FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois"

Transcrição

1 FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois

2 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT Áreas de Vivência Demolição

3 Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas Carpintaria Armações de Aço Estruturas de Concreto Estruturas Metálicas Operações de Soldagem e Corte a Quente

4 Escadas, Rampas e Passarelas Medidas de Proteção Contra Quedas de Altura Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas Andaimes Cabos de Aço Alvenaria, Revestimento e Acabamentos

5 Serviços em Telhados Serviços em Flutuantes Locais Confinados Instalações Elétricas Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Diversas Equipamentos de Proteção Individual

6 Armazenamento e Estocagem de Materiais Transporte de Trabalhadores em Veículos Automotores Proteção Contra Incêndio Sinalização de Segurança Treinamento Ordem e Limpeza

7 Tapumes e Galerias Acidente Fatal Dados Estatísticos Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA nas Empresas da Indústria da Construção

8 Comitês Permanentes sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Regulamentos Técnicos de Procedimentos RTP Disposições Gerais Disposições Finais Disposições Transitórias

9 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO: Estabelecimento de diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

10 COMUNICAÇÃO PRÉVIA: Obrigatória a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho antes do início das atividades.

11 PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE - PCMAT: PCMAT é obrigatório nos estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores. Elaborado e executado por profissional habilitado, deve ser mantido no local de destino e a disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho

12 ÁREAS DE VIVÊNCIA: Os canteiros de obras devem dispor de: Instalações sanitárias Vestiário Alojamento* Local de refeições Cozinha (no caso de preparo de refeições) Lavanderia* Área de lazer* Ambulatório * Em locais em que houver trabalhadores alojados

13 DEMOLIÇÃO: Antes do início da demolição as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas. Verificação prévia e periódica das construções vizinhas garantindo sua estabilidade e integridade física. Deve ser programada e dirigida por profissional habilitado. Verificação prévia da edificação a ser demolida retirada de materiais frágeis e ordem de retirada das estruturas. Verificação de necessidade de auxílio de dispositivos mecânicos. Remoção dos entulhos feito por equipamentos e sistemas adequados.

14 ESCAVAÇÕES, FUNDAÇÕES E DESMONTE DE ROCHAS: Área de trabalho previamente limpa, devendo ser retirado ou escorado qualquer objeto que possa correr risco de comprometer sua estabilidade durante a execução dos serviços. Deve ser acompanhado por profissional habilitado Verificar previamente e tomar as medidas necessárias de elementos que possam dificultar e/ou prejudicas o processo (exemplo: cabos subterrâneos de energia). O processo de retirada dos materiais e seu armazenamento deve obedecer os critérios estabelecidos pelas normas vigentes.

15 CARPINTARIA: Os serviços de carpintaria podem ser realizados apenas por profissional habilitado. Os equipamentos utilizados devem seguir os padrões estabelecidos nas normas vigentes.

16 ARMAÇÕES DE AÇO: Dobragem e cortes de vergalhões de aço devem ser feitos em local e com equipamentos apropriados. Área de trabalho deve ser devidamente protegida contra queda de materiais e intempéries e ter iluminação protegida contra impactos. Quando necessário prever escoramento e apoios das estruturas verticais evitando tombamento e desmoronamento. Garantir que todas as pontas dos vergalhões sejam protegidas. Na descarga dos vergalhões a área deve ser isolada.

17 ESTRUTURAS DE CONCRETO: As fôrmas devem ser adequadas e resistentes as cargas máximas de serviço. Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por profissional habilitado. Cada tipo de elementos estrutural (vigas, pilares, etc) possuem normas durante o processo de concretagem e de desforma que devem ser seguidos. No local de trabalho devem permanecer apenas os equipamentos necessários para tarefa e devidamente protegidos.

18 ESTRUTURAS METÁLICAS: As peças devem ser previamente fixadas antes de serem soldadas, rebitadas ou parafusadas. O sistema de montagem deve seguir as normas vigentes e utilizar os equipamentos adequados. Verificar no caso de montagem próxima a rede elétrica seu desligamento, proteção e aterramento da estrutura e equipamentos utilizados.

19 OPERAÇÕES DE SOLDAGEM E CORTE A QUENTE: Os serviços de soldagem e corte a quente só podem ser realizados por profissional qualificado. Dependendo do tipo de solda realizada será exigido sistema de ventilação exautora. Os dispositivos e equipamentos devem estar adequados para não causar danos ao seu operador. No caso de corte a quente os demais trabalhadores devem ser isolados por material do tipo incombustível. Na execução de trabalho em áreas confinadas prever dispositivos para eliminar risco de explosão e intoxicação do trabalhador.

20 ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS: Utilização de madeira de boa qualidade e sem apresentar nós e rachaduras que comprometam sua resistência. Rampas e escadas são obrigatórias na existência de desníveis superiores a 40 cm. Devem seguir as normas vigentes.

21 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS DE ALTURA: Obrigatória a instalação de proteção coletiva em locais com risco de queda de trabalhadores e de materiais a partir do início dos serviços necessários à concretagem da primeira laje.

22 MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS: Os equipamentos de transporte vertical e horizontal de materiais e de pessoas deve ser dimensionado por profissional habilitado. A montagem dos equipamentos, sua manutenção e operação devem ser realizados por profissionais qualificados. Os equipamentos e sistemas de operação devem seguir as normas vigentes.

23 ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO: O dimensionamento de andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. Os andaimes devem suportar as cargas de trabalho a que serão sujeitos. Os materiais utilizados para sua montagem devem ser de boa qualidade, garantindo a estabilidade da estrutura. Devem dispor de guarda-corpo e rodapé em todo o seu perímetro. Proibido uso de escada ou materiais similares sobre o piso de trabalho para atingir locais mais altos. Deve obedecer as normas vigentes.

24 CABOS DE AÇO E CABOS DE FIBRA SINTÉTICA: Obedecer as normas vigentes quanto a sua utilização, dimensionamento e conservação. Sua fixação deve ser feita por dispositivos adequados a tarefa. Devem ser substituídos quando apresentarem condições que comprometam sua integridade.

25 ALVENARIA, REVESTIMENTOS E ACABAMENTOS: Empregados com técnicas que garantam sua estabilidade. Os quadros fixos de tomadas energizadas devem ser protegidos quando em locais que forem executados serviços de revestimento e acabamento. Os locais abaixo das áreas de colocação de vidro devem ser interditados ou protegidos contra a queda do material.

26 SERVIÇOS EM TELHADOS: Os trabalhadores devem utilizar dispositivos que garantam sua movimentação segura, sendo obrigatória a instalação de cabo-guia de aço presos no cinto de segurança tipo pára-quedista. O cabo-guia deve ser fixado em estrutura definitiva da edificação. Não é permitido o trabalho em telhado com chuvas ou vento.

27 SERVIÇOS EM FLUTUANTES: Os trabalhadores devem utilizar coletes salva-vidas. Devem ter em locais de fácil acesso botes salvavidas em número adequado a quantidade de trabalhadores e devidamente equipados. Devem seguir as normas vigentes.

28 LOCAIS CONFINADOS: Locais que exponham o trabalhador a risco de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho devem seguir normas específicas para cada caso.

29 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: A execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e supervisionado por profissional habilitado. Os serviços só poderão ser realizados quando as instalações estiverem com o circuito elétrico não energizado ou na impossibilidade de ser desligamento utilizar técnicas adequadas a situação. Deve seguir as normas vigentes.

30 MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DIVERSAS: Operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a risco só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado. Sua operação deve ser feita conforme a norma estabelecida para cada equipamento. Devem possuir inspeção e manutenção regulares. Devem ser armazenadas em local adequado.

31 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: É de obrigação das empresas fornecer aos funcionários os EPI adequados a função realizada. Os equipamentos de cada função devem seguir as normas vigentes.

32 TRANSPORTE DE TRABALHADORES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES: O transporte dos trabalhadores dentro e fora do canteiro de obra deve seguir as normas de segurança vigentes, por veículos normalizados pelas entidades competentes e adequados as características do percurso realizado.

33 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO: Obrigatória adoção de medidas que atendam a necessidade de prevenção e combate a incêndio para os setores, atividades, máquinas e equipamentos do canteiro de obra. Deve seguir as normas vigentes.

34 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA: A sinalização no canteiro de obra tem finalidade de: Identificar locais de apoio Indicar as saídas Manter a comunicação Advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos Advertir quanto a risco de queda Alertar a obrigatoriedade do uso do EPI Alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de materiais por gruas, guinchos e guindades Identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra Advertir contra riscos de passagem de trabalhadores onde o pé-direito for inferior a 1,80 m Identificar locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas

35 TREINAMENTO: Todos os funcionários devem receber treinamento admissional e periódico conforme a atividade desenvolvida visando a segurança. O treinamento será conforme a atividade desenvolvida e com carga horário e periodicidade conforme estabelecida pelas normas.

36 ORDEM E LIMPEZA: O canteiro deve sempre estar organizado, limpo e desimpedido, com fácil identificação das áreas de circulação, passagem e escadarias. Entulhos e materiais de descartes devem ser coletados e removidos regularmente e se necessário para o processo uso de equipamentos adequados ao serviço. Seu armazenamento deve ser feito em local adequado. Proibida a queima de lixo ou qualquer material dentro do canteiro de obra.

37 TAPUMES E GALERIAS: Obrigatória a instalação de tapumes e barreiras a fim de impedir o acesso de pessoas estranhas no canteiro de obras, devendo apresentar altura mínima de 2,20 m e estar devidamente fixados. Em obras com mais de dois pavimentos executadas junto ao alinhamento do terreno obrigatória a instalação de galerias no passei público com altura interna livre mínima de 3,00 m.

38 ACIDENTE FATAL: Na ocorrência de acidente fatal: Comunicar imediatamente a autoridade policial competente e ao órgão regional do Ministério do Trabalho Isolar o local diretamente relacionado ao acidente, mantendo suas características até a liberação concedida pelas autoridades competentes

39 DADOS ESTATÍSTICOS: No caso de acidentes, o empregador deve enviar ao FUNDA-CENTRO ficha de acidente de trabalho até 10 dias após o ocorrido, e o Resumo Estatístico Anual na data estabelecida por norma, devendo guardar a cópia do protocolo de encaminhamento por no mínimo 3 anos para fins de fiscalização do Ministério do Trabalho.

40 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA NAS EMPRESAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO: A CIPA deve ser organizada conforme a legislação vigente

41 COMITÊS PERMANENTES SOBRE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE : Os comitês serão criados e organizados seguintes as normas vigentes aplicáveis.

42 RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS DE PROCEDIMENTOS - RTP: Estabelecimentos de normas visando a segurança e medicina do trabalho.

43 DISPOSIÇÕES GERAIS: Abordarão complementos ao que se refere: Máquinas, equipamentos e ferramentas diversas Escavação, fundação e desmonte de rochas Estrutura de concreto Escadas Movimentação e transporte de materiais e pessoas Estruturas metálicas

44 DISPOSIÇÕES FINAIS: Identificação de itens obrigatórios para garantia da segurança do trabalhador e melhor desempenho dentro do canteiro de obra.

45 DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS: Identificação de itens de necessidade em determinados períodos da obra.

46 FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I Aula 09 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção . Objetivo. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral Curso Técnico Segurança do Trabalho Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral A NR18 é a norma que regulamenta a Segurança e Medicina do Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA N.º

NORMA REGULAMENTADORA N.º SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle

Leia mais

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA luizviegasrj@gmail.com DISCIPLINA Prevenção em Máquinas e Equipamentos I Aula 11 Slides

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª M a. K A R E N W R O B E L S T

Leia mais

Inspeção de Segurança

Inspeção de Segurança Inspeção de Segurança Disciplina: Segurança do Trabalho Professora: Elizabeth Spengler Cox de Moura Acadêmicos: Daniel Baldasso Rolón Daniel Humberto Carvalho Conceito Atividade que busca identificar condições

Leia mais

Normativas Gerais da NR-18

Normativas Gerais da NR-18 Normativas Gerais da NR-18 18.12 - ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS 2 ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS - A transposição de pisos com diferença de nível superior a 40cm deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

Como Organizar o seu Canteiro de Obras Templum Consultoria

Como Organizar o seu Canteiro de Obras Templum Consultoria 2 Como Organizar o seu Canteiro de Obras 3 A importância do Canteiro de Obras O canteiro de obras é o pontapé inicial para o sucesso da obra, independente do porte. Uma boa logística, aliada ao trabalho

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Canteiro de Obras

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Canteiro de Obras Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Canteiro de Obras Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br O dimensionamento do canteiro

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT Data da inspeção: 25/06/2010 Empresa: EMI Empreendimentos Imobiliários/Casenco Engenharia Participantes: Eng. João (Fabbro), (Casenco) Data da entrega

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES OBJETIVO Este anexo estabelece requisitos mínimos de segurança

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 TEXTO APROVADO EM REUNIÃO DO CPN de 07/10/2010. ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com

Leia mais

Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades

Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades CLT Consolidação das Leis do Trabalho É de obrigação legal para os empregadores a Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977 relativa a segurança e medicina do trabalho

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 01. Procedimento para fundações, escavações e desmonte de rocha.

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 01. Procedimento para fundações, escavações e desmonte de rocha. Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1. Objetivo Este Manual de Recomendação, tem como objetivo, assegurar que todas as obras efetuem proteção coletiva que prever a adoção de medidas que evitem a ocorrência de desmoronamento,

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões)

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR 18 18.7. Carpintaria Versão_CPN TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) 18.7.1. As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Desenvolver e aplicar os conceitos de

Leia mais

NR18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Luiz Antônio Viégas da Silva

NR18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Luiz Antônio Viégas da Silva NR18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Luiz Antônio Viégas da Silva Andaimes e Plataformas de Trabalho O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação,

Leia mais

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT?

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT? APRESENTAÇAO Segurança na Construção Civil Segurança na Construção Civil PCMAT DEFINIÇÃO O QUE É PCMAT? O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano

Leia mais

PCMAT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE SST PARA MELHORIA EFETIVA DO AMBIENTE LABORAL. Expo Center Norte São Paulo

PCMAT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE SST PARA MELHORIA EFETIVA DO AMBIENTE LABORAL. Expo Center Norte São Paulo PCMAT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE SST PARA MELHORIA EFETIVA DO AMBIENTE LABORAL Expo Center Norte São Paulo 16-08-2017 Impacto dos acidentes de trabalho Em 2010, a HSE chegou a um valor de 1% do PIB no

Leia mais

NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO

NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO PRESSUPOSTOS Pontos fortes Norma extremamente avançada quando da sua concepção; Inovadora na criação do diálogo tripartite CPN; Proporcionou alta capilaridade

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO 3ª EDIÇÃO ÍNDICE GERAL P/ 1/5 0 DISPOSIÇÕES GERAIS DEFINIÇÃO, ORÇAMENTO... 2/39 CONTRATO, SUBCONTRATAÇÃO... 6/39 PRAZO DE EXECUÇÃO, GARANTIA DE SERVIÇO... 7/39 INST. DA OBRA, PESSOAL DA CONTRATADA... 8/39

Leia mais

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento Anexo 1.4-8 - Procedimento de Instalação de Alojamento Revisão 00 Data 02/02/2015 1 de 15 Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: Eng. Segurança do Trabalho Gestão de QSMS Direção Indústria e Energia

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 22/01/2010 Empresa: HS Obra Caixa Econômica Federal Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Mestres Casinei e Nereu (HS) Data da entrega do relatório:

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 8 e NR-10 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR-8 Edificações Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações

Leia mais

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas.

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Exemplos de estoques de alimentos organizados e dedetizados constantemente. Trabalhadores que

Leia mais

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Núcleo RH Área de espera do setor de admissão (idem para demissão). Foto 02: Núcleo RH Área de realização de exames admissionais (idem

Leia mais

PORTARIA Nº 30, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2001

PORTARIA Nº 30, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2001 PORTARIA Nº 30, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2001 A SECRETÁRIA DE INSPEÇAO DO TRABALHO e o DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso das atribuições legais que lhe conferem o Decreto n.º

Leia mais

Canteiro de Obras - Conceito

Canteiro de Obras - Conceito Canteiro de Obras Canteiro de Obras - Conceito Segundo a norma NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, define-se canteiro de obras como: Área de trabalho fixa e temporária

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 18/03/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Eng. Mari (Mandinho) Data da entrega do relatório: 29/03/2010 Valas abertas sem proteção

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Aplicar os conhecimentos e as recomendações

Leia mais

TEC I - Profa. Geilma Vieira 1

TEC I - Profa. Geilma Vieira 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Novas edificações ou reformas de intervenções estruturais exigem a elaboração

Leia mais

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança

Leia mais

Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho

Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho 15º CONGRESSO NACIONAL DA ANAMT 2013 Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP

Leia mais

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR 18 A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 644, DE DOU Altera os itens 18.6, e da Norma Regulamentadora nº 18.

PORTARIA MTE Nº 644, DE DOU Altera os itens 18.6, e da Norma Regulamentadora nº 18. PORTARIA MTE Nº 644, DE 09-05-2013 DOU 10-05-2013 Altera os itens 18.6, 18.14 e 18.17 da Norma Regulamentadora nº 18. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX Andaime Multidirecional...03 Instruções de Montagem...04 Componentes do Sistema...06 Informações Técnicas...08 Modos e Pontos de Ancoragem...09 Dicas

Leia mais

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 29/08/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório:

Leia mais

CURSO SEGURANÇA TRABALHO IV E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras

CURSO SEGURANÇA TRABALHO IV E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IV Normas Regulamentadoras Conteúdo programático NR - 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS NR - 17 - ERGONOMIA NR - 18 - INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR -19 - EXPLOSIVOS

Leia mais

Segurança no trabalho e responsabilidade

Segurança no trabalho e responsabilidade Segurança no trabalho e responsabilidade Introdução A segurança no trabalho é um item de bastante relevância na construção civil, já que este setor apresenta grandes índices de acidentes. O conhecimento

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PORTARIAS ATENDIDAS 1983 - Portaria Nº. 18 de 26 de agosto de 1983 1992 - Portaria Nº. 2 de 20 de maio de 1992 1997 - Portaria Nº.

Leia mais

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav.

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav. VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 09/05/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: Verificado:

Leia mais

Migrar os dados pertinentes aos levantamentos ambientais para os campos do item 15 do PPP.

Migrar os dados pertinentes aos levantamentos ambientais para os campos do item 15 do PPP. Guia de Estudo Professora Autora: Maria Beatriz de Freitas Lanza Professora Telepresencial: Maria Beatriz de Freitas Lanza Coordenador de Conteúdo: Pedro Sérgio Zuchi Objetivos Após o estudo da Aula, esperamos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

Acidentes do Trabalho Fatais Investigados pela SRTE no Setor da Construção no Estado da Bahia 2010 a 2014

Acidentes do Trabalho Fatais Investigados pela SRTE no Setor da Construção no Estado da Bahia 2010 a 2014 Acidentes do Trabalho Fatais Investigados pela SRTE no Setor da Construção no Estado da Bahia 2 a 24 OBJETIVO Apresentar, de forma amostral, as principais causas dos acidentes fatais ocorridos no setor

Leia mais

NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 18.1. Objetivo e campo de aplicação 18.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 01/06/2010 Empresa: Mandinho Obra Lomba do Pinheiro Participantes: Técnica de Segurança Carla (Fabbro) / Eng. Carlos (Mandinho) Data da entrega do relatório:

Leia mais

Roberto dos Santos Monteiro. Serviços Preliminares

Roberto dos Santos Monteiro. Serviços Preliminares Serviços Preliminares A Obra As obras possuem diferentes fases de execução, onde o profissional da construção civil deve distinguir facilmente. Definidas pelo profissional da construção civil, através

Leia mais

Aplicação de Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho em Obras de Pequeno Porte

Aplicação de Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho em Obras de Pequeno Porte TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Aplicação de Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho em Obras de Pequeno Porte Aluno: Paulo Vinícius Silveira Santos Matricula: 11311ECV028 Orientador: Prof. Joseph

Leia mais

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa Segurança do Trabalho na Construção Civil Enga. Civil Olivia O. da Costa Qual a importância da Segurança do Trabalho na Construção Civil? A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes

Leia mais

CONDOMINIO IG TECH Relatório Financeiro da Auditoria

CONDOMINIO IG TECH Relatório Financeiro da Auditoria CONDOMIO IG TECH Relatório Financeiro da Auditoria Preparado por: IG TECH DEMONSTRAÇÃO(28.806.589/0001-39) Editado em: 15/05/2016 Executado por: Renan Ceratto Local da inspeção: Rua Rio Branco, n.156,

Leia mais

Ponto de Ancoragem. Segurança de alta performace

Ponto de Ancoragem. Segurança de alta performace No setor de construção civil existem diversas normas de segurança e medicina do trabalho que são necessárias e imprescindíveis, entre elas uma em questão se destaca: Esta Norma Regulamentadora - NR 18

Leia mais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos adicionais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos adicionais Riscos adicionais Riscos adicionais De altura; De ambientes confinados; De áreas classificadas; De umidade; Condições atmosféricas. Altura Trabalho em altura é qualquer atividade onde o trabalhador atue

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 DOU de 24/01/2011 (nº 16, Seção 1, pág. 100) Altera a Norma Regulamentadora nº 18. A SECRETÁRIA

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

Anexo II da NDE nº 01/2018

Anexo II da NDE nº 01/2018 Anexo II da NDE nº 01/2018 Tabelas Versão 1.0 30/05/2018 CÓD. Anexo II da NDE nº 01/2018 - Tabelas - Versão 1.0 Tabela 29 - Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados TREINAMENTO/CAPACITAÇÃO/EXERCÍCIO

Leia mais

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10 Segurança em instalações e projetos, conforme a nova João Cunha Algumas questões iniciais 2 Norma x Regulamento Regulamento Técnico: Documento aprovado por órgãos governamentais em que se estabelecem as

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

Segurança em escavações e fundações. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Segurança em escavações e fundações. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança em escavações e fundações Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho A área de trabalho deve ser previamente limpa, devendo ser retirados ou escorados solidamente árvores,

Leia mais

Segurança do Trabalho na Construção Civil e Parques Industriais. Thiago Freitas de Oliveira Engº Seg. do Trabalho

Segurança do Trabalho na Construção Civil e Parques Industriais. Thiago Freitas de Oliveira Engº Seg. do Trabalho Segurança do Trabalho na Construção Civil e Parques Industriais Thiago Freitas de Oliveira Engº Seg. do Trabalho NR 18 18.1 Objetivos de Campo de Aplicação 18.1.2 Consideram-se atividades da Indústria

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( )

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( ) NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2) 18.1. Objetivo e campo de aplicação. 18.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa,

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( )

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( ) NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2) 18.1. Objetivo e campo de aplicação. 18.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa,

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro.

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro. Aberturas em pisos e paredes. Revisão: 00 Folha: 1 de 5 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras efetuem a montagem e a colocação das proteções de acordo com as especificações da NR -18 e

Leia mais

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Arranjo Físico e Instalações, Aspectos Ergonômicos, Sinalização, Procedimentos de Trabalho e Segurança e Capacitação Clarice I. Lorenzi Eng. de

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (118.000-2) Publicado pela Portaria GM nº 3.214, de 08/06/1978 - DOU 06/07/1978 Alterado pela Portaria DSST nº 02, de 20/05/1992

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Portaria n 4, de 04/07/95 D.O.U. de 07/07/95 ALTERAÇÔES: Pela Portaria n 7, de 3 de março de 1997 Pela Portaria n 12, de 6 de maio

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78 NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT

18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

A NOVA NR 12 E OS PRINCIPIOS DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

A NOVA NR 12 E OS PRINCIPIOS DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS A NOVA NR 12 E OS PRINCIPIOS DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Hildeberto Bezerra Nobre Junior Auditor Fiscal do Trabalho Botucatu Abril/2010 ACIDENTES COM MÁQUINAS NO BRASIL Cenário Avanço tecnológico

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ( )

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ( ) NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (118.000-2) Alterado pela Portaria nº 644, de 09 de maio de 2013 - dou de 16/05/2013 Alterado pela Portaria GM n.º 3.214, de 08

Leia mais

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário PREVENÇÃO SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Visam o abandono seguro da população, em caso de incêndio ou pânico, e permitir o acesso de bombeiros

Leia mais

SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação

SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT 18.4 Áreas de Vivência 18.5 Demolição 18.6 Escavações,

Leia mais

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol Projetista: Empresa: Obra: Gustavo Braceiro Barlati Augusto Guimarães Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Residencial Luzes do Farol Residencial Luzes do Farol Projeto Estrutural de edifício residencial

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

Preenchido por :... Data :... Obra/Empresa:...

Preenchido por :... Data :... Obra/Empresa:... Preenchido por :... Data :... Obra/Empresa:... Instruções gerais para preenchimento do check-list Antes de ir à obra leia todas as folhas com atenção; No caso de itens com dois ou mais elementos iguais

Leia mais

NR 18. Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18. Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Sumário 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação...05 18.2 Comunicação Prévia...05 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho

Leia mais

Serviços Preliminares

Serviços Preliminares Serviços Preliminares O CANTEIRO DE OBRAS É A ÁREA DE TRABALHO FIXA E TEMPORÁRIA, ONDE SE DESENVOLVEM OPERAÇÕES DE APOIO E EXECUÇÃO DE UMA OBRA (NR-18).O CONJUNTO DE ÁREAS DESTINADAS À EXECUÇÃO E APOIO

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde. Ocupacional Procedimento para instalações elétricas provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde. Ocupacional Procedimento para instalações elétricas provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18 provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras tenham maior embasamento técnico sobre instalações elétricas temporárias, orientar profissionais presentes

Leia mais

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Instalações e Dispositivos Elétricos Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada Dispositivos de Parada de Emergência Clarice I. Lorenzi Eng.

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria

Leia mais

Máquinas e Equipamentos NR - 12

Máquinas e Equipamentos NR - 12 Máquinas e Equipamentos NR - 12 Publicação - Portaria GM N. 3.214, de 08 de julho de 1978 06/07/78. Atualizações - Portaria SIT N. 197, de 17 de dezembro de 2010 24/12/10. Entra em vigor - 01 de julho

Leia mais

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS Apresentam-se na seqüência as planilhas e procedimentos de coleta de dados. Tais planilhas e procedimentos estão divididos de acordo com o material, sendo que inicialmente é apresentada as planilhas e

Leia mais

O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras

O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras Instrumentos legais editados pelo Ministério do Trabalho e Emprego que regulamentam e fornecem orientações do conjunto de requisitos e procedimentos

Leia mais

REFERÊNCIA NORMATIVA: Item da Norma Regulamentadora NR-18.

REFERÊNCIA NORMATIVA: Item da Norma Regulamentadora NR-18. NORMA REGULAMENTADORA 18 - NR 18 Ver alterações desta NR pela Portaria SIT 157/2006 Nota do Guia Trabalhista: PRECEDENTE ADMINISTRATIVO Nº 66 SEGURANÇA NO TRABALHO. CONSTRUÇÃO CIVIL. CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 10/10/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego, Alex,, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: 10/10/2012 Durante

Leia mais

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. 11.1.1 Os

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria DSST n.º 02, de

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 19/05/10 Empresa: Mandinho Obra Restinga Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Eng. Carlos Nunes (Mandinho) Aberturas no piso sem proteção contra queda

Leia mais

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12 Bruno Caruso Bilbao Adad Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações D.O.U. Portaria SSST n.º 12, de 06 de junho de 1983 14/06/83 Portaria

Leia mais

Procedimento para trabalho em Altura NR 35

Procedimento para trabalho em Altura NR 35 Procedimento para trabalho em Altura NR 35 Trabalho em Altura NR 35 - SST Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,

Leia mais