DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS"

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 1, Roger Cristhian Gomes 2 1 FATEC, Botucatu, SP, Brasil. cesar@fatecbt.edu.br 2 UNESP Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, SP, Brasil, rcristh@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO O estudo da dinâmica, espacial e temporal, do fenômeno da precipitação pluviométrica é importante para o planejamento urbano e rural, devido a influência das chuvas na infraestrutura e nos recursos naturais dentro das cidades e no campo, sendo determinístico na ocorrência de eventos como enchentes, erosões, deslizamentos (urbanos), períodos de plantio e previsões (rurais). A necessidade de obter informações sobre precipitação pluviométrica para tomada de decisões é latente e impulsiona várias pesquisas e trabalhos científicos como: onde construir ou não, no caso de estruturas urbanas, ou onde e quando plantar e cultivar determinadas culturas (CABRAL, 2005). O processo de tomada de decisão pode ser auxiliado por tecnologias de informação e softwares específicos. Um sistema de informação geográfica (SIG) pode ser utilizado para a construção de mapas de precipitação pluviométrica, que podem facilitar a observação desse fenômeno. Isso porque torna mais intuitivo o entendimento das informações por meio de mapas do que a análise dos dados de forma analítica (em tabelas). Para que isso possa ser realizado em um SIG, é necessário coletar dados sobre precipitação e referenciar esses dados à uma certa região geográfica. A realização dessas tarefas pode ser demorada e trabalhosa, além de demandar um certo conhecimento do processo. Apesar disso os resultados desse processo podem ser interessantes. Por isso, um sistema que permitisse gerar mapas pluviométricos de maneira mais rápida e prática, sem que isso necessitasse de um grande conhecimento das ferramentas do SIG, poderia ampliar e facilitar o uso e acesso às ferramentas de geoprocessamento. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de informação geográfico especialista para geração dinâmica de mapas pluviométricos. O SIG desenvolvido é um sistema web com um conjunto de dados sobre precipitação, que permite ao usuário definir uma região e um período e analisar o índice pluviométrico, por meio de um mapas de distribuição de chuvas.

2 2 MATERIAIS E MÉTODOS Para o desenvolvimento do sistema web de visualização de precipitação de chuvas (HidroView) foi necessário inicialmente modelar a base de dados. Nesse modelo foram especificadas as principais informações que serão armazenadas no sistema, como dados de precipitação (estações de coleta de dados e nível de precipitação), além das informações das áreas que serão usadas para interpolação dos dados. A partir desse modelo de dados foi implementada a base em um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). O SGBD utilizado nesse projeto foi o MySQL (MYSQL, 2013). Posteriormente foram definidas as funcionalidades do sistema. Uma delas é a de criação de áreas de interesse, onde são definidas as áreas geográficas que serão analisadas. Cada área é definida por uma série de pontos georreferenciados, escolhidos a partir de um mapa do sistema. Os mapas utilizados nesse trabalho são do Google Maps (GOOGLE, 2013). A especificação da área e seus pontos permite também fazer a ligação dessa área com as estações de coleta de informações de chuvas. Outra funcionalidade é a de geração do mapa de interpolação de dados. Nessa opção é possível definir o período (dia, mês e ano), além da área a ser analisada, para que seja gerado o mapa de distribuição de chuvas. A escolha de cada período específico irá gerar um mapa temática distinto. Definidas as funcionalidades foi então implementado o sistema web. Para isso foi utilizada a linguagem JAVA para a implementação das funcionalidades especificadas. Isso permite que, a partir de um mapa georeferenciado, seja incluído na base de dados as informações sobre as áreas demarcadas, seus pontos limítrofes e a ligação com as estações de coleta. Além disso, a partir das informações de uma área demarcada e um determinado período histórico, pode ser gerada e exibida uma imagem que representa o mapa de distribuição de chuvas. Para gerar o mapa temático, foi necessário fazer a interpolação de dados das estações de coleta, utilizado o algoritmo de krigagem (KERRY e HAWICK, 1998). Essa técnica foi implementada no sistema, permitindo que a imagem seja gerada de maneira dinâmica. Assim, com a escolha da área demarcada e o período de análise, o sistema irá consultar os dados sobre pluviometria coletados para cada estação de coleta que faz parte dessa área. Caso os dados sejam de um período maior que um dia, é realizado o cálculo da média do período.

3 Após a implementação do sistema foi realizada a inserção de um conjunto de dados para que pudesse ser realizado o teste funcional do sistema. Para isso, foram utilizadas bases públicas sobre pluviometria disponibilizadas pelo SigRH (Sistema de Informações para Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo). As informações coletadas representam os dados de quatro estações de monitoramento localizadas no município de Anhembi. Para validação do sistema foi definida uma área, denominada de "Região de Anhembi", contendo quatro pontos delimitadores. A data escolhida foi fevereiro de Com essa data escolhida o sistema gerou uma média da chuva desse período (mês) e iniciou o processo de interpolação por krigagem, originando o mapa de distribuição da precipitação dessa área. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES A modelagem de dados realizada no trabalho resultou no modelo que originou a criação de cinco tabelas de informações: Áreas (que definem as áreas a serem analisadas); Áreas-Pontos (que definem as áreas limítrofes de cada área); Estação (para armazenar informações sobre as estações de coleta); Área-Estação (que identifica as estações de cada área); e Precipitação (onde são armazenados os dados pluviométricos). O sistema web pode ser acessado a partir de um navegador de internet. Na página inicial do sistema é possível fazer o cadastro de novas áreas demarcadas, basta fazer uma identificação de nome e descrição. Após a criação de uma nova área é possível fazer o cadastro dos pontos que delimitam essa área. Para isso deve ser acessada a página das áreas cadastradas, onde são listadas todas as áreas. Essa página possui dois links, um para adicionar os pontos que delimitam a área e outro para visualizar a área já delimitada, com os postos de coleta existente. Para delimitar uma região é disponibilizado um mapa (visualização do Google Maps) onde o usuário irá identificar os pontos (por coordenadas geográficas) limite de uma região, formando um polígono limítrofe para a região de interesse. A página de visualização da área demarcada exibe a região demarcada pelo usuário, além das estações de coleta de dados pluviométricos pertencentes a essa área. A Fig. 1 ilustra a área demarcada da "Região de Anhembi", onde podem ser observadas as quatro estações de coleta de dados pluviométricos. A partir de um formulário, presente no canto inferior esquerdo dessa página, é possível definir a data (dia, mês e ano) para a

4 qual há interesse em gerar o mapa temático. Escolhida a data, basta clicar no link Show Mapa para que o mapa temático seja gerado e exibido ao usuário do sistema. Figura 1. Ilustração da página de exibição da área demarcada e suas estações de coleta. Usando a área Região de Anhembi e definindo a data como sendo fevereiro de 1995, foi solicitada a geração do mapa temático de precipitação. O mapa temático resultante foi visualizado na página de exibição (Fig. 2), onde é exibida a imagem do mapa sobreposta à região demarcada, para que seja possível fazer uma ligação visual entre a área e a distribuição estimada das chuvas. Apesar de ser possível estimar o valor da precipitação de um determinado ponto, a criação de uma imagem para ilustrá-lo gera um apelo visual que permite interpretar as informações de uma maneira mais simples, facilitando o entendimento sobre os dados trabalhados.

5 Figura 2. Ilustração da página que exibe o mapa de distribuição pluviométrica, onde está ilustrado o mapa pluviométrico gerado para a "Região de Anhembi" no período de fevereiro de CONCLUSÕES O sistema de informação geográfica desenvolvido facilita a exploração do histórico de chuvas em uma região específica, pois torna mais simples a manipulação de uma grande quantidade de dados. Esse sistema possibilita que usuários com conhecimentos básicos de informática possam realizar estudos e pesquisas sobre condições de chuvas em uma área e período de interesse. Com isso, essa ferramenta pode tornar mais ágil a exploração de fenômenos que são influenciados pela precipitação. Possibilitando fazer levantamentos rápidos sobre as variações das condições que afetam os estudos de erosão, escorregamento, cultivo de diversas culturas e determinação de épocas de plantios.

6 5 REFERÊNCIAS Cabral, J. B. P. et al. Uso de técnicas de geoprocessamento para mapear o potencial natural de erosão da chuva na bacia hidrográfica do reservatório de cachoeira dourada GO/MG. Revista RA E GA, n 10, p , Google. Google Maps API. Google. Disponível em: Kerry, K. E., Hawick, K. A.. Kriging Interpolation on High-Performance Computers. In Proceedings of the International Conference and Exhibition on High-Performance Computing and Networking (HPCN Europe 1998). Springer-Verlag, p Mysql. MySQL Server, versão 5.5. Oracle Corporation. Disponível em:

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA Julio Cesar do Carmo Junior 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Gestão, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail:

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO Edilene de Fátima Vetorato 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Fatec, Botucatu, SP, Brasil. E-mail: edilenefv@hotmail.com

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE IMAGENS DE TÁBUAS DE CONÍFERAS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE IMAGENS DE TÁBUAS DE CONÍFERAS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE IMAGENS DE TÁBUAS DE CONÍFERAS Roger Cristhian Gomes 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2, Adriano Wagner Ballarin 3 1 UNESP Faculdade de Ciências

Leia mais

Histórico de alterações

Histórico de alterações Documento de requisitos v1.0 Nome do projeto : Viagem Mais Segura Histórico de alterações Data Versão Descrição Autor 12/09/2015 1.0 Versão inicial do documento AVC 1. Descrição do sistema O sistema Viagem

Leia mais

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU Pietro Pinton Rosa 1, Vinicius Spernega Fioravante 2, Marcus Vinicius Contes Calca 3, Gustavo

Leia mais

SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1

SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 SIGA-GUANDU... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

ANÁLISE DE TENDÊNCIA DE DESGASTE EM MATRIZES DE PRENSAGEM DE CHAPAS DE MADEIRA

ANÁLISE DE TENDÊNCIA DE DESGASTE EM MATRIZES DE PRENSAGEM DE CHAPAS DE MADEIRA ANÁLISE DE TENDÊNCIA DE DESGASTE EM MATRIZES DE PRENSAGEM DE CHAPAS DE MADEIRA Albert Augusto de Assis 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2, Adriano Wagner Ballarin 3 1 FCA-UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Leia mais

aconstrução de rodovias pode apresentar inúmeros impactos ao

aconstrução de rodovias pode apresentar inúmeros impactos ao Conheça os sistemas: Infoambiente da BR 116/RS Manual do usuário Infoambiente da BR 116/392 aconstrução de rodovias pode apresentar inúmeros impactos ao meio ambiente, tanto positivos como negativos. A

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP)

MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP) MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP) Elaborado por: Cássio Alexandre Rolan Wandscheer (CIH/FPTI) Versão 2 Maio/2015 Página 2 Sumário 1 ÍNDICE

Leia mais

SISTEMA PARA EXTRAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS VISUAIS DE IMAGENS DE MADEIRA DE PINUS

SISTEMA PARA EXTRAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS VISUAIS DE IMAGENS DE MADEIRA DE PINUS SISTEMA PARA EXTRAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS VISUAIS DE IMAGENS DE MADEIRA DE PINUS Camila Piacitelli 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Negócios, Faculdade de Tecnologia, Botucatu,

Leia mais

3 Software C&L Introdução

3 Software C&L Introdução Software C&L 25 3 Software C&L Este capítulo apresenta a versão anterior do software Cenários & Léxicos (C&L), que passou por um processo de re-engenharia durante este trabalho. Ao longo do capítulo descreveremos

Leia mais

Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java

Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java Aluno: Geraldo Angelo Vassoler Orientador: Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos Vitória

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO Aos vinte dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, às nove horas, na sede do CM Granpal, localizado na avenida das Indústrias, quatrocentos e sessenta e nove,

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PROCESSAMENTO DE DADOS GEOGRÁFICOS...

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PROCESSAMENTO DE DADOS GEOGRÁFICOS... 1 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 5 2. LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES... 6 2.1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 6 2.2 ATIVIDADES REALIZADAS NAS ETAPAS ANTERIORES... 6 2.3 ATIVIDADES REALIZADAS

Leia mais

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web Técnicas de Projeto e Implementação de Sistemas II Descrição do Projeto da Disciplina 1 Introdução O projeto da disciplina consiste na implementação de um sistema de busca de tarifas de passagens aéreas.

Leia mais

Distribuição Da Precipitação Média Na Bacia Do Riacho Corrente E Aptidões Para Cultura Do Eucalipto

Distribuição Da Precipitação Média Na Bacia Do Riacho Corrente E Aptidões Para Cultura Do Eucalipto Distribuição Da Precipitação Média Na Bacia Do Riacho Corrente E Aptidões Para Cultura Do Eucalipto Jailson Silva Machado ( ¹ ) ; João Batista Lopes da Silva (2) ; Francisca Gislene Albano (3) ; Ilvan

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados.

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Thaís Celina Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Topografia; Fotogrametria; Cartografia; SIG. Coleta Armazenamento

Leia mais

4 Caso de Uso no Ambiente Oracle

4 Caso de Uso no Ambiente Oracle 4 Caso de Uso no Ambiente Oracle No capítulo anterior foi definido o processo para definição de uma estratégia de rastreabilidade. Neste capítulo será realizada uma instanciação do processo em um ambiente

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

Especificação dos Requisitos do Software UFPI Maps 1.0. Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção

Especificação dos Requisitos do Software UFPI Maps 1.0. Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção UFPI Maps 1.0 Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção Teresina PI Julho de 2013 1 UFPI Maps 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo deste documento... 3 1.2. Escopo

Leia mais

MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE

MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE Índice 1. Visão geral... 2 1.1 Visualização de compromissos... 2 2. Agendamento... 4 2.1 Cadastros... 4 2.2 Edição... 5 3. Retorno... 6 3.1 Reagendamento... 6 4.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1

MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1 SERVIÇOS ON-LINE ON LINE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 1 1 - DO LINK DE ACESSO... 2 1.2 - DO ACESSO... 2 2 - DO MÓDULO USUÁRIO... 2 2.1- DA VISUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS... 2 3

Leia mais

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Gilberto Porto e-mail: porto@gilbertoporto.com.br A linguagem UML n UML (Unified Modeling Language) Linguagem de Modelagem Unificada

Leia mais

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM Rafael Marisco Bertei 2, Vinícius Maciel 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS Rafael Marisco Bertei 2, Héber Martins Oliveira 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

SERVIDOR DE MAPAS PROJETO BRASÍLIA 2060

SERVIDOR DE MAPAS PROJETO BRASÍLIA 2060 SERVIDOR DE MAPAS PROJETO BRASÍLIA 2060 (Feições, organização e soluções implementadas) Link: http://www.geoeconomica.com.br/brasilia_2060/index.html Novembro de 2016 Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GERAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA DE UM SIG WEB RESUMO

LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GERAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA DE UM SIG WEB RESUMO LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GERAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA DE UM SIG WEB Jadson Maximiano da SILVA 1 ; Luciano Aparecido BARBOSA 2 ; Lucia FERREIRA 3 ; Paulo Augusto Ferreira BORGES 4 ; João Batista TAVARES

Leia mais

Versão Melhorias e Correções Patch. Versão Fevereiro de 2018 Versão Correções e Melhorias

Versão Melhorias e Correções Patch. Versão Fevereiro de 2018 Versão Correções e Melhorias Melhorias e Correções Patch Versão 10.0.0.4 Relação de Melhorias Preenchimento do atributo Multi Combo Mapa Estratégico e vinculação automática das demandas ao Plano de Ação do Objetivo no Painel de Gestão

Leia mais

Noções básicas de SIG com QGIS

Noções básicas de SIG com QGIS Noções básicas de SIG com QGIS XXIII ENCONTRO ANIPES Alexandre Silva dos Santos Patrícia Alves Noções básicas de SIG com QGIS 1. Introdução ao QGIS 2. Sistema de Referências Cartográficas (SRC) 3. Inicialização

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

VERSÃO C A R T A A N Ú N C I O Versão 11

VERSÃO C A R T A A N Ú N C I O Versão 11 C A R T A A N Ú N C I O Versão 11 Carta Anúncio Substituição dos Gráficos em Flash Todos os componentes de geração de gráficos em Flash, da plataforma Trace, foram substituídos por gráficos em Java Script,

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Civil INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Prof. Mauro Normando M. Barros Filho mbarrosfilho@gmail.com

Leia mais

Banco de Dados Geográficos

Banco de Dados Geográficos Banco de Dados Geográficos Valéria Gonçalves Soares Professora DIMAp/UFRN Conteúdo Bancos de Dados Geográficos 1. Conceitos e Definições Características Gerais 2. Modelos de Dados Geográficos Modelos de

Leia mais

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL)

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL) O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL) Luis Carlos Camargo Rodriguez Engenheiro Civil, Divisão de Pesquisa

Leia mais

SOLUÇÃO EM PESQUISAS DE OPINIÃO E MERCADO

SOLUÇÃO EM PESQUISAS DE OPINIÃO E MERCADO SOLUÇÃO EM PESQUISAS DE OPINIÃO E MERCADO UMA SOLUÇÃO DE: www.digicade.com.br 2 of 18 SOBRE NÓS A Digicade Tecnologia desenvolve soluções integradas a informações geográficas customizadas para cada modelo

Leia mais

SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÃO

SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÃO SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÃO UMA SOLUÇÃO DE: www.digicade.com.br 2 of 16 SOBRE NÓS A Digicade Tecnologia desenvolve soluções integradas a informações geográficas customizadas para cada modelo de negócio.

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF. Manual do Usuário

SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF. Manual do Usuário SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF Manual do Usuário Março 2008 Sumário 1. Introdução... 3 2. Requisitos Necessários... 3 3. Consultas Públicas... 4 4. Acesso às Funcionalidades de Cadastro... 10 2 1. Introdução

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

Mapas e suas representações computacionais

Mapas e suas representações computacionais Mapas e suas representações computacionais Tipos de dados: diversos tipos de dados são utilizados em SIG e suas representações computacionais. Mapas temáticos Descrevem de forma qualitativa, a distribuição

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Cláusula de Confidencialidade

Cláusula de Confidencialidade Cláusula de Confidencialidade A informação contida neste documento é de propriedade da SUNTECH S.A. e foi preparada para uso exclusivo do cliente, no contexto dos serviços propostos, devendo ser tratada

Leia mais

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços (01/09/2016) 1 2 Introdução Envio de Documentos Fiscais Objetivo O envio de documentos fiscais de serviços, através do Service Center,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS 1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que

Leia mais

O SINTER COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA O REGISTRADOR DE IMÓVEIS

O SINTER COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA O REGISTRADOR DE IMÓVEIS O SINTER COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA O REGISTRADOR DE IMÓVEIS Luis Orlando Rotelli Rezende Gerente nacional do projeto Sinter e auditor da Receita Federal do Brasil Este artigo objetiva mostrar potenciais

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Projeto de Programação para Internet Prof. Dr. Daniel A Furtado

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Projeto de Programação para Internet Prof. Dr. Daniel A Furtado Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Projeto de Programação para Internet Prof. Dr. Daniel A Furtado Descrição Geral Desenvolver um website para uma loja virtual que atenda às especificações

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Renata Giselle França SANGUINETTE1; Luciano Aparecido BARBOSA2 ; Lucia FERREIRA3; Paulo Augusto Ferreira BORGES4; João Batista TAVARES5

Leia mais

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS DO ESTADO DO ACRE

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS DO ESTADO DO ACRE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS DO ESTADO DO ACRE Marcelo de Oliveira Latuf Doutorando em Geografia, UNESP/Campus de Presidente Prudente Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado

Leia mais

Produção Intelectual SIGAA

Produção Intelectual SIGAA Produção Intelectual SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br Produção Intelectual Objetivos Este módulo permite o cadastramento e o gerenciamento das produções

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

Guia DigiAtlas. Sobre o projeto:

Guia DigiAtlas. Sobre o projeto: Equipe do Projeto: Matheus Costa da Silva, Lucas Faloni Ferreira, Érica Hasui, Clibson Alves dos Santos, Flávio Nunes Ramos, Rogério Grasseto Teixeira da Cunha, Paulo Alexandre Bressan, Gabriel Gerber

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta 1 GEOPROCESSAMENTO Bases conceituais e teóricas Prof. Luiz Henrique S. Rotta GEOPROCESSAMENTO Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação

Leia mais

Figura 16 Niagara - Visão de grupos de notas.

Figura 16 Niagara - Visão de grupos de notas. Conclusão 6 Conclusão 6.1 Trabalhos Relacionados Dentre as funcionalidades fornecidas pela interface gerada pelo framework, em destaque está a possibilidade do zoom livre. Disponibilizar esta funcionalidade

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

COLETA E CAPTURA DE TRAJETÓRIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES GENÉRICAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

COLETA E CAPTURA DE TRAJETÓRIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES GENÉRICAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COLETA E CAPTURA DE TRAJETÓRIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES GENÉRICAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Jean Holderbaum 1* ; Marilia Ribeiro da Silva 1* ; Vanessa Rolim 1* ; Fernando José Braz 2 ; Eduardo da Silva 2

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

1 DATAWISE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO TABLEAU SERVER CONTRATAÇÃO LIBERAÇÃO DE ACESSOS... 4

1 DATAWISE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO TABLEAU SERVER CONTRATAÇÃO LIBERAÇÃO DE ACESSOS... 4 SUMÁRIO 1 DATAWISE... 4 2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO TABLEAU SERVER... 4 3 CONTRATAÇÃO... 4 4 LIBERAÇÃO DE ACESSOS... 4 4.1 Liberação de acessos para participantes... 5 4.1.1 Cadastro de usuários pelo

Leia mais

Primeira Parte do Trabalho Prático (Parte I) Valor: 30% Descrição do arquivo de dados

Primeira Parte do Trabalho Prático (Parte I) Valor: 30% Descrição do arquivo de dados Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Organização de Arquivos Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri PAE

Leia mais

O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação;

O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação; TÍTULO: TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DATA: 13/06/2017 O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável - GTPS, localizado em São Paulo, através do

Leia mais

Access Prof. Ari Oliveira

Access Prof. Ari Oliveira Access Prof. Ari Oliveira Definições Importantes Dado x Informação: Dado: Elemento de informação, ou representação de fatos ou de instruções, em forma apropriada para armazenamento, processamento e transmissão

Leia mais

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica Plano Director Municipal Tecnologias de Informação Geográfica munwebgis Com o objectivo de difundir a utilização da informação geográfica, agilizar e simplificar os processos administrativos dentro dos

Leia mais

Consulta de Documentações - VsNotify

Consulta de Documentações - VsNotify Consulta de Documentações - VsNotify 1 O que é e para que serve VsNotify? O VsNotify é um novo módulo que integra os Sistemas Viasoft. Esse módulo foi desenvolvido para que Clientes e Consultores possam

Leia mais

Manual de Usuário Versão 3.0

Manual de Usuário Versão 3.0 Manual de Usuário Versão 3.0 Objetivo Este Manual de Usuário é destinado a todos os usuários do website VisionLink que necessitam monitorar localização, horímetro e condições vitais do equipamento: Clientes

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0

Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0 Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0 Para a versão 3.0 do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), o sistema K2 conta com uma série de ferramentas para possibilitar um envio mais simples

Leia mais

Tutorial. Por Dentro do Novo Site do Participante

Tutorial. Por Dentro do Novo Site do Participante Tutorial Por Dentro do Novo Site do Participante Melhorias Melhor experiência de navegação: mais amigável, intuitiva, objetiva e rápida Novo visual: mais moderno e clean Nova distribuição das informações

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2 SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Descrição de uma realidade com algum propósito Modelo MODELAR Termo geral para denotar o processo de construir representações

Leia mais

Orientador Prof. Marcel Hugo

Orientador Prof. Marcel Hugo A visualização de consultas de um Sistema de Informação Gerencial em um Sistema de Informação Geográfica avançando a Inteligência de Negócios Rodrigo Alves Orientador Prof. Marcel Hugo 1 Roteiro da Apresentação

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2016 Arquiteturas SIG 2 1 Tipos de Implementação 3 Tipos de Implementação Em geral, um

Leia mais

Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília.

Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília. SER - 300 - INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório 1 Modelagem da Base de dados Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília. Professor(es) coordenador(es): Dr. Antonio

Leia mais

1 Exploração do Agro-MAPS e FAOSTAT

1 Exploração do Agro-MAPS e FAOSTAT Guião do Aluno A FAO é uma das Agências das Nações Unidas que tem por objectivo principal combater a fome no mundo. O Agro-Maps faz parte de uma base de dados espacial global de estatísticas de Agricultura

Leia mais

WEB VIEWER - Versão 3.3.1

WEB VIEWER - Versão 3.3.1 WEB VIEWER - Versão 3.3.1 MANUAL DO USUÁRIO Elaborado por: Gustavo B. Teló em 13/08/12. 1. WEB VIEW O web view é um software que permite que o clientes da Unimed Grande Florianópolis possam visualizar

Leia mais

SER Introdução ao Geoprocessamento Laboratório 1- Modelagem de Base de Dados. Barbara Hass Miguel

SER Introdução ao Geoprocessamento Laboratório 1- Modelagem de Base de Dados. Barbara Hass Miguel SER-300 - Introdução ao Geoprocessamento Laboratório 1- Modelagem de Base de Dados Barbara Hass Miguel INPE São José dos Campos 2016 1. Introdução Este relatório visou elaborar, modelar e implementar no

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Fonte: Rodrigues, 2009 Aula 1- Conceitos Por que usar um SIG? Um mapa representa os elementos da superfície

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras Manual do Dirigente Sistema de Ouvidoria Versão 1.0 Universidade Federal de Lavras 6/12/2010 Índice 1 - Introdução...3 2 - Acesso ao sistema...3 3 - Funcionalidades...3 3.1 - Usuário: Dirigente...3 3.1.1

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

Anais III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 25 a 27 de outubro de 2006

Anais III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 25 a 27 de outubro de 2006 COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DE INTERPOLAÇÃO LINEAR E O MÉTODO ESTATÍSTICO DE KRIGEAGEM PARA A GERAÇÃO DE MAPAS DE ILHAS DE CALOR ATRAVÉS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA OLIVEIRA, L. G. L. de 1 ; PEREIRA,

Leia mais

Nova. Tecnologia em Atendimento. Manual do usuário

Nova. Tecnologia em Atendimento. Manual do usuário Nova Tecnologia em Atendimento Manual do usuário Índice Introdução Arquitetura e Requisitos de Software Tela de Login Página Principal Acesso Fácil Funções Básicas Utilizando Filtros Solicitação de Serviço

Leia mais

SIT-RAIOS: Integração dos Dados de Descargas Atmosféricas ao Sistema de Informações Técnicas da Bandeirante Energia. Bandeirante Energia S.A.

SIT-RAIOS: Integração dos Dados de Descargas Atmosféricas ao Sistema de Informações Técnicas da Bandeirante Energia. Bandeirante Energia S.A. 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG SIT-RAIOS: Integração dos Dados de Descargas Atmosféricas ao Sistema de Informações Técnicas da Bandeirante Energia Eng. Vitor Luiz Guitte Gardiman Sandro

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO CAPACITAÇÃO SIGRH. Portal do Servidor

TUTORIAL MÓDULO CAPACITAÇÃO SIGRH. Portal do Servidor TUTORIAL MÓDULO CAPACITAÇÃO SIGRH Boa Vista RR, 19 março de 2014. As atividades apresentadas neste tutorial especificam quais usuários poderão realizar as operações: Sistema Módulo Usuários Perfil SIGRH

Leia mais

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades.

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades. Sumário Introdução... 4 1. Acesso... 5 2. Tela Inicial... 7 3. Menu Ações... 9 3.1 Conflitos... 9 3.2 Grade... 9 3.2.1 Filtros... 10 3.3 Novo Agendamento... 11 3.4 Meus Agendamentos... 14 4. Considerações

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL CLAUDINEI MARTINS Prof. Cláudio Ratke, Orientador

Leia mais

Servidor : Qualquer servidor ativo da Instituição terá acesso às funcionalidades apresentadas.

Servidor : Qualquer servidor ativo da Instituição terá acesso às funcionalidades apresentadas. MANUAL DE USO FREQUÊNCIA SIGRH PERFIS DE ACESSO: Gestor Frequência : Habilita o usuário a acessar as operações do módulo de frequência e relacionadas à frequência do módulo de administração de pessoal.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

SOFTWARE DE CHECAGEM DE CÓDIGOS DE PROGRAMAS CNC PARA EVITAR RISCOS DE COLISÃO EM MÁQUINAS DE USINAGEM (CNC)

SOFTWARE DE CHECAGEM DE CÓDIGOS DE PROGRAMAS CNC PARA EVITAR RISCOS DE COLISÃO EM MÁQUINAS DE USINAGEM (CNC) SOFTWARE DE CHECAGEM DE CÓDIGOS DE PROGRAMAS CNC PARA EVITAR RISCOS DE COLISÃO EM MÁQUINAS DE USINAGEM (CNC) Rafael Bento 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Aluno do Curso de Informática para Negócios

Leia mais

TVM WeB - Uma Interface Visual para o Modelo Temporal de Versões

TVM WeB - Uma Interface Visual para o Modelo Temporal de Versões TVM WeB - Uma Interface Visual para o Modelo Temporal de Versões Vincent Nelson Kellers da Silveira, Nina Edelweiss e Renata de Matos Galante Instituto de Informática - Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais