InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2014. Período 01 a 31 de março de 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2014. Período 01 a 31 de março de 2014"

Transcrição

1 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2014 Período 01 a 31 de março de 2014

2 Releases produzidos

3 Museu da Energia de Itu promove tarde de jogos no parque Cidade das Crianças Em 22 de março, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, realizará a ação especial Energia na Cidade das Crianças, que levará ao parque de diversões Cidades das Crianças experimentos, atividades pedagógicas e jogos pertinentes à temática apresentada na unidade museológica. A atividade acontece das 14 às 16 horas. Um dos destaques da ação é o jogo de tabuleiro Simpsons: O Jogo, uma criação da equipe educativa da Rede Museu da Energia e que apresenta perguntas e respostas sobre meio ambiente e sustentabilidade baseado no seriado de animação americano. O projeto Energia na Cidade das Crianças é gratuito e realizado uma vez por mês, aos finais de semana, e é uma ampliação de uma iniciativa que vem sendo realizada pelo Museu da Energia de Itu desde 2012 no parque de diversões. Atualmente, o Museu apresenta as exposições: Memórias do Sobrado que mostra, por meio de documentos e fotografias, a história do edifício que abriga a unidade museológica, relembrando as diversas fases do sobrado, desde sua construção, em 1847, até se tornar sede da primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região Cia. Ituana de Força e Luz. História, Energia e Cotidiano que mostra, através de seu acervo, como ocorreu a evolução da iluminação doméstica, de equipamentos e utensílios utilizados em uma residência com destaque para a memória arquitetônica e histórica do sobrado e a importância da conscientização sobre os impactos causados pelo consumo excessivo de energia. E, no Espaço das Águas, apresenta a exposição fotográfica Tietê: fatos e fotos.

4 Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais. Empresas mantenedoras Gás Natural Fenosa e EMAE PATROCIONADOR Gás Natural Fenosa Serviço Energia na Cidade das Crianças Data: 22 de março, das 14h às 16 horas Local: Cidade da Criança Endereço: Rua França, nº 102, Vila Roma

5 Museu da Energia de Salesópolis promove atividade para comemorar o Dia Mundial da Água Para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), o Museu da Energia de Salesópolis, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promoverá o roteiro especial "Saúde e Saneamento". A atividade acontece de 18 a 23 de março, das 10 às 16 horas. Aberta ao público de todas as idades, a ação oferecerá aos visitantes uma visita guiada pela centenária Pequena Usina Hidrelétrica de Salesópolis, com a inclusão de discussões sobre temas relacionados à importância da água, como a criação do parafuso de Arquimedes na cultura de irrigação, o papel da água na geração de energia e a importância das bacias hidrográficas e do racionamento de água. Com duração de duas horas, a visita inclui um passeio pela Casa de Máquinas da Usina, Espaço Energia, Reservatório e Espaço das Águas. O Dia Mundial da Água foi criado em 1993, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Em 2014, para comemorar a data, a ONU elegeu o tema Água e Energia com o objetivo de debater a relação entre os dois assuntos: a geração de energia hidrelétrica, nuclear e térmica necessita de recursos hídricos. Dados da ONU apontam que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa em países com escassez de água.

6 Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural do setor de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, localizado na capital, realiza ações culturais e educativas que reforcem conceitos de cidadania e incentivem o uso responsável de recursos naturais. EMPRESAS MANTENEDORAS AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE PATROCINADORES EDP (Salesópolis) Serviço Dia Mundial da Água Roteiro Saúde e Saneamento Data: 18 a 23 de março Horário: 10 às 16h Entrada: 4 reais Local: Museu da Energia de Salesópolis Endereço: Estrada dos Freire ou Contorno da Barragem, Km 6

7 Exposição revela como os combustíveis participaram do desenvolvimento de São Paulo Museu da Energia de São Paulo recebe mostra que aborda história, reflexos no processo urbano e atuais desafios da indústria dos combustíveis O Museu da Energia de São Paulo abrigará, de 6 a 29 de março, a última etapa da itinerância da nova exposição da Fundação Energia e Saneamento: Energia e Sustentabilidade: Combustíveis. A mostra, que conta com patrocínio da Petrobras, apresenta como os combustíveis participaram e contribuíram no desenvolvimento, na industrialização e na urbanização do Estado de São Paulo. Panorama histórico Dividida em 16 painéis ilustrados com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, Banco de Imagens Petrobras e Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a exposição apresenta como a energia, na forma de combustíveis, sempre teve profunda ligação com a maneira de viver do homem, desde a utilização da madeira até os desafios atuais da indústria, como a geração de energias limpas. Do carvão ao automóvel - Na exposição, é possível enxergar importantes marcos desta transformação, como as transições do uso de produtores de energia, do carvão aos biocombustíveis, como também a chegada dos automóveis, a construção de ferrovias e os avanços tecnológicos. Meio ambiente A mostra também destaca o esforço das empresas do setor energético em pesquisar e desenvolver meios de gerar energia mais limpa e sustentável. Energia e Sustentabilidade apresenta inovações que têm sido feitas no setor e focaliza o Brasil como país com elevados níveis de fontes renováveis em sua matriz energética, entre elas o etanol, hidrelétricas e energia eólica. Projeto patrocinado pela Petrobras e realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013.

8 Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais. EMPRESAS MANTENEDORAS AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE Serviço: Exposição Energia e Sustentabilidade: Combustíveis no Museu da Energia de São Paulo Data: de 6 a 29 de março de 2014 Endereço: Alameda Cleveland, 601 Campos Elíseos São Paulo - SP Informações: , ramal 217 Site:

9 Exposição sobre a Belle Époque na Capital chega ao Metrô de São Paulo Mostra itinerante da Fundação Energia e Saneamento revela alguns acontecimentos do período, como a inauguração do Teatro Municipal e os primórdios da Avenida Paulista A partir do dia 10 de março, a estação Santa Cecília do Metrô de São Paulo recebe a exposição "Belle Époque na Garoa - São Paulo entre a tradição e a modernidade", que exibe imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Marcia Camargos. A mostra retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20. Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época. Alguns dos painéis da exposição destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da avenida Paulista e a Revolução de 1924.

10 Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais. Empresas mantenedoras AES Eletropaulo, Sabesp e Cesp Serviço: Exposição Belle Époque na Garoa - São Paulo entre a tradição e a modernidade Quando: 10 a 31 de março Horário: das 04h40 às 00h00 Onde: Estação Santa Cecília do Metrô Endereço: Largo Santa Cecília, S/Nº Entrada gratuita.

11 Museu da Energia de Itu inaugura exposição sobre História da Energia Elétrica no Estado Mostra exibe a história da construção das primeiras usinas hidroelétricas, além da inauguração da iluminação pública em cidades do interior e da implantação da primeira linha de bondes elétricos do Brasil O Museu da Energia de Itu inaugura na próxima terça-feira, 18, às 14 horas, a nova exposição itinerante da Fundação Energia e Saneamento, "História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo ( )". Aberta gratuitamente até 28 de abril, a mostra reúne, em uma linha cronológica, os marcos do processo de evolução da indústria de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo. Por meio de painéis fotográficos e textos, os visitantes podem acompanhar o processo de implantação da energia, iniciado no final do século 19 com o capital oriundo da cafeicultura introduzida em terras do Vale do Paraíba e do oeste paulista. A exposição destaca, por exemplo, a construção de algumas das primeiras usinas hidrelétricas e a inauguração de iluminação pública em diversas cidades do Estado. Na cidade de São Paulo, o marco foi a chegada da Light, em 1900, que implantou as primeiras linhas de bonde elétrico do Brasil. A partir da década de 1950, o Estado passou a ser o grande indutor do setor elétrico. Empresas foram estatizadas e outras de capital misto foram criadas. Esse cenário voltou a se modificar na década de 1990 quando várias estatais foram privatizadas e as empresas estrangeiras voltaram a operar no setor, sobretudo na distribuição de energia. A exposição "História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo ( )" poderá ser vista de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

12 Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais. EMPRESAS MANTENEDORAS AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE PATROCINADORES Gás Fenosa Serviço: Exposição "História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo ( )" Data: de 18 de março a 28 de abril Horário: 10 às 17 horas Endereço: Rua Paula Souza, Centro Informações: Site:

13 Fundação Energia e Saneamento lança livro sobre Catullo Branco, um dos pioneiros nas pesquisas sobre energia éolica no Brasil No momento em que o Brasil procura ampliar e diversificar sua matriz energética, buscando fontes limpas e revováveis, a Fundação Energia e Saneamento lança o livro Catullo Branco: o homem dos moinhos de vento, com texto elaborado pelos historiadores Miguel Zioli, Isabel Regina Felix, Maria Blassioli Moraes e Alfredo Moreno Leitão. Já na década de 1930, o engenheiro pregava que a saída para o desenvolvimento econômico e social do país estava diretamente ligada às questões energéticas. Miguel Zioli, historiador da Fundação Energia e Saneamento, lembra que "Catullo contava com poucos recursos financeiros, faltavam-lhe materiais adequados, mas mesmo assim concluiu uma série de estudos que resultaram na publicação de Instalações Eolianas para produção de energia elétrica, primeira pesquisa deste tipo que se tem notícia no Brasil." Com 120 páginas, o livro foi produzido com base no acervo histórico da Fundação Energia e Saneamento, em especial na documentação que pertenceu a Catullo Branco e que integra o acervo da instituição. São mais de fotos, 25 mil páginas de documentos textuais e 529 plantas e desenhos técnicos doados pela família Branco. Nascido na Capital em maio de 1900, Catullo formou-se em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica de São Paulo em Em 1928, passou a ser funcionário da Secretaria de Viação e Obras Públicas e, em 1936, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCB), sendo eleito deputado estadual em Distribuída em nove capítulos, a obra documenta, entre outros aspectos, sua atuação como funcionário público do Estado de São Paulo; como engenheiro em um momento de consolidação do setor energético brasileiro; e como político, que, no breve período em que esteve no legislativo paulista, empenhou-se especialmente nas questões relativas ao desenvolvimento do setor.

14 Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais. EMPRESAS MANTENEDORAS AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE Serviço Catullo Branco o homem dos moinhos de vento Fundação Energia e Saneamento São Paulo, páginas 30 reais

15 Museu da Energia de São Paulo oferece atividades gratuitas no mês de março Oficinas de experimentos e gincanas fazem parte da programação O Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promoverá atividades gratuitas aos sábados do mês de março. No dia 8, em comemoração ao ano da Copa do Mundo no Brasil, o Museu da Energia inaugurará a ação Museu da Energia Futebol Clube. O passado do esporte mais popular do Brasil será relembrado com apresentação do acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento. Ao final da analise de mais de 100 anos de história, os visitantes serão estimulados a criar uma estrutura do time com relação a sua própria perspectiva criativa. A oficina é livre para todos os públicos e acontecerá mensalmente, até o fim da competição, em julho. No dia 15, para celebrar o sucesso da exposição Belle Époque na Garoa, o Museu da Energia de São Paulo realizará uma série de atividades, jogos e brincadeiras tradicionais do começo do século XX, como peão de madeira, bolinhas de gude, damas, xadrez e o jogo de cartas Snap!, muito parecido com o atual "Rouba o Monte". Com indicação para crianças a partir de 10 anos, o objetivo do roteiro é mostrar como as pessoas se divertiam e, assim, promover um mergulho em alguns elementos da cultura e da sociedade de 100 anos atrás. Já no dia 22, o Museu da Energia irá realizar uma oficina de experimentos. Com entrada livre, os visitantes irão aprender a confeccionar um medidor de chuvas para ser instalado em casa, com materiais de baixo custo.

16 Sobre a Fundação Energia e Saneamento Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural do setor de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, localizado na capital, realiza ações culturais e educativas que reforcem conceitos de cidadania e incentivem o uso responsável de recursos naturais. EMPRESAS MANTENEDORAS AES Eletropaulo, Sabesp e Cesp

17 TVs Número de veículos utilizados no período: 1 Quais foram: TV Diário Número de inserções: 1

18 Assunto: Dia Mundial da Água Publicado em: 22/03/2014 Veículo: Diário Comunidade / Tv Diário Tempo: 8 13

19 Rádios Número de veículos utilizados no período: 1 Quais foram: CBN Número de inserções: 1

20 Assunto: Rota Dória Publicado em: 27/02/2014 Veículo: CBN Tempo: 1 27

21 Impressos Número de veículos utilizados no período: 3 Quais foram: Periscópio, Diário Oficial e Estadão Número de inserções: 7 Espaço Ocupado: 445 cm

22 Assunto:Feira no Beco Publicado em: 06/02/2014 Veículo: Periscópio Tiragem: 60 mil Alcance estimado: 240 mil Espaço ocupado: 150 cm

23 Assunto: Edital para escolas Publicado em: 08/02/2014 Veículo: Periscópio Tiragem: 60 mil Alcance estimado: 240 mil Espaço ocupado: 5 cm

24 Assunto: Energia na Cidade das Crianças Publicado em: 12/06/2014 Veículo: Periscópio Tiragem: 60 mil Alcance estimado: 240 mil Espaço ocupado: 80 cm

25 Assunto: ATPC Publicado em: 20/02/2014 Veículo: Periscópio Tiragem: 60 mil Alcance estimado: 240 mil Espaço ocupado: 20 cm

26 Assunto: Edital de desenvolvimento Publicado em: 27/02/2014 Veículo: Periscópio Tiragem: 60 mil Alcance estimado: 240 mil Espaço ocupado: 80 cm

27 Assunto: Atividades gratuitas Publicado em: 06/03/2014 Veículo: Diário Oficial Tiragem: 100 mil Alcance estimado: 400 mil Espaço ocupado: 90 cm

28 Assunto: Atividades gratuitas Publicado em: 21/03/2014 Veículo: Estadão Tiragem: 207 mil Alcance estimado: 828 mil Espaço ocupado: 20 cm

29 Sites Número de veículos utilizados no período: 21 Quais foram: Jornal Itaquera, Futebolarte, Agito SP, Diário Energia, Fofoki, Itu.com.br, Guia Sampa Online, Mais Expressão, Periscópio, Prefeitura de São Paulo, Revista ZN, Alpha Lazer, Jornal Bleh, Brasil Engenharia, Estadão, G1, Jundiai.com.br, Ponto de Encontro, Aguas de Março, Revista Engenharia, Portal do Bom Retiro. Número de inserções: 30

30 Assunto: Atividades gratuitas Publicado em: 01/03/2014 Veículo: Jornal Itaquera

31 Assunto: Atividade Copa do Mundo Publicado em: 05/03/2014 Veículo: Futebolarte

32 Assunto: Exposição combustíveis Publicado em: 06/03/2014 Veículo: Agito SP

33 Assunto: Visitação gratuita Publicado em: 06/03/2014 Veículo: Diário Energia

34 Assunto: Visitação gratuita Publicado em: 06/03/2014 Veículo:Fofoki

35 Assunto: Visitação gratuita Publicado em: 06/03/2014 Veículo: Itu.com.br

36 Assunto: Exposição Belle Époque Publicado em: 10/03/2014 Veículo: AGITO SP

37 Assunto: Exposição Combustíveis Publicado em: 11/03/2014 Veículo: Guia Sampa online

38 Assunto:Cidade das crianças Publicado em: 12/03/2014 Veículo: Itu.com.br

39 Assunto: Cidade das Crianças Publicado em: 12/03/2014 Veículo: Mais Expressão

40 Assunto: Exposição História da Energia Publicado em: 14/03/2014 Veículo: Itu.com.br

41 Assunto:Cidade das Crianças Publicado em: 17/03/2014 Veículo: Periscópio

42 Assunto: Dia Mundial da Água Publicado em: 17/03/2014 Veículo: Prefeitura de São Paulo

43 Assunto: Dia Mundial da Água Publicado em: 17/03/2014 Veículo: Revista ZN

44 Assunto: Exposição Belle Époque Publicado em: 18/03/2014 Veículo: Alpha Lazer

45 Assunto: Exposição Belle Époque Publicado em: 18/06/2014 Veículo: Jornal Bleh

46 Assunto: Dia Mundial da Água Publicado em: 21/03/2014 Veículo: Agito SP

47 Assunto: Livro Catullo Branco Publicado em: 21/03/2014 Veículo: Brasil Engenharia

48 Assunto: Livro Belle Époque Publicado em: 21/03/2014 Veículo: Estadão

49 Assunto: Dia Mundial da Água Publicado em: 21/03/2014 Veículo: G1

50 Assunto: Livro Catullo Branco Publicado em: 22/03/2014 Veículo: Ponto de encontro

51 Assunto: Dia Mundial da Água Publicado em: 22/04/2014 Veículo: Aguas de março

52 Assunto: Livro Catullo Branco Publicado em: 23/03/2014 Veículo: Revista Engenharia/Facebook

53 Assunto: Atividade Belle Époque Publicado em: 26/03/2014 Veículo: Portal do Bom Retiro/ Facebook

54 Assunto: Gibiteca Publicado em: 26/03/2014 Veículo: Fofoki

55 Assunto: Atividade Belle Époque Publicado em: 26/03/2014 Veículo: Portal do Bom Retiro

56 Assunto: Gibiteca Publicado em: 26/03/2014 Veículo: Itu.com.br

57 Assunto: Gibiteca Publicado em: 28/03/2014 Veículo: Periscópio

58 Assunto: Atividade Belle Époque Publicado em: 29/03/2014 Veículo: Agito SP

59

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2014. Período 01 a 31 de janeiro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2014. Período 01 a 31 de janeiro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2014 Período 01 a 31 de janeiro de 2013 Releases produzidos Exposição revela como os combustíveis participaram do desenvolvimento de São Paulo Estação Jardim São

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2014. Período 01 a 28 de fevereiro de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2014. Período 01 a 28 de fevereiro de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2014 Período 01 a 28 de fevereiro de 2014 Releases produzidos Museu da Energia de São Paulo altera funcionamento no feriado de Carnaval O Museu da Energia de São

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2014. Período 01 a 30 de junho de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2014. Período 01 a 30 de junho de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2014 Período 01 a 30 de junho de 2014 Releases produzidos Museus da Energia promovem atividades para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente Em homenagem ao Dia Mundial

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA DEZEMBRO/2013. Período 01 a 31 de dezembro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA DEZEMBRO/2013. Período 01 a 31 de dezembro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA DEZEMBRO/2013 Período 01 a 31 de dezembro de 2013 Releases produzidos "Observação de Aves" é uma das atrações do Museu da Energia de Salesópolis para as férias de dezembro

Leia mais

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014 Dezembro/2014 Período 1 a 31 de dezembro de 2014 Museu da Energia de Itu celebra seus 15 anos com exposição da chegada da energia elétrica na cidade A mostra destaca equipamentos de iluminação típicos

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2014. Período 01 a 30 de abril de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2014. Período 01 a 30 de abril de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2014 Período 01 a 30 de abril de 2014 Releases produzidos Museu da Energia de Salesópolis promove atividades ao ar livre no feriado de Páscoa Programação inclui observação

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013. Período 01 a 30 de novembro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013. Período 01 a 30 de novembro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013 Período 01 a 30 de novembro de 2013 Releases produzidos Exposição "Fatos e Fotos do Rio Tietê" é inaugurada nesta quinta-feira no Museu da Energia de Itu Gratuita,

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2013. Período 01 a 31 de janeiro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2013. Período 01 a 31 de janeiro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JANEIRO/2013 Período 01 a 31 de janeiro de 2013 Releases produzidos 02 de fevereiro No dia do aniversário da cidade, Museu da Energia de Itu promove Saída Fotográfica Moradores

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2013. Período 01 a 28 de fevereiro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2013. Período 01 a 28 de fevereiro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA FEVEREIRO/2013 Período 01 a 28 de fevereiro de 2013 Releases produzidos Museu da Energia de Salesópolis comemora aniversário da cidade Programação especial contará com bate-papo

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2013. Período 01 a 31 de março de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2013. Período 01 a 31 de março de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MARÇO/2013 Período 01 a 31 de março de 2013 Releases produzidos FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO COMPLETA 15 ANOS E REALIZA DIVERSAS AÇÕES COMEMORATIVAS Lançamento de livro,

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2013. Período 01 a 30 de abril de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2013. Período 01 a 30 de abril de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA ABRIL/2013 Período 01 a 30 de abril de 2013 Releases produzidos Museu da Energia de São Paulo oferece atividades gratuitas no mês de abril Oficinas de experimentos e gincana

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2013. Período 01 a 31 de julho de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2013. Período 01 a 31 de julho de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2013 Período 01 a 31 de julho de 2013 Releases produzidos Espaço das Águas é inaugurado no Museu da Energia de Salesópolis Projeto, que será instalado em uma sala no

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2013. Período 01 a 30 de junho de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2013. Período 01 a 30 de junho de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JUNHO/2013 Período 01 a 30 de junho de 2013 Releases produzidos Rede Museu da Energia promove diversas atividades para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente Museus da

Leia mais

Museu da Energia de Salesópolis recebe mostra audiovisual Circuito Tela Verde Confira a lista de curtas-metragens e animações independentes:

Museu da Energia de Salesópolis recebe mostra audiovisual Circuito Tela Verde Confira a lista de curtas-metragens e animações independentes: Releases Produzidos Museu da Energia de Salesópolis recebe mostra audiovisual Circuito Tela Verde Público poderá conferir uma seleção de produções independentes que exploram temas socioambientais como

Leia mais

Novembro/2014. Período. 1 a 30 de novembro de 2014

Novembro/2014. Período. 1 a 30 de novembro de 2014 Novembro/2014 Período 1 a 30 de novembro de 2014 Museu da Energia de Itu comemora 15 anos de atividades Em dezembro, os visitantes podem conferir exposições,experimentos, entre outras atrações gratuitas

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2014. Período 01 a 31 de julho de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2014. Período 01 a 31 de julho de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA JULHO/2014 Período 01 a 31 de julho de 2014 Releases produzidos Museu da Energia de Itu realiza terceira edição da "Arte no Beco Em 6 de julho, das 12 às 16 horas, o Museu

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2013. Período 01 a 31 de maio de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2013. Período 01 a 31 de maio de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2013 Período 01 a 31 de maio de 2013 Releases produzidos Fundação Energia e Saneamento lança portal que valoriza todos os públicos Estudantes, pesquisadores e público

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2014. Período 01 a 31 de maio de 2014

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2014. Período 01 a 31 de maio de 2014 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA MAIO/2014 Período 01 a 31 de maio de 2014 Releases produzidos Dia Mundial da Energia inspira programação especial no Museu da Energia de Itu A partir de atividades práticas,

Leia mais

CLIPPING 2016 Estadão

CLIPPING 2016 Estadão CLIPPING 2016 Em 2016, a Fundação Energia e Saneamento procurou aumentar sua visibilidade na mídia por meio da divulgação de exposições e ações especiais promovidas na Rede Museu da Energia. A Instituição

Leia mais

CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIA RETRATOS DA ESCASSEZ: REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA ÁGUA

CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIA RETRATOS DA ESCASSEZ: REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA ÁGUA CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIA RETRATOS DA ESCASSEZ: REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA ÁGUA Desde o surgimento da vida no planeta, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência dos seres vivos. A

Leia mais

Setembro/2014. Período. 1 a 30 de setembro de 2014

Setembro/2014. Período. 1 a 30 de setembro de 2014 Setembro/2014 Período 1 a 30 de setembro de 2014 Cine Jardim traz filmes e música ao ar livre no Museu da Energia de Itu Público poderá conferir exibição do clássico do terror Nosferatu, além de show

Leia mais

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014 Outubro/2014 Período 1 a 31 de outubro de 2014 Museu da Energia de São Paulo promove curso gratuito sobre Educação Patrimonial Essencial para o desenvolvimento cultural, tema será apresentado em um evento

Leia mais

Novo campeonato envolve os principais veículos da imprensa esportiva de São Paulo, distribuídos em 31 times masculinos e 3 femininos

Novo campeonato envolve os principais veículos da imprensa esportiva de São Paulo, distribuídos em 31 times masculinos e 3 femininos Santander e Aceesp anunciam parceria e campeonato passa a se chamar Santander Liga Imprensa Aceesp, com mais de 700 profissionais de imprensa inscritos Novo campeonato envolve os principais veículos da

Leia mais

Museu do Futebol oferece gratuidade no Dia dos Pais e programação educativa aos finais de semana de agosto

Museu do Futebol oferece gratuidade no Dia dos Pais e programação educativa aos finais de semana de agosto Museu do Futebol oferece gratuidade no Dia dos Pais e programação educativa aos finais de semana de agosto No dia 13/08, pais que vierem com seus filhos têm entrada gratuita e poderão curtir a oficina

Leia mais

Janeiro/2015. Período. 1 a 31 de janeiro de 2015

Janeiro/2015. Período. 1 a 31 de janeiro de 2015 Janeiro/2015 Período 1 a 31 de janeiro de 2015 Cem anos de Relações Públicas no Brasil será tema de encontro no Museu de Energia de São Paulo Livro e documentário que resgatam os principais fatos dessa

Leia mais

A Política Estadual de Energia e o Meio Ambiente. João Carlos de Souza Meirelles Secretário

A Política Estadual de Energia e o Meio Ambiente. João Carlos de Souza Meirelles Secretário A Política Estadual de Energia e o Meio Ambiente João Carlos de Souza Meirelles Secretário Diretrizes Estratégicas Ampliação da produção das energias renováveis Fomentar o gás natural como garantia de

Leia mais

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015 Fevereiro/2015 Período 1 a 28 de fevereiro de 2015 Unidades do Museu da Energia terão horários diferentes durante o Carnaval O feriado do Carnaval pode ser uma excelente oportunidade para o público conhecer

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA OUTUBRO/2013. Período 01 a 31 de outubro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA OUTUBRO/2013. Período 01 a 31 de outubro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA OUTUBRO/2013 Período 01 a 31 de outubro de 2013 Releases produzidos Museu da Energia de São Paulo é opção de lazer no mês de outubro Programação inclui jogos e experimentos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Já estamos na segunda etapa! Organize seu material e mantenha seus estudos em dia. Lembre-se de tirar suas dúvidas sempre que surgirem. Para realizar esta atividade, você deve consultar

Leia mais

São Paulo em 200 imagens. Acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento

São Paulo em 200 imagens. Acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento São Paulo em 200 imagens Acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento São Paulo em 200 imagens Acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento São Paulo Fundação Energia e Saneamento 2015 Fundação

Leia mais

Inserção de Usinas Reversíveis no Sistema Elétrico Nacional Fernando José Carvalho de França ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico

Inserção de Usinas Reversíveis no Sistema Elétrico Nacional Fernando José Carvalho de França ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico Inserção de Usinas Reversíveis no Sistema Elétrico Nacional Fernando José Carvalho de França ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico 21 a 23 de maio de 2018 - Bourbon Convention Ibirapuera Hotel - São

Leia mais

Relatório Anual 2016

Relatório Anual 2016 Relatório Anual 2016 SUMÁRIO Pela Preservação da História e do Patrimônio de São Paulo 3 Conheça o Acervo da Fundação 4 Núcleo de Documentação e Pesquisa 5 Rede Museu da Energia 7 Serviços e Projetos Especiais

Leia mais

Novo site do Museu da Imigração

Novo site do Museu da Imigração O Boletim do Museu da Imigração chega à sua décima sexta edição. Junto com a proposta de manter as comunidades e o público geral informados sobre o processo de restauro das edificações e reformulação do

Leia mais

Dia Internacional da Animação. Origem Produções

Dia Internacional da Animação. Origem Produções Dia Internacional da Animação Origem Produções AVALIAÇÃO O trabalho de assessoria de imprensa da ComTexto Comunicação Corporativa para a divulgação do 10º Dia Internacional da Animação, incentivado pelo

Leia mais

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização:

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização: Encontro de negócios da construção pesada Apresentação: Organização: Objetivo Apresentar novas tecnologias que possam auxiliar as empresas da construção pesada na busca de redução nas despesas operacionais

Leia mais

Relatório de atividades 7ª Perna

Relatório de atividades 7ª Perna Relatório de atividades 7ª Perna 1 a 31 de Março de 2017 Resultados 2 Clipping Total 7ª Perna 89 matérias publicadas Clipping por Mídia Comparativo 2013 a 2016 3 Produção 4 Divulgação 16 releases produzidos

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA MATRIZ ENERGÉTICA : É O BALANÇO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS QUE UM PAÍS TEM OU COMPRA PARA UTILIZAR NO PROCESSO PRODUTIVO. FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS NÃO-RENOVÁVEIS

Leia mais

Os mananciais hídricos

Os mananciais hídricos Os mananciais hídricos Água, abundância e desperdício Água, abundância e desperdício Água e Economia Água Subterrânea Guarani, Mercosul ou Botucatu Guarani, Mercosul ou Botucatu Guarani x Alter do Chão

Leia mais

Em novembro, o Museu do Futebol conta com atividades educativas nos três feriados

Em novembro, o Museu do Futebol conta com atividades educativas nos três feriados Em novembro, o Museu do Futebol conta com atividades educativas nos três feriados O mês de novembro já se inicia com feriado (02/11) e conta com mais outros dois (15/11 e 20/11) e o Museu do Futebol, Instituição

Leia mais

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL

FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL FONTES DE ENERGIA COMBUSTÍVEL FÓSSIL PETRÓLEO Betume líquido (C+H) 7 irmãs: controlaram o mercado do petróleo de 1928 a 1960, até a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) Crises

Leia mais

Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso. Rafael José Barbi - Coordenador

Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso. Rafael José Barbi - Coordenador Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso Rafael José Barbi - Coordenador BREVE HISTÓRICO Criado em 1991, pela Prefeitura Municipal de Salto. Concebido pelo projeto elaborado pelo escritório Julio Abe

Leia mais

APRESENTA DIA MUNDIAL DA ÁGUA

APRESENTA DIA MUNDIAL DA ÁGUA APRESENTA DIA MUNDIAL DA ÁGUA NOVABRASIL FM A NOVABRASIL é uma emissora que privilegia a MPB como alicerce de sua programação, creditando ao estilo musical sua devida importância como um dos maiores patrimônios

Leia mais

Tema Segurança Hídrica Painel: Roberto Schaeffer, COPPE/UFRJ

Tema Segurança Hídrica Painel: Roberto Schaeffer, COPPE/UFRJ Tema Segurança Hídrica Painel: Roberto Schaeffer, COPPE/UFRJ Vulnerabilidade da Geração Hidrelétrica às Mudanças Climáticas no Brasil Prof. Roberto Schaeffer Programa de Planejamento Energético COPPE/UFRJ

Leia mais

INOVAÇÕES AMBIENTAIS ENERGIA Fundação Dom Cabral 07/06/2011

INOVAÇÕES AMBIENTAIS ENERGIA Fundação Dom Cabral 07/06/2011 INOVAÇÕES AMBIENTAIS ENERGIA Fundação Dom Cabral 07/06/2011 TECNOLOGIA NUCLEAR, TECNOLOGIA MINERAL, CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS, MEIO AMBIENTE, SAÚDE MESTRADO E DOUTORADO CONTRIBUIÇÕES ASSOCIADAS

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 30/05/2019

Guia de Serviços Atualizado em 30/05/2019 Guia de Serviços Atualizado em 30/05/2019 Visitar o Museu da Vida Atualizado em: 30/05/2019 Descrição O Museu da Vida é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade da Casa de Oswaldo Cruz

Leia mais

Dados gerais da Sanepar

Dados gerais da Sanepar Nilson Pohl Gerente da Unidade de Serviços de Comunicação Social da Sanepar Coordenador da Câmara Técnica de Comunicação Social da Associaçãodas Empresas de Saneamento Básico dos Estados Dados gerais da

Leia mais

FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA

FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético / MME Realização: Patrocínio: Secretaria de Planejamento

Leia mais

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem Projeto Educação na Interdisciplinaridade Sustentabilidade na Escola Oficina de Garagem São Paulo 2016 Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo Paulo Freire Apresentação

Leia mais

Plano Anual de Atividades Museu do Futebol. PRONAC n

Plano Anual de Atividades Museu do Futebol. PRONAC n Plano Anual de Atividades Museu do Futebol PRONAC n. 177.453 TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA SERVIÇO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA MUSEU DO FUTEBOL NA ÁREA EM PORTO

Leia mais

desenvolvimento d a e d u c a ç ã o integral d o ser h u m a n o Nosso site N o s s o c a n a l de v í d e o s

desenvolvimento d a e d u c a ç ã o integral d o ser h u m a n o Nosso site N o s s o c a n a l de v í d e o s A Evoluir d e s e nvo l ve p r o g r a m a s s o c i o e d u c a c i o n a i s q u e t ra n sfo rmam a fo rma c o m o a p r e n d e m o s e e n s i n a m o s. C o m 22 a n o s de experiência, t ra b a

Leia mais

WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL. Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis

WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL. Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis Energia Dimensões da Energia Tecnológica Física Energia

Leia mais

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A.

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A. Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe Organização Econergy International Profissional Responsável Isabel C. de A. Rodrigues Assessoria Externa Rodrigues & Freire Comunicação Ano da Premiação 2009

Leia mais

Relatório de atividades 3ª Perna

Relatório de atividades 3ª Perna Relatório de atividades 3ª Perna 1 a 30 de Novembro de 2016 Mídias 2 Gráficos 3 Clipping Total 3ª Perna 131 matérias publicadas Clipping por Mídia Comparativo 2013 a 2016 4 Produção 5 Divulgação 22 releases

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc)

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) Bases Conceituais da Energia Q1/2017 Professor: Sergio Brochsztain (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho Energia

Leia mais

PROGRAMA JOVEM RESTAURADOR - RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS

PROGRAMA JOVEM RESTAURADOR - RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS PROGRAMA JOVEM RESTAURADOR - RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS OBJETIVO OFERECER à JOVENS de BAIXA RENDA o CURSO de RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS, 1º da AMÉRICA LATINA, em SUAS 06 CATEGORIAS: Funilaria;

Leia mais

PATROCINADOR. apresenta. Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá

PATROCINADOR. apresenta. Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá PATROCINADOR apresenta Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá O FACPIC, Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá, é uma celebração das manifestações populares mundiais,

Leia mais

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

PROPOSTA DE PATROCÍNIO PROPOSTA DE PATROCÍNIO AO PROJETO SHOW DE FÍSICA Giovani Gozzi e Luiz Antonio Barreiro Departamento de Física, Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

QUARTA-FEIRA 03 de janeiro. Dia de Esporte

QUARTA-FEIRA 03 de janeiro. Dia de Esporte SEGUNDA -FEIRA 1 de janeiro TERÇA-FEIRA 02 de janeiro QUARTA-FEIRA 03 de janeiro QUINTA-FEIRA 04 de janeiro SEXTA -FEIRA 05 de janeiro Feriado Acolhimento Boas vindas as crianças Conversa com pequenos

Leia mais

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade ENERGIA Em busca da sustentabilidade Características de uma boa fonte de combustível i) Fornecer grande quantidade de energia por unidade de massa ou volume (Rendimento); ii) Facilmente disponível; iii)

Leia mais

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação.

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. ENERGIA origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. A mais antiga forma de energia é a produzida pelos músculos

Leia mais

Capitalismo Concorrencial, Estado e Regulação

Capitalismo Concorrencial, Estado e Regulação Capitalismo Concorrencial, Estado e Regulação Prof. Ricardo Dalthein UFRGS/PPGE Guilherme Reis Dutra Priscilla Elisalde Pontes Porto Alegre, outubro de 2011 Origem Criado no segundo mandato do governo

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções Instruções ENSINO MÉDIO Geografia Conteúdos da 2ª Série 1º/2º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Tatiana Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier

Leia mais

SEMINÁRIO DO JORNAL VALOR ECONÔMICO PARÁ OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS A HIDROELETRICIDADE

SEMINÁRIO DO JORNAL VALOR ECONÔMICO PARÁ OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS A HIDROELETRICIDADE São Paulo, 15/04/2010 Ministério de Minas e Energia SEMINÁRIO DO JORNAL VALOR ECONÔMICO PARÁ OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS A HIDROELETRICIDADE Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 1 - Histórico do Sistema Elétrico Brasileiro -

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 1 - Histórico do Sistema Elétrico Brasileiro - SISTEMAS DE ENERGIA Aula 1 - Histórico do Sistema Elétrico Brasileiro - Ao final do século XIX, a participação da eletricidade como fonte de energia era inexpressiva, devido à atividade econômica do país

Leia mais

DO JORNAL ESCOLA AO PROJETO COMUNICAR

DO JORNAL ESCOLA AO PROJETO COMUNICAR DO JORNAL ESCOLA AO PROJETO COMUNICAR Alunos estagiários na sala da assessoria de imprensa do Projeto Comunicar. 2008. Fotógrafo Weiler Finamore Filho. Acervo do Projeto Comunicar. Capa do jornal Curto

Leia mais

SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENGENHARIA E GESTÃO

SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENGENHARIA E GESTÃO SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENGENHARIA E GESTÃO MICROGERAÇÃO E MINIGERAÇÃO DISTRIBUÍDA & FAZENDAS SOLARES ( SOLAR FARM ) EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Leilão e Contratos de Energia de Reserva (C.E.R. C.E.R.)

Leia mais

FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO. Fundação Energia e Saneamento

FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO. Fundação Energia e Saneamento FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO Fundação Energia e Saneamento A Fundação Energia e Saneamento Instituição privada, sem fins lucrativos, que preserva, pesquisa e divulga o patrimônio histórico dos setores

Leia mais

arte e cultura nos parques de São paulo

arte e cultura nos parques de São paulo pic nic cultural arte e cultura nos parques de São paulo Pautado por uma programação soft, voltada para a família, o PICNIC CULTURAL apresenta uma agenda intensa e diversificada de atividades culturais

Leia mais

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Mauricio Cruz Lopes Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Impacto da Construção Civil 20 a 30% de produção de gases de Efeito Estufa 12 a 16% de consumo de água 30% a 40%

Leia mais

Planejamento nacional e Integração elétrica regional. Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica

Planejamento nacional e Integração elétrica regional. Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica Planejamento nacional e Integração elétrica regional Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica Foz do Iguaçu, Brasil 27 de novembro de 2015 Planejamento nacional e Integração elétrica regional

Leia mais

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Lambecidade é um projeto de exposição de cartazes históricos em conjunto com a criação de um guia turístico-cultural para

Leia mais

ÁREA RESERVADA VISÕES DA LUZ EXPOSIÇÃO

ÁREA RESERVADA VISÕES DA LUZ EXPOSIÇÃO TÉRREO ÁREA RESERVADA ESPAÇO ACELERADOR DE PARTÍCULAS ESTAÇÕES DO ANO ÁREA RESERVADA VISÕES DA LUZ VISÕES DA LUZ AUDITÓRIO VISÕES DA LUZ SALA DE ATIVIDADES VISÕES DA LUZ VISÕES DA LUZ Por meio de aparatos

Leia mais

Exercícios de Fontes de Energia

Exercícios de Fontes de Energia Exercícios de Fontes de Energia 1. Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado consumo de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE ENERGIA EM UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

CURSO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE ENERGIA EM UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL CURSO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE ENERGIA EM UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Autor1: Juliana de Carvalho Izidoro Autor 2: Éder Gonçalves Modalidade: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Leia mais

empresas, governos, escolas e ongs para o desenvolvimento da e d u c a ç ã o integral do ser humano N o s s o site

empresas, governos, escolas e ongs para o desenvolvimento da e d u c a ç ã o integral do ser humano N o s s o site A Evoluir d e s e nvo l ve p r o g r a m a s s o c i o e d u c a c i o n a i s que transformam a forma como a p r e n d e m o s e e n s i n a m o s. Com 22 a n o s de experiência, t ra b a l h a m o s

Leia mais

Feira do Livro de São Luís

Feira do Livro de São Luís Feira do Livro de São Luís Desde 2007. Um dos principais eventos culturais da capital maranhense. Iniciativa da Fundação Municipal de Cultura em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio) Maranhão.

Leia mais

ATRATIVOS TURÍSTICOS Memorial Casa Libanesa Espaço Cultural de Cravinhos Museu de História Natural Wladimir Chaves

ATRATIVOS TURÍSTICOS Memorial Casa Libanesa Espaço Cultural de Cravinhos Museu de História Natural Wladimir Chaves ATRATIVOS TURÍSTICOS Memorial Casa Libanesa Espaço Cultural de Cravinhos Rua XV de Novembro, 259, Centro. Local público, com realização de eventos, exposições, atividades culturais, com entrada gratuita.

Leia mais

Programa ABV de Cultura

Programa ABV de Cultura Programa ABV de Cultura Investir na Cultura, Investir em seu Negócio Apoio: Lei Rouanet» Projeto: Caminhos do Nordeste Pronac: 150144 Livro de Arte e Exposição Fotográfica do Nordeste Brasileiro, a edição

Leia mais

2º ano do Ensino Médio

2º ano do Ensino Médio 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini Fontes de energia renováveis Solar Fontes de energia não renováveis Geotérmica Nuclear Petróleo Ondas

Leia mais

PAINEL 30 ANOS DE BIOELETRICIDADE: REALIZANDO O POTENCIAL

PAINEL 30 ANOS DE BIOELETRICIDADE: REALIZANDO O POTENCIAL PAINEL 30 ANOS DE BIOELETRICIDADE: REALIZANDO O POTENCIAL Ethanol Summit 2017 São Paulo/SP 27 jun. 2017 José Mauro Coelho Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis 30 ANOS DE BIOELETRICIDADE

Leia mais

É COM VOCÊ. cartilha. Reservatórios: degradação ambiental (?) Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou. Janeiro/ ,00 556,00

É COM VOCÊ. cartilha. Reservatórios: degradação ambiental (?) Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou. Janeiro/ ,00 556,00 cartilha Janeiro/2013 É COM VOCÊ Reservatórios: Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou degradação ambiental (?) 558,00 556,00 Nível máximo operativo 554,00 552,00 550,00 Nível mínimo operativo

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

FESTIVAL Imposto do ICMS

FESTIVAL Imposto do ICMS FESTIVAL 2016 Lei que apóia todos os tipos de projetos culturais com base no Imposto do ICMS dentro do estado de São Paulo. Nº: 13.901 Valor: R$ 364.526,80 Apresentação: O Festival Rosa dos Ventos é uma

Leia mais

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO PPA - Exercício - RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE Órgão

Leia mais

Questionário enviado aos setores educativos dos museus de ciências brasileiros. Os Museus de Ciências e o público infantil

Questionário enviado aos setores educativos dos museus de ciências brasileiros. Os Museus de Ciências e o público infantil Para citar este instrumento use a referência a seguir: ISZLAJI, C. A criança nos museus de ciências: análise da exposição Mundo da Criança do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. 2012. Dissertação (Mestrado

Leia mais

Seminário Brasil-Alemanha de Eficiência Energética. A escassez de água no Brasil e o impacto na geração de energia

Seminário Brasil-Alemanha de Eficiência Energética. A escassez de água no Brasil e o impacto na geração de energia Seminário Brasil-Alemanha de Eficiência Energética no Brasil e o impacto na geração Cilene Victor 1 Professora de Jornalismo e Relações Públicas e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da

Leia mais

COMBUSTÍVEIS E SUSTENTABILIDADE

COMBUSTÍVEIS E SUSTENTABILIDADE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: LEANDRO ABREU DO AMARAL COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ANO 3º BIMESTRE / 2012 COMBUSTÍVEIS

Leia mais

ENERGIA movimentando a vida

ENERGIA movimentando a vida ENERGIA movimentando a vida Renováveis: é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva e biomassa. Não-renováveis: é a energia que vem de recursos naturais, que, quando utilizados não

Leia mais

PAINEL 11 PROJETOS DE AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE TRANSPORTE SOBRE TRILHOS EM CURSO NO BRASIL GEORGE FARIA EGIS-VEGA

PAINEL 11 PROJETOS DE AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE TRANSPORTE SOBRE TRILHOS EM CURSO NO BRASIL GEORGE FARIA EGIS-VEGA PAINEL 11 PROJETOS DE AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE TRANSPORTE SOBRE TRILHOS EM CURSO NO BRASIL GEORGE FARIA EGIS-VEGA Projeto Metrô de Salvador 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária AEAMESP São Paulo,

Leia mais

No âmbito das comemorações do Ano Internacional do Património Cultural

No âmbito das comemorações do Ano Internacional do Património Cultural No âmbito das comemorações do Ano Internacional do Património Cultural ENQUADRAMENTO Está de volta a Festa dos Museus, uma iniciativa que celebra artes e património, com uma programação assente na qualidade

Leia mais

Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP

Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP Projeto Eletromemória: História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1890-2005) Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP Natália Mazula Luiz Marília 2009 Procedimentos de

Leia mais

A POLÍTICA DE ENERGIA E DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

A POLÍTICA DE ENERGIA E DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO ABINEE TEC 2005 A POLÍTICA DE ENERGIA E DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO Mauro Arce Secretário de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento de São Paulo SECRETARIA DE ENERGIA, RECURSOS

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO E FINANCIAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO NACIONALMENTE DETERMINADA DO BRASIL AO ACORDO DE PARIS: Setor de Energia

ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO E FINANCIAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO NACIONALMENTE DETERMINADA DO BRASIL AO ACORDO DE PARIS: Setor de Energia ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO E FINANCIAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO NACIONALMENTE DETERMINADA DO BRASIL AO ACORDO DE PARIS: Setor de Energia Marcela Cardoso Guilles da Conceição Rio de Janeiro,

Leia mais

Junho. Semana 25/06 a 29/06 2ª feira-25 3ª feira-26 4ª feira-27 5ª feira-28 6ª feira-29

Junho. Semana 25/06 a 29/06 2ª feira-25 3ª feira-26 4ª feira-27 5ª feira-28 6ª feira-29 2018 2ª Feira 18 3ª feira-19 4ª feira-20 5ª feira-21 6ª feira-22 Atelier de artes plásticas (Santos Populares) Fragata D. Fernando II Glória Junho Oceânica Oeiras Visita ao Museu da RTP Gincana Desportiva

Leia mais

CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIA ÁGUA: RETRATOS DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA

CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIA ÁGUA: RETRATOS DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIA ÁGUA: RETRATOS DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA Desde o surgimento da vida no planeta, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência dos seres vivos. A Terra é composta

Leia mais

CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS

CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS TEMPORADA 2019 CIÊNCIA MÓVEL UM MUSEU SOBRE RODAS O Ciência Móvel é um museu itinerante de ciências e novas tecnologias, que, por meio de uma carreta de

Leia mais