Novembro/2014. Período. 1 a 30 de novembro de 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novembro/2014. Período. 1 a 30 de novembro de 2014"

Transcrição

1 Novembro/2014 Período 1 a 30 de novembro de 2014

2

3 Museu da Energia de Itu comemora 15 anos de atividades Em dezembro, os visitantes podem conferir exposições,experimentos, entre outras atrações gratuitas No próximo dia 14, o Museu da Energia de Itu, instituição mantida pela Fundação Energia e Saneamento, completa 15 anos. Para comemorar o aniversário da unidade, a programação conta com a inauguração da exposição A Iluminação Pública segundo os ituanos, ações educativas, jogos e experimentos aos fins de semana e visitação gratuita em todo o mês de dezembro. A exposição " A Iluminação pública segundo os ituanos" trará a história da iluminação pública em Itu (SP), através do olhar dos ituanos. Inspirada na obra do jornalista Francisco Nardy Filho, em notícias de jornais que circulavam no período ( pertencentes ao acervo do Museu Republicano) e ainda plantas, mapas e documentos do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento, a exposição estará recheada de curiosas informações sobre o cotidiano das pessoas antes e depois da instalação iluminação elétrica na cidade. A mostra contará também com um cenário especial ao reproduzir o escritório da São Paulo Tramway Light and Power Co. Aos fins de semana, o visitante poderá participar das ações educativas, jogos e realizar experimentos mediados por educadores do Museu da Energia.

4 PROGRAMAÇÃO Exposição A iluminação pública segundo os ituanos Ações Educativas Especiais 06 de dezembro (sábado) 15h: Brinquedoteca: os visitantes poderão participar de jogos, como Cai não Cai, Futesopro, Boliche, e outros brinquedos, todos produzidos a partir de materiais recicláveis. 07 de dezembro (domingo) 15h: Experimentos: fontes alternativas de energia (painel solar, radiômetro de Crookes e máquina a vapor) e eletromagnetismo e eletricidade (globo de plasma e conjunto de imãs flutuantes). 14 de dezembro (domingo) 15h: Jogos do Século XIX: xadrez, víspora, gamão, dominó, general, burro, dama, ludo e whist. 20 de dezembro (sábado) 15h: Objetos que contam a história: a ação visa estimular os visitantes a refletirem sobre os objetos, reconhecendo sua narrativa histórica por meio da observação e do contato direto com objetos semelhantes ao acervo da exposição História, Energia e Cotidiano. 21 de dezembro (domingo) 15h: Construindo a memória do sobrado: a proposta da ação é que os visitantes possam desvendar as histórias do sobrado através de documentos, jornais e fotografias. Serviço: Onde: Museu da Energia de Itu Quando: 1 a 21 de dezembro Local: Rua Paulo Souza, 669, Centro Itu/São Paulo Entrada: Gratuita Horário: Das 10h às 17h Informações: (11)

5 Sobre o Museu da Energia de Itu O Museu da Energia de Itu é um equipamento cultural da Fundação Energia e Saneamento. O Museu atua na preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural da energia, com destaque para ações educativas. O Museu recebe, anualmente, milhares de visitantes, sendo em sua maioria estudantes. Por estar localizado em uma Estância Turística e no Centro Histórico de Itu, recebe também muitos turistas. Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

6 Museu da Energia de Salesópolis promove experimento Fonte de Heron Experiência científica voltada à geração de energia pela pressão atmosférica será realizada até o final do mês Até o dia 30 de novembro, quem visitar o Museu da Energia de Salesópolis, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, poderá participar de uma ação educativa diferente: o experimento científico Fonte de Heron. Na ocasião, além de percorrer as trilhas do espaço e conhecer o processo de geração de energia hidrelétrica da centenária Usina de Salesópolis, instalada no parque do Museu, os visitantes poderão entender como é possível gerar energia a partir de uma nova fonte: a pressão atmosférica. O experimento será realizado de segunda-feira a sábado, às 10 e às 14 horas com classificação indicativa livre.

7 A ação educativa visa demonstrar a interferência da pressão do ar sobre determinados corpos e estabelecer um comparativo desse efeito com a energia potencial (energia que um corpo/objeto é capaz de gerar), exercida pelo reservatório de água da Usina de Salesópolis. Após a demonstração, a equipe educativa do Museu promoverá um debate sobre a relação entre a energia potencial gravitacional (energia que um corpo possui quando se encontra a uma altura do solo) e a pressão atmosférica utilizada na geração de energia. Serviço Experimento Fonte de Heron Onde: Museu de Energia de Salesópolis De 3 a 30 de novembro Horário: das 10 às 14 horas Local: Estrada dos Freires, km 06 - Freires, Salesópolis, SP Entrada: R$ 4,00 (quatro reais)

8 Museu da Energia de Itu promove 4ª edição da feira cultural Arte no Beco Evento no Passeio Público Marcos Steiner Netto oferece diversas atrações, entre elas mostra, oficina e ação educativa no Museu da Energia No próximo dia 16, a feira cultural Arte no Beco traz muita música, diversão e arte para toda a família. Em sua 4ª Edição, o evento, que acontece no Becão do centro histórico de Itu, localizado ao lado do Museu da Energia, contará com mais de 50 atrações e com a participação de projetos dos alunos da Faculdade de Comunicação, Arte & Desing do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (FCAD-CEUNSP). O Museu da Energia apresenta, nesse dia, a mostra Uma história na gaveta, que celebra, por meio de fotografias, os 15 anos da instituição museológica; além de uma Oficina de Luminárias e a ação educativa Imagem & Ação, realizada na Gibiteca do Museu e que envolve a leitura lúdica e interativa dos quadrinhos com a utilização de diversos objetos retirados de um baú.

9 O Arte no Beco tem como objetivo consolidar o Becão como um ponto de encontro com a arte para todas as faixas etárias e, além disso, sensibilizar a população sobre a importância dessa via histórica e da necessidade de sua ocupação e preservação. O evento acontece das 10 às 15 horas, com entrada gratuita, no Passeio Público Marcos Steiner Netto (Becão) e é uma realização da produtora Motirõ Cultural com apoio da Fundação Energia e Saneamento/Museu da Energia de Itu. Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

10 EMPRESAS MANTENEDORAS AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE PROGRAMAÇÃO OFICINAS - Oficina de Musicalização Nayara Alencar Cardoso (FCAD CEUNSP) - Oficina de Pintura Infantil Rabisquedo FOTOGRAFIA - Ensaios fotográficos dos alunos da FCAD CEUNSP TEATRO - Laboratório de Teatro Gleyson Ribeiro (FCAD CEUNSP) - A missão de Alice Cia. Teatral Anankê (Espetáculo Infantil) MÚSICA - Soul & Jazz Victor Rizzo GRAFITE - Grafite Gustavo Vaz Camargo, o Gus -Exposição INTEGRARTE - A arte como ferramenta transformadora. CINEMA - Curtas-metragens e documentários produzidos pelos alunos da FCAD CEUNSP ARTES PLÁSTICAS - Studio ao Vivo Paulo Lara - Galeria em casa: um projeto expositivo comunitário - Oscar Aramendi e Jessica Rodríguez García

11 ARTES VISUAIS - Mandolas l Sob a influência das formas circulares Patrícia Casseli - Instalações, fotografias e obras dos alunos da FCAD CEUNSP Serviço Projeto Arte no Beco Onde: Passeio Público Marcos Steiner Netto (Becão) Quando: Dia 16 de novembro Horário: das 10 às 15 horas Local: Rua de Pedestres Marcos Steiner Netto - Itu/ SP Entrada Gratuita

12 Rádio Número de veículos utilizados: 1 Quais foram: Rádio Estadão Número de iserções: 1

13 TV Número de veículos utilizados: 2 Quais foram: Jornal Nacional e TV Diário Número de iserções: 2

14 JORNAL Número de veículos utilizados: 1 Quais foram: Jornal Periscópio Número de iserções: 3

15

16

17

18 Sites Número de veículos utilizados: 18 Quais foram: Agenda Sustentabilidade, Agito São Paulo, Alô Tatuapé, Catraca Livre, Carina Pedro, Digestivo Cultural, Folha de São Paulo, Instituto de Engenharia, ITU.com, Instituto Federal de Cubatão, Jornal Periscópio, G1, Jornal Mais Expressão, Jornal Hoje Livre, Pod Cultura, Revista da Cultura, Sampa Online e TCI Midías. Número de iserções: 22

19 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopias Publicado em: 7/11/2014 Veículo: SISEM SP

20

21 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopias Publicado em: 7/11/2014 Veículo: Diário do Turismo

22

23

24 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopias Publicado em: 11/11/2014 Veículo: Mais Expressão

25

26 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Arte no Beco Publicado em: 11/11/2014 Veículo: Jornow

27

28

29 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopias Publicado em: 11/11/2014 Veículo: Jornow

30

31 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopias Publicado em: 12/11/2014 Veículo: Instituto Pinheiro

32

33

34 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopias Publicado em: 13/11/2014 Veículo: Pppow (People Power)

35

36

37

38

39 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopias Publicado em: 13/11/2014 Veículo: Jornow

40

41

42 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Tempos de Energia Publicado em: 14/11/2014 Veículo: Jornal Diário Oficial

43

44 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Tempos de Energia Publicado em: 14/11/2014 Veículo: Envolverde

45

46 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopia Publicado em: 17/11/2014 Veículo: Ciranda no Bairro

47

48

49 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Tempos de Energia e Exposição Utopia Publicado em: 18/11/2014 Veículo: Mapa das Artes

50

51 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Exposição Utopia Publicado em: 18/11/2014 Veículo: Digestivo Cultural

52

53 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Experimento Fonte de Herom Publicado em: 18/11/2014 Veículo: Digestivo Cultural

54

55 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Arte no Beco Publicado em: 18/11/2014 Veículo: ITU.com

56

57

58 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Exposição Utopia Publicado em: 20/11/2014 Veículo: Imprensa Oficial

59

60 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Aniversário 15 anos de Itu Publicado em: 27/11/2014 Veículo: ITU.com

61

62

63

64 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Aniversário 15 anos de Itu Publicado em: 27/11/2014 Veículo: Conselho Cultural de Itu

65

66

67

68

69 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Aniversário 15 anos de Itu Publicado em: 30/11/2014 Veículo: Defender

70

71

72

73

74 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Aniversário 15 anos de Itu Publicado em: 28/11/2014 Veículo: Blog Projeto Melhor

75

76

77

78 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Aniversário 15 anos de Itu Publicado em: 30/11/2014 Veículo: Blog História de Indaiatuba

79

80

81

82 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Projeto Arte no Beco Publicado em: 11/11/2014 Veículo: ITU.com

83

84

85

86

87

88 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Projeto Arte no Beco Publicado em: 6/11/2014 Veículo: ITU.com

89

90

91

92

93

94

95

96 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Projeto Arte no Beco Publicado em: 4/11/2014 Veículo: Digestivo Cultural

97

98 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Ação Educativa sobre arqueologia Publicado em: 21/11/2014 Veículo: ITU.com

99

100

101 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Projeto Arte no Beco Publicado em: 16/11/2014 Veículo: Agito Capivari

102

103 Cliente: Fundação Saneamento e Energia Assunto: Projeto Arte no Beco Publicado em: 26/10/2014 Veículo: Blog Toca do Lobo

104

105

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014 Dezembro/2014 Período 1 a 31 de dezembro de 2014 Museu da Energia de Itu celebra seus 15 anos com exposição da chegada da energia elétrica na cidade A mostra destaca equipamentos de iluminação típicos

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2014. Período 01 a 30 de abril de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2014. Período 01 a 30 de abril de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2014 Período 01 a 30 de abril de 2014 Releases produzidos Museu da Energia de Salesópolis promove atividades ao ar livre no feriado de Páscoa Programação inclui observação

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2013. Período 01 a 28 de fevereiro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2013. Período 01 a 28 de fevereiro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2013 Período 01 a 28 de fevereiro de 2013 Releases produzidos Museu da Energia de Salesópolis comemora aniversário da cidade Programação especial contará com bate-papo

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2013. Período 01 a 31 de janeiro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2013. Período 01 a 31 de janeiro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2013 Período 01 a 31 de janeiro de 2013 Releases produzidos 02 de fevereiro No dia do aniversário da cidade, Museu da Energia de Itu promove Saída Fotográfica Moradores

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA DEZEMBRO/2013. Período 01 a 31 de dezembro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA DEZEMBRO/2013. Período 01 a 31 de dezembro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA DEZEMBRO/2013 Período 01 a 31 de dezembro de 2013 Releases produzidos "Observação de Aves" é uma das atrações do Museu da Energia de Salesópolis para as férias de dezembro

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2013. Período 01 a 31 de julho de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2013. Período 01 a 31 de julho de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2013 Período 01 a 31 de julho de 2013 Releases produzidos Espaço das Águas é inaugurado no Museu da Energia de Salesópolis Projeto, que será instalado em uma sala no

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2014. Período 01 a 28 de fevereiro de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2014. Período 01 a 28 de fevereiro de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2014 Período 01 a 28 de fevereiro de 2014 Releases produzidos Museu da Energia de São Paulo altera funcionamento no feriado de Carnaval O Museu da Energia de São

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013. Período 01 a 30 de novembro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013. Período 01 a 30 de novembro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013 Período 01 a 30 de novembro de 2013 Releases produzidos Exposição "Fatos e Fotos do Rio Tietê" é inaugurada nesta quinta-feira no Museu da Energia de Itu Gratuita,

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2013. Período 01 a 31 de março de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2013. Período 01 a 31 de março de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2013 Período 01 a 31 de março de 2013 Releases produzidos FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO COMPLETA 15 ANOS E REALIZA DIVERSAS AÇÕES COMEMORATIVAS Lançamento de livro,

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2013. Período 01 a 30 de abril de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2013. Período 01 a 30 de abril de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2013 Período 01 a 30 de abril de 2013 Releases produzidos Museu da Energia de São Paulo oferece atividades gratuitas no mês de abril Oficinas de experimentos e gincana

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2013. Período 01 a 30 de junho de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2013. Período 01 a 30 de junho de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2013 Período 01 a 30 de junho de 2013 Releases produzidos Rede Museu da Energia promove diversas atividades para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente Museus da

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2014. Período 01 a 30 de junho de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2014. Período 01 a 30 de junho de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2014 Período 01 a 30 de junho de 2014 Releases produzidos Museus da Energia promovem atividades para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente Em homenagem ao Dia Mundial

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2014. Período 01 a 31 de março de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2014. Período 01 a 31 de março de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2014 Período 01 a 31 de março de 2014 Releases produzidos Museu da Energia de Itu promove tarde de jogos no parque Cidade das Crianças Em 22 de março, o Museu da Energia

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2014. Período 01 a 31 de maio de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2014. Período 01 a 31 de maio de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2014 Período 01 a 31 de maio de 2014 Releases produzidos Dia Mundial da Energia inspira programação especial no Museu da Energia de Itu A partir de atividades práticas,

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2014. Período 01 a 31 de janeiro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2014. Período 01 a 31 de janeiro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2014 Período 01 a 31 de janeiro de 2013 Releases produzidos Exposição revela como os combustíveis participaram do desenvolvimento de São Paulo Estação Jardim São

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2014. Período 01 a 31 de julho de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2014. Período 01 a 31 de julho de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2014 Período 01 a 31 de julho de 2014 Releases produzidos Museu da Energia de Itu realiza terceira edição da "Arte no Beco Em 6 de julho, das 12 às 16 horas, o Museu

Leia mais

Museu da Energia de Salesópolis recebe mostra audiovisual Circuito Tela Verde Confira a lista de curtas-metragens e animações independentes:

Museu da Energia de Salesópolis recebe mostra audiovisual Circuito Tela Verde Confira a lista de curtas-metragens e animações independentes: Releases Produzidos Museu da Energia de Salesópolis recebe mostra audiovisual Circuito Tela Verde Público poderá conferir uma seleção de produções independentes que exploram temas socioambientais como

Leia mais

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014 Outubro/2014 Período 1 a 31 de outubro de 2014 Museu da Energia de São Paulo promove curso gratuito sobre Educação Patrimonial Essencial para o desenvolvimento cultural, tema será apresentado em um evento

Leia mais

Setembro/2014. Período. 1 a 30 de setembro de 2014

Setembro/2014. Período. 1 a 30 de setembro de 2014 Setembro/2014 Período 1 a 30 de setembro de 2014 Cine Jardim traz filmes e música ao ar livre no Museu da Energia de Itu Público poderá conferir exibição do clássico do terror Nosferatu, além de show

Leia mais

CLIPPING 2016 Estadão

CLIPPING 2016 Estadão CLIPPING 2016 Em 2016, a Fundação Energia e Saneamento procurou aumentar sua visibilidade na mídia por meio da divulgação de exposições e ações especiais promovidas na Rede Museu da Energia. A Instituição

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2013. Período 01 a 31 de maio de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2013. Período 01 a 31 de maio de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2013 Período 01 a 31 de maio de 2013 Releases produzidos Fundação Energia e Saneamento lança portal que valoriza todos os públicos Estudantes, pesquisadores e público

Leia mais

MUSEU REPUBLICANO CONVENÇÃO DE ITU Programação de Férias Janeiro de 2017

MUSEU REPUBLICANO CONVENÇÃO DE ITU Programação de Férias Janeiro de 2017 MUSEU REPUBLICANO CONVENÇÃO DE ITU Programação de Férias Janeiro de 2017 No dia 14 de janeiro o Museu Republicano Convenção de Itu, extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, dá início a

Leia mais

Novo site do Museu da Imigração

Novo site do Museu da Imigração O Boletim do Museu da Imigração chega à sua décima sexta edição. Junto com a proposta de manter as comunidades e o público geral informados sobre o processo de restauro das edificações e reformulação do

Leia mais

Janeiro/2015. Período. 1 a 31 de janeiro de 2015

Janeiro/2015. Período. 1 a 31 de janeiro de 2015 Janeiro/2015 Período 1 a 31 de janeiro de 2015 Cem anos de Relações Públicas no Brasil será tema de encontro no Museu de Energia de São Paulo Livro e documentário que resgatam os principais fatos dessa

Leia mais

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes.

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Agendamento de visitas ativo o serviço que visa organizar, otimizar e proporcionar melhor qualidade ao atendimento oferecido é também uma excelente

Leia mais

FESTIVAL Imposto do ICMS

FESTIVAL Imposto do ICMS FESTIVAL 2016 Lei que apóia todos os tipos de projetos culturais com base no Imposto do ICMS dentro do estado de São Paulo. Nº: 13.901 Valor: R$ 364.526,80 Apresentação: O Festival Rosa dos Ventos é uma

Leia mais

COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS. 19 a 20 outubro / 2013

COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS. 19 a 20 outubro / 2013 COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS 19 a 20 outubro / 2013 APRESENTAÇÃO O Colégio Notre Dame de Campinas é um estabelecimento particular de ensino, fundado em 1961. Instalado em uma área de 89.000 m², com 22.000

Leia mais

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

PROPOSTA DE PATROCÍNIO PROPOSTA DE PATROCÍNIO AO PROJETO SHOW DE FÍSICA Giovani Gozzi e Luiz Antonio Barreiro Departamento de Física, Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Feira do Livro de São Luís

Feira do Livro de São Luís Feira do Livro de São Luís Desde 2007. Um dos principais eventos culturais da capital maranhense. Iniciativa da Fundação Municipal de Cultura em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio) Maranhão.

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

SÃO PAULO, metrópole global

SÃO PAULO, metrópole global SÃO PAULO 460 ANOS MULTICULTURAL SÃO PAULO DOS 11 MILHÕES DE HABITANTES COM SETENTA ETNIAS DIFERENTES......INÚMERAS OPÇÕES CULTURAIS E DE ENTRETENIMENTO NOS 280 CINEMAS, 160 TEATROS, 44 PARQUES, 110 MUSEUS

Leia mais

CINE PIPOQUINHA Nº PRONAC

CINE PIPOQUINHA Nº PRONAC CINE PIPOQUINHA Nº PRONAC 142869 SÍNTESE SÍNTESE DO PROJETO DO PROJETO Realização de Mostra de cinema infantil gratuita, voltada para crianças, adolescentes, pais e familiares da região de Indaiatuba-SP.

Leia mais

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015 Fevereiro/2015 Período 1 a 28 de fevereiro de 2015 Unidades do Museu da Energia terão horários diferentes durante o Carnaval O feriado do Carnaval pode ser uma excelente oportunidade para o público conhecer

Leia mais

FESTIVAL FESTIVAL ROSA DOS VENTOS 2013 PROAC Nº 7721

FESTIVAL FESTIVAL ROSA DOS VENTOS 2013 PROAC Nº 7721 FESTIVAL 2013 Apresentação: O Festival Rosa dos Ventos é uma mostra de Artes Cênicas de Rua, Teatro, Música, Dança, Circo e performances artísticas que acontecerão em praças e espaços públicos nas cidades

Leia mais

DO JORNAL ESCOLA AO PROJETO COMUNICAR

DO JORNAL ESCOLA AO PROJETO COMUNICAR DO JORNAL ESCOLA AO PROJETO COMUNICAR Alunos estagiários na sala da assessoria de imprensa do Projeto Comunicar. 2008. Fotógrafo Weiler Finamore Filho. Acervo do Projeto Comunicar. Capa do jornal Curto

Leia mais

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Lambecidade é um projeto de exposição de cartazes históricos em conjunto com a criação de um guia turístico-cultural para

Leia mais

FESTIVAL AVES DE PARATY 2017

FESTIVAL AVES DE PARATY 2017 FESTIVAL AVES DE PARATY 2017 14 A 17 DE SETEMBRO DE 2017 MUSEU FORTE DEFENSOR PERPÉTUO PARATY - RJ Soco-Boi-Escuro ( ), Tigrisoma fasciatum Foto Luana Bianquini RELATÓRIO FESTIVAL AVES DE PARATY 2017 SOBRE

Leia mais

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio (137 pontinhos) DIRETRIZ MEMÓRIA E PATRIMÔNIO M.I. IMPLANTAR E IMPLEMENTAR

Leia mais

MÍDIA KIT 2018 DOCUMENTO INTERATIVO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO. PARA MELHOR APROVEITAMENTO UTILIZE UM LEITOR DE QR CODE

MÍDIA KIT 2018 DOCUMENTO INTERATIVO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO. PARA MELHOR APROVEITAMENTO UTILIZE UM LEITOR DE QR CODE MÍDIA KIT 2018 DOCUMENTO INTERATIVO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO. PARA MELHOR APROVEITAMENTO UTILIZE UM LEITOR DE QR CODE O VÁ DE CULTURA É UMA PLATAFORMA CULTURAL Este projeto prevê a manutenção do portal

Leia mais

empresas, governos, escolas e ongs para o desenvolvimento da e d u c a ç ã o integral do ser humano N o s s o site

empresas, governos, escolas e ongs para o desenvolvimento da e d u c a ç ã o integral do ser humano N o s s o site A Evoluir d e s e nvo l ve p r o g r a m a s s o c i o e d u c a c i o n a i s que transformam a forma como a p r e n d e m o s e e n s i n a m o s. Com 22 a n o s de experiência, t ra b a l h a m o s

Leia mais

Museu da Abadia São Geraldo. Ação Educativa Extramuros Identidade e Comunidade - Aproximando Histórias

Museu da Abadia São Geraldo. Ação Educativa Extramuros Identidade e Comunidade - Aproximando Histórias Museu da Abadia São Geraldo Ação Educativa Extramuros Identidade e Comunidade - Aproximando Histórias Informações gerais Mantenedores Mosteiro São Geraldo Abadia São Geraldo Coordenação Dom Afonso Vieira,

Leia mais

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos AÇÕES INSTITUCIONAIS O Itaú Cultural segue a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas, gerando experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras.

Leia mais

arte e cultura nos parques de São paulo

arte e cultura nos parques de São paulo pic nic cultural arte e cultura nos parques de São paulo Pautado por uma programação soft, voltada para a família, o PICNIC CULTURAL apresenta uma agenda intensa e diversificada de atividades culturais

Leia mais

Jundiaí. Se destaca como polos econômico, cultural e ambiental do Estado e ocupa a 4ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano no Estado (2013).

Jundiaí. Se destaca como polos econômico, cultural e ambiental do Estado e ocupa a 4ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano no Estado (2013). Jundiaí Com 358 anos, Jundiaí está localizada no interior do Estado de São Paulo, a 49 km da capital paulista. A cidade com 380 mil habitantes é administrada desde 2013 pelo prefeito Pedro Bigardi (PCdoB).

Leia mais

Quarta a Domingo. anhembi. são paulo. A Feira de todos os ritmos. expomusic. com.br. #expomusic2019. Parceria estratégica.

Quarta a Domingo. anhembi. são paulo. A Feira de todos os ritmos. expomusic. com.br. #expomusic2019. Parceria estratégica. Quarta a Domingo anhembi são paulo A Feira de todos os ritmos expomusic. com.br #expomusic2019 Parceria estratégica Quarta a Sexta #SalaoIA2019 INOVAÇÃO E NEGÓCIOS Tudo em um só local para conectar sua

Leia mais

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG TÍTULO DO PROJETO Área Predominante: (Marque um x nas áreas que seu projeto mais se identifica) CULTURAS POPULARES ( ) Tradição Oral ( ) Artesanato ( ) Manifestações culturais ( ) Contador de Histórias

Leia mais

desenvolvimento d a e d u c a ç ã o integral d o ser h u m a n o Nosso site N o s s o c a n a l de v í d e o s

desenvolvimento d a e d u c a ç ã o integral d o ser h u m a n o Nosso site N o s s o c a n a l de v í d e o s A Evoluir d e s e nvo l ve p r o g r a m a s s o c i o e d u c a c i o n a i s q u e t ra n sfo rmam a fo rma c o m o a p r e n d e m o s e e n s i n a m o s. C o m 22 a n o s de experiência, t ra b a

Leia mais

Dia Internacional da Animação. Origem Produções

Dia Internacional da Animação. Origem Produções Dia Internacional da Animação Origem Produções AVALIAÇÃO O trabalho de assessoria de imprensa da ComTexto Comunicação Corporativa para a divulgação do 10º Dia Internacional da Animação, incentivado pelo

Leia mais

Museu do Futebol oferece gratuidade no Dia dos Pais e programação educativa aos finais de semana de agosto

Museu do Futebol oferece gratuidade no Dia dos Pais e programação educativa aos finais de semana de agosto Museu do Futebol oferece gratuidade no Dia dos Pais e programação educativa aos finais de semana de agosto No dia 13/08, pais que vierem com seus filhos têm entrada gratuita e poderão curtir a oficina

Leia mais

CLIPPING PRAÇA RIO GRANDE SHOPPING. Pauta: fluxo Fearg Fecis primeiros dias. Grande público nos primeiros dias de realização da Fearg e Fecis

CLIPPING PRAÇA RIO GRANDE SHOPPING. Pauta: fluxo Fearg Fecis primeiros dias. Grande público nos primeiros dias de realização da Fearg e Fecis Data: 04.07.16 CLIPPING PRAÇA RIO GRANDE SHOPPING Veículo: Rádio Oceano Pauta: fluxo Fearg Fecis primeiros dias Link: http://grupooceano.com.br/site/index.php?n_sistema=8024&id_noticia=mtk4ng==&id _area=ma==

Leia mais

PATROCINADOR. apresenta. Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá

PATROCINADOR. apresenta. Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá PATROCINADOR apresenta Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá O FACPIC, Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá, é uma celebração das manifestações populares mundiais,

Leia mais

Sorria, o Barra Week deixa o bairro ainda melhor. De 30 de setembro a 08 de outubro

Sorria, o Barra Week deixa o bairro ainda melhor. De 30 de setembro a 08 de outubro 2017 Gastronomia e lazer são destaque na Barra, um dos bairros mais agitados e que mais se desenvolvem no Rio. Explorando esse potencial da região, o Barra Week chega à sua oitava edição com uma série

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

SEMANA DO ESCOTEIRO 2017

SEMANA DO ESCOTEIRO 2017 SEMANA DO ESCOTEIRO 2017 Estamos em um mês muito importante para o escotismo, o mês de abril. Pois no mês de abril comemoramos o Dia Mundial do Escoteiro. Dedicamos uma semana especialmente para comemorar

Leia mais

CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA. 24 de agosto a 1º de setembro. fonte:

CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA. 24 de agosto a 1º de setembro. fonte: CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA 24 de agosto a 1º de setembro fonte: http://www.expointer.rs.gov.br/historia EXPOINTER FEIRA AGROPECUÁRIA DE DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

Leia mais

100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE

100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE 100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE Entendey minha verdade PROGRAMA 100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE Entendey minha verdade PROGRAMA O Liceu de Gil Vicente começou a sua atividade letiva no ano escolar de 1914/1915.

Leia mais

RELATÓRIO 1º TRIMESTRE DE 2019 IDBRASIL CULTURA, EDUCAÇÃO E ESPORTE

RELATÓRIO 1º TRIMESTRE DE 2019 IDBRASIL CULTURA, EDUCAÇÃO E ESPORTE RELATÓRIO 1º TRIMESTRE DE 2019 IDBRASIL CULTURA, EDUCAÇÃO E ESPORTE ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA UGE: UNIDADE DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO CONTRATO DE GESTÃO Nº 08/2016 Referente ao museu:

Leia mais

branding, marca, comunicação corporativa, evento comercial figurino (fantasia, indumentária, máscara) teatral, circense, cinematográfica, televisiva

branding, marca, comunicação corporativa, evento comercial figurino (fantasia, indumentária, máscara) teatral, circense, cinematográfica, televisiva 09:08:00 / PÁG. 1 DE 8 ÁREA SUB-ÁREAS 1 E 2 desenho GRAU DE INTERESSE PARA ORIENTAR NA ÁREA INDICADA ALTO INTERESSE SECUNDÁRIO arte e design escultura fotografia gravura pintura branding, marca, comunicação

Leia mais

Presença global e local

Presença global e local A V A L E Presença global e local Atuação em mais de 35 países, com negócios em mineração, logística, energia e siderurgia. Vale presente em 11 municípios paraenses. Empregos gerados: mais de 40 mil. C

Leia mais

DocumentaçãO y Criatividade

DocumentaçãO y Criatividade p h o t o w o r k s h o p SAO PAULO y PARANAPIACABA DocumentaçãO y Criatividade 16-17 Maio 2015 Paranapiacaba Existem muitas oportunidades fotográficas nesta cidade. O trabalho que podemos fazer vai da

Leia mais

Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos

Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos por Samir Selman Jr. De uma maneira geral, a Lei Rouanet foi criada para estimular a cultura nacional, como já detalhamos em outros artigos, como em "A

Leia mais

Projeto Escolas no Teatro

Projeto Escolas no Teatro Projeto Escolas no Teatro 2018-2019 O Teatro Nacional São João (TNSJ) organiza o projeto Escolas no Teatro, destinado a promover trabalhos de expressão artística concebidos e elaborados por alunos de qualquer

Leia mais

Relatório das Atividades

Relatório das Atividades Relatório das Atividades - 2011 Este relatório tem o objetivo de apresentar aos associados e simpatizantes da ACOPA, as principais atividades da Associação no ano de 2011 no contexto de seus objetivos,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

Plano Anual de Atividades Museu do Futebol. PRONAC n

Plano Anual de Atividades Museu do Futebol. PRONAC n Plano Anual de Atividades Museu do Futebol PRONAC n. 177.453 TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA SERVIÇO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA MUSEU DO FUTEBOL NA ÁREA EM PORTO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS LIVRES, OFERECIDAS AOS ALUNOS DA ECA E/OU USP -2º/2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS LIVRES, OFERECIDAS AOS ALUNOS DA ECA E/OU USP -2º/2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS LIVRES, OFERECIDAS AOS ALUNOS DA ECA E/ USP -º/7 Unidade: Escola de Comunicações e Artes Semestre par Horário turmas Vagas ECA Vagas USP CAC Dança

Leia mais

Olá! É um grande prazer receber você para reuniões, cursos, eventos ou até uma visita!

Olá! É um grande prazer receber você para reuniões, cursos, eventos ou até uma visita! R4 BRASIL 2019! Olá! É um grande prazer receber você para reuniões, cursos, eventos ou até uma visita! Mas, é um prazer ainda maior quando recebemos você para nossa Convenção Nacional. Toda a equipe da

Leia mais

Roteiro de Atividades Museu Luiz de Queiroz Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP

Roteiro de Atividades Museu Luiz de Queiroz Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP Roteiro de Atividades Museu Luiz de Queiroz Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP Piracicaba - 2019 O Museu Fundado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018.

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. Seleção de propostas de exposições de artes visuais para o Espaço de Artes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre no ano de 2019 A

Leia mais

Parques das Artes. Pronac

Parques das Artes. Pronac Pronac 186244 O Projeto Parque das Artes: uma praça com aproximadamente 1.000 m 2 formada por uma mescla de materiais (placas de madeiras, infláveis, etc), de montagem rápida (máximo de 2 horas) com um

Leia mais

Apresentações 21ª Mostra de Extensão - 24 de Setembro - Manhã

Apresentações 21ª Mostra de Extensão - 24 de Setembro - Manhã SR-3 Acervo Universitário do Samba 4803 Cultura CAP Adaptação de Textos Clássicos da Dramaturgia Adulta Para a Linguagem de Teatro Infantil 896 Cultura ART Arte Colaborativa, Sonoridades e Biopolítica

Leia mais

FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL

FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO EXERCÍCIO 2016 FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL Relatório de Atividades 2016 1- A FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL A Fundação Nagib Haickel é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos,

Leia mais

SEGUNDO FIM DE SEMANA DO VAC 2015 OFERECE AGENDA DIVERSIFICADA

SEGUNDO FIM DE SEMANA DO VAC 2015 OFERECE AGENDA DIVERSIFICADA SEGUNDO FIM DE SEMANA DO VAC 2015 OFERECE AGENDA DIVERSIFICADA Enviado por PESSOA COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO 13-Jan-2015 PQN - O Portal da Comunicação PESSOA COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO - 13/01/2015

Leia mais

OUTUBRO PARA TODOS 2 JOAOZINHO LEGAL 3 EDUCAÇÃO INFANTIL 4 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6. 6º, 7º e 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 8

OUTUBRO PARA TODOS 2 JOAOZINHO LEGAL 3 EDUCAÇÃO INFANTIL 4 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6. 6º, 7º e 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 8 OUTUBRO - 2017 PARA TODOS 2 JOAOZINHO LEGAL 3 EDUCAÇÃO INFANTIL 4 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6 6º, 7º e 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 8 9º ANO E ENSINO MÉDIO 9 PARA TODOS 10 e 26 Feira Ecológica

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril Universidade Federal de Santa Maria I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril 2012 O presente documento tem por objetivo apresentar o I Encontro Nacional de

Leia mais

/ fone: (51) / fone: (51)

/ fone: (51) / fone: (51) Temporada de Inverno 2004 SERRA GAÚCHA... Viajar pela Serra Gaúcha é compartilhar os hábitos da gente da terra, do vinho aos salames e queijos, do founde ao chimarrão. Pode-se visitar lugares belíssimos,

Leia mais

FESTIVAL MERGULHE NA MÚSICA

FESTIVAL MERGULHE NA MÚSICA FESTIVAL MERGULHE NA MÚSICA SHOWS OFICINAS BRINCADEIRA 01 MÚSICA PARA CRIANÇA GOSTAR DE MÚSICA DESDE A PRIMEIRA CANTIGA DE NINAR A MÚSICA FAZ PARTE DA VIDA DE TODOS: BRINCADEIRAS, FESTAS, AMORES E LEMBRANÇAS

Leia mais

Apoio Institucional: Pronac

Apoio Institucional: Pronac Apoio Institucional: Pronac - 14 8199 O Portal INSIEME será um portal cultural e educacional, bilíngue e interativo, que visa à preservação, difusão e promoção da cultura e identidade italiana e ítalo

Leia mais

VEJA São Paulo ao vivo

VEJA São Paulo ao vivo VEJA São Paulo ao vivo VEJA São Paulo é o guia lazer do paulistano, identificando e avaliando o que há de melhor na metrópole na gastronomia, arte e entretenimento. Os Espaços de VEJA São Paulo levam para

Leia mais

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE MUDANÇA INSPIRA MUDANÇA O QUE É A VIRADA SUSTENTÁVEL Inspirada na Virada Cultural de São Paulo é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas de sustentabilidade

Leia mais

Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos

Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos Uma exposição de cartazes com linguagem jovem e contemporânea será realizada na cidade escolhida. Serão 10 cartazes elaborados a partir de

Leia mais

Museu do Futebol oferece jogos, oficinas e visitas mediadas nos finais de semana de julho

Museu do Futebol oferece jogos, oficinas e visitas mediadas nos finais de semana de julho Museu do Futebol oferece jogos, oficinas e visitas mediadas nos finais de semana de julho Nos dias 15 e 16/07, o Espaço Dente de Leite estará aberto para receber pais e cuidadores com bebês de até 3 anos

Leia mais

CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS

CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS TEMPORADA 2019 CIÊNCIA MÓVEL UM MUSEU SOBRE RODAS O Ciência Móvel é um museu itinerante de ciências e novas tecnologias, que, por meio de uma carreta de

Leia mais

3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA

3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA 3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA A proposição de uma política de cultura na FURB remete a uma provocação presente no cenário nacional em repensar o papel da universidade como produtora e disseminadora de artes

Leia mais

Calendário Atividades Complementares Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro.

Calendário Atividades Complementares Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro. Calendário Atividades Complementares 2019.1 Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro Atividade Descrição Responsável Local Público Alvo Mês Dia Atribuição Cursos de

Leia mais

segunda-feira 14/05 terça-feira 15/05

segunda-feira 14/05 terça-feira 15/05 SEMANA NACIONAL DE MUSEUS 14 a 20 de maio TURISMO CULTURAL 19 e 20 de maio PROGRAMAÇÃO DO MAST segunda-feira 14/05 OFICINA Diagnóstico de Livro Os participantes farão um diagnóstico de uma obra (livro),

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO Estado de São Paulo

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO Estado de São Paulo Programação de Abril - Secretaria de Cultura de Cubatão Data Hora Local Evento Realização ou Facilitador Apoio 02/04/2018 15:00 CEU das Artes Pontos MIS - 'O Garoto Cósmico' MIS-SP/Gov. Est. SP 04/04/2018

Leia mais

HISTÓRICO. Histórico

HISTÓRICO. Histórico INTRODUÇÃO As universidades públicas há muito deixaram de ser centros de produção artística, ao mesmo tempo se distanciaram das comunidades que deveriam atender e passaram a formar profissionais competentes,

Leia mais

A UAW CURITIBA! (Urbanarte e Arquitecultura Week) é uma semana de programação artístico-cultural em torno da aproximação da arte, arquitetura e

A UAW CURITIBA! (Urbanarte e Arquitecultura Week) é uma semana de programação artístico-cultural em torno da aproximação da arte, arquitetura e PRONAC - 15 2232 A UAW CURITIBA! (Urbanarte e Arquitecultura Week) é uma semana de programação artístico-cultural em torno da aproximação da arte, arquitetura e urbanismo. Sua realização tem como objetivo

Leia mais

Published on UBB - Desde Conquistando benefícios para o funcionalismo (http://ubbonline.org.br/unificado)

Published on UBB - Desde Conquistando benefícios para o funcionalismo (http://ubbonline.org.br/unificado) Published on UBB - Desde 1984 - Conquistando benefícios para o funcionalismo (http://ubbonline.org.br/unificado) Início > Embu das Artes - SP Embu das Artes: onde todas as formas de arte se encontram Embu

Leia mais

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito SUMÁRIO SOBRE O PROJETO... 03 NOSSO JEITO DE SERVIR... 04 POR ONDE PASSAMOS... 05 NÚMEROS DO PROJETO... 06 CIRCUITO DE ATIVIDADES...

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação FABICO MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação FABICO MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação CURSO DE BACHARELADO EM / CURSO DE FABICO/ UFRGS Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1230154-pais-tem-boom-de-cursos-de-museologia.shtml.

Leia mais

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul PROGRAMAÇÃO CULTURAL DEZEMBRO/ anos de SINPRO ABC. Até o dia 9. Espaço Cultural Casa de Vidro

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul PROGRAMAÇÃO CULTURAL DEZEMBRO/ anos de SINPRO ABC. Até o dia 9. Espaço Cultural Casa de Vidro Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul PROGRAMAÇÃO CULTURAL DEZEMBRO/2016 30 anos de SINPRO ABC Até o dia 9 Espaço Cultural Casa de Vidro Por meio de informações históricas e fotografias, esta exposição

Leia mais

21ª Feira do Livro de Carlos Barbosa

21ª Feira do Livro de Carlos Barbosa 21ª Feira do Livro de Carlos Barbosa Período: 11 a 20 de outubro de 2012 Horário: 8h30min às 21h30min Local: Parque da Estação Patrono: Rafael Guimaraens Tema: Lendo através dos meios de comunicação Dia

Leia mais

A cidade e as crianças

A cidade e as crianças A cidade e as crianças Porfª. Ms. Maria Cecília Nóbrega de Almeida Augusto Aula 3 Nossa trilha: Ambientes de aprendizagem, lugares de aprender - extrapolar os muros da escola! Outras vivências com os pequeninos:

Leia mais

EDITAL PÚBLICO DE OCUPAÇÃO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE ATIVIDADES CULTURAIS 2019 CHC SANTA CASA - REGULAMENTO ESPECÍFICO: ARTES CÊNICAS -

EDITAL PÚBLICO DE OCUPAÇÃO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE ATIVIDADES CULTURAIS 2019 CHC SANTA CASA - REGULAMENTO ESPECÍFICO: ARTES CÊNICAS - EDITAL PÚBLICO DE OCUPAÇÃO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE ATIVIDADES CULTURAIS 2019 CHC SANTA CASA - REGULAMENTO ESPECÍFICO: ARTES CÊNICAS - Antes de ler este Regulamento Específico, leia o Regulamento Geral: Edital

Leia mais

4ª EDIÇÃO

4ª EDIÇÃO www.curtasgastronomia.pt 4ª EDIÇÃO Objetivos A quarta edição do certame Curtas Gastronomia tem como objetivo consolidar-se como um evento alternativo, partilhando o melhor da gastronomia e do audiovisual

Leia mais

COELBA COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO DE PATROCÍNIO DOS PROJETOS CULTURAIS

COELBA COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO DE PATROCÍNIO DOS PROJETOS CULTURAIS COELBA COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO DE PATROCÍNIO DOS PROJETOS CULTURAIS A Coelba, uma empresa do Grupo Neoenergia, tem consciência do seu importante papel na melhoria da qualidade

Leia mais

Conceito Trem especial ligando São Paulo aos principais pólos de atração turísticos no entorno da malha ferroviária existente

Conceito Trem especial ligando São Paulo aos principais pólos de atração turísticos no entorno da malha ferroviária existente Ayrton Camargo e Silva Conceito Trem especial ligando São Paulo aos principais pólos de atração turísticos no entorno da malha ferroviária existente Estação da Luz Balcão da operadora turística e bilheteria

Leia mais