MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO"

Transcrição

1 MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo SIGAA. Coordenador analisa o pedido. - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação - fora do período) A coordenação não aceitará pedidos fora do prazo. - Ajuste de matrícula (cancelamento de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo SIGAA. Secretário realiza os ajustes no sistema. - Ajuste de matrícula (cancelamento de disciplina com a Coordenação - fora do período) Aluno solicita pelo SIGAA. Coordenador analisa o pedido. 5 - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina de outro curso conforme calendário acadêmico da UFG) Aluno solicita pelo SIGAA. Coordenador da matriz curricular ofertada analisa o pedido. 6 - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina de outro curso - fora do período) A coordenação não aceitará pedidos fora do prazo. 7 - Matrícula (alunos dos programas de Mobilidade Estudantil e Intercâmbio) Coordenador indica um tutor à Coordenação de Assuntos Internacionais - CAI (para alunos do Intercâmbio). Recepção recebe o processo e distribui ao coordenador. Coordenador verifica a disponibilidade de vagas, emite parecer e encaminha o processo à Prograd para inclusão das disciplinas. 8 - Matrícula (Transferência, Portador de Diploma, Mudança de Curso) Recepção recebe o processo e distribui ao coordenador. Coordenador avalia as disciplinas a serem aproveitadas e realiza o ajuste de matrícula com o aluno. Secretário cadastra o aproveitamento no sistema, registra a matrícula do aluno nas disciplinas informadas pela Coordenação, providencia a ciência do aluno via , e encaminha o processo ao CGA. 9 - Matrícula (Processos de Exclusão e Prorrogação de Prazo) Secretário recebe o pedido de autorização de frequência e distribui ao coordenador.

2 Coordenação delibera sobre a autorização e arquiva uma cópia. Coordenação recebe o processo, anexa a cópia da autorização de frequência, emite parecer sobre as disciplinas a serem matriculadas e envia para a secretaria acadêmica. Secretário realiza a matrícula do aluno nas disciplinas informadas pela Coordenação caso seja do semestre em andamento, senão solicita a matrícula ao CGA, providencia a ciência do aluno via , e encaminha o processo ao CGA. Obs.: não autorizar frequência em processos de quebra de pré-requisito!!! 0 - Matrícula (Calouros) Coordenação providencia a lista dos alunos matriculados no semestre e inclui as disciplinas do º semestre. Secretário cadastra as disciplinas do º semestre. Coordenação acompanha as chamadas posteriores para inclusão até a chamada pública. Secretário cadastra as disciplinas do º semestre. - Recepção aos Calouros Coordenador providencia o quadro de horários com as salas. Secretário recebe o calouro informando: quadro de horário, local das aulas e procedimentos de inscrição de disciplinas (matrícula), cadastro no Portal UFGNet, entre outros. - Planos de Ensino Coordenação solicita os Planos de Ensino aos professores informando o prazo de entrega. Secretário recebe os Planos de Ensino da Coordenação e relata os documentos entregues no Conselho Diretor. Secretário arquiva os planos de ensino - Diários de Classe Secretário realiza o backup dos Diários de Classe das disciplinas ofertadas pela Face semestralmente. Coordenador solicita às Coordenações das disciplinas externas o envio dos documentos e entrega para a secretaria acadêmica. Secretário arquiva os diários de classe. - Biblioteca (Compra de livros) Coordenador elabora a lista de livros. Secretário busca os orçamentos. Direção envia memorando à biblioteca com a lista.

3 5 - Espaço das Profissões Coordenador define as atividades a serem realizadas no evento e seleciona os monitores. Coordenador é responsável pela organização da sala. Secretário auxilia (quando convidado) a organização da sala e verifica a presença dos monitores nos períodos do evento. Secretário entra em contato com os monitores e entrega os certificados. 6 - Prováveis Formandos Coordenador emite a lista de prováveis formandos e envia memorando ao CGA e cópia à secretaria acadêmica. Secretário divulga a lista na unidade e no Sigaa (Fórum e Notificação). Coordenador recebe os processos, confere com a lista enviada e entrega os processos à secretaria. Secretário preenche as informações no relatório de verificação curricular (nome, matrícula, disciplinas pendentes, núcleos comum, específico e atividades complementares) e devolve à Coordenação. 5 Coordenador prenche as informações sobre o Enade e encaminha os processos à secretaria. Secretário solicita aos alunos: documentos, preenchimento de formulário e assinatura. 6 7 Secretário envia os processos ao CGA. Coordenador solicita inclusão de ponto de pauta no Conselho Diretor à Coordenação Administrativa para informar o número de vagas ao CGA. Diretor envia o memorando, com a Certidão de ata do Conselho Diretor, informando o número de vagas a serem ofertadas pelo curso. Recepção encaminha ao CGA. Secretário informa (no início do semestre) aos alunos o prazo para lançamento das atividades complementares (60 dias antes do fim do semestre letivo). Aluno anexa os certificados no SIGAA. 7 - Editais de Preenchimento de Vagas (disciplinas isoladas, portador de diploma, transferência, mudança de 8 - Atividades Complementares Coordenador avalia os documentos e delibera sobre as horas aproveitadas. 9 - Oferta de Disciplinas no Sistema Coordenador define horários, professores e tamanho das turmas (solicita reserva de vagas de disciplinas do primeiro semestre para os Coordenadores de disciplinas externas).

4 Secretário cadastra as disciplinas no sistema e vincula o nome dos professores da Face (reservar vagas do primeiro semestre para os alunos ingressantes). 0 - Programa de Mobilidade Estudantil (Alunos da UFG - PROGRAD) Aluno da UFG solicita ao Coordenador do Curso sua participação no PME. Coordenador analisa o pedido de acordo com as orientações disponíveis no site da Prograd. Coordenador solicita inclusão como ponto de pauta ao Conselho Diretor para emissão e entrega da Certidão ao aluno. Aluno providencia os demais documentos e entrega à Prograd. - Programa de Intercâmbio Internacional (Alunos da UFG - CAI) Aluno da UFG solicita ao Coordenador do Curso memorando e plano de estudos, conforme orientações em Edital da Coordenação de Assuntos Internacionais - CAI Coordenador solicita inclusão como ponto de pauta ao Conselho Diretor para emissão e entrega da Certidão ao aluno. Aluno solicita carta de recomendação de um professor do curso, conforme orientações em Edital da CAI. Aluno providencia os demais documentos e entrega à CAI - Declaração de Matrícula - Fora do Sistema Aluno solicita via SIGAA Secretário emite em até 8h, a declaração de matrícula que necessite de período, turma, turno, assinatura, informação de que não é provável formando do semestre, ou que está cursando o semestre. Obs.: não emitir declaração que contenha previsão de qualquer informação. - Declaração de Frequência - Fora do Sistema Aluno solicita via SIGAA. Secretário solicita a informação de frequência do aluno aos professores de todas as disciplinas em que ele estiver matriculado. E após o recebimento de todos os s dos professores, emite a declaração de matrícula e frequência. - Declaração de Conclusão de Curso Aluno solicita ao CGA. 5 - Declaração de Provável Formando Aluno solicita via SIGAA.

5 Coordenador emite a declaração e entrega à secretaria acadêmica Secretário entrega ao aluno. 6 - Prova Substitutiva (Segunda Chamada) Professor da disciplina delibera sobre o pedido do aluno (ª instância). Secretário recebe o pedido formal de prova substitutiva que deve conter documento comprobatório da justificativa e distribui ao coordenador (ª instância). Prazo: 5 dias úteis após a realização da prova. Coordenador analisa o pedido formalizado e devolve à secretaria. Secretário encaminha parecer da Coordenação ao professor da disciplina e ao aluno. 7 - Revisão de Nota Professor da disciplina delibera sobre o pedido do aluno (ª instância). Secretário recebe o pedido formal e distribui ao coordenador. Coordenador delibera sobre o requerimento e envia o professor (ª instância). Professor analisa o pedido em 7 úteis a contar da data de recebimento do pedido. Coordenador encaminha para a secretaria acadêmica para ciência em caso de deferimento e caso o pedido seja indeferido, envia para a Direção da Face. Diretor nomeia uma banca (composta por professores) para revisão da nota caso o pedido seja indeferido pelo professor, conforme artigos 8 e 8 do RGCG (ª instância). Secretário encaminha parecer da Coordenação ou da Direção ao professor da disciplina e ao aluno para ciência. 8 - Revisão de Frequência Professor da disciplina delibera sobre o pedido do aluno (ª instância). Secretário recebe o pedido formal e distribui ao coordenador (ª instância). Prazo para o aluno: 5 dias úteis após a data limite para digitação de notas e frequências previsto do calendário acadêmico. Coordenador delibera sobre o requerimento e envia para o professor que deve analisar em 7 úteis a contar da data de recebimento do pedido. Secretário encaminha parecer da Coordenação ao professor da disciplina e ao aluno para ciência. 9 - Aproveitamento de Disciplina

6 Recepção recebe o processo e distribui ao coordenador. Coordenador avalia as disciplinas a serem aproveitadas. Secretário cadastra as disciplinas no sistema, providencia a ciência do interessado e envia o processo ao CGA. 0 - Atendimento ao aluno (SIGAA) Aluno encaminha dúvida via SIGAA. Secretário ou Coordenador responde (de acordo com a competência de cada um). - Repositório da Biblioteca da UFG (Cursos de Administração e Contábeis, Economia não aderiu) Secretário da Face cadastra as informações no Portal. Secretário publica as monografias, quando autorizado pela Coordenação, em repositório da Biblioteca. Biblioteca valida as informações. - Entrega de Planos de Ensino para aproveitamento em outras Instituições de Ensino Aluno preenche requerimento na secretaria. Secretário imprime planos de ensino de acordo com o semestre cursado pelo aluno e informa sobre a disponibilidade. - Reserva de ônibus: Aulas Práticas (ida e volta no mesmo dia); Eventos em outros Estados (Congressos) Secretário envia o memorando aos Coordenadores sobre a reserva de ônibus para o ano seguinte. Coordenador informa o período das viagens do curso à Secretaria acadêmica com o nome do professor responsável para agendamento. Secretário envia os formulários para o professor responsável para preenchimento do requerimento de transporte e roteiro de viagem. Professor responsável envia os documentos necessários à secretaria acadêmica e sugestões de datas caso não haja vagas. Secretário verifica a disponibilidade de reserva junto ao Departamento de Transportes. Secretário providencia, quando confirmada a reserva, a assinatura da Direção e envia ao Departamento de Transportes. Servidor responsável pela viagem envia à secretaria a lista de ocupantes do transporte (nome completo, matrícula, RG com órgão expedidor, telefone e ). Secretário envia a lista de ocupantes ao Departamento de Transportes. - Colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE) - Reuniões Ordinárias

7 Presidente convoca e envia a pauta aos professores e à secretaria. Secretário providencia a lista de presença, confere assinaturas, elabora a ata e envia ao Presidente. Não haverá registro da ata em caso de reuniões extraordinárias (o secretário irá providenciar a lista de presença, gravar e arquivar o áudio). Presidente analisa a ata, assina e entrega à secretaria para arquivo. 5 - Reserva de salas de Aula e laboratórios de informática da FACE Solicitante envia as informações sobre a reserva por ou por requerimento. Secretário reserva a sala/laboratório de acordo com a disponibilidade e os seguintes critérios de prioridade: º Mestrado; º Especializações; demais solicitações com realização durante a semana (mínimo de 5 participantes). Secretário entrega e recebe a chave. 6 - Exercício Domiciliar (Licenças de saúde, maternidade) Coordenador recebe o processo, emite parecer e solicita acompanhamento aos professores das disciplinas em que o aluno estiver matriculado. Secretário providencia a ciência do aluno via , e encaminha o processo ao CGA. 7 - Informativos Secretaria informa mensalmente, o calendário com as principais atividades, aos Coordenadores de Graduação, à Direção, aos técnicos e bolsistas da secretaria por e no mural da secretaria. Secretaria divulga no Centro de Aulas Baru e no mural da secretaria os cartazes e folders de eventos direcionados aos alunos da Graduação. Secretaria divulga vagas de estágio aos alunos da Graduação a pedido das empresas/instituições. 8 - Coordenação de TCC (em breve)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 A Câmara Superior de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PASSOS DE PROCESSO

ESPECIFICAÇÃO DE PASSOS DE PROCESSO Observações importantes sobre os procedimentos: Os procedimentos acadêmicos descritos a seguir deverão ser solicitados na Secretaria do no Pavilhão Administrativo. As cópias dos documentos necessários

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA Seccional Jataí

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA Seccional Jataí COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO FLUXOGRAMAS DOS PROCESSOS ACADÊMICOS ELETRÔNICOS: CURSOS DE GRADUAÇÃO DA - UFG JATAÍ GOIÁS NOVEMBRO/2017 SUMÁRIO 1 TIPOS DE PROCESSOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO...3 2 LEGENDA...4

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2018 A Câmara Superior de Graduação do Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2018 A Câmara Superior de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa,

Leia mais

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Anuais Lagoa do Sino 2018 (após CoG de 11/06/2018)

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Anuais Lagoa do Sino 2018 (após CoG de 11/06/2018) Os períodos letivos estão definidos da seguinte forma: Início Término Período Letivo de 2018 5/03/2018 22/12/2018 Recesso 21/07/2018 7/08/2018 1º Semestre de 2018* 5/03/2018 14/07/2018 2º Semestre de 2018*

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E FLUXOS PREVISTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E FLUXOS PREVISTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS NECESSÁRIOS E FLUXOS PREVISTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS A Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (CORAE) é o departamento subordinado à Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 001/2015-PROGRAD/UNIOESTE

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 001/2015-PROGRAD/UNIOESTE INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 001/2015-PROGRAD/UNIOESTE A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, Considerando os

Leia mais

TAXAS ESCOLARES DOCUMENTOS ACADÊMICOS

TAXAS ESCOLARES DOCUMENTOS ACADÊMICOS TAXAS ESCOLARES DOCUMENTOS ACADÊMICOS Descrição Valor Certificado de Pós- Graduação (1ª via) Certificado feito pelo núcleo de Diplomas e Certificações da Secretaria Acadêmica, em papel e impressoras especiais.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 01/2017 Monitoria na Graduação da PUC-SP A Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) da PUC/SP torna público, por meio do presente Edital, processo de seleção para monitores em disciplinas dos cursos de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Resolução nº 009/2018-CEPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Normatiza e regulamenta os artigos 39, 40, 41 e 61 do Regimento Geral da UFRR, referentes aos procedimentos de cadastramento, matrícula e desligamento

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

Processos acadêmicos Secretaria Geral 1. Secretaria Geral 2. Secretaria Presencial e Secretaria EAD 3. Secretária da Pós-Graduação

Processos acadêmicos Secretaria Geral 1. Secretaria Geral 2. Secretaria Presencial e Secretaria EAD 3. Secretária da Pós-Graduação Processos acadêmicos Secretaria Geral 1. Secretaria Geral A Secretaria Acadêmica é um setor do desempenho das atividades administrativas do FAPI, responsável pelo Controle e Registro Acadêmico visando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1609

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1609 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1609 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás, para o ano letivo de 2019. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1607

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1607 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1607 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, para o ano letivo de 2019. O CONSELHO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CALENDÁRIO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVO CAMPUS JOAQUIM AMAZONAS - RECIFE PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CALENDÁRIO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVO CAMPUS JOAQUIM AMAZONAS - RECIFE PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2011. PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2011.1 22/11/2010 a 22/01/2011 Período para recebimento, pela UFPE, de solicitações de estudantes de outras IFES interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica

Leia mais

Contituição do Colegiado

Contituição do Colegiado Contituição do Colegiado Indicação de docentes, discentes e representantes da classe profissional Informar os indicados Enviar memorando para a direção do Centro Emissão da portaria Constituição do Núcleo

Leia mais

CALENDÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA e

CALENDÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA e SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Coordenadoria do Curso de Graduação em Pedagogia Campus Prof. João David Ferreira Lima

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. O Presidente do Conselho do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e considerando o que

Leia mais

Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF. Capítulo I Seleção. Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá:

Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF. Capítulo I Seleção. Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá: Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF Juiz de Fora, 1º de Julho de 2016 Capítulo I Seleção Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá: I. Entregar: a) Requerimento

Leia mais

CALENDÁRIO DESCRITIVO (CRONOLÓGICO) ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2015 E INÍCIO DO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015

CALENDÁRIO DESCRITIVO (CRONOLÓGICO) ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2015 E INÍCIO DO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 CALENDÁRIO DESCRITIVO (CRONOLÓGICO) ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2015 E INÍCIO DO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 03/11/2014 28/11/2014 Análise dos requerimentos de colação de grau e elaboração da

Leia mais

BELO HORIZONTE. julho 2019

BELO HORIZONTE. julho 2019 BELO HORIZONTE 1 julho 2019 1 DOM SEG 0 TER 0 QUA 1 QUI 0 SEX 0 SAB 0 1 0 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 X 0 X 0 X 0 X 0 X 0 X 0 7 8 0 9 0 10 0 11 0 12 0 13 0 X 0 X 0 X 0 X 0 X 0 X 0 14 15 0 16 0 17 0 18 0 19 0 20

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO CURSOS DE GRADUAÇÃO ANO LETIVO DE 2018 Aprovado pela Resolução CONSU nº 005, de 27 de fevereiro de 2018.

CALENDÁRIO ACADÊMICO CURSOS DE GRADUAÇÃO ANO LETIVO DE 2018 Aprovado pela Resolução CONSU nº 005, de 27 de fevereiro de 2018. CALENDÁRIO ACADÊMICO CURSOS DE GRADUAÇÃO ANO LETIVO DE 2018 Aprovado pela Resolução CONSU nº 005, de 27 de fevereiro de 2018. Abril/2018 Dias Letivos: 17 Semestre Letivo: 2018-1 D S T Q Q S S 21 Tiradentes

Leia mais

MANUAL DO CALOURO Centro de Ciências Humanas e Letras * Universidade Federal do Piauí CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL MANUAL DO CALOURO

MANUAL DO CALOURO Centro de Ciências Humanas e Letras * Universidade Federal do Piauí CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL MANUAL DO CALOURO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL MANUAL DO CALOURO 2015 SOBRE O CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DA UFPI O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) é uma unidade de ensino e administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 73/ CEPE CALENDÁRIO ACADÊMICO 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 73/ CEPE CALENDÁRIO ACADÊMICO 2011 ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 73/2010 - CEPE CALENDÁRIO ACADÊMICO 2011 JANEIRO DE 2011 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 Feriado - Confraternização universal.

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 01/2017/CD/IFS

DELIBERAÇÃO Nº 01/2017/CD/IFS DELIBERAÇÃO Nº 01/2017/CD/IFS Aprova o Manual de Rotinas e da Coordenação de Registro Escolar CRE do IFS. O PRESIDENTE DO COLÉGIO DE DIRIGENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

Leia mais

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Semestrais 2018 (atualizado em 02/04)

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Semestrais 2018 (atualizado em 02/04) Os períodos letivos estão definidos da seguinte forma: Início Término 1º Período Letivo de 2018 5/03/2018 14/07/2018 2º Período Letivo de 2018 8/08/2018 15/12/2018 Curso de Verão 14/01/2019 23/02/2019

Leia mais

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nºxxx - CONSEPE, de de de 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS PINHEIRO - CURSO DE MEDICINA

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nºxxx - CONSEPE, de de de 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO CAMPUS PINHEIRO - CURSO DE MEDICINA ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nºxxx - CONSEPE, de de de 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 - CAMPUS PINHEIRO - CURSO DE MEDICINA 1 2 3 4 5 6 1 2 3 1 7 8 9 10 11 12 13 4 5 6 7 8 9 10 2 3 4 5 6 7 8 14 15 16 17 18

Leia mais

QUADRO DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DA UNCISAL

QUADRO DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DA UNCISAL QUADRO DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DA UNCISAL Competências/atribuições das Coordenações de Curso. Documento que é gerado a partir da competência ou atribuição do setor. Prazo

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS

PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS PROCEDIMENTOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - FEIS Conforme normas estabelecidas pela Resolução UNESP nº 18/10, alteradas Resolução UNESP nº 36/11, descritas abaixo. Para rápido

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO FADISP 2017/1 - ALFA

CALENDÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO FADISP 2017/1 - ALFA JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 1 Confraternização Universal - Ano Novo 8 9 10 11 12 13 14 4 a 14/02 Período para requerimento do Teste de Suficiência 15 16 17 18 19 20 21 6 Vencimento da 1ª parcela 2017/1 na 1ª

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CURSO DE PEDAGOGIA 2015

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CURSO DE PEDAGOGIA 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CURSO DE PEDAGOGIA 2015 JANEIRO/ 2015 1 2 2 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Leia mais

Banco do Brasil S/A (BB) (Conta Única do Tesouro) Código Identificador

Banco do Brasil S/A (BB) (Conta Única do Tesouro) Código Identificador ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO - PPGEE Os valores constantes da Resolução do Conselho de Administração n 0 005/2002 deverão ser recolhidos em nome da FUB em na seguinte agência: Banco Banco

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.968/2018 Publicada no D.O.E , p. 24

RESOLUÇÃO Nº 1.968/2018 Publicada no D.O.E , p. 24 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 1.968/2018 Publicada no D.O.E. 01-09-2018, p. 24 Aprova o Calendário Acadêmico para o semestre

Leia mais

Edital Nº 06, de 03 de agosto de 2016 Exame de Proficiência

Edital Nº 06, de 03 de agosto de 2016 Exame de Proficiência Edital Nº 06, de 03 de agosto de 2016 Exame de Proficiência O Departamento de Áreas Acadêmicas do Instituto Federal de Goiás torna público aos alunos e alunas dos cursos superiores ofertados pelo as normas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CALENDÁRIO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVO 2011 CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CARUARU PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CALENDÁRIO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVO 2011 CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CARUARU PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2011. 22/11/2010 a 22/01/2011 Período para recebimento, pela UFPE, de solicitações de estudantes de outras IFES interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica ANDIFES para 2011.1. 01/01/2011

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1610

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1610 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1610 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, para o ano letivo de 2019. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa Unidade: PROPED Código: POP- PROPED-02 Versão: 01 (mai/18) Página: 1-11 Objetivo: Realizar o cadastro de projetos de pesquisas

Leia mais

1.2 A transferência interna é destinada apenas aos estudantes do IFC que desejam mudar de turno, de habilitação, de curso ou de Campus.

1.2 A transferência interna é destinada apenas aos estudantes do IFC que desejam mudar de turno, de habilitação, de curso ou de Campus. EDITAL Nº 25/2016 IFC Campus Santa Rosa do Sul Divulga a abertura do período de inscrições para ingresso nos cursos superiores do IFC Campus Santa Rosa do Sul por meio de transferência interna, transferência

Leia mais

Calendário de Atividades Acadêmicas dos Cursos da Área de Comunicação Social 2017

Calendário de Atividades Acadêmicas dos Cursos da Área de Comunicação Social 2017 Calendário de Atividades Acadêmicas dos Cursos da Área de Comunicação Social 2017 MARÇO / 2017 21 dias letivos - Sábados letivos: 11, 18, e 25 - Belo Horizonte 1º quarta-feira Feriado: Cinzas 1 e 2 7 e

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Anuais 2019 (Lagoa do Sino)

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Anuais 2019 (Lagoa do Sino) Os períodos letivos estão definidos da seguinte forma: Início Término Período Letivo de 2019 11/03/2019 21/12/2019 Recesso 15/07/2019 7/08/2019 1º Semestre de 2019* 11/03/2019 13/07/2019 2º Semestre de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei de 21/10/1966 São Luís Maranhão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei de 21/10/1966 São Luís Maranhão ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nº1581 - CONSEPE, de 29 de abril de 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 - CAMPUS PINHEIRO 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 3 4 8 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11 5 6 7 8 9 10 11 15 16 17 18

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TURISMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TURISMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TURISMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO CALENDÁRIO DE EVENTOS E ATIVIDADES DO CURSO DE TURISMO 2014 / 2015

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 03/2017 Monitoria na Graduação da PUC-SP A Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) da PUC-SP torna público, por meio do presente Edital, processo de seleção para monitores em disciplinas dos cursos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEPAE Nº. 03/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEPAE Nº. 03/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEPAE Nº. 03/2018 Dispõe acerca dos critérios para trancamento de matrícula com direito à reserva de vaga. O CONSELHO

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 189 DE 01/09/ CAS

RESOLUÇÃO N o 189 DE 01/09/ CAS RESOLUÇÃO N o 189 DE 01/09/2016 - CAS Aprova a Tabela de Serviços da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo (UP), no uso

Leia mais

EDITAL Nº. 023/2015 ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 023/2015 ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 023/2015 ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Diretor Superintendente da Faculdade Alves Faria ALFA, no uso de suas atribuições

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2019

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2019 1. HORÁRIO PARA 2019 Prazo final para divulgação do Calendário Escolar para o ano de 2019 até 14/12/18 Prazo final para divulgação de horários curriculares para o ano de 2019 até 14/12/18 2. PERÍODOS LETIVOS:

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO ADMINISTRATIVO 2010 CAMPUS DO RECIFE PRIMEIRO SEMESTRE

CALENDÁRIO ACADÊMICO ADMINISTRATIVO 2010 CAMPUS DO RECIFE PRIMEIRO SEMESTRE 07/12/2009 a 12/02/2010 CALENDÁRIO ACADÊMICO ADMINISTRATIVO 2010 PRIMEIRO SEMESTRE participar da MOBILIDADE ESTUDANTIL ANDIFES para 2010.1. 01/01/2010 Feriado - Confraternização Universal 17/01/2010 Edital

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS PARA TRANSPORTE EM VISITAS TÉCNICAS

RECURSOS FINANCEIROS PARA TRANSPORTE EM VISITAS TÉCNICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE EDITAL Nº 2 / 2019 - DG/CON (11.01.04.01) Nº do Protocolo: NÃO PROTOCOLADO Concórdia-SC, 01 de fevereiro de 2019. RECURSOS FINANCEIROS PARA TRANSPORTE

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Regulamento das Atividades Complementares Aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante Ata de 11 de dezembro de 2014 Aprovado pelo Colegiado de Curso Ata de 11 de dezembro de 2014 Capivari, SP Dezembro/2014

Leia mais

SEGUNDO SEMESTRE 24/11/2015 a 09/04/2016 INÍCIO E TÉRMINO DE PERÍODO LETIVO ESPECIAL. Não ocorrerá SEMANA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO

SEGUNDO SEMESTRE 24/11/2015 a 09/04/2016 INÍCIO E TÉRMINO DE PERÍODO LETIVO ESPECIAL. Não ocorrerá SEMANA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 8 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11 3 4 5 6 7 8 9 15 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 16 22 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1556

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1556 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1556 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, para o ano letivo de 2018. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

Regulamento - Atividades Complementares

Regulamento - Atividades Complementares Regulamento - Atividades Complementares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º.: As Atividades Complementares (AC) do Curso de Graduação em Administração do IMMES são partes integrantes do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA CURSO DE MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA CURSO DE MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA MANUAL DE MATRÍCULA PARA ALUNOS REGULARES.2 Nota: Desde 2016.2 toda matrícula de aluno

Leia mais

Edital 02 / DO OBJETO

Edital 02 / DO OBJETO Edital 02 / 2018 O Coordenador do Colegiado do curso de bacharelado em Administração, no uso de suas atribuições previstas no decreto 85/2009 de 12 de novembro de 2009, no regimento interno da Faculdade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1553

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1553 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1553 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, para o ano letivo de 2018. O CONSELHO DE

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DA FAESF PARA O ANO LETIVO DE º SEMESTRE

CALENDÁRIO ACADÊMICO DA FAESF PARA O ANO LETIVO DE º SEMESTRE CALENDÁRIO ACADÊMICO DA FAESF PARA O ANO LETIVO DE 2017 2º SEMESTRE DIAS LETIVOS/GRADUAÇÃO/2017 Período Início Final Semanas Letivos Dias Letivos Mês 2º Semestre 01/08/2017 23/12/2017 21 Total Julho 00

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOO RESOLUÇÃO N.º 01/SCCAD/2011, de 18 de maio de 2011. RESOLVE: O Coordenador do Curso de

Leia mais

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO 1531-CONSEPE, 20 de jan de 2017

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO 1531-CONSEPE, 20 de jan de 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 3 4 8 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11 5 6 7 8 9 10 11 15 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 12 13 14 15 16 17 18 22 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE TECNÓLOGO EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO 2 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

B O A S V I N D A S Ano Letivo 2012 OSASCO

B O A S V I N D A S Ano Letivo 2012 OSASCO B O A S V I N D A S Ano Letivo 2012 OSASCO ROTEIRO MUDANÇAS Cursos Anuais x Semestrais Sistema Avaliação Dependências Frequência ATPS Mudar o conceito de aula. Ampliar o papel do professor. ADA. Atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1378

RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1378 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1378 Altera o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás para o ano letivo de 2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Universidade do Estado da Bahia UNEB

Universidade do Estado da Bahia UNEB Universidade do Estado da Bahia UNEB RESOLUÇÃO Nº 1.922/2017 - Aprova o Calendário Acadêmico para o semestre letivo 2017.2, no âmbito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

PGEA NÚMERO DE REFERÊNCIA: 21

PGEA NÚMERO DE REFERÊNCIA: 21 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Universidade de Brasília - UnB BANCOS PARA O PAGAMENTO DAS TAXAS Os valores constantes da Resolução do Conselho de Administração n 0 005/2002 deverão ser recolhidos em nome da FUB

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.987/2019 (Publicada no D.O.E. de , pág. 34)

RESOLUÇÃO Nº 1.987/2019 (Publicada no D.O.E. de , pág. 34) UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 1.987/2019 (Publicada no D.O.E. de 08-01-2019, pág. 34) Aprova o Calendário Acadêmico para

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL (2017/2) LEIA COM ATENÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL (2017/2) LEIA COM ATENÇÃO INSTRUÇÕES GERAIS PARA ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL (2017/2) LEIA COM ATENÇÃO 1. Definição 1.1. Forma pela qual a admite o ingresso de aluno interessado em cursar disciplinas isoladas, sem constituir vínculo

Leia mais

ROTINA DA MOBILIDADE ACADÊMICA

ROTINA DA MOBILIDADE ACADÊMICA ROTINA DA MOBILIDADE ACADÊMICA (Da UNIR para outra IFES) O PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais de Instituições Federais

Leia mais

MANUAL DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS ORIENTAÇÕES GERAIS

MANUAL DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS ORIENTAÇÕES GERAIS 2019 MANUAL DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS ORIENTAÇÕES GERAIS Prezados, Este Manual destina-se a orientar de forma geral os procedimentos de aproveitamento de disciplinas. A solicitação, acompanhamento,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL CAMPUS ROLANTE N o 11/2019 ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ACCs) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO IFRS CAMPUS ROLANTE

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO 1. Definição Forma pela qual a UnB admite o ingresso de aluno interessado em cursar disciplinas isoladas, sem constituir vínculo com qualquer

Leia mais

EDITAL N 03 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2018 APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS 2018/1 -

EDITAL N 03 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2018 APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS 2018/1 - Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Vacaria EDITAL N 03 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2018 APROVEITAMENTO

Leia mais

CENTRO DE ENSINO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO CREDENCIADA PELA PORTARIA MEC Nº. 1.

CENTRO DE ENSINO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO CREDENCIADA PELA PORTARIA MEC Nº. 1. CENTRO DE ENSINO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO CREDENCIADA PELA PORTARIA MEC Nº. 1.358 DE 04/07/2001 RESOLUÇÃO nº 003/2016, de 31 de maio de 2016. Define e

Leia mais

Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Universidade do Estado da Bahia - UNEB Universidade do Estado da Bahia - UNEB RESOLUÇÃO Nº 1.784/2014 - Aprova as alterações do Calendário Acadêmico para o semestre letivo 2014.2, aprovado pela Resolução CONSEPE nº 1.783/2014. O PRESIDENTE

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. Curso de Engenharia Ambiental UFMS/FAENG

INFORMAÇÕES GERAIS. Curso de Engenharia Ambiental UFMS/FAENG INFORMAÇÕES GERAIS Curso de Engenharia Ambiental UFMS/FAENG 2018-2 Calendário Escolar 2018-2 CALENDÁRIO LETIVO 2018-2: 23 A 27 DE JULHO ORIENTAÇÕES E RECEBIMENTO DE CARTAS DE ACEITE DE TCC I, TCC II E

Leia mais

Tipo de Requerimento Dias Valor

Tipo de Requerimento Dias Valor Tipo de Requerimento Dias Valor Alteração de Dados Cadastrais 10 Isento Alteração de Dados Cadastrais - Pós-Graduação 11 Isento Análise de Aproveitamento de Estudos 20 Isento Análise de Aproveitamento

Leia mais

CALENDÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA e Aprovado pelo Colegiado do Curso de Pedagogia 16/02/2018

CALENDÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA e Aprovado pelo Colegiado do Curso de Pedagogia 16/02/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Coordenadoria do Curso de Graduação em Pedagogia Campus Prof. João David Ferreira Lima

Leia mais

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 006/17 PROCESSO SELETIVO 17/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições regimentais e em

Leia mais

TIMÓTEO. janeiro 2017

TIMÓTEO. janeiro 2017 TIMÓTEO 0 janeiro 2017 0 DOM SEG 0 TER 0 QUA 0 QUI 0 SEX 0 SAB 0 1 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 7 0 FNAC 8 9 0 10 0 11 0 12 0 13 0 14 0 15 16 0 17 0 18 0 19 0 20 0 21 0 22 23 0 24 0 25 0 26 0 27 0 28 0 29 30 0

Leia mais

COMUNICADO ROTINA DA MOBILIDADE ACADÊMICA UNIR

COMUNICADO ROTINA DA MOBILIDADE ACADÊMICA UNIR COMUNICADO Comunicamos a todos os acadêmicos da UNIR interessados em cursar ou renovar a Mobilidade para o segundo semestre de 2016 em outra IFES, e, aos acadêmicos de outras IFES interessados em cursar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADOS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADOS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFG PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADOS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFG Encaminhar a PRPG os documentos abaixo relacionados: 1. Memorando do Diretor ou do Coordenador (Anexo I); 2. Declaração

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas obrigatórias

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1554

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1554 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1554 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, para o ano letivo de 2018. O CONSELHO DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO 14/2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO 14/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO 14/2010 EMENTA: Fixa o Calendário Acadêmico-Administrativo do Ensino de Graduação,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO PARA ALUNOS QUE INGRESSARAM EM 2013 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2018

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2018 1. HORÁRIO PARA 2018 Prazo final para divulgação do Calendário Escolar para o ano de 2018 15/12/17 Prazo final para divulgação de horários curriculares para o ano de 2018 15/12/17 2. PERÍODOS LETIVOS:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13/2016 Aprova a Sistemática para Registro e Acompanhamento das Atividades de Ensino do IFPE. A Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 09/2009 APROVA O CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2009 O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribuiu o artigo 11, parágrafo único do Estatuto, com base

Leia mais

EDITAL Nº 24/18 PROACAD JOINVILLE

EDITAL Nº 24/18 PROACAD JOINVILLE EDITAL Nº 24/18 PROACAD JOINVILLE Dispõe sobre a solicitação de Aproveitamento de Estudos, Ingresso com Curso Superior, Transferência Externa e Interna para admissão nos cursos ministrados na modalidade

Leia mais

EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO

EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO O Diretor Superintendente da Faculdade Alves Faria ALFA, no uso de suas atribuições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 25, DE 05 DE ABRIL DE 2019 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1555

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1555 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1555 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás, para o ano letivo de 2018. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Credenciada pela Portaria Ministerial n o 1744 de 24/10/2006 Faculdade de Balsas REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Aprovado pela Resolução COP N o 08/2008 de 19 de dezembro de 2008) Mantenedora:

Leia mais

EDITAL Nº 10/2018 RETIFICADO EM 03/12/208

EDITAL Nº 10/2018 RETIFICADO EM 03/12/208 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SANTA INÊS DIRETORIA ACADÊMICA SECRETARIA

Leia mais