PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural"

Transcrição

1 PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia Química, Química Industrial e Eng. de Bioprocessos Edital de Seleção para Bolsa de Graduação ) Programa EQ-ANP para Graduação: O Programa EQ-ANP para Graduação oferece a alunos da Escola de Química/UFRJ formação complementar no setor Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O Programa envolve as seguintes ênfases: Gestão e Regulação - GR, Tratamento de Resíduos e Meio Ambiente - MA, e Refino e Processamento RP, Engenharia de Petróleo EP, Petroquímica PQ e Biocombustíveis - BC. Cada ênfase é caracterizada por um conjunto específico de disciplinas eletivas e por um Trabalho de Final de Curso em tema de relevância na ênfase para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis. As Ênfases disponibilizadas para cada Curso de Graduação são: ALUNO Engenharia Química Química Industrial Eng. Bioprocessos RP, GR, MA, EP, PQ, BC RP, GR, MA, PQ, BC RP, MA, BC ÊNFASE

2 O aluno participante do Programa EQ-ANP terá que: (a) Escolher uma ênfase entre as oferecidas, em função das vagas disponíveis. (b) Cursar 06 (seis) disciplinas relacionadas com a ênfase escolhida. Entre as disciplinas de sua ênfase, os alunos da ênfase de Engenharia de Petróleo deverão cursar obrigatoriamente Fundamentos da Engenharia do Petróleo (EEI761) e Indústria do Petróleo e do Gás Natural (EQE024); os alunos das demais ênfases deverão cursar obrigatoriamente Indústria do Petróleo e do Gás Natural (EQE024) e Tecnologias de Refino de Petróleo e de Processamento de Gás Natural (EQO088). (c) Executar um Projeto de Final de Curso ou Monografia, individual, em área compatível com a ênfase escolhida. (d) Realizar Estágio Supervisionado em empresa do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis ou em área compatível com o assunto de seu Projeto Final. As atividades de Estágio dos bolsistas deverão ter o aval da Comissão Gestora do Programa. Além disto, as atividades de Estágio devem cumprir as normas para Estágio ditadas pela Escola de Química. Completando as suas atividades no Programa, o aluno receberá, após a sua formatura, o diploma de seu Curso de Graduação e um Certificado emitido pela Escola de Química atestando a sua formação na ênfase escolhida. 2) Elegibilidade dos alunos Poderão se candidatar ao Programa alunos de graduação, com matrícula ativa, dos Cursos de Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e de Química Industrial da Escola de Química da UFRJ, com coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a seis (CRA 6,0) ao final do período letivo de 2013/2. Além do CRA 6,0; o aluno deverá ter cursado com aprovação as Disciplinas Microbiologia (EQB353) e Fisico-Química - Exp (IQF367), e ter cursado com aproveitamento, até o final do período 2013/2, o mínimo de 108 créditos e o máximo de 170 créditos. 3) Sobre a Bolsa: 3.1) A "Bolsa" é considerada um instrumento financeiro de apoio para formação e capacitação de recursos humanos e para incentivo à execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica. A Bolsa aplica-se para a participação no Programa, em regime de dedicação exclusiva e em tempo integral, condições estas que o bolsista fica obrigado a cumprir. Assim, o bolsista não poderá receber bolsa ou qualquer auxílio financeiro de outra instituição de fomento, nacional ou internacional, bem como qualquer remuneração ou vencimentos relativos a trabalho em outra instituição ou empresa, estando ciente de que ocorrendo qualquer um destes fatos a bolsa do PRH será imediatamente cancelada. Exceção se faz em relação aos bolsistas de pós-graduação, conforme disposto na Portaria Capes/CNPq n 1, de 15/07/10.

3 3.2) Valor: R$ 600,00 por mês. 3.3) Início Previsto: abril de ) Obrigações do bolsista 4.1) O aluno participante do PRH deverá entregar Relatório Semestral em data e formato a serem estipulados pela coordenação do Programa. 4.2) Até um mês após a conclusão das atividades no Programa e em conjunto com a solicitação de elaboração do Certificado de Participação no Programa, o aluno deve entregar um Relatório Final de Atividades, em formato a ser definido pela coordenação do Programa. 4.3) O Trabalho Final do Bolsista (Trabalho Final, Dissertação ou Tese) deverá versar sobre tema de interesse de sua Ênfase. 4.4) Sempre que em virtude da bolsa deferida houver divulgação de trabalho técnico ou científico, deverá o autor fazer expressa menção ao apoio financeiro do Programa de Recursos Humanos da ANP, conforme modelo disponibilizado pela coordenação. 4.5) Até seis meses após a assinatura do Termo de Outorga e Início de Vigência da Bolsa, seguindo modelo apresentado pela coordenação, o bolsista deverá entregar um Plano de Trabalho, contendo a indicação do tema do Trabalho Final a ser desenvolvido, das atividades a serem empreendidas e do prazo previsto para sua defesa, não podendo ser superior a duração máxima prevista para a concessão da bolsa. 5) Período de vigência da bolsa: A duração máxima da Bolsa de Graduação no Programa EQ-ANP é de 24 meses. A cota tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogada por, no máximo, mais 12 meses, mediante solicitação do orientador e aprovação da Comissão Gestora do Programa. Entretanto, o aluno poderá deixar de receber a Bolsa a partir do momento em que deixar de cumprir, a critério da Comissão Gestora, os procedimentos ditados pelo Programa EQ-ANP ou se for reprovado em alguma disciplina. Alunos que durante a vigência da bolsa do PRH venham a participar do Programa Ciência sem Fronteiras terão a sua bolsa suspensa durante a estada na Instituição Estrangeira e quando do regresso poderão ter a retomada de sua bolsa do PRH, de acordo com normas específicas ditadas pelo Órgão financiador de sua bolsa PRH. Esta retomada da bolsa requer: (i) o de acordo do bolsista e respectivo orientador; (ii) que o bolsista tenha cumprido a obrigação de envio de Relatórios Semestrais do PRH durante a sua estadia no exterior; (iii) a apresentação de Relatório pelo aluno sobre as atividades exercidas durante sua estadia no exterior e como essas atividades contribuíram para a sua formação na área de PG&B. De forma semelhante aos alunos PRH que não participam do programa Ciência sem Fronteiras, qualquer publicação oriunda de pesquisas, mesmo durante a estadia no exterior, deve conter os agradecimentos formais ao PRH.

4 6) Documentos necessários para inscrição no Processos Seletivo Os candidatos deverão entregar uma via da seguinte documentação: (1) Curriculum Vitae, de acordo com arquivo disponível na página do Programa (acesso através da página da EQ ( (2) Cópia do Histórico Escolar até 2013/1 (será aceita a cópia não oficial disponível na Internet); (3) Comprovação de atividades de Iniciação Científica através de declaração do orientador indicando duração e temas abordados; (4) Comprovação de atividades de Estágio, indicando empresa, período e área de atuação; (5) Cópia dos trabalhos publicados (Artigos em periódicos, Trabalhos apresentados em congressos, Resumos em jornadas de iniciação científica, etc.). 6.1) Caso o aluno indique a preferência por mais de uma ênfase, deverá informar a ordem de prioridade associada a cada ênfase. 6.2) Todas as informações apresentadas devem ser comprovadas com a documentação pertinente. Informações não comprovadas não serão computadas na avaliação do candidato. 6.3) O principal critério para alocação dos alunos nas ênfases é a sua posição geral no processo seletivo (envolvendo todos os concorrentes). Caso a primeira opção de ênfase esteja lotada quando do momento de alocação de certo candidato definido pela sua posição geral, esse candidato será alocado em sua segunda opção de ênfase ou em sequência até que haja vaga disponível. Somente após essa alocação, passa-se a alocação do próximo candidato indicado pela posição geral. Cada aluno será alocado em uma ênfase e somente em ênfase que tenha indicado preferência. Quando no procedimento de alocação não houver vagas nas ênfases solicitadas pelo aluno, ele será eliminado e se passará a alocação do aluno a seguir na ordem da posição geral no processo seletivo. 6.4) Alunos participantes do Processo Seletivo que não tenham sido alocados para receberem bolsa do Programa, poderão, mediante solicitação por escrito, solicitar inscrição no Programa na qualidade de aluno não bolsista. O aluno não bolsista tem as mesmas obrigações do bolsista, descritas no item 4 deste Edital e nos Termos de Outorga das Bolsas do Programa. 7) Entrega da documentação e divulgação dos resultados: Local: Secretaria do Programa EQ-ANP Bloco I Sala I andar Escola de Química, Centro de Tecnologia, Bloco I, UFRJ Horário de Atendimento: 09:30h às 11:30h e 13:30h às 15h. Prazo de entrega da documentação: até o dia 28/02/2014, às 14h. Divulgação dos resultados: até 12/03/2014. Recurso: Qualquer recurso ao resultado final deve ser entregue, por escrito e devidamente justificado, no dia 13/03/2014, na secretaria do Programa EQ-ANP durante o horário de atendimento. Resultado do recurso: no dia 14/03/2014.

5 Confirmação de Inscrição e escolha de Tema para o Programa: 17 a 20/03/2014 A confirmação deverá ser feita nos mesmos local e horários usados para a inscrição. 8) Julgamento dos pedidos: O Julgamento da documentação e a posterior alocação nas ênfases serão efetuadas por uma Comissão de Seleção designada pela Comissão Gestora do Programa EQ-ANP. 9) Informações adicionais: Maiores informações sobre o Programa EQ-ANP poderão ser obtidas através da página da Escola de Química ( no ícone PRH EQ-ANP.

6 SOLICITAÇÃO BOLSAS GRAD. PROGRAMA EQ-ANP PRH 13 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO ) Histórico Escolar (Máximo 10 Pontos) CRA = 6,0 0 ponto; CRA máximo entre os candidatos 10 pontos Pontos dos candidatos(s1) obtidos por interpolação linear 2) Experiência (Máximo 10 Pontos): Iniciação Científica(IC): Na área: 0,5/mês (máx. 4 pontos) Fora da área: 1,0/iniciação (máx. 3 pontos) Estágio(Est): Na área: 0,5/mês (máx. 2 pontos) Fora da área: 0,5/estágio (máx. 1 pontos) Trabalhos(NT): Trabalho Publicado na Área: 1,0/trabalho. Trabalho Publicado em Outra Área: 0,4/trabalho Pontuação S2 = IC + Est + NT Saturação Máxima do item (S2): 10 Pontos. PONTUAÇÃO FINAL: Média = S1 + S2

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia Química, Química Industrial e Eng. de Bioprocessos 2 0 Edital Edital de Seleção

Leia mais

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia Química, Química Industrial e Bioprocessos 2 0 Edital de Seleção para Bolsa

Leia mais

Processo Seletivo Bolsas de Graduação

Processo Seletivo Bolsas de Graduação APÊNDICE 01 Processo Seletivo Bolsas de Graduação Edital Processo Seletivo PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia

Leia mais

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 (BOLSAS DE GRADUAÇÃO)

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 (BOLSAS DE GRADUAÇÃO) SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 (BOLSAS DE GRADUAÇÃO) CHAMADA INTERNA PPPG Nº. 3/2010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO comunica aos

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM QUÍMICA DE BIOCOMBUSTÍVEIS / UFMG PRH-46/DQ/UFMG/ANP

EDITAL PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM QUÍMICA DE BIOCOMBUSTÍVEIS / UFMG PRH-46/DQ/UFMG/ANP EDITAL PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM QUÍMICA DE BIOCOMBUSTÍVEIS / UFMG PRH-46/DQ/UFMG/ANP Processo Seletivo para Distribuição de Bolsas de Estudo para a cota de bolsas de 2011/2º semestre

Leia mais

EDITAL N 06/GR-IFCE/2013, de 25 de JULHO de 2013

EDITAL N 06/GR-IFCE/2013, de 25 de JULHO de 2013 EDITAL N 06/GR-IFCE/2013, de 25 de JULHO de 2013 O REITOR EM EXERCÍCIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ no uso de suas atribuições legais, e considerando o convênio firmado

Leia mais

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Mestrado para Edital No. 301 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico (MA) e Mestrado Profissional (MP) do Programa de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (PPGQPN-IPPN) da Universidade

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande PROGRAMA INTERDEPARTAMENTAL DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS (PRH-25/ANP) EDITAL PRH-25 02/2013

Universidade Federal de Campina Grande PROGRAMA INTERDEPARTAMENTAL DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS (PRH-25/ANP) EDITAL PRH-25 02/2013 Universidade Federal de Campina Grande PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA ANP PARA O SETOR DE PETRÓLEO E GÁS PROGRAMA INTERDEPARTAMENTAL DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS (PRH-25/ANP) EDITAL PRH-25 02/2013

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Doutorado para Edital No.300 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2018 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 688 Em 24 de outubro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/1 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2017 SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS DE MESTRADO

EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2017 SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS DE MESTRADO EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2017 SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS DE MESTRADO O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA no uso de suas atribuições

Leia mais

ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1

ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1 ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1 A Coordenação do da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IMA/UFRJ, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA ANP PARA O SETOR DE PETRÓLEO E GÁS

Universidade Federal de Campina Grande PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA ANP PARA O SETOR DE PETRÓLEO E GÁS Universidade Federal de Campina Grande PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA ANP PARA O SETOR DE PETRÓLEO E GÁS PROGRAMA INTERDEPARTAMENTAL DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS (PRH-25/ANP) EDITAL PRH-25 03/2012

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 689 Em 24 de outubro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/1 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 198 Em 27de abril de 2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/2 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros ATO EDITAL Nº345 Em 13 de outubro de 2015 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016/1 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros do da Universidade Federal

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO

REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO PEMM/COPPE/UFRJ 2012 REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PEMM Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica (PPGEM) torna público que de 30 de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto CRITÉRIOS DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO DE GESTÃO/PROEX I DA COMISSÃO II REQUISITOS E CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA III VIGÊNCIA DA BOLSA IV REVOGAÇÃO E CANCELAMENTO DA BOLSA V SUSPENSÃO E PRORROGAÇÃO DA

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC RETIFICAÇÃO do EDITAL PROPEC No. 04, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL PROPEC No. 04, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 Dispõe sobre o Processo de Seleção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 199 Em 27 de abril de 2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/2 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE MESTRADO (Aprovado pela Resolução N o 671/2009-CONSEPE)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE MESTRADO (Aprovado pela Resolução N o 671/2009-CONSEPE) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS

REGULAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica REGULAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS - TURMA 2017 - Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA PRH40/CTEC/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA PRH40/CTEC/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA PRH40/CTEC/UFAL PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS EDITAL PRH-40 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS À

Leia mais

Edital Nº 22/2018 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação como Supervisor de Atividades Artísticas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC-PROEXT

Edital Nº 22/2018 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação como Supervisor de Atividades Artísticas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC-PROEXT Edital Nº 22/2018 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação como Supervisor de Atividades Artísticas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC-PROEXT A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) torna público o lançamento

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2016

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2016 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2016 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM BANCO DE DADOS TURMA 2017 CONFORME ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CONSEPE N o.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM BANCO DE DADOS TURMA 2017 CONFORME ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CONSEPE N o. EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM BANCO DE DADOS TURMA 2017 CONFORME ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CONSEPE N o. 55/2014 1. Da organização geral: a) Unidade Proponente: Instituto de

Leia mais

I- DISPOSIÇÕES GERAIS

I- DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL 005/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA CAPES CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE BOLSA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM DINÂMICAS TERRITORIAIS E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA Atendidas às exigências do edital da CAPES e da

Leia mais

EDITAL Nr. 005/2015 DRII/UFU

EDITAL Nr. 005/2015 DRII/UFU EDITAL Nr. 005/2015 DRII/UFU EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS PRESENCIAIS E SEMESTRAIS DAS ÁREAS NÃO CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

Disciplinas a serem oferecidas em para alunos especiais:

Disciplinas a serem oferecidas em para alunos especiais: Edital 04/2016 Edital de seleção de alunos especiais para o Programa de Pós- Graduação em Microbiologia Agrícola Este edital tem como objetivo a abertura das inscrições para a seleção de alunos especiais

Leia mais

Disciplinas a serem oferecidas em para alunos especiais:

Disciplinas a serem oferecidas em para alunos especiais: Edital 02/206 Edital de seleção de alunos especiais para o Programa de Pós- Graduação em Microbiologia Agrícola Este edital tem como objetivo a abertura das inscrições para a seleção de alunos especiais

Leia mais

ATENÇÃO BOLSAS PRH 05 (MCT/ANP e PETROBRAS)! Graduação e Pós-Graduação 2014 ABERTO PROCESSO SELETIVO NOVOS BOLSISTAS!!!

ATENÇÃO BOLSAS PRH 05 (MCT/ANP e PETROBRAS)! Graduação e Pós-Graduação 2014 ABERTO PROCESSO SELETIVO NOVOS BOLSISTAS!!! ATENÇÃO BOLSAS PRH 05 (MCT/ANP e PETROBRAS)! Graduação e Pós-Graduação 2014 ABERTO PROCESSO SELETIVO NOVOS BOLSISTAS!!! 02 BOLSAS PARA DOUTORANDOS - R$2.277,90 (pré-qualificação) e R$2.819,10 (pós-qualificação)

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 007 - CTGC/IFB, DE 11 DE ABRIL DE 2016. SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE MONITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO BRINQUEDOTECA 2016 O Diretor-Geral do Campus Taguatinga Centro, nomeado pela Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HORTICULTURA TROPICAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HORTICULTURA TROPICAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HORTICULTURA TROPICAL NORMA PPGHT/UFCG Nº 01/2019: CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO,

Leia mais

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição EDITAL O Vice-Presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (VPPDT- FIOCRUZ), responsável pelas cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO

Leia mais

EDITAL Nº03/2017 SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS

EDITAL Nº03/2017 SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS EDITAL Nº03/2017 SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e a Comissão de Bolsas e Finanças, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que estabelece

Leia mais

EDITAL Nº 06/10 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 06/10 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - Mestrado Centro Politécnico Usinas Piloto Bloco A 1º Andar - Curitiba PR CEP: 81.531-990 Telefone:

Leia mais

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 (PÓS-GRADUAÇÃO)

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 (PÓS-GRADUAÇÃO) SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 (PÓS-GRADUAÇÃO) CHAMADA INTERNA PPPG Nº. 5/2010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA comunica aos interessados que as inscrições para

Leia mais

EDITAL Nr. 006/2014 DRII/UFU

EDITAL Nr. 006/2014 DRII/UFU EDITAL Nr. 006/2014 DRII/UFU EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS PRESENCIAIS E SEMESTRAIS DAS ÁREAS NÃO CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

PPGEQ Programa de Pós - Graduação em Engenharia Química

PPGEQ Programa de Pós - Graduação em Engenharia Química EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA 1 SEMESTRE DE 2018 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA PNPD-CAPES PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA PNPD-CAPES PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas EDITAL n 0 06/2016-PPGEPS SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS

Leia mais

E D I T A L. 1º O arquivo eletrônico deverá ser único e em formato pdf, contendo toda a documentação.

E D I T A L. 1º O arquivo eletrônico deverá ser único e em formato pdf, contendo toda a documentação. EDITAL CPSE 28/2018 INSTAURA PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA BOLSAS DE ESTUDO A SEREM CONCEDIDAS POR ÓRGÃOS DE FOMENTO E PELA USF (BDC) AOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DE

Leia mais

PPGEQ Programa de Pós - Graduação em Engenharia Química

PPGEQ Programa de Pós - Graduação em Engenharia Química EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA 2 SEMESTRE DE 2018 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2012 PERÍODO 2012/2013

EDITAL PIBIC CNPq 001/2012 PERÍODO 2012/2013 EDITAL PIBIC CNPq 001/2012 PERÍODO 2012/2013 O Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção no PIBIC CNPq,

Leia mais

1. Das inscrições.

1. Das inscrições. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIREÇÃO GERAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 844 Em 04 de outubro de 2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2019/1 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

EDITAL PIBITI CNPq 001/2014 PERÍODO 2014/2015

EDITAL PIBITI CNPq 001/2014 PERÍODO 2014/2015 EDITAL PIBITI CNPq 001/2014 PERÍODO 2014/2015 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROCESSO SELETIVO PARA O DOUTORADO 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROCESSO SELETIVO PARA O DOUTORADO 2020 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Av. Prefeito LothárioMeissner, 632 térreo Jardim Botânico - Curitiba/PR CEP 80210-170 Fone: (41) 3360-4400 / 4405 Site:

Leia mais

Edital Nº 23/2018 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação em oficinas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC- PROEXT

Edital Nº 23/2018 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação em oficinas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC- PROEXT Edital Nº 23/2018 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação em oficinas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC- PROEXT A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) torna público o lançamento do Edital de bolsas

Leia mais

Horário da secretaria do PPGEEs para recebimento das inscrições: das 14h às 17h.

Horário da secretaria do PPGEEs para recebimento das inscrições: das 14h às 17h. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL n. 1 CADASTRO RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2018 PARA MESTRADO O Programa

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL N. 1/2019 O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da informa que estarão abertas, no período de 21 a 28 de maio de 2019, inscrições para

Leia mais

1. Das áreas de concentração - Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos - Processamento e Caracterização de Materiais

1. Das áreas de concentração - Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos - Processamento e Caracterização de Materiais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: MESTRADO ANO: 2019 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

P P G N U T Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde

P P G N U T Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde EDITAL Nº 001/PPGNUT/2013 SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A coordenadora pro-tempore do PPGNUT, no uso das suas atribuições, lança o Edital anual para seleção de Bolsas de Demanda Social Capes

Leia mais

Edital Nº 12/2019 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação em oficinas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC-PROEXT

Edital Nº 12/2019 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação em oficinas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC-PROEXT Edital Nº 12/2019 PROEXT Bolsas para Discentes de graduação em oficinas do Centro de Arte e Cultura (CAC) DAC-PROEXT A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) torna público o lançamento do Edital de bolsas a

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE TECNÓLOGO EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO 2 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

RESOLUÇÃO COPEC Nº 02/2018. O Colegiado de Pós-Graduação em Engenharia Civil da EM/UFOP (COPEC), no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO COPEC Nº 02/2018. O Colegiado de Pós-Graduação em Engenharia Civil da EM/UFOP (COPEC), no uso de suas atribuições legais, RESOLUÇÃO COPEC Nº 02/2018 Dispõe sobre regras para concessão e manutenção de bolsas de estudo de mestrado e doutorado no Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil (PROPEC) O Colegiado de Pós-Graduação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Art. 1 o - O Departamento de Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Federal

Leia mais

Bolsas de Doutorado CNPq e CAPES

Bolsas de Doutorado CNPq e CAPES Edital Extraordinário nº 6/2015 Bolsas de Doutorado CNPq e CAPES A Comissão de Pós-Graduação do informa a toda a comunidade do IPEN que se encontram abertas inscrições para um processo emergencial de seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO MARÇO 2012 (Substitui o regulamento

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC FMABC PROCESSO SELETIVO BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Vigência: 2018-2019 INSCRIÇÕES Período: de 02 de Maio a 15 de Junho de 2018 A inscrição se dá por meio de preenchimento de formulário específico,

Leia mais

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - O Programa de Iniciação Científica da UNIFEV

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 PARA DOUTORADO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica Bloco 3N - CEP: 38408-100 Fone: (34)

Leia mais

Edital ProIC-EM/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018

Edital ProIC-EM/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018 Edital ProIC-EM/DPG/UnB PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018 1. Preâmbulo O torna público o Edital do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (IC-EM) da Universidade de Brasília

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E SO LUÇ Ã O Nº 01 6 /2 012 - P G A Dispõe sobre critérios de classificação de candidatos à bolsa de estudos e de concessão de cotas disponibilizadas pelos órgãos financiadores e revoga a resolução nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PROCESSO SELETIVO Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2018 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 O Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIIC) do UNIFACIG é um programa voltado à iniciação à pesquisa,

Leia mais

EDITAL 11/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO CONCESSÃO DE BOLSAS

EDITAL 11/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO CONCESSÃO DE BOLSAS EDITAL 11/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO CONCESSÃO DE BOLSAS O Comitê Gestor de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, composto pelas professoras:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO PARA ALUNOS QUE INGRESSARAM EM 2013 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

EDITAL 31/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE) Período

EDITAL 31/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE) Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPIPG EDITAL 31/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O

Leia mais

Edital 002/2019. Bolsas de Mestrado e Doutorado

Edital 002/2019. Bolsas de Mestrado e Doutorado Edital 002/2019 Bolsas de Mestrado e Doutorado A Coordenadoria do anuncia por este edital a inscrição para a concorrência de bolsas de mestrado/doutorado de agências de fomento que disponibilizam suas

Leia mais

EDITAL 03/ PPGCEM - PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO

EDITAL 03/ PPGCEM - PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO EDITAL 03/2017 - PPGCEM - PROCESSO DE SELEÇÃO 2017.2 - MESTRADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Araraquara

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Araraquara PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS Normas para concessão de Bolsas CAPES/CNPq - 2017 Obedecidas às condições determinadas pelos órgãos de fomento, a Comissão de Bolsas, instituída pelo Conselho

Leia mais

Edital nº 013/ PGRN/UEMS Bolsas de Doutorado (DS CAPES/PIBAP) 2019/2020

Edital nº 013/ PGRN/UEMS Bolsas de Doutorado (DS CAPES/PIBAP) 2019/2020 Edital nº 013/2018 - PGRN/UEMS Bolsas de Doutorado (DS CAPES/PIBAP) 2019/2020 1. INSCRIÇÕES PARA BOLSAS NOVAS E SOLICITAÇÕES DE RENOVAÇÕES PARA VIGÊNCIA MÁXIMA DE MARÇO DE 2019 A FEVEREIRO DE 2021. 1.1.

Leia mais

EDITAL PPGL 02/2017 Bolsas de Mestrado

EDITAL PPGL 02/2017 Bolsas de Mestrado EDITAL PPGL 02/2017 Bolsas de Mestrado A Coordenação do (PPGL) e a Comissão de Bolsas deste programa, da Campus Pato Branco, informa que receberá inscrições para bolsas de mestrado, de 18 a 25/08/2017,

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016 EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que disponibilizará 1.400 bolsas de Monitoria, para o ano de 2016, às Unidades e Colegiados de Cursos Multi-Unidades responsáveis

Leia mais