Inscrição em Disciplinas de Graduação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inscrição em Disciplinas de Graduação"

Transcrição

1 Inscrição em Disciplinas de Graduação Engenharia Química Integral Atualizado em fevereiro de 2017 Coordenador Carlos André Vaz Junior

2 informativos Resolução CEG com as datas para inscrição e alteração em 2017/1

3 informativos Este arquivo contém informações complementares. Não deixe de ler todos os s enviados pela coordenação. Esteja atento aos prazos. Sempre leia os s do SIGA! O sistema de comunicação do SIGA é o canal oficial de comunicação dos coordenadores com os alunos.

4 Calouros (1º período) A inscrição é feita pessoalmente, na data prevista no edital / matrícula. Atenção: os calouros NÃO fazem inscrição via intranet. Ver arquivo específico sobre inscrição dos Calouros

5 Alunos do 2º período em diante A inscrição é feita pela intranet: intranet.ufrj.br

6 Sistema de Inscrição intranet.ufrj.br

7

8 Sempre observe se o período indicado corresponde ao real. Alunos que pediram transferência de outro curso ou fizeram disciplinas no exterior muitas vezes precisam solicitar ajuste de periodização. Basta ir pessoalmente na seção de ensino. Lembre-se: o período é um dos critérios para prioridade das vagas na turma.

9 Aba de busca das disciplinas que estão sendo oferecidas.

10 Busca por palavra-chave Todas as turmas / disciplinas com essa palavra-chave.

11 Esta turma é do curso de química industrial. Pela aba Busca você consegue localizar turmas de outro curso. Obs: você não terá preferência para obter vagas nas turmas de outros cursos, e algumas turmas são restritas apenas para alunos do próprio curso.

12 Distribuição das turmas /disciplinas ao longo da semana.

13 Número de pedidos de inscrição e número de vagas disponíveis no momento. Essa informação é dinâmica, e o fato de existir vaga agora não é uma garantia de que você conseguirá ficar na turma.

14 Detalhes da disciplina / turma e opção para excluir.

15 Exemplo de conflito de horário entre duas turmas

16

17

18 CONFIRMAÇÃO O sistema gera automaticamente um documento que comprova seu pedido de inscrição. O documento comprova que você pediuinscrição. Guarde esse documento (salve e/ou imprima) Ele poderá ser útil embora não exista neste momento qualquer garantia que você conseguirá vaga na turma.

19 Pedido de inscrição vs. alocação na turma Lembre-se, o que você acabou de fazer foi o PEDIDOde INSCRIÇÃO. Isso não significa que sua vaga está garantida. Segundo o Informativo da EQ:

20 Pedido de inscrição vs. alocação na turma Existem vários critérios usados para alocar ou não o aluno na turma. É possível que outros inscritos tenham maior prioridade que você. A ordem das inscrições não é o primeiro critério. Segundo o Informativo da EQ:

21 Pedido de inscrição vs. alocação na turma Este texto acompanha a CONFIRMAÇÃO. Leia com atenção!

22 Dúvidas

23 Durante a primeira fase de inscrição, posso me inscrever em uma turma lotada (inscritos > lotação)? Sim! A alocação dos alunos na turma não usa, como primeiro critério, a ordem de chegada. Logo é possível que consiga vaga, mesmo com a turma já lotada.

24 Posso não conseguir vaga em uma turma com vagas (inscritos < lotação)? Sim! A alocação dos alunos na turma não usa, como primeiro critério, a ordem de chegada. Logo é possível que a turma lote posteriormente, e seu pedido de inscrição seja recusado.

25 Posso me inscrever em uma turma de outro curso da EQ? Não é recomendável. Em alguns casos o sistema recusa o pedido de inscrição. Em outros, a alocação do aluno é recusada posteriormente. Além disso, você não terá prioridade nessa turma. Atenção: esse procedimento pode, eventualmente, resultar na seguinte mensagem de erro: 1/3 fora do currículo.

26 Posso me inscrever em uma turma do curso de Engenharia Química Noturno? Não é recomendável. O curso Noturno é entendido como um outro curso. Atenção: esse procedimento pode, eventualmente, resultar na seguinte mensagem de erro: 1/3 fora do currículo.

27 Transferência de Turma Cuidado! Ao pedir transferência de uma turma para outra, o sistema irá informar Transferido de Turma. Essa mensagem significa que você saiu da turma em que estava inscrito, porém não significaque conseguiu vaga na turma para a qual pediu transferência. Ou seja: você pode ficar sem vaga em ambas as turmas.

28 Como melhorar minhas chances de conseguir uma vaga? 1) No período de inscrição regular (1ª fase) você deve sempre escolher turmas (horários) de engenharia química. 2) Faça sua inscrição logo na 1ª fase. Suas chances serão maiores! 3) Dentre as turmas de engenharia química, escolha o horário mais vazio. NÃO serão abertas vagas em uma disciplina caso um horário esteja lotado e outro com vagas. 4) Caso todos os horários de engenharia química estejam lotados, mantenha sua inscrição. Não mude para turmas de outro curso. Muitas vezes, em disciplinas teóricas, torna-se possível abrir mais vagas ao final do processo de inscrição. Continua

29 Como melhorar minhas chances de conseguir uma vaga? 5) Faça sua inscrição nas turmas de engenharia química. Mesmo que existam vagas sobrando nas turmas de outros cursos, prefira o SEU CURSO. Não abriremos vagas para você caso esteja alocado em uma turma de outro curso, mesmo em disciplinas teóricas. 6) Faça suas inscrições no período de inscrição normal. Não deixe para o período de alteração. Durante o período de alteração você perde toda a prioridade. Alunos de outros cursos, ou com menos prioridade que você, já podem ter usado as vagas. Pedidos feitos durante a alteração tem menos prioridade que aqueles feitos no tempo de inscrição.

30 Como saber que consegui a vaga? Após o período de inscrição será possível emitir o CRID. Ele é o comprovante que, de fato, você obteve vaga na turma. Imprima o CRID! Imprima o CRID

31 Após o encerramento do período de inscrição, posso perder a vaga? Após o término do período de inscrição, e tendo emitido o CRID que comprova sua inscrição em disciplinas, você não será mais expulso de uma turma. Porém apenas o CRID impresso efetivamente comprova essa condição! Imprima o CRID! Imprima o CRID

32 O período de inscrição já terminou, mas quero entrar (ou sair) de uma turma. É possível? Sim, mas apenas durante o período de alteração do pedido de inscrição em disciplina. Consulte o calendário para saber quando isso ocorrerá. Após o término do período de alteração do pedido de inscrição em disciplina, você deverá emitir um novo CRID. Imprima esse novo CRID. Ele comprova que o pedido de alteração foi realizado.

33 O período de alteração do pedido de inscrição em disciplina já terminou, ainda posso sair de uma disciplina? Sim, mas apenas durante o período de desistência (trancamento) de inscrição em disciplina. Consulte o calendário para saber quando isso ocorrerá. Após o término do período de desistência (trancamento) de inscrição em disciplina, você deverá emitir um novo CRID. Imprima esse novo CRID. Ele comprova que o pedido de trancamento foi realizado.

34 Minha inscrição tem problemas, o que fazer? De acordo com o Informativo da EQ: :: EM CASO DE PROBLEMAS NA INSCRIÇÃO: -1/3 fora do Currículo, -menos de 6 créditos, -mais de 32 créditos, -trancamento fora do prazo, - inscrição fora do prazo - etc. O prazo Limite de Regularização de Inscrição por Processo esta definido nas tabelas acima. Após este prazo, os Processos Abertos serão negados automaticamente, SALVO CASOS EXCEPCIONAIS. Os processos devem ser abertos no protocolo e encaminhados a Seção de ensino, baseados na Resolução de n 1 de 31 de maio de 2011 disponibilizada na página da EQ, e serão analisados pelo Conselho de Coordenadores de Curso (que substituiu a CCDAC em Resolução 06/2011 aprovada na congregação da EQ).

35 Quais os problemas mais comuns em uma inscrição? -1/3 fora do Currículo -menos de 6 créditos - mais de 32 créditos - Falta de requisito ou de co-requisito Nestes casos é fundamental que você regularizesua situação! Observe sempre os avisos na CRID

36 Atenção: esses problemas não impedem que você consiga uma vaga no SIGA durante o período de inscrições, porém seu nome só entrará na pauta quando todos os problemas estiverem resolvidos. Nestes casos é fundamental que você regularizesua situação! Observe sempre os avisos na CRID

37 Como regularizar esses problemas? Nos primeiros dias de aula é fundamental que o aluno abra um processo no Protocolo da EQ solicitando regularização da situação. Neste processo o aluno deverá explicar e comprovar os motivos alegados para a regularização. Mais informações sobre como abrir um processo em:

38 Como regularizar esses problemas? Exemplos típicos de motivos alegados para regularização: a) 1/3 fora:o aluno encontra-se insatisfeito com o curso de deseja concorrer a mudança de curso via edital da UFRJ. Para se enquadrar neste edital o aluno precisa cursar algumas disciplinas do curso desejado. Caso devidamente comprovado, e ficando claro que trata-se de pedido excepcional unicamente visando enquadramento no edital da UFRJ de transferência de curso, a demanda deverá ser aceita. b) Menos de 6 créditos: o aluno alega que está na condição de formando, ou seja, que está cursando neste período todas as disciplinas que restam para concluir o curso. Caso essa condição seja adequadamente comprovada (incluindo eletivas, projeto final e estágio, por exemplo), a demanda deverá ser aceita. Mais informações sobre como abrir um processo em:

39 Como regularizar esses problemas? Atenção: é fundamental anexar a CRID (atualizada) no processo Mais informações sobre como abrir um processo em:

40 Previsão Pendente A mensagem previsão pendente pode aparecer para todos os alunos inscritos em uma determinada turma. Não se trata de um problema na inscrição do aluno.

41 Vim transferido para o curso de Engenharia Química. Meu período no SIGA não corresponde ao real e isso está reduzindo minha prioridade nas inscrições. Como resolver isso? Esse procedimento deve ser solicitado pelo aluno, pessoalmente, na Seção de Ensino. A situação será analisada, podendo o pedido ser ou não aprovado. Mesmo que já tenha solicitado alteração uma vez, lembre-se de verificar se informação permanece correta nos períodos seguintes. Sempre verifique isso durante o período de inscrições de cada novo semestre.

42 Projeto Final ou Monografia, como fazer minha inscrição? Conforme Resolução aprovada na Congregação da Escola de Química, divulgada no site da EQ(NORMAS PROJETO FINAL DE CURSO E MONOGRAFIA [03/04/2014]), as inscrições em projeto final e monografia deverão ser efetuadas no protocolo no período de inscrição/alteração de inscrição em disciplinas impreterivelmente e sem prorrogação. Link para a resolução:

43 Só falta o projeto final para me formar. Me inscrevi no projeto final no período passado. Tenho que fazer alguma inscrição esse período? De acordo com o Informativo da EQ: No caso dos alunos que no 2º Período de projeto só estejam cursando este, deverão entrar com processo de solicitação de aprovação de menos de 6 créditos.

44 Estou no último período, já fiz todas as disciplinas. Estou inscrito e fazendo o projeto final. Estou inscrito e fazendo estágio. Preciso abrir processo de menos de 6 créditos? Sim! O processo de menos de 6 créditos é necessário. Na justificativa anexe os comprovantes que está inscrito em PROJETO FINAL, em ESTÁGIO e que já foi aprovado em TODAS as disciplinas. Essas condições são fundamentais para a aprovação do processo.

45 Voltei do Ciência Sem Fronteiras e gostaria de corrigir minha periodização no SIGA. Como se faz? Preencha o formulário DECLARAÇÃO DE RETORNO com o Professor Papa Matar (E209). Depois informe-se na Seção de Ensino. Mesmo que já tenha solicitado alteração uma vez, lembre-se de verificar se informação permanece correta nos períodos seguintes. Sempre verifique isso durante o período de inscrições de cada novo semestre. Link para o formulário de periodização por retorno do exterior:

46 Voltei do Ciência Sem Fronteiras e gostaria de pedir equivalência de algumas disciplinas que fiz no exterior. Como se faz? Esse procedimento deve ser solicitado diretamente ao Professor Papa Matar (DEQ, Sala E209)

47 Em alguns documentos a disciplina ALGEBRA LINEAR aparece como eletiva. Esta disciplina é obrigatória ou eletiva? A disciplina de Álgebra Linear continua sendo obrigatória no currículo do Engenheiro Químico Em alguns documentos o código da disciplina ALGEBRA LINEAR aparece como MAE 125, em outros MAE 245. Qual o correto? Ambos os códigos são equivalentes.

48 Posso não fazer inscrição em um período? Nunca deixe de fazer inscrição! Sua matrícula pode ser cancelada por abandono. Atenção: alunos no exterior devem manter contato permanente com a comissão de intercambio. Isso é fundamental para que sejam inscritos em Estudos no Exterior em TODOS os semestres.

49 Monitoria pode contar crédito de eletiva? Somente a Monitoria Voluntária conta crédito de eletiva. O aluno deve se informar com o professor da disciplina de interesse como e quando será feita a seleção. Lembre-se que essa seleção costuma ocorrer antes do período começar.

50 O Coordenador do curso responde por todos os problemas? Embora o coordenador do curso possa sempre ajudar, existem comissões para tratar assuntos específicos. No momento existem as seguintes comissões: Ciências Sem Fronteiras / Intercambio: Professor Papa Matar (DEQ) Estágio: Professora Leila Reznik(DPI) (secretário: Funcionário Bruno Saraiva DEB) Projeto Final de Curso: Professor Caetano Moraes (DEQ) Monitoria: Professora Valéria Castro (DPI) Atividades Complementares e Extensão: Profa. Raquel Massad(massad@eq.ufrj.br)(DEQ) Formatura / Colação: Diretoria (Diretor/ Prof. Eduardo Mach)

51 As disciplinas Química Analítica e Química Analítica Experimental I são co-requisito. Como funciona? Neste caso você deve cursar ambas no MESMO período. Ou seja, o aluno deve estar inscrito em ambas as disciplinas. O aluno aprovado em uma das disciplinas mas reprovado na outra, poderá cursar futuramente apenas a disciplina na qual foi reprovado. Isso ocorre pois o co-requisito já consta do histórico.

52 O aviso transferido de turma na CRID significa que consegui vaga na outra turma? Não. O aviso transferido de turma informa apenas que o aluno saiu de uma turma e está tentando vaga na outra turma da mesma disciplina. Este aviso não significa que o aluno efetivamente conseguiu vaga na turma para a qual deseja transferência.

53 Caso eu seja aprovado em mais eletivas do meu curso do que o necessário, as excedentes se transformam em eletivas livres? Sim, porém a transferência ocorre apenas para disciplinas completas, ou seja: Exemplo: o aluno está devendo 3 créditos de eletivas do curso de engqui. Neste período ele cursa duas disciplinas eletivas do curso de engqui, cada uma de 3 créditos. Caso ele seja aprovado em ambas, uma das disciplinas será contabilizada como eletiva livre automaticamente. Exemplo: o aluno está devendo 4 créditos de eletivas do curso de engqui. Neste período ele cursa duas disciplinas eletivas do curso de engqui, cada uma de 3 créditos. Mesmo que ele seja aprovado em ambas, nenhuma será contabilizada como eletiva livre.

54 Turma restrita, a EQ pode alterar isso? Não.No momento a EQ não está aplicando restrições nas turmas dos seus cursos. Ou seja, a EQ não cria turmas restritas. Porém, algumas outras Unidades usam esta restrição nas turmas criadas por elas. Apenas a Unidade que criou a turma e estabeleceu a restrição pode responder sobre essa questão.

55 Para saber mais Para mais informações sobre a INTRANET e o SIGA, veja o manual completo em:

Inscrição em Disciplinas de Graduação

Inscrição em Disciplinas de Graduação Inscrição em Disciplinas de Graduação Engenharia Química Integral Atualizado em dezembro de 2016 Coordenador Carlos André Vaz Junior cavazjunior@eq.ufrj.br informativos Resolução CEG com as datas para

Leia mais

Processos na EQ UFRJ. Engenharia Química Integral. Coordenador Carlos André Vaz Junior

Processos na EQ UFRJ. Engenharia Química Integral. Coordenador Carlos André Vaz Junior Processos na EQ UFRJ Engenharia Química Integral Coordenador Carlos André Vaz Junior cavazjunior@eq.ufrj.br Atualizado em Dezembro de 2016 O que é um Processo? Trata-se de um documento formal da UFRJ usado

Leia mais

INFORMATIVO ANO 2017 AVISOS

INFORMATIVO ANO 2017 AVISOS INFORMATIVO ANO AVISOS TABELA COMPLETA COM AS DATAS DOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS APROVADOS PARA O Conselho de Ensino na Sessão Ordinária de 09 de dezembro de 2016, no uso de suas atribuições, resolve fixar

Leia mais

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém.

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém. Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno UFRJ Xerém www.xerem.ufrj.br 1º SEMESTRE/2012 1 Prezado aluno, Este Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) Versão Aluno foi

Leia mais

ATENÇÃO Clicar em NÃO em qualquer uma dessas janelas implicará no CANCELAMENTO da matrícula.

ATENÇÃO Clicar em NÃO em qualquer uma dessas janelas implicará no CANCELAMENTO da matrícula. RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE Quando? Até o dia 11/08/2017 Como fazer? 1. Faça o login em http://siga.ufscar.br e, nos pop up que aparecer, confirme a renovação de matrícula. As mensagens que

Leia mais

JULHO CATEGORIA DIA HORÁRIO

JULHO CATEGORIA DIA HORÁRIO JULHO CALOUR@S 1ª chamada VETERAN@S* INGRESSOS ESPECIAIS (Aprovados na seleção de maio de 2012 para Transferências, Retornos e Reingressos para 2012/2) 12 e 13 (quinta e sexta) 14 a 18 (sábado à quarta)

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2016.2 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.1 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS 1 - Para a inscrição no processo seletivo transferência é cobrada alguma taxa? Resposta: Sim. Atualmente o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência é de R$ 20,00 (vinte Reais).

Leia mais

Orientação para Inscrição e Participação nos Cursos Edição 2013 Novembro de 2012

Orientação para Inscrição e Participação nos Cursos Edição 2013 Novembro de 2012 Novembro de 2012 Orientação para Inscrição e Participação nos Cursos Edição 2013 Página 2 Sumário 1 Apresentação... 3 2 Quem pode se inscrever em cursos do VENCE... 3 3 Em quais cursos o aluno pode se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS http://sigaa.ufma.br São Luís 2013 SUMÁRIO SOBRE O MANUAL... 3 1.

Leia mais

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO Esse manual demonstra os passos para realizar o cadastro da SOLICITAÇÃO DE VAGA na Rede Municipal de Ensino. O cadastro é realizado no site da matrícula,

Leia mais

MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS.

MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS http://sigaa.ufma.br São Luís 2013 13.4 Se o trancamento foi aceito,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA Araranguá, 2013 PRIMEIRAS AÇÕES... Prezados estudantes, O manual de matrícula elaborado pela secretaria

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas ocorrerá em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase possuirá a estrutura a

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado-

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- URCA UEPB MANUAL DO PPGEtno Recife, 2016 1 O que é o PPGEtno? O Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação

Leia mais

EDITAL Nº 06/2014/PPEQ/CCA/UFES

EDITAL Nº 06/2014/PPEQ/CCA/UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA-UFES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Campus de Alegre Caixa Postal 16 - Tel. (28)3552-8628 - Fax: (28)3552-8741 E-mail:

Leia mais

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo

Leia mais

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora)

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora) REMATRÍCULA 2017/2 REMATRÍCULA 2017/2 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar sua matrícula, mediante acesso ao Portal do

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER NA JAC UFSCAR:

EDITAL DE INSCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER NA JAC UFSCAR: EDITAL DE INSCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER NA JAC UFSCAR: Para o bom encaminhamento de sua inscrição, por favor, realize os passos na ordem em que eles estão apresentados. Passo 1 Depósito de

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA. Secretaria Acadêmica Campus Araranguá

MANUAL DE MATRÍCULA. Secretaria Acadêmica Campus Araranguá MANUAL DE MATRÍCULA Secretaria Acadêmica Campus Araranguá PRIMEIRAS AÇÕES... O manual de matrícula elaborado pela secretaria acadêmica tem por objetivo orientar os estudantes do Campus UFSC Araranguá na

Leia mais

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1.

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1. STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO MANUAL Versão 1.0 2016 Cuiabá MT SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O SISTEMA...

Leia mais

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período:

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: Universidade Federal do Oeste do Pará Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação Contato: sistemas.ctic@ufopa.edu.br Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: 2013.2 Índice 1. Apresentação

Leia mais

Orientações aos Estudantes. Seja muito bem-vindo(a) à Escola de Nutrição CCBS - UNIRIO!

Orientações aos Estudantes. Seja muito bem-vindo(a) à Escola de Nutrição CCBS - UNIRIO! Orientações aos Estudantes Seja muito bem-vindo(a) à Escola de Nutrição CCBS - UNIRIO! Você que está ingressando agora em seu curso superior na UNIRIO, solicitamos que leiam com muita atenção as informações

Leia mais

SUPAC - Superintendência de Administração Acadêmica

SUPAC - Superintendência de Administração Acadêmica Considerações iniciais A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição em disciplinas. Ocorre em dois momentos: (1º)

Leia mais

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia Química, Química Industrial e Eng. de Bioprocessos Edital de Seleção para

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016/PPEQ/CCAE/UFES

EDITAL Nº 01/2016/PPEQ/CCAE/UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS CCAE/UFES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 01/2016/PPEQ/CCAE/UFES PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS

Leia mais

INFORMATIVO ANO 2016 AVISOS

INFORMATIVO ANO 2016 AVISOS INFORMATIVO ANO AVISOS TABELA COMPLETA COM AS DATAS DOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS APROVADOS PARA O Conselho de Ensino de 16 de março de, no uso de suas atribuições, resolve fixar as épocas para os atos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL N O 11 - PROINTER/UFC, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTRANGEIRAS CONVENIADAS COM A UFC O Pró-Reitor de Relações Internacionais

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA

INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA 2016-02 Prezados (as) Estudantes, Fiquem atentos às seguintes informações sobre os procedimentos para a renovação de matrícula do 2º semestre de 2016. Data/Horário Engenharia

Leia mais

PROPOSTA DE CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO

PROPOSTA DE CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. EMENTAS, PROGRAMAS E HORÁRIOS PARA 2015. > Aprovação dos programas das disciplinas pela CPE / /201 >Divulgação de horários e normas curriculares

Leia mais

EDITAL 3/2016 INSTRUÇÕES GERAIS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2016 INGLÊS E ESPANHOL INÍCIO DAS AULAS: 15 de agosto de 2016

EDITAL 3/2016 INSTRUÇÕES GERAIS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2016 INGLÊS E ESPANHOL INÍCIO DAS AULAS: 15 de agosto de 2016 EDITAL 3/2016 INSTRUÇÕES GERAIS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2016 INGLÊS E ESPANHOL INÍCIO DAS AULAS: 15 de agosto de 2016 O requerimento de matrícula deverá ser feito via internet (com código e

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2009

RESOLUÇÃO Nº 01/2009 RESOLUÇÃO Nº 01/2009 Estabelece critérios para aprovação de solicitação de capacitação, treinamento e qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação, Menores do convênio da Cruz Vermelha

Leia mais

Disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) 2º semestre de 2017

Disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) 2º semestre de 2017 Disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) 2º semestre de 2017 O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas passará a ocorrer em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema em cada fase para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE NACIONAL

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE NACIONAL PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE NACIONAL Os alunos interessados em participar do Programa de Mobilidade Nacional, devem cumprir os procedimentos abaixo, para que não tenham prejuízos durante sua estadia

Leia mais

O que é a matrícula web? A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de

O que é a matrícula web? A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de O que é a matrícula web? A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição em disciplinas. O aluno solicita disciplina

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013 Abertura de Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica Voluntária do Universitário Módulo/ Processo

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO Clique e descubra! 2. FAZENDO SUA REMATRÍCULA 3. AJUSTE DE MATRÍCULA 4. TROCA DE TURMA 5. ATESTADO DE MATRÍCULA 6. 2ª VIA DO BOLETO 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1 Abertura de Processo Seletivo para o Programa Institucional de Iniciação Científica da Faculdade São Sebastião

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEX Nº 15, de 29 de setembro de 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEX Nº 15, de 29 de setembro de 2017 EDITAL PROEX Nº 15, de 29 de setembro de 2017 A (UFS), por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PROEX), convoca os discentes da UFS a participarem do processo de seleção para bolsistas, modalidade extensão,

Leia mais

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR - GRADUAÇÃO INSTITUTO DE FÍSICA 2014 ATIVIDADE DATA OBS. 1ª. Interação: 27 de NOVEMBRO a 02 de DEZEMBRO de 2013

CALENDÁRIO ESCOLAR - GRADUAÇÃO INSTITUTO DE FÍSICA 2014 ATIVIDADE DATA OBS. 1ª. Interação: 27 de NOVEMBRO a 02 de DEZEMBRO de 2013 CALENDÁRIO ESCOLAR - 2013 ATIVIDADE DATA OBS. Matrícula Alunos Regulares (1/) Somente deverão comparecer à Seção, alunos com dificuldade de efetuá-la ou que queiram sair da situação de trancamento de matrícula

Leia mais

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS I PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS Período de matrícula: de 19 de junho a 13 de julho de 2017 1) Acesse o site da universidade www.ceunsp.edu.br 2) No canto superior

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS Conforme normas estabelecidas pela Resolução UNESP nº 18/10, alteradas Resolução UNESP nº 36/11, descritas abaixo. Para rápido

Leia mais

2015 Calendário Escolar

2015 Calendário Escolar JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ABRIL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 JULHO 1 2 3 4 5 6 7 8

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.2 A Fundação Centro de Ciências e Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação CECIERJ,

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO MEMBRO COLABORADOR GESTÃO 2016/2 Porte Empresa Junior

EDITAL PROCESSO SELETIVO MEMBRO COLABORADOR GESTÃO 2016/2 Porte Empresa Junior EDITAL PROCESSO SELETIVO MEMBRO COLABORADOR GESTÃO 2016/2 Porte Empresa Junior A Porte Empresa Junior torna pública, por meio deste edital, a abertura do processo seletivo destinado a recrutar e selecionar

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ

REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ I INSCRIÇÃO E SELEÇÃO I.1. Poderão se inscrever para o processo seletivo de ingresso no Curso de Mestrado do Programa

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) Dúvidas Gerais 1. Onde encontro os editais e informações sobre os programas de Iniciação Científica? As informações estão disponíveis na página da Diretoria de Pesquisa e Inovação

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 25 de abril a 8 de maio de 2017, as inscrições para o Exame de

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015.

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH 2015.2, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAmbJr) realizará processo

Leia mais

Alterações no Regime Didático 2016

Alterações no Regime Didático 2016 Alterações no Regime Didático 2016 Art. 41 - Ao Orientador Acadêmico compete: I - exercer o acompanhamento acadêmico dos seus orientados. II - zelar para que sejam cumpridas as determinações e recomendações

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES 2016.2 Datas e fases de Inscrição 2016.2: 1ª fase, pré-inscrição: 09 a 13 de maio 2ª fase, solicitação de inscrição: 18 a 20 de maio 3ª fase, confirmação

Leia mais

RESOLUÇÃO CGRAD 55/15, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO CGRAD 55/15, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO CGRAD 55/15, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015 Aprova o calendário letivo detalhado do primeiro semestre do ano de 2016 do Curso de Engenharia de Computação ministrado em Timóteo. O PRESIDENTE DO DO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS COORDENAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS COORDENAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS COORDENAÇÃO EDITAL 07/2016/COCDI/UFU DE INTERCÂMBIO PARA A FACULDADE DE DIREITO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

EDITAL 001/2017 BRAFITEC/CAPES INTERCÂMBIO BRASIL/FRANÇA

EDITAL 001/2017 BRAFITEC/CAPES INTERCÂMBIO BRASIL/FRANÇA EDITAL 001/2017 BRAFITEC/CAPES INTERCÂMBIO BRASIL/FRANÇA Abre inscrições para pré-seleção de candidatos ao programa CAPES/BRAFITEC de intercâmbio acadêmico entre Brasil e França. 1. APRESENTAÇÃO O programa

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF ATO NORMATIVO Nº 01/2015 - PROEN/UNIVASF Cria o Calendário de Matrícula e estabelece normas complementares para o planejamento, a oferta e a matrícula nos componentes curriculares dos cursos de graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE)

RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE) Dispõe sobre os procedimentos para a matrícula de acadêmicos nos cursos de graduação a UDESC. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

Regulamento do curso de Engenharia de Biomédica

Regulamento do curso de Engenharia de Biomédica Regulamento do curso de Engenharia de Biomédica 1/6 Este Regulamento do curso, complementar ao Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFRN, é uma consolidação de normas específicas do curso de Engenharia

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

Matrículas em 2017/S1

Matrículas em 2017/S1 1 Matrículas em 2017/S1 LIMITES DE CARGA DIDÁTICA MÁXIMA A carga horária máxima do curso de Engenharia Civil é de 540 horas no semestre, equivalente a 9 disciplinas de horas/semestre. Essa carga corresponde

Leia mais

1.1. As vagas listadas no Anexo I do presente Edital serão disponibilizadas para ingresso no 2º semestre letivo de 2016.

1.1. As vagas listadas no Anexo I do presente Edital serão disponibilizadas para ingresso no 2º semestre letivo de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD nº 04, de 5 de julho de 2016 PROCESSO DE SELETIVO DISCENTE MUDANÇA DE CURSO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO ANEXO À RESOLUÇÃO CGRAD 31/11, 14 DE DEZEMBRO DE 2011 CALENDÁRIO LETIVO 1º SEMESTRE/2012 Cursos de Graduação Belo Horizonte Aprovado na 75ª Reunião do Conselho de Graduação, em 14/12/11. JANEIRO 1 2 3

Leia mais

SUMÁRIO. Cadastro do projeto pedagógico Cadastro de um Novo Projeto Pedagógico Editando as Informações de Alunos... 20

SUMÁRIO. Cadastro do projeto pedagógico Cadastro de um Novo Projeto Pedagógico Editando as Informações de Alunos... 20 Seja bem-vindo! SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico... 3 Cadastro de um Novo Projeto Pedagógico... 5 Matrícula de Alunos... 11 Editando as Informações de Alunos... 20 Impressão de Diários de Classe

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE I - DAS VAGAS: 1-Distribuição das vagas disponíveis para transferência por turma e turno:

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE I - DAS VAGAS: 1-Distribuição das vagas disponíveis para transferência por turma e turno: EDITAL DE TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Sul, FATEC-SUL, no uso de suas atribuições legais faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

EDITAL Nº 04 / 2016 NPJ

EDITAL Nº 04 / 2016 NPJ EDITAL Nº 04 / 2016 NPJ A Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a regulamentação da VALIDAÇÃO do ESTÁGIO SUPERVISIONADO, para o ano letivo de

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa parcial de estudo para os candidatos participantes Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica, observada a lista

Leia mais

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1 1ª etapa Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 15.12.2016 a 09.01.2017* Nesta etapa

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro

EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro Dispõe sobre Programa de Mobilidade Internacional para alunos de graduação das instituições do REARI, participantes

Leia mais

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB).

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB). Normas para solicitações de alunos à CAP Esta norma versa sobre os documentos que se fazem necessários para a solicitação das demandas de alunos junto à secretaria da CAP Banca de Doutorado Prazo: até

Leia mais

O valor atual da bolsa PMG é de R$ 400,00. A carga horária são 12 horas semanais, totalizando 48 horas mensais.

O valor atual da bolsa PMG é de R$ 400,00. A carga horária são 12 horas semanais, totalizando 48 horas mensais. INFORMES PMG - 2017 PROCEDIMENTOS SOBRE AS BOLSAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA GRADUAÇÃO O Programa de Monitoria da Graduação será regido pelas Diretrizes Gerais do Programa de Monitoria da Graduação e

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas EDITAL 1/2017 INSTRUÇÕES GERAIS DE MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 31 de agosto a 5 de outubro de 2016, as inscrições para o Exame

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AJUSTE DE DISCIPLINA 2016/2

PROCEDIMENTOS DE AJUSTE DE DISCIPLINA 2016/2 PROCEDIMENTOS DE AJUSTE DE DISCIPLINA 016/ Prezado (a) Aluno (a), A Coordenação do curso de informa o horário do segundo semestre de 016 e o procedimento para realização do ajuste de matrícula. O ajuste

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES 2016

CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES 2016 CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES 2016 JANEIRO/2016 06 Prazo máximo para entrega dos diários da 2ª etapa do período letivo 2015/2 15 Finalização dos Horários para 2016/1 (Coordenações de Cursos

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2010

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2010 1. HORÁRIO PARA 2010 Prazo final para divulgação de normas curriculares para o ano de 2010 03/12/09 Prazo final para divulgação de horários curriculares para o ano de 2010 03/12/09 2. PERÍODOS LETIVOS:

Leia mais

08/08/2016 Divulgação do Resultado 18/08/2016 Período de Matrícula 29/08/ /09/2016 Início das Aulas 12/09/2016

08/08/2016 Divulgação do Resultado 18/08/2016 Período de Matrícula 29/08/ /09/2016 Início das Aulas 12/09/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORADO PARA O TERCEIRO TRIMESTRE LETIVO DE 2016 1. PREÂMBULO A Coordenação

Leia mais

REGULAMENTO REGIME ESPECIAL DE DEPENDÊNCIA

REGULAMENTO REGIME ESPECIAL DE DEPENDÊNCIA Estabelece a abertura do Regime Especial de Dependência para cumprimento de disciplinas em processo de reprovação por nota. A Direção Geral da Faculdade de São Vicente torna público aos alunos regularmente

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES PÓS-GREVE

CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES PÓS-GREVE CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS SUPERIORES 2015 - PÓS-GREVE 05 a 10 Avaliação de Reposição e Prova Final. 12 JANEIRO/2015 Prazo final para a entrega dos diários de classe da 3ª Etapa 2014/2, Reposição

Leia mais

EDITAL Nº 90, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2016

EDITAL Nº 90, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL Nº 90, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo em vista o estabelecido na Portaria

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM Sul

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM Sul EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM 2017 2 ESPM Sul O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição, torna

Leia mais

Manual do Novo Sistema de Graduação/Pós-graduação

Manual do Novo Sistema de Graduação/Pós-graduação Manual do Novo Sistema de Graduação/Pós-graduação RH - Benefícios Fevereiro de 2014 Novo Sistema de Graduação/ Pós Graduação Atendendo a solicitação dos nossos profissionais na última pesquisa GPS, estamos

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário 1. Processo de atendimento...2 1.1. Porque abrir um chamado...2 1.2. Entendendo o processo de atendimento...2 1.3. Acessando o sistema...3

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO EDITAL 01/2015-PPGNUT/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MATRÍCULA ESPECIAL

Leia mais