FLORA APÍCOLA EM ÁREA DE CAATINGA, SERRA TALHADA-PE. Apresentação: Pôster

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FLORA APÍCOLA EM ÁREA DE CAATINGA, SERRA TALHADA-PE. Apresentação: Pôster"

Transcrição

1 Introdução FLORA APÍCOLA EM ÁREA DE CAATINGA, SERRA TALHADA-PE Apresentação: Pôster Pedro de Assis de Oliveira 1 ; Marileide de Souza Sá 2 ; Marcelo de Oliveira Milfont 3 ; André Laurênio de Melo 4 ; Marcelo Casimiro Cavalcante 5 A apicultura é uma atividade eminentemente desenvolvida por agricultores familiares. Essa atividade vem contribuindo para o aumento da renda dos apicultores através da comercialização do principal produto, o mel. Entretanto, são muitas as possibilidades de exploração de outros produtos: pólen, cera, geleia real, própolis, apitoxina e os serviços ecossistêmicos prestados pelas abelhas, como a utilização das mesmas na polinização de cultivos agrícolas (MILFONT et al., 2013). No Nordeste, especificamente no estado de Pernambuco, devido a grande diversidade de ambientes em macro e microrregiões (agreste, sertão, zona da mata, litoral e manguezais) e, consequentemente, uma grande diversidade de plantas nativas, existe um elevado potencial para a exploração apícola. Entretanto, não se tem estudos no Município de Serra Talhada, mesmo estando localizada na região maior produtora de mel no estado. Para o aproveitamento do potencial dessa flora silvestre é importante que o apicultor conheça os locais de ocorrência da flora favorável e seu período de florescimento. O levantamento do pasto apícola surge como ferramenta fundamental no planejamento da produção apícola, sobretudo para se conhecer a capacidade de suporte da região. Dessa forma, o presente trabalho buscou identificar a flora visitada pelas abelhas em área de Caatinga, ao longo de dois anos e analisar sua relação com os fatores climáticos. Fundamentação Teórica 1 Zootecnista, Mestrando em Ciência Animal e Pastagens, Universidade Federal Rural de Pernambuco- Unidade Acadêmica de Garanhuns, pedromanari@hotmail.com. 2 Licenciatura em Geografia, Bacharelando em Zootecnia, Universidade Federal Rural de Pernambuco- Unidade Acadêmica de Serra Talhada, marileidezootecnista@hotmail.com. 3 Agrônomo Doutor em Zootecnia, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns, E- mail: marcelo_m_agro@yahoo.com.br. 4 Biólogo Doutor em Botânica, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, E- mail: andrelaurenio@yahoo.com.br. 5 Zootecnista Doutor em Zootecnia, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, marcelufc@yahoo.com.br.

2 O termo flora apícola refere-se às plantas que fornecem alimento às abelhas em uma determinada localidade e dependem dos fatores climáticos da região, da composição de espécies, se naturais ou cultivadas, da fertilidade do solo da região, do período de floração e do ciclo de vida dos vegetais, se anual ou perene. O entendimento e conhecimento da flora apícola de uma região e de como ela se comporta é de suma importância para a criação racional de abelhas (LOPES et al., 2016). Wolff et al. (2006) relatam que a Caatinga tem um grande potencial apícola, com distribuição de floração que abrange o ano todo, tanto na estação chuvosa quanto na seca, garantindo fontes de alimento para as abelhas ao longo do ano. Conhecer a fenologia das plantas possibilita saber a capacidade de suporte para a implantação de apiários. Essa compõe uma ferramenta eficaz e importante para o bom planejamento da atividade por parte dos apicultores (ALEIXO, 2014). Conforme Pereira et al. (2006), a flora apícola especificamente na vegetação de Caatinga é formada por três hábitos de crescimentos vegetais: 1) herbáceo - caracteriza-se pelas plantas rasteiras e de pequeno porte; 2) arbustivo - vegetação de médio porte e 3) arbóreo - vegetação de grande porte. Metodologia O presente trabalho foi realizado no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), utilizando-se o Apiário do Curso de Zootecnia. Foram realizadas coletas quinzenais de material botânico fértil, durante o período de 24 meses (entre janeiro de 2014 a dezembro de 2015). Transectos determinados aleatoriamente de cerca de m de comprimento foram percorridos entre 7:00 e 11:00 h da manhã, partindo-se de um ponto central (apiário) nas quatro direções (norte, sul, leste, oeste), para observação da presença de Apis mellifera visitando flores. Foram coletadas as plantas visitadas pelas abelhas e, também, espécies reconhecidamente apícolas com base na literatura e observações a campo. O procedimento de coleta consistiu na obtenção de ramos férteis com auxílio de tesoura de poda. Em seguida, os ramos foram prensados entre grades de madeira, papelões, folhas de jornal e placas de alumínio corrugado, e posteriormente, desidratado em estufa de lâmpada, conforme metodologia de Mori et al. (1989). As exsicatas foram depositadas no Herbário do Semiárido do Brasil (HESBRA) da UFRPE/UAST. As identificações das plantas foram baseadas em bibliografia especializada ou por comparação com material do acervo do referido herbário sobre a orientação de especialista.

3 Paralelamente, foi realizado o levantamento da flora apícola com técnicas usuais de levantamentos florísticos de acordo com os realizados em prática pelos apicultores. Utilizou-se planilhas com observações a cada dez dias, desta forma totalizando três observações por mês, onde se observa os tipos em floração e quais aquelas predominantes. As espécies de plantas foram classificadas em nível de família e ao hábito de crescimento. Resultados e Discussões Foram identificadas 86 espécies de Angiospermas pertencentes a 36 famílias visitadas por abelhas. Leguminosae foi à família que apresentou o maior número de espécies (24), seguida por Malvaceae (9), Convolvulaceae e Euphorbiaceae (5 cada uma), Asteraceae e Malpighiaceae (3 cada uma), Amaranthaceae, Capparaceae, Zygophyllaceae, Lamiaceae, Poaceae, Cucurbitaceae e Anacardiaceae (2 cada) e as demais famílias surgiram com uma espécie cada: Aizoaceae, Polygalaceae, Cactaceae, Verbenaceae, Meliaceae, Loasaceae, Rutácea, Nyctaginaceae, Oxalidaceae, Papaveraceae, Rubiaceae, Sapotaceae, Boraginaceae, Angeloniaceae, Apocynaceae, Passifloraceae, Myrtaceae, Rhamnaceae, Cleomaceae, Vitaceae, Plumbaginaceae, Sapindaceae e Solanaceae. Leguminosae é considerada a maior família de Angiospermas em número de espécies na maioria dos domínios fitogeográficos do Brasil, assim como também na Caatinga, onde possui cerca de 603 espécies (BFG, 2015). Desta forma, é natural que tenha sido a família com maior representatividade de espécies visitadas por abelhas no presente trabalho. Com relação ao hábito de crescimento das plantas visitadas por abelhas, observou-se que 41% do total de espécies eram ervas, sendo seguidas por arbustos com 22%, trepadeiras 19% e árvores (18%). Dados semelhantes foram registrados por Lopes et al. (2016). Reis et al. (2006) relatam a importância das plantas herbáceas como pasto apícola, mas enfatizam que existem sazonalidades no florescimento desse estrato, sendo que muitas florescem apenas no período chuvoso ou quando ocorrem chuvas torrenciais, ofertando assim recursos alimentares, como néctar e pólen, mas por pouco tempo. Sendo assim, é de extrema importância o conhecimento do calendário de flora apícola de uma região para se planejar a produção apícola. As espécies vegetais arbustivas geralmente apresentam um ciclo de florescimento rápido conforme Freitas (1991), de dez a quinze dias, desta forma, para um melhor aproveitamento os apicultores devem, manejar as colmeias de forma que estejam preparadas e fortes para aproveitarem esses recursos quando disponíveis. Verificou-se também que as árvores florescem no período seco, compondo um estrato bastante expressivo e muito visitado pelas abelhas, ocorrendo o florescimento

4 independente de precipitações, como exemplo, Ziziphus joazeiro Mart. (Juazeiro), Ceiba glaziovii (Kuntze) K. Schum. (Barriguda) Myracrodruon urundeuva Allemão (Aroeira), Spondias tuberosa Arruda (Umbuzeiro), entre outras. Verifica-se que nos anos de estudo o pico de floração (amplitude) ocorreu no período de janeiro a maio, compreendendo o período de maior concentração de precipitação e umidade relativa do ar, os quais são fatores essenciais para a floração das espécies botânicas (Figura 1). No período com menor precipitação e, consequentemente, menor umidade relativa do ar, houve uma diminuição da floração, sendo as espécies arbóreas mais representativas nesses períodos. De forma geral, houve uma diminuição na precipitação média anual influenciada pelo evento climático El Niño. Segundo Araújo-Costa (2014), o El Niño combina com os períodos considerados secos ocorrendo o seu prolongamento no Nordeste brasileiro onde alteram negativamente as precipitações da região do polígono das secas. Conforme Silva et al. (2014), as normais climatológicas do município de Serra Talhada indicam uma precipitação em torno de 642,1 mm ano. Dados coletados de precipitação ao longo dos dois anos de estudos de 2014 a 2015 precipitaram apenas 412,6 mm, bem abaixo da média de precipitação da região. Figura 1. Fenologia da flora apícola no Campus da UAST/UFRPE: precipitação acumulada e número de plantas em floração, média da temperatura e umidade relativa do ar por mês durante o período de janeiro de 2014 a dezembro de Precipitação acumulada (mm) e N de espécies em floração PRECIPITAÇÃO TEMPERATURA Nº DE FLORAÇÃO UMIDADE Temperatura do ar ( C) e umidade relativa do ar (%) Conclusões A Caatinga estudada mantém uma grande diversidade de fontes de recursos para as abelhas, sendo Leguminosae família responsável pela maior oferta de alimento para as abelhas.

5 Os fatores climáticos (precipitação e temperatura) e estações do ano influenciam na floração. Percebe-se, entretanto, que todos os estratos apresentam importância para a apicultura, especialmente por florescerem em momentos distintos ao longo do ano, mantendo recursos alimentares para as abelhas. Referências ALEIXO, L. D.; ARAÚJO, W. L.; AGRA, R. S.; MARACAJÁ, P. B.; SOUSA, M. J. Mapeamento da flora apícola arbórea das regiões pólos do estado do Piauí. Revista Verde (Pombal - PB - Brasil), v 9., n. 4, p , out-dez, ARAÚJO COSTA, J. O FENÔMENO EL NIÑO E AS SECAS NO NORDESTE DO BRASIL. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 3, n. 1, BFG Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil. Rodriguésia 66: FREITAS B.M. (1991) Potencial da Caatinga para a produção de pólen e néctar para exploração apícola. Dissertação (mestrado). Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 140 p. LOPES, C. G. R.; BEIRÃO, D. C. C.; PEREIRA, L. A.; ALENCAR L. C. Levantamento da flora apícola em área de cerrado no município de Floriano, estado do Piauí, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v. 14, n. 2, MILFONT, M. O. et al. Higher soybean production using honeybee and wild pollinators, a sustainable alternative to pesticides and autopollination. Environmental chemistry letters, v. 11, n. 4, p , MODRO, A. F. H. I. ; MESSAGE, D. ; LUZ, C. F. P.; MEIRA NETO, J. A. A. Flora de importância polinífera para Apis melífera (L.) na região de Viçosa, MG. Revista Árvore, v. 35, n. 5, p , MORI, S. A. et al. Manual de manejo do herbaceo fanerogamico. CEPLAC-CEPEC, PEREIRA, F.M.; FREITAS, B.M.; ALVES, J.E.; CAMARGO, R.C.R.; LOPES, M.T.R.; VIEIRA- NETO, J.M. & ROCHA, R.S Flora apícola do Nordeste. Teresina: Embrapa Meio-Norte. Documentos 104. REIS, A.M.S.; ARAÚJO, E.L.; FERRAZ, E.M.N. & MOURA, A.N Variações interanuais na composição florística e estrutura das populações de uma comunidade herbácea da caatinga, Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Botânica, 29(3): SILVA, T. G.F et al. Área do cladódio de clones de palma forrageira: modelagem, análise e aplicabilidade. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 9, n. 4, p , WOLFF, L. F.; LOPES, M. D. R.; PEREIRA, F. D. M.; CAMARGO, R. C. R.; & NETO, J. M. V. (2006). Localização do apiário e instalação das colmeias. Embrapa Meio-Norte.

PRODUTIVIDADE DAS COLMEIAS DE

PRODUTIVIDADE DAS COLMEIAS DE PRODUTIVIDADE DAS COLMEIAS DE Apis mellifera L. EM MUNICÍPIOS DO SERTÃO PARAÍBANO. Anderson Bruno Anacleto de Andrade¹; Rosilene Agra da Silva²; Wellinghton Alves Guedes 1 ; Isidro Patricio de Almeida

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ENERGÉTICA NA MANUTENÇÃO DE ENXAMES DE

INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ENERGÉTICA NA MANUTENÇÃO DE ENXAMES DE INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ENERGÉTICA NA MANUTENÇÃO DE ENXAMES DE Apis mellifera L. DURANTE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE PB. Anderson Bruno Anacleto de Andrade¹; Rosilene

Leia mais

Palavras-chave: Captura de enxames. Abelha africanizada. Manejo de abelhas.

Palavras-chave: Captura de enxames. Abelha africanizada. Manejo de abelhas. INSTALAÇÃO DE NÚCLEO APÍCOLA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO Huann Medeiros Ferreira 1, Valdir Damasceno Alencar Júnior 2, Amália Santiago de Sousa 3, Ciro de Miranda Pinto 4, Maria Gorete Flores Salles 5 Resumo:

Leia mais

Palavras-chave Diversidade de espécies, famílias botânicas, semiárido.

Palavras-chave Diversidade de espécies, famílias botânicas, semiárido. FLORA APÍCOLA DO ESTRATO ARBUSTIVO EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. Maria do Socorro de Caldas Pinto 1 ; Carlos Alberto de Lima e Silva 2 ; Damião Pedro da Silva 2 ; Kelina Bernardo

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA ESCRITURAÇÃO ZOOTÉCNICA DA ATIVIDADE APÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB

DIAGNÓSTICO DA ESCRITURAÇÃO ZOOTÉCNICA DA ATIVIDADE APÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB DIAGNÓSTICO DA ESCRITURAÇÃO ZOOTÉCNICA DA ATIVIDADE APÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB Lucas Teixeira Dantas (1); Carla Degyane Andrade Nóbrega (1); Danilo Dantas da Silva (2); Maria do Socorro

Leia mais

Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte

Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.147-500-1 Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte Priscilla K. B. da Silva 1, Sarah

Leia mais

Região Nordestina. Cap. 9

Região Nordestina. Cap. 9 Região Nordestina Cap. 9 Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados

Leia mais

ANÁLISE DA PLUVIOMETRIA NO MUNICÍPIO DE AREIA- PB: I- ESTUDO DO INÍCIO DURAÇÃO E TÉRMINO DA ESTAÇÃO CHUVOSA E OCORRÊNCIA DE VERANICOS RESUMO

ANÁLISE DA PLUVIOMETRIA NO MUNICÍPIO DE AREIA- PB: I- ESTUDO DO INÍCIO DURAÇÃO E TÉRMINO DA ESTAÇÃO CHUVOSA E OCORRÊNCIA DE VERANICOS RESUMO ANÁLISE DA PLUVIOMETRIA NO MUNICÍPIO DE AREIA- PB: I- ESTUDO DO INÍCIO DURAÇÃO E TÉRMINO DA ESTAÇÃO CHUVOSA E OCORRÊNCIA DE VERANICOS José F. da COSTA FILHO 1, José F. VELOSO JUNIOR 2, José Carlos A. DA

Leia mais

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA APICULTURA PARA PRODUTORES DE MÉIS DO MUNICÍPIO DE POÇO DE JOSÉ DE MOURA PB

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA APICULTURA PARA PRODUTORES DE MÉIS DO MUNICÍPIO DE POÇO DE JOSÉ DE MOURA PB IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA APICULTURA PARA PRODUTORES DE MÉIS DO MUNICÍPIO DE POÇO DE JOSÉ DE MOURA PB Anderson Bruno Anacleto de Andrade 1* ; Rosilene Agra da Silva 2 ; Patrício Borges Maracajá 2 ; Francisco

Leia mais

Apicultura como fonte de renda na comunidade de Vaca Morta no município de Marcelino Vieira RN, Brasil

Apicultura como fonte de renda na comunidade de Vaca Morta no município de Marcelino Vieira RN, Brasil Apicultura como fonte de renda na comunidade de Vaca Morta no município de Marcelino Vieira RN, Brasil Beekeeping as a source of income in the Vaca Morta community on the city of Marcelino Vieira - RN,

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA ATIVIDADE APÍCOLA EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB.

DIAGNÓSTICO DA ATIVIDADE APÍCOLA EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. DIAGNÓSTICO DA ATIVIDADE APÍCOLA EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. Maria do Socorro de Caldas Pinto 1 Damião Pedro da Silva 2 ; Carlos Alberto de Lima e Silva 2 ; Kelina Bernardo Silva

Leia mais

MANEJO E SELEÇÃO GENÉTICA DE Apis mellifera NO MACIÇO DE BATURITÉ

MANEJO E SELEÇÃO GENÉTICA DE Apis mellifera NO MACIÇO DE BATURITÉ MANEJO E SELEÇÃO GENÉTICA DE Apis mellifera NO MACIÇO DE BATURITÉ Valdir Damasceno Alencar Júnior 1, Huann Medeiros Ferreira 2, Antônio Ricardo Maria da Cruz 3, Ciro de Miranda Pinto 4, Maria Gorete Flores

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENT375 Apicultura

Programa Analítico de Disciplina ENT375 Apicultura Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Entomologia - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

LEVANTAMENTO DAS PLANTAS NATIVAS UTILIZADAS NA DIETA DE PEQUENOS RUMINANTES NO MACIÇO DE BATURITÉ.

LEVANTAMENTO DAS PLANTAS NATIVAS UTILIZADAS NA DIETA DE PEQUENOS RUMINANTES NO MACIÇO DE BATURITÉ. LEVANTAMENTO DAS PLANTAS NATIVAS UTILIZADAS NA DIETA DE PEQUENOS RUMINANTES NO MACIÇO DE BATURITÉ. José Wilson Nascimento de Souza 1, Silas Primola Gomes 2, António Fernando de Barros Pereira Pinto 3,

Leia mais

Flora apícola em área de Cerrado no município de Caxias-Maranhão¹

Flora apícola em área de Cerrado no município de Caxias-Maranhão¹ Flora apícola em área de Cerrado no município de Caxias-Maranhão¹ Elayne Irlene dos Santos Silva 2, Tiago Alessandro Guimarães 2, Maria Verônica Meira de Andrade 3, Joabe Alves Carneiro 4, Liliane Pereira

Leia mais

Geografia. Clima. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Clima. Professor Luciano Teixeira. Geografia Clima Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMA O Estado está inserido na zona intertropical. Duas tipologias climáticas dominam o Estado de Pernambuco, cada qual

Leia mais

FENOLOGIA E DISPERSÃO DE ESPÉCIES DA CAATINGA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

FENOLOGIA E DISPERSÃO DE ESPÉCIES DA CAATINGA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO FENOLOGIA E DISPERSÃO DE ESPÉCIES DA CAATINGA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO Lúcia Helena Piedade Kiill Pesquisadora da Embrapa Semiárido Segundo Reich & Borchert (1984), as espécies arbóreas tropicais podem variar

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Adubação; Alimento; Clima; Metabolismo MAC.

PALAVRAS-CHAVE: Adubação; Alimento; Clima; Metabolismo MAC. INFLUÊNCIA DA DOSAGEM DE POTÁSSIO NA MORTALIDADE DA PALMA FORRAGEIRA SOB RESTRIÇÃO HÍDRICA INFLUENCE OF POTASSIUM DOSAGE IN MORTALITY OF PAL FOR FORESTS UNDERWATER RESTRITION JÚNIOR SILVA, BC 1 ; SIQUEIRA,JVG

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE APÍCOLA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB.

AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE APÍCOLA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE APÍCOLA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB. Luci Cleide Farias Soares Sousa 1 ; Jose da Silva Sousa 1 ; Jose Aldenor de Sousa 1 ; Rafael Rocha

Leia mais

CACTACEAE JUSS. DE UMA MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL

CACTACEAE JUSS. DE UMA MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL CACTACEAE JUSS. DE UMA MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL Mickaelly de Lucena Mamede (1); Emanoel Messias Pereira Fernando (1); Ketley Gomes Campos (2); Emerson Antônio Rocha (3). (1 e

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO E DO NÚMERO DE DIAS DE CHUVA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA - PE

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO E DO NÚMERO DE DIAS DE CHUVA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA - PE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA PARA SUSTENTABILIDADE DE ÁREAS RURAIS E URBANAS TECNOLOGIAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA TERESINA, PI, DE 11 A 14 DE JULHO DE 2 ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO E DO NÚMERO DE DIAS

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ASPECTOS FENOLÓGICOS DE Hibiscus sabdariff L. (MALVACEAE)

Leia mais

Os serviços ecossistêmicos das abelhas

Os serviços ecossistêmicos das abelhas Profa. Dra. Betina Blochtein Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Ciências - Programa em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Apis mellifera = abelhas africanizadas Mel Própolis

Leia mais

ANÁLISE DO ESTRATO HERBÁCEO EM DIFERENTES ESTÁGIOS SUCESSIONAIS DE FLORESTAS NATURAIS DA CAATINGA. Apresentação: Pôster

ANÁLISE DO ESTRATO HERBÁCEO EM DIFERENTES ESTÁGIOS SUCESSIONAIS DE FLORESTAS NATURAIS DA CAATINGA. Apresentação: Pôster ANÁLISE DO ESTRATO HERBÁCEO EM DIFERENTES ESTÁGIOS SUCESSIONAIS DE FLORESTAS NATURAIS DA CAATINGA Apresentação: Pôster Anderson Aurelio de Azevêdo Carnaval 1 ; Bruna Rafaella da Silva 2 ; Márcia Gabrielle

Leia mais

A COLEÇÃO DE FRUTOS (CARPOTECA) DO HERBÁRIO HUPG

A COLEÇÃO DE FRUTOS (CARPOTECA) DO HERBÁRIO HUPG 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( X) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.

Leia mais

OCORRÊNCIA DE ENXAMES DE ABELHAS AFRICANIZADAS (Apis melífera L) NA AREA DA GRANDE ARACAJU. Apresentação: Pôster

OCORRÊNCIA DE ENXAMES DE ABELHAS AFRICANIZADAS (Apis melífera L) NA AREA DA GRANDE ARACAJU. Apresentação: Pôster OCORRÊNCIA DE ENXAMES DE ABELHAS AFRICANIZADAS (Apis melífera L) NA AREA DA GRANDE ARACAJU. Apresentação: Pôster Marília Celeste Tavares Fernandes 1 ; Edgar Rodrigues de Araujo Neto 2 ; Lucas da Silva

Leia mais

ANÁLISE DOS BALANÇOS HÍDRICOS DAS CIDADES DE SERRA TALHADA E TRIUNFO-PE

ANÁLISE DOS BALANÇOS HÍDRICOS DAS CIDADES DE SERRA TALHADA E TRIUNFO-PE ANÁLISE DOS BALANÇOS HÍDRICOS DAS CIDADES DE SERRA TALHADA E TRIUNFO-PE Jandelson de Oliveira Alves (1); Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim (2); George do Nascimento Araújo Junior (3); José Edson

Leia mais

Plantas Visitadas por Abelhas Africanizadas na Região Sul do Tocantins

Plantas Visitadas por Abelhas Africanizadas na Região Sul do Tocantins Plantas Visitadas por Abelhas Africanizadas na Região Sul do Tocantins Plants Visited by Africanized Honey Bees in South of Tocantins State TSCHOEKE, Paulo Henrique. Universidade Federal do Tocantins Campus

Leia mais

Coexistência: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas. 27 de junho de 2019

Coexistência: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas. 27 de junho de 2019 Coexistência: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas 27 de junho de 2019 Polinizadores Estima-se que 87,5% de todas as espécies das plantas com flores são polinizadas por animais (Ollerton, Winfree

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE LEVANTAMENTO FLORÍSTICO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UTILIZAÇÃO DE LEVANTAMENTO FLORÍSTICO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZAÇÃO DE LEVANTAMENTO FLORÍSTICO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Autor principal: Flavia Pacheco Alves de Souza Orientadora: Audrey Marques Silva Paiva Nome da Instituição: Instituto de Educação,

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS POR MIGRAÇÃO DAS ABELHAS (Apis mellifera) NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN.

AVALIAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS POR MIGRAÇÃO DAS ABELHAS (Apis mellifera) NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN. AVALIAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS POR MIGRAÇÃO DAS ABELHAS (Apis mellifera) NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN. Helder da Câmara Raimundo¹; Gunthinéia Alves de Lira²; Gerbson

Leia mais

Caracterização polínica e física de méis de Apis mellifera produzidos na área urbana e zona rural do município de Campo Mourão Paraná

Caracterização polínica e física de méis de Apis mellifera produzidos na área urbana e zona rural do município de Campo Mourão Paraná Caracterização polínica e física de méis de Apis mellifera produzidos na área urbana e zona rural do município de Campo Mourão Paraná Dandara Carlessi do Nascimento 1 (EPA, PIC, UNESPAR/FECILCAM) dandaa_ra@hotmail.com

Leia mais

A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA

A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA Nilton de Brito Cavalcanti, Geraldo Milanez de Resende, Luiza Teixeira de Lima Brito. Embrapa

Leia mais

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Michel do Vale Maciel Garanhuns -2018 Fonte: Sebrae- Cartilha do Produtor Rural Foto: Divulgação CAR Introdução Mudanças na Produção Mundial Fazenda

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

MANEJO RACIONAL DE ABELHAS AFRICANIZADAS

MANEJO RACIONAL DE ABELHAS AFRICANIZADAS MANEJO RACIONAL DE ABELHAS AFRICANIZADAS Wagner da Paz Andrade¹; Gustavo Haralampidou da Costa Vieira²; Carlos Aparecido Ferreira Barbosa 1 1 Estudante do Curso de Engenharia Agronômica da UEMS, Unidade

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E SAZONALIDADE DE TIPOS POLÍNICOS DE IMPORTÂNCIA APÍCOLA NO PERÍODO CHUVOSO, NO ECÓTONO CERRADO AMAZÔNIA.

IDENTIFICAÇÃO E SAZONALIDADE DE TIPOS POLÍNICOS DE IMPORTÂNCIA APÍCOLA NO PERÍODO CHUVOSO, NO ECÓTONO CERRADO AMAZÔNIA. IDENTIFICAÇÃO E SAZONALIDADE DE TIPOS POLÍNICOS DE IMPORTÂNCIA APÍCOLA NO PERÍODO CHUVOSO, NO ECÓTONO CERRADO AMAZÔNIA. Felipe de Lima Rosa¹; Rômulo Augusto Guedes Rizzardo²; 1 Aluno do Curso de Zootecnia;

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DIRETO VOLUMÉTRICO PARA MENSURAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA VAZÃO DE NASCENTE NA SERRA DA CAIÇARA, NO MUNICÍPIO DE MARAVILHA, ALAGOAS

APLICAÇÃO DO MÉTODO DIRETO VOLUMÉTRICO PARA MENSURAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA VAZÃO DE NASCENTE NA SERRA DA CAIÇARA, NO MUNICÍPIO DE MARAVILHA, ALAGOAS APLICAÇÃO DO MÉTODO DIRETO VOLUMÉTRICO PARA MENSURAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA VAZÃO DE NASCENTE NA SERRA DA CAIÇARA, NO MUNICÍPIO DE MARAVILHA, ALAGOAS Álvaro dos Santos (1); Gabriel do Nascimento Alves (2);

Leia mais

18/10 a 09/11 de 2016 Câmpus de Gurupi, Araguaína e Palmas

18/10 a 09/11 de 2016 Câmpus de Gurupi, Araguaína e Palmas CARACTERIZAÇÃO BOTÂNICA DO PÓLEN COLETADO POR ABELHAS MELÍFERAS EM REGIÃO DE ECÓTONO CERRADO AMAZÔNIA: DIVERSIDADE E ABUNDÂNCIA DESTE RECURSO AO LONGO DO ANO Felipe de Lima Rosa¹; Rômulo Augusto Guedes

Leia mais

Cuidados a serem tomados para que produtos apícolas tenham qualidade

Cuidados a serem tomados para que produtos apícolas tenham qualidade Cuidados a serem tomados para que produtos apícolas tenham qualidade LIDIANA SOUZA CORREIA LIMA Profa. MSc. IFCE Campus Fortaleza O QUE É QUALIDADE? Conjunto de características de todo produto e serviço,

Leia mais

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DA ATIVIDADE APÍCOLA EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB.

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DA ATIVIDADE APÍCOLA EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DA ATIVIDADE APÍCOLA EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. Antonio Marcos de Lima 1 ; Maria do Socorro de Caldas Pinto 2 ; Damião Pedro da Silva 3 ; Carlos Alberto

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 ASPECTOS FENOLÓGICOS DO NONI Morinda citrifolia

Leia mais

ANÁLISE TEMPORAL DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB

ANÁLISE TEMPORAL DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB ANÁLISE TEMPORAL DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB Danilo Dantas da Silva(1); Jackson de Mesquita Alves(2); Alex Serafim de Lima(2); Maria do Socorro de Caldas Pinto(3). (Programa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

FLUTUAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO EM ALAGOA NOVA, PARAÍBA, EM ANOS DE EL NIÑO

FLUTUAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO EM ALAGOA NOVA, PARAÍBA, EM ANOS DE EL NIÑO FLUTUAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO EM ALAGOA NOVA, PARAÍBA, EM ANOS DE EL NIÑO Vicente de Paulo Rodrigues da Silva 1 ; Raimundo Mainar de Medeiros 2 ; Manoel Francisco Gomes Filho 1 1 Prof. Dr. Unidade Acadêmica

Leia mais

INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ

INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ Virgínia Mirtes de Alcântara Silva 1 ;Raimundo Mainar

Leia mais

Aula 07 Os Sertões Brasileiros Caatinga (floresta branca) Savana Estépica

Aula 07 Os Sertões Brasileiros Caatinga (floresta branca) Savana Estépica Universidade Federal do Paraná Ecossistemas Brasileiros Aula 07 Os Sertões Brasileiros Caatinga (floresta branca) Savana Estépica Candido Portinari Retirantes 1944 932 sps Plantas 148 sps Mamíferos 185

Leia mais

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade

Leia mais

MAPEAMENTO DA FLORA APÍCOLA ARBÓREA DAS REGIÕES POLO DO ESTADO DO PIAUÍ

MAPEAMENTO DA FLORA APÍCOLA ARBÓREA DAS REGIÕES POLO DO ESTADO DO PIAUÍ MAPEAMENTO DA FLORA APÍCOLA ARBÓREA DAS REGIÕES POLO DO ESTADO DO PIAUÍ Whalamys Lourenço de Araújo¹; Divane de Lima Aleixo 2 ; Fernanda Andrade de Oliveira 3 ; Maria Kaline do Nascimento Silva 3 ; Paulo

Leia mais

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DA MICROBACIA DO CÓRREGO MAMANGABA, MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS.

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DA MICROBACIA DO CÓRREGO MAMANGABA, MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS. LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DA MICROBACIA DO CÓRREGO MAMANGABA, MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS. Mauro do Nascimento¹; Msc. Claudia Universal Neves Batista Deinzer Duarte² ¹ Estudante do Curso de Ciências Biológicas

Leia mais

Avaliação Participativa de Plantas Apícolas nos Assentamentos Rurais da Borda Oeste do Pantanal.

Avaliação Participativa de Plantas Apícolas nos Assentamentos Rurais da Borda Oeste do Pantanal. 16611 - Avaliação Participativa de Plantas Apícolas nos Assentamentos Rurais da Borda Oeste do Pantanal. Participatory Evaluation of Bee Feeding Plants in Land Reform Settlements on the Borda Oeste do

Leia mais

Estudo da ocorrência de veranicos em Lavras - MG

Estudo da ocorrência de veranicos em Lavras - MG Estudo da ocorrência de veranicos em Lavras - MG Jaime dos Santos Filho 16 Jailson de Araújo Rodrigues 2 6 Ana Paula C. Madeira Silva 3 Joel Augusto Muniz 4 Luiz Gonsaga de Carvalho 5 1- Introdução O conhecimento

Leia mais

VII Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura III Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen

VII Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura III Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen 1 ANAIS Ilhéus-Bahia 2015 3 FICHA CATALOGRÁFICA M965 Anais do VI Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura / III Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen / / Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

RELATÓRIO DE EVIDÊNCIAS. Convênio 014/2015 APL/DPI/AGDI. Coordenador: AUGUSTO J.P. SOUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AO MÊS DE JUNHO AÇÃO 1

RELATÓRIO DE EVIDÊNCIAS. Convênio 014/2015 APL/DPI/AGDI. Coordenador: AUGUSTO J.P. SOUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AO MÊS DE JUNHO AÇÃO 1 RELATÓRIO DE EVIDÊNCIAS Convênio 014/2015 APL/DPI/AGDI Coordenador: AUGUSTO J.P. SOUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AO MÊS DE JUNHO AÇÃO 1 Dia 09 de junho de 2017- Participação do APL Apicultura VJ,

Leia mais

Palavras-chave Meio ambiente; Melipona subnitida D.; Meliponicultura; Treinamento.

Palavras-chave Meio ambiente; Melipona subnitida D.; Meliponicultura; Treinamento. CARACTERIZAÇÃO DAS ESPÉCIES MELÍPONAS E PERDAS DE ENXAMES NAS AGROVILAS DA SERRA DO MEL RN. Ítala Iara Medeiros de Araújo¹; Gunthinéia Alves de Lira²; Luis Henrique Fernandes Borba²; Daniel Santiago Pereira³.

Leia mais

PRODUÇÃO DE RAINHAS DE Apis mellifera E GELÉIA REAL

PRODUÇÃO DE RAINHAS DE Apis mellifera E GELÉIA REAL PRODUÇÃO DE RAINHAS DE Apis mellifera E GELÉIA REAL Carlos Aparecido Ferreira Barbosa¹; Gustavo Haralampidou da Costa Vieira²; Wagner da Paz Andrade 1 1 Estudante do Curso de Engenharia Agronômica da UEMS,

Leia mais

NARRATIVA DO MONITOR DE SECAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE Condições Meteorológicas do Mês de Fevereiro de 2016

NARRATIVA DO MONITOR DE SECAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE Condições Meteorológicas do Mês de Fevereiro de 2016 NARRATIVA DO MONITOR DE SECAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2016 Condições Meteorológicas do Mês de Fevereiro de 2016 A Figura 1 mostra a espacialização da precipitação do Nordeste brasileiro: (a) registrada

Leia mais

Fenologia Reprodutiva de Duas Espécies de Cnidosculus na Região de Petrolina, PE

Fenologia Reprodutiva de Duas Espécies de Cnidosculus na Região de Petrolina, PE X Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido, Petrolina, PE, 2015 53 Fenologia Reprodutiva de Duas Espécies de Cnidosculus na Região de Petrolina, PE Reproductive phenology of tw o species of

Leia mais

INFLUÊNCIA CLIMÁTICA NA PRODUÇÃO DE MILHO (Zea mays l.) NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB

INFLUÊNCIA CLIMÁTICA NA PRODUÇÃO DE MILHO (Zea mays l.) NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB INFLUÊNCIA CLIMÁTICA NA PRODUÇÃO DE MILHO (Zea mays l.) NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB Halanna Campos Porto 1 ; Yanna Maisa Leitão 1 ; Fábia Shirley Ribeiro Silva 1 ; George do Nascimento Ribeiro 2 1 Graduandas

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE A VEGETAÇÃO NATIVA DO PARQUE ESTADUAL DO PICO DO JABRE, NA SERRA DO TEIXEIRA, PARAÍBA

UM ESTUDO SOBRE A VEGETAÇÃO NATIVA DO PARQUE ESTADUAL DO PICO DO JABRE, NA SERRA DO TEIXEIRA, PARAÍBA UM ESTUDO SOBRE A VEGETAÇÃO NATIVA DO PARQUE ESTADUAL DO PICO DO JABRE, NA SERRA DO TEIXEIRA, PARAÍBA 1 José Ozildo dos Santos; 1 Rosélia Maria de Sousa Santos; 2 Patrício Borges Maracajá RESUMO 1Centro

Leia mais

VARIABILIDADE ESPACIAL DE PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARUARU PE, BRASIL.

VARIABILIDADE ESPACIAL DE PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARUARU PE, BRASIL. VARIABILIDADE ESPACIAL DE PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARUARU PE, BRASIL. Vitor Hugo de Oliveira Barros (1); Adriana Thays Araújo Alves (1); Guilherme Teotônio Leite Santos (1); Artur Paiva Coutinho

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Agronomia e Engenharia Florestal Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Gláucio

Leia mais

RIQUEZA DE ESPÉCIES EM ÁREA SERRANA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ, CARIRI PARAIBANO

RIQUEZA DE ESPÉCIES EM ÁREA SERRANA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ, CARIRI PARAIBANO RIQUEZA DE ESPÉCIES EM ÁREA SERRANA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ, CARIRI PARAIBANO Nubiana da Costa Benedito 1 ; Francisca Maria Barbosa 2 ; Brenda Souza Silva 3 ; Kátia Cristina Barbosa da Silva 4 ; Alecksandra

Leia mais

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas MÓDULO 04 PARTE II LOCALIZAÇÃO RELEVO PREDOMINANTE Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA Planícies e baixos planaltos HIDROGRAFIA SOLO CLIMA VEGETAÇÃO Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA APICULTURA PROGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA APICULTURA PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA APICULTURA PROGRAMA DA DISCIPLINA 01. CARACTERÍSTICAS DA DISICIPLINA 1.1 Código: AF 676 1.2 Carga horária: 04 horas/semana

Leia mais

INFLUÊNCIA DO EL NIÑO NO COMPORTAMENTO PLUVIOMÉTRICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO DURANTE O ANO DE 1998

INFLUÊNCIA DO EL NIÑO NO COMPORTAMENTO PLUVIOMÉTRICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO DURANTE O ANO DE 1998 INFLUÊNCIA DO EL NIÑO NO COMPORTAMENTO PLUVIOMÉTRICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO DURANTE O ANO DE 1998 Ioneide Alves de SOUZA, Francinete Francis LACERDA, José Oribe Rocha ARAGÃO, Geber Barbosa de A. MOURA,

Leia mais

Título do Trabalho O JUAZEIRO (Zizyphus joazeiro Mart) NO CONTEXTO RURAL DO MUNICÍPIO DE VENTUROSA-PE

Título do Trabalho O JUAZEIRO (Zizyphus joazeiro Mart) NO CONTEXTO RURAL DO MUNICÍPIO DE VENTUROSA-PE Título do Trabalho O JUAZEIRO (Zizyphus joazeiro Mart) NO CONTEXTO RURAL DO MUNICÍPIO DE VENTUROSA-PE Nome do Autor Principal Darla Juliana Cavalcanti Macedo Nome do Coautor Renner Ricardo Virgulino Rodrigues

Leia mais

LEVANTAMENTO DA FLORA APÍCOLA DO ESTRATO HERBÁCEO EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB.

LEVANTAMENTO DA FLORA APÍCOLA DO ESTRATO HERBÁCEO EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. LEVANTAMENTO DA FLORA APÍCOLA DO ESTRATO HERBÁCEO EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. Liliane da Silva Soares 1 ;Carlos Alberto de Lima e Silva 2 ; Damião Pedro da Silva 2 ; Maria do Socorro

Leia mais

LEVANTAMENTO E MANEJO ECOLÓGICO DE PRAGAS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS (SAF S): ESTUDO DE CASO DE UM SAF SUCESSIONAL NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL

LEVANTAMENTO E MANEJO ECOLÓGICO DE PRAGAS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS (SAF S): ESTUDO DE CASO DE UM SAF SUCESSIONAL NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL LEVANTAMENTO E MANEJO ECOLÓGICO DE PRAGAS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS (SAF S): ESTUDO DE CASO DE UM SAF SUCESSIONAL NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL PROJETO DE PESQUISA PROFESSOR: MARCELO TAVARES DE CASTRO ALUNA:

Leia mais

A importância da vegetação nativa na apicultura do Araripe

A importância da vegetação nativa na apicultura do Araripe A importância da vegetação nativa na apicultura do Araripe I seminário Integrado de Ciências XIV SECIBIO Eng. Agron. Edgar da Costa Oliveira Realização: Apoio: Vegetação nativa: tipo de vegetação característica

Leia mais

NOTA TÉCNICA No. 014/2012/CAPRE/CDP/INMET

NOTA TÉCNICA No. 014/2012/CAPRE/CDP/INMET MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Instituto Nacional de Meteorologia INMET NOTA TÉCNICA No. 014/2012/CAPRE/CDP/INMET ESTIAGEM NO NORDESTE (SERTÃO) DO BRASIL NO INÍCIO DE 2012 1. Situação

Leia mais

MÉTODO PRODUTIVO DA ABELHA JATAÍ

MÉTODO PRODUTIVO DA ABELHA JATAÍ MÉTODO PRODUTIVO DA ABELHA JATAÍ Nileidi da Silva (PIC, Fundação Araucária) Unespar/Campus de Campo Mourão, nileidisilva.epa@gmail.com Dieter Randolf Ludewig (Orientador) Unespar/Campus de Campo Mourão,

Leia mais

ESPÉCIES ARBÓREAS DA BACIA DO RIO MAUÉS-MIRI, MAUÉS AMAZONAS

ESPÉCIES ARBÓREAS DA BACIA DO RIO MAUÉS-MIRI, MAUÉS AMAZONAS INTRODUÇÃO REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFAM ESPÉCIES ARBÓREAS DA BACIA DO RIO MAUÉS-MIRI, MAUÉS AMAZONAS Rodrigo Teixeira Caldas 1 Peter Wimmer 2 A Amazônia possui 300 mil quilômetros2

Leia mais

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO PRELIMINAR DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA EM QUIXADÁ-CE

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO PRELIMINAR DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA EM QUIXADÁ-CE LEVANTAMENTO FLORÍSTICO PRELIMINAR DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA EM QUIXADÁ-CE Jéssica Dandara da Silva Bezerra¹; Maria Amanda Menezes Silva². 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

OS CERRADOS. Entre as plantas do cerrado, podemos citar a sucurpira, o pequi, a copaíba, o angico, a caviúna, jatobá, lobeira e cagaita.

OS CERRADOS. Entre as plantas do cerrado, podemos citar a sucurpira, o pequi, a copaíba, o angico, a caviúna, jatobá, lobeira e cagaita. Os principais biomas brasileiros (biomas terrestres) são: A floresta Amazônica, a mata Atlântica, os campos Cerrados, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. OS CERRADOS Localizados nos estados de Goiás, Tocantins,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 FENOLOGIA REPRODUTIVA DO CUMARU (Dipteryx

Leia mais

CLIMAS DE PERNAMBUCO

CLIMAS DE PERNAMBUCO CLIMAS DE PERNAMBUCO EP quente e úmida TP quente e úmida PP Fria e úmida EC Quente e úmida EA Quente e úmida TA Quente e úmida TC Quente e SECA PA Fria e úmida FENÔMENOS DA MPA Friagem na Amazônia

Leia mais

VEGETAÇÃO BRASILEIRA. DIVIDE-SE EM: 1) Formações florestais ou arbóreas 2) Formações arbustivas e herbáceas 3) Formações complexas e litorâneas

VEGETAÇÃO BRASILEIRA. DIVIDE-SE EM: 1) Formações florestais ou arbóreas 2) Formações arbustivas e herbáceas 3) Formações complexas e litorâneas VEGETAÇÃO BRASILEIRA DIVIDE-SE EM: 1) Formações florestais ou arbóreas 2) Formações arbustivas e herbáceas 3) Formações complexas e litorâneas Floresta Amazônica ou Equatorial Características: Latifoliada,

Leia mais

Valor Econômico Atual ou Potencial Plantas para o Futuro: Região Nordeste

Valor Econômico Atual ou Potencial Plantas para o Futuro: Região Nordeste Ministério do Meio Ambiente Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial Plantas para o Futuro: Região Nordeste BIODIVERSIDADE 51 Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO PRODUTIVA E SOCIOECONÔMICA DOS APICULTORES DA REGIÃO METROPOLITANA DA ILHA DE SÃO LUÍS MARANHÃO

CARACTERIZAÇÃO PRODUTIVA E SOCIOECONÔMICA DOS APICULTORES DA REGIÃO METROPOLITANA DA ILHA DE SÃO LUÍS MARANHÃO CARACTERIZAÇÃO PRODUTIVA E SOCIOECONÔMICA DOS APICULTORES DA REGIÃO METROPOLITANA DA ILHA DE SÃO LUÍS MARANHÃO Carlos Alves dos SANTOS 1, Rogério Lean Pereira CASTRO 2, Pedro Celestino Serejo PIRES FILHO¹,

Leia mais

Importância da flora apícola para o desenvolvimento da apicultura no sertão central cearense

Importância da flora apícola para o desenvolvimento da apicultura no sertão central cearense 12678 - Importância da flora apícola para o desenvolvimento da apicultura no sertão central cearense Importance of bee flora for the development of beekeeping in the central interior of cearense SOUSA,

Leia mais

ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS DO PIAUÍ

ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS DO PIAUÍ ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS DO PIAUÍ Medeiros, R.M. (1) ; Santos, D.C. (1) ; Correia, D. S, (1) ; Oliveira, V.G (1) ; Rafael, A. R. (1) mainarmedeiros@gmail.com (1) Universidade

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA APICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DE IRATI, CENTRO SUL DO PARANÁ

INCORPORAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA APICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DE IRATI, CENTRO SUL DO PARANÁ INCORPORAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA APICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DE IRATI, CENTRO SUL DO PARANÁ Adalberto Klossowski (Bolsista SETI- UNICENTRO); Jairo Woruby (Bolsista SETI- UNICENTRO), Maicon Dziadzio (Bolsista

Leia mais

MALPIGHIACEAE EM UMA ÁREA DE CAATINGA NA MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO

MALPIGHIACEAE EM UMA ÁREA DE CAATINGA NA MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO MALPIGHIACEAE EM UMA ÁREA DE CAATINGA NA MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO Emanoel Messias Pereira Fernando (1); Mickaelly de Lucena Mamede (1); Ketley Gomes Campos (2); Rafael Felipe de Almeida (3) (1)

Leia mais

TÍTULO: MONITORAMENTO DO POTENCIAL DA PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS NO APIÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP.

TÍTULO: MONITORAMENTO DO POTENCIAL DA PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS NO APIÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP. TÍTULO: MONITORAMENTO DO POTENCIAL DA PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS NO APIÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Plano de Ensino JULIANA ROSA DO PARÁ MARQUES DE OLIVEIRA. Carga Horária DPV Histologia e Anatomia Semestral:60H

Plano de Ensino JULIANA ROSA DO PARÁ MARQUES DE OLIVEIRA. Carga Horária DPV Histologia e Anatomia Semestral:60H Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Bacharelado em Zootecnia Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: JULIANA ROSA

Leia mais

ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB UTILIZANDO A TEORIA DA ENTROPIA

ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB UTILIZANDO A TEORIA DA ENTROPIA ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB UTILIZANDO A TEORIA DA ENTROPIA Izaias Romario Soares do Nascimento (1); Edileide Natália da Silva Rodrigues (2); Péricles de Farias Borges (3); Lazaro de Souto

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS NO REGIME DE CHUVAS PARA O AGRESTE MERIDIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS NO REGIME DE CHUVAS PARA O AGRESTE MERIDIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS NO REGIME DE CHUVAS PARA O AGRESTE MERIDIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO Antonio Ricardo Santos de Andrade 1 ; Anizio Honorato Godoi Neto 1 ; Adiel Felipe

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS AÉREAS OBTIDAS VIA SATÉLITE AUXILIANDO NA ESCOLHA DO LOCAL PARA IMPLANTAÇÃO DE UM APIÁRIO

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS AÉREAS OBTIDAS VIA SATÉLITE AUXILIANDO NA ESCOLHA DO LOCAL PARA IMPLANTAÇÃO DE UM APIÁRIO UTILIZAÇÃO DE IMAGENS AÉREAS OBTIDAS VIA SATÉLITE AUXILIANDO NA ESCOLHA DO LOCAL PARA IMPLANTAÇÃO DE UM APIÁRIO Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: RUTZ, Daniel; SCHILLER,

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DA SEMIARIDEZ NO SERTÃO PARAIBANO

A PROBLEMÁTICA DA SEMIARIDEZ NO SERTÃO PARAIBANO A PROBLEMÁTICA DA SEMIARIDEZ NO SERTÃO PARAIBANO Daniela de Matos Ferreira (1) ; Lucas Reinaldo de Oliveira (2) ; Suélliton Alves da Silva (3) (1)Universidade Federal de Campina Grande UFCG. Graduando

Leia mais

CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO (MELIPONICULTURA) NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA. DIOGO CANSI

CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO (MELIPONICULTURA) NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA. DIOGO CANSI CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO (MELIPONICULTURA) NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA. DIOGO CANSI Orientadora: Prof. Dr. Rumi Regina Kubo Coorientador: Tutor Msc. Lucas Oliveira do Amorim INTRODUÇÃO Estre

Leia mais

INCIDÊNCIA DE INSETOS EM ÁREAS DE CULTIVO DE HORTALIÇAS PRÓXIMAS A UM SISTEMA AGROFLORESTAL NO DISTRITO FEDERAL PROJETO DE PESQUISA

INCIDÊNCIA DE INSETOS EM ÁREAS DE CULTIVO DE HORTALIÇAS PRÓXIMAS A UM SISTEMA AGROFLORESTAL NO DISTRITO FEDERAL PROJETO DE PESQUISA INCIDÊNCIA DE INSETOS EM ÁREAS DE CULTIVO DE HORTALIÇAS PRÓXIMAS A UM SISTEMA AGROFLORESTAL NO DISTRITO FEDERAL PROJETO DE PESQUISA PROFESSOR: MARCELO TAVARES DE CASTRO ALUNO: EDNEI PEREIRA DO PRADO CURSO:

Leia mais

ANÁLISE DE COBERTURAS DO SOLO EXISTENTES NO BANCO DE DADOS DO MODELO SWAT PARA ASSOCIAÇÃO COM A VEGETAÇÃO CAATINGA DO NORDESTE BRASILEIRO

ANÁLISE DE COBERTURAS DO SOLO EXISTENTES NO BANCO DE DADOS DO MODELO SWAT PARA ASSOCIAÇÃO COM A VEGETAÇÃO CAATINGA DO NORDESTE BRASILEIRO ANÁLISE DE COBERTURAS DO SOLO EXISTENTES NO BANCO DE DADOS DO MODELO SWAT PARA ASSOCIAÇÃO COM A VEGETAÇÃO CAATINGA DO NORDESTE BRASILEIRO Carolyne W. L. de Andrade Suzana M. G. L. Montenegro; Abelardo

Leia mais

NOVO MAPA NO BRASIL?

NOVO MAPA NO BRASIL? NOVO MAPA NO BRASIL? Como pode acontecer A reconfiguração do mapa do Brasil com os novos Estados e Territórios só será possível após a aprovação em plebiscitos, pelos poderes constituídos dos respectivos

Leia mais