ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO Allan Marcel Ehrat Prof. Miguel Alexandre Wisintainer, Orientador

2 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1.Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação teórica 4. Especificação 5. Operacionalidade 6. Resultados e Discussões 7. Conclusão 8. Extensões

3 INTRODUÇÃO Devido ao grande crescimento da indústria, o método manual de apontamento de dados nas linhas de produção apresenta uma série de problemas relacionados a confiabilidade dos dados. A automação dos processos de apontamento da produção no chão de fábrica elimina o uso de planilhas e a digitação dos dados, garantindo a confiabilidade das informações de estoque e dos processos de fabricação. Os método mais utilizado pelas indústrias para a coleta de informações é realizado através de Controlador Lógico Programável(CLP) e Leitores de Código de Barras.

4 OBJETIVOS Automatizar o apontamento das linhas de produção e tratar os dados para disponibilizar informações precisas que auxiliem no planejamento e controle da produção. Automatizar e agilizar a coleta de dados de uma linha de produção; Precisão na coleta de informações; Disponibilizar informações para facilitar o planejamento e tomada de decisão; Oferecer um sistema independente de outros sistemas existentes;

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO O controle da produção é necessário para a realização do planejamento, fornecendo dados de eventos ocorridos na produção, como peças e quantidades executadas, horários de início e término de atividades, entre outros. O apontamento manual dos dados das linhas de produção apresenta problemas de confiabilidade dos dados apontados, causando perdas e retrabalhos frequentes.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Desenvolvido em 1968 para a indústria automobilística. São muito utilizados nas indústrias para controle de processos e automação. Permite a leitura e controle de variados tipos de sensores através dos registradores que podem ser acessados e modificados através de software.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROTOCOLO MODBUS É um protocolo que provê comunicação cliente/servidor o qual foi desenvolvido com o objetivo de permitir a interligação entre dispositivos de controle como o Controlador Lógico Programável por exemplo. A comunicação Modbus obedece a um frame que contém o endereço do cliente, o comando a ser executado, uma quantidade variável de dados complementares e uma verificação de consistência de dados(crc).

10 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROTOCOLO MODBUS Formato do pacote enviado ao cliente: Endereço do Escravo Código da Função Dados CRC 1 byte 1 byte 0 a 252 bytes 2 bytes (CRC-16)

11 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA JAMOD Jamod é uma biblioteca open source desenvolvida em java e que implementa o protocolo Modbus cliente e servidor com suporte a conexão serial e Ip. É uma biblioteca orientada a objetos baseado em abstrações para tornar o uso mais simplificado.

12 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Padrão serial RS232 É um padrão de comunicação assíncrono utilizado em aplicações de curta distância. Os bits são enviados um a um sequencialmente. O nível lógico 1 corresponde a uma tensão elétrica entre -3V e -12V e o nível lógico 0 a uma tensão elétrica entre 3V e 12V.

13 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RXTX Rxtx é uma biblioteca Java que utiliza uma implementação nativa, proporcionando a comunicação serial e paralela. Baseia-se na biblioteca JavaComm que implementa a comunicação serial e paralela no java.

14 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SIMULADOR DE CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL O software Mod_RSsim 8.20 é um software simulador de Controlador Lógico Programável (CLP) open source desenvolvido especialmente para testes, implementando as principais funções do protocolo Modbus Rtu para comunicação.

15 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BANCO DE DADOS HSQLDB É um banco de dados relacional SQL open source escrito em Java que oferece um pequeno motor de banco de dados transacional rápido e baseado em tabelas em memória e disco e suporta os modos de servidor incorporado.

16 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL act Modo Atual Inicio Fluxo atual PCP entrega a ordem de produção para o encarregado da produção. Encarregado informa os funcionários que trabalharam na produção. Encarregado informa a hora de início da produção. Encarregado cadastra os refugos. [Sim] Tem Refugo? [Não] Encarregado da produção informa horário de témino da produção. Encarregado da produção assina a ordem de produção. PCP recolhe a ordem de produção e cadastra no sistema. Fim

17 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL Apontamento manual

18 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL Apontamento de horas no Sistema Integrado de Gestão

19 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL Apontamento de produto no Sistema Integrado de Gestão

20 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS Apontamento da Produção, desenvolvido pela empresa Seal disponibiliza: a) monitoramento online da produção; b) rastreabilidade; c) gestão de desempenho de recursos.

21 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS CRP_DA, desenvolvido pela empresa Directa Automação disponibiliza: a) acompanhamento da produção por meio de apontamentos de quantidades, paradas, manutenções e refugo; b) o registro de dados é feito utilizando coletores de dados industriais e microcomputadores; c) permite gerar índices, gráficos e relatórios que ajudam nas tomadas de decisão e gerenciamento; d) utilizaoracleesqlservercomobancodedados.

22 ESPECIFICAÇÃO Requisitos funcionais Requisitos Funcionais Caso de uso RF01: O sistema deve permitir o cadastro das ordens de produção. RF02: O sistema deverá exibir estatísticas da linha de produção. RF03: O sistema deverá permitir a geração de relatório com as estatísticas de cada ordem de produção. RF04: O sistema deverá permitir que o usuário efetue login no sistema. RF05: O sistema deverá permitir o cadastro de funcionários. RF06: O sistema deverá permitir visualizar controle de funcionários. RF07: O sistema deverá permitir visualizar status da produção. RF08: O sistema deverá permitir definir prioridade das ordens de produção. RF09: O sistema deverá permitir que o operador selecione qual ordem de produção deverá ser produzida. RF10: O sistema deverá permitir que o operador informe o início da ordem de produção. RF11: O sistema deverá permitir o cadastro de refugos da linha de produção. RF12: O sistema deverá permitir o cadastro de observações. RF13: O sistema deverá permitir que o operador cancele a ordem de produção. RF14: O sistema deverá permitir o cadastro dos pontos de parada. RF15: O sistema deverá permitir o cadastro do número de série do produto. RF16: O sistema deverá permitir o cadastro do crachá de identificação do operador. RF17: O sistema deverá pausar a ordem de produção quando estiver fora do horário programado. RF18: O sistema deverá iniciar a ordem de produção quando estiver no horário programado. RF19: O sistema deverá gerar arquivo com número de série e tempo de produção de cada produto. UC01 UC02 UC03 UC04 UC05 UC06 UC07 UC01 UC08 UC09 UC10 UC11 UC12 UC14 UC16 UC15 UC16 UC17 UC18

23 ESPECIFICAÇÃO Requisitos não funcionais Requisitos Não Funcionais RNF01: O sistema deverá ser desenvolvido utilizando a linguagem Java. RNF02: O sistema deverá ser desenvolvido para plataformas Windows e Linux. RNF03: O sistema deverá utilizar comunicação serial para troca de dados com CLP e leitor de código de barras. RNF04: O sistema deverá utilizar API s do java para efetuar a comunicação entre os dispositivos. RNF05: O sistema deverá utilizar framework para gerar relatórios. RNF06: O sistema deverá utilizar banco de dados embutido.

24 ESPECIFICAÇÃO CasosdeUso uc PCP-Operador UC07 - Consulta status da produção UC09 - Inicia ordem produção UC10 - Informa refugos UC01 - Cadastra Ordem Produção UC03 - Emite relatório com estatísticas das ordens de produção. UC11 - Informa observações UC05 - Cadastra Funcionario PCP UC12 - Cancela ordem produção Operador UC06 - Visualiza Controle de funcionarios. UC02 - Visualiza Estatísticas da produção UC04 - Efetuar login UC08 - Seleciona ordem de produção

25 ESPECIFICAÇÃO CasosdeUso uc Integracao UC13 - Informa estado dos pontos de parada UC14 - Informa número de série do produto. UC15 - Informa numero do crachá de identificação CLP Leitor código barra UC16 - Pausa ordem de produção UC17 - Continua ordem de produção UC18 - Gera arquivo txt Sistema

26 ESPECIFICAÇÃO Fluxo proposto das atividades act Modo PCP Logar no sistema. Acessar o sistema. Cadastra funcionário. [Não] Funcionarios cadastrados? [Sim] Visualiza cadastro funcionários. Cadastra horários de expediente. [Não] Horário de expediente cadastrado? [Sim] Visualiza cadastro de expediente. Visualiza detalhes das ordens produção já cadastradas. Cadastra ordem produção. Final

27 ESPECIFICAÇÃO Fluxo proposto das atividades act Modo Producao Acessar o sistema Logar no sistema. Está no horário de expediente? [Sim] Ordem de produção selecionada? [Não] [Sim] Selecionar uma ordem de produção. Iniciar ordem de produção selecionada. Funcionários passam cartão de identificação no leitor de código de barras. Final Operador passa o leitor de código de barras nos produtos. [Sim] [Não] Ordem produção concluída?

28 ESPECIFICAÇÃO Fluxo proposto das atividades act Sistema CLP_Leitor Início CLP informa ao sistema quando tem produto parado no posto de trabalho. Sistema registra o período de parada. Leitor de código de barras informa v alor da leitura. É número de série? [Não] [Sim] Efetua o registro do funcionário. [Sim] É código de funcionário? Efetua o apontamento do produto. [Não] Final

29 ESPECIFICAÇÃO Modelo Entidade-Relacionamento(MER)

30 ESPECIFICAÇÃO DIAGRAMA DE CONEXÃO DE HARDWARE

31 ESPECIFICAÇÃO Técnicas e ferramentas utilizadas Linguagem de programação Java; NetBeans IDE 7.0.1; BancodedadosHSQLDB; RXTX; JAMOD ireport.

32 OPERACIONALIDADE Teladelogin

33 OPERACIONALIDADE Tela principal

34 OPERACIONALIDADE Telas de gerenciamento das Ordens de Produção

35 OPERACIONALIDADE Telas de cadastro de Funcionário e Expediente

36 OPERACIONALIDADE TelasdecadastrodeRefugoseProduto

37 OPERACIONALIDADE Tela de Relatório e Parâmetros para geração de relatório

38 OPERACIONALIDADE TeladeConfiguraçãodoLeitordeCódigodeBarras

39 OPERACIONALIDADE Tela de Configuração do Controlador Lógico Programável

40 RESULTADOS E DISCUSSÕES Aferramentacoletaosdadosdeumalinhadeproduçãodeforma automatizada para que seja possível ter informações do estoque em tempo real, através da integração com o Sistema Integrado de Gestão e possibilita a posterior análise e rastreabilidade da produção. Mesmo em simulação pode-se perceber um maior nível de controle e redução de desperdícios e retrabalhos que o software proporcionará a empresa, pois reduz as chances de ocorrer erro humano nos apontamentos e possibilita ao Planejamento e Controle da Produção (PCP) identificar os pontos críticos para corrigi-los. Em relação aos trabalhos correlatos, eles tem como restrição a sua utilização em sistema operacional Linux. Devido a esta restrição o software foi desenvolvido para operar tanto em plataformas Linux como em Windows, permitindo que a empresa opte por software livre ou pago.

41 CONCLUSÃO O trabalho, de forma geral, alcançou seus principais objetivos, permitindo que haja integração com Sistema Integrado de Gestão (SIG) e maior controle do setor de planejamento e controle da produção, porém não pôde ter seus resultados medidos devido a restrições quanto à estrutura física da empresa que não estava pronta para implantar o software. AintegraçãocomoSIGpermitequeosprodutosproduzidos sejam imediatamente apontados. Esta integração traz como principal vantagem à identificação da situação real do estoque no momento de uma negociação de venda.

42 EXTENSÕES O sistema poderá compartilhar informações com o mesmo banco de dados utilizado pelo SIG, possibilitando a centralização destas informações, facilitando o controle. Poderá utilizar outras funções disponíveis pelo Controlador Lógico Programável (CLP) como controlar velocidade da esteira de uma linha de produção. Gerar gráficos para melhor visualizar o desempenho da produção. Disponibilizar mais opções para geração de relatórios.

FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE

FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Camila Tenfen Prof. Jacques R. Heckmann, Orientador ROTEIRO

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Trabalho de Conclusão de Curso Ciências da Computação SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS AS Acadêmico: Fabricio

Leia mais

Gustav Dallmann Júnior

Gustav Dallmann Júnior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL CLAUDINEI MARTINS Prof. Cláudio Ratke, Orientador

Leia mais

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE CAPTURA DE DADOS MULTIPONTO WIRELESS PARA CONTROLE DE CONSUMO DE ÁGUA

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE CAPTURA DE DADOS MULTIPONTO WIRELESS PARA CONTROLE DE CONSUMO DE ÁGUA PROTÓTIPO DE SISTEMA DE CAPTURA DE DADOS MULTIPONTO WIRELESS PARA CONTROLE DE CONSUMO DE ÁGUA Acadêmico: Benno Martim Schubert Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer ROTEIRO Introdução Objetivos do trabalho

Leia mais

SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS. Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle

SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS. Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle Roteiro Introdução e Objetivos Trabalhos correlatos Requisitos Especificação Implementação Operacionalidade

Leia mais

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica

Leia mais

APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS

APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS DE UMA MARCENARIA Diether Hoffmann Prof. Cláudio Ratke, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos

Leia mais

Protótipo de gravador de microcontroladores PIC utilizando redes sem fio

Protótipo de gravador de microcontroladores PIC utilizando redes sem fio Protótipo de gravador de microcontroladores PIC utilizando redes sem fio Acadêmico: Jair de Souza Junior Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro da Apresentação Introdução Sistemas embarcados

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Especificação Implementação

Leia mais

CIDADÃO FISCAL: APLICATIVO PARA A ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR DE OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

CIDADÃO FISCAL: APLICATIVO PARA A ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR DE OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO CIDADÃO FISCAL: APLICATIVO PARA A ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR DE OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE

Leia mais

Gerenciador de ambientes para testes manuais

Gerenciador de ambientes para testes manuais Curso de Sistemas de Informação Bacharelado Gerenciador de ambientes para testes manuais Acadêmico: Alexandre Gielow Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação

Leia mais

APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO

APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO Mayara Barbieri da Silva Prof. Everaldo Artur Grahl, Orientador

Leia mais

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65 Manual Apresentação DGA21 Sistema Fixo com Supervisório para Detecção de Gases Nocivos e Amônia foi desenvolvido para atender

Leia mais

João Max Deggau Orientador: Prof. Mauro Marcelo Mattos, Doutor 2013/2

João Max Deggau Orientador: Prof. Mauro Marcelo Mattos, Doutor 2013/2 PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MMORTS João Max Deggau Orientador: Prof. Mauro Marcelo Mattos, Doutor 2013/2 Roteiro da Apresentação 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação Teórica 4. Especificação

Leia mais

DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE Curso de Sistemas de Informação Bacharelado DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE Acadêmica: Ana Cristina Isensee Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução

Leia mais

REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL. Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri

REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL. Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro Introdução; Objetivos; Fundamentação Teórica; Especificação e Desenvolvimento; Operacionalidade

Leia mais

Roteiro de Apresentação 1. Introdução Objetivos do Trabalho 2. Fundamentação Teórica 3. Desenvolvimento do Sistema Requisitos principais Especificação

Roteiro de Apresentação 1. Introdução Objetivos do Trabalho 2. Fundamentação Teórica 3. Desenvolvimento do Sistema Requisitos principais Especificação Sistema de programação de produção com representação gráfica utilizando OpenGL em Java Jaques Douglas Claudino Orientador: Prof. Dr. Paulo Cesar Rodacki Gomes 09/07/2007 Roteiro de Apresentação 1. Introdução

Leia mais

PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS PARA

PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS PARA FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS PARA EMPRESA TÊXTIL VIA WEB ELKE LAURINDO NOVACK

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Gerenciamento de

Leia mais

Sistema para automação e controle residencial via Twitter

Sistema para automação e controle residencial via Twitter Sistema para automação e controle residencial via Twitter Eduardo Felippi Gadotti Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro da apresentação 1. Introdução e objetivos 2. Fundamentação teórica 3.

Leia mais

MANUAL MicroCLP JUVEX. Modelo: 89S-8ED-6SD-T

MANUAL MicroCLP JUVEX. Modelo: 89S-8ED-6SD-T MANUAL MicroCLP JUVEX Modelo: 89S-8ED-6SD-T SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO HARDWARE... 1 2. DIAGRAMA DE LIGAÇÃO... 2 3. CARACTERISTICAS TÉCNICAS... 3 3.1 CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS... 3 3.2 CARACTERISTICAS LÓGICAS...

Leia mais

Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas

Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3.

Leia mais

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID Roteiro Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento Conclusões Introdução Plataformas

Leia mais

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS12EX-32K/OEM

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS12EX-32K/OEM Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSEX-K/OEM PROXSYS Versão. Agosto-04 Controlador Industrial CP-WS - Configurações de Hardware

Leia mais

SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS

SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS Jony Ilson da Silva Prof. Alexander Roberto Valdameri, Orientador Roteiro

Leia mais

Requisitos Mínimos. 1GB de espaço em disco 2GB de memória (recomendável 4GB) Versão mais recente do Java Acesso a Internet

Requisitos Mínimos. 1GB de espaço em disco 2GB de memória (recomendável 4GB) Versão mais recente do Java Acesso a Internet MANUAL DO USUÁRIO Requisitos Mínimos 1GB de espaço em disco 2GB de memória (recomendável 4GB) Versão mais recente do Java Acesso a Internet 2 Sumário Introdução: 1.0 Instalação 2.0 Login 3.0 Criação de

Leia mais

Sistema para gerenciamento de atividades utilizando a técnica Kanban aplicado a desenvolvimento de software

Sistema para gerenciamento de atividades utilizando a técnica Kanban aplicado a desenvolvimento de software Sistema para gerenciamento de atividades utilizando a técnica Kanban aplicado a desenvolvimento de software Aluno: Gustavo Baehr Orientador: Samuel Cristhian Schwebel Roteiro Introdução; Objetivos; Fundamentação

Leia mais

Documento de Projeto de Software

Documento de Projeto de Software Documento de Projeto de Software Histórico de revisões do Documento Versão Data Autor Descrição (XX.YY) (DD/MMM/YYYY) 1.0 25/05/2018 Pablo e Vanessa Criação do documento Documento de Especificação de Requisitos

Leia mais

Ferramenta para criaçã. ção o e execuçã

Ferramenta para criaçã. ção o e execuçã Ferramenta para criaçã o e execuçã o visual de algoritmos em grafos Susan Braun Paulo César Rodacki Gomes Orientador Roteiro da apresentaçã Introdu Objetivos do trabalho Fundamenta teórica Principais conceitos

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs!

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs! CSI IT Solutions 2.5 solução CSI PrintManager G e s t ã o d e A m b i e n t e d e I m p r e s s ã o O CSI dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais

Leia mais

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Ederson Evaristo Jantsch Orientador: Marcel Hugo 09/07/2002 Roteiro Introdução Aplicação multicamadas Tecnologias

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Com intuito obter uma ferramenta visual para demonstrar as forças exercidas em um sensor de força resistivo. Foi integrado o Arduíno a um

Leia mais

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES BASEADO EM BALANCED SCORECARD Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo 1 Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink

Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink DOUGLAS DE OLIVEIRA WALTRICK Orientador: Everaldo Artur Grahl

Leia mais

SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE

SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE 12/2013 Acadêmico: Rogério Mello Vanti Orientador: Paulo Fernando da Silva Roteiro Introdução Fundamentação teórica Resultados

Leia mais

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY Eduardo Augusto

Leia mais

Mateus Viel. Prof. Cláudio Ratke, Orientador

Mateus Viel. Prof. Cláudio Ratke, Orientador Universidade Regional de Blumenau Curso de Sistemas de Informação WORKCONTROL FERRAMENTA DE APOIO AO ATENDIMENTO A CLIENTES UTILIZANDO TÉCNICA DE RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS Mateus Viel Prof. Cláudio Ratke,

Leia mais

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Redes Industriais Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Criado na década de 1970 pela Modicon. É um dos mais antigos protocolos utilizados em redes de CLPs para aquisição de sinais de instrumentos e comandar

Leia mais

SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO

SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO Jáder Osiel Kannenberg Prof. Wilson Pedro Carli,

Leia mais

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62)

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62) Manual DETECTOR NH3 1 APRESENTAÇÃO PHANTOM 2000 Sistema Detector Digital de NH3 foi desenvolvido para atender a NR 36 promovendo assim a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Daniel Felipe Lenzi Prof. Marcel

Leia mais

Soluções de Monitoramento Indústria 4.0

Soluções de Monitoramento Indústria 4.0 Soluções de Monitoramento Indústria 4.0 O Mini Supervisório Wi-Fi é uma interface capaz de tratar os dados vindos do sensoriamento e gravar as informações diretamente em banco de dados via Wi-Fi. É o que

Leia mais

N1040. Controlador de Temperatura

N1040. Controlador de Temperatura Controlador de Temperatura N1040 O controlador de temperatura N1040 reúne baixo custo e alta precisão com ação PID. Tem profundidade de somente 80 mm, sistema de conexão elétrica removível, duas saídas

Leia mais

Módulo Interativo Visual De Configuração Para Carga De Dados No Sistema Protheus 10

Módulo Interativo Visual De Configuração Para Carga De Dados No Sistema Protheus 10 Módulo Interativo Visual De Configuração Para Carga De Dados No Sistema Protheus 10 Acadêmico: Rodrigo João Amorim Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação

Leia mais

Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP

Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP Objetivo: O objetivo do trabalho é desenvolver uma análise

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FERRAMENTA DE GERÊNCIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE INTEGRADA COM ENTERPRISE ARCHITECT

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FERRAMENTA DE GERÊNCIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE INTEGRADA COM ENTERPRISE ARCHITECT UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FERRAMENTA DE GERÊNCIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE INTEGRADA COM ENTERPRISE ARCHITECT Raphael Marcos Batista Profa. Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Drª Eng. Roteiro da

Leia mais

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO PROXSYS Versão 1.3 Abril -2015 Controlador Industrial CP-WS1 1- Configurações

Leia mais

OBD-JRP Monitoramento Veicular com Java e Raspberry Pi. Ricardo Artur Staroski Miguel Alexandre Wisintainer

OBD-JRP Monitoramento Veicular com Java e Raspberry Pi. Ricardo Artur Staroski Miguel Alexandre Wisintainer OBD-JRP Monitoramento Veicular com Java e Raspberry Pi Aluno: Orientador: Ricardo Artur Staroski Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação teórica Trabalhos correlatos Requisitos

Leia mais

SELFCONTROL FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS

SELFCONTROL FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso de Sistemas de Informação - Bacharelado SELFCONTROL FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle CLP ezap900 e Ambiente de programação SPDSW Profª Danielle Casillo Kit Didático ezap900 É um módulo didático baseado

Leia mais

::: MÓDULO I ACESSO.NET :::

::: MÓDULO I ACESSO.NET ::: ::: MÓDULO I ACESSO.NET ::: Acesso.Net Visão Geral O Secullum Acesso.Net controla os acessos de pessoas e visitantes, através de horários, escalas, níveis de acesso e ambientes, não permitindo entradas

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

ROBOTOY: ferramenta para ensino de programação para crianças usando robôs Arduino. Aluna: Juliana Carolina Batista Orientadora: Joyce Martins

ROBOTOY: ferramenta para ensino de programação para crianças usando robôs Arduino. Aluna: Juliana Carolina Batista Orientadora: Joyce Martins ROBOTOY: ferramenta para ensino de programação para crianças usando robôs Arduino Aluna: Juliana Carolina Batista Orientadora: Joyce Martins Roteiro Introdução Objetivo Geral Objetivos Específicos Fundamentação

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

Orientador Prof. Marcel Hugo

Orientador Prof. Marcel Hugo A visualização de consultas de um Sistema de Informação Gerencial em um Sistema de Informação Geográfica avançando a Inteligência de Negócios Rodrigo Alves Orientador Prof. Marcel Hugo 1 Roteiro da Apresentação

Leia mais

Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação. Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Depto de Sistemas e Computação Trabalho de Conclusão de Curso Aluno : Douglas Marciel Perizzolo Orientador: Ricardo A. de Azambuja

Leia mais

1) Formato dos Dados 1b. Unidade de Totalização 12 1c. Filtro 12 1d. Unidade de Engenharia 12 1f. Seleciona Saída Coletor Aberto 12

1) Formato dos Dados 1b. Unidade de Totalização 12 1c. Filtro 12 1d. Unidade de Engenharia 12 1f. Seleciona Saída Coletor Aberto 12 0 INDICE Apresentação 2 Principais Características 3 Informações Gerais 4 Operação 5 Diagrama da Estrutura de 6 Estrutura do 8 Calibrando o 10 Configurações Opcionais 12 1) Formato dos Dados 1b. Unidade

Leia mais

Marcio Marcos Machado Junior. Professor orientador: Sérgio Stringari

Marcio Marcos Machado Junior. Professor orientador: Sérgio Stringari PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA O INTERFACEAMENTO E AQUISIÇÃO DE DADOS DE UMA BALANÇA ATRAVÉS DA RS-232 Marcio Marcos Machado Junior Professor orientador: Sérgio Stringari Roteiro da apresentação Introdução

Leia mais

CONTROLE DE TRÁFEGO FERROVIÁRIO UTILIZANDO MICROCONTROLADOR PIC16F628A

CONTROLE DE TRÁFEGO FERROVIÁRIO UTILIZANDO MICROCONTROLADOR PIC16F628A UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO CONTROLE DE TRÁFEGO FERROVIÁRIO UTILIZANDO MICROCONTROLADOR PIC16F628A Acadêmico: Andrey Starke Sardo

Leia mais

Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3

Leia mais

4. Desenvolvimento e Operacionalidade 5. Resultados e Conclusões 6. Extensões 7. Demonstração do Sistema

4. Desenvolvimento e Operacionalidade 5. Resultados e Conclusões 6. Extensões 7. Demonstração do Sistema 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação Teórica 3. Especificação do Sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade 5. Resultados e Conclusões 6. Extensões 7. Demonstração do Sistema Sistemas de Informação

Leia mais

2.1 NesC Seguem alguns dos principais desafios impostos à linguagem NesC:

2.1 NesC Seguem alguns dos principais desafios impostos à linguagem NesC: 2 TinyOS e NesC O framework de programação mais utilizado em redes de sensores sem fio é composto pelo sistema operacional TinyOS [11] e pela linguagem de programação NesC [12]. A linguagem NesC foi definida

Leia mais

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels Todos o desenvolvimento na área da Automação Industrial tem

Leia mais

Por: Thiago Wilvert. Orientador: Oscar Dalfovo

Por: Thiago Wilvert. Orientador: Oscar Dalfovo Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo Sequênciada Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos Requisitos Implementação Operacionalidade Resultados

Leia mais

PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE

PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE GLICEMIA F U R B - U N I V E R S I D ADE R E GIONAL DE BLUMENAU C U R S O D E SISTEMAS D E INFORMAÇÃO A C A D Ê M I CO: T I A GO DIONESTO WILLRICH

Leia mais

Aplicação Web Para Gerenciamento de Mensagens de Diferentes Serviços de E- mail

Aplicação Web Para Gerenciamento de Mensagens de Diferentes Serviços de E- mail Aplicação Web Para Gerenciamento de Mensagens de Diferentes Serviços de E- mail Aluno: Anderson Rissardi Orientador: Samuel Cristhian Schwebel Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos

Leia mais

Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos

Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Andre Thiago Hass Orientador: Wilson Pedro Carli Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema

Leia mais

Visualizador de imagens radiológicas 2D para iphone. Acadêmico: Marwin Roepke Orientador: Dalton Solano dos Reis

Visualizador de imagens radiológicas 2D para iphone. Acadêmico: Marwin Roepke Orientador: Dalton Solano dos Reis Visualizador de imagens radiológicas 2D para iphone Acadêmico: Marwin Roepke Orientador: Dalton Solano dos Reis " ROTEIRO Introdução / Objetivos Fundamentação teórica Tecnologias Trabalhos correlatos Desenvolvimento

Leia mais

VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO

VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO Aluna: Vivian de Lima Panzenhagen Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis, M. Sc Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica

Leia mais

FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT

FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT Aluno(a): Nykolas Eduardo Antonioli Baumgarten Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos

Leia mais

FURBUP: UM PROCESSO DE SOFTWARE PARA USO ACADÊMICO BASEADO NO OPENUP. Acadêmico: João Paulo Pedri Orientador: Everaldo Artur Grahl

FURBUP: UM PROCESSO DE SOFTWARE PARA USO ACADÊMICO BASEADO NO OPENUP. Acadêmico: João Paulo Pedri Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro da Apresentação Introdução; Objetivos; Conceitos Básicos; Disciplinas de Engenharia de Software Currículo 2007/1; Trabalhos Correlatos; Tradução do Processo OpenUP; Elaboração e Publicação do FurbUP;

Leia mais

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL ROLAND WOLFF JUNIOR Wilson Pedro Carli - Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Sistemas Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

Controle e Automação de Processos

Controle e Automação de Processos Controle e Automação de Processos Carta de Serviços Salvador BA 2016 A OPTIMUS Jr. oferece serviços na área de controle e automação, industrial, predial ou residencial, atendendo demandas de famílias e

Leia mais

CONTROLE DE ACESSO SISTEMA DE CONTROLE OPERACIONAL E GERENCIAL PARA ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS

CONTROLE DE ACESSO SISTEMA DE CONTROLE OPERACIONAL E GERENCIAL PARA ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS CONTROLE DE ACESSO SISTEMA DE CONTROLE OPERACIONAL E GERENCIAL PARA ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS VISÃO GERAL CONTROLE E GERENCIAMENTO DE ACESSO DE VEÍCULOS E PESSOAS Controle e gerenciamento de acesso

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE TESTES -SISCONTROLTEST Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

Leia mais

Projeto MyHonda. Versão Nossa tecnologia para o seu sucesso

Projeto MyHonda. Versão Nossa tecnologia para o seu sucesso Projeto MyHonda Versão 6.14 Nossa tecnologia para o seu sucesso ÍNDICE Considerações Gerais... 3 Configurações Gerais... 4 Parâmetro de Envio... 28 Recepção MyHonda... 29 Aplicativo de Envio... 30 Controle

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONSULTÓRIO MÉDICO

DOCUMENTAÇÃO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONSULTÓRIO MÉDICO DOCUMENTAÇÃO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONSULTÓRIO MÉDICO SUMÁRIO Parte I Modelagem do Software Documento de Requisitos 1. Introdução 2. Descrição Geral do Sistema 3. Requisitos Funcionais 4. Requisitos

Leia mais

CONTROLE DE TRAÇÃO E DIREÇÃO DE UM VEÍCULO AUTÔNOMO NÃO TRIPULADO. Carla Real Amorim Cardoso Prof. Antônio Carlos Tavares - Orientador

CONTROLE DE TRAÇÃO E DIREÇÃO DE UM VEÍCULO AUTÔNOMO NÃO TRIPULADO. Carla Real Amorim Cardoso Prof. Antônio Carlos Tavares - Orientador CONTROLE DE TRAÇÃO E DIREÇÃO DE UM VEÍCULO AUTÔNOMO NÃO TRIPULADO Carla Real Amorim Cardoso Prof. Antônio Carlos Tavares - Orientador Roteiro 1. Introdução 2. Objetivos do trabalho 3. Fundamentação teórica

Leia mais

QEA Integração entre a ferramenta para desenvolvimento de sistemas web Quellon e o Enterprise Architect

QEA Integração entre a ferramenta para desenvolvimento de sistemas web Quellon e o Enterprise Architect UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO QEA Integração entre a ferramenta para desenvolvimento de sistemas web Quellon e o Enterprise Architect Bruna Emerich Dall Olivo de Souza

Leia mais

Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados

Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados de Personagens Eduardo Kraus Nunes Prof. Roberto Heinzle, Doutor - Orientador Roteiro de Apresentação 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Fundamentação

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE ROTAS PARA AR.DRONE UTILIZANDO DELPHI XE 10

ESTABELECIMENTO DE ROTAS PARA AR.DRONE UTILIZANDO DELPHI XE 10 ESTABELECIMENTO DE ROTAS PARA AR.DRONE UTILIZANDO DELPHI XE 10 Aluno(a): Rafael Ronaldo Rahn Orientador: Mauro Marcelo Mattos Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA Julio Cesar do Carmo Junior 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Gestão, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail:

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL Cláudio Augusto Deschamps Pintarelli Orientador: Marcel Hugo Roteiro de Apresentação Introdução Fundamentação Sistema

Leia mais

CATRACA LUMEN BLACK Características

CATRACA LUMEN BLACK Características CATRACA LUMEN BLACK Características Fabricada em aço-carbono preto; Tratamento anti-corrosivo; Acabamento em aço inox nos braços; Fechadura para acesso aos componentes eletrônicos; Sistema de amortecimento

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Redes de armazenamento: Tecnologias e Virtualização Agenda I. DAS e Introdução a

Leia mais

Software de registro e controle de não conformidades segundo o padrão ISO 9001:2008

Software de registro e controle de não conformidades segundo o padrão ISO 9001:2008 Software de registro e controle de não conformidades segundo o padrão ISO 9001:2008 Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite PAF-ECF

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite PAF-ECF Documento de Visão T2Ti ERP Lite PAF-ECF Versão 1.0 PAF-ECF Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 02/05/2017 1.0 Primeira versão do documento. Albert Eije Introdução Este documento abordará

Leia mais

Sistema Integrado Fiscal Móvel

Sistema Integrado Fiscal Móvel CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Sistema Integrado Fiscal Móvel Proposta de Trabalho 2007-171 10/09/2007 O conteúdo desta proposta destina-se exclusivamente ao cliente Conselho

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais