FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?"

Transcrição

1 FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o seu CPF e alguns caracteres, ao preencher os dados e confirmar será enviado um da faculdade para o seu cadastrado no sistema da faculdade, com link para realizar a troca de sua senha, após o clique no link enviado, você será redirecionado para uma página de alteração de senha da faculdade Guararapes, ilustrando como a nova senha deverá ser preenchida 2. Como corrigir ou alterar os dados pessoais em meu cadastro? R - Para correção de dados do cadastro você deverá levar uma cópia de seu documento oficial com foto atualizado na Central de atendimento ao aluno e solicitar no autoatendimento, alteração de dados. 3. Onde posso imprimir meu boleto? R - O boleto fica disponível para impressão, na página principal do site da IES na aba ESPAÇO DO ALUNO - SEGUNDA VIA DE BOLETO, onde vai solicitar seu CPF e número de matricula, assim como no portal do aluno, na própria página principal do portal, existe uma opção para impressão de segunda via de boleto, ou no próprio menu FINANCEIRO SEGUNDA VIA DE BOLETO 4. O que é o Menu Solicitações de Serviços em meu autoatendimento e como posso utiliza-lo? R - O menu Solicitações de Serviços autoexplicativo em sua definição, ele é a opção apropriada para estudantes solicitarem diversos tipos de serviços como: Declarações (na qual o aluno tem acesso a impressão das declarações mais simples), recálculo de mensalidades, aproveitamento de disciplinas, cancelamento de matrícula, trancamento de matrícula, renovações fora do prazo, certificado de pós-graduação... dentre outros. No menu de cada solicitação, apresenta detalhadamente de como o aluno prosseguirá em seus próximos passos, facilitando e acelerando assim as ações do usuário. 5. Como imprimir declarações (matricula, vem, especifica, estagio)? R - Em seu autoatendimento siga o seguinte caminho: PRINCIPAL - SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS DOCUMENTAÇÕES dentro do menu documentações, estará disponível todos os tipos de declarações para solicitação, que estará liberada para impressão no ato de sua solicitação, apenas a declaração especifica, onde você poderá descrever como necessita que ela seja confeccionada, com um prazo de até 07 dias úteis para ficar disponível para impressão no seu portal, sem taxa de serviço.

2 6. Como posso consultar a data de início das aulas, feriados, atividades acadêmicas e período de provas? R Você poderá consultar as datas especificas no site principal da faculdade, na opção ESPAÇO ALUNO CALENDARIO ACADÊMICO, onde estará informando o período de provas e demais datas de atividades acadêmicas. 7. Preciso de uma declaração que informe quais as datas da minha semana de prova, para entregar no trabalho, como devo proceder? R = Pelo auto atendimento, na página inicial, vá no MENU - SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS - DOCUMENTAÇÕES - DECLARAÇÃO ESPECÍFICA, no campo de observações, descreva a declaração informando os dias e as disciplinas das provas respectivamente. Caso não seja informado, a declaração será confeccionada informando apenas o período das provas, conforme o calendário acadêmico, a declaração ficará disponível com um prazo de até 7 dias úteis. Quando deferido, a documentação ficará disponível durante 5 dias para impressão. Caso necessário, apresentar o documento na Central de Atendimento ao Aluno para carimbo e assinatura (prazo de até 24h). 8. Como fazer para entregar as atividades complementares? R - O primeiro passo é o preenchimento do formulário para atividade complementar, que encontra-se disponível no site da faculdade em Institucional - Documentos Normativos - Formulário para Atividades ( Após o preenchimento do formulário, você deve abrir uma solicitação de entrega da documentação pelo autoatendimento em PRINCIPAL - SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS - Matrícula - Atividades Complementares. Preencha o campo de observações, com as informações necessárias, referente a carga horaria e quantidade de atividades entregues e abra a solicitação para gerar um número de protocolo. Feito isso, você deverá apresentar o formulário para atividade junto com a cópia do certificado ou documento que comprove a carga horária na CENTRAL ACADÊMICA. 9. Como posso solicitar segunda chamada de prova? O aluno que perder a prova da unidade deverá solicitar no seu autoatendimento, no menu NOTAS SEGUNDA CHAMADA, e selecionar a unidade e a disciplina e efetuar o pagamento da taxa de serviço com até 48h antes da prova. OBS: Para que o aluno possa solicitar o serviço de segunda chamada, é necessário que a nota 0 tenha sido inserida pelo professor da disciplina e devidamente habilitada para solicitar.

3 10. Não concordo com critério de correção da prova que foi realizada pelo professor, como faço para solicitar uma Revisão de PROVA? R É preciso entrar do Autoatendimento no MENU Solicitações de Serviços Revisão -Revisão de Prova, em seguida apresentar na Central de atendimento ao aluno a Original e Cópia da Prova com as questões e observações a serem revistas, a cópia será encaminhada para o coordenador do curso para que seja analisada. 11. Preciso assinar o contrato do meu estagio, onde devo realizar a entrega e colher a assinatura? R Você deverá apresentar o contrato no setor do COEX e entregar aos responsáveis 12. Qual o critério para a renovação de matrícula? R - A renovação acadêmica deve ser realizada semestralmente, porém para que você possa confirmar seu acadêmico é necessário que todas as notas do semestre tenham sido lançadas no sistema, a renovação é feita no site da faculdade, no seu autoatendimento, no link que estará disponível de RENOVAÇÃO DE MATRICULA. A renovação financeira, que trata do pagamento da matricula, deverá ser feita dentro do vencimento do referido boleto. OBS: A renovação de matricula só será concluída quando o aluno efetuar o pagamento da renovação financeira e realizar a confirmação acadêmica no sistema. 13. Como devo proceder para solicitar uma mudança de curso? R Para solicitar mudança de curso, o aluno precisa estar renovado academicamente e financeiramente no curso de origem, após deverá entrar no seu autoatendimento, no MENU MATRICULA REOPÇÃO DE CURSO, no campo de observação descrever qual o curso de destino e qual o turno; a solicitação de reopção gera uma taxa de serviço de R$30,00 onde o serviço só será iniciado após o pagamento da taxa. 14. Outra pessoa fora o aluno poderá resgatar documentações deixadas ou solicitadas? R - Apenas Mediante procuração reconhecida em cartório 15. O Pagamento da mensalidade, pode ser feito pelo autoatendimento? R No seu portal do aluno, na página inicial, tem a opção para pagamento online, no MENU CARTÃO DE CRÉDITO SELECIONAR A PARCELA A SER PAGA ESCOLHER AS OPÇÕES DE BANDEIRAS PARA PAGAMENTO.

4 16. Paguei minha mensalidade, mas ainda não deu baixa no sistema o que devo fazer? R - Deve aguardar o prazo de compensação de 48 horas, se após o prazo ainda não tenha sido dado baixa, deverá ser aberto uma solicitação de baixa de pagamento no autoatendimento em SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS - MENSALIDADES - BAIXA DE VALOR DE MENSALIDADE, ou no menu MENSALIDADES RECÁLCULO DE MENSALIDADES e entregar a cópia do comprovante de pagamento na central de atendimento ao aluno em até dois dias úteis, após a data da solicitação. 17. Não entendo ou não concordo com os valores cobrados em minha ficha financeira e não disponho de tempo livre para verificar presencialmente com a central, o que devo fazer? R - Pode entrar em contato com a Central de atendimento, pelo telefone: ou abrir uma solicitação no autoatendimento de recálculo de mensalidades, no MENU - SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS MENSALIDADES - RECÁLCULO DE MENSALIDADES, o prazo de análise é de até cinco dias úteis ser finalizado. 18. Posso mudar a data de vencimento de minha mensalidade? R O vencimento da mensalidade não poderá ser alterado. Para que o pagamento seja efetuado com o desconto de pontualidade, deverá ser realizado dentro do prazo estabelecido pela IES como consta em contrato (5ª dia útil). 19. Quais as formas de pagamento que a faculdade disponibiliza? R - Boleto e cartão debito/crédito (VISA, MASTER, HIPER, DINERS, AMERICAN EXPRESS, ELO). OBS: Pagamento por boleto poderá ser realizado em qualquer agencia bancaria/internet banking dentro do vencimento. Para pagamento via cartão de crédito, poderá ser realizado no autoatendimento através das bandeiras (VISA, MASTER E DINERS) e/ou na própria central de atendimento ao aluno. 20. Quais as condições de descontos e financiamentos que a faculdade dispõe? R A faculdade possui convenio com diversas empresas e cada empresa com uma política especifica de desconto, assim como bolsas institucionais. E financiamentos pelo FIES PROUNI - PRAVALER 21. A empresa que trabalho tem convênio com a faculdade. O que devo fazer para obter o desconto? R Para ter direito ao desconto do convenio empresa é necessário a entrega de uma declaração da empresa devidamente datada e assinada pelo seu gestor, ou contracheque atualizado, deverá abrir uma solicitação no seu autoatendimento no MENU MENSALIDADES

5 DECLARAÇÃO DE CONVENIO EMPRESA, caso o aluno não seja o funcionário da empresa mais seja dependente, é necessário anexar cópia de documentação que comprove a familiaridade 22. Quais os documentos necessários e qual o período para a renovação do convênio empresa? R - Se for o titular do contracheque, apresentar ele ou uma declaração de vínculo com a empresa, será necessário apenas abrir uma solicitação no auto atendimento, na opção renovação de convênio empresa, especificar a empresa e o período que está renovando e aguardar a análise e cadastramento do desconto. Os descontos devem ser renovados semestralmente, nos prazos de renovação que serão especificados no site institucional da FG e comunicado através de informativos na própria IES, o aluno deverá se atentar aos prazos de renovação para não perder o desconto no semestre. 23. Paguei minha mensalidade dentro do vencimento, porém não paguei com o desconto do quinto dia útil, como faço para solicitar o reembolso do valor pago? R - Deverá ser aberto uma solicitação de RESSARCIMENTO DE VALORES no autoatendimento em SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS - RESSARCIMENTOS DE VALORES/PAGAMENTO A MAIOR/ DUPLICIDADE e entregar a cópia do comprovante do pagamento feito a maior na central de atendimento ao aluno em até dois dias úteis após a data solicitada, podendo ser ressarcido em conta informada, ou em credito de parcela, conforme for sua solicitação 24. Fiz o pagamento do mesmo boleto duas vezes, como faço para ser ressarcido do valor pago em duplicidade? R Basta entrar no portal do aluno (autoatendimento) no menu, RESSARCIMENTO RESSARCIMENTO DE PAGAMENTO A MAIOR/DUPLICIDADE, e entregar cópia do comprovante pago em duplicidade na central de atendimento ao aluno, com até 02 dias úteis após a data solicitada, podendo ser ressarcido em conta informada, ou em credito de parcela, conforme for sua solicitação. 25. Quais descontos são acumulativos com a IES? R - Apenas as bolsas pelo governo, como FIES / PROUNI ou financiamento privado como PRAVALER, que são acumulativos com os demais descontos, as demais bolsas institucionais ou convenio empresa, não poderão ser acumulativos. 26. Onde eu posso gerar a multa da biblioteca? R - Deverá acessar o autoatendimento ir na opção MENU BIBLIOTECA - VISUALIZAÇÃO DE MULTAS GERAR COBRANÇA. O aluno poderá realizar o pagamento na CAA no cartão de débito ou crédito ou imprimir o boleto e fazer o pagamento em banco ou rede lotérica.

6 27. Onde eu posso gerar a multa da biblioteca? R - Deverá acessar o autoatendimento ir na opção MENU BIBLIOTECA - VISUALIZAÇÃO DE MULTAS GERAR COBRANÇA. O aluno poderá realizar o pagamento na CAA no cartão de débito ou crédito ou imprimir o boleto e fazer o pagamento em banco ou rede lotérica. 28. Como abonar faltas? R - O abono de faltas só é submetido em casos de Gravidez, Trabalho Militar e doenças infectocontagiosas. Deve ser solicitado em seu autoatendimento na opção FREQÜÊNCIA EM REGIME DE EXCEÇÃO e comparecer na central acadêmica com cópia e original para ser entregue.

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/1 Este documento contem informações sobre o processo de rematrícula. 1. INFORMAÇÕES & DATAS A Rematrícula ocorrerá somente via Web; O período

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno,

Leia mais

E D I T A L D E R E N O V A Ç Ã O D E M A T R Í C U L A

E D I T A L D E R E N O V A Ç Ã O D E M A T R Í C U L A 1 O Diretor da Faculdade UNIVERITAS, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos interessados que a renovação da matrícula dos alunos para o semestre 2019.1 obedecerá às datas, horários

Leia mais

E D I T A L D E R E N O V A Ç Ã O D E M A T R Í C U L A

E D I T A L D E R E N O V A Ç Ã O D E M A T R Í C U L A 1 O Diretor da Faculdade UNINASSAU, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos interessados que a renovação da matrícula dos alunos para o semestre 2019.2 obedecerá às datas, horários

Leia mais

E D I T A L D E R E N O V A Ç Ã O D E M A T R Í C U L A

E D I T A L D E R E N O V A Ç Ã O D E M A T R Í C U L A 1 O REITOR da UNIVERITAS, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos interessados que a renovação da matrícula dos alunos para o semestre 2018.1 obedecerá às datas, horários e demais

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Renovação do Semestre 2018/1

Renovação do Semestre 2018/1 Renovação do Semestre A primeira etapa já está concluída, você pagou o boleto de renovação e agora vai finalizar o processo validando o boleto no Sicanet na opção Confirmar a Matrícula. Para isso, é necessário

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO-EAD CARTILHA DO ALUNO / RESPONSAVEL FINANCEIRO CONSUP- Conselho Superior

REGULAMENTO FINANCEIRO-EAD CARTILHA DO ALUNO / RESPONSAVEL FINANCEIRO CONSUP- Conselho Superior REGULAMENTO FINANCEIRO-EAD CARTILHA DO ALUNO / RESPONSAVEL FINANCEIRO 2018.2 CONSUP- Conselho Superior Nossa Cartilha Financeira serve para orientar nossos discentes matriculados nos cursos a distância-ead

Leia mais

ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO

ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO 1.Passo Para confirmar (concluir) o aditamento solicitado pela CPSA, o estudante deverá efetuar login no Sisfies Aluno e, se existir um aditamento aguardando aprovação pelo aluno,

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2

MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2 Este documento contém informações sobre o processo de rematrícula. 1. INFORMAÇÕES & DATAS A Rematrícula ocorrerá somente via

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS. (a) Cumprimento de todas as obrigações acadêmicas relativas ao semestre anterior;

PRÉ-REQUISITOS. (a) Cumprimento de todas as obrigações acadêmicas relativas ao semestre anterior; Estimados Estudantes, TUTORIAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL Rio de Janeiro, 26 de abril de 2018. Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1 GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FINANCEIRA 2º SEMESTRE DE 2014 ORIENTAÇÕES GERAIS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FINANCEIRA 2º SEMESTRE DE 2014 ORIENTAÇÕES GERAIS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FINANCEIRA 2º SEMESTRE DE 2014 ORIENTAÇÕES GERAIS A) ALUNO NÃO BOLSISTA A Renovação de matrícula consiste em duas etapas, sendo: 2ª ETAPA: RENOVAÇÃO ACADÊMICA Início: A partir do

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação do Centro Universitário Facens, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário de Rematrícula.

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

REMATRÍCULA CURSOS EAD SEMESTRAL E TRIMESTRAL

REMATRÍCULA CURSOS EAD SEMESTRAL E TRIMESTRAL RE CURSOS EAD SEMESTRAL E TRIMESTRAL Prezado Estudante: Este Guia apresenta as orientações sobre o processo de renovação da sua Matrícula para o semestre letivo. Leia-o com atenção. CRONOGRAMA DE : 06

Leia mais

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1 1ª etapa Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 15.12.2016 a 09.01.2017* Nesta etapa

Leia mais

RENOVE SUA MATRÍCULA

RENOVE SUA MATRÍCULA RENOVE SUA MATRÍCULA Prouni 2018.1 Renovação Prouni: O termo Prouni 2018.1 estará disponível para aceite dos alunos que desejarem efetuar a renovação de matrícula após atualizado o histórico 2017.2 Informamos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASCAVEL ROTEIRO OPERACIONAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASCAVEL ROTEIRO OPERACIONAL PUBLICO ALVO Servidores Efetivos ativos, que recebam pela Prefeitura Municipal de Cascavel. Nota: Somente atenderemos os servidores efetivos com prazo indeterminado. Servidores Aposentados, que recebam

Leia mais

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP MANUAL DE ORIENTAÇÃO CARTÃO BB PESQUISA FAPESP ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO CARTÃO BB PESQUISA Este manual é um guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS SECRETARIA VIRTUAL SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS Existem diversos tipos de serviços disponíveis na secretaria virtual que vocês poderão requerer, alguns deles

Leia mais

INÍCIO DAS AULAS PARA ESTUDANTES VETERANOS - 03/08/2019 PRÉ-REQUISITOS

INÍCIO DAS AULAS PARA ESTUDANTES VETERANOS - 03/08/2019 PRÉ-REQUISITOS TUTORIAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA DA GRADUAÇÃO EAD Rio de Janeiro, 30 de abril de 2019. Estimados Alunos, A renovação de matrícula da Graduação EAD será online e ocorrerá no período de 24/06/2019 a 09/08/2019.

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2018.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários à realização

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO 2010/1

EDITAL DE RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO 2010/1 EDITAL DE RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO 2010/1 Dispõe sobre a renovação da concessão de de Estudo aos alunos dos Cursos de Graduação do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). O Reitor do Centro

Leia mais

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE 1 Para acesso do novo sistema de aprovação continua o mesmo site www.uniodontosjc.com.br acesse o Portal cooperado, Clique em aprovação Online. Irá acessar essa pagina Login

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Seguindo as informações contidas no site vamos demonstrar como deverá ser feita a SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ.

Seguindo as informações contidas no site vamos demonstrar como deverá ser feita a SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ. SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ As informações de renovação e solicitação de benefícios pela 1ª vez estão definidos no site da PREAE ( http://www.preae.ufms.br/?section=news&itemid=928 ) bem

Leia mais

Manual: Como efetuar pagamento no Novo Portal CVC

Manual: Como efetuar pagamento no Novo Portal CVC Manual: Como efetuar pagamento no Novo Portal CVC Como consultar uma reserva Já logado no www.cvc.com.br/login, no topo da página do seu lado direito clique em Vendas > Recuperação de reservas. Insira

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulando uma Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL A Resolução do PPG Ensino de Física que trata sobre a matrícula especial de alunos não regulares do curso em determinadas disciplinas

Leia mais

REGULAMENTO. Políticas de Desconto e Taxas Diferenciadas. Financeiro

REGULAMENTO. Políticas de Desconto e Taxas Diferenciadas. Financeiro REGULAMENTO Políticas de Desconto e Taxas Diferenciadas Ao optar por uma das categorias abaixo, certifique-se que a instituição de ensino/ atuação foi registrada corretamente em seu cadastro. Uma cópia

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2017.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários à realização

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 01/07/2010 Ultima alteração: Versão: 1.2 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013 EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013 A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições, vem por meio da Secretaria Acadêmica desta Instituição, publicar as datas

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

CARTILHA ESTUDANTES. Sumário 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL OUTRAS SITUAÇÕES...

CARTILHA ESTUDANTES. Sumário 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL OUTRAS SITUAÇÕES... CARTILHA ESTUDANTES Cartilha de orientação ao acesso dos estudantes que possuem financiamento, ao Sistema de Financiamento Estudantil - SIFES, que viabiliza as operações do Novo FIES. Sumário 1 Cadastro

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA MODALIDADE PRESENCIAL 2019/2 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA SUA MATRÍCULA PARA O SEMESTRE

INFORMATIVO DE MATRÍCULA MODALIDADE PRESENCIAL 2019/2 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA SUA MATRÍCULA PARA O SEMESTRE INFORMATIVO DE MATRÍCULA MODALIDADE PRESENCIAL 2019/2 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA SUA MATRÍCULA PARA O SEMESTRE Para o segundo período letivo de 2019, a Unisul reservou quatro etapas para a matrícula

Leia mais

EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016

EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016 EDITAL NRCA-SJP N.º 10/2016 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA Edital de Regulamento Financeiro Institucional FACIMED Nessa Cartilha constam às informações

Leia mais

1º Para os casos de transferência externa serão aceitas apenas as inscrições para áreas afins,

1º Para os casos de transferência externa serão aceitas apenas as inscrições para áreas afins, EDITAL NRCA-SJP N.º 06/2016 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL CIDADÃO PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL CIDADÃO PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 15/11/2010 Ultima alteração: Versão: 1.1 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

Índice Índice de figuras

Índice Índice de figuras Índice 1. INSTRUÇÕES PARA O SERVIDOR QUE AINDA NÃO RECEBE O AUXÍLIO SAÚDE...3 2. INSTRUÇÕES PARA O SERVIDOR QUE JÁ RECEBE O AUXÍLIO SAÚDE...3 3. CONSULTAS...5 3.1 Consultar solicitação de ressarcimento...5

Leia mais

Sistema Acadêmico SIGAA

Sistema Acadêmico SIGAA Sistema Acadêmico SIGAA A partir de 2018, todos os processos acadêmicos do IFSC serão registrados através do novo sistema acadêmico SIGAA, adquirido junto à UFRN e adaptado para a realidade e os cursos

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 005/2014 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2014

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 005/2014 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2014 Pág. 1 SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 005/2014 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2014 A Secretária Geral, no uso de suas atribuições, e por ordem do Diretor Executivo da Faculdade Católica

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO REMATRÍCULA PARA O SEGUNDO SEMESTRE - ANO LETIVO 2019 ALUNOS VETERANOS DOS CURSOS SEMESTRAIS DE BACHARELADO, LICENCIATURA E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA PRESENCIAIS EDITAL N o

Leia mais

1. - DESCONTOS: Quais são, quem tem direito e como solicitar.

1. - DESCONTOS: Quais são, quem tem direito e como solicitar. EDITAL DE REGULAMENTO FINANCEIRO INSTITUCIONAL FACIMED FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA Nessa Cartilha constam As informações sobre

Leia mais

NOVO FIES Cartilha do Estudante

NOVO FIES Cartilha do Estudante NOVO FIES Cartilha do Estudante V2 Sumário 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB... 3 2 Aditamento de Renovação Semestral... 7 3 Outras Situações...20 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB Utilizando os navegadores

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Sumário 1 Introdução... 3 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 4 3 Gerenciando clientes... 7 4 Serviços... 11 4.1 2ª via de conta... 11 4.2 Alteração Cadastral...

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

INFORME DE. rematrícula

INFORME DE. rematrícula INFORME DE rematrícula 1 CRONOGRAMA 03/07 a 09/08/2019 12/08/2019 Rematrícula acadêmica online Início das aulas FIQUE ATENTO: Para confirmar a sua rematrícula financeira é necessário que compareça a unidade

Leia mais

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16 CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/6 NA CENTRAL DO ALUNO VOCÊ PODE ACESSAR: - CONTRATOS, MANUAIS, REGULAMENTOS

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIes IESB? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Minhas Disciplinas... 7 Informações Pessoais...

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço:

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: INSCRIÇÕES A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: Rua Itapeva, 432 Bela Vista São Paulo SP CEP 01332-000 Horário de

Leia mais

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Goiânia GO Área responsável: Gerência de Produtos Consignados

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Goiânia GO Área responsável: Gerência de Produtos Consignados Prefeitura de Goiânia - GO RO. 05.014 Versão: 24 Exclusivo para Uso Externo RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Goiânia GO Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO

Leia mais

CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH

CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH MANUAL DO USUÁRIO ios 1.0 Atualizado em 30/10/2018 Desenvolvimento Web Considerações iniciais O aplicativo existe para facilitar a entrega de atestados

Leia mais

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço:

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: INSCRIÇÕES A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: R. Itapeva, 432 Bela Vista São Paulo SP CEP 01332-000 Horário de atendimento:

Leia mais

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Governo de Paraíba RO.04.41 Versão: 12 RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS 1.1. Categorias de Servidores Autorizados

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA 2019.2 A UNIBRA, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos discentes e interessados, as orientações gerais da campanha de renovação da matrícula

Leia mais

EAD. #vivaa. c o n c ei t o. m á mo no m e c. universidade. Aluno Unifacs

EAD. #vivaa. c o n c ei t o. m á mo no m e c. universidade. Aluno Unifacs 2017.1 Aluno Unifacs c o n c ei t o m á xi mo no m e c I n f o r m e d e M at r í c u l a 2 0 1 7. 1 EAD #vivaa universidade Prezado Estudante: Este Guia apresenta as orientações sobre o processo de renovação

Leia mais

Manual de BB +

Manual de BB + Manual de BB + Aluno@net PREZADO ALUNO, A ESAMC possui duas ferramentas de tecnologia à sua disposição: o aluno@net e o blackboard. Este manual explica como você deve utilizar cada uma dessas ferramentas

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EDITAL Nº 704/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL 1º SEMESTRE LETIVO DE 2017 A Universidade Católica de Brasília torna público aos interessados que estão abertas

Leia mais

NOVIDADES NA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

NOVIDADES NA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA NOVIDADES NA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Para se matricular no semestre letivo 2019.1, o aluno deve selecionar a disciplina Matrícula Financeira. Ao cumprir essa etapa, será gerado um boleto referente à grade

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 Prezado (a) estudante, Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2018.

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*)

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*) INFORMATIVO DE MATRÍCULA WEB 2018/1 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA A SUA MATRÍCULA A Unisul reservou quatro períodos para a matrícula dos estudantes veteranos dos cursos presenciais, para o primeiro semestre

Leia mais

Novo Portal do Participante

Novo Portal do Participante Manual Passo a Passo Novo Portal do Participante Clique e acesse o Novo Portal do Participante Como realizar o primeiro acesso ao Novo Portal do Participante 1. É possível acessar o Novo Portal do Participante

Leia mais

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC AutoSC - 1o ACESSO O AutoSC - AutoAtendimento do Saúde CAIXA é exclusivo para beneficiários titulares do Saúde CAIXA (empregados ativos,

Leia mais

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo Processo Seletivo Vestibular Inscrições: Exclusivamente pela internet http://vestibular.unis.edu.br Formas de acesso: 1) Prova Eletrônica 2) Portador de Diploma 3) ENEM Curso: Lembrar que nem todos os

Leia mais

MATRÍCULA 2019/1. Modalidade presencial. Siga as orientações e garanta sua MATRÍCULA para o semestre.

MATRÍCULA 2019/1. Modalidade presencial. Siga as orientações e garanta sua MATRÍCULA para o semestre. MATRÍCULA 2019/1 Modalidade presencial Siga as orientações e garanta sua MATRÍCULA para o semestre. unisul.universidade @unisul_univ unisul_universidade Informativo de Matrícula MODALIDADE PRESENCIAL 2019-1

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2018/2.

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2018/2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS Fone (48) 3721-9288 MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2018/2. O Departamento

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

O aluno deve se atentar aos comunicados disponibilizados pela CONTRATADA no Portal do Aluno, sobre a antecipação da Rematrícula.

O aluno deve se atentar aos comunicados disponibilizados pela CONTRATADA no Portal do Aluno, sobre a antecipação da Rematrícula. REGULAMENTO DO SETOR FINANCEIRO DA FAM O Departamento Financeiro da FAM Centro Universitário das Américas, é responsável por todos os controles financeiros da Instituição, atendimento aos acadêmicos para

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulações de Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil Manual de Cadastro de Instituições de Ensino MPE 1. OBJETIVO......... 3 2. ETAPAS......... 3 3.1. Acesso ao Portal para cadastro...... 3 3.2. Alteração de d Senha......... 5 3.3. Envio dos documentos obrigatórios

Leia mais

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA São Paulo, 06 de Maio de 2013. Prezado cliente, Informamos que, a operadora S.JORGE (São Jorge Auto Ônibus Ltda.) migrou suas linhas que atendem as regiões de Ponte Nova e de Oratórios para o vale transporte-eletrônico,

Leia mais