PLANO DE ENSINO. Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Empresarial EMENTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO. Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Empresarial EMENTA"

Transcrição

1 Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Propriedade Intelectual Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Empresarial PLANO DE ENSINO EMENTA Propriedade Intelectual é o gênero do qual fazem parte o Direito de Autor e a Propriedade Industrial. O curso é bipartido, forma de instrumentalizar os alunos sobre Direito de Autor e Direito de Propriedade Industrial. O primeiro visa proteger a criação intelectual do ponto de vista estético, enquanto que o segundo encontra-se estruturado para proteger a criação intelectual voltada para a indústria e o comércio. OBJETIVOS DA DISCIPLINA NO CURSO Os ensinamentos do curso são ministrados aos alunos em nível de informação e habilidades. Buscase com isso capacitá-los para comprovarem as informações adquiridas no desenvolvimento das aulas, bem como, enfrentar e resolver os problemas de ordem prática, lançados no decorrer do curso. Tem por escopo instrumentalizar os alunos para essas duas capacitações. Demais disso, o curso tem como finalidade, como pano de fundo, apresentar aos alunos o significado e a importância crescente desse grande espaço jurídico de manifestações de criação intelectual na vida dos povos, onde se alojam o Direito de Autor e o Direito de Propriedade Industrial. Isso se deve em decorrência do avanço avassalador das novas tecnologias, em especial a informática e a biotecnologia, hoje sinônimos de informação, de conhecimento, elementos essenciais na vida econômica de toda a Sociedade Internacional. Em virtude de toda essa transformação operada no cenário mundial, o Brasil conta com duas recentes e modernas leis na área da Propriedade Intelectual, a de Direito Autoral (Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998) e a de Propriedade Industrial (Lei 9.279, de 14 de maio de 1996). Assim sendo, essa nova realidade de transformações expressivas impõe o ensinamento dessas duas disciplinas no Curso de Direito. UNIDADES DIDÁTICAS Unidade I - Evolução da propriedade intelectual no Brasil. Unidade II - Diferença entre Direito de Autor e Propriedade Industrial. Unidade III -A importância cultural e econômica do Direito Autoral Unidade IV - O Direito de Autor no campo dos direitos da personalidade: histórico, natureza jurídica, conceito, importância, legislação básica. Unidade V O Sujeito do direito de autor: titularidade originária e derivada. Unidade VI - O objeto do direito de autor. As obras protegidas e as obras excluídas de proteção. O regime das obras derivadas. Unidade VII - Os atributos do direito de autor. Direito moral, e direito patrimonial de autor. Unidade VIII - Limite do direito de autor. Direito de Citação. Duração. Obras póstumas. Domínio público. Licença legal. Ainda que considerado um privilégio, o Direito de Autor sofre restrições. Unidade IX - Regime das obras de criação intelectual submetido às regras fora do espaço virtual.

2 Unidade X - A informática (Lei 9.609, de 19 de fevereiro de 1998) e as novas tecnologias. A Internet como meio de conhecimento e a desmaterialização do suporte físico da obra. A complexidade de sua proteção. Unidade XII - Os Direitos Conexos aos Direitos de Autor. A unidade destaca o direito dos artistas, intérpretes, músicos executantes e produtores fonográficos, organismos de radiodifusão. Unidade XIII - A gestão coletiva de direitos de autor. Meio eficaz de proteção e defesa das obras. A execução pública musical. Arrecadação e Distribuição de direitos. O ECAD. Em face das novas tecnologias a gestão coletiva de direitos assume significado e importância. Unidade XIV - Violações do direito de autor. Sanções Penais e Sanções Civis. Unidade XV - A proteção internacional. Tratados e Convenções (Berna, Roma e o Acordo de TRIPS). Uma visão internacional do direito autoral e os seus reflexos entre nós. Unidade XVI - Propriedade Industrial. Autonomia, princípios, formalidade. A proteção internacional: tratado e convenções multi e bilaterais. O INPI: órgão gestor. Esse bloco situa a propriedade industrial, evolução e princípios. A proteção internacional e os seus tratados. O INPI o órgão gestor do sistema entre nós. Unidade XVII Patentes de Invenção (Modelo de Utilidade. Desenho Industrial) Patenteabilidade. Titularidade. Prioridade de Pedido. Depósito. Direitos Conferidos pela Patente. Duração da Patente. Nulidade da Patente. Transferibilidade e Licença. Certificado de Adição de Invenção. Extinção da Patente. Unidade XVIII Marcas: nome comercial, título do estabelecimento, distinção e limites. Marcas: espécies.tipos e classes. Marcas não registráveis e especiais. Prioridade do pedido de registro da marca, seu requerente. Direitos outorgados pelo registro. Vigência e cessão de marcas. Licenciamento e perda do direito à marca. Marcas coletivas e de certificação. Depósito e registro da marca. Classes. Nulidade. Indicações Geográficas. Unidade XIX - Concorrência Desleal e Transferência de Tecnologia. Esse bloco visa o aprendizado de dois temas essenciais para o universo da propriedade industrial. A Concorrência Desleal é fundamental na relação das práticas envolvendo patentes e marcas, indicações geográficas. A transferência de tecnologia não pode prescindir de um forte e eficaz sistema de proteção. METODOLOGIA Compreenderá aulas expositivas e estudos dirigidos (textos, decisões de 1ª instância, acórdãos de diferentes Tribunais do país). CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1ª avaliação - 30 pontos 2ª avaliação - 30 pontos 3ª avaliação - 40 pontos CONTEÚDO AULAS Nº 01/02 03/04 Propriedade Intelectual - Evolução - Natureza Jurídica - Fator econômcio - Diferença entre Propriedade Industrial e Direito de Autor. Objeto / Sujeito de Direito de Autor / Titularidade originária / Titularidade derivada - Regime das obras.

3 05/06 07/08 09/10 11/12 13/14 15/16 17/18 19/20 21/22 23/24 25/26 27/28 29/30 31/32 33/34 35/36 37/38 39/40 41/42 43/44 45/46 47/48 49/50 51/52 53/54 55/56 57/58 59/60 61/ / /80 Propriedade Intelectual - Evolução - Natureza Jurídica - Fator econômcio - Diferença entre Propriedade Industrial e Direito de Autor. Propriedade Intelectual - Evolução - Natureza Jurídica - Fator econômcio - Diferença entre Propriedade Industrial e Direito de Autor. O Instituto do Direito Moral de autor. Direito moral de autor - elementos constitutivos. Direitos patrimoniais de autor / carta missiva incisiva / obra em condomínio / Instituto do Direito de Sequência. Limitações ao direito de autor. Limitações ao direito de autor. Primeira avaliação. Edição autoral - Transferência dos direitos autorais / cessão, concessão, licença. Regimes especiais (obras em espécie), comunicação ao público e direito de representação (obras teatrais). Obras plásticas, obras fotográficas, obra arquitetônica e obra audiovisual. Direitos conexos - parte geral. Direito dos artistas intérpretes e executantes. Direitos conexos - artistas intérpretes e executantes de fonograma e empresas de radiodifisão. Execução pública musical e o ECAD. Gestão coletiva de direitos autorais. Sanções civis e administrativas (prática das relações autorais). Sanções civis - prescrição. Lei de informática (Lei 9609 de 19 de fevereiro de 1998). Diferença entre Direito Autoral e Propriedade Industrial. Titularidade / Patenteabilidade - Prioridade. Segunda avaliação. Depósito do pedido de patente - condições do pedido - processo e exame do pedido - concessão e vigência da patente - vigência da patente - direito de oposições. Usuário anterior de boa-fé / Nulidade da patente - Processo Administrativo de Nulidade / Ação de nulidade. Licenças / voluntária / compulsória / patente de interesse nacional / certificado de adição. Extinção da patente / Invenção e modelos realizados por empregado ou prestador de serviço. Sistema Marcário / Registrabilidade - Marca de Alto Renome / Figurativa / Coletiva Certificação / Prioridade - Requerentes do Registro. Direitos sobre a marca / Proteção conferida / vigência / uso / Perda dos direitos. Exame / Expedição de certificado / Nulidades / Indicações geográficas. Concorrência desleal. Pressupostos - exercício / genérico / específico. Revisão para o exame final. Exame final Entrega do exame final e revisão Exame especial. Atividades extracurriculares (Semana de Iniciação Científica, Seminários, Palestras)

4 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BITTAR, Carlos Alberto. Curso de Direito de Autor. Fundação Getúlio Vargas RJ 2001 COSTA NETTO, José Carlos. Direito Autoral no Brasil. São Paulo. FTD, WILLINGTON, João, e OLIVEIRA, Jaury N. de. A Nova Lei Brasileira de Direito Autorais. Rio de Janeiro: Lumen Júris, ASCENÇÃO, José de Oliveira. Direito da Internet e da Sociedade da Informação RJ Editora Forense, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABREU, Edman Ayres de. O Plágio em Música. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, ALBA, Isabel Espín. Contrato de Edición Literaria. Granada: Editorial Comares, AKESTER, Patrícia. O Direito de Autor e os Desafios da Tecnologia Digital. Cascais: Ed. Principia, ASCENÇÃO, José de Oliveira. Direito Autoral, Rio de Janeiro, Editora Forense. BARBOSA, Denis Borges. Uma Introdução à Propriedade Intelectual. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, BASSO, Maristela. O Direito Internacional da Propriedade Intelectual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, BERTRANDI, André. A Proteção Jurídica dos Programas de Computador. (Tradução de Vanisa Pereira Dresch). Porto Alegre, Livraria do Advogado Editora, BITTAR, Carlos Alberto. Contornos Atuais do Direito do Autor. 2º ed. rev., atual e ampliada de conformidade com a Lei 9.610, de , por Eduardo Carlos Bianca Bittar. São Paulo: Revista dos Tribunais, BITTAR, Carlos Alberto, e BITTAR FILHO, Carlos Alberto. Tutela dos Direitos da Personalidade e dos Direito Autorais nas Atividades Empresariais. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, BOBBIO, Pedro Vicente. O Direito de Autor na Criação Musical. São Paulo: Editora Lex, CABRAL, Plínio. Direito Autoral Dúvidas e Controvérsias. São Paulo: Editora Harbra, A Nova Lei de Direitos Autorais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, CAMARGO EBOLI, João Carlos de. Mosaico do Direito Autoral. São Paulo Irmãos Vitale Editores, CÓDIGO DO DIREITO DE AUTOR E DOS DIREITOS CONEXOS. Lisboa: Edições Cosmos, III CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE DERECHO DE AUTOR Y DERECHOS CONEXOS. Montevideo: t. I. III CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE DERECHO DE AUTOR Y DERECHOS CONEXOS. Montevideo: t. II. X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE LA PROTECCIÓN DE LOS DERECHOS INTELECTUALES (DEL AUTOR, EL ARTISTA Y EL PRODUCTOR). Quito: I CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PROPIEDAD INTELECTUAL DERECHO DE AUTOR Y DERECHOS CONEXOS EN LOS UMBRALES DEL AÑO Madrid: t. I. I CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PROPIEDAD INTELECTUAL DERECHO DE AUTOR Y DERECHOS CONEXOS EN LOS UMBRALES DEL AÑO Madrid: t. II. CURSO DE DIREITO AUTORAL. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1984.

5 DIAS, Jacqueline Sarmento Dias. O Direito à Imagem. Belo Horizonte: Del Rey DIAS, Maurício Cozer. Direito Autoral. Campinas: LZN Editora, DIREITOS AUTORAIS JULGADOS DIVERSOS, JURISPRUDÊNCIA COMPARADA E LEGISLAÇÃO. Curitiba: Ed. Juruá, DIREITO AUTORAL SÉRIE JURISPRUDÊNCIA. Rio de Janeiro: Esplanada: ADCOAS, DIREITO AUTORAL SÉRIE JURISPRUDÊNCIA. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Esplanada, DIREITOS DE AUTOR. Edicil, Documento de Planejamento estratégico. /diretrizes/ DROIT D AUTEUR ET DROITS VOISINS. Paris: Librairies Techniques, FERNANDES, Milton. Pressupostos do Direito Autoral de Execução Pública. Belo Horizonte, GOLDSTEIN, Mabel. Derecho de autor. Buenos Aires: Ediciones La Rocca, GUIA DA CONVENÇÃO DE BERNA. Genebra: OMPI, Guia Livre Referência de Migração para Software Livre do Governo Federal. LE DROIT D AUTEUR ENJEU ÉCONOMIQUE ET CULTUREL. Paris: Éditions Litec, LIMA, Juliano de. Direito Autoral. Itajubá: Ed. Senga Ltda. MANSO, Eduardo Vieira. Direito Autoral. São Paulo: José Bushatsky Editor, MORAES, Walter. Questões de Direito de Autor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, NATALE, Edson Olivieri, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural São Paulo: Editora Zé do Livro, NETTO, José Carlo Costa. Direito Autoral no Brasil. São Paulo: FTD, NUM NOVO MUNDO DO DIREITO DE AUTOR. Lisboa: Edições Cosmos, t. I. NUM NOVO MUNDO DO DIREITO DE AUTOR. Lisboa: Edições Cosmos, t. II. OLAGNIER, Paul. Le Droit D Auteur. Paris: Librairie Générale de Droit & de Jurisprudence, t. I. PAES, Paulo Roberto Tavares. Propriedade Industrial: Lei nº 9.279, Rio de Janeiro: Forense, PELLEGRINI, Luiz Fernando Gama. Direito Autoral do Artista Plástico. São Paulo: Editora Oliveira Mendes, PIMENTA, Eduardo Ss. Código de Direitos Autorais. São Paulo: Lejus, PLAISANT, Robert. Propriété Littéraire et Artistique. Paris: J. Delmas et Cie, REBELLO, Luiz Francisco. Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos Anotado. Lisboa: Livraria Petrony, REFLEXÕES SOBRE DIREITO AUTORAL. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Departamento Nacional do Livro, SANCHES, Hércoles Tecino. Legislação Autoral. São Paulo: Ed. LTr, SHERWOOD, Robert M. Propiedad Intelectual y Desarrollo Económico. Editorial Heliasta. SILVA, Dirceu de Oliveira e. O Direito de Autor. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito Ltda., SILVA, José Afonso da. Ordenação Constitucional da Cultura. São Paulo: Malheiros Editores, STOLFI, Nicola. Il Diritto di Autore. Milano: Società Editrice Libraria, t. I. STRONG, William S. El libro de los Derechos de Autor Guía Práctica. Buenos Aires: Heliasta, VICÉN, Javier Gutiérrez. La Propiedad Intelectual explicada e los Artistas Plásticos. Madrid: Ministerio de Cultura, WILLINGTON, João, e OLIVEIRA, Jaury N. de. A Nova Lei Brasileira de Direito Autorais. Rio de

6 Janeiro: Lumen Júris, 1999 BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA BARROS, Alice Monteiro. As Relações de Trabalho no Espetáculo. São Paulo: LTr, BITTAR, Carlos Alberto. Direito de Autor na Obra Feita Sob Encomenda. São Paulo, Revista dos Tribunais, Direito de Autor. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, Direito de Autor na Obra Publicitária. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, A Lei de Direitos Autorais na Jurisprudência. São Paulo: Ed. RT, CASELLI, E. Piola. Trattato del Diritto di Autore. Torino e Napoli: Unione Tip.-Editrice Torinese e Eugenio Marguieri, CERQUEIRA, João da Gama. Tratado da Propriedade Industrial. 2 Volumes. São Paulo, Revista dos Tribunais, CHAVES, Antônio. Direito Autoral de Rádio Difusão. São Paulo, Max Limonad, Direito de Arena (Transmissão, via Rádio e TV dos grandes espetáculos esportivos, carnavalescos etc). São Paulo: Julex Livros Ltda., Cinema, TV Publicidade Cinematográfica. São Paulo: Livraria e Editora Universitária de Direito Ltda., Direito de Autor Princípios Fundamentais. Rio de Janeiro: Forense, Direitos Conexos. São Paulo: LTr, Direito Autoral. São Paulo: Editora Marajó. COLOMBET, Claude. Propriété Littéraire et Artistique et droits voisins. Paris: Troisième édition, COSTA NETTO, José Carlos. Direito Autoral no Brasil. São Paulo. FTD, CUPIS, Adriano de. Os Direitos da Personalidade. Lisboa: Livraria Morais Editora, DESBOIS, Henri. Le Droit D Auteur en France.Dalloz, HAMMES, Bruno Jorge. O Direito da Propriedade Intelectual Subsídios para o Ensino. São Leopoldo: Ed. Unisinos, JESSEN, H. Direitos Intelectuais. Rio de Janeiro: Edições Itaipu LIPSZYC, Delia. Derecho de Autor y Derechos Conexos. Paris, Bogotáe Buenos Aires: Ediciones UNESCO, CERLALC E Zavalia, MANSO, Eduardo V. Contratos de Direito Autoral. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, MATTIA, Fábio Maria de. O Autor e o Editor na Obra Gráfica. São Paulo: Edição Saraiva, MORAES, Walter. Artistas Intérpretes e Executantes. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, PARILLI, Ricardo Antequera. Direito de Autor, Tomo I, pg 80. PELLEGRINI, Luiz Fernando Gama. Direito de Autor e as Obras de Arte Plástica. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, PIMENTA, Eduardo SS. Dos Crimes contra a Propriedade Intelectual. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, ROHRMANN, Carlos Alberto. Curso de Direito virtual. Belo Horizonte: Ed. Del Rey, SATANOWSKY, Isidro. Derecho Intelectual. Buenos Aires: Tipografica Editora Argentina, t. I. SATANOWSKY, Isidro. Derecho Intelectual. Buenos Aires: Tipografica Editora Argentina, t. II.

7 SOUZA, Carlos Fernando Mathias de. Direito Autoral. Brasília, DF: Livraria e Editora Brasília Jurídica, VEGA, José Antonio Vega. Derecho de Autor. Madrid: Editorial Tecnos, 1990.

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direitos do Autor Código

Leia mais

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL II EMENTA

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL II EMENTA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

Sumário. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996

Sumário. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 Sumário Proposta da coleção Leis especiais para concursos... 13 Apresentação da 2ª edição... 15 Apresentação... 17 Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 19 Lei nº 9.279, de 14 de

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Direito autoral e software Carga Horária: 64 h/a 1- Ementa Direito autoral:

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS III - CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) EMENTA OBJETIVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DISCIPLINA: TÓPICOS III - CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) EMENTA OBJETIVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRO-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

EDIÇAo REVISADA E AMPLIADA. Software. Cubivares Nome Empresarial. Manole STF00091281

EDIÇAo REVISADA E AMPLIADA. Software. Cubivares Nome Empresarial. Manole STF00091281 4ª EDIÇAo REVISADA E AMPLIADA Software Cubivares Nome Empresarial ~ Manole STF00091281 SUMÁRIO Apresentação....................IX CAPiTULO I - NOÇÕES GERAIS 1. O homem e o instrumento........ 1 2. O sentimento

Leia mais

III CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL NÍVEL BÁSICO 1º SEMESTRE DE 2010 PARANÁ EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL APOIO

III CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL NÍVEL BÁSICO 1º SEMESTRE DE 2010 PARANÁ EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL APOIO III CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO 1º SEMESTRE DE 2010 PARANÁ APOIO 1 III CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1º SEMESTRE

Leia mais

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Propriedade industrial / Aula 01 Professor: Marcelo Tavares Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA Visão teórica, e tanto quanto possível prática, dos principais temas relacionados à introdução ao estudo do Direito Comercial.

PLANO DE ENSINO EMENTA Visão teórica, e tanto quanto possível prática, dos principais temas relacionados à introdução ao estudo do Direito Comercial. Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Direito Empresarial I Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Empresarial Área: Privado PLANO DE ENSINO EMENTA Visão teórica, e tanto quanto

Leia mais

LIÇÕES PRELIMINARES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

LIÇÕES PRELIMINARES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL LIÇÕES PRELIMINARES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CÁSSIO AUGUSTO BARROS BRANT LIÇÕES PRELIMINARES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 1ª Edição Belo Horizonte Edição do Autor 2012 B821l Brant, Cássio Augusto Barros

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Curso Avançado de Marcas

Curso Avançado de Marcas A proteção às marcas e aos demais sinais distintivos na legislação brasileira, na legislação comparada e nos tratados internacionais Nível Avançado 1º Semestre de 2009 Coordenação: Advs. Ricardo Fonseca

Leia mais

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender a importância política e econômica da Propriedade Intelectual na atual conjuntura globalizada.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender a importância política e econômica da Propriedade Intelectual na atual conjuntura globalizada. DISCIPLINA: Direito da Propriedade Intelectual CH total: 36h SEMESTRE DE ESTUDO: Eletiva TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR146 1. EMENTA: Estudo reflexivo do gênero Propriedade Intelectual, do qual

Leia mais

O Futuro do Direito Autoral : A Relevância Social e Cultural da Proteção à Criação Intelectual

O Futuro do Direito Autoral : A Relevância Social e Cultural da Proteção à Criação Intelectual O Futuro do Direito Autoral : A Relevância Social e Cultural da Proteção à Criação Intelectual ORGANIZAÇÃO ABDA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIREITO AUTORAL APOIO : OMPI ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina LEGISLAÇÃO PARA ENGENHARIA

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Tópicos Especiais Carga Horária: 32 h/a 1- Ementa Estado moderno e Constitucionalismo.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 Disciplina: Direito Internacional Departamento IV Direito do Estado Docente Responsável: Fernando Fernandes da Silva Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo: Anual

Leia mais

Curso Geral Módulo EaD DL 101P BR

Curso Geral Módulo EaD DL 101P BR Curso Geral Módulo EaD DL 101P BR OBJETIVO: Apresentar uma visão atualizada dos mecanismos de proteção das criações intelectuais, enfocando o arcabouço legal brasileiro e as atribuições do INPI. CARGA

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 13

SUMÁRIO. Introdução... 13 STJ00094835 SUMÁRIO Introdução... 13 Capítulo 1 Propriedade intelectual e industrial... 17 1. O conteúdo do direito de propriedade... 17 2. Conceito de propriedade... 20 3. A propriedade e a atual legislação

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO EMPRESARIAL IV PROFESSOR Ms. TATYANE KAREN DA SILVA

Leia mais

CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS

CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 1 CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2015 PORTO ALEGRE Local: Escritório Guerra IP Rua São Carlos, 1113 Porto Alegre/RS Datas: De 01 de agosto a 26 de setembro de 2015 Sabados, das 9h às 12h

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO EMPRESARIAL I Código

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

XXIX CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL

XXIX CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL XXIX CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1º SEMESTRE DE 2014 RIO DE JANEIRO Objetivo Apresentar conceitos e o procedimento administrativo inerente à Propriedade Industrial.

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 40 horas QUADRO DE HORÁRIOS. Segunda 05/04. Terça 06/04. Quarta 07/04. Quinta 08/04. Sexta 09/04. Horário.

CARGA HORÁRIA: 40 horas QUADRO DE HORÁRIOS. Segunda 05/04. Terça 06/04. Quarta 07/04. Quinta 08/04. Sexta 09/04. Horário. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO BÁSICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA GESTORES DE TECNOLOGIA 05 a 09 de abril de 2010 Centro de Treinamento do INPI- Praça Mauá, 07/ 10 o andar, RJ Informações: cursos@inpi.gov.br

Leia mais

PLANO DE CURSO 2014/02 TOTAL DE AULAS/ OU CARGA HORÁRIA

PLANO DE CURSO 2014/02 TOTAL DE AULAS/ OU CARGA HORÁRIA Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/ DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO II PROFESSOR: MARCELO MARTINS ALTOÉ TURMA: 9º DM / EN UNIDADE

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

XXX CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL

XXX CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL XXX CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1º SEMESTRE DE 2015 RIO DE JANEIRO Objetivo Apresentar conceitos e o procedimento administrativo inerente à Propriedade Industrial.

Leia mais

Clarke, Modet & Co. - Brasil Dra. Patrícia Falcão. São Paulo, 29 de abril de 2015

Clarke, Modet & Co. - Brasil Dra. Patrícia Falcão. São Paulo, 29 de abril de 2015 Esse documento está licenciado pela licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Sem Derivados (CC BY-NC-ND). Para saber o que você pode fazer ou não com este arquivo, leia este link antes de usá-lo:

Leia mais

Curso: Direito Carga Horária: 32 PLANO DE ENSINO

Curso: Direito Carga Horária: 32 PLANO DE ENSINO Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente Curso: Direito Carga Horária: 32 Departamento: Direito Público Área: Direito Penal e Processo Penal PLANO DE ENSINO EMENTA

Leia mais

PATENTES - CURSO BÁSICO

PATENTES - CURSO BÁSICO PATENTES - CURSO BÁSICO Maria Fernanda Paresqui Corrêa 1 Juliana Manasfi Figueiredo 2 Pesquisadoras em Propriedade Industrial 1 DIALP - Divisão de Alimentos, Plantas e Correlatos 2 DIMOL - Divisão de Biologia

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR408 Noções Gerais de Propriedade Intelectual

Programa Analítico de Disciplina DIR408 Noções Gerais de Propriedade Intelectual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 27 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL I NOME DO CURSO:DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 27 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL I NOME DO CURSO:DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 27 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL I NOME DO CURSO:DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Direito

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA I. Curso: DIREITO II. Disciplina: DIREITO AMBIENTAL (D-39) Área: Direito Período: Sétimo Turno: Noturno Ano: 2013.1 Carga Horária: 36 H; Créd.: 02 III. Pré-Requisito: DIREITO CONSTITUCIONAL II (D- 24 )

Leia mais

A PROTEÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMPUTADOR

A PROTEÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMPUTADOR A PROTEÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMPUTADOR Divisão de Registro de Programa de Computador Victor Pimenta M. Mendes Fortaleza - CE Setembro- 2010 Propriedade Intelectual Propriedade Intelectual Propriedade Industrial

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO BÁSICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA GESTORES DE TECNOLOGIA 13 a 17 de abril de 2009 São João Del-Rei- MG

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO BÁSICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA GESTORES DE TECNOLOGIA 13 a 17 de abril de 2009 São João Del-Rei- MG CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO BÁSICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA GESTORES DE TECNOLOGIA 13 a 17 de abril de 2009 São João Del-Rei- MG OBJETIVO: Apresentar uma visão atualizada dos mecanismos de proteção

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo VI Elementos de Conexão 6.1 Considerações iniciais 6.2 Classes de elementos de conexão

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo VI Elementos de Conexão 6.1 Considerações iniciais 6.2 Classes de elementos de conexão ÍNDICE SISTEMÁTICO Capítulo I Noções Fundamentais e Objeto do Direito Internacional Privado 1.1 Considerações iniciais 1.2 Conceito 1.3 Objeto 1.4 Normas de DIPr na Constituição Federal de 1988 1.5 Direitos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental e Recursos Hídricos INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

Leia mais

Cooperação Técnica para Modernização dos Serviços Relativos à Propriedade Industrial

Cooperação Técnica para Modernização dos Serviços Relativos à Propriedade Industrial Programa 0393 PROPRIEDADE INTELECTUAL Objetivo Garantir a propriedade intelectual e promover a disseminação de informações, visando estimular e diversificar a produção e o surgimento de novas tecnologias.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Direito Departamento de Direito Civil PROGRAMA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Direito Departamento de Direito Civil PROGRAMA PROGRAMA 1. Direitos Intelectuais- Introdução. Autonomia Científica do Direito de Autor. Importância da Convenção de Berna. 2. Direitos da Personalidade. Coordenadas Fundamentais. O direito de autor como

Leia mais

Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra Curso de Ciência da Computação PLANO DE ENSINO

Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra Curso de Ciência da Computação PLANO DE ENSINO Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra Curso de Ciência da Computação PLANO DE ENSINO Curso: Ciência da Computação Disciplina: Direito Aplicado à Informática Período:

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Noções introdutórias e históricas.

Leia mais

PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial 29/01/2011 05/01/2011

PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial 29/01/2011 05/01/2011 II CURSO PÓS-GRADUADO DE DIREITO INTELECTUAL 2011 PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial (sábados de manhã, de 29 de Janeiro a 26 de Março) Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão Prof.

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL O Que é? Para Que Serve? Eduardo Winter Coordenador de Programas de Pós- Graduação e Pesquisa INPI

PROPRIEDADE INTELECTUAL O Que é? Para Que Serve? Eduardo Winter Coordenador de Programas de Pós- Graduação e Pesquisa INPI PROPRIEDADE INTELECTUAL O Que é? Para Que Serve? Eduardo Winter Coordenador de Programas de Pós- Graduação e Pesquisa INPI Maio / 2011 Propriedade Intelectual É o conjunto de direitos que incidem sobre

Leia mais

A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino

A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PESQUISA A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino MARIA APARECIDA DE SOUZA SÃO PAULO, 12 DE MARÇO DE 2013. Agência

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL O Que é? Para Que Serve? Eduardo Winter Coordenador de Programas de Pós- Graduação e Pesquisa INPI

PROPRIEDADE INTELECTUAL O Que é? Para Que Serve? Eduardo Winter Coordenador de Programas de Pós- Graduação e Pesquisa INPI PROPRIEDADE INTELECTUAL O Que é? Para Que Serve? Eduardo Winter Coordenador de Programas de Pós- Graduação e Pesquisa INPI Abril / 2011 Propriedade Intelectual É o conjunto de direitos que incidem sobre

Leia mais

Direito Comercial. Estabelecimento Comercial

Direito Comercial. Estabelecimento Comercial Direito Comercial Estabelecimento Comercial 1. Noção Geral 2. Conceito 3. Natureza Jurídica 4. Estabelecimento x Patrimônio 5. Estabelecimento Principal e Filiais 6. Elementos Componentes do Estabelecimento

Leia mais

Tratamento fiscal dos royalties em operações nacionais e internacionais. Giancarlo Chamma Matarazzo

Tratamento fiscal dos royalties em operações nacionais e internacionais. Giancarlo Chamma Matarazzo Tratamento fiscal dos royalties em operações nacionais e internacionais Giancarlo Chamma Matarazzo Regras Gerais de Royalties para o Descrição Celebração de contrato entre uma no a qual concede a uma no

Leia mais

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIA BÁSICA. ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito autoral. Rio de Janeiro: Forense, 1980.

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIA BÁSICA. ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito autoral. Rio de Janeiro: Forense, 1980. PLANO DE ENSINO Disciplina: DIREITOS AUTORAIS: TEORIA CRÍTICA E Código: ESTUDO DE CASOS Natureza: ( ) obrigatória (X) optativa Semestral (X) Anual ( ) Modular ( ) Pré-requisito: Co-requisito: Modalidade:

Leia mais

O DIREITO DE AUTOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE OBRAS AO PÚBLICO ATRAVÉS DAS REDES DIGITAIS. Cláudia Trabuco

O DIREITO DE AUTOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE OBRAS AO PÚBLICO ATRAVÉS DAS REDES DIGITAIS. Cláudia Trabuco O DIREITO DE AUTOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE OBRAS AO PÚBLICO ATRAVÉS DAS REDES DIGITAIS Cláudia Trabuco Centro Português de Fotografia, Porto, 30.10.2007 Plano da exposição 1. Direitos de autor e direitos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Comissão Permanente de Propriedade Intelectual RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

Leia mais

Bens imateriais e titularidades DC056

Bens imateriais e titularidades DC056 Bens imateriais e titularidades DC056 EMENTA: TITULARIDADES, INTRODUÇÃO ÀS PROPRIEDADES IMATERIAIS, CRIAÇÃO INTELECTUAL E FORMAS DE APROPRIAÇÃO, DIREITOS AUTORAIS, PROPRIEDADES INDUSTRIAIS E DEMAIS PROPRIEDADES

Leia mais

Contratos Empresariais em Espécie

Contratos Empresariais em Espécie Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial Contratos Empresariais em Espécie Carga Horária: 28 h/a 1- Ementa Obrigações

Leia mais

VIOLAÇÕES DE PATENTES E DESENHOS INDUSTRIAIS NO BRASIL E O SISTEMA INTERNACIONAL DE PATENTES

VIOLAÇÕES DE PATENTES E DESENHOS INDUSTRIAIS NO BRASIL E O SISTEMA INTERNACIONAL DE PATENTES VIOLAÇÕES DE PATENTES E DESENHOS INDUSTRIAIS NO BRASIL E O SISTEMA INTERNACIONAL DE PATENTES MILTON LEÃO BARCELLOS & CIA. LTDA. PROPRIEDADE INTELECTUAL DESDE 1957 Milton Lucídio Leão Barcellos Advogado

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais Tópicos em Direito Constitucional Carga Horária: 28 h/a 1 - Ementa Poder Constituinte e a Constituição

Leia mais

Referência eletrônica de material para concurso: Propriedade Industrial Aplicada Reflexões para o magistrado.

Referência eletrônica de material para concurso: Propriedade Industrial Aplicada Reflexões para o magistrado. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Propriedade industrial / Aula 04 Professor: Marcelo Tavares Conteúdo: Patente de Invenção e de Modelo de Utilidade. Referência eletrônica de material para concurso:

Leia mais

MANUAL DE NORMAS. 1. Fonogramas para TV, TV por assinatura, Cinema, Rádio, Internet e Mídia Alternativa

MANUAL DE NORMAS. 1. Fonogramas para TV, TV por assinatura, Cinema, Rádio, Internet e Mídia Alternativa MANUAL DE NORMAS 1. Fonogramas para TV, TV por assinatura, Cinema, Rádio, Internet e Mídia Alternativa A criação da composição musical ou lítero-musical, a produção fonográfica, a direção musical, a direção

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho Direito Processual do Trabalho Carga Horária: 64 h/a 1- Ementa O curso

Leia mais

Ementas das disciplinas do 3º período

Ementas das disciplinas do 3º período 1 Disciplina: Direito Empresarial I (Teoria Geral) C/H: 080 H/A Teoria Geral. O Direito Comercial. Evolução Histórica. Fontes. Atividade empresarial. Regime Jurídico da livre iniciativa. Registro de empresa.

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Processo falimentar: Fases do processo de falência. Administração

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Administração Disciplina

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020009 II 04 Semanal Mensal 04 60 INSTITUIÇÕES DE DIREITO / FREDERICO ALMEIDA ROCHA

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020009 II 04 Semanal Mensal 04 60 INSTITUIÇÕES DE DIREITO / FREDERICO ALMEIDA ROCHA e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020009 II 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina / Nome do Professor: INSTITUIÇÕES DE DIREITO / FREDERICO ALMEIDA ROCHA Turma 2013.1 Curso CIÊNCIAS

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL

PROPRIEDADE INTELECTUAL PROPRIEDADE INTELECTUAL Pedro Amaro da Silveira Maciel 2014 1 A GARRASTAZU ADVOGADOS Constituída a partir de uma história profissional de mais de trinta anos de experiência na advocacia, a GARRASTAZU ADVOGADOS

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL VII 9º período: 3h/s Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito de família. Parentesco. Alimentos. Filiação. Guarda, da tutela e da curatela. Casamento. União estável. Dissolução

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL III CÓDIGO

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista

Faculdade de Direito da Alta Paulista Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Código: Série: 3ª Obrigatória (X ) Optativa ( ) CHTeórica: 136 CH Prática: CH Total: 136 Horas Obs: Objetivos Geral: Apresentar aos alunos os pontos principais da Disciplina

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Processo falimentar: Fases do processo de falência. Administração

Leia mais

Registros de Programas de Computador

Registros de Programas de Computador Curso de Capacitação de Gestores de Tecnologia em Propriedade Intelectual Registros de Programas de Computador Maria Alice Camargo Calliari Coordenadora Geral de Outros Registros Diretoria de Transferência

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Direito Empresarial II Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Empresarial PLANO DE ENSINO EMENTA Estudo das sociedades

Leia mais

Patentes absurdas. Escada "spider" para a banheira. (Doughney Edward Thomas Patrick 1994 Nº Patente GB 2272154)

Patentes absurdas. Escada spider para a banheira. (Doughney Edward Thomas Patrick 1994 Nº Patente GB 2272154) Patentes absurdas Escada "spider" para a banheira. (Doughney Edward Thomas Patrick 1994 Nº Patente GB 2272154) Leia mais em: As patentes mais absurdas da história http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21894

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Distribuição da Carga Horária. Ementa

Plano de Ensino. Identificação. Distribuição da Carga Horária. Ementa Plano de Ensino Identificação Curso: DIREITO Disciplina:DIREITO CIVIL V - DIREITO DAS COISAS 2012/1º semestre: Carga horária: Total: 80h Semanal:04h Professor: Thiago Felipe Vargas Simões Período/8º turno

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL III Período: 5 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL III Período: 5 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL III Período: 5 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA O curso é estruturado de sorte a oferecer uma visão panorâmica dos principais aspectos dos títulos

Leia mais

Direito do Petróleo e Gás

Direito do Petróleo e Gás Workshop Direito do Petróleo e Gás Contexto As atividades de Exploração e Produção de petróleo são relevantes para o desenvolvimento de qualquer economia. No cenário brasileiro atual, essas atividades

Leia mais

Projeto de Trabalho de Graduação 2

Projeto de Trabalho de Graduação 2 Projeto de Trabalho de Graduação 2 Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva 1 Agenda Plágio Proteção dos Direitos Autorais A Lei Brasileira 2 Plágio Plágio é a apropriação indevida de ideais ou textos de

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Legislação Social e Direito do Trabalho ADM 066.

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Legislação Social e Direito do Trabalho ADM 066. Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Direito Processual Penal I Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Público Área: Direito Penal e Processo Penal PLANO DE ENSINO EMENTA Direito

Leia mais

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT. Coordenadoria de Projetos e Inovação. Marcelo Gomes Cardoso

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT. Coordenadoria de Projetos e Inovação. Marcelo Gomes Cardoso Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Coordenadoria de Projetos e Inovação Marcelo Gomes Cardoso Maio / 2013 Coordenadoria de Projetos e Inovação A Coordenadoria de Projetos e Inovação é um órgão suplementar

Leia mais

Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Público Área: Direito Penal e Processo Penal PLANO DE ENSINO

Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Público Área: Direito Penal e Processo Penal PLANO DE ENSINO Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Direito Penal II Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Público Área: Direito Penal e Processo Penal PLANO DE ENSINO EMENTA A prática do crime

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 3

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 3 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 3 Índice 1. Direito Civil - Continuação...3 1.1. Fatos e Atos Jurídicos... 3 1.2. Direito de Propriedade... 3 1.2.1. Propriedade intelectual... 4 1.2.2. Propriedade

Leia mais

Plano de Ensino. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Direito Processual Tributário - TVI UN Noturno Jose Hable.

Plano de Ensino. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Direito Processual Tributário - TVI UN Noturno Jose Hable. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Direito Processual Tributário - TVI UN Noturno Jose Hable Ementa Conceito de processo e procedimento; processo administrativo tributário e processo

Leia mais

Prioridades do Registro

Prioridades do Registro Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Propriedade industrial / Aula 03 Professor: Marcelo Tavares Conteúdo: Marcas (cont.), Desenho Industrial (início). continuação de Marcas Quanto a forma de apresentação:

Leia mais

XXIII CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL

XXIII CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL XXIII CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1º SEMESTRE DE 2015 SÃO PAULO Objetivo Apresentar conceitos e o procedimento administrativo inerente à Propriedade Industrial.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Responsabilidade Civil em Acidente de Trabalho Código: DV 101

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Responsabilidade Civil em Acidente de Trabalho Código: DV 101 PLANO DE ENSINO Disciplina: Responsabilidade Civil em Acidente de Trabalho Código: DV 101 Pré-requisito: Carga horária: 30 (trinta) horas aula Créditos: 2 (dois) Natureza: semestral Docente: EMENTA Proteção

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Técnico

Leia mais

CURSO DE INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INTELECUAL REPITTec

CURSO DE INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INTELECUAL REPITTec CURSO DE INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INTELECUAL REPITTec Período: 09 a 13 de Julho de 2012 Local: UNEB: Universidade Estadual da Bahia Endereço: Rua Silveira Martins, 2555 Cabula. Salvador - BA I. OBJETIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. EMENTA (Síntese do Conteúdo) OBJETIVOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. EMENTA (Síntese do Conteúdo) OBJETIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Código: EASD026 Pág/Pág: 01/05 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/1 DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL II PROFESSOR: SERGIO ROBERTO LEAL DOS SANTOS TURMA: 4º

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: DIREITO TRIBUTÁRIO Código: CTB-262 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

DIREITOS AUTORAIS EM ESPAÇOS DIGITAIS. Guilherme Carboni

DIREITOS AUTORAIS EM ESPAÇOS DIGITAIS. Guilherme Carboni DIREITOS AUTORAIS EM ESPAÇOS DIGITAIS Guilherme Carboni I. CRIAÇÕES INTELECTUAIS PROTEGIDAS PELA PROPRIEDADE INTELECTUAL Campo da Técnica Campo da Técnica Campo Estético Campo Estético Propriedade Industrial

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

PLANO DE ENSINO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO INTERNACIONAL Código

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Apresentar ao estudante a estruturação pessoal, patrimonial e social da família e a diversidade de sua disciplina jurídica.

2. OBJETIVO GERAL Apresentar ao estudante a estruturação pessoal, patrimonial e social da família e a diversidade de sua disciplina jurídica. DISCIPLINA: Direito de Família SEMESTRE DE ESTUDO: 7º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR138 1. EMENTA: O Direito de Família. Evolução do conceito de família. A constitucionalização

Leia mais

Associação Jataiense de Educação Faculdade de Administração PLANO DE ENSINO

Associação Jataiense de Educação Faculdade de Administração PLANO DE ENSINO EMENTA 1. Noções e princípios fundamentais de Direito Ambiental. 2. Tutela constitucional do meio ambiente. 3. Competências ambientais. 4. Política Nacional do Meio Ambiente. 5. Política Nacional de Recursos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: DIREITO TRIBUTÁRIO Código: CTB-262 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais