TEMAS DA ATUALIDADE DO CONTINENTE AMERICANO PROF. RAFAEL CAIQUE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMAS DA ATUALIDADE DO CONTINENTE AMERICANO PROF. RAFAEL CAIQUE"

Transcrição

1 TEMAS DA ATUALIDADE DO CONTINENTE AMERICANO PROF. RAFAEL CAIQUE

2 Copyright Rafael Caique Arantes, Todos os direitos reservados. Estão reservados os direitos desta publicação para o organizador do material. A reprodução sem autorização prévia do organizador não é permitida e caracteriza crime previsto no Art. 184 do Código Penal e na lei n de 19 de fevereiro de 1998, sendo, portanto, expressamente proibido a divulgação, compartilhamento, reprodução, rateio e uso indevido do material sem consentimento do organizador cabendo penalizações no âmbito judicial. Coloco-me a disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, através do contato pelo rafaelcaiquearantes@gmail.com Currículo Lattes:

3 1. MIGRAÇÕES DE VENEZUELANOS PARA O BRASIL Trata-se de uma situação recente no Brasil. É um assunto que tem ganhado destaque nos noticiários brasileiros, pois o aumento do número de venezuelanos que buscam refugio no país é expressivo. Sobre essa temática, os principais aspectos em evidência são: as causas para essas migrações e as implicações para as relações na América Latina. A seguir, uma simulação de questão elaborada a partir dessa temática. Questão - Em julho, jornais brasileiros publicaram matérias sobre o desespero de famílias venezuelanas, sobretudo de mulheres, que atravessaram a fronteira colombiana para comprar alimentos e remédios. Cidades colombianas como La Parada, Cúcuta e Villa del Rosário tiveram praticamente os estoques de seus supermercados e farmácias zerados. O mesmo vem ocorrendo em Pacaraima, em Roraima, no lado brasileiro. A cidade da fronteira recebe venezuelanos todos os dias em busca de gêneros básicos. (...) A instabilidade de um país do porte da Venezuela poderia acarretar prejuízos tanto econômicos, quanto político-sociais para os países vizinhos. Tratam-se certamente de questões importantes, até por apontarem a direção das recém-alteradas chancelarias da Argentina e Brasil. Interessa, porém, aqui, tratar de algo mais palpável: em que medida a crise venezuelana pode afetar ou já vem afetando nossos mais de 2 mil quilômetros

4 de fronteira comum? (Disponível em: Considerando que o fragmento acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: REFUGIADOS VENEZUELANOS NO BRASIL: CRISE PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos: 1- As causas do aumento de refugiados venezuelanos para o Brasil. 2- As implicações com a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil. 3- Soluções diplomáticas para o problema. 2. O SURTO DA FEBRE AMARELA NO BRASIL Trata-se de um assunto em evidência no Brasil. Destacam-se: as causa e origem dessa epidemia, os impactos na saúde pública, o papel do poder público e da sociedade na erradicação da doença.

5 A seguir, uma simulação de questão elaborada a partir dessa temática. Questão - Brasil está sentado em 'bomba-relógio', diz especialista sobre febre amarela. O aumento de casos de febre amarela silvestre (transmitida em regiões rurais e de mata) em Minas Gerais pode ser um surto cíclico da doença, como o já observado em Mesmo assim, o país corre risco de ver um retorno dela às áreas urbanas, avaliam pesquisadores. Desde o início de janeiro, 23 casos suspeitos foram notificados no interior de Minas Gerais - 14 deles levaram à morte dos pacientes. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, 16 deles são considerados prováveis, após exames apontarem a presença do vírus, mas ainda estão sendo investigados. No interior de São Paulo, uma morte foi confirmada como causada pela febre amarela silvestre em dezembro, a primeira desde (Fonte: BBC, 11/01/2017). Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador redija um texto dissertativoargumentativo sobre o tema: SAÚDE PÚBLICA: COMO LIDAR COM O SURTO DE FEBRE AMARELA NO BRASIL? Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos: 1- As causas para o surto epidêmico no Brasil. 2- As consequências do avanço da febre amarela. 3- O papel do governo brasileiro e da população na erradicação da epidemia.

6 3. A OPERAÇÃO LAVAJATO Nunca antes na história do Brasil uma operação policial tem impactado sem precedentes o cenário político e econômico como é o caso da operação Lava Jato. A sociedade brasileira vive um momento de luta contra a corrupção e a operação que está em andamento pela Polícia Federal atua na investigação de crimes dessa natureza. Como é um assunto que tem grande repercussão na imprensa devido aos desdobramentos, diariamente é possível encontrarmos manchetes relacionadas à operação, sobretudo, em relação aos seguintes aspectos: objetivos da operação, desdobramentos, reflexos da operação no cenário político, econômico e social do país, combate á corrupção. A seguir, uma simulação de questão elaborada a partir dessa temática. Questão Nas trilhas da operação Lava Jato. Em ação contra lavagem de dinheiro, cerca de 400 policiais federais saíram em 17 de março de 2014 no encalço de um punhado de doleiros e acabaram puxando os fios do maior escândalo de corrupção da história do país. (Adaptado de VEJA).

7 Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativoargumentativo sobre o tema: A OPERAÇÃO LAVA JATO E O COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos: 1- Características da operação Lava Jato. 2- Desdobramentos da operação. 3- O combate à corrupção no país. 4- A MORTE DE FIDEL CASTRO: UMA NOVA ERA PARA CUBA A morte do ex-líder cubano Fidel Castro representa um marco significativo nas relações internacionais, principalmente com os Estados Unidos, e assimila uma nova era na história política e econômica do país. Tratando-se dessa temática, os principais aspectos relacionados são: o futuro da reaproximação entre Cuba e Estados Unidos, consequências da abertura política e econômica nas relações da América Latina e nas relações internacionais, os reflexos da morte de Fidel Castro.

8 A seguir, uma simulação de questão elaborada a partir dessa temática. Questão - Com o falecimento do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, na madrugada do último sábado (26), a tendência é a de que a comunidade internacional aumente as pressões por uma abertura política do país. Fidel assumiu o comando da ilha caribenha em 1959, após a Revolução Cubana, e renunciou em 2008 em razão de problemas de saúde. Mesmo depois de sua saída, o cargo de presidente passou para seu irmão Raúl Castro, que ainda ocupa o posto. Mesmo com as reivindicações pela abertura política, a professora reconhece o governo cubano deverá exercer forte pressão contrária. O regime se mantém ainda muito coeso, e os militares têm um peso muito forte. O Partido Comunista é único e exerce um processo grande e que pode demorar mais para que essas reformas ganhem mais projeção, continua. O professor Javier Alberto Badell, do departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas, reforça que Cuba já vinha passando por um processo gradual de reformas, que vinha sendo implementado gradualmente. Entretanto, assim como a colega da ESPM, o especialista não acredita em uma abertura política em curto prazo, nem no surgimento de uma oposição forte no país. Em relação à possibilidade de aproximação entre Cuba e Estados Unidos, os especialistas avaliam que esse processo depende muito mais das políticas a serem adotadas pelo futuro presidente norte-americano, Donald Trump, do que das ações do equipe de Raúl Castro. Essa abertura não depende somente de Cuba. Se estivéssemos falando de uma continuidade do governo Barack Obama, o cenário poderia ser mais previsível. Mas ainda é preciso ver qual será, de fato, a política de Trump, avalia Badell. O professor cita que diversos países têm interesse de

9 investir em Cuba, mas avalia que a ilha caribenha está mais próxima de estabelecer relações comerciais com países asiáticos a China, principalmente, do que com os Estados Unidos e as nações latino-americanas. Na última segunda-feira (28), Trump afirmou que poderá rever o acordo para retomada das relações diplomáticas entre Washington e Havana. A embaixada dos Estados Unidos na ilha ficou fechada por 54 anos e foi reaberta neste ano depois de um acordo entre Obama e Raúl Castro. (Último Segundo, Portal IG/ 29/11/16). Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativoargumentativo sobre o tema: A MORTE DE FIDEL CASTRO: O FIM DE UMA ERA E NOVAS PERSPECTIVAS PARA CUBA Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos: 1- A representatividade de Fidel Castro em Cuba. 2- A morte de Fidel Castro e o fim de uma era em Cuba. 3- Perspectivas políticas, econômicas e sociais para Cuba e América Latina.

10 5- O ACORDO HISTÓRICO COM AS FARC O acordo do governo colombiano com as Forças Revolucionárias da Colômbia FARC (uma organização guerrilheira de inspiração ideológica comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha) foi um assunto de grande repercussão nas relações políticas da América Latina. Esse fato tem sido bastante discutido, principalmente no âmbito das relações internacionais, sendo os sujeitos envolvidos: governo da Colômbia, FARC, países com relações diplomáticas com a Colômbia, ONU Organização das Nações Unidas. A seguir, uma simulação de questão elaborada a partir dessa temática. Questão - O Senado da Colômbia aprovou na madrugada desta quarta-feira (30) o novo acordo de paz entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), em um primeiro passo para implementar o pacto que busca encerrar um conflito armado que se arrasta por mais de cinco décadas. Aos gritos de "viva a paz", o novo acordo foi aprovado por unanimidade no Senado insatisfeita com o conteúdo do pacto, a oposição deixou o plenário momentos antes da votação. O texto começou a ser analisado nesta quarta na Câmara, onde se espera que seja aprovado. Assinado na semana passada entre o presidente Juan Manuel Santos e o líder das Farc, Rodrigo "Timochenko" Londoño, o tratado inclui algumas modificações exigidas

11 pela oposição após o acordo original ter sido rejeitado em plebiscito no início de outubro. O pacto prevê que os guerrilheiros das Farc deponham as armas em até seis meses e formem um partido político. O governo não pretende levar o texto a plebiscito, temendo uma nova rejeição popular. "Alcançar um consenso total é impossível, pois sempre haverá alguém em desacordo e não podemos ficar negociando indefinidamente", disse à Folha o presidente Santos. "Este novo acordo, definitivo, é melhor para a Colômbia." (Folha de S. Paulo, 07/12/16). Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativoargumentativo sobre o tema: O ACORDO DE PAZ COM AS FARC E OS REFLEXOS NA ESTABILIDADE SUL-AMERICANA Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos: 1- Aspectos sobre a atuação das FARC. 2- Características do acordo de paz firmado entre governo colombiano e FARC. 3- Consequências do acordo de paz para as relações internacionais.

12 6- O AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE divulgou na publicação Brasil: uma visão geográfica e ambiental do início do século XXI, uma estimativa de que os brasileiros devem viver em média 75,5 anos. Essa realidade serve para traçar um novo perfil da população brasileira. A seguir, uma simulação de questão elaborada a partir dessa temática. Questão IBGE: expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,5 anos. Morte de jovens impede Brasil de ter longevidade maior. A expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 é de 75,5 anos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa de vida para brasileiros nascidos em 2014, divulgada no ano passado, era de 75,2 anos. As informações são usadas como parâmetro para o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. O ritmo de crescimento da esperança de vida ao nascer no Brasil continua mais rápido que o da média de países desenvolvidos. O país ganha aproximadamente três anos a cada década, e as nações mais ricas têm acréscimos de dois a dois e meio. Durante o século 20, no entanto, já houve décadas com 5 anos de aumento na expectativa de vida ao nascer no Brasil, velocidade que podia ser obtida com investimentos menores. "O padrão de mortalidade no Brasil mudou bastante. Naquele período, a mortalidade infantil ainda era muito grande e medidas simples facilmente a diminuíam, como mais escolaridade para as mães, medidas básicas de saúde e

13 saneamento e vacinação. Medidas que aumentem a expectativa de vida hoje acabam se tornando mais caras, avalia o pesquisador Márcio Minamiguchi, integrante da equipe do IBGE que divulgou a Tábua Completa para a Mortalidade do Brasil em A mortalidade de jovens por causas externas como acidentes de trânsito e violência é o principal fator que afasta a esperança de vida no Brasil da registrada em países desenvolvidos. A pesquisa mostra que a expectativa de vida de um brasileiro nascido em 2015 é de 75 anos, cinco meses e 26 dias, o que representa um ganho de cerca de três meses em relação a 2014 e de 30 anos na comparação com Os dados revelam, no entanto, que as chances de um homem morrer entre 20 a 24 anos se tornaram 4,5 vezes maiores que as de uma mulher na mesma idade. Em 1940, a diferença era de apenas 1,2 e, segundo o IBGE, o fenômeno é comum em países que passaram por um rápido processo de urbanização e formação de metrópoles, como o Brasil. (Grupo Amanhã, 01/12/16). Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativoargumentativo sobre o tema: O AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA E OS DESAFIOS PARA O BRASIL Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos: 1- As causas do aumento da expectativa de vida no Brasil. 2- Consequências do aumento da expectativa de vida. 3- Políticas públicas e desafios para o Brasil.

FARCs: Origem e ação na Colômbia Com extensão territorial de 1.141.748 quilômetros quadrados, a Colômbia é habitada por aproximadamente 45,7 milhões de pessoas. Esse grande país sul-americano é marcado

Leia mais

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO SEMANA 22 A 28 DE SETEMBRO Tumulto em peregrinação mata 717 muçulmanos perto de Meca ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Maduro e Santos definem plano para pôr fim à crise na fronteira Israel defende embaixador indicado para posto

Leia mais

O líder cubano Fidel Castro, de 88 anos, disse nesta segunda-feira (26) que não confia

O líder cubano Fidel Castro, de 88 anos, disse nesta segunda-feira (26) que não confia \'Não confio nos EUA\', diz Fidel Castro sobre reaproximação de Cuba Líder cubano falou pela 1ª vez sobre retomada diplomática entre os países. Em carta, porém, ele não criticou decisão tomada pelo irmão

Leia mais

BRASIL Brasil tem 1,7 mil casos confirmados e 9 mortes devido ao sarampo, diz ministério

BRASIL Brasil tem 1,7 mil casos confirmados e 9 mortes devido ao sarampo, diz ministério BRASIL Brasil tem 1,7 mil casos confirmados e 9 mortes devido ao sarampo, diz ministério Dados foram atualizados pelas secretarias estaduais de saúde nesta quarta-feira (19). Outros 7.812 da doença ainda

Leia mais

Aula 14 - América Latina

Aula 14 - América Latina Aula 14 - América Latina América Latina Principais temas Mudanças políticas Argentina Derrota do peronismo Presença ou influência chinesa Projetos econômicos Colômbia Pacificação Acordo de paz entre o

Leia mais

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro entrega proposta de reforma da Previdência a Rodrigo Maia Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados Governo já havia adiantado

Leia mais

Brasil está sentado em bomba-relógio, diz especialista sobre febre amarela

Brasil está sentado em bomba-relógio, diz especialista sobre febre amarela Brasil está sentado em bomba-relógio, diz especialista sobre febre amarela O aumento de casos de febre amarela silvestre (transmitida em regiões rurais e de mata) em Minas Gerais pode ser um surto cíclico

Leia mais

Atualidades MORRE FIDEL CASTRO 29/07/17. Morre Fidel Castro. Prof. Grega

Atualidades MORRE FIDEL CASTRO 29/07/17. Morre Fidel Castro. Prof. Grega Atualidades MORRE FIDEL CASTRO Morre Fidel Castro Prof. Grega Nascido em uma família de latifundiários, em 1926, o jovem advogado se tornou líder revolucionário, dirigente comunista e terminou seus dias

Leia mais

Herança do Século XIX Caudilhismo Fragmentação Política Concentração Fundiária Predominância Econômica da Agropecuária

Herança do Século XIX Caudilhismo Fragmentação Política Concentração Fundiária Predominância Econômica da Agropecuária Herança do Sculo XIX Caudilhismo Fragmentação Política Concentração Fundiária Predominância Econômica da Agropecuária Sculo XX Diversificação da Economia Industrialização e Urbanização Novas Classes Sociais

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini. Cuba e EUA. Os últimos suspiros da Guerra Fria

Prof. Alan Carlos Ghedini. Cuba e EUA. Os últimos suspiros da Guerra Fria Prof. Alan Carlos Ghedini Cuba e EUA Os últimos suspiros da Guerra Fria Breve histórico Século XIX As relações Cuba-EUA são bastante antigas e remontam, ainda, à Guerra Hispano Ameriana. A independência

Leia mais

GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE

GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE Como parte demonstrativa do GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE, segue uma das 23 aulas detalhadas disponibilizadas no curso. AULA 03 OS FORMATOS DA DISCURSIVA CESPE Tradicionalmente, a banca cobrava a discursiva

Leia mais

Cinco dias após o Ministério das Relações Exteriores cobrar do governo venezuelano

Cinco dias após o Ministério das Relações Exteriores cobrar do governo venezuelano MST defende acordo de cooperação assinado com ministro venezuelano Parceria prevê troca de conhecimentos sobre cooperativismo, economia solidária e produção agroecológica Matéria publicada em 11 de Novembro

Leia mais

Em 2016, expectativa de vida era de 75,8 anos

Em 2016, expectativa de vida era de 75,8 anos Em 2016, expectativa de vida era de 5,8 anos Uma pessoa nascida no Brasil em 2016 tinha expectativa de viver, em média, até os 5 anos, nove meses e sete dias (5,8 anos). Isso representa um aumento de três

Leia mais

Agenda do Papa nos EUA inclui desafios políticos e religiosos

Agenda do Papa nos EUA inclui desafios políticos e religiosos Durante os seis dias de visita aos Estados Unidos, o papa Francisco terá uma agenda política e religiosa diversificada. Ele deve tentar avançar no tema das relações com Cuba, intercedendo pelo fim do embargo

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURMAS: ABCD ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): GIOVANNI ANGELO DE AMORIM PINTO ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Investigação da Lava Jato aponta propina de R$ 26 milhões para Collor. Escrito por Toni Feitosa Qua, 05 de Agosto de :23 -

Investigação da Lava Jato aponta propina de R$ 26 milhões para Collor. Escrito por Toni Feitosa Qua, 05 de Agosto de :23 - As investigações da Operação Lava Jato apontam que o senador Fernando Collor de Mello (P TB-AL ) recebeu, entre 2010 e 2014, R$ 26 milhões como pagamento de propina por contratos firmados pela BR Distribuidora.

Leia mais

g1 globoesporte gshow famosos & ASSINE etc vídeos JÁ CENTRAL ENTRAR MINAS GERAIS Vacinação contra febre amarela é reforçada em Belo

g1 globoesporte gshow famosos & ASSINE etc vídeos JÁ CENTRAL  ENTRAR MINAS GERAIS Vacinação contra febre amarela é reforçada em Belo g1 globoesporte gshow famosos & ASSINE etc vídeos JÁ CENTRAL E-MAIL ENTRAR MINAS GERAIS Vacinação contra febre amarela é reforçada em Belo Horizonte Cinco macacos foram encontrados mortos na cidade; relação

Leia mais

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA A Localização AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS Divide-se em Grandes e Pequenas Antilhas e o arquipélago das Bahamas AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA É a ponte que liga as Américas do Norte e Sul

Leia mais

REDAÇÃO O desafio da Febre Amarela no Brasil

REDAÇÃO O desafio da Febre Amarela no Brasil REDAÇÃO O desafio da Febre Amarela no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

Melhores Práticas na Gestão do Desempenho

Melhores Práticas na Gestão do Desempenho Melhores Práticas na Gestão do Desempenho Resultados da Pesquisa promovida pela FIDAGH Federação Interamericana de Associações de Gestão Humana Cassio Mattos Leyla Nascimento 15 Países Afiliados Argentina

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

Q U E S T Ã O 1 8 INCORRETA

Q U E S T Ã O 1 8 INCORRETA 12 Q U E S T Ã O 1 8 Segundo os estudiosos, há várias décadas existem dois modelos rivais, ou seja, duas alternativas de desenvolvimento na América Latina: um deles é liberal e o outro, estatizante. O

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini ATUALIDADES. Racismo no Brasil, e a retomada de relações EUA-Cuba

Prof. Alan Carlos Ghedini ATUALIDADES. Racismo no Brasil, e a retomada de relações EUA-Cuba Prof. Alan Carlos Ghedini ATUALIDADES Racismo no Brasil, e a retomada de relações EUA-Cuba Racismo no Brasil Uma questão sempre atual Conceituando Racialismo Teoria que defende a existência de raças entre

Leia mais

AULA ESPECIAL- A China do século XXI. Professores João Felipe e Márcio Branco

AULA ESPECIAL- A China do século XXI. Professores João Felipe e Márcio Branco AULA ESPECIAL- A China do século XXI Professores João Felipe e Márcio Branco A ascensão de Deng Xiao-ping: 1976-1997 Morte de Mao Tsé-tung abre espaço às reformas do regime chinês que se afastaria do maoísmo;

Leia mais

PROVA ESCRITA DE HISTÓRIA DO BRASIL

PROVA ESCRITA DE HISTÓRIA DO BRASIL PROVA ESCRITA DE HISTÓRIA DO BRASIL CESPE CEBRASPE IRBr Aplicação: 2018 Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, os espaços indicados para rascunho. Em seguida, escreva os textos definitivos

Leia mais

(Folha de S.Paulo, Disponível em: <https://goo.gl/uuyp62>. Adaptado)

(Folha de S.Paulo, Disponível em: <https://goo.gl/uuyp62>. Adaptado) 65. Leia a notícia a seguir. Marine Le Pen e Emmanuel Macron venceram o primeiro turno das eleições francesas neste domingo [23 de abril], classificando-se para o embate final em 7 de maio. O resultado

Leia mais

TÁBUA IBGE 2017 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

TÁBUA IBGE 2017 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL TÁBUA IBGE 2017 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Como previsto na legislação o IBGE divulgou nesta quinta-feira a Tábua IBGE-2017 (2017 apesar de estarmos no final do ano de 2018), que

Leia mais

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x Conceito: a população é dinâmica Os elementos que definem a dinâmica da população são: NASCIMENTOS ÓBITOS MIGRAÇÃO POPULAÇÃO Nascimentos Imigração Onde: P X = P O + N (to,tx) O (to, tx) + I (to, tx) E

Leia mais

Brasil: Conjuntura política. Cristiano Noronha. 1 Arko Advice Abril 2016

Brasil: Conjuntura política. Cristiano Noronha. 1 Arko Advice Abril 2016 Brasil: Conjuntura política Cristiano Noronha 1 Arko Advice Abril 2016 Contexto Político Contexto Econômico Baixa popularidade (aprovação de 9%-11%) Dúvidas sobre conclusão do mandato Denúncias de corrupção

Leia mais

Plano de estudos Delegado da Polícia Federal 2018

Plano de estudos Delegado da Polícia Federal 2018 Plano de estudos Delegado da Polícia Federal 2018 Prezado(a) aluno(a), Este plano de estudos tem o objetivo de auxiliá-lo na organização e gestão dos estudos, sugerindo uma trilha de aprendizagem com metas

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 2 A 8 DE FEVEREIRO SEMANA 2 A 8 DE FEVEREIRO SEMANA 2 A 8 DE FEVEREIRO

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 2 A 8 DE FEVEREIRO SEMANA 2 A 8 DE FEVEREIRO SEMANA 2 A 8 DE FEVEREIRO OMS declara emergência de saúde por causa de surto de microcefalia ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Manipular embriões humanos: especialistas britânicos aplaudem decisão Associação diz que casa Lula foi

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 3

PROVA DISCURSIVA P 3 PROVA DISCURSIVA P 3 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

ESPÍRITO SANTO BRASIL

ESPÍRITO SANTO BRASIL ESPÍRITO SANTO Espírito Santo tem surto de forma mais grave da malária Espírito Santo enfrenta um surto inédito da forma mais grave da malária - causada pelo parasita Plasmodium falciparum que, normalmente,

Leia mais

Venezuelanos são bodes expiatórios em Roraima

Venezuelanos são bodes expiatórios em Roraima Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras February 21, Venezuelanos são bodes expiatórios em Roraima Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras This work is licensed under

Leia mais

TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO TOP ATUALIDADES Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume Itália resgata 3 mil no Mediterrâneo em meio a aumento de chegadas Japão quer novas sanções da ONU contra Coreia do Norte Companhia

Leia mais

PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA

PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA Na prova a seguir, faça o que se pede, usando, caso julgue necessário, as páginas para rascunho constantes deste caderno. Em seguida, transcreva os textos para as respectivas

Leia mais

Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia

Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia Textos motivadores A proteção de refugiados foi estabelecida como missão principal da agência de refugiados da ONU, que foi constituída para assistir,

Leia mais

a redução vai afetar o seu plano

a redução vai afetar o seu plano Como a redução da taxa de juros da meta atuarial vai afetar o seu plano Novos tempos O crescimento econômico vivido pelo Brasil nos últimos anos levou o país a reduzir as suas taxas de juros. Essa tendência

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

Brasil tem 5,2 milhões de crianças na extrema pobreza e 18,2 milhões na pobreza

Brasil tem 5,2 milhões de crianças na extrema pobreza e 18,2 milhões na pobreza Brasil tem 5,2 milhões de crianças na extrema pobreza e 18,2 milhões na pobreza g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/09/brasil-tem-52-milhoes-de-criancas-na-extrema-pobreza-e-182-milhoes-napobreza.ghtml

Leia mais

Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global

Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global . 1º trimestre GEOGRAFIA Data: 02/2019 Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª. Débora Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global 26 janeiro

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº Gabarito CAT 8 2º Período Nome: Nº 7º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Densidade populacional no limite Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

Microcefalia já era endêmica antes do vírus zika, revela pesquisa

Microcefalia já era endêmica antes do vírus zika, revela pesquisa Microcefalia já era endêmica antes do vírus zika, revela pesquisa A microcefalia passou a ser destaque nos noticiários brasileiros após epidemia de zika em 2015, quando foi constatado que o vírus é fator

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Fevereiro 2019

Pesquisa XP com a População. Fevereiro 2019 Pesquisa XP com a População Fevereiro 2019 Destaques A quarta pesquisa mensal XP Ipespe mostra que, com pouco mais de um mês de mandato, o presidente Jair Bolsonaro mantém a avaliação positiva de 40% da

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de Febre Amarela. Referente às seis primeiras Semanas Epidemiológicas de 2018. Volume 1 Nº 02 Introdução A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DIREITO PROVA DISCURSIVA

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DIREITO PROVA DISCURSIVA ESCREVA AQUI SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO: PROVA DISCURSIVA - O presente caderno contém 0 (três) questões de História e 0 (três) questões de Geografia, dentre as quais você deverá escolher DUAS de cada disciplina

Leia mais

Comperj deve ter mais mil demissões após paralisação de obra

Comperj deve ter mais mil demissões após paralisação de obra Boletim 859/2015 Ano VII 23/10/2015 Comperj deve ter mais mil demissões após paralisação de obra Petrobrás não consegue chegar a um acordo com a Tubovias para pagar aditivo e consórcio pode parar a instalação

Leia mais

Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública

Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública Proposta prevê integração de informações de inteligência entre governo federal, DF e estados. Com aprovação, texto seguirá para sanção

Leia mais

TOP ATUALIDADES SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO

TOP ATUALIDADES SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO TOP ATUALIDADES Brasil defende adiar posse da Venezuela na presidência do Mercosul Obama anuncia redução do ritmo da retirada de tropas do Afeganistão MPF investiga existência de 10,8 mil alunos 'fantasmas'

Leia mais

Governos Estadual e Federal não comentam encontro de senador com Maduro

Governos Estadual e Federal não comentam encontro de senador com Maduro Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras April 17, Governos Estadual e Federal não comentam encontro de senador com Maduro Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras Creative

Leia mais

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar a evolução política da Colômbia e da Venezuela, concluindo sobre os seus reflexos nas questões de

Leia mais

A Contabilidade em face do Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

A Contabilidade em face do Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro A Contabilidade em face do Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro Audrey Souza Contador e Mestre em Administração pela FGV Professor universitário Perito Criminal da Polícia Federal Agenda 1 2 3 4

Leia mais

Desenvolvimento definição

Desenvolvimento definição Desenvolvimento definição O termo situação de foi criado para retratar a de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: ; ; ; Fatores do Desenvolvimento Crescimento

Leia mais

Radar #50 - Abril/2017

Radar #50 - Abril/2017 Radar #50 - Abril/2017 A edição #50 do Radar traz o resultado do monitoramento de notícias realizado durante todo o mês de Abril de 2017, de segunda a sexta-feira, em oito sites, listados entre os mais

Leia mais

TÁBUA IBGE 2016 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

TÁBUA IBGE 2016 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL TÁBUA IBGE 2016 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Como previsto na legislação o IBGE divulgou nesta sexta feira a Tábua IBGE-2016 (apesar de estarmos no final do ano de 2017), que será

Leia mais

Estudo destaca benefícios com a expansão do saneamento no Brasil

Estudo destaca benefícios com a expansão do saneamento no Brasil Estudo destaca benefícios com a expansão do saneamento no Publicação do e do evidencia ganhos em saúde, educação, trabalho e renda, imóveis e turismo São Paulo, quarta-feira (20) O e o Conselho Empresarial

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA

EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc Epidemiologia Descritiva Devem tentar responder 5 questões

Leia mais

PROVA ESCRITA DE POLÍTICA INTERNACIONAL

PROVA ESCRITA DE POLÍTICA INTERNACIONAL PROVA ESCRITA DE POLÍTICA INTERNACIONAL CESPE CEBRASPE IRBr Aplicação: 2017 Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, os espaços indicados para rascunho. Em seguida, escreva os textos definitivos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

Entenda por que o PLC 28/2017 precisa ser aprovado como está! O texto regulamenta o transporte de passageiros e garante a permanência do Uber com

Entenda por que o PLC 28/2017 precisa ser aprovado como está! O texto regulamenta o transporte de passageiros e garante a permanência do Uber com Entenda por que o PLC 28/2017 precisa ser aprovado como está! O texto regulamenta o transporte de passageiros e garante a permanência do Uber com regras que beneficiam os passageiros O Projeto de Lei PLC

Leia mais

Fecomércio prevê queda de 4% na economia potiguar em 2016

Fecomércio prevê queda de 4% na economia potiguar em 2016 VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 01.01.16 Em 1 de janeiro de 2016 às 07:02 Economia Fecomércio prevê queda de 4% na economia potiguar em 2016 Presidente da entidade, Marcelo Queiroz, comentou sobre o 2015 difícil

Leia mais

CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS

CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS INDICADORES DEMOGRÁFICOS AMÉRICA LATINA E CARIBE José Eustáquio Diniz Alves e Débora Thomé Rio de Janeiro, 17 de julho de 2013 Indicadores Demográficos para América

Leia mais

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira.

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira Os primeiros habitantes

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 19 DEMOGRAFIA NO BRASIL: PROCESSOS E FLUXOS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 19 DEMOGRAFIA NO BRASIL: PROCESSOS E FLUXOS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 19 DEMOGRAFIA NO BRASIL: PROCESSOS E FLUXOS BRASIL 1980 HOMENS 90 anos MULHERES 60 anos 50 anos 15 anos BRASIL 2030 HOMENS MULHERES 60 anos 50 anos 15 anos BRASIL 1980 E 2030

Leia mais

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS GUERRA DA COREIA 1950/53 ANTECEDENTES DO CONFLITO Coreia do Norte Novo sócio do clube atômico Em 2002, o presidente do Estados Unidos, George W Bush, afirmou que a Coreia

Leia mais

Com vaga precária, desemprego vai a 11,8% e tende a cair este ano

Com vaga precária, desemprego vai a 11,8% e tende a cair este ano Boletim 1367/2018 Ano X 01/02/2018 Com vaga precária, desemprego vai a 11,8% e tende a cair este ano Por Bruno Villas Bôas e Thais Carrança Depois de surpreender positivamente ao longo do ano passado,

Leia mais

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Texto que estabelece diretrizes nacionais para o setor foi entregue ao presidente Temer 5.fev.2018 às 20h20 Rubens Valente BRASÍLIA

Leia mais

Primeiros movimentos de emancipação (1868 a 1878)

Primeiros movimentos de emancipação (1868 a 1878) 1959 Período Colonial A ilha de Bohío foi achada por Colombo em 24/10/1492 passando a se chamar La Joana; A colonização espanhola ocorreu a partir de 1509; Havana foi fundada por Diego Velázquez de Cuéllar

Leia mais

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 05 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Av. São Luís, 86-2 andar - São Paulo - SP - Tel ou

Av. São Luís, 86-2 andar - São Paulo - SP - Tel ou ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Material: Raquel Basilone MUNDO Relações Internacionais Brasileiro será executado na Indonésia. O governo da Indonésia informou nesta quarta (14) que executará o brasileiro

Leia mais

RIO DE JANEIRO Confirmada segunda morte por febre amarela em Resende, RJ

RIO DE JANEIRO Confirmada segunda morte por febre amarela em Resende, RJ RIO DE JANEIRO Confirmada segunda morte por febre amarela em Resende, RJ Confirmada a segunda morte por febre amarela em Resende, RJ, na terça-feira (24). A vítima não havia se vacinado contra a doença.

Leia mais

TÁBUA IBGE 2015 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

TÁBUA IBGE 2015 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL TÁBUA IBGE 2015 E OS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Apesar de estarmos no final do ano de 2016, o IBGE divulgou nesta terça feira a Tábua IBGE-2015 que será utilizada pela Previdência Social,

Leia mais

PERFIL E MOTIVAÇÕES DOS MANIFESTANTES PRÓ-BOLSONARO, MACEIÓ-AL (26/05/19)

PERFIL E MOTIVAÇÕES DOS MANIFESTANTES PRÓ-BOLSONARO, MACEIÓ-AL (26/05/19) PERFIL E MOTIVAÇÕES DOS MANIFESTANTES PRÓ-BOLSONARO, MACEIÓ-AL (26/05/19) EQUIPE REALIZADORA DA PESQUISA Coordenador: Cristiano Bodart, professor do Programa de Mestrado em Sociologia da UFAL. Doutor em

Leia mais

SÃO PAULO São Paulo terá 'Dia D' no sábado e vacinação nas escolas a partir de 2ª

SÃO PAULO São Paulo terá 'Dia D' no sábado e vacinação nas escolas a partir de 2ª SÃO PAULO São Paulo terá 'Dia D' no sábado e vacinação nas escolas a partir de 2ª No sábado (25), todas as UBS da cidade estarão abertas entre 8h e 17h; de segunda (27) a sexta (31), escolas públicas e

Leia mais

série relações brasileuropa Fluxos Migratórios e Refugiados na Atualidade

série relações brasileuropa Fluxos Migratórios e Refugiados na Atualidade série relações brasileuropa 7 Fluxos Migratórios e Refugiados na Atualidade Editor responsável Jan Woischnik Coordenação Editorial Reinaldo J. Themoteo Revisão Reinaldo J. Themoteo Design gráfico e diagramação

Leia mais

Não à Reforma da Previdência!

Não à Reforma da Previdência! Não à Reforma da Previdência! O anúncio da Reforma da Previdência foi feito pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, a líderes do

Leia mais

2020-aponta-relatorio-damaersk)

2020-aponta-relatorio-damaersk) NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quarta, 31 Maio 2017 16:08 Comércio exterior do Brasil só deve se recuperar em 2020, aponta relatório da Maersk (/noticias/navegacao-emarinha/38977-comercioexterior-do-brasil-sodeve-se-recuperar-em-

Leia mais

Tema: Envelhecimento da população. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Envelhecimento da população. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Envelhecimento da população Temas de redação / Atualidades Texto I A expectativa de envelhecimento da população brasileira e o aumento dos custos médicos devem elevar os valores dos planos de saúde

Leia mais

ATUALIDADES. Repaginando a VUNESP. Prof. Rodolfo Gracioli ATUALIDADES. Prof. Rodolfo Gracioli 2018

ATUALIDADES. Repaginando a VUNESP. Prof. Rodolfo Gracioli ATUALIDADES. Prof. Rodolfo Gracioli 2018 Repaginando a VUNESP ATUALIDADES 2018 Exercício inédito 5. () Observe o trecho veiculado pelo portal G1. Kim Jong-un conduziu seis testes em 2017 que demonstraram os avanços tecnológicos das armas nucleares

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 128 12 a 16 de julho de 2015 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2 LAVA

Leia mais

Guerra fria nas águas do sul da China

Guerra fria nas águas do sul da China Guerra fria nas águas do sul da China Apesar de nem sempre ocupar as manchetes, o Mar da China Meridional é palco de tensão crescente entre Pequim e Washington, respingando também em aliados regionais.

Leia mais

Transição da condição colonial para o país livre

Transição da condição colonial para o país livre CUBA Transição da condição colonial para o país livre Cuba era uma ilha habitada por povos indígenas quando tornou-se uma colônia da Espanha em 1509. Após o esgotamento dos metais preciosos, a exploração

Leia mais

REDAÇÃO Caminhos Para Diminuição Da Pobreza No Brasil

REDAÇÃO Caminhos Para Diminuição Da Pobreza No Brasil REDAÇÃO Caminhos Para Diminuição Da Pobreza No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PREMISSAS DA REFORMA Garantir a sustentabilidade da Previdência Social, preparando-a para

Leia mais

BASTIDORES DO PODER. Sugestão de temas para um bate papo com Thays de Freitas, Pedro Campos e Isabel Mega 03/01

BASTIDORES DO PODER. Sugestão de temas para um bate papo com Thays de Freitas, Pedro Campos e Isabel Mega 03/01 BASTIDORES DO PODER Sugestão de temas para um bate papo com Thays de Freitas, Pedro Campos e Isabel Mega 03/01 A economia em tuítes... 1. Brisa modernizante na América Latina... Brasil, México, Argentina,

Leia mais

Apresentação. Renata Peixoto de Oliveira Silvia Garcia Nogueira Filipe Reis Melo (orgs.)

Apresentação. Renata Peixoto de Oliveira Silvia Garcia Nogueira Filipe Reis Melo (orgs.) Apresentação Renata Peixoto de Oliveira Silvia Garcia Nogueira Filipe Reis Melo (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros OLIVEIRA, RP., NOGUEIRA, SG., and MELO, FR., orgs. América Andina: integração

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Junho 2019

Pesquisa XP com a População. Junho 2019 Pesquisa XP com a População Junho 2019 Destaques A rodada de junho da pesquisa XP Ipespe mostra que a maioria da população passou a se dizer favorável à reforma da Previdência apresentada pelo governo

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 6 Profª. Eulália Ferreira PARAGUAI 1954 1989 Antecedentes -Século XIX Guerra do Chaco com a Bolívia e a Guerra contra o Brasil trazem

Leia mais

Proposta de Reforma da Previdência - Uma análise jurídica

Proposta de Reforma da Previdência - Uma análise jurídica Proposta de Reforma da Previdência - Uma análise jurídica A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, conhecida como Reforma da Previdência e apresentada pelo Governo Michel Temer, foi alvo

Leia mais

O papel da desigualdade no atual surto de febre amarela no país

O papel da desigualdade no atual surto de febre amarela no país O papel da desigualdade no atual surto de febre amarela no país O efeito da desigualdade sobre surtos recentes da doença tem como fruto o impacto da febre amarela em áreas rurais, que apresentam indicadores

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

FÓRUMS LATINO-AMERICANOS

FÓRUMS LATINO-AMERICANOS CUME DE BASE La Poderosa, como movimento social, político e latino-americano, contempla um horizonte regional da Grande Pátria que transcende fronteiras, baseada na solidariedade internacionalista, uma

Leia mais

REDAÇÃO População Carcerária No Brasil

REDAÇÃO População Carcerária No Brasil REDAÇÃO População Carcerária No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO GUERRA FRIA GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava destruída pelos conflitos da guerra, todos os países estavam com a economia fragilizada, e isso facilitou

Leia mais

O desenvolvimento e a questão demográfica

O desenvolvimento e a questão demográfica A DEMOGRAFIA E A ECONOMIA O desenvolvimento e a questão demográfica O conhecimento das dinâmicas populacionais revela-se de grande importância para fornecer informação, nomeadamente aos decisores de políticas

Leia mais

HISTÓRIA. Demandas Políticas e Sociais no Mundo Atual Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Demandas Políticas e Sociais no Mundo Atual Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Os problemas sociais são conhecidos e vividos cotidianamente pelas sociedades, comunidades, e indivíduos diariamente. Entende-se por problemas sociais todo distúrbio

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais