Montamos esse e-book para te ajudar a otimizar sua estrutura e assim o seu Protheus alcançar um melhor funcionamento de forma rápida e segura.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Montamos esse e-book para te ajudar a otimizar sua estrutura e assim o seu Protheus alcançar um melhor funcionamento de forma rápida e segura."

Transcrição

1

2 TRADUÇÃO Muitas das vezes é desafiador manter um sistema como o Protheus funcionar pefeitamente, temos muitos aplicativos envolvidos, bancos de dados, sistema operacional, hardware e outros, sem contar com as complicações inerentes ao próprio sistema. Ocorre muitas das vezes que o analista que é o responsável por manter toda a estrutura não tem todo o conhecimento quando trata- se de melhorias de performance e práticas para utilizar o sistema e o resultado é problemas em backup,travamentos, lentidões, e varias outras questões que nos deparamos dia a dia. Montamos esse e-book para te ajudar a otimizar sua estrutura e assim o seu Protheus alcançar um melhor funcionamento de forma rápida e segura. Temos como objetivo detalhar cada ponto que pode ser otimizado e você poderá colocar em prática o que se enquadar na realidade da sua empresa. Iremos te fornecer algumas informações que irão abrir seus olhos e que geralmente não é muito divulgada

3 SEPARAÇÃO DE BANCO DE DADOS Devido a grande quantidade de consultas e gravações de dados feitas a todo instante o banco de dados consome muita comunicação com o HD, uma forma de melhorar isso é separar os bancos de dados em computadores diferentes. Digamos que você tenha um banco de dados principal, o banco das NF - e (TSS) e o banco do audit trail. Experimente colocá-los em instâncias diferentes; colocando em HDs diferentes irá auxiliar na perfomance do sistema. É interessante separar os arquivos de log dos arquivos de banco.nos arquivos de log ficam todos os comandos executados contra o banco de dados, sempre que ocorre por exemplo uma inclusão de clientes, o sistema grava a informação no log e também no banco, se for utilizado um só HD gera concorrência de escrita, então a importância de fazer esta separação.

4

5 BACKUP Para não disputar com o tráfego do sistema o envio de dados, configure seu backup para ser copiado por uma placa de rede dedicada. Se tiver muitos dados e realizar um backup no meio do dia isto pode carregar a sua placa de rede e dar lentidão no sistema. Para resolver essa questão muitas pessos optam por fazer o backup durante a noite... sendo também uma estratégia arriscada. O ideal mesmo é fazer diversos backups incrementais durante o dia, resultando em mais segurança em caso de acidentes.

6 ÍNDICES NO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO BANCO DE DADOS (SGBD) Considere a criação de novos índices nos bancos do Protheus conforme sugeridos pelo DBA ou pelo SGBD, não é algo sugerido pela TOTVS mas pode gerar ganhos de segundos em cada transação, pode se fazer total diferencia na performance de algumas rotinas. Realize uma verredura nas suas tabelas (O DBA pode te auxiliar) para identificar se há índices desnecessários no banco de dados, o alto índices facilita na recuperação dos dados, porém deixa lenta as inclusões e alterações, porque todos os índices devem ser atualizados a cada nova inclusão/alteração/exclusão.

7 STORED PROCEDURE Stored Procedure, que traduzido significa Procedimento Armazenado, é uma conjunto de comandos em SQL que podem ser executados de uma só vez, como em uma função. Ele armazena tarefas repetitivas e aceita parâmetros de entrada para que a tarefa seja efetuada de acordo com a necessidade individual. Um Stored Procedure pode reduzir o tráfego na rede, melhorar a performance de um banco de dados, criar tarefas agendadas, diminuir riscos, criar rotinas de processsamento, etc. Como a rotina vai rodar diretamente no banco de dados, o ganho é alto. Ao invés de passar pelo Protheus, dicionário de dados, ctree, odbc, top connect e etc, o ganho de performance é sempre muito bom.

8 C - TREE O C-tree server é um aplicativo da FairCom utilizado para gerenciamento dos arquivos de dicionários de dados do Protheus. Quando se tem até 10 usuários o uso é opcional. Logo se você tem mais de 10 usuários avalie instalar o C-tree server, é liberado pela TOTVS a licença de até 64 usuários sem cobrar o licenciamento, passado disso existe um custo.

9 LOAD BALANCE O Balanceamento de cargas, é uma funcionalidade importante do Protheus. Geralmente quando é instalado o Protheus inicia com apenas um servidor de aplicação, entretanto conforme a medida de usuários vai aumentando o servidor de aplicação sobrecarrega, então é necessário criar uma estrutura chamada de load balance. Veja no exemplo ao lado; ele funciona com um server que é o Master, e os outros servers são chamados de Slaves, temos no exemplo 2 Slaves, mas poderiam ser mais. É possível fazer o balanceamento em computadores diferentes, o master pode ficar em um computador e os slaves em outro, ou parte dos slaves em um computador e o restante dos slaves em outro.

10 INACTIVE TIMEOUT Ocorre muitas vezes os usuários do Protheus acessam o sistema, realizam uma atividade, saem do computador e deixam o sistema logado. Esse processo consome licença e recursos do sistema, também é uma questão de segurança. Usando a cláusula inactivetimeout do Prothues é possível derrubar estes usuários inativos... Depois de x minutos(configuravéis) o sistema derruba e libera os recursos e a licença.

11 DESFRAGMENTAR REPOSITÓRIO O repositório de objetos do Protheus é o lugar onde encontra-se toda a inteligência do negócio do Protheus, todas as funções de inclusão de produtos, notas fiscais, bibliotecas e diversas outras funções. DEFRAG Com o tempo, o rpo (repositório) pode ficar bem grande, a medida que se aplica patchs, updates e faz complilações de fonte... sendo importante desfragmentar para ganhar vários MB que serão economizados em HD (E memória RAM) na execução dos appservers. E se você utilizar o load balance isto pode ser uma economia de Gigabytes!

12 AUDIT TRAIL O serviço de Audit Trail tem o objetivo de auditar as atividades realizadas pelos usuários do Protheus no banco de dados. Suas premissas são: - Alto desempenho - Facilidade de instalação e configuração - Simplicidade de operação Segurança É possível fazer o controle no que foi alterado, por quem e quando. Quando alterado um cadastro de um fornecedor, o sistema guarda os dados anteriores, os dados novos, o usuário que alterou e a data/hora. Pode se escolher quais tabelas auditar, e o nível de auditoria, o mais baixo ou o mais alto.

13 AUDIT TRAIL Mas é preciso ter cautela com o audit trail, ao configurar com a auditoria máxima em todas as tabelas (100% das tabelas e campos) terá um sistema com a perfomance depreciada Avalie as tabelas e quais níveis de auditoria, isso pode fazer grande diferença no perfomance do sistema. As tabelas que serão auditadas é uma configuração opcional, sempre coloque na balança a questão da auditoria vs perfomance.

14 ATUALIZAÇÕES Quando fala se de atualizações do Protheus geralmente nos trazem muitos problemas, porém temos que estar sendo atentos para versões de binários, TSS, audit trail e demais aplicativos do Protheus, com eles desatualizados podemos contrair vários problemas que já foram resolvidos pela TOTVS como manipulação de memória, conexões erradas com sefaz e etc. Então, SEMPRE tenho no seu planejamento a atualização dos aplicativos Protheus.

15 GARGALOS Quando fala se de atualizações do Protheus geralmente nos trazem muitos problemas, porém temos que estar sendo atentos para versões de binários, TSS, audit trail e demais aplicativos do Protheus, com eles desatualizados podemos contrair vários problemas que já foram resolvidos pela TOTVS como manipulação de memória, conexões erradas com sefaz e etc. Então, SEMPRE tenho no seu planejamento a atualização dos aplicativos Protheus. Quando há um ponto de lentidão, deve se estar atento com os gargalos que apresentam no sistema, a estrutura do Protheus é bem distribuída, entretanto ela é impactada de forma serial.

16 GARGALOS Um exemplo, o sistema todo pode estar bem dimensionado e rápido, porém se o SGBD estiver lento toda a estrutura sofrerá. Então, realmente a performance do sistema todo será definida pela velocidade do componente mais lentoda estrutura, deve se ter atenção sempre bo SGBD, dbaccess, audittrail, appserver, rede, hd, processamento e demais itens que impactam na estrutura Protheus.

17 BROADBAND Para ganho de performance o Protheus tem uma funcionalidade que permite desabilitar alguns itens do sistema. Menu Funcional Painel Online Browse de internet na abertura do sistema Detalhes apresentados nas telas de Browse de tabelas Exibição de painéis transparente em interface de destaque As modificações são feitas no.ini do server. Ideal para clientes que enfrentam problemas de lentidão de hardware ou rede.

18 DIÁRIO DE BORDO Mantenha um diário de bordo sempre atualizado. Como geralmente não é somente uma única pessoa que mexe na estrutura, é muito comum várias pessoas mexerem, é importante ter um local centralizado e atualizado de tudo que ocorre na manutenção ou ocorrência nos servidores do Protheus. É interessante criar uma planilha no GoogleDrive para controle, sendo importante a disciplina para manter estes registros e também para todos da equipe terem o histórico completo e fácil do que está sendo feito na estrutura Protheus.

19 LIMPEZA DE ARQUIVOS O grande número de arquivos que o Protheus precisa para trabalhar, acaba tornando várias tarefas mais trabalhosas na manutenção do sistema. Deve- se sempre verificar estes arquivos e fazer a limpeza deles. Um exemplo, RPOs não utilizados mais, de testes ou ambientes criados para analistas, é muito comum os HDs dos servidores ficarem sem espaço por conta da grande quantidade de RPOs absoletos que são deixados nos servidores.

20 ORGANIZAÇÃO É extremamente importante total organização em toda a estrutura do Protheus, não adianta montar um ambiente todo homologado pela TOTVS e mantê-lo desorganizado. Não deixe acumular arquivos que não serão utilizados, tenha sempre um padrão de nomenclatura de servers, pastas, repositórios, ambientes e etc. Sem organização você fatalmente sucumbirá probelmas causados pela própria desorganização ou seja, a organização é um investimento, sempre reserve um tempo para deixar tudo muito bem organizado.

21 Consultoria Especializada em Protheus Protheus e TOTVS são produtos e marca registrada de propriedade da TOTVS S.A. A Primeerp é uma consultoria independente e não tem nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS, qualquer uma de suas franquias ou qualquer um de seus representantes.

TOTVS Instalação dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Instalação dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 Aplicativos... 3 2 Instalação... 4 2.1 Instalação Application Server... 4 3 Instalação SmartClient... 9 4

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

Guia de Instalação do SARA Portal Web TOTVS

Guia de Instalação do SARA Portal Web TOTVS Guia de Instalação do SARA Portal Web TOTVS DD/MM/AAAA Sumário Instalação do Portal WEB SARA... 3 Instalação do Protheus... 4 Atualização do Binário do Protheus... 7 Atualização do POR... 8 Configuração

Leia mais

Ctree Server: Instalação

Ctree Server: Instalação Ctree Server: Instalação 08/11/2017 Sumário 1. Procedimento inicial de Implementação... 3 2. Procedimento de Instalação... 4 2.1 Versão Windows... 4 2.2 Versão Linux... 4 2 Versão do Ctree Server: 9.5.2

Leia mais

SnfCriaScr Rotina responsável pela criação dos scripts. SNFPROCLOG Rotina responsável pela execução dos scripts e geração dos logs.

SnfCriaScr Rotina responsável pela criação dos scripts. SNFPROCLOG Rotina responsável pela execução dos scripts e geração dos logs. INSTALAÇÃO O Protheus Sniffer é uma ferramenta padrão Protheus nas Versões 11 e 10 (a partir das builds de 2011), com isso sua instalação se registringe únicamente a disponibilização de suas rotinas em

Leia mais

TOTVS Atualização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Atualização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 Nomenclatura... 3 1.3 Nomenclatura ADVPL... 3 2 Atualização de Build... 4 3 Atualização de RPO... 4 4 Autoatualização

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

Dicas para melhorar a performance do sistema

Dicas para melhorar a performance do sistema Dicas para melhorar a performance do sistema A baixa performance do sistema pode ser ocasionada por diversos fatores, com por exemplo, pouca memória para iniciar o banco de dados, problemas de rede, baixa

Leia mais

F10Backup. Mais segurança e tranquilidade para os dados da sua escola. VERSÃO 01/2015

F10Backup. Mais segurança e tranquilidade para os dados da sua escola.  VERSÃO 01/2015 F10Backup Mais segurança e tranquilidade para os dados da sua escola VERSÃO 01/2015 www.f10.com.br F10 Backup, imprescindível para qualquer banco de dados Tudo na vida está propenso a falhas. E pensando

Leia mais

TOTVS Colaboração: Monitor TOTVS Colaboração e Recebimento do CT-e

TOTVS Colaboração: Monitor TOTVS Colaboração e Recebimento do CT-e TOTVS Colaboração: Monitor TOTVS Colaboração e Recebimento do CT-e Produto : Microsiga Protheus Compras Versão 11 Chamado : TFDZP5 Data da publicação : 18/07/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos

Leia mais

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides originalmente disponibilizados pelo professor João Carlos Pinheiro, para disciplina

Leia mais

Configurações de performance no SQL Server José Antônio da Cunha CEFET-RN

Configurações de performance no SQL Server José Antônio da Cunha CEFET-RN Configurações de performance no SQL Server 2005 José Antônio da Cunha CEFET-RN Para obter o máximo de performance, DBAs configuram o SQL Server para atender às suas necessidades de negócio e muitas vezes

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Guia de Instalação TSS TOTVS SERVICE SOA

Guia de Instalação TSS TOTVS SERVICE SOA Guia de Instalação TSS TOTVS SERVICE SOA Dezembro/2016 Sumário Sumário... 2 1. Requisitos do Processo... 3 2. Recomendações do Processo... 4 3. Executando o Processo de Instalação... 4 3.1. Configurando

Leia mais

RECURSOS HUMANOS. Introdução ao Benner RH. Núcleo da Solução

RECURSOS HUMANOS. Introdução ao Benner RH. Núcleo da Solução RECURSOS HUMANOS Introdução ao Benner RH Núcleo da Solução Sumário Introdução... 4 Módulos do Sistema Benner Recursos Humanos.... 5 Apresentação do Sistema.... 6 Gerenciamento de atualizações... 8 Gerenciamento

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães. Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações,

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão

Portabilidade da Linha RM Versão Portabilidade da Linha RM Versão 12.1.15 03/02/2017 Sumário INTRODUÇÃO...3 1. PORTABILIDADE PARA SERVIDOR DE BANCO DE DADOS...3 2. NIVEIS DE COMPATIBILIDADE ENTRE BANCOS DE DADOS...5 3. PORTABILIDADE PARA

Leia mais

Configurador do JBOSS. TOTVS Datasul 11. Alerta

Configurador do JBOSS. TOTVS Datasul 11. Alerta Configurador do JBOSS TOTVS Datasul 11 Alerta Faça backup do diretório do JBOSS antes de iniciar a execução do console, caso precise voltar à situação anterior a execução. Mais informações são fornecidas

Leia mais

Pré Requisitos para instalaçăo ou Atualizaçăo DFe-Manager. 1. Introduçăo

Pré Requisitos para instalaçăo ou Atualizaçăo DFe-Manager. 1. Introduçăo Pré Requisitos para instalaçăo ou Atualizaçăo DFe-Manager 1. Introduçăo Este documento tem como objetivo apresentar os requisitos técnicos da Solução DFe Manager 2.1.0 Foi concebido a partir da análise

Leia mais

Guia de Integração do SIGAGFE com TOTVS Colaboração 2.0

Guia de Integração do SIGAGFE com TOTVS Colaboração 2.0 Guia de Integração do SIGAGFE com TOTVS Colaboração 2.0 Título do documento Sumário 1.1 O que é o TOTVS Colaboração?... 3 1.2 Fluxo de Integração... 4 1.3 JOB TC 2.0... 4 1.4 Função Manutenção de Diretórios

Leia mais

Instalação do Banco de Dados

Instalação do Banco de Dados Instalação do Banco de Dados Número do Artigo: 2875 Classificação: Não classificado Última Atualização: Fri, Sep 8, 2017 1:21 PM Banco de Dados O SIRH Metadados é compatível com os principais Banco de

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

Protheus GPE x Folha RM

Protheus GPE x Folha RM Página 1 de 23 MANUAL DE CONFIGURAÇÃO AMBIENTE: Gestão de Pessoal 04/07/2013 Versão 1 Página 2 de 23 OBJETIVO O objetivo deste documento é descrever a utilização dos adapters de integração via mensagem

Leia mais

Boletim Técnico. País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Totvs DBAcess

Boletim Técnico. País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Totvs DBAcess Reprocessamento em paralelo de saldo de cubos Produto : Microsiga Protheus Planejamento e Controle Orçamentário Versão 11 Chamado : TGVGQT Data da publicação : 21/05/13 País(es) : Todos Banco(s) de Dados

Leia mais

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP?

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Instalação da ferramenta Entre no site https://sqlbackupandftp.com/ e na tela inicial, baixe a ferramenta.

Leia mais

Aula 02. Evandro Deliberal

Aula 02. Evandro Deliberal Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Visão Geral de Redes Arquitetura do Oracle Net Configuração Básica do Oracle Net do Lado Servidor Configuração

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental.

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Professor Gedalias Valentim Informática para Concursos É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Porque fazer Perda acidental

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

Processo Módulo M NPS

Processo Módulo M NPS Processo Módulo M BásicoB NPS Objetivo: Adquirir ganho de performance, diminuindo tráfego de rede e gerando outras vantagens competitivas através da utilização da tecnologia NPS (N-Tier Process and Scheduler).

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Boletim Técnico. Nota Fiscal Eletrônica CAEA Argentina PROCEDIMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO

Boletim Técnico. Nota Fiscal Eletrônica CAEA Argentina PROCEDIMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO Nota Fiscal Eletrônica CAEA Argentina Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais - Versão 11 Data da publicação : 08/02/13 País(es) : Argentina Banco(s) de Dados : Todos Chamado : TGHD19 Esta melhoria

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Configuração mínima; * Windows 98 ou superior de 32 ou 64 bits. * Processador Celeron ou AMD de qualquer velocidade. * 02 gigas de memória ram. * 02 gigas de espaço

Leia mais

Esta melhoria depende de execução do update de base NFEP11R1, conforme Procedimentos para Implementação.

Esta melhoria depende de execução do update de base NFEP11R1, conforme Procedimentos para Implementação. Auto NFS-e Produto : Microsiga Protheus Faturamento Versão 11 Requisito : 001390 Data da publicação : 05/08/15 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria depende de execução do update de

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Catálogo de Treinamentos 2016

Catálogo de Treinamentos 2016 Catálogo de Treinamentos 2016 PostgreSQL Fundamentos PostgreSQL Tuning PostgreSQL Backup e Restore PostgreSQL Replicação Nativa PostgreSQL Monitoramento PostgreSQL PL/pgSQL PostgreSQL Segurança comercial@timbira.com.br

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

Contabilidade.Net Documento de instalação

Contabilidade.Net Documento de instalação Contabilidade.Net 1.0.8 Documento de instalação 2016 GVDASA Sistemas Documento de Instalação Contabilidade.NET 1 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual da GVDASA Sistemas e toda

Leia mais

Instalação e Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB

Instalação e Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB Instalação e Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB Trion Soluções Empresariais mai/2015 Conteúdo 1. Instalação do Leitor de Tracer do SAO WEB... 3 2. Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB... 5 2.1.

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO. Seequent Limited Snippet_312BDBF20.idms

Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO. Seequent Limited Snippet_312BDBF20.idms Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO Seequent Limited 2018 Snippet_312BDBF20.idms 1 ÍNDICE Rebranding do Central... 3 Central data room... 4 Utilize dados em fluxos de trabalho de modelamento... 5

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

Requisitos de Ambiente para Central SAVER OmniLink

Requisitos de Ambiente para Central SAVER OmniLink Documentação Técnica N. 0073/10 Requisitos de Ambiente para Central SAVER OmniLink Histórico de Alterações Revisão Data Autor Principais Alterações 3 27/07/2010 Marcilio Machado Criação do Documento 27/07/2010

Leia mais

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE GUIA DO USUÁRIO Virtualização do System302 em ambiente VMWARE ABR / 17 SYSTEM302 DOC-0149-00 smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações

Leia mais

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base UPDEST38, conforme Procedimentos para Implementação.

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base UPDEST38, conforme Procedimentos para Implementação. Configuração de ambiente para utilização do Produto : Microsiga Protheus Estoque e Custos Versão 10 Chamado : THDURV Data da publicação : 17/05/13 País(es) : Argentina e Peru Banco(s) de Dados : Todos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR Muitas vezes é necessário conviver com duas versões do Firebird no mesmo computador. E mesmo sabendo que a engine do Firebird 2.1 ou 2.5 pode se comportar

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V4.5.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Configuração da Liberação de Pedidos para Faturamento a partir de Processos WMS

Configuração da Liberação de Pedidos para Faturamento a partir de Processos WMS Configuração da Liberação de Pedidos para Faturamento a partir de Processos WMS Produto : Microsiga Protheus SIGAWMS, Gestão de Armazenagem 11.80 Chamado : TRXWFX Data da publicação : 26/03/15 País(es)

Leia mais

A seguir são apresentadas as funções implementadas na linha de produto Microsiga Protheus, expedidas neste pacote de atualização.

A seguir são apresentadas as funções implementadas na linha de produto Microsiga Protheus, expedidas neste pacote de atualização. Biblioteca Framework/AdvPl Produto : Microsiga Protheus Versão : 11 Data : 27/07/12 A seguir são apresentadas as funções implementadas na linha de produto Microsiga Protheus, expedidas neste pacote de

Leia mais

Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor)

Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor) INSTALAÇÃO BÁSICA DO CS SISTEMA Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor) A instalação do CS básica precisa do Framework 2.0 ou superior para versão inferior ao Windows

Leia mais

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

LOCAL DE ARMAZENAMENTO PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Este documento define a sistemática utilizada para realizar cópias de segurança (backup) dos Sistemas Informatizados, antivírus, e manutenção corretiva dos computadores da TRUFER.

Leia mais

Definir o Crédito de PIS/COFINS Conforme Espécie do Docto de Frete

Definir o Crédito de PIS/COFINS Conforme Espécie do Docto de Frete Definir o Crédito de PIS/COFINS Produto : Microsiga Protheus SIGAGFE, Gestão de Frete Embarcador 11.8 Chamado : TPREH6 Data da publicação : 11/09/14 País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

Instrução de Trabalho: Instalar Client

Instrução de Trabalho: Instalar Client Instrução de Trabalho Instrução de Trabalho: Instalar Client 1. Objetivos Estabelecer procedimento para a atividade Instalar client. 2. Definições 3. Aplicação Aplicável á todos os envolvidos na Implantação

Leia mais

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA VOCÊ SABIA? Algumas vezes temos uma lentidão ao utilizar o Shop Control 9 e o primeiro culpado é sempre o sistema. Mas ao tratarmos dessa

Leia mais

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer P alguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

1. Objetivo. Divergência de Frete: A analise de Frete CIF ou FOB vai continuar sendo feita na chegada da NF pela base.

1. Objetivo. Divergência de Frete: A analise de Frete CIF ou FOB vai continuar sendo feita na chegada da NF pela base. Número: xxx Localizador: XXXXX-XXX Revisão: A Folha: 1/11 Data da Revisão: 29/09/2015 1. Objetivo Com o objetivo de tornar mais simples e ágil a inclusão dos documentos fiscais de entrada, foi implementada

Leia mais

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 A Transição de Serviço é composto por um conjunto de processos e atividades para a transição de serviços no ambiente de produção. Aqui, deve-se encarar como um projeto

Leia mais

REQUISITOS DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

REQUISITOS DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA REQUISITOS DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA Para que nossos sistemas funcionem corretamente, sugerimos algumas configurações mínimas de hardware e sistemas operacionais, visando a estabilidade e performance

Leia mais

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base UPDSGA32, conforme Procedimentos para Implementação.

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base UPDSGA32, conforme Procedimentos para Implementação. Integração Protheus SIGASGA e umov.me Produto : Microsiga Protheus SIGASGA, Gestão Ambiental, versão 11. Chamado : TIDXPY Data da publicação : 29/01/14 País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Sobre este Leia-me Recursos não mais suportados no Veritas System Recovery 16 Monitor Sobre o Veritas System Recovery 16 Monitor Requisitos do sistema Pré-requisitos

Leia mais

BANCO DE DADOS 2 TRANSAÇÃO

BANCO DE DADOS 2 TRANSAÇÃO BANCO DE DADOS 2 TRANSAÇÃO Prof. Edson Thizon Reconstrução ( recovery ) Idéia básica Em algum momento no tempo, todo sistema computacional apresentará uma falha. O SGBD deve incorporar mecanismos de proteção

Leia mais

Cópia de Saldos (CTBM300)

Cópia de Saldos (CTBM300) Cópia de Saldos (CTBM300) Ambiente : Contabilidade Gerencial Boletim : 00000000-07 Data da publicação : 21/11/2008 Data da revisão : 26/11/08 Versões : Protheus 10 Países : País Sistemas operacionais :

Leia mais

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente Descrição dos Serviços IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente 1. Escopo dos Serviços O IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente (denominado

Leia mais

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft

Leia mais

Boletim Técnico. Criação da Rotina Agendas x Visitas PROCEDIMENTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Boletim Técnico. Criação da Rotina Agendas x Visitas PROCEDIMENTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO Criação da Rotina Agendas x Visitas Produto : Microsiga Protheus Oficina, Veículos e Auto Peças versão 10 Chamado : TEYTJE Data da publicação : 11/05/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

Guia de Atualização PRODUTO DATASUL

Guia de Atualização PRODUTO DATASUL Guia de Atualização PRODUTO DATASUL Unificação de Conceitos Fase 1 1. Processo de Unificação de Conceitos ALERTA: Além desse documento, consulte o guia de atualização para Datasul 11.5.3. Nele está disponível

Leia mais

McAfee epolicy Orchestrator Pre-Installation Auditor 2.0.0

McAfee epolicy Orchestrator Pre-Installation Auditor 2.0.0 Notas de versão McAfee epolicy Orchestrator Pre-Installation Auditor 2.0.0 Para uso com o McAfee epolicy Orchestrator Conteúdo Sobre esta versão Novos recursos Aprimoramentos Problemas resolvidos Visão

Leia mais

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel VISÃO GERAL DO PRODUTO Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel CYBERSECURITY EXPERTS ON YOUR SIDE Com o ESET Cloud Administrator, você pode gerenciar a segurança

Leia mais

Guia de Instalação Protheus 12

Guia de Instalação Protheus 12 Protheus 12 Todos os direitos reservados. Todos os direitos reservados. Partes deste trabalho não podem ser reproduzidas, de forma alguma ou por meio algum - gráfico, eletrônico ou mecânico, incluindo

Leia mais

Guia de Instalação 04/05/2015

Guia de Instalação 04/05/2015 04/05/2015 Todos os direitos reservados. Todos os direitos reservados. Partes deste trabalho não podem ser reproduzidas, de forma alguma ou por meio algum - gráfico, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópias,

Leia mais

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Serviços Integrados: Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Segmentos de mercado Desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados de acordo com o modelo de negócios de cada

Leia mais

Pedido de Venda (MATA410): Criação do campo Ped. Vinc. ( C6_PEDVINC ), que permite vincular um pedido de venda à outro.

Pedido de Venda (MATA410): Criação do campo Ped. Vinc. ( C6_PEDVINC ), que permite vincular um pedido de venda à outro. Vínculo de Pedidos de Venda Produto : Microsiga Protheus Faturamento versão 11 Chamado : TGFQSX Data da publicação : 21/12/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : DbAccess Esta melhoria depende de execução

Leia mais

GUIA BÁSICO do esheriff OFF-LINE

GUIA BÁSICO do esheriff OFF-LINE GUIA BÁSICO do esheriff OFF-LINE Instalação do esheriff Este guia tem como objetivo auxiliar o usuário a realizar a primeira configuração básica e deixar o software esheriff operante. Funcionalidades mais

Leia mais

Nova rotina Árvore Lógica

Nova rotina Árvore Lógica Nova rotina Árvore Lógica Produto : Microsiga Protheus Manutenção de Ativos - P10 Chamado : SCCMXF Data da criação : 10/09/09 Data da revisão : 10/09/09 País : Brasil Banco de Dados : Todos FNC : 000000214722009

Leia mais

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp.

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor)

Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor) INSTALAÇÃO BÁSICA DO CS SISTEMA Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor) A instalação do CS básica precisa do Framework 2.0 ou superior para versão inferior ao Windows

Leia mais

A instância Oracle é composta de :

A instância Oracle é composta de : Conceitos básicos da arquitetura do Oracle Uma instância Oracle consiste na System Global Area (SGA) e um conjunto de processos de segundo plano (background processes). Quando uma instância é iniciada,

Leia mais

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. Instalação do SQL Server 2005 Express...3 1.1.Microsoft.Net Framework 2.0...3 1.2.Microsoft SQL Server 2005 Express...4 2. Instalação e Configuração do

Leia mais

Instrução de Comunicação

Instrução de Comunicação 1 Sumário 1. Análise...3 2. Comunicação com a Datalogger...3 2.1 Equipamento utilizados...3 3. Instalação...4 4. Componentes...6 5. Funcionalidades...8 6. Identificando itens do Menu...9 6. Identificando

Leia mais

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 Manual Instalação SIP 1 Sumário 1.Instalando o Sistema...3 1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 1.2.Etapa 2 Selecione o Local de Destino...3 1.3.Etapa

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação do SysMarket você deverá configurar o Backup do SysMarket para que você tenha sempre uma cópia

Leia mais

Requisitos de Infraestrutura. Omnilink (Omnidual e Omniturbo)

Requisitos de Infraestrutura. Omnilink (Omnidual e Omniturbo) Requisitos de Infraestrutura Omnilink (Omnidual e Omniturbo) 1 Conteúdo 1. Sumário de Revisões... 0 2. Objetivo... 1 3. Ambiente... 1 4. Tipos de Ambiente... 2 4.1. Ambientes Pequenos... 2 4.2. Ambientes

Leia mais

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Novidades Plataforma de suporte remoto do SAP Business One Versão do documento: 1.0 08.10.2012 PÚBLICO Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Todos os países Convenções tipográficas Estilo de letra

Leia mais

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17 Prezado leitor, Chega de lentidão na hora de rodar seus aplicativos em um dispositivo virtual Android. Dependendo da placa de vídeo do seu computador, o uso da aceleração por hardware HAXM da Intel pode

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

ENTREGRANDO BENEFÍCIOS PARA GRANDES EMPRESAS

ENTREGRANDO BENEFÍCIOS PARA GRANDES EMPRESAS ENTREGRANDO S PARA GRANDES EMPRESAS ENTREGRAND BAIXO CUSTO S Baixos custos Proteção Interna ao Acesso de Dados Precisamos gerenciar o acesso de dados online e off-line, mas ferramentas dedicadas são caras,

Leia mais