FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL CLAUDINEI MARTINS Prof. Cláudio Ratke, Orientador

2 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1.Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação teórica 4. Especificação 5. Operacionalidade 6. Resultados e Discussões 7. Conclusão 8. Extensões

3 INTRODUÇÃO As empresas atualmente estão cada vez mais dependentes de tecnologias informatizadas para que suas metas sejam alcançadas. Exigências do mercado, tornam a Tecnologia da Informação (TI) parceira estratégica. A adoção de boas práticas como o ITIL, possibilita eficácia na provisão de serviços de TI. As organizações lidam a cada dia com mais dados e esses dados precisam ser devidamente trabalhados e armazenados para que possam agregar algum valor a fim de gerar conhecimento quando for necessário.

4 OBJETIVOS Desenvolver uma ferramenta web que auxilie o atendente de suporte no processo de atendimento ao técnico de campo e ajude a encontrar a solução para o problema através de consulta a base de conhecimento. Permitir o registro e o gerenciamento dos procedimentos e base de conhecimento; Armazenar o conhecimento para auxiliar no atendimento; Permitir busca por informações na base de dados de erros conhecidos; Disponibilizar uma base de dados confiável.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ITIL Firmada no final da década de 80 pela CCTA, atual Office of Government Commerce(OGC). Agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de Tecnologia de Informação (TI), obtidas em consenso por profissionais de todo mundo apósmaisdeumadécada. Processos de suporte aos serviços de TI são de nível operacional. ProcessosdeentregadeserviçosdeTIsãodeníveltático.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Incidente é todo evento que causa uma interrupção ou redução na qualidade do serviço prestado. Gerenciar incidentes é solucionar eventos atípicos o mais rápido possível, de acordo com os níveis de serviço pré-estabelecidos. Alguns conceitos relevantes: Erro conhecido: Um incidente ou problema que tem a causa raíz conhecida e possui solução de contorno ou correção permanente; Problema: Causa conhecida de um ou mais incidentes; Solução de contorno: Maneira conhecida que permite que um serviço volte ao normal.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS Problema: ocorrência de um ou mais incidentes, onde a causa normalmente não é conhecida. Necessário investigação da causa raiz do incidente para solucionar o problema. Implementação de uma solução definitiva, recomendando mudanças nos itens de configuração. Benefícios com sua utilização: Aumento da produtividade do usuário; Maior produtividade da Central de Serviços durante suporte; MelhoranarelaçãoentreclienteseprovedordoserviçodeTI.

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ÁRVORES DE DECISÃO Maneira gráfica de visualizar as conseqüências de decisões atuais e futuras bem como os eventos aleatórios relacionados.

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL A empresa possui o sistema que faz o controle dos chamados, controle técnico, itens em estoque, relatórios gerenciais e ferramentas, como consulta a Boletim Informativo Técnico(BIT). A abertura de chamados é realizada pelo próprio cliente. Atendimento é realizado por técnicos de campo. Contato é feito com suporte 1º nível de sua regional, que busca auxílio em manuais ou com documentação. DEM Departamento de Engenharia e Manutenção.

10 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL class Fluxo Início Técnico Suporte DEM Atende o chamado Fluxo atual Dúv ida técnica Tenta solucionar utilizando seus conhecimentos [Sim] Solucionou? [Não] Busca informações em documentos ou s [Sim] Solucionou? [Não] Tenta solucionar utilizando seus conhecimentos Solucionou? [Sim] [Não] Analisa o chamado e contata áreas responsáv eis até encontrar a solução Soluciona chamado Recebe informação ou anota procedimento Ducumenta e manda informando o suporte de todas as regionais Fim

11 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL Field Services

12 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS Viel (2010) apresenta uma ferramenta de apoioahelp Desk para agilizar atendimento a clientes através da técnica de similaridade(rbc). Foi desenvolvida em JAVA e MySQL. Rodrigues (2010) descreve um sistema web para realizar o gerenciamento de problemas e oferecer informações importantes relacionadas à infraestrutura e serviços de TI. Oliveira(2009) desenvolveu um sistema web com o objetivo de detalhar a infraestrutura de TI e melhorar a gestão dos recursos disponíveis seguindo as melhores práticas da biblioteca ITIL.

13 ESPECIFICAÇÃO Requisitos funcionais Requisitos Funcionais RF01: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de usuários. RF02: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de clientes. RF03: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de segmento. RF04: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de procedimentos para chegar à solução. RF05: O sistema deve permitir ao administrador o gerenciamento dos procedimentos. RF06: O sistema deve permitir ao administrador e suporte o cadastramento de um novo registro na base de conhecimento. RF07: O sistema deve permitir a pesquisa de erros conhecidos por palavras-chave. RF08: O sistema deve permitir a alteração de um registro da base de conhecimento e controlar a data de alteração. RF09: O sistema deve permitir a visualização dos procedimentos cadastrados para o item da base de conhecimento. Caso de Uso UC01 UC02 UC03 UC04 UC05 UC06 UC07 UC08 UC09

14 ESPECIFICAÇÃO Requisitos não funcionais Requisitos Não Funcionais RNF01: O sistema só poderá ser acessado mediante um login e senha válidos. RNF02: Os erros conhecidos devem ser identificados por um número único. RNF03: O sistema será desenvolvido utilizando a linguagem PHP. RNF04: O sistema deverá utilizar o banco de dados MySQL. RNF05: O sistema deverá ser compatível com o navegador Internet Explorer 6 ou superior. RNF06: O sistema deverá ser visualizado na resolução da tela de 1024x768.

15 ESPECIFICAÇÃO CasosdeUso uc Ferramenta UC01 - Cadastrar Usuários UC07 - Pesquisar por palavra-chave UC02 - Cadastrar Clientes Técnico Administrador UC03 - Cadastrar Segmento UC08 - Alterar Registro UC04 - Cadastrar Procedimento UC09 - Visualizar Procedimentos UC05 - Gerenciar Procedimentos UC06 - Cadastrar Item de Conhecimento Suporte

16 ESPECIFICAÇÃO class Fluxo Técnico Suporte DEM Fluxo proposto das atividades Início Dúv ida técnica Consulta base de conhecimento Encontrou? [Não] Tenta solucionar utilizando seus conhecimentos [Sim] Solucionou? [Sim] [Não] Tenta solucionar utilizando seus conhecimentos Alimenta base de conhecimento com nov o registro Solucionou? [Não] Alimenta base de conhecimento com nov o registro e informa situação [Sim] Recebe informação Alimenta base de conhecimento com nov o registro e insere os procedimentos, se houv er Soluciona chamado Fim

17 ESPECIFICAÇÃO Modelo Entidade-Relacionamento(MER)

18 ESPECIFICAÇÃO Técnicas e ferramentas utilizadas Apache como servidor de aplicação web; MySQL comosistemadebancodedados; phpmyadmin como gerenciador de banco de dados; Hypertext Preprocessor (PHP) como linguagem de programação e interpretador de páginas; CakePHP como framework de desenvolvimento; Eclipse PDT como ambiente de desenvolvimento.

19 OPERACIONALIDADE Teladelogin

20 OPERACIONALIDADE Tela principal

21 OPERACIONALIDADE Telas de cadastro de usuários, clientes e segmento

22 OPERACIONALIDADE TeladeBasedeConhecimento,compesquisaportermosou listagem de todos os registros

23 OPERACIONALIDADE TeladeinclusãodenovoregistronaBasedeConhecimento

24 OPERACIONALIDADE Tela de procedimentos

25 OPERACIONALIDADE Tela de cadastro de procedimentos

26 OPERACIONALIDADE Tela de cadastro de procedimentos

27 RESULTADOS E DISCUSSÕES A ferramenta permitiu o gerenciamento dos problemas encontrados pelos técnicos durante o atendimento aos clientes da empresa, controle sobre os procedimentos e base de conhecimento centralizada. O acesso simplificado a ferramenta, permite agilidade no atendimento e redução do número de ligações recebidas pelo suporte. Em relação aos trabalhos correlatos, apesar da diferença de foco dos trabalhos, destaca-se como semelhança a melhoria no gerenciamento de problemas e a necessidade de se controlar a informação gerada.

28 RESULTADOS E DISCUSSÕES Necessário comprometimento das partes envolvidas em documentar e informar. Pesquisa de avaliação da ferramenta.

29 CONCLUSÃO O conhecimento gerado pelas áreas técnicas pode ser compartilhado de forma eficaz e acessível por qualquer pessoa em âmbito nacional. Com a automatização do processo, o retrabalho passou a ser reduzido e o número de ligações referentes a procedimentos já documentados também diminuiu. O objetivo da ferramenta foi atendido e superado. Além do suporte, a ferramenta pode ser acessada pelo técnico para consulta a base de conhecimento de onde estiver, por um atendente sem conhecimentos avançados e pelo DEM.

30 EXTENSÕES Controlar solicitações de alteração dos procedimentos; Possibilitar controle sobre problemas ainda sem solução; Gerenciar os incidentes e interligá-los à base de conhecimento; Utilizar lógica difusa para obter resultados com índice de pertinência.

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Trabalho de Conclusão de Curso Ciências da Computação SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS AS Acadêmico: Fabricio

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL Cláudio Augusto Deschamps Pintarelli Orientador: Marcel Hugo Roteiro de Apresentação Introdução Fundamentação Sistema

Leia mais

Sistema de Controle e Gerenciamento de Manutenções

Sistema de Controle e Gerenciamento de Manutenções Sistema de Controle e Gerenciamento de Manutenções Jackson Roberto Roeder Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador Resumo Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma ferramenta de auxílio no processo

Leia mais

SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO

SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO Jáder Osiel Kannenberg Prof. Wilson Pedro Carli,

Leia mais

APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS

APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS DE UMA MARCENARIA Diether Hoffmann Prof. Cláudio Ratke, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos

Leia mais

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Especificação Implementação

Leia mais

Por: Thiago Wilvert. Orientador: Oscar Dalfovo

Por: Thiago Wilvert. Orientador: Oscar Dalfovo Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo Sequênciada Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos Requisitos Implementação Operacionalidade Resultados

Leia mais

Mateus Viel. Prof. Cláudio Ratke, Orientador

Mateus Viel. Prof. Cláudio Ratke, Orientador Universidade Regional de Blumenau Curso de Sistemas de Informação WORKCONTROL FERRAMENTA DE APOIO AO ATENDIMENTO A CLIENTES UTILIZANDO TÉCNICA DE RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS Mateus Viel Prof. Cláudio Ratke,

Leia mais

Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa

Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle Page 2 Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica

Leia mais

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE

FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Camila Tenfen Prof. Jacques R. Heckmann, Orientador ROTEIRO

Leia mais

4. Desenvolvimento e Operacionalidade 5. Resultados e Conclusões 6. Extensões 7. Demonstração do Sistema

4. Desenvolvimento e Operacionalidade 5. Resultados e Conclusões 6. Extensões 7. Demonstração do Sistema 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação Teórica 3. Especificação do Sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade 5. Resultados e Conclusões 6. Extensões 7. Demonstração do Sistema Sistemas de Informação

Leia mais

CIDADÃO FISCAL: APLICATIVO PARA A ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR DE OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

CIDADÃO FISCAL: APLICATIVO PARA A ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR DE OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO CIDADÃO FISCAL: APLICATIVO PARA A ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR DE OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE

Leia mais

Guilherme Fernando Gielow

Guilherme Fernando Gielow Guilherme Fernando Gielow SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA CONTROLE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INFORMÁTICA BASEADO NO PMBOK Orientador: Evaristo Baptista 1 Sumário 1. Introdução 2. Fundamentação Teórica

Leia mais

APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO

APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO Mayara Barbieri da Silva Prof. Everaldo Artur Grahl, Orientador

Leia mais

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica

Leia mais

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY Eduardo Augusto

Leia mais

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL ROLAND WOLFF JUNIOR Wilson Pedro Carli - Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Sistemas Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos

Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Andre Thiago Hass Orientador: Wilson Pedro Carli Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK

APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação

Leia mais

CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga. Orientador: Prof. Adilson Vahldick

CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga. Orientador: Prof. Adilson Vahldick CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga Orientador: Prof. Adilson Vahldick Roteiro da Apresentação Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO. Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO. Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações

Leia mais

Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas

Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3.

Leia mais

DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE Curso de Sistemas de Informação Bacharelado DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE Acadêmica: Ana Cristina Isensee Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução

Leia mais

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES BASEADO EM BALANCED SCORECARD Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo 1 Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Gerenciamento de

Leia mais

SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC

SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC JHONE HEITOR THEISS PROF. ROBERTO HEINZLE, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE TESTES -SISCONTROLTEST Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

Leia mais

Gustav Dallmann Júnior

Gustav Dallmann Júnior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e

Leia mais

SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB

SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB Por Janira Wehrmeister Orientador: Oscar Dalfovo SEQÜÊNCIA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS PARA

PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS PARA FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS PARA EMPRESA TÊXTIL VIA WEB ELKE LAURINDO NOVACK

Leia mais

ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO

ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO Allan Marcel Ehrat Prof. Miguel Alexandre Wisintainer, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1.Introdução

Leia mais

Ferramenta de apoio à gerência de requisitos baseada no modelo CMMI. Mariane Meisen. Everaldo Artur Grahl

Ferramenta de apoio à gerência de requisitos baseada no modelo CMMI. Mariane Meisen. Everaldo Artur Grahl Ferramenta de apoio à gerência de requisitos baseada no modelo CMMI Mariane Meisen Everaldo Artur Grahl Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Desenvolvimento Considerações Finais Introdução

Leia mais

FERRAMENTA PARA CRIAR E VISUALIZAR REGRAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇO

FERRAMENTA PARA CRIAR E VISUALIZAR REGRAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇO FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO FERRAMENTA PARA CRIAR E VISUALIZAR REGRAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇO

Leia mais

Aplicação de Troca Eletrônica de Dados (EDI) Utilizando Padrões EAN Brasil

Aplicação de Troca Eletrônica de Dados (EDI) Utilizando Padrões EAN Brasil Aplicação de Troca Eletrônica de Dados (EDI) Utilizando Padrões EAN Brasil Nome do aluno: Adriano Gonçalves Polidoro Orientador: Ricardo Alencar de Azambuja Seqüência da apresentação Introdução Objetivos

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Daniel Felipe Lenzi Prof. Marcel

Leia mais

Iago Felipe Schmitt Prof. Jacques Robert Heckmann, Orientador

Iago Felipe Schmitt Prof. Jacques Robert Heckmann, Orientador Iago Felipe Schmitt Prof. Jacques Robert Heckmann, Orientador Roteiro da apresentação: 1. Introdução e objetivos; 2. Fundamentação teórica; 3. Especificações do sistema; 4. Ferramentas e técnicas utilizadas;

Leia mais

Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados

Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados de Personagens Eduardo Kraus Nunes Prof. Roberto Heinzle, Doutor - Orientador Roteiro de Apresentação 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Fundamentação

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

Ricardo Sorroche Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador

Ricardo Sorroche Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação teórica Trabalhos correlatos Especificações do sistema

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE AMOSTRAS DE PRODUTOS. Acadêmico: Juliano May Prof. Orientador: Cláudio Ratke

SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE AMOSTRAS DE PRODUTOS. Acadêmico: Juliano May Prof. Orientador: Cláudio Ratke SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE AMOSTRAS DE PRODUTOS Acadêmico: Juliano May Prof. Orientador: Cláudio Ratke Roteiro da apresentação Introdução Objetivo geral Objetivos específicos Fundamentação

Leia mais

Ferramenta de apoio a decisão baseada em arquivos fiscais (SPED)

Ferramenta de apoio a decisão baseada em arquivos fiscais (SPED) Ferramenta de apoio a decisão baseada em arquivos fiscais (SPED) Aluno(a): Arthur Limeira Brito Orientador: Roberto Heinzle Roteiro Introdução e objetivos Fundamentação teórica Trabalhos correlatos Requisitos

Leia mais

Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo

Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Sistemas e Computação DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO FINANCEIRA, APLICADO AO PLANO DE NEGÓCIOS, UTILIZADO NA

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE

PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE GLICEMIA F U R B - U N I V E R S I D ADE R E GIONAL DE BLUMENAU C U R S O D E SISTEMAS D E INFORMAÇÃO A C A D Ê M I CO: T I A GO DIONESTO WILLRICH

Leia mais

Sistema de Gestão do Capital Intelectual das Produções Científicas do Programa de Pós-GraduaP

Sistema de Gestão do Capital Intelectual das Produções Científicas do Programa de Pós-GraduaP Sistema de Gestão do Capital Intelectual das Produções Científicas do Programa de Pós-GraduaP Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau Acadêmica: Joseane Görtler Orientador: Dr.

Leia mais

Sistema para gerenciamento de atividades utilizando a técnica Kanban aplicado a desenvolvimento de software

Sistema para gerenciamento de atividades utilizando a técnica Kanban aplicado a desenvolvimento de software Sistema para gerenciamento de atividades utilizando a técnica Kanban aplicado a desenvolvimento de software Aluno: Gustavo Baehr Orientador: Samuel Cristhian Schwebel Roteiro Introdução; Objetivos; Fundamentação

Leia mais

SISTEMA PARA CONTROLE DE À EMPRESA UNIQUE SOLUTION

SISTEMA PARA CONTROLE DE À EMPRESA UNIQUE SOLUTION UNIVERSARIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA CONTROLE DE PROPOSTA COMERCIAL APLICADO À EMPRESA UNIQUE SOLUTION Cleiton Ribeiro Dapont Prof. Cláudio Ratke, Mestre - Orientador

Leia mais

Ferramenta de Apoio a Implementação do Processo Melhoria de Processo de Teste (MPT.BR)

Ferramenta de Apoio a Implementação do Processo Melhoria de Processo de Teste (MPT.BR) Ferramenta de Apoio a Implementação do Processo Melhoria de Processo de Teste (MPT.BR) Aluno(a): Vander Bertolini Orientador: Jacques Robert Heckmann Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica

Leia mais

FURBUP: UM PROCESSO DE SOFTWARE PARA USO ACADÊMICO BASEADO NO OPENUP. Acadêmico: João Paulo Pedri Orientador: Everaldo Artur Grahl

FURBUP: UM PROCESSO DE SOFTWARE PARA USO ACADÊMICO BASEADO NO OPENUP. Acadêmico: João Paulo Pedri Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro da Apresentação Introdução; Objetivos; Conceitos Básicos; Disciplinas de Engenharia de Software Currículo 2007/1; Trabalhos Correlatos; Tradução do Processo OpenUP; Elaboração e Publicação do FurbUP;

Leia mais

Procalsis: aplicação para cálculo de orçamentos da construção civil. Aluno(a): Sanimar Esteves Theis Orientador: Alexander Roberto Valdameri

Procalsis: aplicação para cálculo de orçamentos da construção civil. Aluno(a): Sanimar Esteves Theis Orientador: Alexander Roberto Valdameri Procalsis: aplicação para cálculo de orçamentos da construção civil Aluno(a): Sanimar Esteves Theis Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica

Leia mais

Software de registro e controle de não conformidades segundo o padrão ISO 9001:2008

Software de registro e controle de não conformidades segundo o padrão ISO 9001:2008 Software de registro e controle de não conformidades segundo o padrão ISO 9001:2008 Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO PARA TESTES DE CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA 1 DEVELOPMENT OF AN APPLICATION FOR KNOWLEDGE TESTS IN MATHEMATICS

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO PARA TESTES DE CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA 1 DEVELOPMENT OF AN APPLICATION FOR KNOWLEDGE TESTS IN MATHEMATICS DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO PARA TESTES DE CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA 1 DEVELOPMENT OF AN APPLICATION FOR KNOWLEDGE TESTS IN MATHEMATICS Ana Carolina Prante 2, Edson Luiz Padoin 3, Peterson Cleyton

Leia mais

Gerenciador de ambientes para testes manuais

Gerenciador de ambientes para testes manuais Curso de Sistemas de Informação Bacharelado Gerenciador de ambientes para testes manuais Acadêmico: Alexandre Gielow Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação

Leia mais

Alyssandra Luiza Ruggiero. Orientador: Aurélio Faustino Hoppe

Alyssandra Luiza Ruggiero. Orientador: Aurélio Faustino Hoppe Sistema Interativode Diagnósticos Médicos a Distância Alyssandra Luiza Ruggiero Orientador: Aurélio Faustino Hoppe Roteirode apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Trabalhos relacionados

Leia mais

Aplicação Web Para Gerenciamento de Mensagens de Diferentes Serviços de E- mail

Aplicação Web Para Gerenciamento de Mensagens de Diferentes Serviços de E- mail Aplicação Web Para Gerenciamento de Mensagens de Diferentes Serviços de E- mail Aluno: Anderson Rissardi Orientador: Samuel Cristhian Schwebel Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos

Leia mais

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO DE CÁLCULOS DE EXAMES BIOQUÍMICOS

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO DE CÁLCULOS DE EXAMES BIOQUÍMICOS FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO DE CÁLCULOS DE EXAMES BIOQUÍMICOS DAYANE FLORIANI ANTUNES

Leia mais

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS Rafael Marisco Bertei 2, Héber Martins Oliveira 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

SGOTI - Sistema de Gestão da Operação de TI. Aluno: Frank Regis C. Ribeiro Orientadora: Luciana de Araújo

SGOTI - Sistema de Gestão da Operação de TI. Aluno: Frank Regis C. Ribeiro Orientadora: Luciana de Araújo SGOTI - Sistema de Gestão da Operação de TI Aluno: Frank Regis C. Ribeiro Orientadora: Luciana de Araújo Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica O Gestor de TI Ferramenta de

Leia mais

Desenvolvimento do Sistema de Intermediação para Prestadores de Serviço KLEITON STIVEN FINGER ORIENTADOR: PROF. OSCAR DALFOVO, DOUTOR

Desenvolvimento do Sistema de Intermediação para Prestadores de Serviço KLEITON STIVEN FINGER ORIENTADOR: PROF. OSCAR DALFOVO, DOUTOR FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO Desenvolvimento do Sistema de Intermediação para Prestadores de Serviço Utilizando

Leia mais

Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação. Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação Trabalho de Conclusão de Curso Aluno : Douglas Marciel Perizzolo Orientador: Ricardo A. de Azambuja

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS EM LIFERAY

DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS EM LIFERAY UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS EM LIFERAY William Cunha Dorow Prof. Jhony Alceu Pereira, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Acadêmico: Mateus Artur Schneiders Prof. Orientador: Dr. Mauro Marcelo Mattos

Acadêmico: Mateus Artur Schneiders Prof. Orientador: Dr. Mauro Marcelo Mattos Adoção de JBoss Drools no desenvolvimento de sistemas Acadêmico: Mateus Artur Schneiders Prof. Orientador: Dr. Mauro Marcelo Mattos Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos

Leia mais

Sistema de Informação e Coordenação - SIC

Sistema de Informação e Coordenação - SIC Sistema de Informação e Coordenação - SIC Tópicos 1- Sistema de Informação e Coordenação - SIC 2- Modelo 3- Tecnologias Usadas 4- Projeto Estrutura 5- Fluxo de Atividades 1- Sistema de Informação e Coordenação

Leia mais

SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS

SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS Jony Ilson da Silva Prof. Alexander Roberto Valdameri, Orientador Roteiro

Leia mais

REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL. Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri

REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL. Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro Introdução; Objetivos; Fundamentação Teórica; Especificação e Desenvolvimento; Operacionalidade

Leia mais

Desenvolvimento de um Sistema de Help Desk com ferramentas open source para a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - PR

Desenvolvimento de um Sistema de Help Desk com ferramentas open source para a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - PR Desenvolvimento de um Sistema de Help Desk com ferramentas open source para a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - PR Vanize Halluch 1, Douglas J. P. Azevedo 1, Cassiana Fagundes da Silva 1,

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

Marcelo Carvalho Martins Orientador: Wilson Carli

Marcelo Carvalho Martins Orientador: Wilson Carli Marcelo Carvalho Martins Orientador: Wilson Carli Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Sistemas de mercado Desenvolvimento do sistema Operacionalidade da implementação Resultados

Leia mais

PORTAL WEB DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS PARA UMA EMPRESA DE TI UTILIZANDO ITIL 1

PORTAL WEB DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS PARA UMA EMPRESA DE TI UTILIZANDO ITIL 1 PORTAL WEB DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS PARA UMA EMPRESA DE TI UTILIZANDO ITIL 1 Júnior Löwe 2, Adalberto Lovato 3, Tiago Luís Cesa Seibel 4. 1 Portal Web de Gerenciamento de Serviços para Uma Empresa

Leia mais

SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS. Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle

SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS. Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle Roteiro Introdução e Objetivos Trabalhos correlatos Requisitos Especificação Implementação Operacionalidade

Leia mais

Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software. Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl

Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software. Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento Resultados

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DESENVOLVIMENTO DO MAPA ESTRATÉGICO PARA APRESENTAR INDICADORES DE DESEMPENHO DOS DOCENTES DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

SGS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEBO. Mariane de Abreu Neres Yasmin Feitosa Bacetti

SGS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEBO. Mariane de Abreu Neres Yasmin Feitosa Bacetti SGS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEBO Mariane de Abreu Neres 1614061 Yasmin Feitosa Bacetti 1614223 Dezembro 2017 1. Introdução 1.1 Escopo do Sistema O Sistema para Gerenciamento de Sebo (SGS) tem como

Leia mais

BOBINAR SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

BOBINAR SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso Prof. Wilson Pedro Carli ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA O SGBD MYSQL

FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA O SGBD MYSQL FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA O SGBD MYSQL BRUNO RAFAEL FLÔRES ORIENTADOR: ALEXANDER ROBERTO VALDAMERI Roteiro Introdução obanco de dados o Banco de dados relacional osgbd Objetivos Ferramentas disponíveis

Leia mais

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Versão do documento: 1.2 Data de atualização: 02 de Março de 2012 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 RESUMO... 3 1.2 ESCOPO... 3 2 REQUISITOS... 4 2.1 REQUISITOS

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISCOMI MERCADOS Y.YAMADA

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISCOMI MERCADOS Y.YAMADA 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISCOMI MERCADOS Y.YAMADA EDILBERTO SILVA 1, FELIPE ALBUQUERQUE (1012511) 2, MARCELO ALISSON (1012292) 2, MATEUS SILVA (921503) 2, PHILLYPE JOHNE (1012510)

Leia mais

Leonardo Zorzo Carbone. Orientador: Adilson Vahldick

Leonardo Zorzo Carbone. Orientador: Adilson Vahldick WebCode Componente web para edição de código fonte Leonardo Zorzo Carbone Orientador: Adilson Vahldick Roteiro da Apresentação Introdução Fundamentação Teórica Desenvolvimento Conclusão Extensões Introdução

Leia mais

Seqüência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Sistema atual Trabalhos correlatos Desenvolvimento do sistema Operacionalidade da

Seqüência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Sistema atual Trabalhos correlatos Desenvolvimento do sistema Operacionalidade da Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso Seqüência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação

Leia mais

MATH GO O JOGO DE MATEMÁTICA PARA PREPARAÇÃO PARA O ENEM 1

MATH GO O JOGO DE MATEMÁTICA PARA PREPARAÇÃO PARA O ENEM 1 MATH GO O JOGO DE MATEMÁTICA PARA PREPARAÇÃO PARA O ENEM 1 Edson Luiz Padoin 2, Marcelo Maroski 3, Ana Carolina Prante 4, Peterson Cleyton Avi 5, Lecir Dalabrida Dorneles 6, Claudia Piva 7. 1 Trabalho

Leia mais

SELFCONTROL FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS

SELFCONTROL FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso de Sistemas de Informação - Bacharelado SELFCONTROL FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS

Leia mais

Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador

Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID Roteiro Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento Conclusões Introdução Plataformas

Leia mais

JAPSYS-Sistema de Gerenciamento Restaurante Japonês Delivery

JAPSYS-Sistema de Gerenciamento Restaurante Japonês Delivery Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional JAPSYS-Sistema de Gerenciamento Restaurante Japonês Delivery Isabela Cristina - 1560379 Monique Cabral - 1560247 Dezembro

Leia mais

Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink

Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink DOUGLAS DE OLIVEIRA WALTRICK Orientador: Everaldo Artur Grahl

Leia mais

Ferramenta para Acompanhamento de Projetos Utilizando o Método Kanban. Luiz Fernando Debatin Orientador: Everaldo Artur Grahl

Ferramenta para Acompanhamento de Projetos Utilizando o Método Kanban. Luiz Fernando Debatin Orientador: Everaldo Artur Grahl Ferramenta para Acompanhamento de Projetos Utilizando o Método Kanban Luiz Fernando Debatin Orientador: Everaldo Artur Grahl Agenda Introdução Objetivo Fundamentação teórica Desenvolvimento Resultados

Leia mais

Ferramenta WEB de Apoio ao planejamento e controle de teste de software. Bruna Tatiane Bonecher Orientadora: Fabiane Barreto Vavassori Benitti

Ferramenta WEB de Apoio ao planejamento e controle de teste de software. Bruna Tatiane Bonecher Orientadora: Fabiane Barreto Vavassori Benitti Ferramenta WEB de Apoio ao planejamento e controle de teste de software Bruna Tatiane Bonecher Orientadora: Fabiane Barreto Vavassori Benitti Roteiro de Apresentação Introdução Objetivo do trabalho Fundamentação

Leia mais

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO Cadastro de entes públicos para uso do Portal de Intimação Para acessar o Portal de Intimação do STJ, é necessário que o ente público seja cadastrado na

Leia mais

REGRAS DE ASSOCIAÇÃO NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA FURB: ENFOQUE NAS NOVAS AQUISIÇÕES DO ACERVO

REGRAS DE ASSOCIAÇÃO NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA FURB: ENFOQUE NAS NOVAS AQUISIÇÕES DO ACERVO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGRAS DE ASSOCIAÇÃO NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA FURB: ENFOQUE NAS NOVAS AQUISIÇÕES DO ACERVO MACIEL FELIPE

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA Julio Cesar do Carmo Junior 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Gestão, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail:

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS UTILIZANDO RFID.

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS UTILIZANDO RFID. PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS UTILIZANDO RFID. Aluno(a): Filipe Roberto Tavares Orientador: Mauro Marcelo Mattos Agenda Introdução Objetivos Fundamentação teórica Trabalhos

Leia mais

Comunicado GP 26/2016

Comunicado GP 26/2016 Comunicado GP 26/2016 Confiatta, 16 de Setembro de 2016 Boletim 009/2016 - Informativo COMUNICADO GP Nº 26/2016 Questionário Conselhos Municipais de Saúde O Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, Presidente

Leia mais

SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos

SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos

Leia mais

FERRAMENTA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO COM BASE NAS MELHORES PRÁTICAS DA INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL)

FERRAMENTA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO COM BASE NAS MELHORES PRÁTICAS DA INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL) UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO FERRAMENTA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO COM BASE NAS MELHORES PRÁTICAS DA

Leia mais

Como abrir chamados no suporte

Como abrir chamados no suporte Como abrir chamados no suporte Histórico de Versão Data Versão Descrição Autor 15/01/2018 1.1 15/01/2018 1.2 Elaboração do documento: Coordenador de Suporte de TI Aprovação: Gerente de Projetos Felipe

Leia mais

Treinamento W3-Vendas

Treinamento W3-Vendas Rossana Silva 1.0 04/08/2015 1 / 35 Rossana Silva 1.0 04/08/2015 2 / 35 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisões... 3 3. Objetivos... 4 4. Tela de login... 5 5. Dashboard Geral... 6 6. Vendas... 7 7. Cadastros...

Leia mais

FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT

FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT Aluno(a): Nykolas Eduardo Antonioli Baumgarten Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos

Leia mais