CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO CAUPI CULTIVADO EM SOLOS NO CERRADO DO ESTADO DO TOCANTINS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO CAUPI CULTIVADO EM SOLOS NO CERRADO DO ESTADO DO TOCANTINS"

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO CAUPI CULTIVADO EM SOLOS NO CERRADO DO ESTADO DO TOCANTINS WESLANY SILVA ROCHA¹; ALOÍSIO FREITAS CHAGAS JÚNIOR² 1 Aluna do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi-TO weslanythd@hotmail.com, PIBIC/CNPq 2 Orientador(a) do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi-TO; chagasjraf@mail.uft.edu.br RESUMO: O objetivo deste trabalho foi caracterizar morfologicamente estirpes de rizóbios isoladas de feijão-caupí, obtidos de diversas amostras de solos coletadas em diferentes regiões no cerrado tocantinense, e avaliar in vitro as suas capacidades de solubilização de fosfato de cálcio e produção de ácido indol acético. Quanto à capacidade de solubilização de fosfato de cálcio dos 34 isolados, apenas oito (23,53%) obtiveram capacidade de solubilizar fosfato de cálcio. Em relação á produção de AIA, todos os isolados de rizóbio foram capazes de produzir, e as maiores concentrações foram encontradas nos isolados UFT R112, UFT R82 e UFT R16, em meio de cultura, sendo maior com a adição de L-triptofano. Palavras-chaves: rizóbios; fosfato de cálcio; fosfato de alumínio; ácido indol acético. INTRODUÇÃO O feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão-macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é uma excelente fonte de proteínas e apresenta todos os aminoácidos essenciais, e por meio da simbiose com rizóbio, tem a habilidade para fixar nitrogênio do ar. O fósforo é um dos nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas e, apesar de ser abundante em solos nas formas orgânicas e inorgânicas, muitos solos cultivados do mundo são deficientes em P na forma disponível para as plantas. Diversos microrganismos do solo, incluindo bactérias e fungos, possuem a capacidade de solubilizar fosfatos por meio de diferentes mecanismos, especialmente pela produção de ácidos. Em adição, estirpes de rizóbio envolvidas na solubilização de P podem aumentar o crescimento vegetal pelo aumento da eficiência da fixação biológica do nitrogênio (Zaidi et al., 2003). Diversos estudos demonstram que o AIA é sintetizada a partir do triptofano. Esta transformação pode ser realizada por microrganismos que produzem uma conversão oxidativa quando o triptofano se encontra em presença de peroxidasses e de radicais livres. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar morfologicamente estirpes de rizóbios isoladas de feijão-caupi, obtidos de diversas amostras de solos coletadas em diferentes regiões no cerrado tocantinense, e avaliar in vitro as suas capacidades de solubilização de fosfato de cálcio e produção de ácido indol acético.

2 MATERIAIS E MÉTODOS Para fonte de inóculos de rizóbio, foram coletadas diferentes amostras de solo de regiões do estado do Tocantins, que visou avaliar as características de eficiência dos isolados de rizóbio nativo na fixação do N 2, usando feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) como planta isca. O experimento deu-se em casa de vegetação e a metodologia permitiu avaliar simultaneamente, a habilidade dos isolados em infectarem e nodular o sistema radicular da planta hospedeira. A coleta das plantas se deu no inicio da floração, seguido de uma lavagem e separação da parte aérea, o sistema radicular foi levado ao laboratório de microbiologia onde foram retirados três nódulos de cada repetição e armazenados em tubos de ensaio devidamente etiquetado e encaminhados para câmera fria. Para avaliação da produção do fito hormônio AIA, as colônias de rizóbios de 2-3 mm de diâmetro crescidas em meio YMA (Vicent, 1970) foram transferidas para tubos de Erlenmeyer contendo 25 ml de meio YM líquido (Vicent, 1970, modificado) na presença e ausência de triptofano. Na presença foi utilizado 100 ml L -1 de L-Tryptofano. Após quatro dias de crescimento sob uma mesa rotatória (100 rpm) a 26ºC ± 2ºC o sobrenadante bacteriano foi separado por rotação ( rpm) durante 15 minutos (Gordon & Weber, 1951). Para as análises colorimétricas de AIA foram utilizadas um parte do reagente de Salkowski [(FeCl 3 0,5 M + HClO 4 (35%)] e duas partes do sobrenadante obtido de cada bactéria. Após a comprovação qualitativa da presença de AIA (coloração rosa após 25 minutos de reação a 26±2ºC), o fito hormônio foi quantificado espectrofotometricamente em 530 nm. As concentrações, em μg ml -1 foram calculadas a partir de uma curva padrão construída com a forma sintética de AIA. Os isolados foram também riscados em meios específicos para solubilização de fosfatos, contendo 10 g de Glucose, 2 g de Extrato de Levedura e 15 g de Ágar. Neste meio acrescentou-se uma solução A contendo 5 g de K 2 HPO 4 (50 ml de água) e uma solução B contendo 10 g de CaCl 2 (100 ml de água), para a formação do fosfato de cálcio precipitado, foi acrescentado o corante azul de bromotimol no meio P-Ca, com o objetivo de visualizar a alteração do ph do meio pelas bactérias, em função da alteração da cor do meio, ajustando-se o ph para 6,5 para a formação do halo de solubilização de fosfato de cálcio. Com base nos índices de solubilização, as bactérias foram classificadas como isolados com baixa (IS < 2), média (2 IS < 4) e alta solubilização (IS > 4).

3 RESULTADO E DISCUSSÃO A caracterização morfológica foi avaliada através da observação de características fenotípicas (Tabela 1) dos isolados retirados dos nódulos das plantas iscas. Não foi possível separar os isolados de rizóbios em grupos semelhantes, pois os mesmos apresentavam características fenotípicas bastante variadas, o que sugere grande diversidade genética entre os isolados estudados. Tabela 1 - Características morfofisiológicas dos grupos de isolados de rizóbio obtidos de amostras de solos de diferentes regiões do Tocantins. Isolados 1 Características dos grupos de isolados/ 2 TC ph DC EC Tr CC EM TM QM R82, R83, R102 e R121 R Ac > 2 E S B SE Vis M R02, R50 e R109 R Ac < 2 P S B SE Vis M R63, R76 e R97 R Ac > 2 E S B CE Vis M R35, R57 e R80 R Ac 2 E S B SE Vis M R112 L Al 2 P S B SE Vis M R20 R Ac < 2 E N B CE But M R34, R59 e R67 R Al 2 P S B SE Vis M R44 R Ac 2 P S A SE Vis M R93 L Ac 2 E S B SE Vis M R91 R Ac 2 P S A SE Vis P R16 R Al < 2 P S B SE But P R87 L Al > 2 E S B CE But P R27 L Al < 2 P S B SE But M 122 L * < 2 E N B SE But M 123 L * <2 E S B SE But M 124 R * <2 E S B CE Vis M 125 R * <2 E N B CE Vis M 126 L * <2 E N B SE But M 127 R * <2 E N B CE Vis M 128 R * <2 P S B CE Vis M 129 L * <2 P N B SE But M 1 Grupos de isolados. 2 TC - tempo de crescimento (R: rápido 3 dias, L: lento > 3 dias); ph do meio (Ac: ácido, Al: álcalis); DC - diâmetro da colônia em mm; EC - elevação da colônia (P: plana, E: elevada); Tr - transparência (S: sim, N: não); CC - cor da colônia (A: amarela, B: branca); EM - elasticidade do muco (SE: sem elasticidade, CE: com elasticidade); TM - tipo de muco (Vis: viscoso, But: butírico); QM quantidade de muco (M: muito, P: pouco);*-não houve análise deste iten. A tabela 02 mostra a capacidade de solubilização de fosfato de cálcio e alumínio por rizóbios, onde as estirpes marcadas com um sinal de positivo (+) tiveram a capacidade de solubilizar fosfato de cálcio, adicionadas ao meio de cultura. Já as que foram marcadas com o sinal negativo (-) não solubilizaram fosfato de cálcio. Quanto ao índice de solubilização de fosfato de cálcio dos 34 isolados, apenas oito (23,53%) obtiveram capacidade de solubilizar fosfato de cálcio. Resultados semelhantes, quanto a capacidade de solubilizar fosfato de cálcio foram reportados por Chagas Jr et al. (2010) para isolados de rizóbio oriundos da Amazônia.

4 Tabela 2: Solubilização de fosfato de cálcio (P-Ca) por isolados de rizóbios de feijão caupí em diferentes solos do cerrado Tocantinense. ISOLADOS ESPÉCIE ESPÉCIE P-Ca ¹ ISOLADOS VEGETAL VEGETAL P-Ca ¹ R 02 Feijão Caupi - 2 R 91 Feijão Caupi - R 16 Feijão Caupi + R 93 Feijão Caupi - R 20 Feijão Caupi - R 97 Feijão Caupi - R 27 Feijão Caupi - R 102 Feijão Caupi + R 34 Feijão Caupi - R 109 Feijão Caupi + R 35 Feijão Caupi + 3 R 112 Feijão Caupi + R 44 Feijão Caupi + R 121 Feijão Caupi - R 50 Feijão Caupi + R 122 Feijão Caupi - R 57 Feijão Caupi - R 123 Feijão Caupi - R 59 Feijão Caupi - R 124 Feijão Caupi - R 63 Feijão Caupi - R 125 Feijão Caupi - R 67 Feijão Caupi - R 126 Feijão Caupi - R 76 Feijão Caupi - R 127 Feijão Caupi - R 80 Feijão Caupi - R 128 Feijão Caupi - R 82 Feijão Caupi - R 129 Feijão Caupi - R 83 Feijão Caupi + INPA 03-11B Estirpe padrão 4 - R 87 Feijão Caupi - UFLA 3-84 Estirpe padrão - ¹ = Capacidade de solubilização de Fosfato de Cálcio; 2 = Índice de solubilização zero, ou seja, não há capacidade de solubilização de Fosfato de Cálcio; 3 = Índice de solubilização positivo, ou seja, há a capacidade de solubilização de Fosfato de Cálcio; 4 Estirpes padrões selecionadas e identificadas. Recomendadas para a cultura do feijão caupi. Todos os isolados apresentaram capacidade de sintetizar AIA, mesmo em pequenas quantidades. Os isolados UFT R112, UFT R82 e UFT R16 produziram as maiores concentrações de AIA nos tratamentos com adição de L-triptofano. Halda-Alija (2003), em seus experimentos, também verificou que houve produção de AIA pelos isolados de diazotróficas, mesmo quando não houve adição de triptofano ao meio de cultura. Existem várias rotas para a biossíntese do AIA, sendo o aminoácido triptofano o seu provável precursor. Suspeita-se da existência de outra via independente do triptofano para a biossíntese desse hormônio vegetal. Apesar de ambas as vias coexistirem nas plantas, a importância relativa de cada uma para o conteúdo de AIA nos tecidos vegetais, ainda não foi esclarecida. Quanto as concentrações de AIA produzidas pelos isolados com a utilização do L- triptofano, o isolado UFT R112 foi superior aos demais isolados, variando de 10 a 330 mg L - 1. Na comparação dos tratamentos com e sem L-triptofano, houve diferença significativa, evidenciando o efeito positivo da utilização do L-triptofano como indutor para síntese de AIA. A habilidade de sintetizar fitormônios é amplamente distribuída entre bactérias associadas com plantas. Entre eles, a produção de ácido indolacético (AIA), que estimula tanto a elongação celular quanto a divisão e diferenciação celular nas plantas. Tabela 3: Potencial de produção de ácido 3-indol acético (mg L -1 ) por isolados de rizóbios obtidos de feijão-caupi no cerrado Tocantinense.

5 ISOLADOS ESPÉCIE VEGETAL AIA ESPÉCIE AIA (mg L -1 ISOLADOS ) VEGETAL (mg L -1 ) R 02 Feijão Caupi + R 91 Feijão Caupi + R 16 Feijão Caupi + R 93 Feijão Caupi + R 20 Feijão Caupi + R 97 Feijão Caupi + R 27 Feijão Caupi + R 102 Feijão Caupi + R 34 Feijão Caupi + R 109 Feijão Caupi + R 35 Feijão Caupi + R 112 Feijão Caupi + R 44 Feijão Caupi + R 121 Feijão Caupi + R 50 Feijão Caupi + R 122 Feijão Caupi + R 57 Feijão Caupi + R 123 Feijão Caupi + R 59 Feijão Caupi + R 124 Feijão Caupi + R 63 Feijão Caupi + R 125 Feijão Caupi + R 67 Feijão Caupi + R 126 Feijão Caupi + R 76 Feijão Caupi + R 127 Feijão Caupi + R 80 Feijão Caupi + R 128 Feijão Caupi + R 82 Feijão Caupi + R 129 Feijão Caupi + R 83 Feijão Caupi + INPA B Padrão + R 87 Feijão Caupi + UFLA 3-84 Padrão + A capacidade de solubilização de fosfato e produção de AIA pelos isolados de rizóbio avaliados sugere o uso potencial dessas bactérias como promotores do crescimento radicular de espécies vegetais de importância agrícola. Resultados semelhantes foram reportados para diferentes isolados de rizóbio, conforme documentado por Chagas Jr. et al. (2009; 2010). LITERATURA CHAGAS Jr, A.F; OLIVEIRA, L.A; OLIVEIRA, A. N. Produção de ácido indolacético por rizóbios isolados de caupi. Ver. Ceres, Viçosa, v.56, n.6, p , CHAGAS Jr, A.F; OLIVEIRA, L.A; OLIVEIRA, A. N.; WILLERDING, A. L. Capacidade de solubilização de fosfatos e eficiência simbiótica de rizóbios isolados de solos da Amazônia. Acta Scientiarum. Agronomy. Maringá, v.32. n.2, p , HALDA-ALIJA, L. Identification of indole-3-acetic acid producing freshwater wetland rhizosfere bacteria associated with Juncus effusus L. Cambridge Journal of Microbiology, v.49, p , VINCENT, J. M. (1970). A Manual for the Practical Study of Root Nodule Bacteria. Oxford: Blackwell Scientific. ZAIDI, A; KHAN, M.S.; AMIl, M. Interactive effect of rhizotrophic microorganisms on yield and nutrient uptake of chickpea (Cicer arietinum L.). European J. Agronomy, 9: AGRADECIMENTOS "O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq Brasil"

CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO- CAUPI E ESPÉCIES DE ADUBAÇÃO VERDE CULTIVADO EM SOLOS NO CERRADO NO ESTADO DE TOCANTINS.

CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO- CAUPI E ESPÉCIES DE ADUBAÇÃO VERDE CULTIVADO EM SOLOS NO CERRADO NO ESTADO DE TOCANTINS. CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO- CAUPI E ESPÉCIES DE ADUBAÇÃO VERDE CULTIVADO EM SOLOS NO CERRADO NO ESTADO DE TOCANTINS. Nome dos autores: WESLANY SILVA ROCHA¹; ALOÍSIO FREITAS

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE ESTIRPES DE RIZÓBIO NATIVOS DO CERRADO INOCULADOS EM CAUPI

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE ESTIRPES DE RIZÓBIO NATIVOS DO CERRADO INOCULADOS EM CAUPI EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE ESTIRPES DE RIZÓBIO NATIVOS DO CERRADO INOCULADOS EM CAUPI Rogério Tavares Ribeiro¹; Aloísio Freitas Chagas Junior² 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi; e-mail rogeriotragro@uft.edu.br:

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRÔNOMICA, DE ESTIRPES DE RIZOBIO NATIVO DO CERRADO DO TOCANTINS INOCULADOS EM FEIJÃO-CAUPI

EFICIÊNCIA AGRÔNOMICA, DE ESTIRPES DE RIZOBIO NATIVO DO CERRADO DO TOCANTINS INOCULADOS EM FEIJÃO-CAUPI EFICIÊNCIA AGRÔNOMICA, DE ESTIRPES DE RIZOBIO NATIVO DO CERRADO DO TOCANTINS INOCULADOS EM FEIJÃO-CAUPI Layssah Passos Soares 1 ; Aloisio Freitas Chagas Junior 2 1 Aluna do Curso de Agronomia; Campus de

Leia mais

Avaliação de Dois Mecanismos de Promoção do Crescimento Vegetal in vitro por Bactérias Diazotróficas Endofíticas de Milho

Avaliação de Dois Mecanismos de Promoção do Crescimento Vegetal in vitro por Bactérias Diazotróficas Endofíticas de Milho 241 Avaliação de Dois Mecanismos de Promoção do Crescimento Vegetal... Avaliação de Dois Mecanismos de Promoção do Crescimento Vegetal in vitro por Bactérias Diazotróficas Endofíticas de Milho Survey of

Leia mais

DIVERSIDADE CULTURAL DE RIZÓBIOS ORIUNDOS DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

DIVERSIDADE CULTURAL DE RIZÓBIOS ORIUNDOS DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA DIVERSIDADE CULTURAL DE RIZÓBIOS ORIUNDOS DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA Clara Yohana Maia (1); Daniel Fontinele Albuquerque (2); Jessica Silva Lopes

Leia mais

Produção de ácido indolacético por rizóbios isolados de caupi

Produção de ácido indolacético por rizóbios isolados de caupi 812 Aloisio Freitas Chagas Jr. et al. Produção de ácido indolacético por rizóbios isolados de caupi Aloisio Freitas Chagas Jr. 1 ; Luiz Antonio de Oliveira 2 ; Arlen Nascimento de Oliviera 3 RESUMO As

Leia mais

Bactérias halotolerantes e promotoras de crescimento vegetal associadas à Atriplex nummularia L. (1)

Bactérias halotolerantes e promotoras de crescimento vegetal associadas à Atriplex nummularia L. (1) 1 Bactérias halotolerantes e promotoras de crescimento vegetal associadas à Atriplex nummularia L. (1) Flaviana Gonçalves da Silva (2) ; Isaneli Batista dos Santos (3) ; Andreza Raquel Barbosa de Farias

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO VEGETAL DO GÊNERO Gluconacetobacter

CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO VEGETAL DO GÊNERO Gluconacetobacter CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO VEGETAL DO GÊNERO Gluconacetobacter Geovane Souza Silvano 1 ; César Raphael Fernandes da Silveira 2 ; Agenor de Castro Moreira dos Santos Júnior 2

Leia mais

Análise e controle da qualidade de inoculantes microbianos de interesse agrícola: bactérias fixadoras de nitrogênio

Análise e controle da qualidade de inoculantes microbianos de interesse agrícola: bactérias fixadoras de nitrogênio Análise e controle da qualidade de inoculantes microbianos de interesse agrícola: bactérias fixadoras de nitrogênio CARVALHO, G.A.B. 1 ; HUNGRIA, M. 2 ; MIURA, L.M. 2 1 Universidade Estadual do Norte do

Leia mais

ecológica e economicamente vantajoso, que pode substituir os onerosos adubos químicos nitrogenados. No Brasil, o melhor exemplo de utilização

ecológica e economicamente vantajoso, que pode substituir os onerosos adubos químicos nitrogenados. No Brasil, o melhor exemplo de utilização ESTIRPES DE BACTÉRIAS ALTAMENTE EFICIENTES QUE FORNECEM NITROGÊNIO PARA A CAUPI FORAM SELECIONADAS NA UFLA E JÁ SÃO RECOMENDADAS PARA PRODUÇÃO DE INOCULANTES COMERCIAIS. Fátima M.S.Moreira 1 A fixação

Leia mais

PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS Maysa Lima Parente Fernandes¹; Ezequiel Marcelino da Silva². 1 Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

INTERAÇÃO E EFICIÊNCIA DE ESTIRPES DE BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO COM ADUBAÇÃO PK EM SOLO DE GURUPI-TOCANTINS

INTERAÇÃO E EFICIÊNCIA DE ESTIRPES DE BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO COM ADUBAÇÃO PK EM SOLO DE GURUPI-TOCANTINS INTERAÇÃO E EFICIÊNCIA DE ESTIRPES DE BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO COM ADUBAÇÃO PK EM SOLO DE GURUPI-TOCANTINS Rita de Cassia Cunha Saboya 1, Paulo Rogério Siriano Borges 2, Luciano Marcelo Fallé Saboya

Leia mais

PRODUÇÃO DE ÁCIDO 3-INDOLACÉTICO IN VITRO POR BACTÉRIAS RHIZOBIACEAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO VEGETAL

PRODUÇÃO DE ÁCIDO 3-INDOLACÉTICO IN VITRO POR BACTÉRIAS RHIZOBIACEAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO VEGETAL PRODUÇÃO DE ÁCIDO 3-INDOLACÉTICO IN VITRO POR BACTÉRIAS RHIZOBIACEAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO VEGETAL Celso Pinto Soares-Junior 1 ; Claudia Cristina Garcia Martin-Didonet 2. 1 Bolsista PBIC/UEG, graduando

Leia mais

Evidência de Dispersão de Rizóbio via Sementes de Feijão-Caupi Comercializadas em Feiras Populares: Resultados Preliminares

Evidência de Dispersão de Rizóbio via Sementes de Feijão-Caupi Comercializadas em Feiras Populares: Resultados Preliminares Evidência de Dispersão de Rizóbio via Sementes de Feijão-Caupi Comercializadas em Feiras Populares: Resultados Preliminares Evidence of Dispersal of Rizóbio Cowpea by Seeds Commercialized in Popular Commerce:

Leia mais

Eficiência de isolados de rizóbios nativos do agreste paraibano em Caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp)

Eficiência de isolados de rizóbios nativos do agreste paraibano em Caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO DISCIPLINA SEMINÁRIO II PROF. MARIO DE ANDRADE LIRA JUNIOR Eficiência de isolados de rizóbios nativos do agreste paraibano

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: MICROBIOTA EM MATA ATLÂNTICA DA PRAIA GRANDE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

Avaliação da nodulação e eficiência simbiótica em feijão-caupi inoculado com rizóbios nativos de Mato Grosso do Sul

Avaliação da nodulação e eficiência simbiótica em feijão-caupi inoculado com rizóbios nativos de Mato Grosso do Sul Avaliação da nodulação e eficiência simbiótica em feijão-caupi inoculado com rizóbios nativos de Mato Grosso do Sul Evaluation of nodulation and symbiotic efficiency in cowpea inoculated with indigenous

Leia mais

Resposta espectral do feijão-caupi submetido a diferentes manejos de adubação

Resposta espectral do feijão-caupi submetido a diferentes manejos de adubação Resposta espectral do feijão-caupi submetido a diferentes manejos de adubação Nome dos autores: Karolline Sena Figuerêdo¹; Jacinto Pereira Santos² 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi-TO; e-mail:

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE ARACHIS BATIZOCOI CULTIVADO EM SOLOS DO SEMIÁRIDO

CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE ARACHIS BATIZOCOI CULTIVADO EM SOLOS DO SEMIÁRIDO CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE ARACHIS BATIZOCOI CULTIVADO EM SOLOS DO SEMIÁRIDO Jonnathan Whiny Moraes dos Santos (1); Paulo Ivan Fernandes Júnior (2). ¹ Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

DIVERSIDADE DE ISOLADOS RIZOBIANOS PROVENIENTES DE SOLOS DE PRINCESA ISABEL-PB

DIVERSIDADE DE ISOLADOS RIZOBIANOS PROVENIENTES DE SOLOS DE PRINCESA ISABEL-PB DIVERSIDADE DE ISOLADOS RIZOBIANOS PROVENIENTES DE SOLOS DE PRINCESA ISABEL-PB Apresentação: Pôster Larissa Nicácio Pessoa 1 ; Zenaide Gomes da Silva 2 ; Dayana Leite da Silva 3 ; Clayton Albuquerque de

Leia mais

Eficiência agronômica de estirpes de rizóbio inoculadas em feijãocaupi no Cerrado, Gurupi-TO 1

Eficiência agronômica de estirpes de rizóbio inoculadas em feijãocaupi no Cerrado, Gurupi-TO 1 Revista Ciência Agronômica, v. 41, n. 4, p. 709-714, out-dez, 2010 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE Nota Científica www.ccarevista.ufc.br ISSN 1806-6690 Eficiência

Leia mais

PRODUÇÃO DE POLISSACARÍDEOS VISANDO OBTER INSUMOS BIOLÓGICOS DE INTERESSE PARA A AGRICULTURA

PRODUÇÃO DE POLISSACARÍDEOS VISANDO OBTER INSUMOS BIOLÓGICOS DE INTERESSE PARA A AGRICULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO PRODUÇÃO DE POLISSACARÍDEOS VISANDO OBTER INSUMOS BIOLÓGICOS DE INTERESSE PARA A AGRICULTURA Mestranda: Alexandra de

Leia mais

Fixação biológica de nitrogênio em variedade regional de feijão caupi

Fixação biológica de nitrogênio em variedade regional de feijão caupi Fixação biológica de nitrogênio em variedade regional de feijão caupi Clezyane Correia Araujo 1, Thiago Péricles Bispo Pereira 1, Orlando Nunes Lopes 1, Dayana Soares Mariano 1, Francielly de Jesus Santos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Microbiologia do Solo (PPPV7310) TIPO: ( X ) OBRIGATÓRIA ( X ) OPTATIVA PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE NEGRAMINA (Siparuna guianensis Aublet) E EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO CONTROLE DA MELA EM CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM E CAUPI

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE NEGRAMINA (Siparuna guianensis Aublet) E EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO CONTROLE DA MELA EM CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM E CAUPI UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE NEGRAMINA (Siparuna guianensis Aublet) E EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO CONTROLE DA MELA EM CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM E CAUPI Nathalia Silva Oliveira 1 ; Manoel Mota dos Santos 2

Leia mais

Nutrição bacteriana. José Gregório Cabrera Gomez

Nutrição bacteriana. José Gregório Cabrera Gomez Nutrição bacteriana José Gregório Cabrera Gomez jgcgomez@usp.br Nutrição microbiana Quais os compostos químicos que constituem uma célula? 5 Nutrição microbiana De onde as bactérias captam estes elementos?

Leia mais

Capítulo II - Microbiologia do Solo.

Capítulo II - Microbiologia do Solo. Microbiologia do Ambiente Capítulo II - Microbiologia do Solo http://correio.cc.fc.ul.pt/~maloucao 1 de? Capt II - Microbiologia do Solo O ciclo do P Papel dos microrganismos no ciclo do P. Os fungos micorrízicos

Leia mais

ANÁLISE DA RESPIRAÇÃO, ATIVIDADE ENZIMÁTICA E CONTAGEM DAS BACTÉRIAS MESÓFILAS EM SOLO IMPACTADO COM FUNGICIDA

ANÁLISE DA RESPIRAÇÃO, ATIVIDADE ENZIMÁTICA E CONTAGEM DAS BACTÉRIAS MESÓFILAS EM SOLO IMPACTADO COM FUNGICIDA 158 ANÁLISE DA RESPIRAÇÃO, ATIVIDADE ENZIMÁTICA E CONTAGEM DAS BACTÉRIAS MESÓFILAS EM SOLO IMPACTADO COM FUNGICIDA Letícia Aparecida Costa 1 ; Bruno Magro Rodrigues 1 ; Fábio Fernando de Araújo 2 1 Curso

Leia mais

GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DA COLORAÇÃO DO TEGUMENTO

GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DA COLORAÇÃO DO TEGUMENTO Área: Tecnologia e Produção de sementes GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DA COLORAÇÃO DO TEGUMENTO Larisse Souza de Campos Oliva 1 ; Juliana Maria Espíndola Lima 2 ; Oscar José

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata).

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata). AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata). Rezanio Martins Carvalho (bolsista do PIBIC/CNPq), Fabiano André Petter

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE PREPARO DO INÓCULO E DE CONCENTRAÇÕES DOS NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae UFPEDA 1238

EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE PREPARO DO INÓCULO E DE CONCENTRAÇÕES DOS NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae UFPEDA 1238 EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE PREPARO DO INÓCULO E DE CONCENTRAÇÕES DOS NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae UFPEDA 1238 Lima, D. A. (1), Luna, R. L. N. (1), Rocha, J. M. T. S.

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE CULTURA NA TAXA DE MULTIPLICAÇÃO DE EXPLANTES DE Gypsophila cv. Golan

INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE CULTURA NA TAXA DE MULTIPLICAÇÃO DE EXPLANTES DE Gypsophila cv. Golan INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE CULTURA NA TAXA DE MULTIPLICAÇÃO DE EXPLANTES DE Gypsophila cv. Golan Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (X ) Resumo ( ) Relato de Caso AUTOR PRINCIPAL: Chirlene

Leia mais

Produção e eficiência de Biofertilizante e Bioprotetor

Produção e eficiência de Biofertilizante e Bioprotetor UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO-UFRPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO Produção e eficiência de Biofertilizante e Bioprotetor com Quitosana na

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas CRESCIMENTO DA GLIRICÍDIA (Gliricidia sepium) E DO SOMBREIRO (Clitoria fairchildiana), EM FASE DE VIVEIRO, SOB INOCULAÇÃO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E RIZÓBIOS ESPECÍFICOS Brena Caroline Silva

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

EFEITO DA ADUBAÇÃO BORATADA NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE GIRASSOL

EFEITO DA ADUBAÇÃO BORATADA NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE GIRASSOL EFEITO DA ADUBAÇÃO BORATADA NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE GIRASSOL Nome dos autores: Emerson de Castro Ferraz 1 ; Wembles Ribeiro dos Santos 1 ; Stefany Gregory Moura 1 ; Juara Leme de Oliveira 1 ; Adão Felipe

Leia mais

Avaliação da velocidade de reação do corretivo líquido na camada superficial de um Latossolo Vermelho distroférrico

Avaliação da velocidade de reação do corretivo líquido na camada superficial de um Latossolo Vermelho distroférrico Avaliação da velocidade de reação do corretivo líquido na camada superficial de um Latossolo Vermelho distroférrico Bruna de Souza SILVEIRA 1 ; André Luís XAVIER 1 ; Sheila Isabel do Carmo PINTO 2 ; Fernando

Leia mais

Variabilidade para o teor de proteínas totais em linhagens F6 de feijão caupi no

Variabilidade para o teor de proteínas totais em linhagens F6 de feijão caupi no 63 Variabilidade para o teor de proteínas totais em linhagens F6 de feijão caupi no Variability for total protein content in F6 lines of cowpea evaluated in the Semiarid of Pernambuco, Brazil Edna Deodato

Leia mais

Avaliação da eficiência agronômica de inoculante líquido contendo bactérias do gênero Azospirilium

Avaliação da eficiência agronômica de inoculante líquido contendo bactérias do gênero Azospirilium 202 Embrapa Soja. Documentos, 276 Avaliação da eficiência agronômica de inoculante líquido contendo bactérias do gênero Azospirilium Lucas de Cássio Marques'; Rubens José Camp0 2. UNIFIL; 2 Embrapa Soja.

Leia mais

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente Isolamento, Seleção e Cultivo

Leia mais

Tecnologias conjunto de procedimentos adotados no uso e aplicação de inoculantes.

Tecnologias conjunto de procedimentos adotados no uso e aplicação de inoculantes. PROTOCOLO OFICIAL PARA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE CEPAS, INOCULANTES E TECNOLOGIAS RELACIONADOS AO PROCESSO DE FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO EM LEGUMINOSAS. 1. DEFINIÇÕES Para

Leia mais

Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo 18/07/ /07/2011

Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo 18/07/ /07/2011 Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo Ana Neves José Neto 18/07/2011-22/07/2011 Responsável: Solange Oliveira Investigadoras: Marta Laranjo Ana Alexandre Rizóbios são bactérias

Leia mais

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas CRESCIMENTO INICIAL DA GLIRICÍDIA (Gliricidia sepium) E DO SOMBREIRO (Clitoria fairchildiana), INOCULADOS COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E RIZÓBIOS ESPECÍFICOS,

Leia mais

Dosagem de Colesterol em Massas. 1.Introdução

Dosagem de Colesterol em Massas. 1.Introdução Dosagem de Colesterol em Massas 1.Introdução Colesterol é um lipídeo encontrado nas células de todos os tecidos. Existe uma crença, inclusive entre os químicos, que plantas não contém colesterol. Este

Leia mais

NITROGÊNIO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Faculdade de Zootecnia

NITROGÊNIO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Faculdade de Zootecnia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Faculdade de Zootecnia NITROGÊNIO Curso : Zootecnia Disciplina: Fertilidade do Solo e Fertilizantes Prof. Dr. Reges

Leia mais

USO DO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA A DETERMINAÇÃO DE ENXOFRE EM FERTILIZANTES.

USO DO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA A DETERMINAÇÃO DE ENXOFRE EM FERTILIZANTES. USO DO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA A DETERMINAÇÃO DE ENXOFRE EM FERTILIZANTES. Y. L. M. COSTA 1, L. M. R. SANTOS 1, D. V. B. CAMPOS 2, B. B. MATTOS 2 e G. S. MARTINS 2 1 Universidade de Vassouras,

Leia mais

O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES

O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES LIQUIDA (SOLUÇÃO DO SOLO) ÍONS INORGÂNICOS E ORGÂNICOS/MICROPOROS SÓLIDA - RESERVATORIO DE NUTRIENTES - SUPERFÍCIE QUE REGULA A CONCENTRAÇÃO DOS ELEMENTOS NA SOLUÇÃO

Leia mais

Eficiência agronômica de inoculante líquido composto de bactérias do gênero AzospirÜ!um

Eficiência agronômica de inoculante líquido composto de bactérias do gênero AzospirÜ!um 208 Embrapa Soja. Documentos, 276 Eficiência agronômica de inoculante líquido composto de bactérias do gênero AzospirÜ!um Lucas de Cássio Marques'; Rubens José Campo 2. UNIFIL; 2 Enibrapa Soja. 1Acadêmico

Leia mais

Por que razão devemos comer fruta? Determinação da capacidade antioxidante da pêra abacate.

Por que razão devemos comer fruta? Determinação da capacidade antioxidante da pêra abacate. Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Química Laboratório de Investigação GRAQ Por que razão devemos comer fruta? Determinação da capacidade antioxidante da pêra abacate. Lara Sofia

Leia mais

Biofábricas: o potencial de uso de microrganismos em agricultura

Biofábricas: o potencial de uso de microrganismos em agricultura Biofábricas: o potencial de uso de microrganismos em agricultura Eng. Agr. Solon C. de Araujo Consultor da ANPII Apresentado no V Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada. UFRGS, setembro 2011 Biofábricas

Leia mais

VARIABILIDADE E CORRELAÇÕES EM LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE TEGUMENTO E COTILÉDONE VERDES AVALIADAS PARA FEIJÃO-VERDE

VARIABILIDADE E CORRELAÇÕES EM LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE TEGUMENTO E COTILÉDONE VERDES AVALIADAS PARA FEIJÃO-VERDE Área: Genética e Melhoramento VARIABILIDADE E CORRELAÇÕES EM LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE TEGUMENTO E COTILÉDONE VERDES AVALIADAS PARA FEIJÃO-VERDE Fabrício Napoleão Andrade 1 ; Maurisrael de Moura Rocha

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 SUMÁRIO Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 1.1 Considerações gerais... 1 1.1.1 Importância da fertilidade do solo... 2 1.1.2 Relação com outras disciplinas... 3 1.1.3 Importância do método científico...

Leia mais

Teoria da Prática: Transporte de Glicídios

Teoria da Prática: Transporte de Glicídios Teoria da Prática: Transporte de Glicídios INTRODUÇÃO Os estudos dos fatores que afetam a síntese enzimática nos microrganismos levaram à hipótese de que há duas classes de enzimas: as constitutivas e

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CV. DRICA

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CV. DRICA AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CV. DRICA Antonio Carlos Martins dos Santos; Rubens Ribeiro da Silva 2 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi; antoniocarlos.uft@hotmail.com

Leia mais

1O que é. O setor agrícola familiar apresenta uma demanda

1O que é. O setor agrícola familiar apresenta uma demanda Fábio Martins Mercante Fixação Biológica de Nitrogênio: Uso de Inoculante no Feijoeiro 1O que é. O setor agrícola familiar apresenta uma demanda eminente por tecnologias apropriadas para a cultura do feijoeiro

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS NODULANTES EM FEIJÃO GUANDU, DA BORDA OESTE DO PANTANAL

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS NODULANTES EM FEIJÃO GUANDU, DA BORDA OESTE DO PANTANAL AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS NODULANTES EM FEIJÃO GUANDU, DA BORDA OESTE DO PANTANAL Mateus Luiz Secretti 1 ; Jolimar Antônio Schiavo 2 ; 1-Estudante do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade

Leia mais

AULA PRÁTICA Nº / Março / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE TANINOS

AULA PRÁTICA Nº / Março / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE TANINOS AULA PRÁTICA Nº - 02 03 / Março / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE TANINOS FUNDAMENTO: Os taninos são determinados segundo metodologia descrita por Price, Hagerman e Buther (1980), que utiliza

Leia mais

BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIATIVAS E ENDOFÍTICAS DE Brachiaria spp. SOLUBILIZAM POTÁSSIO DA ROCHA FONOLITO

BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIATIVAS E ENDOFÍTICAS DE Brachiaria spp. SOLUBILIZAM POTÁSSIO DA ROCHA FONOLITO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIATIVAS E ENDOFÍTICAS DE Brachiaria spp. SOLUBILIZAM

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO CAPAZES DE NODULAR CAUPI (Vigna unguiculata) EM SOLOS DO NORDESTE DO BRASIL. III. AGRESTE

LEVANTAMENTO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO CAPAZES DE NODULAR CAUPI (Vigna unguiculata) EM SOLOS DO NORDESTE DO BRASIL. III. AGRESTE Ministério da Agricultura e do Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia-CNPAB ISSN 0104-6187 LEVANTAMENTO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO CAPAZES

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E MELHORAMENTO GENÉTICO DE PENICILLIUM PINOPHILUM PARA EFICIÊNCIA NA SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO MINERAL.

CARACTERIZAÇÃO E MELHORAMENTO GENÉTICO DE PENICILLIUM PINOPHILUM PARA EFICIÊNCIA NA SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO MINERAL. CARACTERIZAÇÃO E MELHORAMENTO GENÉTICO DE PENICILLIUM PINOPHILUM PARA EFICIÊNCIA NA SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO MINERAL. Resumo Jéssica Ellen de Oliveira (PIBITI/Fundação Araucária/UEL) jeh.ellen@hotmail.com

Leia mais

SELEÇÃO DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE MILHO PARA SILAGEM EM CONDIÇÕES COM E SEM ESTRESSES DE FÓSFORO

SELEÇÃO DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE MILHO PARA SILAGEM EM CONDIÇÕES COM E SEM ESTRESSES DE FÓSFORO SELEÇÃO DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE MILHO PARA SILAGEM EM CONDIÇÕES COM E SEM ESTRESSES DE FÓSFORO Otávio dos Santos Limeira Luz 1 ; Aurélio Vaz de Melo 2 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi;

Leia mais

4 Materiais e Métodos

4 Materiais e Métodos 62 4 Materiais e Métodos Neste capítulo serão apresentados os materiais, reagentes e equipamentos, assim como as metodologias experimentais utilizadas na realização deste trabalho. 4.1. Obtenção e preparo

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO SOB INFLUÊNCIA DA MATÉRIA ORGÂNICA DE EFLUENTE DAS FOSSAS SÉPTICAS BIODIGESTORA.

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO SOB INFLUÊNCIA DA MATÉRIA ORGÂNICA DE EFLUENTE DAS FOSSAS SÉPTICAS BIODIGESTORA. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO SOB INFLUÊNCIA DA MATÉRIA ORGÂNICA DE EFLUENTE DAS FOSSAS SÉPTICAS BIODIGESTORA. Eduardo Ganassoli Neto 1 ; Juliana Barilli 2 ; 1 Aluno do Curso de Engenharia

Leia mais

Importância dos Microrganismos do Solo em Montados de Sobro Isabel Videira e Castro

Importância dos Microrganismos do Solo em Montados de Sobro Isabel Videira e Castro Importância dos Microrganismos do Solo em Montados de Sobro Isabel Videira e Castro Oeiras 26 de Novembro de 2014 INTRODUÇÃO Rizosfera O Solo é o maior reservatório de microrganismos do planeta Bactérias,

Leia mais

Analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Caixa Postal 007, , Cruz das Almas, BA. 2

Analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Caixa Postal 007, , Cruz das Almas, BA.   2 ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE UM ACESSO DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) EM RELAÇÃO A DOIS TIPOS DE MEIO DE CULTURA E DOSES DE UM FERTILIZANTE SOLÚVEL COMERCIAL Karen Cristina Fialho dos Santos 1, Antônio

Leia mais

Diversidade de rizóbios que nodulam o feijoeiro (Phaseo!us vulgaris L.) em solos dos cerrados

Diversidade de rizóbios que nodulam o feijoeiro (Phaseo!us vulgaris L.) em solos dos cerrados 56 Embrapa Soja. Documentos, 268 Diversidade de rizóbios que nodulam o feijoeiro (Phaseo!us vulgaris L.) em solos dos cerrados Fabio Plotegher'; lêda Carvalho Mendes 2; Mariangela Hungria 3. ' Bolsista

Leia mais

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS EXPERIMENTAIS DE BATATA-DOCE COM BASE NA PRODUTIVIDADE E TEOR DE AMIDO COM POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS EXPERIMENTAIS DE BATATA-DOCE COM BASE NA PRODUTIVIDADE E TEOR DE AMIDO COM POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL SELEÇÃO DE GENÓTIPOS EXPERIMENTAIS DE BATATA-DOCE COM BASE NA PRODUTIVIDADE E TEOR DE AMIDO COM POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL Danilo Alves Porto da Silva Lopes; Tiago Ferreira Alves 1; Nascimento

Leia mais

Diversidade funcional e atividade de microrganismos solubilizadores de P na rizosfera de linhagens recombinantes de sorgo

Diversidade funcional e atividade de microrganismos solubilizadores de P na rizosfera de linhagens recombinantes de sorgo Diversidade funcional e atividade de microrganismos solubilizadores de P na rizosfera de linhagens recombinantes de sorgo Amanda A. O. Neves 1, Ivanildo E. Marriel 2 e Robert E. Schaffert 2 1 UNESP, Via

Leia mais

SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE EUCALIPTO CITRIODORA (Corymbia citriodora) QUANTO À PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE EUCALIPTO CITRIODORA (Corymbia citriodora) QUANTO À PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE EUCALIPTO CITRIODORA (Corymbia citriodora) QUANTO À PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS Ana Beatriz Marques Honório 1 ; Tarcísio Alves Castro Barros

Leia mais

AUXINAS. Katia Christina Zuffellato-Ribas

AUXINAS. Katia Christina Zuffellato-Ribas AUXINAS Katia Christina Zuffellato-Ribas AUXINAS = AUXIEN = CRESCER, AUMENTAR PRIMEIRO HORMÔNIO VEGETAL FINAL DO SÉCULO XIX Charles Darwin 1881 The Power of Moviment in Plants HORMÔNIOS VEGETAIS GRUPO

Leia mais

Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP

Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP Liana de Holanda Viana Barros 1, Lorena Albuquerque Adriano da Silva², André Luís Calado Araújo 3, 1Graduanda em Tecnologia

Leia mais

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Ane Josana Dantas Fernandes, José Hundemberg Pereira Barbosa *Maria Gardênnia da

Leia mais

Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas de importância econômica em Manaus e Rio Preto da Eva, Amazonas

Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas de importância econômica em Manaus e Rio Preto da Eva, Amazonas Silva, A. C. S et al. 37 Vol. 2, N. 1: pp. 37-42, February 2011 Journal of Biotechnology and Biodiversity Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas de importância econômica

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

Nutrição e metabolismo. microbiano. Nutrição e Metabolismo. microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano

Nutrição e metabolismo. microbiano. Nutrição e Metabolismo. microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano Nutrição e Metabolismo 1. Introdução 3. Cultivo e crescimento bacteriano 1. Introdução Origem dos seus precursores retirados do meio sintetizados a partir de compostos mais simples O que contém uma célula

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA

PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA (Ricinus communis L.) A PARTIR DA ESTIMULAÇÃO DE ESTACAS PELO ÁCIDO 3-INDOLACÉTICO (AIA) E PELO ÁCIDO INDOL BUTÍRICO (AIB) Francynês C. O. Macedo 1 ; Máira Milani 2 ; Julita

Leia mais

4.1 - Introdução. Fontes. Nitrogênio: requerido em grande quantidade pelas plantas. Nitrogênio do solo. Fertilizantes

4.1 - Introdução. Fontes. Nitrogênio: requerido em grande quantidade pelas plantas. Nitrogênio do solo. Fertilizantes 4 Fixação do Nitrogênio 1 4.1 - Introdução Nitrogênio: requerido em grande quantidade pelas plantas Nitrogênio do solo Fertilizantes Fontes FBN Nitrogênio: abundante na natureza (Fonte: Hungria et al.,

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES A. B. SOUZA 1, R. MEIRELLES Jr 2, M.F. MENDES 3 e C.S.S. PEREIRA 4 1 Universidade Severino

Leia mais

Produção e Eficiência de Fertilizantes com Alto P Disponível por Processo Biológico

Produção e Eficiência de Fertilizantes com Alto P Disponível por Processo Biológico UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Produção e Eficiência de Fertilizantes com Alto P Disponível por Processo Biológico Newton P. Stamford E. mail: newtonps@depa.ufrpe.br Núcleo de Fixação Biológica

Leia mais

EFICIÊNCIA DE Streptomyces spp. NO BIOCONTROLE DE FITOPATÓGENOS E PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL

EFICIÊNCIA DE Streptomyces spp. NO BIOCONTROLE DE FITOPATÓGENOS E PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL Universidade Federal do Tocantins Câmpus de Gurupi Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal ALBERT LENNON LIMA MARTINS EFICIÊNCIA DE Streptomyces spp. NO BIOCONTROLE DE FITOPATÓGENOS E PROMOTOR DE

Leia mais

PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO

PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS Aluno: Victor Surerus Leal Costa Orientador: Luiz Alberto Cesar Teixeira Introdução A extração de diversos metais, em geral, conduz à presença

Leia mais

Meios de cultura bacteriano

Meios de cultura bacteriano Meios de cultura bacteriano O material preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos. Inóculo e Cultura; Se desejarmos o crescimento de uma cultura de um certo microrganismo, por exemplo

Leia mais

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176.

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176. ALMIR ASSIS BRAGA PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176. Tese apresentada ao Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE CASCA, TORTA DE MAMONA E FOSFATO NATURAL NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS DE MAMONEIRA. Souza Carvalho Júnior

UTILIZAÇÃO DE CASCA, TORTA DE MAMONA E FOSFATO NATURAL NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS DE MAMONEIRA. Souza Carvalho Júnior I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 1 Página UTILIZAÇÃO DE CASCA, TORTA DE MAMONA E FOSFATO NATURAL NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS DE MAMONEIRA 1 Walciria Alves da Silva; Napoleão

Leia mais

Avaliação de Estirpes de Rizóbio para a Cultura do Feijão-caupi em Roraima

Avaliação de Estirpes de Rizóbio para a Cultura do Feijão-caupi em Roraima ISSN 1980 413X 01 Circular Técnica Boa Vista, RR Dezembro, 2006. Autores Jerri Édson Zilli Pesquisador em Microbiologia do Solo, Doutor em Agronomia Ciência do Solo - Embrapa Roraima, CP 133, 69301-970,

Leia mais

Acta Scientiarum. Agronomy ISSN: Universidade Estadual de Maringá Brasil

Acta Scientiarum. Agronomy ISSN: Universidade Estadual de Maringá Brasil Acta Scientiarum. Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Freitas Chagas Junior, Aloisio; de Oliveira, Luiz Antonio; Nascimento de Oliveira, Arlem Caracterização fenotípica

Leia mais

MICROBIOLOGIA BÁSICA ENZIMAS, DESIDROGENASE, CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, ATIVIDADE RESPIRATÓRIA MICROBIANA E QUOCIENTE METABÓLICO

MICROBIOLOGIA BÁSICA ENZIMAS, DESIDROGENASE, CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, ATIVIDADE RESPIRATÓRIA MICROBIANA E QUOCIENTE METABÓLICO MICROBIOLOGIA BÁSICA ENZIMAS, DESIDROGENASE, CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, ATIVIDADE RESPIRATÓRIA MICROBIANA E QUOCIENTE METABÓLICO MARCELO DE ANDRADE BARBOSA Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo)

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PARA TRANSFERÊNCIA DE CÉLULAS BACTERIANAS PARA MEIO LÍQUIDO

PROTOCOLO OPERACIONAL PARA TRANSFERÊNCIA DE CÉLULAS BACTERIANAS PARA MEIO LÍQUIDO Ministério da Agricultura e do Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia-CNPAB ISSN 0104-6187 PROTOCOLO OPERACIONAL PARA TRANSFERÊNCIA

Leia mais

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas RENDIMENTO E CLOROFILA DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO Daniele de Cássia Vieira de Sousa 1, Manoel Mota dos Santos 2 1 Aluna do Curso de Agronomia Campus de Gurupi

Leia mais

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DA PARTE AÉREA DO CAPIM- BRAQUIÁRIA E DA RECUPERAÇÃO E ACUMULAÇÃO DO NITROGÊNIO APÓS APLICAÇÃO DE DOSES DE FERTILIZANTES NITROGENADOS Juliana Santos Vianna 1, Antônio Xavier de Campos

Leia mais

Adubação do Milho Safrinha. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas

Adubação do Milho Safrinha. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas Adubação do Milho Safrinha Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas Produtividade, kg/ha Área (milhões ha) AUMENTO DA ÁREA E PRODUTIVIDADE 8000,0 7000,0 6000,0 Total MT 7.012 5000,0

Leia mais

Universidade Estadual Paulista UNESP Instituto de Biociências de Botucatu IBB Bioquímica Vegetal

Universidade Estadual Paulista UNESP Instituto de Biociências de Botucatu IBB Bioquímica Vegetal Campus de Botucatu Universidade Estadual Paulista UNESP Instituto de Biociências de Botucatu IBB Bioquímica Vegetal ROTEIRO PARA RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO: DETERMINAÇÃO DA PROTEÍNA SOLÚVEL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM PROGRAMA MULTI-INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM PROGRAMA MULTI-INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM PROGRAMA MULTI-INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E ECOLÓGICAS DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE SOLOS ÁCIDOS E DE BAIXA FERTILIDADE

Leia mais

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19 Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de hidrogênio i e ativada por tratamento térmico como meio adsorvedor do corante Reativo Kelli Cristina de Souza BLUE 19 Orientadora: Prof. Dra. Maria Lúcia

Leia mais

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente ESTADO DA ARTE E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

AVALIAÇÃO AGROECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE MAMONA EM CONSORCIO COM O FEIJÃO-CAUPI

AVALIAÇÃO AGROECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE MAMONA EM CONSORCIO COM O FEIJÃO-CAUPI AVALIAÇÃO AGROECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE MAMONA EM CONSORCIO COM O FEIJÃO-CAUPI Francisco de Brito Melo 1, Milton José Cardoso 2 e Aderson Soares de Andrade Júnior 3 Embrapa Meio-Norte 1 brito@cpamn.embrapa.br;

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Metabolismo, nutrição e crescimento microbiano

Metabolismo, nutrição e crescimento microbiano Metabolismo, nutrição e crescimento microbiano Diversidade metabólica Tipo nutricional Fonte energia Fonte carbono Exemplo Fotoautotrófico Luz CO 2 cianobactérias anoxigênicos: bactérias oxigênicos: verde

Leia mais