PROPOSIÇÃO DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL PARA RUÍDOS URBANOS PARTE 2: ANTEPROJETO DE LEI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSIÇÃO DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL PARA RUÍDOS URBANOS PARTE 2: ANTEPROJETO DE LEI"

Transcrição

1 PROPOSIÇÃO DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL PARA RUÍDOS URBANOS PARTE 2: ANTEPROJETO DE LEI José Henrique Gonçalves Engenheiro Eletricista e Engenheiro Especialista em Segurança do Trabalho João Candido Fernandes Universidade Estadual Paulista Depto de Engenharia Mecânica - Bauru Abstract. In the first part of this issue they were established the basic parameters for formulation of a municipal law to discipline the emission of urban sounds. In this second part a law-project is proposed with the objective of executing all the items listed in the conclusions of the first part of this issue. Keywords. Noise, Urban, legislation, standard. TEMA: Gestão Ambiental nos Sistemas Produtivos TÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - Esta Lei tem como objetivo estabelecer condições de proteção, sossego e bem-estar públicos no que tange a emissão de sons e ruídos na área urbana do município de (Nome). Art. 2º - A emissão de sons e ruídos, em decorrência de quaisquer atividades, obedecerá, no interesse da saúde, da segurança e do sossego publico, aos padrões, critérios e diretrizes estabelecidos nesta Lei, sem prejuízo da legislação federal e estadual aplicável. TÍTULO II DAS DEFINIÇÕES Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, considera-se: I decibel (db): escala logarítmica usada para avaliar o nível de pressão sonora; o decibel pode ser ponderado conforme as curvas A, B e C da Norma Brasileira EB 366/74 da Associação Brasileira de Normas Técnicas; II Nível de Pressão Sonora Vinte vezes o logaritmo decimal da relação da pressão sonora produzida por um som e a pressão de referência; III período diurno : o tempo compreendido entre 7 e 22 horas do mesmo dia;

2 IV período noturno : o tempo compreendido entre 22 h de um dia e 7 h do dia seguinte; V poluição sonora: qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente causada por som que, direta ou indiretamente, seja nocivo à saúde, à segurança ou ao bemestar da coletividade; VI som: toda e qualquer vibração ou onda mecânica que se propaga em meio elástico, capaz de produzir no homem uma sensação auditiva; VII - ruído: mistura de sons cujas freqüências não obedecem a leis precisas; VIII Ruído de Fundo É a média dos mínimos níveis de sons no horário e local considerados, na ausência da fonte objeto de estudo. Art. 4º A medição de sons, ruídos ou poluição sonora serão efetuadas com Medidor de Pressão Sonora e nas condições de medida que atenda às recomendações da NBR 10151/87 e NBR 10152/87 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou das que lhe sucederem. 1º Todos os níveis de sons são referidos à curva de ponderação "A" do aparelho medidor. 2º Para a medição dos níveis de sons considerados nesta Lei o aparelho medidor de pressão sonora, conectado à resposta lenta, deverá estar com o microfone afastado no mínimo de 1,50 m (um metro e cinqüenta centímetros) da divisa do imóvel que contém a fonte de som ou ruído e à altura de 1,20 m (um metro e vinte centímetros) do solo ou piso. 3º O microfone do aparelho medidor de nível de pressão sonora deverá ficar afastado, no mínimo, 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de quaisquer obstáculos, bem como guarnecido com tela contra a influência de vento, quando a situação exigir. 4º Não deverão ser efetuadas avaliações de ruído na ocorrência de precipitação atmosférica (chuva). 5º No caso de reclamação, a avaliação também deve ser realizada na casa do reclamante. Deve-se efetuar a medição do ruído onde os moradores indicarem como ponto de maior perturbação. Nestes casos, deve-se tomar as seguintes precauções: - altura do microfone do solo de 1,20 a 1,50 metros; - distância mínima de paredes de 1,0 metro; - distância de janelas de 1,50 metros; - deve-se realizar, no mínimo, 3 medições no cômodo da residência do reclamante, afastadas 0,50 metros uma da outra; - as medições devem ser realizadas nas condições normais de utilização das janelas e portas do ambiente (abertas ou fechadas).

3 6º O calibrador e o medidor de que trata o caput deste artigo, deve ter certificado de calibração da Rede Brasileira de Calibração ou do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), renovado a cada 2 (dois) anos. TÍTULO III DAS PERMISSÕES Art. 5º São permitidos, independentemente do nível sonoro, observado o disposto no artigo 6º desta Lei, os sons e ruídos que provenham: I de alto-falantes utilizados para a propaganda eleitoral, durante a época estabelecida pela Justiça Eleitoral, no horário compreendido entre 8 h e 20 h, sem prejuízo das determinações da legislação eleitoral e do disposto nesta lei, no artigo 11º inciso II; II os sinos de igrejas ou templos, utilizados no exercício de culto ou cerimônia religiosa, celebrados no recinto das respectivas sedes das associações religiosas, no período de 7 h às 24 h, exceto aos sábados e nas vésperas de dias de feriados e de datas religiosas de expressão popular, quando será das 6 h às 24 h, não podendo utilizar equipamentos sonoros para projeção e ou divulgação externa direcionada ao logradouro público; III de bandas de música em desfiles, ou praças ou jardins públicos, desde que devidamente autorizados pela Prefeitura Municipal; IV de sirenes ou aparelhos semelhantes que assinalem o inicio e o fim de jornada de trabalho, desde que funcionem em área apropriada e o sinal não se alongue por mais de 60 (sessenta) segundos; V de máquinas e equipamentos usados em obras públicas no período de 8 h às 18 h, salvo quando se tratar de obra que, por seu caráter de emergência, não possa ser realizada por razões técnicas ou operacionais dentro do supracitado período, devendo o caráter emergencial ser expressamente justificado ao órgão competente assim como o expresso compromisso do mínimo tempo para o término da obra ou serviço; VI de sirenes e aparelhos semelhantes, quando usados por batedores oficiais, em ambulâncias, veículos policiais ou veículos de serviço urgência ou, ainda, quando empregados para alarme e advertência; VII de explosivos empregados em pedreiras, rochas e demolições, entre 10 h e 17 h, desde que previamente autorizado pelo poder público; VIII de alto-falantes ou de outras fontes, em praças públicas e demais locais previamente permitidos pelas autoridades, nos horários autorizados, durante o carnaval e nos 10 (dez) dias que o antecedam, desde que destinados exclusivamente a divulgar músicas carnavalescas sem propaganda comercial.

4 IX de alto-falantes ou de outras fontes, em praças públicas e demais locais previamente permitidos pelas autoridades, nos horários autorizados, durante as festividades culturais, diversões e religiosas já tradicionalmente inseridas ou não no calendário de eventos do município, sem prejuízo do horário proibitivo de 2 h até 7h. Art. 6º Para os casos em que a poluição sonora não estiver claramente caracterizada, bem como quando o poder público considerar de pertinente interesse, será utilizado o recurso de medição por instrumento, respeitados os níveis estabelecidos nesta lei. TÍTULO IV DAS PERMISSÕES MEDIANTE CONCESSÃO DE ALVARÁ Art. 7º São permitidos, mediante concessão de alvará de funcionamento, os sons e ruídos que provenham: I de veículos com emissão de sons, com finalidade de propaganda, de divulgação a qualquer título, que serão tolerados nas vias públicas, desde que sejam respeitados: - o período de atividade das 8 h às 20 h; - o nível máximo de emissão sonora de 80 db(a) (oitenta decibels); - o afastamento mínimo de 200 metros de hospitais, ambulatórios com internamento de pacientes, velórios, escolas, sala do tribunal do júri e igrejas, todos quando em atividade. - não pode o veículo tratado neste inciso estacionar ou parar, exceto na condição do fluxo normal do trânsito, bem como imprimir velocidade em desacordo com a legislação nacional de trânsito. - a medição dos níveis de ruído deve obedecer a Norma Brasileira NBR II estabelecimentos de qualquer tipo, desenvolvendo qualquer atividade em ambiente fechado ou aberto, devem limitar a emissão de sons para o exterior do recinto que têm origem (medidos conforme o Art 4º 2) nos seguintes níveis: - no máximo 3 db(a) (três decibels) de somatório ao ruído de fundo do local. - independentemente do ruído de fundo, emitam sons até o limite fixado no anexo 1 desta Lei, para as diferentes zonas de uso e horários. III no caso de avaliações realizadas na casa do reclamante, os níveis limites de ruído são os mesmos dos itens I e II deste artigo, aplicadas as correções previstas na Norma Brasileira NBR , reproduzidas no anexo 2 desta Lei. IV Em nenhum estabelecimento, inclusive em residências, poderá ser instalado nas suas dependências internas ou externas, no passeio público, na via pública, mesmo que precariamente, equipamento ou aparelhagem com propagação de som para fora do estabelecimento ou da residência, que venham a ultrapassar os valores limites estabelecidos neste artigo. Art. 8º - Na solicitação ou renovação do alvará de funcionamento dos estabelecimentos que se enquadrem no Artigo anterior, serão exigidos os seguintes documentos:

5 - dados descritivos do estabelecimento; - equipamentos sonoros utilizados; - zona e categoria de uso do local; - horário de funcionamento do estabelecimento; - capacidade ou lotação máxima do estabelecimento; - nível máximo de ruído interno previsto; - laudo técnico comprobatório do tratamento acústico, realizado por profissional ou empresa idôneo, com clara descrição da metodologia empregada no projeto; - declaração do responsável legal do estabelecimento de que aceita as condições de uso impostas para o local. Art. 9º - O laudo técnico mencionado no artigo anterior deve atender as seguintes disposições: - ser elaborado por empresa ou profissional idôneo; - trazer o nome e assinatura de todos os profissionais que o elaboraram, com o número do registro no Conselho de classe; - conter a descrição detalhada do projeto acústico instalado no imóvel, incluindo plantas e layout do imóvel e características acústicas dos materiais utilizados; - cálculo da perda de transmissão ou isolamento acústico das partições; - comprovação técnica da implantação acústica efetuada; - levantamento sonoro em áreas possivelmente impactadas, através de testes reais ou simulados, com apresentação dos resultados, indicando as normas legais seguidas, croquis com os pontos de medição e conclusões. Art. 10º - Os alvarás de funcionamento perderão a validade em 2 anos, ou poderão ser cassados antes de decorrido este prazo, em qualquer dos seguintes casos: - mudança de uso do estabelecimento; - mudança da razão social; - alterações físicas do imóvel, tais como reformas e ampliações; - qualquer alteração na proteção acústica ou nos termos contidos no Alvará de Funcionamento; TÍTULO V DAS PROIBIÇÕES Art. 11º Independentemente de medições de qualquer natureza, são proibidos os ruídos: I produzidos, na Área urbana, por veículos com o equipamento de descarga aberto ou o silencioso adulterado, bem como o originário de buzinas de veículos de qualquer natureza, salvo nos casos em que a autoridade de trânsito expressamente permitir o seu uso; II produzidos por pregões, anúncios, propaganda, divulgação a qualquer título no logradouro público ou para ele dirigidos, de viva voz ou por meio de aparelhos ou instrumentos de qualquer natureza;

6 III provenientes de instalações mecânicas, instrumentos musicais, aparelhos ou instrumentos sonoros de qualquer natureza, quando produzidos em logradouros públicos, excetuados os casos previstos nesta Lei; IV provocados pelo estampido de morteiros, bombas, foguetes, rojões, fogos de artifício e similares, exceto nas comemorações oficiais, manifestações de notório caráter público e festivo, devendo ser em qualquer caso previamente autorizados pelo poder público que considerará o local da detonação e demais condições de segurança; V produzidos por animais de modo a provocar o desassossego ou a intranqüilidade da vizinhança. TÍTULO VI DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES E SUAS ATRIBUIÇÕES Art. 12º É incumbida do controle da execução da presente Lei a o Setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal. 1º Para os fins previstos no "caput" deste artigo, o Município deverá prover o Setor responsável pela fiscalização dos equipamentos necessários para avaliação dos níveis de ruído, conforme o Art. 4º, parágrafo 6º desta Lei. 2º Para os fins previstos no "caput" deste artigo, o Município deverá promover a capacitação do pessoal responsável pela fiscalização e avaliação dos níveis de ruído. 3º Para os fins previstos no "caput" deste artigo, o Município poderá vir a firmar convênios com órgãos técnicos federais, estaduais ou profissionais regulamentados, comprovadamente aptos a aferir a emissão de som e a existência de ruídos. 4º Para os fins previstos no "caput" deste artigo, o Município poderá vir a firmar convênios com órgãos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil do Estado de São Paulo e contratar serviços especializados de Empresas Privadas. Art. 13º - As vistorias a estabelecimentos poderá ser realizada em três situações: - na inauguração (alvará inicial de funcionamento); - de rotina, sempre que o Orgão Público julgar conveniente; - por reclamação. Art. 14º A emissão de Boletim de Ocorrência Policial, a manifestação formal do Ministério Público, ou da Autoridade Judicial da Comarca, ou da Presidência da Câmara Municipal serão instrumentos competentes para acionar a administração pública na verificação imediata da violação dos prescritos desta Lei. Art. 15º Qualquer cidadão, que esteja no pleno gozo dos seus direitos legais, desde que tenha atingido maioridade, poderá oferecer denúncia de violação dos dispositivos desta Lei.

7 Art. 16º A administração pública, através das secretarias municipais, instalará processo administrativo, mantendo registro e arquivo do processo e seus resultados por um prazo de, no mínimo, 5 anos. 1º A administração pública representará, ex-ofício, através da sua assessoria jurídica e na forma da lei, ao Curador do Meio Ambiente, para as demais medidas penais possíveis, no caso de reincidência infracional ou quando os prejuízos sejam considerados de elevado risco ou monta. TÍTULO VII DAS AUTUAÇÕES E DOS RECURSOS Art. 17º - Sem prejuízo das penalidades cominadas pela legislação federal e estadual em vigor, especialmente o disposto no artigo 330 do Código Penal, os infratores dos dispositivos desta lei estão sujeitos às seguintes penalidades: I aos estabelecimentos sem Alvará de Funcionamento, ou com documentos vencidos, ou não fixados em local visível, ou com emissão de som acima do permitido: a) multa de 300 UFMs na primeira autuação e intimação para, no prazo improrrogável de 60 dias, requerer o licenciamento nos termos da legislação própria; b) interdição de uso até o atendimento da intimação, na segunda autuação; c) fechamento administrativo com lacração de todas as entradas, na terceira autuação. II aos estabelecimento licenciados, cujas condições de uso estejam em desacordo com o laudo técnico aprovado pela Prefeitura e com emissão de sons acima dos limites legais: a) multa de 50 UFMs para os locais com capacidade para até 50 pessoas, 100 UFMs para locais até 100 pessoas, 150 UFMs para até 200 pessoas e intimação para, no prazo improrrogável de 10 dias, adequar-se ao sistema acústico descrito no laudo técnico; b) interdição de uso, até o atendimento da intimação, na segunda autuação; c) fechamento administrativo com lacração de todas as entradas, na terceira autuação. Art. 18º A autuação dar-se-á em AUTO DE INFRAÇÃO, extraído em 2 vias, sendo a 1ª (primeira) encaminhada à administração pública para início do processo administrativo e a aplicação da multa e a 2ª (segunda) será para ciência do autuado. 1º Do Auto de infração constará: I O nome da pessoa física ou jurídica, com o respectivo endereço; II Fato constitutivo da infração, além do local, data e hora; III O dispositivo que fundamenta a autuação; IV A penalidade aplicada e quando for o caso, o prazo para correção da irregularidade; V Espaço reservado para descrição de apreensão ou interdição;

8 VI Nome e assinatura do agente fiscalizador Art. 19º No caso da autuação ser conduzida juntamente com ação de apreensão ou interdição, estas deverão constar do próprio AUTO DE INFRAÇÃO, descrito em relatório sucinto, adquirindo expressão de AUTO DE APREENSÃO ou AUTO DE INTERDIÇÃO, concomitantemente e sem qualquer prejuízo ao AUTO DE INFRAÇÃO. Art. 20º O recurso não terá efeito suspensivo e deverá ser interposto dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados da data da autuação. Art. 21º Os recursos contra atos de aplicação de penas serão necessariamente por escrito, instruídos com todos os elementos necessários ao seu exame e deverão ser dirigidos exclusivamente ao Prefeito Municipal. Art. 22º Não serão conhecidos os recursos de que trata os artigos 20º e 21º que não acompanharem comprovante de recolhimento das multas ou cópia da guia da multa quitada. Art. 23º As multas geradas por infrações desta lei deverão ser recolhidas pelo infrator no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data da autuação; sendo que após esse prazo, a mesma será inscrita na Dívida Ativa do município. TÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 26º O Anexo I (constituído da tabela de NÍVEIS DE SOM E RUÍDOS MÁXIMOS PERMITIDOS) e o Anexo II (constituído da tabela de CORREÇÕES PARA MEDIÇÃO DE RUÍDO NO INTERIOR DE RESIDÊNCIAS) passarão a fazer parte integrante desta Lei. ANEXO I NÍVEIS DE SOM E RUÍDOS MÁXIMOS PERMITIDOS * Valores em expressos em db(a) (decibels ponderados a curva "A") * Os períodos assinalados aqui são fixados pelo Artigo 3º desta lei.

9 ÁREA Estritamente Residencial Predominantemente Residencial Diversificada Predominantemente industrial USO PERMITIDO Exclusivo para residência, hospital e escola Predomínio de Residências Residências, Comércio e Serviços Indústrias, Comércio e Recreacional CÓDIGO RUÍDO MÁXIMO ADMISSÍVEL PERÍODO PERÍODO DIURNO NOTURNO ER PR D PI Estritamente industrial Predomínio de Indústrias EI ANEXO 2 Correções a serem aplicadas ao nível de ruído externo para se obter o nível de ruído para ambiente interno (NBR ). Condições da janela Correção em db (A) Janelas abertas -10 Janelas simples fechadas -15 Janelas duplas fechadas ou fixas -20 BIBLIOGRAFIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT - Norma NBR Avaliação do ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT - Norma NBR Níveis de ruído para conforto acústico (NB 95) BRASIL - Lei nº 6515, portaria nº NR 15 - Atividades Insalubres. BERGUND, B e LINDVALL, T Community Noise WHO, Stockholm, 1995.

10 BERGUND, B, LINDVALL T, SCHWELA Guidelines for Community Noise WHO, Stockholm, BRASIL Lei Federal Nº 6.515, Portaria Nº do Ministério do Trabalho, - NR 15: Atividades insalubres e NR 17: Ergonomia. CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Determinação do nível de ruído em ambientes internos e externos de áreas habitadas L São Paulo, julho de 1992a. CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Critérios de ruído para recintos internos de edificações L São Paulo, julho de 1992b. CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente Resoluções FERNANDES, J. C. Acústica e Ruído Apostila do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho UNESP Campus de Bauru PSIU Programa de Silêncio Urbano da cidade de São Paulo, criado pelo Decreto de 06/10/94 SEMAB

DECRETO Nº 5.412, de 24 de outubro de 1985

DECRETO Nº 5.412, de 24 de outubro de 1985 DECRETO Nº 5.412, de 24 de outubro de 1985 Altera o Regulamento nº 15 - DA PROTEÇÃO CONTRA RUÍDOS, aprovado pelo Decreto nº 1.601, de 21 de junho de 1978, e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE

Leia mais

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE POJUCA, ESTADO DA BAHIA, faço

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE POJUCA, ESTADO DA BAHIA, faço LEI Nº. 002/2010, de 20 de abril de 2010. Altera Lei Nº. 006/2004 de 21 de janeiro de 2004, Código de Posturas do Município de Pojuca, para dispor sobre novas regras relativas a sons e ruídos, e dá outras

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEVA ESTADO DE SÃO PAULO PALÁCIO PREFEITO CÍCERO MARQUES

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEVA ESTADO DE SÃO PAULO PALÁCIO PREFEITO CÍCERO MARQUES 158 LUIZ ANTONIO HUSSNE CAVANI, Prefeito Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprova e ele sanciona e promulga a seguinte Lei

Leia mais

LEI Nº 5.430, DE

LEI Nº 5.430, DE LEI Nº 5.430, DE 28-04-2004 DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO SONORA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O Povo do Município de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes, aprovou, e,

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICAL CNPJ: / LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL Nº 34 DE 04 DE SETEMBRO DE 2013

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICAL CNPJ: / LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL Nº 34 DE 04 DE SETEMBRO DE 2013 Quarta-feira, 25 de Abril de 2018 Edição N 624 Caderno II 2 LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL Nº 34 DE 04 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre sons urbanos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão,

Leia mais

LEI Nº DE 12 DE JANEIRO DE 2011 CAPÍTULO I DA PROTEÇÃO AO BEM-ESTAR E AO SOSSEGO PÚBLICO

LEI Nº DE 12 DE JANEIRO DE 2011 CAPÍTULO I DA PROTEÇÃO AO BEM-ESTAR E AO SOSSEGO PÚBLICO CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS 1/5 Publicada no Diário Oficial Municipal de Campinas em 13/01/2011 LEI Nº 14.011 DE 12 DE JANEIRO DE 2011 DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO SONORA, CONTROLE DE SONORIZAÇÃO

Leia mais

DISPÕE SOBRE NORMAS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DISPÕE SOBRE NORMAS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS LEI COMPLEMENTAR Nº 111, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2006. DISPÕE SOBRE NORMAS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (Projeto de Lei Complementar nº 019/2006, de autoria da Vereadora

Leia mais

DIAS D ÁVILA Prefeitura Municipal

DIAS D ÁVILA Prefeitura Municipal 1 LEI Nº. 234/2002 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2002 "Dispõe sobre a utilização de aparelhos sonoros em Zona Urbana, cria a licença para utilização de aparelhos sonoros e dá outras providências." O PREFEITO DO

Leia mais

NBR 10151/00 Avaliação de ruídos em áreas habitadas visando o conforto da comunidade

NBR 10151/00 Avaliação de ruídos em áreas habitadas visando o conforto da comunidade http://smmaspbh.vilabol.uol.com.br/10151.htm NBR 10151/00 Avaliação de ruídos em áreas habitadas visando o conforto da comunidade JUN 2000 NBR 10151 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando

Leia mais

Prefeitura Municipal de Camamu PRAÇA DR. PIRAJÁ DA SILVA, 275 TEL: (73) CEP: CAMAMU-BA. C.N.P.J

Prefeitura Municipal de Camamu PRAÇA DR. PIRAJÁ DA SILVA, 275 TEL: (73) CEP: CAMAMU-BA. C.N.P.J LEI N 641/2007 DE 20 DE SETEMBRO DE 2007. Dispõe sobre sons urbanos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão, cria a licença para utilização sonora, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DA BARRA

PREFEITURA MUNICIPAL DA BARRA v. 2 de Julho, 70, CEP 47.100, tel: (0xx74) 662-2101, Barra Bahia LEI Nº 23, de 08 de dezembro de 2006 Dispões sobre sons urbanos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão, cria a licença

Leia mais

Câmara Municipal de Ituverava

Câmara Municipal de Ituverava Lei 4.161/13 Autoria do Dr. Antônio Sérgio C. Telles Vereador Dispõe sobre ruídos urbanos e proteção do bem estar e do sossego publico, regulamentando e dispondo sobre os artigos 78, 79, 80, e 81 da lei

Leia mais

Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP

Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP Laudo Técnico Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho realiza-se em cumprimento ao requisito determinado

Leia mais

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.319, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre ruídos urbanos e proteção do bem estar e do sossego público. A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal

Leia mais

LEI Nº 5.201, DE 8 DE JULHO DE Projeto de Lei de autoria do Vereador Joffre Neto

LEI Nº 5.201, DE 8 DE JULHO DE Projeto de Lei de autoria do Vereador Joffre Neto Projeto de Lei de autoria do Vereador Joffre Neto Dispõe sobre ruídos urbanos e proteção do bem-estar e do sossego público no âmbito do município de Taubaté. A CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ aprova e eu promulgo

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO

RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO Empresa: CAL-COMP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICO E INFORMÁTICA LTDA Elaboração: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Março / 2013 MANAUS

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES RESUMO ESCOPO: Este trabalho representa os resultados das avaliações realizada no dia 24 de outubro de 2016. OBJETIVO: Identificar e avaliar

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS.

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. Prof. Msc. Lucas C. Azevedo Pereira ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 A ACÚSTICA é a ciência do som, incluindo sua produção, transmissão e efeitos.

Leia mais

D E C R E T A: CAPÍTULO I DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS Seção I Permissão do uso da Propaganda Volante

D E C R E T A: CAPÍTULO I DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS Seção I Permissão do uso da Propaganda Volante DECRETO N.º 3.271, DE 02 DE JUNHO DE 2008. Regulamenta o art. 203 da Lei Municipal 2.599, de 4 de janeiro de 1994, que institui o Código Administrativo do Município e fixa normas para o funcionamento de

Leia mais

LEI N 9.505, DE 23 DE JANEIRO DE Dispõe sobre o controle de ruídos, sons e vibrações no Município de Belo Horizonte e dá outras providências.

LEI N 9.505, DE 23 DE JANEIRO DE Dispõe sobre o controle de ruídos, sons e vibrações no Município de Belo Horizonte e dá outras providências. LEI N 9.505, DE 23 DE JANEIRO DE 2008 Dispõe sobre o controle de ruídos, sons e vibrações no Município de Belo Horizonte e dá outras providências. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes,

Leia mais

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial;

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial; Decreto nº 2.314 de 11 de Dezembro de 2006. Regulamenta a lei nº 3.875, de 08 de julho de 2005. O PREFEITO MUNICIPAL PATROCÍNIO, Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 71,

Leia mais

Art. 1 -É vedada a produção de sons e ruídos de quaisquer espécies, produzido por o quaisquer meios que perturbem o bem-estar e sossego público.

Art. 1 -É vedada a produção de sons e ruídos de quaisquer espécies, produzido por o quaisquer meios que perturbem o bem-estar e sossego público. Praça J. J. Seabra, n.o 172 -Centro -CEP: 45345-000 -Fone/Fax: (73) 534-2323 -CNPJ: 13.910.21110001-03 Home Page: http:llwww.jaguaquara.ba.gov.br -E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br LEI N 691. DE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 2239 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº.015 de 20 de março de 2018-Regulamenta a Propaganda Volante e Propaganda Fixa em Estabelecimentos Comerciais. Gestor

Leia mais

DECRETO Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE (DO de 19/11/1994)

DECRETO Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE (DO de 19/11/1994) DECRETO Nº 39.551, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 (DO de 19/11/1994) Regulamenta a Lei nº 8.943, de 28 de setembro de 1994, dando nova redação a dispositivos do Regulamento da Lei nº 997 de 31 de maio de 1976,

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSEMMA. Resolução CONSEMMA nº 003, de 08 de dezembro de 2005

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSEMMA. Resolução CONSEMMA nº 003, de 08 de dezembro de 2005 CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSEMMA Resolução CONSEMMA nº 003, de 08 de dezembro de 2005 O Conselho Municipal de Meio Ambiente CONSEMMA, no uso das atribuições que lhe confere o Inciso II, do

Leia mais

Programa de Silêncio Urbano (PSIU) Eng. Flávio D. Gagliardi

Programa de Silêncio Urbano (PSIU) Eng. Flávio D. Gagliardi Programa de Silêncio Urbano (PSIU) Eng. Flávio D. Gagliardi Histórico Histórico 1. Criado pelo decreto 34.569/94 com a finalidade de fiscalizar as ações propostas pela Lei 11.501/94. Objetivo: coibir a

Leia mais

PROÍBE O COMÉRCIO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO E ARTEFATOS PIROTÉCNICOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROÍBE O COMÉRCIO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO E ARTEFATOS PIROTÉCNICOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 1866, DE 8 DE OUTUBRO DE 1991. PROÍBE O COMÉRCIO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO E ARTEFATOS PIROTÉCNICOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Faço saber que a Assembléia Legislativa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Filadélfia publica:

Prefeitura Municipal de Filadélfia publica: ANO V - Edição Nº 61 BAHIA - 13 de Junho de 2017 - Terça-feira Prefeitura Municipal de Filadélfia publica: Lei n 315/2017 - Dispõe sobre a coleta e disposição de entulhos e massa da construção civil, resíduos

Leia mais

PARECER 956/2000 DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA SOBRE O PL 196/2000 Projeto de lei, de autoria do Nobre Vereador Roberto Tripoli, visa dispor

PARECER 956/2000 DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA SOBRE O PL 196/2000 Projeto de lei, de autoria do Nobre Vereador Roberto Tripoli, visa dispor PARECER 956/2000 DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA SOBRE O PL 196/2000 Projeto de lei, de autoria do Nobre Vereador Roberto Tripoli, visa dispor sobre sons urbanos, fixar níveis e horários em que será

Leia mais

Folha: Revisão: 1/11. Processo: Normatizador

Folha: Revisão: 1/11. Processo: Normatizador 1/11 1. FINALIDADE Estabelecer os procedimentos necessários para os serviços de vistoria e interdição de elevadores, escadas e esteiras rolantes com o objetivo de garantir as informações mínimas necessárias

Leia mais

Prefeitura Municipal de Camacan publica:

Prefeitura Municipal de Camacan publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1557 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 837, de 10 de Dezembro de 2018-Ementa: Institui a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito do município

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO. DECRETO Nº de 26 de outubro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO. DECRETO Nº de 26 de outubro de 2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 5.060 de 26 de outubro de 2012 Dispõe sobre o procedimento de fiscalização para fins de SUSPENSÃO e CANCELAMENTO de Alvará de

Leia mais

ASPECTOS LEI DE COMBATE A POLUIÇÃO SONORA

ASPECTOS LEI DE COMBATE A POLUIÇÃO SONORA ASPECTOS LEI DE COMBATE A POLUIÇÃO SONORA MUNICÍPIO Número da Lei Cotia Sem Informação Embu das Artes Lei nº 2438/09 Embu-Guaçu Lei nº 1670/01 Itapecerica da Serra Lei nº 1.868 /07 Juquitiba Lei nº 1581/09

Leia mais

Lei Nº DE 13 de Março de Dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público, e dá outras providências.

Lei Nº DE 13 de Março de Dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público, e dá outras providências. Lei Nº 6.342 DE 13 de Março de 2013 Dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE ARAXÁ, através da proposição do Vereador Mauro

Leia mais

Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências

Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências Desempenho acústico uma questão importante Níveis de desempenho de saúde pública acústico adequados dependem de vários agentes

Leia mais

DECRETO N , DE 09 DE DEZEMBRO DE PAULO MALUF, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, e

DECRETO N , DE 09 DE DEZEMBRO DE PAULO MALUF, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, e DECRETO N 34.741, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1994 Regulamenta a Lei nº 11.501, de 11 de abril de 1994. PAULO MALUF, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,

Leia mais

DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE

DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE 21-12-2010 DOU 24-12-2010 Dispõe sobre a aprovação da Regulamentação de níveis de ruído em sistemas lineares de transportes localizados no Estado de São Paulo. A

Leia mais

PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO

PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO Quadro de Fiscais de Obras e Posturas Rio do Sul Luiz Osvaldo Meirelles Pahl Fiscal de Obras Rafael Irineu Fachini Fiscal de Obras Ramon Thiago da Silva Kissner

Leia mais

CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 3.543, DE 26/12/2011. REGULAMENTA SOBRE A PROTEÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO SONORA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACRUZ, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO; FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

DECRETO Nº , DE 24 DE SETEMBRO DE 2002

DECRETO Nº , DE 24 DE SETEMBRO DE 2002 DECRETO Nº 14.824, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002 REGULAMENTA a Lei nº 7.733, de 14 de outubro de 1998, no que se refere aos padrões de emissão e controle da poluição sonora nas atividades urbanas. JOÃO AVAMILENO,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 5.197, DE 21 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre o uso das vagas de estacionamento nas vias e logradouros do Município de Júlio de Castilhos destinadas aos idosos e às pessoas com deficiência que

Leia mais

LEI Nº 1484, DE 18 DE NOVEMBRO DE PLE Nº 038/99 - ME Nº 015/99 - OFP Nº 134/99 - ESP Nº 001, 002/99.

LEI Nº 1484, DE 18 DE NOVEMBRO DE PLE Nº 038/99 - ME Nº 015/99 - OFP Nº 134/99 - ESP Nº 001, 002/99. ALTERAÇÃO - LEI Nº 1488/99. ALTERAÇÃO - LEI Nº 1494/99. LEI Nº 1484, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1999. PLE Nº 038/99 - ME Nº 015/99 - OFP Nº 134/99 - ESP Nº 001, 002/99. REGULAMENTA O ART. 160, VII, DA LEI ORGÂNICA

Leia mais

Disciplina: Ciências do Ambiente

Disciplina: Ciências do Ambiente Disciplina: Ciências do Ambiente Poluição Sonora 2ª Parte Prof. Fernando Porto Índice LAeq O nível de pressão sonora equivalente contínuo na escala A representa o nível de um som estacionário que, em um

Leia mais

Março 1999 Projeto 02:

Março 1999 Projeto 02: Página 1 de 8 Março 1999 Projeto 02:135.01-004 Página 2 de 8 Página 3 de 8 Página 4 de 8 Acústica - Avaliação do ruído ambiente em recintos de edificações visando o conforto dos usuários Procedimento Origem:

Leia mais

NR 28 - Fiscalização e Penalidades

NR 28 - Fiscalização e Penalidades NR 8 - Fiscalização e Penalidades 8. FISCALIZAÇÃO. 8.. A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador será efetuada obedecendo ao disposto

Leia mais

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010.

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE O USO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS E LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE CANOAS DESTINADAS AOS IDOSOS E ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE TENHAM DIFICULDADE

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAIBA

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAIBA Publicado no B.O.M.M. Nº 794 Em 12/05/2015 GABINETE DO PREFEITO LEI N 1.751/2015 DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE BOMBEIROS CIVIS E SALVA-VIDAS E FIXA AS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS DE SEGURANÇA PARA

Leia mais

O BARULHO DA CIDADE! Regina Monteiro

O BARULHO DA CIDADE! Regina Monteiro O BARULHO DA CIDADE! Regina Monteiro O BARULHO DA LEGISLAÇÃO LEI 8106/74 e Decreto 11.467/74 a) K1 = 55 db (A) b) K2 = 59 db (A) c) K3 = 63 db (A) d) K4 = 67 db (A) e) K5 = 71 db (A) f) K6 = 75 db (A)

Leia mais

LEI Nº 77-A, DE

LEI Nº 77-A, DE LEI Nº 77-A, DE 12-09-1991 Dispõe sobre a instalação, conservação e o funcionamento de elevadores e outros aparelhos no município, e dá outras providencias. Processo nº 18.938/91 Antonio Fernando dos Reis,

Leia mais

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA www.ibapebahia.org.br LEI Nº 5.907/2001 Dispõe sobre a manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS LEI Nº 1.438/01. DISPÕE SOBRE NORMAS PARA COIBIR A POLUIÇÃO SONORA, CONTROLE E A FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, IMPÕE PENALIDADES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, Estado

Leia mais

DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE RUÍDOS, SONS E VIBRAÇÕES NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE RUÍDOS, SONS E VIBRAÇÕES NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS 1/10 LEI Nº 5689, DE 15 DE MAIO DE 2014. (Regulamentada pela Lei nº 5745/2014) DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE RUÍDOS, SONS E VIBRAÇÕES NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Projeto de lei nº

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andorinha publica:

Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Prefeitura Municipal de Andorinha 1 Terça-feira Ano IV Nº 1091 Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Lei N 054 de - Dispõe sobre a proibição de entrada e permanência de pessoas em estabelecimentos

Leia mais

em vista o disposto na Lei n.º 8.811, de 02 de junho de 2009, D E C R E T A:

em vista o disposto na Lei n.º 8.811, de 02 de junho de 2009, D E C R E T A: PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 1706, DE 21 DE JULHO DE 2010. Regulamenta dispositivos da Lei n.º 8.811, de 02 de junho de 2009 e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA,

Leia mais

PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E RECREATIVAS

PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E RECREATIVAS PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL Art. 206. A utilização da Orla Marítima, considerada como o trecho compreendido entre a água e o calçadão contíguo às edificações,

Leia mais

Folha: Revisão: 1/6. Aprovador: Normatizador

Folha: Revisão: 1/6. Aprovador: Normatizador Data para 1/6 1. FINALIDADE: Estabelecer os procedimentos para a fiscalização de segurança em obra (Tapume, tela de proteção, bandeja, barracão de obra, andaime, etc), com o objetivo de garantir as informações

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 438 DE 07 DE OUTUBRO DE 2009

LEI MUNICIPAL N.º 438 DE 07 DE OUTUBRO DE 2009 LEI MUNICIPAL N.º 438 DE 07 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre o controle e o combate à poluição sonora no âmbito do Município de Santa Cruz Cabrália, Estado da Bahia. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ CABRÁLIA,,

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no art. 14-A e no inciso IV do art. 26 da Lei nº , de 5 de junho de 2001;

CONSIDERANDO o disposto no art. 14-A e no inciso IV do art. 26 da Lei nº , de 5 de junho de 2001; ANTT - AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DIRETORIA RESOLUÇÃO Nº /06 DATA: /10/2006 Estabelece procedimentos de registro e fiscalização, institui infrações e sanções referentes ao Registro Nacional

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas- Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 162. Dirigir veículo: V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias: Penalidade -

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, MEIO AMBIENTE E MINORIAS PROJETO DE LEI Nº 4.260, DE 2001

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, MEIO AMBIENTE E MINORIAS PROJETO DE LEI Nº 4.260, DE 2001 COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, MEIO AMBIENTE E MINORIAS PROJETO DE LEI Nº 4.260, DE 2001 Define poluição sonora, ruídos, vibrações e dispõe sobre os limites máximos de intensidade da emissão de sons

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 018/2005 Estabelece diretrizes para obtenção da Licença Urbanística, Certificado de Mudança de Uso e 'Habite-se', e dá outras disposições. das atribuições que lhe são conferidas por Lei, O

Leia mais

L E I N 8.940/13 DE 16 DE MAIO DE 2013

L E I N 8.940/13 DE 16 DE MAIO DE 2013 PUBU!!fl~CIIDe'i'(l'\j'Niill ~t:ial BOBE)[ETIM DO MUNiltiJ'IO N' ;,e.. ~.1.2,L o~.~~i.q?.i,13 L E I N 8.940/13 DE 16 DE MAIO DE 2013 Dispõe sobre ruídos urbanos e proteção do bem-estar e do sossego público

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte II Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Bens de uso comum Art. 37. Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público,

Leia mais

NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES Publicação Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U Portaria SSMT n.º 07, de 15 de março de 1983 18/03/83 Portaria SSMT n.º

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº DE 06 DE MAIO DE 2010.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº DE 06 DE MAIO DE 2010. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº DE 06 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE RUÍDOS URBANOS E PROTEÇÃO DO BEM ESTAR E DO SOSSEGO PÚBLICO Art. 1º - É proibido perturbar o sossego e o bem-estar público com ruídos,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Luzia 1 Terça-feira 13 de Janeiro de 2015 Ano X Nº 558

Prefeitura Municipal de Santa Luzia 1 Terça-feira 13 de Janeiro de 2015 Ano X Nº 558 Prefeitura Municipal de Santa Luzia 1 Terça-feira Ano X Nº 558 Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica: Decreto Nº. 04, de 05 de Janeiro de 2015 - Notifica do lançamento de oficio de tributos municipais

Leia mais

LEI Nº 1876, DE 07 DE ABRIL DE 2015

LEI Nº 1876, DE 07 DE ABRIL DE 2015 LEI Nº 1876, DE 07 DE ABRIL DE 2015 DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO SONORA, CONTROLE DE SONORIZAÇÃO NOCIVA OU PERIGOSA EM ÁREAS PÚBLICAS, PARTICULARES E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, DISCIPLINA

Leia mais

Edição Nº Quinta-feira, 21 de Março de 2013

Edição Nº Quinta-feira, 21 de Março de 2013 Edição Nº 549 - Quinta-feira, 21 de Março de 2013 Sumário: LEI Nº3.927, DE 21 DE MARÇO DE 2.013. AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR CRÉDITO ESPECIAL AO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE LAVRAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HORIZONTE Aqui o futuro se faz presente CNPJ /

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HORIZONTE Aqui o futuro se faz presente CNPJ / LEI Nº 149/2015, DE 08 DE MAIO DE 2015. Dispõe sobre o procedimento de credenciamento, como abaixo se especifica, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICÍPAL DE NOVO HORIZONTE, ESTADO FEDERADO DA BAHIA,

Leia mais

NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES. Publicação Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78

NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES. Publicação Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78 NR 8 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES Publicação Portaria GM n.º.1, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U Portaria SSMT n.º 07, de 15 de março de 198 18/0/8 Portaria SSMT n.º 1, de

Leia mais

LEI Nº , de 30/03/2017

LEI Nº , de 30/03/2017 LEI Nº 13.425, de 30/03/2017 Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nºs

Leia mais

A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações

A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações Deve-se adotar alguns procedimentos técnicos na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações,

Leia mais

DECRETO N.º , DE 18 DE JANEIRO DE 1979

DECRETO N.º , DE 18 DE JANEIRO DE 1979 DECRETO N.º 15.636, DE 18 DE JANEIRO DE 1979 Institui o Cadastro de Locais de Reunião CADLORE, bem como regulamenta o licenciamento desses locais mediante a expedição de Alvará de Funcionamento, e dá outras

Leia mais

NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES Publicação Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U Portaria SSMT n.º 07, de 15 de março de 1983 18/03/83 Portaria SSMT n.º

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº 24, de 25 de janeiro de 2018.

DECRETO MUNICIPAL Nº 24, de 25 de janeiro de 2018. DECRETO MUNICIPAL Nº 24, de 25 de janeiro de 2018. Regulamenta o uso do espaço público em ruas do Município de Lençóis-Ba e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE LENÇÓIS, ESTADO FEDERADO DA BAHIA,

Leia mais

LEGISLAÇÃO NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

LEGISLAÇÃO NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES LEGISLAÇÃO NR 8 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES www.repi.com NR 8 - Fiscalização e Penalidades 8. FISCALIZAÇÃO. 8.. A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança

Leia mais

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 Dispõe sobre o registro de Pessoas Jurídicas nos Conselhos de Fonoaudiologia e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa, no uso

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA NR 28

NORMA REGULAMENTADORA NR 28 FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES 28.1. Fiscalização. NORMA REGULAMENTADORA NR 28 28.1.1. A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador será efetuada

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 13.425, DE 30 DE MARÇO DE 2017 (DOU 31/03/2017) Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de Sao Benedito 1 Segunda-feira Ano V Nº 409 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Decreto Nº 05 de 17 de Março de 2017 - As áreas especiais de estacionamento mediante remuneração

Leia mais

RONALDO SOUZA CAMARGO, Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, no uso das atribuições legais, e

RONALDO SOUZA CAMARGO, Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, no uso das atribuições legais, e PORTARIA Nº 01/SMSP/2012 (RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO NO D.O.C. DE 13/01/2012) RONALDO SOUZA CAMARGO, Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, no uso das atribuições legais, e CONSIDERANDO

Leia mais

DOC 12/03/2008 p

DOC 12/03/2008 p DOC 12/03/2008 p. 83-84 PROJETO DE LEI 01-0114/2008 do Vereador Arselino Tatto (PT) Dispõe sobre sons e ruídos urbanos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão e dá outras providências.

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N.o 445/2015

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N.o 445/2015 CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ~ ~D _f\ N~3 ~_rrc...~{ ~ SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N.o 445/2015 Dos Senhores Deputados Ricardo Vale, Julio Cesar e Rodrigo Delmasso "Dispõe sobre sons

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeiras publica:

Prefeitura Municipal de Palmeiras publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1733 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº009/2017-Dispõe sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro oferecidas aos consumidores nos bares, restaurantes

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 089/2016

LEI COMPLEMENTAR Nº. 089/2016 LEI COMPLEMENTAR Nº. 089/2016 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DE DISPOSITIVOS CONSTANTE DA LEI COMPLEMENTAR Nº. 071/2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARAPARI, Estado do Espírito Santo, no

Leia mais

IV - Quando o veículo estiver em movimento não haverá restrições ao volume de som emitido.

IV - Quando o veículo estiver em movimento não haverá restrições ao volume de som emitido. PROJETO DE LEI Nº 924, DE 2011 Dispõe sobre o controle e a fiscalização do uso e instalação de equipamentos e aparelhos de som em veículos automotores, bem como das atividades dos estabelecimentos que

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 2863 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº. 006 de 07 de Fevereiro de 2019 - Regulamenta as ações da Administração Pública e organiza as atividades durante o

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro

PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro GABINETE DO PREFEITO Publicado no jornal Diário da Costa do Sol Edição nº 4587 Ano 15 Data: 3 / 4 / 2019 Dispõe sobre a Gratificação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 1 DECRETO Nº 44.703, DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 13.430, de 13 de setembro de 2002, que aprovou o Plano

Leia mais

DECRETO Nº Art. 2º - Nenhum anúncio ou veículo poderá ser exposto ao público ou mudado de local sem prévia autorização do Município.

DECRETO Nº Art. 2º - Nenhum anúncio ou veículo poderá ser exposto ao público ou mudado de local sem prévia autorização do Município. DECRETO Nº 12.590 Regulamenta a Lei nº 8279/99, quanto ao uso do Mobiliário Urbano com inserção de publicidade e a utilização de Veículos Publicitários, e dá outras providências. Art. 1º - A instalação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO RIACHO ESTADO DE MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO LEI 114/1983

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO RIACHO ESTADO DE MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO LEI 114/1983 1 LEI 114/1983 CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO RIACHO - Dispõe sobre as construções no Município de Santana do Riacho, Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 1.286/2005 DISPÕE SOBRE A PODA DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008.

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. Regulamenta a Lei nº 1.160, de 20 de dezembro de 2006, alterada pela Lei n 1.308, de 11 de abril de 2008, que dispõe sobre Benefícios Fiscais Seletivos às entidades

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente Das Infrações Administrativas Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Estatuto da Criança e do Adolescente DAS INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CAPÍTULO II DAS

Leia mais