AÇÕES DE EXTENSÃO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO COM A COMUNIDADE ESCOLAR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AÇÕES DE EXTENSÃO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO COM A COMUNIDADE ESCOLAR."

Transcrição

1 AÇÕES DE EXTENSÃO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO COM A COMUNIDADE ESCOLAR. Luana Savi de Aguiar, Afonso Vazzoler, Gustavo Graeff Kura, Alessandra Paula Merlin. Universidade de Passo Fundo, Brasil. Resumo Atualmente os conhecimentos anatômicos estão disponíveis somente à comunidade acadêmica dos cursos da área da saúde. O projeto de extensão desenvolvido no laboratório de Anatomia da Universidade de Passo Fundo tem como objetivo desmistificar e universalizar os conhecimentos anatômicos a todos os setores educacionais das escolas propondo à aproximação da comunidade com a universidade. As propostas deste projeto visam despertar o interesse pela busca do conhecimento e por uma futura profissão na área da saúde através da organização de visitas educacionais ao laboratório de anatomia. Em seis anos de atividade foram recebidos 8,266 alunos de escolas de ensino médio, cursos de graduação e escolas técnicas de instituições de ensino de 57 cidades das regiões central, norte e nordeste do estado do Rio Grande do Sul e oeste do estado de Santa Catarina. Atividades de extensão realizadas possibilitam fluxo continuo de conhecimento entre a UPF e as escolas da região, permitindo que professores e alunos da educação básica tenham contato com laboratórios e materiais que por muitas vezes não são encontrados no ambiente escolar. Introdução As características culturais dos imigrantes descendentes de italianos, alemães e de outras etnias, que chegaram no final do século XIX na região norte do estado do Rio Grande do Sul Brasil, influenciaram decisivamente no desenvolvimento da cidade de Passo Fundo e criaram potenciais para o surgimento do ensino superior, com características de cunho comunitário. Na década de 50, iniciou no Rio Grande do Sul o movimento de interiorização do ensino superior que culminou com o surgimento de diversas instituições universitárias em cidades afastadas da capital (Guareschi, 2012). Em Passo Fundo, o ano de 1968 marcou a

2 criação da Universidade de Passo Fundo (UPF), uma universidade comunitária de caráter regional. Em consonância com seus princípios orientadores e visando cumprir sua missão, a UPF procura estabelecer interfaces com a sociedade, participando na identificação e na solução de problemas socioeconômicos dos municípios de sua região de abrangência, por meio de iniciativas voltadas à educação integral que possam contribuir para a melhoria das condições de vida e para o desenvolvimento regional sustentável (PDI, 2017). Sabe-se que uma das funções das universidades brasileiras, além de formar profissionais adequados e gerar conhecimento através da pesquisa, é estender sua produção e atividades para a comunidade (Leão, et. al., 2015) por intermédio da extensão. Neste contesto, a UPF define extensão como sendo um processo educativo, cultural e científico que permeia e articula as atividades de ensino e de pesquisa, de forma transparente e dialogada, para possibilitar transformações entre universidade e comunidade regional (UPF, 2011). Historicamente há uma cultura nas universidades brasileiras em disponibilizar o laboratório de anatomia para a visitação de escolas. A UPF durante um longo período realizou esta atividade e disponibilizou as dependências do laboratório de anatomia para esses fins. Contudo, o programa de visitação ficou desativado durante alguns anos, no entanto a procura por este atendimento era constante. Para sanar a demanda da comunidade escolar, em 2012 foi idealizado o projeto de extensão Anatomia do Corpo Humano, vinculado a Área de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo. A anatomia humana foi caracterizada em 1981 pela American Association of Anatomists, como sendo a análise da estrutura biológica, correlacionada com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais (Dangelo & Fattini, 2011). Na matriz curricular das escolas de ensino fundamental e médio, cabe a disciplina de ciências biológicas abordar conteúdos referentes à anatomia humana. O processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana lecionada nas escolas pode ser prejudicado pela escassez de materiais didáticos a disposição. Neste contexto o livro didático é o principal ou único material didático utilizado nas aulas, pois não há nesses locais laboratórios de anatomia para estudo prático (Cerri, et. al., 2015; Evaristo, et. al., 2013).

3 É de fundamental importância para o ensino as aulas práticas de laboratório, pois permitem ao aluno o contato direto com o material, podendo observar, manipular e pesquisar sobre a temática estudada (Krasilchick, 2004). Assim, uma disciplina não poderia ser desenvolvida apenas de forma teórica, mas sempre apoiada em um conjunto de aulas práticas que aprimorem os conceitos transformando-os em conhecimentos científicos (Cruz et al., 1996) Na opinião de Molinari et al., (1999) e Melo et al., (2002), a diversidade do material pedagógico facilita o aprendizado, tornando as aulas práticas mais dinâmicas e produtivas. No entanto, a maioria das escolas apresenta escassez de material biológico, para realização de aulas práticas. De acordo com Della Justina et al., (2003), um modelo didático corresponde a um sistema figurativo que reproduz a realidade de forma esquematizada e concreta, tornando-a mais compreensível ao aluno. As atividades de extensão realizadas pelo projeto Anatomia do Corpo Humano possibilitam um fluxo continuo de conhecimento entre a universidade e as escolas da região de abrangência, permitindo que professores e alunos da educação básica tenham contato com laboratórios e materiais que por muitas vezes não são encontrados no ambiente escolar. Ações de extensão universitária com estes propósitos são fundamentais para o estudo das ciências biológicas e contribuem com a aproximação da comunidade escolar com a universidade, diminuindo as desigualdades que afligem o ensino brasileiro (Ferreira, et. al., 1999). Dentro deste contexto, o projeto de extensão Anatomia do Corpo Humano abre as portas do laboratório de anatomia humana, para toda a comunidade. Com o intuito de contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de ensino médio e técnico da região de abrangência da UPF, esclarecendo dúvidas e curiosidades, permitindo o contato de alunos e professores com material cadavérico humano. Possibilitando uma relação mais próxima entre a comunidade e a universidade. Metodologia O projeto de extensão é desenvolvido no laboratório de anatomia pertencente à Área de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas, da UPF. As atividades do projeto de extensão ocorrem duas vezes por semana, onde são disponibilizados horários nos turnos da manhã, tarde e noite. As visitas ao laboratório de anatomia são agendadas com antecedência, via sistema informatizado através da web.

4 Após o agendamento, os grupos de visitantes são recepcionados por alunos extensionistas de diversos cursos da área da saúde da UPF, tais como educação física, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina e odontologia. Esse leque de futuros profissionais está à disposição dos visitantes, para a resolução de dúvidas que possam surgir referentes às temáticas abordadas durante a atividade e a respeito dos cursos de graduação oferecidos na universidade. Em primeiro momento os estudantes são encaminhados a uma sala onde assistem ao vídeo institucional da área de Morfologia da UPF (FIGURA1). Na sequência, ocorre uma aula expositiva dialogada onde são abordados assuntos referentes a estrutura morfofuncional do corpo humano, importância da anatomia para os futuros profissionais da área da saúde, procedimento de doação de corpos e conservação. Durante o decorrer da atividade, os estudantes tem a oportunidade de fazer questionamentos e sanar as suas duvidas, de modo que a construção do conhecimento seja melhor desempenhada. Em seguida, os alunos visitantes são encaminhados ao laboratório onde observam uma exposição de órgãos e cadáveres humanos, além de modelos anatômicos artificiais, para o fácil entendimento do visitante (FIGURA 2). A exposição anatômica é dividida por estações, onde cada estação se refere a um sistema corporal. Nessas estações são abordadas as características do sistema corporal e através da demonstração de peças anatômicas, órgãos saudáveis e doentes, são trabalhados tópicos referentes à saúde. Na próxima etapa da visita, os alunos são conduzidos ao museu de anatomia, que conta com um acervo de peças anatômicas naturais e artificiais de seres humanos e animais (FIGURA 3), composto por exemplares de esqueletos humanos e animais, fetos com diferentes fases de desenvolvimento, fetos que apresentam anomalias, fetos com o seu esqueleto diafanizado, animais taxidermizados, órgãos injetados com resina, órgãos que apresentam alterações patológicas, animais criodesidratados e modelos anatômicos artificiais. Nesta etapa, os extensionistas são encarregados de demonstrarem aos visitantes os exemplares expostos, explicando as técnicas anatômicas empregadas para evidenciar as estruturas e conservar o material. Nas peças que apresentam anomalias é explanado sobre os órgãos comprometimentos e os que apresentam alterações patológicas, correlacionando com as prováveis causas patológicas. Ao final da visita os estudantes e seus professores respondem a um questionário de satisfação e aproveitamento da atividade com espaço para críticas e sugestões.

5 FIGURA 1- Alunos vistantes sendo recepcionados. FIGURA 2- Alunos no laboratório de anatomia na exposição de órgãos e cadáveres humanos.

6 FIGURA 3- Visitação ao museu de anatomia humana e animal. FIGURA 4 - Alunos visitantes junto aos extensionistas do projeto.

7 FIGURA 5 - Acadêmicos extensionistas, professores e funcionários envolvidos no projeto anatomia do corpo humano. RESULTADOS E DISCUSSÃO O projeto desde seu inicio até o primeiro semestre de 2017 (2017/1) já acolheu cerca de 8,266 alunos de escolas de ensino médio, cursos de graduação e escolas técnicas, das regiões central, norte e nordeste do estado do Rio Grande do Sul e oeste do estado de Santa Catarina. Ao longo de sua existência foi constatado um aumento gradual na procura pelas atividades do projeto (GRÁFICO 1). Instituições de ensino de 57 cidades (FIGURA 5), já buscaram as atividades oferecidas pelo projeto, destacam-se as escolas das cidades de Passo Fundo, Marau, Carazinho e Sananduva com um maior número de participações. O projeto tem uma curva ascendente de procura, isso se deve à maior divulgação do trabalho no transcorrer do tempo por meio das mídias sociais e entre os frequentadores.

8 NÚMERO DE VISITANTES ATENDIDOS PELO PROJETO /1 GRÁFICO 1 Número de visitantes atendidos pelo projeto. FIGURA 5 Cidades já atendidas pelo projeto (fonte Google Maps). Destaca-se que a busca pelo projeto se faz pertinente devido à carência do cenário prático nas escolas, e a necessidade de se utilizar de métodos cativantes para o ensino do corpo humano. As aulas, muitas vezes, são limitadas a conteúdos teóricos devido à

9 ausência de laboratórios, equipamentos e recursos didáticos apropriados (Costa et al., 2013). O ensino do corpo humano é fundamental na formação do aluno, no entanto o ensino deste conteúdo tem se perdido na rotina da sala de aula e tem se tornado cada vez mais, algo sem valor (Oliveira, 2011). Nas instituições escolares há uma abordagem tradicional de ensino, com a utilização de livros didáticos, que levam a um aprendizado fragmentado do corpo humano (Moraes; Guizzetti, 2016). A interação universidade escola resulta em uma construção positiva do ensino e aprendizagem, aliando a prática à teoria, despertando interesse sobre o corpo humano, suas estruturas e o entendimento do que é anatomia e fisiologia. (Leão et al., 2015). Uma ação de extensão semelhante ao modelo de projeto desenvolvido em nosso departamento de Morfologia foi realizado no laboratório de anatomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nesta ação o objetivo era disponibilizar o laboratório de anatomia humana para toda a comunidade, contribuindo no processo de ensinoaprendizagem. Após a analise de um questionário de satisfação respondido pelos participantes do projeto, os autores identificaram que a ação proposta conseguiu alcançar os objetivos, estimulando o interesse dos alunos e contribuindo para o esclarecimento de dúvidas e para o desenvolvimento dos mesmos, a aproximação com as peças cadavéricas humanas é muito estimulante e despertou o interesse dos alunos para saber mais sobre como funciona o nosso corpo (Evaristo, 2013). Nos mesmos moldes, o projeto de extensão desenvolvido por Silva et. al., (2016), verificou o impacto da visita ao laboratório de anatomia no aprendizado e na escolha profissional dos visitantes. Os frequentadores demonstraram satisfação em participar das atividades propostas, para os autores a satisfação esta relacionada com uma melhor compreensão dos conteúdos de anatomia e ciências que foram anteriormente abordados na escola. Quanto a escolha profissional após a visita ao laboratório de anatomia, 13,29% dos visitantes responderam que mudaram a escolha profissional, 41,04% reforçaram a escolha que já possuíam, para 27,74% a visita não fez diferença na sua escolha profissional e 17,91% não querem fazer a escolha profissional ainda. Com relação a escolha profissional Leão et al., (2015), perguntaram a um grupo de estudantes se a visita ao laboratório de anatomia pode ajudar ou ajudou na escolha de sua futura profissão. No grupo de visitantes entrevistados 89,18% responderam que esta experiência ajudou na escolha de uma futura profissão. Para os autores, esta conduta pode ser explicada pela ansiedade e dúvida natural que ocorre com a proximidade de conclusão do ensino médio e possibilidade de ingresso no ensino superior.

10 Práticas em projetos semelhantes, que aproximam indivíduos ainda leigos da anatomia, contribuem para desmistificar a prática de estudos em um laboratório de anatomia e possibilita uma visão única do homem, em seu estado saudável e doente, apresentando os diferentes órgãos que formam e constituem o corpo humano (De Conto, 2014). Projetos que aproximam a Universidade da Comunidade permitem aos seus executores e participantes desenvolverem suas capacidades emotivas para socializar, quebrar estigmas pessoais e sociais. Funciona como um caminho para colocar em prática as necessidades e capacidades humanas de aprender, relacionar, cuidar e conviver. CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto de extensão desenvolvido junto ao laboratório de anatomia da UPF oportuniza vivências que são inviabilizadas nas salas de aula da maioria das escolas. As ações desenvolvidas no projeto proporcionam novas experiência e informações especializadas aos visitantes, diferentes das vividas no seu dia a dia. O contato com os profissionais da área da saúde, o convívio com os professores, funcionários e estudantes universitários, serão, sem dúvida fatores que os ajudarão a traçar e construir o caminho para vida acadêmica e profissional que estes estudantes tanto precisam. Assim a extensão universitária possibilita uma troca de experiências, aonde o conhecimento acadêmico adquirido é levado e aplicado à sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. BRITO, V. C; SANTOS, A. J. C. A; OLIVEIRA, B.D.R. Análise da nomenclatura anatômica adotada nos livros de Ciências e Biologia, Revista Didática Sistêmica, v.13, n. 1, p.3-19, CERRI, B.R.; HOFFMANN, J.S.; ROCHA, L.C.; AMORIM, L.A.; RABELO, T.M.; MORO, Y.M.; ANARUMA, C.A.; CIENA, A.P. Projeto de extensão: anatomia humana para os ensinos fundamental e médio. 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, Disponível em: < Acesso em: 15 fev

11 3. COSTA, B.D.B.; BARRETO, S.D.; JUNIOR, E.L.V.; VIEIRA, G.O.; LUCENA, E.E.S. Corpo humano real e fascinante: a extensão universitária como um elo integrador entre o ensino médio/profissionalizante e o superior. Revista Extendere, v. 2, n. 1, p , DANGELO, J. G.; FATTINI, C.A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. São Paulo. Editora Atheneu, 3ª ed., DE CONTO, F. Interação entre o departamento de Morfologia da Universidade de Passo Fundo e comunidade regional: Uma atividade de Extensão Universitária. Revista Diálogos: Extensão e Aprendizagem: tempos e espaços, v.19, n.11, p.17-23, DELLA JUSTINA, L.A.; RIPPEL, J.L.; BARRADAS, C.M.; FERLA, M.R. Modelos didáticos no ensino de Genética In: Seminário de extensão da Unioeste. Cascavel. Anais do Seminário de extensão da Unioeste, p , EVARISTO, D. C. S.; MENEZES T.M.; SILVA, D M S; SILVA, K R. S.; CRUZ, J. E. S.; BRITO, V. C. Anatomia Humana para Todos: Contribuindo Para a Compreensão Do Corpo Humano. In: XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO JEPEX 2013 UFRPE: Recife. Disponível em:< 1.pdf>. Acessado em: 15 fev FERREIRA, J.R.; PAIVA, M.F.P.; FARIA, E. P.; MORAIS, L.K.; LEMOS, L. O ensino do corpo humano programado nos cursos de licenciatura, v. 3, n.1, p.41-47, GUARESCHI, E. A. Universidade comunitária- uma experiência inovadora. Passo Fundo: Berthier; Aldeia Sul, KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EdUSP, p.10 66, LEÃO, M.Q.F.; MACIEL, R.A.; SILVA, L.A.; OLIVEIRA, J.B.; ARAÚJO, F.A.C.; DUARTE, E.S.D.D. Projeto de monitoria anatomia ao vivo : um trabalho que

12 transcende as portas da universidade. Universidade de Pernambuco. Revista saúde e ciência online, 2015; v.4, n.3,, p , MARSOLA, T.R.P.S. Doação voluntária de corpos para estudos anatômicos. Universidade de São Paulo. Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia. São Paulo, MELO, S.R.; RIBEIRO, A.M.; ESQUARCINI, S.D.G.; CONEGERO, C.I.; STABILLE S.R. Preparação de material biológico para aulas teórico-práticas de Biologia no Ensino Fundamental e Médio. Arq. Apadec, v.6, n.2, p.45-6, MELLO, J.M.; DAGOSTIN, M.A.A.; DAGOSTIN, A.L.A.; KADOWAKI, M.K.; BRANCALHÃO, R.M.C. Modelo didático para compreensão da estrutura da proteína. Arq Mudi, v.11, n.2, p.32-5, MOLINARI, S. L.; MONTEIRO, A. S.; MIRANDA-NETO, M. H. Práticas para abordar o tema sistema esquelético. Arq Apadec, v. 3, n. 2, p , MORAES, V.R.A.; GUIZZETTI, R.A. Percepções de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o corpo humano. Ciência & Educação, Bauru- São Paulo, v. 22, n. 1, p , SILVA, C.H.; FONTANA, C.A.P.; SILVA, L.F.; RAMOS, R.G.; REZENDE, P.F.Z.; SOUZA, A.L.R. Conhecendo a anatomia: a integração da universidade com a educação básica. Revista eletrônica da pós-graduação em educação. FMG Regional Jataí, v. 12, n. 2, p. 1-15, SILVA, R.A. A extensão como método de ensino teórico-prático no ensino superior. Educere - Revista da Educação, v.9, n.2, p , OLIVEIRA, P.T.S. Ensino do corpo humano- abordagens de professores e ciências no 8º. ano do ensino fundamental em escolas estaduais de Planaltina de Goiás. Universidade de Brasília, Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais. 20. UPF, 2011.Acessado em 16/06/2017:file:///C:/Users/UPF/Downloads/pdi_upf_2017_2021.pdf.pdf

13 21. UPF, Plano de desenvolvimento institucional Universidade de Passo Fundo. Disponível em: file:///c:/users/upf/downloads/pdi_upf_2017_2021.pdf.pdf. Acesso em: 15 fev.2018.

INTERAÇÃO ENTRE A ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE.

INTERAÇÃO ENTRE A ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE. INTERAÇÃO ENTRE A ANATOMIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE. Rafael Rodriguez Dache, Milena Giotti Marostega, Luana Pretto Dias, Alexandra Kaufmann, Luana Savi de Aguiar, Ronaldo Marques de

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA SOUSA¹, Monike; SAUERESSIG², Lílian; FIGUEIREDO², Luciano; COUTO², Rovany; SOUSA³, Eliane M.D. ¹ UFPB, Discente

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS Magno José dos Santos Silva 1 ; Gilson Antônio Evaristo Júnior 1 ; Lucas Rafael Tavares

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA

IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA O estudo da Anatomia humana se faz imprescindível para o conhecimento e compreensão do corpo humano como um todo, na importância e interação de todas as suas estruturas e características

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA Ramon Lima Silva, Hélio Félix dos Santos Neto; Getúlio José de Carvalho Júnior; Marcela Bernardes Portela. Universidade Federal

Leia mais

RECURSOS EDUCACIONAIS. Recursos educacionais e laboratórios de ensino. VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: aprendendo e ensinando

RECURSOS EDUCACIONAIS. Recursos educacionais e laboratórios de ensino. VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: aprendendo e ensinando RECURSOS EDUCACIONAIS Recursos educacionais e laboratórios de ensino VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: aprendendo e ensinando Agnes Kiesling Casali agnescasali@prof.una.br Patrícia Silva Costa patbio24@gmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL NO CURSO DE PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL NO CURSO DE PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL NO CURSO DE PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO Michelle

Leia mais

JOGO COLABORATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

JOGO COLABORATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA JOGO COLABORATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Santos, E.M 1,2* ; Loretto, J.A. 1,2 ; Menezes, N.M. 4 ; Rocha, B.V. 1,2 ; Dornfeld, C.B. 1,3 1 Faculdade de Engenharia

Leia mais

AÇÕES EDUCATIVAS NO MUSEU DE MORFOLOGIA DA UFG: A COMUNIDADE VAI À UFG. Palavras-chave: Anatomia humana e animal; Educação; Saúde; Museu.

AÇÕES EDUCATIVAS NO MUSEU DE MORFOLOGIA DA UFG: A COMUNIDADE VAI À UFG. Palavras-chave: Anatomia humana e animal; Educação; Saúde; Museu. AÇÕES EDUCATIVAS NO MUSEU DE MORFOLOGIA DA UFG: A COMUNIDADE VAI À UFG BENETTI 1, Edson José; MATA 2, João Roberto da; MOREIRA 3, Paulo Cesar; FIGUEIREDO 4, Augusto César Ribeiro; SIMÕES 5, Karina; MATA

Leia mais

V SEREX SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE

V SEREX SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE JATAI, GO* ALVES, Maria Rita Agenor 1 ; GUIMARÃES, Jéssica Bueno 2 ; MAGALHÃES, Aline Oliveira de 3 ; ARAÚJO,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS Gilzete Reis da Silva 1,6 ; Reginaldo Augusto Farias de Gusmão 2,6 ; Victor Sacramento Dias 3,6 ; Daniel José Viana Mota 4,6

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: Programa de apoio aos professores do ensino médio e fundamental das escolas públicas de João Pessoa

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: Programa de apoio aos professores do ensino médio e fundamental das escolas públicas de João Pessoa TÍTULO: O CORPO HUMANO NA PONTA DOS DEDOS AUTORES: Flávia P. de F. Paiva (flaviapfpaiva@hotmail.com); Fabrício R. S. Farias (fabricioodontologia@hotmail.com); Rossana S. M. da Silva; Lílian Débora P. e

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Exposições

Leia mais

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte REGULAMENTO: INTEGRALIZAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC)

ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) MÉTODOS QUE AUXILIAM O ENSINO E APRENDIZADO NAS AULAS PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA Ana Lucia dos Santos Alves 1 ; Maria Udete Facundo Barbosa

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCADZMT1 IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO ANIMAL PARA O PROFISSIONAL ZOOTECNISTA Aldivan Rodrigues Alves (1), Ariosvaldo Nunes de Medeiros (2), Ludmila da Paz Gomes da Silva (3) Centro

Leia mais

INSTRUINDO E DIVERTINDO NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

INSTRUINDO E DIVERTINDO NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTRUINDO E DIVERTINDO NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Josiane Medeiros de Mello *, Márcia Miranda Torrejais **, Nelson Ossamu Osaku **, Jaqueline Medeiros de Mello ***, José Carlos Miranda Torrejais **** Mello

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA AUDIODESCRIÇÃO PARA O ENSINO DE CÉLULAS ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CONTRIBUIÇÕES DA AUDIODESCRIÇÃO PARA O ENSINO DE CÉLULAS ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONTRIBUIÇÕES DA AUDIODESCRIÇÃO PARA O ENSINO DE CÉLULAS ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Edivaldo Jeronimo Pereira do Nascimento Mestrando em Ensino de Biologia PROFBIO Professor

Leia mais

PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS 1 AS MODALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS Introdução 2 Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias,

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Prof. Me. Vitor Paulo Boldrin Organizador. ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Regulamento

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Prof. Me. Vitor Paulo Boldrin Organizador. ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Regulamento Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Me. Vitor Paulo Boldrin Organizador ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Regulamento Jales 2016 APRESENTAÇÃO E EMENTA O presente texto visa

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO: ANATOMIA HUMANA PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

PROJETO DE EXTENSÃO: ANATOMIA HUMANA PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO PROJETO DE EXTENSÃO: ANATOMIA HUMANA PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO Bruno Rubin Cerri*, Johann Simon Hoffmann, Lara Caetano Rocha, Lucas Alves de Amorim, Thais Maldonado Rabelo, Yuri Matheus Moro,

Leia mais

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Antonia Rayara Pereira Lemos;¹* Neidimar Lopes Matias de Paula¹ 1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Leia mais

BROMATOLOGIA COM DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR

BROMATOLOGIA COM DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 BROMATOLOGIA COM DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR Érika Paula Farias da Silva 1* ; Jéfferson Malveira Cavalcante 2 1

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS Paulo Roberto Alves 1 ; Juliana de Sá Menezes 2 ; Karoline Santos

Leia mais

A VIVÊNCIA NA MONITORIA DE ENFERMAGEM, SAÚDE E SOCIEDADE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA

A VIVÊNCIA NA MONITORIA DE ENFERMAGEM, SAÚDE E SOCIEDADE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA A VIVÊNCIA NA MONITORIA DE ENFERMAGEM, SAÚDE E SOCIEDADE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA Igor Michel Ramos dos Santos iigor_ramos@hotmail.com Danielly Santos dos Anjos Cardoso e Universidade Estadual de Ciências

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Feira das Profissões. Turismo Pedagógico. Unicentro.

PALAVRAS-CHAVE Feira das Profissões. Turismo Pedagógico. Unicentro. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

a demanda elevada de público que passou a receber, o presente projeto visa oferecer

a demanda elevada de público que passou a receber, o presente projeto visa oferecer Uma proposta interativa à visitação e organização/utilização dos acervos didático e de pesquisa do Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero (MAH) 1. Resumo Edson A. Liberti, Silvia Lacchini e

Leia mais

2- OBJETIVOS: 2.1- Gerais

2- OBJETIVOS: 2.1- Gerais TÍTULO: CASA DA DESCOBERTA AUTORES: Carolina Pinheiro da Silveira, Daisy Luz e Ruth Bruno e-mail: ruth@if.uff.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal Fluminense ÁREA TEMÁTICA: Educação 2- OBJETIVOS: 2.1-

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS PELOS PARTICIPANTES.

AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS PELOS PARTICIPANTES. AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS PELOS PARTICIPANTES. Palavras-chave: biologia celular, ensino médio, atualização. SENA,

Leia mais

BIOLOGIA NA PRÁTICA: ULTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

BIOLOGIA NA PRÁTICA: ULTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO BIOLOGIA NA PRÁTICA: ULTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO Weslley Correia Francelino da Silva(1); Geizy Mayara Job Bernardo(1); Auta Paulina da Silva Oliveira(2); Valdelúcia

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OPORTUNIDADE DE PRÁXIS DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OPORTUNIDADE DE PRÁXIS DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OPORTUNIDADE DE PRÁXIS DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS - IGUATU Sara Jane de Oliveira¹ (1); Milkelison Bento de Lavor

Leia mais

Aula 6 Livro físico.

Aula 6 Livro físico. Conteúdos da aula 1. Material didático 2. Formatos 3. 2 1. Material didático Nessa aula, teremos como foco a apresentação do material didático da etb Material didático pode ser definido amplamente como

Leia mais

ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM ÓCULOS VIRTUAL NO CURSO NORMAL

ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM ÓCULOS VIRTUAL NO CURSO NORMAL ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM ÓCULOS VIRTUAL NO CURSO NORMAL HABERMANN, D. S. S.¹, GOMES, F. B.², CRUZ, J. V.³, COELHO, F. B. O.⁴ ¹ Universidade Federal do Pampa

Leia mais

Procedimento da pesquisa

Procedimento da pesquisa 2 CAPÍTULO Procedimento da pesquisa Este trabalho, efetivamente um projeto de extensão universitária como atividade acadêmica para a formação de professores, teve sua pesquisa baseada no trabalho desenvolvido

Leia mais

FÓSSEIS: HISTÓRIAS DE ONTEM PARA GERAÇÕES DE HOJE

FÓSSEIS: HISTÓRIAS DE ONTEM PARA GERAÇÕES DE HOJE FÓSSEIS: HISTÓRIAS DE ONTEM PARA GERAÇÕES DE HOJE Thays Letícia da Silva Estevão 1 Edilane Maria de Lima Eduardo 2 Jober Fernando Sobczak 3 Resumo: A divulgação de ciência nas escolas públicas e para a

Leia mais

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM Thamires Keila Silva Ferrari¹; Thais Adrianne Silva Reinaldo² ¹Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO VISITANDO A BIOLOGIA PARA A VIDA DOS ESTUDANTES VISITANTES

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO VISITANDO A BIOLOGIA PARA A VIDA DOS ESTUDANTES VISITANTES 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO VISITANDO A BIOLOGIA

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONCEITO CÉLULA

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONCEITO CÉLULA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONCEITO CÉLULA Iolanda Samara da Silva Santos (UFPE/CAV) André Deyvson Santos (UFPE/CAV) Elis Carla de Moura Lima (EREM Antônio

Leia mais

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes.

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes. O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT Carolina Cordeiro Siqueira 1, Emanueli Kingeriski de Campos 2, Daiane S. S. da Cunha 3, Denise Cristina Holzer 4 (PIBID-UNICENTRO).

Leia mais

O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais

O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais Gabriela Gomes da Silva 1, 3 ; Brenda Winne da Cunha Silva 1 ; Thaynan Larissa Rodrigues de Melo 1 ; Maria da

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

LABORATÓRIO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS

LABORATÓRIO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO LABORATÓRIO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS

Leia mais

METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ANATOMIA HUMANA O USO DO ROTEIRO DIDÁTICO E PEÇAS ANATÔMICAS E SUA RELEVÂNCIA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA

METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ANATOMIA HUMANA O USO DO ROTEIRO DIDÁTICO E PEÇAS ANATÔMICAS E SUA RELEVÂNCIA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ANATOMIA HUMANA O USO DO ROTEIRO DIDÁTICO E PEÇAS ANATÔMICAS E SUA RELEVÂNCIA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA Eduardo Junior Da Conceição 1 ; Emília Mendes da Silva Santos

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática

Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática Atividades Complementares ou Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento Atividades teórico-práticas de aprofundamento

Leia mais

1- Prof. Me. Dep. Química/UERN; 2- Alunos de Licenciatura em Química, Matemática e Física.

1- Prof. Me. Dep. Química/UERN; 2- Alunos de Licenciatura em Química, Matemática e Física. PIBID- O Ensino na Área de Ciências Exatas e Naturais com Alunos 1 ano A e 2 ano D do Ensino Médio no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) Mossoró/RN. Gama, K. K. S. 2 ; Leite,

Leia mais

Educação Não-Formal: Qual a sua importância?

Educação Não-Formal: Qual a sua importância? ISNN 1517-6770 Educação Não-Formal: Qual a sua importância? Gabrielle Rabello Quadra 1,2 & Sthefane D ávila 2,3 1 Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal de Juiz de Fora 2 Museu de

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO USO DE RÉPLICAS NO ENSINO DA PALEONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO EM FLORIANO-PI

IMPORTÂNCIA DO USO DE RÉPLICAS NO ENSINO DA PALEONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO EM FLORIANO-PI IMPORTÂNCIA DO USO DE RÉPLICAS NO ENSINO DA PALEONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO EM FLORIANO-PI Izamara Rodrigues da Silva(1); Raylana Costa de Sousa (1); Sebastiana Ferreira dos Santos

Leia mais

JOGOS EDUCATIVOS COMO FACILITADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

JOGOS EDUCATIVOS COMO FACILITADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOGOS EDUCATIVOS COMO FACILITADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Laianny Rêgo de Albuquerque; Roberto Jorge Lucena Ponciano Filho; Carlos Eduardo Alves Soares Universidade Federal

Leia mais

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA Leandra Tamiris de Oliveira Lira-UFRPE Leonardo Barbosa

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE O DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE REGIONAL: UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

INTERAÇÃO ENTRE O DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE REGIONAL: UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA INTERAÇÃO ENTRE O DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E A COMUNIDADE REGIONAL: UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FERDINANDO DE CONTO RESUMO O estudo da Anatomia Humana tradicionalmente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA Autor (1): Gabriella Helloyde de Morais; Orientador (2): Regina Célia Pereira Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, reitoria@uern.br)

Leia mais

IMPACTO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

IMPACTO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 IMPACTO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jamille Silveira Martins

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

A RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA COM A PRÁTICA DOCENTE

A RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA COM A PRÁTICA DOCENTE A RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA COM A PRÁTICA DOCENTE Maria Rizoneide Araújo Belarmino (1). (1) Discente. Licenciatura em Ciências Biológicas. Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES CAMPUS ARARAS TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO PROFESSORES A avaliação referente ao campus Araras se deu exclusivamente pela participação dos docentes dos cursos Licenciatura

Leia mais

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI EQUIPE: Coordenador de área: Regisnei Aparecido de Oliveira Silva Supervisora: Keny Alessana Souza Rocha Bolsistas: Jéssica Soares

Leia mais

GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental RESUMO

GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental RESUMO GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental 1 Bruna A. ARAÚJO; 2 Bruno L.R. MELO; 3 José N. NETO; 4 Elisa C. ROCHA; 5 Leda M.SILVA RESUMO Jogos educativos, como Gincanas,

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD

POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD 1 Dimensão: IX Políticas de atendimento aos estudantes; 2 3 1 Apresentação/Contextualização O NADD Núcleo de Apoio Docente e Discente é um serviço da

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Ciências Biológicas - Araras INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS Araras ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

LABORATORIO DE ENSINO DE CIENCIAS BIOLÒGICAS (LECBio) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE): IDEALIZAÇÃO, OBJETIVOS E MOSTRA LECBIO

LABORATORIO DE ENSINO DE CIENCIAS BIOLÒGICAS (LECBio) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE): IDEALIZAÇÃO, OBJETIVOS E MOSTRA LECBIO LABORATORIO DE ENSINO DE CIENCIAS BIOLÒGICAS (LECBio) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE): IDEALIZAÇÃO, OBJETIVOS E MOSTRA LECBIO INTRODUÇÃO Autor (1); Mariana Ribeiro Porto Araujo Universidade

Leia mais

A CONCEPÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A CONCEPÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A CONCEPÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Geissy Cathariny Alves da ROCHA 1, Priscila Brandão de SOUSA 1, Valdelice Lima Gomes da CRUZ 1, Gilberlândio

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (400 horas) Elaborado por: Profa. Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa Profa. Me. Karine Alves Gonçalves Mota PALMAS 2015 As atividades complementares

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

GUIA DO MONITOR DE MEDICINA

GUIA DO MONITOR DE MEDICINA Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante Responsável: profa. Dra. Ana Rachel Pinto GUIA DO MONITOR DE MEDICINA 2016.2 2 SUMÁRIO Introdução 3 O que é Monitoria 3 Quem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA Flávia Monique Sales Nobrega (1), Suetônio Júnior Ferreira de Sousa (2)

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

PROSPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VÍDEO

PROSPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VÍDEO Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Izana França 1 ; Mônica Raquel 1 ; Ivaneide

Leia mais

PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN.

PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN. PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN. Autor(es) : Clarissa Grazianne Barbosa Fernandes¹, Gautier Farias

Leia mais

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM?

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM? SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS BARRA MANSA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20162 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 942 2 - Você conhece

Leia mais

Monitoria em Semiologia e Semiotécnica da enfermagem: estimulando o interesse pela docência

Monitoria em Semiologia e Semiotécnica da enfermagem: estimulando o interesse pela docência Monitoria em Semiologia e Semiotécnica da enfermagem: estimulando o interesse pela docência LIRA, A. L. B. C. 1 ; TAVARES, A. O. F. 2 ; ARAÚJO, A. R. A. 3 ; OLIVEIRA, S. M. 4 Resumo Este projeto tem como

Leia mais

DEZ ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONHECENDO MELHOR O CORPO HUMANO

DEZ ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONHECENDO MELHOR O CORPO HUMANO DEZ ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONHECENDO MELHOR O CORPO HUMANO Marcia Miranda Torrejais (Orientador/UNIOESTE), e-mail: torrejais@unioeste.br, Angélica Soares, Nelson Ossamu Osaku, Célia Cristina Leme

Leia mais

DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS: um relato de experiência sobre ensino por experimentação na Educação de Jovens e Adultos.

DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS: um relato de experiência sobre ensino por experimentação na Educação de Jovens e Adultos. DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS: um relato de experiência sobre ensino por experimentação na Educação de Jovens e Adultos. Gabriela Gomes da Silva 1, 3 ;Thaynan Larissa Rodrigues de Melo 1 ; Brenda Winne da

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1.2.4.3.1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e

Leia mais

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Bolsistas: Ana Luiza Porto (voluntária); Daniela Lêdo; Mayra Santos; Samara Pereira; Viviane Cuadros. Supervisora: Professora do magistério

Leia mais

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO O PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG QUANTO AO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO ACADÊMICO

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG QUANTO AO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO ACADÊMICO PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG QUANTO AO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO ACADÊMICO Lívio Ian de Souza Cavalcante (1); Michelle Gomes Santos (2) (1) Discente do Curso

Leia mais

A ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE FUNGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

A ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE FUNGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES A ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE FUNGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES Lucas Farias Pinheiro; Júlia Santos Jardim; Fabiann Lucena da Ponte UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE QUIMICA LICENCIATURA NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 1 - DA IDENTIDADE DA DISCIPLINA 1.1

Leia mais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CEDTEC-CG

Leia mais

ABORDANDO O ENSINO DA CIÊNCIA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS

ABORDANDO O ENSINO DA CIÊNCIA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS ABORDANDO O ENSINO DA CIÊNCIA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS Liana Eloiza De Oliveira Silva 1 ; Ana Carolina Lemos Morais Do Nascimento 1 ; Gilberto Francisco Da Silva 2 ; Lucia Maria de Almeida

Leia mais

do país. Esse resultado nos faz acreditar que estamos no caminho certo: promovendo o aperfeiçoamento dos programas acadêmicos, investindo na

do país. Esse resultado nos faz acreditar que estamos no caminho certo: promovendo o aperfeiçoamento dos programas acadêmicos, investindo na Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: estratégias no processo de ensino e aprendizagem em aulas de educação física Programa de preparação para a aposentadoria com ênfase na autonomia pessoal

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ 1 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução nº 077/1 COGEP, de

Leia mais

O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO Francisco Ageu Ribeiro do Nascimento (Bolsista PIBID/ IFCE) Amaurício Lopes Rocha Brandão (Instituto Federal do Ceará)

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOTA VIEIRA DA CUNHA Coordenadores: Analía del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen Supervisora: Maria Aparecida Lousada da Silva Bolsista

Leia mais

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Professor(es): Rosana dos Santos Jordão Carga horária:

Leia mais

1.1.1 O que é o Estágio?

1.1.1 O que é o Estágio? 1.1 Estágio Curricular supervisionado Todo o Projeto de estágio e suas considerações foram elaborados pela Professora Fabiana Chinaglia. Abaixo segue o projeto, os anexos podem ser vistos no caderno de

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Educação Especial - São Carlos INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE

Leia mais