ESCLARECIMENTOS DE OLOYE EDU OBADUGBE AFOLAGBADE Maio de 2014 Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100008351142362

Leia mais

RESISTIR, RE-SIGNIFICAR E RE-CRIAR ESCRAVIDÃO E A RE- INVENÇÃO DA ÁFRICA NO BRASIL SÉCULOS XVI E XVII. 1

RESISTIR, RE-SIGNIFICAR E RE-CRIAR ESCRAVIDÃO E A RE- INVENÇÃO DA ÁFRICA NO BRASIL SÉCULOS XVI E XVII. 1 RESISTIR, RE-SIGNIFICAR E RE-CRIAR ESCRAVIDÃO E A RE- INVENÇÃO DA ÁFRICA NO BRASIL SÉCULOS XVI E XVII. 1 Aurelino José Ferreira Filho. 2 Introdução. A formação da cultura afro-brasileira realizou-se em

Leia mais

ÒSUN RECEBEU O ÈRÌNDÍNLÓGUN DE OBÀTÁLÁ

ÒSUN RECEBEU O ÈRÌNDÍNLÓGUN DE OBÀTÁLÁ REVISTA OLORUN, n. 44, nov. de 2016 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br ÒSUN RECEBEU O ÈRÌNDÍNLÓGUN DE OBÀTÁLÁ VÍDEO: ÒSUN RECEIVED THE ÈRÌNDÍNLÓGÚN FROM OBÀTÁLÁ. Transcrição e adaptação de: Luiz L. Marins

Leia mais

ÒSUN RECEBEU O ÉÉRÌNDÍNLÓGUN DE OBÀTÁLÁ

ÒSUN RECEBEU O ÉÉRÌNDÍNLÓGUN DE OBÀTÁLÁ REVISTA OLORUN, n. 44, nov. de 2016 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br ÒSUN RECEBEU O ÉÉRÌNDÍNLÓGUN DE OBÀTÁLÁ Transcrição do vídeo: ÒSUN RECEIVED THE ÉÉRÍNDÍNLÓGÚN FROM OBÀTÁLÁ. Transcrição e adaptação

Leia mais

Tabela I DENOMINAÇÕES Valores e descritores

Tabela I DENOMINAÇÕES Valores e descritores Tabela I DENOMINAÇÕES Valores e descritores Valores CB Candomblé Inclui as casas exclusivamente de Candomblé, assim como todas as casas que misturam Candomblé com qualquer outra denominação. 1. Ala Ketu

Leia mais

A resistência religiosa afro-brasileira

A resistência religiosa afro-brasileira A resistência religiosa afro-brasileira Resenha: SANT ANNA SOBRINHO, José. Terreiros Egúngún: um culto ancestral afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2015. 284 p. José Marcos Brito Rodrigues Universidade

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade IV A formação dos estados modernos 2 Aula 21.2 Conteúdo Escravismo colonial II 3 Habilidade Compreender as heranças africanas no Brasil e as religiões

Leia mais

O OLÓÒRÌSÀ E O BÀBÁLÁWO NA FALA DE UMA SACERDOTISA DE SÀNGÓ EM ÒYÓ

O OLÓÒRÌSÀ E O BÀBÁLÁWO NA FALA DE UMA SACERDOTISA DE SÀNGÓ EM ÒYÓ O OLÓÒRÌSÀ E O BÀBÁLÁWO NA FALA DE UMA SACERDOTISA DE SÀNGÓ EM ÒYÓ http://ileaseekundeyi.wordpress.com/ Pesquisador Independente e Autodidata Março / 2014 RESUMO O objetivo deste texto é analisarmos, mesmo

Leia mais

Quem roubou Yemonjá?

Quem roubou Yemonjá? CADERNO N.1/2008 APCAB * Fevereiro 2008 Quem roubou Yemonjá? Culto de Yemonjá no limiar da globalização: desenraizado, sincrético e exportado. [APCAB] cadernos informativos. João Ferreira Dias Vice-Presidente

Leia mais

OGAN, EKEDI E O ATO DE RASPAR: BABA ZARCEL FALA SOBRE OS COSTUMES DA RELIGIÃO TRADICIONAL IORUBA.

OGAN, EKEDI E O ATO DE RASPAR: BABA ZARCEL FALA SOBRE OS COSTUMES DA RELIGIÃO TRADICIONAL IORUBA. REVISTA OLORUN, n. 56, novembro de 2017 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br OGAN, EKEDI E O ATO DE RASPAR: BABA ZARCEL FALA SOBRE OS COSTUMES DA RELIGIÃO TRADICIONAL IORUBA. Luiz L. Marins www.luizlmarins.com.br

Leia mais

OBALUAYÉ NÃO VESTE PALHA

OBALUAYÉ NÃO VESTE PALHA REVISTA OLORUN, n. 24, Março, 2015 ISSN 2358-3320 - http://www.olorun.com.br OBALUAYÉ NÃO VESTE PALHA Luiz L. Marins http://www.luizlmarins.com.br Segunda edição Fevereiro de 2016 Revista, e atualizada

Leia mais

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA Início: 03.09.2016 Tutor: Márcio Kain Sacerdote de Umbanda Duração: 12 meses Aulas: semanais, através de vídeo, com apoio de apostila (download), fórum, suporte de Whatsapp

Leia mais

Candomblé. Como citar esse texto:

Candomblé. Como citar esse texto: Como citar esse texto: MARCUSSI, Alexandre de Almeida. Candomblé. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2010. Disponível em: []. Acesso: [CITAR DATA] Candomblé Resumo: Introdução geral à prática

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA PATRÍCIA FONSECA PROF. LUIS CLÁUDIO BATISTA

ENSINO RELIGIOSO 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA PATRÍCIA FONSECA PROF. LUIS CLÁUDIO BATISTA ENSINO RELIGIOSO 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA PATRÍCIA FONSECA PROF. LUIS CLÁUDIO BATISTA Avaliação da unidade III Pontuação: 7,5 pontos 2 Questão 01 (1,0) As religiões orientais desenvolveram-se

Leia mais

Omo Ifá Awo Ifá Ipinodun

Omo Ifá Awo Ifá Ipinodun Iniciação Ifá Omo Ifá Awo Ifá Ipinodun A iniciação nos trás muitos benefícios, você ira se harmonizar com o seu destino pessoal no Aye (Terra), terá também proteção e prevenção contra doenças, espíritos

Leia mais

Reprodução proibida. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Gerência Técnica da Divisão de Bibliotecas Públicas, Bahia, Brasil)

Reprodução proibida. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Gerência Técnica da Divisão de Bibliotecas Públicas, Bahia, Brasil) 1 Corrupio Lendas Africanas dos Orixá, 4 a edição ( 1997) / Segunda tiragem (Abril 1998). Fundação Pierre Verger/ Carybe e Corrupio Edições e Promoções Culturais Ltda. Reprodução proibida Coordenação

Leia mais

Rodrigo Faustinoni Bonciani

Rodrigo Faustinoni Bonciani PARÉS, Luis Nicolau. A formação do candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. Rodrigo Faustinoni Bonciani Doutorando em História Social - FFLCH/USP A literatura

Leia mais

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA Início: 18.03.2017 Tutor: Márcio Kain Sacerdote de Umbanda Duração: 12 meses Aulas: semanais, através de vídeo, com apoio de apostila (download), suporte de Whatsapp (direto

Leia mais

SILÊNCIO TAMBÉM É AXÉ

SILÊNCIO TAMBÉM É AXÉ SILÊNCIO TAMBÉM É AXÉ Iyaromi Feitosa Ahualli 1 A vivência em um terreiro de Candomblé é composta por detalhes minuciosos. Quase tudo que se fala, que se faz, está dentro da estrutura ritualística deste

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte II.

Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte II. Introdução a Cultura Afro-Brasileira. Parte II. A história conta que nas remotas origens, Olódúmarè e Òrìsànlá estavam começando a criar o ser humano. Assim criaram Èsù, que ficou forte mais difícil que

Leia mais

Atividade extra. Revolução Francesa. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 57

Atividade extra. Revolução Francesa. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 57 Atividade extra Revolução Francesa Questão 1 No ano de 1835, ocorreu em Salvador, Bahia, a Revolta dos Malês. Mas quem são os malês? O vocábulo male deriva da palavra da língua ioruba imale. Eram considerados

Leia mais

A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE, UMA PERSPECTIVA MUSEOLÓGICA E DE GÊNERO

A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE, UMA PERSPECTIVA MUSEOLÓGICA E DE GÊNERO A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE, UMA PERSPECTIVA MUSEOLÓGICA E DE GÊNERO Livia Maria Baêta da Silva 1 Orientadora: Joseania Miranda Freitas 2 Resumo Este trabalho faz parte de um projeto maior,

Leia mais

Revista de História ISSN: Universidade de São Paulo Brasil

Revista de História ISSN: Universidade de São Paulo Brasil Revista de História ISSN: 0034-8309 revistahistoria@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Faustinoni Bonciani, Rodrigo Reseña de "A formação do candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia" de

Leia mais

desvendandoexu Desvendando Exu

desvendandoexu Desvendando Exu Desvendando Exu João Batista Libaneo diz que Teologia é a ciência que estuda a fé. Não a fé do outro, mas a nossa própria fé. Por isso é quase que necessário que o Teólogo seja um vivenciador de uma religião

Leia mais

Um príncipe africano no Rio

Um príncipe africano no Rio Um príncipe africano no Rio Rosiane Rodrigues 13/11/2012 A jornalista Rosiane Rodrigues entrevista com exclusividade para a Afropress, Jokotoye Awolade Bankole, chefe da família real de Onpetu, Estado

Leia mais

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA

CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA CURSO DE TEOLOGIA DA UMBANDA Início: 09.09.2017 Tutor: Márcio Kain Sacerdote de Umbanda Duração: 14 meses Aulas: semanais, através de vídeo, com apoio de apostila (download), suporte de Whatsapp (direto

Leia mais

Resenha. CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, 151p.

Resenha. CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, 151p. Resenha CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras: uma construção teológica. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, 151p. Dilaine Soares Sampaio 1 Entende-se de modo praticamente consensual no campo de estudos

Leia mais

COMO ÒRÚNMÌLÀ RECEBEU O ORÁCULO DE ÒRÌSÀ-NLÁ

COMO ÒRÚNMÌLÀ RECEBEU O ORÁCULO DE ÒRÌSÀ-NLÁ REVISTA OLORUN, N. 28, Julho, 2015 ISSN 2358-3320 www.olorun.com.br COMO ÒRÚNMÌLÀ RECEBEU O ORÁCULO DE ÒRÌSÀ-NLÁ Luiz L. Marins Junho de 2015 http://www.luizlmarins.com.br RESUMO: O texto apresenta um

Leia mais

Palavras-chave: atenção à saúde; Cultura Afro-brasileira; Jogos de Ifá; recurso terapêutico.

Palavras-chave: atenção à saúde; Cultura Afro-brasileira; Jogos de Ifá; recurso terapêutico. A CONSULTA A IFÁ COMO RECURSO DE SAÚDE Virginia Maria Almeida de Freitas Doutoranda HCTE-UFRJ vmafreitas@oi.com.br Ricardo Kubrusly Prof. HCTE-UFRJ Resumo : Este artigo discute parte dos resultados do

Leia mais

História. Herança Afro-descente em Pernambuco. Professor Cássio Albernaz.

História. Herança Afro-descente em Pernambuco. Professor Cássio Albernaz. História Herança Afro-descente em Pernambuco Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História HERANÇA AFRO-DESCENTE EM PERNAMBUCO O texto encontrado no site da Secretaria de Cultura de

Leia mais

Culto dos Orixás uma Prática Xamânica.

Culto dos Orixás uma Prática Xamânica. Culto dos Orixás uma Prática Xamânica. Sabemos que o termo Xamã vem da Sibéria para designar a arte de promover, Equilíbrio, Harmonia e Saúde psico-fisicas, através do estado de êxtase ou da expansão da

Leia mais

Liberdade, nossa riqueza 7 17 / JUNHO HERANÇA

Liberdade, nossa riqueza 7 17 / JUNHO HERANÇA Liberdade, nossa riqueza 7 17 / JUNHO - 2018 HERANÇA VISITA HISTÓRICA DE OONI DE IFÉ AO BRASIL JUNHO - 2018 Salvador/BA 7 10/06 Rio de Janeiro/RJ - 11 13/06 Minas Gerais/MG 14 16/06 . Os brasileiros acreditam

Leia mais

MINA NÃO É ETNIA E, SIM, PALAVRA PORTUGUESA

MINA NÃO É ETNIA E, SIM, PALAVRA PORTUGUESA MINA NÃO É ETNIA E, SIM, PALAVRA PORTUGUESA Cicero Centriny 1 Mina não é etnia de negros e sim uma palavra portuguesa. Antes da ocupação do atual estado das Minas Gerais, esse nome passou a ser um rótulo

Leia mais

Casas e terreiros de cultos africanos: território de identidade, resistência e de construção de linguagem

Casas e terreiros de cultos africanos: território de identidade, resistência e de construção de linguagem Casas e terreiros de cultos africanos: território de identidade, resistência e de construção de linguagem KARY JEAN FALCÃO * Resumo O artigo Casas e terreiros de cultos africanos: território de identidade,

Leia mais

ANEXO B: NOTÍCIAS DE JORNAIS

ANEXO B: NOTÍCIAS DE JORNAIS 367 ANEXO B: NOTÍCIAS DE JORNAIS Fragmentos de notícias sobre o candomblé, pesquisadas em diversos periódicos brasileiros e internacionais, com destaque para as suas manchetes: Notícias de A Tarde, jornal

Leia mais

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Redação Enem 2016 - Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Texto selecionado da Turma 231 Aluna: Giorgia Gimenez Durante uma transmissão ao vivo de um canal televisivo

Leia mais

Iemanjá (Yemanjá) Iansã

Iemanjá (Yemanjá) Iansã Iemanjá (Yemanjá) Iemanjá é a orixá dos grandes rios, mares e oceanos. Chegou ao Brasil com os escravos africanos, sendo que na África era a orixá do rio Ogun e aqui se tornou a orixá dos mares. Na umbanda,

Leia mais

Semira Adler Vainsencher. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco

Semira Adler Vainsencher. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco Semira Adler Vainsencher Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco semiraadler@gmail.com Na Bahia, vestir roupa branca nas sextas-feiras representa um hábito muito antigo, sendo proveniente do candomblé.

Leia mais

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva Goiás os anos 80 ao governo atual Júlio Cézar dos Santos Silva Segurança As mortes de civis e policiais militares tem aumentado no estado de Goiás cada vez mais as estatísticas de violência. Os policiais

Leia mais

HOMEM TAMBÉM TEM CADEIRA: AS INSTÂNCIAS DO PODER MASCULINO DENTRO DO CANDOMBLÉ - ESTUDO DE VIDA DO BABALORIXÁ KABILA DE OXOSSI 1

HOMEM TAMBÉM TEM CADEIRA: AS INSTÂNCIAS DO PODER MASCULINO DENTRO DO CANDOMBLÉ - ESTUDO DE VIDA DO BABALORIXÁ KABILA DE OXOSSI 1 HOMEM TAMBÉM TEM CADEIRA: AS INSTÂNCIAS DO PODER MASCULINO DENTRO DO CANDOMBLÉ - ESTUDO DE VIDA DO BABALORIXÁ KABILA DE OXOSSI 1 Danilo de Souza Serafim 2 1. INTRODUÇÃO Os estudos acerca do Candomblé sempre

Leia mais

A geografia do sagrado nos terreiros de candomblé ketu 1

A geografia do sagrado nos terreiros de candomblé ketu 1 A geografia do sagrado nos terreiros de candomblé ketu 1 Julia Lobato Pinto de Moura 2 RESUMO O terreiro de Candomblé é uma das expressões da espiritualidade de matriz africana que surgiu no Brasil nas

Leia mais

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN Exibição no CentoeQuatro inclui apresentação de capoeiristas e roda de conversa sobre os movimentos de resistência

Leia mais

POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI /03 EM SALA DE AULA: temática religiosidade africana

POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI /03 EM SALA DE AULA: temática religiosidade africana POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM SALA DE AULA: temática religiosidade africana Camilla Aparecida Nogueira Santos Graduada do curso de História da FACIP/UFU E-mail: camillasantos_ap@hotmail.com

Leia mais

Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade

Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade PROEX Assessoria de Ações Inclusivas Encontro dos NEABIs: por um IFRS Inclusivo 07 a 09 de novembro de 2012 Bento Gonçalves Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade Ieda Cristina

Leia mais

Moitará A Imortalidade Yorùbá. nos Candomblés Kétu. Aulo Barretti Filho

Moitará A Imortalidade Yorùbá. nos Candomblés Kétu. Aulo Barretti Filho Moitará 2009 A Imortalidade Yorùbá nos Candomblés Kétu Aulo Barretti Filho Introdução Tema real: Noção de Pessoa Fontes e experiência iniciática Tradição Oral Referencial Anatomia O corpo humano segundo

Leia mais

AS ORIGENS DE IFÁ NA GEOMÂNCIA

AS ORIGENS DE IFÁ NA GEOMÂNCIA AS ORIGENS DE IFÁ NA GEOMÂNCIA Luiz L. Marins www.luizlmarins.com.br http://culturayoruba.wordpress.com 22/03/2014 RESUMO Este artigo estuda a hipótese da geomancia ser uma das bases para a formação do

Leia mais

A colonização de Moçambique e Brasil por Portugal e o reflexo deste fato na língua nacional.

A colonização de Moçambique e Brasil por Portugal e o reflexo deste fato na língua nacional. A colonização de Moçambique e Brasil por Portugal e o reflexo deste fato na língua nacional. Ana Júlia; Emilly Mayara; Ingrid Vitória e Suellen Rayene. (ETE-PERNAMBUCO) 1 RESUMO A chegada de Vasco da Gama

Leia mais

Exu e a ordem do universo

Exu e a ordem do universo Exu e a ordem do universo Resenha: SÀLÁMÌ, Síkírù (King); RIBEIRO, Ronilda Iakemi. Exu e a ordem do universo. 2. Ed. São Paulo: Oduduwa, 2015. 483 p. Rodrigo Ribeiro Frias Universidade de São Paulo (USP)

Leia mais

O sincretismo: dos candomblés sincréticos às casas reafricanizadas

O sincretismo: dos candomblés sincréticos às casas reafricanizadas O sincretismo: dos candomblés sincréticos às casas reafricanizadas Syncretism: from syncretic Candomblés to the re-africanized houses Rondnelly Nunes de Assis rond.nunes@gmail.com Faculdade Jesuíta de

Leia mais

A cultura Iorubá e a sua influência na construção das religiões de matriz africana no Brasil. Sérgio Douets Vasconcelos* Claudia Rocha Lima** Resumo

A cultura Iorubá e a sua influência na construção das religiões de matriz africana no Brasil. Sérgio Douets Vasconcelos* Claudia Rocha Lima** Resumo dossiê A cultura Iorubá e a sua influência na construção das religiões de matriz africana no Brasil Resumo Sérgio Douets Vasconcelos* Claudia Rocha Lima** Este artigo apresenta alguns elementos da cultura

Leia mais

POVOS E CULTURAS AFRICANAS:

POVOS E CULTURAS AFRICANAS: POVOS E CULTURAS AFRICANAS: MALINESES, BANTOS E IORUBÁS Prof.: Diego Gomes E-mail: diegogome.historia@gmail.com Página: https://www.facebook.com/profdiegogomes/ Blog: http://omonstrodahistoria.blogspot.com.br/

Leia mais

PRECEDENTE HISTÓRICO. Castro Alves- Navio Negreiro. Negros vindos em navio negreiros.

PRECEDENTE HISTÓRICO. Castro Alves- Navio Negreiro. Negros vindos em navio negreiros. MOVIMENTO NEGRO PRECEDENTE HISTÓRICO Na origem das extremas desigualdades raciais observadas no Brasil está o fato óbvio de que os africanos e muitos dos seus descendentes foram incorporados à sociedade

Leia mais

Afro-Ásia ISSN: Universidade Federal da Bahia Brasil

Afro-Ásia ISSN: Universidade Federal da Bahia Brasil Afro-Ásia ISSN: 0002-0591 revista.afroasia@gmail.com Universidade Federal da Bahia Brasil Ferretti, Sergio F. Reseña de "O Candomblé da Barroquinha: processo de constituição do primeiro terreiro baiano

Leia mais

O que não atravessou o oceano, não pode ser feito aqui : Onde está minha angola?

O que não atravessou o oceano, não pode ser feito aqui : Onde está minha angola? CIEA7 #23: O PODER RELIGIOSO DE ÁFRICA: DEVOÇÕES E EMIGRAÇÕES AFRICANAS. Ivete Miranda Previtalli ogunilori@hotmail.com O que não atravessou o oceano, não pode ser feito aqui : Onde está minha angola?

Leia mais

OLHARES SOBRE OS CANDOMBLÉS NA ENCRUZILHADA: SINCRETISMO, PUREZA E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE

OLHARES SOBRE OS CANDOMBLÉS NA ENCRUZILHADA: SINCRETISMO, PUREZA E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE OLHARES SOBRE OS CANDOMBLÉS NA ENCRUZILHADA: SINCRETISMO, PUREZA E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE wanderson flor do nascimento 1 Resumo: As pesquisas sobre as comunidades de terreiro têm colocado uma série

Leia mais

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1 Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 1 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Ementa Conceitos básicos, como: escravo, escravizado,

Leia mais

UNESCO - LISTA URGENTE DE SALVAGUARDA

UNESCO - LISTA URGENTE DE SALVAGUARDA PAULA GOMES FOUNDATION UNESCO - LISTA URGENTE DE SALVAGUARDA 07/11/2017 Sistema divinatório de Òrìsà / Idáàsà / Èrìndínlógún SEIS (6) MESES 2017 INVENTÁRIO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL INTANGÍVEL EM ÒYÓ Todas

Leia mais

CANDOMBLÉ: MANUNTÊNÇÃO RELIGIOSA DA ANCESTRALIDADE ANGOLANA NO BRASIL

CANDOMBLÉ: MANUNTÊNÇÃO RELIGIOSA DA ANCESTRALIDADE ANGOLANA NO BRASIL CANDOMBLÉ: MANUNTÊNÇÃO RELIGIOSA DA ANCESTRALIDADE ANGOLANA NO BRASIL Antónia João Mussaque 1 RESUMO: Este artigo tem por objetivo descrever o candomblé, uma prática religiosa cujos elementos de cultos

Leia mais

A UMBANDA E O CANDOMBLÉ NO CENÁRIO NACIONAL: ALGUNS DESAFIOS. Palavras-chave: Religiões de matrizes africanas. Intolerância. Desafios.

A UMBANDA E O CANDOMBLÉ NO CENÁRIO NACIONAL: ALGUNS DESAFIOS. Palavras-chave: Religiões de matrizes africanas. Intolerância. Desafios. A UMBANDA E O CANDOMBLÉ NO CENÁRIO NACIONAL: ALGUNS DESAFIOS Francisco Rangel dos Santos Sá Lima 1 Resumo: O presente artigo tem por objetivo fazer um breve histórico do surgimento das mais importantes

Leia mais

CANDOMBLÉ E PRÁTICAS DE CURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA BA

CANDOMBLÉ E PRÁTICAS DE CURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA BA CANDOMBLÉ E PRÁTICAS DE CURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA BA Pedro Freire Botelho Mestrando em Cultura Memória e Desenv. Regional pela Univers. do Estado da Bahia (UNEB) E-mail: botelhofreire@yahoo.com.br Palavras-chave:

Leia mais

Volume II ANPUH \-\~ FFL.CH /US~

Volume II ANPUH \-\~ FFL.CH /US~ Volume II i. ANPUH \-\~ FFL.CH /US~ OS "MINA" EM MINAS: AS "ÁFRICAS" NO BRASIL E A, - PESQUISA EM HISTORIA SOCIAL DA ESCRAVIDAO Hebe Maria Mattos Universidade Federal Fluminense E sta mesa redonda se propõe

Leia mais

ESSA FEIJOADA TEM AXÉ, ESSA FEIJOADA TEM MIRONGA: UMA FOTO-

ESSA FEIJOADA TEM AXÉ, ESSA FEIJOADA TEM MIRONGA: UMA FOTO- ESSA FEIJOADA TEM AXÉ, ESSA FEIJOADA TEM MIRONGA: UMA FOTO- ETNOGRAFIA DE UMA FESTA DE PRETO VELHO Larissa Fontes 1 Este ensaio mostra a festa da preta velha Vovó Maria Conga desde sua preparação. Vovó

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA)

PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA) PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA) Institui o Sistema de Quota para População Indígena nas Instituições de Ensino Superior.. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º As instituições de ensino

Leia mais

A CIDADE MODERNA E A RELIGIÃO INCIVILIZADA: PENSANDO IDENTIDADE, COLONIALIDADE E NEGOCIAÇÕES POR SOBREVIVÊNCIA NO CANDOMBLÉ GOIANIENSE

A CIDADE MODERNA E A RELIGIÃO INCIVILIZADA: PENSANDO IDENTIDADE, COLONIALIDADE E NEGOCIAÇÕES POR SOBREVIVÊNCIA NO CANDOMBLÉ GOIANIENSE A CIDADE MODERNA E A RELIGIÃO INCIVILIZADA: PENSANDO IDENTIDADE, COLONIALIDADE E NEGOCIAÇÕES POR SOBREVIVÊNCIA NO CANDOMBLÉ GOIANIENSE Mestranda Natália do Carmo Louzada Universidade Federal de Goiás Bolsista

Leia mais

Os Nàgó e a Morte: um estudo das fontes.

Os Nàgó e a Morte: um estudo das fontes. REVISTA OLORUN, N 23, Fev., 2015 ISSN 2358-3320 - www.olorun.com.br Os Nàgó e a Morte: um estudo das fontes. Luiz L. Marins www.luizlmarins.com.br Segunda edição Fevereiro de 2015 RESUMO O objetivo deste

Leia mais

ÒRÚNMÌLÀ NÃO USAVA IKIN NEM ÒPÈLÈ QUANDO VIVEU NA TERRA 1

ÒRÚNMÌLÀ NÃO USAVA IKIN NEM ÒPÈLÈ QUANDO VIVEU NA TERRA 1 ÒRÚNMÌLÀ NÃO USAVA IKIN NEM ÒPÈLÈ QUANDO VIVEU NA TERRA 1 Pesquisador, escritor e Aworìsà Do culto tradicional Yorùbá Nàgó Abril / 2009 Tradutor 2 Rudinei Borba Ìwòrì méjì diz que quando a terra não tinha

Leia mais

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e

Leia mais

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Miscigenação da população Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis

Leia mais

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro ATIVIDADE Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro Material do professor Faixa etária: 8º ano O objetivo e problemática que cercam este material didático

Leia mais

O Jogo de Búzios. no Ritual de. Almas e Angola

O Jogo de Búzios. no Ritual de. Almas e Angola O Jogo de Búzios no Ritual de Almas e Angola Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Martins, Giovani O jogo de búzios no Ritual de Almas e Angola:

Leia mais

Filme conta história da busca pelas raízes em religião afrobrasileira

Filme conta história da busca pelas raízes em religião afrobrasileira Filme conta história da busca pelas raízes em religião afrobrasileira por Por Dentro da África - terça-feira, dezembro 29, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/21960 Natalia da Luz, Por dentro

Leia mais

Mestre Didi: Um estudo sobre arte e cultura afro-brasileira

Mestre Didi: Um estudo sobre arte e cultura afro-brasileira Mestre Didi: Um estudo sobre arte e cultura afro-brasileira Natália Fernanda Freitas da Silva 1, Rosa Maria Araújo Simões 2 Abstract The following study aimed understanding the self-esthetic of the artist-priest

Leia mais

IMPARA LE LINGUE CON I FILM AL CLA

IMPARA LE LINGUE CON I FILM AL CLA UNIERSITÀ DEGLI STUDI DI PADOA - CENTRO LINGUISTICO DI ATENEO IMPARA LE LINGUE CON I ILM AL CLA edere film in lingua straniera è un modo utile e divertente per imparare o perfezionare una lingua straniera.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS I SALVADOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM - PPGEL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS I SALVADOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM - PPGEL UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS I SALVADOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM - PPGEL YARA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA SANTIAGO DISCURSO, MEMÓRIA E HIERARQUIA

Leia mais

Reafricanização e dessincretização do candomblé: Movimentos de um mesmo processo Aislan Vieira de Melo 1

Reafricanização e dessincretização do candomblé: Movimentos de um mesmo processo Aislan Vieira de Melo 1 Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 12, volume 19(2): 157-182, 2008 Reafricanização e dessincretização do candomblé: Movimentos de um mesmo processo Aislan Vieira de Melo 1 Resumo Argumento que, para compreender

Leia mais

Que força. traz o ritmo?

Que força. traz o ritmo? A P R E S E N T A Que força traz o ritmo? Gera Que movimento o giro? Q u e a r r e b a t a m e n t o TRANSFORMA Um em tantos? o encantamento dos vodunsis nos Tambores Maranhenses O movimento circular

Leia mais

SACERDOTES DA SANTERIA ROMPEM COM A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ (RTY).

SACERDOTES DA SANTERIA ROMPEM COM A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ (RTY). Sacerdotes da Santeria rompem com a religião tradicional yoruba - Luiz L. Marins 1 SACERDOTES DA SANTERIA ROMPEM COM A RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ (RTY). 09/06/2015 Tradução e adaptação: Luiz L. Marins

Leia mais

Representações de religiosidades de matriz africana no samba de enredo Festa de Batuque".

Representações de religiosidades de matriz africana no samba de enredo Festa de Batuque. Representações de religiosidades de matriz africana no samba de enredo Festa de Batuque". 1 Simone M. Custodio Maria Angélica Zubaran 1 INTRODUÇÃO Neste estudo pretende-se, inicialmente, discutir a abordagem

Leia mais

Ensino Religioso. O eu, o outro e o nós. O eu, o outro e o nós. Imanência e transcendência. Sentimentos, lembranças, memórias e saberes

Ensino Religioso. O eu, o outro e o nós. O eu, o outro e o nós. Imanência e transcendência. Sentimentos, lembranças, memórias e saberes Ensino Religioso COMPONENTE ANO/FAIXA UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES O eu, o outro e o nós (EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Leia mais

A escravidão brasileira

A escravidão brasileira A escravidão brasileira A África antes da chegada dos europeus no século 15 era um continente com várias culturas, povos, línguas e religiões diferentes. Deste modo, não existia uma unidade, mas pelo contrário,

Leia mais

Palavras-chave: educação, Lei /03, religião de matriz africana.

Palavras-chave: educação, Lei /03, religião de matriz africana. 02689 MULHERES DE AXÉ NA BAIXADA FLUMINENSE: RELIGIÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO POLITICA. RESUMO A LDB por força Lei 10.639/03, introduz nos currículos o estudo da presença do povo negro na historia

Leia mais

A DANÇA DOS ORIXÁS: ENTREVISTA COM O MESTRE AUGUSTO OMOLU 1

A DANÇA DOS ORIXÁS: ENTREVISTA COM O MESTRE AUGUSTO OMOLU 1 A DANÇA DOS ORIXÁS: ENTREVISTA COM O MESTRE AUGUSTO OMOLU 1 THE ORIXÁS'S DANCE: INTERVIEW WITH THE MASTER AUGUSTO OMOLU LE DANSE DES ORIXAS: INTERVIEW AVEC LE MAÎTRE AUGUSTO OMOLU EL BAILE DE LOS ORIXÁS:

Leia mais

- Quem é esta misteriosa Divindade que gera tanta polêmica, e distorções de seu real significado e função, como um ser Divino e cósmico?

- Quem é esta misteriosa Divindade que gera tanta polêmica, e distorções de seu real significado e função, como um ser Divino e cósmico? Exu o Grande Arcano. - Quem é esta misteriosa Divindade que gera tanta polêmica, e distorções de seu real significado e função, como um ser Divino e cósmico? - Aonde começou o preconceito religioso e até

Leia mais

#somostodosáfrica

#somostodosáfrica www.professoredley.com.br #somostodosáfrica O Reino de Gana A África pode ser dividida em duas grandes regiões: ao norte, onde se desenvolveu Cartago e as cidades Estados fenícias, conhecida como África

Leia mais

Dossiê: multiculturalismo, tradição e modernização em religiões afro-brasileiras

Dossiê: multiculturalismo, tradição e modernização em religiões afro-brasileiras Dossiê: multiculturalismo, tradição e modernização em religiões afro-brasileiras multiculturalismo, tradição e modernização em religiões afro-brasileiras Mundicarmo Ferretti Luiz Carvalho de Assunção apresentação

Leia mais

REVISTA DE GEOGRAFIA

REVISTA DE GEOGRAFIA Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. 27, n. 2, mai/ago, 2010. 26 REVISTA DE GEOGRAFIA Programa de pós-graduação em geografia da UFPE www.ufpe.br/revistageografia CULTURA, NATUREZA E RELIGIÃO

Leia mais

Africanidades: alguns aspectos da História Africana dos Negros no Brasil

Africanidades: alguns aspectos da História Africana dos Negros no Brasil Africanidades: alguns aspectos da História Africana dos Negros no Brasil, travessia dos escravizados e o constrangimento de seres humanos à condição de objetos Africanidades: alguns aspectos da História

Leia mais

Expansão Banta. Origem Culturas Tradições UNILAB. Manual Prático

Expansão Banta. Origem Culturas Tradições UNILAB. Manual Prático Expansão Banta Origem Culturas Tradições UNILAB Manual Prático povo Bantu Os Povos Bantos são originários da África meridional, mais precisamente da Nigéria, da região do médio Bénoué e do Chade, todos

Leia mais

Umbanda em Preto e Branco Valores da Cultura Afro-brasileira na Religião

Umbanda em Preto e Branco Valores da Cultura Afro-brasileira na Religião Umbanda em Preto e Branco Valores da Cultura Afro-brasileira na Religião Thales Valeriani Agradecimentos Agradeço a minha orientadora Eliza Casadei pela dedicação, atenção e profissionalismo ao longo de

Leia mais

Cultura Afro-Indígena Brasileira. Prof. Ms. Celso Ramos Figueiredo Filho

Cultura Afro-Indígena Brasileira. Prof. Ms. Celso Ramos Figueiredo Filho Cultura Afro-Indígena Brasileira Prof. Ms. Celso Ramos Figueiredo Filho Religiões Afro-Brasileiras Introdução - Escravidão miscigenação e sincretismo (Angola, Moçambique, Congo) - 3 a 5 milhões de africanos

Leia mais

Material de Apoio Leitura Necessária e Obrigatória. Desenvolvimento Mediúnico.

Material de Apoio Leitura Necessária e Obrigatória. Desenvolvimento Mediúnico. As Umbandas dentro da Umbanda Material de Apoio Leitura Necessária e Obrigatória. Desenvolvimento Mediúnico. Após pouco mais de 100 anos de fundação da Umbanda pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, essa

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia LUANDA DO CARMO QUEIROGA

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia LUANDA DO CARMO QUEIROGA Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Psicologia LUANDA DO CARMO QUEIROGA Senhora das águas e da canção: Iemanjá na música popular

Leia mais