1. APRESENTAÇÃO 2. DA COMPETIÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. APRESENTAÇÃO 2. DA COMPETIÇÃO"

Transcrição

1

2 1. APRESENTAÇÃO Edital do I DESAFIO DO ROBOCANO do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara Goiás ILES/ULBRA, que será realizado pelos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do ILES/ULBRA Itumbiara/GO no II Desafio das Engenharias. 2. DA COMPETIÇÃO O I DESAFIO DO ROBOCANO Edição 2018 é um projeto desenvolvido pelos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas de Sistemas de Produção I (Profa. Lissandra Andréa Tomaszewski), Sistemas de Produção II e Planejamento e Controle da Produção (Prof. Frederico Celestino Barbosa) e Gestão Tecnológica II (Prof. Roberto) que tem como objetivo testar a habilidade dos competidores ao propor a simulação de um processo real a partir de um produto fictício na montagem de um robô com conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. Este método de ensino, proposto por Santos, Gohr e Vieira Jr. (2013), seguiu a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino. A atividade com conexões hidráulicas representa um exercício prático que contribui para a redução da lacuna entre teoria e prática no ensino de Gestão de Produção (SANTOS; GOHR; VIEIRA JR, 2013, p.122). Pedagogicamente o evento é uma oportunidade dos discentes praticarem a experimentação laboratorial referente a gestão da produção. Os métodos de ensino devem encorajar os discentes a participarem de forma criativa no desenvolvimento de atividades lúdicas (MAGILL; ROY, 2007). Contudo, quando aplicadas como ferramentas didáticas, as simulações podem representar situações reais que motivem os estudantes a tomar decisões e a trabalhar em equipe para, como por exemplo, resolver problemas similares àqueles encontrados em sua vida profissional (SANTOS; GOHR; VIEIRA JR, 2013).

3 4. OBJETIVOS - Aplicar conhecimentos básicos das matérias relacionadas a Sistemas de Produção I, Sistemas de Produção II, Planejamento e Controle da Produção e Gestão Tecnológica II; - Colocar em prática o que é estudado e abordado em sala de aula, estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade. 5. DAS CONDIÇÕES 1ª Inicialmente, as Equipes terão 10 (dez) minutos para planejar a produção; 2ª - A equipe deverá ter no máximo 3 (três) postos de trabalho (ver Figura Exemplo abaixo); 3ª - A equipe deverá ter 2 (duas) empilhadeiras, isto é, 1 (um) colaborador realizará a distribuição da matéria-prima coletada no supermercado para o setor de montagem (IDIVIDUALMETE) e o outro colaborador fará o transporte de cada operação; 4ª A equipe terá 1(um) líder, este que deverá orientar e coordenar as operações. O líder deverá acompanhar, SOMENTE o líder, a empilhadeira até o local aonde estará o fiscal de qualidade; 5ª - A Linha de Produção deverá ter 5 (cinco) operações; 6ª - Deverão ser produzidos 2 (dois) robôs por equipe; 7ª - No final da linha haverá o fiscal de qualidade, integrante da Comissão Organizadora, que irá verificar se os robôs estão montados corretamente, de acordo com a OP (Ordem de Produção) e que não há nenhuma peça fora do padrão em relação ao encaixe (exemplo:

4 frouxa). Caso haja alguma não-conformidade, o líder deverá voltar com os robôs para a linha de produção. 7 ª Serão realizadas 4 rodadas de 5 (cinco) equipes cada, a fim de fechar as 20 (vinte) equipes participantes. Obs.: 1) Se o próprio operador realizar o transporte para a próxima operação, isto é, não esperar a empilhadeira, a equipe será penalizada em 5(cinco) pontos; 2) O grupo que não atender essas condições estará automaticamente eliminado da competição. 3) Abaixo, a imagem figurativa do chão de fábrica. 6. DA AVALIAÇÃO As Linhas de Produção serão analisadas e avaliadas pela Bancas de Avaliação em relação aos seguintes aspectos:

5 Organização e Planejamento na alocação de colaboradores; Utilização de Equipamento de Proteção Individual - EPI (criatividade em relação às normas de segurança); Lead Time ou Tempo de Atravessamento 6.1 PONTUAÇÃO Os membros integrantes da Banca de Avaliação avaliarão as equipes compilando a somatória de um ranking de pontuação para cada item avaliado, conforme tabela abaixo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Organização e Planejamento EPI Lead Time PONTUAÇÃO 2 pontos 3 pontos 15 pontos 7. MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS ITEM QUANTIDADE Bucha de redução roscável 3/4 x 1/2 1 Cap roscável 3/4 5 Joelho 90ª roscável 3/4 1 Joelho 90ª roscável 1/2 4 Luva 3/4 1 Nípel roscável 1/2 8 Nípel roscável 3/4 7 Plug roscável 1/2 1 Plug roscável 3/4 1 Te de redução roscável 3/4 x 1/2 2 Te roscável 1/2 2 Te roscável 3/4 1

6 ESTRUTURA DO PRODUTO Fonte: Santos, Gohr e Vieira Jr (2013).

7 Fonte: Autores do Projeto de Extensão (2017). Fonte: Autores do Projeto de Extensão (2017). 8. EQUIPES O trabalho deverá ser realizado em grupos formados por acadêmicos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do ILES/ULBRA Itumbiara/GO.

8 Serão em média 20 (vinte) equipes formadas por no máximo 15 (quinze) integrantes regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do ILES/ULBRA. Cada equipe será representada por um capitão que falará em nome da equipe. As Fichas de Inscrições estão o ANEXO I deste Edital. 9. PREMIAÇÃO As equipes terão sua pontuação acumulada com os outros desafios (ver Edital Batalha das Engenharias) onde integrantes das equipes estarão participando no evento, tanto do dia 03/05 (quinta-feira), quanto no dia 05/05 (sábado). Todas as equipes inscritas receberão certificado de participação no evento. 10. REGULAMENTO DO DESAFIO As equipes participantes do I Desafio Robocano devem produzir os robôs para a competição na data de 03/05/2018 (quinta-feira) as 19 horas A realização da produção consiste em OITO etapas: Etapa 1: a empilhadeira 1 pega a Ordem de Compra (OC) junto a operação; Etapa 2: a empilhadeira 1 busca a matéria-prima no almoxarifado; Etapa 3: a empilhadeira 1 transporta a matéria-prima para a produção de 1(UM) robô para cada operação, uma operação por vez; Etapa 4: a empilhadeira 2 transporta a matéria-prima de uma operação para a outra, somente após o lote de 1(UM) robô estar pronto na operação anterior; Etapa 5: o operador finaliza a operação e deve aguardar a empilhadeira realizar o transporte para a próxima operação; Etapa 6: caso ocorra falha na montagem do robô, a mesma deve ser corrigida pela equipe antes de ser colocada na mesa central pela empilhadeira 2; Etapa 7: as peças podem ser trocadas, de acordo com a Ordem de Compra; Etapa 8: o primeiro robô, estando finalizado, deve ser colocado na mesa central pela empilhadeira 2, onde será analisado pelo setor de qualidade, onde será obrigatória a presença do líder da equipe juntamente com o fiscal de qualidade para avaliação técnica.

9 OBS.: A produção do segundo robô segue logo após a finalização do primeiro, isto é, não precisa esperar a análise do primeiro. Caso o primeiro esteja fora do padrão, será desmontado e a equipe deverá montar outro. 11. CONSIDERAÇÕES FINAIS - Os autores devem declarar em seu relatório que: o(s) trabalho(s) entregue(s) é(são) fruto(s) de sua(s) legítima(s) criatividade(s) e autoria(s), não configurando plágio nem violação a qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros, eximindo a organização do evento e todos envolvidos de qualquer responsabilidade decorrente da inveracidade desta declaração; - Os autores, desde já, autorizam a organização do desafio a divulgar os seus protótipos, assim como materiais utilizados na construção do mesmo por qualquer meio, bem como fotografias, tanto das suas obras como suas e a qualquer tempo; - Será responsabilidade do grupo danos ou perdas, totais ou parciais, que possam ocorrer com os trabalhos concorrentes; por ocasião do manuseio, testes, etc; - A Organização do Desafio não se responsabilizará por acidentes na produção dos protótipos ou qualquer outra situação decorrente do desafio que venham a ocorrer com o uso de equipamentos, máquinas, etc; - Qualquer problema, dúvida ou ocorrência não contemplada neste regulamento; deverá ser analisada pela comissão organizadora, sendo sua decisão irrevogável; - A comissão organizadora reserva-se no direito de anular qualquer dos trabalhos que não respeitem todos os requisitos do Regulamento. 12. DATAS E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO Inscrição: até o dia 20 de abril de Realização da Produção: 3 de maio no Desafio das Engenharias, a partir das 19 horas. Local de realização: Área de Convivência do ILES/ULBRA Itumbiara-GO. REFERÊNCIAS MAGILL, J.; ROY, S. Chips for everyone: developing creativity in engineering and initial teacher education. Journal Engineering Education: Journal of the Higher Education Academy Engineering Subject Centre, v. 2, n. 1, 2007.

10 SANTOS, Luciano C.; GOHR, Claudia F.; VIEIRA JR.; Milton. Robocano: uma Dinâmica Alternativa para Ensinar e Aprender Gestão da Produção. Revista Gestão Industrial. V.9 n.1, Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: Acesso em: 10 mar Nara Rúbia Martins Borges Coordenadora Acadêmica do ILES-ULBRA Itumbiara/GO nara.borges@ulbra.br Bruno Gonçalves Lopes Coordenador do Curso de Engenharia Civil do ILES-ULBRA Itumbiara/GO engcivil.itb@ulbra.br Lissandra Andréa Tomaszewski Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção do ILES-ULBRA Itumbiara/GO engproducao.itb@ulbra.br Carlos André Gonçalves Coordenador do Parque Tecnológico ULBRATECH (Incubadora e tecnologia) Itumbiara/GO

11 ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO I DESAFIO ROBOCANO NOME DA EQUIPE: N NOME CGU TEL. CONTATO CAPITÃO DA EQUIPE: COORDENAÇÃO DO CURSO

Concurso Ponte de Palito de Picolé

Concurso Ponte de Palito de Picolé Concurso Ponte de Palito de Picolé 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte estaiada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme

Leia mais

EDITAL DO 1º DESAFIO DA PONTE DE MACARRÃO ENGENHARIA CIVIL IESACRE SEMANA DA ENGENHARIA 2017

EDITAL DO 1º DESAFIO DA PONTE DE MACARRÃO ENGENHARIA CIVIL IESACRE SEMANA DA ENGENHARIA 2017 EDITAL DO 1º DESAFIO DA PONTE DE MACARRÃO ENGENHARIA CIVIL IESACRE SEMANA DA ENGENHARIA 2017 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste

Leia mais

Olimpíadas FPU

Olimpíadas FPU Olimpíadas FPU 2016-2 EDITAL COMPETIÇÃO DE FONTES RETIFICADORAS 1. Disposições Gerais 1.1. Tema do Concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma fonte retificadora linear, composta

Leia mais

Edital da II COMPETIÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO DA FACULDADE CEUPI

Edital da II COMPETIÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO DA FACULDADE CEUPI Edital da II COMPETIÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO DA FACULDADE CEUPI Objetivos: Consolidar nos acadêmicos os conceitos das disciplinas básicas da área de estruturas. Integração dos alunos, com a motivação da

Leia mais

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ - CEUPI GRUPO EDUCACIONAL UNICEUMA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ - CEUPI GRUPO EDUCACIONAL UNICEUMA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO Edital CPEX 03/2017 III Competição de Ponte de Macarrão da Faculdade CEUPI 1 APRESENTAÇÃO A Coordenação de Pesquisa e Extensão - CPEX torna público a abertura de inscrição para a III Competição de Ponte

Leia mais

Olimpíadas FPU 2016_2 EDITAL

Olimpíadas FPU 2016_2 EDITAL Olimpíadas FPU 2016_2 EDITAL 1 EDITAL 1º CONCURSO DE BRAÇOS HIDRÁULICO-PNEUMÁTICOS DA FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA 1. Disposições Gerais 1.1. Tema do Concurso A tarefa proposta é a construção e

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º DESAFIO DE CARRINHOS DE RATOEIRAS

REGULAMENTO DO 1º DESAFIO DE CARRINHOS DE RATOEIRAS REGULAMENTO DO 1º DESAFIO DE CARRINHOS DE RATOEIRAS 1. O EVENTO 1.1 O Desafio de Carrinhos de Ratoeiras visa o desenvolvimento de um carrinho cujo elemento propulsor é uma ratoeira convencional, tendo

Leia mais

Um aperto de mão, um parabéns e uma caixa de chocolate patrocinada pelo professor Daniel Duarte Costa.

Um aperto de mão, um parabéns e uma caixa de chocolate patrocinada pelo professor Daniel Duarte Costa. EDITAL COMPETIÇÃO DE PONTES TRELIÇADAS DE PALITO DE PICOLÉ 1. Disposições Gerais 1.1. Tema do Concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de

Leia mais

REGULAMENTO PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

REGULAMENTO PONTE DE PALITO DE PICOLÉ REGULAMENTO PONTE DE PALITO DE PICOLÉ A prova de "PONTE DE PALITO DE PICOLÉ" trata-se de uma tarefa vinculada ao Redentor Games, se caracterizando como uma competição saudável entre as equipes compostas

Leia mais

REGULAMENTO CORRIDA DE RATOEIRAS

REGULAMENTO CORRIDA DE RATOEIRAS REGULAMENTO CORRIDA DE RATOEIRAS O concurso "Mouse TrapRace Corrida de Ratoeiras" trata-se de uma competição saudável entre as equipes participantes do Redentor Games Campos. DO OBJETIVO O concurso tem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CCET ENGENHARIA CIVIL EDITAL I CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CCET ENGENHARIA CIVIL EDITAL I CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CCET ENGENHARIA CIVIL EDITAL I CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Pontes

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS Rua José Antônio da Silva, 300, Jardim Oásis CEP: 58.900-000 Cajazeiras-PB Fone: (83) 3532-4100 E-mail:

Leia mais

II CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO DA SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFRJ

II CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO DA SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFRJ II CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO DA SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFRJ 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Inscrição 1.1.1 Cada equipe poderá participar com apenas uma ponte e cada pessoa só poderá integrar uma única

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA GRUPO PET ENGENHARIA CIVIL EDITAL REGULAMENTO DO SEGUNDO CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DA UFRR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA GRUPO PET ENGENHARIA CIVIL EDITAL REGULAMENTO DO SEGUNDO CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DA UFRR EDITAL REGULAMENTO DO SEGUNDO CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DA UFRR Edital 01-19 de agosto de 2014 O 2 concurso de pontes de palito de picolé compreende na avaliação de um protótipo de uma ponte,

Leia mais

Escolas de Engenharias, Tecnologias e Arquitetura

Escolas de Engenharias, Tecnologias e Arquitetura EDITAL 2017.1 - I COMPETIÇÃO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ Escolas de Engenharias, Tecnologias e Arquitetura A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio da Comissão Organizadora da I Competição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA REGULAMENTO DO PRIMEIRO CAMPEONATO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ UFRR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA REGULAMENTO DO PRIMEIRO CAMPEONATO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ UFRR REGULAMENTO DO PRIMEIRO CAMPEONATO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ UFRR Edital 01-21 de setembro de 2013 PETCIVIL-UFRR O 1 concurso de pontes de palito de picolé compreende na avaliação de um protótipo de

Leia mais

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

REGULAMENTO: CONCURSO GUINDASTE DE PAPEL

REGULAMENTO: CONCURSO GUINDASTE DE PAPEL REGULAMENTO: CONCURSO GUINDASTE DE PAPEL A engenharia estrutural é o ramo da engenharia civil que utiliza cálculos concepção de estruturas. De forma simplificada, é a aplicação da mecânica das estruturas

Leia mais

Escolas de Engenharia, Tecnologias e Arquitetura

Escolas de Engenharia, Tecnologias e Arquitetura O EXPOTEC no uso de suas atribuições legais torna público o presente Edital com relação à competição de Pontes de Macarrão das Escolas de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura, torna públicas as normativas

Leia mais

Regulamento - Concurso Ponte de Macarrão A.A.A.E.C.R.L.

Regulamento - Concurso Ponte de Macarrão A.A.A.E.C.R.L. 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, conforme especificado no presente regulamento.

Leia mais

DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO

DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO - 2017 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. TEMA DO CONCURSO 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte, utilizando macarrão do tipo espaguete e material

Leia mais

1 MERCADO NEWTON - CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA A PONTE 2017/1

1 MERCADO NEWTON - CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA A PONTE 2017/1 1 MERCADO NEWTON - CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA REGULAMENTO DO 2º CONCURSO A PONTE 2017/1 2 DISPOSIÇÕES GERAIS 2.1 O Concurso A PONTE diz respeito à avaliação do protótipo de uma ponte, construída

Leia mais

Competição de Pontes de Palito de Picolé REGULAMENTO

Competição de Pontes de Palito de Picolé REGULAMENTO Competição de Pontes de Palito de Picolé Organização: Antonio Carlos Moreira da Costa Junior (Tunico) Claudio Messias Paulo Santos Rodney Monteiro Alexandre Monção Olimpíadas de Pontes de Palito de Picolé

Leia mais

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO CEULP/ULBRA V SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL III DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO CEULP/ULBRA V SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL III DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO CEULP/ULBRA V SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL III DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL. Setembro de 2012 Fortaleza - CE EDITAL CAMPEONATO DE PONTE DE MACARRÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL. Setembro de 2012 Fortaleza - CE EDITAL CAMPEONATO DE PONTE DE MACARRÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL Setembro de 2012 Fortaleza - CE EDITAL CAMPEONATO DE PONTE DE MACARRÃO Art. 1º. A Universidade Federal do Ceará (UFC) promoverá o II

Leia mais

Modalidade: Ponte de Palito de Picolé

Modalidade: Ponte de Palito de Picolé Edital do I SEC O DESAFIO Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

EDITAL PONTE DE MACARRÃO IFSP 2012

EDITAL PONTE DE MACARRÃO IFSP 2012 EDITAL PONTE DE MACARRÃO IFSP 2012 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1- Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola,

Leia mais

4ª Competição de Pontes de Madeira

4ª Competição de Pontes de Madeira 4ª Competição de Pontes de Madeira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERIAS Divinópolis/MG CAMPEONATO Construção e teste de carga de uma ponte, em qualquer modelo, construída a base de palito de picolé.

Leia mais

Apresenta: Aracaju- 2017

Apresenta: Aracaju- 2017 Apresenta: Aracaju- 2017 EDITAL I CONCURSO CREAJR SE DE PONTES Nº01-2017 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O presente concurso tem como intuito a construção e o teste de carga em pontes treliçadas, utilizando palitos

Leia mais

MERCADO NEWTON - CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA A PONTE 2017/2

MERCADO NEWTON - CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA A PONTE 2017/2 MERCADO NEWTON - CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA REGULAMENTO DO 3º CONCURSO A PONTE 2017/2 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O Concurso A PONTE diz respeito à avaliação do protótipo de uma ponte, construída

Leia mais

REGULAMENTO MASTERCHEF REDENTOR

REGULAMENTO MASTERCHEF REDENTOR REGULAMENTO MASTERCHEF REDENTOR O concurso "Masterchef Redentor " trata-se de uma competição saudável de elaboração de receitas entre as equipes participantes do Redentor Games. DO OBJETIVO O concurso

Leia mais

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso.

Leia mais

Modalidade: Ponte de Macarrão

Modalidade: Ponte de Macarrão Edital do I SEC O DESAFIO Modalidade: Ponte de Macarrão 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão

Leia mais

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE O Concurso O Concurso é estritamente Cultural e Artístico, promovido durante a semana de Engenharias e Arquitetura da

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE PONTE DE MACARRÃO. EDITAL Edital do Concurso de Ponte de Macarrão, contendo informações gerais, materiais e regras.

EDITAL DO CONCURSO DE PONTE DE MACARRÃO. EDITAL Edital do Concurso de Ponte de Macarrão, contendo informações gerais, materiais e regras. EDITAL DO EDITAL Edital do Concurso de Ponte de Macarrão, contendo informações gerais, materiais e regras. IEEE UCP IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) Ramo UCP CONCURSO DE PONTE DE

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL 1º Semestre 2016 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DISPOSIÇÕES INICIAIS... 3 2.1. TEMA DO CONCURSO... 3 2.2. OBJETIVOS... 4 2.3. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL CONCURSO. EDITAL Edital do Concurso de Ponte de Macarrão, contendo informações gerais, materiais e regras.

EDITAL CONCURSO. EDITAL Edital do Concurso de Ponte de Macarrão, contendo informações gerais, materiais e regras. EDITAL CONCURSO EDITAL Edital do Concurso de Ponte de Macarrão, contendo informações gerais, materiais e regras. IEEE UCP IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) Ramo UCP DE PONTE DE MACARRÃO

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO ROBÓTICA MÓVEL CATEGORIA SEGUE-LINHA 2016/02. Apresentação

REGULAMENTO CAMPEONATO ROBÓTICA MÓVEL CATEGORIA SEGUE-LINHA 2016/02. Apresentação REGULAMENTO CAMPEONATO ROBÓTICA MÓVEL CATEGORIA SEGUE-LINHA 2016/02 Apresentação O campeonato de robótica móvel categoria segue-linha do Curso de Engenharia de Controle e Automação da UNISOCIESC tem por

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO A PONTE MINAS 2016

REGULAMENTO DO CONCURSO A PONTE MINAS 2016 REGULAMENTO DO CONCURSO A PONTE MINAS 2016 O Concurso A PONTE - MINAS diz respeito à avaliação do protótipo de uma ponte, construída com palitos de picolé de madeira e cola branca, que deverá resistir

Leia mais

I COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO

I COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO I COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO O Grupo PET - Estruturas do Curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília estará realizando neste semestre a I Competição da

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA 2016-2 I. Da Definição 1.1. O desafio do curso de Engenharia Mecânica é uma competição acadêmica destinada aos alunos de graduação regularmente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES REITORIA COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO CHAMADA DA 5ª MOSTRA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES REITORIA COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO CHAMADA DA 5ª MOSTRA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS CHAMADA DA 5ª MOSTRA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS O Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL) vem a partir da presente chamada tornar pública as normas que regem a organização da sua 5ª Mostra de Práticas

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 1. Objetivos 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

2.1. Exposição de fotografias cientificas dos discentes para as comunidades acadêmica e externa;

2.1. Exposição de fotografias cientificas dos discentes para as comunidades acadêmica e externa; INSCRIÇÃO PARA O I ENCONTRO DE FOTOGRAFIA CIENTÍFICA A Ciência em Foco DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE Campus Acaraú O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE),

Leia mais

REGULAMENTO - FESTIVAL DE MÚSICA REDENTOR

REGULAMENTO - FESTIVAL DE MÚSICA REDENTOR REGULAMENTO - FESTIVAL DE MÚSICA REDENTOR O Evento "Festival de Música Redentor" faz parte da programação do Redentor Games, sendo uma atração que visa promover entretenimento, interação e integração da

Leia mais

Este desafio será uma das atividades da Semana Tecnológica.

Este desafio será uma das atividades da Semana Tecnológica. REGULAMENTO DESAFIO ROBÔ SUMÔ COM ELEMENTO FIXO 2015/02 Apresentação O campeonato de robô sumô do Curso de Engenharia de Controle e Automação da UNISOCIESC tem por objetivo aplicar conhecimentos adquiridos

Leia mais

EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 029/2015 SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA ACOLHIDA CIDADÃ/ SOLIDÁRIA FURG ª EDIÇÃO

EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 029/2015 SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA ACOLHIDA CIDADÃ/ SOLIDÁRIA FURG ª EDIÇÃO EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 029/2015 SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA ACOLHIDA CIDADÃ/ SOLIDÁRIA FURG 2015 6ª EDIÇÃO 1. DA REALIZAÇÃO O Edital do Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã/ Solidária FURG

Leia mais

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES Introdução A sala de exposições será um espaço destinado aos alunos para aplicação de projeto das disciplinas de Projeto

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2016 / 2 BEER GAME

COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2016 / 2 BEER GAME COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2016 / 2 BEER GAME APRESENTAÇÃO Com a competitividade atual dos mercados as empresas estão buscando otimizar as suas operações com o objetivo de reduzir custo

Leia mais

VII SAECI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL

VII SAECI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DA 1ª COMPETIÇÃO DO CONCRETO COM A MAIOR RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL VII SAECI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL 1. OBJETIVO Dosar concreto que, na idade de 14 (quatorze) dias, possua

Leia mais

EDITAL o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO

EDITAL o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO EDITAL 2016 5 o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO Objetivando fomentar a relação entre pesquisa, inovação e empreendedorismo no cenário regional, nacional e internacional,

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º CONCURSO CONCREBOL 2017

REGULAMENTO DO 2º CONCURSO CONCREBOL 2017 REGULAMENTO DO 2º CONCURSO CONCREBOL 2017 O concurso da amostra competitiva "CONCREBOL" é o desafio de construir uma esfera (BOLA) de concreto leve, com os materiais e as dimensões estabelecidos neste

Leia mais

REGULAMENTO ENSINO SUPERIOR, ESCOLAS TÉCNICAS E ENSINO MÉDIO

REGULAMENTO ENSINO SUPERIOR, ESCOLAS TÉCNICAS E ENSINO MÉDIO REGULAMENTO ENSINO SUPERIOR, ESCOLAS TÉCNICAS E ENSINO MÉDIO 1 - DOS OBJETIVOS 1.1. Fomentar a criação de um banco de ideias de negócio para Santiago, a partir das potencialidades e vocações locais, aproveitando

Leia mais

EDITAL Nº 024/2017 DO PROJETO PALAVRA MÁGICA

EDITAL Nº 024/2017 DO PROJETO PALAVRA MÁGICA EDITAL Nº 024/2017 DO PROJETO PALAVRA MÁGICA Realização: Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins Ribeiro Neto Superintendente Administrativo Financeiro

Leia mais

REGULAMENTO DO PRIMEIRO CONCURSO CONCREBOL FATEC TATUAPÉ 2016

REGULAMENTO DO PRIMEIRO CONCURSO CONCREBOL FATEC TATUAPÉ 2016 REGULAMENTO DO PRIMEIRO CONCURSO CONCREBOL FATEC TATUAPÉ 2016 1 OBJETIVO 1.1 O objetivo deste concurso é testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e produção de concretos

Leia mais

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA I TORNEIO DE GUINDASTE

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA I TORNEIO DE GUINDASTE FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA I TORNEIO DE GUINDASTE ITAJUBÁ 2015 GUINDASTE DE MACARRÃO ENGENHARIA MECANICA FEPI E-MAIL: mecanica@fepi.br 1 DISPOSIÇÕES GERAIS O torneio

Leia mais

REGULAMENTO ENSINO MÉDIO e ESCOLAS TÉCNICAS DE ENSINO MÉDIO

REGULAMENTO ENSINO MÉDIO e ESCOLAS TÉCNICAS DE ENSINO MÉDIO REGULAMENTO ENSINO MÉDIO e ESCOLAS TÉCNICAS DE ENSINO MÉDIO 1 - DOS OBJETIVOS 1.1. O Perfil Empreendedor é um Concurso instituído pelo Grupo RBS, com apoio da COPERVES e da Prefeitura Municipal de Santa

Leia mais

Edital II Torneio de Aviões de papel CRICTE 2017

Edital II Torneio de Aviões de papel CRICTE 2017 Edital II Torneio de Aviões de papel CRICTE 2017 Apresentação O II Torneio de Aviões de Papel é um evento realizado anualmente pelo Curso de Design da Unijuí, a partir da disciplina de Mecanismos e Estruturas,

Leia mais

Ano IX. Modalidade. Ponte de Palitos de Picolé

Ano IX. Modalidade. Ponte de Palitos de Picolé Ano IX Modalidade Ponte de Palitos de Picolé 1. Disposições Gerais 1.1. Do Concurso Modalidade: Ponte de Palitos de Picolé 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada,

Leia mais

Desenvolver habilidades de comunicação e redação de apresentações e relatórios técnicos;

Desenvolver habilidades de comunicação e redação de apresentações e relatórios técnicos; 1/9 1.0 OBJETIVOS O concurso cultural de engenharia estrutural KOT BUILD UP referido a partir deste ponto como o Concurso, é um concurso cultural, de caráter educacional, promovido pela Kotchergenko Engenharia

Leia mais

DEVRY CHEF - EDITAL 2017 DEVRY METROCAMP

DEVRY CHEF - EDITAL 2017 DEVRY METROCAMP DEVRY CHEF - EDITAL 2017 DEVRY METROCAMP 1. Apresentação O DeVry Chef é um prêmio acadêmico de Gastronomia das instituições de ensino superior da DeVry Brasil. É um grande projeto que visa promover a identidade

Leia mais

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental 2013, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2013, é organizada pela Fundação

Leia mais

DESAFIO FACER PROJETO DESAFIO FACER 2009 RUBIATABA GO 2009

DESAFIO FACER PROJETO DESAFIO FACER 2009 RUBIATABA GO 2009 DESAFIO FACER PROJETO DESAFIO FACER 2009 RUBIATABA GO 2009 PROJETO: DESAFIO FACER 2009 Projeto desenvolvido e realizado na Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba com finalidade de extensão acadêmica.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS CARAGUATATUBA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS CARAGUATATUBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS CARAGUATATUBA CONCURSO PARA ESCOLHA DA LOGOMARCA DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO CAPÍTULO I DO CONCURSO E SEU

Leia mais

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA O CEET Talmo Luiz Silva torna público o presente Edital de inscrição de projetos de alunos a serem avaliados e expostos na 3ª Feira de

Leia mais

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

Regulamento UTFPR- 2015

Regulamento UTFPR- 2015 5ª Competição de Ponte de Macarrão da UTFPR- Câmpus Pato Branco Departamento de Engenharia Civil Universidade Tecnológica Federal do Paraná a) Disposições gerais: Regulamento UTFPR- 2015 1. Cada grupo

Leia mais

III GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO

III GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO III GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º - OBJETIVOS GERAIS O Torneio Gincana Estadual de Economia do Espírito Santo, registrado como Gincana Capixaba

Leia mais

Regulamento Concurso de Aplicativos

Regulamento Concurso de Aplicativos Regulamento Concurso de Aplicativos 1 Regulamento CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso de Aplicativos tem como objetivos principais: a) Criar novas práticas para as industriais aproximarem-se dos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CEILÂNDIA EDITAL DE INSCRIÇÃO DO I SHOW DE TALENTOS 2017 SEMANA UNIVERSITÁRIA - FACULDADE DE CEILÂNDIA (FCE)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CEILÂNDIA EDITAL DE INSCRIÇÃO DO I SHOW DE TALENTOS 2017 SEMANA UNIVERSITÁRIA - FACULDADE DE CEILÂNDIA (FCE) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CEILÂNDIA EDITAL DE INSCRIÇÃO DO I SHOW DE TALENTOS 2017 SEMANA UNIVERSITÁRIA - FACULDADE DE CEILÂNDIA (FCE) 1. DO CONCURSO 1.1. Este concurso tem como objetivo estimular

Leia mais

VII SAECI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL

VII SAECI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DA 1ª COMPETIÇÃO DE CONCRETO COM A MENOR DISPERSÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL VII SAECI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL 1. OBJETIVO Dosar concreto à compressão, utilizando método

Leia mais

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017 SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017 O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para Seleção de Monitores do curso de Fisioterapia, para os semestres 2017/1 e 2017/2 dos Módulos Clínica

Leia mais

IV FEIRA DE GASTRONOMIA EDITAL Nº 017/2017 DGCCSA III CONCURSO DE SOBREMESAS TEMA: OS DESAFIOS DA COZINHA CONTEMPORÂNEA

IV FEIRA DE GASTRONOMIA EDITAL Nº 017/2017 DGCCSA III CONCURSO DE SOBREMESAS TEMA: OS DESAFIOS DA COZINHA CONTEMPORÂNEA IV FEIRA DE GASTRONOMIA CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO EDITAL Nº 017/2017 DGCCSA III CONCURSO DE SOBREMESAS TEMA: OS DESAFIOS DA COZINHA CONTEMPORÂNEA REGULAMENTO PARA OS PARTICIPANTES EM GERAL 1. OBJETIVOS

Leia mais

INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS PROJETOS

INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS PROJETOS REGULAMENTO 2013 O Salão Jovem Designer tem por objetivo incentivar, divulgar e premiar a produção conceitual e técnica nas áreas de Design e Moda dos acadêmicos e egressos da Universidade Feevale. Poderão

Leia mais

Seguem abaixo o regulamento completo do Concurso e a Ficha de Inscrição que deverá ser entregue preenchida juntamente com o trabalho.

Seguem abaixo o regulamento completo do Concurso e a Ficha de Inscrição que deverá ser entregue preenchida juntamente com o trabalho. Caro(a) Estudante de Publicidade e Propaganda As inscrições para o Concurso de Publicidade e Propaganda 2010 Eleições: O Voto Consciente estarão abertas no período de 27 de abril a 8 de maio, na Diretoria

Leia mais

REGULAMENTO CHARRETE MORRO DO CRISTO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I

REGULAMENTO CHARRETE MORRO DO CRISTO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I REGULAMENTO CHARRETE MORRO DO CRISTO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DO CONCURSO E SEU OBJETIVO Art. 1 - A Coordenação do Curso de Arquitetura

Leia mais

EDITAL Nº 009/2016 CAMPEONATO MATEMÁTICO

EDITAL Nº 009/2016 CAMPEONATO MATEMÁTICO 1 EDITAL Nº 009/2016 CAMPEONATO MATEMÁTICO Estabelece as normas, os procedimentos e os critérios para o Concurso Desafio UCEFF Edição 2016. O Diretor Geral da UCEFF Unidade Central de Educação FAEM Faculdade

Leia mais

MÉTODOS ESPECIAIS DE RECUPERAÇÃO: competição de conhecimentos EDITAL 03/ DE CONCURSO

MÉTODOS ESPECIAIS DE RECUPERAÇÃO: competição de conhecimentos EDITAL 03/ DE CONCURSO V WORKSHOP DA ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS E III SIMPÓSIO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS CAMPUS NATAL MÉTODOS ESPECIAIS DE RECUPERAÇÃO: competição de conhecimentos

Leia mais

REGULAMENTO. Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo

REGULAMENTO. Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo REGULAMENTO Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo - 2014 O Torneio A Ponte Treliçada do Recôncavo diz respeito à avaliação de um protótipo de uma ponte construído com palitos de picolé de madeira e cola,

Leia mais

Edital do Desafio da Ponte de Palitos de Picolé

Edital do Desafio da Ponte de Palitos de Picolé Edital do Desafio da Ponte de Palitos de Picolé O desafio da PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ compreende a avaliação de um protótipo de uma ponte executado com palitos de picolé de madeira, ligados com cola

Leia mais

21ª CIÊNCIA JOVEM REGULAMENTO EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

21ª CIÊNCIA JOVEM REGULAMENTO EDUCAÇÃO CIENTÍFICA 21ª CIÊNCIA JOVEM REGULAMENTO EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS I.1. O prêmio Educação Científica contemplará um trabalho apresentado por professores(as) da educação básica e tem como objetivos:

Leia mais

COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2017 / 2 BEER GAME 2.0

COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2017 / 2 BEER GAME 2.0 COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2017 / 2 BEER GAME 2.0 APRESENTAÇÃO Com a competitividade atual dos mercados as empresas estão buscando otimizar as suas operações com o objetivo de reduzir

Leia mais

REGULAMENTO SHOW DE TALENTOS - CONCURSO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS DA UFAM

REGULAMENTO SHOW DE TALENTOS - CONCURSO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS DA UFAM REGULAMENTO SHOW DE TALENTOS - CONCURSO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS DA UFAM 1. DA FINALIDADE O Show de Talentos - Concurso de habilidades artísticas tem a finalidade de incentivar a cultura artística nos

Leia mais

REGULAMENTO PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

REGULAMENTO PONTE DE PALITO DE PICOLÉ REGULAMENTO PONTE DE PALITO DE PICOLÉ A prova de "PONTE DE PALITO DE PICOLÉ" trata-se de uma tarefa vinculada ao Redentor Games, se caracterizando como uma competição saudável entre as equipes compostas

Leia mais

II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC. Regulamento. Araguaína

II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC. Regulamento. Araguaína II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC. Regulamento Araguaína Maio de 017 II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE LOGOMARCA DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS UEMS/NAVIRAÍ

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE LOGOMARCA DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS UEMS/NAVIRAÍ ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE LOGOMARCA DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS UEMS/NAVIRAÍ Solte suas ideias! Está aberto o Concurso para escolha da Logomarca do curso de Engenharia de Alimentos!

Leia mais

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO Art. 1 A 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos (OEU)

Leia mais

XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica

XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica 1. DO PROJETO DISCENTE REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS DISCENTES 18 a 25 de Julho de 2016 1.1 Entende-se como Projeto Discente da

Leia mais

REGULAMENTO DA GINCANA DO CONHECIMENTO

REGULAMENTO DA GINCANA DO CONHECIMENTO REGULAMENTO DA GINCANA DO CONHECIMENTO Das disposições gerais Art.1º. Este documento regulamenta a GINCANA DO CONHECIMENTO ofertada na disciplina TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTABILIDADE, a ser realizada entre

Leia mais

CONCREBOL UNISOCIESC

CONCREBOL UNISOCIESC CENTRO UNIVERSITÁRIO TUPY CENTRO UNIVERSITÁRIO TUPY OLIMPÍADAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DESAFIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL CONCREBOL UNISOCIESC Joinville Setembro 2014 2 REGULAMENTO TEMA: CONCREBOL OBJETIVO: Construir

Leia mais

REGULAMENTO. Quadro 1_Categorias Prêmio FSBA InovAção. Categoria Requisitos Natureza do Projeto Estudante do Ensino

REGULAMENTO. Quadro 1_Categorias Prêmio FSBA InovAção. Categoria Requisitos Natureza do Projeto Estudante do Ensino REGULAMENTO A Faculdade Social da Bahia (FSBA), a Coordenação de Extensão e a Coordenação do Curso de Administração tornam público e convidam os interessados a apresentarem projetos para o Prêmio FSBA

Leia mais

UNIPLAN Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres

UNIPLAN Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres UNIPLAN Centro Universitário Planalto do Distrito Federal Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres 2º semestre de 2016 I. TEMA: PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ II.

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 1 a Edição 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado, em

Leia mais

III FEIRA DE GASTRONOMIA DO IFPE CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO EDITAL Nº 026/ DGCCSA II CONCURSO DE SOBREMESAS

III FEIRA DE GASTRONOMIA DO IFPE CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO EDITAL Nº 026/ DGCCSA II CONCURSO DE SOBREMESAS III FEIRA DE GASTRONOMIA DO IFPE CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO EDITAL Nº 026/2016 - DGCCSA II CONCURSO DE SOBREMESAS TEMA: DOCE, DULCE, DOLCE: SOBREMESAS DO MUNDO REGULAMENTO PARA OS PARTICIPANTES EM

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO Ji-Paraná, RO. 2017 CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Regulamento do voluntariado do Curso de Medicina Veterinária estabelece os critérios

Leia mais

PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL CREAJR - AM: PONTE DE MACARRÃO

PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL CREAJR - AM: PONTE DE MACARRÃO PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL CREAJR - AM: PONTE DE MACARRÃO Manaus AM 2017 1. INTRODUÇÃO Esta atividade envolve estudantes dos cursos de Engenharia de todas as faculdades de Manaus, buscando estabelecer

Leia mais

DESAFIO CARRINHO DE ROLIMÃ /02

DESAFIO CARRINHO DE ROLIMÃ /02 REGULAMENTO DESAFIO CARRINHO DE ROLIMÃ - 2015/02 Apresentação O desafio do Carrinho de Rolimã dos Cursos de Engenharia de Produção, Materiais e Metalurgia da UNISOCIESC tem por objetivo aplicar conhecimentos

Leia mais

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO Etapa Nacional Brasileira CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º O Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockolm

Leia mais