Introdução a Estruturas de Dados Espaciais - QuadTree

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução a Estruturas de Dados Espaciais - QuadTree"

Transcrição

1 Introdução a Estruturas de Dados Espaciais - QuadTree Ricardo C. Câmara de Meira Santos Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Ciência da Computação DECOM Algoritmos e Estrutura de Dados II - BCC203

2 Dados Escalares x Dados Espaciais Dados Escalares Na matemática, na informática, e na física uma grandeza escalar é definida quando precisamos somente de um valor numérico associado a uma unidade de medida para caracterizar uma grandeza física. Este termo é utilizado em contraste com entidades compostas como por exemplo vector e matriz. Exemplos: Comprimento, massa e tempo. Em um exemplo, se uma corda tem comprimento de 2 metros, já é o suficiente para termos ideia completa da medida de sua grandeza física comprimento. Ou seja, o comprimento da corda ficou completamente caracterizado.

3 Dados Escalares Dados Escalares x Dados Espaciais Poderíamos responder a perguntas como essas? Qual a média das notas dos alunos que moram próximos a Uberlândia? Quais alunos moram a no máximo 100km da capital do estado?

4 Dados Escalares x Dados Espaciais Dados Espaciais Os dados espaciais possuem informações sobre elementos em um espaço. Este espaço pode ser tanto a representação de um local físico ou um espaço criado digitalmente. Os dados espaciais podem representar locais de pontos no espaço, distâncias e formas geométricas. Exemplo: Localização de uma casa, quarteirões, bairros, cidades países ou até continentes.

5 Dados Espaciais Dados Escalares x Dados Espaciais Poderíamos responder a perguntas como essas? Qual a média das notas dos alunos que moram próximos a Uberlândia? Quais alunos moram a no máximo 100km da capital do estado?

6 Dados Escalares x Dados Espaciais Dados Espaciais Também podemos responder perguntas sobre: Localização: Existe uma cidade chamada São Paulo? Existe uma cidade em 39o S, 65o W? Vizinhança: Qual a cidade com nome subsequente a São Paulo? Qual a cidade mais próxima de São Paulo? Extensão: Qual o perímetro de São Paulo? Qual a área de São Paulo?

7 Dados Espaciais Exemplos: Locais Dados Escalares x Dados Espaciais

8 Dados Espaciais Exemplos: Distância Dados Escalares x Dados Espaciais

9 Dados Escalares x Dados Espaciais Dados Espaciais Exemplos: Formas geométricas 2D.

10 Dados Escalares x Dados Espaciais Dados Espaciais Exemplos: Formas geométricas 3D.

11 Dados Escalares x Dados Espaciais Dados Espaciais Geralmente definidos pelas variáveis: x, y e z. Possuem localização no espaço. Estão relacionados a determinados sistemas de coordenadas. Em contraste aos dados escalares não são representados por somente um valor numérico.

12 Banco de Dados Conceito Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados, projetados para uma finalidade específica. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.

13 Banco de Dados Aplicações de um banco de dados comum: Bancos (ex.: depósito ou retirada de fundos da conta bancária); Hotéis (ex: reservas de quartos); Empresas aéreas (ex: compra e reserva de passagens); Bibliotecas (ex: consulta ao acervo); Supermercados (ex: identificação dos produtos comprados, controle do estoque); Lojas virtuais (ex: clientes e produtos vendidos pelo site); Redes sociais (ex: fotografias, postagens, curtidas, localização);

14 Banco de Dados Bancos de Dados Geográficos Para gerência desses dados, utiliza-se softwares chamados Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs). São exemplos de programas desse tipo: PostgreSQL, MySQL, Access e Oracle. Requisito fundamental hoje nos SGBDs: Manipulação dos dados espaciais. Bancos de Dados Geográficos (BDG), também chamados de Bancos de Dados Espaciais (BDE), possuem o diferencial de suportar dados geométricos em suas tabelas. Possibilita a realização de cálculos como áreas, distâncias e centróides, além de realizar a geração de buffers (zona de influência) e outras operações entre as geometrias.

15 Banco de Dados Bancos de Dados Geográficos Aplicações Sistema de Informação Geográfica (Cartografia); CAD (Computer-Aided Design); Banco temporal, onde o tempo pode ser considerado uma dimensão a mais; Fazendo processamentos como: Medir distâncias, perıḿetro, áreas; Calcular a conectividade e o caminho mais curto entre dois pontos; Analisar pontos e linhas dentro de um polıǵono; Realizar buscar por região (intervalo);

16 Representação de Dados Espaciais Como dados espaciais são representados? Há dois tipos principais de representação, vetorial e matricial.

17 Representação de Dados Espaciais Representação de dados vetorial Pontos: árvores, postes, restaurantes, etc. Linhas: rios, avenidas, ferrovias, etc. Polígonos: terrenos, cidades, estados, florestas, etc.

18 Representação de Dados Espaciais Representação de dados matricial (raster) Espaço dividido em células. Cada célula possui sua informação independente. Observe que a figura da direita tem melhor resolução espacial.

19 Vetorial x Matricial Representação de Dados Espaciais

20 Estruturas de dados espaciais Estruturas conhecidas Tabela Hash Não atende às consultas de intervalos.

21 Estruturas de dados espaciais Estruturas conhecidas Árvores Binárias e n-árias. Trata apenas uma dimensão, ou seja uma outra representação de vetor.

22 Estruturas de dados espaciais Consulta Linear de Intervalo Considere o seguinte conjuntos de dados espaciais.

23 Estruturas de dados espaciais Consulta Linear de Intervalo Quais os dados do no intervalo (20, 20) e (40, 50)?

24 Estruturas de dados espaciais Consulta Linear de Intervalo Quais os dados do no intervalo (20, 20) e (40, 50)?

25 Estruturas de dados espaciais Consulta Linear de Intervalo Essa abordagem convencional utiliza apenas um dos dois índices por vez. Para consultas por intervalos, precisaríamos de índices que conseguissem manter as tuplas que estão próximas no espaço, próximas também no índice. Com isso conseguiríamos realizar consultas comuns como encontre os restaurantes que estão a no máximo 20km desse ponto sem varrer toda a base de dados.

26 QuadTree Técnica bastante simples. Estruturas de dados espaciais Extensão multidimensional da árvore de busca binária. O índice é representado como uma árvore quaternária. O espaço de busca é decomposto em quadrantes. Nas quais são nomeados por: Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. Pontos são armazenados em nós internos. Para n pontos, espera-se uma altura de O(log n). Acelera o acesso a dados num plano 2 dimensões.

27 QuadTree Estruturas de dados espaciais

28 Estruturas de dados espaciais QuadTree Divide o plano em vários pedaços, chamados de quadrantes. Estrutura básica em C.

29 QuadTree Inserção. Estruturas de dados espaciais

30 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

31 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

32 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

33 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

34 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

35 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

36 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

37 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

38 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

39 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

40 QuadTree Exemplo prático Estruturas de dados espaciais

41 QuadTree Pesquisa por ponto Estruturas de dados espaciais

42 QuadTree Pesquisa por intervalo Estruturas de dados espaciais

43 Outras estruturas OctaTree Estruturas de dados espaciais

44 Outras estruturas OctaTree Estruturas de dados espaciais

45 Outras estruturas Grid K-d-Tree R-Tree Estruturas de dados espaciais Serão apresentadas nos seminários.

46 Dúvidas e sugestões: ricardocamara03@gmail.com Perguntas

Algoritmos e Estrutura de Dados - II Estrutura de Dados Espaciais

Algoritmos e Estrutura de Dados - II Estrutura de Dados Espaciais Algoritmos e Estrutura de Dados - II Estrutura de Dados Espaciais Rodolfo Labiapari Mansur Guimarães rodolfolabiapari@decom.ufop.br Lattes: http://goo.gl/mzv4dc Departamento de Computação Instituto de

Leia mais

ESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS

ESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS ESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Algoritmos e Estrutura de Dados II 1 Dados Escalares

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Algoritmos e Estrutura de

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Algoritmos e Estrutura de Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Algoritmos e Estrutura de Dados II Adaptado de Leandro Figueiredo 1 2 Inscrição Nota

Leia mais

Inscrição Nota Estado Cidade Curso ,8 MG VIÇOSA ADMINISTRAÇÃO ,0 MG UBERLÂNDIA DIREITO ,0 MG ALFENAS ENGENHARIA CIVIL

Inscrição Nota Estado Cidade Curso ,8 MG VIÇOSA ADMINISTRAÇÃO ,0 MG UBERLÂNDIA DIREITO ,0 MG ALFENAS ENGENHARIA CIVIL Inscrição Nota Estado Cidade Curso 00467354 47,8 MG VIÇOSA ADMINISTRAÇÃO 00085820 52,0 MG UBERLÂNDIA DIREITO 00015022 51,0 MG ALFENAS ENGENHARIA CIVIL 00403068 8,0 MG VARGINHA ENGENHARIA QUÍMICA 00130230

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO SIAD,

GEOPROCESSAMENTO SIAD, Aplicações do SIG GEOPROCESSAMENTO SIAD, 2005 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS SIG é um sistema que engloba hardware, software, procedimentos e módulos, ou subsistemas, integrados e projetados para dar

Leia mais

Mapas e suas representações computacionais

Mapas e suas representações computacionais Mapas e suas representações computacionais Tipos de dados: diversos tipos de dados são utilizados em SIG e suas representações computacionais. Mapas temáticos Descrevem de forma qualitativa, a distribuição

Leia mais

DADOS EM GEOPROCESSAMENTO

DADOS EM GEOPROCESSAMENTO Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Humanos Unidade Acadêmica de Engenharia Civil DADOS EM GEOPROCESSAMENTO Prof. Iana Alexandra Alves Rufino : dois grandes grupos Dados

Leia mais

Banco de Dados Geográficos

Banco de Dados Geográficos Banco de Dados Geográficos Valéria Gonçalves Soares Professora DIMAp/UFRN Conteúdo Bancos de Dados Geográficos 1. Conceitos e Definições Características Gerais 2. Modelos de Dados Geográficos Modelos de

Leia mais

DADOS EM GEOPROCESSAMENTO

DADOS EM GEOPROCESSAMENTO Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Humanos Unidade Acadêmica de Engenharia Civil DADOS EM GEOPROCESSAMENTO Prof. Mauro Normando M. Barros Filho : dois grandes grupos

Leia mais

Banco de Dados Espaciais

Banco de Dados Espaciais Banco de Dados Espaciais Disciplina BD Não Convencionais Prof. Ricardo Rodrigues Ciferri São Carlos, 20 de Agosto de 2010 Sumário Tipos de Dados Espaciais Representação dos Dados Processamento de Consultas

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA SIG FORMATOS DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS FORMATO VETORIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA SIG FORMATOS DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS FORMATO VETORIAL FORMATO VETORIAL 1 FORMATO VETORIAL Formato que utiliza como primitivas Pontos, Linhas e Polígonos, baseadas em equações matemáticas para representar imagens na computação gráfica Primitivas: elementos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2 SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Descrição de uma realidade com algum propósito Modelo MODELAR Termo geral para denotar o processo de construir representações

Leia mais

Computação Gráfica. Representação e Modelagem

Computação Gráfica. Representação e Modelagem Computação Gráfica Representação e Modelagem Professora: Sheila Cáceres Baseado nos slides da Prof. Soraia Musse Modelagem Área da Computação Gráfica que estuda a criação de modelos dos objetos reais.

Leia mais

Dados espaciais QuadTree para Pontos

Dados espaciais QuadTree para Pontos Dados espaciais QuadTree para Pontos Estruturas de Dados II Jairo Francisco de Souza Quadtree Espaço dividido em quadrantes (direções) NW NE SW SE Quadtree Espaço dividido em quadrantes (direções) NW (1)

Leia mais

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PMI Graduação em Engenharia de Petróleo PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Leia mais

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS Mundo Real Camadas de Informações Estrutura dos Dados Geográficos Organização lógica dos dados para preservar sua integridade e facilitar o seu uso. Vetorial Raster ou Matricial

Leia mais

Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica

Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG - 2012 Definições Arquitetura: o conjunto da estrutura e organização de diferentes

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta 1 GEOPROCESSAMENTO Bases conceituais e teóricas Prof. Luiz Henrique S. Rotta GEOPROCESSAMENTO Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação

Leia mais

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM/BCC

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM/BCC GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/gbd UFU/FACOM/BCC Plano de Curso Ementa Arquitetura de um Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Geoprocessamento - Geomática

Geoprocessamento - Geomática Geoprocessamento - Geomática Ciência que lida com a aquisição, tratamento, análise e comunicação de informações geográficas por meio de métodos numéricos ou quantitativos OBJETIVO Modelo do mundo real

Leia mais

Noções básicas de SIG com QGIS

Noções básicas de SIG com QGIS Noções básicas de SIG com QGIS XXIII ENCONTRO ANIPES Alexandre Silva dos Santos Patrícia Alves Noções básicas de SIG com QGIS 1. Introdução ao QGIS 2. Sistema de Referências Cartográficas (SRC) 3. Inicialização

Leia mais

Geometria Computacional

Geometria Computacional Geometria Computacional Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Estrutura do Curso Aspectos teóricos e práticos Construção e análise de algoritmos e estruturas de dados para a solucionar problemas geométricos

Leia mais

Grandezas, unidades de medida e escalas

Grandezas, unidades de medida e escalas Grandezas, unidades de medida e escalas Introdução Aprendemos desde cedo a medir e comparar grandezas como comprimento; tempo; massa; temperatura; pressão e corrente elétrica. Atualmente, contamos com

Leia mais

SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar

SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar Objectivos deste módulo: SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar Elisabete A. Silva elisabetesilva@de.ucp.pt

Leia mais

Cartografia Digital. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Cartografia Digital. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Digital Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Cartografia Digital Entende-se por cartografia como uma ciência que se ocupa com os estudos e intervenções técnicas e científicas, e até mesmo artísticas

Leia mais

Operações Vetoriais. Exemplos de aplicação. Felipe Valério de Siqueira Ruan Moraes Andrade

Operações Vetoriais. Exemplos de aplicação. Felipe Valério de Siqueira Ruan Moraes Andrade Operações Vetoriais Exemplos de aplicação Felipe Valério de Siqueira Ruan Moraes Andrade Índice 1. 2. Celular Space Attribute Fill 3. Vector to Vector Vector to Raster Processamento Vetorial Agregação

Leia mais

Compressão de Textos. Introdução. Introdução. Introdução. O volume de informação textual disponível on-line é imenso:

Compressão de Textos. Introdução. Introdução. Introdução. O volume de informação textual disponível on-line é imenso: Compressão de Textos Estrutura de Dados II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM O volume

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

Busca em Regiões Ortogonais

Busca em Regiões Ortogonais Busca em Regiões Ortogonais Claudio Esperança Paulo Roma 1 O problema O problema O problema consiste em recuperar objetos tipicamente pontos que intersectam ou estão contidos numa região simples do espaço

Leia mais

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados.

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Thaís Celina Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Topografia; Fotogrametria; Cartografia; SIG. Coleta Armazenamento

Leia mais

Grandezas, Unidades de. Alex Oliveira. Medida e Escala

Grandezas, Unidades de. Alex Oliveira. Medida e Escala Grandezas, Unidades de Alex Oliveira Medida e Escala Medindo Grandezas Aprendemos desde cedo a medir e comparar grandezas como comprimento; tempo; massa; temperatura; pressão e corrente elétrica. Atualmente,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

Lista de Exercícios 5

Lista de Exercícios 5 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

3 Sistema de Informação geográfica

3 Sistema de Informação geográfica 3 Sistema de Informação geográfica 3.1 Introdução Também conhecidas como "geoprocessamento", as geotecnologias são o conjunto de técnicas computacionais para coleta, processamento, análise e compartilhamento

Leia mais

FLG-5134 Análise Geoespacial

FLG-5134 Análise Geoespacial FLG-5134 Análise Geoespacial OPERAÇÕES COM MAPAS VETORIAIS Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO TERRITORIAL DADOS DESCREVEM OBJETOS E PROCESSOS DA REALIDADE TERRITORIAL

Leia mais

EngEnhArIA CaRToGRáFiCa Cartografia I 2º ano. Introdução aos Sistemas de Informações Geográficas - Parte I

EngEnhArIA CaRToGRáFiCa Cartografia I 2º ano. Introdução aos Sistemas de Informações Geográficas - Parte I EngEnhArIA CaRToGRáFiCa Cartografia I 2º ano Introdução aos Sistemas de Informações Geográficas - Parte I Prof. João Fernando Custodio da Silva Mariana Dias Chaves Gilberto Câmara http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/

Leia mais

Tutorial. Leandro da Silva Santos Bacharelando em Ciência da Computação Universidade Federal de Ouro Preto

Tutorial. Leandro da Silva Santos Bacharelando em Ciência da Computação Universidade Federal de Ouro Preto Tutorial Leandro da Silva Santos Bacharelando em Ciência da Computação Universidade Federal de Ouro Preto Prof. Dr. Tiago Garcia de Senna Carneiro Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Computação

Leia mais

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados Prof. Anderson Henriques Introdução A quantidade de informação relevante para a tomada de decisões nas organizações é muito

Leia mais

Geomática ISA, Colecção de exercícios

Geomática ISA, Colecção de exercícios Geomática ISA, 2011-2012 Colecção de exercícios (I) Pretende criar-se um sistema de informação geográfica que contenha informação relativa aos seguintes conjuntos de dados. Para cada caso, indique quais

Leia mais

Estruturas de Dados Espaciais: Vetorial X Raster

Estruturas de Dados Espaciais: Vetorial X Raster Geoprocessamento Estruturas de Dados Espaciais: Vetorial X Raster Os slides desta apresentação foram elaborados pelo Eng. Agr. M.Sc. Pedro Otávio Felipe e Eng. Agr. M.Sc. Junior Girotto, quando alunos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

Conteúdo de Aquecimento N 1

Conteúdo de Aquecimento N 1 Conteúdo de Aquecimento N 1 Anderson Maciel Lima de Medeiros Julie Eugênio da Silva Francisco Medeiros Consultores em Geotecnologias 3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DADOS GEOGRÁFICOS DICA 1: O QUE

Leia mais

1 o Período Administração 24/11/2015

1 o Período Administração 24/11/2015 Boa noite! Por favor, copiem o conteúdo da postagem referente a aula de hoje na página Internet da disciplina ou copie do pendrive para a Área de Trabalho do Windows. 1 o Período Administração 24/11/2015

Leia mais

Grandezas, Unidades de medidas e Escala. Lucas Gomes

Grandezas, Unidades de medidas e Escala. Lucas Gomes Grandezas, Unidades de medidas e Escala Lucas Gomes Introdução UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS 2 Introdução A unidade é um nome particular que relacionamos às medidas de uma grandeza. No termômetro mostrado

Leia mais

Processamento de Malhas Poligonais

Processamento de Malhas Poligonais Processamento de Malhas Poligonais Tópicos Avançados em Computação Visual e Interfaces I Prof.: Marcos Lage www.ic.uff.br/~mlage mlage@ic.uff.br Conteúdo: Notas de Aula Curvas 06/09/2015 Processamento

Leia mais

Sistemas de Informação Geográficos. Informação na Organização. O Valor da Informação. Sistemas de Informação Tradicionais. O Valor da Informação

Sistemas de Informação Geográficos. Informação na Organização. O Valor da Informação. Sistemas de Informação Tradicionais. O Valor da Informação Introdução Fundamentos e Histórico dos SIG Clodoveu Davis Geográficos Tópicos Informação Sistemas de informação Informação nas organizações Informação geográfica Histórico dos SIG Características e funcionalidade

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Fonte: Rodrigues, 2009 Aula 1- Conceitos Por que usar um SIG? Um mapa representa os elementos da superfície

Leia mais

IGOT. SIG & DR Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota

IGOT. SIG & DR Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota SIG & DR Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota Estrutura de Dados Vectorial vs Matricial 1. Estruturação gráfica e alfanumérica 2. Os erros de conversão 3. Vantagens e desvantagens matricial

Leia mais

Modelagem Geométrica. André Tavares da Silva. Capítulo 12 do Foley Capítulo 4 de Azevedo e Conci Capítulo 11 de Mortenson

Modelagem Geométrica. André Tavares da Silva. Capítulo 12 do Foley Capítulo 4 de Azevedo e Conci Capítulo 11 de Mortenson Modelagem Geométrica André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Capítulo 12 do Foley Capítulo 4 de Azevedo e Conci Capítulo 11 de Mortenson Representações Decomposição Espacial Quadtrees Octrees BSPtree

Leia mais

Sistemas de coordenadas

Sistemas de coordenadas Sistemas de coordenadas Cartografia Profa. Ligia UTFPR Introdução Coordenadas Geográficas: latitude e longitude As suas bases utilizadas são a geometria esférica e o eixo de rotação da Terra. Os pólos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães VETORES NO PLANO E NO ESPAÇO INTRODUÇÃO Cumpre de início, distinguir grandezas escalares das grandezas vetoriais. Grandezas escalares são aquelas que para sua perfeita caracterização basta informarmos

Leia mais

Geoprocessamento. Aula 09 SIG: operações espaciais. Maio de 2017 P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI

Geoprocessamento. Aula 09 SIG: operações espaciais. Maio de 2017 P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Geoprocessamento Aula 09 SIG: operações espaciais Maio de 2017 P ROF. JOSÉ ALBERTO QUINTA NILHA P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Tópicos: Vetor x Matriz Operações espaciais Exercício Estrutura da Aula Sugestão

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA / UFF

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA / UFF SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA 208.2 ANEXO I Grupo : Geometria e Números Complexos Construções Geométricas Geometria Plana Geometria Espacial Números Complexos Possuir Graduação em Matemática, Física ou

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO 6.4 Matriz Curricular do Curso de Ciência da Computação 6.4.1 Componentes curriculares obrigatórios 1 PERÍODO Teórica Prática Hora-aula Horas Cálculo I 6 2 8 144 120 - Geometria Analítica e Vetores - Dados

Leia mais

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Preâmbulo Adaptação: Autoria: João Paulo Pereira António Costa Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Computação Gráfica Modelos Matemáticos Análise (reconhecimento de

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2016 Arquiteturas SIG 2 1 Tipos de Implementação 3 Tipos de Implementação Em geral, um

Leia mais

CAPÍTULO 2 CONCEITOS DE GEOPROCESSAMENTO

CAPÍTULO 2 CONCEITOS DE GEOPROCESSAMENTO CAPÍTULO 2 CONCEITOS DE GEOPROCESSAMENTO Para iniciar um projeto de interface é necessário conhecer bem o domínio de sua aplicação. Neste sentido, este Capítulo revisa alguns conceitos importante de Geoprocessamento

Leia mais

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental Matemática EF Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

Algoritmos e estruturas espaciais

Algoritmos e estruturas espaciais Algoritmos e estruturas espaciais Geometria Computacional As operações de consulta e análise de dados em bases de dados geográficos, baseiam-se em algoritmos de geometria computacional. Ex: ponto-em-polígono

Leia mais

Modelo O QUE É MODELAR? SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Prof. Luciene Delazari Aula 2. Modelos de dados e estruturas de dados

Modelo O QUE É MODELAR? SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Prof. Luciene Delazari Aula 2. Modelos de dados e estruturas de dados SISTEMS DE INFORMÇÕES GEOGRÁFICS Prof. Luciene Delazari ula 2 Modelos de dados e estruturas de dados Modelagem de um SIG Estrutura de dados vetorial Estrutura de dados matricial Comparação entre vetorial

Leia mais

Cartometria CARTOGRAFIA

Cartometria CARTOGRAFIA Cartometria CARTOGRAFIA CARTOMETRIA É... o ramo da Cartografia que trata das medições efetuadas sobre mapas e o subsequente cálculo dos valores numéricos das variáveis de interesse. Variáveis mensuráveis

Leia mais

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana Geoprocessamento Aula - 01/08/2016 Professor: Diogenes Carvalho Viana Ementa: Introdução ao Geoprocessamento. Característica dos SIGs. Dados Espaciais. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 70-000 Tel: (7)-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática. Imagem. Prof. Thales Vieira

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática. Imagem. Prof. Thales Vieira Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática Imagem Prof. Thales Vieira 2011 O que é uma imagem digital? Imagem no universo físico Imagem no universo matemático Representação de uma imagem Codificação

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

Modelos Geométricos Transformações

Modelos Geométricos Transformações Modelos Geométricos Transformações Edward Angel, Cap. 4 Instituto Superior Técnico Computação Gráfica 2009/2010 1 Aulas teóricas 11/03 Quinta-feira, dia 11 de Março Não vão ser leccionadas aula teóricas.

Leia mais

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi O que é Geotecnologia? Base vetorial: ponto, linha e polígono Atividade I Apresentação: Google Earth > Ferramentas Atividade II Atividade III Atividade IV Agenda

Leia mais

Resoluções das Imagens fotogramétricas e digitais. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Resoluções das Imagens fotogramétricas e digitais. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Resoluções das Imagens fotogramétricas e digitais Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Classificação dos filmes aerofotogramétricos Os filmes podem ser: preto e branco ou coloridos.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

CARTOGRAFIA. Sistemas de Coordenadas. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA. Sistemas de Coordenadas. Prof. Luiz Rotta CARTOGRAFIA Sistemas de Coordenadas Prof. Luiz Rotta SISTEMA DE COORDENADAS Por que os sistemas de coordenadas são necessários? Para expressar a posição de pontos sobre uma superfície É com base em sistemas

Leia mais

O mundo real é muito complexo para ser representado em sua totalidade, em qualquer sistema de informações.

O mundo real é muito complexo para ser representado em sua totalidade, em qualquer sistema de informações. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes Sistemas de Informações Geográficas Mundo Real X Modelo O mundo real é muito complexo para ser representado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SIG. Programa. Referências Bibliográficas. Prof. Luciene Delazari

INTRODUÇÃO AO SIG. Programa. Referências Bibliográficas. Prof. Luciene Delazari INTRODUÇÃO AO SIG Prof. Luciene Delazari Programa 1. Conceitos básicos sobre Sistemas de Informação Geográfica 1.1. Conceitos 1.2 Geoprocessamento x SIG 1.3 Componentes de um SIG 1.4 Aplicações em Agronomia

Leia mais

Tabela 2 Disciplinas, aulas e distribuição da carga horária EAC

Tabela 2 Disciplinas, aulas e distribuição da carga horária EAC Tabela 2, aulas e distribuição da carga EAC 1ºPeríodo (1º Semestre do 1º Ano) EAC-010 Introdução à Engenharia de Agrimensura e Cartográfica MAT-011 Fundamentos de Cálculo MAT-012 Geometria Analítica EAC-011

Leia mais

O que é um geodatabase? Fonte: ESRI

O que é um geodatabase? Fonte: ESRI O que é um geodatabase? Definindo o geodatabase Coleção de conjunto de dados geográficos Vetores Redes Pesquisas Endereços Anotação Classes de Feições Dados Raster Tabelas de atributos Estrutura de dados

Leia mais

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher TGR BCC Representação Computacional de Grafos Prof. Ricardo José Pfitscher Cronograma Representação Matriz de djacências Lista de djacências Matriz de Incidências Representação Como podemos representar

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufrn 2013) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou o mapa a seguir:

Leia mais

Análise de Dados Espaciais: Baseadas na Distância

Análise de Dados Espaciais: Baseadas na Distância Análise de Dados Espaciais: Baseadas na Distância Flávia F. Feitosa Disciplina PGT 035 Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento e Gestão do Território Aula disponível em: https://flaviafeitosa.wordpress.com/talksteaching/geopgt/

Leia mais

Departamento de Geografia FFLCH USP. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. Mapas: transformações e desafios. Escala

Departamento de Geografia FFLCH USP. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. Mapas: transformações e desafios. Escala Departamento de Geografia FFLCH USP Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho Mapas: transformações e desafios Escala 2016 Escala é um termo que possui muitos significados. Caracteriza várias dimensões

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Estrutura do Curso Ênfase na parte prática Avaliação através de trabalhos de implementação C / C++ OpenGL c/ GLUT Grau (nota) baseado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Triângulo Mineiro Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento CARTOGEO/DEGEO/UFTM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Triângulo Mineiro Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento CARTOGEO/DEGEO/UFTM ESCALA CARTOGRÁFICA Parte 1: questões para resolução na aula 1) Para obter, em um mapa, informação mais detalhada, qual das escalas a seguir é utilizada? a) 1/100. b) 1/1.000. c) 1/10.000. d) 1/100.000.

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR AULA 1. Sistemas de Equações Lineares I

GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR AULA 1. Sistemas de Equações Lineares I GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR AULA 1 Sistemas de Equações Lineares I Gustavo Luigi Martin do Amaral ¹ ROCHA DE OLIVEIRA, Samuel. Geometria analítica e álgebra linear Aula 1. Sistemas de equações

Leia mais

Introdução a Sistema de Informações Geográficas - SIG

Introdução a Sistema de Informações Geográficas - SIG Introdução a Sistema de Informações Geográficas - SIG Projeto USEGEO BAHIA Ações em Geoprocessamento nos municípios da Bahia Prof. Patricia Lustosa Brito Departamento de Transportes, Universidade Federal

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

Camada de Informação 14/11/ o Parte

Camada de Informação 14/11/ o Parte Banco de Dados Geográficos Dado Descritivo ou Alfa-numérico 3 o Parte BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS A função destes dados é fornecer uma informaçã descritiva, qualitativa e/ou quantitativa, do objeto gráfico

Leia mais

MODELO DIGITAL DE TERRENO II

MODELO DIGITAL DE TERRENO II Geoprocessamento Graduação em Geografia 4º ano / 1º Semestre Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe Departamento de Cartografia fernanda.watanabe@unesp.br 2019 MODELO DIGITAL DE TERRENO II TRABALHANDO

Leia mais

SIG: Sistemas de Informações Geográficas

SIG: Sistemas de Informações Geográficas SIG: Sistemas de Informações Geográficas SIGs e Sistemas de Banco de Dados Nova tendência no desenvolvimento de SIG Uso de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) para armazenar, manipular e gerenciar

Leia mais

Consultas por Similaridade em Domínios de Dados Complexos

Consultas por Similaridade em Domínios de Dados Complexos Consultas por Similaridade em Domínios de Dados Complexos Guilherme Felipe Zabot Orientador: Profº Dr Caetano Traina Jr Roteiro Objetivo Introdução Dados Complexos Representação de Dados Complexos Extração

Leia mais

Geoprocessamento. Aula 9 SIG: Matriz x Vetor P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI

Geoprocessamento. Aula 9 SIG: Matriz x Vetor P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Geoprocessamento Aula 9 SIG: Matriz x Vetor P ROFA. MARIANA A. G I ANNOT TI Tópicos: Representações: Vetor x Matriz Estrutura vetorial Mapas cloropléticos Operações espaciais em vetor Estrutura da Aula

Leia mais

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Técnico em Informática Disciplina: Banco de Dados / Programação Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Dado um fato qualquer armazenado.

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO KARLA DONATO FOOK A.EDU.B R DESU / DAI.

Sistema de Informação Geográfica CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO KARLA DONATO FOOK A.EDU.B R DESU / DAI. Sistema de Informação Geográfica CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO KARLA DONATO FOOK KARLADF@IFM A.EDU.B R DESU / DAI 2017 Coleta de Dados 2 1 Classificação de Dados Geográficos Atividades de Coleta de dados

Leia mais