LARI Fact sheet Junho de Recentes negociações da Colômbia com as Farc, intermediadas pela Venezuela

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LARI Fact sheet Junho de Recentes negociações da Colômbia com as Farc, intermediadas pela Venezuela"

Transcrição

1 Universidade de Brasília Instituto de Relações Internacionais Programa de Educação Tutorial PET-REL LARI - Laboratório de Análise de Relações Internacionais LARI Fact sheet Junho de 2013 Recentes negociações da Colômbia com as Farc, intermediadas pela Venezuela 1. Objeto de Análise: As recentes negociações de paz entre Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), intermediadas pela Venezuela, gerando um acordo sobre a reforma agrária com o governo. 2. Palavras-chave: FARC, Colômbia, Juan Manuel Santos, reforma agrária, negociações de paz, guerrilha, terrorismo, Venezuela 3. Cronologia: 27 de maio de 1964: Soldados são enviados para reprimir camponeses rebelados no povoado de Marquetália. Esses camponeses fogem para as florestas e a data passa a ser considerada a fundação das FARC. 28 de Março de 1984: Trégua é declarada entre as FARC e o governo de Belisário Betancur. 1986: Partido da União Patriótica (UP), que teria ligações com os rebeldes, elege 14 congressistas 1987: Paramilitares de ultra direita começam perseguição contra membros da UP. Estima-se que 3 mil teriam morrido. 1º de Junho de 1991: Em Caracas, negociações entre as FARC e o governo colombiano são retomadas mais uma vez até junho de de Agosto de 1996: FARC sequestra 60 militares em ataque feito da base das Delícias. Tem início seqüestros em massa. 27 de agosto: Presidente Santos afirma que o governo colombiano começou negociações exploratórias com as FARC a fim de iniciar processo de paz. 1999: Presidente Andrés Pastrana oferece território de km² às FARC em diálogo com o grupo. Fevereiro de 2002: FARC sequestram um congressista colombiano, pondo fim às negociações com o presidente Pastrana. Três dias depois, Ingrid Betancourt, candidata a presidência, é também é sequestrada. Agosto de 2002: Uribe se torna presidente e promete derrotar a organização. O governo ataca base presidencial das FARC, deixando 21 mortos. 2003: FARC derrubam avião e seqüestram três americanos. 2008: São realizadas mundialmente marchas pelo combate as FARC e pela liberdade dos reféns do grupo. Março de 2008: Tropas colombianas invadem Equador, matando Raúl Reyes, número dois das FARC.

2 Maio de 2008: Guerrilha anuncia morte de Manuel Marulanda "Tirofijo, líder histórico da organização. Julho de 2008: Ingrid Betancourt, três americanos e mais 11 reféns são resgatados por tropas colombianas. 2 de Abril de 2012: Últimos 10 militares e policiais seqüestrados são libertos pelas FARC. 27 de agosto de 2012: Presidente Santos afirma que o governo colombiano começou negociações exploratórias com as FARC a fim de iniciar processo de paz. 30 de agosto de 2012: Analistas da BBC Brasil afirmam que inserção política dos membros das FARC e reforma agrária devem ser temas cruciais nas negociações. 04 de setembro de 2012: Timo León Jiménez confirma, em Havana, que as FARC deram inicio ao processo de negociação de paz com o governo. - Santos afirma que as negociações começaram na segunda quinzena de outubro, em Oslo. As conversas depois partirão para Havana. O presidente afirma que as negociações durarão meses, não anos. - União Europeia declara que a negociação é uma janela de oportunidade única para o fim da guerrilha no país - Ex-presidente Uribe afirma que as negociações de paz com as FARC seriam uma bofetada na democracia, afirmando que a única solução plausível seria a submissão do grupo à justiça. 05 de setembro de 2012: Governo colombiano forma equipe que irá negociar com as FARC, formada pro cinco membros, inclusive o ex-presidente colombiano Humberto de la Calle. 06 de setembro de 2012: FARC anuncia dois representantes que negociarão com o governo, afirmando querer incluir também Simón Trinidad, que está detido nos EUA, independentemente da repercussão que a inclusão de Simón trará. O grupo também afirma a necessidade de um cessar-fogo durante as negociações. 07 de setembro: Presidente Santos nega cessar-fogo durante negociações, colocando a situação em segundo plano por alguns meses. Janeiro de 2013: negociações de paz são retomadas em um ritmo mais acelerado, em Havana, por representantes do governo colombiano e das FARC. 26 de Maio de 2013: é anunciado um acordo preliminar sobre reforma agrária, buscando o desenvolvimento econômico e social nas zonas rurais, a fim de solucionar o conflito de mais de 50 anos. 29 de Maio de 2013: presidente colombiano e ex-candidato presidencial venezuelano (Henrique Capriles) gera reações negativas do governo venezuelano e das FARC. 03 de Junho de 2013: Colômbia demonstra interesse em entrar na Organização do Tratado Atlântico-Norte (OTAN), sendo repudiada pelos presidentes latino-americanos, especialmente pelo recentemente empossado na Venezuela, Nicolas Maduro. 08 de Junho de 2013: o Secretariado do Estado Maior Central das FARC declara que o encontro de Santos com Capriles revela um desejo de esvaziar a atmosfera de paz na Colômbia, conquistada pelas recentes negociações intermediadas pela Venezuela.

3 4. Contextualização 4.1 O surgimento e a extensão do conflito - Uma das principais questões que levaram à formação das FARC, em 1964, foi sua caracterização enquanto movimento comunista ligado à reforma agrária, corroborando a sua insurgência. - As FARC são a guerrilha mais antiga da América Latina. Na década de 80, o grupo já chegou a ter aproximadamente combatentes, espalhados por quase todo o país. Hoje, após forte combate do governo, as FARC se encontram apenas nas áreas rurais mais afastadas e tem cerca de combatentes. - No ano de 2000, os EUA criam o Plano Colômbia, com o objetivo de combater o narcotráfico, principalmente de cocaína, na Colômbia. O plano consistiu, então, no armamento das forças colombianas a fim de lutar contra o tráfico. Após mais de dez anos do início do plano, o narcotráfico não foi reduzido, mas as FARC se enfraqueceram. - Há alguns anos, a Venezuela foi acusada de ocultar os guerrilheiros em seu território, impedindo sua captura pelo governo colombiano. Mais recentemente, entretanto, a Venezuela vem tentando se estabelecer como um intermediador do conflito entre o governo da Colômbia e as FARC. 4.2 As negociações de paz - Os acordos preliminares alcançados no dia 26 de maio seriam retomados no dia 11 de junho para procurar alinhar algumas habilitações específicas (como maior participação política do movimento), no entanto, aparentemente após o encontro entre o presidente Santos e o candidato venezuelano Capriles, tal encontro foi cancelado ou adiado. - As últimas negociações de paz, iniciadas ao final de 2012 e retomadas efetivamente mais recentemente, com o apoio da Venezuela, têm obtido resultados mais expressivos, admitidos pelas duas partes (governo colombiano e liderança das FARC). Elas são a esperança de um eventual fim entre o conflito do governo da Colômbia com as FARC. - O que as FARC buscam com o fim do conflito armado com o governo é uma inserção política da organização, significando que o grupo não parará com sua luta e reivindicações, mas passará a fazê-lo no campo político. 5. Repercussões 5.1. Domésticas: - Após as discussões de paz iniciadas em Cuba, as consequências do conflito estão em intensidade inferior diante das mais de 100 mil pessoas que já morreram e outras milhões que foram deslocadas em consequência do conflito de guerrilha mais longo da América Latina. - As negociações de paz entre as Farc e o governo da Colômbia contam com o apoio da sociedade civil do país. Uma pesquisa divulgada pelo jornal El Tiempo apontou que 74,2% dos colombianos respaldam a possibilidade de que o governo Santos inicie um diálogo com as Farc. Mas os comentários nas redes sociais mostram uma polarização da sociedade colombiana frente ao assunto.

4 - Senadores conservadores se mostraram preocupados ontem com o papel da Venezuela. Já o ex-presidente Ernesto Samper elogiou a discrição de Santos durante o processo de início de diálogo com a guerrilha. O Polo Democrático do Trabalho e o grupo Progressista, de esquerda, também apoiaram a medida. - Entre os principais críticos está o ex-presidente Álvaro Uribe que não concorda com os termos para o acordo nem com a participação da Venezuela no processo. Ele disse que as negociações seriam uma bofetada na democracia - A estratégia adotada pelo presidente Santos para as negociações incluiu um processo de diálogo no ano passado, apostando no sucesso das negociações como algo que poderá beneficiá-lo em uma possível tentativa de reeleição em Regionais: - O presidente dos EUA, Barack Obama, respaldou o governo colombiano sobre o processo. - A presidente Dilma Rousseff disse que a notícia é motivo de comemoração na América do Sul e no mundo e expressou o apoio brasileiro ao processo. - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, elogiou o avanço que constituiu essa aproximação. - O presidente venezuelano Hugo Chávez declarou sua intenção de acompanhar o processo. Ele parabenizou os dois lados. - Cuba afirmou que respalda o diálogo e o governo chileno designou o chefe de gabinete da chancelaria, Milenko Shoknic, para acompanhar a negociação. 5.3 Globais: - O analista Christian Voelkel, do Grupo Internacional de Crise, sediado em Bruxelas, comentou do enorme passo que esse acordo representa, retirando qualquer sugestão de legitimidade para o conflito. - A comunidade internacional também se mostrou a favor do processo de paz. A ONU e a União Europeia se manifestaram favoravelmente. Ban Ki Moon ofereceu sua ajuda nas negociações. 6. Cenários: - Em um cenário otimista, uma solução rápida e pacífica seria alcançada, fazendo com que os líderes de negociação tanto do governo colombiano quanto das Farc entrem em um acordo que privilegie os termos da reforma agrária e toquem no ponto da participação política dos guerrilheiros. Nesse caso, haveria inclusive uma expressiva redução nos índices do narcotráfico. O poder bélico da FARC seria diminuído e a intenção de entrada da Colômbia na OTAN seria, de fato, frustrada, dando à região uma conformação ainda mais pacífica e harmoniosa. Em um acordo final, com a narcoguerrilha enfraquecida, a implementação das medidas seriam mais fáceis e favoráveis ao governo e à população, especialmente às vítimas que seriam reparadas com indenizações e restituição de terras. Não haveria anistia dos criminosos e seria criada uma Comissão da Verdade para investigar crimes e desaparecimentos durante os quase 50 anos de conflito. Ao se desmobilizarem, os

5 guerrilheiros não condenados seriam reintegrados à sociedade com apoio do governo. A Colômbia reduziria seus gastos com defesa e segurança e usaria os recursos para se desenvolver economicamente. Além disso, o país receberia mais investimento externo com a estabilização institucional e com o aumento da segurança. - No cenário provável, as negociações, mesmo após percalços e adiamentos, seriam levadas adiante. Os termos do acordo de cunho mais complexo seriam resolvidos mais lentamente e a força das FARC não iria aumentar, não lhes dando um poder de barganha relevante. Mesmo com toda dificuldade, as Farc não abrirão mão dos pontos de habilitações específicas, no que diz respeito a uma participação política, mas o governo não concederá anistia total. Ademais, o processo poderá levar mais de um ano e Santos terá que usar sua habilidade para conversar não só com os guerrilheiros como também com militares e a linha dura conservadora. A reforma agrária conseguida será colocada em prática, sem o uso estrito de violência e "com todo o respeito pela propriedade privada e pela lei", segundo as palavras do principal negociador do governo, Humberto de la Calle. Quanto às questões de crimes ligados ao narcotráfico, tal acordo não conseguiria resolvê-lo totalmente, mas após a instauração da paz no país, o governo teria mais capacidade e recursos para controla-los. - Um cenário pessimista seria o de mais uma frustração das negociações de paz e um eventual fortalecimento das FARC. Com o recente apontamento de que as ações do presidente Juan Manuel Santos demonstraram um desinteresse pela intermediação venezuelana do conflito e sua resolução a curto prazo, é possível que as FARC realizem novas ações paramilitares com um possível suporte do governo de Maduro. As negociações com relação à reforma agrária sofreriam um impasse e as demais relativas a crimes e à situação de participação política dos guerrilheiros seriam adiadas ainda mais. A não resolução acarretaria um possível fortalecimento dos guerrilheiros, cujas fontes de receitas, como o narcotráfico e mais recentemente, a mineração, ainda funcionam bem. Nessa situação, Uribe e conservadores ganhariam respaldo político e Santos, provavelmente, não alcançaria um segundo mandato. Dessa forma, o estilo Uribe de combate às guerrilhas seria instaurado e as relações com vizinhos como a Venezuela e o Equador ficariam abaladas novamente. 6. Links sugeridos: A_TIMELINE.html firmam-acordo-parareforma-agraria, ,0.htm /farc-acusa-presidente-santos-de-esvaziar-atmosfera-de-paz-para-colombia.shtml

FARCs: Origem e ação na Colômbia Com extensão territorial de 1.141.748 quilômetros quadrados, a Colômbia é habitada por aproximadamente 45,7 milhões de pessoas. Esse grande país sul-americano é marcado

Leia mais

Aula 14 - América Latina

Aula 14 - América Latina Aula 14 - América Latina América Latina Principais temas Mudanças políticas Argentina Derrota do peronismo Presença ou influência chinesa Projetos econômicos Colômbia Pacificação Acordo de paz entre o

Leia mais

Annual Thematic Conference and Workshop: Migrant Workers and Migration Brazil July 2010

Annual Thematic Conference and Workshop: Migrant Workers and Migration Brazil July 2010 Annual Thematic Conference and Workshop: Migrant Workers and Migration Brazil 1-51 5 July 2010 Deslocamento forçado e violência anti-sindical como fenômeno regulador no conflito Colombiano Jana Silverman

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar a evolução política da Colômbia e da Venezuela, concluindo sobre os seus reflexos nas questões de

Leia mais

Tradução: Graça Salgueiro

Tradução: Graça Salgueiro Tradução: Graça Salgueiro Ao completar-se os primeiros cem dias das estéreis conversações de paz em Cuba entre o governo colombiano e alguns cabeças das FARC, é pertinente fazer um exame do ocorrido desde

Leia mais

A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO ( )

A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO ( ) Disciplina: Relações Internacionais da América Latina Profº Bruno Rosi Aula 10: A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO (1999-2009) 1. A CRISE DO NEOLIBERALISMO E A ASCENSÃO DA

Leia mais

(Folha de S.Paulo, Disponível em: <https://goo.gl/uuyp62>. Adaptado)

(Folha de S.Paulo, Disponível em: <https://goo.gl/uuyp62>. Adaptado) 65. Leia a notícia a seguir. Marine Le Pen e Emmanuel Macron venceram o primeiro turno das eleições francesas neste domingo [23 de abril], classificando-se para o embate final em 7 de maio. O resultado

Leia mais

Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial. Análise Desenvolvimento / Integração Regional

Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial. Análise Desenvolvimento / Integração Regional Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial Análise Desenvolvimento / Integração Regional Andre Lemos Klausing 10 de novembro de 2006 Brasil 2006: A política externa brasileira

Leia mais

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul Extensão: 17.850.568 km²; Situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich e em sua maior parte no hemisfério Sul; É formada politicamente por 12 países

Leia mais

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO Tumulto em peregrinação mata 717 muçulmanos perto de Meca ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Maduro e Santos definem plano para pôr fim à crise na fronteira Israel defende embaixador indicado para posto

Leia mais

COLÔMBIA AMADURECIMENTO DEMOCRÁTICO

COLÔMBIA AMADURECIMENTO DEMOCRÁTICO 1 COLÔMBIA AMADURECIMENTO DEMOCRÁTICO Ricardo Vélez Rodríguez Coordenador do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Instituto Histórico

Leia mais

Traduçao de Graça Salgueiro

Traduçao de Graça Salgueiro Traduçao de Graça Salgueiro A conferência do comissionado de paz, Sergio Jaramillo, na Universidade de Harvard em Massachussets na semana anterior, deixa muitas luzes para compreender o que na realidade

Leia mais

COLÔMBIA: O ACORDO DE PAZ COM AS FARC E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SEGURANÇA REGIONAL XII CURSO DE EXTENSÃO EM DEFESA NACIONAL 9 ABR 15

COLÔMBIA: O ACORDO DE PAZ COM AS FARC E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SEGURANÇA REGIONAL XII CURSO DE EXTENSÃO EM DEFESA NACIONAL 9 ABR 15 COLÔMBIA: O ACORDO DE PAZ COM AS FARC E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SEGURANÇA REGIONAL XII CURSO DE EXTENSÃO EM DEFESA NACIONAL 9 ABR 15 SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO ANTECEDENTES CONJUNTURA ATUAL PERSPECTIVAS

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia Prof. Marcelo Saraiva Ásia Afeganistão A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final

Leia mais

TOP ATUALIDADES SEMANA 24 A 30 DE MAIO SEMANA 24 A 30 DE MAIO SEMANA 24 A 30 DE MAIO. Barack Obama faz gesto histórico com visita a Hiroshima

TOP ATUALIDADES SEMANA 24 A 30 DE MAIO SEMANA 24 A 30 DE MAIO SEMANA 24 A 30 DE MAIO. Barack Obama faz gesto histórico com visita a Hiroshima TOP ATUALIDADES Petroleiras recorrem ao STF contra revisão do cálculo dos royalties Ultranacionalista entra no governo israelense; EUA e palestinos reagem Farc pedem reforma eleitoral para trocar 'balas

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA HISTÓRIA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA HISTÓRIA 48) A OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma das principais instituições do sistema ONU. Acerca dos problemas globais que envolvem a obesidade e as doenças dela decorrentes, todas as afirmações estão

Leia mais

Melhores Práticas na Gestão do Desempenho

Melhores Práticas na Gestão do Desempenho Melhores Práticas na Gestão do Desempenho Resultados da Pesquisa promovida pela FIDAGH Federação Interamericana de Associações de Gestão Humana Cassio Mattos Leyla Nascimento 15 Países Afiliados Argentina

Leia mais

Equador atrai narcotráfico e crime organizado

Equador atrai narcotráfico e crime organizado Equador atrai narcotráfico e crime organizado Os equatorianos que, durante anos, achavam que estavam imunes à violência relacionada às drogas e ao crime organizado que assola seus vizinhos andinos, começam

Leia mais

Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global

Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global . 1º trimestre GEOGRAFIA Data: 02/2019 Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª. Débora Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global 26 janeiro

Leia mais

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE ORIGEM DO MERCOSUL P. 30 e 31 Os blocos econômicos promovem uma maior integração econômica, social e cultural entre as

Leia mais

Informativo Mensal nº 3. Novembro/2013

Informativo Mensal nº 3. Novembro/2013 Informativo Mensal nº 3 Novembro/2013 ÁSIA/LESTE EUROPEU PAQUISTÃO: DESORDEM DENTRO DO TALIBÃ PAQUISTANÊS Desde o mês de outubro, quando o líder do grupo Talibã paquistanês, Mehsud Hakimullah, foi morto

Leia mais

Conflicto colombiano, geopolítica y defensa nacional Salgueiro

Conflicto colombiano, geopolítica y defensa nacional Salgueiro Conflicto colombiano, geopolítica y defensa nacional Salgueiro Tradução: Graça A recente negativa da Corte Constitucional da Colômbia de receber delegados das FARC dentro do processo de resposta à demanda

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

TEMAS DA ATUALIDADE DO CONTINENTE AMERICANO PROF. RAFAEL CAIQUE

TEMAS DA ATUALIDADE DO CONTINENTE AMERICANO PROF. RAFAEL CAIQUE TEMAS DA ATUALIDADE DO CONTINENTE AMERICANO PROF. RAFAEL CAIQUE Copyright Rafael Caique Arantes, 2017. Todos os direitos reservados. Estão reservados os direitos desta publicação para o organizador do

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 6 Profª. Eulália Ferreira PARAGUAI 1954 1989 Antecedentes -Século XIX Guerra do Chaco com a Bolívia e a Guerra contra o Brasil trazem

Leia mais

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE CONJUNTURA:

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE CONJUNTURA: PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE CONJUNTURA: PROJEÇÕES E CENÁRIOS MACROECONÔMICOS DOS PRINCIPAIS MERCADOS DA AMÉRICA LATINA - COLÔMBIA Julho

Leia mais

BOLÍVIA E BRASIL: OS MEANDROS DO CAMINHO. Carlos D. Mesa Gisbert

BOLÍVIA E BRASIL: OS MEANDROS DO CAMINHO. Carlos D. Mesa Gisbert BOLÍVIA E BRASIL: OS MEANDROS DO CAMINHO Carlos D. Mesa Gisbert Sumário Working Paper nº 13, julho de 2011 Bolívia e Brasil: os meandros do caminho Carlos D. Mesa Gisbert Sumário Vocação para o Pacífico

Leia mais

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

ALCIDES COSTA VAZ AMÉRICA DO SUL E ENTORNO ESTRATÉGICO

ALCIDES COSTA VAZ AMÉRICA DO SUL E ENTORNO ESTRATÉGICO EVOLUÇÃO RECENTE E PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE PAZ NA COLÔMBIA 1 O anúncio, em 23 de setembro de 2015, do acordo sobre justiça transicional entre o governo do Presidente Juan Manuel Santos e as Forças

Leia mais

Informativo Mensal nº 16. Fevereiro/2015

Informativo Mensal nº 16. Fevereiro/2015 Informativo Mensal nº 16 Fevereiro/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL NEGOCIAÇÕES ENTRE FARC E GOVERNO COLOMBIANO O noticiário do mês foi, mais uma vez, dominado por manchetes relacionadas às negociações de

Leia mais

América Latina: dos Militares à Redemocratização

América Latina: dos Militares à Redemocratização América Latina: dos Militares à Redemocratização Enem 15 semanas 1. Nos anos de 1960/1970, vários países da América Latina sofrem intervenções militares. Essas intervenções ocorrem porque é necessário,

Leia mais

Isadora Vilanova Do Amaral 2, Érica Baggio De Oliveira 3. Artigo produzido na disciplina de Jornalismo Internacional 2

Isadora Vilanova Do Amaral 2, Érica Baggio De Oliveira 3. Artigo produzido na disciplina de Jornalismo Internacional 2 PRESENÇA DE MEIOS-FONTES EM O ESTADO DE S. PAULO NO PERÍODO DE 2012-2017 1 THE PRESENCE OF MEDIA SOURCES IN THE NEWSPAPER O ESTADO DE S. PAULO BETWEEN 2012-2017 Isadora Vilanova Do Amaral 2, Érica Baggio

Leia mais

Informativo mensal Abril/2014

Informativo mensal Abril/2014 Informativo mensal Abril/2014 AMÉRICA DIÁLOGO NA VENEZUELA No mês de abril, após solicitação dos chanceleres da UNASUL (União de Nações Sul- Americanas), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, concordou

Leia mais

Primeiros movimentos de emancipação (1868 a 1878)

Primeiros movimentos de emancipação (1868 a 1878) 1959 Período Colonial A ilha de Bohío foi achada por Colombo em 24/10/1492 passando a se chamar La Joana; A colonização espanhola ocorreu a partir de 1509; Havana foi fundada por Diego Velázquez de Cuéllar

Leia mais

Uma Comuna na América Latina

Uma Comuna na América Latina RESENHA Uma Comuna na América Latina Camila Djurovic Estudante de História na USP Apesar de ser um dos movimentos revolucionários mais originais da história latino-americana, a Comuna de La Paz é ainda

Leia mais

VII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana - Um diálogo Europa - América do Sul

VII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana - Um diálogo Europa - América do Sul RELATÓRIO VII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana - Um diálogo Europa - América do Sul Desafios Atuais para o Desarmamento e as Missões de Paz na Agenda Política Em 2010, a Conferência

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0041/2016 13.1.2016 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

50 verdades sobre Hugo Chávez e a Revolução Bolivariana

50 verdades sobre Hugo Chávez e a Revolução Bolivariana 50 verdades sobre Hugo Chávez e a Revolução Bolivariana O presidente Hugo Chávez, que faleceu no dia 5 de março de 2013, vítima de câncer, aos 58 anos, marcou para sempre a história da Venezuela e da América

Leia mais

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Em fala em seminário, o ex-presidente agradeceu à imprensa internacional pela cobertura que está fazendo da crise política Postado por Agência PT,

Leia mais

O que aspiramos, em primeiro lugar, é o reconhecimento da responsabilidade do Estado na violência

O que aspiramos, em primeiro lugar, é o reconhecimento da responsabilidade do Estado na violência GSUM entrevista Camilo Villa Romero, Membro do Movimento Nacional de Vítimas de Crimes de Estado (MOVICE) por Manuela Trindade Viana e Isa Mendes* O que aspiramos, em primeiro lugar, é o reconhecimento

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A fase da redemocratização teve como característica o resgate da democracia e de seu pleno funcionamento e da cidadania para os brasileiros. Presidentes

Leia mais

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del 2018 Recife, Brasil. O triunfo da Revolução Cubana em

Leia mais

Crise Sul Americana: Equador, Colômbia e Venezuela

Crise Sul Americana: Equador, Colômbia e Venezuela Crise Sul Americana: Equador, Colômbia e Venezuela Análise Segurança Joana Laura Marinho Nogueira 06 de março de 2008 Crise Sul Americana: Equador, Colômbia e Venezuela Análise Segurança Joana Laura Marinho

Leia mais

Título: Os fatores que mantêm Cristina Kirchner como protagonista política na Argentina

Título: Os fatores que mantêm Cristina Kirchner como protagonista política na Argentina Os fatores que mantêm Cristina Kirchner como protagonista política na Argentina Daniel PardoDa BBC News Mundo na Argentina 13 maio 2019 Nem uma série de processos por corrupção, nem a recusa em criticar

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org 29/01/2006 Movimentos Sociais EUA condenados na Corte Internacional contra Violência Patriarcal

Leia mais

Herança do Século XIX Caudilhismo Fragmentação Política Concentração Fundiária Predominância Econômica da Agropecuária

Herança do Século XIX Caudilhismo Fragmentação Política Concentração Fundiária Predominância Econômica da Agropecuária Herança do Sculo XIX Caudilhismo Fragmentação Política Concentração Fundiária Predominância Econômica da Agropecuária Sculo XX Diversificação da Economia Industrialização e Urbanização Novas Classes Sociais

Leia mais

O líder cubano Fidel Castro, de 88 anos, disse nesta segunda-feira (26) que não confia

O líder cubano Fidel Castro, de 88 anos, disse nesta segunda-feira (26) que não confia \'Não confio nos EUA\', diz Fidel Castro sobre reaproximação de Cuba Líder cubano falou pela 1ª vez sobre retomada diplomática entre os países. Em carta, porém, ele não criticou decisão tomada pelo irmão

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

PODER POLÍTICO E DISCURSIVIDADE SOBRE HEROÍSMO E TIRANIA DE HUGO CHÁVEZ

PODER POLÍTICO E DISCURSIVIDADE SOBRE HEROÍSMO E TIRANIA DE HUGO CHÁVEZ 151 de 665 PODER POLÍTICO E DISCURSIVIDADE SOBRE HEROÍSMO E TIRANIA DE HUGO CHÁVEZ Ricardo Pereira Vieira 36 (UESB) Maria da Conceição Fonseca-Silva 37 (UESB) Edvania Gomes da Silva 38 (UESB) RESUMO Este

Leia mais

Módulo 6 Setor 171. Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 6 Setor 171. Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 6 Setor 171 Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM O que é a Nova Ordem Mundial? A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial significa o plano geopolítico internacional das correlações

Leia mais

Atualidades MORRE FIDEL CASTRO 29/07/17. Morre Fidel Castro. Prof. Grega

Atualidades MORRE FIDEL CASTRO 29/07/17. Morre Fidel Castro. Prof. Grega Atualidades MORRE FIDEL CASTRO Morre Fidel Castro Prof. Grega Nascido em uma família de latifundiários, em 1926, o jovem advogado se tornou líder revolucionário, dirigente comunista e terminou seus dias

Leia mais

Espaço Mundial (Economia, População, Geopolítica e Conflitos Atuais)

Espaço Mundial (Economia, População, Geopolítica e Conflitos Atuais) Espaço Mundial (Economia, População, Geopolítica e Conflitos Atuais) Espaço Mundial (Economia, População, Geopolítica e Conflitos Atuais) a) De quais assuntos se ocupa a agenda de segurança e defesa dos

Leia mais

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17.

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17. 9. América Latina: lutas pela emancipação política Páginas 04 à 17. Mas por que essa parte da América é denominada latina? TROCA DE IDEIAS LEITURA DO TEXTO PÁGINA 04. QUESTÕES 1 e 2 PÁGINA 05. América

Leia mais

Apresentação. Renata Peixoto de Oliveira Silvia Garcia Nogueira Filipe Reis Melo (orgs.)

Apresentação. Renata Peixoto de Oliveira Silvia Garcia Nogueira Filipe Reis Melo (orgs.) Apresentação Renata Peixoto de Oliveira Silvia Garcia Nogueira Filipe Reis Melo (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros OLIVEIRA, RP., NOGUEIRA, SG., and MELO, FR., orgs. América Andina: integração

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele PRINCIPAIS MOTIVOS DOS CONFLITOS Étnicos Políticos Ideológicos Territoriais Econômicos Recursos

Leia mais

COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE

COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE Os principais blindados sobre rodas em operações militares executados pelo Exército da Colômbia continuam a ser os remanescentes dos 6x6 ENGESA,

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0446/1. Alteração

PT Unida na diversidade PT A8-0446/1. Alteração 9.1.2019 A8-0446/1 1 Helmut Scholz, Marina Albiol Guzmán, Paloma López Bermejo, Emmanuel Maurel, Eleonora Forenza, Javier Couso Permuy, Barbara Spinelli, Jiří Maštálka, Anne-Marie Mineur, Patrick Le Hyaric,

Leia mais

Che Guevara. É preciso endurecer mas sem jamais perder a ternura.

Che Guevara. É preciso endurecer mas sem jamais perder a ternura. É preciso endurecer mas sem jamais perder a ternura. Quem foi Che Guevara? Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che nasceu a 14 de Junho de 1928 em Rosário, na Argentina e

Leia mais

O papel do Brasil no período pós-conflito na Colômbia

O papel do Brasil no período pós-conflito na Colômbia O papel do Brasil no período pós-conflito na Colômbia Mariana Carpes Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB) Introdução O presente artigo analisa qual papel o Brasil

Leia mais

AÇÃO URGENTE AÇÃO URGENTE AÇÃO Programa de Língua Portuguesa ***************************************************************************

AÇÃO URGENTE AÇÃO URGENTE AÇÃO Programa de Língua Portuguesa *************************************************************************** AÇÃO URGENTE AÇÃO URGENTE AÇÃO Programa de Língua Portuguesa *************************************************************************** EXTERNO (Para distribuição geral) Índice AI: AMR 23/01/95/s AU 16/95

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS, ATUALIDADES E CARTOGRAFIA PROFESSOR: MEDSON LOZAN

CONHECIMENTOS GERAIS, ATUALIDADES E CARTOGRAFIA PROFESSOR: MEDSON LOZAN 1-2- 3-4- 5-6- 7-8- 9-10- 11-12- 13-14- 15-16- 17-18- 19-20- 21-22- 23-24- 25-26- PAÍS CAPITAL PARTE-I AMÉRICA LATINA 1-TREINANDO O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO DA REGIÃO 1-ARGENTINA EM FOCO EXERCÍCIOS SOBRE

Leia mais

ARQUIVO MÁRIO SOARES

ARQUIVO MÁRIO SOARES ARQUIVO MÁRIO SOARES PASTA N.º 2106,002 Imagem n.º: 2 Tipo de Documento: Separador Título: Descrição: Nota de arquivo: Reunião dos Dirigentes Políticos da Europa e América em prol da Solidariedade Democrática

Leia mais

Barack Obama é reeleito Presidente dos Estados Unidos Qua, 07 de Novembro de :36 - Última atualização Qua, 07 de Novembro de :03

Barack Obama é reeleito Presidente dos Estados Unidos Qua, 07 de Novembro de :36 - Última atualização Qua, 07 de Novembro de :03 O presidente dos EUA, Barack Obama, reeleito após vencer o republicano Mitt Romney na eleição da véspera, disse nesta quarta-feira, 7, que, para os Estados Unidos, "o melhor ainda está por vir" e que ele

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito?

Síria vive uma miniguerra mundial: quem são os protagonistas desse conflito? Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito? COMENTE Família síria deixa área de al-muasalat após bombardeio em Aleppo, na Síria Pontos-chave A guerra civil da Síria começou

Leia mais

Marcha para Jesus 15/06/17

Marcha para Jesus 15/06/17 Marcha para Jesus 15/06/17 A Marcha para Jesus é o maior evento evangélico que acontece anualmente no país. Convocado e organizado pela Igreja Renascer em Cristo, a Marcha de São Paulo este ano, no dia

Leia mais

FARC: UMA AMEAÇA PRESENTE NAS FRONTEIRAS

FARC: UMA AMEAÇA PRESENTE NAS FRONTEIRAS 2008/06/18 FARC: UMA AMEAÇA PRESENTE NAS FRONTEIRAS Nelson Jobim, avisou que receberia à bala os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), caso violassem as fronteiras do Brasil.

Leia mais

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões da Presidência do Conselho Europeu Extraordinário de Bruxelas (1 de Setembro de 2008).

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões da Presidência do Conselho Europeu Extraordinário de Bruxelas (1 de Setembro de 2008). CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 1 de Setembro de 2008 (01.09) (OR. fr) 12594/08 CONCL 3 NOTA DE ENVIO de: Presidência para: Delegações Assunto: CONSELHO EUROPEU EXTRAORDINÁRIO DE BRUXELAS 1 DE SETEMBRO

Leia mais

Expectativas em alta e situação atual em baixa: Minhas reflexões

Expectativas em alta e situação atual em baixa: Minhas reflexões 11 de agosto de 2016 Expectativas em alta e situação atual em baixa: Minhas reflexões Mapeamento: fatos estilizados da Sondagem Econômica da América Latina Ifo/FGV Lia Baker Valls Pereira FGV/IBRE Fatos

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS GUERRA DA COREIA 1950/53 ANTECEDENTES DO CONFLITO Coreia do Norte Novo sócio do clube atômico Em 2002, o presidente do Estados Unidos, George W Bush, afirmou que a Coreia

Leia mais

* Aspectos polêmicos!

* Aspectos polêmicos! * Aspectos polêmicos! *Economia baseada principalmente na agricultura e na extração mineral; *População composta de mestiços de indígenas com brancos e imigrantes. *O Chile é o país que vem se destacando

Leia mais

A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington

A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington Resenha Economia e Comércio / Desenvolvimento Jéssica Naime 05 de novembro de 2004 1 A América Latina e o ajuste estrutural após o Consenso

Leia mais

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Texto que estabelece diretrizes nacionais para o setor foi entregue ao presidente Temer 5.fev.2018 às 20h20 Rubens Valente BRASÍLIA

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini. Cuba e EUA. Os últimos suspiros da Guerra Fria

Prof. Alan Carlos Ghedini. Cuba e EUA. Os últimos suspiros da Guerra Fria Prof. Alan Carlos Ghedini Cuba e EUA Os últimos suspiros da Guerra Fria Breve histórico Século XIX As relações Cuba-EUA são bastante antigas e remontam, ainda, à Guerra Hispano Ameriana. A independência

Leia mais

Que futuro queremos?

Que futuro queremos? Que futuro queremos? Pontos críticos para os ambientalistas Mercado de carbono Os países que assumiram compromissos de redução das emissões de dióxido de carbono Protocolo de Quioto (1997), têm algumas

Leia mais

Informativo mensal nº 17. Março/2015

Informativo mensal nº 17. Março/2015 Informativo mensal nº 17 Março/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL NEGOCIAÇÕES ENTRE FARC E GOVERNO COLOMBIANO O noticiário do março foi mais uma vez dominado pelas negociações entre o governo colombiano e as

Leia mais

HISTÓRIA. História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA História da América Latina Parte 2 Profª. Eulália Ferreira CHILE 1973-1990 Antecedentes: - Domínio Oligárquico até por voltar da Primeira Grande Guerra - Industrialização nova tipologia social

Leia mais

América Central e do Sul

América Central e do Sul América Central e do Sul Insular Ístmica Coralígeo Vulcanismo Tropical Equatorial Tectonismo Cuba Anos 60 e 70: Investimentos soviéticos Melhora no padrão de vida Economia: agricultura Cana Dependência

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

Manifesto das Juventudes Comunistas da América Latina

Manifesto das Juventudes Comunistas da América Latina Manifesto das Juventudes Comunistas da América Latina Fortalecer a unidade juvenil, pela radicalização do processo político que vive América Latina, lutamos pelo socialismo América Latina marcha na dianteira

Leia mais

RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES Dois anos depois do golpe de estado que depôs a presidenta legítima Dilma Rousseff, o Brasil vive uma espiral de violência política, de obscurantismo

Leia mais

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Início Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Tratado de Assunção fixa metas, prazos e instrumentos para a construção

Leia mais

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira HISTÓRIA História do Brasil Parte 1 Profª. Eulállia Ferreira Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da história do Brasil

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. A geopolítica é o ramo da geografia que estuda as estratégias do Estado para melhor administrar seu território, permitir

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 135 28 de fevereiro a 03 de março de 2018 Registro TSE: BR-06600/2018 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS...

Leia mais

População sai às ruas e freia golpe de Estado na Turquia

População sai às ruas e freia golpe de Estado na Turquia População sai às ruas e freia golpe de Estado na Turquia O Governo turco reconhece o levante de uma parte do Exército e assegura que os rebeldes pagarão um alto preço. Uma tentativa de golpe de Estado

Leia mais

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO - 2011 Os primeiros colonizadores chegaram à costa atlântica da América do Norte no século XVI. No nordeste, foi introduzida a policultura

Leia mais

CRISE NO MERCOSUL O QUE É O MERCOSUL? MEMBROS. Membros plenos. Estados associados

CRISE NO MERCOSUL O QUE É O MERCOSUL? MEMBROS. Membros plenos. Estados associados CRISE NO MERCOSUL O QUE É O MERCOSUL? O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26 de março de 1991 em Montevidéu, pelo Tratado de Assunção, e marcou o início de um projeto de integração regional.

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0248/2018 28.5.2018 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

Colômbia: o divórcio entre o Estado e a nação

Colômbia: o divórcio entre o Estado e a nação 222 NOTAS Colômbia: o divórcio entre o Estado e a nação MARÍA LUJÁN BRITO MARCELO CORDIVIOLA A Colômbia tem atravessado, por um longo período de sua história, uma série de conflitos. Seu nome é sinônimo

Leia mais

Como uma caravana de migrantes rumo aos EUA desafia Donald Trump e o governo do México

Como uma caravana de migrantes rumo aos EUA desafia Donald Trump e o governo do México . 3º trimestre GEOGRAFIA Data: // Ensino Fundamental 8º ano classe: Profª. Débora e Constâncio Nome: nº Texto de Atualidades Como uma caravana de migrantes rumo aos EUA desafia Donald Trump e o governo

Leia mais

Fontes testemunhais do conflito na Colômbia nas páginas de O Estado de S. Paulo 1

Fontes testemunhais do conflito na Colômbia nas páginas de O Estado de S. Paulo 1 Fontes testemunhais do conflito na Colômbia nas páginas de O Estado de S. Paulo 1 Simone PHILIPSEN 2 Wellington HACK 3 Laura David BUCHLOZ 4 Gabrieli WAGNER 5 Angela ZAMIN 6 Universidade Federal de Santa

Leia mais