Algoritmos de Ordenação. Profº Carlos Alberto T. Batista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Algoritmos de Ordenação. Profº Carlos Alberto T. Batista"

Transcrição

1 Algoritmos de Ordenação Profº Carlos Alberto T. Batista

2 Por que ordenar os dados? Encontrar elementos em uma lista torna-se algo simples e fica facilitado quando esses dados estão ordenados; algo como procurar um nome em uma lista em ordem alfabética. (PUGA; RISSETTI, 2009, p.133). A aplicação de técnicas específicas para a classificação de dados garante os mecanismos de manutenção da ordem dos arquivos e a melhora no desempenho das aplicações. (OLIVEIRA; TAVEIRA; BOTINI, 1999, p.50).

3 Como ordenar os dados? Existem diversas técnicas, entre elas: Ordenação por trocas (bubble sort); Ordenação por seleção (selection sort); Ordenação por inserção (insertion sort); Ordenação por intercalação (merge sort); Ordenação quick sort; Ordenação heap sort;

4 Ordenação por trocas Talvez a estratégia mais simples para ordenar um vetor seja comparar pares de itens consecutivos e permutá-los, caso estejam fora de ordem. Em cada fase desse método, um item de maior valor é deslocado para sua posição definitiva no vetor ordenado.

5 Ordenação por trocas Ordenação completa de um vetor pelo método da bolha

6 Ordenação por trocas Então, se um vetor tem n itens, após a primeira fase haverá n - 1 itens a ordenar. Usando a mesma estratégia, após a segunda fase, teremos n - 2 itens, depois n - 3 e assim sucessivamente até que reste um único item. É possível constatar que para ordenar n itens bastam apenas n - 1 fases e que, numa determinada fase i, são realizadas n - i comparações.

7 Ordenação por trocas Análisando a ordenação por trocas (bubble sort), verifica-se que o número total de comparações realizadas é: (n - 1)+(n - 2)+(n - 3) = ½(n 2 - n) Como a cada comparação corresponde uma troca em potencial, no pior caso serão realizadas no máximo ½(n 2 - n) trocas Sua complexidade é, portanto, O(n 2 )

8 Ordenação por troca Resumindo... Efetua sucessivas comparações de elementos dois a dois, com a conseqüente troca desses elementos; Bublle sort Mais conhecida dentre as técnicas Fácil de compreender e de implementar; Baixo desempenho em comparação às outras.

9 Ordenação por seleção O passo básico do selection sort consiste em selecionar o maior valor do vetor e permutá-lo com o último; Repete-se o processo, supondo que o vetor tem um item a menos; Passo Pos. atual Pos. selecionada V[1] V[2] V[3] V[4] V[5] 1º º º º

10 Ordenação por seleção Análisando a ordenação por trocas (selection sort), verifica-se que o número total de comparações realizadas é: (n - 1)+(n - 2)+(n - 3) = ½(n 2 - n) Sua complexidade é, portanto, O(n 2 ) A vantagem é que o número de trocas é sempre O(n), visto que o procedimento de troca é chamado n - 1 vezes.

11 Ordenação por seleção Resumindo... Selection sort Simples e de fácil entendimento; Baixo desempenho para ordenar grandes quantidades de informações.

12 Ordenação por inserção Supõe que um prefixo do vetor jé está ordenado e que o resto está desordenado; Em cada fase, o primeiro item do resto do vetor é removido e inserido em sua posição correta dentro do prefixo ordenado; À medida que a ordenação avança, o prefixo aumenta e o resto diminui, até que todos estejam ordenados;

13 Ordenação por inserção Simulação da ordenação por inserção V[1] V[2] V[3] V[4] V[5]

14 Ordenação por inserção Analisando a ordenação por inserção vemos que o número de comparações no pior caso é ½(n 2 - n), portanto sua complexidade e O(n 2 ). O número de comparações varia de n - 1, quando os itens estão inicialmente em ordem crescente, a ½(n 2 - n) quando os itens estão inicialmente em ordem decrescente. Nos métodos baseados em troca e seleção, esse número é fixo. Ou seja, em geral o método de inserção pode ser um pouco mais eficiente que os outros dois.

15 Ordenação por inserção Resumindo... Ordena um vetor pela inserção de cada elemento em sua posição correta; Insertion sort Implementação simples e fácil de compreender; Divide o vetor em duas partições; Baixa eficiência para ordenar muitos elementos; Pode ser mais eficiente que a ordenação por troca e por seleção.

16 Ordenação por intercalação A operação de intercalação considera que um vetor v[p..r] está dividido em duas partes v[p..q] e v[q+1,r] ordenadas, mas, no todo, ele ainda não está ordenado; A ideia é intercalar os itens dessas duas partes, de modo a garantir que o vetor inteiro fique ordenado. p O vetor como um todo não está ordenado q r 1ª parte ordenada 2ª parte ordenada

17 Ordenação por intercalação O algoritmo de ordenação por intercalação (Merge Sort) utiliza o paradigma dividir e conquistar: Dividir o problema em um determinado número de subproblemas; Conquistar os subproblemas, resolvendo-os recursivamente. Porém, se os tamanhos dos subproblemas forem pequenos o bastante, basta resolver os subproblemas de maneira direta; Combinar as soluções dadas aos subproblemas, a fim de formar a solução para o problema original.

18 Ordenação por intercalação Intuitivamente, o merge sort usa o paradigma de dividir e conquistar da seguinte maneira: Dividir: divide a sequência de n elementos a serem ordenados em duas subsequências de n/2 elementos cada uma. Conquistar: classifica as duas subsequências recursivamente, utilizando a ordenação por intercalação. Combinar: faz a intercalação das duas sequências ordenadas, de modo a produzir a resposta ordenada.

19 Ordenação por intercalação Exemplo da ordenação por intercalação

20 Ordenação por intercalação

21 Ordenação por intercalação Analisando a complexidade O tempo de execução do procedimento merge sort pode ser representado pela seguinte relação de recorrência:

22 Ordenação por intercalação

23 Ordenação por intercalação

24 Ordenação por intercalação

25 Ordenação por intercalação Resumindo... Divide o vetor ao meio, recursivamente, até que o vetor fique com um elemento e estes sejam ordenados e intercalados; Utiliza a técnica da divisão e conquista; É a menor complexidade para algoritmos de ordenação baseado em comparação de itens. O método pode ser considerado ótimo. Merge sort

26 Ordenação quick sort O algoritmo de ordenação rápida, quick sort, faz uso da técnica da divisão e conquista da seguinte forma: Dividir: o vetor v[p..r] é particionado em dois subvetores não vazios v[p..q] e v[q+1..r], tais que cada elemento de v[p..q] é menor ou igual a cada elemento de v[q+1..r]. O índice q (pivô) é calculado como parte do processo de particionamento. Conquistar: os dois subvetores são ordenados por chamadas recursivas ao quick sort. Combinar: durante o processo recursivo, os elementos vão sendo ordenados no próprio vetor.

27 Ordenação quick sort

28 Ordenação quick sort Analisando a complexidade O procedimento partição compara todo os elementos do vetor com o pivô, logo realizará O(n) comparações; O tempo de execução do quick sort depende se o particionamento é ou não balanceado. Se for balanceado é tão rápido quanto o merge sort, caso contrário é tão lento quanto o insertion sort.

29 Ordenação quick sort Analisando a complexidade No pior caso T(n) = T(n-1) + n No melhor caso T(n) = 2T(n/2) + n

30 Ordenação quick sort Analisando a complexidade do pior caso T(n) = T(n-1) + n T(n) = (T(n-1-1)+n) + n = T(n-2)+2n T(n) = ((T(n-1-1-1)+n) + n)+n = T(n-3)+3n... T(n) = T(n-i)+in A recursão termina quando se atinge um vetor de tamanho 1, assim temos T(n-i) = T(1), então: n - i = 1 i = n - 1

31 Ordenação quick sort Analisando a complexidade do pior caso Substituindo i por n -1, temos: T(n) = T(n-i) + in =T(n-(n-1)) + (n-1)n = T(1) + (n-1)n = 1 + n 2 - n n - i = 1 i = n - 1 Portanto, no pior caso a complexidade do quick sort é: O(n 2 )

32 Ordenação quick sort

33 Ordenação quick sort Resumindo... Assim como o merge sort, o quick sort se baseia no paradigma de dividir e conquistar; Escolhe-se um pivô e separam-se os elementos em 2 partes: os elementos menores que o pivô ficam à esquerda e os maiores à direita; O processo é repetido recursivamente.

34 Ordenação heap sort Baseado na estrutura de dados heap; Inicialmente transforma o vetor a ser ordenado em um heap; O primeiro elemento (maior) será trocado com o último, ocupando sua posição definitiva; Repete-se o processo até ordenar todos os elementos.

35 Qual o algoritmo mais eficiente? Adaptado de Ascencio e Araújo, 2010

36 Qual o algoritmo mais eficiente?

37 Qual o algoritmo mais eficiente? Adaptado de Ascencio e Araújo, 2010

38 Qual o algoritmo mais eficiente?

39 Qual o algoritmo mais eficiente?

40 Referências OLIVEIRA, Ricardo de Souza; TAVEIRA, Gilda Aché; BOTINI, Joana. Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica de programação e estruturas de dados, com aplicações em Java. São Paulo: Pearson, 2009.

Métodos de ordenação. Bubble sort:

Métodos de ordenação. Bubble sort: Métodos de ordenação Bubble sort: O método de ordenação por bubble sort ou conhecido como bolha consiste em compara dados armazenados em um vetor de tamanho qualquer, comparando cada elemento de uma posição

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Bacharelado em Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Fabrício Sérgio de Paula

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Bacharelado em Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Fabrício Sérgio de Paula Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Bacharelado em Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Fabrício Sérgio de Paula Tópicos Introdução Ordenação por bolha (bubble sort)

Leia mais

Estrutura de Dados. Algoritmos de Ordenação. Prof. Othon M. N. Batista Mestre em Informática

Estrutura de Dados. Algoritmos de Ordenação. Prof. Othon M. N. Batista Mestre em Informática Estrutura de Dados Algoritmos de Ordenação Prof. Othon M. N. Batista Mestre em Informática Roteiro Introdução Ordenação por Inserção Insertion Sort Ordenação por Seleção Selection Sort Ordenação por Bolha

Leia mais

O Problema da Ordenação Métodos de Ordenação Parte 1

O Problema da Ordenação Métodos de Ordenação Parte 1 Métodos de Ordenação Parte 1 SCC-201 Introdução à Ciência da Computação II Rosane Minghim 2010 Ordenação (ou classificação) é largamente utilizada Listas telefônicas e dicionários Grandes sistemas de BD

Leia mais

Métodos de Ordenação

Métodos de Ordenação Métodos de Ordenação Conceitos básicos sobre ordenação Ordenar corresponde ao processo de rearranjar um conjunto de objetos em uma ordem específica. Objetivo da ordenação: facilitar a recuperação posterior

Leia mais

Métodos de Ordenação Parte 3

Métodos de Ordenação Parte 3 Estrutura de Dados II Métodos de Ordenação Parte 3 Prof a Márcio Bueno ed2tarde@marciobueno.com / ed2noite@marciobueno.com Material baseado nos materiais do Prof. Robson Lins Classificação em Memória Primária

Leia mais

INF111 Programação II Aulas 11, 12, 13 Ordenação

INF111 Programação II Aulas 11, 12, 13 Ordenação INF Programação II Aulas,, Ordenação Departamento de Informática UFV Ordenação A ordenação é o processo de organizar um conunto (vetor) de n obetos ou registros segundo uma determinada ordem crescente

Leia mais

Ordenação Externa. Ordenação Externa. Ordenação Externa. Ordenação Externa

Ordenação Externa. Ordenação Externa. Ordenação Externa. Ordenação Externa Ordenação Externa Ordenação Externa Estrutura de Dados II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação

Leia mais

Mergesort. Aula 04. Algoritmo Mergesort. Divisão e Conquista. Divisão e Conquista- MergeSort

Mergesort. Aula 04. Algoritmo Mergesort. Divisão e Conquista. Divisão e Conquista- MergeSort Mergesort Aula 0 Divisão e Conquista- MergeSort Prof. Marco Aurélio Stefanes marco em dct.ufms.br www.dct.ufms.br/ marco Mergesort é um algoritmo de ordenação recursivo Ele recursivamente ordena as duas

Leia mais

Estruturas de Dados 2

Estruturas de Dados 2 Estruturas de Dados 2 Técnicas de Projeto de Algoritmos Dividir e Conquistar IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/83 Projeto de Algoritmos por Divisão

Leia mais

ORDENAÇÃO E BUSCA 1. MÉTODOS DE ORDENAÇÃO

ORDENAÇÃO E BUSCA 1. MÉTODOS DE ORDENAÇÃO ORDENAÇÃO E BUSCA Em computação, freqüentemente, armazenamos dados que, mais tarde, precisam ser recuperados. Como veremos, a eficiência na busca de informações depende, essencialmente, da ordem em que

Leia mais

QuickSort. Estrutura de Dados II Jairo Francisco de Souza

QuickSort. Estrutura de Dados II Jairo Francisco de Souza QuickSort Estrutura de Dados II Jairo Francisco de Souza Particionamento Mecanismo principal dentro do algoritmo do QuickSort Para particionar um determinado conjunto de dados, separamos de um lado todos

Leia mais

O mais leve e o mais pesado Algoritmos de Ordenação

O mais leve e o mais pesado Algoritmos de Ordenação Atividade 7 O mais leve e o mais pesado Algoritmos de Ordenação Sumário Os computadores são muitas vezes utilizados para colocar listas em algum tipo de ordem, por exemplo, nomes em ordem alfabética, compromissos

Leia mais

Simulador didático de testes de algoritmos de ordenação

Simulador didático de testes de algoritmos de ordenação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA Simulador didático de testes de algoritmos de ordenação Nomes: Bruno Silva Guedes (159033) Matheus de Carvalho Proença (160184) Turma:

Leia mais

MC102 - Algoritmos e programação de computadores. Aula 16: Busca e Ordenação em vetores

MC102 - Algoritmos e programação de computadores. Aula 16: Busca e Ordenação em vetores MC102 - Algoritmos e programação de computadores Aula 16: Busca e Ordenação em vetores Busca Dada uma coleção de n elementos, pretende-se saber se um determinado elemento valor está presente nessa coleção.

Leia mais

PESQUISA EM INFORMÁTICA - COMO ESCREVER UM TEXTO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA EM INFORMÁTICA - COMO ESCREVER UM TEXTO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA EM INFORMÁTICA - COMO ESCREVER UM TEXTO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza JUSTIFICATIVA A adoção de um método para escrever seus trabalhos ajuda a evitar uma série de

Leia mais

Universidade da Madeira. 1. Recursão. 3. Busca. Profa. Dra. Laura Rodríguez Estruturas de dados e algoritmos 2

Universidade da Madeira. 1. Recursão. 3. Busca. Profa. Dra. Laura Rodríguez Estruturas de dados e algoritmos 2 Profa. Dra. Laura Rodríguez E-mail: lmrodrig@uma.pt Universidade da Madeira 1. Recursão 2. Ordenação 3. Busca Profa. Dra. Laura Rodríguez Estruturas de dados e algoritmos 2 1 1. Recursão 2. Ordenação 3.

Leia mais

MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO EM MEMÓRIA PRIMÁRIA. George Gomes Cabral

MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO EM MEMÓRIA PRIMÁRIA. George Gomes Cabral MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO EM MEMÓRIA PRIMÁRIA George Gomes Cabral MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO EM MEMÓRIA PRIMÁRIA Métodos Elementares Classificação por Trocas Método da Bolha Bubblesort Método de Partição

Leia mais

Ordenação em Memória Primária Estrutura de Dados II

Ordenação em Memória Primária Estrutura de Dados II - Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde Departamento de Computação Ordenação em Memória Primária Estrutura de Dados II Estrutura de Dados II COM10078-2017-I Prof. Marcelo Otone Aguiar marcelo.aguiar@ufes.br

Leia mais

6. Pesquisa e Ordenação

6. Pesquisa e Ordenação 6. Pesquisa e Ordenação Fernando Silva DCC-FCUP Estruturas de Dados Fernando Silva (DCC-FCUP) 6. Pesquisa e Ordenação Estruturas de Dados 1 / 30 Pesquisa de Informação A pesquisa eficiente de informação

Leia mais

2. Ordenação por Seleção

2. Ordenação por Seleção 1 Algoritmos de Ordenação Simples (SelectionSort, InsertionSort, BubbleSort) 1. Introdução Objetivo: Determinar a seqüência ordenada dos elementos de um vetor numérico. Algumas considerações: O espaço

Leia mais

Banco de Dados. Métodos de Ordenação de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Métodos de Ordenação de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Métodos de Ordenação de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Ordenação de Dados Ordenação é o ato de se colocar os elementos de

Leia mais

QuickSort CI/2015. Análise e Projeto de Algoritmos. - Prof. Lucídio A. F. Cabral

QuickSort CI/2015. Análise e Projeto de Algoritmos. - Prof. Lucídio A. F. Cabral QuickSort 1 Quicksort A[p q] A[q+1 r] Ordena um vetor A[p r] Divisão Particiona um vetor A em 2 subvetores A[p..q] e A[q+1..r], de tal modo que cada elemento de A[p..q] seja menor ou igual a cada elemento

Leia mais

INF1007: Programação 2 6 Ordenação de Vetores. 01/10/2015 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1

INF1007: Programação 2 6 Ordenação de Vetores. 01/10/2015 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 INF1007: Programação 2 6 Ordenação de Vetores 01/10/2015 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Tópicos Introdução Ordenação bolha (bubble sort) Ordenação por seleção (selection sort) 01/10/2015 (c) Dept. Informática

Leia mais

BCC202 - Estrutura de Dados I

BCC202 - Estrutura de Dados I BCC202 - Estrutura de Dados I Aula 15: Ordenação: ShellSort Reinaldo Fortes Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP Departamento de Computação, DECOM Website: www.decom.ufop.br/reifortes Email: reifortes@iceb.ufop.br

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I1 Prof. Eduardo 1

Algoritmos e Estruturas de Dados I1 Prof. Eduardo 1 Algoritmos e Estruturas de Dados I1 Prof. Eduardo 1 ORDENAÇÃO E BUSCA Ordenação: Bublesort, seleção direta e inserção direta. Busca: linear e binária 1 - ORDENAÇÃO (CLASSIFICAÇÃO) DE DADOS Em diversas

Leia mais

Linguagem Haskell. Maria Adriana Vidigal de Lima

Linguagem Haskell. Maria Adriana Vidigal de Lima de Valores em Haskell Linguagem Haskell Faculdade de Computação - UFU Dezembro - 2009 de Valores em Haskell 1 de Valores em Haskell Técnicas de por Seleção por Inserção Rápida por Bolha de Valores em Haskell

Leia mais

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I Algoritmos de busca Basicamente podem ser citadas duas estratégias para procurar (ou buscar) algo em uma coleção de dados: Busca

Leia mais

Algoritimos e Estruturas de Dados III CIC210

Algoritimos e Estruturas de Dados III CIC210 Algoritimos e Estruturas de Dados III CIC210 Divisão e Conquista Haroldo Gambini Santos Concurso Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 3 de setembro de 2009 Haroldo Gambini Santos Divisão e Conquista

Leia mais

Divisão e Conquista. Norton T. Roman. Apostila baseada nos trabalhos de Cid de Souza, Cândida da Silva e Delano M. Beder

Divisão e Conquista. Norton T. Roman. Apostila baseada nos trabalhos de Cid de Souza, Cândida da Silva e Delano M. Beder Divisão e Conquista Norton T. Roman Apostila baseada nos trabalhos de Cid de Souza, Cândida da Silva e Delano M. Beder Divisão e Conquista Construção incremental Ex: Consiste em, inicialmente, resolver

Leia mais

Quicksort Letícia Rodrigues Bueno

Quicksort Letícia Rodrigues Bueno Quicksort Letícia Rodrigues Bueno UFABC Quicksort Legenda: pivô; 1 a partição: ; 2 a partição: Quicksort Legenda: pivô; 1 a partição: ; 2 a partição: Quicksort Legenda: pivô; 1 a partição: ; 2 a partição:

Leia mais

Quicksort. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR

Quicksort. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Quicksort David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Quicksort Proposto por Hoare em 1960 e publicado em 1962. É o algoritmo de ordenação interna mais rápido que se conhece para uma ampla

Leia mais

Projeto de Algoritmos e Indução Matemática

Projeto de Algoritmos e Indução Matemática Capítulo 3 Projeto de Algoritmos e Indução Matemática Um algoritmo é uma descrição precisa de um método para a resolução de determinado problema. Este capítulo apresenta a relação entre a prova de teoremas

Leia mais

ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO. Algoritmos de comparação-e-troca. Bubble Sort Merge Sort Quick Sort

ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO. Algoritmos de comparação-e-troca. Bubble Sort Merge Sort Quick Sort ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO Algoritmos de comparação-e-troca Bubble Sort Merge Sort Quick Sort 1 BUBBLE SORT Usa a estratégia de comparação-e-troca É constituído por várias fases Cada

Leia mais

Método Guloso. Troco mínimo. Paulo Eustáquio Duarte Pinto (pauloedp arroba ime.uerj.br) junho/2012. Troco mínimo. Troco mínimo

Método Guloso. Troco mínimo. Paulo Eustáquio Duarte Pinto (pauloedp arroba ime.uerj.br) junho/2012. Troco mínimo. Troco mínimo Notas de aula da disciplina IME - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II Paulo Eustáquio Duarte Pinto (pauloedp arroba ime.uerj.br) Troco mínimo Dados os tipos de moedas de um país, determinar o número mínimo

Leia mais

Aula 3 Listas Lineares Sequenciais Ordenadas. prof Leticia Winkler

Aula 3 Listas Lineares Sequenciais Ordenadas. prof Leticia Winkler Aula 3 Listas Lineares Sequenciais Ordenadas prof Leticia Winkler 1 Listas Lineares Sequenciais Ordenadas Elementos da lista estão dispostos num vetor (contíguos na memória) e ordenado de acordo com alguma

Leia mais

Memória secundária. Memória secundária

Memória secundária. Memória secundária introdução ordenação interna ordenação externa ordenar processo de rearranjar um conjunto de itens em uma ordem ascendente ou descendente visa facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado

Leia mais

Complexidade de Algoritmos. Edson Prestes

Complexidade de Algoritmos. Edson Prestes Edson Prestes Divisão e conquista Divide um problema em subproblemas independentes, resolve-os e combina as soluções obtidas em uma solução para o problema original. Isso resulta em um processo recursivo

Leia mais

QuickSort. Algoritmos e Estruturas de Dados Verão Cátia Vaz 1

QuickSort. Algoritmos e Estruturas de Dados Verão Cátia Vaz 1 QuickSort Algoritmos e Estruturas de Dados Verão 2012 1 QuickSort Algoritmo do tipo dividir para conquistar Ideia do algoritmo: efectuar partição dos dados e ordenar as várias partes independentemente

Leia mais

Trabalho: Algoritmos de Busca e Ordenação. 1 Introdução. Prof. Bruno Emerson Gurgel Gomes IFRN - Câmpus Currais Novos. 31 de outubro de 2012

Trabalho: Algoritmos de Busca e Ordenação. 1 Introdução. Prof. Bruno Emerson Gurgel Gomes IFRN - Câmpus Currais Novos. 31 de outubro de 2012 Trabalho: Algoritmos de Busca e Ordenação Prof. Bruno Emerson Gurgel Gomes IFRN - Câmpus Currais Novos 31 de outubro de 2012 1 Introdução Os algoritmos de busca e de ordenação compreendem um conjunto de

Leia mais

BCC202 - Estrutura de Dados I

BCC202 - Estrutura de Dados I BCC202 - Estrutura de Dados I Aula 14: Ordenação: QuickSort Reinaldo Fortes Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP Departamento de Computação, DECOM Website: www.decom.ufop.br/reifortes Email: reifortes@iceb.ufop.br

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos CLRS 2.3, 3.2, 4.1 e 4.2 Essas transparências foram adaptadas das transparências do Prof. Paulo Feofiloff e do Prof. José Coelho de Pina. Algoritmos p. 1 Número de inversões Problema:

Leia mais

Existem duas categorias de algoritmos de ordenação: Os algoritmos de ordenação são avaliados de acordo com os seguintes critérios:

Existem duas categorias de algoritmos de ordenação: Os algoritmos de ordenação são avaliados de acordo com os seguintes critérios: MÉTODOS DE ORDENAÇÃO E PESQUISA ORDENAÇÃO: consiste em arranjar um conjunto de informações semelhantes numa ordem crescente ou decrescente; PESQUISA: consiste em executar uma pesquisa sobre a estrutura

Leia mais

Algoritmos de Ordenação e Pesquisa. Marco Antonio Moreira de Carvalho Algoritmos e Estrutura de Dados

Algoritmos de Ordenação e Pesquisa. Marco Antonio Moreira de Carvalho Algoritmos e Estrutura de Dados Algoritmos de Ordenação e Pesquisa Marco Antonio Moreira de Carvalho Algoritmos e Estrutura de Dados Bibliografia Básica l Cormen, Leiserson, Rivest. Introduction to Algorithms. 2nd edition. MIT Press,

Leia mais

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto a Análise de Algoritmos I Lista de Exercícios 1

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto a Análise de Algoritmos I Lista de Exercícios 1 FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Projeto a Análise de Algoritmos I Lista de Exercícios 1 Prof. Osvaldo. 1. Descreva alguns problemas associados ao emprego de metodologias

Leia mais

Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II

Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde Departamento de Computação Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II Estrutura de Dados II COM10078 2017-I Prof. Marcelo Otone Aguiar marcelo.aguiar@ufes.br

Leia mais

Listas de Prioridade. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC.

Listas de Prioridade. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Listas de Prioridade Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Capítulo 6 Prioridade } Algumas aplicações precisam recuperar rapidamente um dado

Leia mais

Introdução Métodos de Busca Parte 1

Introdução Métodos de Busca Parte 1 Introdução Métodos de Busca Parte 1 SCC-201 Introdução à Ciência da Computação II Rosane Minghim 2009 Importância em estudar busca Busca é uma tarefa muito comum em computação? Vários métodos e estruturas

Leia mais

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca ÁRVORES SUMÁRIO Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca 2 ÁRVORES Utilizadas em muitas aplicações Modelam uma hierarquia entre elementos árvore genealógica Diagrama hierárquico de uma organização

Leia mais

Estruturas de Dados 2

Estruturas de Dados 2 Estruturas de Dados 2 Recorrências IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/31 Recorrências Análise da Eficiência de Algoritmos: Velocidade de Execução; Análise

Leia mais

Basicamente, os tipos de algoritmos de ordenação podem ser resumidos a: Por seleção: seleciona o menor elemento, o segundo menor e assim por diante

Basicamente, os tipos de algoritmos de ordenação podem ser resumidos a: Por seleção: seleciona o menor elemento, o segundo menor e assim por diante / Ordenação de dados / 1 Ordenação de dados Frequentemente, é necessário que os dados devam ser armazenados obedecendo uma determinada ordem. A ordenação de dados é uma atividade relevante e fundamental

Leia mais

Árvores. Thiago Martins, Fabio Gagliardi Cozman. PMR2300 / PMR3201 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Árvores. Thiago Martins, Fabio Gagliardi Cozman. PMR2300 / PMR3201 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PMR2300 / PMR3201 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Árvore: estrutura composta por nós e arestas entre nós. As arestas são direcionadas ( setas ) e: um nó (e apenas um) é a raiz; todo nó

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Recursividade

Lista de Exercícios sobre Recursividade Lista de Exercícios sobre Recursividade 1) Dado os algoritmos recursivos abaixo, apresente suas funções de complexidade de tempo. a) void Pesquisa(int n) if (n > 1) Inspecione n*n*n elementos; // custo

Leia mais

Métodos de Pesquisa de Dados (II) Árvore N-ária de Pesquisa

Métodos de Pesquisa de Dados (II) Árvore N-ária de Pesquisa UFSC-CTC-INE INE5384 - Estruturas de Dados Métodos de Pesquisa de Dados (II) Prof. Ronaldo S. Mello 2002/2 Árvore N-ária de Pesquisa Uma Árvore N-ária de Pesquisa (ANP) é uma árvore que: contém m subárvores

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Medida do Tempo de Execução de um Programa David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Classes de Comportamento Assintótico Se f é uma função de complexidade para um algoritmo F, então

Leia mais

Método de ordenação - objetivos:

Método de ordenação - objetivos: Método de ordenação - objetivos: Corresponde ao processo de rearranjar um conjunto de objetos em uma ordem ascendente ou descendente. Facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado. São

Leia mais

Árvores Binárias de Busca

Árvores Binárias de Busca 0. Um breve comentário sobre os algoritmos de busca em tabelas De uma maneira geral, realizam-se operações de busca, inserção e remoção de elementos numa tabela. A busca sequencial tradicional é O(N).

Leia mais

I. Correção de Algoritmos Não-Recursivos

I. Correção de Algoritmos Não-Recursivos I. Correção de Algoritmos Não-Recursivos Nos exercícios a seguir, você deverá demonstrar a correção dos algoritmos por meio dos conceitos vistos nos slides da Aula 03. 1) Prove que o seguinte algoritmo

Leia mais

Busca Binária. Aula 05. Busca em um vetor ordenado. Análise do Busca Binária. Equações com Recorrência

Busca Binária. Aula 05. Busca em um vetor ordenado. Análise do Busca Binária. Equações com Recorrência Busca Binária Aula 05 Equações com Recorrência Prof. Marco Aurélio Stefanes marco em dct.ufms.br www.dct.ufms.br/ marco Idéia: Divisão e Conquista Busca_Binária(A[l...r],k) 1:if r < lthen 2: index = 1

Leia mais

Capítulo 14. Ordenação e pesquisa. Bubblesort. Alguns algoritmos de ordenação e pesquisa Medição do tempo de execução de um programa

Capítulo 14. Ordenação e pesquisa. Bubblesort. Alguns algoritmos de ordenação e pesquisa Medição do tempo de execução de um programa Capítulo Ordenação e pesquisa Alguns algoritmos de ordenação e pesquisa Medição do tempo de execução de um programa Bubblesort Identifica os pares de elementos contíguos que não estão na ordem correcta

Leia mais

Aula 03 Limite assintótico para a ordenação, Ordenação em tempo linear

Aula 03 Limite assintótico para a ordenação, Ordenação em tempo linear MC3305 Algoritmos e Estruturas de Dados II Aula 03 Limite assintótico para a ordenação, Ordenação em tempo linear Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 2Q-2015 1 2 Ordenação Ordenar corresponde

Leia mais

Comparando, Distribuindo e Ordenando

Comparando, Distribuindo e Ordenando Capítulo 5 Comparando, Distribuindo e Ordenando Algoritmos de ordenação podem ser agrupados tendo-se como base o comportamento da sua função de custo: Quadrática, NlogN e Linear. Os algoritmos de custo

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos! Uma característica importante de qualquer algoritmo é seu tempo de execução! é possível determiná-lo através de métodos empíricos, considerando-se entradas diversas! é também

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos Aula 03 Técnicas de Projeto de Algoritmos (Divisão e Conquista) Edirlei Soares de Lima Estratégias de Projeto de Algoritmos Força Bruta (Brute Force)

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos ACH2002 - Introdução à Ciência da Computação II Delano M. Beder Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Universidade de São Paulo dbeder@usp.br 08/2008 Material baseado

Leia mais

Ordenação de Vectores

Ordenação de Vectores 4. Vectores: Algoritmos de Ordenação João Pascoal Faria (versão original) Ana Paula Rocha (versão 2004/2005) Luís Paulo Reis (versão 2005/2006) FEUP - MIEEC Prog 2-2006/2007 Ordenação de Vectores Problema

Leia mais

Programação II Aula 07

Programação II Aula 07 Engenharias de Produção e Petróleo Programação II Aula 07 Adan Lucio P. Rodovia BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus ES, Tel.: +55 (27) 3312-1511 - CEUNES Métodos de Ordenação

Leia mais

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1 BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1 Na aula anterior Prova 2 Na aula de hoje Técnicas básicas de contagem; Tentativa e Erro; Recursividade.

Leia mais

Análise de algoritmos

Análise de algoritmos Análise de algoritmos Recorrências Conteúdo Introdução O método mestre Referências Introdução O tempo de execução de um algoritmo recursivo pode frequentemente ser descrito por uma equação de recorrência.

Leia mais

Método BubbleSort. Estrutura de Dados II Prof Jairo Francisco de Souza

Método BubbleSort. Estrutura de Dados II Prof Jairo Francisco de Souza Método BubbleSort Estrutura de Dados II Prof Jairo Francisco de Souza Introdução Ordenar corresponde ao processo de reorganizar um conjunto de objetos em uma ordem ascendente ou descendente Consiste em

Leia mais

Quicksort [1] Quicksort [2]

Quicksort [1] Quicksort [2] Quicksort [1] Provavelmente o algoritmo mais usado inventado nos anos 60 muito estudado e analisado desempenho bem conhecido popular devido à facilidade de implementação e eficiência complexidade N log

Leia mais

Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches

Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 2) Algoritmos recursivos Indução matemática, recursão, recorrências Indução matemática Uma

Leia mais

Ordenação de Dados (III) HeapSort

Ordenação de Dados (III) HeapSort UFSC-CTC-INE INE53 - Estruturas de Dados Ordenação de Dados (III) Prof. Ronaldo S. Mello 00/ HeapSort HeapSort também é um método de seleção ordena através de sucessivas seleções do elemento correto a

Leia mais

Lista de Figuras Figura 1 1: Figura 1 2: Figura 1 3: Figura 1 4: Figura 1 5: Figura 1 6: Figura 1 7: Figura 1 8: Figura 1 9: Figura 1 10:

Lista de Figuras Figura 1 1: Figura 1 2: Figura 1 3: Figura 1 4: Figura 1 5: Figura 1 6: Figura 1 7: Figura 1 8: Figura 1 9: Figura 1 10: Lista de Figuras Figura 1 1: Módulo de Memória DRAM 26 Figura 1 2: Um Disco Magnético com Três Pratos e Seis Superfícies 28 Figura 1 3: Geometria de uma Superfície de Disco Magnético 29 Figura 1 4: Um

Leia mais

Análise e Projeto de Algoritmos

Análise e Projeto de Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos Mestrado em Ciência da Computação Prof. Dr. Aparecido Nilceu Marana Faculdade de Ciências I think the design of efficient algorithms is somehow the core of computer science.

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Eliezer de Souza da Silva Estudo Comparativo de Algoritmos de Ordenação SÃO MATEUS 2010 Universidade Federal do Espírito Santo Eliezer de Souza da Silva Estudo Comparativo

Leia mais

Lista de Exercícios. Av. Trabalhador São-carlense, 400. centro. São Carlos - SP cep Brasil.

Lista de Exercícios. Av. Trabalhador São-carlense, 400. centro. São Carlos - SP cep Brasil. Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Organização de Arquivos Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Lista

Leia mais

1. Proponha algoritmos para: a. Calcular a altura dos nós de uma árvore binária dada, armazenando o valor da altura no nó.

1. Proponha algoritmos para: a. Calcular a altura dos nós de uma árvore binária dada, armazenando o valor da altura no nó. 1. Proponha algoritmos para: a. Calcular a altura dos nós de uma árvore binária dada, armazenando o valor da altura no nó. b. Achar o maior elemento (campo numérico) de uma árvore binária dada. c. Trocar

Leia mais

Algoritmos. para concursos. Questões comentadas

Algoritmos. para concursos. Questões comentadas Algoritmos para concursos Questões comentadas Prefácio Um algoritmo é um conjunto de operações em sequência para resolver determinado problema. A noção de algoritmo é extremamente importante para a computação.

Leia mais

Estruturas de Dados. Filas em que a prioridade de remoção não é cronológica. Maior prioridade não é do elemento que ingressou primeiro

Estruturas de Dados. Filas em que a prioridade de remoção não é cronológica. Maior prioridade não é do elemento que ingressou primeiro Estruturas de Dados Filas de Prioridade Ricardo J. G. B. Campello Parte deste material é baseado em adaptações e extensões de slides disponíveis em http://ww3.datastructures.net (Goodrich & Tamassia).

Leia mais

Tópicos Avançados em Algoritmos

Tópicos Avançados em Algoritmos Tópicos Avançados em Algoritmos Armando Matos 2008 Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 2 Tópicos Avançados de Algoritmos Armando B. Matos DCC-FC-UP 2009

Leia mais

Transformada Rápida de Fourier (FFT)

Transformada Rápida de Fourier (FFT) Transformada Rápida de Fourier (FFT) A FFT é um algoritmo eficiente para calcular a DFT A DFT de uma sequência x n de comprimento finito N é definida como: N 1 N 1 X k = x n e j2π N kn = x n W N kn, 0

Leia mais

Estrututas de Dados e Algoritmos. Estrutura de Dados e Algoritmos

Estrututas de Dados e Algoritmos. Estrutura de Dados e Algoritmos Estruturas de Dados e Algoritmos Algoritmos conceitos básicos Algoritmo: Sequência de passos simples, claramente especificada, para resolver um determinado problema. Uma receita. Problemas e Algoritmos

Leia mais

Complexidade assintótica de programas

Complexidade assintótica de programas Complexidade assintótica de programas Técnicas de análise de algoritmos são consideradas partes integrantes do processo moderno de resolver problemas, permitindo escolher, de forma racional, um dentre

Leia mais

CAL - Concepção e Análise de Algoritmos

CAL - Concepção e Análise de Algoritmos 3ª Aula Prática Divisão e Conquista Instruções Faça download do ficheiro cal20102011_fp03.zip da página da disciplina e descomprima-o (contém os ficheiros Test.cpp, Ponto.h, Ponto.cpp, UtilFunctions.cpp

Leia mais

DAINF - Departamento de Informática

DAINF - Departamento de Informática DAINF - Departamento de Informática Algoritmos 2 - Árvore binária de busca Prof. Alex Kutzke ( http://alex.kutzke.com.br/courses ) 30 de Novembro de 2015 Slides adaptados do material produzido pelo Prof.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01. Toda arvore binária possui as seguintes propriedades: I. Todos os nós de uma sub- árvore direita são maiores

Leia mais

Exemplos: Os números 12, 18 e 30 têm conjuntos de divisores respectivamente iguais a:

Exemplos: Os números 12, 18 e 30 têm conjuntos de divisores respectivamente iguais a: Lista de atividades sobre MDC. Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum e o mıınimo múltiplo comum de números naturais, bem como algumas de suas propri edades.

Leia mais

Programação II. Árvores Binárias (Binary Trees) Bruno Feijó Dept. de Informática, PUC-Rio

Programação II. Árvores Binárias (Binary Trees) Bruno Feijó Dept. de Informática, PUC-Rio Programação II Árvores Binárias (Binary Trees) Bruno Feijó Dept. de Informática, PUC-Rio Árvores Dados organizados de maneira hierárquica Exemplos: arquivos em diretórios, subdivisão de espaço 2D em um

Leia mais

Arquivos Sequenciais Ordenados Fisicamente

Arquivos Sequenciais Ordenados Fisicamente Arquivos Sequenciais Ordenados Fisicamente Estrutura de Dados II Aula 05 UFS - DComp Adaptados a partir do material da Profa. Kenia Kodel Cox Arquivos Sequenciais Podem ser: 1. Desordenados 2. Ordenados,

Leia mais

Aprendendo a Programar Programando numa Linguagem Algorítmica Executável (ILA)

Aprendendo a Programar Programando numa Linguagem Algorítmica Executável (ILA) Jaime Evaristo Sérgio Crespo Aprendendo a Programar Programando numa Linguagem Algorítmica Executável (ILA) Segunda Edição Capítulo 7 Versão 13052010 7. Pesquisa e Ordenação 7.1 Introdução Embora os problemas

Leia mais

Python: Recursão. Claudio Esperança

Python: Recursão. Claudio Esperança Python: Recursão Claudio Esperança Recursão É um princípio muito poderoso para construção de algoritmos A solução de um problema é dividido em Casos simples: São aqueles que podem ser resolvidos trivialmente

Leia mais

Linguagem C vetores multidimensionais

Linguagem C vetores multidimensionais Linguagem C vetores multidimensionais IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná Até agora... Introdução à linguagem C... Operadores aritméticos, de comparação

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa. Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP

Medida do Tempo de Execução de um Programa. Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP Medida do Tempo de Execução de um Programa Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP Medida do Tempo de Execução de um Programa O projeto de algoritmos é fortemente influenciado pelo estudo

Leia mais

Quantidade de memória necessária

Quantidade de memória necessária Tempo de processamento Um algoritmo que realiza uma tarefa em 10 horas é melhor que outro que realiza em 10 dias Quantidade de memória necessária Um algoritmo que usa 1MB de memória RAM é melhor que outro

Leia mais

AULA 24. Algoritmos p.856/905

AULA 24. Algoritmos p.856/905 AULA 24 Algoritmos p.856/905 Máximo divisor comum CLRS 31.1 e 31.2 Algoritmos p.857/905 Divisibilidade Suponha que a, b e d são números inteiros. Dizemos que d divide a se a = k d para algum número inteiro

Leia mais

Lista de exercícios sobre contagem de operações Prof. João B. Oliveira

Lista de exercícios sobre contagem de operações Prof. João B. Oliveira Lista de exercícios sobre contagem de operações Prof. João B. Oliveira 1. metodo m ( Vetor V ) int i, res = 0; para i de 1 a V.size res = res + V[i]; return res; Soma de elementos de um vetor, O( ). 2.

Leia mais

Algoritmos de Ordenação

Algoritmos de Ordenação CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Algoritmos de Ordenação Alunos: André Ricardo Gonçalves Luiz Gustavo Andrade dos Santos Paulo Roberto Silla Profa. Linnyer Beatrys

Leia mais

Algoritmos de Pesquisa e Ordenação em Vectores

Algoritmos de Pesquisa e Ordenação em Vectores Algoritmos de Pesquisa e Ordenação em Vectores FEUP - MIEEC Programação 2-2008/2009 Pesquisa Sequencial Problema (pesquisa de valor em vector): Verificar se um valor existe no vector e, no caso de existir,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais