PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO"

Transcrição

1 PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

2 Parábola do Rico e Lázaro, Lucas, 16:19 a 31 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

3 E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

4 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.

5 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.

6 E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

7 Parábola repleta de símbolos. Façamos o estudo psicológico transpessoal-consciencial: Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele.

8 O Rico, vestido de púrpura e linho finíssimo, vivendo regalada e esplendidamente, representa o Espírito dando vazão ao ego evidente.

9 A pessoa que vive assim acrisola-se, nutrindo os sentimentos egoicos evidentes e mascarados sem deles se dar conta, muitas vezes. Vive de forma superficial, devido à subconsciência que caracteriza esse movimento. Ela ainda está em consciência de sono. Não despertou para realidade da vida. Ainda não caiu em si para alimentar o Ser Essencial, e ainda alimenta o ego.

10 O mendigo Lázaro representa o Ser Essencial que não é nutrido, quando o Espírito vive de uma forma egoísta e egocêntrica, como o Rico.

11 Todas as vezes que contrariamos as Leis Divinas presentes em nossas consciências com movimentos egoísticos, egocêntricos, orgulhosos, rebeldes, etc., o que estamos fazendo? Estamos enriquecendo o ego e empobrecendo o Ser Essencial.

12 Ao nos movimentarmos em direção ao ego evidente ou mascarado, o que vamos produzir em nós do ponto de vista consciencial? Vamos produzir chagas na alma, que são os vícios morais que se exteriorizam fisicamente.

13 Quando não alimentamos os sentimentos essenciais derivados do amor, o Ser Essencial que somos se torna um mendigo muito carente, cheio de chagas às portas do rico ego evidente, que está sendo supernutrido pelo Espírito, vivendo na superficialidade, de forma luxuriante, encastelando-se no egoísmo e egocentrismo, cultuando o parecer em detrimento do ser.

14 Essa questão não tem a ver com a riqueza ou pobreza material; é algo profundamente espiritual, pois há muito rico alimentando o Lázaro e muito pobre alimentando o Rico que existem em si mesmos.

15 Outra questão a ser observada é o porquê de Jesus ter nominado apenas o mendigo, pois ele, o mendigo Lázaro, representa o Ser Essencial, a essência divina que somos. Jesus lhe dá um nome, simbolizando o que é permanente em nós; já ao Rico não deu nominação, por ele representar o ego, do qual resulta um comportamento psicológico transitório do Espírito.

16 Qual o significado de estar à porta? Estar à porta simboliza que Lázaro, isto é, o Ser Essencial fica sempre aguardando uma conexão com o ego para que haja o processo da individuação. Nesse processo, há uma transmutação da fissão ego-self para que haja a psicossíntese, ou seja, a integração do ego no próprio Self.

17 E desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. Quando a criatura está num movimento de inconsciência em relação à vida, o Ser Essencial deseja se alimentar pelo menos de migalhas, mas não recebe nada, por isso Jesus diz que Lázaro desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico. Isso não passava de um desejo.

18 Quando nos movimentamos egoicamente, produzimos as chagas na alma, os vícios de todas as ordens que marcam o Ser Essencial, que, na carência enorme em que se encontra, obtém como único consolo os cães para lamber-lhe as chagas, proporcionando-lhe alívio.

19 Os cães, então, representam as experiênciasdesafio, pois em quaisquer circunstâncias acontece a evolução do Espírito, mesmo quando este está vivenciando amplamente o próprio ego. Apesar de o Ser Essencial ficar todo em chagas, as experiências pelas quais o Espírito passa, quando se rebela contra as Leis Divinas presentes em sua própria consciência, nunca se perdem.

20 Enquanto o Espírito mantiver a fissão do eixo ego-self, ele evolui na horizontal rechaçando as experiências-desafio, mas que não deixam de gerar aprendizado, a partir do sofrimento que lhe irão produzir.

21 E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. Os anjos simbolizam as Leis Divinas e Abraão, a própria consciência do Espírito. Existe uma forma de separarmos o Espírito da própria consciência ou separá-lo das Leis Divinas? Não, porque a consciência é um patrimônio do Espírito, localizando-se no Ser Essencial, que é permanente, e não no ego, que é transitório, e as Leis Divinas são um patrimônio da consciência.

22 Por isso, Jesus diz que o mendigo morre e é levado pelos anjos para o seio de Abraão, simbolizando o encontro do Ser Essencial com a consciência e com as Leis Divinas presentes em si mesmo. Por mais que o Espírito vitalize o ego, esse encontro sempre acontecerá.

23 E morreu também o rico e foi sepultado. Percebamos que Jesus não fala que Lázaro foi sepultado. O mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. Será que o cadáver de Lázaro ficou ao relento, insepulto? Cada palavra que Jesus usava era plena de sentido simbólico, por isso a diferença. Existe um símbolo profundo nesse versículo. Reflitamos que o ego é transitório, já o Ser Essencial é permanente. Por mais rebelde seja uma criatura, por mais que ela murmure, ela transmutará totalmente o ego e se transformará num Espírito puro, num Espírito Angelical, conforme nos revela a questão 540 de O Livro dos Espíritos.

24 Jesus se refere a um convite para sepultar o ego para que haja a morte do ego e o renascimento essencial, fato que acontece após o despertar da consciência. Quando assumimos uma postura de consciência desperta, vamos morrendo egoicamente para viver essencialmente a vida eterna, conforme ensina Francisco de Assis em sua oração: É morrendo que se vive para a vida eterna. A vida eterna é a do Ser Essencial, e não a do ego.

25 E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. Hades tem o mesmo significado que inferno, local, segundo a mitologia, para onde as pessoas viciosas vão após a morte. Simbolicamente, Hades significa o sentimento de culpa e remorso que muitas pessoas vitalizam após terem vivido de maneira viciosa.

26 E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. Hades tem o mesmo significado que inferno, local, segundo a mitologia, para onde as pessoas viciosas vão após a morte. Simbolicamente, Hades significa o sentimento de culpa e remorso que muitas pessoas vitalizam após terem vivido de maneira viciosa.

27 Quando a criatura vive de forma superficial, vestindo-se de púrpura e de linho finíssimo, isto é, egoística e egocentricamente, vai criando todo um distanciamento das questões essenciais (Lázaro) e conscienciais (Abraão) da vida, que permanecem ao longe. Nesse momento, entra em ansiedade de consciência produzindo os tormentos da culpa e do remorso.

28 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Por que Jesus se reporta a Pai Abraão dessa forma aparentemente tão dura e inflexível? É que Pai Abraão representa a consciência, que sendo o divino em nossa essência é inflexível. Quando uma pessoa acostumada ao movimento egoico do privilégio não se sentir privilegiada, que sentimento experimentará? Sentirá que foi preterida. Como a consciência é o divino profundo em nós, não pode ser corrompida, embora nós tentemos. Ela pode ser anestesiada, mas jamais corrompida.

29 O Rico clama: Pai Abraão tem misericórdia de mim. seria possível a Lei de Misericórdia anular as Leis de Justiça e de Causa e Efeito? Não! Então, quando o Rico clama: Pai Abraão tem misericórdia de mim e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama, o que ele está pedindo para a própria consciência? Ele, que quando vivo vivia na opulência, quer que Lázaro minimize a sua dor; porém, não há por parte dele um arrependimento real, mas o desejo de privilégios.

30 Vejamos os símbolos profundos da parábola: o Rico, num movimento de pseudoarrependimento, posto que não se dispõe a trabalhar para sair da zona de dor, pede a Pai Abraão, sua consciência, que Lázaro se dirija até ele, reconhecendo que a Lei de Justiça o havia permitido sentir, por meio da Lei de Causa e Efeito, as consequências daquilo que criara para si mesmo. Porém, em vez de ele buscar se libertar do erro por meio do arrependimento sincero e verdadeiro, trabalhando pela reabilitação perante a própria consciência, clama pela Lei de misericórdia e solicita que Lázaro (movimento essencial) ofereça apenas a ponta do dedo com água (símbolo do arrependimento), porque ele estava atormentado na chama (símbolo da culpa).

31 Nenhuma das Leis Divinas passa por cima de outra, pois elas se complementam. O que a Lei de Misericórdia faz com relação às Leis de Justiça e de Causa e Efeito? A Lei de Misericórdia suaviza as nossas dores quando nos dispomos de forma justa a caminhar em direção ao equilíbrio existencial, trabalhando pela autorreabilitação, em vez de ficarmos comodamente reclamando que estamos sofrendo atormentados pela culpa. Com essa providência, suavizamos os efeitos da causa (erros cometidos).

32 Disse, porém Abraão: filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida e Lázaro somente males e agora este é consolado e tu atormentado. Este versículo de sublime conteúdo psíquico oportuniza-nos compreender o próprio movimento psicológico em vários momentos. O relacionamento do Rico com Lázaro e Abraão acontece em variadas circunstâncias de nossa vida. Com esse ensinamento, Jesus faz uma análise do que acontece psiquicamente com o Espírito.

33 Abraão (simbolo da consciência), ciente de que o Espírito identificado com o movimento egoico não se disponibilizava a se arrepender por força própria e desejava alívio quando ainda não havia plantado a semente do reconhecimento dos erros, recorda que os bens da vida do Rico (simbolo das aquisições egoicas) se contrapunham aos males da vida de Lázaro (símbolo das renúncias ao ego).

34 Enquanto a criatura não se dispõe a reconhecer a sua falibilidade, fica atormentada pela culpa e pelo remorso, por ter agido de forma equivocada. Esse movimento é torturador e inútil em si mesmo, pois somente amplia a fissão ego- Self, afastando mais ainda o Espírito da Essência Divina que ele é.

35 Lázaro, que vivia à míngua, será sempre consolado, porque em essência, em nível mais profundo, o Espírito sabe que haverá sempre a remissão total de seus erros e que ele conquistará a felicidade.

36 E, além disto, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam nem tampouco os de lá passar para cá; Este versículo retrata com clareza os movimentos do parecer e do ser, gerador da fissão ego-self, na qual é criado o abismo que impede que aquele que se fez parecer durante muito tempo possa ser, de uma hora para outra; impede, também, que aquele que se trabalhou para ser se coloque em terreno do parecer, pois o Espírito não retrograda.

37 Não é possível migrar do parecer para o ser, num átimo de segundo, somente pelo desejo. O movimento do Rico é egoico mascarado. Parece positivo, mas é falso. Ele apenas queria diminuir o sofrimento resultante do sentimento de culpa, e não transcender o movimento egoico pelo arrependimento consciencial. O processo de evolução dá-se de uma forma gradativa e não pelo desejo superficial de libertação do sofrimento.

38 Quando vitalizamos o ego evidente ou mascarado nos distanciamos do Ser Essencial, criando um abismo entre ele e o ego, a fissão ego-self. Vimos também que, após o despertar da consciência, o Espírito deverá trabalhar arduamente para superar esse abismo. Esse processo não acontecerá pelo desejo, mas por uma vontade atuante em direção ao Essencial, momento em que ele se torna o Ser Consciencial.

39 Rogo-te, pois, ó Pai, que o mandes à casa de meu pai. Existem neste versículo dois pais que retratam com profundidade dois níveis de consciência. Há o Pai com a inicial maíuscula e o pai com inicial minúscula, que representam, respectiva e simbolicamente, a autoconsciência e o subconsciente.

40 A consciência, na qual estão presente as Leis Divinas, é o grande Pai Abraão. É nela que todas as descobertas profundas são realizadas, a partir do desenvolvimento das virtudes em latência, em que o Espírito vai aprendendo a amar e respeitar o código divino em rumo plenificador com direção ao infinito.

41 O pai menor é o conjunto de crenças e pseudovalores egoicos que compõem a realidade subconsciente. Porém, como o subconsciente é, em realidade, a ausência do profundo consciente manifestado, ele se torna pai de todo movimento egoico e, por isso, o Rico deseja levar as valiosas informações da Verdade ao subconsciente. Contudo, não o faz como quem se arrepende verdadeiramente, pois o seu movimento está fixado ainda no medo e na culpa.

42 Como é que Lázaro, o Ser Essencial, pode ir até à casa do ego, se há um abismo entre eles e não há uma ponte? Que ponte aproximaria o Ser Essencial do ego para transcendê-lo? Certamente, o arrependimento sincero e verdadeiro, o que ainda não aconteceu com o Rico, que permanece focado em privilégios.

43 ... pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Os cinco irmãos que mantêm o Espírito preso ao subconsciente são: o medo, a ignorância, a rebeldia, o orgulho e o egoísmo. O Rico quer avisar os irmãos, em regime de privilégio, isto é, num movimento de menor esforço e não de sintonia essencial de alerta que pede trabalho e reparação.

44 Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Neste versículo, a consciência avisa ao Espírito identificado com o movimento egoico que somente com esforço e força de vontade é possível conquistar a paz. Moisés é símbolo das Leis Divinas e os profetas simbolicamente expressam as vozes-alerta, ambas presentes em nossa consciência, convidando-nos a respeitar, ouvir e praticar tudo que delas provêm, para nos tornarmos Seres Conscienciais.

45 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Todo movimento do Rico ainda é no sentido de se autoenganar e, por isso, ele pretende convencer a consciência com um sofisma, preparando argumentos falsos que não levam à verdadeira libertação. Nesse versículo, a ideia do falso arrependimento fica mais evidente. Antes o Rico falava em água e ponta do dedo; aqui ele declara a intenção de ainda buscar o arrependimento sem esforço, pois seriam os mortos que iriam convencê-lo a arrepender-se.

46 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. A consciência somente é acionada de maneira essencial se de fato houver um movimento essencial. Esse movimento só é possível pela Lei do Trabalho que, no caso dos erros, pede o esforça da reparação e não punição.

47 Se aqueles que cometem equívocos não se interessarem em trabalhar as tendências pela reparação justa ante as Leis Divinas e as vozesalerta presentes na própria consciência, de modo algum entrarão em arrependimento sincero, mantendo-se na fissão ego-self por tempo indeterminado até o momento do reconhecimento dos movimentos egoicos que adotaram.

48 Os mortos neste versículo simbolizam as virtudes, e não os mortos no corpo, ou seja, ainda que alguma virtude ressuscite no coração daquele que vive em culpa egoica, se esse fato não acontecer a partir da reflexão sobre as Leis Divinas e pelo esforço em seguir as vozes-alerta na consciência, não haverá verdadeira fé, aquela que transporta as montanhas de iniquidades que nós mesmos criamos.

Um semana sem igual. Páscoa

Um semana sem igual. Páscoa 1 Um semana sem igual Domingo: a entrada triunfal em Jerusalém. Segunda-feira: a purificação do templo. Terça-feira: controvérsias com líderes judeus, ensino por parábolas. Quarta-feira: sem registro nos

Leia mais

XXVI Domingo do Tempo Comum

XXVI Domingo do Tempo Comum XXVI Domingo do Tempo Comum Perdao Perdão, Senhor. Leitura da Profecia de Amós Am 6, 1a.4-7 Eis o que diz o Senhor omnipotente: «Ai daqueles que vivem comodamente em Sião e dos que se sentem tranquilos

Leia mais

MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ

MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ ! O luto (do latim luctu) é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser. O luto é um desprendimento espiritual, emocional e

Leia mais

A morte do rico e do mendigo

A morte do rico e do mendigo Ora, LC havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma 1) Oração Ó Deus, que

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 08 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 08 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 08 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Parábola O Mau Rico. 2. OBJETIVO: As crianças deverão

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS JESUS, O BOM PASTOR 5º. ENCONTRO JESUS, O BOM PASTOR Objetivo refletir

Leia mais

MATEUS PRIMEIRA PÚRPURA LEÃO MARCOS SEGUNDA CARMESIM BOI ROMANOS SERVO LUCAS TERCEIRA BRANCO HOMEM ADÃO GREGOS FILHO DO

MATEUS PRIMEIRA PÚRPURA LEÃO MARCOS SEGUNDA CARMESIM BOI ROMANOS SERVO LUCAS TERCEIRA BRANCO HOMEM ADÃO GREGOS FILHO DO OS QUATRO LIVROS DO EVANGELHO QUATRO COLUNAS EX 27.16 QUATRO CORES EX 27.16 QUATRO FACE DE QUERUBINS EX 26.1;EZ 1.20 GENEALOGIA DESTINO COMO JESUS É APRESENTADO NOS EVANGELHOS MATEUS PRIMEIRA PÚRPURA LEÃO

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

Mantenham seus pensamentos nas coisas do alto e não nas coisas terrenas.

Mantenham seus pensamentos nas coisas do alto e não nas coisas terrenas. Mensagem 02 de 14 Data: 12/09/2010 Mantenham seus pensamentos nas coisas do alto e não nas coisas terrenas. O ÍDOLO MAIS POPULAR Cl 3.2 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês:

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE

Bíblia para crianças apresenta O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE Bíblia para crianças apresenta O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR O atendimento espiritual, como todo trabalho do Bem, é uma semeadura

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 6 O CHAKRA DO AMOR O QUARTO CHAKRA CONCEITOS O QUARTO CHAKRA CONCEITOS O quarto chakra, cardíaco, responsável pelo amor. Localização: área do

Leia mais

A Parábola do Pastor de Ovelhas.

A Parábola do Pastor de Ovelhas. A Personalidade Humana Joanna de Ângelis no livro Amor Imbatível Amor diz o seguinte: A Personalidade Humana O ser essencial é amor, no entanto, no processo de despertamento da sua potencialidade divina,

Leia mais

PARÁBOLA DA ESPIGA.

PARÁBOLA DA ESPIGA. Anotada por Marcos no capítulo 4, versículos 26 a 29 Aborda como acontece a trajetória evolutiva do Ser Espiritual até o seu despertar consciencial: Jesus disse: O Reino de Deus é como um homem que joga

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

DIA DOS VIVOS. Dia 2 (quarta-feira)

DIA DOS VIVOS. Dia 2 (quarta-feira) ANO XXIII - Nº 861 FoRtALeZA, 30 de outubro de 2011 DIA DOS VIVOS Programação Evangelística Dia dos Vivos. Distribuiremos 10 mil caixas-convites pela manhã. Na caixa haverá um convite para um excelente

Leia mais

Felizes são aqueles que ajudam os pobres

Felizes são aqueles que ajudam os pobres Felizes são aqueles que ajudam os pobres Havia um homem rico LUCAS 16:19-31 que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado LUCAS 16:19-31 um mendigo

Leia mais

Foco na Revelação Divina

Foco na Revelação Divina Foco na Revelação Divina Os Mortos e os Espíritos PARA ONDE VAI O HOMEM APÓS A MORTE? REENCARNAÇÃO e RENASCIMENTO PARA O CÉU PARA O INFERNO PURGATÓRIO ou LUGARES INTERMEDIÁRIOS PARA A SEPULTURA Samsara

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34 Evangelho Renúncia Marcos 8:34 :34-38 38 Marcos 8 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35

Leia mais

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu Programa de Estudos: AS POTÊNCIAS DE NOSSA ALMA Baseado na Terceira parte do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Leon Denis. Organização: Maria Aparecida Vieira e Karina Greca Módulo I AS

Leia mais

Para onde vamos após a morte física?

Para onde vamos após a morte física? Abordagem Bíblica e Teológica Para onde vamos após a morte física? Por Defensores do Evangelho Que a graça e a paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja convosco! Introdução Certas questões em nosso

Leia mais

8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores da culpa

8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores da culpa 8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores Objetivo refletir sobre as Leis de Liberdade, de Responsabilidade e Causa e Efeito e a sua relação com

Leia mais

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses Julho/19 1ª Semana ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses 1.1-11 Em uma palavra, descreva o que representa a oração em sua vida. Qual foi a carta que causou mais alegria em você? Explique.

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 9 O CHAKRA DA TRANSCENDÊNCIA O sétimo chakra, da coroa, responsável pela transcendência Localização: Topo da cabeça Assim como o chakra raiz

Leia mais

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 22/10/2017 O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Versículos para Decorar: 1- Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

O Paralítico no Tanque de Betesda

O Paralítico no Tanque de Betesda JO Depois disso havia uma festa dos judeus. E Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia

Leia mais

DO EVANGELHO DE JESUS

DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS S VIDAS JESUS, O BOM PASTOR 2ª. parte 6º. ENCONTRO JESUS, O BOM PASTOR - 2ª.

Leia mais

DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A AUTOCONSCIÊNCIA

DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A AUTOCONSCIÊNCIA DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A 1º. ENCONTRO O QUE É E QUAL O OBJETIVO DA 1º. ENCONTRO O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DA Objetivo refletir sobre o que é a virtude da autoconsciência e sua importância

Leia mais

Família Exercício do amor

Família Exercício do amor Família Exercício do amor Herdamos o modelo de família dos nossos pais, com todos os padrões equivocados de como a família deve ser. Os nossos pais, por sua vez, herdaram dos nossos avós, bisavós, etc.

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor.

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor. TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

A SUBLIME ORAÇÃO DE FRANCISCO DE ASSIS

A SUBLIME ORAÇÃO DE FRANCISCO DE ASSIS A SUBLIME ORAÇÃO DE FRANCISCO DE Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que Eu leve o amor; Onde houver ofensa, que Eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que Eu leve a união; Onde

Leia mais

Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill. Literaturas em formato digital:

Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill. Literaturas em formato digital: Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho

Leia mais

'Convite ao perdão' 'Convite ao perdão' (Lucas 6:36 a 38 Mateus 18:21 a 35 João 7:24 e 8:15 e 16)

'Convite ao perdão' 'Convite ao perdão' (Lucas 6:36 a 38 Mateus 18:21 a 35 João 7:24 e 8:15 e 16) 'Convite ao perdão' 'Convite ao perdão' (Lucas 6:36 a 38 Mateus 18:21 a 35 João 7:24 e 8:15 e 16) Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jesus (Jo 8:32) Estudai, comparai, aprofundai. Incessantemente

Leia mais

Desapego. Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes. Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Desapego. Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Desapego Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Faremos um estudo dos potenciais humanos, os quais denominamos de prazeres da alma sabedoria, alegria, afetividade,

Leia mais

A vinda do reino. Roteiro 3

A vinda do reino. Roteiro 3 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo V Aprendendo com os fatos cotidianos A vinda do reino Roteiro 3 OBJETIVOS Explicar

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

VIVENDO NA COMPAIXÃO. Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA. Luis Roberto Scholl

VIVENDO NA COMPAIXÃO. Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA. Luis Roberto Scholl VIVENDO NA COMPAIXÃO Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA Luis Roberto Scholl www.searadomestre.com.br O fim essencial do Espiritismo é tornar melhor os homens. Nele não se procure senão o que possa concorrer

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno. IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi

Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno. IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi Pontos em revisão A idéia bíblica de inferno no AT A idéia bíblica de inferno no NT Figuras bíblicas que ilustram

Leia mais

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO PERDAS E DEPRESSÃO PERDAS E DEPRESSÃO As perdas, em nossa cultura, são fatores intimamente ligados à depressão. A psiquiatria classifica a depressão motivada pelas perdas

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE

O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE Bíblia para crianças apresenta O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

Quatro decisões que o seguidor de Jesus precisa tomar

Quatro decisões que o seguidor de Jesus precisa tomar Quatro decisões que o seguidor de Jesus precisa tomar Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 09 de dezembro de 2010 igrejabatistaagape.org.br Quatro decisões que o seguidor de Jesus precisa tomar 1. Precisamos

Leia mais

DIRETRIZES SEGURAS PARA EXERCITAR O AUTOAMOR.

DIRETRIZES SEGURAS PARA EXERCITAR O AUTOAMOR. DIRETRIZES SEGURAS PARA EXERCITAR O AUTOAMOR 1º. ENCONTRO O QUE É O AUTOAMOR 1º. ENCONTRO O QUE É O AUTOAMOR Objetivo refletir sobre o que é o autoamor e como ele se origina. Meditando sobre o autoamor:

Leia mais

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA E MARTA.

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA E MARTA. ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA E MARTA Estudaremos, a seguir, o encontro terapêutico de Jesus com Maria, arquétipo do Ser autoconsciente, e Marta, arquétipo da fuga ao existencial narrado por

Leia mais

Hades não é o Inferno

Hades não é o Inferno Hades não é o Inferno Apocalipse 20.14-15 deixa isso claro: E Morte e Hades foram lançados Lago de Fogo adentro. Esta é a segunda morte, o Lago de Fogo. 1 15 E se alguém não foi encontrado escrito no Livro

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus, pela

Leia mais

PARÁBOLA DO DISCERNIMENTO

PARÁBOLA DO DISCERNIMENTO PARÁBOLA DO DISCERNIMENTO Esta parábola é muito incompreendida quando interpretada ao pé da letra. Trata-se de uma passagem simbólica na qual Jesus convida a todos que querem ser Seus discípulos a trilhar

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

A REALIDADE TRINA DO SER O Ser Humano possui corpos com diferentes níveis de energias que estão mais ou menos condensadas. Em uma visão energética o

A REALIDADE TRINA DO SER O Ser Humano possui corpos com diferentes níveis de energias que estão mais ou menos condensadas. Em uma visão energética o ENERGIA DOS CHAKRAS, SAÚDE E AUTOTRANSFORMAÇÃO A REALIDADE TRINA DO SER O Ser Humano possui corpos com diferentes níveis de energias que estão mais ou menos condensadas. Em uma visão energética o Ser Humano

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

PR. BRUNO CÔRTES TEMA: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA

PR. BRUNO CÔRTES TEMA: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA PR. BRUNO CÔRTES TEMA: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA Estamos tão focados em aonde queremos chegar, em o que eu quero ter. Que deixamos de dar atenção para o "Como queremos Viver". Ficamos tão ligados

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que se pode ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata mais uma maravilha

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL

O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL Qual é o propósito existencial do Espírito imortal, a missão que ele traz em sua consciência?

Leia mais

CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef

CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef. 3.14-21 UMA IGREJA QUE VIVE OUVIR Efésios 1 e 2 UMA IGREJA QUE VIVE OUVIR PRATICAR Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 7 O CHAKRA DO CONHECIMENTO O QUINTO CHAKRA CONCEITOS O QUINTO CHAKRA CONCEITOS O quinto chakra, da garganta, responsável pelo conhecimento. Localização:

Leia mais

o meu reino não é deste mundo,... (Jesus, em João 18,36)

o meu reino não é deste mundo,... (Jesus, em João 18,36) o meu reino não é deste mundo,... (Jesus, em João 18,36) O Livro dos Espíritos Livro Quarto Cap. II Penas e gozos futuros Perguntas 958 a 1014. O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. II Meu reino não

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

CONSCIÊNCIA ESPÍRITA.

CONSCIÊNCIA ESPÍRITA. CONSCIÊNCIA ESPÍRITA O trabalhador espírita, as questões circunstanciais e as existenciais: sentindo-se espírito imortal; Trabalhador Espírita: um obreiro da última hora; O programa existencial e o trabalho

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ AS PARABOLAS: A OVELHA PERDIDA Volume 14 Escola: Nome: Professor (a): Data: / / EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS. 11 NUMERE AS OVELHINHAS

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Acredite: você é aquilo que acredita ser. Você tem aquilo que acredita poder ter. Você recebe da vida aquilo

Leia mais

Tenham fé em Deus. Eu garanto a vocês: se alguém disser a esta montanha: Levante-se e jogue-se no mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar

Tenham fé em Deus. Eu garanto a vocês: se alguém disser a esta montanha: Levante-se e jogue-se no mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar Sempre maior fé Tenham fé em Deus. Eu garanto a vocês: se alguém disser a esta montanha: Levante-se e jogue-se no mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá.

Leia mais

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti Maria e seu SIM Dercio Angelo Berti Maria e seu sim 1 REFLETINDO Maria nos revela a proximidade com Deus. Seu SIM, dado no momento certo, fez do seu cotidiano um ato contínuo de gratidão a Deus. Há uma

Leia mais

O-que-o-dinheiro-nao-compra

O-que-o-dinheiro-nao-compra O-que-o-dinheiro-nao-compra Uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha 1ª Edição: setembro/2011 Transcrição: Stephanie Zanandrais Copidesque: Adriana Santos Revisão: Nicibel Silva Capa e Diagramação:

Leia mais

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ MÓDULO 3 O AUTO- ENCONTRO AMOROSO E O TRABALHO Parábola dos dois filhos: Lucas capítulo 15 vv. 11 a 32 E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse

Leia mais

Como Enfrentar o Câncer

Como Enfrentar o Câncer MAPA: Como Vencer o Câncer com Leveza MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer EPISÓDIO 1-01 DE JUNHO - NO AR Os 3 maiores erros que cometemos após o diagnóstico EPISÓDIO 2 05 DE JUNHO - NO AR 5 ATITUDES Fundamentais

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS JESUS E A SUA PERFEITA COMUNHÃO COM DEUS 3º. ENCONTRO JESUS E A SUA PERFEITA

Leia mais

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ MÓDULO 2 O AUTO- ENCONTRO AMOROSO E O TRABALHO ENCONTRO DA SAMARITANA COM JESUS João Capítulo 4 vv. 7 a 24 Jesus chega em uma cidade da Samaria chamada Sicar. Lá se encontra

Leia mais

Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb

Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb Exortação Apostólica do Santo Padre FRANCISCO SOBRE O CHAMAMENTO À SANTIDADE NO MUNDO ATUAL Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM Quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

INFERNO, HADES, SHEOL, GEENA O que é isso?

INFERNO, HADES, SHEOL, GEENA O que é isso? VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA INFERNO, HADES,

Leia mais

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38) Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc Janeiro de 2012 / Ano MMXII 1 EDITORIAL Queridos Amigos, Jesus nasceu, um ano novo começou!

Leia mais

CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS

CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS Introdução A fidelidade ao espírito do evangelho e aos ensinamentos de São Paulo, o sentido da Igreja

Leia mais

2ª FEIRA 27 de Maio. VÍDEO (indicação ao educador: pôr a música a tocar e projetar a letra)

2ª FEIRA 27 de Maio. VÍDEO (indicação ao educador: pôr a música a tocar e projetar a letra) 2ª FEIRA 27 de Maio Esta semana vamos falar sobre a pureza. Sabes o que é a pureza de coração? É aprender a amar bem os outros! Amar sem olharmos aos nossos interesses, amar com um coração que quer mostrar

Leia mais

Impressão da Capa: Gráfica São José

Impressão da Capa: Gráfica São José Direitos autorais reservados 2013 Mario de Almeida. 1ª Edição: novembro/2013 Impressão da Capa: Gráfica São José Obras do Autor Lindos Poemas de amor - 2001 Amor em Poesias - 2003 Poemas Proibidos - 2004

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Quem é o Pai do Filho de Deus?

Quem é o Pai do Filho de Deus? Quem é o Pai do Filho de Deus? O que significa a palavra Deus para você? Poderia alguém dizer que essa palavra DEUS é um nome próprio de alguém? Não, as escrituras deixam claro que não é o nome de alguém,

Leia mais

Grupo de Reflexão - Cantos para maio

Grupo de Reflexão - Cantos para maio rupo de Reflexão - Cantos para maio Indice Obrigado, Senhor Trabalho de um operãrio Eucreio num mundo novo Ilumina, ilumina É no campo da vida Ensina teu povo a rezar Santa Mãe Maria nesta traessia Eu

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 9º. ENCONTRO

Leia mais

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum A Palavra de Deus, que vamos escutar, aponta-nos o caminho para encontrarmos a felicidade da vida eterna. É no amor a Deus sobre todas as coisas

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :42 - Última atualização Seg, 10 de Outubro de :48

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :42 - Última atualização Seg, 10 de Outubro de :48 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTAS 37 e 38 PERGUNTA 37: Quais são as bênçãos que os fiéis recebem de Cristo na hora da morte? R ESPOSTA: As almas dos fiéis, na hora da morte, são aperfeiçoadas em

Leia mais

Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS)

Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS) Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS) 2) DEVEMOS TER CUIDADO COM NOSSAS MEMÓRIAS DOENTES, POIS QUANDO

Leia mais