Exercícios de Revisão Grécia Antiga

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios de Revisão Grécia Antiga"

Transcrição

1 Exercícios de Revisão Grécia Antiga Questão 01 - (UDESC SC) Mas, já que estamos a examinar qual é a constituição política perfeita, sendo essa constituição a que mais contribui para a felicidade da cidade... os cidadãos não devem exercer as artes mecânicas nem as profissões mercantis; porque este gênero de vida tem qualquer coisa de vil, e é contrário à virtude. É preciso mesmo, para que sejam verdadeiros cidadãos, que eles não se façam lavradores; porque o descanso lhes é necessário para fazer nascer a virtude em sua alma, e para executar os deveres civis. (Aristóteles. A política. Livro IV, cap. VIII) A partir da citação acima e de seus conhecimentos sobre a estrutura político-social da Grécia Antiga, assinale a alternativa correta. a) A ideia de democracia grega está ligada ao fato de que todos aqueles que habitavam uma cidade-estado dispunham dos mesmos direitos e deveres, uma vez que todos os trabalhos e profissões eram igualmente valorizados. b) A cidadania era uma forma de distinção social porque nem todos os habitantes de uma cidade eram considerados cidadãos. Estrangeiros e mulheres, por exemplo, não dispunham dos direitos de cidadania e não tinham direito a voto nas assembleias. c) As profissões mercantis eram desencorajadas devido à supremacia da Igreja Católica na administração política grega, durante o Período Clássico. Neste período, a usura e o exercício do lucro eram vivamente condenados por ferirem os princípios cristãos. d) Todos os homens que habitavam uma cidade eram considerados cidadãos. A cidadania, na Grécia Clássica, era qualificada em ordens, sendo que os proprietários de terras eram cidadãos de primeira ordem e os trabalhadores braçais de segunda ordem. Todos, porém, tinham direito de voz e voto nas assembleias. e) A ideia de cidadania, descrita por Aristóteles, é considerada ainda hoje um ideal, uma vez que é plenamente inclusiva e qualifica de forma igualitária todos os trabalhos e profissões. Questão 02 - (UEFS BA) Em Atenas, não havia propriamente um Estado composto por governantes e funcionários. Cada decisão importante era tomada pelo conjunto dos cidadãos que participava da Assembleia (ecclesia). Nesse espaço aberto, os atenienses discutiam seus problemas coletivos e decidiam como administrar a pólis. (Marcelo Rede. A Grécia Antiga, Adaptado.) O texto caracteriza o regime democrático de Atenas, nos séculos V e IV a.c. Sobre a democracia ateniense, é correto afirmar que a) o sistema era assegurado por um amplo aparato jurídico-institucional, que determinava o caráter representativo da participação política. b) a Assembleia era controlada pelos partidos aristocráticos, que proibiam a participação de mulheres e escravos nas principais decisões. c) a Assembleia estimulava a tolerância política e racial, mas impedia a candidatura de africanos e asiáticos às eleições majoritárias. d) o sistema garantia que todos os cidadãos participassem da vida cívica, mas não impedia a persistência de desigualdades socioeconômicas.

2 e) a Assembleia tinha caráter consultivo, mas as principais decisões ficavam a cargo dos reis escolhidos entre os aristocratas. Questão 03 - (Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP) Por muito tempo, entre os historiadores pensou-se que os gregos formavam um povo superior de guerreiros que, por volta de 2000 a.c., teria conquistado a Grécia, submetendo a população local. Hoje em dia, os estudiosos descartam esta hipótese, considerando que houve um movimento mais complexo. Segundo o pesquisador Moses Finley, a 'chegada dos gregos significou a introdução de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma nova civilização e estendê-la como e por onde puderam'. Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, Adaptado. Segundo o texto, a formação da Grécia antiga ocorreu a) de forma negociada, por meio de alianças e acordos políticos entre os líderes das principais tribos nativas da península balcânica. b) de forma gradual, a partir da integração de povos provenientes de outras regiões com habitantes da parte sul da península balcânica. c) de forma planejada, pela expansão militar dos povos nativos da península balcânica sobre territórios controlados por grupos bárbaros. d) de forma violenta, com a submissão dos habitantes originais da península balcânica a conquistadores recém-chegados do norte. Questão 04 - (FIEB SP) Leia o texto e responda a questão. É indispensável que a cidade seja organizada de maneira a dispor de vários serviços; consequentemente, deve possuir um número suficiente de agricultores para assegurar o suprimento de alimentos, além de artífices, militares, homens ricos, sacerdotes e juízes para decidirem o que for necessário e conveniente. Na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios (...), tampouco devem ser os agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas. Aristóteles (século IV a.c.), citado por Teresa Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-estado. São Paulo: Atual, 2003, p. 33. Adaptado. Pode-se dizer que o texto, relativo a Atenas na Antiguidade, a) caracteriza as ocupações necessárias à vida na cidade e valoriza o ócio como fundamento do exercício político. b) afirma que a principal preocupação dos cidadãos deve ser a criação de leis que regulem as atividades profissionais. c) preocupa-se prioritariamente com valores morais e critica os políticos por não exercerem atividades produtivas. d) despreza o trabalho braçal ou intelectual e valoriza as atividades comerciais e o exercício da política. e) demonstra o desprezo dos atenienses pela política e considera que o trabalho dignifica os homens.

3 Questão 05 - (UNITAU SP) O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar: a) Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis. b) Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos. c) Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta. d) Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares. e) A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena. Questão 06 - (IFMG) Leia o texto abaixo: falando de democracia eles (os atenienses) pensavam em uma praça ou então em uma assembleia na qual os cidadãos eram chamados a tomar eles mesmos as decisões que lhe diziam respeito. Democracia significava o que a palavra designa literalmente: poder do demos e não, como hoje, poder dos representantes do demos. (BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro:Campus, 2000). O texto acima faz referência à democracia existente na cidade grega de Atenas, entre os séculos VI e IV a.c. Assinale a opção que relaciona CORRETAMENTE a democracia ateniense e a democracia existente no Brasil atual: a) As dimensões continentais do Brasil podem ser consideradas como um dos empecilhos para o uso do modelo ateniense. b) Em Atenas, o poder era exercido pelos representantes do povo; no Brasil, o poder é exercido diretamente pelo povo. c) No Brasil, grande parte da população se abstém de votar nas eleições, o mesmo não ocorria em Atenas, onde as assembleias reuniam a totalidade da população. d) Em ambos os exemplos, todas as pessoas adultas são consideradas aptas a participar das decisões políticas. Questão 07 - (UNIFOR CE) Afirma-se que a Grécia é o berço da democracia, pois lá este regime foi exercido pela primeira vez. O termo democracia advém do grego demokratia, que significa governo do povo. Embora a terminologia seja semelhante, é possível afirmar que a democracia ateniense vivenciada no período da antiguidade clássica apresenta algumas diferenças em relação à democracia vivenciada atualmente no Brasil.

4 Sobre essas diferenças, é correto afirmar que a democracia ateniense era exercida a) de forma direta pelos cidadãos, não se incluindo neste conceito os escravos e as mulheres. b) de forma indireta, por meio de representantes eleitos pelo povo. c) de forma direta pelos cidadãos, incluindo-se neste conceito os escravos e as mulheres. d) de forma direta pelos cidadãos, incluindo-se neste conceito mulheres, mas não escravos. e) de forma indireta pelos cidadãos, não se incluindo neste conceito os escravos e as mulheres. Questão 08 - (IFRS) Por volta de 2 mil anos antes de Cristo, a região da Grécia antiga começou a ser ocupada por povos vindos do norte do Mar Negro que se estabeleceram nas penínsulas Ática e do Peloponeso. Inicialmente estes povos receberam influência através do contato com a civilização Cretense. Temos, neste momento, a ascensão da cidade de Micenas, que se tornou a região hegemônica dentre os povos gregos, isso em virtude de várias conquistas realizadas principalmente no Mediterrâneo Ocidental. Contudo, os gregos sofreram várias invasões de outros povos, fato que determinou uma grande mudança na sua estrutura social, que passou a ser baseada nas comunidades gentílicas. Este período da Grécia Antiga é retratado nas obras de um famoso poeta grego. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste período. a) Período Homérico b) Período Helenístico c) Período Clássico d) Período Regencial e) Período Arcaico Questão 09 - (Fac. Direito de Franca SP) [Na Grécia Antiga,] Não havia contradição entre a democracia antiga e a escravidão. Marcelo Rede. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 32. A frase justifica-se, pois a) os povos da Antiguidade equivocavam-se, ao não reconhecer que a democracia só é possível se houver plena igualdade social. b) não há qualquer relação entre as questões políticas e as questões econômicas, sociais ou étnicas. c) a existência de escravos proporcionava aos cidadãos atenienses tempo livre para se dedicarem à política. d) não é possível conciliar, na Antiguidade ou nos dias de hoje, democracia e trabalho obrigatório. e) o militarismo espartano era superior à democracia ateniense, pois dispensava a escravidão e todas as hierarquias sociais. Questão 10 - (UNESP SP)

5 Indique duas características da democracia antiga, a partir da experiência ateniense, que não se encontram na democracia contemporânea, e duas características da democracia contemporânea que não estavam presentes na democracia antiga. Questão 11 - (UNICAMP SP) A característica mais notável da Grécia antiga, razão profunda de todas as suas grandezas e de todas as suas fraquezas, é ter sido repartida numa infinidade de cidades que formavam um número correspondente de Estados. As condições geográficas da Grécia contribuíram fortemente para dar lhes sua feição histórica. Recortada pelo embate entre a montanha e o mar, há uma fragmentação física e política das diferentes sociedades. (Adaptado de Gustave Glotz, A cidade grega. São Paulo: Difel, 1980, p. 1.) a) Segundo o texto, qual a organização política mais relevante da Grécia antiga? Indique suas principais características. b) Relacione a economia da Grécia antiga com as condições geográficas indicadas no texto. Questão 12 - (UFG GO) Os termos cidadania e cidadão estão tornando-se de uso freqüente nas mais variadas formas de discurso, eruditos ou comuns, integrando-se ás práticas cotidianas da língua. PINA, A. Cidadania e educação: aspectos históricos e perspectiva. In: Educação, tributação e cidadania. São Paulo, p.61 A defesa da cidadania, conforme o texto, foi incorporada nos mais variados discursos políticos e perdeu a conotação partidária: todos são defensores do cidadão. O que, muitas vezes, se desconsidera é que a cidadania, ao longo da História, foi conquistada em um lento processo de lutas, que remonta ao mundo antigo. Com base no exposto, responda: a) O que garantia aos atenienses a condição de cidadãos? b) Quais as condições fundamentais para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo?

6 Gabarito 1 - Gab: B 2- Gab: D 3 - Gab: B 4 - Gab: A 5 - Gab: A 6 - Gab: A 7 - Gab: A 9 - Gab: A 10 - Gab: Diferentemente da democracia atual, a democracia na Antiguidade era direta (cabia à assembléia dos cidadãos decidir sobre as questões de interesse público), excluía as mulheres da vida política e coexistia com a prática do escravismo. A democracia contemporânea, por sua vez, é indireta (os cidadãos delegam o poder decisório a representantes eleitos) e abrange um número maior de membros da população, incluindo mulheres Gab: a) Trata se da polis. Eram cidades estado com instituições de autogoverno, independentes entre si que, ocasionalmente, por razões político militares ou economistas, realizavam alianças entre si. Algumas delas, como Atenas, no decorrer do século V a.c. criaram as bases dos regimes democráticos. b) Os condicionamentos geográficos, além de terem contribuído para a fragmentação política da Grécia Antiga, também foram importantes no plano econômico. Com poucas terras aráveis, os gregos dedicaram se a atividades comerciais e vieram a fundar um vasto império mercantil, estabelecendo feitorias e colônias desde o mar Negro até o Mediterrâneo Ocidental Gab: a) A garantia à cidadania estava estreitamente ligada à participação no governo da Polis. O cidadão era o resultado de uma nova concepção de governo, em que as decisões sobre a cidade extrapolam o controle de sacerdotes e do soberano e ampliaram-se para o conjunto da sociedade política. A elaboração de leis, a criação de um domínio público em oposição ao privado, promoveram a idéia de um bem comum. Portanto, a estreita relação entre o cidadão e a Polis garantia o exercício de uma nova concepção de poder e de política. Evidentemente, a definição dessa comunidade política nada tem a ver com a concepção moderna de democracia. No mundo antigo, era impensável a participação de mulheres e de estrangeiros nos negócios da cidade. É dentro dessa concepção que poderemos analisar a novidade da democracia grega. b) No mundo contemporâneo, a idéia de democracia está estreitamente ligada à participação política que se fundamenta na formação do que chamamos estado de Direito. A concepção de que somos regidos por leis constitucionais e a ampliação da comunidade política representam o fundamento da democracia moderna, baseada no princípio da igualdade jurídica dos cidadãos e na percepção de um indivíduo social dotado de direitos e deveres prescritos pela lei. A perspectiva de cidadania universaliza o sentido da cidadania, ao estabelecer a existência de direitos universais do homem, cujo exercício independe de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição. O marco desse novo princípio se encontra na Declaração dos Direitos do Homem, da ONU, elaborada em dezembro de 1948, em Paris.

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estados independentes e com diferentes organizções

Leia mais

Antiguidade Clássica Grécia Antiga

Antiguidade Clássica Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estado independentes e com diferentes organizações

Leia mais

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico Aula 06 História 01 Prof. Thiago Características físicas e povoamento da Grécia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales

Leia mais

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Grécia.

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Grécia. HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada Grécia www.historiaemfoco.com.br Antiguidade Clássica Modo de Produção Escravista Propriedade Privada da Terra Crescimento das Comunidades Familiares Genos Propriedade

Leia mais

IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 42 à 54. Formação do mundo grego Berço da civilização ocidental; Formou-se na região sul da Península Balcânica; Receberam muitas influências

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA PERIODIZAÇÃO ATENAS E ESPARTA

GRÉCIA ANTIGA PERIODIZAÇÃO ATENAS E ESPARTA GRÉCIA ANTIGA PERIODIZAÇÃO ATENAS E ESPARTA Povos formadores Cretenses civilização minoica Aqueus civilização micênica Jônios fundadores de Atenas Dórios fundadores de Esparta Eólios últimos a chegar ao

Leia mais

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série. Aluno(a): Nº Disciplina: Ciências humanas e suas tecnologias Professor (a): Barros Dutra Goiânia, maio de 2017. Valor Máximo: 7,0 NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

Leia mais

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira As Cidades-Estado na Grécia Antiga Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A cultura grega floresceu na península Balcânica; Cultura grega base da cultura européia; A sociedade grega diferente dos reinos do

Leia mais

Localização. P Ática. P. Peloponeso. Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos. Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso

Localização. P Ática. P. Peloponeso. Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos. Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso O MUNDO GREGO Localização P Ática Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos P. Peloponeso Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO: Séc. XX XII a.c.

Leia mais

Contextualização histórica Grécia antiga

Contextualização histórica Grécia antiga Contextualização histórica Grécia antiga Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO OU MICÊNICO PERIODIZAÇÃO Período

Leia mais

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente.

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 28 à 41. Atenas Sul da Península Balcânica; Não foi ocupada pelos dórios, predominavam os eólios e os jônios; Formou-se da união de tribos na planície

Leia mais

DEMOCRACIA. Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo.

DEMOCRACIA. Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. DEMOCRACIA A palavra DEMOCRACIA vem do grego: DEMOS = POVO KRATOS = PODER; AUTORIDADE Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. Pode estar no governo uma só pessoa, ou um grupo, e ainda

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Natureza-Sociedade: questões ambientais. 2 A A Aula 9.2 Conteúdo As Grandes Civilizações Ocidentais Grécia II 3 A A Habilidade Conhecer a respeito

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

"As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos...

As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... A Grécia Antiga "As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... " (Péricles, século V a.c.). De fato, a Grécia está

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA PATRULHA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA A palavra república é derivada de RES PUBLICA, expressão latina que significa COISA DO POVO, COISA PÚBLICA, O QUE É DE TODOS. Forma de governo

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO:

ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: 19/12/2017 PROFESSORES: PAULA E WILHER ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6ª / E.F. II TURMA: A e B NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Grécia Antiga Base da civilização ocidental Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Periodização Período pré-homérico Período homérico Período arcaico Período clássico Período helenístico pré-homérico

Leia mais

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga I Carga Horária: 50 horas

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga I Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga I Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 1º. Semestre - Unidade Santana Professor(es): Danielle

Leia mais

UNIDADE DATA: 30 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 30 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 30 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Orientação de estudo

Orientação de estudo Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3 bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: - Estudar a Unidade 6 sobre O mundo grego com o capítulo Atenas

Leia mais

1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap , 2.2. Roberson de Oliveira

1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap , 2.2. Roberson de Oliveira 1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap. 2 2.1, 2.2 Roberson de Oliveira Antiguidade Ocidental - Grécia 1. Periodização XX a.c. XII a.c. VIII a.c. VI a.c. IV a.c. I a.c. Pré-Homérico

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago O Mundo Grego - I Prof. Thiago Geografia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales e encostas, pecuária e vocação marítima Grécia Insular: Ilhas do Mar Egeu e Jônio Principais:

Leia mais

QUESTÃO 01 Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

QUESTÃO 01 Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade? DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: WILHER RENATA - LEONARDO DATA: /12/2014 ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 6ª / E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 4 Teorias

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 23/2/2013 18:25 1 Direitos Humanos Direitos Naturais Direitos Morais Direitos dos Povos Direitos Públicos Subjetivos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO 1 Profª: Kátia Paulino dos Santos Direitos Naturais Direitos Humanos Direitos Morais Direitos dos Povos Direitos Públicos Subjetivos Direitos Fundamentais

Leia mais

A Democracia dos Antigos e a Democracia dos Modernos

A Democracia dos Antigos e a Democracia dos Modernos A Democracia dos Antigos e a Democracia dos Modernos Laura Mezzalira Cecatto Estudante do curso de Relações Internacionais E-mail: lauramcecatto@gmail.com Resumo: O artigo tem como objetivo relacionar

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

formação da sociedade

formação da sociedade Paulo Tumasz Junior Introdução à Geografia e a Slides, Gravação e Aula formação da sociedade Fonte: Google imagens 2017. GEO = Terra; Grafia = Escrita ou Estudo; É a ciência que estuda a Terra. (Grécia

Leia mais

MUNDO GREGO Entre o Público (Pólis) e o Privado (Oikos)

MUNDO GREGO Entre o Público (Pólis) e o Privado (Oikos) História Geral Francisco Overlande MUNDO GREGO Entre o Público (Pólis) e o Privado (Oikos) Get Up, Stand Up Bob Marley / Peter Tosh Levante, resista: lute pelos seus direitos! Levante, resista: lute pelos

Leia mais

Antiguidade Clássica Grécia Antiga

Antiguidade Clássica Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estado independentes e com diferentes organizações

Leia mais

TEXTO BASE: ATENAS - PERÍODO ARCAICO (SEC. VIII-V a.c.)

TEXTO BASE: ATENAS - PERÍODO ARCAICO (SEC. VIII-V a.c.) TEXTO BASE: ATENAS - PERÍODO ARCAICO (SEC. VIII-V a.c.) Localização ao norte da Península Balcânica (Ática) Escassez de terras cultiváveis, favorecendo o comércio marítimo (relativa hegemonia comercial

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F Ensino Médio Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Senso comum e método científico 2 População 3 Grécia Antiga 4 Organização política do Estado brasileiro

Leia mais

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento JOGO DE PERGUNTAS 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento Regras Cada equipe responde na sua vez. Se não souber passa. Se a segunda equipe também não souber passa para a terceira. E assim sucessivamente. Nesse

Leia mais

Top 5 de Filosofia: Questões Enem

Top 5 de Filosofia: Questões Enem Top 5 de Filosofia: Questões Enem Top 5 de filosofia: Questões Enem 1. (Enem 2012) Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas

Leia mais

Capítulo 01- Democracia

Capítulo 01- Democracia Capítulo 01- Democracia INTRODUÇÃO Depois da Segunda Guerra Mundial, a ideia de democracia começou a levar a diferentes modelos de organização política, à medida que passava a ser adotada na maior parte

Leia mais

Grécia (Hélade) Localização

Grécia (Hélade) Localização Grécia (Hélade) Primeira civilização ocidental Localização 1 Grécia Continental e Insular Relevo escarpado e isolamento natural das cidades 2 PERÍODOS Pré-homérico(séc. XX a XII ac) Homérico(séc. XII a

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA. 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra

GRÉCIA ANTIGA. 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra GRÉCIA ANTIGA 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra LOCALIZAÇÃO LOCALIZA-SE EM SUA MAIOR PARTE NO SUDESTE DA EUROPA. Abrangia três importantes regiões: na Grécia Continental: situada ao sul da península

Leia mais

Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO.

Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO. Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO. OBJETIVO da aula: - EXPOR CARACTERÍSTICAS DA CIVILIZAÇÃO GREGA.

Leia mais

- Dificuldades históricas de o Brasil ser realmente republicano.

- Dificuldades históricas de o Brasil ser realmente republicano. - Dificuldades históricas de o Brasil ser realmente republicano. Teoria do Funcionalismo do pensador Émile Durkheim, para as crises eram causadas por aspectos morais e não econômicos. Comparava a sociedade

Leia mais

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE HISTÓRIA GERAL - HÉLADE ANTIGÜIDADE Ausência do Mar CLÁSSICA Adaptados ao calor seco Tipos de Roupa Alimentação Recreação Pois bem, da mesma forma a geografia também teve impacto na vida dos gregos! Clima

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA. Profa. Esp. Schirley Pimentel

GRÉCIA ANTIGA. Profa. Esp. Schirley Pimentel GRÉCIA ANTIGA Profa. Esp. Schirley Pimentel GRÉCIA Roteiro: Principal centro cultural do mundo. Arte. Filosofia ocidental. Ciência. Teatro. Jogos olímpicos. Democracia/ cidadania. Língua falada- grego.

Leia mais

Ficha Formativa. Correção

Ficha Formativa. Correção Ficha Formativa Correção 1. Localiza no mapa o território ocupado pela Grécia Antiga. 2. Descreve as condições naturais da Grécia. A Grécia fica situada numa península montanhosa, com poucas planícies

Leia mais

Grécia Antiga. Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini

Grécia Antiga. Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande Prof. Alan Carlos Ghedini O Mundo Grego Localizado ao Sul da Península Balcânica Terreno bastante irregular e montanhoso Existência de pequenos vales

Leia mais

Mundo Grego Resumo de Aula

Mundo Grego Resumo de Aula Mundo Grego Resumo de Aula De acordo com a historiografia, a história da Grécia pode ser dividida nos seguintes períodos: Pré-Homérico Homérico Arcaico Clássico. Helenístico. Período Pré-Homérico: Na visão

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

O ESTADO DEMOCRÁTICO. TGE II Nina Ranieri 2017

O ESTADO DEMOCRÁTICO. TGE II Nina Ranieri 2017 O ESTADO DEMOCRÁTICO TGE II Nina Ranieri 2017 1 Plano de Aula I- Conceito II Origens III- Definições de Democracia IV Modalidades V- Problemas contemporâneos 2 I- Conceito de Estado Democrático aquele

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 6/9/2013 20:00 1 Direitos Humanos Direitos Naturais Direitos Públicos Subjetivos Direitos dos Povos Direitos Morais Direitos

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,

Leia mais

Monarquia (753 a.c 509 a.c.)

Monarquia (753 a.c 509 a.c.) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

O excerto refere-se ao seguinte aspecto essencial da história grega da Antiguidade:

O excerto refere-se ao seguinte aspecto essencial da história grega da Antiguidade: LISTA DE RECUPERAÇÃO PEDRO IVO - HISTÓRIA Questão 01) Apesar de sua dispersão geográfica e de sua fragmentação política, os Gregos tinham uma profunda consciência de pertencer a uma só e mesma cultura.

Leia mais

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO SOCIOLOGIA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA Avaliação da unidade III Pontuação: 7,5 pontos 2 Questão 01 (1,0) O programa Bolsa Família consiste em destinar temporariamente

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº:

Leia mais

Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini

Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O Mundo Grego Localizado ao Sul da Península Balcânica Terreno bastante irregular e montanhoso

Leia mais

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 20 de Setembro, quinta-feira!

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 20 de Setembro, quinta-feira! Disciplina: HISTÓRIA Valor: Segmento: Fundamental II Série: 6º Anos Turma: AA, AD 10,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 2ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª série: (Ensino médio) Professor: Yuri Disciplina: Sociologia No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 PERIODIZAÇÃO Formação da cultura creto-micênica. Primeira Diáspora grega

Leia mais

Grécia. PRÉ-HOMÉRICO (SÉC. XX-XII a.c.) HOMÉRICO (SÉC. XII VIII a.c.) ARCAICO. Esparta

Grécia. PRÉ-HOMÉRICO (SÉC. XX-XII a.c.) HOMÉRICO (SÉC. XII VIII a.c.) ARCAICO. Esparta PRÉ-HOMÉRICO (SÉC. XX-XII a.c.) Grécia Formação do povo grego Invasões dos povos indo-europeus: Aqueus, Eólios, Jônios. Séc. XII a.c. Invasão dos Dórios o Efeito: Diásporas: Ilhas do Mar Egeu e Ásia Menor

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Avaliação Especial (Ensino Médio)

Avaliação Especial (Ensino Médio) P 501G 1.a Série Gabarito Física 17/05/01 Avaliação Especial (Ensino Médio) Física 01. Alternativa d. S P = 0 + 100 t S M =10+80t S P =S M 100t=10+80t t = 0,5 h S M = S P =50km 0. Alternativa e. 03. Alternativa

Leia mais

I - II - a) Segundo o trecho e seus conhecimentos, qual é o tipo de democracia existente em Atenas?

I - II - a) Segundo o trecho e seus conhecimentos, qual é o tipo de democracia existente em Atenas? Questão 1: O teórico franco-suíço Benjamin Constant pronunciou uma conferência em 1819 intitulada A liberdade dos antigos comparada à dos modernos. Em linhas gerais, este era o seu argumento: A liberdade

Leia mais

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre; Solo fértil desenvolvimento da agricultura; Litoral pouco recortado ausência de portos naturais em abundância; Habitantes da península: Norte

Leia mais

Esparta: um Estado fortificado

Esparta: um Estado fortificado Esparta: um Estado fortificado 1 Transformavam seus vizinhos (Messênia VIII a. C.) em escravos. Eram os servos do Estado. 2 Como eram mais numerosos os messênios se rebelaram. Depois da vitória, os espartanos

Leia mais

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Essa questão apresenta no enunciado a data incorreta (1931) da abdicação de Dom Pedro I, que ocorreu em 1831. Dessa forma, aguardamos o parecer da banca. Erros das demais: Revoltas no período

Leia mais

Pensamento Econômico na Antiguidade e Idade Média. Profa. Eliana Tadeu Terci

Pensamento Econômico na Antiguidade e Idade Média. Profa. Eliana Tadeu Terci Pensamento Econômico na Antiguidade e Idade Média Profa. Eliana Tadeu Terci Pensamento Econômico na Antiguidade e Idade Média Grécia Roma Idade Média Objetivo: Caracterizar a organização econômica e o

Leia mais

A Grécia Antiga. Prof. João Rocha Instituto Santa Luzia

A Grécia Antiga. Prof. João Rocha Instituto Santa Luzia A Grécia Antiga Prof. João Rocha Instituto Santa Luzia Periodização I - Período pré-homérico (2000 a 1200 a.c.): ocupação da Grécia. Creta e Micenas. Chegada dos povos aqueus e dórios. II - Período Homérico

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA

PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA Capítulo 12 PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO (SÉC. VI V a.c.) SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO OU CLÁSSICO (SÉC. V IV a.c.): SÓCRATES E PLATÃO SISTEMÁTICO (SÉC IV III a.c.): ARISTÓTELES

Leia mais

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade,

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, Roma A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

História Antiga: Exercícios de Grécia e Roma

História Antiga: Exercícios de Grécia e Roma Antiga: Exercícios de Grécia e Roma 1. (Enem) Alexandria começou a ser construída em 332 a.c., por Alexandre, o Grande, e, em poucos anos, tornou-se um polo de estudos sobre matemática, filosofia e ciência

Leia mais

Soc.Semana 12. Lara Rocha (Debora Andrade)

Soc.Semana 12. Lara Rocha (Debora Andrade) Lara Rocha (Debora Andrade) Semana 12 Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 05/05

Leia mais

MÓD. 1 RAÍZES MEDITERRÂNICAS DA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA CIDADE, CIDADANIA E IMPÉRIO A.CL. 1. O MODELO ATENIENSE 1.1. A democracia antiga.

MÓD. 1 RAÍZES MEDITERRÂNICAS DA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA CIDADE, CIDADANIA E IMPÉRIO A.CL. 1. O MODELO ATENIENSE 1.1. A democracia antiga. O espaço 1 Continental Grécia Antiga Asiática (Ásia Menor) Insular ATENAS: Pólis (cidade-estado) cidade terrenos agrícolas porto (Pireu) Ática - Corpo cívico, formado pelos cidadãos 2 conceito de AUTARCIA

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX Prof. Lincoln Marques ORIGENS COLONIAIS INTRODUÇÃO A primeira metade do século XIX para os EUA foi marcada: pela conquista de territórios em direção ao Oceano Pacífico,

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA

DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA Seminário do ENADE Agronomia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária e Estética e Cosmética Profª. Ma. Denise Tatiane Girardon

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Período clássico (V a.c. e IV a.c.) Marcado por violentas lutas dos gregos contra povos invasores (persas) e entre si. Apogeu da civilização grega

Leia mais

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS O que é ser cidadão e cidadania? Cidadão é o indivíduo participante de uma comunidade (Estado) e detentor de direitos e deveres. Assim, a cidadania

Leia mais

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana.

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. 1 SAMUEL BARBOSA DE SOUZA RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. Euclides da Cunha - Bahia 2016 2 Aspectos da estrutura politico-militar romana Trabalho apresentado no segundo semestre

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): FILOSOFIA JOSÉ LUCIANO GABEIRL Conteúdo: Referência para estudo: A Filosofia de Aristóteles A Filosofia Helenística Idade Média

Leia mais

Índice. Educação, política e cidadania Política e democracia A Política segundo maquiavel Relação: meios e fins...

Índice. Educação, política e cidadania Política e democracia A Política segundo maquiavel Relação: meios e fins... GRUPO 7.1 MÓDULO 8 Índice Educação, política e cidadania...3 1. Política e democracia...3 2. A Política segundo maquiavel...4 2.1 Relação: meios e fins... 4 2 EDUCAÇÃO, POLÍTICA E CIDADANIA 1. POLÍTICA

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS UNIÃO DA VITÓRIA 2010 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como finalidade

Leia mais

1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 2 FASES DA HISTÓRIA: ANTIGÜIDADE CLÁSSICA A GRÉCIA

1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 2 FASES DA HISTÓRIA: ANTIGÜIDADE CLÁSSICA A GRÉCIA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção escravista; Contribuições nas artes, ciências e filosofia

Leia mais

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7 Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico Módulo 7 Costuma-se dividir a história da Grécia Antiga em quatro períodos: Pré-Homérico: séculos XX a XII a.c. Homérico: séculos XII a VIII a.c. Arcaico: séculos

Leia mais

Sociedade Grega Na Antiguidade

Sociedade Grega Na Antiguidade Sociedade Grega Na Antiguidade LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se ao sul da Península Balcânica, nas ilhas do Mar Egeu e no litoral da Ásia Menor. O relevo montanhoso e o consequente isolamento das localidades

Leia mais

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 08 A INFLUÊNCIA DE LOCKE SOBRE O BILL OF RIGHTS

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 08 A INFLUÊNCIA DE LOCKE SOBRE O BILL OF RIGHTS FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 08 A INFLUÊNCIA DE LOCKE SOBRE O BILL OF RIGHTS Como pode cair no enem Alexis de Tocqueville, um dos grandes teóricos da democracia na América, afirma em sua obra de 1835: Quando

Leia mais

CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL

CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL O que são Direitos Humanos? Declaração Universal dos Direitos Humanos foi dotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948. Criou

Leia mais