ENGENHARIA DE SEGURANÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENGENHARIA DE SEGURANÇA"

Transcrição

1 ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª M a. K A R E N W R O B E L S T R A U B S C H N E I D E R e - m a i l : k a r e n. s t r a u u n e m a t. b r

2 INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO A IC é reconhecida em todo o mundo como uma das mais perigosas, especialmente para acidentes de trabalho fatais. De acordo com a OIT, a cada ano ocorrem pelo menos acidentes fatais na IC em todo o mundo, com um óbito a cada 10 minutos, sendo que um de cada seis AT fatais ocorre na IC.

3 INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

4 INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Em um ano perde-se aproximadamente um milhão de dias de trabalho por AT graves na Indústria da Construção, apenas com os casos que receberam benefício da Previdência Social. Baseando-se em dados de pesquisas, pode-se projetar em 9 milhões os dias de ausência no trabalho apenas com os AT;

5 NR 18 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.

6 INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Dentre as principais causas desses acidentes estão a queda de altura, o soterramento e o choque elétrico.

7 INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO A atividade Construção se divide em duas atividades básicas: Construção de edificações Construção pesada

8 COMUNICAÇÃO PRÉVIA A NR18 determina que, antes do início das atividades de uma obra, devem ser comunicadas à Superintendência Regional do Trabalho as seguintes informações: endereço correto da obra; endereço correto e qualificação (CEI, CNPJ ou CPF) do contratante, empregador ou condomínio; tipo de obra; datas previstas do início e conclusão da obra; número máximo previsto de trabalhadores na obra. A norma não define um modelo para essa comunicação, mas somente as informações que nela devem constar.

9 PPRA X PCMAT Quando a obra apresentar até 20 trabalhadores deverá ser elaborado o PPRA - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais NR 9. A partir de 20 trabalhadores ou mais deve ser elaborado o PCMAT, que deve contemplar todas as exigências da NR 9.

10 PCMAT PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil O PCMAT deve garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção civil, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

11 PCMAT A elaboração e o cumprimento do PCMAT são obrigatórios para as obras com 20 ou mais trabalhadores (e não empregados). O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego e ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho. A norma não especifica se esse profissional deverá ser um técnico de segurança ou um engenheiro de segurança. Entratanto o MTE entende que o Engenheiro de Segurança do trabalho é o profissional habilitado. O PCMAT não precisa ser registrado nem homologado no MINISTÉRIO DO TRABALHO.

12 PCMAT RESPONSABILIDADES

13 PCMAT Documentos que integram o PCMAT: a) Memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho: riscos de acidentes; doenças do trabalho; medidas preventivas. b) Projeto de execução das proteções coletivas - etapas de execução da obra; c) Especificação técnica das proteções coletivas e individuais; d) Cronograma de implantação das medidas preventivas; e) Layout inicial do canteiro de obras; f) Programa educativo: prevenção de acidentes; doenças do trabalho; carga horária.

14 ÁREA DE VIVÊNCIA As áreas de vivência incluem, conforme o disposto na NR18: instalações sanitárias; vestiário; local de refeições; alojamento (se houver trabalhadores alojados) cozinha (se houver trabalhadores alojados) lavanderia (se houver trabalhadores alojados) área de lazer (se houver trabalhadores alojados) ambulatório (quando houver mais de 50 trabalhadores)

15 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS As instalações sanitárias devem ser compostas por quatro itens básicos: Lavatório; Vaso sanitário; Mictório; Chuveiro.

16 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS As instalações sanitárias devem ser mantidas em perfeito estado de conservação e higiene e ter portas de acesso que impeçam o devassamento. As paredes devem ser de material resistente e lavável, podendo ser de madeira. Os pisos devem ser impermeáveis, laváveis e de acabamento antiderrapante. Observem que a norma não obriga que as paredes e pisos das instalações sanitárias tenham azulejos. As instalações sanitárias não devem estar ligadas diretamente com os locais destinados às refeições.

17 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Devem ser independentes para homens e mulheres, quando necessário. As instalações elétricas devem estar adequadamente protegidas. Devem ter pé-direito mínimo de 2,50 m, ou respeitandose o que determina o Código de Obras do Município onde se localiza a obra. O local onde se situam as instalações sanitárias deve ter acesso fácil e seguro, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 m do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios. Observem que os chuveiros não estão incluídos nessa lista.

18 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Gabinete sanitário O local destinado ao vaso sanitário é chamado gabinete sanitário, e deve atender aos seguintes requisitos: ter área mínima de 1,00 m2; ser provido de porta com trinco interno e borda inferior de, no máximo, 0,15 m de altura; ter divisórias com altura mínima de 1,80 m; ter recipiente com tampa, para depósito de papéis usados, sendo obrigatório o fornecimento de papel higiênico

19 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Os vasos sanitários devem ser do tipo bacia turca ou sifonado. A bacia turca é um tipo de vaso sanitário instalado ao nível do chão. Os chuveiros devem ser de metal ou plástico, individual ou coletivo e disporem de água quente. O chuveiro elétrico deve ser aterrado. Deve haver um suporte para sabonete e cabide para toalha, correspondente a cada chuveiro.

20 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

21 VESTIÁRIO O vestiário é o local destinado à troca de roupa, e deve ser disponibilizado para os trabalhadores que não residem no local da obra. Não devem ter ligação direta com o local destinado às refeições. Os vestiários devem ter armários individuais e bancos em número suficiente para atender aos usuários.

22 LOCAL PARA REFEIÇÕES Nos canteiros de obra é obrigatória a existência de local adequado para refeições. A existência de local para refeições independe da existência de cozinha. A NR18 determina alguns requisitos do local para refeições que devem ser observados, dentre eles: Paredes que permitam o isolamento durante as refeições; Cobertura que proteja das intempéries; Capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições; Lavatório instalado em suas proximidades ou no seu interior; Depósito, com tampa, para detritos; Mesas com tampos lisos e laváveis. Independentemente do número de trabalhadores e da existência ou não de cozinha, em todo canteiro de obra deve haver local exclusivo para o aquecimento de refeições, dotado de equipamento adequado e seguro para tal.

23 INSTALAÇÕES MÓVEIS A norma permite a utilização de instalações móveis, inclusive contêineres, em áreas de vivência de canteiro de obras e frentes de trabalho. Área de ventilação natural, efetiva, de no mínimo 15% da área do piso; Conforto térmico; Pé-direito mínimo de 2,40 m; Proteção contra riscos de choque elétrico por contatos indiretos, além do aterramento elétrico.

24 FORNECIMENTO DE ÁGUA NOS CANTEIROS DE OBRA É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca para os trabalhadores por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condições, na proporção de um para cada grupo de 25 trabalhadores ou fração. O fornecimento de água refrigerada será obrigatório nas regiões do País ou estações do ano de clima quente.

25 FORNECIMENTO DE ÁGUA NOS CANTEIROS DE OBRA Na impossibilidade de instalação de bebedouro dentro desses limites, as empresas devem garantir, suprimento de água potável, filtrada e fresca fornecida em recipientes portáteis hermeticamente fechados, confeccionados em material apropriado, sendo proibido o uso de copos coletivos.

26 DEMOLIÇÃO

27 Escavações, fundações e desmonte de rochas

28 CARPINTARIA A carpintaria é o local onde são executados os cortes de madeira e onde se localiza uma das máquinas mais perigosas de uma obra: a serra circular, que é causa de inúmeros acidentes de amputação de dedos, mãos e braços. As atividades da carpintaria deverão ser realizadas somente por trabalhador qualificado, de acordo com o disposto na NR18.

29 CARPINTARIA Componentes da serra circular

30 CARPINTARIA Requisitos da carpintaria Lâmpadas de iluminação: devem ser protegidas contra possíveis impactos provenientes da projeção de partículas, durante a operação da serra. Cobertura: A carpintaria deve ter cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempéries. Piso: resistente, nivelado e antiderrapante.

31 ARMAÇÕES DE AÇO Área de trabalho A dobragem e o corte de vergalhões de aço em obra devem ser feitos sobre bancadas ou plataformas apropriadas e estáveis, apoiadas sobre superfícies resistentes, niveladas e não escorregadias afastadas da área de circulação de trabalhadores. A área de trabalho onde está situada a bancada das armações de aço deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores contra intempéries e também contra queda de materiais. As lâmpadas de iluminação da área de trabalho das armações de aço devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas ou de vergalhões. EPI s utilizados: capacete, botinas, luvas, protetor auricular, cinto de segurança, visor de proteção facial, uniforme, avental.

32 ESTRUTURA DE CONCRETO Importante elaboração de projeto de fôrmas; Suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem; Durante desfôrma = impedir queda livre de seções de fôrmas e escoramentos: Amarração das peças Isolamento e sinalização ao nível do terreno

33 ESTRUTURAS METÁLICAS Todas as etapas planejadas Cuidado com redes de energia elétrica Não haver pessoas abaixo dos pontos de soldagem Colocação de pilares e vigas = ainda suspensos pelo equipamento de guindar, se executem a prumagem, marcação e fixação das peças.

34 RAMPAS E PASSARELAS Rampas provisórias = máx de 30º de inclinação Rampas provisórias, com inclinação superior a 18º devem ser fixadas peças transversais, espaçadas em 0,40m no máximo, para apoio dos pés. Não devem existir ressaltos entre o piso da passarela e o piso do terreno

35 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS DE ALTURA Obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais. Vãos de acesso às caixas dos elevadores: Fechamento provisório 1,20m de altura Proteção na periferia da edificação a partir início serviços concretagem primeira laje. Especificações: a) altura de 1,20m b) rodapé com altura de 0,20m

36 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS DE MATERIAIS c) ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura. Edifícios com mais de 4 pavimentos = plataforma principal na 1 a laje: Instalada logo após a concretagem da laje Retirada = revestimento externo do prédio acima dessa plataforma estiver concluído. Também, plataformas secundárias. Tela a partir da plataforma principal de proteção: Retirada = vedação da periferia, até a plataforma imediatamente superior, estiver concluída.

37 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS DE MATERIAIS

38 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS DE MATERIAIS

39 MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS Transporte manual de cargas:

40 COMO LEVANTAR CARGAS MANUALMENTE

41 ELEVADORES DE PASSAGEIROS Proibido transporte simultâneo de carga e passageiros no elevador de passageiros.

42 NR 35 TRABALHO EM ALTURA

43 ANDAIMES SIMPLESMENTE APOIADOS Proibido trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2,00m e largura inferior a 0,90m. Mais de 1,50m = escadas ou rampas. Proibido andaimes de madeira em obras acima de 3 pavimentos

44 USO DE CINTO DE SEGURANÇA

45 ALVENARIA, REVESTIMENTO, ACABAMENTO Locais abaixo colocação de vidro = interditados ou protegidos contra queda de material. Após a colocação, os vidros devem ser marcados de maneira visível. Uso de luvas em assentamento de blocos Uso de cinto de segurança no trabalho junto a beiradas de laje.

46 SERVIÇOS EM TELHADOS Obrigatória instalação de cabo-guia de aço = para fixação do cinto de segurança tipo pára-quedista. Proibido trabalho em telhado com chuva ou vento.

47 TREINAMENTO Todos os empregados = receber treinamentos admissional e periódico. Treinamento admissional = carga horária mínima de 6 horas. Deve constar de: a) informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho; b) riscos inerentes a sua função; c) uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI; d) informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC, existentes no canteiro de obra. O treinamento periódico deve ser ministrado: a) sempre que se tornar necessário; b) ao início de cada fase da obra. Obs.: DDS (Diálogo Diário de Segurança). Trabalhadores devem receber cópias dos procedimentos e operações a serem realizadas com segurança. Transmissão coletiva de instruções de segurança

48 ORDEM E LIMPEZA Canteiro de obras deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido = vias de circulação, passagens e escadarias. Entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regulamente coletados e removidos. Proibida a queima de lixo no canteiro de obras. Obrigatória a colocação de tapumes. Altura mínima de 2,20m.

49 TRABALHO NR18 GRUPOS DE 4 PESSOAS NOTIFICAR POR , O LOCAL DA OBRA, DATA, HORÁRIO DA VISITA E INTEGRANTES DO GRUPO, COM PELO MENOS 24H DE ANTECEDÊNCIA. VISITAR UMA OBRA VERIFICAR OS ITENS DA NR 18 MONTAR UM RELATÓRIO TÉCNICO: itens de acordo e em desacordo registros fotográficos APRESENTAR EM FORMA DE SEMINÁRIO 28/07 (todos os integrantes do grupo devem apresentar) ENVIO DOS RELATÓRIOS POR 27/07 Karen.straub@unemat.br

50 AVALIAÇÃO PROVA 2 21/07 CONTEÚDO ACIDENTES DE TRABALHO NR 15 NR 18 * Aulas disponíveis no professor interativo

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

Area de vivencia na construcao civil. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho

Area de vivencia na construcao civil. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho Area de vivencia na construcao civil Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho Area de vivencia As áreas de vivência devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 22/01/2010 Empresa: HS Obra Caixa Econômica Federal Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Mestres Casinei e Nereu (HS) Data da entrega do relatório:

Leia mais

FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois

FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico relativo a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com

trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico relativo a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com Norma NR 18 Condições de Trabalho na Indústria da Construção Publicada pela Portaria nº. 4, de 04/07/95. Juntamente com esta NR, A NR-7 e a NR-9 também determinam Programas referentes à Saúde Ocupacional

Leia mais

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento Anexo 1.4-8 - Procedimento de Instalação de Alojamento Revisão 00 Data 02/02/2015 1 de 15 Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: Eng. Segurança do Trabalho Gestão de QSMS Direção Indústria e Energia

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral Curso Técnico Segurança do Trabalho Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral A NR18 é a norma que regulamenta a Segurança e Medicina do Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Qualidade de Vida no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho Rural EDIFICAÇÕES RURAIS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OBS:

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção . Objetivo. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos

Leia mais

Normativas Gerais da NR-18

Normativas Gerais da NR-18 Normativas Gerais da NR-18 18.12 - ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS 2 ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS - A transposição de pisos com diferença de nível superior a 40cm deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas.

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Exemplos de estoques de alimentos organizados e dedetizados constantemente. Trabalhadores que

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 19/05/2010 Empresa: Mandinho Obra Vila Nova Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) Proteção de taludes arrebentada, caída. 03 Manter as proteções em perfeito

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT Data da inspeção: 25/06/2010 Empresa: EMI Empreendimentos Imobiliários/Casenco Engenharia Participantes: Eng. João (Fabbro), (Casenco) Data da entrega

Leia mais

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT?

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT? APRESENTAÇAO Segurança na Construção Civil Segurança na Construção Civil PCMAT DEFINIÇÃO O QUE É PCMAT? O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA N.º

NORMA REGULAMENTADORA N.º SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle

Leia mais

Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2

Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2 Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2 Equipamento de Proteção Coletiva (EPC): 2 Áreas vazadas: Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) 18.13.1. É obrigatória a instalação de proteção coletiva

Leia mais

Preenchido por :... Data :... Obra/Empresa:...

Preenchido por :... Data :... Obra/Empresa:... Preenchido por :... Data :... Obra/Empresa:... Instruções gerais para preenchimento do check-list Antes de ir à obra leia todas as folhas com atenção; No caso de itens com dois ou mais elementos iguais

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 19/05/10 Empresa: Mandinho Obra Restinga Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Eng. Carlos Nunes (Mandinho) Aberturas no piso sem proteção contra queda

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 TEXTO APROVADO EM REUNIÃO DO CPN de 07/10/2010. ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 02/03/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) Data da entrega do relatório: 10/03/2010 Plataforma de trabalho irregular. O trabalhador

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE AVALIÇÃO DE AMBIENTE DE CANTEIRO - RMAAC

RELATÓRIO MENSAL DE AVALIÇÃO DE AMBIENTE DE CANTEIRO - RMAAC Visita técnica Empresa: New Life Empreendimentos Sete Povos Data: 04/06/2012 Participantes: Lauro (Demark Comercio e Construção Ltda), Stembrino (CRX) e Jorge (Fabbro). Especificação: RELATÓRIO MENSAL

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PORTARIAS ATENDIDAS 1983 - Portaria Nº. 18 de 26 de agosto de 1983 1992 - Portaria Nº. 2 de 20 de maio de 1992 1997 - Portaria Nº.

Leia mais

NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 18.1. Objetivo e campo de aplicação 18.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões)

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR 18 18.7. Carpintaria Versão_CPN TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) 18.7.1. As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 28/04/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Técnica de Segurança Carla (Fabbro) Data da entrega do relatório: Valas abertas sem proteção, com água acumulada

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 5 - CANTEIRO DE OBRAS O planejamento do canteiro, em particular, tem sido um dos aspectos mais negligenciados na indústria da construção, sendo que as decisões são tomadas à medida que os problemas

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 18/03/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Eng. Mari (Mandinho) Data da entrega do relatório: 29/03/2010 Valas abertas sem proteção

Leia mais

01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES (AS) DA EMPRESA. 03 EPI s EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES (AS) DA EMPRESA. 03 EPI s EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL STICM DE - Avenida Mauro Mori, n.º 323, Centro - Goioerê/PR - CEP. 87.360-000 01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA NOME: CNPJ: ENDEREÇO: MUNICÍPIO: CEP: FONE / FAX: PROPRIETÁRIO: ENCARREGADO: 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Portaria n 4, de 04/07/95 D.O.U. de 07/07/95 ALTERAÇÔES: Pela Portaria n 7, de 3 de março de 1997 Pela Portaria n 12, de 6 de maio

Leia mais

REFERÊNCIA NORMATIVA: Item da Norma Regulamentadora NR-18.

REFERÊNCIA NORMATIVA: Item da Norma Regulamentadora NR-18. NORMA REGULAMENTADORA 18 - NR 18 Ver alterações desta NR pela Portaria SIT 157/2006 Nota do Guia Trabalhista: PRECEDENTE ADMINISTRATIVO Nº 66 SEGURANÇA NO TRABALHO. CONSTRUÇÃO CIVIL. CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( )

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( ) NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2) 18.1. Objetivo e campo de aplicação. 18.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa,

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( )

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( ) NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2) 18.1. Objetivo e campo de aplicação. 18.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa,

Leia mais

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA luizviegasrj@gmail.com DISCIPLINA Prevenção em Máquinas e Equipamentos I Aula 11 Slides

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 31/03/2010 Empresa: Mandinho Obra Lomba do Pinheiro Participantes: Técnica de Segurança Carla (Fabbro) / Eng. Carlos (Mandinho) Data da entrega do relatório:

Leia mais

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm.

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Área de vivência - Vestiário Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Construção Civil e sua cadeia produtiva 2018 Desafios da fiscalização

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (118.000-2) Publicado pela Portaria GM nº 3.214, de 08/06/1978 - DOU 06/07/1978 Alterado pela Portaria DSST nº 02, de 20/05/1992

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 320, DE 23 DE MAIO DE 2012 (DOU de 24/05/2012 Seção I Pág. 63)

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 320, DE 23 DE MAIO DE 2012 (DOU de 24/05/2012 Seção I Pág. 63) SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 320, DE 23 DE MAIO DE 2012 (DOU de 24/05/2012 Seção I Pág. 63) Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora no- 24. O SECRETÁRIO

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE AVALIÇÃO DE AMBIENTE DE CANTEIRO - RMAAC. NÃO APLICAVEL Terraplenagem 1 Os operadores de máquinas e veículos são qualificados?

RELATÓRIO MENSAL DE AVALIÇÃO DE AMBIENTE DE CANTEIRO - RMAAC. NÃO APLICAVEL Terraplenagem 1 Os operadores de máquinas e veículos são qualificados? RELATÓRIO MENSAL DE AVALIÇÃO DE AMBIENTE DE CANTEIRO - RMAAC Obra / Empresa : Attenta Endereço : Gonçalves de Carvalho Data: 07/12/12 Preenchido por : JORGE GOULART Acompanhamento por: Mestre Jose ITENS

Leia mais

NR 18. Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18. Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Sumário 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação...05 18.2 Comunicação Prévia...05 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação

SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT 18.4 Áreas de Vivência 18.5 Demolição 18.6 Escavações,

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ( )

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ( ) NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (118.000-2) Alterado pela Portaria nº 644, de 09 de maio de 2013 - dou de 16/05/2013 Alterado pela Portaria GM n.º 3.214, de 08

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78 NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Canteiro de Obras

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Canteiro de Obras Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Canteiro de Obras Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br O dimensionamento do canteiro

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS

IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS ÁREA DE TRABALHO FIXA E TEMPORÁRIA ONDE SE DESENVOLVEM OPERAÇÕES DE APOIO E EXECUÇÃO DE UMA OBRA (NR-18) REALIZAR UM ESTUDO DE TODA A ESTRUTURA DA OBRA REVISÃO DOS CADERNOS

Leia mais

GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL

GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL Título Fonte Calibri 20 Negrito Branca xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Floriano Costa Eng.º de Segurança do Trabalho Julho de 2016 TIPOS DE OBRAS

Leia mais

SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho REGRAS DE SEGURANÇA A madeira a ser usada para construção de escadas, rampas

Leia mais

18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT

18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

Ação corretiva: Instalar caixa coletora de serragem Instalar extintor de incêndio tipo ABC ou CO2.

Ação corretiva: Instalar caixa coletora de serragem Instalar extintor de incêndio tipo ABC ou CO2. VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 24/10/2011 Empresa: Construtora Mandinho Endereço: Estrada Cristiano Kraemer Nº 920 Participantes: Téc. Seg. Fernanda (Fabbro) Mestre (Mandinho) Data

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

NR-18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR-18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR-18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO SUMÁRIO. Alterada pela Portaria MTPS 208/15. Aletrada pela Portaria MTE 597/15. Aletrada pela Portaria MTE 644/13. Alterada pela

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO SUMÁRIO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º

Leia mais

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág.

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág. Rio de Janeiro, 04 de Abril de 2016 Segunda Feira Tempo estável Continuidade no trabalho de escavação Sendo executado estruturas de canteiro tais como: banheiro, vestiário e depósito de cimento Arrumação

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Publicação Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Publicação Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 D.O.U. 06/07/78 SUMÁRIO Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º

Leia mais

NR18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Luiz Antônio Viégas da Silva

NR18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Luiz Antônio Viégas da Silva NR18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Luiz Antônio Viégas da Silva Andaimes e Plataformas de Trabalho O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação,

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001 PÁGINA 1 DE 6 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DA ADEQUAÇÃO DE CANTEIROS DE OBRA À NR-18

LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DA ADEQUAÇÃO DE CANTEIROS DE OBRA À NR-18 LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DA ADEQUAÇÃO DE CANTEIROS DE OBRA À NR-18 Obra / Empresa : Residencial solar Veneza - Bema Endereço : Gloria Data: Preenchido por : Jorge (Fabbro) Acompanhamento por:

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 16/04/2010 Empresa: Construtora Mandinho Obra Restinga Participantes: Eng. Fabiana e TST Carla (Fabbro), Eng. Carlos Nunes (Mandinho) Valas abertas no

Leia mais

Programa obrigatório em qualquer empresa que possua funcionários regidos pela CLT, independente da quantidade. Deve ser coordenado por Médico com

Programa obrigatório em qualquer empresa que possua funcionários regidos pela CLT, independente da quantidade. Deve ser coordenado por Médico com Saúde e Segurança no Trabalho Gestão de Segurança na Construção Civil e Seus Pontos Positivos PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional O que é? Programa obrigatório em qualquer empresa que

Leia mais

Roberto dos Santos Monteiro. Serviços Preliminares

Roberto dos Santos Monteiro. Serviços Preliminares Serviços Preliminares A Obra As obras possuem diferentes fases de execução, onde o profissional da construção civil deve distinguir facilmente. Definidas pelo profissional da construção civil, através

Leia mais

FICHA DE LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, SEGURANÇA E SAÚDE NA INDÚSTRIA DA MADEIRA E DO MOBILIÁRIO

FICHA DE LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, SEGURANÇA E SAÚDE NA INDÚSTRIA DA MADEIRA E DO MOBILIÁRIO FICHA DE LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, SEGURANÇA E SAÚDE NA INDÚSTRIA DA MADEIRA O Presente documento foi elaborado consensualmente, e contém os requisitos mínimos a serem cumpridos nas empresas,

Leia mais

Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS

Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.1

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 644, DE DOU Altera os itens 18.6, e da Norma Regulamentadora nº 18.

PORTARIA MTE Nº 644, DE DOU Altera os itens 18.6, e da Norma Regulamentadora nº 18. PORTARIA MTE Nº 644, DE 09-05-2013 DOU 10-05-2013 Altera os itens 18.6, 18.14 e 18.17 da Norma Regulamentadora nº 18. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

Obras Civis 1 Serviços Preliminares 1.01 Mobilização / Instalações Provisórias / Desmobilização

Obras Civis 1 Serviços Preliminares 1.01 Mobilização / Instalações Provisórias / Desmobilização 01. DEFINIÇÃO Mobilização Consiste no conjunto de providências a serem adotadas visando-se o início das obras. Incluem-se neste serviço a localização, o preparo e a disponibilização, no local da obra,

Leia mais

PCMAT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE SST PARA MELHORIA EFETIVA DO AMBIENTE LABORAL. Expo Center Norte São Paulo

PCMAT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE SST PARA MELHORIA EFETIVA DO AMBIENTE LABORAL. Expo Center Norte São Paulo PCMAT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE SST PARA MELHORIA EFETIVA DO AMBIENTE LABORAL Expo Center Norte São Paulo 16-08-2017 Impacto dos acidentes de trabalho Em 2010, a HSE chegou a um valor de 1% do PIB no

Leia mais

Inspeção de Segurança

Inspeção de Segurança Inspeção de Segurança Disciplina: Segurança do Trabalho Professora: Elizabeth Spengler Cox de Moura Acadêmicos: Daniel Baldasso Rolón Daniel Humberto Carvalho Conceito Atividade que busca identificar condições

Leia mais

Cursos Online EDUCA. Acredite no seu potencial, bons estudos!

Cursos Online EDUCA.   Acredite no seu potencial, bons estudos! Cursos Online EDUCA www.cursosonlineeduca.com.br Acredite no seu potencial, bons estudos! Curso Gratuito NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Carga horária: 60hs Conteúdo

Leia mais

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR 18 A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a

Leia mais

SUPORTE DE BANDEJA

SUPORTE DE BANDEJA SUPORTE DE BANDEJA WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 Gancho de fixação 08 Gancho de fixação em cantos externos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS

IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS ÁREA DE TRABALHO FIXA E TEMPORÁRIA ONDE SE DESENVOLVEM OPERAÇÕES DE APOIO E EXECUÇÃO DE UMA OBRA (NR-18) REALIZAR UM ESTUDO DE TODA A ESTRUTURA DA OBRA REVISÃO DOS CADERNOS

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 01/06/2010 Empresa: Mandinho Obra Lomba do Pinheiro Participantes: Técnica de Segurança Carla (Fabbro) / Eng. Carlos (Mandinho) Data da entrega do relatório:

Leia mais

ITENS MAIS AUTUADOS PELA SRTE-RJ E AS RECENTES ALTERAÇÕES DA NR-06 E NR-18

ITENS MAIS AUTUADOS PELA SRTE-RJ E AS RECENTES ALTERAÇÕES DA NR-06 E NR-18 ITENS MAIS AUTUADOS PELA SRTE-RJ E AS RECENTES ALTERAÇÕES DA NR-06 E NR-18 Itens mais autuados pela Superintendência Regional do Trabalho SRTE-RJ relativos à Saúde Ocupacional Norma Item da norma Nome

Leia mais

COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Portaria CVS - 12, de

COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Portaria CVS - 12, de COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Portaria CVS - 12, de 17-8-2009 Dispõe sobre a Norma Técnica que estabelece os critérios para instalação e funcionamento dos alojamentos

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Desenvolver e aplicar os conceitos de

Leia mais

CURSO SEGURANÇA TRABALHO IV E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras

CURSO SEGURANÇA TRABALHO IV E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IV Normas Regulamentadoras Conteúdo programático NR - 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS NR - 17 - ERGONOMIA NR - 18 - INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR -19 - EXPLOSIVOS

Leia mais

NRs-24 e 25. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental

NRs-24 e 25. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental NRs-24 e 25 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental NR-24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho NR- 24 Determina as condições de higiene e conforto

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA NBR ISO 90:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: Caroline Ribeiro

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA ESTRUTURAL WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 1º Passo: Furação 08 2º Passo: Instalação dos Postes 08

Leia mais

Instrutor : Engº Raphael M. A. Garcia

Instrutor : Engº Raphael M. A. Garcia Instrutor : Engº Raphael M. A. Garcia FORMAÇÃO ACADEMICA Apresentação Pessoal EXPERIENCIA PROFISSIONAL HM TOWER ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA Apresentação Pessoal SERVIÇOS TREINAMENTOS NR`s BRIGADA DE

Leia mais

NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO

NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO PRESSUPOSTOS Pontos fortes Norma extremamente avançada quando da sua concepção; Inovadora na criação do diálogo tripartite CPN; Proporcionou alta capilaridade

Leia mais

Lista de verificação para avaliação de canteiros de obras

Lista de verificação para avaliação de canteiros de obras A) INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS A1) TIPOLOGIA DAS INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS São utilizados instalações móveis (Containers)? ( )Sim () Não Se a resposta for sim passe para item A2 A1.1) Há modulações dos barracos

Leia mais

PROTEÇÃO DE PILAR

PROTEÇÃO DE PILAR PROTEÇÃO DE PILAR WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 Gancho de fixação 08 Instalação do Suporte 09 Conservação do

Leia mais

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO 3ª EDIÇÃO ÍNDICE GERAL P/ 1/5 0 DISPOSIÇÕES GERAIS DEFINIÇÃO, ORÇAMENTO... 2/39 CONTRATO, SUBCONTRATAÇÃO... 6/39 PRAZO DE EXECUÇÃO, GARANTIA DE SERVIÇO... 7/39 INST. DA OBRA, PESSOAL DA CONTRATADA... 8/39

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX Andaime Multidirecional...03 Instruções de Montagem...04 Componentes do Sistema...06 Informações Técnicas...08 Modos e Pontos de Ancoragem...09 Dicas

Leia mais

REFORMA DA CASA FAMILIAR RURAL DE ANAPÚ MEMORIAL DESCRITIVO

REFORMA DA CASA FAMILIAR RURAL DE ANAPÚ MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA DA CASA FAMILIAR RURAL DE ANAPÚ MEMORIAL DESCRITIVO 1 de 6 I CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 Características A Casa Familiar Rural de Anapú é constituída de um Bloco Administrativo, Salas de aula, Auditório,

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro.

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro. Aberturas em pisos e paredes. Revisão: 00 Folha: 1 de 5 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras efetuem a montagem e a colocação das proteções de acordo com as especificações da NR -18 e

Leia mais

Serviços Preliminares

Serviços Preliminares Serviços Preliminares O CANTEIRO DE OBRAS É A ÁREA DE TRABALHO FIXA E TEMPORÁRIA, ONDE SE DESENVOLVEM OPERAÇÕES DE APOIO E EXECUÇÃO DE UMA OBRA (NR-18).O CONJUNTO DE ÁREAS DESTINADAS À EXECUÇÃO E APOIO

Leia mais

Segurança do Trabalho na Construção Civil e Parques Industriais. Thiago Freitas de Oliveira Engº Seg. do Trabalho

Segurança do Trabalho na Construção Civil e Parques Industriais. Thiago Freitas de Oliveira Engº Seg. do Trabalho Segurança do Trabalho na Construção Civil e Parques Industriais Thiago Freitas de Oliveira Engº Seg. do Trabalho NR 18 18.1 Objetivos de Campo de Aplicação 18.1.2 Consideram-se atividades da Indústria

Leia mais