CONSCIÊNCIA ESPÍRITA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSCIÊNCIA ESPÍRITA."

Transcrição

1 CONSCIÊNCIA ESPÍRITA

2 O trabalhador espírita, as questões circunstanciais e as existenciais: sentindo-se espírito imortal; Trabalhador Espírita: um obreiro da última hora; O programa existencial e o trabalho na Seara Espírita;

3 O propósito existencial e as atividades espíritas; A fuga ao propósito existencial e ao programa existencial pela preguiça moral. O sentido do trabalho do bem em nossas vidas as condições para se cumprir o programa existencial e o propósito existencial

4 Leôncio: um caso de deserção atormentadora; A experiência de um trabalhador espírita que se afastou do propósito existencial por permanecer focado nas atividades circunstanciais

5 No trabalho do bem realizado no Movimento Espírita o trabalhador deve refletir sobre duas questões básicas: Realizações Existenciais é tudo aquilo que diz respeito à sua existência como Espírito imortal, resultando na sua evolução por meio da sua transformação moral, desenvolvendo as virtudes essenciais da Vida. São valores permanentes atinentes ao Ser Existencial, realizados de forma individual e intransferível.

6 Realizações Circunstanciais é tudo aquilo que diz respeito às várias atividades que ele realiza no Movimento Espírita, visando o seu aprimoramento espiritual pelo esforço no trabalho do Bem. São transitórias e transferíveis, isto é, outras pessoas podem substituí lo em situações em que ele esteja impossibilitado, transitória ou definitivamente, como, por exemplo, nos casos de sua desencarnação ou deserção da tarefa. Apesar de outras pessoas poderem fazer em seu lugar o trabalho no bem, estas realizações são fundamentais para que ele adquira as virtudes essenciais da Vida, indispensáveis para as realizações existenciais.

7 No trabalho no Movimento Espírita deveremos lidar com as questões existenciais e com as circunstanciais. As circunstanciais representam o meio e as existenciais representam a finalidade maior de nossa vida.

8 Percebe se que muitos trabalhadores do Movimento Espírita têm se afastado das questões existenciais e focado apenas nas circunstanciais. Muitos fazem isso por não entenderem as questões existenciais e outros para fugirem de si mesmos, da própria transformação moral, devido ao trabalho intenso que ela gera.

9 Esse afastamento das questões existenciais tem gerado, coletivamente, muitas distorções no Movimento Espírita. Em nível individual tem causado o desvio de muitos trabalhadores do bem como nos relata os livros de Manoel Philomeno de Miranda: Trilhas de Libertação; Tormentos da Obsessão e Entre dois mundos.

10 Quando não há um desvio deliberado das tarefas do bem por um processo obsessivo, há o resultado das fugas às questões existenciais a partir de se agir apenas externamente por meio de atividades diversas, com foco nas realizações circunstanciais. O trabalhador mantém as suas dificuldades íntimas, ainda que realize as tarefas no bem sem que a sua intimidade esteja sendo transformada com eficiência e eficácia. O livro Voltei de Irmão Jacob traz relatos dessa situação.

11 O Espiritismo é uma ciência e todos nós temos a convicção disto. Com base nisso, perguntamos: qual é o objeto de estudo da Doutrina Espírita? É o Espírito imortal. Por ser uma ciência aplicada, o Espiritismo trabalha com o intuito de revelar como funciona o Espírito imortal em profundidade, de modo que o Espírito encarnado possa aplicar esse conhecimento em sua vida.

12 Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, em igualdade de condições, com todas as oportunidades para progredir utilizando o seu livre arbítrio, adquirindo mérito de todas as suas conquistas.

13 A Lei de Igualdade oferece a todos os Espíritos a mesma oportunidade de progredir. Contudo, a Lei de Progresso somente será cumprida por meio do uso adequado da Lei de Liberdade. Somos convidados a observar o tipo de escolhas que fazemos.

14 É fundamental perguntar se: Estou fazendo exercícios para exercitar a virtude do discernimento que me auxilia a fazer boas escolhas, ou seja, escolhas conscienciais? Estou colocando em prática o dever de viver como Espírito imortal ou apenas estou vivendo como uma criatura efeito?

15 Refletir sobre isso é fundamental porque tudo aquilo que nos acontece de mal, conforme determina as Leis de Justiça e de Causa e Efeito, é fruto de algo de mal que nós fizemos a nós mesmos ou ao próximo, constituindo se apenas na ausência do bem.

16 A ausência do bem é fruto de algum aspecto de ignorância ou de rebeldia que mantemos. Se nós não exercitamos o bem, alguma coisa fica em seu lugar. Portanto, tudo o que estamos experienciando nos caminhos do bem é fruto de grandes conquistas do Espírito, tanto quanto tudo o que nos aflige é também de responsabilidade do Espírito, que tenta se afastar das Leis Divinas.

17 Nós não estamos sendo chamados para o trabalho na Seara de Jesus somente agora. Estamos sendo novamente convidados a aceitar o convite agora. Nós fomos chamados pelos séculos afora a aceitarmos o convite do Cristo e não o aceitamos. Muitos de nós já estamos começando a aceitar, agora, o convite. Outros, se refletirem com profundidade, poderão verificar que talvez ainda não estejam aceitando o convite. É essencial ouvir a voz da consciência para avaliar em que grupo estamos.

18 Isso é necessário porque há um sentimento que a criatura humana cultua subconscientemente: o sentimento de abandono existencial, ou seja, um sentimento de desamparo. A maioria das pessoas, de alguma forma, um pouco mais ou um pouco menos, tem o sentimento de abandono existencial, como se tivéssemos sidos colocados no planeta em circunstâncias tão diversas e adversas, abandonados, gerando os sentimentos de angústia, aflição e inquietação.

19 Estes são os momentos em que somos convidados a nos esforçar mais para buscar nos conhecimentos Espíritas o consolo para que o nosso coração não entre nas faixas da depressão, da revolta, do medo, do pânico etc. Somente por meio do mergulho profundo na investigação das Leis Divinas é que conseguiremos nos manter intactos, desenvolvendo as virtudes que o momento nos pede.

20 Quando não trabalhamos esse sentimento de abandono existencial, de desamparo, dentro do nosso coração, muitas vezes, diante de uma provação, nos permitimos perguntar indevidamente: Por que eu? Por que comigo?

21 Isso acontece porque, diante das experiências desafio a serem trabalhadas na atual reencarnação, por conta da Lei Amorosa do Esquecimento a nos proteger de nós mesmos, muitas vezes ficamos um tanto deslocados do que realmente devemos fazer com a nossa vida, como se pudéssemos, de alguma forma, justificar a tendência à deserção das tarefas pelo fato de não nos lembrarmos, objetivamente, quais são elas e os desafios a serem trilhados, acreditamos que temos o direito de nos permitir destituir dos deveres que a consciência nos traz.

22 É importante lembrar que a Lei do Esquecimento é para nos proteger da lembrança dos desmandos que perpetramos no passado espiritual, usando mal o nosso livre arbítrio por ausência de discernimento. No entanto, ele nunca é total, e sabemos e sentimos dos nossos compromissos na Seara de Jesus pela intuição e inspiração, que o conhecimento da Verdade, por meio da reflexão sobre as Leis Divinas, e o autoconhecimento vão paulatinamente nos revelar que caminho seguir, dentro de nosso programa existencial.

23 É claro que, diante da Lei de Liberdade, temos direito de escolher o que nos aprouver, até voltar a reincidir na preguiça moral, que nos manteve utilizando mal o livre arbítrio, mas o fato é que não temos o direito de abolir as consequências das nossas escolhas. Por isso é fundamental que reflitamos neste trecho da resposta da questão 115: A cada um deu determinada missão com o fim de esclarecê los e fazer chegar progressivamente à perfeição pelo conhecimento da verdade, para aproximá los de si.

24 A nossa missão é o conhecimento da Verdade, que acontecerá pela investigação das Leis Divinas, as quais já existem em nossas consciências, conforme ensina a questão 619 de O Livro dos Espíritos, e também por meio da verdade interior, que é a forma que funcionamos como Espíritos imortais, momentaneamente reencarnados.

25 Somos convidados pela nossa própria consciência a essa investigação, desenvolvendo, principalmente, o sentimento de gratidão a tudo aquilo que nós começamos a apreender. No entanto, há ainda no coração de muitos o sentimento de exigência de perfeição e não a aceitação progressiva do esforço de aperfeiçoamento.

26 A aceitação progressiva do esforço de aperfeiçoamento é um indício no qual podemos identificar se estamos aceitando progressivamente a perfeição ou se estamos exigindonos perfeição sem o trabalho de aperfeiçoamento.

27 Para saber se estamos nos exigindo, é só refletir se, diante de nossas experiências, temos tido um sentimento de ingratidão ou um sentimento de gratidão. O sentimento de gratidão é um grande indício de que estamos progressivamente nos aperfeiçoando. Isso acontece porque na gratidão está estabelecida a diretriz de aprendizado e não de exigência de ser mestre, ou seja, de fazer sempre aquilo que achamos que é correto, exigindo nos nunca errar, quando, na verdade, o dever consciencial nos convida a aprender. É isso o que promove o aperfeiçoamento progressivo.

28 É nesse campo que o Espírito realmente permite que Deus aja com a Sua onipotência, onisciência e onipresença, porque, se o Criador rege o Universo desde as pequenas células até as Galáxias por meio de Suas Leis, Ele não rege as circunstâncias que ficam por conta de nosso livre arbítrio, justamente para nos auxiliar a tomada de consciência, que hora a hora vai se dando, mediante os convites do Senhor da Vinha. Cada Espírito imortal vai amadurecer no seu tempo.

29 Este é o momento em que somos convidados a aceitar o convite do amor, uma vez que já não há mais tempo para desperdiçar, pois estamos na última hora. É essa a essência da consciência espírita. Agir conforme a consciência é um parâmetro fundamental.

30 Todos nós fomos educados a agir por parâmetros que vieram de nossa educação familiar, da sociedade que fazemos parte etc. Contudo, é justamente nesse ponto que, como Espíritos imortais que somos, há um convite consciencial a perceber como estamos nós hoje sendo espíritas dentro do Movimento Espírita. Que tipo de padrões e parâmetros estamos seguindo, os do Espírito imortal ou os do mundo?

31 Por estar ainda centrado nos valores materialistas, hedonistas e utilitaristas, o mundo sempre vai criar parâmetros falsos, porque tudo está focado nos interesses materiais, que nos consomem e desgastam as energias, retirando nos do nosso eixo de discernimento.

32 Por isso, somos convidados a nos perguntar intimamente: se sou Espírito imortal e estou sendo convidado a viver conforme a minha própria consciência, onde trago inscritas as Leis Divinas que regem a vida, o que é que está me fazendo ceder aos apelos da matéria? O que é que têm me feito ceder às imposições do sensualismo, aos convites de todas as ordens? Será que é porque não estou de certa forma me sentindo, subconscientemente, deslocado e quero, então, me sentir incluso?

33 Somente é possível nos sentir inclusos quando exercitamos o autoacolhimento amoroso, em sintonia com as Leis Divinas, especialmente a de Amor, Justiça e Caridade. Sem exercícios de amor, justiça e caridade para conosco, continuaremos a nos sentir deslocados. O sentimento de pertencimento ao Universo é fruto, portanto, da investigação e cumprimento das Leis Divinas, constituindo se um ato de consciência espírita, trabalhar no limite de nossas forças para desenvolver esse paradigma tanto interiormente quanto em nosso Movimento Espírita.

34

8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores da culpa

8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores da culpa 8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores Objetivo refletir sobre as Leis de Liberdade, de Responsabilidade e Causa e Efeito e a sua relação com

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais

O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL

O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL Qual é o propósito existencial do Espírito imortal, a missão que ele traz em sua consciência?

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 9 O CHAKRA DA TRANSCENDÊNCIA O sétimo chakra, da coroa, responsável pela transcendência Localização: Topo da cabeça Assim como o chakra raiz

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS JESUS, O BOM PASTOR 5º. ENCONTRO JESUS, O BOM PASTOR Objetivo refletir

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL

ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL AS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL E O PLANO EXISTENCIAL O PLANO EXISTENCIAL E AS QUATRO DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL 3ª. parte Objetivo refletir sobre

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS REFLETINDO

Leia mais

CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO.

CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO. CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO O Evangelho de Jesus é profundamente terapêutico. Nele, encontramos vários convites à autotransformação. Não são convites quaisquer, especialmente aqueles que começam

Leia mais

DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A AUTOCONSCIÊNCIA

DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A AUTOCONSCIÊNCIA DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A 1º. ENCONTRO O QUE É E QUAL O OBJETIVO DA 1º. ENCONTRO O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DA Objetivo refletir sobre o que é a virtude da autoconsciência e sua importância

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 7 O CHAKRA DO CONHECIMENTO O QUINTO CHAKRA CONCEITOS O QUINTO CHAKRA CONCEITOS O quinto chakra, da garganta, responsável pelo conhecimento. Localização:

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS AS LEIS DIVINAS E O TRABALHO VOLUNTÁRIO 2º. ENCONTRO AS LEIS DIVINAS

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DAS LEIS DE PROGRESSO E DE TRABALHO 1º.

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 9º. ENCONTRO

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 6 O CHAKRA DO AMOR O QUARTO CHAKRA CONCEITOS O QUARTO CHAKRA CONCEITOS O quarto chakra, cardíaco, responsável pelo amor. Localização: área do

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 5 O CHAKRA DO PODER O TERCEIRO CHAKRA CONCEITOS O TERCEIRO CHAKRA CONCEITOS O terceiro chakra, do plexo solar, responsável pelo poder. Localização:

Leia mais

PARÁBOLA DA ESPIGA.

PARÁBOLA DA ESPIGA. Anotada por Marcos no capítulo 4, versículos 26 a 29 Aborda como acontece a trajetória evolutiva do Ser Espiritual até o seu despertar consciencial: Jesus disse: O Reino de Deus é como um homem que joga

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA E MARTA.

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA E MARTA. ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA E MARTA Estudaremos, a seguir, o encontro terapêutico de Jesus com Maria, arquétipo do Ser autoconsciente, e Marta, arquétipo da fuga ao existencial narrado por

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A DIMENSÃO JUSTIÇA DA LEI MAIOR 4º.

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 10 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE DIVINAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS A IGUALDADE PERANTE ÀS LEIS DIVINAS 2º. ENCONTRO A IGUALDADE

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS PROGRESSO E MATURAÇÃO DO SENSO MORAL 2º. ENCONTRO PROGRESSO

Leia mais

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ MÓDULO 2 O AUTO- ENCONTRO AMOROSO E O TRABALHO ENCONTRO DA SAMARITANA COM JESUS João Capítulo 4 vv. 7 a 24 Jesus chega em uma cidade da Samaria chamada Sicar. Lá se encontra

Leia mais

Claudio C. Conti CEACE O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17

Claudio C. Conti  CEACE O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17 CEACE Claudio C. Conti www.ccconti.com O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17 O que é "mundo" para o espírita? 1. Casa espírita; 2. Família; 3. Trabalho; O que é "o espírita"? 4. Lazer. O Espírita O verdadeiro Espírita

Leia mais

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA Segundo o Livro Orientação ao Centro Espírita

Leia mais

DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A AUTOCONSCIÊNCIA

DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A AUTOCONSCIÊNCIA DIRETRIZES SEGURAS PARA DESENVOLVER A AUTOCONSCIÊNCIA 12º. ENCONTRO AUTOCONSCIÊNCIA E INDIVIDUAÇÃO Objetivo refletir sobre a relação entre a virtude da autoconsciência e o processo da individuação. Meditando

Leia mais

DIRETRIZES SEGURAS PARA EXERCITAR O AUTOAMOR.

DIRETRIZES SEGURAS PARA EXERCITAR O AUTOAMOR. DIRETRIZES SEGURAS PARA EXERCITAR O AUTOAMOR 1º. ENCONTRO O QUE É O AUTOAMOR 1º. ENCONTRO O QUE É O AUTOAMOR Objetivo refletir sobre o que é o autoamor e como ele se origina. Meditando sobre o autoamor:

Leia mais

Família Exercício do amor

Família Exercício do amor Família Exercício do amor Herdamos o modelo de família dos nossos pais, com todos os padrões equivocados de como a família deve ser. Os nossos pais, por sua vez, herdaram dos nossos avós, bisavós, etc.

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 8 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E CAUSA E EFEITO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DAS PROVAS E

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida Mudando o Paradigma A Realidade está na sua Consciência A Consciência em ação é iluminada, somente pelas inspirações vindas de cima, não pelas fabricadas

Leia mais

23º ENCONTRO O EXERCÍCIO DA VONTADE E AS ESCOLHAS CONSCIENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DO PLANO EXISTENCIAL

23º ENCONTRO O EXERCÍCIO DA VONTADE E AS ESCOLHAS CONSCIENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DO PLANO EXISTENCIAL 23º ENCONTRO O EXERCÍCIO DA VONTADE E AS ESCOLHAS CONSCIENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DO PLANO EXISTENCIAL 23º ENCONTRO O EXERCÍCIO DA VONTADE E AS ESCOLHAS CONSCIENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DO PLANO EXISTENCIAL

Leia mais

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR O atendimento espiritual, como todo trabalho do Bem, é uma semeadura

Leia mais

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO PERDAS E DEPRESSÃO PERDAS E DEPRESSÃO As perdas, em nossa cultura, são fatores intimamente ligados à depressão. A psiquiatria classifica a depressão motivada pelas perdas

Leia mais

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Palestrante - PLURALIDADE DOS MUNDOS O Universo O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas,

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas.

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas. Na criação (Gn 1), Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Quando olhamos para o homem, este deveria nos remeter a Deus, ou seja, quando olhamos para você, deveríamos nos lembrar de Deus, quando

Leia mais

MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS

MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS AS LEIS DIVINAS E AS RELAÇÕES FAMILIARES 9º. ENCONTRO AS LEIS DIVINAS

Leia mais

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM Organizado por Miriam Dusi A REENCARNAÇÃO OBJETIVOS EXISTENCIAIS Para que nasci? Para onde vou? O que será importante para minha vida?

Leia mais

O Homem deve estabelecer suas

O Homem deve estabelecer suas LIVRE ARBÍTRIO O Homem deve estabelecer suas próprias condições de Vida tendo como base a noção de liberdade, exercida através do livre arbítrio, que é a verdadeira coordenação do espírito subordinado

Leia mais

Centro Espírita Maria Angélica

Centro Espírita Maria Angélica Centro Espírita Maria Angélica Claudio C. Conti www.ccconti.com A Criação Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um ser perfeito somente pode criar coisas também

Leia mais

PLANO DE AULAS. Centro Espírita Ildefonso Correia. Programa de Estudos: LAR ESCOLA DE ALMAS

PLANO DE AULAS. Centro Espírita Ildefonso Correia. Programa de Estudos: LAR ESCOLA DE ALMAS Centro Espírita Ildefonso Correia Programa de Estudos: LAR ESCOLA DE ALMAS PLANO DE AULAS FEVEREIRO - 2014 1 9/2 Aula inicial Conhecimento, integração, esclarecimentos Apresentar programa e considerações

Leia mais

A Parábola do Pastor de Ovelhas.

A Parábola do Pastor de Ovelhas. A Personalidade Humana Joanna de Ângelis no livro Amor Imbatível Amor diz o seguinte: A Personalidade Humana O ser essencial é amor, no entanto, no processo de despertamento da sua potencialidade divina,

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

D ia da ins pi r aç ão

D ia da ins pi r aç ão I D ia da ins pi r aç ão Enigmas e soluções..indd 11 19/11/2015 12:54:08 Enigmas e soluções..indd 12 19/11/2015 12:54:08 Enigmas e Soluções 13 Na Revista Espírita de maio de 1865 (KARDEC), encontramos

Leia mais

DO EVANGELHO DE JESUS

DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS S VIDAS JESUS, O BOM PASTOR 2ª. parte 6º. ENCONTRO JESUS, O BOM PASTOR - 2ª.

Leia mais

2º. ENCONTRO O PLANO EXISTENCIAL E AS QUATRO DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL 2ª. parte

2º. ENCONTRO O PLANO EXISTENCIAL E AS QUATRO DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL 2ª. parte 2º. ENCONTRO O PLANO EXISTENCIAL E AS QUATRO DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL 2ª. parte Objetivo refletir sobre o que é o plano existencial e as quatro dimensões do Espírito imortal: saber, sentir, fazer

Leia mais

Espiritismo e Política

Espiritismo e Política AYLTON PAIVA Espiritismo e Política Contribuições para a evolução do ser e da sociedade MEUS AGRADECIMENTOS A Maria Eny Rossetini Paiva, amada esposa, pelas apreciações e sugestões doutrinárias. Karen

Leia mais

O Resgate à Essência. Iniciação Egípcia de Retorno à Fonte RESSURREIÇÃO

O Resgate à Essência. Iniciação Egípcia de Retorno à Fonte RESSURREIÇÃO VIAGEM AO EGITO SAGRADO OUTUBRO 2018 O Resgate à Essência Iniciação Egípcia de Retorno à Fonte RESSURREIÇÃO Esta viagem se destina a quem busca o reencontro consigo mesmo a quem realmente é e não está,

Leia mais

Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil

Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil Ensino: Aos Pés do Mestre Aos Pés do Mestre Escuta Profética Núcleo MF/Campinas/2015 Visualização: Jesus sentado ensinando e formando à todos. Ele voltassem para

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Plano de Aula 05 Educadora: Edma e Priscila Dia: 14/03/2016 Horário: 20h as 21h Título: Pai Nosso

Leia mais

Sumário. Religião_dos_Espíritos_FINAL revisado.indd 5 26/06/ :23:06

Sumário. Religião_dos_Espíritos_FINAL revisado.indd 5 26/06/ :23:06 Sumário Religião dos Espíritos... 11 Se tiveres amor... 15 Aborto delituoso... 17 Tentação e remédio... 19 Memória além-túmulo... 21 Beneficência esquecida... 23 Alienação mental... 27 Ao redor do dinheiro...

Leia mais

A REALIDADE TRINA DO SER O Ser Humano possui corpos com diferentes níveis de energias que estão mais ou menos condensadas. Em uma visão energética o

A REALIDADE TRINA DO SER O Ser Humano possui corpos com diferentes níveis de energias que estão mais ou menos condensadas. Em uma visão energética o ENERGIA DOS CHAKRAS, SAÚDE E AUTOTRANSFORMAÇÃO A REALIDADE TRINA DO SER O Ser Humano possui corpos com diferentes níveis de energias que estão mais ou menos condensadas. Em uma visão energética o Ser Humano

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 8 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E CAUSA E EFEITO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DAS PROVAS E

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS JESUS E A HUMANIDADE TERRESTRE II 3º. ENCONTRO JESUS E A HUMANIDADE TERRESTRE

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC Programa Fundamentos III Das Esperanças e Consolações Ano 2017 Pré-requisitos: ter participado de Fundamentos I e II no CEIC. Módulo 01 - Paternidade Divina Programa

Leia mais

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu Programa de Estudos: AS POTÊNCIAS DE NOSSA ALMA Baseado na Terceira parte do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Leon Denis. Organização: Maria Aparecida Vieira e Karina Greca Módulo I AS

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL 3ª. parte 11º. ENCONTRO REENCARNAÇÃO

Leia mais

E caso não encontre os nossos livros na livraria de sua preferência, solicite o endereço de nosso distribuidor mais próximo de você.

E caso não encontre os nossos livros na livraria de sua preferência, solicite o endereço de nosso distribuidor mais próximo de você. Solicite nosso catálogo completo, com mais de 350 títulos, onde você encontra as melhores opções do bom livro espírita: literatura infantojuvenil, contos, obras biográficas e de autoajuda, mensagens espirituais,

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS COMO ACONTECE O PROCESSO DA REENCARNAÇÃO 2ª. parte 8º. ENCONTRO

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer

Leia mais

Estes dons são: Sabedoria: comunica-nos o desejo pelas coisas de Deus.

Estes dons são: Sabedoria: comunica-nos o desejo pelas coisas de Deus. Sabedoria: comunica-nos o desejo pelas coisas de Deus. Sabedoria: É o dom de perceber o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Ele nos fortalece nossa caridade e nos prepara para uma visão plena

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS JESUS E A SUA PERFEITA COMUNHÃO COM DEUS 3º. ENCONTRO JESUS E A SUA PERFEITA

Leia mais

DOMINGO. ACOLHIMENTO: Rosângela / Danilo / Andrey. PAIS COM BEBÊS: Aline / Alcione / Fabiane / Thayse

DOMINGO. ACOLHIMENTO: Rosângela / Danilo / Andrey. PAIS COM BEBÊS: Aline / Alcione / Fabiane / Thayse VISÃO GERAL Dia Horário Período Domingo 10h 10/02 a 08/12 Segunda-feira 20h 11/02 a 02/12 Terça-feira 20h 12/02 a 03/12 Quarta-feira 14h 13/02 a 10/07-31/07 a 04/12 DOMINGO PERÍODO: 10/2 a 8/12 10h - 11h30

Leia mais

Estações PAULO E SAULO

Estações PAULO E SAULO Estações PAULO E SAULO Uma das mais belas histórias da era cristã sem dúvida alguma é a saga do apóstolo Paulo. Em uma mesma pessoa testemunhamos a luta árdua para que nasça o homem novo e o velho possa

Leia mais

Desenvolvimento Mediúnico. AULA 12 A Força Psíquica Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 8 dezembro-2012

Desenvolvimento Mediúnico. AULA 12 A Força Psíquica Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 8 dezembro-2012 Desenvolvimento Mediúnico AULA 12 A Força Psíquica Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 8 dezembro-2012 Parte I - Teórica 1.Recapitulando 2.As Cinco Verdades Doutrinárias Fundamentais

Leia mais

Estudos Bíblicos para o mês das vocações

Estudos Bíblicos para o mês das vocações Estudos Bíblicos para o mês das vocações SEGUIR A CRISTO EXIGÊNCIAS ÉTICAS E ESTÉTICAS O mês de outubro em nossa Diocese é dedicado a orar, trabalhar e celebrar as vocações. Em primeiro lugar devemos saber

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

13º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, VIRTUDES E REPARAÇÃO

13º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, VIRTUDES E REPARAÇÃO 13º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, VIRTUDES E REPARAÇÃO Objetivo refletir sobre a prática das virtudes como forma de conexão profunda com a Lei de Reparação, de modo a ressignificar os débitos para com a própria

Leia mais

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Relações humanas Reforma Íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Necessidade da vida social Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas

Leia mais

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição.

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: Caracteres da perfeição - Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Esta reflexão

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

Etapas de realização da reunião mediúnica

Etapas de realização da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Etapas de realização da reunião mediúnica Tema 2 O que define o êxito de uma atividade

Leia mais

Perdão e Autoperdão.

Perdão e Autoperdão. Perdão e Autoperdão CONHEÇA O PROJETO ESPIRITIZAR ACESSE O SITE: Perdão e Autoperdão A Personalidade Humana Joanna de Ângelis no livro Amor Imbatível Amor na lição 46 MAU HUMOR diz o seguinte: A Personalidade

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

A SAÚDE EMOCIONAL DA FAMÍLIA. PRISCILLA COLLELA - abril 2017

A SAÚDE EMOCIONAL DA FAMÍLIA. PRISCILLA COLLELA - abril 2017 A SAÚDE EMOCIONAL DA FAMÍLIA PRISCILLA COLLELA - abril 2017 CONCEITO A família (do termo latino familia) é um agrupamento humano formado por indivíduos com ancestrais em comum e/ou ligados por laços afetivos

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 8 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E CAUSA E EFEITO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DAS PROVAS E

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO 1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 CURSO REDIGIDO SOB A RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO

Leia mais

MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS

MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS AS LEIS DIVINAS E AS RELAÇÕES FAMILIARES 8º. ENCONTRO AS LEIS DIVINAS

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE 1º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE Objetivo

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2017 Dia 02/10/17 CAMINHOS PARA A FELICIDADE 1) O Evangelho Segundo

Leia mais

LEMA Assembleias Regionais de 2019

LEMA Assembleias Regionais de 2019 LEMA Assembleias Regionais de 2019 1. Precisamos discernir que para caminhar rumo à santidade é necessário não ter medo da santidade. Oração: Libertai-nos, Senhor, da insegurança e do medo de buscar o

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 Lembrança da Confraternização Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 2 Nosso Convite Na seqüência veja como foi a festa... 3 Preparação Nossa querida

Leia mais

Consequências do Conhecimento Espírita

Consequências do Conhecimento Espírita Consequências do Conhecimento Espírita Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas 1 Objetivo 2 Avaliar a importância do conhecimento

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 7º. ENCONTRO

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34 Evangelho Renúncia Marcos 8:34 :34-38 38 Marcos 8 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35

Leia mais

Fraternidade Espírita Lar de Luz - FELLUZ

Fraternidade Espírita Lar de Luz - FELLUZ PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2012 () 02 Jan 20:15 21:15 O CULTO CRISTÃO DO EVANGELHO NO LAR Rita 09 Jan 20:15 21:15 FÉ CEGA X FÉ RACIOCINADA Alexandre 16 Jan 20:15 21:15 O ESPIRITISMO EM NOSSAS VIDAS Antônio Santos

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: O Sofrimento Moral Palestrante: Ricardo Bicudo Rio de Janeiro 28/05/1999 Organizadores da palestra: Moderador: "Wania" (nick: Moderador

Leia mais

REVISTA Nº 49. O mal de Alzheimer e o Espiritismo

REVISTA Nº 49. O mal de Alzheimer e o Espiritismo REVISTA Nº 49 Maio/2019 Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/ceamorepaz O mal de Alzheimer e o Espiritismo O mal de Alzheimer tem merecido muita pesquisa cientifica, mas pouca abordagem

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL 9º. ENCONTRO Objetivo refletir

Leia mais

DESENVOLVENDO O SER CONSCIENCIAL.

DESENVOLVENDO O SER CONSCIENCIAL. DESENVOLVENDO O SER CONSCIENCIAL CONHEÇA O PROJETO ESPIRITIZAR ACESSE O SITE: WWW.ESPIRITIZAR.ORG O QUE É UM SER CONSCIENCIAL O QUE É UM SER CONSCIENCIAL L.E. Q 614. Que se deve entender por lei natural?

Leia mais

Palestrante: Tânia D. Dirigente: Ademar COMO MINISTRAR A ENERGIA ETÉREA CORRETAMENTE?

Palestrante: Tânia D. Dirigente: Ademar COMO MINISTRAR A ENERGIA ETÉREA CORRETAMENTE? Palestrante: Tânia D. Dirigente: Ademar COMO MINISTRAR A ENERGIA ETÉREA CORRETAMENTE? Gênese Cap. VI, item 10: Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é o éter ou matéria

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 11 O SIGNIFICADO DA LEI DE ADORAÇÃO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DA PRECE EM NOSSAS VIDAS 2º. ENCONTRO

Leia mais

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Com o Deus é. N ova Ger ação 129

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Com o Deus é. N ova Ger ação 129 L I VRO DOS ESPÍ RI TOS Com o Deus é. N ova Ger ação 129 L i v r o d os Esp í r i t os - 13 13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS A PROGRAMAÇÃO DA REENCARNAÇÃO 3ª. parte 6º. ENCONTRO A PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Unidade da Humanidade

Unidade da Humanidade Mensagem ao público pelo Espírito Leocádio José Correia através do médium Maury Rodrigues da Cruz em 19 de agosto de 2015 na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, Curitiba, Paraná, Brasil. Recomendamos

Leia mais

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do Brasil, aqui na cidade de Trindade, capital da fé. Atualmente

Leia mais