PORTFÓLIO ALAGOAS Maceió. Rio de Janeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTFÓLIO ALAGOAS Maceió. Rio de Janeiro"

Transcrição

1 2016

2 ALAGOAS Maceió Rio de Janeiro SÃO PAULO Araraquara Botucatu Brotas Caçapava Jales Osasco Pontal Santo André São Bernardo do Campo Tatuí

3 WN Engenharia Multiaços Indústria e Comércio de Produtos Técnicos Projeto Executivo de Instalações Hidráulicas. Unidade de Fabricação de Produtos Metálicos, localizada em Araraquara SP. Projeto de Instalações Hidráulicas de Água Fria e Esgoto Sanitário de TODAS AS EDIFICAÇÕES DA UNIDADE. Implantação do Empreendimento Detalhe Isométrico de Água Fria Detalhe Bifilar de Esgoto Sanitário Destaque para a edificação que contempla o ambulatório, sanitários, cozinha e refeitório.

4 TECTON Planejamento e Consultoria Prefeitura Municipal de Botucatu Projeto Executivo de Infraestrutura Urbana. CDHU: Loteamento Botucatu I, localizado em Botucatu SP. Planta Micro Drenagem Urbana Loteamento Botucatu I, possui o perímetro do projeto com 51 lotes implantados pela a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A PIEZOM projetou a rede de Micro Drenagem Urbana, constituída de 551 metros de galerias.

5 Parceiro TECTON Planejamento e Consultoria Prefeitura Municipal de Brotas Projeto Executivo de Infraestrutura Urbana. CDHU: Loteamento Brotas E, localizado em Brotas SP. Corte Esquemático Reservatório Elevado Volume: 220 m³ Ø Int.: 5,60 m Planta Rede de Distribuição de Água Projetos de Infraestrutura das Redes de Água, Esgoto e Drenagem do Loteamento Brotas E. O perímetro do projeto consiste em 482 lotes, sendo 300 para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), 154 do Programa Casa Paulista e 28 para uso comercial da Prefeitura de Brotas. Apresentamos o Projeto de Abastecimento de Água com mais de metros de rede projetada.

6 TCA Soluções e Planejamento Ambiental Prefeitura Municipal de Caçapava, Contrato FEHIDRO Infraestrutura Urbana: Plano Diretor de Macrodrenagem Município de Caçapava SP. A TCA elaborou o Plano Diretor de Macro Drenagem do Município de Caçapava. Com estudos de Campo, Cadastrais e Hidrológicos, foram identificadas as áreas críticas pela falta ou subdimensionamento dos dispositivos de drenagem. Estas áreas foram redimensionadas para o controle e amortecimento das cheias. Foram 6 Áreas Críticas: 1. Av. Pedro Antônio 2. Rua Roberto Eduardo Le 3. Rua José Claudino Ribeiro Silva 4. Rua Doutor Julio Giulio 5. Avenida Imigrantes 6. Linha Férrea A PIEZOM projetou a Micro Drenagem e o Desenvolvimento dos desenhos de Macro Drenagem, baseada nas informações dos Relatórios da TCA. Ampliação Macro Drenagem TRAVESSIA Planta da Área Crítica na Avenida Pedro Antônio Dimensionamento da Rede de Micro Drenagem

7 TCA Soluções e Planejamento Ambiental Prefeitura Municipal de Caçapava, Contrato FEHIDRO Infraestrutura Urbana: Plano Diretor de Controle de Erosão Urbana Município de Jales SP. A TCA elaborou o Plano Diretor de Controle de Erosão Urbana no Município de Jales. Embasada nas informações apresentadas nos Relatórios, a PIEZOM desenvolveu os desenhos de Macro Drenagem. Destaque para o Córrego Tamboril, estaca de 0 a 10. Foram 4 Córregos que foram contemplados no Plano: 1. Córrego Tamboril 2. Rua Magé 3. Avenida Maria Jales 4. Rua Salustiano Pupin Seções do Córrego Tamboril Foi proposto no Projeto de Macro Drenagem que o revestimento seja realizado em Gabião.

8 Infinity Tech Engenharia e Meio Ambiente Projeto Executivo de Infraestrutura Hidráulica Condominial. Sede Empresarial, localizado em Osasco SP. Implantação Sede Empresarial A Infinity Tech desenvolveu o Projeto Executivo para a Substituição de m de Redes de Distribuição de Água Potável e Não Potável. A PIEZOM realizou a Modelagem Hidráulica do traçado das Redes de Distribuição de Água Potável e Não Potável. A Metodologia adotada foi a do Método Gradiente com o uso Software de Dimensionamento: WaterCAD V8i Ampliação

9 HIDROCONSULT Consultoria Estudos e Projetos 23 Sul Arquitetura Prefeitura Municipal de Maceió Projeto Básico de Instalações Hidráulicas Programa de Requalificação Urbana e Ambiental da Orla Lagunar, localizado em Maceió AL. Projeto Básico de Instalações Hidráulicas de Água Fria, Esgoto Sanitário, Águas Pluviais, Gás LP e Hidrantes de diversas edificações do Programa de Requalificação Urbana e Ambiental da Orla Lagunar. As edificações constituem-se em Habitações Multifamiliares, Creches, Centro Comunitário e um Museu. Distribuídos em 4 áreas de intervenção. Serão mais de 1780 Unidades Habitacionais (UH). DESTAQUE PARA A HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR COM A APRESENTAÇÃO DO ESQUEMA VERTICAL DE ÁGUA FRIA, GÁS LP E HIDRANTES. SÃO 20 UH POR TIPOLOGIA, 4 UH POR PAVIMENTO.

10 HIDROCONSULT Consultoria Estudos e Projetos 23 Sul Arquitetura Prefeitura Municipal de Maceió Projeto Básico de Instalações Hidráulicas Programa de Requalificação Urbana e Ambiental da Orla Lagunar, localizado em Maceió AL. Planta do Pavimento Térreo As Áreas de Intervenção 3 e 4 do Programa, contarão com CRECHES para o atendimento da população. Destaque para as disciplinas de ESGOTO SANITÁRIO E ÁGUAS PLUVIAIS.

11 TECTON Planejamento e Consultoria Prefeitura Municipal de Pontal Projeto Executivo de Infraestrutura Urbana. CDHU: Loteamento Pontal D, localizado em Pontal SP. Perfil da Rede Esgoto Sanitário PROJETO EM DESENVOLVIMENTO Implantação de 205 unidades unifamiliares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) pertencente ao Loteamento Pontal D. A PIEZOM trabalha no desenvolvimento dos projetos de Infraestrutura Urbana das Redes de Água, Esgoto e Drenagem. Apresentamos o perfil da rede projetada de Esgoto Sanitário da Rua 1. Projeto que possui mais de m de redes de esgoto. Imagem ilustrativa de Casas Unifamiliares Fonte: CDHU (2015)

12 TECTON Planejamento e Consultoria Prefeitura Municipal de Santo André Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação Projeto Executivo de Infraestrutura Urbana. Núcleo Pintassilgo, localizado em Santo André SP. Planta Micro Drenagem Urbana Projetos de Infraestrutura das Redes de Água, Esgoto e Drenagem do Núcleo Pintassilgo, comunidade próxima ao Parque do Pedroso e à Represa Billings, em Santo André. Os projetos fazem parte do Programa de Urbanização da área que trará serviços básicos para famílias. Jardim de Chuva, capacidade de 2,30 a 5,80 m³. Planta Urbanística Arquiteto e Urbanista Pascoal Mário Costa Guglielmi Destaque para o projeto de Micro Drenagem com 1736,20 m de galerias. O Projeto contou com técnicas compensatórias e alternativas de drenagem, conhecidas como Drenagem Sustentável. De acordo com as características da área de contribuição, altura do lençol freático, tipo de solo e declividade, os dispositivos mais adequados para compor o sistema foram os Jardins de Chuva. Estes, servem como bacias de retenção que infiltra o volume da chuva precipitada e escoada a montante das sarjetas. Depois o excedente extravasa por uma abertura a jusante do dispositivo, seguindo pela sarjeta novamente até encontrar outro jardim de chuva ou boca de lobo.

13 LOUREIRO + ARQUITETOS Associados AR Tecplan Projetos Industriais Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania Projeto Executivo de Infraestrutura Urbana Programa MORAR CARIOCA, Agrupamento 6: Gávea, Rio de Janeiro RJ. PROJETO EM DESENVOLVIMENTO O Projeto consiste na aplicação de melhorias e Comunidade Vila Parque da Cidade, localizada na Gávea. manutenção da infraestrutura do Vila Parque da Cidade. Destaque para o Projeto de Esgotamento Sanitário que propõe o atendimento para mais de 6000 pessoas. Está sendo proposto a ampliação da rede para o atendimento dos becos e vielas que ainda não possuem redes de esgotamento. A cor vermelha apresenta as redes projetadas. Fotos tiradas das vielas e ruas do Vila Parque da Cidade. Vistoria realizada no dia 25/05/2016

14 Parceiro LOUREIRO + ARQUITETOS Associados AR Tecplan Projetos Industriais Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania Projeto Executivo de Infraestrutura Urbana Programa MORAR CARIOCA, Agrupamento 6: Vidigal, Rio de Janeiro RJ. Comunidade Chácara do Céu, localizada no Vidigal. Renderização da comunidade produzida pelo Google Earth (2016) PROJETO EM DESENVOLVIMENTO. O Projeto de infraestrutura da Chácara do Céu. Destaque para o Projeto de Abastecimento de Água que propõe o atendimento para mais de 1300 pessoas. A rede de água será redimensionada e os ramais seguirão para vielas e becos que não possuem redes de distribuição. Na Chácara do Céu, O Abastecimento de Água será setorizado em 2 setores, cada qual com o seu reservatório. Uma elevatória recalca água para o Setor A. E o Setor B é abastecido pela elevatória existente.

15 HPROJ Planejamento e Projetos Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, Secretaria de Habitação Projeto Executivo de Instalações Hidráulicas: Esgoto e Águas Pluviais Grotão Poligonal Estendida, Bairro Montanhão localizada em SBC SP. Grotão Poligonal Estendida, constitui-se em 6 Condomínios com 16 Tipologias Multifamiliares. Serão mais de 390 Unidades Habitacionais. A PIEZOM desenvolveu as disciplinas de Esgoto Sanitário e Águas Pluviais. E a HPROJ, desenvolveu as disciplinas de Água Fria, Gás Combustível e Hidrantes.

16 TCA Soluções e Planejamento Ambiental Prefeitura Municipal de Caçapava, Contrato FEHIDRO Infraestrutura Urbana: Plano Diretor de Drenagem Urbana Município de Tatuí SP. A TCA elaborou o Plano Diretor de Drenagem Urbana. Com estudos de Campo, Cadastrais e Hidrológicos, foram identificadas as áreas críticas pela falta ou subdimensionamento de dispositivos de drenagem, trazendo ocorrências de enchentes nas áreas. A partir destas áreas, a PIEZOM desenvolveu os Projetos de Micro Drenagem. Destaque para a área crítica da Rua Vice Prefeito Nelson Fiuza com galerias de 2246,00 m.

17 2016

Consultoria em Engenharia Hidráulica Sanitária

Consultoria em Engenharia Hidráulica Sanitária Consultoria em Engenharia Hidráulica Sanitária 2 Quem Somos A Hidro Consultoria desenvolve e oferece para empreendimentos imobiliários, indústrias, sistemas públicos e rodovias soluções em engenharia hidráulica

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO

PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS

Leia mais

SISTEMAS PÚBLICOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

SISTEMAS PÚBLICOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SISTEMAS PÚBLICOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO dayengcivil@yahoo.com.br https://sites.google.com/site/professoradayanecristina/home ESGOTO A falta de solução adequada para a destinação final do esgoto, gera

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO DRENAGEM URBANA. Prof. Silvana Ferreira Bicalho

SANEAMENTO BÁSICO DRENAGEM URBANA. Prof. Silvana Ferreira Bicalho SANEAMENTO BÁSICO DRENAGEM URBANA Prof. Silvana Ferreira Bicalho silfbicalho@hotmail.com Definições Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: Lei 11.445/2007- PNSB segundo alínea d do inciso I do caput

Leia mais

ANÁLISE DO RESIDENCIAL HARAGANO. Andres Corrêa da Silva, Enri Gehling. Pelotas, 2013.

ANÁLISE DO RESIDENCIAL HARAGANO. Andres Corrêa da Silva, Enri Gehling. Pelotas, 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TEORIAS DO URBANISMO ANÁLISE DO RESIDENCIAL HARAGANO Análise do conjunto

Leia mais

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE Sumário 1 Objetivo... 4 2 Características Principais... 4 2.1 Área de Intervenção...

Leia mais

Qualidade e Conservação Ambiental TH041

Qualidade e Conservação Ambiental TH041 Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil & Engenharia Ambiental Qualidade e Conservação Ambiental TH041 Parte II - Aula 08: Drenagem Urbana Profª Heloise G. Knapik 1 Indicadores Melhorias Identificação

Leia mais

PLANO DIRETOR DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA CIDADE DO NATAL MEDIDAS ESTRUTURAIS ÍTEM 3.1 (SOLUÇÃO DE MACRO DRENAGEM)

PLANO DIRETOR DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA CIDADE DO NATAL MEDIDAS ESTRUTURAIS ÍTEM 3.1 (SOLUÇÃO DE MACRO DRENAGEM) PLANO DIRETOR DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA CIDADE DO NATAL MEDIDAS ESTRUTURAIS ÍTEM 3.1 (SOLUÇÃO DE MACRO DRENAGEM) ZONA NORTE - PONTO CRÍTICO 27 (LAGOA DO PANATIS) ZONA NORTE - PONTO CRÍTICO

Leia mais

HISTÓRICO DAS ÁGUAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE RS - BRASIL

HISTÓRICO DAS ÁGUAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE RS - BRASIL HISTÓRICO DAS ÁGUAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE RS - BRASIL Informações Gerais 1,4 milhões de habitantes (IBGE, 2011); Saneamento Básico municipalizado: DEP, DMAE e DMLU; 100% de cobertura de

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174833.1 Avaliação do processo de aprovação de sistemas de drenagem urbana de loteamento residenciais do município de Sorocaba, SP. Reinaldo Pereira de Queiroz Luciano Zanella Palestra

Leia mais

Complexo Cantinho do Céu

Complexo Cantinho do Céu Complexo Cantinho do Céu Diretrizes Para Urbanização e Recuperação Ambiental Características Gerais Complexo Cantinho do Céu Características Gerais Localização Represa Billings; Subprefeitura: Capela do

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS QUESTÕES VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ

MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS QUESTÕES VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: QUESTÕES SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: Capítulo 3 - Sistemas Prediais

Leia mais

CANTEIRO VÁRZEA DO TIETÊ ZL VÓRTICE

CANTEIRO VÁRZEA DO TIETÊ ZL VÓRTICE CANTEIRO VÁRZEA DO TIETÊ ZL VÓRTICE ZL Vórtice visa implantar canteiros de experimentação na Zona Leste. Os canteiros vão reunir artistas, arquitetos, designers, engenheiros, cientistas e gestores públicos

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 2S/2016 Sistema predial de Esgotamento Sanitário Como todo projeto,em engenharia civil, deve seguir a Norma Técnica do assunto NBR 8160 Sistemas prediais de esgoto sanitário

Leia mais

Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS

Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS Seminário Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis: Energias Renováveis, Saneamento e Mobilidade Urbana Porto Alegre, 03 de junho de 2016. Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS SANEAMENTO

Leia mais

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, fevereiro/2011 ASPECTOS GERAIS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE Área superficial : 330 km 2 População : 2,5 milhões

Leia mais

MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO, VISÃO E VALORES 2015 A EMPRESA A HIDRÁULICA E SANEAMENTO é uma empresa de consultoria e projetos de instalações hidráulicas, infraestrutura urbana e meio ambiente. Pioneira em Diadema/SP com objetivo de suprir a demanda

Leia mais

Saneamento Urbano TH419

Saneamento Urbano TH419 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano TH419 Drenagem Urbana Profª Heloise G. Knapik 1 DRENAGEM URBANA Tipos e usos do solo Relevo e ambiente construído Objetivos e tipos

Leia mais

DIVULGACAO_DEMANDA_ESPONTANEA_PRE. Valor Contrap. (R$) Valor Pleiteado (R$) PDC/SUB- PROGRAMA. Valor Global (R$) % CP ANÁLISE SITUAÇÃO MOTIVO DO

DIVULGACAO_DEMANDA_ESPONTANEA_PRE. Valor Contrap. (R$) Valor Pleiteado (R$) PDC/SUB- PROGRAMA. Valor Global (R$) % CP ANÁLISE SITUAÇÃO MOTIVO DO 1 2363 Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro - DAAE Ação de Combate a perdas - Etapa VI - Recuperação estrutural e impermeabilização dos reservatórios de concreto armado na ETA I - José Maria

Leia mais

PHA Hidrologia Ambiental. Hidrologia e Drenagem

PHA Hidrologia Ambiental. Hidrologia e Drenagem Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA3308 - Hidrologia Ambiental Hidrologia e Drenagem Mario Thadeu Leme de Barros Renato Carlos Zambon 1

Leia mais

ÁREAS DO PROGRAMA MANANCIAIS FASE 2. Núcleo Cantinho do Céu Favela Cantinho do Céu/Gaivota Relatório de Diagnóstico

ÁREAS DO PROGRAMA MANANCIAIS FASE 2. Núcleo Cantinho do Céu Favela Cantinho do Céu/Gaivota Relatório de Diagnóstico ÁREAS DO PROGRAMA MANANCIAIS FASE 2 Núcleo Cantinho do Céu Favela Cantinho do Céu/Gaivota Relatório de Diagnóstico Consórcio JNS-HagaPlan Contrato SEHAB 002/2001 Nº do Documento: Elaborado: JNSHPP Verificado:

Leia mais

PLANO DIRETOR DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA CIDADE DO NATAL MEDIDAS ESTRUTURAIS ÍTEM 3.1 (SOLUÇÃO DE MICRO DRENAGEM)

PLANO DIRETOR DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA CIDADE DO NATAL MEDIDAS ESTRUTURAIS ÍTEM 3.1 (SOLUÇÃO DE MICRO DRENAGEM) PLANO DIRETOR DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA CIDADE DO NATAL MEDIDAS ESTRUTURAIS ÍTEM 3.1 (SOLUÇÃO DE MICRO DRENAGEM) ZONA NORTE - PONTO CRÍTICO 12 (RUA DOS IMIGRANTES) ZONA NORTE - PONTO CRÍTICO

Leia mais

PORANGABA OBRAS E AÇÕES GESTÕES

PORANGABA OBRAS E AÇÕES GESTÕES PORANGABA OBRAS E AÇÕES GESTÕES 2011-2014 AGRICULTURA E ABASTECIMENTO: Distribuição de Leite: distribuídos 6.120 litros de leite em Jan/2011 Custo: R$ 7 mil, beneficiando 408 famílias carentes, no último

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ / Lei nº 1.589/2010 Regulamenta a implantação de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL HORIZONTAL e CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VERTICAL e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUAÇU, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte

II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, maio/2010 Município de

Leia mais

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA CONTEÚDO 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA... 17 Considerações gerais... 17 Partes constituintes de um sistema predial de água fria. 18 Entrada e fornecimento de água fria... 20 Medição de água individualizada...

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

Histórico das Medidas Sustentáveis na RMSP ATÉ 1994 APÓS FUTURO PLANO DIRETOR DE CONTINUIDADE NO CANALIZAÇÃO

Histórico das Medidas Sustentáveis na RMSP ATÉ 1994 APÓS FUTURO PLANO DIRETOR DE CONTINUIDADE NO CANALIZAÇÃO Macrodrenagem Urbana Histórico das Medidas Sustentáveis na RMSP ATÉ 1994 APÓS 1994 1994-1998 1998 2002 2003 FUTURO APENAS RETENÇÃO OBRAS DE PLANO DIRETOR DE ALARGAMENTO REQUALIFICAÇÃO CONTINUIDADE NO CANALIZAÇÃO

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos Novembro 2008 Grupo 12 Fabricio H. Fernandes 4957314 Raphael F. Daibert

Leia mais

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Partes constituintes de um sistema predial de água fria Entrada e fornecimento

Leia mais

P L A N I L H A O R Ç A M E N T Á R I A

P L A N I L H A O R Ç A M E N T Á R I A OBRA: VILA PARQUE ANHUMAS LOCAL: VILA PARQUE ANHUMAS Unitário Preço 1 OBRAS FL. 03/15 1 CONSTRUÇÃO DE CASAS COHAB - N.R. GUARAÇAÍ 0,0000% 1.1 CONJUNTO DE 2 CASAS UN 2,00 R$ 67.361,63 R$ 134.723,26 0,3611%

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO 1 1. APROPRIAÇÃO FÍSICA DE GLEBAS URBANAS: 1.1. PARCELAMENTO DO SOLO (Lei Federal nº 6.766/79, alterada pela

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro.

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro. Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Disciplina de Drenagem Urbana Professora: Andréa Souza Castro Agosto de 2018 1 DEFINIÇÃO: Drenagem Urbana Fonte: Alagamentos Pelotas - ALM 2 DRENAGEM

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO SANITÁRIO 2 1. PROJETO SANITÁRIO Projeto que define e detalha

Leia mais

ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO ANJOS DA PAZ DA VILA SANTISTA ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA

ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO ANJOS DA PAZ DA VILA SANTISTA ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO ANJOS DA PAZ DA VILA SANTISTA ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO Nº UNIDADES:

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária IMPACTOS AMBIENTAIS DA URBANIZAÇÃO Liliane Frosini Armelin EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA NO BRASIL 100 90

Leia mais

DIRCE REIS. OBRAS E AÇÕES - Gestão R$ ,00

DIRCE REIS. OBRAS E AÇÕES - Gestão R$ ,00 DIRCE REIS OBRAS E AÇÕES - Gestão 2007-2010 2010 R$ 3.500.000,00 AGRICULTURA: Distribuição de Leite: distribuídos 31.615 litros de leite, no período Jan/2007 a Ago/2009 - Custo: R$ 40 mil, beneficiando

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia ANEXO VIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 1. Os projetos de instalações hidrossanitárias deverão atender às recomendações e especificações

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRÁULICO-SANITÁRIAS CÓDIGO: EHR031 CLASSIFICAÇÃO: OBRIGATORIA PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA:

Leia mais

ALEXIOS CENTRO LOCALIZAÇÃO ALEXIOS JAFET - AHD. Distancia do centro: 23 km (percurso de carro) Distancia do centro: 16 km (em linha reta)

ALEXIOS CENTRO LOCALIZAÇÃO ALEXIOS JAFET - AHD. Distancia do centro: 23 km (percurso de carro) Distancia do centro: 16 km (em linha reta) ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO POR HABITAÇÃO COM DIGNIDADE (AHD) ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO Nº S:

Leia mais

TAIAÇU OBRAS E AÇÕES GESTÃO R$ ,00 em 31 obras e ações

TAIAÇU OBRAS E AÇÕES GESTÃO R$ ,00 em 31 obras e ações TAIAÇU OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2007-2010 R$ 2.810.000,00 em 31 obras e ações AGRICULTURA: Distribuição de Leite: distribuídos 128.760 litros de leite, no período Jan/2007 a Fev/2010 - Custo: R$ 163 mil, beneficiando

Leia mais

BACIAS DE CONTENÇÃO: MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA CONTENÇÃO DE CHEIAS 1 DETECTION BASINS: ALTERNATIVE METHODS FOR CONTAINING RAINWATER

BACIAS DE CONTENÇÃO: MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA CONTENÇÃO DE CHEIAS 1 DETECTION BASINS: ALTERNATIVE METHODS FOR CONTAINING RAINWATER BACIAS DE CONTENÇÃO: MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA CONTENÇÃO DE CHEIAS 1 DETECTION BASINS: ALTERNATIVE METHODS FOR CONTAINING RAINWATER Maurício Livinali 2, Ivando Stein 3, Pablo Backes Roque 4, Leonardo Giardel

Leia mais

ÍNDICE Erro! Indicador não definido.

ÍNDICE Erro! Indicador não definido. ÍNDICE 1. OBJETIVO... Erro! Indicador não definido. 2. POLÍTICA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL... 3 3. PRÉ-CONDIÇÕES DE ACESSO AO CRÉDITO... 3 4. PROGRAMA POE-PIMES-BADESUL... 3 4.1. Critérios de

Leia mais

Município de Caçapava

Município de Caçapava TERMO DE REFERÊNCIA Objeto: Desenvolvimento de projeto de DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO ALDEIAS DA SERRA EM CAÇAPAVA. Escopo: Serviço de empresa de engenharia especializada na: - Elaboração de projeto

Leia mais

-249- ARTIGO REF: 6667

-249- ARTIGO REF: 6667 Proceedings CLME2017/VCEM 8º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia / V Congresso de Engenharia de Moçambique Maputo, 4-8 Setembro 2017; Ed: J.F. Silva Gomes et al.; Publ: INEGI/FEUP (2017) ARTIGO REF:

Leia mais

PROPOSTAS PARA USOS ALTERNATIVOS DOS RESERVATÓRIOS PARA CONTROLE DE CHEIAS

PROPOSTAS PARA USOS ALTERNATIVOS DOS RESERVATÓRIOS PARA CONTROLE DE CHEIAS PROPOSTAS PARA USOS ALTERNATIVOS DOS RESERVATÓRIOS PARA CONTROLE DE CHEIAS PROJETO DO PARQUE DAS ÁGUAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO - SANTANA Alexandre M. U. Hiramatsu 7666762 Samuel Almeida Ferreira

Leia mais

Projetos Realizados: Readequação do projeto de drenagem do Parque da Cidade (NOVACAP/SEGETH)

Projetos Realizados: Readequação do projeto de drenagem do Parque da Cidade (NOVACAP/SEGETH) Projetos Realizados: Readequação do projeto de drenagem do Parque da Cidade (NOVACAP/SEGETH) Projetos Realizados: Projeto de Drenagem rodoviária do PCA da DF-285 (DER/DF) Projetos Realizados: Avaliação

Leia mais

Decreto que regulamenta o artigo 115 do Código de Obras de Guarulhos

Decreto que regulamenta o artigo 115 do Código de Obras de Guarulhos 1 Art. 115. As águas pluviais que escoam nos limites das propriedades não poderão aumentar as vazões do sistema de drenagem acima das condições naturais e as intervenções por edificações não poderão introduzir

Leia mais

X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste Arqtª. Lina Martins de Carvalho (APRESENTADORA) Profº. Drª. Verônica Robalinho Cavalcanti X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste 16 a 19 de novembro de 2010, Fortaleza-CE Temática: Drenagem Urbana

Leia mais

Skyna Country Projeto de Segurança e Combate a Incêndio Desenvolvimento: Taba Civit Arquitetura e Urbanismo, Período: 2016 Área construída: 768,35 m²

Skyna Country Projeto de Segurança e Combate a Incêndio Desenvolvimento: Taba Civit Arquitetura e Urbanismo, Período: 2016 Área construída: 768,35 m² Skyna Country Projeto de Segurança e Combate a Incêndio Desenvolvimento: Taba Civit Arquitetura e Urbanismo, Período: 2016 Área construída: 768,35 m² Contratante: Fabiana Aparecida da Silva Restaurante

Leia mais

Controle de impactos de edificações sobre o sistema público de drenagem: Vazões pluviais e poluição difusa

Controle de impactos de edificações sobre o sistema público de drenagem: Vazões pluviais e poluição difusa Controle de impactos de edificações sobre o sistema público de drenagem: Vazões pluviais e poluição difusa Inovações em Engenharia Engenharia de Sistemas Prediais A INPrediais visa ser um dos principais

Leia mais

NBR ISO. Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira 9001:2008 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DEFINIÇÕES 3. APLICAÇÃO 4. PROCEDIMENTOS

NBR ISO. Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira 9001:2008 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DEFINIÇÕES 3. APLICAÇÃO 4. PROCEDIMENTOS NT.T.ENG SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DEFINIÇÕES 3. APLICAÇÃO 4. PROCEDIMENTOS 4.1 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA 4.2 SISTEMA DE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DOS ESGOTOS 5. REFERÊNCIAS 6. ANEXOS 01//2017

Leia mais

Projeto de Lei Ordinária nº /2015 Autor: Vereador Marmuthe Cavalcanti

Projeto de Lei Ordinária nº /2015 Autor: Vereador Marmuthe Cavalcanti Projeto de Lei Ordinária nº /2015 Autor: Vereador Marmuthe Cavalcanti Dispõe sobre a melhoria da qualidade ambiental das edificações por meio da obrigatoriedade de instalação do "telhado verde", e construção

Leia mais

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016 Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina Teresina (PI), Fevereiro de 2016 1. A SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA 1. SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA Enchentes na Zona Norte 1.

Leia mais

Aquisição de terreno, pagamento de assistência técnica para elaboração de projetos e despesas com legalização.

Aquisição de terreno, pagamento de assistência técnica para elaboração de projetos e despesas com legalização. À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Prezados Senhores Ficha Resumo do Empreendimento Programa Minha Casa, Minha Grau de sigilo #Público Encaminho a presente proposta com as informações necessárias para participar

Leia mais

Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções

Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções 1. INTRODUÇÃO - Relativo ao planejamento regional e urbano - Infra-estrutura: água, saneamento e energia - Representação

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC 042 - Construção Civil IV PROJETO HIDROSSANITÁRIO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Conjunto de canalizações, aparelhos, conexões,

Leia mais

Sistema de Esgotamento Sanitário

Sistema de Esgotamento Sanitário Sistema de Esgotamento Sanitário Sistema Separador Esgoto sanitário Água Pluvial Esgoto doméstico Esgoto industrial Água de infiltração Contribuição Pluvial Parasitária COLETA COLETA TRATAMENTO DISPOSIÇÃO

Leia mais

72ª. SOEA MÉTODOS ALTERNATIVOS DE DRENAGEM URBANA E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DE CHUVA. Aparecido Vanderlei Festi

72ª. SOEA MÉTODOS ALTERNATIVOS DE DRENAGEM URBANA E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DE CHUVA. Aparecido Vanderlei Festi 72ª. SOEA MÉTODOS ALTERNATIVOS DE DRENAGEM URBANA E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DE CHUVA Aparecido Vanderlei Festi Engº Agrim. Mestre em Engenharia Urbana Fortaleza/2015 CHUVA: ARMAZENAMENTO NATURAL Água

Leia mais

MUNICÍPIO DE S. JOÃO DA MADEIRA

MUNICÍPIO DE S. JOÃO DA MADEIRA TABELA DE TAXAS OPERAÇÕES DE URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO QUADRO I Licença ou admissão de comunicação prévia de loteamento e ou de obras de urbanização e/ou trabalhos de remodelação de terrenos 1. Emissão

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Fone: (31) 3409-8840 Fax: (31) 3409-8818 E-mail: colgrad@arq.ufmg.br CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA:

Leia mais

PARTE A LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS NORMATIVOS DO PROJETO.

PARTE A LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS NORMATIVOS DO PROJETO. PROCESSOS: DECISÕES/ATOS: DECRETOS: PUBLICAÇÃO: REGISTRO NO CARTÓRIO DO... OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, em: PARTE A APRESENTAÇÃO Setor Habitacional Jardim Botânico localiza-se na Região Administrativa

Leia mais

EMPREEND. FLORESTAN FERNANDES/ JOSÉ MARIA AMARAL

EMPREEND. FLORESTAN FERNANDES/ JOSÉ MARIA AMARAL ENTIDADE: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA LESTE I ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO. Nº

Leia mais

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA DIADEMA ST 1 O desenho dos programas, projetos e ações de urbanização e suas várias dimensões

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA DIADEMA ST 1 O desenho dos programas, projetos e ações de urbanização e suas várias dimensões PROJETO DE REURBANIZAÇÃO NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA DIADEMA ST 1 O desenho dos programas, projetos e ações de urbanização e suas várias dimensões O Núcleo Habitacional Gazuza, no município de Diadema,

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MONICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ ÀS SEGUINTES ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

IPH GERENCIAMENTO DA DRENAGEM URBANA Apresentação

IPH GERENCIAMENTO DA DRENAGEM URBANA Apresentação IPH 01 014 GERENCIAMENTO DA DRENAGEM URBANA Apresentação Professor Joel Avruch Goldenfum IPH/UFRGS 1 DISCIPLINA: Gerenciamento da Drenagem Urbana - IPH 01 014 CARÁTER: eletiva para Arquitetura e Engenharia

Leia mais

INDICADOR 1A-5 - PLANO DE APLICAÇÃO

INDICADOR 1A-5 - PLANO DE APLICAÇÃO INDICADOR 1A-5 - PLANO DE APLICAÇÃO Relatório anual de acompanhamento das ações executadas com recursos das Cobranças Federal, Estadual Paulista e Fundo Esdual de Recursos Hidricos - FEHIDRO 2013 FUNDO

Leia mais

ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DE UMA PARCELA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR)

ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DE UMA PARCELA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DE UMA PARCELA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) André Demetrio Brustolim Broetto (BIC/UNICENTRO), Adelena Gonçalves Maia (Orientadora), e-mail: adelena@irati.unicentro.br.

Leia mais

Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras. Vitor Aly, M.Sc.

Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras. Vitor Aly, M.Sc. Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras Vitor Aly, M.Sc. Soluções para a Drenagem Urbana da cidade de São Paulo ORIGEM DAS CHEIAS DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PLANEJAMENTO OBRAS EM ANDAMENTO VISÃO HIGIENISTA

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE UMA REDE COLETORA DE ESGOTO PLUVIAL NA CIDADE SANTA MARIA - RS 1

DIMENSIONAMENTO DE UMA REDE COLETORA DE ESGOTO PLUVIAL NA CIDADE SANTA MARIA - RS 1 DIMENSIONAMENTO DE UMA REDE COLETORA DE ESGOTO PLUVIAL NA CIDADE SANTA MARIA - RS 1 DALLA NORA, Robson 2 ; GARLET, Bruno 2 ; NUNES, Felipe 2 ; BRESSAN, Vagner 2 ; FRANCO, Rafael S 2 ; BAISCH, Paulo 2 ;

Leia mais

PRAÇA CORA CORALINA - MOEMA LEVANTAMENTO ACESSIBILIDADE

PRAÇA CORA CORALINA - MOEMA LEVANTAMENTO ACESSIBILIDADE PRAÇA CORA CORALINA - MOEMA LEVANTAMENTO ACESSIBILIDADE LOCALIZAÇÃO DA PRAÇA A praça esta localizada entre as ruas Bento de Andrade e Lima Barros em Moema e fica próxima ao parque do Ibirapuera. PRAÇA

Leia mais

PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL

PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL OFICINA DE CAPACITAÇÃO - CAIXA / AGEVAP PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - REDUR/SJ - JULHO/2009 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP OBJETIVO O Programa

Leia mais

Plano Municipal de Habitação Social da Cidade de São Paulo. agosto 2010

Plano Municipal de Habitação Social da Cidade de São Paulo. agosto 2010 Plano Municipal de Habitação Social da Cidade de São Paulo agosto 2010 Plano Municipal da Habitação apresentação marcos institucionais capítulo 1 princípios e diretrizes capítulo 2 a construção do PMH

Leia mais

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB CETESB Lei Estadual nº 13542, 08.05.2009 (vigor em 07.08.09) alterou

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 Dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação do solo da Zona de Proteção da Bacia do Rio Cascavel - ZPBC 2, que tem seus limites definidos pela Lei Complementar 69/2016 de Zoneamento

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE TÉCNICAS COMPENSATÓRIAS EM PROJETO DE MICRODRENAGEM

INCORPORAÇÃO DE TÉCNICAS COMPENSATÓRIAS EM PROJETO DE MICRODRENAGEM INCORPORAÇÃO DE TÉCNICAS COMPENSATÓRIAS EM PROJETO DE MICRODRENAGEM Daniela Moreira (1) e Márcio Baptista (2) (1) Ferreira Consultoria de Engenharia Ltda danielamoreira@ferreiraconsultoria.net.br (2) Universidade

Leia mais

RECUOS (m) TESTADA MÍNIMA (m) PERMITIDOS

RECUOS (m) TESTADA MÍNIMA (m) PERMITIDOS MACROZONEAMENTO URBANO MR MACROZONA RURAL PERMEABILIDA - - - - - - - - - - Tem por objetivo promover o desenvolvimento agropecuário, promover a integração e convivência entre a área rural e urbana, com

Leia mais

RIBEIRÃO DOS ÍNDIOS OBRAS E AÇÕES GESTÃO

RIBEIRÃO DOS ÍNDIOS OBRAS E AÇÕES GESTÃO RIBEIRÃO DOS ÍNDIOS OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2011-2014 AGRICULTURA: Distribuição de Leite: distribuídos 2.400 litros de leite em Jan/2011 Custo: R$ 3 mil, beneficiando 160 famílias carentes, no último mês

Leia mais

A metrópole sob a visão municipal

A metrópole sob a visão municipal SP-URBANISMO A metrópole sob a visão municipal Miguel Luiz Bucalem Novembro 2011 Desenvolvimento Urbano Sustentável - Desafios Histórico da Expansão Urbana Até 1929 LEGENDA São Paulo Região Metropolitana

Leia mais

Anexo I Tabela de Taxas e Encargos nas Operações Urbanísticas

Anexo I Tabela de Taxas e Encargos nas Operações Urbanísticas Anexo I Tabela de Taxas e Encargos nas Operações Urbanísticas TAXAS DE APRECIAÇÃO 1 Pedido de informação prévia e pareceres de localização 51,76 2 Pedido de licença total ou parcial 51,76 3 Pedido de remodelação

Leia mais

14º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

14º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte XXXXXXX Foto 1: Sede do Núcleo de Comunicação Social (NCS) para gerenciamento e supervisão do banco de dados dos cadastros das ligações intradomiciliares de água e esgoto. Foto 2: Equipe de controle de

Leia mais

APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande

APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano 2012 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO I. PRINCIPAIS DISPOSITIVOS

Leia mais

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico EIXO3: Desenvolvimento de Projeto Executivo dos sistemas de esgotamento sanitário dos Povoados de Chapada e Manchão do Meio em Xambioá/TO

Leia mais

ANEXO TABELA DE TAXAS

ANEXO TABELA DE TAXAS ANEXO TABELA DE TAXAS QUADRO I Licença ou admissão de comunicação prévia de loteamento e ou de obras de urbanização e/ou trabalhos de remodelação de terrenos 1. Emissão do alvará de licença ou recibo de

Leia mais

IPH Hidrologia II. Controle de cheias e Drenagem Urbana. Walter Collischonn

IPH Hidrologia II. Controle de cheias e Drenagem Urbana. Walter Collischonn IPH 01 020 Hidrologia II Controle de cheias e Drenagem Urbana Walter Collischonn Definições Cheias Enchentes Inundações Alagamentos Impactos da urbanização Tipos de sistemas de drenagem Definições Enchentes

Leia mais

Piscinões na RMSP Situação Atual Avaliação de Eficiência.

Piscinões na RMSP Situação Atual Avaliação de Eficiência. PHD2537 Águas em Ambientes Urbanos Piscinões na RMSP Situação Atual Avaliação de Eficiência. Bruno Pinto Simão Christiane Zogbi Eduardo H. O. da Silva Fulvio Figueira Carli Marcelo B. Borgheresi São Paulo

Leia mais

MUNiCíPIO DE GUARAPUAVA Estado do Paraná LEI N 2074/2012

MUNiCíPIO DE GUARAPUAVA Estado do Paraná LEI N 2074/2012 LEI N 2074/2012 SÚMULA: Altera o Capitulo 111,do Artigo 5, da Lei no045187, que dispõe sobre o Parcelamento do Solo para Fins Urbanos no Municipio de Guarapuava e revoga as Leis nos 1023/2001 e 1025/2001.

Leia mais

Conceitos. Diretrizes de Projeto

Conceitos. Diretrizes de Projeto Conceitos Definição: é o conjunto de ações estruturais e não estruturais destinadas a controlar cheias para evitar inundações e suas conseqüências. Objetivos: minimizar riscos e prejuízos em áreas de extensão

Leia mais

CORUMBATAÍ OBRAS E AÇÕES GESTÃO

CORUMBATAÍ OBRAS E AÇÕES GESTÃO CORUMBATAÍ OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2011-2014 AGRICULTURA: Programa Melhor Caminho: estão sendo recuperados 4,60 km de estradas rurais CBT-342 e CBT-10 Bairro Palmares Bacia Hidrográfica Piracicaba/Capivari/Jundiaí

Leia mais

TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO.

TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Arquitetura

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 Dispõe sobre o parcelamento do solo rural do Município de Indianópolis. O PREFEITO MUNICIPAL Faço

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO especiais e cópia de seu documento de identificação oficial

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA 2537 Água em Ambientes Urbanos

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA 2537 Água em Ambientes Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA 2537 Água em Ambientes Urbanos MICRODRENAGEM Prof. Dr. Kamel Zahed Filho Profª Drª Monica Ferreira

Leia mais

BARBOSA OBRAS E AÇÕES GESTÃO

BARBOSA OBRAS E AÇÕES GESTÃO BARBOSA OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2011-2014 AGRICULTURA E ABASTECIMENTO: Casa da Agricultura: celebrado 1 convênio relativo a municipalização, atendendo a pequenos e médios agricultores - Custo: R$ 20 mil.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SECRETARIA DE OBRAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SECRETARIA DE OBRAS INTERESSADO: PROCESSO: LOCAL: Área do terreno: MATRICULA : O projeto deverá dar solução de drenagem de águas pluviais até o(s) lançamento(s). O projeto de drenagem de águas pluviais deverá ser desenvolvido

Leia mais