Avaliação da longevidade de laminados cerâmicos em diferentes tipos de materiais e. alturas de preparo: estudo in-vitro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação da longevidade de laminados cerâmicos em diferentes tipos de materiais e. alturas de preparo: estudo in-vitro"

Transcrição

1 Universidade do Oeste Paulista 1 Programa de Mestrado em Odontologia Avaliação da longevidade de laminados cerâmicos em diferentes tipos de materiais e alturas de preparo: estudo in-vitro Aluna: Andressa Restani Oliveira Orientadora: Profª. Dra. Graziela Ávila Prado Galhano Instituição: Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE RESUMO O desenvolvimento das cerâmicas odontológicas permitiu unir estética e resistência, portanto o uso dos laminados cerâmicos têm aumentado consideravelmente. O objetivo desse estudo é avaliar a longevidade de laminados confeccionados em diferentes tipos de cerâmicas (Feldspática/ Silicato de Lítio reforçado com Zircônia) sobre diferentes alturas de remanescente coronário. Serão selecionados 40 dentes unirradiculares humanos hígidos, cuja utilização passará pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Unoeste. Serão confeccionadas guias de silicone para todos os dentes a fim de orientar o preparo. Os espécimes serão randomizados em 4 grupos experimentais (n= 10), de acordo com a cerâmica a ser usada e a altura do preparo: G1- Feldspática com preparo integral; G2- Feldspática com preparo de altura reduzida; G3- Suprinity com preparo integral; G4- Suprinity com preparo de altura reduzida. Os preparos serão escaneados com o sistema óptico InEos Blue (Cerec-Sirona) e realizado o desenho da faceta no software. Os protótipos serão transferidos para a fresadora do sistema Cerec (Sirona), obtidos os laminados, e realizada a cimentação adesiva das peças. Sofreram fadiga mecânica através de simulador, e a sobrevida será avaliada. Os que sobreviverem serão submetidos ao teste de compressão para registro dos valores de carga para fratura, os quais serão utilizados para o cálculo estatístico. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística. Espera-se maior resistência mecânica da cerâmica Suprinity em comparação com a Feldspática

2 2 quando cimentadas sobre o preparo reduzido em altura. Quando cimentadas sobre o preparo conservador, espera-se similaridade entre os materiais testados. Palavras-chave: Facetas dentárias, Projeto auxiliado por computador, Cimentação. ABSTRACT The development of dental ceramics allowed to combine aesthetics and resistance, therefore, the use of ceramic laminates has increased considerably. The objective of the study is to evaluate the longevity of laminates made from different types of ceramics (Feldspatica / Zirconia reinforced lithium silicate) on different heights of coronary remnants. 40 healthy human unirradicular teeth will be selected, which will be approved by the Research Ethics Committee of Unoeste. Silicone guides will be made for all teeth to guide the preparation. The specimens are randomized into 4 experimental groups (n = 10), according to the ceramic to be used and the height of the preparation: G1- Feldspathic with integral preparation; G2- Feldspathic with reduced height preparation; G3- Suprinity with integral preparation; G4- Suprinity with reduced height preparation. The preparations are scanned with the optical system InEos Blue (Cerec-Sirona) and made the design of the facet no software. The prototypes are transferred to a milling machine of the Cerec system (Sirona), obtained the laminates, and made an adhesive cemented of the pieces. They suffered mechanical fatigue through simulator, and a survival will be evaluated. Those that undergo a compression test to record the load values for the fracture, which are used for statistical calculation. The obtained data are submitted to statistical analysis. Hope-greater mechanical strength of the ceramic Suprinity in times with a feldspathic when cemented on the reduced height preparation. When cemented on the conservative preparation, similarity between the tested materials is expected. Keywords: Dental veneers, Computer-Aided Design, Cementation.

3 3 INTRODUÇÃO Um sorriso bonito e agradável faz parte da estética que tanto as pessoas buscam. Atualmente, a Odontologia voltada à estética está em grande evidência, devido ao padrão de beleza imposto pelas mídias sociais e pela própria sociedade 1. Tais fatos incentivam o interesse dos pacientes em restaurações estéticas, principalmente em dentes anteriores, que abrangem opções de tratamentos diretos e indiretos, proporcionando boa previsibilidade para uma abordagem restauradora bem sucedida. Dentre as restaurações indiretas, os laminados cerâmicos para anteriores são os mais utilizados na atualidade, sendo a escolha baseada na indicação clínica mais apropriada 2. Os laminados são restaurações extra-coronárias parciais que visam corrigir mudanças de cor e forma, fratura coronária, diastemas, anormalidades estruturais, deficiências estéticas em geral, além de devolver função aos dentes, são geralmente indicados para reabilitações estéticas anteriores 3. Esses procedimentos ganharam destaque por serem minimamente invasivos, sendo necessário apenas um pequeno desgaste no esmalte dentário, com espessura de 0,3 a 0,5 mm que permita mínima resistência para adaptação e cimentação do laminado. O preparo cervical deve ser posicionado no mesmo nível do término gengival ou ligeiramente no interior do sulco, facilitando a adaptação do laminado e proporcionando um término mais saudável para o tecido gengival. Assim sendo, é possível atingir resultados estéticos próximos ao aspecto natural, com máxima preservação da estrutura dentária sadia 4. As cerâmicas utilizadas em laminados oferecem estabilidade química, longevidade, biocompatibilidade, alta resistência à compressão, estabilidade de cor, lisura superficial, com isso sua aparência é semelhante à do dente natural 4,5. As cerâmicas feldspáticas são bastante usadas em casos que a estética seja muito importante por apresentarem excelentes qualidades óticas, além de resistência ao desgaste, baixa condutividade e alta estabilidade química. No entanto, possuem maior dureza em relação ao esmalte dentário, degradação hidrolítica ao longo do tempo, e em testes de resistência à tração e cisalhamento, esse tipo de cerâmica apresentou baixa resistência 6.

4 4 Sabemos que a estética é importante, porém não é o único fator a ser avaliado, outra propriedade muito importante é a resistência. Algumas cerâmicas sofreram modificações ao longo do tempo para aumentar a resistência a fraturas e reduzir a propagação de trincas. Entre as cerâmicas modificadas, evidencia-se o uso do silicato de lítio, permitindo laminados mais finos, com qualidade estética e resistência ao desgaste/fratura 4. Com o intuito de aumentar ainda mais a resistência, ao vidro de silicato de lítio foi acrescentado dióxido de zircônio, criando assim a cerâmica Vita Suprinity, que reúne as propriedades mais positivas do silicato de lítio com as da zircônia, e segundo o fabricante possui alta resistência, alta translucidez e boa estética. Por ser muito resistente, a zircônia presente reforça a estrutura, interrompendo fissuras, gerando uma maior resistência a fratura e a flexão, além de maior módulo de elasticidade e dureza 7,8. A cerâmica de silicato de lítio e zircônia apresenta uma maior opacidade quando comparada à feldspática, sendo difícil a modificação de cor para melhora da estética 9. Com os avanços tecnológicos, à confecção dos laminados, foi introduzida uma tecnologia digital que faz uso de desenho assistido por computador e de fabricação assistida por computador (Computer Aided Design/Computer Aided Manufaturing), normalmente chamada de CAD/CAM 10. Seus principais objetivos são a automatização de um processo manual para obter um material de elevada qualidade, padronizar processos de fabricação e reduzir os custos de produção 11. Assim, esse método melhora a precisão durante o processo de fabricação, diminuindo riscos de erros e fraturas, aumenta a resistência e favorece a estética 12,13, além de diminuir o tempo de trabalho, sendo possível concluir o trabalho em uma única sessão de tratamento 14. As cerâmicas Suprinity são processadas apenas por esse tipo de sistema computadorizado, sendo preciso escolher um bloco de cor única para confecção da peça, enquanto as Feldspáticas podem ser confeccionadas tanto pelo CAD/CAM como pelo método convencional, possibilitando a aplicação de diferentes graus de translucidez/opacidade e diferentes cores de substrato. Deste modo, além do menor custo de processamento, a feldspática apresenta a vantagem de maior facilidade de mimetização da estrutura dentária 9,15.

5 5 O sistema CAD/CAM é composto por três partes principais, sendo elas: uma unidade de aquisição de dados, que faz o registro óptico através de scanners intraorais CAD/CAM, diretamente da área de preparação ou indiretamente por meio de um modelo de gesso gerado por meio de uma moldagem convencional, e os converte em impressões virtuais 16,17 ; um software de desenho para a obtenção de restaurações virtuais e estabelece todos os parâmetros de moagem; e uma fresadora computadorizada que fabrica a restauração a partir de um bloco sólido do material restaurador escolhido 16,18,19. A precisão destas 3 fases combinadas determinará o sucesso do sistema 16. O dente que irá receber o laminado deve ser preparado adequadamente, obtendo resistência, retenção e saúde pulpar, além de integridade marginal e preservação dos tecidos moles adjacentes. Tradicionalmente, preparos para laminados precisam de altura oclusal suficiente para oferecer retenção e estabilidade às peças. A redução oclusal deve ser pequena (2mm) apenas para obter espaço para cerâmica. No entanto, com a crescente busca pela estética, mesmo em casos com coroa clínica com altura igual ou menor à metade da altura inicial do dente, têm sido confeccionados laminados cerâmicos. Nesses preparos com pouca altura, ocorrem concentrações de esforços devido à pequena superfície, diminuindo a resistência do material restaurador 20. Em restaurações extensas sem altura coronária satisfatória confia-se quase que totalmente na cimentação adesiva da cerâmica com o substrato dentinário. O cimento odontológico estabelece a união entre o laminado e o dente, a fim de formar um corpo único para que ocorra a transferência de tensões da restauração para a estrutura dental 21. Quando se trata de laminados cerâmicos, é indicado a utilização de sistemas adesivos associados a cimentos resinosos convencionais, pois apresentam melhor resistência à fratura 22, melhor tempo de trabalho e maior estabilidade de cor 4. Os cimentos de polimerização dual podem sofrer alterações de cor ao longo do tempo, devido a degradação da amina terciária, portanto para cimentação de laminados deve ser escolhido os cimentos fotopolimerizáveis 20, pois a luz é capaz de atravessar completamente a fina restauração e

6 6 obter a completa conversão dos monômeros, apresentando estabilidade de cor do cimento 21. Devido a grande busca pela estética, têm sido confeccionados laminados cerâmicos mesmo em dentes com coroa clínica com altura curta, porém não se sabe a resistência a longo tempo. Portanto, torna-se necessário estudos que avaliam a longevidade de laminados em diferentes alturas de preparo e diferentes cerâmicas. PROPOSIÇÃO Avaliar a resistência a fadiga de laminados cerâmicos confeccionados em diferentes tipos de cerâmica (Feldspática/Suprinity) sobre diferentes alturas de preparo. PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Período Atividade Outubro e Novembro/2017 Preparo dos dentes Dezembro/2017 Confecção dos laminados Janeiro/2018 Cimentação dos laminados Fevereiro e Março/2018 Ciclagem mecânica Abril/2018 Análise Maio/2018 Tabulação/Estatística/MEV Junho a Outubro/2018 Redação do trabalho

7 7 Dezembro/2018 Defesa da dissertação MATERIAL E MÉTODOS Seleção dentes Serão selecionados 40 dentes humanos unirradiculares hígidos (incisivos centrais superiores), cuja utilização passará pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Unoeste. Os dentes serão analisados e caso seja observada a presença de alguma imperfeição estes serão trocados por outros que preencham o requisito. Após a escolha os dentes serão limpos, conforme protocolo proposto pelo banco de dentes da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, e permaneceram armazenados em água destilada (4 C) até a utilização no estudo. Embutimento e simulação do ligamento periodontal Inicialmente as dimensões vestibulo-lingual e mésio-distal em três pontos da raíz (cervical, média e apical) serão aferidas com uso de paquímetro digital (Starret, Itu, SP, Brasil). Após essa aferição os dentes serão fixados, com cera, a um delineador, mantendo os espécimes o mais paralelo possível ao plano vertical e perpendicular ao plano horizontal (Figura 1).

8 8 Figura 1 - Espécime fixado no delineador, mantendo paralelismo ao plano vertical, segundo imagem publicada por Bergoli, Cera utilidade será liquefeita até a temperatura de 70º C (Termoclean, Taiff, São Paulo, SP, Brasil) (Figura 2) e com o auxílio do delineador as raízes serão inseridas no interior desse equipamento até 3 mm da junção cemento/esmalte. Após a remoção dos espécimes do interior do dispositivo o diâmetro da raíz nos três pontos previamente aferidos será novamente verificado, até que seja alcançado uma espessura de cera correspondente a 0.3 mm em todas as direções. (A) (B) Figura 2 - A) Dispositivo utilizado para aquecimento e derretimento da cera com controle de temperatura; B) cera liquefeita no interior do dispositivo a temperatura de 70º C. Segundo imagem publicada por Bergoli, Após essa etapa os espécimes, ainda unidos ao delineador, serão posicionados no interior de matrizes metálicas (20 mm x 15 mm) até 3 mm da junção cemento/esmalte e resina acrílica ativada quimicamente (JET, Petrópolis, Rio de Janeiro, RJ) será manipulada e vertida no seu interior. Após a polimerização da resina os espécimes serão retirados do interior do cilindro e a cera de revestimento será removida da superfície radicular e do interior do cilindro. A seguir o material para simulação do ligamento periodontal (Impregum Soft, 3MEspe, Seefeld, Germany) será manipulado, inserido no espaço criado no interior do cilindro de resina, os espécimes serão reposicionados e os excessos de material removidos (Figura 3).

9 9 (A) (B) (C) Figura 3 - A) Espécime com espessura de cera de 0.3 mm até 3 mm da junção cemento/esmalte; B) Espécime posicionado no interior da matriz metálica; C) ligamento periodontal obtido após remoção do espécime do cilindro, remoção da cera e reposicionamento do espécime. Segundo imagem publicada por Bergoli, Randomização dos espécimes Após adequação da amostra, os 40 espécimes serão divididos em 4 grupos experimentais (n= 10), de acordo com a cerâmica a ser usada e a altura do preparo, como mostrado no quadro 1. Para a randomização os espécimes serão numerados de 1 a 20 e duas sequências aleatórias de 20 números serão geradas pelo programa de computador Random Allocation (desenvolvido por M. Saghaei, Dept de Anestesia, Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, Isfahan, Iran), definindo a distribuição dos espécimes de acordo com o tipo de cerâmica a ser confeccionado.

10 10 Quadro 1: Divisão dos grupos amostrais Cerâmica Feldspática Suprinity Altura do preparo Inteiro (6mm) Metade (3mm) Inteiro (6mm) Metade (3mm) Grupos (n=10) G1 G2 G3 G4 Preparo dos espécimes Todos os espécimes serão preparados por apenas um operador previamente treinado, seguindo as dimensões e formas preconizadas por Bottino et al (2009) 24. Para os preparos serão utilizadas as brocas 4138 F e para o acabamento a broca 4138 FF (Kg Sorensen, Cotia, SP, Brasil). Cada broca será utilizada para a confecção de apenas três preparos. Previamente ao preparo todos os dentes serão moldados com a pasta densa de um silicone de adição (Elite HD, Zhermack, Badia Polesine, RO, Italy) para a confecção de matrizes guia (2 paralelas ao longo eixo do dente). Essas matrizes serão posicionadas frequentemente sobre o dente, guiando e controlando as espessuras dos desgastes nas respectivas regiões do dente para o preparo conservador, com espessura controlada de 1mm (Figura 4). (A)

11 11 Figura 4 - A) Posicionamento da matriz de silicone para controle da redução do preparo no sentido cervico/incisal, segundo imagem publicada por Bergoli, Após a realização dos preparos, os dentes serão divididos aleatoriamente, e 20 dentes serão seccionados na metade da altura do preparo. Escaneamento e obtenção dos laminados As dimensões dos modelos serão escaneadas com o sistema óptico InEos Blue (Cerec-Sirona). Inicialmente, será selecionado o dente 21 no software (Cerec 15.0) e o material a ser realizado a faceta (Feldspática ou Suprinity). Em seguida, o dente será posicionado sob o leitor e aplicado uma fina camada do pó de contraste e será realizado um escaneamento preciso do preparo. As margens serão delimitadas no software e sobre esta imagem obtida será realizado o desenho da faceta. Esta ferramenta posicionará um desenho automático que não será alterado, para padronização do mesmo em todos os dentes preparados. O desenho obtido será visualizado em todos os ângulos para a observação de eventuais falhas. Os protótipos serão transferidos para a fresadora do sistema Cerec (Sirona) onde serão posicionados os blocos para a fresagem e serão utilizadas brocas específicas para cada sistema cerâmico. Serão então obtidos 20 laminados em Suprinity (Vita) e 20 laminados em cerâmica Feldspática (Mark II Vita Blocks). Após a fresagem, os corpos de prova serão levados ao forno Vita VacuMat 6000 MP (Vita) para a realização da cristalização, seguindo recomendações do fabricante. Cimentação dos laminados cerâmicos No preparo, ácido fosfórico a 37% (Total Etch, Ivoclar Vivadent, Schann, Lischtenstein) será aplicado por 30 s no esmalte dental e 15 s sobre a dentina, seguido de lavagem abundante com água e secagem com papel absorvente. Após esse procedimento uma camada do sistema adesivo Excite F (Ivoclar Vivadent, Schaan, Lischtenstein) será

12 12 aplicada sob atrito durante 20 s sobre as superfícies condicionadas. A seguir um jato de ar será aplicado para evaporação do solvente e eliminação de excessos de adesivo e a fotoativação realizada por 20 s por face com LED de alta potência (Radii Cal, SDI, Austrália). A superfície interna da faceta será condicionada com ácido fluorídrico a 10% (Cond AC Porcelana, FGM, Joinvile, SC, Brasil) por 20 s, lavada abundantemente com água por 30 s e seca com jatos de ar até que fique esbranquiçada. Após, a superfície cerâmica receberá a aplicação de um agente de união silano (metacriloxipropiltimetoxi-silano) (Monobond Plus, Ivoclar Vivadent), e aguardado reagir por 3 min. O cimento resinoso convencional Variolink Veneer (Ivoclar-Vivadent, Schaan, Lietchteinstein) será inserido na superfície interna da faceta cerâmica, esta será posicionada sobre o preparo até seu completo assentamento e o excesso de cimento removido. Após, uma camada de vaselina sólida será aplicada na região de interface e executada a fotoativação de cada face pelo tempo de 1 minuto (Radii Cal, SDI, Australia). Todos os procedimentos de cimentação serão realizados por apenas um operador previamente treinado. Envelhecimento por ciclagem mecânica e avaliações periódicas Após a cimentação das restaurações cerâmicas os espécimes serão posicionados em um simulador de fadiga mecânica (Erios ER 11000, São Paulo, SP, Brasil), sob inclinação de 45º em relação ao plano horizontal e imersos em água a temperatura constante de 37ºC (±2ºC). Um pistão com ponta plana aplicará uma força de 100 N, a uma frequência de 4 Hz, sobre um ponto localizado na superfície incisal da restauração, por um período máximo correspondente a de ciclos. Entre o pistão e a restauração será posicionada uma tira plástica de poliéster para evitar o contato direto entre o pistão e a restauração cerâmica. Avaliação da taxa de sobrevida Para a análise de sobrevida os espécimes serão avaliados quanto aos seguintes desfechos: fratura da restauração, decimentação da restauração e ocorrência de trincas na

13 13 restauração. As avaliações serão realizadas a cada ciclos por um único operador, em estereomicroscópio (Discovery V-20, Zeiss, Goettingen, Germany) a um aumento de 15x. Avaliação da carga para fratura dos espécimes Os espécimes que sobreviverem ao envelhecimento por ciclagem mecânica serão submetidos ao teste de compressão. Para isso os corpos de prova serão posicionados em uma máquina de ensaio universal, a uma inclinação de 45º em relação ao plano horizontal, e um pistão com ponta plana aplicará uma força em uma região localizada na borda incisal da restauração a velocidade de 1 mm/min. Uma célula de carga de 100 KgF, acoplada a máquina de ensaio, registrará os valores máximos de carga para fratura os quais serão utilizados para o cálculo estatístico. Análise de Falha Tantos os espécimes que apresentarem fratura catastrófica durante a ciclagem mecânica, bem como os espécimes submetidos ao teste de carga para fratura, serão avaliados em estereomicroscópio, sob aumento de até 75x, e as fraturas classificadas em: Tipo I - Decimentação da faceta Tipo II - Fratura da restauração cerâmica sem envolvimento do remanescente dental Tipo III - Fratura da coroa dental Tipo IV - Fratura radicular reversível - acima do ligamento periodontal Tipo V - Fratura radicular irreversível - abaixo do ligamento periodontal FORMA DE ANÁLISE DOS RESULTADOS Planejamento experimental As variáveis experimentais, ou fatores entre grupos (between-subjects factors) são: material cerâmico (Suprinity ou Cerâmica Feldspática),

14 14 A variável experimental, ou fator dentro dos grupos (within-subject factor) é a altura do preparo (3mm, 6mm). Análise estatística Os dados serão submetidos à análise estatística por meio dos programas computacionais: MINITAB (Minitab, version 14.12, 2004) e STATISTICA para windows version 5.5 (StatSoft Inc., Tulsa, USA., 2000). A estatística descritiva consistirá dos seguintes parâmetros: a) tendência central (média e mediana); b) dispersão (faixa, desvio padrão e faixa inter-quartil) e representação gráfica (gráfico de colunas e esquema dos cinco números, Box-Plot). A diferença estatisticamente significante, sob hipóteses iniciais de igualdade dos efeitos interações, será testada por meio do modelo da análise de variância. O estudo do efeito interação será conduzido por meio do teste de Tukey e visualizado por meio do gráfico de médias. O nível de significância será o valor convencional de 5%. RESULTADOS ESPERADOS De acordo com o material avaliado, espera-se maior resistência mecânica da cerâmica Reforçada com Silicato de Lítio e Zircônia em comparação com a convencional Feldspática quando cimentadas sobre o preparo reduzido em altura. No entanto, quando cimentadas sobre o preparo conservador, espera-se similaridade entre os materiais testados.

15 15 REFERÊNCIAS 1. Costa LT. Laminados cerâmicos com diferentes preparos da estrutura dentária: revisão literária. Porto Alegre; Alves GN, Aras WM de F. Percepção de pacientes em relação à estética dentária. Rev Saúde Com. 2014;10(2): Korkut B, Yanıkoğlu F, Günday M. Direct composite laminate veneers: three case reports. J Dent Res Dent Clin Dent Prospects. 2013;7(2): Soares PV, Faria NFB, Cardoso IO, Moura GF, Pereira AG. Abordagem multidisciplinar para reabilitação estética do sorriso com laminados cerâmicos minimamente invasivos. J Clin Dent Res. 2017;14(1): Montazerian M, Zanotto ED. Bioactive and inert dental glass-ceramics. J Biomed Mater Res - Part A. 2016; Pinho IV de. Protocolos de Cimentação Definitiva nas Cerâmicas Feldspáticas & Cerâmicas Reforçadas [monografia]. Porto: Universidade Fernando Pessoa; Elsaka SE, Elnaghy AM. Mechanical properties of zirconia reinforced lithium silicate glass-ceramic. Dent Mater. 2016; Belli R, Wendler M, de Ligny D, Cicconi MR, Petschelt A, Peterlik H, et al. Chairside CAD/CAM materials. Part 1: Measurement of elastic constants and microstructural characterization. Dent Mater. 2016; Bispo LB. Cerâmicas odontológicas: vantagens e limitações da zircônia. Rev Bras Odontol. 2015;72(1/2): Abdel-Azim T, Rogers K, Elathamna E, Zandinejad A, Metz M, Morton D. Comparison of the marginal fit of lithium disilicate crowns fabricated with CAD/CAM technology by using conventional impressions and two intraoral digital scanners. J Prosthet Dent. 2015;114(4): Guess PC, Att W, Strub JR. Zirconia in Fixed Implant Prosthodontics. Clin Implant Dent Relat Res. 2012;14(5): Batson ER, Cooper LF, Duqum I, Mendonça G. Clinical outcomes of three different

16 16 crown systems with CAD/CAM technology. J Prosthet Dent. 2014;112(4): Ji M-K, Park J-H, Park S-W, Yun K-D, Oh G-J, Lim H-P. Evaluation of marginal fit of 2 CAD-CAM anatomic contour zirconia crown systems and lithium disilicate glassceramic crown. J Adv Prosthodont. 2015;7(4): Seydler B, Schmitter M. Clinical performance of two different CAD/CAM-fabricated ceramic crowns: 2-Year results. J Prosthet Dent. 2015;114(2): Carrabba M, Vichi A, Vultaggio G, Pallari S, Paravina R, Ferrari M. Effect of Finishing and Polishing on the Surface Roughness and Gloss of Feldspathic Ceramic for Chairside CAD/CAM Systems. Oper Dent. 2016;41(6): L. 16. Galhano GÁP, Pellizzer EP, Mazaro JVQ. Optical Impression Systems for CAD-CAM Restorations. J Craniofac Surg. 2012;23(6):e Zimmermann M, Mehl A, Reich S. Intraoral scanning systems a current overview. Int J Comput Dent. 2015;18(2): Alghazzawi TF. Advancements in CAD/CAM technology: Options for practical implementation. J Prosthodont Res. 2016;60(2): Yilmaz B, Azak AN, Alp G, Ekşi H. Use of CAD-CAM technology for the fabrication of complete dentures: An alternative technique. J Prosthet Dent. 2017; Lino JSFB. Cimentação Adesiva de Restaurações Cerâmicas [dissertação]. Porto: Universidade do Porto; Queiroz RM. Cimentação adesiva de restaurações indiretas livres de metal [monografia]. Piracicaba: Universidade Estadual de Campinas; Borges G, Faria J, Agarwal P, Spohr A, Correr-Sobrinho L, Miranzi B. In Vitro Marginal Fit of Three All-Ceramic Crown Systems Before and After Cementation. Oper Dent. 2012;37(6): Bergoli CD. Taxa de sobrevida, carga para fratura e análise por elementos finitos de dentes anteriores restaurados com facetas cerâmicas variando o desenho do preparo [tese]. São José dos Campos: Universidade Estadual Paulista; Bottino MA, Valandro LF, Faria R. Perception. Sao Paulo: Artes Medicas; 2009.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DR. MÁRIO LEITE BRAGA DE PRESIDENTE PRUDENTE

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DR. MÁRIO LEITE BRAGA DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE ODONTOLOGIA DR. MÁRIO LEITE BRAGA DE PRESIDENTE PRUDENTE AVALIAÇÃO DA LONGEVIDADE DE FACETAS FABRICADAS EM CERÂMICA DE SILICATO DE LÍTIO E ZIRCÔNIA COM DIFERENTES ALTURAS DE PREPARO MARIA

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DR. MÁRIO LEITE BRAGA DE PRESIDENTE PRUDENTE

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DR. MÁRIO LEITE BRAGA DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE ODONTOLOGIA DR. MÁRIO LEITE BRAGA DE PRESIDENTE PRUDENTE AVALIAÇÃO DA LONGEVIDADE DE FACETAS FABRICADAS EM CERÂMICA FELDSPÁTICA COM DIFERENTES ALTURAS DE PREPARO BELQUIS ALVES DOS SANTOS PRESIDENTE

Leia mais

Duziene Denardini Pereira ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO MARGINAL DE FACETAS LAMINADAS CONFECCIONADAS PELA TECNOLOGIA CAD/CAM: ESTUDO IN VITRO

Duziene Denardini Pereira ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO MARGINAL DE FACETAS LAMINADAS CONFECCIONADAS PELA TECNOLOGIA CAD/CAM: ESTUDO IN VITRO Duziene Denardini Pereira ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO MARGINAL DE FACETAS LAMINADAS CONFECCIONADAS PELA TECNOLOGIA CAD/CAM: ESTUDO IN VITRO Dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Odontologia, Área de

Leia mais

Núcleos Uni e Multirradiculares

Núcleos Uni e Multirradiculares CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO CURSO DE ODONTOLOGIA Núcleos Uni e Multirradiculares Prof. Itamar Lopes Júnior Os núcleos intra-radiculares ou de preenchimento estão indicados em dentes que apresentam-se

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

Coluna Visão Protética

Coluna Visão Protética Eduardo Souza Junior¹ Gustavo Bertholdo² Ginger Mello 3 Lúcio Kanashiro 4 Sidney Kina 5 Resumo Cimentação adesiva de laminados cerâmicos E.max Adhesive cementation of E.max ceramic laminates A etapa de

Leia mais

INTRODUÇÃO Sistemas CAD-CAM INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO Unidade Fresadora Acessória - CAM INTRODUÇÃO 31/5/2009

INTRODUÇÃO Sistemas CAD-CAM INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO Unidade Fresadora Acessória - CAM INTRODUÇÃO 31/5/2009 SARMENTO, H. R.; CAMPOS, F.; SOUZA, R. O. A. Avaliação da resistência à fleão biaial de cerâmicas processadas pelo sistema CAD/CAM Cerec inlab. In: XIV Mostra de Iniciação Científica em Odontologia, 2009,

Leia mais

IVANA AGNOLETTO SOUZA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DAS INTERFACES DE CIMENTAÇÃO DE ONLAYS EM RESINA COMPOSTA CAD/CAM

IVANA AGNOLETTO SOUZA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DAS INTERFACES DE CIMENTAÇÃO DE ONLAYS EM RESINA COMPOSTA CAD/CAM IVANA AGNOLETTO SOUZA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DAS INTERFACES DE CIMENTAÇÃO DE ONLAYS EM RESINA COMPOSTA CAD/CAM Dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre em Odontologia

Leia mais

UNIÃO DE MATERIAIS ADESIVOS À CERÂMICA E AO POLÍMERO

UNIÃO DE MATERIAIS ADESIVOS À CERÂMICA E AO POLÍMERO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA-DOUTORADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM DENTÍSTICA RESTAURADORA UNIÃO DE MATERIAIS ADESIVOS

Leia mais

Restabelecimento do sorriso com pino de fibra de vidro e restaurações indiretas cerâmicas

Restabelecimento do sorriso com pino de fibra de vidro e restaurações indiretas cerâmicas www.kulzer.com.br Variotime Restabelecimento do sorriso com pino de fibra de. Leonardo Fernandes da Cunha Ubiracy Gaião Carla Castiglia Gonzaga Marina Samara Baechtold Aline Reichardt Tatiana Miranda Deliberador

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA CONCENTRAÇÃO EM DENTÍSTICA RESTAURADORA JONAS PEREIRA ANDRADE Efeito da espessura

Leia mais

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico www.kulzer.com.br GLUMA 2Bond / Variotime Easy Putty e Variotime Light Flow Leonardo Fernandes da Cunha Gabriela Andrade Serpa Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Saúde bucal nas melhores mãos.

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL Data: 16 a 19 de junho de 2015 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Pontes - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - ExciTE F DSC Variolink N Cimento resinoso dual e fotopolimerizável, adequado para cimentação adesiva de restaurações

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 12 a 16 de março de 2018 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente.

Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente. Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente. Luis Henrique Araújo Raposo Professor de Prótese Fixa, Materiais Odontológicos e Oclusão da Faculdade de Odontologia

Leia mais

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Duração: 5 meses/módulos de 2 dias. Datas: 24 e 25 de maio de 2012 21 e 22 de junho de 2012 26 e 27 de julho de 2012 23 e 24 de agosto de 2012 27 e 28 de setembro de 2012 CURSO TÉCNICAS

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES DATA à definir Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - ExciTE F DSC 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Facetas - Dissilicato de Lítio - Variolink N LC - Tetric N-Bond Variolink N LC O cimento resinoso micropartiliculado, fotopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Facetas - Compósitos - Variolink N LC - Syntac Variolink N LC O cimento resinoso micropartiliculado, fotopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem flúor OptraStick

Leia mais

QUAIS REQUISITOS PARA UTILIZÁ-LAS? ODONTOLOGIA RESINAS COMPOSTAS EM DENTES POSTERIORES SOLUÇÕES RESTAURADORAS EM POSTERIORES 03/10/2017

QUAIS REQUISITOS PARA UTILIZÁ-LAS? ODONTOLOGIA RESINAS COMPOSTAS EM DENTES POSTERIORES SOLUÇÕES RESTAURADORAS EM POSTERIORES 03/10/2017 ODONTOLOGIA RESINAS COMPOSTAS EM DENTES POSTERIORES PREVENTIVA Remineralização Fluoretos Selantes RESTAURADORA Direta Indireta SOLUÇÕES RESTAURADORAS EM POSTERIORES CARACTERÍSTICAS IDEAIS PARA USO DE RESINAS

Leia mais

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas LANÇAMENTO RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo O RelyX TM Ultimate é o mais novo e inovador cimento resinoso adesivo dual da 3M ESPE, desenvolvido especialmente para atender uma demanda de alta estética

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS Dr. Dario Adolfi Data: 03 de setembro de 2010 Valor: R$ 200,00 a vista até 27/08/2010 R$ 250,00 a vista de 27/08/2010 até a data do evento Uma

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Pontes - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - Syntac 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante do cimento

Leia mais

RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo

RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo Cimentação definitiva de: Restaurações indiretas em cerâmica condicionável, cerâmica não condicionável, resina e metal. Inlays / Onlays Coroas Próteses Fixas Próteses

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DENTES ANTERIORES E POSTERIORES Dr. Dario Adolfi Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 10 e 11 de junho de 2010 1 e 2 de julho de 2010 5 e 6 de agosto de 2010 2

Leia mais

Caso Clínico White Post

Caso Clínico White Post Caso Clínico White Post Uso clínico de pino fibroresinoso O uso de pinos de fibra de vidro possibilita um meio de retenção para restaurações diretas ou indiretas. Este relato de caso clínico apresenta

Leia mais

LENTES DE CONTATO DENTAIS

LENTES DE CONTATO DENTAIS LENTES DE CONTATO DENTAIS Dr. André Formolo *No final do e-book constam os diferenciais dos tratamentos estéticos com lentes de contato na Ortoville. Não deixe de ler o artigo completo. Boa leitura! O

Leia mais

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO 1 RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO Luana Azevedo Atayde Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista

Leia mais

3 Materiais e Métodos

3 Materiais e Métodos 37 3 Materiais e Métodos 3.1. Obtenção dos modelos Para análise de elementos finitos, adotou-se modelos bi-dimensionais pelo fato que esta modelagem está associada a uma menor complexidade, porém apresentando

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 8 a 12 de abril de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 6 a 10 de agosto de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

Laminados cerâmicos: simplificando a cimentação

Laminados cerâmicos: simplificando a cimentação Laminados cerâmicos: simplificando a cimentação Laminates ceramic: simplifying cementation Gil Montenegro 1 Weider Silva 2 Tarcísio Pinto 3 COLUNA VISÃO CLÍNICA Resumo A procura pela estética é cada vez

Leia mais

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS Datas: 15 a 17 de novembro de 2018 A revolução tecnológica na odontologia com os sistemas CAD/CAM, aliado aos novos materiais cerâmicos, tem cada vez mais exigido não só do

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Linha Laboratorial

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Linha Laboratorial CATÁLOGO DE PRODUTOS Linha Laboratorial Contacto Film Carbono em filme para articulação Contacto Papel e Arcada Papel carbono para registro da articulação Interlig Fibra de vidro trançada, impregnada em

Leia mais

CERÂMICAS ODONTOLÓGICAS

CERÂMICAS ODONTOLÓGICAS CERÂMICAS ODONTOLÓGICAS 1 CERÂMICAS ODONTOLÓGICAS: Introdução Classificação (tipos de cerâmicas) Resumo das propriedades gerais MICROESTRUTURA Tipo de Cerâmica PROCESSAMENTO USO CLÍNICO 2 Definição Cerâmicas:

Leia mais

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing**

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing** 16 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios Protocolo clínico Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: provisórios preparos e Rafael Calixto*, Nelson Massing** *Especialista

Leia mais

maior opacidade Maior opacidade resultando em melhor estética final

maior opacidade Maior opacidade resultando em melhor estética final Opus Bulk Fill Flow é uma resina composta fluida indicada para a técnica bulk filling, como base e forramento de restaurações adesivas diretas. Devido à sua baixa tensão de contração e grande profundidade

Leia mais

EFEITO DA USINAGEM E DE PROCEDIMENTOS PÓS- USINAGEM NA SUPERFÍCIE DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS PARA CAD/CAM

EFEITO DA USINAGEM E DE PROCEDIMENTOS PÓS- USINAGEM NA SUPERFÍCIE DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS PARA CAD/CAM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MESTRADO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM MATERIAIS DENTÁRIOS LAURA SMIDT NUNES

Leia mais

3 Materiais e Métodos

3 Materiais e Métodos 44 3 Materiais e Métodos 3.1 Modelagem Geométrica A literatura apresenta diversos trabalhos que adotam o método de elementos finitos para análise da distribuição de tensões em dentes restaurados com pinos

Leia mais

RelyX U200 Cimento Resinoso Autoadesivo

RelyX U200 Cimento Resinoso Autoadesivo RelyX U200 Cimento Resinoso Autoadesivo Cimentação definitiva de: Restaurações indiretas em cerâmica condicionável, cerâmica não condicionável, resina e metal. Inlays / Onlays Coroas Próteses Fixas Próteses

Leia mais

Beleza do Sorriso 016

Beleza do Sorriso 016 Beleza do Sorriso 016 Capítulo 01 HENRIQUE DE CASTRO E SOUZA PIRES ROGÉRIO LUIZ MARCONDES JHONATAN HENRIQUE BOCUTTI RESINA TERMICAMENTE MODIFICADA POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES Capítulo 01 017 Beleza do

Leia mais

Confecção laboratorial de núcleo estético anatômico em fibra de vidro

Confecção laboratorial de núcleo estético anatômico em fibra de vidro SO CLÍNICO CASO CLÍNICO CASO CLÍNICO CASO CLÍNICO CASO CLÍNICO CAS Confecção laboratorial de núcleo estético anatômico em fibra de vidro Nelson Maia Bergamini TPD Lygia Madi - CD Os pinos em fibra de vidro

Leia mais

Palavras-chave: Odontologia; Materiais dentários; Restauração dentária.

Palavras-chave: Odontologia; Materiais dentários; Restauração dentária. Análise comparativa da eficácia de restaurações endocrown e coroas com pinos COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Evaldo Pinheiro Beserra Neto Cibelly Karolinny Sombra Nobre Jacqueline

Leia mais

inlab MC X5: LIBERDADE DE ESCOLHA PARA LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA. SIRONA.COM.BR

inlab MC X5: LIBERDADE DE ESCOLHA PARA LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA. SIRONA.COM.BR inlab MC X5: LIBERDADE DE ESCOLHA PARA LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA. SIRONA.COM.BR inlab MC X5: SUA NOVA LIBERDADE NO LABORATÓRIO CARO LEITOR, Como um técnico de próteses dentárias, você é para Sirona

Leia mais

PrograMill. Bem equipado para o futuro digital!

PrograMill. Bem equipado para o futuro digital! PrograMill Bem equipado para o futuro digital! PrograMill One Automação e Conforto PrograMill One é sem fio e pode ser operada a partir de qualquer lugar dentro do laboratório, através de aplicativo em

Leia mais

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica INTRODUÇÃO Atualmente a procura pela estética e boa aparência do sorriso proporciona ao mercado desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais para suprir as necessidades dos pacientes, ou seja, o

Leia mais

3M Single Bond Universal Adesivo

3M Single Bond Universal Adesivo 3M Single Bond Universal Adesivo Guia Técnico MENU 2 Guia Técnico A 3M desenvolveu este guia técnico interativo, para que você alcance os melhores resultados usando o 3M Single Bond Universal nos seus

Leia mais

CARES Chairside System. Maria Hahn, Global Product Manager Connectivity January 2017

CARES Chairside System. Maria Hahn, Global Product Manager Connectivity January 2017 CARES Chairside System Maria Hahn, Global Product Manager Connectivity January 2017 CARES Chairside fluxo de trabalho simplificado Soluções chairside Tão simples quanto 1, 2, 3 - Escaneamento, Desenho

Leia mais

Restauração indireta em resina composta

Restauração indireta em resina composta www.kulzer.com.br Variotime / GLUMA 2Bond / Charisma Classic Restauração Indireta em Resina Composta Francisco Fernandes Pereira de Souza Frederico dos Reis Goyatá Amália Moreno Célia Regina Moreira Lanza

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT- 7008 - Prótese Parcial Pré Clínica Identificação

Leia mais

IRI. SelfConnect concept

IRI. SelfConnect concept Coroas Sem Cimento Sem Parafuso Caso Clínico: Exodontia do dente 11, enxerto Colocação de implante e pilar SC Colocação de Cilindro Cicatrizador Anatômico Dia seguinte, Colocação de Cilindro Protético

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Retentivo - Subgengival - Multilink Speed Multilink Speed Cimento resinoso autoadesivo, autopolimerizável, com opção fotopolimerizável Proxyt

Leia mais

Cerâmicas Odontológicas

Cerâmicas Odontológicas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS E BIOLOGIA ORAL Disciplina ODB401 - Materiais para uso indireto Roteiro de estudos (24/04/13) Prof. Paulo Francisco Cesar

Leia mais

Boas ideias transformadas em inovação

Boas ideias transformadas em inovação Boas ideias transformadas em inovação A Yller atua de forma inovadora e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da odontologia brasileira e fornecendo produtos e serviços que superam as expectativas

Leia mais

Restauração intra radicular em dentes com ampla destruição coronária: Relato de caso clínico

Restauração intra radicular em dentes com ampla destruição coronária: Relato de caso clínico CONEXÃO FAMETRO 2017: Arte e Conhecimento XIII SEMANA ACADÊMICA V ENCONTRO DE MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Restauração intra radicular em dentes com ampla destruição coronária: Relato de caso clínico

Leia mais

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

Palavras-chave: Técnica para retentores intrarradiculares; Cimento de Fosfato de inco; Cimentos de Resina; Resistência à tração.

Palavras-chave: Técnica para retentores intrarradiculares; Cimento de Fosfato de inco; Cimentos de Resina; Resistência à tração. Avaliação da resistência de união em núcleo metálico fundido cimentado com diferentes materiais. PAINEL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Kaline Helen Batista Lima Érika Mathias Pinto Dinelly kaline_hellen@hotmail.com

Leia mais

Facetas cerâmicas para tratamento de descoloração dentária e melhora periodontal

Facetas cerâmicas para tratamento de descoloração dentária e melhora periodontal www.kulzer.com.br GLUMA 2Bond / GLUMA Desensitizer / Variotime Leonardo Fernandes da Cunha Bruno Mendes Heron Teixeira Ana Beatriz Franco Fernandes Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Saúde bucal

Leia mais

EDITAL Nº 33, DE 26 DE MARÇO DE 2018

EDITAL Nº 33, DE 26 DE MARÇO DE 2018 EDITAL Nº 33, DE 26 DE MARÇO DE 2018 Edital de divulgação do gabarito de prova do processo seletivo do de vagas remanescentes do Programa de Programa de Mestrado em ODONTOLOGIA (Stricto Sensu), regulamentado

Leia mais

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) CLASSE IV Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas CLASSE IV - Lesões Cariosas Originam-se de amplas lesões de classe III que afetaram

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi Dr. Dario Adolfi Duração: 3 dias Data: 26, 27 e 28 de agosto de 2009 OBJETIVOS: As facetas laminadas são consideradas as restaurações mais conservadoras e com a melhor qualidade estética. Um preparo e

Leia mais

Used Products. Multilink N. OptraDam. N-Etch. Monobond N. MultiCore. DENTES - Pino Intrarradicular - Metal - Multilink N

Used Products. Multilink N. OptraDam. N-Etch. Monobond N. MultiCore. DENTES - Pino Intrarradicular - Metal - Multilink N Used Products DENTES - Pino Intrarradicular - Metal - Multilink N Multilink N Cimento resinoso universal autopolimerizável OptraDam OptraDam Plus é um dique de borracha moldado anatomicamente para o isolamento

Leia mais

FIBER CAD Post & Core

FIBER CAD Post & Core PRODUTOS ANGELUS FIBER CAD Post & Core Discos e blocos em compósito de fibras de vidro A técnica de fundição de núcleos atualizada para o sistema CAD-CAM com uso de fibras de vidro. Caso inicial Padrão em

Leia mais

3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017

3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017 3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017 Compósitos 3M Filtek A verdadeira nanotecnologia da 3M permite uma resistência superior e um excelente polimento. Com a técnica simplificada da gama Filtek

Leia mais

AUMENTO DE COROA CLÍNICA UTILIZANDO DSD-Digital Smile Design

AUMENTO DE COROA CLÍNICA UTILIZANDO DSD-Digital Smile Design AUMENTO DE COROA CLÍNICA UTILIZANDO DSD-Digital Smile Design Crown lengthening procedure using Digital Smile Design Evandro Franco da Rocha 1 *, Valéria Campanelli Franco da Rocha 1 RESUMO Através dos

Leia mais

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle www.kulzer.com.br Variotime Bite / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Diagnóstico Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com

Leia mais

riva ajuda você a ajudar o seu paciente

riva ajuda você a ajudar o seu paciente riva ajuda você a ajudar o seu paciente o que é um ionômero de vidro? como o dentista se beneficiará com o uso de ionômero de vidro? como o paciente se beneficiará com o uso de ionômero de vidro? Ionômero

Leia mais

AGRADECIMENTOS. A Deus, que me acompanhou em cada viagem ao longo dessa jornada e me deu forças para que eu concluísse essa etapa.

AGRADECIMENTOS. A Deus, que me acompanhou em cada viagem ao longo dessa jornada e me deu forças para que eu concluísse essa etapa. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM DENTÍSTICA RESTAURADORA Influência do tempo de condicionamento

Leia mais

SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA

SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA MOZAR MARTINS DE SOUZA MANUAL DE LIGAS FUNDIÇÃO E SOLDAGEM SÉRI E: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGI CA 2 ÍNDICE Manual técnico de ligas dentais O padrão Fabricação da

Leia mais

COMPONEER. Sorrisos prontos em uma única sessão

COMPONEER. Sorrisos prontos em uma única sessão Sorrisos prontos em uma única sessão Primeiro sistema de restauração no mundo, com facetas extremamente finas, pré-fabricadas em resina BRILLIANT NG, disponível em diversos tamanhos, o que tornam tanto

Leia mais

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival www.kulzer.com.br Variotime fios de afastamento gengival. Dr. Paulo Tomio Minami Saúde bucal nas melhores mãos. Relato do Caso: Paciente: Sexo feminino, 65 anos. Introdução Quando falamos sobre estética,

Leia mais

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Modelo: Semiautomático e Automático São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA

Leia mais

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português 49 A Influência da Cor Dentária no Preparo para Facetas Laminadas sob uma Perspectiva Minimamente Invasiva: Relato

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Coroas - Cerâmica Vítrea - Multilink N Multilink N Cimento resinoso universal autopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem flúor OptraStick Acessório que possui

Leia mais

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques Caso Selecionado A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas Sanzio Marcelo Lopes Marques Ao contrário de alguns anos atrás, o cirurgiãodentista dispõe hoje de um amplo arsenal de materiais

Leia mais

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período:

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período: 1 FACULDADES INTEGRADAS DA Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº 368/2008 de 19//2008 (DOU 20//2008) PLANO DE ENSINO CURSO DE ODONTOLOGIA (para alunos ingressantes a partir do 1º semestre letivo de 2006)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Departamento ODT 7102 - Materiais Dentários II ODT - Odontologia Identificação da Oferta Odontologia 4ª Fase UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

Associação da Periodontia e Dentística Restauradora na Lapidação de Cerâmicas em Dentes Anteriores

Associação da Periodontia e Dentística Restauradora na Lapidação de Cerâmicas em Dentes Anteriores www.kulzer.com.br Variotime / GLUMA 2Bond Restauradora na Lapidação de Cerâmicas Leonardo Fernandes da Cunha Julia Baumgartner Ramos Orellana Jaqueline Müller Henn Brenda Procopiak Gugelmin Carla Castiglia

Leia mais

Informação do Produto. cara Print 4.0 A nova impressora 3D da Kulzer Rápida, precisa, econômica: A combinação perfeita. Saúde bucal nas melhores mãos.

Informação do Produto. cara Print 4.0 A nova impressora 3D da Kulzer Rápida, precisa, econômica: A combinação perfeita. Saúde bucal nas melhores mãos. Informação do Produto cara Print 4.0 A nova impressora 3D da Kulzer Rápida, precisa, econômica: A combinação perfeita. Saúde bucal nas melhores mãos. cara Print 4.0 Rápida, precisa e econômica Finalmente,

Leia mais

Leonardo Fernandes da Cunha Rafaella Caramori Saab Juliana de Souza Vieira Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Nolasco

Leonardo Fernandes da Cunha Rafaella Caramori Saab Juliana de Souza Vieira Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Nolasco www.kulzer.com.br Durafill VS / Charisma Diamond / GLUMA 2Bond. Leonardo Fernandes da Cunha Rafaella Caramori Saab Juliana de Souza Vieira Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Nolasco Saúde bucal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

Facetas pré-fabricadas em resina composta uma realidade clínica: relato de caso clínico.

Facetas pré-fabricadas em resina composta uma realidade clínica: relato de caso clínico. Facetas pré-fabricadas em resina composta uma realidade clínica: relato de caso clínico. Prof Dr Adriano Augusto Melo de Mendonça - Dentística UFS Prof Dr Daniel Maranha da Rocha Dentística UFS Introdução

Leia mais

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO...18 SEÇÃO 1: CONHECENDO OS SISTEMAS CERÂMICOS CAPÍTULO 2: INTRODUÇÃO

Leia mais

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E CONTROLE DE BIOMATERIAIS RELATÓRIO TÉCNICO

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E CONTROLE DE BIOMATERIAIS RELATÓRIO TÉCNICO RELATÓRIO TÉCNICO RELATÓRIO TÉCNICO MATERIAIS ANÁLISADOS Esthet-X HD (Dentsply / Caulk - Milford, DE. 19963-0359) Lote: 141103 2017-11 IPS Empress Direct (Ivoclar Vivadent AG, Bendererstrasse 2 FL-9494

Leia mais

3M Oral Care. Promoções Janeiro - Março 2019

3M Oral Care. Promoções Janeiro - Março 2019 3M Oral Care Promoções Janeiro - Março 2019 Compósitos Na compra de 4 reposições de Filtek Supreme XTE Universal, 1 reposição de Filtek Supreme XTE Flow* Estética excelente. Retenção inigualável do brilho.

Leia mais

Bifix QM. Sistema de cimentação resinosa de

Bifix QM. Sistema de cimentação resinosa de Bifix QM Bifix QM Sistema de cimentação resinosa de polimerização Dual Bifix QM Sistema de cimentação resinosa de polimerização dual Uma cimentação duradoura de metais e ligas não-metálicas, cerâmicas

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 Definir estética sempre foi um grande desafio para a humanidade. Na verdade, a definição de algo absolutamente mutável e dinâmico, sujeito a interpretações subjetivas

Leia mais

Adesivos. Adesivo dentina / esmalte monocomponente à base de Ormocer, fotopolimerizável. Admira Bond em embalagens de dose única (Single Dose)

Adesivos. Adesivo dentina / esmalte monocomponente à base de Ormocer, fotopolimerizável. Admira Bond em embalagens de dose única (Single Dose) Admira Bond Admira Bond Single Dose Adesivo dentina / esmalte monocomponente à base de Ormocer, fotopolimerizável Admira Bond em embalagens de dose única (Single Dose) Restauração directa com todos os

Leia mais

ESCANEAMENTO INTRAORAL EM REABILITAÇÕES ORAIS PROTÉTICAS

ESCANEAMENTO INTRAORAL EM REABILITAÇÕES ORAIS PROTÉTICAS CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 ESCANEAMENTO INTRAORAL EM REABILITAÇÕES ORAIS PROTÉTICAS Estefaní Araújo Feitosa Liliane Emília Alexandre de Oliveira

Leia mais