1) DEFINIÇÕES IMPORTANTES SOBRE O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) DEFINIÇÕES IMPORTANTES SOBRE O"

Transcrição

1 ASP Soluções Shift no formato ASP Fornecimento de todas as aplicações e soluções Shift no formato ASP (Application Service Provider), operando os aplicativos e seus dados remotamente. 1) DEFINIÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ASP É a modalidade de licenciamento e utilização remota dos sistemas Shift sem a necessidade de instalação em servidores do laboratório. Os sistemas e dados do Cliente ficam hospedados em um data center e são monitorados e mantidos pela Equipe Shift. O ASP, Application Service Provider, ou Fornecedor de serviço de Aplicações, fornece acesso individual ou empresarial, através da Internet ou de Redes de Longa Distância ("WANs") à sistemas ou aplicações e a serviços inter-relacionados. 1.1) Data center: Um data center é um tipo de serviço de valor agregado que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala para que empresas de qualquer porte possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurança e igualmente capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informações ) Data Center utilizado no ASP Após diversos estudos de casos e análise técnica a Shift optou pela utilização do data center da DH-C Outsourccing localizado na cidade de São Paulo ( 1.2) Dados e Segurança Os sistemas e os dados ficam protegidos, criptografados e gerenciados por especialistas, eliminando as possibilidades de "down time" (tempo de indisponibilidade de um serviço) por uso inadequado, acesso indevido aos servidores, vírus, etc. 1.3) Serviços e ganhos no uso do ASP Os serviços de Backup, Redimensionamento de Arquivos, Firewall (proteção contra invasão), replicação de dados, manutenção de hardware (servidores, placas, etc.), atualização tecnológica de hardware (troca de equipamentos), licenciamento e atualização de banco de dados, licenciamento e atualização de aplicações Shift. Todos os serviços, aplicativos e hardware são monitorados 24 horas por dia 7 dias da semana, possibilitando sabermos antecipadamente eventuais falhas ou sobrecargas, facilitando o incremento e/ou troca de hardware (aumento de memória, espaço em disco, processadores, etc.) o que garante alta disponibilidade e boa performance. 1.4) Infra-estrutura do ASP A Shift contratou junto ao data center uma estrutura de: Servidores WEB: para acesso utilização do WEB acessado por pacientes, médicos, clínicas etc; Servidor de Aplicação: para execução e instalação dos sistemas OPERACIONAL, e- lis CONTROLLER e INTERFACE; Storage EMC: equipamento de alta disponibilidade ( para armazenamento dos dados. Este equipamento faz automaticamente a replicação de dados e é monitorado por especialistas do fabricante. Estes equipamentos estão interligados através de fibra ótica, protegidos por Firewall (Sistema de Segurança) e são monitorados pela Equipe do data center.

2 1.5) Backup O Storage da EMC faz automaticamente a replicação dos dados, no entanto existem rotinas automatizadas (através de Robôs) que são realizadas em mídia externa (fitas DLT). Estes backups são realizados duas vezes ao dia, com uma fita para cada período, repetindo-se semanalmente e uma fita para backup mensal, sendo realizado todo primeiro dia do mês. 1.6) Segurança de Acesso Os sites dos clientes ASP possuem certificação digital, através de criptografia gerada pela CertiSign ( isso significa dizer que, todos os clientes ASP da Shift contam com uma segurança a mais para acesso aos sistemas Shift. A visualização do certificado poderá ser comprovada através do cadeado de segurança da página web. Este cadeado aparece ou na barra de endereços ou na barra de ferramentas. Para maiores informações, clique no cadeado e surgirá uma janela informativa. 1.7) Infra-Estrutura no Cliente A infra-estrutura necessária para o Laboratório operar com o sistema ASP é composta basicamente por link de comunicação (sendo fundamental para o funcionamento do sistema) e de estações de trabalho com seus periféricos (impressoras, leitores de código de barra, etc). Os links de comunicação podem ser através da Internet ou links dedicados (ponto a ponto) entre o Cliente e o data center. Os links de internet são de responsabilidade do Cliente e os Links dedicados podem ser contratados pelo Cliente ou através do data center. Estes links também podem opcionalmente ser monitorados, mediante contratação do serviço adicional. 2) FORMA DE ACESSO AO SISTEMA ASP 0s acessos aos sistemas Shift no formato ASP são feitos conforme tabela abaixo: Solução Shift OPERACIONAL WEB INTERFACE GUI Acesso É realizado através de conexão ssh (secure shell) utilizando um emulador de terminais (accuterm) que também é disponibilizado pela Shift através de um plug-in. É realizado diretamente pela Internet através do Browser sem necessidade de instalação de plug-in (acesso nativo). É realizado através de uma conexão ODBC em uma porta previamente configurada. É realizado através de uma conexão ODBC em uma porta previamente configurada. Nota: as portas de acesso ao ASP devem ser configuradas no firewall interno do Laboratório. Para isto a empresa encarregada por segurança e redes no laboratório deverá entrar em contato com a Equipe Shift para o acesso, quando a estação de trabalho estiver por traz de uma rede com Firewall.

3 3) PRÉ-REQUISITOS PARA ACESSAR O SISTEMA ASP Existem alguns pré-requisitos mínimos, detalhados abaixo, para o acesso via site. 3.1) Compatibilidade de Browser (Navegador) Microsoft Internet Explorer 5.0 ou superior; Criptografia de 128 bits. Já presente nas versões 5.5 ou superiores do Internet Explorer; Plug-in ATIECLI do emula dor Accuterm Internet Edition instalado na estação. Caso algum dos pré-requisitos acima não seja atendido, a conexão não será possível. Para saber se o navegador atende aos pré-requisitos, o usuário deverá verificar as informações da versão e criptografia através do menu: Ajuda \ Sobre o Internet Explorer, conforme imagem abaixo: Figura 1: compatibilidade do navegador Nota: Caso a versão do Internet Explorer seja inferior a versão 5.0, será necessária a atualização do Navegador ) Atualização do Internet Explorer Para atualização do Internet Explorer, será necessário acessar o site do fabricante ( seguindo as instruções apresentadas.

4 3.2) Plug-in do Accuterm Para acessar o ASP é necessário o computador possuir o plug-in do software Accuterm. Caso o plug-in não esteja instalado, ao tentar realizar o acesso utilizando a url ( será apresentada uma mensagem informando que a estação não possui o plug-in instalado (ver figura 2). Para instalar o plug-in, é necessário realizar o acesso ao sistema com o usuário administrador. O procedimento de acesso é praticamente o mesmo, mudando apenas alguns pontos: 1) O endereço digitado, agora deve conter o prefixo adm antes do nome do cliente: Exemplo: Onde cliente será o nome do Laboratório. 2) O usuário e senha solicitados neste acesso também serão diferentes. Nota: O Laboratório deverá possuir o usuário e senha de administrador. Caso não possua, deverá entrar em contato com o Suporte da Shift, solicitando o mesmo. 3) Após informar o usuário e senha, será aberta uma nova janela do navegador, com um botão para donwload do plug-in. O nome do arquivo é atiecli5.exe. Figura 2: download do plug-in 4) Realize o download do arquivo (atiecli.exe) e instale o plug-in na estação.

5 5) Para instalação, execute o arquivo atiecli.exe que foi baixado. Será apresentada a tela abaixo: 6) Clique no botão OK e prossiga pressionando o botão NEXT, mantendo as configurações padrões exibidas na tela, até chegar na figura abaixo: 7) Pressione novamente o botão NEXT, onde neste momento será iniciado o processo de instalação do plug-in, que será finalizado conforme tela abaixo, indicando que a instalação foi realizada com SUCESSO. Clique no botão Finish. Após estes passos, o acesso poderá ser realizado corretamente (ver item quatro).

6 Observações Importantes: 1) Os usuários admcliente também acessam ao OPERACIONAL se todos os prérequisitos forem atendidos. Porém, é extremamente importante que os usuários do Laboratório somente utilizem o usuário ADM para realizar o download do plugin; 2) É importante não passar a senha ADM para outros usuários, pois ela é quem faz a instalação do Plug-in, evitando que pessoas utilizem o acesso ao sistema de forma indevida; 3) Tanto a senha ADM quanto a senha de CLIENTE, são geradas pela Shift e disponibilizadas ao responsável pelo Laboratório. Havendo necessidade de alteração das mesmas, o Laboratório deverá entrar em contato com o Suporte Shift, solicitando a alteração. 4) COMO ACESSAR O MÓDULO OPERACIONAL NO FORMATO ASP O acesso ao ASP módulo OPERACIONAL é realizado através do browser (navegador). Para que o navegador tenha acesso aos sistemas será necessário: - O Browser ser compatível (ver item 3.1) - Ter o plug-in do Accuterm instalado (ver item 3.2) Nota Importante: Atualmente somente está disponível o plug-in para Windows, ou seja, as estações de trabalho que irão acessar os sistemas no formato ASP devem ter o Sistema Windows, versão 98 ou superior, sendo a versão XP a recomendada. O acesso será realizado adicionando o nome do laboratório, após o endereço citado anteriormente. Exemplo: onde: cliente = nome do laboratório Observação Importante: Deve-se incluir a barra ( / ) no final do endereço digitado. Será solicitado o usuário e senha do laboratório. Caso o laboratório não possua, deverá entrar em contato com o Suporte da Shift, para disponibilização da mesma. Após informar o usuário e senha, será aberta uma nova janela do navegador, onde, você será direcionado automaticamente para a Máquina Virtual (D3) do Laboratório. Observação Importante: Atenção para bloqueadores de Pop-Up, pois eles podem bloquear o acesso ao sistema! 5) ESTRUTRA E AMBIENTE DOS EQUIPAMENTOS 5.1) Backups diários Os backups dos dados são realizados duas vezes ao dia, sete dias por semana. Também é realizado um backup mensal que é executado todo dia primeiro de cada mês. Os backups, tanto diários quanto mensais, são armazenados em mídias do tipo Fita DLT. Além do backup, os dados ficam armazenados em um Storage, onde são replicados, trazendo ainda maior segurança.

7 5.2) Temperatura do Ambiente dos Servidores A temperatura do ambiente onde estão os servidores varia entre 20 e 24º C em média. 5.3) Procedimentos em Casos de Queda de Energia A DH&C possui no-breaks que têm autonomia de 15 minutos. Para conservação dos no-breaks em pleno funcionamento, são realizados: Verificações de funcionalidades diárias; Testes de carga semanais; Em caso de queda de energia, os no-breaks assumem por quinze minutos e havendo a necessidade os geradores de energia assumem de maneira transparente com autonomia de 58 horas. 5.4) Segurança de Acesso a Dados O Data Center possui um firewall responsável por implementar a segurança de acesso aos dados e assegurar que somente usuários autorizados realizem os acessos. Documento criado pelo analista: Thiago Amicussi

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/19 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/19 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 4 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/12 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/12 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 3 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Manual de usuário. Figuras

Manual de usuário. Figuras Sistema Vertti via Web Acesso ao Sistema Vertti via Web... 2 Navegadores compatíveis... 2 Mensagens de erro... 3 Navegador incompatível... 3 Google Chrome... 4 Baixando e instalando Sistema Vertti no Google

Leia mais

Leitora SCR 331. Guia de Instalação. LeitoraSCR 331 Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora SCR 331.

Leitora SCR 331. Guia de Instalação. LeitoraSCR 331 Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora SCR 331. Janeiro/ Leitora SCR 331 Guia de Instalação Página 1 de 12 Janeiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora SCR 331) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

Requisitos de sistema

Requisitos de sistema Requisitos de sistema Sumário 1. Introdução... 4 2. Arquitetura... 4 3. Aplicativos SophiA... 5 4. Comunicação entre os aplicativos... 6 4.1. Servidor de aplicativos... 6 4.2. Servidor de banco de dados...

Leia mais

Política de Segurança de Informações

Política de Segurança de Informações Política de Segurança de Informações Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Apresentação A Política de Segurança da Informação da Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. ( Edge Investimentos ), aplica-se

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Execute o Navegador Mozilla Firefox. OBS: Para evitar problemas com a instalação do plug-in ActiveX e permissões impostas pelo Windows, execute o navegador Mozilla

Leia mais

Manual do Usuário. Uma plataforma:

Manual do Usuário. Uma plataforma: Uma plataforma: Manual do Usuário Construmanager é a plataforma online para gestão de projetos e obras mais completa e funcional do setor de construção civil. Com recursos exclusivos como a notificação

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Leitora GemPCTwin. Guia de Instalação

Leitora GemPCTwin. Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora GemPCTwin) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Bom simulado! Professor Ravel Silva https://www.facebook.com/professorravelsilva

Bom simulado! Professor Ravel Silva https://www.facebook.com/professorravelsilva Orientações aos alunos: 1. Este simulado visa auxiliar os alunos que estão se preparando para o cargo de Assistente em Administração da UFBA Nível Médio. 2. O Simulado contém 15 questões estilo UFBA (Certo

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

SOFTWARE EMISSOR NF-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO

SOFTWARE EMISSOR NF-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO SOFTWARE EMISSOR NF-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO 1 Execução do APP Observações: As Notas Fiscais eletrônicas emitidas por esta versão têm validade jurídica O contribuinte deverá dispor de Certificado

Leia mais

SOFTWARE EMISSOR CT-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO

SOFTWARE EMISSOR CT-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO SOFTWARE EMISSOR CT-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO 1 Execução do APP Observações: Os Conhecimentos de Transporte eletrônicos emitidos por esta versão têm validade jurídica. O contribuinte deverá

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia SDF

Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia SDF Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia SDF Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia... 1 Inicialização Automática do SDF... 2 Configurações Internet Explorer... 2 Passo 1 - Abra Opções

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English ÍNDICE 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English 2. Livro Digital Smart Course (EDO) a. Configuração de Navegadores b. Instalação Automática (System Check) das ferramentas para o EDO c. Solução

Leia mais

Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7

Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7 Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Importante... 3 CONFIGURAÇÃO DOS PLUG-INS E CONTROLES

Leia mais

Nota de Aplicação: Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave. Sumário

Nota de Aplicação: Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave. Sumário Nota de Aplicação NAP161 Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave Sumário 1. Introdução... 2 2. Descrição... 3 3. Definição da Arquitetura de Referência... 4 3.1 Material Utilizado no Exemplo...

Leia mais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais Manual de instalação da ferramenta GTI IMPRESSORAS Sistemas operacionais Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Linux Para confecção

Leia mais

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS AGOSTO 2016 1 O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios ( Plano ) tem como objetivo definir os procedimentos

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac Software de Token Safenet 9.0 Mac Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de Informação

Leia mais

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011)

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011) Giss Offline Versão 2.0 (12/2011) Versão 2.0 (12/2011) SUMÁRIO GISS OFFLINE... 2 INSTALANDO O GISS ESCRITURAÇÃO OFFLINE... 3 IDENTIFICAÇÃO NO SISTEMA... 8 MANUTENÇÃO... 9 ADICIONAR PREFEITURA... 9 CÓPIA

Leia mais

REQUISITOS DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

REQUISITOS DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA REQUISITOS DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA Para que nossos sistemas funcionem corretamente, sugerimos algumas configurações mínimas de hardware e sistemas operacionais, visando a estabilidade e performance

Leia mais

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Manual SAC Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Última atualização em: 12/06/2017 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 - Porto Alegre, RS http://www.procergs.com.br SAC:

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA

Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Versão 2.0 Índice...3...3...3...4...4...5!...6 DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Proteção no canal INTERNET BANKING 2 "#$%&'()% O BANRISUL tem

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 1 1.1 - Objetivo... 1 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II - Requisitos

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows Sumário Introdução 3 Requisitos para emissão do certificado digital A1 ICP-Brasil 4 Acessando o Certificado Digital pelo Internet Explorer 5 Acessando o Certificado

Leia mais

ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios ( Plano ) tem como objetivo definir os procedimentos que

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA Apresentação A rotina 2075 Frente de Caixa foi desenvolvida com a finalidade de atender as empresas do segmento varejo, sendo utilizada para a venda de produtos em pequenas quantidades. Este tutorial descreve

Leia mais

Guia do Google Cloud Print

Guia do Google Cloud Print Guia do Google Cloud Print Informações sobre o Google Cloud Print Imprimir usando o Google Cloud Print Apêndice Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade...

Leia mais

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que

Leia mais

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2 Secure Client Manual do Usuário IPNv2 Índice 2 de 24 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES... 4 a. Objetivos... 4 b. Aplicação... 4 c. Responsabilidades... 4 d. Configuração de hardware

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Instruções de Operação

Instruções de Operação Serviços de Impressão de Produção Xerox e Drivers de Impressora Windows CentreWare para a Impressora/Copiadora Nuvera 100/120 da Xerox e Sistema de Produção Digital Nuvera 100/120 da Xerox Instruções de

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 5 Utilizando Google Chrome... 6... 7 Passo a Passo... 7... 12... 14... 16 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser)

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) O Internet Explorer 8 foi projetado para facilitar a navegação e a interação com sites na Internet ou na intranet. Sempre que você usa a Internet, ou um software

Leia mais

Amadeus Selling Platform 7.2 Guia de instalação do Usuário Final

Amadeus Selling Platform 7.2 Guia de instalação do Usuário Final Amadeus Selling Platform 7.2 Guia de instalação do Usuário Final Índice _ Requerimentos para a instalação do SELL 7.2... 3 Requerimentos de Hardware e de Rede de Banda Larga... 3 Recomendações de Hardware...

Leia mais

Manual de Instalação Software de Cartão Inteligente SafeSign

Manual de Instalação Software de Cartão Inteligente SafeSign Comunicação Interna Este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de seu produto. Versões Compatíveis MAC

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

SW Ativação Linker SAT II

SW Ativação Linker SAT II Manual do Usuário Versão 1.0.1 Setembro/2016 Revisão: 01 Data: 21/01/2014 CONTROLE DE VERSÕES Versão Data Observações 1.0.0 20/04/2016 Versão inicial 1.0.1 09/09/2016 Revisão geral Revisão: 01 Página:

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação Instalação e Atualização do Comércio-plus Essa opção tem o objetivo auxiliar o usuário final para que possa instalar e atualizar o sistema, verifique os procedimento abaixo de como realizar os procedimentos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE Para instalar e configurar a Appliance Virtual: 1. Importe a imagem da Appliance Virtual GravityZone em seu ambiente virtualizado. 2.

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 NTI Núcleo Técnico de Informações Março/2012 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 11... 13... 15 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado

Leia mais

Guia de Instalação. Versão Fevereiro 2013

Guia de Instalação. Versão Fevereiro 2013 O PrintScout é um serviço que permite monitorar impressoras e multifuncionais, além de automatizar a coleta de contadores de impressão (Contadores físicos/hardware) para fechamento de volume mensal de

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 CONFIGURAÇÃO USB... 4 CONFIGURAÇÃO... 5 PÁGINA

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Driver do Token GD Starsign Sistema operacional: Microsoft Windows XP SP3 Maio/2013 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...

Leia mais

Suporte do Nero 7 para o Windows Vista TM

Suporte do Nero 7 para o Windows Vista TM Suporte do Nero 7 para o Windows Vista TM Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas Este breve guia e todo o seu conteúdo estão protegidos por direitos autorais e são de propriedade

Leia mais

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir.

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir. Tutorial de Instalação do V-Ray 2.0 for Max Tutorial de Instalação V-Ray 2.0 for Max Para instalar o V-Ray é necessário ter privilégios de administrador no computador. Se você estiver utilizando o Windows

Leia mais

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1 Tutorial Instalador de configuração - Eduroam 14/10/2016 Ver. 1.1 ATENÇÃO Para fins demonstrativos, o tutorial de configuração de rede eduroam via instalador de configuração foi elaborado com o sistema

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0002/C

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0002/C IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE: Softwares para instalação em computador OCORRÊNCIA: Autoclaves, Termodesinfectoras e Esterilizadores SPS. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA Os computadores utilizados pelos técnicos de campo

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS ASSINADOR DIGITAL SOFT - GUIA DO USUÁRIO

ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS ASSINADOR DIGITAL SOFT - GUIA DO USUÁRIO ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS - Assinador Digital Soft O ADS é um conjunto de soluções para Assinatura Digital simples e acessível que busca atender os diversos

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Usando VNC 3.3.7 para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Use o VNC com CallManager da Cisco Preparação do

Leia mais