Revestimento cerâmico: procedimentos e patologias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revestimento cerâmico: procedimentos e patologias"

Transcrição

1 Revestimento cerâmico: procedimentos e patologias 1 Leonardo Tonhá de Oliveira OTGYN007 leonardo.tonha08@gmail.com Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Instituto de Pós-Graduação - IPOG Goiânia, GO, 19 de março de Resumo O presente artigo tem como objetivo dissertar sobre os procedimentos e patologias dos revestimentos cerâmicos. Atualmente com a dinamização da construção, as empresas e construtoras buscam formas de diminuir o custo e o prazo das obras, porém ao acelerar o tempo de execução, tem gerado o resultado oposto, com o atropelamento de etapas e falta de controle sobre os materiais e serviços, o que vem a resultar em uma série de patologias e prejuízos como retrabalhos e ações pós-obra. Então de acordo com essa realidade é de extrema importância o conhecimento todos os processos que envolvem a contrução civil, e nesse caso, sobre o sistema de revestimentos cerâmicos a fim de melhorar a qualidade das obras, conhecendo melhor os materiais empregados e as técnicas utilizadas para racionalizar os métodos. Além disso, no intuito de verificar o conhecimento dos profissionais da área, arquitetos e engenheiros civis, foi proposto aos mesmos um questionário com algumas perguntas a respeito do assunto. Palavras-chave: Revestimentos cerâmicos. Construção civil. Patologias. 1. INTRODUÇÃO Os revestimentos cerâmicos datam sua utilização de 10 a 15 mil anos atrás, com a necessidade da civilização daquela época de fazerem abrigos impermeáveis e termicamente confortáveis, características as quais eram encontradas na argila. A argila por sua vez sempre foi muito utilizada devido a sua enorme facilidade de ser encontrada na natureza, seja através de superfícies rochosas, nos veios e trincas das rochas ou em camadas sedimentares. Na atualidade a construção tem sido dividida em grandes grupos e são eles: estrutura, vedação e instalações. No entanto é importante ressaltar que cada um desses grupos tem sua função especifica e são de extrema importância para a composição final da obra. Neste trabalho o objetivo principal é dissertar sobre os revestimentos cerâmicos, explanando um pouco sobre sua composição, vantagens e desvantagens, boas práticas e as patologias. Além disso, através de um questionário com profissionais da área busca-se verificar o nível de conhecimento dos mesmos sobre este assunto.

2 2 2. REVESTIMENTOS CERÂMICOS Os revestimentos cerâmicos são por definição da NBR (ABNT, 1997), item 3.3.1: Revestimento cerâmico: Conjunto formado pelas placas cerâmicas, pela argamassa de assentamento e pelo rejunte. NBR (ABNT, 1997) Assim é importante entender cada elemento isolado com suas respectivas características, e as interações do sistema como um todo. Desta forma, os mesmos serão abordados de modo isolado, e posteriormente a atuação conjunta do sistema com boas práticas e patologias do mesmo. Figura 1 - Sistema revetimento cerâmico Fonte : acessado em 12/03/ COMPOSIÇÃO DO REVESTIMENTO CERÂMICO 1. Placas cerâmicas A placa cerâmica é face mais externa do revestimento cerâmico, sendo utilizado tanto em ambientes internos quanto em áreas externas. Segundo a NBR (ABNT, 1997), item elas são classificadas da seguinte forma: Placas cerâmicas para revestimento: Material composto de argila e outras matérias-primas inorgânicas, geralmente utilizadas para revestir pisos e paredes, sendo conformadas por extrusão (representada pela letra A) ou por prensagem (representada pela letra B), podendo também ser conformadas por outros processos (representados pela letra C). As placas são então secadas e queimadas à temperatura de sinterização. Podem ser esmaltadas ou não esmaltadas, em correspondência aos símbolos GL (glazed) ou UGL, (unglazed), conforme ISO As placas são incombustíveis e não são afetadas pela luz. NBR (ABNT, 1997)

3 3 Além da classificação segundo o método de fabricação, podemos classificar as placas cerâmicas quanto à absorção de água, resistência à abrasão superficial, resistência ao manchamento, resistência ao ataque de agentes químicos; esmaltadas ou não, e quanto ao aspecto superficial e análise visual. Das classificações mencionadas, a absorção de água é uma das mais importantes, pois a mesma se relaciona de forma direta com as demais características, e normalmente, quanto menor o grau de absorção, melhor será a qualidade da placa, segundo YAZIGI (2009). Sendo assim, é de extrema importancia que todas essas informações sejam informadas pelo fabricante na embalagem no produto, conforme ilustrado na Figura 2. Figura 2 - Especificações na embalagem de placas cerâmicas Fonte 2 : acesso em 13/02/ Argamassa de assentamento A argamassa de assentamento trata-se do material que irá fazer a ligação entre o substrato e placa cerâmica. Para o revestimento cerâmico será abordado à argamassa colante industrializada, devido a sua totalidade em relação ao uso e sua eficiência em relação às demais. Atendo a definição, temos segundo a NBR (ABNT, 2005), item 3.1: Argamassa colante industrializada: Produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos, que, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente, empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento. NBR (ABNT, 2005)

4 4 Esse elemento de ligação pode ser classificado quanto a sua aplicação e características, sendo quanto a sua utilização definidas por: Argamassa colante industrializada AC I: Uso interno, exceto para área com elevadas varrições de temperatura (saunas, churrasqueiras). Argamassa colante industrializada AC II: Áreas internas e externas sujeitas ciclos de variações termoigrométricas e ação do vento. Argamassa colante industrializada AC III: Apresenta a mesma função que a AC I e AC II, porém apresenta maiores valores de aderência. Figura 3 - Argamassa colante industrializada Fonte 3: acesso em 17/03/2017 As argamassas colantes industrializadas ainda devem atender requisitos mínimos apresentados na tabela 1 da NBR (ABNT, 2005): Figura 4 - Tabela 01 - Requisitos minimos para argamassas colantes Fonte 4: NBR (ABNT:2005)

5 5 Uma importante característica na aplicação do revestimento cerâmico é o tempo em aberto, que definido pelo NBR (ABNT, 2005), item 3.1.5: 3. Rejunte Tempo em aberto: Maior intervalo de tempo para o qual uma placa cerâmica pode ser assentada sobre a pasta de argamassa colante, a qual proporcionará, após um período de cura, resistência à tração simples ou direta. NBR (ABNT, 2005) O rejunte ou argamassa de rejuntamento é um composto que tem por finalidade absorver as deformações e impermeabilizar as juntas entre as placas cerâmicas. Ele deve ser adotado de acordo com a exigência do sistema, seja quanto sua flexibilidade, retenção de água, uniformidade de textura, dureza, resistência à mancha e aspecto visual. O mesmo geralmente tem em sua composição: cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivo celulósico, polímeros e aditivo hidrofugantes. Além disso, ele é oferecido de diversas cores e tipos, e são eles: Rejunte cimenticio; Rejunte acrílico; Rejunte epóxi; Outro fator de grande relevância no rejunte é o tamanho da junta, pois dependendo da espessura da mesma deve-se utilizar o rejunte apropriado para que sua função seja desempenhada em sua totalidade, como para juntas maiores (de três a dez milímetros) é recomendado o rejunte cimentício e para as juntas menores (menores que três milímetros) o rejunte acrílico ou epóxi. Figura 5 - Rejuntamento na parede com rejunte cimentício e no piso com epoxi Fonte 5:

6 6 4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS REVESTIMENTOS CERÂMICOS As vantagens dos revestimentos cerâmicos quando utilizado como materiais de acabamento são a durabilidade (devido a sua composição química estável); a baixa higroscopidade; o alto desempenho em isolamento térmico; o comportamento ininflamável e o atendimento aos padrões de estética. Outra vantagem que só se percebe ao longo do tempo é o custo, pois o mesmo quando comparado com uma pintura não necessitará de uma manutenção onerosa, apenas de uma manutenção preventiva. Já as principais desvantagens são a dificuldade em relação à reposição de peça principalmente devido à dificuldade em relação à tonalidade e dimensões; por se tratar de um material dúctil, ou seja, que pode perder a estética quando submetido ao impacto e devido ao índice de perdas para recortes ser elevado, assim aumentando o custo do sistema e o volume de resíduos na obra. 5. EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Uma boa execução de serviços de revestimento cerâmicos necessita desde os materiais adequados e dentro dos padrões de qualidade, mão-de-obra especializada e orientações técnicas junto ao sistema de controle de qualidade. Com isso, enumerou-se o procedimento para execução do serviço. 5.1 Preparação da base Na preparação da base ou substrato de aplicação deve-se garantir que a mesma esteja limpa, e pode ser utilizada uma escova com fios de aço para tal procedimento. E também é necessário garantir que a mesma encontra-se úmida para não absorver a água de amassamento da argamassa. As etapas como contrapiso e batente de esquadrias devem estar testadas quanto aos caimentos e folgas em relação a peça cerâmica, respectivamente, segundo YAZIGI (2009). Outro item que deve ser verificado são as tubulações hidrossanitárias, pois caso as mesmas tenham algum vazamento podem ser reparados antes da execução dos revestimentos cerâmicos, haja vista que uma possível intervenção destruiria o sistema de revestimento. 5.2 Preparação da argamassa O cuidado com esse item do sistema vem desde o seu recebimento a estocagem, por apresentar maior vulnerabilidade à umidade.

7 7 Para sua mistura temos duas opções: manual e mecânica. A mistura manual deve ser feita em ambiente limpo com água limpa. Na mistura mecanizada deve-se utilizar argamassadeira. 5.3 Verificação da placa cerâmica Na aplicação da placa cerâmica deve-se primeiro verificar as especificações relativas às características do material, mas também em relação à estocagem, a qual deve evitar a presença de intempérie e umidades. Depois de o substrato limpo e argamassa de assentamento preparada, deve-se limpar o tardoz da placa cerâmica. Em relação à aplicação da argamassa de assentamento deve-se observar a NBR (ABNT:1996) a qual diferencia o procedimento de acordo com a área da placa cerâmica. De forma resumida adota-se a variação da desempenadeira dentada de acordo com a recomendação da NBR (ABNT:1996): Figura 6 - Tabela 1 - áreas das placas, desempenadeiras e procedimentos Fonte 6 : NBR (ABNT:1996) Já para situações em que as placas possuem áreas superiores a 900 cm² a aplicação da argamassa deve ser feita no substrato e no tardoz da placa, em direções opostas conforme figura 7.

8 8 Figura 7 - Aplicação da argamassa de assentamento Fonte 7: acesso em 29/01/2017 Depois de observado tais exigências, inicia-se o assentamento com a placa cerâmica ligeiramente fora de posição sob os cordões da argamassa e provocando um pequeno esforço perpendicular à superfície de aplicação, e com posterior esforço tangente a superfícies e perpendicular aos cordões da argamassa de aplicação possibilitando assim uma aderência satisfatória da placa cerâmica. Nesse processo deve ser utilizado elemento que possibilitem a formação de juntas entre as placas cerâmicas. 5.4 Rejuntamento Na etapa de rejuntamento deve observar primeiro o tipo de rejunte a ser utilizado e a quantidade necessária para execução do serviço. Para iniciar essa etapa, o primeiro serviço é a limpeza das juntas entre as placas cerâmicas. Figura 8 - Limpeza da superficie para inciar o rejuntamento Fonte 8: acesso em 18/03/2017

9 9 Após a limpeza, deve-se fazer a mistura do rejunte com água, conforme orientação do fabricante. Essa etapa só deve iniciar 72 horas após a aplicação da placa cerâmica na argamassa de assentamento, garantindo que o mesmo já tenha passado pelo processo de cura, e caso este período seja atropelado, algumas patologias podem surgir posteriormente. Figura 9 - Limpeza final após o rejuntamento Fonte 9: Livro - Técnicas de construção civil e construção de edifícios, p Controle de qualidade No intuito de garantir que o sistema de revestimento cerâmico esteja com desempenho satisfatório, pode-se utilizar de técnicas simples, como o teste a percussão que consiste na execução de batidas com um martelo de borracha sobre a placa cerâmica a fim de identificar algum ponto de som oco, ou seja, ponto onde não houve a aderência da argamassa a placa cerâmica e assim fazer o reparo. Figura 10 - Teste a percussão com martelo de borracha Fonte 10: em 19/03/2017 Outro teste que pode ser feito é da verificação da estanqueidade do rejunte, para isso é preciso espalhar água sob o revestimento e verifica-se visualmente o aparecimento de manchas ou mudança de tons seja na placa cerâmica ou no próprio rejunte.

10 10 6. PATOLOGIAS A patologia na construção civil pode ser entendida pela situação na qual o edifício ou parte dele, em um dado momento da sua vida útil, não apresenta o desempenho previsto. Ainda de acordo com SEMENSATO e SABATINI (2001) as patologias se evidenciam: As patologias são: O problema é identificado, de modo geral, a partir das manifestações ou sintomas patológicos que traduzem-se por modificações estruturais e/ou funcionais no edifício ou na parte afetada, representando sinais de aviso dos defeitos surgidos. SEMENSATO e SABATINI (2001) Congênita: originadas por não observância das normas técnicas, concepção inadequada dos revestimentos e especificação inadequada de materiais. São exemplos: especificação incorreta de argamassa, placas cerâmicas com resistência inferior ao exigido pelo ambiente. Construtivas: sua origem está relacionada à fase executiva, no caso, a não aplicação dos processos adequados e até vícios de mão-de-obra não capacitada. Figura 11 - Aplicação inadequada da argamassa Fonte 11: acesso em 19/03/2017 Adquiridas: são aquelas causadas ao longo da vida útil da edificação e são geradas a partir da ação intempéries, ação humana, agentes químicos etc. A figura 12, mostra uma fachada com um típico caso de eflorescência, na qual sistema de revestimento cerâmico apresentou porosidade que possibilitou com o tempo a entrada de água no mesmo, resultando em uma reação do cimento comum e água, gerando óxido de cálcio.

11 11 Figura 12 Eflorecência Fonte 12: acesso em 16/03/2017 Acidentais: são caracterizadas por fenômenos atípicos, tais como solicitações incomuns, recalques na estrutura, incêndios dentre outros. A figura 13 mostra um sistema cerâmico com estufametno das placas devido a um recalque estrutural. Figura 13 - Patologias devido a recalques e flexas excessivas Fonte 13: acesso em 16/03/ PESQUISA COM PROFISSIONAIS SOBRE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Para verificar como está o conhecimento de profissionais da área, engenheiros civis e arquitetos, sobre os revestimentos cerâmicos, foi realizada uma pesquisa virtual com profissionais de diversos estados. Assim segue as perguntas e seus respectivos resultados. Pergunta 01: Você já executou em alguma obra revestimento cerâmico?

12 12 Inicialmente foram questionados quais deles executa ou já executou o revestimento cerâmico em suas obras e como resultado, 91,67% responderam que sim, 8,33% que não. Figura 14 - Grafico da pergunta 01 Fonte 14: Pesquisa realizada entre os dias 25/01/2017 a 18/03/2017 com profissionais da área de construção Diante da resposta quase totalitária, vemos que a atividade de revestimento cerâmico é bastante corriqueira e já esteve presente no cotidiano de quase todos profissionais Pergunta 02: Você acha importante na obra ter um projeto de revestimento cerâmico com instruções e especificações? Em sequência perguntou-se se eles consideravam importante na obra ter um projeto com instruções, especificações e detalhamentos para a execução dos revestimentos cerâmicos, segue na figura 15 o resultado obtido para esta enquete.

13 13 Figura 15 - Grafico da pergunta 02 Fonte 15: Pesquisa realizada entre os dias 25/01/2017 a 18/03/2017 com profissionais da área de construção Pergunta 04: Você já notou alguma patologia em obra relacionada a revestimentos cerâmicos? Essa pergunta traz a realidade da execução de revestimentos cerâmicos no Brasil, na qual temos um alto índice de patologias no sistema, o que é evidenciado por 75% das respostas afirmativas e 25% negativas. Pergunta 05: Este questionamento é um complemento do anterior, se a resposta no item 04 foi sim, favor citar a patologia notada. Nessa pergunta evidecnia-se as patologias que estão presentes no cotidiano da construção civil. O desplacamento vem com 46% das patologias notadas, o que pode indicar desde a especificação errada da argamassa de assentamento, até o método de execução equivocado e fora dos padrões de norma. Em segundo lugar destaca-se a aparição de manchas. Figura 16 - Grafico da pergunta 05

14 14 Fonte 16: Pesquisa realizada entre os dias 25/01/2017 a 18/03/2017 com profissionais da área de construção 8. CONCLUSÃO Ao fim deste trabalho, pode concluir-se que, mesmo com toda dinâmica atual da construção civil, a competitividade do mercado, a busca por redução de custo e prazos, existem métodos construtivos que são de extrema importância para o conjunto da obra, e que os mesmos quando não executados geram patologias que afloram na face mais externa, o revestimento, gerando assim um aspecto negativo para a obra como um todo. Além disso, percebe-se que o sistema de revestimento cerâmico mesmo sendo constituído de três itens apresenta uma complexidade em relação as suas especificações de materiais e métodos, e que parte desse conhecimento não está chegando a obras, o que se pode ser evidenciado na pesquisa pelo número de profissionais que notam patologia no sistema. Assim, para se encaixar na atualidade das construções é necessário continuar executando todas as etapas construtivas seguindo todos os procedimentos e boas práticas, buscando técnicas e materiais que podem vir a proporcionar a redução de custo e prazos tão desejados por todos sem perder na qualidade da obra. 9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14081: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas - Requisitos. Rio de Janeiro, ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14084: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas - Determinação da resistência de aderência à tração. Rio de Janeiro, ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13816: Placas cerâmicas para revestimento - Terminologia. Rio de Janeiro, ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13817: Placas cerâmicas para revestimento - Classificação. Rio de Janeiro, ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13818: Placas cerâmicas para revestimento Especificação e métodos de ensaios. Rio de Janeiro, ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13753: Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com argamassa colante Procedimento. Rio de Janeiro, 1996.

15 15 ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13755: Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante procedimento. Rio de Janeiro, MACIEL, L.L., BARROS, M.M.S.B., SABBATINI, F.H., Apostila recomendações para a execução de revestimentos de argamassa para paredes de vedação internas e exteriores e tetos. São Paulo: 1998 MILITIO, José Antônio, Técnicas de construção civil e construção de edifícios. Sorocaba. SEMENSATO, M.M., SABBATINI, F.H., Apostila Produção de revestimentos cerâmicos para paredes de vedação em alvenaria: diretrizes básicas. São Paulo: YAZIGI,Walid. A técnica de edificar. São Paulo: Pini: Sinduscon, 2009 Constução Passo-a-Passo / Organização da editora. São Paulo: Pini: 2009

NBR 14081/2004. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos

NBR 14081/2004. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos NBR 14081/2004 Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos OBJETIVO: Fixar as condições exigíveis para argamassas colantes industrializadas destinadas ao assentamento

Leia mais

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições Argamassa Colante Argamassa Colante q As argamassas colantes são formadas pela composição de agregados, aglomerantes, aditivos, água e eventualmente adições. Cimento Portland Areia fina Argamassa Colante

Leia mais

NBR 13816/1997. Placas cerâmicas para revestimento Terminologia

NBR 13816/1997. Placas cerâmicas para revestimento Terminologia NBR 13816/1997 Placas cerâmicas para revestimento Terminologia OBJETIVO: Definir os termos relativos a placas cerâmicas para revestimento, esmaltadas e não esmaltadas; 1. Revestimento cerâmico: Conjunto

Leia mais

Aula 03: Aplicação de argamassas colantes e suas Patologias

Aula 03: Aplicação de argamassas colantes e suas Patologias Engenharia Civil - 9 P. Manutenção e estudos de Patologias I Aula 03: Aplicação de argamassas colantes e suas Patologias Prof.: Engenheiro Civil ESP, William Torres Histórico das Argamassas No início,

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

Soluções Completas Para o Seu Projeto.

Soluções Completas Para o Seu Projeto. Soluções Completas Para o Seu Projeto. Há mais de 50 anos a Argatex oferece soluções para construção civil, sempre com os princípios de oferecer produtos de alta qualidade que simplifiquem e otimizem a

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 6. Procedimento de Execução Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 92 Instruções para a contratação de mão-de-obra

Leia mais

ARGAMASSA BELACOLA AC-II BRANCA

ARGAMASSA BELACOLA AC-II BRANCA 1. Descrição A Argamassa Belacola AC-II Branca é recomendada para o assentamento de peças cerâmicas em pisos e paredes de áreas internas e externas. Revestimentos de até 60x60 cm. S 2. Classificação A

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Multi Porcelanato Interno 2. DESCRIÇÃO: A Multi Porcelanato Interno é uma argamassa colante especial para assentamento de peças cerâmicas tipo porcelanato em áreas internas.

Leia mais

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Fundação Carmelitana Mário Palmério Materiais de Construção Civil PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Professor: Yuri Cardoso Mendes Revestimentos cerâmicos Para realizar um bom projeto de revestimento

Leia mais

FICHA TECNICA. - Revestimentos cerâmicos em fachadas de até 30x30cm e absorção de água de 0,5% a 6%;

FICHA TECNICA. - Revestimentos cerâmicos em fachadas de até 30x30cm e absorção de água de 0,5% a 6%; Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Flex ACIII Multiuso Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula

Leia mais

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes Argamassas NBR13281 Histórico 1º. registro de emprego na construção: Pré-História Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/07/ PRODUTO: Piso sobre Piso Externo

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/07/ PRODUTO: Piso sobre Piso Externo Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Piso sobre Piso Externo 2. DESCRIÇÃO: A Piso sobre Piso Externo é uma argamassa colante especial, para assentamento de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo em áreas internas

Leia mais

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr.

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. clemenceau@chiabi.com A causa de aparecimento de uma patologia em fachada, pode ser interpretada

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Externo

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Externo Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Multi Porcelanato Externo 2. DESCRIÇÃO: A Multi Porcelanato Externo é uma argamassa colante especial para assentamento de peças cerâmicas tipo porcelanato em áreas internas

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em áreas externas e/ou internas especiais.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em áreas externas e/ou internas especiais. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Cola Plus Exteriores ACII Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em pisos e paredes internas.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em pisos e paredes internas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Argamassa Macx/Cola interiores ACI Nome da empresa: Endereço: Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5 Criado: 11/08/2016 Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII)

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5 Criado: 11/08/2016 Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII) Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII) 2. DESCRIÇÃO: A Arga Plus Externa é uma argamassa colante tipo AC III para assentamentos especiais que exigem alta flexibilidade

Leia mais

multiuso COLA MUITO ficha técnica do produto

multiuso COLA MUITO ficha técnica do produto 01 DESCRIÇÃO: votomassa branca é uma argamassa que proporciona alta aderência e flexibilidade no assentamento de uma ampla variedade de revestimentos 02 CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA: ANTES Colante Branca ACIII

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Flash Branco

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Flash Branco Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Flash Branco 2. DESCRIÇÃO: A Arga Flash Branco é uma argamassa colante de secagem rápida especial para assentamentos de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo. É produzida

Leia mais

FICHA TECNICA. - Assentar pedras naturais escuras em pisos e paredes de áreas internas e externas.

FICHA TECNICA. - Assentar pedras naturais escuras em pisos e paredes de áreas internas e externas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Flex ACIII Piso sobre Piso Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/FLEX ACIII BRANCA - MÁRMORES E GRANITOS

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/FLEX ACIII BRANCA - MÁRMORES E GRANITOS Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Argamassa Macx/Flex ACIII Branca Mármores e Nome do produto: Granitos Nome da empresa: Endereço: Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros 2. DESCRIÇÃO: A Arga Cozinhas e Banheiros é uma argamassa colante especial para assentamento de placas cerâmicas em áreas internas, com ação hidro-repelente

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS ATENÇÃO Confira a mercadoria no ato da entrega. Em caso de avaria durante o transporte ou descarga registre a ocorrência no Conhecimento de frete da Transportadora (CTe) e

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II)

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Construção Civil TC 034 Materiais de Construção III TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) Aulas: Prof a. Marienne R.M.Maron da Costa colaboração Prof.Eduardo

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 30/06/ PRODUTO: Rejunte Cerâmicas

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 30/06/ PRODUTO: Rejunte Cerâmicas Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Rejunte Cerâmicas 2. DESCRIÇÃO: O Rejunte Cerâmicas é uma argamassa de rejuntamento Tipo I para placas cerâmicas, de fácil aplicação, excelente aderência e resistência mecânica.

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br BLOCOS CERÂMICOS ABNT NBR 15270 / 2005 Componentes

Leia mais

Argamassas de Revestimento

Argamassas de Revestimento Argamassas de Revestimento q Argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, cerâmicos, laminados, etc; q O revestimento

Leia mais

rejuntamento flexível

rejuntamento flexível 01 Descrição: O votomassa é uma argamassa a base de cimento Portland indicado para rejuntar revestimentos cerâmicos, em pisos e paredes, com juntas de 2 a 10 mm em áreas internas e externas. 02 Classificação

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 14/08/ PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 14/08/ PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais 2. DESCRIÇÃO: A Arga Super Formatos e Pedras Especiais é uma argamassa colante tipo ACIII D E para assentamentos especiais de placas

Leia mais

cerâmica interna ficha técnica do produto

cerâmica interna ficha técnica do produto 01 Descrição: Argamassa leve de excelente trabalhabilidade, formulada especialmente para aplicação de revestimentos cerâmicos em áreas s. Excelente para o assentamento de revestimentos cerâmicos em ambientes

Leia mais

PAVIMENTAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PAVIMENTAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PAVIMENTAÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II Segurança de utilização Economia Higiene adequada Conforto EXIGÊNCIAS DO USUÁRIO Manutenção

Leia mais

VEDAPREN PAREDE VEDAPREN PAREDE SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDAPREN PAREDE VEDAPREN PAREDE SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma pintura impermeável, elástica e de base acrílica, que oferece grande aderência e durabilidade. dispensa a seladora. Pode ser deixado exposto ou receber pigmento líquido, tinta látex/acrílica,

Leia mais

Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Argamassas no estado seco e fresco Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.1 Conceitos Básicos: Argamassa é um material composto,

Leia mais

aditivo para rejuntamento

aditivo para rejuntamento 01 Descrição: votomassa deve ser misturado ao votomassa flexível ou similar. Usado em substituição à água na mistura, o produto melhora a impermeabilidade e a resistência do, proporcionando um rejunte

Leia mais

Estúdio de Arquitetura: sustentabilidade

Estúdio de Arquitetura: sustentabilidade Estúdio de Arquitetura: sustentabilidade Lorrânia Pimenta Orientadores: André Prado/ Sheila Passos Piso Áreas Molhadas SUMÁRIO Características de cerâmica e porcelanato Exemplos de cerâmica e porcelanato

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA NOS PISOS DE CONCRETO PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS (PISOS) As patologias dos pisos cimentados agrupam-se nas divisões: Fissuras; Desgaste superficial; Delaminação;

Leia mais

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário.

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário. 1. Descrição: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento é indicado para o assentamento de blocos para alvenaria de vedação e fixação de alvenarias (blocos de concreto, cerâmicos, e

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVO DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno as informações necessárias sobre a constituição,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso REVESTIMENTO VERTICAL DE PEDRA NATURAL Fonte: Revista Téchne no.10 1 o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO o Sistema ADERENTE: Assentamento

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação.

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS

Leia mais

SUMÁRIO 1 - Introdução: 2 Dicas: 3 Recomendações para assentamento: 4 Procedimentos: 5 Desempenadeira: 6 Espaçadores: 7 Argamassa:

SUMÁRIO 1 - Introdução: 2 Dicas: 3 Recomendações para assentamento: 4 Procedimentos: 5 Desempenadeira: 6 Espaçadores: 7 Argamassa: SUMÁRIO 1 - Introdução: 03 2 Dicas: 03 3 Recomendações para assentamento: 03 4 Procedimentos: 05 5 Desempenadeira: 06 6 Espaçadores: 06 7 Argamassa: 07 7.1 - Argamassa colante: 07 7.1.1 - Procure sempre

Leia mais

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/COLA COZINHAS E BANHEIROS. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/COLA COZINHAS E BANHEIROS. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Cola Cozinhas e Banheiros Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015 AULA 6 ARGAMASSA Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS DEFINIÇÃO Materiais

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Biomassa Bloco de Vidro Código: BV001

Ficha Técnica de Produto Biomassa Bloco de Vidro Código: BV001 1. Descrição: A Argamassa é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento de blocos de vidro em sistemas de vedação

Leia mais

Tecnologia das construções

Tecnologia das construções Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Revestimentos argamassados Execução de edificações Revestimentos argamassados

Leia mais

VERSÃO. Manual de Instruções Técnicas LUCCE. Castelatto Rua Antonio da Cunha Leite, 3070 Bairro do Portão - Atibaia - SP CEP

VERSÃO. Manual de Instruções Técnicas LUCCE. Castelatto Rua Antonio da Cunha Leite, 3070 Bairro do Portão - Atibaia - SP CEP VERSÃO 9A Manual de Instruções Técnicas Castelatto Rua Antonio da Cunha Leite, 3070 Bairro do Portão - Atibaia - SP CEP 12948-110 LUCCE ÍNDICE: LUCCE PARABÉNS! Você adquiriu um produto diferenciado de

Leia mais

Argamassas e Revestimento

Argamassas e Revestimento Introdução 2/26 Argamassas e Revestimento Argamassa é o resultado da mistura de aglomerante, agregado miúdo, água e às vezes aditivos, usada para assentamento de alvenarias e revestimentos. Aglomerante:

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 07 Revestimentos cerâmicos de paredes REVESTIMENTOS DE PAREDES Conjunto de camadas que recobre as vedações e a estrutura de um edifício com as funções de complementar as funções

Leia mais

Em qualquer tipo de piso é importante que o solo esteja muito bem preparado. Praticamente devemos observar os seguintes itens: O solo deve estar

Em qualquer tipo de piso é importante que o solo esteja muito bem preparado. Praticamente devemos observar os seguintes itens: O solo deve estar Em qualquer tipo de piso é importante que o solo esteja muito bem preparado. Praticamente devemos observar os seguintes itens: O solo deve estar muito bem compactado. Toda a tubulação embutida deve estar

Leia mais

MÉTODO EXECUTIVO ME - 16

MÉTODO EXECUTIVO ME - 16 Objetivo: O objetivo do método é detalhar o processo de aditivação de argamassas colantes tipo AC-I e de rejuntes para execução de assentamento e rejuntamento cerâmico de modo a propiciar o treinamento

Leia mais

MÉTODO EXECUTIVO ME - 18 Assentamento e Rejuntamento Cerâmico - Externo

MÉTODO EXECUTIVO ME - 18 Assentamento e Rejuntamento Cerâmico - Externo Objetivo: O objetivo do método é detalhar o processo de aditivação de argamassa colante tipo AC-I e rejunte na execução de assentamento e rejuntamento cerâmico de modo a propiciar o treinamento da mão-de-obra

Leia mais

Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo

Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo Curso Técnico em Edificações Disciplina Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo Docente: Profa. Priscila B. Alves TCCC3 O que é? Pra que serve? Quais os tipos? Introdução Nada mais

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA continuação

AULA 6 ARGAMASSA continuação AULA 6 ARGAMASSA continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS - PROPRIEDADES

Leia mais

FICHA TECNICA. - Rejuntamento em Piscinas, Fachadas, Pisos e Paredes de áreas Externas e Internas.

FICHA TECNICA. - Rejuntamento em Piscinas, Fachadas, Pisos e Paredes de áreas Externas e Internas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Rejunte Macx/Flex AR-II Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula S/N Lt. 6A/6B/7A

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 2. Deficiência x Excelência Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 7 Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa

Leia mais

Capítulo 26. Argamassas

Capítulo 26. Argamassas Capítulo 26 Argamassas Helena Carasek Universidade Federal de Goiás Definição Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea

Leia mais

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada Produto BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, aumenta a impermeabilidade e evita

Leia mais

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO EM REGIME DE 20 HORAS SEMANAIS PARA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE

Leia mais

Prof. Cristiano Ferrari

Prof. Cristiano Ferrari 1 2 PROF. CRISTIANO FERRARI TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (CEFET-OP) ENGENHEIRO CIVIL (UFV) PÓS-GRADUANDO EM GESTÃO DE PESSOAS E NEGÓCIOS (UNIVERTIX) E-mail: cristianoferrari_edi@yahoo.com.br 3 PLANO DE TRABALHO

Leia mais

PROF. CRISTIANO FERRARI

PROF. CRISTIANO FERRARI 1 2 PROF. CRISTIANO FERRARI PLANO DE TRABALHO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (CEFET-OP) ENGENHEIRO CIVIL (UFV) PÓS-GRADUANDO EM GESTÃO DE PESSOAS E NEGÓCIOS (UNIVERTIX) E-mail: cristianoferrari_edi@yahoo.com.br

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

FICHA TECNICA. Produto: REJUNTE MACX/FLEX FINE PLUS ARII. Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA TECNICA. Produto: REJUNTE MACX/FLEX FINE PLUS ARII. Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Rejunte Macx/Flex Fine Plus ARII Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula S/N

Leia mais

GUIA DE ESPECIFICÃO PROCRYL AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PROCRYL HARD AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PINTURA IMPERMEÁVEL

GUIA DE ESPECIFICÃO PROCRYL AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PROCRYL HARD AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PINTURA IMPERMEÁVEL PATOLOGIAS Neste caderno serão apresentadas as soluções da linha Procryl para atendimento dos requisitos de tratamento e correção de patologias. Temos com objetivo, facilitar o entendimento, projeção e

Leia mais

BAUCRYL AC PLUS aditivação de argamassas colantes abril / 2006

BAUCRYL AC PLUS aditivação de argamassas colantes abril / 2006 BAUCRYL AC PLUS aditivação de argamassas colantes abril / 2006 POR QUE ADITIVAR ARGAMASSAS COLANTES? A utilização de argamassas colantes bi componentes é prática comum nos países da Europa, nos Estados

Leia mais

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos Produto é uma argamassa polimérica, flexível, de base acrílica, com alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais movimentações. Por isso,

Leia mais

MONOCOLOR CRONOS>NUDE DESIGN DA TRANSFORMAÇÃO. Código 112

MONOCOLOR CRONOS>NUDE DESIGN DA TRANSFORMAÇÃO. Código 112 DESIGN DA TRANSFORMAÇÃO FICHA TÉCNICA MONOCOLOR CRONOS>NUDE Código 112 ACABAMENTOS Superficial lixado interno Lixado externo Nude e a simplicidade de sua cor permitiram a criação de um produto de beleza

Leia mais

REVESTIMENTOS. Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto

REVESTIMENTOS. Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto REVESTIMENTOS Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto REVESTIMENTOS O que é revestimento? Revestimentos mais comuns Argamassas Cerâmicos Pedra

Leia mais

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE VIDRO

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE VIDRO INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível, de alta adesividade, para áreas internas e externas. Assentamento e rejuntamento de pastilhas de vidro, pastilhas de coco

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DO PRODUTO

MANUAL DE APLICAÇÃO DO PRODUTO MANUAL DE APLICAÇÃO DO PRODUTO IMPORTANTE LEIA ATENTAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE INICIAR O ASSENTAMENTO DO PRODUTO. 1. PREPARAÇÃO DA PAREDE A. Parede de alvenaria nova Caso a parede apresente umidade

Leia mais

VEDATOP. Densidade: 1,23 g/cm³ Aparência: Cinza Composição básica: Aditivos especiais., Agregados minerais., Cimento.

VEDATOP. Densidade: 1,23 g/cm³ Aparência: Cinza Composição básica: Aditivos especiais., Agregados minerais., Cimento. Produto VEDATOP é uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia da Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia da Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia da Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimento de Argamassa Material Projeto Equipamentos e ferramentas inadequado Problemas no revestimento Planejamento Treinamento Roteiro

Leia mais

ANÁLISE DE ADERÊNCIA DE ARGAMASSA POLIMÉRICA/COLANTE EM DUAS RESIDÊNCIAS COM DESPLACAMENTO DOS PISOS CERÂMICOS.

ANÁLISE DE ADERÊNCIA DE ARGAMASSA POLIMÉRICA/COLANTE EM DUAS RESIDÊNCIAS COM DESPLACAMENTO DOS PISOS CERÂMICOS. ANÁLISE DE ADERÊNCIA DE ARGAMASSA POLIMÉRICA/COLANTE EM DUAS RESIDÊNCIAS COM DESPLACAMENTO DOS PISOS CERÂMICOS. Resumo O presente estudo propõe o ensaio normatizado pelo anexo A, da NBR 13755, Revestimento

Leia mais

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil PCC-2436 Tecnologia da Construção de Edifícios II Aula 05: Revestimentos Verticais Conceituação e Classificação

Leia mais

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDACIL ACQUA é um verniz à base de resina acrílica dispersa em água. É indicado para proteção de estruturas e, após a cura, forma um filme transparente, impermeável, de fácil limpeza, de boa resistência

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAFIX SBR é um polímero sintético que adicionado ao chapisco, à argamassa ou ao concreto modifica suas características, proporcionando grande aderência aos mais diversos substratos. Confere boa

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 556 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 556 / 13 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 103/13 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 060 / 688/ 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 060 / 688/ 15 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 060/15 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

MÉTODO EXECUTIVO ME - 02 Contrapiso Estanque de Média Espessura com AP-20 ARGAMASSA MODIFICADA COM POLÍMERO

MÉTODO EXECUTIVO ME - 02 Contrapiso Estanque de Média Espessura com AP-20 ARGAMASSA MODIFICADA COM POLÍMERO 1 Objetivo: O objetivo do Método Executivo é detalhar o Processo de Barreira Estanque utilizando Argamassa Modificada com Polímero (SISTEMA AP-20) para execução de Regularização Estanque de Média Espessura,

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 08 Contrapiso CONTRAPISO Funções: Regularizar a superfície do piso ou da laje; Embutir instalações que passem pelo piso; Permitir o correto caimento do piso nas áreas molhadas; Fornecer

Leia mais

Os Painéis Cimentício são compostos de Cimento Portland, partículas de madeira, água, aditivos e pigmentos. Muito

Os Painéis Cimentício são compostos de Cimento Portland, partículas de madeira, água, aditivos e pigmentos. Muito Os Painéis Cimentício são compostos de Cimento Portland, partículas de madeira, água, aditivos e pigmentos. Muito utilizados em fechamentos de edifícios comerciais e residências, estes painéis são uma

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 255 / 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 255 / 15 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 255/14 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto.

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto. Produto VEDATOP FLEX é uma argamassa polimérica, flexível, termoplástica indicada para vedar e eliminar vazamentos e umidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 254 / 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 254 / 15 Folha 1/5 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 255/14 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AS FISSURAS NOS REVESTIMENTOS RESPONDEM EM MÉDIA POR 15% DOS CHAMADOS PARA ATENDIMENTO PÓS-OBRA DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA ORIGEM E INCIDÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAFIX é um adesivo e selador de base acrílica, compatível com cimento e cal. Tem ação adesiva, o que aglutina as partículas do cimento e dos agregados, proporcionando melhor trabalhabilidade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume Definição: AGLOMERANTES Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Nomenclatura Exemplos: Aglomerantes Aglomerantes = materiais

Leia mais

multiuso COLA TUDO ficha técnica do produto Descrição:

multiuso COLA TUDO ficha técnica do produto Descrição: 01 Descrição: ANTES 254B Premium Branca votomassa cola tudo é uma argamassa colante de alta performance com excelente adesividade, flexibilidade e tempo em aberto estendido que pode ser utilizada nos mais

Leia mais

Impermeabilização Rígida

Impermeabilização Rígida Impermeabilização Rígida Concreto Impermeável: CLASSIFICAÇÃO RÍGIDOS -Aditivos impermeabilizantes; -Sem aditivos; Argamassa impermeável: -Argamassa com hidrofugantes; -Argamassa poliméricas; Cimentos poliméricos

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 266 / 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 266 / 15 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 255/14 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento Reves%mento NBR 7200 - Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas Procedimento. Esta Norma fixa o procedimento de execução de

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDATOP é uma argamassa polimérica semiflexível impermeável, indicada para vedação e eliminação da umidade. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento e demais

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo.

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. 1 ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4.

Leia mais