Escolas participantes do CASO 01 Eunice Terezinha João Baptista Leônidas Paiva Nelson Gomes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escolas participantes do CASO 01 Eunice Terezinha João Baptista Leônidas Paiva Nelson Gomes"

Transcrição

1 OFICINA ESTUDO DE CASO - REUNIÃO PMEC 23/03/18 Todos os casos foram retirados do ROE Os nomes dos envolvidos (escola, vítimas, agressores foram preservados) Escolas participantes do CASO 01 Eunice Terezinha João Baptista Leônidas Paiva Nelson Gomes Rita Bicudo Silva Jardim Caso 01 O aluno Pedro de Lara estava dando apelidos para a colega. Quando foi advertido, ofendeu a colega com palavras de baixo calão pela rede social. (Anos Finais 8º ano) Tipo de ocorrência: AGRESSÕES, AMEAÇAS (...) Natureza: BULLYING / HUMILHAÇÃO SISTEMÁTICA a) Convocação dos alunos envolvidos para se inteirar do caso apuração do fato. b) Convocação dos responsáveis de ambos os alunos, para relatar o ocorrido. Orientar a família da aluna ofendida. c) Promover círculo restaurativo. d) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. e) ROE. Prazo de uma semana para verificar com a aluna ofendida se as ofensas, de fato, terminaram.

2 Escolas participantes do CASO 02 Arnaldo Barreto Carlos Laet Elza Saraiva Izac Silvério Paul Hugon República do Chile Caso 02 O aluno Antonio Banderas foi pego na escola com uma réplica de arma de fogo e um estilete confeccionado com o tubo de caneta e lâmina de apontador. (Anos Iniciais 3º ano) Tipo de ocorrência: POSSE OU ENCONTRO DE ARMAS OU OUTROS OBJETOS PERIGOSOS Natureza: a) Encaminhar o aluno à mediação, investigando e registrando todas ocorrências. b) Convocar os responsáveis para ciência do ocorrido junto com os gestores. c) Utilizar as medidas cabíveis de acordo com o regimento escolar. d) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. e) Registrar o caso no ROE. f) Comunicar ao Supervisor de Ensino da escola. a) Fazer Anamnese. b) Verificar a necessidade de indicação de medida protetiva (CAPs) e/ou acolhimento da unidade escolar com orientação apenas.

3 Escolas participantes do CASO 03 Ademar Hiroshi Albino César Eurico Figueiredo Eurípedes de Castro Paulo Leivas Macalão Ruy Barbosa Caso 03 Os pais da aluna Maria, José e Joana, vieram à escola relatar que a filha estava se sentido constrangida com a atitude do Prof. Donald Trump, que ele ficava apertando o rosto dela falando que ela era muito bonita. Os pais estão preocupados que tal atitude tenha conotação de assédio. A Coordenadora Condolissa Wright e a vice diretora Doris Day, os acalmaram e os orientaram a trocar a filha de sala. A aluna foi trocada de sala, contudo o pai disse que, caso haja mais algum incidente parecido irá tomar as providências legais (Diretoria de Ensino e Delegacia de Polícia). (Anos Finais 9º ano) Tipo de ocorrência: ASSÉDIO E VIOLÊNCIA SEXUAL Natureza: ASSÉDIO E/OU ABUSO SEXUAL a) Verificação dos fatos com a aluna. b) Verificação dos fatos com o Professor. c) Convocação dos pais para ciência e encaminhamentos da escola. d) Após a apuração dos fatos, postagem ou não da ocorrência no ROE e encaminhamentos de praxe. e) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. f) Comunicar ao Supervisor de Ensino da escola e à Proteção Escolar da DER. g) ROE. a) Em sala de aula e com a própria aluna, sempre visando a integridade dos envolvidos.

4 Escolas participantes do CASO 04 Carmosina Monteiro Felício Tonetti José do Amaral Luiz Lázaro Pedro Alexandrino Marly Diva Caso 04 Em 01/02/18 funcionários perceberam que haviam sumido 5 holofotes do pátio. Tipo de ocorrência: DANOS E OUTROS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Natureza: FURTO a) Investigação interna do possível(veis) culpado(s). b) Indicação da ocorrência no ROE. c) Elaboração de boletim de ocorrência. d) Informação à Diretoria de Ensino, com cópia do BO, informação dos fatos e solicitação de reposição. e) Comunicar ao Supervisor de Ensino da escola. f) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. a) Ações/projetos que promovam a conservação do patrimônio escolar. b) Exposição de trabalhos de alunos pelos corredores da escola. c) Promoção de mostra cultural aberta aos responsáveis e à comunidade.

5 Escolas participantes do CASO 05 Castro Alves João Ligabue José Marcelino Pedro de Moraes Cássio da Costa Caso 05 A professora Janete Clair trouxe a informação do aluno da Sala de Recursos, Toni Ramos, matriculado apenas na SAPE desta unidade escolar e no 7º ano na EE Glória Menezes. O aluno esteve ausente alguns dias e na data de hoje, ao retornar para a escola apresentava marca de mordida em uma das mãos, na outra mão apresentava hematoma em vários dedos, que estavam inchados e arroxeados. Foi tentado contato telefônico com a mãe várias vezes e sem sucesso. Entramos em contato com o perueiro que o traz para a escola, tentou contatar a mãe, mas ele também não o atendeu. Encaminhamos através do perueiro uma Convocação da Mediação para que a mãe compareça à escola para dar esclarecimentos sobre os ferimentos. (Anos Iniciais 4º ano) Tipo de ocorrência: AGRESSÃO (...) Natureza: AGRESSÃO FÍSICA a) Escola tentar entrar em contato com a família (telefone, telegrama, , whatsap), caso não consiga ir até a casa, pois se trata de aluno de sala de recursos (Educação Especial). Nunca mandar bilhetes e/ou convocações via perueiro, por melhor que seja a relação de ambos (escola x perueiro). b) Tentar verificar se o aluno foi agredido ou se se agrediu. c) Antes de tomar qualquer medida como encaminhamento ao Conselho Tutelar apurar os fatos com o aluno, a família, seu professor de Educação Especial e sua escola regular (7º ano). d) Colocar ocorrência no ROE. e) Comunicar ao Supervisor de Ensino da escola e à Proteção Escolar da DER. f) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. a) Verificar a frequência do aluno e se o mesmo continua aparecendo com hematomas. b) Verificar na escola regular a frequência do mesmo e solicitar o acompanhamento dos responsáveis nos estudos do filho também na sala de recursos.

6 Escolas participantes do CASO 06 Gabriela Mistral José Mª Reys Maria Angelita Johann Gutenberg Terezine Arantes Caso 06 O aluno Tarcísio Meira se ausentou de sua sala de aula foi para outra vazia e quebrou o ventilador, derrubou cadeiras / mesas; livros foram rasgados e atirados ao chão. Quando saiu da sala mexeu nos alarmes de incêndio. (Ensino Médio 1º) Tipo de ocorrência: DANOS E OUTROS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Natureza: VANDALISMO E DEPREDAÇÃO a) Apuração dos fatos. b) Orientação do aluno quanto à conservação do patrimônio público. c) Convocação dos pais para ciência e possível ressarcimento dos danos causados. d) Colocar ocorrência no ROE. e) Fazer Boletim de ocorrência. f) Informar ao Dirigente Regional por meio de oficio protocolado + cópia do BO. g) Comunicar ao Supervisor de Ensino da escola. h) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. a) Conscientização dos alunos da preservação do patrimônio e das consequências ao depreda-lo. b) Promoção de mostras culturais que permitam que o aluno seja o protagonista, abrindo, inclusive, para a comunidade escolar.

7 Escolas participantes do CASO 07 Angelo Bortolo David Eugênio Guilherme de Almeida Judith Guimarães Província de Nagasaki Tito Prates Yolando Caso 07 Segundo relato da família, em horário de aula, os alunos Pedro Bial, Nelson Rodrigues, Fausto Silva e Abelardo Barbosa, fizeram gestos obscenos para a aluna Rita Lee, passaram a mão nela e abordaram-na com palavras de baixo calão. (Anos Iniciais 4º ano) Tipo de ocorrência: ASSÉDIO E VIOLÊNCIA SEXUAL Natureza: ASSÉDIO SEXUAL a) Registrar, em separado, os relatos dos alunos envolvidos para apuração dos fatos. b) Conversar e orientar as famílias de todos os envolvidos, em separado, conforme as normas de convivência da escola e legislação vigente. c) Promover um círculo restaurativo. d) Colocar a ocorrência no ROE. e) Comunicar ao Supervisor da escola. f) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. a) Observar todos os alunos envolvidos. b) No caso específico da aluna, se necessário, fazer encaminhamento para atendimento psicológico.

8 Escolas participantes do CASO 08 Antonio José Leite Dilson Funaro Gustavo Barroso Caso 08 A aluna Ana Paula Padrão saiu indevidamente da sala de educação física e foi atrás de uma das salas da escola para ficar com um aluno de outra sala e ficaram se beijando. (Ensino Médio 1º ano) Tipo de ocorrência: QUESTÕES DISCIPLINARES Natureza: SAÍDA INJUSTIFICADA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA / SALA DE AULA a) Apuração dos fatos com os alunos. b) Orientação quanto às normas de convivência da escola e cábula. c) Círculo restaurativo. d) Registro da ocorrência e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. e) ROE. a) Em ATPC verificar se é uma constante dos envolvidos a cábula.

9 Escolas participantes do CASO 09 Arlete Terezinha Justino Cardoso Raquel Assis Victor S Cunha Leovergílio Moreira Caso 09 A aluna Glória Maria está sofrendo maus tratos porque a mãe alega que perdeu o controle sobre ela. Segundo a mãe a aluna some de casa, faz uso de bebida alcoólica. A aluna pediu ajuda para o conselho tutelar, mas sua mãe a entregou a um abrigo. A aluna não aguentou e fugiu. Agora está provisoriamente com uma tia. Tipo de ocorrência: OUTROS PROBLEMAS DE VULNERABILIDADE Natureza: VÍTIMA DE MAUS TRATOS a) Apurar os fatos, em separado, com a aluna, mãe, Conselho Tutelar e Tia. b) Orientar a família a procurar ajuda psicológica para a aluna. c) Caso o Conselho Tutelar não resolva, juntar todos os documentos do caso inclusive os de atendimento da mediação fazer ofício + relatório à Vara da Infância e Juventude com cópia ao Conselho Tutelar. d) Registro das ocorrências e dos atendimentos em livro próprio da mediação escolar. e) Comunicar à Supervisão de Ensino e à Proteção Escolar da DER Norte 2. f) Colocar ocorrência no ROE. a) Solicitar à família laudo do encaminhamento realizado (psicólogo). b) Solicitar aos docentes que observem a frequência e comportamento da aluna. c) Mediação escolar conversar semanalmente ou quinzenalmente com a aluna.

IDESP SÉRIE HISTÓRICA 2017

IDESP SÉRIE HISTÓRICA 2017 IDESP SÉRIE HISTÓRICA 2017 IDESP SÉRIE HISTÓRICA 2017 1 IDESP SÉRIE HISTÓRICA 2017 2 IDESP SÉRIE HISTÓRICA 2017 3 ESCOLA 5º ano 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 META 2017 META 2018

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2. Gestão de Proteção Escolar e Comunitária 2018

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2. Gestão de Proteção Escolar e Comunitária 2018 Gestão de Proteção Escolar e Comunitária 2018 12 Significado de Mediar : 1 Dividir ao meio.2 Intervir acerca de.3 Ficar no meio.4 Passar-se (entre dois fatos ou duas épocas). (Dicionário Aurélio On line

Leia mais

SPEC - Sistema de Proteção Escolar. ROE Registro de Ocorrência Escolar

SPEC - Sistema de Proteção Escolar. ROE Registro de Ocorrência Escolar SPEC - Sistema de Proteção Escolar ROE Registro de Ocorrência Escolar O Registro de Ocorrências Escolares (ROE) é um sistema de registro e gestão de episódios relacionados à proteção e à segurança nas

Leia mais

Reunião Mensal Mediação Escolar e Comunitária 25/08/2017

Reunião Mensal Mediação Escolar e Comunitária 25/08/2017 Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 Reunião Mensal Mediação Escolar e Comunitária 25/08/2017 Orientações Gerais - Mediação Escolar e Comunitária

Leia mais

Unidade Endereço atendimento Cep Fones ESCOLA ESTADUAL. cie

Unidade Endereço atendimento Cep Fones ESCOLA ESTADUAL. cie N. cie Unidade Endereço atendimento Cep Fones ESCOLA ESTADUAL Administrativa 01 1351 Ademar Hiroshi Suda, Prof. 39.839 R AGAFITA, 50 - PARQUE VITORIA Ciclo I 02269-080 2240-1555 2243-4695 1016 AV PROFESSORA

Leia mais

Parceria Diretoria de Ensino Norte 2 x 4ª Delegacia Seccional x CPM3 Norte

Parceria Diretoria de Ensino Norte 2 x 4ª Delegacia Seccional x CPM3 Norte 10/04/2018 - terça - 09h00 - Salão II 5º BPMM 3ª Cia. - 39º DP 1ª Cia. Parceria Diretoria de Ensino Norte 2 x 4ª Delegacia Seccional x CPM3 Norte Considerações 1) As reuniões serão realizadas nos salões

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 1 Nº 12 E. E. PROF. CARLOS DE LAET Disciplina: HISTÓRIA 12 Tarde Substituição 2ª 13h 14h40 1ª 9A 9B 3ª 10h40 12h20 2ª 9C 9A 9B 9B 9A 9A 9C 9C 9B 9C A Professora esta de Licença Gestante,180 dias de 24/01

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 Nº 62 E. E. CONSELHEIRO RUY BARBOSA Disciplina: ARTE Médio 20 Manhã Substituição 3D 3D 2C 1B 3ª 12h20 14h00 2ª 3C 1A 3B 3C 4ª 3ª 1B 3A 2B 3B 3A 6ª 12h20 14h00 5ª 2C 2A 2D 2D 2B 1A 2A LICENÇA SAÚDE 60 DIAS

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 COMUNICADO CREDENCIAMENTO PARA ATUAR NO AMBIENTE SALA DE LEITURA 2018

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 COMUNICADO CREDENCIAMENTO PARA ATUAR NO AMBIENTE SALA DE LEITURA 2018 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 COMUNICADO CREDENCIAMENTO PARA ATUAR NO AMBIENTE SALA DE LEITURA 2018 A Dirigente Regional de Ensino Região Norte 2 torna pública a abertura de credenciamento, seleção

Leia mais

LEILA APARECIDA GOMES RIZZATI(91)- -RG /SP-EE SILVA JARDIM-SAO PAULO-D.E NORTE 2 (Jornada Reduzida), Cargo criado por Lei

LEILA APARECIDA GOMES RIZZATI(91)- -RG /SP-EE SILVA JARDIM-SAO PAULO-D.E NORTE 2 (Jornada Reduzida), Cargo criado por Lei DOE. 05/07/2017 Decreto de 4-7-2017 Nomeando, nos termos do art. 20, II, da LC 180-78 e art. 11, II da LC 444-85, os abaixo indicados, habilitados em concurso público, para exercerem, em caráter de estágio

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO NORTE 2 REUNIÃO INTEGRADA DE PC ANOS INICIAIS E FINAIS DO EF E EM

DIRETORIA DE ENSINO NORTE 2 REUNIÃO INTEGRADA DE PC ANOS INICIAIS E FINAIS DO EF E EM DIRETORIA DE ENSINO NORTE 2 REUNIÃO INTEGRADA DE PC ANOS INICIAIS E FINAIS DO EF E EM LIVRO DIGITAL cdn-html5.s3.amazonaws.com/rdp-learning/seesp/index.html#cursos PC - Corresponsabilidade Resolução SE

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO SPEC

BOLETIM INFORMATIVO SPEC SPEC - SISTEMA DE PROTEÇÃO Criado em maio de 2018 e desenvolvido pela equipe SPEC, o Boletim Informativo SPEC é uma publicação digital que tem como objetivo criar um canal de difusão de informações e novidades

Leia mais

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Ensino Fundamental Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Prezado aluno e família Este é um guia prático com as normas, procedimentos e esclarecimentos pertinentes ao seu cotidiano escolar

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 1 Nº E. E. PROFº ANTONIO JOSE LEITE Médio Disciplina: ARTE 08 Manhã Substituição 3ª 2ª 1B 1A 1A 4ª 13:00 14:40 3ª 1C 1D 5ª 4ª 1B 1D 1C A partir de 01/04/2019 será designada Vice Diretor de Escola por 30

Leia mais

Balanço 2017 DER Norte 2

Balanço 2017 DER Norte 2 Balanço 2017 DER Norte 2 DRE Norte 2 Balanço 2017 1 Escolas estaduais: 71 Escolas particulares: 128 Docentes titulares: 2306 Docentes Cat. F, S, O e V : 1113 Funcionários titulares das escolas: 644 Funcionários

Leia mais

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO

COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE. Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO COPAPI POLÍTICA DE GÊNERO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO NA UNIVERSIDADE Profª Drª ANA CLAUDIA FIGUEIREDO 1REBOLHO Prof. Dr. EDISON MARTINS MIRON São Carlos 2019 VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E GÊNERO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco Racismo Lei 12.984 de 02/06/2014 Racismo A Lei 12.984/14 define o crime de discriminação dos portadores do vírus

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 Nº 16 E. E. DONA CYRENE DE OLIVEIRA LAET Disciplina: QUÍMICA Médio 08 Manhã Livre 3C 3ª 2ª 3C 4ª 3ª 1B 2C 2C 1B 6ª 12h45 14h25 5ª 3D 3D Responsável pelo preenchimento da planilha: Monica Roters - GOE Data:

Leia mais

PROJETO REGRINHAS DA ESCOLA E AS PALAVRAS MÁGICAS

PROJETO REGRINHAS DA ESCOLA E AS PALAVRAS MÁGICAS PROJETO REGRINHAS DA ESCOLA E AS PALAVRAS MÁGICAS SITUAÇÃO PROBLEMA 0Alunos de uma mesma sala que NÃO respeitam as regras escolares e NÃO atendem as solicitações dos adultos (professora, gestores, funcionários

Leia mais

INSTRUÇÃO DGA Nº 60/07, DE 11 DE MAIO DE A Coordenadoria Geral da Administração, no uso de suas atribuições, estabelece procedimentos

INSTRUÇÃO DGA Nº 60/07, DE 11 DE MAIO DE A Coordenadoria Geral da Administração, no uso de suas atribuições, estabelece procedimentos Obs: Revogada pela Instrução DGA 83/2015 INSTRUÇÃO DGA Nº 60/07, DE 11 DE MAIO DE 2007. # Estabelece procedimentos a serem adotados em caso de acidentes de trânsito, roubo ou furto de veículos oficiais

Leia mais

ROE Registro de Ocorrências Escolares (perfis DE e Escola)

ROE Registro de Ocorrências Escolares (perfis DE e Escola) Última atualização: 23/10/2013 PÁG. 1 de 27 Sumário 1. Cadastro de ocorrências... 3 2. Pesquisa e conclusão de ocorrências pendentes... 13 3. Pesquisa e alteração de ocorrências notificadas... 14 4. Consulta

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL 03 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. SÍMBOLOS E SIGLAS... 2 5. DESCRIÇÃO... 2 6. INDICADORES RELACIONADOS... 7 7. REFERÊNCIAS... 7 8. ANEXOS... 7 03 2 / 7

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Data realização: segunda, 19 de junho às 09:30 h Sala: B2 15083653 ADRIANA RAQUEL TAVARES MARTINS 1 15380350 ANA BEATRIZ CARVALHO DOS SANTOS 2 15802267 ANA CATARINA MARQUES GOMES 3 15255097 ANA MARGARIDA

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL (SEMED)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL (SEMED) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL (SEMED) Rua Dom Pedro II, 1781 Cascavel, PR VALDECIR ANTONIO NATH SECRETÁRIO DEPARTAMENTO DE ESTRUTURA E FUNICONAMENTO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO Divisão

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO VIOLÊNCIA SEXUAL Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Secretaria

Leia mais

Abrigo de Mulheres Vanusa Covatti. Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Abrigo de Mulheres Vanusa Covatti. Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Abrigo de Mulheres Vanusa Covatti Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Fundação Em 1998 a delegada titular da Delegacia da Mulher solicitou

Leia mais

PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente)

PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) NOME LEGIVEL DO CANDIDATO: Assinatura do candidato: ORIENTAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA 01) É proibido durante

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO Nº 17/2014. O Presidente da Câmara Municipal, no uso e gozo de suas atribuições legais,

DECRETO LEGISLATIVO Nº 17/2014. O Presidente da Câmara Municipal, no uso e gozo de suas atribuições legais, DECRETO LEGISLATIVO Nº 17/2014 DECRETA: Aprova a Instrução Normativa SPA nº. 01/2014 na Versão 001 do Controle Interno da Câmara Municipal de Paranatinga e dá outras Providências. O Presidente da Câmara

Leia mais

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional, objetivando oportunizar a experiência do supervisão direta e sistemática. exercício

Leia mais

Código: SMESUP Revisão: 01 Emissão: 31/08/2016 Folha: 1/06

Código: SMESUP Revisão: 01 Emissão: 31/08/2016 Folha: 1/06 Código: SMESUP Revisão: 01 Emissão: 31/08/2016 Folha: 1/06 Eixo: DOCUMENTAÇÃO 1.Sala da direção sim não PROPOSTAS Há armários ou prateleiras para guardar materiais da sala, garantindo que não haja objetos

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 003/2017, de 23 de maio de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 003/2017, de 23 de maio de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 003/2017, de 23 de maio de 2017. Dispõe sobre os procedimentos a serem observados na emissão e acompanhamento do uso dos crachás pelos estudantes do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha Professor: Rodrigo J. Capobianco Lei 11.340/06 Protege a mulher a violência doméstica e familiar A violência doméstica não é somente a violência

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Data realização: quarta, 21 de junho às 09:30 h Sala: B2 15083653 ADRIANA RAQUEL TAVARES MARTINS 1 15255097 ANA MARGARIDA FERNANDES SOARES DE ALMEIDA 2 15922805 ANA SOFIA PINTO FIGUEIRAL 3 30130199 ANA

Leia mais

EDIÇÃO Nº A O

EDIÇÃO Nº A O EM AR M LUGARO É N U L A DE A L O C S NA E PAR ATY EDIÇÃO Nº 1-2018 ON IT ES OR IA AM NC Ê U ENTO Q E INCENTIVO À FRE PROGRAMA: CO L REALIZAÇÃO: O programa Lugar de aluno é na escola tem como base diversas

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA BARTMEYER, Tania (estagio I), e-mail: taniabartmeyer@hotmail.com VALIGURA, Maristela

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI?

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI? CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ AULÃO DA MULHER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VOCÊ CONHECE A LEI? FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Artigo 7º da Lei nº 11.340/2006:

Leia mais

LISTA PROVISÓRIA DE COLOCAÇÕES 1.º ANO 1º CICLO

LISTA PROVISÓRIA DE COLOCAÇÕES 1.º ANO 1º CICLO LISTA PROVISÓRIA DE COLOCAÇÕES 1.º ANO 1º CICLO BEATRIZ BARBOSA DA COSTA 20/03/2013 CARINA NOGUEIRA PINTO 24/04/2013 DIANA GONÇALVES NOGUEIRA 08/03/2013 DIANA SILVA FERREIRA 15/04/2013 FRANCISCO DA SILVA

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 9 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 9 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 9 DE AGOSTO DE 2017 Estabelece procedimentos de identificação preliminar, atenção e proteção para criança e adolescente desacompanhados ou separados, e dá outras providências.

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO - PMEC

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO - PMEC EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO - PMEC O Dirigente de Ensino Região Santos torna pública a abertura de inscrição, específica para o credenciamento e

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Fiães Pré Escolar

Agrupamento de Escolas de Fiães Pré Escolar Letivo 2015 / 2016 Jardim de Arcozelo Caldas de S.Jorge Código de Es 602590 MORADA: Rua do Cabeceiro 4505-684 Caldas de S. Jorge Telef: 256 912039 9629 Bernardo Manuel Fonseca Pinto 08-01-2010 9574 Joana

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011 Assunto: Utilização de veículos oficiais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011 Assunto: Utilização de veículos oficiais SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul INSTRUÇÃO

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS /01

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS /01 NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS 2016.1/01 QUANTO A MISSÃO DO LADAMS Art.01º A missão do LADAMS é oferecer aos alunos infraestrutura de suporte à execução

Leia mais

CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016

CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016 CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016 Meta Prioritária 1: Integração do Trabalho Pedagógico Objetivo geral: Integrar os diferentes setores do campus visando à adequação do atendimento às necessidades pedagógicas

Leia mais

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS PÚBLICOS DE NÍVEL SUPERIOR

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS PÚBLICOS DE NÍVEL SUPERIOR 0101131248 FLAVIANA ABREU DE PAULA - 71,5 8,39 79,89 1 0101101310 JAQUELINE DE MORAES GOMES - 70,5 7,40 77,90 2 0101150511 MATHEUS DE SOUZA NICOLAU - 70 6,78 76,78 3 0101128362 ARIANA ABRANTES RAFAEL -

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO N 52/2016 Macaé, 03 de outubro de 2016.

ORDEM DE SERVIÇO N 52/2016 Macaé, 03 de outubro de 2016. ORDEM DE SERVIÇO N 52/2016 Macaé, 03 de outubro de 2016. O Diretor Geral do campus Macaé do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE, Marcos Antônio Cruz Moreira, nomeado pela Portaria

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Medidas de Proteção Profª. Liz Rodrigues - A chamada situação de risco existe quando a criança ou o adolescente estão em uma condição de maior vulnerabilidade e precisam

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR NORMAS DISCIPLINARES: DIREITOS e DEVERES DISCENTES ANO LETIVO 2019 É DIREITO DO ALUNO: I- Receber,

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 11713 - Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado 34662 - Escola E.B.2,3 do Cávado : A Ano Letivo 2014 / 201 2307 1 Ana Carolina Fernandes Gonçalves S 2308 2 Ana Margarida Dias Cunha S 230 3 Ana Margarida

Leia mais

SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES SUBSECRETARIA DE POLÍTICAS PARA A MULHER CASA DA MULHER BRASILEIRA - CAMPO GRANDE/MS 1355 SETOR

SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES SUBSECRETARIA DE POLÍTICAS PARA A MULHER CASA DA MULHER BRASILEIRA - CAMPO GRANDE/MS 1355 SETOR SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES SUBSECRETARIA DE POLÍTICAS PARA A MULHER CASA DA MULHER BRASILEIRA - CAMPO GRANDE/MS RELATÓRIO DE FLUXO DE ATENDIMENTO DOS ES REFERÊNCIA: JANEIRO/2018

Leia mais

B. DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO

B. DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO ARAÇUAI MÊS E ATUALIZAÇÃO: 10 ANO: 2009 Município: ARAÇUAI A. AOS GERAIS O MUNICÍPIO (Órgão Gestor do PAIR Minas) Endereço: PRAÇA RUI BARBOSA Nº 26 Complemento : Telefone: Email/Site: - Bairro: CENTRO

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO

EDITAL DE INSCRIÇÃO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE BARRETOS EE DR. WILQUEM MANOEL NEVES Av. Olavo Bilac, 280 Jardim Cisoto - Olímpia - Tel: (17) 3281-1919

Leia mais

MODELOS MANUAL DE FURTO. Agosto/ Versão 01

MODELOS MANUAL DE FURTO. Agosto/ Versão 01 2015 MODELOS MANUAL DE FURTO Agosto/2015 - Versão 01 PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA OCORRÊNCIA DE ROUBO/FURTO DE BENS PATRIMONIAIS E MATEIRAIS - Os procedimentos a serem adotados na ocorrência de roubo/furto

Leia mais

Regulamento dos serviços de gerenciamento, manutenção e utilização. dos laboratórios de informática

Regulamento dos serviços de gerenciamento, manutenção e utilização. dos laboratórios de informática Regulamento dos serviços de gerenciamento, manutenção e utilização dos laboratórios de informática O presente documento visa regulamentar os serviços de gerenciamento, manutenção e utilização dos laboratórios

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação

Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação CONTROLE DE REVISÕES Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 0 04/10/13 Emissão inicial (em substituição ao PCF-004 Controle das despesas de Celulares de 26/07/05, com última revisão em 22/02/10)

Leia mais

B. DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO

B. DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO PARE PARAISO MÊS E ATUALIZAÇÃO: 10 ANO: 2009 Município: PARE PARAISO A. AOS GERAIS O MUNICÍPIO (Órgão Gestor do PAIR Minas) Endereço: Rua Prefeito Orlando Tavares Nº 41 Complemento : Bairro: Centro Cep:

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 31

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 31 CONTRATO DE GESTÃO nº 21/2014 Referente ao Processo SEDPcD nº 66263/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 31 Durante o mês 31 (Dezembro) de vigência deste Contrato de Gestão foram registradas 118 (cento

Leia mais

TÍTULO I DO USO DA ARMA DE FOGO

TÍTULO I DO USO DA ARMA DE FOGO DECRETO nº 510, de 22 de maio de 2015. Regulamenta o uso de arma de fogo de calibre permitido pelo Guarda Municipal de Contagem e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM, no uso de

Leia mais

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA Equipe Pop Rua Especializada de Proteção aos Direitos Humanos A Defensoria Pública tem como atribuições

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA Projecto do Movimento Judicial de Relação

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA Projecto do Movimento Judicial de Relação 1280 - Alberto Augusto Vicente Ruço Tribunal da Relação do Porto Promoção e colocação 323 Tribunal da Relação de Coimbra > Lugar de Efectivo 1281 - Ana Luísa Teixeira Neves Bacelar Cruz Tribunal da Relação

Leia mais

Jardim de Infância de Panóias SALA A1

Jardim de Infância de Panóias SALA A1 Jardim de Infância de Panóias SALA A1 Nome 1 Luís Mendonça Borges de Araújo 30/04/07 NEE 2 Beatriz Roriz Lima 10/05/07 3ªVez 3 Rodrigo Jorge Barbosa Oliveira 14/05/07 4 André Nuno Rego Mendes 18/06/07

Leia mais

3.ª Companhia do Batalhão de Artilharia 6223/73

3.ª Companhia do Batalhão de Artilharia 6223/73 3.ª Companhia do Batalhão de Artilharia 6223/73 Oficiais Capitão Miliciano Paulo Miguel de Macedo Cocco Alferes Milicianos Aldiro de Oliveira e Castro António Amaral Rodrigues José Carlos Matos Arinto

Leia mais

DADOS DO ANO DE 2001 SITUAÇÃO QU. PROCEDIMENTO QUANT

DADOS DO ANO DE 2001 SITUAÇÃO QU. PROCEDIMENTO QUANT DADOS DO ANO DE 00 SITUAÇÃO QU. PROCEDIMENTO QUANT Respons. pela comunic. Qua. abuso sexual - suspeita acomp. psic. especial. em abuso sexual Agente de saúde acompanhamento familiar acompanhamento direto

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ato Infracional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Ato infracional: conduta descrita como crime ou contravenção penal (art. 103, ECA). - Ato previsto em lei penal (inclusive

Leia mais

Ficou interessado? Informe se! Não se separe de seu animal por desconhecimento da lei.

Ficou interessado? Informe se! Não se separe de seu animal por desconhecimento da lei. Quem tem um animal e mora em condomínio, possivelmente já foi vítima de algum comentário sobre a inconveniência de seu bichinho para o edifício. Proibição de usar o elevador até de andar pelas áreas comuns!,

Leia mais

Manual do Aluno. facebook/colegiosabermogi

Manual do Aluno. facebook/colegiosabermogi Manual do Aluno facebook/colegiosabermogi Normas quanto ao procedimento do aluno com relação à escola Horário: Fundamental II das 07h30 às 12h50. Fundamental I das 13h às 17h30. Educação Infantil das 13h30

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13/2016 Aprova a Sistemática para Registro e Acompanhamento das Atividades de Ensino do IFPE. A Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Leia mais

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL. 1. Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL. 1. Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL 1. Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS Coordenadora: Vera Lúcia Rodrigues Renó Endereço: Rua José Hamilcar congro Bastos 235 Santo André-Três Lagoas/MS

Leia mais

Violência contra menor

Violência contra menor Violência contra menor que providências tomar e a quem recorrer? Sabine Káteb Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 Por mais que pareça desnecessário deve ser lembrado

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 45

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 45 CONTRATO DE GESTÃO nº 21/2014 Referente ao Processo SEDPcD nº 66263/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 45 Durante o mês 45 (Fevereiro) de vigência deste Contrato de Gestão foram registradas 125 (cento

Leia mais

Uma reflexão sobre as regras na escola que pretende formar para autonomia e superar suas microviolências. Luciene Regina Paulino Tognetta

Uma reflexão sobre as regras na escola que pretende formar para autonomia e superar suas microviolências. Luciene Regina Paulino Tognetta Uma reflexão sobre as regras na escola que pretende formar para autonomia e superar suas microviolências Luciene Regina Paulino Tognetta Demolucion Call!!! A pergunta que não quer calar... Há saída para

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência

ESTATÍSTICAS APAV Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência ESTATÍSTICAS APAV Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência 0-08 Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência 0-08 Número de Crimes 99 9.59 000 769 600 89 86 50 000 0 0 0 05 06 07 08 Número

Leia mais

PROVAS DE ADMISSÃO PARA O ANO LETIVO 15/16 PROVA DE APTIDÃO MUSICAL - ESCRITA NOME DO CANDIDATO

PROVAS DE ADMISSÃO PARA O ANO LETIVO 15/16 PROVA DE APTIDÃO MUSICAL - ESCRITA NOME DO CANDIDATO Dia: 8 de junho de 2015 Hora: 18,00 horas Professor: Carla Sabino Sala: 1 1 035 Ana Júlia Tavares de Oliveira 014 Ana Sofia Pereira Leal 001 Beatriz Pacheco Festas 011 Bruno Tomás Silva Ribeiro 099 Daniel

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Prado (Código: ) Escola sede: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Prado (código: )

Agrupamento de Escolas de Prado (Código: ) Escola sede: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Prado (código: ) Contratação de Técnicos(as) para prestar funções nas Atividades de Enriquecimento Curricular Ano Letivo 2014/2015 Lista Ordenada da Oferta n.º 2582 (Ensino de Expressões) Nº de Oferta Ordem Pontuação Nome

Leia mais

Centro Escolar de Gilmonde

Centro Escolar de Gilmonde Pré-Escolar - Grupo: A N.º Nome Idade 1 Ana Margarida Abreu Carvalho 5 2 Daniel Gomes Ferreira 5 3 Filipa Ferreira Portela 5 4 Gonçalo Dinis Rodrigues Carvalho 5 5 Guilherme Fernandes Rocha 5 6 Inês Ferreira

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COMARCA DE VITÓRIA-DEFENSORIA RECURSAL

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COMARCA DE VITÓRIA-DEFENSORIA RECURSAL COMARCA DE VITÓRIA-DEFENSORIA RECURSAL DEFENSORIA ATRIBUÇÕES 1ª Defensoria Recursal Cível 1º Câmara Cível (processos de 0, 1, 2,3 e 4); Câmaras Cíveis. 2ª Defensoria Recursal Cível 1º Câmara Cível (processos

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 148 ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 149 QUESTIONÁRIO PARA PAIS OU RESPONSÁVEIS O presente questionário faz parte da pesquisa sobre Violências nas Escolas, realizada

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA NORMAS DE CONDUTA PARA UTILIZAÇÃO DO ESTÚDIO FOTOGRÁFICO E SEUS EQUIPAMENTOS I. DO OBJETIVO O presente instrumento

Leia mais

Governo Regional da Madeira * Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos * Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa

Governo Regional da Madeira * Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos * Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa Aline Sofia Gonçalves Russo Moreira Guerra Candidato excluído Apresentação de Documentos: Não apresentação dos documentos exigidos no aviso de Ana Adelina de Sousa Marinho e Silva Candidato excluído Candidatura

Leia mais

PORTARIA n o 026, de 18 de novembro de 2009.

PORTARIA n o 026, de 18 de novembro de 2009. PORTARIA n o 026, de 18 de novembro de 2009. Baixa o Regimento do Centro de Vivência do Campus Luiz de Queiroz O Coordenador do Campus Luiz de Queiroz, no uso de suas atribuições legais e nos termos do

Leia mais

Escola Secundária da Senhora da Hora

Escola Secundária da Senhora da Hora Escola Secundária da Senhora da Hora 7º ano Turma 7A-ES (17/18) DT: Prof. Paula Cristina Silva Ana Rita Teixeira Folha Andreia Filipa Pimenta Pereira Ricardo Milhazes de Sousa Turma 7B-ES (17/18) DT: Prof.

Leia mais

LISTA DE DISCENTES VOTANTES CURSOS LATO SENSU (Campus Rio de Janeiro)

LISTA DE DISCENTES VOTANTES CURSOS LATO SENSU (Campus Rio de Janeiro) LISTA DE DISCENTES VOTANTES CURSOS LATO SENSU (Campus Rio de Janeiro) EEC 2012 953.168.507-00 Alexandre Sebastiao Lobato Ramos EEC 2013 085.816.197-46 Américo da Silva Pereira de Souza Neto EEC 2013 112.345.757-36

Leia mais

SENADO DE SÃO PAULO 1891 REPÚBLICA VELHA 1892 REPÚBLICA VELHA

SENADO DE SÃO PAULO 1891 REPÚBLICA VELHA 1892 REPÚBLICA VELHA SENADO DE SÃO PAULO 1891 REPÚBLICA VELHA ANTÔNIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO (CONDE DO PINHAL) PRP 24606 ANTÔNIO DE SOUZA CAMPOS PRP 25009 ANTÔNIO PINHEIRO DE ULHÔA CINTRA (BARÃO DE JAGUARA) PRP 25468 AUGUSTO

Leia mais

Quadros de Mérito Escolar

Quadros de Mérito Escolar Quadros de Mérito Escolar Ano Letivo 2015/2016 Quadro de Distinção Ana Sofia Fafiães Pires de Lima Inês da Silva Pereira Mónica Coelho Carvalho Tomás Lopes Gonçalves Página 1 de 6 Quadro de Excelência

Leia mais

Praça Monsenhor Tiago, 403 Centro - Patrocínio - MG Telefone: (34)

Praça Monsenhor Tiago, 403 Centro - Patrocínio - MG Telefone: (34) Praça Monsenhor Tiago, 403 Centro - Patrocínio - MG Telefone: (34) 3831.3150 HORÁRIOS: I. TURNO MATUTINO: a) Ensino Fundamental II - 7h às 11h30min - Horário diferenciado para as aulas de Linguagem Computacional,

Leia mais

AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NA DINÂMICA DO NUMAPE/UEPG

AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NA DINÂMICA DO NUMAPE/UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NA DINÂMICA

Leia mais

Agrupamento Gonçalo Mendes da Maia

Agrupamento Gonçalo Mendes da Maia -1A Básica de Cidade Jardim, Vermoim, Maia 1 Ana Domingues Silva 6 05-05-2009 1 1 X 19754 2 Ana Rita O. S. Pitrez 6 02-06-2009 1 1 X 19784 3 David Gomes F. B. Proença 6 01-04-2009 1 1 X 19731 4 Filipa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Rio Claro Seção Técnica Acadêmica

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Rio Claro Seção Técnica Acadêmica Normas e Procedimentos aprovados pela CPE em: - 16ª reunião extraordinária e 48ª reunião ordinária, realizadas em 30-9-09 e 28-10-09, respectivamente. Foram feitas alterações, sendo aprovadas pela CPE

Leia mais

Como lidamos com eles

Como lidamos com eles MEDIAÇÃO DE CONFLITOS CONFLITOS NA ESCOLA Conflito: sm.1.luta,combate. 2.Guerra. 3.Enfrentamento. 4.Oposição entre duas ou mais partes. Professora Luciana Ceccatto de Lima Conflito: 5.Desavença entre pessoas,

Leia mais

Os números da violência contra mulheres no Brasil Pesquisa do Datafolha divulgada hoje mostra que uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no Brasil no último ano São Paulo Uma em cada

Leia mais

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Sumário Introdução... 29 Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Capítulo 1 A Tutela Legal Contra a Violência Familiar e Suas Diversas Formas...

Leia mais

ALTERAÇÕES DE ALOCAÇÕES

ALTERAÇÕES DE ALOCAÇÕES CIÊNCIA DOS APLICADORES No sistema SIS VUNESP, Controle, Meus Professores : Imprimir a lista Dar ciência aos docentes que irão aplicar e também aos cadastrados em stand-by, solicitando-lhes que rubrique/date

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO Orientação Normativa nº. 03/2009-PROEN/IFRN Natal, 15 de outubro de 2009. A PRÓ-REITORA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial "Prof. Carlos Augusto Patrício Amorim"

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial Prof. Carlos Augusto Patrício Amorim UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial "Prof. Carlos Augusto Patrício Amorim" CÓDIGO DISCIPLINAR VIGÊNCIA: 11/12/2017 ÍNDICE TITULO

Leia mais

Edital Nº 067/2018. Aviso de Convocação para Comprovação de Requisitos

Edital Nº 067/2018. Aviso de Convocação para Comprovação de Requisitos Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Vice-Presidência de Administração Processo Seletivo Jovem Aprendiz dos Correios Edital Nº 067/2018

Leia mais

Quadros de Honra e de Mérito

Quadros de Honra e de Mérito Quadros de Honra e de Mérito Escola Básica de São Pedro da Cova (ATUALIZADO NO DIA 17/10/2017) 5.º ANO BERNARDO FILIPE R. AMARO BRUNO DANIEL O. OLIVEIRA CAROLINA FERREIRA MARINHO INÊS FILIPA N. LASCASAS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE OFERTA N.º 993 AEC-AFD NOME DO DOCENTE 1 93 Ana Isabel Castro Almeida e Sousa 2 90 Susana Maria Ferreira Gomes 3 90 Diana Bastos Leite 4 86 Pedro José Vaz Nunes Godinho

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais