Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo"

Transcrição

1 Curso Técnico em Edificações Disciplina Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo Docente: Profa. Priscila B. Alves

2 TCCC3 O que é? Pra que serve? Quais os tipos? Introdução Nada mais é do que o elemento que protege das intempéries, como vento, chuva, sol, variações de umidade, entre outras, que ao longo do tempo causam danos à obra. Este elemento que dá proteção à construção, além de estanqueidade às edificações, chama-se: REVESTIMENTO.

3 Tipos: Revestimentos Industriais; Navais; Químicos; Comerciais; Hospitalares; Entre outros. Todos com características e finalidades específicas.

4 Revestimentos Revestimentos mais comuns: Argamassa; Cerâmica; Pedras; Pintura. Novos materiais e técnicas surgem a cada dia, por isto é bom estar atento a essas inovações.

5 Argamassas São os revestimentos mais comuns e tradicionais; praticamente não há obra em que não sejam utilizadas. É o mais apropriado para proteger alvenarias externas e internas. Dividido em três etapas: Chapisco; Emboço; Reboco.

6 Chapisco: Argamassas É a camada de preparo da base e é composto de areia, cimento e aditivos. Tem a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção e melhorar a aderência do revestimento ao concreto ou alvenaria. Cuidados: Deve-se verificar se a superfície que receberá o chapisco está livre de sujeira ou partes soltas. Como é a base do revestimento, se não conseguir um excelente contato com a alvenaria, poderá se soltar, levando junto todo revestimento aplicado.

7 Argamassas Chapisco Rolado: É comprado pronto e por isso é mais prático. Além de cimento e areia, a composição inclui aditivos especiais e a aplicação é feita com rolo de textura. Há menos risco de desperdício e erro na dosagem. Também pode ser aplicado sobre paredes e lajes em EPS (Isopor).

8 Emboço: Argamassas Corrige as imperfeições da alvenaria antes da aplicação do acabamento. Ele regulariza e protege a alvenaria, dando a ela aspecto plano. Os componentes mais usados são areia, cal e cimento. Cuidados: Antes da aplicação é importante certificarse de que a superfície da base não apresente desvios de prumo, esteja firme, limpa e seca e isenta de pó, óleo, tinta ou outros resíduos que possam prejudicar a aderência.

9 Argamassas Argamassas industrializadas: Fazem o papel do emboço e do revestimento em uma só aplicação. Produzidas com cimento, areia e aditivos, e podem ser aplicadas através do método tradicional (desempenadeira) ou podem ser projetadas sobre o chapisco e receber o acabamento imediatamente.

10 Reboco: Argamassas É a terceira camada do revestimento, regulariza e suaviza a superfície do emboço quando a mesma apresenta-se muito rústica. São uma mistura de pó de mármore, cal ou cimento branco e apresentam granulometria fina. Sobre o reboco, aplica-se diretamente o acabamento escolhido, como massa acrílica ou corrida, que servem de base para a pintura e papel de parede. Para o revestimento do tipo cerâmico, azulejos ou textura, o reboco é dispensado.

11 Argamassas Reboco Pronto: Economiza na mão de obra e agiliza o processo de acabamento, diversas empresas apresentam argamassas prontas. Basta misturar com água. A Ceramicacola Massa Pronta, da Rejuntabrás, substitui o reboco e, após 72h da aplicação, já está liberada para a pintura. Outra opção é o Reboquit Quartizolit, da Weber Saint- Gobain, indicado para uso interno e externo. A Usina Fortaleza disponibiliza a Supermassa, que dispensa o chapisco e está disponível em embalagens de 20 kg.

12 Argamassas

13 Revestimentos Cerâmicos

14 Revestimentos Cerâmicos Largamente utilizado em áreas sujeitas à presença de água constante, como áreas de serviço, cozinhas e banheiros, mas não impede seu uso em outros ambientes. Cuidados: Deve-se ter um perfeito controle das juntas, pois estas são necessárias para absorção de movimentações térmicas e estruturais.

15 Revestimentos Cerâmicos O assentamento é realizado com cimento-cola ou cimento colante, sendo necessário apenas misturar com água. Vantagem dessas argamassas é devido a possuírem um controle na produção e terem aditivos que melhoram a aderência da cerâmica.

16 Revestimentos Cerâmicos O Largamente assentamento utilizado é realizado em áreas com sujeitas cimento-cola à ou presença cimento de colante, água constante, sendo necessário como áreas apenas de misturar serviço, cozinhas com água. e Vantagem banheiros, dessas mas não argamassas impede é seu devido uso em a possuírem outros ambientes. um controle na produção e Cuidados: terem aditivos Deve-se que ter melhoram um perfeito a aderência controle da das juntas, cerâmica. pois estas são necessárias para absorção de movimentações térmicas e estruturais.

17 Argamassas Tipos de argamassas colantes encontradas no mercado: ACI ACII ACIII ACIIIE Argamassa própria para solicitações mecânicas típicas de revestimentos internos, com exceção daqueles aplicados em áreas especiais como saunas, churrasqueiras, estufas e outros. Adequada a ambientes externos. Possui propriedades que diminuem a interferência de temperatura e umidade típicas do trabalho ao ar livre. Indicada para condições de altas exigências. Para condições de altas exigências, em grandes áreas descobertas com tempo em aberto estendido.

18 Revestimentos Cerâmicos Conforme o INMETRO (Instituo Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento), os revestimentos cerâmicos são classificados quanto a alguns aspectos de resistência ao uso.

19 Resistência à Abrasão (PEI) PEI Tráfego Local de Uso 0 - Paredes. 1 Baixo 2 Médio 3 Médio - Alto 4 Alto 5 Altíssimo Ambientes residenciais onde o desgaste é mínimo, como, por exemplo, banheiros e dormitórios. Ideal para revestimentos de paredes. Ambientes internos de residências onde há maior tráfego, excluindo cozinhas e entradas. Ambientes residenciais em geral onde não há concentração de material abrasivo (areia) no piso. Todos os ambientes residenciais e comerciais em geral. Suporta a agressividade provocada pelas areias. Ambiente residenciais e comerciais com alta movimentação de tráfego, principalmente aqueles com acesso à via pública.

20 Resistência a Manchas Classe 1 Classe 2 Classe 3 Classe 4 Classe 5 Impossibilidade de remoção de manchas. Mancha removível com ácido clorídrico, acetona, hidróxido de potássio. Mancha removível com produto de limpeza forte. Mancha removível com produto de limpenza fraco. Máxima facilidade de remoção de manchas.

21 Resistência Química Classe A Ótima resistência aos produtos químicos. Classe B Ligeira alteração de aspecto. Classe C Alteração de aspecto bem definida.

22 Absorção de Água e Resistência Mecânica Porcelanatos Grês Baixa absorção e resistência mecânica alta. Baixa absorção e resistência mecânica alta. Semigrês Média absorção e resistência mecânica média. Semiporoso Poroso Alta absorção e resistência mecânica baixa. Alta absorção e resistência mecânica baixa.

23 Revestimento de Gesso Utilizado em substituição aos revestimentos de argamassa à base de cimento e cal e que tem origem na moagem da gipsita. Cuidados: Os tijolos ou blocos devem estar muito bem assentados, no prumo e sem falhas. Aplicação: 1- Desempenado sem o uso de taliscas (aspecto um pouco ondulado); II Sarrafeado com o uso de mestras e réguas de alumínio (superfície final regular e uniforme).

24 Revestimento de Gesso Utilizado em substituição aos revestimentos de argamassa à base de cimento e cal e que tem origem na moagem da gipsita. Cuidados: Os tijolos ou blocos devem estar muito bem assentados, no prumo e sem falhas. Aplicação: 1- Desempenado sem o uso de taliscas (aspecto um pouco ondulado); II Sarrafeado com o uso de mestras e réguas de alumínio (superfície final regular e uniforme).

25 Pedra Revestimento largamente utilizado pelo seu aspecto rústico. Podem ser encontrados os mais variados tipos de pedra com diferentes cores, texturas e tamanhos, laminadas ou brutas.

26 Obrigada pela atenção. Pedra Revestimento largamente utilizado pelo seu aspecto rústico. Podem ser encontrados os mais variados tipos de pedra com diferentes cores, texturas e tamanhos, laminadas ou brutas.

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Fundação Carmelitana Mário Palmério Materiais de Construção Civil PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Professor: Yuri Cardoso Mendes Revestimentos cerâmicos Para realizar um bom projeto de revestimento

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/07/ PRODUTO: Piso sobre Piso Externo

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/07/ PRODUTO: Piso sobre Piso Externo Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Piso sobre Piso Externo 2. DESCRIÇÃO: A Piso sobre Piso Externo é uma argamassa colante especial, para assentamento de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo em áreas internas

Leia mais

Produtividade, Economia e Facilidade de Aplicação.

Produtividade, Economia e Facilidade de Aplicação. Produtividade, Economia e Facilidade de Aplicação. Artos Expansões é representante oficial da Usina Fortaleza em Santa Catarina Contato: Fabiano Palmieri & Marcelo Palmieri 48 9908-8040 48 8866-6228 fabiano.palmieri@gmail.com

Leia mais

REVESTIMENTOS. Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto

REVESTIMENTOS. Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto REVESTIMENTOS Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto REVESTIMENTOS O que é revestimento? Revestimentos mais comuns Argamassas Cerâmicos Pedra

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros 2. DESCRIÇÃO: A Arga Cozinhas e Banheiros é uma argamassa colante especial para assentamento de placas cerâmicas em áreas internas, com ação hidro-repelente

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Multi Porcelanato Interno 2. DESCRIÇÃO: A Multi Porcelanato Interno é uma argamassa colante especial para assentamento de peças cerâmicas tipo porcelanato em áreas internas.

Leia mais

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 FICHA TÉCNICA Rev.: PRODUTO. Piso sobre Piso Externo 2. DESCRIÇÃO

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 FICHA TÉCNICA Rev.: PRODUTO. Piso sobre Piso Externo 2. DESCRIÇÃO 1. PRODUTO Piso sobre Piso Externo 2. DESCRIÇÃO A Piso sobre Piso Externo é uma argamassa colante especial, para assentamento de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo em áreas internas e externas. É

Leia mais

Pilares Essenciais. sobre nós. Fundada em 1985 pelo Grupo Vitorelli. Objetivos fundamentais: Excelência no atendimento a clientes e consumidores

Pilares Essenciais. sobre nós. Fundada em 1985 pelo Grupo Vitorelli. Objetivos fundamentais: Excelência no atendimento a clientes e consumidores sobre nós Pilares Essenciais Fundada em 1985 pelo Grupo Vitorelli Objetivos fundamentais: Excelência no atendimento a clientes e consumidores Qualidade dos produtos sobre nós Estrutura Fabril Duas unidades

Leia mais

Aula 03: Aplicação de argamassas colantes e suas Patologias

Aula 03: Aplicação de argamassas colantes e suas Patologias Engenharia Civil - 9 P. Manutenção e estudos de Patologias I Aula 03: Aplicação de argamassas colantes e suas Patologias Prof.: Engenheiro Civil ESP, William Torres Histórico das Argamassas No início,

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5 Criado: 11/08/2016 Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII)

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5 Criado: 11/08/2016 Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII) Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII) 2. DESCRIÇÃO: A Arga Plus Externa é uma argamassa colante tipo AC III para assentamentos especiais que exigem alta flexibilidade

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Externo

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Externo Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Multi Porcelanato Externo 2. DESCRIÇÃO: A Multi Porcelanato Externo é uma argamassa colante especial para assentamento de peças cerâmicas tipo porcelanato em áreas internas

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Flash Branco

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Flash Branco Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Flash Branco 2. DESCRIÇÃO: A Arga Flash Branco é uma argamassa colante de secagem rápida especial para assentamentos de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo. É produzida

Leia mais

Placas cerâmicas, porcelanatos, pedras naturais*;

Placas cerâmicas, porcelanatos, pedras naturais*; 1. PRODUTO Arga Flash Branco 2. DESCRIÇÃO A Arga Flash Branco é uma argamassa colante de secagem rápida especial para assentamentos de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo. É produzida com matérias-primas

Leia mais

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 FICHA TÉCNICA Rev.: PRODUTO. Multi Porcelanato Externo 2. DESCRIÇÃO

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 FICHA TÉCNICA Rev.: PRODUTO. Multi Porcelanato Externo 2. DESCRIÇÃO 1. PRODUTO Multi Porcelanato Externo 2. DESCRIÇÃO Multi Porcelanato Externo é uma argamassa colante especial para assentamento de peças cerâmicas tipo porcelanato em áreas internas ou externas. Indicada

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/6. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 02/10/ PRODUTO: ACIII Duo Tech

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/6. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 02/10/ PRODUTO: ACIII Duo Tech Rev.: 02 Pág.: 1/6 1. PRODUTO: ACIII Duo Tech 2. DESCRIÇÃO: A ACIII Duo Tech é uma argamassa colante tipo ACIII D E para assentamentos especiais de placas com grandes formatos que exigem elevada flexibilidade,

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 07 Revestimentos cerâmicos de paredes REVESTIMENTOS DE PAREDES Conjunto de camadas que recobre as vedações e a estrutura de um edifício com as funções de complementar as funções

Leia mais

REVESTIMENTOS DE PAREDE

REVESTIMENTOS DE PAREDE REVESTIMENTOS DE PAREDE REVESTIMENTO DE PAREDES CHAPISCO EMBOÇO REBOCO CHAPISCO SUPERFÍCIE ÁSPERA ENTRE A ALVENARIA E O EMBOÇO ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA 1:3, CONSISTÊNCIA BEM PLÁSTICA COLHER DE PEDREIRO

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 30/06/ PRODUTO: Rejunte Cerâmicas

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 30/06/ PRODUTO: Rejunte Cerâmicas Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Rejunte Cerâmicas 2. DESCRIÇÃO: O Rejunte Cerâmicas é uma argamassa de rejuntamento Tipo I para placas cerâmicas, de fácil aplicação, excelente aderência e resistência mecânica.

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento Reves%mento NBR 7200 - Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas Procedimento. Esta Norma fixa o procedimento de execução de

Leia mais

Estúdio de Arquitetura: sustentabilidade

Estúdio de Arquitetura: sustentabilidade Estúdio de Arquitetura: sustentabilidade Lorrânia Pimenta Orientadores: André Prado/ Sheila Passos Piso Áreas Molhadas SUMÁRIO Características de cerâmica e porcelanato Exemplos de cerâmica e porcelanato

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 02/10/ PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 02/10/ PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais 2. DESCRIÇÃO: A Arga Super Formatos e Pedras Especiais é uma argamassa colante tipo ACIII D E para assentamentos especiais de placas

Leia mais

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/COLA COZINHAS E BANHEIROS. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/COLA COZINHAS E BANHEIROS. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Cola Cozinhas e Banheiros Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

Soluções Completas Para o Seu Projeto.

Soluções Completas Para o Seu Projeto. Soluções Completas Para o Seu Projeto. Há mais de 50 anos a Argatex oferece soluções para construção civil, sempre com os princípios de oferecer produtos de alta qualidade que simplifiquem e otimizem a

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 14/08/ PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 14/08/ PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Super Formatos e Pedras Especiais 2. DESCRIÇÃO: A Arga Super Formatos e Pedras Especiais é uma argamassa colante tipo ACIII D E para assentamentos especiais de placas

Leia mais

PRECON. A marca da construção. GUIA PRÁTICO. Argamassas e Rejuntes

PRECON. A marca da construção. GUIA PRÁTICO. Argamassas e Rejuntes PRECON. A marca da construção. GUIA PRÁTICO Argamassas e Rejuntes ARGAMASSAS E REJUNTES Linha Argamassas Básicas Precon Uma linha que de básica só tem o nome. São produtos desenvolvidos com a mais alta

Leia mais

FICHA TECNICA. - Revestimentos cerâmicos em fachadas de até 30x30cm e absorção de água de 0,5% a 6%;

FICHA TECNICA. - Revestimentos cerâmicos em fachadas de até 30x30cm e absorção de água de 0,5% a 6%; Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Flex ACIII Multiuso Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula

Leia mais

Revestimentos de Paredes com Placoplast

Revestimentos de Paredes com Placoplast PÁGINA 1/7 Revestimentos de Paredes com Placoplast Revestimento para construção civil é uma camada executada com um material específico, que permite proteger, cobrir e/ou decorar uma superfície (paredes,

Leia mais

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS Vai construir ou reformar? Conte com a Casa das Argamassas. Adquira argamassas para a sua obra, seja ela interna ou externa, temos o produto certo para você. Somos Revendedores Autorizados da Argamassa

Leia mais

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes Argamassas NBR13281 Histórico 1º. registro de emprego na construção: Pré-História Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina.

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. 2. DESCRIÇÃO: O REVESTLISO CAMADA FINA é uma argamassa branca, mineral, de alta resistência e aderência, para acabamento de paredes e tetos com camada

Leia mais

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS

ARGAMASSA BRASIL + CASA DAS ARGAMASSAS Vai construir ou reformar? Conte com os produtos da Argamassa Brasil. A Casa das Argamassas é a distribuidora autorizada na região. Possuímos uma linha completa para a sua necessidade, oferecendo produtos

Leia mais

REVESTIMENTOS Escolha do Sistema de Revestimento

REVESTIMENTOS Escolha do Sistema de Revestimento 200888 Técnicas das Construções I REVESTIMENTOS Escolha do Sistema de Revestimento Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 13 EXERCÍCIO 1 ESCOLHA DO SISTEMA DE

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Aplicação em sobreposição, de revestimentos novos sobre antigos em ambientes internos.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Aplicação em sobreposição, de revestimentos novos sobre antigos em ambientes internos. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Cola ACII Piso sobre Piso Interno Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015 AULA 6 ARGAMASSA Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS DEFINIÇÃO Materiais

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em pisos e paredes internas.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em pisos e paredes internas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Argamassa Macx/Cola interiores ACI Nome da empresa: Endereço: Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula

Leia mais

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/FLEX ACIII BRANCA - MÁRMORES E GRANITOS

FICHA TECNICA. Produto: ARGAMASSA MACX/FLEX ACIII BRANCA - MÁRMORES E GRANITOS Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Argamassa Macx/Flex ACIII Branca Mármores e Nome do produto: Granitos Nome da empresa: Endereço: Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em áreas externas e/ou internas especiais.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em áreas externas e/ou internas especiais. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Cola Plus Exteriores ACII Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr.

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. clemenceau@chiabi.com A causa de aparecimento de uma patologia em fachada, pode ser interpretada

Leia mais

NBR 14081/2004. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos

NBR 14081/2004. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos NBR 14081/2004 Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos OBJETIVO: Fixar as condições exigíveis para argamassas colantes industrializadas destinadas ao assentamento

Leia mais

Deve ser lançado sobre o paramento previamente umedecido com auxílio da colher, em uma única camada de argamassa.

Deve ser lançado sobre o paramento previamente umedecido com auxílio da colher, em uma única camada de argamassa. APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Analisar o tipo de revestimento que mais se enquadra para uma determinada superfície; Executar corretamente os diversos tipos de revestimentos; Especificar

Leia mais

FICHA TECNICA. - Assentar pedras naturais escuras em pisos e paredes de áreas internas e externas.

FICHA TECNICA. - Assentar pedras naturais escuras em pisos e paredes de áreas internas e externas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Flex ACIII Piso sobre Piso Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

PEDREIRO PASSO A PASSO

PEDREIRO PASSO A PASSO PEDREIRO PASSO A PASSO 1. INICIO 2. MASSA PRA TIJOLO 3. MASSA PRA REBOCO 4. EQUIPAMENTOS PRA PEDREIRO 5. LEVANTANDO PAREDE 6. REBOCO INICIO Pedreiro é o profissional que constrói ou reveste muros, paredes,

Leia mais

Argamassas de Revestimento

Argamassas de Revestimento Argamassas de Revestimento q Argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, cerâmicos, laminados, etc; q O revestimento

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 6. Procedimento de Execução Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 92 Instruções para a contratação de mão-de-obra

Leia mais

Sistemas para paredes

Sistemas para paredes Sistemas para paredes Wall Tech Descrição geral Aplicações Integra-se perfeitamente aos sistemas de pisos em MMA, formando um sistema monolítico único. Ideal para ambientes internos, é aplicável diretamente

Leia mais

Tecnologia das construções

Tecnologia das construções Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Revestimentos argamassados Execução de edificações Revestimentos argamassados

Leia mais

ARGAMASSA BELACOLA AC-II BRANCA

ARGAMASSA BELACOLA AC-II BRANCA 1. Descrição A Argamassa Belacola AC-II Branca é recomendada para o assentamento de peças cerâmicas em pisos e paredes de áreas internas e externas. Revestimentos de até 60x60 cm. S 2. Classificação A

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 11 CONTRAPISOS O contrapiso é uma camada de argamassa executada sobre uma base, que pode ser a laje de um pavimento ou um lastro de concreto, se for sobre o solo. Sua função é regularizar a superfície

Leia mais

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário.

5. Limitações: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento não deve ser utilizada para assentamento de blocos silico-calcário. 1. Descrição: A argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e Encunhamento é indicado para o assentamento de blocos para alvenaria de vedação e fixação de alvenarias (blocos de concreto, cerâmicos, e

Leia mais

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 DEFINIÇÃO. Mistura de aglomerantes e agregados com água, possuindo capacidade de endurecimento (NBR 7200).. São materiais de construção constituídos por uma mistura

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 07 Pinturas Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. Sumário Aula 07 Pinturas Funções

Leia mais

REVESTIMENTOS DIVERSOS

REVESTIMENTOS DIVERSOS REVESTIMENTOS DIVERSOS MASSA RASPADA IMITAÇÃO TRAVERTINO GRANULARES TEXTURIZADOS RÚSTICOS GESSO GARANTIA 5 ANOS MAIOR RESISTÊNCIA A INTEMPÉRIES MAIOR VIDA ÚTIL MASSA RASPADA SACOS DE 50 KG RENDIMENTO :

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso REVESTIMENTO VERTICAL DE PEDRA NATURAL Fonte: Revista Téchne no.10 1 o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO o Sistema ADERENTE: Assentamento

Leia mais

Comece Certo. Planeje sua obra.

Comece Certo. Planeje sua obra. Comece Certo. Planeje sua obra. O primeiro passo para o bom acabamento de sua obra é a escolha de um revestimento compatível com sua necessidade. Para isso, consulte: Seu arquiteto, engenheiro ou técnico

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DO PRODUTO

MANUAL DE APLICAÇÃO DO PRODUTO MANUAL DE APLICAÇÃO DO PRODUTO IMPORTANTE LEIA ATENTAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE INICIAR O ASSENTAMENTO DO PRODUTO. 1. PREPARAÇÃO DA PAREDE A. Parede de alvenaria nova Caso a parede apresente umidade

Leia mais

LUIZA. Execução do Revestimento de Fachada de Argamassa. Santos / SP. Universidade Santa Cecília Santos / SP. Universidade Santa Cecília Santos / SP

LUIZA. Execução do Revestimento de Fachada de Argamassa. Santos / SP. Universidade Santa Cecília Santos / SP. Universidade Santa Cecília Santos / SP Execução do Revestimento de Fachada de Argamassa Aluno(s): Lucio Vinicius Andrade Carlini Luiza Pautz Aguiar Professor : Damin Santos / SP LUIZA 1 Revestimento Função Proteger os elementos da vedação e

Leia mais

Intermediação de Negócios

Intermediação de Negócios Intermediação de Negócios Catálogo 2016 A BAGÉ Serviços Administrativos LTDA é uma empresa intermediadora de negócios no setor de Construção Civil, tendo em seu portfólio os seguintes produtos: Vergalhões

Leia mais

REVESTIMENTOS VERTICAIS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

REVESTIMENTOS VERTICAIS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I REVESTIMENTOS VERTICAIS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I O CONCEITO FUNCIONAL É um elemento funcional do edifício com funções bem

Leia mais

tratamento de juntas invisíveis

tratamento de juntas invisíveis tratamento de juntas invisíveis massa cimentícia BrasiMassa materiais necessários Massa cimentícia BrasiMassa. Fibatape AR (álcali-resistente) 5 cm de largura. Fibatape AR (álcali-resistente) 10 cm de

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt rebetop color Pág. 2 utilização Revestimento

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV. Prof. Guilherme Brigolini

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV. Prof. Guilherme Brigolini UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV Prof. Guilherme Brigolini 1 CONCEITO Revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de proteção e de acabamento sobre

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 05 Revestimentos Argamassados de Paredes ARGAMASSA NBR 13281: Mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos químicos, com propriedades

Leia mais

Quantificação de Materiais e Mão-de-obra

Quantificação de Materiais e Mão-de-obra Quantificação de Materiais e Mão-de-obra INFRA-ESTRUTURA 20501 LOCAÇÃO DA OBRA Madeiras e pregos (locação) 144,71 1 144,71 m2 2,5 361,775 Execução da locação da obra Mão-de-obra 144,71 1 144,71 m2 2 289,42

Leia mais

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos.

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sistemas de pintura Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sua aplicação resulta em uma película

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência.

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais bases cimentícias.

Leia mais

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência.

VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. Descrição VEDAJÁ BRANCO é um revestimento modificado com polímeros, impermeável e de alta aderência. Adere ao concreto, à alvenaria e à argamassa. Facilita a inspeção de caixas d água, evidenciando possíveis

Leia mais

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições Argamassa Colante Argamassa Colante q As argamassas colantes são formadas pela composição de agregados, aglomerantes, aditivos, água e eventualmente adições. Cimento Portland Areia fina Argamassa Colante

Leia mais

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE VIDRO

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE VIDRO INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível, de alta adesividade, para áreas internas e externas. Assentamento e rejuntamento de pastilhas de vidro, pastilhas de coco

Leia mais

FICHA TECNICA. Produto: REJUNTE MACX/FLEX FINE PLUS ARII. Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA TECNICA. Produto: REJUNTE MACX/FLEX FINE PLUS ARII. Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Rejunte Macx/Flex Fine Plus ARII Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula S/N

Leia mais

Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A MEMORIAL DESCRITIVO

Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A MEMORIAL DESCRITIVO Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A52432-8 MEMORIAL DESCRITIVO Natureza da Obra: Residencial - Sobrados Geminados Proprietário: 3S Construções Ltda Local: Rua Vereador Adão Santos - Quadra

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia da Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia da Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia da Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimento de Argamassa Material Projeto Equipamentos e ferramentas inadequado Problemas no revestimento Planejamento Treinamento Roteiro

Leia mais

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa.

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. Distribuição gratuita Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. 1 Este folheto fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou

Leia mais

cerâmica interna ficha técnica do produto

cerâmica interna ficha técnica do produto 01 Descrição: Argamassa leve de excelente trabalhabilidade, formulada especialmente para aplicação de revestimentos cerâmicos em áreas s. Excelente para o assentamento de revestimentos cerâmicos em ambientes

Leia mais

PLANILHA AUXILIAR B DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 02. ÁREA TOTAL TERRENO: 336,00m²

PLANILHA AUXILIAR B DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 02. ÁREA TOTAL TERRENO: 336,00m² - INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas. Unidade: m² Critério de medição: Pela área de projeção horizontal do abrigo.

Leia mais

Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Argamassas no estado seco e fresco Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.1 Conceitos Básicos: Argamassa é um material composto,

Leia mais

Instruções de Assentamento

Instruções de Assentamento Instruções de Assentamento 1. Descrição Básica dos Produtos Cerâmicos Atlas Pastilha de Porcelana e Revestimento Cerâmico. As placas são fornecidas em Telas de Papel ou Drop System (pontos de PVC, aplicados

Leia mais

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529 VII SEMANA Prof. Adailton de Oliveira Gomes Escola Politécnica da UFBA Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais 1 VII SEMANA DEFINIÇÃO NBR 13529 Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s)

Leia mais

PLANILHA AUXILIAR C DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 03. ÁREA TOTAL TERRENO: 325,00m²

PLANILHA AUXILIAR C DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 03. ÁREA TOTAL TERRENO: 325,00m² ENDEREÇO: Rua 580, S/Nº - INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas. Unidade: m² Critério de medição: Pela área de projeção

Leia mais

ANEXO XIII MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO XIII MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO XIII MEMORIAL DESCRITIVO 1. APRESENTAÇÃO O presente MEMORIAL DESCRITIVO tem por finalidade determinar os detalhes de acabamento, tipo e a qualidade dos materiais a serem utilizados na reforma do

Leia mais

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada Produto BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, aumenta a impermeabilidade e evita

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS Orçamento Sintético Global

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS Orçamento Sintético Global PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS Orçamento Sintético Global Data:06/07/2012 OBRA : ORÇAMENTO : RIACHO DOCE REFORMA L.S=155,71% BDI=30% CÓDIGO DESCRIÇÃO UNIDADE QUANT. PREÇO(R$) PREÇO TOTAL

Leia mais

multiuso COLA MUITO ficha técnica do produto

multiuso COLA MUITO ficha técnica do produto 01 DESCRIÇÃO: votomassa branca é uma argamassa que proporciona alta aderência e flexibilidade no assentamento de uma ampla variedade de revestimentos 02 CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA: ANTES Colante Branca ACIII

Leia mais

TECNOLOGIA INOVADORA PARA PROJETOS INTELIGENTES

TECNOLOGIA INOVADORA PARA PROJETOS INTELIGENTES TECNOLOGIA INOVADORA PARA PROJETOS INTELIGENTES A linha de Soluções Construtivas Eternit foi pensada para facilitar o desempenho do projeto na prática, para agregar qualidade e proporcionar um resultado

Leia mais

Planilha Orçamentária

Planilha Orçamentária 1 SERVIÇOS PRELIMINARES,DEMOLIÇÕES,LIMPEZA 2.742,56 1.1 PLACA DE OBRA 6,00 m² 205,83 25,62 231,45 1.234,98 153,72 1.388,70 1.2 LIMPEZA PERMANENTE DA OBRA 66,00 h 0,37 7,37 7,74 24,32 486,42 510,74 1.3

Leia mais

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil PCC-2436 Tecnologia da Construção de Edifícios II Aula 05: Revestimentos Verticais Conceituação e Classificação

Leia mais

Sistema de Gestão de Qualidade ES Especificação Técnica

Sistema de Gestão de Qualidade ES Especificação Técnica Especificação Técnica Código Página 1 TRATAMENTO DE FACHADAS DE CONCRETO APARENTE Sistema adotado Execução de serviços de recomposição e tratamento de fachadas de concreto aparente retornando a condição

Leia mais

Conheça os produtos industrializados existentes no mercado e veja dicas para compra, recebimento e armazenamento

Conheça os produtos industrializados existentes no mercado e veja dicas para compra, recebimento e armazenamento Argamassas de revestimento Conheça os produtos industrializados existentes no mercado e veja dicas para compra, recebimento e armazenamento Reportagem: Gisele C. Cichinelli As argamassas de revestimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO Obra: Construção de um Prédio Residencial Multifamiliar Local: Avenida Maria José Pinheiro Machado x Jorge Calixto nº 570 Planta aprovada nº 174/16 expedida

Leia mais

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O reboco será demolido com ferramentas adequadas, tendo todo o cuidado para não causar nenhum dano

Leia mais

REFORMA DA CASA FAMILIAR RURAL DE ANAPÚ MEMORIAL DESCRITIVO

REFORMA DA CASA FAMILIAR RURAL DE ANAPÚ MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA DA CASA FAMILIAR RURAL DE ANAPÚ MEMORIAL DESCRITIVO 1 de 6 I CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 Características A Casa Familiar Rural de Anapú é constituída de um Bloco Administrativo, Salas de aula, Auditório,

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 03 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 03 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 03 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Prof. Msc. Anderson Alencar Edificações - IFPA INTRODUÇÃO Materiais de construção são todos os utilizados nas obras (construção de casas, prédios

Leia mais

VEDATOP. Densidade: 1,23 g/cm³ Aparência: Cinza Composição básica: Aditivos especiais., Agregados minerais., Cimento.

VEDATOP. Densidade: 1,23 g/cm³ Aparência: Cinza Composição básica: Aditivos especiais., Agregados minerais., Cimento. Produto VEDATOP é uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e

Leia mais

2204 MASSA DE PROJEÇÃO PLUS Revestimento Interno/Externo Projetado

2204 MASSA DE PROJEÇÃO PLUS Revestimento Interno/Externo Projetado 1. Descrição: A argamassa 2204 Matrix Massa de Projeção Plus é indicada para revestimento projetado em áreas internas e externas, como também para fachadas de até 160 metros de altura. 2. Classificação:

Leia mais

2203 ARGAMASSA MATRIX MASSA DE PROJEÇÃO Revestimento Interno/Externo Projetado

2203 ARGAMASSA MATRIX MASSA DE PROJEÇÃO Revestimento Interno/Externo Projetado 1. Descrição: A argamassa 2203 Matrix Massa de Projeção é indicada para revestimento projetado em áreas internas e externas, como também para fachadas de até 80 metros de altura. 2. Classificação: A argamassa

Leia mais

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS CEUSAREVESTIMENTOS

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS  CEUSAREVESTIMENTOS [ MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS [ PISO AQUECIDO Indicações: O sistema de piso aquecido é indicado para porcelanatos 60x60 cm, 80x80 cm, 20,2x86,5, 58,8x119,0 e 28,8x119,0 cm, assentados com junta de 2

Leia mais

Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS

Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS Orçamento parcial nº 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 m2 Corte de capoeira fina a foice 900,000 0,19 171,00 1.2 m2 Raspagem e limpeza manual de terreno 900,000 0,63 567,00

Leia mais

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais

Leia mais