A lógica das aplicações multicamadas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A lógica das aplicações multicamadas"

Transcrição

1 Desenvolvendo e distribuindo aplicações multicamadas com Delphi Este artigo ensina o desenvolvimento de aplicações multicamadas com Delphi, mostrando a criação da aplicação servidora, a aplicação cliente e o que nem os livros ensinam, a distribuição de uma aplicação multicamadas na rede. Assim o leitor pode aprender passo a passo todos os processos de criação de aplicações com esta tecnologia. Quando desenvolvemos uma aplicação cliente/servidor normal, temos que instalar e configurar o banco de dados no servidor e em cada computador cliente, o que acaba sendo muito cansativo. As aplicações multicamadas resolvem este problema, pois basta instalar o banco de dados no servidor, criar um aplicativo que rode no próprio servidor e que ao acessar o banco de dados, envie os dados do servidor para os computadores clientes. Assim, os computadores clientes apenas precisam estar conectados na rede para acessar os dados e não é preciso nenhuma instalação de banco de dados neles. Neste artigo aprenderemos como desenvolver aplicações multicamadas utilizando a tecnologia DCOM. A lógica das aplicações multicamadas Uma aplicação multicamadas e dividida em três partes: Um aplicativo servidor, que fica no computador servidor; Um servidor remoto de dados, que acessa os dados do servidor e envia as informações `as aplicações clientes e Um aplicativo cliente, que acessa os dados do servidor. A aplicação servidora e o servidor remoto de dados (Remote Data Module) ficam juntas, rodando no servidor. Criando a aplicação servidora Inicie o Delphi, vá em File New Application; Após este passo, vamos inserir no projeto, um modulo de dados remoto também conhecido como Remote Data Module. Para isso, vá em File New Other e selecione Remote Data Module da aba Multitier. Em seguida clique em OK. Assim: (Inserindo um Remote Data Module no projeto) Após clicar em OK, aparecera uma tela, que é de configuração do Remote Data Module como a mostrada abaixo:

2 (Configurando o Remote Data Module) Deixe a opção Instancing como Multiple Instance e a opção Threading Model como Apartment. Na opção CoClass Name digite Servidor, este será o nome da classe servidora. Após feitas estas configurações, clique em OK. O nosso Remote Data Module é então inserido no projeto. Para simplificar, usarei o componente Ttable para o acesso a dados. Insira os seguintes componentes no Remote Data Module: - 1 Ttable (palheta BDE); - 1 TDataSetProvider (palheta Data Access); de modo que o modulo de dados fique assim:

3 Vamos agora ligar a tabela (table1) a um banco de dados. Configure a propriedade DatabaseName do componente Ttable como DBDEMOS. Após termos selecionado a base de dados (Database), vamos selecionar a tabela da base de dados, a qual queremos acessar. Para isso vá à propriedade TableName do componente Ttable e selecione events.db. Para ativar a tabela, vá à propriedade Active, ainda do componente Ttable e selecione True. Agora que já ligamos o componente Ttable ao banco de dados, vamos configurar o componente TDataSetProvider. Este componente é o elo de ligação entre o componente Ttable do Remote Data Module e a aplicação cliente que ainda iremos criar. A configuração do TDataSetProvider é simples, basta colocar sua propriedade DataSet como Table1. Agora, a nossa aplicação servidora está pronta. É preciso registrar essa aplicação servidora na maquina que será servidora. Em nosso exemplo, basta executar a aplicação para que ela fique registrada na maquina servidora. Após executar a aplicação, Salve-a. Observação: O acesso a dados pode ser feito através de qualquer componente de acesso dados do Delphi, não se restrinja a usar somente Ttable em seus projetos multicamadas. Criando a aplicação cliente

4 Inicie o Delphi, vá em File New Application; O componente do Delphi que serve como segundo elo de ligação nas aplicações multicamadas e o DCOMConnection da palheta DataSnap, pois ele se liga ao TDataSetProvider do Remote Data Module. Vamos inserir os seguintes componentes no form: 1 TDCOMConnection (palheta DataSnap); 1 TClientDataSet (palheta Data Access); O form devera ficar como na figura abaixo: Para ligarmos o componente TDCOMConnection ao Remote Data Module, vá em sua propriedade ServerName e selecione Pserver.Server, que é o nome do projeto servidor junto com o nome do Remote Data Module. Após este passo, mude a propriedade Connected para True. Observação: Neste exemplo não estamos configurando a propriedade ComputerName do componente TDCOMConnection, pois a aplicação servidora está na mesma maquina que a aplicação cliente. Neste caso deixamos esta propriedade em branco. Porem, como a tecnologia multicamadas existe para ser usada em rede, quando a aplicação servidora já estiver na maquina servidora, basta selecionar o nome da maquina da rede que e a servidora através desta propriedade. Se a aplicação cliente criada será rodada em uma maquina que não seja a servidora, eu aconselho que a propriedade Computer Name seja configurada de uma vez, para não ser necessário no futuro que essa configuração seja feita através de código.

5 Após termos conectado o TDCOMConnection ao Remote Data Module, vamos ligar o TClientDataSet ao Remote Data Module através do TDCOMConnection. Para isso, vá à propriedade RemoteServer do TClientDataSet e selecione DCOMConnection1. Agora vá à propriedade ProviderName do TClientDataSet e selecione DataSetProvider1. Este DataSetProvider1 é o que foi inserido na criação do Remote Data Module. O que falta fazer agora é ativar o TClientDataSet, para isso vá à propriedade Active e selecione True. Pronto, agora já conectamos a nossa aplicação cliente à servidora e apenas falta trabalhar com dados. Para isso, insira os componentes abaixo ao form: 1 TDataSource(palheta Data Acces); 1 TDBGrid(palheta Data Controls); 2 TEdit(palheta Standard); 1 TButton(palheta Standard) Agora vamos às ligações. Primeiro vamos ligar o TDataSource ao TClientDataSet. Para isso, vá à propriedade DataSet do TDataSource e selecione ClientDataSet1. Após feito isso, vamos ligar o TDBGrid ao TDataSource. Para isso, vá à propriedade DataSource do componente TDBGrid e selecione DataSource1. Com isso, o form devera ficar assim: Vamos agora fazer com que o usuário ao acessar um número de evento(o banco de dados escolhido se refere a eventos), insira um novo nome para o evento escolhido, assim: No Edit1 será feito o acesso ao numero de evento que o usuário escolher (relativo ao campo EventNo) e será inserido o texto do Edit2 ao campo Event_Name. Faça com que o código do botão seja igual ao código da listagem 1 :

6 Observação: Preste atenção para a antipenúltima linha de código, onde está escrito: clientdataset1.applyupdates(0); Se você fizer os testes, verá que sem ela, o texto inserido no TClietDataSet não terá valor e não será gravado no banco de dados realmente, porem estará lá enquanto o programa estiver em execução. Isto acontece, pois o TClietDataSet, ao iniciar o programa, pega os dados da aplicação servidora. O comando post grava o texto no componente, porem não envia a atualização ao servidor. O comando ApplyUpdates(0) faz a atualização, ou seja, pega as alterações feitas na maquina cliente e as envia para a aplicação servidora. Então os dados são realmente gravados. Agora basta salvar e rodar a aplicação cliente. Distribuindo aplicações multicamadas em uma rede Antes de tudo, devo ressaltar que a tecnologia DCOM utilizada na nossa aplicação multicamadas não é da Borland e não foi fabricada por ela. A tecnologia DCOM é da Microsoft. Ao contrario do que muitos pensam, a distribuição de uma aplicação multicamadas não é simplesmente ligar dois computadores na rede, um cliente e um servidor rodar a aplicação cliente na maquina cliente. Bem, a lógica é essa, porem é necessário que instalemos alguns pacotes para que a aplicação servidora e a cliente funcionem na rede em computadores diferentes. Aqui se encontra a chave das aplicações multicamadas que utilizam DCOM, pois os livros em geral, não ensinam a distribuir as aplicações multicamadas, mas apenas a cria-las assim como fizemos acima. Muitos programadores que aprendem a criar uma aplicação multicamadas muitas vezes desistem da tecnologia, pois na hora de rodar a aplicação cliente na maquina servidora ela roda perfeitamente, mas na hora de roda-la na maquina cliente, o Windows diz que o programa executou uma operação ilegal.

7 Configuração da maquina servidora Na maquina servidora é onde é feita a parte mais complicada da configuração. Vamos às configurações da rede: verifique se sua rede está configurada com controle de acesso em nível de usuário ou com controle de acesso em nível de compartilhamento. A opção Controle de acesso em nível de compartilhamento deverá ser estabelecida. Compartilhe as pastas onde estão o banco de dados e a aplicação servidora, porém compartilhe como completo e não apenas como leitura, pois se o compartilhamento for configurado como Somente leitura, as alterações feitas pela maquina cliente não poderão ser salvas no servidor e aparecerão mensagens de erros. Veja abaixo a aba de compartilhamento de pasta: Agora que a rede já está configurada, vamos às configurações do DCOM na maquina servidora. A Microsoft adicionou algumas melhorias de segurança no Windows XP Service Pack 2. Isto alterou também a janela de configuração do DCOM do Windows XP. Para configurar esta versão: 1. Se o computador pertencer a um workgroup em vez de um domínio, certifique-se de que não usa compartilhamento simples de arquivo. Abra o Windows Explorer ou dê um duplo clique em Meu Computador, clique em Ferramentas/ Opçoes de Pastas, selecione Modo de Exibição e desmarque Usar compartilhamento simples de arquivo. 2. Clique em Iniciar, clique em Programas, clique em Ferramentas administrativas, clique em Serviços de componente. (Outra forma seria clicar em Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços de componente ou simplesmente Vá em iniciar executar, digite dcomcnfg e clique em OK. Este comando abrirá o utilitário de configuração):

8 3. Expanda a árvore Serviços de componente, expanda Computadores e clique com o botão direito em Meu Computador. Selecione Propriedades. 4. Clique em Propriedades padrão. Selecione Ativar DCOM neste computador. Configure a propriedade Nível de autenticação padrão para Conectar (Nenhum também funciona). Configure o Nível de representação padrão para Identificar (Representar também funciona).

9 5. Clique em Segurança padrão. 6 Na aba "Segurança COM", em "Permissões de acesso" clique em Editar padrão. Adicione com permissão Local e remota SYSTEM, INTERATIVO, REDE e o usuário que irá fazer a autenticação (se for o caso de se especificar um usuário que irá acessar a aplicação servidora) utilizando o COM precisam ser incluídos na lista. Existem algumas formas de se fazer isso. Você pode adicionar o usuário específico ou simplesmente adicionar o grupo a que este usuário pertence. Os valores possíveis são: - Domínio\NomeDoUsuário (Um usuário específico) - Domínio\Administradores (Todos os administradores do domínio especificado) - Todos (Todos os usuários / Everyone em inglês) 7. Em Permissões de acesso clique em Editar Limites. O Service Pack 2 vem com os seguintes valores: LOGON ANÔNIMO (Acesso local) e Todos (Acesso Local e Remoto). Tenha certeza que os valores estão listados e então adicione o usuário que irá se autenticar. Este usuário precisa ter permissão Local e Remota. 8. Em Permissões de Inicialização e Ativação clique em Editar padrão. Adicione com permissão Local e remota para ativação e inicialização SYSTEM, INTERATIVO, REDE e o usuário que irá fazer a autenticação. 9. Em Permissões de Inicialização e Ativação clique em Editar Limites. O Service Pack 2 vem com os seguintes valores: COMPUTADOR\Administradores (Ativação Local e Remota e Inicialização Local e Remota) e Todos (Ativação Local e Inicialização Local). Tenha certeza que os valores estão listados e então adicione o usuário que irá se autenticar. Este usuário precisa ter permissão Local e Remota para Inicialização e ativação.

10 10. O Service Pack 2 vem com o Windows Firewall ativado. Se o firewall estiver ativado, você precisa permitir que sua aplicação COM acesse a sua rede e desta forma receber chamadas de solicitação de licença. Caso você tenha outro firewall protegendo sua rede, você pode desabilitar este sem problema. - Clique em Painel de Controle e em Firewall do Windows. - Selecione Desativado em Geral. Vá à aba Config. DCOM do aplicativo Serviços de Componente e selecione Servidor Object na caixa de opções com os nomes de aplicações DCOM que é a aplicação servidora que criamos. Ela se chama Servidor Object, pois o nome que demos ao Remote Data Module quando salvamos foi Servidor. Após esta seleção, clique no botão Properties. Abrirá uma tela, nesta tela selecione a aba Local. Nesta aba, selecione a primeira e a segunda opção e as deixe marcadas. O próprio utilitário verifica qual é a que esta funcionando e aplica na hora da execução. Agora basta selecionar Aplicar e OK.

11 Configuração das maquinas clientes Nas maquinas clientes, o processo é bem mais simples. Após o servidor devidamente configurado, falta apenas copiar a aplicação cliente para cada maquina cliente e executar. Observação: Se a aplicação servidora não estiver rodando, ou seja, aberta, em execução, a aplicação cliente nas maquinas-clientes dará uma mensagem dizendo: Falha ao executar o servidor A programação multicamadas utilizando DCOM é basicamente isto. Onde se deve ficar atento é na parte de configuração do servidor, pois é onde ocorrem os principais erros e é a causa de principais falhas de execução da aplicação cliente nas maquinas clientes.

Configurações Cliente/Servidor OPC

Configurações Cliente/Servidor OPC Configurações Cliente/Servidor OPC Estabelecendo Comunicação OPC no Windows XP SP2 É comum encontrar dificuldades com a comunicação do OPC no Windows XP SP2, devido às configurações avançadas de segurança.

Leia mais

Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista

Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.5.3 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá se conectar remotamente à um computador,

Leia mais

Corporativo Procedimento de instalação do Benner Provider

Corporativo Procedimento de instalação do Benner Provider Procedimento de instalação do Benner Provider www.benner.com.br Atualizado em 15/7/2014 Procedimento de instalação do Benner Provider Copyright 2014 Benner Software de Gestão de Negócios Todos os direitos

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Manual de Instalação Recuperação Fiscal

Manual de Instalação Recuperação Fiscal Manual de Instalação Recuperação Fiscal Versão 1.4 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Descrição Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Fábio Franzoni 19/12/2013 1.1 Revisão

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO Conteúdo MICROSOFT OUTLOOK 2007 e 2010... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o Assistente... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o menu Ferramentas... 8 MICROSOFT

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434 Assunto Tutorial - Configurar wifi TRT18_Corporativa ou TRT18_OAB - Windows 7 e Windows 10 Conteúdo Descrição Orienta como conectar notebooks com Windows 7 ou Windows 10 à rede sem fio utilizada no Tribunal.

Leia mais

Desenvolvimento de softwares e aplicações web

Desenvolvimento de softwares e aplicações web Desenvolvimento de softwares e aplicações web Home Empresa Softwares Downloads Contato Pedido Online Nós temos 2 visitantes online Visitantes Hoje 54 Esta semana 54 Este mês 1095 Último mês 2131 Artigos

Leia mais

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services 201 6 Manual Técnico Instalação e Configuração do Reporting Services Me ta T e c no l o g i a em So f t wa r e Lt da. Com a instalação do módulo de Reporting services poderemos disponibilizar relatórios,

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de no Mesmo Perfil do Outlook

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de  no Mesmo Perfil do Outlook Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de E-mail no Mesmo Perfil do Outlook Página 1 de 7 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO

Leia mais

Proteção para visualização do arquivo:

Proteção para visualização do arquivo: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série Em determinadas ocasiões precisamos proteger trabalhos realizados no Excel, seja para enviá-los via e-mail, armazená-los em

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Instalando Servidor de Arquivos

Instalando Servidor de Arquivos Este tuto é referente a instalação e configuração do Servidor de Arquivos do Windows Server 2008 R2. ================================================== ===== Instalando Servidor de Arquivos 1. Abra o Gerenciador

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Passo 1: Para permitir que computadores acessem instâncias do SQL Server em outra máquina, a primeira coisa a ser feita é uma configuração na instância

Leia mais

Proteja seu PC: aprenda a criar pontos de restauração diários no Windows 10 1

Proteja seu PC: aprenda a criar pontos de restauração diários no Windows 10 1 Proteja seu PC: aprenda a criar pontos de restauração diários no Windows 10 1 Eu sei que o texto é um pouco grande. Existem muitas figuras facilitando a sua leitura. Além do que o mesmo pode salva-lo de

Leia mais

COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 10

COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 10 COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 10 Este manual foi elaborado com o objetivo de orientar alunos sobre como se conectarem à rede eduroam utilizando o sistema operacional

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

Guia de Instalação. 1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010

Guia de Instalação.  1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010 Guia de Instalação Nintex USA LLC 2012. Todos os direitos reservados. Salvo erros e omissões. support@nintex.com www.nintex.com 1 Sumário 1. Instalando o Nintex Workflow 2010... 4 1.1 Executar o instalador...

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e Insira o CD- ROM de Instalação que acompanha sua máquina,

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS)

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) A primeira coisa a se fazer é escolher o micro Servidor, pois é neste micro que o banco de dados ficará. Para isso, baixe o

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

RESUMO DE AULAS PC1 ETEC TAQUARITUBA 2 SEM 2011

RESUMO DE AULAS PC1 ETEC TAQUARITUBA 2 SEM 2011 Introdução à Banco de Dados em Delphi: Uma das alternativas para uso de BD mais usadas atualmente para fazer conexão de aplicativos a Bancos de Dados é o ActiveX Data Objects (ADO), da Microsoft. O ADO

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE SMARTCARVE 4.3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE SMARTCARVE 4.3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE SMARTCARVE 4.3 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Laser esteja ligada, e o SOFTDOG (Licença do Software) esteja conectado na USB de seu computador/notebook

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Fiery server e na impressora por meio de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

2 Instalação de um segundo controlador de domínio

2 Instalação de um segundo controlador de domínio FATERN - 2009.2 Exercícios - AD João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 Objetivos Administrar o Active Directory, adicionando um segundo controlador de domínio, criando e configurando unidades organizacionais,

Leia mais

Acessando e configurando os s

Acessando e configurando os  s Acessando e configurando os e-mails Agora que você possui uma conta de e-mail no CREA-SP, veja como pode acessá-la. Além do Webmail, você pode usar gerenciadores de e- mail, como Microsoft Outlook. Acessando

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Definição: Este documento tem por finalidade ensinar os procedimentos para implantação da Nota Fiscal Eletrônica versão 2. 0 para os clientes cadastrados no SAC Gerencial.

Leia mais

Linguagem de Programação II Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Assunto: Linguagem Pascal (Ambiente Lazarus) com Banco de Dados

Linguagem de Programação II Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Assunto: Linguagem Pascal (Ambiente Lazarus) com Banco de Dados Apostila 8 Linguagem de Programação II Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Assunto: Linguagem Pascal (Ambiente Lazarus) com Banco de Dados Só relembrando, na última apostila você configurou o componente

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Introdução. Antes de começar

Introdução. Antes de começar Introdução Computadores com mais de um usuário quase sempre necessitam de restrições que impeçam a alteração de configurações ou o acesso a determinados recursos do sistema operacional. Uma ferramenta

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

Configurações para acessar o Sadig pela Rede

Configurações para acessar o Sadig pela Rede Página 1 1. Acesso ao Sadig através da rede O Sadig é um produto que permite o acesso de vários usuários ao compartilhamento das informações gerenciais. Uma das principais dúvidas dos usuários do Sadig

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 7

COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 7 COMO SE CONECTAR À REDE EDUROAM Utilizando Sistema Operacional Windows 7 Este manual foi elaborado com o objetivo de orientar alunos sobre como se conectarem à rede eduroam utilizando o sistema operacional

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e o CABO USB da mesma conectado ao seu computador/notebook

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Para que a Solicitação de Assistência Remota tenha êxito é necessário desabilitar o Firewall do Windows XP SP2.

Para que a Solicitação de Assistência Remota tenha êxito é necessário desabilitar o Firewall do Windows XP SP2. Como Solicitar Assistência Remota no MSN Messenger Para que a Solicitação de Assistência Remota tenha êxito é necessário desabilitar o Firewall do Windows XP SP2. OBS: Se tiver outro Firewall que não seja

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

Requisitos do sistema

Requisitos do sistema Requisitos do sistema Sistema operacional O Nintex Workflow 2007 deve ser instalado no Microsoft Windows Server 2003 ou 2008. Cliente de navegação Microsoft Internet Explorer 6.x, embora recomende-se o

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Sobre este Leia-me Recursos não mais suportados no Veritas System Recovery 16 Monitor Sobre o Veritas System Recovery 16 Monitor Requisitos do sistema Pré-requisitos

Leia mais

Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO

Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO 1) No Servidor: Os serviços abaixo estão no automático e Iniciados: a. - SQL Server b. - SQL Server Browser 2) No Servidor: Protocolo para

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

Atualizações do sistema Adendo do usuário

Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema é um serviço do servidor de impressão que mantém o software de sistema de seu servidor de impressão atualizado com as últimas atualizações

Leia mais

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você explorará o Firewall do Windows e definirá algumas configurações avançadas. Equipamentos Recomendados Dois computadores conectados diretamente ou através de uma rede

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista

Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista 5.0 9.4.2.4 Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá compartilhar uma impressora, configurá-la em um computador da

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Sumário 1. Edição a ser baixada... 2 2. O porquê da edição... 2 3. Recomendações... 2 4. Link para Download (idioma: Inglês)... 2 5. Escolha o arquivo à ser

Leia mais

CashDriver Android Instalação

CashDriver Android Instalação CashDriver Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.11.015 BD:3 Versão 1 13/11/2013 Resumo da apresentação Pré- condições Atualização e configuração

Leia mais

ACTIVE DIRECTORY I. Andre Couto Leonardo Lizardo Milena Braga. A conta do usuário é utilizada como a sua identidade na rede.

ACTIVE DIRECTORY I. Andre Couto Leonardo Lizardo Milena Braga. A conta do usuário é utilizada como a sua identidade na rede. ACTIVE DIRECTORY I Andre Couto Leonardo Lizardo Milena Braga A conta do usuário é utilizada como a sua identidade na rede. O Windows Server, precisa de uma maneira para identificar quem é o usuário logado

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

AiSMTP

AiSMTP AiSMTP http://www.allakore.com Nesta documentação, você irá aprender a configurar e utilizar de maneira correta o AiSMTP. Está pronto para criar seu SMTP? Então vamos lá! Primeiramente, efetue o Download

Leia mais

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico)

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Este documento é baseado no Guia Foca Linux, que pode ser encontrado em: http://focalinux.cipsga.org.br/. Introdução O SAMBA é um servidor e conjunto de

Leia mais

Consulte as Convenções de Dicas Técnicas da Cisco para obter mais informações sobre convenções de documentos.

Consulte as Convenções de Dicas Técnicas da Cisco para obter mais informações sobre convenções de documentos. Índice Introdução Como eu autorizo os usuários a ver os Relatórios de Histórico nos CRS? Como eu pesquiso defeitos a introdução de não poder entrar ao aplicativo histórico do relatório? Como eu adiciono

Leia mais

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO Rev. 01.00 Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando o Driver USB... 2 3 Instalando o Driver MFE (Monitor)... 8 4 Instalando o Integrador... 15 5 Instalando

Leia mais

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário Nota de Aplicação NAP154 Utilização de Base de Dados com BluePlant Sumário 1. Descrição... 2 2. Introdução... 2 3. Definição da Arquitetura de Referência... 2 3.1 Material Utilizado no Exemplo... 2 4.

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

Relatórios de histórico para perguntas frequentes sobre o IPCC Express

Relatórios de histórico para perguntas frequentes sobre o IPCC Express Relatórios de histórico para perguntas frequentes sobre o IPCC Express Índice Introdução Como eu autorizo os usuários a ver os Relatórios de Histórico nos CRS? Como eu pesquiso defeitos a introdução de

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

Rede WI-FI ALUNOS/SERVIDORES. Eduroam - WIFI

Rede WI-FI ALUNOS/SERVIDORES. Eduroam - WIFI Rede WI-FI ALUNOS/SERVIDORES 1 3 Preencha os campos para conectar-se. Abra as configurações de rede Wi-Fi de seu android. 1 Método EAP: "PEAP" 2 Autenticação de fase 2: "MSCHAPV2" 3 Identidade: Número

Leia mais

Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10

Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10 Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10 Elaborado por: César Murilo da Silva Júnior (Setor de Informática da Biblioteca Central do UNIPAM) Colaboração: CRS Coordenação de Redes e Segurança

Leia mais