FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira"

Transcrição

1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Desenvolver e aplicar os conceitos de Segurança e Saúde no Trabalho na indústria da construção civil.

3 INTRODUÇÃO Hoje, a ICC, segundo dados de 2009/2010 do MPAS, ocupa o 7º lugar de acidentes de trabalho entre as atividades econômicas. ICC - Indústria da Construção Civil - É uma das que apresentam as piores condições de segurança, em nível mundial. Com os avanços tecnológicos e investimentos na Segurança e Saúde do Trabalhador, no Brasil a ICC não é mais campeã em acidentes de trabalho.

4 O TÉCNICO DE SEGURANÇA NA ICC A ICC é um dos setores que mais empregam o Técnico de Segurança. A partir de 50 funcionários já é necessário a contratação de um técnico (NR-4)

5 SEGURANÇA DO TRABALHO NA ICC O grande desafio da Segurança do Trabalho é conscientizar a mão-de-obra, em sua maioria sem a qualificação desejada.

6 SEGURANÇA DO TRABALHO NA ICC A Segurança do Trabalho tem papel estratégico na continuidade e qualidade da obra, através do treinamento, conscientização e aplicação das normas vigentes.

7 CERTIFICAÇÕES A modernização da ICC (Industria da Construção Civil), fez com que empresas busquem um desenvolvimento sustentável almejando as certificações de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança de seus processos.

8 CERTIFICAÇÕES Todos ganham: a Empresa, a Sociedade, o Meio Ambiente, e, em especial, os Trabalhadores, que são melhor qualificados e treinados para execução de suas atividades!

9 Definições Básicas Risco: Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição (ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição (ões). Perigo: Fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença, ou uma combinação destas. Doença: Condição física ou mental adversa identificável, oriunda de, e/ou agravada por, uma atividade laboral e/ou situação relacionada ao trabalho.

10 Definições Básicas Incidente: Evento relacionado ao trabalho no qual uma lesão ou doença (independente da gravidade) ou fatalidade ocorreu ou poderia ter ocorrido.

11 Definições Básicas Um acidente é um incidente que resultou em lesão, doença ou fatalidade. Um incidente no qual não ocorre lesão, doença ou fatalidade pode também ser denominado um "quase-acidente", "quase-perda", "ocorrência anormal" ou "ocorrência perigosa". Uma situação de emergência é um tipo particular de incidente.

12 Definições Básicas Segurança e Saúde no Trabalho: É a área de atuação que fornece e implementa todo conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Acidente: É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

13 Definições Básicas Fator Pessoal de Insegurança: São comportamentos emitidos pelo trabalhador decorrentes da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança provenientes de fatores físicos, emocionais, profissionais. Condição Insegura: São deficiências, defeitos ou irregularidades técnicas na empresa que constituem riscos para a integridade física do trabalhador, para sua saúde e para os bens materiais da empresa.

14 Você sabia? * Boa parte dos acidentes de trabalho ocorre antes do horário do almoço. Estudos revelam que operários que iniciam o turno sem se alimentar têm crises de hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) e acabam vítimas de tonturas e até desmaios por volta do meio-dia, principalmente se trabalhando em dias quentes.

15 Você sabia? * Uma obra segura é aquela que tem alvará de construção emitido pela prefeitura local, foi fiscalizada e liberada pela Secretaria Regional do Trabalho e pelo CREA, tem responsável técnico permanentemente no local e municia o canteiro da obras com equipamentos aprovados pelas normas de segurança.

16 HORA DE PENSAR! Diante do que foi visto até agora, responda: Qual o grande desafio do Técnico de Segurança dentro de um canteiro de obra? *10 segundos para mandar as respostas!

17 RAMOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES (Moradias, comércio, instituições públicas, etc.) CONSTRUÇÃO PESADA (Pontes, estradas, hidrelétricas, aeroportos, etc.)

18 A ICC SEGUNDO A NR 18 Consideram-se atividades da Indústria da Construção as constantes do Quadro I, Código da Atividade Específica, da NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive manutenção de obras de urbanização e paisagismo.

19 CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONÔMICA VERSÃO 2.0/2008 CNAE 41 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DENOMINAÇÃO GRAU DE RISCOS Incorporação e empreendimento imobiliário Construção de Edifícios 3 42 OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA 42.1 Construção de rodovias, ferrovias, obras urbanas e obrasde-arte especiais Construção de rodovias e ferrovias Construção de obras-de-arte especiais Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas Obras de infra-estrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos

20 CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONÔMICA VERSÃO 2.0/2008 CNAE DENOMINAÇÃO Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto 42.9 Construção de outras obras de infra-estrutura GRAU DE RISCOS Obras portuárias, marítimas e fluviais Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas Obras de engenharia civil não especificadas anteriormente

21 CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONÔMICA VERSÃO 2.0/2008 CNAE DENOMINAÇÃO 43 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRUÇÃO 43.1 Demolição e preparação do terreno GRAU DE RISCOS Demolição e preparação de canteiros de obras Perfuração e sondagens Obras de terraplanagem Serviços de preparação de terreno não especificado anteriormente Instalações elétricas, hidráulicas e outras instalações em construções Instalações elétricas 3 3

22 CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONÔMICA VERSÃO 2.0/2008 CNAE DENOMINAÇÃO Instalações hidráulicas, de sistemas de ventilação e refrigeração Obras de instalações em construções não especificadas anteriormente 43.3 Obras de acabamento GRAU DE RISCOS Obras de acabamento Outros serviços especializados para construção Obras de fundações Serviços especializados para construção não especificados anteriormente 3 3 3

23 INCORPORAÇÃO Empresário dono de construtora arca com todas as despesas da obra: Pagamentos dos trabalhadores Segurança do Trabalho Administração

24 NR - 18 NR-18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL Portaria nº 3.214/78 Ministério do Trabalho e Emprego

25 NR-18 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação 18.2 Comunicação Prévia 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT 18.4 Áreas de Vivência 18.5 Demolição 18.6 Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas 18.7 Carpintaria 18.8 Armações de Aço 18.9 Estruturas de Concreto

26 NR-18 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL Estruturas Metálicas Operações de Soldagem e Corte a Quente Escadas, Rampas e Passarelas Medidas de Proteção contra Quedas de Altura Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas Andaimes e Plataformas de Trabalho Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética Alvenaria, Revestimentos e Acabamentos Telhados e Coberturas Serviços em Flutuantes Locais Confinados

27 NR-18 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL Instalações Elétricas Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Diversas Equipamentos de Proteção Individual Armazenagem e Estocagem de Materiais Transporte de Trabalhadores em Veículos Automotores Proteção Contra Incêndio Sinalização de Segurança Treinamento Ordem e Limpeza Tapumes e Galerias

28 NR-18 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL Acidente Fatal Dados Estatísticos Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA nas empresas da Indústria da Construção Comitês Permanentes Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Recomendações Técnicas de Procedimentos RTP Disposições Gerais Disposições Finais Disposições Transitórias Glossário

29 NR - 18 Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

30 NR Comunicação Prévia É obrigatória a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho, antes do início das atividades, das seguintes informações: a) endereço correto da obra; b) endereço correto e qualificação (CEI,CGC ou CPF) do contratante, empregador ou condomínio; c) tipo de obra; d) datas previstas do início e conclusão da obra; e) número máximo previsto de trabalhadores na obra.

31 NR Treinamento ADMISSIONAL Carga horária mínima de 6 horas. Ministrado dentro do horário de trabalho, antes do inicio do trabalho. Deve constar informações sobre: Informações sobre as condições e meio ambiente no trabalho; Riscos inerentes a função; Uso correto dos EPI s; Informações sobre EPC s existentes na empresa.

32 NR Treinamento PERIÓDICO O treinamento periódico deve ser ministrado: Sempre que se tornar necessário; Ao início de cada fase da obra Nos treinamentos, os trabalhadores devem receber cópias dos procedimentos e operações a serem realizadas com segurança.

33 ETAPAS DE UMA OBRA Existem basicamente dois tipos de obras: VERTICAL HORIZONTAL

34 ETAPAS DE UMA OBRA Serviços preliminares Compactação de aterro Locação de obra Demolição, Escavação, Fundação e Desmonte de Rocha Estruturas de Concreto: Execução de Forma, Montagem de Armadura e Concretagem

35 ETAPAS DE UMA OBRA Estruturas Metálicas Alvenaria, Revestimentos e Acabamento (Reboco, Cerâmica, Pintura, Forro) Impermeabilização

36 ETAPAS DE UMA OBRA Cobertura Esquadrias Instalações Elétricas e Hidráulicas

37 Atividade 1ª PARTE: Entreviste um mestre de obras ou Engenheiro com as seguintes perguntas: 1. Qual o pior acidente que você já viu ou ficou sabendo em uma obra de Construção Civil? 2. Cite os três principais riscos de uma obra, na sua opinião. 3. Como você faz para conscientizar os trabalhadores sobre a Prevenção de Acidentes?

38 Atividade 2ª PARTE: Elabore em 1 página um roteiro para um Diálogo Diário de Segurança (DDS), com o tema PORQUE DEVO USAR EPI. Use sua criatividade: Ilustre, informe os principais tipos e sua finalidade (para construção civil) e conscientize com mensagem que sensibilize o trabalhador da construção. Esse roteiro, após usado no DDS, servirá como cartaz de conscientização. Capriche! Escolheremos os melhores e faremos um concurso para o melhor DDS da 1ª aula de Construção Civil!

39 Atividade 3ª PARTE: O setor da construção civil possui o segundo maior número de empresas certificadas na ISO Faça uma pesquisa e aponte os três principais pontos que estão levando a ICC a buscar a certificação. Enumere-as e faça uma reflexão sobre cada uma delas, colocando sua opinião própria. Obrigatório citar a fonte de pesquisa.utilizar fonte Arial 12

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral Curso Técnico Segurança do Trabalho Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral A NR18 é a norma que regulamenta a Segurança e Medicina do Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Desenvolver e aplicar os conceitos de

Leia mais

FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois

FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS. 23 de maio de 2018

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS. 23 de maio de 2018 EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS 23 de maio de 2018 Emprego nas atividades de Sistemas Prediais Atividades econômicas diretas no setor da construção Montagem de Instalações

Leia mais

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS 23 de maio de 2018 Emprego nas atividades de Sistemas Prediais Atividades econômicas diretas no setor da construção Montagem de Instalações

Leia mais

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT?

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT? APRESENTAÇAO Segurança na Construção Civil Segurança na Construção Civil PCMAT DEFINIÇÃO O QUE É PCMAT? O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano

Leia mais

NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO

NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO NR 18 PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PLANO DE TRABALHO PRESSUPOSTOS Pontos fortes Norma extremamente avançada quando da sua concepção; Inovadora na criação do diálogo tripartite CPN; Proporcionou alta capilaridade

Leia mais

Inspeção de Segurança

Inspeção de Segurança Inspeção de Segurança Disciplina: Segurança do Trabalho Professora: Elizabeth Spengler Cox de Moura Acadêmicos: Daniel Baldasso Rolón Daniel Humberto Carvalho Conceito Atividade que busca identificar condições

Leia mais

GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS - 4ª EDIÇÃO -

GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS - 4ª EDIÇÃO - WWW.OPENTREINAMENTOS.COM.BR Trecho do Livro GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS - 4ª EDIÇÃO - (É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, por qualquer meio e para qualquer fim, sem

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA N.º

NORMA REGULAMENTADORA N.º SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle

Leia mais

Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho

Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho 15º CONGRESSO NACIONAL DA ANAMT 2013 Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP

Leia mais

Acidentes do Trabalho Fatais Investigados pela SRTE no Setor da Construção no Estado da Bahia 2010 a 2014

Acidentes do Trabalho Fatais Investigados pela SRTE no Setor da Construção no Estado da Bahia 2010 a 2014 Acidentes do Trabalho Fatais Investigados pela SRTE no Setor da Construção no Estado da Bahia 2 a 24 OBJETIVO Apresentar, de forma amostral, as principais causas dos acidentes fatais ocorridos no setor

Leia mais

Segurança no trabalho e responsabilidade

Segurança no trabalho e responsabilidade Segurança no trabalho e responsabilidade Introdução A segurança no trabalho é um item de bastante relevância na construção civil, já que este setor apresenta grandes índices de acidentes. O conhecimento

Leia mais

O Panorama Atual dos Acidentes de Trabalho na Construção: Uma Análise a Partir do Anuário Estatístico da Previdência Social Triênio 2013 a 2015

O Panorama Atual dos Acidentes de Trabalho na Construção: Uma Análise a Partir do Anuário Estatístico da Previdência Social Triênio 2013 a 2015 O Panorama Atual dos Acidentes de Trabalho na Construção: Uma Análise a Partir do Anuário Estatístico da Previdência Social Triênio 2013 a 2015 MARTINELLI FILHO, Wagner [1], PONTES, José Carlos Alberto

Leia mais

ANEXO VII DISCRIMINAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (Conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE)

ANEXO VII DISCRIMINAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (Conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE) ANEXO VII DISCRIMINAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (Conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE) 41 - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 41.2 - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 41.20-4 CONSTRUÇÃO

Leia mais

Migrar os dados pertinentes aos levantamentos ambientais para os campos do item 15 do PPP.

Migrar os dados pertinentes aos levantamentos ambientais para os campos do item 15 do PPP. Guia de Estudo Professora Autora: Maria Beatriz de Freitas Lanza Professora Telepresencial: Maria Beatriz de Freitas Lanza Coordenador de Conteúdo: Pedro Sérgio Zuchi Objetivos Após o estudo da Aula, esperamos

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula 01 - Definições básicas e legislações Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo: Compreender e contextualizar conceitos,

Leia mais

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa Segurança do Trabalho na Construção Civil Enga. Civil Olivia O. da Costa Qual a importância da Segurança do Trabalho na Construção Civil? A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes

Leia mais

A Inspeção do Trabalho na Construção Civil. Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Abril de 2012

A Inspeção do Trabalho na Construção Civil. Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Abril de 2012 A Inspeção do Trabalho na Construção Civil Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Abril de 2012 Inspeção em SST - Construção Civil Ações 2007 2008 2009 2010 2011

Leia mais

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO:

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO: Ministério da Educação CONSTRUÇÃO Universidade DE EDIFÍCIOS Federal Prof. do José Paraná de Almendra Freitas Jr. Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil Construção de edifícios Etapas TC-022

Leia mais

04/05/2016 GPIII 1. Tópicos

04/05/2016 GPIII 1. Tópicos Tópicos pg 1.Definição 2 2.Composição 3 3.Previsão Legal 4 4.Acidente de Trabalho 5 5.Causas 6 6.O Profissional 7 7.Exercícios 10 8.Bibliografia 11 Segurança do trabalho: Conjunto de medidas que visam

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Aplicar os conhecimentos e as recomendações

Leia mais

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO 3ª EDIÇÃO ÍNDICE GERAL P/ 1/5 0 DISPOSIÇÕES GERAIS DEFINIÇÃO, ORÇAMENTO... 2/39 CONTRATO, SUBCONTRATAÇÃO... 6/39 PRAZO DE EXECUÇÃO, GARANTIA DE SERVIÇO... 7/39 INST. DA OBRA, PESSOAL DA CONTRATADA... 8/39

Leia mais

Prestação de Serviços e Comércio varejista Atividade de indústria

Prestação de Serviços e Comércio varejista Atividade de indústria Para facilitar a visualização destas atividades e prazos vamos representá-los em TABELA, lembrando que para todas as atividades o prazo de término é de 31/12/2014: Prestação de Serviços e Comércio varejista

Leia mais

CURSO SEGURANÇA TRABALHO IV E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras

CURSO SEGURANÇA TRABALHO IV E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IV Normas Regulamentadoras Conteúdo programático NR - 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS NR - 17 - ERGONOMIA NR - 18 - INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR -19 - EXPLOSIVOS

Leia mais

TEC I - Profa. Geilma Vieira 1

TEC I - Profa. Geilma Vieira 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Novas edificações ou reformas de intervenções estruturais exigem a elaboração

Leia mais

Distribuição de estabelecimentos industriais

Distribuição de estabelecimentos industriais Indústria Distribuição de estabelecimentos industriais Estabelecimentos por UF Extrativa Transformação Construção Civil SIUP Total Part.% São Paulo 948 84.854 44.163 3.217 133.182 26,0 Minas Gerais 1.756

Leia mais

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG Rev 00 dez.2014 Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE 13.528-MG NORMAS REGULAMENTADORAS CLT Consolidação das Leis Trabalhistas NR Normas Regulamentadoras (36 Normas Regulamentadoras)

Leia mais

Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2

Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2 Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2 Equipamento de Proteção Coletiva (EPC): 2 Áreas vazadas: Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) 18.13.1. É obrigatória a instalação de proteção coletiva

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sapeaçu publica:

Prefeitura Municipal de Sapeaçu publica: Prefeitura Municipal de Sapeaçu 1 Segunda-feira Ano VIII Nº 907 Prefeitura Municipal de Sapeaçu publica: Certificado de Registro Cadastral - Cadastrado: Cetral Construções E Serviços Ltda ME Cetral Ltda.

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP Departamento de Administração de Material - DEAM Sistema GMS - GESTÃO D

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP Departamento de Administração de Material - DEAM Sistema GMS - GESTÃO D ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP Departamento de Administração de Material - DEAM Sistema GMS - GESTÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES

Leia mais

Anexo II da NDE nº 01/2018

Anexo II da NDE nº 01/2018 Anexo II da NDE nº 01/2018 Tabelas Versão 1.0 30/05/2018 CÓD. Anexo II da NDE nº 01/2018 - Tabelas - Versão 1.0 Tabela 29 - Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados TREINAMENTO/CAPACITAÇÃO/EXERCÍCIO

Leia mais

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança

Leia mais

Acidente do trabalho. Acidente do trabalho com afastamento. Acidente do trabalho grave. Acidente do trabalho típico Administrador do contrato

Acidente do trabalho. Acidente do trabalho com afastamento. Acidente do trabalho grave. Acidente do trabalho típico Administrador do contrato Acidente do trabalho Acidente do trabalho com afastamento Acidente do trabalho grave Acidente do trabalho típico Administrador do contrato Análise Preliminar de Riscos APR Anexo da Solicitação de Licitação

Leia mais

LEVANTAMENTO DE PERIGOS E RISCOS À SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL 1. OBJETIVO 2. PROCEDIMENTO

LEVANTAMENTO DE PERIGOS E RISCOS À SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL 1. OBJETIVO 2. PROCEDIMENTO 1. OBJETIVO Definir a metodologia para levantamento de perigos e riscos relacionados ao sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional da (nome da organização). 2. PROCEDIMENTO 2.1 Definições Perigo

Leia mais

Canteiro de Obras. Murilo Meiron de Pádua

Canteiro de Obras. Murilo Meiron de Pádua Canteiro de Obras Murilo Meiron de Pádua 2019 Resumo Definição de Canteiro de Obras; Fases do Canteiro de Obra; Elementos do Canteiro de Obra; Projeto do Canteiro de Obras (Próximas Aulas); Definição Canteiro

Leia mais

12º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 29 de novembro de 2018 TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: GESTÃO DE RISCO

12º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 29 de novembro de 2018 TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: GESTÃO DE RISCO TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: GESTÃO DE RISCO Luciana de Souza Martins 1 ; Márcio Toshiaki Uehara 2. 1, 2 Universidade de Uberaba lucianasouza.engcivil@gmail.com marciotoshiakiuehara@hotmail.com

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª M a. K A R E N W R O B E L S T

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS - PONTOS OBSERVADOS 14.932

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PROF. ENG. CIVIL GUSTAVO REIS CAMPOS ESTRUTURA E ARQUITETURA Fases

Leia mais

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág.

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág. Rio de Janeiro, 04 de Abril de 2016 Segunda Feira Tempo estável Continuidade no trabalho de escavação Sendo executado estruturas de canteiro tais como: banheiro, vestiário e depósito de cimento Arrumação

Leia mais

ANEXO I. DISCRIMINAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (Conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE)

ANEXO I. DISCRIMINAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (Conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE) ANEXO I DISCRIMINAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (Conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE) 41- CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 41.2 - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 41.20-4 CONSTRUÇÃO

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE Os treinamentos realizados

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 01. Procedimento para fundações, escavações e desmonte de rocha.

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 01. Procedimento para fundações, escavações e desmonte de rocha. Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1. Objetivo Este Manual de Recomendação, tem como objetivo, assegurar que todas as obras efetuem proteção coletiva que prever a adoção de medidas que evitem a ocorrência de desmoronamento,

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 1ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

CANTEIRO DE OBRAS: elementos de projeto

CANTEIRO DE OBRAS: elementos de projeto outubro/2001 AULA 11 CANTEIRO DE OBRAS: elementos de projeto PCC-2302: Gestão da Produção na Construção Civil II Profs. Silvio Melhado e Mercia Barros Assistentes de Ensino: Rita Medeiros; Janayna Aquino;

Leia mais

16/03/2017. Cuiabá/MT Março

16/03/2017. Cuiabá/MT Março Cuiabá/MT Março - 2017 1 Projetos ART Código de Obras Normas Regulamentadoras - NR18 Matrícula Imobiliária Legalização da Obra Anotação de Responsabilidade Técnica, documento do CREA (Conselho Regional

Leia mais

Qualificação Profissional Mínima Exigível aos Engenheiros e outros Técnicos na Atividade da Construção (DECLARAÇÕES)

Qualificação Profissional Mínima Exigível aos Engenheiros e outros Técnicos na Atividade da Construção (DECLARAÇÕES) Qualificação Profissional Mínima Exigível aos Engenheiros e outros Técnicos na Atividade da Construção (DECLARAÇÕES) Lei n.º 40/2015 de 1 de junho Aprova o regime jurídico que estabelece a qualificação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) 1 OBJETIVO Este Termo de Referência tem como finalidade orientar os geradores de resíduos sólidos provenientes

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST www.sstonline.com.br ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

Leia mais

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF Declaração Declaramos para os fins previstos na Lei nº 8.666, de 1993,

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 3ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

Módulo 5. Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações

Módulo 5. Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações Módulo 5 Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações Serviços de Execução e Materiais Controlados A empresa construtora deve preparar uma lista própria de serviços de execução controlados

Leia mais

Montagem de Mezaninos Metálicos em Estações da Fase II da Linha 4 Amarela do Metrô/SP, em Convivência com a Operação Comercial AEAMESP

Montagem de Mezaninos Metálicos em Estações da Fase II da Linha 4 Amarela do Metrô/SP, em Convivência com a Operação Comercial AEAMESP Montagem de Mezaninos Metálicos em Estações da Fase II da Linha 4 Amarela do Metrô/SP, em Convivência com a Operação Comercial Jean José de Lima Vanessa Alessandra Salvador 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Leia mais

A seguir são apresentadas figuras ilustrando as atividades executadas ao longo do quarto mês de atividades.

A seguir são apresentadas figuras ilustrando as atividades executadas ao longo do quarto mês de atividades. São José, 28 de setembro de 2015. Relatório de Acompanhamento de Obra. Referência: mês 05 medição 08 Conforme contrato firmado com a Ponte Engenharia e Construção Ltda para fornecimento de mão de obra

Leia mais

3140-(10) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o

3140-(10) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 3140-(10) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 129 4-6-1999 ANEXO V Capacidade económica e financeira da empresa Declaração bancária abonatória da capacidade financeira. Alteração dos capitais próprios da

Leia mais

LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS EXTERNOS DATA: 11/01/2016

LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS EXTERNOS DATA: 11/01/2016 NBR-ISO- 900 NBR-ISO- 9000 NBR 333:994 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Execução de levantamento topográfico GP-0-BR Procedimento para

Leia mais

D O P A R A N Á C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E

D O P A R A N Á C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E N o v e m b r o / 2 0 1 4 M E M O R I A L D E S C R I T I V O P R O J E T O A R Q U I T E T Ô N I C O E C O M P L E M E N T A R E S C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E P O N T A G R

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho Prevencionismo Prevencionismo "... O prevencionismo em seu mais amplo sentido evoluiu de uma maneira crescente, englobando um número cada vez maior de fatores e atividades, desde as precoces ações de reparação

Leia mais

Arte final da fachada frontal em execução.

Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada posterior em execução. Detalhe do pórtico da fachada frontal em pedra (Mármore ou granito). São Paulo, 30 de agosto de 2017. 16. Informativo

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Dr. Charles Assunção

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Dr. Charles Assunção HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Dr. Charles Assunção COMPETÊNCIA Reconhecer condições que propiciem a possibilidade de acidentes determinando ações que garantam a segurança e higiene no trabalho

Leia mais

PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL CIC

PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL CIC . PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL CIC.Este caderno contém informações socioeconômicas sobre a Regional CIC. É um dos dez estudos sobre a economia dos bairros, agrupados por Regionais. Atualizado anualmente,

Leia mais

Serviços preliminares da construção. Introdução a Construção Civil (ICC) Profª. Bárbara Silvéria

Serviços preliminares da construção. Introdução a Construção Civil (ICC) Profª. Bárbara Silvéria Serviços preliminares da construção Introdução a Construção Civil (ICC) Profª. Bárbara Silvéria Estudo do terreno e Sondagem É importante verificar o terreno onde a obra será edificada, tentando observar

Leia mais

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Conceitos Básicos de SST A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho,

Leia mais

NR35 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR35 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6317 - NR35 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 e 2 - Introdução e Noções Básicas de Segurança do Trabalho 1.1. Riscos do Trabalho em Altura... 24 1.2. Segurança no Trabalho em

Leia mais

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 003 MARÇO/15

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 003 MARÇO/15 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 003 MARÇO/15 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré de Castro Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE

NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE Anderson Rocha Ramos¹, Bruna Neves de Andrade², Felipe Matos Lopes dos Santos 3, Phablo Cabral de Oliveira 4,Silvani Ramos de Oliveira

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção . Objetivo. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos

Leia mais

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6155 - NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução à NR 33 1.1. Espaço Confinado... 22 1.1.1. Principais Características... 22 1.1.2. Outras Definições... 22 1.1.3.

Leia mais

SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO. Prof.ª Rosana Abbud

SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO. Prof.ª Rosana Abbud SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Prof.ª Rosana Abbud Art. 62, CLT: As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão

Leia mais

Arte final da fachada frontal em execução.

Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada posterior em execução. Detalhe do pórtico da fachada frontal em pedra (Mármore ou granito). São Paulo, 30 de junho de 2017. 15. Informativo

Leia mais

DETERMINAÇÃO, AVALIAÇÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO EM ALTURA SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DA NR 35

DETERMINAÇÃO, AVALIAÇÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO EM ALTURA SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DA NR 35 DETERMINAÇÃO, AVALIAÇÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO EM ALTURA SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DA NR 35 Kerley STÜLP 1 Mirdes Fabiana HENGEN 2 PALAVRAS-CHAVES: Segurança no trabalho. Medidas

Leia mais

PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL BAIRRO NOVO

PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL BAIRRO NOVO PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL BAIRRO NOVO. Este caderno contém informações socioeconômicas sobre a Regional Bairro Novo. É um dos dez estudos sobre a economia dos bairros, agrupados por Regionais. Atualizado

Leia mais

Arte final da fachada frontal em execução.

Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada posterior em execução. Detalhe do pórtico da fachada frontal em pedra (Mármore ou granito). São Paulo, 28 de abril de 2017. 14. Informativo

Leia mais

Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras. Professora : Moema Patrícia Barros de Castro

Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras. Professora : Moema Patrícia Barros de Castro Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras Professora : Moema Patrícia Barros de Castro Empreendimentos na Construção Civil Empreendimentos na Construção Civil O que é uma indústria?

Leia mais

Projetar e construir sonhos. Para os negócios e para a vida! No prazo. Com competência e compromisso.

Projetar e construir sonhos. Para os negócios e para a vida! No prazo. Com competência e compromisso. Projetar e construir sonhos. Para os negócios e para a vida! No prazo. Com competência e compromisso. MISSÃO VISÃO VALORES Planejar e edificar com qualidade e solidez, atuando na construção civil de forma

Leia mais

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. A AMBIENTAL proporciona soluções aos clientes que precisam atender as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do

Leia mais

GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL

GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL Título Fonte Calibri 20 Negrito Branca xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Floriano Costa Eng.º de Segurança do Trabalho Julho de 2016 TIPOS DE OBRAS

Leia mais

PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL BOQUEIRÃO

PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL BOQUEIRÃO PERFIL ECONÔMICO DA REGIONAL BOQUEIRÃO Este caderno contém informações socioeconômicas sobre a Regional Boqueirão. É um dos dez estudos sobre a economia dos bairros, agrupados por Regionais. Atualizado

Leia mais

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO. Medidas Provisórias 601/12 e 612/13.

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO. Medidas Provisórias 601/12 e 612/13. DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO Medidas Provisórias 601/12 e 612/13. A Medida Provisória 601/12 estendeu os benefícios fiscais da desoneração da folha de pagamento aos setores da construção civil, do

Leia mais

Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho Apresentação Ronei Vagner Alves Técnico em Segurança no Trabalho 2007 Tecnólogo em Segurança no Trabalho 2012 Supervisor de Trabalho em Altura 2012 Supervisor de Espaço Confinado 2014 Prestador de serviços

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS Saúde e Seguranca Ocupacional Prof. Carlos William de Carvalho 1 NR-1 Disposições Gerais Determina a aplicabilidade de todas as normas regulamentadoras, assim como os direitos e

Leia mais

DECRETO N.º 196/XIII

DECRETO N.º 196/XIII DECRETO N.º 196/XIII Procede à segunda alteração da Lei n.º 31/2009, de 3 de julho, que aprova o regime jurídico que estabelece a qualificação profissional exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração

Leia mais

Serviços Preliminares

Serviços Preliminares Serviços Preliminares O CANTEIRO DE OBRAS É A ÁREA DE TRABALHO FIXA E TEMPORÁRIA, ONDE SE DESENVOLVEM OPERAÇÕES DE APOIO E EXECUÇÃO DE UMA OBRA (NR-18).O CONJUNTO DE ÁREAS DESTINADAS À EXECUÇÃO E APOIO

Leia mais

Empresas titulares de alvará de empreiteiro de obras públicas

Empresas titulares de alvará de empreiteiro de obras públicas Empresas titulares de alvará de empreiteiro de obras públicas (O alvará é válido por tempo indeterminado, sem prejuízo do controlo oficioso do cumprimento dos requisitos) Alvará 1747 - PUB Data de inscrição

Leia mais

O QUE QUEREMOS DA CONSTRUÇÃO NO BRASIL? Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

O QUE QUEREMOS DA CONSTRUÇÃO NO BRASIL? Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Engº José Carlos de Arruda Sampaio Diretor da JDL Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente Brasília: 10/05/2015 O Mercado Crescimento vai depender da disponibilidade

Leia mais

Indústria da Construção Civil:

Indústria da Construção Civil: Indústria da Construção Civil: Introdução Industria da Construção Civil 1 Construção Civil A construção civil divide-se em três subsetores: 1. edificações, responsável pela construção de edifícios; 2.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

12 INFORMATIVO DE ANDAMENTO DA OBRA ED. COMERCIAL HD SETEMBRO /2016. RUA HENRI DUNANT, SÃO PAULO/SP.

12 INFORMATIVO DE ANDAMENTO DA OBRA ED. COMERCIAL HD SETEMBRO /2016. RUA HENRI DUNANT, SÃO PAULO/SP. São Paulo, 30 setembro de 2016. 12. Informativo de Andamento de Obra. 1) Geral O HD873 foi matéria de capa da conceituada revista "Buildings" neste terceiro trimestre de 2016. Neste informativo reproduzimos

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001 PÁGINA 1 DE 6 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE SST CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INTRODUÇÃO Todos os trabalhadores têm direito a um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e seguro, com

Leia mais

RELATÓRIO 01 - SECOVI. SECOVI GO Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás

RELATÓRIO 01 - SECOVI. SECOVI GO Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás RELATÓRIO 01 - SECOVI SECOVI GO Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás 1. Relatório Financeiro: 1.1. Orçamento Obra (incluso Taxa Administrativa): PLANILHA ORÇAMENTÁRIA - ORÇAMENTO REV. 07 Proponente:

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul O emprego formal na Indústria sul-mato-grossense começou 2015 do mesmo modo que terminou 2014, com redução liquida de postos de trabalho.

Leia mais

Quais são os treinamentos em SST, que devem ser aplicados aos funcionários de sua empresa?

Quais são os treinamentos em SST, que devem ser aplicados aos funcionários de sua empresa? Alterada a obrigatoriedade de informação de treinamentos em SST no esocial, conforme Anexo II da NDE nº 01/2018 - Tabela 29 - Versão 1.0, publicada em 30/05/2018. Quais são os treinamentos em SST, que

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina MEMORIAL DE CÁLCULO Obra: Ampliação da Unidade Básica de Saúde Central Localização: Rua Santa Catarina, Centro Área a ser construída: 161,82 m² Data: Novembro de 2015 01 - Serviços Iniciais - Placa da

Leia mais