PARTICIPAÇÃO SOCIAL - BASE PARA AÇÃO COLETIVA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTICIPAÇÃO SOCIAL - BASE PARA AÇÃO COLETIVA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL"

Transcrição

1 PARTICIPAÇÃO SOCIAL - BASE PARA AÇÃO COLETIVA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL OLSEN, Célia Maria Valério UnC celiaolsen@yahoo.com.br BALDIN, Nelma Univille nelma@univille.br Eixo Temático: Cultura, Currículo e Saberes Agência Financiadora: FUMDES (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior) Resumo O artigo trata de uma análise socioambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) da subbacia do rio dos Bugres, no município de Rio Negrinho (SC). Em vista da sua localização geográfica, essa APA representa a futura fonte de captação de água para abastecimento público. O objetivo geral centrou-se em elaborar um quadro-perfil socioambiental da APA Rio dos Bugres para inclusão no plano de gestão municipal, com vistas à promoção da Educação Ambiental e Sanitária para a preservação do recurso hídrico. A pesquisa envolveu vinte representantes de famílias moradoras da APA e três representantes de Instituições relacionadas ao meio ambiente do Município. Metodologicamente, o estudo desenvolveu-se na linha da Pesquisa Qualitativa e foram aplicadas entrevistas semi estruturadas à população envolvida. Foi efetuado um levantamento da situação da APA, a caracterização geográfica, socioambiental e econômica da região e de seus habitantes. Constatou-se a necessidade de ações da Educação Ambiental para levar noções de como proceder ecologicamente correto na infraestrutura das propriedades situadas na área da APA. Palavras chaves: Educação Ambiental. Área de Proteção Ambiental. Recurso Hídrico. Introdução O crescimento da degradação ambiental vem provocando um aumento do universo de exigências por medidas capazes de assegurar a qualidade de vida das pessoas. Essas exigências ecoam com maior grau de intensidade em um regime de governo democrático, em que se pressupõem que as decisões políticas sejam tomadas mediante a participação da população, direta ou indiretamente. Participação política exige o alcance de certo nível de

2 822 consciência crítica da sociedade quanto à importância da cidadania para a integração social nos processos decisórios. A ausência desse nível de consciência impede um efetivo enfrentamento dos problemas relativos à uma sociedade (CABRAL NETO; MACEDO FILHO, 2010). De acordo com Carvalho (2004), a visão socioambiental é orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar na qual o meio ambiente não é sinônimo de natureza intocada, mas é um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica dos processos vitais. E todos esses termos se modificam dinâmica e mutuamente. A sustentabilidade permite pensar além dos efeitos da degradação ambiental e analisar os conflitos socioambientais sob a perspectiva política. A sustentabilidade só se concretiza por meio de um conjunto de ações que avancem em políticas públicas integradas efetivando a implementação de políticas socioambientais. A criação de áreas protegidas tem sido uma maneira bastante difundida para mitigar a degradação de habitats e de preservar as espécies. Apesar do esforço de ecólogos e conservacionistas em propor atributos espaciais adequados para as reservas, a criação de áreas protegidas não tem garantido a sobrevivência das espécies nem a manutenção dos recursos naturais. Os fatores econômicos, culturais e políticos têm sido mais decisivos para a implantação de reservas do que os princípios ecológicos. A comunidade científica tem sugerido, então, uma abordagem ecológica mais holística sobre a conservação dos ecossistemas. Isto se deve ao reconhecimento de que, além de recursos de valor econômico e da biodiversidade, os ecossistemas oferecem múltiplos serviços (ROCHA et al., 2006). De acordo com Primack e Rodrigues (2001), no Brasil, enquanto a criação de uma APA é imposta aos moradores de uma região, causando apreensão em relação à manutenção de seu modo de vida, em outros países os moradores participam dessa discussão. Por isto, entende-se que o envolvimento da população local é o elemento principal nas estratégias de manejo de conservação. Para tanto, faz-se necessária a busca de subsídios para promover o envolvimento comunitário no manejo das APAs (Área de Preservação Ambiental) que é de fundamental importância para a adoção de critérios disciplinadores eficientes. Este fator é importante, como também é importante a promoção da Educação Ambiental na busca da sensibilização da comunidade à percepção dos problemas, reconhecendo-lhes a perspectiva técnico-científica como proposição de soluções. Iniciativas, essas, a serem tomadas a partir de estudos das questões socioambientais.

3 823 No Brasil, as Unidades de Conservação (UCs) são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por meio do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). De acordo com Primack e Rodrigues (2001, p. 201) uma vez que a área esteja sob proteção, devem ser tomadas decisões quanto ao grau de interferência humana que será permitido naquele local. A Lei nº de 18 de julho de 2000 instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC), estabelecendo critérios e normas para a criação, implantação e gestão de Unidades de Conservação sendo este que as define no artigo 2º, inciso I: Unidade de conservação é um] Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção (BRASIL, 2000). A mesma Lei, no seu artigo 7 o, divide as UCs em dois grupos: Unidades de Proteção Integral; e Unidades de Uso Sustentável. De acordo com o artigo 8º desta mesma Lei, as UC de Proteção Integral compreendem: as Estações Ecológicas; as Reservas Biológicas; Parques Nacionais; Monumentos Naturais e Refúgios de Vida Silvestre. E, ainda, no seu artigo 14, essa Lei estabelece que pertencem ao grupo das Unidades de Uso Sustentável: Áreas de Proteção Ambiental (APAs); Áreas de Relevante Interesse Ecológico; Florestas Nacionais; Reservas Extrativistas; Reservas de Fauna; Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Reservas Particular do Patrimônio Natural. Neste sentido, as atividades econômicas podem ocorrer numa APA desde que essas não comprometam a conservação e a proteção ambiental, principalmente no que se refere à subsistência da população que ali já habitava, antes da sua criação. A APA, como Unidade de Conservação de Uso Sustentável, visa conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação ambiental. De acordo com Layrargues (2002), a educação para a gestão ambiental vem ganhando destaque entre os educadores, pois o Levantamento Nacional de Projetos de Educação Ambiental realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 1997, apontou que 50,2 % dos programas ali analisados adotam a elaboração de projetos de participação comunitária como método utilizado.

4 824 A gestão ambiental, numa APA, pode representar um processo de ampliação do espaço político voltado para as transformações sociais na busca da sustentabilidade ambiental. Entretanto, a sustentabilidade só será possível se pautada numa nova relação entre a sociedade e a natureza, que dependerá da mobilização da sociedade civil na conquista da ampliação dos esforços da participação na gestão ambiental nas suas diferentes escalas. É desta forma que a Educação Ambiental crítica, voltada para a cidadania ativa e planetária, poderá contribuir para a gestão de relações sustentáveis entre sociedade e natureza, uma vez que nessa concepção de Educação Ambiental está intrínseca a conquista de espaços de participação e mobilização, nas diferentes esferas de gestão (GUIMARÃES, 2006). Em uma Unidade de Conservação é fundamental que a Educação Ambiental, além das suas consagradas formas de atuar com as escolas e associações do entorno, seja também internalizada como constitutiva da própria gestão, nos conselhos, tornando-se elemento formativo permanente e se vinculando ao conjunto das ações planejadas, potencializando aquilo que lhe é específico (LOUREIRO; CUNHA, 2008 apud LOUREIRO, 2010). Nesse contexto, a elaboração de um diagnóstico socioambiental de uma bacia hidrográfica permite conhecer e compreender as potencialidades e as fragilidades da região. O diagnóstico poderá contribuir para reverter a degradação ambiental, recuperar, proteger e conservar o meio ambiente, levar a comunidade a assumir suas responsabilidades e também de cobrar seus direitos como cidadãos. Foi nesse intuito que a pesquisa referência para este artigo foi desenvolvida tendo, como objetivo, elaborar uma avaliação socioambiental da APA Rio dos Bugres para inclusão no plano de gestão municipal, com vistas à promoção da Educação Ambiental e Sanitária para a preservação do recurso hídrico. A pesquisa desenvolveu-se na APA da sub-bacia do rio dos Bugres, no Município de Rio Negrinho, na região norte de Santa Catarina. O Município de Rio Negrinho, juntamente com os Municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul e Corupá é um dos componentes do Consórcio Ambiental Quiriri CAQ (Figura 1), que visa desenvolver, na área, práticas educativas para a proteção do ambiente de forma integrada. O Programa de Unidades de Conservação do CAQ abarca cinco APAs, dentre essas, a APA Rio dos Bugres. O rio dos Bugres corre pelo território do Município de Rio Negrinho com uma extensão de 29 Km, sendo, esse rio, afluente do rio Negrinho que é parte da Bacia Hidrográfica do Alto Vale do Rio Negro (que faz a divisa entre os Estados do Paraná e Santa Catarina). A APA Rio dos Bugres equivale a 81,84 km 2 com um perímetro de 55,34 km,

5 825 sendo que esta ocupa 9,42% da área total do Município de Rio Negrinho, entre as latitudes de 26º 15 e 26º 26 Sul e as longitudes 49º 29 e 49º 34 Oeste. Metodologia O estudo, uma pesquisa de formato qualitativa, foi fundamentado com o respaldo teórico da fenomenologia, a filosofia por excelência de Husserl (2000). Conforme Minayo (2000, p. 55), a pesquisa qualitativa quando fundamentada na fenomenologia percebe que os atos sociais envolvem uma propriedade que não está presente nos outros setores do universo abarcado pelas ciências naturais: o Significado. Nesse encaminhamento metodológico de pesquisa, o trabalho de campo constitui-se numa etapa essencial. Conforme Deslandes; Gomes e Minayo (2008), o trabalho de campo permite a aproximação do pesquisador com a realidade, estabelecendo uma interação para a construção do conhecimento empírico no desenvolvimento da pesquisa social. Nesse sentido, relaciona-se esse contexto teórico com o contexto social, cultural e ambiental da área da APA onde a pesquisa foi executada. Figura 1 Mapa de Santa Catarina destaque para os Municípios que formam o Consórcio Ambiental Quiriri (CAQ). Fonte: Adaptado de Prefeitura Municipal de Rio Negrinho (2010, p. 05). Legenda: Cor marrom: Município de Rio Negrinho.

6 826 Os procedimentos metodológicos adotados para a execução da pesquisa respeitaram etapas fundamentais da pesquisa qualitativa fenomenológica: preparação dos instrumentos da pesquisa; o estudo da área pesquisada; a seleção e a definição dos atores sociais da pesquisa (a população-alvo entrevistada). Além, ainda, do levantamento das categorias de análises (prévias) que se centraram em pontos essenciais para a existência da vida ambiental na APA, tais como: florestas nativas e florestas ciliares; agricultura; criação de animais; água; resíduos; ecoturismo; piscicultura e reflorestamento. Destaca-se, entre os procedimentos metodológicos: a execução de entrevistas por meio de um roteiro de questões previamente elaborado que foi aplicado aos representantes das 20 famílias residentes na APA selecionadas de acordo com os critérios de inclusão definidos para o estudo, tais como residir ou possuir propriedade há mais de 10 anos na área da APA; ser maior de idade e responsável pela família; desenvolver suas atividades econômicas de agricultura, criação de animais ou utilizar a água do rio. Um outro roteiro de questões de caráter específico que será aplicado, em uma segunda etapa da pesquisa ainda a ser executada, aos representantes das três Instituições relacionadas ao meio ambiente no Município de Rio Negrinho: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA; Serviço Municipal de Água e Esgoto SAMAE; e Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. Após a realização das entrevistas com os moradores da APA, os dados e informações documentais colhidos foram analisados com base nos fundamentos do referencial teórico do estudo, sustentado na fenomenologia. Nesse encaminhamento, os dados e informações coletadas foram cruzadas com vistas à possibilidade de serem referendadas (ou não) as categorias de análise definidas a priori. Resultados e Discussões O campo onde a pesquisa foi aplicada, no caso junto aos moradores da área da APA Rio dos Bugres que abrange tanto parte da área urbana como parte da área rural do Município de Rio Negrinho, apresenta problemas ambientais desde a nascente do rio e em toda a extensão do curso do rio (rio dos Bugres). A ausência de vegetação ciliar que protege o rio e a prática, constantes, de atividades impactantes sobre o meio ambiente, tais como: agricultura; pecuária; reflorestamentos de pinus spp.; piscicultura, lançamento de resíduos sobre o rio e destinação incorreta de resíduos gerados pelas atividades econômicas, representam sérias ameaças à saúde ambiental da APA.

7 827 Os fatores socioeconômicos que influenciam no desenvolvimento da comunidade como a predominância das atividades agropecuárias nas propriedades situadas na APA vêm gerando impactos ambientais que demonstram a necessidade, urgente, de programas e políticas voltadas ao pequeno produtor para mitigar as agressões que são cotidianamente provocadas no meio ambiente. A Área de Proteção Ambiental é uma Unidade de Conservação de uso sustentável e deve garantir, à população local, o direito de produzir o seu sustento com respeito e responsabilidade pela sua conservação. Para subsidiar programas de Educação Ambiental voltados às comunidades instaladas residentes na APA Rio dos Bugres com vistas à conscientizá-los à grave situação de crise ambiental que a APA vem apresentando, constatou-se da necessidade de ações especificas para levar, aos moradores, noções educativas ambientais. Buscando dar-lhes noções de como proceder ecologicamente correto quanto à infra-estrutura das propriedades, principalmente no que se refere à destinação dos resíduos gerados pelas atividades de renda. O estudo demonstrou que ações de saneamento ambiental são emergenciais na APA, principalmente no que se refere ao saneamento básico e, mais especificamente, ao sistema de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de resíduos. Além disto, percebeu-se ainda que devem ser praticadas ações de orientação à população para que a mesma se preocupe e passe a adotar hábitos e procedimentos corretos com relação ao destino e à manipulação dos resíduos sólidos. Durante a execução da pesquisa observou-se que muitos moradores não distinguem a principal diferença entre a coleta convencional e a coleta de lixo seletiva nem se preocupando com essas questões e, além disto, muitas famílias não dão destinação correta aos resíduos gerados na sua propriedade. A maioria dos entrevistados, cerca de 80%, reconhece a poluição como o principal problema na APA devido à presença de resíduos sólidos, fato este que perceberam com a enchente ali ocorrida em abril/2010 e que provocou muitos prejuízos financeiros danificando os patrimônios dos moradores. Esse fato evidencia, portanto, a necessidade de ações emergenciais para o enfrentamento das inundações. A atividade de piscicultura desenvolvida em algumas das propriedades com práticas de pesque-pague não apresenta infra-estrutura adequada para receber os visitantes de forma a mitigar os impactos ambientais pela produção de resíduos. Ainda, não há infra-estrutura para evitar a interferência - direta - da atividade da piscicultura sobre o ecossistema aquático local. Essa atividade também é observada na questão do aproveitamento dos dejetos dos animais, como o adubo. Este fato é relatado, pelos moradores, como sendo, este, um simples

8 828 hábito de reaproveitamento, pois durante a execução da pesquisa nenhum criador entrevistado se referiu à contaminação da água do rio ou relacionou seu procedimento de coletar e reaproveitar dejetos ao longo do rio com a proteção do meio ambiente. Notou-se, pelos depoimentos dos entrevistados, que há a necessidade de implantar-se, na APA, propostas de atuação que enfatizem formas de tratamento e disposição dos resíduos gerados pela criação de animais. Ainda, observou-se que é importante que haja orientação, aos moradores, sobre a manipulação de agroquímicos para evitar a contaminação dos agricultores e do meio ambiente. As posturas indevidas adotadas pelos moradores da APA (área rural) frente aos animais silvestres tais como oferecer-lhes restos de alimento e, assim, buscar atrair-lhes, principalmente os pássaros, para as proximidades das suas residências são consideradas, por esses moradores, como atitudes ecologicamente corretas. Esses moradores demonstraram, ainda, a satisfação em conviver com os bichos mas, também, mostraram ter o desconhecimento dos efeitos desse comportamento sobre a vida da fauna. Oferecer alimento (sobras de comida) para os animais nativos é motivo de orgulho para os moradores da APA o que significa, de fato, uma demonstração de desconhecimento de causa, porque essas pessoas ao manifestarem interesse em manter os bichos vizinhos às suas casas não demonstraram preocupação quanto à preservação das florestas para manter os animais no seu habitat natural. Percebeu-se, ainda, que há falta de informação sobre a fauna e a flora local para o manejo das espécies o que maximizaria as chances de manter a biodiversidade da área protegida. Numa contraposição entre os interesses dos moradores da área rural, os entrevistados que vivem na área urbana demonstraram mais otimismo com relação às questões de saneamento que os da área rural. Na área urbana enfatizaram a construção da rede de esgoto que está em fase de implantação, enquanto que os habitantes da área rural queixaram-se da total ausência de saneamento. Os entrevistados (da área urbana e da área rural) mais orientação e fiscalização de parte do poder público e, principalmente, esperam orientações de Educação Ambiental. De fato, o estudo nos demonstrou que não se encontrou um ato fenomenológico que permitisse a análise da relação do poder público com os habitantes da APA (área rural e área urbana), pois não existem propostas oficiais de Educação Ambiental e Sanitária específicas para a APA Rio dos Bugres e tampouco ocorrem ações ambientais dos moradores. O que existe na realidade, nessa questão, é um programa às populações das entidades sociais em

9 829 parceria com as escolas públicas da rede municipal e relacionado à instalação da rede de esgoto sanitário, mas apenas para a área urbana. Ficou claro que para os moradores dessa área os aspectos econômicos se sobrepõem aos ambientais. Em suas falas, os entrevistados enfatizaram mais as questões financeiras e demonstram pouca preocupação com os impactos que a atividade de renda possa gerar ao meio ambiente. Considerações Finais O objetivo geral da pesquisa, de fato, foi alcançado à medida que foram sendo obtidas as informações referentes aos fatores socioambientais que interferem nas decisões da população local, e relacionadas aos recursos hídricos. Os resultados do estudo permitiram a elaboração de um levantamento socioeconômico da região, bem como possibilitaram uma análise do comportamento da população local, seus procedimentos e atitudes perante a conservação do meio ambiente, os quais permitiram diagnosticar a necessidade de ações por parte do poder público municipal, voltadas, essas ações, para o benefício da APA. A metodologia da pesquisa qualitativa, sustentada na fenomenologia, mostrou-se apropriada para a realização do estudo pois os depoimentos advindos das entrevistas forneceram dados e informações que possibilitaram a compreensão do fenômeno em si, baseada, essa compreensão, na percepção dos sujeitos e suas interações com o meio social e ambiental. A análise e a interpretação dos relatos dos entrevistados demonstraram que há pouco conhecimento dessas populações quanto à uma Unidade de Conservação, tendo em vista que esta é entranhada na paisagem local. Ainda, esses moradores deixaram vir à tona posturas e entendimentos indevidos frente às questões ambientais. Quanto aos objetivos específicos, esses foram atingidos à medida que foram sendo levantadas as atividades econômicas em desenvolvimento na região, bem como pontuaram-se as possibilidades de impacto ambiental que essas atividades possam gerar. Os resultados da pesquisa demonstraram que o cultivo de plantas exóticas apresentou-se como um fator de forte influência socioambiental na APA, ação essa, que exige monitoramento quanto ao manejo correto nas plantações. E observou-se, também outras ações: a criação de animais próxima às margens do rio dos Bugres, permitindo-lhes assim o acesso à água para dessedentação; a ausência de vegetação ciliar; o pisoteio e o esterco dos animais como ações

10 830 intervenientes nas margens do rio. Ações cotidianas, essas, e que associadas à falta de informação dos criadores podem levar ao comprometimento da qualidade da água no futuro. Entre os benefícios que os resultados desta pesquisa poderão reverter para a comunidade, podem-se citar as sugestões decorrentes dos resultados da pesquisa, tais como: a melhoria na infraestrutura das propriedades por meio de Programas de Educação Ambiental e Sanitária aplicados pelo poder público à comunidade local. Com isto, visa-se evitar os impactos ambientais causados pelos resíduos gerados pelas atividades agropecuárias desenvolvidas nas propriedades; a implantação de políticas públicas voltadas para o pequeno produtor rural com vistas à sustentabilidade; investimentos públicos na conservação das estradas e recuperação das áreas onde a mata ciliar se encontra em processo de degradação. Enfatiza-se, ainda, que a elaboração do plano de manejo da APA, ainda em discussão entre a população, o poder administrativo público e o ministério público é de fundamental importância. O estudo demonstrou que além da necessidade de acontecer esse plano, o mesmo deverá priorizar as atividades socioeconômicas desenvolvidas na área e, ainda, deverá definir ações que envolvam a participação da população local para que haja, de fato, sensibilização e mudanças comportamentais em relação ao meio. Percebeu-se que o poder público deverá estimular a elaboração de programas agroflorestais que aproximem o cenário atual do cenário ideal para a região. Neste sentido, a sistematização e a disponibilização dos dados e dos resultados obtidos nessa pesquisa podem subsidiar o plano de manejo a ser elaborado, visando à mitigação dos impactos sobre a qualidade da água do rio dos Bugres. Rio, este, que é visto como a futura fonte de água para o abastecimento público da localidade. A Educação Ambiental crítica voltada para a formação da cidadania é potencialmente um instrumento de gestão para superar os problemas ambientais (LOUREIRO, 2010). Assim, esta educação vincula-se à prática social, contextualiza-se com a realidade socioambiental e possibilita mudanças de comportamentos individuais. Mudanças que podem resultar na transformação da realidade social. Neste sentido, uma proposta educativa que venha a ser aplicada junto à comunidade e que seja encaminhada ao poder público municipal com vistas à promoção da Educação Ambiental e Sanitária deve considerar todos os aspectos e mobilizar a participação da sociedade nas diferentes escalas de gestão. Este processo possibilitará a intervenção dos atores sociais em relação à realidade socioambiental e, assim, buscar aproximar-se da sustentabilidade da região.

11 831 É preciso romper com a idéia de que as responsabilidades dependem somente da ação governamental e que os habitantes devem esperar e aceitar as decisões do poder público. Nesse encaminhamento, levar um conhecimento aprofundado da cadeia de relações entre os moradores e o meio ambiente para que elas possam detectar-se como fonte e causa dos problemas e direcionar essas atitudes para as possíveis soluções, mostra-se como um fator incentivador às populações. E esta pesquisa demonstrou a necessidade de estimular a consciência ambiental dos moradores da APA Rio dos Bugres, no sentido de levar-lhes a compreensão e a ação, bem como a adoção de práticas ambientais éticas e solidárias a partir de mudanças de hábitos cotidianos. Atos, que poderão reverter-se em bons resultados para a própria sociedade e em especial para o meio ambiente. Para levar-se a efeito uma proposta educativa como esta que aqui se alinhava, primeiramente, faz-se necessária uma intensa interação entre o poder público e a população local para potencializar o desenvolvimento de práticas preventivas no plano ambiental. Decorrente dessa interação, deve-se promover, na localidade, o fortalecimento das organizações sociais e comunitárias relacionadas ao meio ambiente, além, ainda, da informação e da capacitação dos recursos humanos para a construção de instituições pautadas na perspectiva da sustentabilidade local e regional. As metas propostas para a promoção da Educação Ambiental consistem em incentivar a comunidade a refletir sobre o seu papel de agente transformador nas questões ambientais, estimulando-a a refletir sobre seu comportamento frente às questões ambientais, na perspectiva de melhoria da qualidade de vida. Como atividades prioritárias a serem executadas como decorrência da Educação Ambiental, priorizam-se, para os habitantes da APA, as seguintes ações: esclarecimento à comunidade sobre a importância de uma área de bacia hidrográfica como uma Unidade de Conservação; divulgação local do diagnóstico obtido com a realização da pesquisa na perspectiva de ações da gestão ambiental por parte do governo municipal, destacando as potencialidades e as fragilidades da região para que os moradores da APA conheçam a realidade do cenário onde vivem; mobilização da comunidade para ações individuais e coletivas visando a conservação dos ecossistemas. Nesse encaminhamento, por meio deste estudo percebeu-se que a abordagem da Educação Ambiental, aos habitantes da APA em estudo poderá ocorrer sob duas modalidades: a formal, desenvolvida nas escolas da região, e a não-formal, envolvendo diretamente a comunidade local.

12 832 O quadro 1 apresenta um esboço de uma proposta de ações educativas na modalidade da Educação Ambiental não-formal e que foi elaborada para ser desenvolvida junto a comunidade residente na APA Rio dos Bugres, e a ser entregue ao poder público municipal de Rio Negrinho. Sugere-se, ainda, que haja o envolvimento das demais entidades sociais relacionadas ao meio ambiente e instituições de ensino, para os quais propõe-se ações direcionadas a despertar a população para a responsabilidade, mobilização e sensibilização. Consequentemente, com a aplicação dessas ações de sensibilização e Educação Ambiental espera-se que os habitantes da APA passem a adotar posturas adequadas à conservação do meio ambiente da localidade. Quadro 1 Proposta de ações educativas a serem aplicadas na APA do Rio dos Bugres Rio Negrinho- SC AÇÕES TEMÁTICA RESPONSABILIDADE ÓRGÃO Cronograma EDUCATIVA SOCIOAMBIENTAL DA COMUNIDADE EXECUTOR -Palestras -Unidades de Recuperação da paisagem -Secretaria (datas a serem -Trilhas Conservação natural e postura Municipal de determinadas interpretativas -Floresta Ombrófila ecologicamente corretas. Educação; em acordo com Mista -Secretaria a disponibilidade -Corredores Ecológicos Municipal de dos -Fauna regional Planejamento e Meio Ambiente. Palestrantes) Cursos técnicos Oficinas comunitárias Formação agentes comunitários de -Piscicultura -Silvicultura -Pecuária -Turismo rural -Horta orgânica -Compostagem -Doces artesanais e comidas típicas -Artesanato com reutilização de materiais. -Saneamento ambiental: -tratamento de efluentes (biorremediação, fitorremediação) -recuperação da vegetação ciliar Adequação da estrutura das propriedades e qualificação dos profissionais Complementação da renda familiar e consumo sustentável Melhoria na infraestrutura das residências. -Secretaria Municipal de Agricultura; -Secretaria Municipal de Infraestrutura -Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Comunitário; -Secretaria Municipal de Planejamen-to e Meio Ambiente. -Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente; -Secretaria Municipal de Infraestrutura (datas a serem fixadas em acordo com a disponibilidade dos profissionais) Setembro e outubro (período em que ocorre as campanhas para a decoração natalina da cidade ( Natal Encantado ) Março e abril

13 833 Cartilhas -Resíduos Sólidos Adoção de hábitos para a -Secretaria do Maio e Junho informativas, gerados na propriedade. destinação correta e coleta Planeja-mento (Semana do folderes, meios seletiva. e Meio meio de comunicação Ambiente; Ambiente) (rádio). - Secretaria Municipal de Educação Coletânea de -Transformações Valorização do espaço -Secretaria Abril histórias ocorridas na APA natural. Municipal de (Aniversário do contadas pelos devido à ocupação Educação Município) moradores e humana elaboração de peças teatrais a serem apresentadas à comunidade. Fonte: Quadro elaborado pelas pesquisadoras a partir dos resultados da pesquisa executada na região. REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº 9795 de Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, Diário Oficial da União, 28 abr Regulamentada pelo decreto nº 4.281, de 25 de junho de Disponível em: < Acesso em: 05 maio Lei nº 9985 de 18 de julho de Regulamenta o art. 225, 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Diário Oficial da União, 19 jul Disponível em: < Acesso em: 15 abr CABRAL NETO, Antonio; MACEDO FILHO, Francisco Dutra. O estado e o dever de proteção ao meio ambiente: a importância da participação social na formulação, execução e avaliação de políticas ambientais. In: CABRAL NETO, Antônio; MACEDO FILHO, Francisco Dutra; BATISTA, Maria do Socorro. Educação Ambiental: caminhos, debates políticos e práticas escolares. Brasília: Líber Livro, CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 1.ed. São Paulo: Cortez, CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução nº 10 de 14 de dezembro de Dispõe sobre Áreas de Proteção Ambiental. Diário oficial da União, 11 ago Disponível em: < Acesso em: 15 abr DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27.ed. Petrópolis: Vozes, GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental e a Gestão para a sustentabilidade. In. SANTOS, José Eduardo dos Santos; SATO, Michele. A contribuição da educação ambiental à esperança de pandora. São Carlos: Rima, HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.

14 834 LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação para a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In : LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 3.ed. São Paulo: Cortez, LOUREIRO, Carlos Frederico B. Crítica ao teoricismo e ao praticismo na educação ambiental. In: CABRAL NETO, Antônio; MACEDO FILHO, Francisco Dutra; BATISTA, Maria do Socorro. Educação Ambiental: caminhos, debates políticos e práticas escolares. Brasília: Líber Livro, MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; São Paulo: Hucitec, PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO. Consórcio Ambiental Quiriri- Boletim Técnico Disponível em: < Acesso em: 02 fev PRIMACK, Richard; RODRIGUES, Efraim. Biologia da conservação. Londrina: Planta, ROCHA, Carlos Frederico Duarte et al. Corredores ecológicos e conservação da biodiversidade. In: ROCHA, Carlos Frederico Duarte et al. Biologia da Conservação: essências. São Carlos: Rima, 2006.

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

a Resolução CONAMA nº 422/2010 de 23 de março de 2010, que estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de educação ambiental;

a Resolução CONAMA nº 422/2010 de 23 de março de 2010, que estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de educação ambiental; Portaria Normativa FF/DE N 156/2011 Assunto: Estabelece roteiros para elaboração de Plano Emergencial de Educação Ambiental e de Plano de Ação de Educação Ambiental para as Unidades de Conservação de Proteção

Leia mais

Ação 14- Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos de cursos de água com Classe Especial)

Ação 14- Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos de cursos de água com Classe Especial) 180 SUB-PROGRAMA 7 USO DO SOLO Áreas Protegidas Este Sub-Programa contempla uma única ação, que trata da Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos Pra começo de conversa, um video... NOVO PROGRAMA Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL 2014-2018 3 ELABORAÇÃO DO NOVO

Leia mais

GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA José Fernando (Zéca) Bianca 1. Objetivo Informar agentes de transformação social: instituições representantes do poder público; da sociedade

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

Conselho Gestor APA DA VÁRZEA RIO TIETÊ GTPM

Conselho Gestor APA DA VÁRZEA RIO TIETÊ GTPM Conselho Gestor APA DA VÁRZEA RIO TIETÊ GTPM I.UNIDADE DE CONSERVAÇÃO Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente

Leia mais

ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS

ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS OBJETIVO Esta chamada tem por objetivo financiar projetos relacionados a ações de gestão e avaliação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições Autora: Vânia Maria Nunes dos Santos Outros autores: Marcos Tsutomu Tamai, Erotides Lacerda Choueri

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

Grupo Temático: Áreas de Proteção. Ambiental Natural. Coordenador: Walter Koch. Facilitador: Karla. Relator:Eloísa

Grupo Temático: Áreas de Proteção. Ambiental Natural. Coordenador: Walter Koch. Facilitador: Karla. Relator:Eloísa Grupo Temático: Áreas de Proteção Coordenador: Walter Koch Facilitador: Karla Ass.: Ass.: Ass.: Relator:Eloísa Porto Alegre, 06 e 07 de maio de 2006. No. Grupo Temático 58 Áreas de Proteção Rejeitado Proposta

Leia mais

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS Um programa para integrar objetivos ambientais e sociais na gestão das águas Superintendência de Desenvolvimento da Capital -

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

As Questões Ambientais do Brasil

As Questões Ambientais do Brasil As Questões Ambientais do Brasil Unidades de conservação de proteção integral Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral. As unidades de proteção integral não podem ser habitadas

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL APA SERRA DO LAJEADO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL APA SERRA DO LAJEADO PLANO DE AÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL APA SERRA DO LAJEADO 2014 1 -OBJETIVO GERAL APA Serra do Lajeado foi instituída pela Lei nº 906 de 20 de maio de 1997, está no entorno do Parque Estadual do Lajeado e tem

Leia mais

Líderes da Conservação - Instituto de Desenvolvimento Sustentável

Líderes da Conservação - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Líderes da Conservação - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Considerada uma das mais avançadas do mundo. Sua estrutura começou a ser composta em 1981, a partir da Lei 6.938. Da Política Nacional

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará Capítulo do Livro: Série Integração, Transformação e Desenvolvimento: Áreas Protegidas e Biodiversidade Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro. 2012. Planejamento Turístico para

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE INTRODUÇÃO José Izael Fernandes da Paz UEPB joseizaelpb@hotmail.com Esse trabalho tem um propósito particular pertinente de abrir

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 072-MA

FICHA PROJETO - nº 072-MA FICHA PROJETO - nº 072-MA Mata Atlântica Grande Projeto TÍTULO: Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo da Conservação da Mata Atlântica. 2) MUNICÍPIOS DE

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria do Meio Ambiente Secretaria da Agricultura e Abastecimento Dezembro de 2005 COBERTURA FLORESTAL (Inventário Florestal,

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS Anja Meder Steinbach Bióloga Mestre em Desenvolvimento Regional Fundação Agência de água do Vale do Itajaí Camila Schreiber

Leia mais

Reunião Técnica Plano de Manejo APA Várzea do Tietê

Reunião Técnica Plano de Manejo APA Várzea do Tietê Reunião Técnica Plano de Manejo APA Várzea do Tietê CIESP DISTRITAL OESTE 07/08/2014 Apresentação para Ciesp Oeste - Agosto/2014 Sumário: 1. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS 2. PLANO DEMANEJO

Leia mais

Unidades de Conservação da Natureza

Unidades de Conservação da Natureza Unidades de Conservação da Natureza Emerson A. de Oliveira, MSc., Doutorando em Ciências Florestais/Conservação da Natureza - UFPR Técnico Especializado - DAP/SBF/MMA Rio do Sul - SC Julho, 2009 DEFINIÇÕES

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Programa Águas de Araucária

Mostra de Projetos 2011. Programa Águas de Araucária Mostra de Projetos 2011 Programa Águas de Araucária Mostra Local de: Araucária. Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

EDITAL CONJUNTO SEMECT/FME 001/13 AGENTES AMBIENTAIS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI

EDITAL CONJUNTO SEMECT/FME 001/13 AGENTES AMBIENTAIS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Fundação Municipal de Educação EDITAL CONJUNTO SEMECT/FME 001/13 AGENTES AMBIENTAIS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI APRESENTAÇÃO

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli)

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) 1 REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Águas que determine às empresas concessionárias deste serviço a divulgação em suas

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P.

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do Oeste PR Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Bellon, Cristiane C. Meinerz, Paulo S. R. Oliveira INTRODUÇÃO Nestes

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE JAÚ -SP

ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE JAÚ -SP ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE JAÚ -SP INTRODUÇÃO A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve tanto a sociedade

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG EIXOS E PROGRAMAS EIXO 1 - Uso sustentável dos recursos naturais Programa de fortalecimento do sistema de gestão ambiental Programa de formação e manutenção

Leia mais

Projeto Barro Preto em Ação

Projeto Barro Preto em Ação Projeto Barro Preto em Ação Mirian de Sousa SILVA 1 ; André Luis RIBEIRO 2 ; 1ªTurma de Meio Ambiente 3 1 Professora orientadora do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) Bambuí/Extensão Oliveira-MG. 2

Leia mais

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável Seminário A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável e Mário Augusto Ribas do Nascimento Presidente da EMATER/RS Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência

Leia mais

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA - 2015 HISTÓRICO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE LAGES

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA - 2015 HISTÓRICO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE LAGES EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA - 2015 HISTÓRICO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE LAGES Em setembro 2011 reuniram-se pela primeira vez um grupo formado por representantes de diversas entidades

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Introdução O Programa Municipal de Educação Ambiental estabelece diretrizes, objetivos, potenciais participantes, linhas

Leia mais

CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005

CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005 CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005 EXTREMA EXTREMO SUL DE MINAS. SERRA DA MANTIQUEIRA. 480 KM BH E 100 KM DA CIDADE DE SP. POPULAÇÃO 24.800 HABITANTES. CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA DE 20 ANOS

Leia mais

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009)

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 98, DE 26 DE MARÇO DE 2009 (Publicada no D.O.U em 30/07/2009) Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação,

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves Técnico em Aquicultura Legislação Pesqueira e Ambiental Prof.: Thiago Pereira Alves SNUC Conceito É o conjunto organizado de unidades de conservação protegidas (federais, estaduais, municipais) que, planejado,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Gestão Ambiental campus Angra Missão O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de Gestores Ambientais

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA MINERAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DA MINERAÇÃO Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA MINERAÇÃO II ENCONTRO DE GERENTES DE EXPLORAÇÃO MINERAL Desafios das

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas

Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas Yanina Micaela Sammarco Bióloga, Ms em Engenharia Ambiental Dtnda pela Universidade Autonoma de Madrid-Espanha Consultora do Instituto Pró-Terra Educadora,

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Eixo Temático ET-02-002 - Gestão de Áreas Protegidas RESERVA DE FLORESTA URBANA MATA DO PASSARINHO: EXPERIÊNCIAS DE UMA ÁREA PROTEGIDA EM MEIO URBANO

Eixo Temático ET-02-002 - Gestão de Áreas Protegidas RESERVA DE FLORESTA URBANA MATA DO PASSARINHO: EXPERIÊNCIAS DE UMA ÁREA PROTEGIDA EM MEIO URBANO 148 Eixo Temático ET-02-002 - Gestão de Áreas Protegidas RESERVA DE FLORESTA URBANA MATA DO PASSARINHO: EXPERIÊNCIAS DE UMA ÁREA PROTEGIDA EM MEIO URBANO Wellington Lima Pereira; Cleide Amorim Leite RESUMO

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.374, DE 08 DE ABRIL DE 2003. Publicado no Diário Oficial nº 1.425. Dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental e adota outras providências. O Governador do Estado do Tocantins Faço

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL: AÇÃO TRANSFORMADORA IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública Belo Horizonte Março de 2013 Quem sou eu? A que grupos pertenço? Marcia Faria Westphal Faculdade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PEA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL 1

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PEA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL 1 1 1. APRESENTAÇÃO O presente Termo de Referência visa orientar e fornecer subsídios para a elaboração e conseqüente implantação do Programa de Educação Ambiental (PEA) a ser apresentado à Coordenadoria

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Jonas da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia UNEB DEDC XV jonasnhsilva@hotmail.com jonas.ss@inec.org.br

Leia mais

ICKBio MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

ICKBio MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE ICKBio INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 11, DE 8 DE JUNHO DE 2010 Disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para a formação e funcionamento de Conselhos Consultivos em unidades de conservação federais. O

Leia mais

Gisele Garcia Alarcon, Marta Tresinari Wallauer & Cláudio Henschel de Matos

Gisele Garcia Alarcon, Marta Tresinari Wallauer & Cláudio Henschel de Matos MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO: DESAFIOS PARA O ENVOLVIMENTO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PARQUE Gisele Garcia Alarcon,

Leia mais

Programa de Educação e Valorização da Água

Programa de Educação e Valorização da Água Título do trabalho: Aplicação do Programa de Educação e Valorização da Água nas Escolas de Jaraguá do Sul. Autores: Evelise Maria Garcia Parham Fard Adilson Miotto Currículo resumido dos autores: Evelise

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. "Aproximando Universidade e o Ensino Fundamental na reflexão e prática da temática ambiental."

Mostra de Projetos 2011. Aproximando Universidade e o Ensino Fundamental na reflexão e prática da temática ambiental. Mostra de Projetos 2011 "Aproximando Universidade e o Ensino Fundamental na reflexão e prática da temática ambiental." Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos finalizados. Cidade: Guarapuava

Leia mais

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL O Seminário Sul Brasileiro vem sendo organizado desde 2005, como um evento paralelo a Suinofest, festa gastronômica de derivados da carne suína, por um grupo formado pela UERGS, ACI-E, EMATER e Secretaria

Leia mais

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR FABIA GRAVINA VIEIRA ROCHA Colégio e Faculdade Modelo do Paraná- Curitiba/PR fabiagravina@hotmail.com RESUMO Sensível à necessidade de reflexão sobre as relações dos seres

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 29/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

RELAÇÕES PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO RP COMUNICA DA USC

RELAÇÕES PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO RP COMUNICA DA USC RELAÇÕES PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO RP COMUNICA DA USC Profa. Ma. Jéssica de Cássia Rossi (Universidade Sagrado Coração) Eixo Temático 1 Comunicação Oral Pesquisa

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

O programa é uma parceria entre as Secretarias do Verde e do Meio. Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O programa é uma parceria entre as Secretarias do Verde e do Meio. Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O PAVS surge em 2007, da necessidade de se implementar políticas voltadas para a inclusão de questões ambientais no conjunto das ações de Promoção de Saúde e melhoria da qualidade de vida da população,

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC - SNUC PREVISÃO LEGAL Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e àcoletividade

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO NATURAL NO SUL MERIDIONAL DA SERRA DO ESPINHAÇO

PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO NATURAL NO SUL MERIDIONAL DA SERRA DO ESPINHAÇO PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO NATURAL NO SUL MERIDIONAL DA SERRA DO ESPINHAÇO Ronald Carvalho Guerra Diretor de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Ouro Preto Gerente da APA da Cachoeira das Andorinhas -

Leia mais

Porque é assim que a vida deve ser.

Porque é assim que a vida deve ser. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE A INSTITUIÇÃO A Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, instalada em Curitiba, Paraná, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, recentemente

Leia mais

Política Ambiental das Empresas Eletrobras

Política Ambiental das Empresas Eletrobras Política Ambiental das Empresas Eletrobras Versão 2.0 16/05/2013 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Princípios... 3 3 Diretrizes... 3 3.1 Diretrizes Gerais... 3 3.1.1 Articulação Interna... 3 3.1.2 Articulação

Leia mais

Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá

Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá Eu, ( ) (sigla do partido) me comprometo a promover os itens selecionados abaixo

Leia mais

Compilar, organizar e disponibilizar os resultados das pesquisas científicas sobre a Unidade de Conservação;

Compilar, organizar e disponibilizar os resultados das pesquisas científicas sobre a Unidade de Conservação; 4. PROGRAMAS DE MANEJO 4.1 PROGRAMA DE PESQUISA Objetivo Geral Visa dar suporte, estimular a geração e o aprofundamento dos conhecimentos científicos sobre os aspectos bióticos, abióticos, sócio-econômicos,

Leia mais

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA)

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações: Agenda Água na Escola (SEA); Cartilha de atividades de sensibilização, pesquisa

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Projeto de adequação socioeconômica e ambiental das. rurais. Minas Gerais. Aqui, o trabalho por um mundo mais sustentável já começou.

Projeto de adequação socioeconômica e ambiental das. rurais. Minas Gerais. Aqui, o trabalho por um mundo mais sustentável já começou. Projeto de adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais Minas Gerais. Aqui, o trabalho por um mundo mais sustentável já começou. O projeto O Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental

Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental Programa Agenda 21 A Agenda 21 Global, Global assinada

Leia mais

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

DECRETO Nº 27.343 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013

DECRETO Nº 27.343 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013 DECRETO Nº 27.343 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013 Ementa: Institui o Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife - COMCLIMA e o Grupo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas - GECLIMA e dá outras

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA Nº 04

TERMO DE REFERENCIA Nº 04 TERMO DE REFERENCIA Nº 04 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA APOIO NA ELABORAÇÃO DE PRODUTO REFERENTE À AÇÃO 02 DO PROJETO OBSERVATÓRIO LITORAL SUSTENTÁVEL - INSTITUTO PÓLIS EM PARCERIA COM A PETROBRAS. Perfil:

Leia mais

Estrutura e Metodologia da Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores

Estrutura e Metodologia da Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores Estrutura e Metodologia da Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores Integração do grupo; Sensibilização para os problemas e potencialidades

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Previsão Legal Objetivos Categorias Finalidades Gestão do Sistema Quantitativos Outros Espaços Protegidos Distribuição Espacial Relevância O Brasil possui alguns

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais