QUESTÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Gabarito ao final

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Gabarito ao final"

Transcrição

1 1. (TRT/13ª Região/Juiz do Trabalho/Fundação Carlos Chagas/2006) Na transmissão das obrigações temos a figura da cessão de crédito, e caso ocorram várias cessões do mesmo crédito, prevalecerá: a) a primeira cessão cujo credor tem preferência; b) a última cessão, pois há a sua renovação; c) a que se completar com o registro no livro próprio; d) a que se completar com a tradição do título de crédito; e) nenhuma das respostas. 2. (Fiscal de Rendas/RJ/SEFAZ/RJ/2009) A respeito da cessão de crédito, analise as afirmativas a seguir: I. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que tinha contra o cedente no momento em que veio a ter conhecimento da cessão. II. Na cessão de crédito por título oneroso, ainda que não se responsabilize, o cedente fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu. III. A cessão de crédito apenas é eficaz em relação ao devedor quando a este notificada ou quando o devedor se declarar ciente da cessão por meio de escrito público ou particular. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

2 3. (Procurador do Estado/DF/2007) Assinale a opção FALSA: a) A cessão de crédito e a assunção de dívida constituem modalidades de transmissão das obrigações. b) Podem os contratantes estabelecer cláusula proibitiva da cessão de crédito. Tal cláusula proibitiva não poderá ser oposta ao cessionário de boa -fé, se não constar do instrumento da obrigação. c) A partir da assunção de dívida, salvo assentimento expresso do devedor primitivo, consideram -se extintas as garantias especiais por ele originariamente dadas ao credor. d) Como na assunção de dívida o que se transmite é a obrigação originária, o novo devedor pode opor ao credor as exceções pessoais que competiam ao devedor primitivo. e) Qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assunção de dívida, interpretando -se o seu silêncio como recusa. 4. (PGE/SC/Procurador do Estado/2009) Assinale a alternativa CORRETA: a) Perde a qualidade de indivisível a obrigação que se resolver em perdas e danos. b) A anuência por parte do cedido é requisito de validade da cessão de crédito. c) Ocorrendo várias cessões do mesmo crédito, prevalece a que apresentar robusta prova testemunhal. d) Na assunção de dívida, o consentimento expresso do devedor não se faz necessário. e) Na solidariedade passiva, o credor não poderá exigir parcialmente a dívida de um dos devedores solidários. 5. (PGE/PR/Procurador do Estado/2007) Na cessão de crédito: a) O cedente, em geral, responde pela existência do crédito cedido. b) O cedente, em geral, responde pela solvência do devedor cedido. c) A responsabilidade do cedente nas hipóteses de insolvência do devedor cedido abrange o valor recebido do cessionário, os juros, bem como o dever de indenizar danos patrimoniais e extrapatrimoniais. d) O cessionário, antes do conhecimento da cessão pelo devedor cedido, não pode exercer os atos conservatórios de seus direitos. e) O crédito penhorado pode ser transferido pelo cedente conhecedor da constrição.

3 6. (PGE/SP/Procurador do Estado/Fundação Carlos Chagas/2009) A responsabilidade do cedente pela solvência do devedor, na cessão pro solvendo, por força de estipulação contratual a) não poderá ir além do montante que o cessionário recebeu ao tempo da cessão, com os respectivos juros, acrescidos das despesas da cessão e das que tenham sido feitas com a cobrança promovida contra o devedor insolvente. b) é relativa à quantia cedida, alcançando apenas as despesas feitas com a cobrança do devedor insolvente. c) pode alcançar indenização a título de perdas e danos pelo fato de ser o devedor cedido insolvente. d) atinge a totalidade do débito, mesmo que o cessionário tenha recebido parte dele. e) limita -se ao valor recebido pelo cessionário, que não terá direito aos juros, nem às despesas feitas para receber o crédito ou às efetuadas, ocorrida a inadimplência, para cobrá-las do devedor cedido. 7. (OAB Unificado/CESPE/UnB/2010) Assinale a opção CORRETA a respeito da transmissão e das modalidades de obrigações. a) A cessão de crédito pro soluto transfere o crédito sem que tal transferência possa significar a extinção da obrigação em relação ao devedor. b) Na obrigação de resultado, o devedor será exonerado da responsabilidade se provar que a falta do resultado previsto decorreu de caso fortuito ou força maior. c) A obrigação pura é qualificada por uma condição, termo ou encargo. d) Tratando -se de assunção de dívida, o novo devedor pode opor ao credor as exceções pessoais que competiam ao devedor primitivo. 8. (TRT/6ª Região/Analista Judiciário/Fundação Carlos Chagas/2006) De acordo com o Código Civil, a respeito da transmissão das obrigações, considere: I. Ocorrendo várias cessões do mesmo crédito, prevalece a que se completar com a tradição do título do crédito cedido. II. Independentemente do conhecimento da cessão pelo devedor, pode o cessionário exercer os atos conservatórios do direito cedido. III. Na cessão por título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu.

4 IV. Salvo disposição em contrário, a cessão de um crédito não abrangerá todos os seus acessórios por não haver interdependência entre eles. É correto o que consta APENAS em a) II e III. b) II e IV. c) I, III e IV. d) I, II e IV. e) I, II e III. 9. (Procurador Municipal/Salvador -BA/Fundação Carlos Chagas/2006) Sobre a transmissão das obrigações é CORRETO afirmar que a) Na cessão de crédito por título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo que lhe cedeu. b) Salvo estipulação em contrário, na cessão de crédito, o cedente responde pela solvência do devedor. c) O crédito, mesmo penhorado, pode ser transferido pelo credor ciente da penhora. d) Ocorrendo assunção de dívida, o novo devedor, para se eximir da obrigação, sempre poderá opor ao credor as exceções possíveis que competiam ao devedor primitivo. e) Não é facultado a terceiro assumir obrigação do devedor, sem o consentimento expresso deste, ainda que o credor exonere o primitivo devedor. 10. (Auditor Tributário Municipal/Jaboatão dos Guararapes/Fundação Carlos Chagas/2006) Com relação à cessão de crédito é CORRETO afirmar: a) Pode o cessionário exercer os atos conservatórios do direito cedido, desde que haja prévio conhecimento da cessão pelo devedor. b) Ocorrendo várias cessões do mesmo crédito, prevalece a última cessão, independentemente de ter ocorrido a tradição do título do crédito cedido. c) O devedor não pode opor ao cessionário as exceções que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente. d) A cláusula proibitiva da cessão de crédito não poderá ser oposta ao cessionário de boa -fé, se não constar do instrumento da obrigação. e) Na cessão por título oneroso, o cedente, exceto quando não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu.

5 11. (TRT/11ª Região/Juiz do Trabalho/2007) O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor, a) e, ainda que onerosa a cessão, o cedente não responde pela existência do crédito ao tempo em que o cedeu. b) e o crédito, mesmo penhorado, pode ser transferido pelo credor que tiver conhecimento da penhora; mas o devedor que o pagar, não tendo notificação dela, fica exonerado, subsistindo somente contra o credor os direitos de terceiro. c) mas, salvo estipulação em contrário, o cedente responde pela solvência do devedor. d) mas o crédito, uma vez penhorado, não pode mais ser transferido pelo credor que tiver conhecimento da penhora; mas o devedor que o pagar, não tendo notificação dela, fica exonerado, subsistindo somente contra o credor os direitos de terceiro. e) mas o cedente, na cessão onerosa, sempre fica responsável pela existência do crédito ao tempo em que o cedeu e pela solvência do devedor. 12 (Procurador do Trabalho/XV Concurso/2008) Assinale a alternativa INCORRETA: a) A obrigação de dar coisa certa abrange seus acessórios, mesmo que não mencionados, salvo se o contrário resultar das circunstâncias do caso ou do título; b) Nas obrigações alternativas, como regra geral, a escolha cabe ao credor; c) Quando a obrigação alternativa for de prestações periódicas, a faculdade de escolha poderá ser exercida em cada período; d) Em caso de obrigação alternativa, se uma das duas prestações não puder ser objeto de obrigação ou se tornar inexequível, subsistirá o débito quanto à outra; e) Não respondida 13 TJSP/Juiz de Direito/174º Concurso/2002) A obrigação natural: a) É instituto afeto exclusivamente ao Direito de Família, podendo ser sujeitos passivos das obrigações naturais os absolutamente incapazes. b) É instituto afeto exclusivamente ao Direito de Família, não podendo ser sujeitos passivos das obrigações naturais os absolutamente incapazes. c) Não é prevista no Código Civil. d) Seu credor não tem ação, sendo desprovida de exigibilidade.

6 14 (TRT/Juiz do Trabalho/20ª Região/Fundação Carlos Chagas/2004) No tocante à obrigação natural é CORRETO afirmar que: a) Há nela os elementos debitum e obligatio, segundo a teoria dualista de Brinz do vínculo jurídico obrigacional; b) Trata -se de uma consequência dos contratos bilaterais válidos; c) É sempre nula por ilicitude do objeto; d) Não encontra previsão no direito brasileiro; e) É inexigível; entretanto, depois de validamente cumprida não enseja repetição. 15 MP/RS/Promotor de Justiça/XLII Concurso) À solução de questões que envolvem danos decorrentes de erro médico, nas cirurgias plásticas de correção de defeito físico e embelezamento, quanto à relação paciente -médico e à relação paciente -hospital, é CORRETO afirmar -se que: a) A relação paciente -hospital é regulada pela responsabilidade civil subjetiva. b) A relação paciente -médico não é contratual. c) A obrigação resultante da relação paciente -médico é de resultado, salvo prova de intervenção de fator imprevisível, força maior ou caso fortuito. d) A obrigação resultante da relação paciente -médico é sempre de meio. e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta. 16 (PGE/BA/Procurador do Estado/2002) É CORRETO afirmar que a) Quando o ato ilícito tiver mais de um autor, cada um deles responde individualmente pela obrigação de ressarcir os danos materiais e morais causados com a sua conduta. b) A responsabilidade civil aquiliana demanda a existência de contrato inadimplido. c) A obrigação natural é desprovida de ação, mas, quando cumprida, a lei recusa a repetição de indébito. d) O credor solidário não pode renunciar à solidariedade em favor de um ou alguns dos devedores solidários, só podendo fazê -lo em relação a todos, face ao próprio mecanismo da obrigação. e) Nos contratos comutativos que envolvem transferência de propriedade ou de posse, o alienante assume obrigação de garantia quanto à evicção, mas fica liberado da prestação em razão de caso fortuito ou força maior.

7 17) (MP/DFT/Promotor de Justiça/26º Concurso) Assinale a alternativa INCORRETA. a) As dívidas decorrentes de prática de jogo não proibido não obrigam o pagamento. b) Na obrigação de dar, se houver perda da coisa, sem culpa do devedor, antes da tradição, fica resolvida a obrigação para ambas as partes: tem aplicação o princípio res perit domino. c) Na obrigação de dar, se houver deterioração da coisa, antes da entrega, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação ou, alternativamente, aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu. d) A dação em pagamento constitui -se em recebimento de prestação diversa da que é devida; pressupõe o consentimento do credor, salvo quando o pagamento for em pecúnia e em substituição à entrega de coisa. e) O fiador poderá exonerar -se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante 60 (sessenta) dias após a notificação do credor. 18 (OAB/Exame de Ordem /CESPE/UnB/2009) No que se refere às modalidades de obrigações, assinale a opção CORRETA: a) O compromisso de compra e venda configura obrigação de dar quando o promitente vendedor se obriga a emitir declaração de vontade para a celebração do contrato definitivo, outorgando a escritura pública ao compromissário comprador, depois de pagas todas as prestações. b) Caracteriza a obrigação de meio o ato de o advogado assumir defender os interesses dos clientes, empregando seus conhecimentos para obtenção de determinado resultado; nesse tipo de obrigação, o advogado não fará jus aos honorários advocatícios quando não vencer a causa. c) Nas obrigações solidárias passivas, se a prestação se perder, convertendo - se em perdas e danos, o credor perderá o direito de exigir de um só devedor o pagamento da totalidade das perdas e danos. d) A obrigação de dar coisa certa confere ao credor simples direito pessoal, e não real, havendo, contudo, no âmbito do direito, medidas destinadas a persuadir o devedor a cumprir a obrigação.

8 19 - (Defensoria Pública/SP/Defensor Público/Fundação Carlos Chagas/2006) Em matéria de obri gações, é CORRETO afirmar: a) A obrigação de resultado é aquela em que o devedor se obriga a usar de prudência e diligência normais na prestação de certo serviço para atingir um resultado. b) A obrigação assumida pelo transportador é de meio, enquanto que a do mecânico, que se obriga a consertar um veículo, é de resultado. c) Se um dos devedores solidários falecer deixando herdeiros, nenhum destes será obrigado a pagar senão a quota que corresponder ao seu quinhão, em qualquer situação. d) O pagamento efetuado a um credor putativo é válido quando há boa -fé do devedor e o erro é escusável. e) A remissão da dívida dada a um dos credores solidários favorecerá aos demais devedores, que também serão perdoados (Procurador/Faz. Nacional/ESAF/2007) O fornecimento de toneladas de petróleo em cinco carregamentos iguais, previamente ajustado, é uma obrigação, quanto ao tempo de adimplemento: a) de execução continuada. b) simples. c) momentânea. d) de dar coisa incerta. e) divisível. 21 (OAB/Exame de Ordem /FGV Projetos/2011) Danilo celebrou contrato por instrumento particular com Sandro, por meio do qual aquele prometera que seu irmão, Reinaldo, famoso cantor popular, concederia uma entrevista exclusiva ao programa de rádio apresentado por Sandro, no domingo seguinte. Em contrapartida, caberia a Sandro efetuar o pagamento a Danilo de certa soma em dinheiro. Todavia, chegada a hora do programa, Reinaldo não compareceu à rádio. Dias depois, Danilo procurou Sandro, a fim de cobrar a quantia contratualmente prevista, ao argumento de que, embora não tenha obtido êxito, envidara todos os esforços no sentido de convencer o seu irmão a comparecer. A respeito da situação narrada, é CORRETO afirmar que Sandro a) não está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de resultado, sendo, ainda autorizado a Sandro obter ressarcimento por perdas e danos de Danilo.

9 b) não está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, por ser o contrato nulo, tendo em vista que Reinaldo não é parte contratante. c) está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de meio, restando a Sandro o direito de cobrar perdas e danos diretamente de Reinaldo. d) está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de meio, sendo incabível a cobrança de perdas e danos de Reinaldo (OAB/RJ/2007.2/CESPE) Em relação ao pagamento de uma dívida, assinale a opção CORRETA. a) O credor pode ser obrigado a receber prestação diversa de que lhe é devida, se aquela for mais valiosa. b) Ainda que a obrigação tenha por objeto prestação divisível, não pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não se ajustou. c) Nunca pode ser realizado por terceiro, estranho ao vínculo obrigacional. d) Podem as partes, em qualquer caso, estabelecer cláusula de reajuste pela variação de moeda estrangeira. 23 (OAB/RJ/2007.2/CESPE) Assinale a opção CORRETA. a) A constituição do devedor em mora depende sempre de interpelação judicial ou extrajudicial promovida pelo credor. b) Nas obrigações decorrentes de ato ilícito, a mora se inicia com o ajuizamento de ação indenizatória. c) Nas obrigações líquidas, para cujo pagamento se estabeleceu prazo certo, o devedor fica automaticamente constituído em mora, se não entregar a prestação até o termo final. d) O devedor em mora responde sempre pela impossibilidade da prestação, ainda que tal impossibilidade resulte de caso fortuito ou de força maior. 24 Procurador do Trabalho/XV Concurso/2008) Assinale a alternativa INCORRETA: a) A obrigação de dar coisa certa abrange seus acessórios, mesmo que não mencionados, salvo se o contrário resultar das circunstâncias do caso ou do título; b) Nas obrigações alternativas, como regra geral, a escolha cabe ao credor;

10 c) Quando a obrigação alternativa for de prestações periódicas, a faculdade de escolha poderá ser exercida em cada período; d) Em caso de obrigação alternativa, se uma das duas prestações não puder ser objeto de obrigação ou se tornar inexequível, subsistirá o débito quanto à outra; e) Não respondida (TJSP/Juiz de Direito/182º Concurso/VUNESP/2009) A obrigação, se indivisível e solidária, a) Implica responsabilidade de todos os devedores pelo total e sub -rogação em favor de quem pagar. b) Implica responsabilidade de todos os devedores pelo total, mas a sub - rogação limita -se à solidariedade. c) Não perde essas características se convertida em perdas e danos. d) Perde essas características se convertida em perdas e danos. 26 (OAB/MG/2009) Assinale a alternativa INCORRETA: a) A obrigação de dar coisa certa somente abrange os acessórios desta se assim convencionarem expressamente as partes. b) Nas obrigações de dar coisa incerta, mas determinada pelo gênero e quantidade, a escolha, em regra, caberá ao devedor. c) Ter -se -á como resolvida a obrigação de fazer quando, sem culpa do devedor, a prestação tornar -se impossível. Nesta hipótese não terá o credor direito de perceber indenização por perdas e danos. d) Nas obrigações alternativas, mesmo competindo ao devedor a escolha, não poderá ser imposto ao credor o recebimento em parte de uma prestação e parte em outra. 27 (DEL/POL/RJ/Acadepol/RJ/2009) Assinale a alternativa CORRETA, se houver: a) Na obrigação de dar coisa certa o devedor sempre responde pelo perecimento da coisa antes da tradição. b) A obrigação de dar coisa certa engloba os acessórios da coisa ainda que não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.

11 c) Na obrigação de restituir coisa certa, o credor está obrigado a receber a coisa de volta, ainda que deteriorada por culpa do devedor sem direito a indenização em razão da regra res perit domino. d) A obrigação é indivisível em existindo pluralidade de devedores e somente quando a coisa não for suscetível de divisão cômoda. e) Nenhuma das alternativas acima. 28 (Procurador Municipal/SP/Fundação Carlos Chagas/2008) Na solidariedade passiva: a) A interrupção da prescrição efetuada contra um dos devedores envolve os demais e seus herdeiros. b) A propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores importará renúncia da solidariedade. c) Se um dos devedores falecer deixando herdeiros, cada um destes será obrigado pela dívida toda, mesmo que a obrigação seja divisível. d) Impossibilitando -se a prestação por culpa de um dos devedores solidários, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente em dinheiro, inclusive as perdas e danos. e) O devedor demandado pode opor as exceções que forem pessoais de qualquer dos codevedores. 29 (Procurador/Faz. Nacional/ESAF/2007) A deve entregar uma joia de valor correspondente a R$ ,00 a B, C e D. Tendo B remitido o débito, C e D exigirão a joia, mas deverão indenizar A em dinheiro (R$ ,00) da parte que B o perdoou. Tal ocorre porque a obrigação em tela produz esse efeito por ser: a) solidária ativa; b) indivisível; c) divisível; d) solidária mista; e) solidária passiva.

12 30 (OAB/SP/123º Concurso/Fundação Carlos Chagas) A e B obrigaram -se a entregar a C e D um boi de raça, que fugiu por ter sido deixada aberta a porteira, por descuido de X, funcionário de A e B. Pode -se dizer que a obrigação é: a) Indivisível, que se tornou divisível pela perda do objeto da prestação, com responsabilidade dos devedores A e B, pela culpa de X, seu funcionário. b) Solidária, com responsabilidade dos devedores A e B, por culpa de seu funcionário, ante a perda do objeto da obrigação. c) Indivisível, tornando -se divisível com o perecimento do objeto, sem culpa dos devedores A e B e sem responsabilidade destes. d) Simplesmente divisível com o perecimento do objeto da prestação, respondendo objetivamente A e B pela culpa de seu empregado X (TJSC/Juiz de Direito/2003) Considerando os dispositivos do Código Civil de 2002, assinale a alternativa CORRETA: a) O devedor pode opor a todos os credores solidários as exceções pessoais que tiver contra um deles. b) O julgamento contrário a um dos credores solidários atinge todos os demais credores solidários. c) De regra, o julgamento favorável a um dos credores solidários aproveita os demais credores solidários. d) Mesmo que o julgamento favorável a um dos credores solidários se funde em exceção pessoal ao credor que o obteve, aproveita aos demais credores solidários. e) A conversão da prestação em perdas e danos faz desaparecer a solidariedade ativa. 32 (TJSP/Juiz de Direito/174º Concurso) Tornando -se impossível a prestação por culpa de um dos devedores solidários, a) Subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente e as perdas e danos decorrentes da impossibilidade. b) Os devedores solidários não culpados respondem somente pelo encargo de pagar o equivalente. c) Fica insubsistente a solidariedade passiva, passando o devedor que impossibilitou a prestação a responder isoladamente pelo encargo de pagar o equivalente e pelas perdas e danos decorrentes.

13 d) Os devedores solidários não culpados respondem somente por perdas e danos decorrentes da impossibilidade. 33 (OAB/PB/2004) O Código Civil estabelece, com relação às obrigações divisíveis e indivisíveis, que: a) Diante da pluralidade de credores, sendo indivisível a prestação, o devedor se desobrigará pagando a apenas um deles, desde que este lhe dê caução de ratificação dos outros credores. b) Havendo dois ou mais devedores, cada um será responsável pela dívida toda, mesmo que a prestação seja divisível. c) Quando se trata de obrigação divisível, o credor deverá recebê -la por partes do devedor. d) Quando indivisível, a obrigação resolvida em perdas e danos não se descaracteriza como tal. GABARITO 01 - Resposta: d. Vide art. 291 do CC 02 Resposta: e. Vide arts. 294, 295 e 290 do CC. 03 Resposta: d. Vide art. 392 do CC. 04 Resposta: a. Vide art. 263 do CC. 05 Resposta: a. Vide art. 295 do CC. 06 Resposta: a. Vide art. 297 do CC. 07 Resposta: b. 08 Resposta: e. Vide arts. 291, 293 e 295 do CC. 09 Resposta: a. Vide art. 295 do CC. 10 Resposta: d. Vide art. 286, segunda parte, do CC. 11 Resposta: d. Vide art. 298 do CC. 12 Resposta: b. Vide art. 252 do CC. 13 Resposta: d.

14 14 Resposta: e. 15 Resposta: c. 16 Resposta: c. 17 Resposta: d. Vide art. 356 do CC. 18 Resposta: d. 19 Resposta: d. Vide art. 309 do CC. 20 Resposta: a. 21 Resposta: a. 22 Resposta: b. Vide art. 252, 1º, do CC. 23 Resposta: c. Vide art. 397, caput, do CC. 24 Resposta: b. Vide art. 252 do CC. 25 Resposta: a. Vide art. 259, parágrafo único, e 283 do CC. 26 Resposta: a. Vide art. 233 do CC. 27 Resposta: b. Vide art. 233 do CC. 28 Resposta: a. Vide art. 204, 1º, 2ª parte 29 Resposta: b. Vide art. 262 do CC. 30 Resposta: a. Vide art. 263 do CC. 31 Resposta: c. Vide art. 274, 2ª parte, do CC. 32 Resposta: b. Vide art. 279 do CC. 33 Resposta: a. Vide art. 260, II, do CC.

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Obrigação Solidária Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 23 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 23 Direito das Obrigações IV - Modalidades Obrigacionais 5. Obrigações indivisíveis

Leia mais

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Espécies de Obrigações Prof. Marcio Pereira Obrigações Alternativas ou Disjuntivas São aquelas que embora existam diversos objetos da prestação, o devedor se exonera satisfazendo um deles.

Leia mais

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 7 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Leia mais

Direito Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil CERT Regular 4ª fase Período 2011-2016 1) VUNESP Notário e Registrador - TJ SP (2014) Conforme o Código Civil, é correto afirmar: a) o credor pode ceder o

Leia mais

Transmissão das obrigações

Transmissão das obrigações Transmissão das obrigações Obrigação admite alteração nos elementos essenciais objetivo ou subjetivo Roma: pessoalidade da obrigação não admitia transferência de sujeitos, salvo por sucessão causa mortis

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 29/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 8 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Obrigações 11ª fase Período 2007-2016 1) VUNESP - JE TJPA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS Definição de Obrigações Solidárias: é aquela resultante de lei ou da vontade das partes em que havendo multiplicidade de credores ou de devedores, ou de uns e outros, cada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Artigos 233 a 333 do Código Civil 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e devedor sobre o cumprimento de uma prestação. 2 OBRIGAÇÃO SUJEITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Do Pagamento Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual TJ/PA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES André Alia Borelli 1 RESUMO: AS OBRIGAÇÕES PODEM SER TRANSMITIDAS DE 3 MANEIRAS NO NOSSOORDENAMENTO JURIDICO, SÃO ELAS: CESSÃO DE CRÉDITO, ASSUNÇÃO DE DÉBITO E CESSÃO DE CONTRATO,

Leia mais

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS Mayara Lima Farias de Souza RESUMO: O Direito das obrigações, também chamado de Direito Pessoal, é um conjunto de normas que regem as relações

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

8. Sub-Rogação do Fiador

8. Sub-Rogação do Fiador DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda. Jogo e Aposta Parte 14 Prof. Rafael da Mota Mendonça 8. Sub-Rogação do Fiador Art. 831. O fiador que pagar integralmente

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 05 (Obrigações Alternativas) AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 05 (Obrigações Alternativas) AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS Obrigações Alternativas 1. Conceitos: É a prestação que poderá ser exercida com caráter facultativo, ou seja, uma obrigação simples em que é devida uma única prestação,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações PAGAMENTO DIRETO Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações Quanto aos sujeitos Solvens Devedor Pagamento do débito (terceiro interessado e terceiro não interessado)

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 58

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 58 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 58 DATA 26/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção Curso de Direito - Parte Especial - Livro I - Do Direito das Obrigações - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 6 DAS OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias: texto Desenvolvimento:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA (UVV) Direito das Obrigações I Exercícios de Revisão (2º Bimestre) Prof. Dr. Augusto Passamani Bufulin

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA (UVV) Direito das Obrigações I Exercícios de Revisão (2º Bimestre) Prof. Dr. Augusto Passamani Bufulin UNIVERSIDADE DE VILA VELHA (UVV) Direito das Obrigações I Exercícios de Revisão (2º Bimestre) Prof. Dr. Augusto Passamani Bufulin Duvidando do desempenho da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

Aula 7 - Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula 7 - Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 1. Obrigação Solidária Ativa: 1.1. Conceito: 1.2. Características: 1.3. Efeitos: 2. Obrigação Solidária Passiva: 2.1. Conceito: 2.2. Características: 2.3. Efeitos:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração. Responsabilidade do devedor nas obrigações de dar coisa certa

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. Direito das Obrigações 2. Importância 3. Localização 4. Plano da Obra 5. Dever Jurídico. Sujeição. Ônus Jurídico 6. O Problema da Unificação CAPÍTULO 2 A OBRIGAÇÃO

Leia mais

A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS

A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS Diogo Barbi da SILVA¹ RESUMO: O solidarismo é uma expressão no campo do direito, inserida no direito das obrigações, divida em solidariedade ativa e passiva, em que duas

Leia mais

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio devedor) 4) Legitimidade devedor, terceiro interessado

Leia mais

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento e sua prova Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento O pagamento não poderá existir se não houver uma dívida; Art. 313. O pagamento deve ser efetuado conforme se

Leia mais

Teoria Geral das Obrigações

Teoria Geral das Obrigações Teoria Geral das Obrigações Pagamento O pagamento, que é tratado pelo Código Civil como adimplemento, é uma das formas de extinção da obrigação. Há duas formas de pagamento, o direto e o indireto. O pagamento

Leia mais

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C.

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Astreintes: Sistema processual = astreintes Multa Penalidade Sistema material = cláusula penal Moratória

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança Prof. Vinicius Marques Corretagem: Conceito: contrato pelo qual uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de

Leia mais

Sumário. Capítulo V Obrigações Reais

Sumário. Capítulo V Obrigações Reais Sumário Capítulo I Obrigações 1.1. Caracterização 1.2. Sentido vernacular de obrigação 1.3. Sentido jurídico de obrigação 1.4. Obrigação e dever jurídico 1.5. O Direito das Obrigações no Código Civil 1.6.

Leia mais

Direito Civil. Direito das Obrigações. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Obrigações. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Obrigações Prof. Marcio Pereira Conceito de Obrigação Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor o direito de exigir do devedor o cumprimento de uma determinada prestação

Leia mais

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS REAIS O conteúdo

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS DE SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS DE SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS DE SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA I PARTES: a) Sócia 2, doravante denominada simplesmente PROMITENTE VENDEDOR CEDENTE;

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1 Sumário Apresentação, xv Parte I - Introdução, 1 1 Noções Gerais sobre a Idéia de Obrigação, 3 1.1 Conceito e características, 3 1.2 Posição no Direito Civil e relações com demais ramos jurídicos, 8 1.3

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/12/2018) Processo de execução extrajudicial. No código de processo civil de 1973, em seu artigo

Leia mais

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora.

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora. O inadimplemento obrigacional é tratado nos artigos 389 a 420, do CC e se trata do não cumprimento de uma prestação por culpa do devedor. É necessário que haja uma conduta imputável ao devedor para que

Leia mais

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor.

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Ocorre quando o pagamento não puder ser feito por motivo de força maior

Leia mais

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção Direito Civil Parte Especial Livro I Do Direito das Obrigações Prof. Ovídio Mendes Fundação Santo André 2018 1 / 6 DAS OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Teoria Geral das Obrigações. Questionário de Revisão para a NP2. 2) Qual é o conceito de "Obrigações Alternativas (disjuntivas)"?

Teoria Geral das Obrigações. Questionário de Revisão para a NP2. 2) Qual é o conceito de Obrigações Alternativas (disjuntivas)? Teoria Geral das Obrigações Questionário de Revisão para a NP2 1) Quais são as modalidades de obrigações? As obrigações são distinguidas, basicamente, quanto ao objeto, em obrigações de dar, fazer e não

Leia mais

Cessão de crédito, Cessão de crédito negocial, Cessão de crédito mortis causa, Exceção, Prescrição, Decadência, Preclusão, Revelia

Cessão de crédito, Cessão de crédito negocial, Cessão de crédito mortis causa, Exceção, Prescrição, Decadência, Preclusão, Revelia Curso de Direito - Parte Especial - Livro I - Do Direito das Obrigações - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 7 DA CESSÃO DE CRÉDITO P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Direito Civil Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Parte Geral do Direito Civil Código Civil Lei nº. 10.406/2002 Elementos acidentais do negócio jurídico: -

Leia mais

1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA

1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA 1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA Qual o conceito de obrigação jurídica? Aquela protegida pelo Estado, que lhe dá garantia de coerção no cumprimento, que depende de uma norma, de um contrato ou negócio jurídico. Obrigação

Leia mais

Adimplemento e Extinção das Obrigações

Adimplemento e Extinção das Obrigações Adimplemento e Extinção das Obrigações 1. Do pagamento O pagamento é o cumprimento dado a uma obrigação, em dinheiro ou coisa. Entre as obrigações referentes ao pagamento, vários pontos devem ser citados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) Características do direito das obrigações. As obrigações podem ser simples ou complexas.

Leia mais

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 26 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 26 04/11/2015 Da Compra e Venda: Consequências Jurídicas: Obrigação de entregar a coisa com todos os acessórios;

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Matheus Hotsuta NASCIMENTO 1 RESUMO: Estudo específico sobre Direito das Obrigações, modalidade Obrigações de Dar, previsto no Código Civil, no Artigo 233 a 246. Esclarecimento de

Leia mais

Direito das Obrigações I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES

Direito das Obrigações I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES Do Pagamento De Quem Deve Pagar Art. 304. Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor.

Leia mais

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS TRT/4ª REGIÃO (RS) Magistratura Trabalhista COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (TRT/4ª Região/RS Magistratura do Trabalho 2016) Considere as assertivas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 22/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Contestação na consignação: Defesa na consignação é limitada, citado tem

Leia mais

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Obrigações) Aula: Teoria do Adimplemento: Compensação. Confusão. Remissão. Transação e compromisso 17 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

O pagamento tem dois princípios: a boa-fé ou diligência normal e a pontualidade.

O pagamento tem dois princípios: a boa-fé ou diligência normal e a pontualidade. Noções Gerais sobre o Adimplemento O caminho "natural" ou esperado de uma obrigação é seu adimplemento, ou seja, o devedor ou titular da obrigação cumprir aquilo que a obrigação estipulava. Vale ressaltar

Leia mais

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral Direito Processual Civil Processo de Execução: Da Execução em Geral Da Tutela Executiva Distinção entre processo de execução e cumprimento de sentença: o legislador do CPC/15 procurou ser sistemático e

Leia mais

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações Sumário Parte 1 Direito das Obrigações Capítulo 1 Obrigações em Geral...3 1. Conceito e elementos da obrigação... 3 1.1. Obrigação sem responsabilidade e responsabilidade sem obrigação... 6 1.2. Fontes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 10/10/2017). Continuação de elementos constitutivos da obrigação. Obrigação propter rem obrigação própria da coisa,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 14/11/2017). NOVÇÃO. Novação extingue uma obrigação criando outra. É necessário ter animus novandi, não pode presumir,

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FGV - AFTRM - Pref Cuiabá (2014) Jaciara constituiu, com suas irmãs Luciara e Cláudia, uma sociedade simples, com sede em Aripuanã/MT. A sociedade obteve enquadramento

Leia mais

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1 OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA Jéssica Araujo REINOL 1 RESUMO: A obrigação solidária trabalha com a multiplicidade de credores e/ou devedores e esta é usada como uma forma de facilitar a solução ou cumprimento de

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES II 2.º ANO TURMA NOITE ANO LETIVO

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES II 2.º ANO TURMA NOITE ANO LETIVO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES II 2.º ANO TURMA NOITE ANO LETIVO 2017-2018 Maria de Lurdes Pereira I. O cumprimento das obrigações 1. Determinação da prestação no momento do cumprimento. Determinação do lugar,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Promessa de Compra e Venda: a) Conceito: São direitos reais de aquisição os adquiridos em favor do compromissário

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Obrigação de fazer e não fazer Artigos 247 a 251 OBRIGAÇÃO SUJEITO VÍNCULO JURÍDICO SUJEITO 2 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e também há apenas uma prestação a ser cumprida. Enquanto

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. Elementos estruturais do direito obrigacional. 1 Tempo Vencimento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO 1. OBRIGAÇÃO SIMPLES Por se tratar de uma obrigação comum, não tem previsão legal no Código Civil. Exemplo: entrega de coisa certa; obrigação de fazer. 2. OBRIGAÇÃO

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Defeitos do Negócio Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DEFEITOS DO NEGÓCIO CAPÍTULO IV DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Seção I DO ERRO OU IGNORÂNCIA Art.

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 11ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva SUMÁRIO Palavras Prévias I............................ Apresentação.............. xvii xxi Prefácio............. XXlll Capítulo Introdutório - As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional............

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

3º PERÍODO A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor Me. Ricardo Alves de Lima

3º PERÍODO A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor Me. Ricardo Alves de Lima Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 073 Período Turma (s) 3º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 7-5-18 Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO Próximo trabalho (a ser entregue no dia da realização da NP2) No máximo em uma página Manuscrito com a

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A SEGUNDA PROVA PARCIAL DE DIREITO CIVIL II DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente questionário serve apenas como orientação de

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A SEGUNDA PROVA PARCIAL DE DIREITO CIVIL II DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente questionário serve apenas como orientação de ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A SEGUNDA PROVA PARCIAL DE DIREITO CIVIL II DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente questionário serve apenas como orientação de estudo aos alunos para a primeira prova de Direito

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais