DIAGNÓSTICO DO CULTIVO DE MILHO TRANSGÊNICO NO MUNICÍPIO DE CARVALHÓPOLIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGNÓSTICO DO CULTIVO DE MILHO TRANSGÊNICO NO MUNICÍPIO DE CARVALHÓPOLIS"

Transcrição

1 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG DIAGNÓSTICO DO CULTIVO DE MILHO TRANSGÊNICO NO MUNICÍPIO DE CARVALHÓPOLIS Túlio M. TEMPESTA 1 ;Murilo de SOUZA 2 ;Patrícia O. A. VEIGA 3 ; André D. VEIGA 4 RESUMO Para o plantio de plantas transgênicas no Brasil, é preciso respeitar distância mínima de uma lavoura transgênica para uma lavoura convencional, além da utilização refúgio para que os insetos pragas não se adaptem as novas tecnologias. Com isto objetivou-se com este trabalho fazer uma análise detalhada da situação atual do plantio de milho transgênico na região de Carvalhópolis/MG, além de divulgação das técnicas corretas para a utilização segura dos materiais geneticamente modificados. INTRODUÇÃO Em 2012 o Brasil ocupou a segunda posição no mundo quanto a área com lavouras geneticamente modificadas (GM), perdendo somente para os Estados Unidos. Nesse ano o Brasil plantou 36,6 milhões de hectares de lavouras GM, aumentando sua área cultivada com transgênicos mais do que em qualquer outro país no mundo, caracterizando um aumento recorde de 6,3 milhões de hectares, sendo responsável por 21% da área cultivada mundial de 170 milhões de hectares (JAMES, 2012). Os organismos transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos visando características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original, sendo que para o milho já está aprovado no nosso país a tecnologia BT (Bacillus thuringiensis) e o milho tolerante a herbicidas (glifosato e glufosanato), bem como a junção destas duas tecnologias. O milho BT confere à planta proteção natural a larvas de certos 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Câmpus Machado. Machado/MG, tuliotempesta@hotmail.com; 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Câmpus Machado. Machado/MG, murilosouzaagro@hotmail.com. 3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Câmpus Machado. Machado/MG, paalvim@hotmail.com. 4 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Câmpus Machado. Machado/MG, paalvim@hotmail.com.

2 insetos, tornando praticamente desnecessário o controle destes por meio de pesticidas normalmente neurotóxicos, de alta agressividade ambiental, que em culturas não transgênicas são utilizados em larga escala. Para o plantio de plantas transgênicas no Brasil, é preciso respeitar e aderir algumas normas para aqueles produtores convencionais que não desejam se contaminar com material geneticamente modificado, por esta razão a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) determinou que, para as liberações comerciais, conforme Resolução Normativa nº 4 (BRASIL, 2007) a distância entre lavouras GM e convencionais vizinhas deve ser igual ou superior a 100 m ou, alternativamente, 20 m, desde que acrescida de bordadura com, no mínimo, dez fileiras de plantas de milho convencional de porte e ciclo vegetativo similar ao milho transgênico. Além deste cuidado é recomendado implantar em áreas cultivadas com transgênicos com resistência à insetos uma área conhecida como refúgio que consiste no plantio de pelo menos 10% de milho não Bt a menos de 800 metros da área a ser plantada com milho Bt. O objetivo do refúgio é reduzir a probabilidade de que os insetos-alvo desenvolvam resistência à proteína inseticida Bt, aumentando assim a longevidade desta importante tecnologia. Por esses motivos é necessário a realização de um trabalho no âmbito de avaliar a situação atual do cultivo do milho geneticamente modificado na região de Carvalhópolis/MG, pois esta região se caracteriza por pequenos agricultores que não possuem acesso facilitado à informações. Objetivou-se com este trabalho fazer uma análise detalhada da situação atual do plantio de milho transgênico na região de Carvalhópolis/MG, além de divulgação das técnicas corretas para a utilização segura dos materiais geneticamente modificados. MATERIAL E MÉTODOS O trabalho foi conduzido no município de Carvalhópolis/MG em parceria firmada com o escritório local da Emater, como uma das ações previstas no convênio assinado entre o IFSULDEMINAS e a Emater-MG. Primeiramente, através de uma conversa com o Técnico Ricardo Morais ficou estabelecido o universo de atuação, sendo que no município de trabalho existem cerca de 20 produtores de milho que utilizam variedades transgênicas, dentro de uma totalidade de 100 produtores de milho.

3 Foram aplicados questionários, aos vinte produtores pré-selecionados para formular o diagnóstico com detalhes do cultivo de milho transgênico na região em questão. O preenchimento do questionário aconteceu na propriedade de cada agricultor onde se teve o auxilio do técnico da Emater. Os produtores foram avaliados principalmente com relação ao cumprimento das normas estabelecidas para os organismos geneticamente modificados, como refúgio e coexistência. Após os agricultores responderem as perguntas do questionário esclarecíamos as suas dúvidas quanto aos transgênicos e os conscientizávamos sobre a importância da realização das técnicas corretas para a utilização de milho geneticamente modificado, prevalecendo sempre a área de refúgio e a área de coexistência. Os resultados foram avaliados através da realização de reuniões mensais com a participação dos acadêmicos, professores integrantes do projeto e técnicos da Emater, com objetivo de solucionar problemas, traçar metas e avaliar o andamento das atividades. Além disso, todos os dados serão dispostos em gráficos e será elaborado com o término do trabalho um boletim técnico para orientação dos produtores da região estudada. RESULTADOS E DISCUSSÃO Foram entrevistados 20 produtores de milho transgênico no município de Carvalhópolis, deste total apenas 40% sabiam o que era o organismo geneticamente modificado, onde todos os produtores entrevistados utilizassem o evento transgênico resistência a insetos (Bt). O milho Bt é caracterizado pela inserção na planta de um ou mais genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que induz a produção de uma ou mais proteínas tóxicas para determinadas pragas. O nível de controle obtido nas plantas Bt é maior do que os obtidos por métodos convencionais, reduzindo ou eliminando a demanda pelo controle químico, o qual pode apresentar falhas frequentes gerando resíduos tóxicos nos produtos obtidos e causar contaminações ambientais com riscos para agricultores e consumidores (WAQUIL, 2003). Devido a frequentes falhas no controle da lagarta do cartucho do milho pelos métodos convencionais, e à eficiência do controle promovido pelo milho-bt (MENDES e WAQUIL, 2009) a aceitação dos produtores foi rápida. Após o lançamento do milho Bt no mercado brasileiro, em 2008, bastaram apenas três anos

4 para essa tecnologia ser utilizada em cerca, 44,4% na área de verão e 75,0% na safrinha (MENDES et al., 2011). Dentre os benefícios citados acima, 75% dos produtores afirmaram que com a utilização do milho transgênico houve uma diminuição na aplicação de defensivos, pois tradicionalmente o controle de tal praga é realizado com base em inseticidas químicos que podem trazer consequências negativas em termos de toxicidade ao homem, animais e ao meio-ambiente em geral e muitas vezes não trás um controle tão efetivo quanto a utilização dos transgênicos (BUSATO et al., 2005). Outro ponto observado é que 60% dos produtores afirmaram que houve um aumento da produtividade na área quando utilizaram o milho geneticamente modificado, pois a utilização do milho Bt garante uma proteção a planta em todo seu ciclo vegetativo. Quando comparado ao milho convencional se você detectar um ataque de pragas até o estádio V8 é possível realizar aplicações de inseticida, entretanto, nos estádios mais avançados, não é possível entrar novamente na área devido às plantas já possuírem um porte alto e a entrada de máquinas na lavoura nesse estádio irá provocar danos, ressaltando que muitas vezes as altas infestações desta praga ocorrem nesses estádios causando uma redução expressiva da área foliar, diminuindo o tamanho das plantas, e podendo ainda ocasionar diminuição no stand final de plantas, o que em muitos casos causa uma redução na produtividade da área por não conseguir realizar o controle de tal pragas. A diminuição do custo de produção com a utilização do milho Bt, foi outro fator apontado por 55% dos produtores entrevistados, pois a utilização dessa tecnologia trouxe uma grande facilidade no manejo, já que para realizar as pulverizações de controle das principais pragas, muitos desses produtores precisavam alugar máquinas, e então com a utilização do milho transgênico não há mais necessidade deste gasto bem como o da compra de inseticidas. Quanto a área de refúgio 65% dos produtores não fizeram o uso dessa técnica, sendo que o principal risco associado a não adoção da mesma é a rápida seleção de indivíduos ou raças das pragas-alvo resistentes às toxinas Bt. Dentre esses produtores 69% relataram o desconhecimento desta técnica, e 31% alegavaram dificuldades em comprar a semente convencional, pois haveria um desperdício muito grande de sementes devido as áreas serem pequenas. No refúgio a praga alvo possui condições de sobrevivência e reprodução, sem ser exposta à pressão de seleção da proteína inseticida expressa na planta Bt. O objetivo do

5 refúgio é sincronizar os cruzamentos de possíveis adultos sobreviventes à proteína inseticida com insetos ainda suscetíveis provenientes da área de refúgio, num esforço de preservar na descendência dos cruzamentos a suscetibilidade à proteína transgênica, com consequente manutenção dos benefícios da tecnologia Bt (BOURGUET et al., 2005) A maior limitação encontrada no desenvolvimento deste trabalho foi o desconhecimento dos produtores quanto às normas de Coexistência. A Resolução Normativa nº4 da CTNBio, de 16 de agosto de 2007, estabelece distâncias mínimas obrigatórias para coexistência entre a lavoura transgênica e a convencional do vizinho. A distância entre uma lavoura comercial de milho geneticamente modificado e outra de milho convencional, localizada em área vizinha, deve ser igual ou superior a 100 metros, com a alternativa de uma distância de 20 metros, desde que, acrescida de uma bordadura com pelo menos 10 linhas de plantas de milho convencional, de porte e ciclo vegetativo similar ao milho geneticamente modificado. O objetivo desse isolamento é propiciar tanto ao produtor de transgênico quanto ao de convencional, oportunidade de manter seus produtos diferenciados. Durante a entrevista foi explicado aos produtores o que era um organismo transgênico, o que era área de refugio e coexistência e a importância de cada uma dessas, conscientizando os mesmos sobre a importância de cada um deles realizarem essas técnicas, para a conservação dos eventos de resistência a insetos e também da importância de utilizarem a área de coexistência para dar aos seus vizinhos de terra a oportunidade de conservarem seus produtos diferenciados, caso não plantem transgênicos. Os vendedores de sementes é que são os responsáveis a passar estas orientações quanto a utilização das técnicas corretas para a utilização de plantas transgênicas como área de refúgio e coexistência, apenas 15% dos agricultores receberam a informação para a utilização da área de refúgio, quanto a área de coexistência nenhum dos produtores foi informado no momento da compra e ou semeadura do milho. CONCLUSÕES A maior parte dos produtores pouco sabiam sobre a importância da área de refúgio e nenhum destes fizeram o uso da área de coexistência. Acreditamos que existe uma falta de conscientização dos produtores tanto por parte da iniciativa pública quanto por parte da iniciativa privada, sobre a importância de realizar estas

6 técnicas que vão assegurar tanto a durabilidade dos eventos transgênicos quanto a segurança dos produtores convencionais vizinhos de manterem seus produtos diferenciados. Ressalta-se que a orientação precisa ser repassada não somente aos grandes produtores, mas também aos pequenos agricultores que utilizam esta tecnologia e precisam do nosso apoio e respeito. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOURGUET, D.; DESQUILBET, M.; LEMARIE, S. Regulating insect resistance management: the case of non Bt corn refuges in the US. Journal of Environmental Management, v.76, p , BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Resolução normativa nº 04, de 16 de agosto de Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 23 ago Seção 1, p.19. BUSATO, G.R.; GRUTZMACHER, A.D.; GARCIA, M.S. Consumption and utilization of food by Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) native to different areas in Rio Grande do Sul, from corn and irrigated rice. Neotropical Entomology, v.31, p , JAMES, Clive Global Status of Commercialized Biotech/GM Crops: ISAAA Brief No MENDES, S. M.; WAQUIL, J. M. Uso do milho Bt no manejo integrado de lepidópteros-praga: recomendações de uso. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, p. (Embrapa Milho e Sorgo. Comunicado técnico, 170). MENEZES, L.; CUNHA, J.; BISINOTTO, F.; ATTIE, J. Relatório biotecnologia. Céleres, p. 1-7, 2011 WAQUIL, J. M.; VIANA, P. A.; CRUZ, I. Manejo de pragas na cultura do sorgo. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, (Embrapa Milho e Sorgo. Circular técnica, 27)

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA REFÚGIO E COEXISTÊNCIA PLANTIO DO REFÚGIO O plantio das áreas de refúgio representa o principal componente do plano de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) dos híbridos com as Tecnologias VT PRO. A preservação

Leia mais

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS É IMPORTANTE A utilização de milho geneticamente modificado resistente a insetos, conhecido como milho Bt (Bacillus thuringiensis), tem crescido signficativamente

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 290 O novo híbrido para altas

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 310 Alto potencial produtivo

Leia mais

Manejo de cultivos transgênicos

Manejo de cultivos transgênicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Manejo de cultivos transgênicos Prof. Roberto Fritsche-Neto roberto.neto@usp.br

Leia mais

Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt

Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt Rosangela C. Marucci 1, Simone M. Mendes 2, José M.

Leia mais

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt O milho Bt é obtido por meio da transformação genética de plantas de milho com genes da bactéria Bacillus thuringiensis, os quais resultam em proteínas com ação inseticida. Uma inovação que exige muita

Leia mais

Milho Doce SV0006SN Seminis. Milho Doce SV9298SN Seminis. Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado.

Milho Doce SV0006SN Seminis. Milho Doce SV9298SN Seminis. Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado. Milho Doce Seminis Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado. Milho Doce SV0006SN Seminis Qualidade que une campo, indústria e mercado. Milho doce Performance series single pro sc

Leia mais

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA São Paulo, fevereiro de 2017 BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA A D R I A N A B R O N D A N I A BIOTECNOLOGIA MODERNA REÚNE AS TÉCNICAS DE MAIOR PRECISÃO PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS MELHORAMENTO

Leia mais

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo CNPMS/EMBRAPA Sete Lagoas, MG Transgênico Organismo que recebeu gene exógeno por engenharia genética Organismo

Leia mais

SUSCETIBILIDADE DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE SPODOPTERA FRUGIPERDA A INSETICIDAS QUÍMICOS

SUSCETIBILIDADE DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE SPODOPTERA FRUGIPERDA A INSETICIDAS QUÍMICOS SUSCETIBILIDADE DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE SPODOPTERA FRUGIPERDA A INSETICIDAS QUÍMICOS CRUZ,I.1, FIGUEIREDO, M.L.C., VIANA, P.A. e PAULA, L.A. 1Embrapa Milho e Sorgo, CP 151, 35700-970, Sete Lagoas,

Leia mais

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 Guilherme Souza de Avellar 2 e Ivan Cruz 3 1 Trabalho financiado pelo CNPq/Fapemig 2 Estudante do Curso

Leia mais

Milho Bt: avaliação preliminar da resistência de híbridos comerciais à lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J. E.

Milho Bt: avaliação preliminar da resistência de híbridos comerciais à lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J. E. 157 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2008 Milho Bt: avaliação preliminar da resistência de híbridos comerciais à lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) Simone M. Mendes

Leia mais

Impacto do Milho Bt na Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda. Camila S. F. Souza, Kátia G. B. Boregas, Fernando H. Valicente

Impacto do Milho Bt na Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda. Camila S. F. Souza, Kátia G. B. Boregas, Fernando H. Valicente Impacto do Milho Bt na Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda Camila S. F. Souza, Kátia G. B. Boregas, Fernando H. Valicente Introdução: A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, é considerada

Leia mais

SOJA BT E O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Antonio Cesar S. dos Santos Londrina, 06 de Julho de 2016

SOJA BT E O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Antonio Cesar S. dos Santos Londrina, 06 de Julho de 2016 SOJA BT E O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS Antonio Cesar S. dos Santos Londrina, 6 de Julho de 216 Agenda Introdução (Área Plantada de Transgênicos Global e Brasil) Produtos aprovados

Leia mais

Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 01/10/2012. Palavra-chave. Busca Avançada

Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 01/10/2012. Palavra-chave. Busca Avançada 1 de 8 01/10/2012 09:29 a Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 01/10/2012 Palavra-chave Busca Avançada 01/10/2012 Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu Botucatu - SP 01/10/2012 Encontro

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Impacto da Lagarta-do-Cartucho no Milho-Bt e na Área de Refúgio José Magid Waquil 1, Matheus Soares Waquil 2, Antônio

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DESSECAÇÃO ANTECIPADA TRATAMENTO DE SEMENTES INFORMATIVO TÉCNICO ROTAÇÃO DE CULTURAS MANEJO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E VOLUNTÁRIAS MONITORAMENTO ÁREAS DE REFÚGIO A integração de culturas já faz parte

Leia mais

GASTOS COM INSETICIDAS, FUNGICIDAS E HERBICIDAS NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA, BRASIL,

GASTOS COM INSETICIDAS, FUNGICIDAS E HERBICIDAS NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA, BRASIL, GASTOS COM INSETICIDAS, FUNGICIDAS E HERBICIDAS NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA, BRASIL, 2008-2012 Maximiliano Miura (1), Alfredo Tsunechiro (2), Célia Regina Roncato Penteado Tavares Ferreira (1) Introdução

Leia mais

Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho

Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho Previous Top Next JOSÉ M. WAQUIL 1, HÉLIO T. PRATES 1, ANTÔNIO A. C. PURCINO 1 1Embrapa Milho e Sorgo, E-mail:

Leia mais

O presente estudo foi instalado no município de Alfenas-MG, a 900 m de altitude. Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1

O presente estudo foi instalado no município de Alfenas-MG, a 900 m de altitude. Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1 ESTUDO DO EFEITO DO INSETICIDA CROPSTAR SOBRE PLANTAS DE MILHO CONVENCIONAL E Bt YIELDGARD E HERCULEX SUBMETIDAS À ALTA PRESSÃO DE ATAQUE DE Spodoptera frugiperda Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1 1.

Leia mais

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS O QUE SÃO AS MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS? POSICIONAMENTO TÉCNICO COERENTE E CONSISTENTE Dessecação antecipada e uso de inseticidas para manejo de pragas residentes

Leia mais

TECNOLOGIA Bt MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS ÁREAS DE REFÚGIO

TECNOLOGIA Bt MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS ÁREAS DE REFÚGIO TECNOLOGIA Bt MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS ÁREAS DE REFÚGIO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS ÍNDICE 3 4 6 8 9 10 11 12 14 15 Contexto O que são culturas Bt? Como funciona a tecnologia Bt? Proteínas Bt disponíveis

Leia mais

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil Presidência/213 Brasília, 04 de dezembro de 2013. Excelentíssimo Sr. Sérgio De Marco Presidente da Câmara Setorial do Algodão As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia

Leia mais

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil Presidência/213 Brasília, 04 de dezembro de 2013. Excelentíssimo Sr. Sérgio De Marco Presidente da Câmara Setorial do Algodão As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia

Leia mais

Resistência de Insetos a Inseticidas

Resistência de Insetos a Inseticidas Resistência de Insetos a Inseticidas Celso Omoto Universidade de São Paulo / ESALQ celso.omoto@usp.br ROTEIRO Magnitude do problema de resistência de pragas a inseticidas e tecnologias Bt Principais estratégias

Leia mais

Organismos Geneticamente Modificados

Organismos Geneticamente Modificados Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Biotecnologia Organismos Geneticamente Modificados Breve Panorama da Soja Transgênica no Brasil e no Mundo Antônio Carlos Roessing

Leia mais

Refúgio e Utilização de Cultivos Bt: Princípios, Fatos e Desafios

Refúgio e Utilização de Cultivos Bt: Princípios, Fatos e Desafios Palestra da Mesa Redonda: REFÚGIO COMO ESTRATÉGIA NA UTILIZAÇÃO DE CULTIVARES TRANSGÊNICOS - SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS PESQUISAS E NÍVEL ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE REFÚGIOS COMO ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto O que é Manejo Integrado? Desafio do Manejo O que é Resistência de Insetos? 01 02 06 07 CONTEXTO No Brasil, as culturas estão

Leia mais

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo Alimentos transgênicos Aluna: Maria Eugênia Araújo Sumário O que é um transgênico? Métodos de transgenia Aplicações da transgenia Pontos positivos Pontos negativos Rotulagem dos transgênicos Considerações

Leia mais

REFÚGIO. Soja INTACTA RR2 PRO

REFÚGIO. Soja INTACTA RR2 PRO Soja INTACTA RR2 PRO O é uma ferramenta essencial que preserva os benefícios da tecnologia INTACTA RR2 PRO por dificultar a seleção de insetos resistentes. Para isso, deve-se plantar soja sem a tecnologia

Leia mais

Otimizando o Uso de Milho Doce com Biotecnologia Bt

Otimizando o Uso de Milho Doce com Biotecnologia Bt Otimizando o Uso de Milho Doce com Biotecnologia Bt Estão disponíveis variedades de milho doce com proteção contra insetos incorporada através de biotecnologia. Os genes Bt podem proporcionar proteção

Leia mais

Gastos com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho, Brasil,

Gastos com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho, Brasil, XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Gastos com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na do Milho, Brasil, 2008-2011 Alfredo Tsunechiro 1, Célia Regina

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ENTOMOFAUNA EM CULTIVOS DE MILHO TRANSGÊNICO E ÁREAS DE REFÚGIO NO IFSULDEMINAS CÂMPUS MACHADO

AVALIAÇÃO DA ENTOMOFAUNA EM CULTIVOS DE MILHO TRANSGÊNICO E ÁREAS DE REFÚGIO NO IFSULDEMINAS CÂMPUS MACHADO AVALIAÇÃO DA ENTOMOFAUNA EM CULTIVOS DE MILHO TRANSGÊNICO E ÁREAS DE REFÚGIO NO IFSULDEMINAS CÂMPUS MACHADO Bruna do Nascimento AQUINO¹; Lêda Gonçalves FERNANDES²; Ricardo Henrique de CARVALHO³ RESUMO

Leia mais

XXX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global

XXX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global XXX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global Avaliação de progênies de milho da variedade Sintético Spodoptera para resistência à Spodoptera frugiperda

Leia mais

REFÚGIO ESTRUTURADO NA CULTURA DE SOJA E MILHO COM TECNOLOGIA BT

REFÚGIO ESTRUTURADO NA CULTURA DE SOJA E MILHO COM TECNOLOGIA BT ESTRUTURADO NA CULTURA DE COM TECNOLOGIA BT Saiba por que adotar e como realizar esta prática fundamental para preservação dos benefícios trazidos pela tecnologia Bt. Uma publicação Refúgio na Área www.refugionaarea.com.br

Leia mais

Níveis de infestação e controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no município de Cassilândia/MS

Níveis de infestação e controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no município de Cassilândia/MS Níveis de infestação e controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no município de Cassilândia/MS Stefanie Amaral Moreira¹, Alexandre Moraes Cardoso² e Gustavo Haralampidou da Costa Vieira².

Leia mais

EFEITO DO MILHO Bt EM VARIÁVEIS BIOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS DO PERCEVEJO PREDADOR Orius insidious (SAY, 1832)

EFEITO DO MILHO Bt EM VARIÁVEIS BIOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS DO PERCEVEJO PREDADOR Orius insidious (SAY, 1832) EFEITO DO MILHO Bt EM VARIÁVEIS BIOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS DO PERCEVEJO PREDADOR Orius insidious (SAY, 1832) Simone Martins Mendes 1 ; Katia Gisele Brasil Boregas 2 ; Talita Costa Fermino 3 ; Marcos

Leia mais

ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS. Dr. Alexandre Specht. Pesquisador da Embrapa Cerrados

ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS. Dr. Alexandre Specht. Pesquisador da Embrapa Cerrados ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS Dr. Alexandre Specht Pesquisador da Embrapa Cerrados TECNOLOGIA TRANSGÊNICA Bt Origem: Cristais piramidais

Leia mais

DANOS CAUSADOS POR Spodoptera frugiperda SMITH e Helicoverpa zea BOD. (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM CULTIVARES DE MILHO SUBMETIDOS A DOSES DE NITROGÊNIO

DANOS CAUSADOS POR Spodoptera frugiperda SMITH e Helicoverpa zea BOD. (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM CULTIVARES DE MILHO SUBMETIDOS A DOSES DE NITROGÊNIO 1 DANOS CAUSADOS POR Spodoptera frugiperda SMITH e Helicoverpa zea BOD. (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM CULTIVARES DE MILHO SUBMETIDOS A DOSES DE NITROGÊNIO Regiane Franco 1*, Thomas N. Martin 2 [orientador],

Leia mais

Interação silício e milho Bt (Cry 1A(b) e Cry 1F) no controle da lagarta-do-cartucho

Interação silício e milho Bt (Cry 1A(b) e Cry 1F) no controle da lagarta-do-cartucho Interação silício e milho Bt (Cry 1A(b) e Cry 1F) no controle da lagarta-do-cartucho Fabíola A. Santos 1, Thaís M. F. de Carvalho 2, Jair. C. Moraes 3, Simone M. Mendes 4, Octávio G. Araújo 5 ; Kátia.

Leia mais

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES Folder de Milho SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES A SEEDCORP HO nasceu da fusão da SeedCorp e HO Sementes. Criada em 2013 com a estratégia de ser uma plataforma integrada de acesso ao mercado

Leia mais

BIOSSEGURANÇA NA AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS DOS TRANSGÊNICOS

BIOSSEGURANÇA NA AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS DOS TRANSGÊNICOS BIOSSEGURANÇA NA AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS DOS TRANSGÊNICOS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Maria do Socorro Rocha Melo Peixoto (2); Valeska Silva Lucena (3) (Faculdade de Ciências Médicas/ Faculdade

Leia mais

Módulo 4. Controle químico

Módulo 4. Controle químico Módulo 4 Controle químico Controle químico Manejo de Helicoverpa spp. Monitoramento e NC - Nunca aplicar com base em calendários Retardar a primeira pulverização o máximo possível Inseticidas seletivos

Leia mais

Paulo A. Viana, José M. Waquil, Fernando H. Valicente, Ivan Cruz.

Paulo A. Viana, José M. Waquil, Fernando H. Valicente, Ivan Cruz. Monitoramento de Pragas de Milho Safrinha nas Regiões Norte e Oeste do Paraná Paulo A. Viana, José M. Waquil, Fernando H. Valicente, Ivan Cruz. Rod. MG 424, Km 65, Caixa Postal 151, 35701-970 Sete Lagoas,

Leia mais

Viabilidade Econômica da Cultura do Milho Safrinha 2018, em Mato Grosso do Sul

Viabilidade Econômica da Cultura do Milho Safrinha 2018, em Mato Grosso do Sul 231 ISSN 1679-0472 Dezembro, 2017 Dourados, MS Foto: Alceu Richetti Viabilidade Econômica da Cultura do Milho Safrinha 2018, em Mato Grosso do Sul 1 Alceu Richetti Introdução As análises de viabilidade

Leia mais

Os desafios do milho transgênico. Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS

Os desafios do milho transgênico. Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS Os desafios do milho transgênico Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS Agenda Histórico de adoção Biotecnologias disponíveis A resistência de insetos praga O desenvolvimento de um novo trait Manejo de Resistência

Leia mais

Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho.

Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho. Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho. Previous Top Next 1MARIA DE L. C. FIGUEIREDO, 2 ANGÉLICA M. PENTEADO-DIAS

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Dinâmica Populacional de Lepidópteros Pragas em Milho (Zea mays L.) Cultivado em Sistema de Produção Orgânica Luana

Leia mais

O CICLO DA AGRICULTURA PARA A VIDA

O CICLO DA AGRICULTURA PARA A VIDA O CICLO DA AGRICULTURA PARA A VIDA DR. ANTONIO CESAR S. DOS SANTOS Profissão: Gerente de Projetos Inseticidas, Tratamento de Sementes e Biotecnologia Formação Acadêmica Engenheiro Agrônomo UNESP Jaboticabal

Leia mais

Organismos. Predadores. Simone M. Mendes Embrapa Milho e Sorgo

Organismos. Predadores. Simone M. Mendes Embrapa Milho e Sorgo Organismos Não-Alvo Predadores Simone M. Mendes simone@cnpms cnpms.embrapa.br Embrapa Milho e Sorgo Quem são as pragas ALVO do milho no Brasil? Lepidopteros-praga Spodoptera frugiperda Diatrea sacharallis

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento Manejo Integrado integrado de Pragas ÍNDICE Contexto Quais são as estratégias para o Manejo da Resistência de Insetos? Boas Práticas Agrícolas

Leia mais

Dispêndios com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho no Brasil,

Dispêndios com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho no Brasil, Dispêndios com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho no Brasil, 2000-20009 Alfredo Tsunechiro, Célia R. R. P. T. Ferreira e Maximiliano Miura Instituto de Economia Agrícola (IEA) Caixa

Leia mais

Experimentar o cultivo moderno de plantas

Experimentar o cultivo moderno de plantas Experimentar o cultivo moderno de plantas Kerstin Schimdt Feira do Milho 2009 BioTechFarm - Schaugarten 2009 1 Agricultura do futuro: -Produção agrícola eco-amigável Desafios do futuro -Alterações climáticas

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO Com os diversos avanços biotecnológicos como a engenharia

Leia mais

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO MILHO TRANSGÊNICO

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO MILHO TRANSGÊNICO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO MILHO TRANSGÊNICO Previous Top Edilson Paiva* Introdução Durante um período de oito anos, entre 1996 e 2003, a área global com lavouras transgênicas no mundo aumentou 40 vezes

Leia mais

COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DE PLANTAS DE MILHO COM DIFERENTES EVENTOS DE BIOTECNOLOGIA

COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DE PLANTAS DE MILHO COM DIFERENTES EVENTOS DE BIOTECNOLOGIA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DE PLANTAS DE MILHO COM DIFERENTES

Leia mais

Aspectos Biológicos de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) Alimentada com Buva (Conyza sp.)

Aspectos Biológicos de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) Alimentada com Buva (Conyza sp.) Aspectos Biológicos de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) Alimentada com Buva (Conyza sp.) Cibele de Souza Batista 1, Simone M. Mendes 2, Eduardo Rezende 3, Tatiane Aparecida

Leia mais

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LAGARTA-DO-CARTUCHO NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SISTEMA ORGÂNICO

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LAGARTA-DO-CARTUCHO NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SISTEMA ORGÂNICO AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LAGARTA-DO-CARTUCHO NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SISTEMA ORGÂNICO CRUZ, I 1.; FIGUEIREDO, M.L.C 2.; CRUZ, J.C.C. 1 1 Embrapa Milho e Sorgo, CP 151, 35701-970 Sete

Leia mais

Palavras-chave: insecta, bioecologia, comportamento, manejo de pragas, lagarta-do-cartucho.

Palavras-chave: insecta, bioecologia, comportamento, manejo de pragas, lagarta-do-cartucho. Avaliação de não preferência de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) entre hospedeiros alternativos Katia G. B.Boregas 1, Simone M. Mendes 2, Waquil José M. Waquil 3, Fabíola A. Santos 4, Thais M.

Leia mais

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra.

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. Requisitos para o cultivo de algodoeiro GlyTol LibertyLink, além de boas práticas de manejo integrado de plantas daninhas. Cap 1: Descrição do Produto

Leia mais

DEFININDO ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA RESISTÊNCIA DE PRAGAS A TOXINAS BT EXPRESSAS EM CULTURAS TRANGÊNICAS: O PAPEL DOS MODELOS DE SIMULAÇÃO

DEFININDO ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA RESISTÊNCIA DE PRAGAS A TOXINAS BT EXPRESSAS EM CULTURAS TRANGÊNICAS: O PAPEL DOS MODELOS DE SIMULAÇÃO DEFININDO ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA RESISTÊNCIA DE PRAGAS A TOXINAS BT EXPRESSAS EM CULTURAS TRANGÊNICAS: O PAPEL DOS MODELOS DE SIMULAÇÃO ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA Jaguariúna, fevereiro 2005. Nas últimas

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - a de Agosto de Confiabilidade de Escalas de Notas de Danos em Folhas Causados por Spodoptera frugiperda na Cultura do Milho de Segunda Safra

Leia mais

FICOU AINDA MELHOR O QUE ERA BOM

FICOU AINDA MELHOR O QUE ERA BOM BulaTécnica 06/2019 1 O QUE ERA BOM FICOU AINDA MELHOR A CTC9001BT é a evolução da CTC9001, que agora alia alta tecnologia para obter máxima eficácia no combate a broca da cana, Diatraea saccharalis. Variedade

Leia mais

EFEITO DE DESALOJANTE E INSETICIDAS NO CONTROLE DA SPODOPTERA FRUGIPERDA (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) DO MILHO

EFEITO DE DESALOJANTE E INSETICIDAS NO CONTROLE DA SPODOPTERA FRUGIPERDA (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) DO MILHO EFEITO DE DESALOJANTE E INSETICIDAS NO CONTROLE DA SPODOPTERA FRUGIPERDA (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) DO MILHO Diego de A. LEPK 1 ; Danilo de A. LEPK 2 RESUMO O trabalho objetivou-se avaliar o uso de inseticidas

Leia mais

Impacto das plantas geneticamente modificadas no manejo fitossanitário

Impacto das plantas geneticamente modificadas no manejo fitossanitário Impacto das plantas geneticamente modificadas no manejo fitossanitário Ivan Cruz Pesquisador Doutor, bolsista CNPq ivan.cruz@embrapa.br O Ministério da Agricultura em sua listagem (Tabelas 1 a 3) mais

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO A engenharia genética é uma das inovações da

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA. Algodão Bt e refúgio: orientações para manejo da resistência

CIRCULAR TÉCNICA. Algodão Bt e refúgio: orientações para manejo da resistência CIRCULAR TÉCNICA Nº9 / 2014 Julho de 2014 Publicação periódica de difusão científica e tecnológica editada pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e dirigida a profissionais envolvidos com o cultivo

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 3 de Agosto de 212 Injúrias de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em Milho Bt e não-bt, em Cultivo de Safra

Leia mais

INFORMATIVO BIOTECNOLOGIA

INFORMATIVO BIOTECNOLOGIA TEL +55 34 3229 1313 FAX +55 34 3229 4949 celeres@celeres.com.br celeres.com.br IB13.01 5 de agosto de 2013 INFORMATIVO BIOTECNOLOGIA Conteúdo Análise Geral... 2 Tabelas... 5 Figuras Figura 1. Adoção da

Leia mais

Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1

Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1 Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1 Lueni Silva 2, Simone M. Mendes 3, Michelle Vilella 4, Eduardo Alexandre Rezende de Carvalho

Leia mais

Broca voraz...22 Saiba como manejar corretamente Diatraea saccharalis, uma das piores pragas que incidem sobre os canaviais brasileiros

Broca voraz...22 Saiba como manejar corretamente Diatraea saccharalis, uma das piores pragas que incidem sobre os canaviais brasileiros Cultivar Grandes Culturas Ano XV Nº 170 Julho 2013 ISSN - 1516-358X Destaques Nossa capa Broca voraz...22 Saiba como manejar corretamente Diatraea saccharalis, uma das piores pragas que incidem sobre os

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Detecção de Eventos Transgênicos de Milho Através do Teste de Tiras Imunocromatográficas Micaela Sandim Nascimento

Leia mais

Altura Espiga (cm) Planta (cm) Verão - Sul, centro Semi-duro. Semi-duro. Semi-duro. Semi-dentado Amarelo alaranjado. Semi-dentado Amarelo alaranjado

Altura Espiga (cm) Planta (cm) Verão - Sul, centro Semi-duro. Semi-duro. Semi-duro. Semi-dentado Amarelo alaranjado. Semi-dentado Amarelo alaranjado Híbrido Tecnologia Investimento Finalidade 2B346 Planta Altura Espiga Safra / Regiões de Adaptação População (x 1.000 pl/ha) Pontos Fortes 50-65 205 104 Superprecocidade com qualidade de grãos Safrinha

Leia mais

RESISTÊNCIA NATIVA DE HÍBRIDOS DE MILHO À Spodoptera frugiperda

RESISTÊNCIA NATIVA DE HÍBRIDOS DE MILHO À Spodoptera frugiperda RESISTÊNCIA NATIVA DE HÍBRIDOS DE MILHO À Spodoptera frugiperda CARLA CAMILA DA SILVA¹, PAULO AFONSO VIANA² e PAULO EVARISTO DE OLIVEIRA GUIMARÃES² ¹Estudante do curso de Engenharia Ambiental da UNIFEMM,

Leia mais

Uni-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE AGRONOMIA

Uni-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE AGRONOMIA 1 Uni-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE AGRONOMIA QUEBRA DA RESISTÊNCIA DO MILHO Bt ROBSON EVANGELISTA LIMA GOIÂNIA Junho /2015 2 ROBSON EVANGELISTA LIMA QUEBRA DA RESISTÊNCIA DO MILHO

Leia mais

Ocorrência e Danos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Diferentes Cultivares de Milho (Zea mays L.)

Ocorrência e Danos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Diferentes Cultivares de Milho (Zea mays L.) Ocorrência e Danos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Diferentes Cultivares de Milho (Zea mays L.) Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes C. Figueiredo 1, Rafael B. da Silva 1, Ana Carolina

Leia mais

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Revisão de 16/06/2014 Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de

Leia mais

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ISSN Sete Lagoas, MG Dezembro, 2009 AUTORES

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ISSN Sete Lagoas, MG Dezembro, 2009 AUTORES Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento 134 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2009 AUTORES Rosangela C. Marucci, Professora do Centro Universitário de Sete Lagoas, Av. Marechal Castelo Branco, 2765,

Leia mais

Maior interação com ambiente eleva uso de cultivar transgênico no Brasil

Maior interação com ambiente eleva uso de cultivar transgênico no Brasil Vantagens Maior interação com ambiente eleva uso de cultivar transgênico no Brasil Pedro Patric Pinho Morais e Aluízio Borém* freeimages / Alistair Williamson Adoção de cultivares transgênicos, no Brasil,

Leia mais

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho.

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Previous Top Next 1MARIA DE L. C. FIGUEIREDO, 2 ANGÉLICA M. PENTEADO-DIAS e 3

Leia mais

PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE ADRIANA BRONDANI, PhD em Ciências Biológicas Diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) V I I I C O N G

Leia mais

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda.

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda. CONTROLE DA LAGARTA-DO-CARTUCHO DO MILHO COM INSETICIDAS BIOLÓGICOS E QUÍMICOS. Wagner Cruvinel Ribeiro 1,3 ; Nilton Cezar Bellizzi 2,3 ; Diego do Amaral 1,3 ; Faber de Souza Pereira 1,3 ; Fabio Ferreira

Leia mais

BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO

BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO José Magid Waquil Professor Visitante jmwaquil@ufsj.edu.br Universidade Federal de São João del-rei UFSJ-Campus de Sete Lagoas

Leia mais

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Piracicaba, 2011 Início do Melhoramento (início do desenvolvimento de cultivares) Domesticação de plantas e animais: homem deixou as coletas para

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MILHO SAFRINHA TRANSGÊNICO EM SAPEZAL MT

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MILHO SAFRINHA TRANSGÊNICO EM SAPEZAL MT 612 CUSTO DE PRODUÇÃO DE MILHO SAFRINHA TRANSGÊNICO EM SAPEZAL MT Giulia Ruaro Franciosi (1) e Anísio da Silva Nunes (2) 1. Introdução Para os produtores de grãos da região Centro Oeste do Brasil, o milho

Leia mais

Avaliação de tecnologias de refúgio no cultivo de milho transgênico

Avaliação de tecnologias de refúgio no cultivo de milho transgênico 886 P.O. Zancanaro et al. Avaliação de tecnologias de refúgio no cultivo de milho transgênico Paolo Orlando Zancanaro, Elizandra Döring Buchweitz, Arlindo Leal Boiça Junior e José Roberto Moro Universidade

Leia mais

por Anderson Galvão, diretor International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA)

por Anderson Galvão, diretor International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA) por Anderson Galvão, diretor International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA) http://www.isaaa.org 2 Uma organização sem fins lucrativos, registrada nos EUA, copatrocinada

Leia mais

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul Machado, J.R. de A. 1 ; Guimarães, L.J.M. 2 ; Guimarães, P.E.O. 2 ; Emygdio, B.M. 3 Introdução As variedades sintéticas

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Efeito de Diferentes Proteínas Bt Expressas em Milho Geneticamente Modificado na Sobrevivência e Biomassa de Helicoverpa

Leia mais

88Efeito de Doses Crescentes de Composto Orgânico na Incidência de Insetos em Minimilho

88Efeito de Doses Crescentes de Composto Orgânico na Incidência de Insetos em Minimilho XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 88Efeito de Doses Crescentes de Composto Orgânico na Incidência de Insetos em Minimilho Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes

Leia mais

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de plantio definido e monitoramento

Leia mais

RELATÓRIO de Consulta Pública. Ensaios com organismos geneticamente modificados Notificação B/PT/10/01

RELATÓRIO de Consulta Pública. Ensaios com organismos geneticamente modificados Notificação B/PT/10/01 RELATÓRIO de Consulta Pública Ensaios com organismos geneticamente modificados Notificação B/PT/10/01 Abril de 2010 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. PERÍODO DE CONSULTA PÚBLICA 3. DOCUMENTOS PUBLICITADOS E LOCAIS

Leia mais

Cepea avalia retorno econômico do algodão transgênico Bollgard no Brasil

Cepea avalia retorno econômico do algodão transgênico Bollgard no Brasil Cepea avalia retorno econômico do algodão transgênico Bollgard no Brasil Estudos do Cepea, realizados pelos pesquisadores Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho e Augusto Hauber Gameiro, avaliaram o potencial

Leia mais

Competição Entre Híbridos de Milho Convencionais e Transgênicos, Com e Sem Aplicação de Fungicida, em Guarapuava, PR, na Safra 2009/2010

Competição Entre Híbridos de Milho Convencionais e Transgênicos, Com e Sem Aplicação de Fungicida, em Guarapuava, PR, na Safra 2009/2010 Competição Entre Híbridos de Milho Convencionais e Transgênicos, Com e Sem Aplicação de Fungicida, em Guarapuava, PR, na Safra 2009/2010 Celso Wobeto 1 e Gelson A. de Ramos 1 1 Fundação Agrária de Pesquisa

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Avaliação de Dez Híbridos Simples de Milho em Altas Densidades de Plantio José Carlos Cruz 1, Israel Alexandre Pereira

Leia mais

Unidade 4 jcmorais 2012

Unidade 4 jcmorais 2012 Unidade 4 jcmorais 2012 Qual é a importância da Biotecnologia na resolução dos problemas de alimentação? A produção de maiores quantidades de alimentos dependerá do desenvolvimento de novas técnicas e

Leia mais