Inscrição em Disciplinas de Graduação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inscrição em Disciplinas de Graduação"

Transcrição

1 Inscrição em Disciplinas de Graduação Engenharia Química Integral Atualizado em dezembro de 2016 Coordenador Carlos André Vaz Junior

2 informativos Resolução CEG com as datas para inscrição e alteração em 2016/2: Resolução CEG com as datas para inscrição e alteração em 2017/1

3 informativos Este arquivo contém informações complementares. Não deixe de ler todos os s enviados pela coordenação. Esteja atento aos prazos. Sempre leia os s do SIGA! O sistema de comunicação do SIGA é o canal oficial de comunicação dos coordenadores com os alunos.

4 Calouros (1º período) A inscrição é feita pessoalmente, na data prevista no edital / matrícula. Atenção: os calouros NÃO fazem inscrição via intranet. Ver arquivo específico sobre inscrição dos Calouros

5 Alunos do 2º período em diante A inscrição é feita pela intranet: intranet.ufrj.br

6 Sistema de Inscrição intranet.ufrj.br

7

8 Sempre observe se o período indicado corresponde ao real. Alunos que pediram transferência de outro curso ou fizeram disciplinas no exterior muitas vezes precisam solicitar ajuste de periodização. Basta ir pessoalmente na seção de ensino. Lembre-se: o período é um dos critérios para prioridade das vagas na turma.

9 Aba de busca das disciplinas que estão sendo oferecidas.

10 Busca por palavra-chave Todas as turmas / disciplinas com essa palavra-chave.

11 Esta turma é do curso de química industrial. Pela aba Busca você consegue localizar turmas de outro curso. Obs: você não terá preferência para obter vagas nas turmas de outros cursos, e algumas turmas são restritas apenas para alunos do próprio curso.

12 Distribuição das turmas /disciplinas ao longo da semana.

13 Número de pedidos de inscrição e número de vagas disponíveis no momento. Essa informação é dinâmica, e o fato de existir vaga agora não é uma garantia de que você conseguirá ficar na turma.

14 Detalhes da disciplina / turma e opção para excluir.

15 Exemplo de conflito de horário entre duas turmas

16

17

18 CONFIRMAÇÃO O sistema gera automaticamente um documento que comprova seu pedido de inscrição. O documento comprova que você pediuinscrição. Guarde esse documento (salve e/ou imprima) Ele poderá ser útil embora não exista neste momento qualquer garantia que você conseguirá vaga na turma.

19 Pedido de inscrição vs. alocação na turma Lembre-se, o que você acabou de fazer foi o PEDIDOde INSCRIÇÃO. Isso não significa que sua vaga está garantida. Segundo o Informativo da EQ:

20 Pedido de inscrição vs. alocação na turma Existem vários critérios usados para alocar ou não o aluno na turma. É possível que outros inscritos tenham maior prioridade que você. A ordem das inscrições não é o primeiro critério. Segundo o Informativo da EQ:

21 Pedido de inscrição vs. alocação na turma Este texto acompanha a CONFIRMAÇÃO. Leia com atenção!

22 Dúvidas

23 Durante a primeira fase de inscrição, posso me inscrever em uma turma lotada (inscritos > lotação)? Sim! A alocação dos alunos na turma não usa, como primeiro critério, a ordem de chegada. Logo é possível que consiga vaga, mesmo com a turma já lotada.

24 Posso não conseguir vaga em uma turma com vagas (inscritos < lotação)? Sim! A alocação dos alunos na turma não usa, como primeiro critério, a ordem de chegada. Logo é possível que a turma lote posteriormente, e seu pedido de inscrição seja recusado.

25 Posso me inscrever em uma turma de outro curso da EQ? Não é recomendável. Em alguns casos o sistema recusa o pedido de inscrição. Em outros, a alocação do aluno é recusada posteriormente. Além disso, você não terá prioridade nessa turma. Atenção: esse procedimento pode, eventualmente, resultar na seguinte mensagem de erro: 1/3 fora do currículo.

26 Posso me inscrever em uma turma do curso de Engenharia Química Noturno? Não é recomendável. O curso Noturno é entendido como um outro curso. Atenção: esse procedimento pode, eventualmente, resultar na seguinte mensagem de erro: 1/3 fora do currículo.

27 Como melhorar minhas chances de conseguir uma vaga? 1) No período de inscrição regular (1ª fase) você deve sempre escolher turmas (horários) de engenharia química. 2) Faça sua inscrição logo na 1ª fase. Suas chances serão maiores! 3) Dentre as turmas de engenharia química, escolha o horário mais vazio. NÃO serão abertas vagas em uma disciplina caso um horário esteja lotado e outro com vagas. 4) Caso todos os horários de engenharia química estejam lotados, mantenha sua inscrição. Não mude para turmas de outro curso. Muitas vezes, em disciplinas teóricas, torna-se possível abrir mais vagas ao final do processo de inscrição. Continua

28 Como melhorar minhas chances de conseguir uma vaga? 5) Faça sua inscrição nas turmas de engenharia química. Mesmo que existam vagas sobrando nas turmas de outros cursos, prefira o SEU CURSO. Não abriremos vagas para você caso esteja alocado em uma turma de outro curso, mesmo em disciplinas teóricas. 6) Faça suas inscrições no período de inscrição normal. Não deixe para o período de alteração. Durante o período de alteração você perde toda a prioridade. Alunos de outros cursos, ou com menos prioridade que você, já podem ter usado as vagas. Pedidos feitos durante a alteração tem menos prioridade que aqueles feitos no tempo de inscrição.

29 Como saber que consegui a vaga? Após o período de inscrição será possível emitir o CRID. Ele é o comprovante que, de fato, você obteve vaga na turma. Imprima o CRID! Imprima o CRID

30 Após o encerramento do período de inscrição, posso perder a vaga? Após o término do período de inscrição, e tendo emitido o CRID que comprova sua inscrição em disciplinas, você não será mais expulso de uma turma. Porém apenas o CRID impresso efetivamente comprova essa condição! Imprima o CRID! Imprima o CRID

31 O período de inscrição já terminou, mas quero entrar (ou sair) de uma turma. É possível? Sim, mas apenas durante o período de alteração do pedido de inscrição em disciplina. Consulte o calendário para saber quando isso ocorrerá. Após o término do período de alteração do pedido de inscrição em disciplina, você deverá emitir um novo CRID. Imprima esse novo CRID. Ele comprova que o pedido de alteração foi realizado.

32 O período de alteração do pedido de inscrição em disciplina já terminou, ainda posso sair de uma disciplina? Sim, mas apenas durante o período de desistência (trancamento) de inscrição em disciplina. Consulte o calendário para saber quando isso ocorrerá. Após o término do período de desistência (trancamento) de inscrição em disciplina, você deverá emitir um novo CRID. Imprima esse novo CRID. Ele comprova que o pedido de trancamento foi realizado.

33 Minha inscrição tem problemas, o que fazer? De acordo com o Informativo da EQ: :: EM CASO DE PROBLEMAS NA INSCRIÇÃO: -1/3 fora do Currículo, -menos de 6 créditos, -mais de 32 créditos, -trancamento fora do prazo, - inscrição fora do prazo - etc. O prazo Limite de Regularização de Inscrição por Processo esta definido nas tabelas acima. Após este prazo, os Processos Abertos serão negados automaticamente, SALVO CASOS EXCEPCIONAIS. Os processos devem ser abertos no protocolo e encaminhados a Seção de ensino, baseados na Resolução de n 1 de 31 de maio de 2011 disponibilizada na página da EQ, e serão analisados pelo Conselho de Coordenadores de Curso (que substituiu a CCDAC em Resolução 06/2011 aprovada na congregação da EQ).

34 Quais os problemas mais comuns em uma inscrição? -1/3 fora do Currículo -menos de 6 créditos -mais de 32 créditos Nestes casos é fundamental que você regularizesua situação! Observe sempre os avisos na CRID

35 Previsão Pendente A mensagem previsão pendente pode aparecer para todos os alunos inscritos em uma determinada turma. Não se trata de um problema na inscrição do aluno.

36 Vim transferido para o curso de Engenharia Química. Meu período no SIGA não corresponde ao real e isso está reduzindo minha prioridade nas inscrições. Como resolver isso? Esse procedimento deve ser solicitado pelo aluno, pessoalmente, na Seção de Ensino. A situação será analisada, podendo o pedido ser ou não aprovado. Mesmo que já tenha solicitado alteração uma vez, lembre-se de verificar se informação permanece correta nos períodos seguintes. Sempre verifique isso durante o período de inscrições de cada novo semestre.

37 Projeto Final ou Monografia, como fazer minha inscrição? Conforme Resolução aprovada na Congregação da Escola de Química, divulgada no site da EQ(NORMAS PROJETO FINAL DE CURSO E MONOGRAFIA [03/04/2014]), as inscrições em projeto final e monografia deverão ser efetuadas no protocolo no período de inscrição/alteração de inscrição em disciplinas impreterivelmente e sem prorrogação. Link para a resolução:

38 Só falta o projeto final para me formar. Me inscrevi no projeto final no período passado. Tenho que fazer alguma inscrição esse período? De acordo com o Informativo da EQ: No caso dos alunos que no 2º Período de projeto só estejam cursando este, deverão entrar com processo de solicitação de aprovação de menos de 6 créditos.

39 Estou no último período, já fiz todas as disciplinas. Estou inscrito e fazendo o projeto final. Estou inscrito e fazendo estágio. Preciso abrir processo de menos de 6 créditos? Sim! O processo de menos de 6 créditos é necessário. Na justificativa anexe os comprovantes que está inscrito em PROJETO FINAL, em ESTÁGIO e que já foi aprovado em TODAS as disciplinas. Essas condições são fundamentais para a aprovação do processo.

40 Voltei do Ciência Sem Fronteiras e gostaria de corrigir minha periodização no SIGA. Como se faz? Preencha o formulário DECLARAÇÃO DE RETORNO com o Professor Papa Matar (E209). Depois informe-se na Seção de Ensino. Mesmo que já tenha solicitado alteração uma vez, lembre-se de verificar se informação permanece correta nos períodos seguintes. Sempre verifique isso durante o período de inscrições de cada novo semestre.

41 Voltei do Ciência Sem Fronteiras e gostaria de pedir equivalência de algumas disciplinas que fiz no exterior. Como se faz? Esse procedimento deve ser solicitado diretamente ao Professor Papa Matar (DEQ, Sala E209)

42 Em alguns documentos a disciplina ALGEBRA LINEAR aparece como eletiva. Esta disciplina é obrigatória ou eletiva? A disciplina de Álgebra Linear continua sendo obrigatória no currículo do Engenheiro Químico Em alguns documentos o código da disciplina ALGEBRA LINEAR aparece como MAE 125, em outros MAE 245. Qual o correto? Ambos os códigos são equivalentes.

43 Posso não fazer inscrição em um período? Nunca deixe de fazer inscrição! Sua matrícula pode ser cancelada por abandono. Atenção: alunos no exterior devem manter contato permanente com a comissão de intercambio. Isso é fundamental para que sejam inscritos em Estudos no Exterior em TODOS os semestres.

44 Monitoria pode contar crédito de eletiva? Somente a Monitoria Voluntária conta crédito de eletiva. O aluno deve se informar com o professor da disciplina de interesse como e quando será feita a seleção. Lembre-se que essa seleção costuma ocorrer antes do período começar.

45 O Coordenador do curso responde por todos os problemas? Embora o coordenador do curso possa sempre ajudar, existem comissões para tratar assuntos específicos. No momento existem as seguintes comissões: Ciências Sem Fronteiras / Intercambio: Professor Papa Matar (DEQ) Estágio: Professora Leila Reznik(DPI) Projeto Final de Curso: Professor Caetano Moraes (DEQ) Monitoria: Professora Valéria Castro (DPI)

46 As disciplinas Química Analítica e Química Analítica Experimental I são co-requisito. Como funciona? Neste caso você deve cursar ambas no MESMO período. Ou seja, o aluno deve estar inscrito em ambas as disciplinas. O aluno aprovado em uma das disciplinas mas reprovado na outra, poderá cursar futuramente apenas a disciplina na qual foi reprovado. Isso ocorre pois o co requisito já consta do histórico.

47 O aviso transferido de turma na CRID significa que consegui vaga na outra turma? Não. O aviso transferido de turma informa apenas que o aluno saiu de uma turma e está tentando vaga na outra turma da mesma disciplina. Este aviso não significa que o aluno efetivamente conseguiu vaga na turma para a qual deseja transferência.

48 Para saber mais Para mais informações sobre a INTRANET e o SIGA, veja o manual completo em:

Inscrição em Disciplinas de Graduação

Inscrição em Disciplinas de Graduação Inscrição em Disciplinas de Graduação Engenharia Química Integral Atualizado em fevereiro de 2017 Coordenador Carlos André Vaz Junior cavazjunior@eq.ufrj.br informativos Resolução CEG com as datas para

Leia mais

INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS

INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS TABELA COMPLETA COM AS DATAS DOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS APROVADOS PARA 2018 O Conselho de Ensino na Sessão Ordinária de 13 de dezembro de 2017, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Processos na EQ UFRJ. Engenharia Química Integral. Coordenador Carlos André Vaz Junior

Processos na EQ UFRJ. Engenharia Química Integral. Coordenador Carlos André Vaz Junior Processos na EQ UFRJ Engenharia Química Integral Coordenador Carlos André Vaz Junior cavazjunior@eq.ufrj.br Atualizado em Dezembro de 2016 O que é um Processo? Trata-se de um documento formal da UFRJ usado

Leia mais

INFORMATIVO ANO 2017 AVISOS

INFORMATIVO ANO 2017 AVISOS INFORMATIVO ANO AVISOS TABELA COMPLETA COM AS DATAS DOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS APROVADOS PARA O Conselho de Ensino na Sessão Ordinária de 09 de dezembro de 2016, no uso de suas atribuições, resolve fixar

Leia mais

E.E.F.D Licenciatura 2013

E.E.F.D Licenciatura 2013 E.E.F.D Licenciatura 2013. Participe dos eventos e colabore para a formação de valores educativos consistentes!. Acompanhe as atividades e informes colocados nos murais e na página da EEFD Apresentação

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém.

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém. Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno UFRJ Xerém www.xerem.ufrj.br 1º SEMESTRE/2012 1 Prezado aluno, Este Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) Versão Aluno foi

Leia mais

SISGRAD. Orientações para a Matrícula

SISGRAD. Orientações para a Matrícula SISGRAD Orientações para a Matrícula Seção Téc. de Graduação - IBB Ano 2013 RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: A renovação de matrícula é o ato mediante o qual o aluno mantém o seu vínculo com o curso. Utilizamos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA Araranguá, 2013 PRIMEIRAS AÇÕES... Prezados estudantes, O manual de matrícula elaborado pela secretaria

Leia mais

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar *

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar * Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime * Resolução N.º 7/2015 - CGA SUMÁRIO TÍTULO I - DA MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS... 3 Seção I - Da Matrícula Semestral...

Leia mais

ATENÇÃO Clicar em NÃO em qualquer uma dessas janelas implicará no CANCELAMENTO da matrícula.

ATENÇÃO Clicar em NÃO em qualquer uma dessas janelas implicará no CANCELAMENTO da matrícula. RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE Quando? Até o dia 11/08/2017 Como fazer? 1. Faça o login em http://siga.ufscar.br e, nos pop up que aparecer, confirme a renovação de matrícula. As mensagens que

Leia mais

Após clicar na sua matrícula aparecerá a tela abaixo, já com o seu CRID para ser impresso:

Após clicar na sua matrícula aparecerá a tela abaixo, já com o seu CRID para ser impresso: 6. EMISSÃO DE DOCUMENTOS: 6.1 - CRID (Confirmação de Resultado de Inscrição em Disciplinas) Para efetuar a emissão do CRID, você deverá seguir o seguinte percurso: SERVIÇOS RELATÓRIOS MINHA CRID Em seguida,

Leia mais

Orientação para Inscrição e Participação nos Cursos Edição 2013 Novembro de 2012

Orientação para Inscrição e Participação nos Cursos Edição 2013 Novembro de 2012 Novembro de 2012 Orientação para Inscrição e Participação nos Cursos Edição 2013 Página 2 Sumário 1 Apresentação... 3 2 Quem pode se inscrever em cursos do VENCE... 3 3 Em quais cursos o aluno pode se

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019 A Fundação Getulio Vargas realiza a abertura das inscrições para o Processo Seletivo ao Programa de Dupla Graduação

Leia mais

1 Apresentação Como se inscrever Como se matricular Compromissos dos alunos Transferência de alunos...

1 Apresentação Como se inscrever Como se matricular Compromissos dos alunos Transferência de alunos... Página 2 Sumário 1 Apresentação... 3 2 Quem pode se inscrever em cursos do VENCE... 3 3 Em quais cursos o aluno pode se inscrever... 3 4 Como se inscrever... 4 5 Como será feita a classificação dos candidatos

Leia mais

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo

Leia mais

EDITAL CUCA 01/ SELEÇÃO DE INTERESSADOS PARA MATRÍCULA NAS OFICINAS ARTÍSTICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE (CUCA)

EDITAL CUCA 01/ SELEÇÃO DE INTERESSADOS PARA MATRÍCULA NAS OFICINAS ARTÍSTICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE (CUCA) EDITAL CUCA 01/2019 - SELEÇÃO DE INTERESSADOS PARA MATRÍCULA NAS OFICINAS ARTÍSTICAS DO (CUCA) O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana torna públicas, pelo presente Edital, as normas e orientações

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA. Secretaria Acadêmica Campus Araranguá

MANUAL DE MATRÍCULA. Secretaria Acadêmica Campus Araranguá MANUAL DE MATRÍCULA Secretaria Acadêmica Campus Araranguá PRIMEIRAS AÇÕES... O manual de matrícula elaborado pela secretaria acadêmica tem por objetivo orientar os estudantes do Campus UFSC Araranguá na

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA. Centro de Ciências,Tecnologias e Saúde - Campus Araranguá Secretaria Integrada de Graduação

MANUAL DE MATRÍCULA. Centro de Ciências,Tecnologias e Saúde - Campus Araranguá Secretaria Integrada de Graduação MANUAL DE MATRÍCULA Centro de Ciências,Tecnologias e Saúde - Campus Araranguá Secretaria Integrada de Graduação PRIMEIRAS AÇÕES... O manual de matrícula elaborado pela Secretaria Integrada de Graduação

Leia mais

Orientações aos Estudantes. Seja muito bem-vindo(a) à Escola de Nutrição CCBS - UNIRIO!

Orientações aos Estudantes. Seja muito bem-vindo(a) à Escola de Nutrição CCBS - UNIRIO! Orientações aos Estudantes Seja muito bem-vindo(a) à Escola de Nutrição CCBS - UNIRIO! Você que está ingressando agora em seu curso superior na UNIRIO, solicitamos que leiam com muita atenção as informações

Leia mais

JULHO CATEGORIA DIA HORÁRIO

JULHO CATEGORIA DIA HORÁRIO JULHO CALOUR@S 1ª chamada VETERAN@S* INGRESSOS ESPECIAIS (Aprovados na seleção de maio de 2012 para Transferências, Retornos e Reingressos para 2012/2) 12 e 13 (quinta e sexta) 14 a 18 (sábado à quarta)

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas ocorrerá em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase possuirá a estrutura a

Leia mais

JULHO. 16 e 17 (terça e quarta) 18 a 21 (quinta a domingo) 00:00 as 24:00 CATEGORIA DIA HORÁRIO VETERANOS. 08:00 as 20:00

JULHO. 16 e 17 (terça e quarta) 18 a 21 (quinta a domingo) 00:00 as 24:00 CATEGORIA DIA HORÁRIO VETERANOS. 08:00 as 20:00 JULHO VETERANOS 16 a 21 16 e 17 (terça e quarta) 08:00 as 20:00 18 a 21 (quinta a domingo) 00:00 as 24:00 Os alunos serão ordenados, considerando o mérito acadêmico e o primeiro da fila realizará sua matrícula

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

Solicitação de Matrícula

Solicitação de Matrícula Universidade Federal do Espírito Santo Novo Portal do Aluno Solicitação de Matrícula Núcleo de Processamento de Dados Maio/2011 0 Como é o procedimento para solicitar minha matrícula? O procedimento basicamente

Leia mais

Envie um para Ou vá pessoalmente até a equipe da Central de Carreiras e Mercado de Trabalho.

Envie um  para Ou vá pessoalmente até a equipe da Central de Carreiras e Mercado de Trabalho. PERGUNTAS FREQUENTES Esclareça suas dúvidas! Como tiro dúvidas sobre os programas de intercâmbio na Una? Para esclarecer as suas dúvidas, siga os passos abaixo: Leia o edital CUIDADOSAMENTE ; Leia este

Leia mais

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1.

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1. STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO MANUAL Versão 1.0 2016 Cuiabá MT SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O SISTEMA...

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 A Fundação Getulio Vargas realiza a abertura das inscrições para o Processo Seletivo ao Programa de Dupla Graduação

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO CARISMA

SEMINÁRIO TEOLÓGICO CARISMA SEMINÁRIO TEOLÓGICO CARISMA PROCESSO DE INSCRIÇÕES 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL UNIDADE DE BELO HORIZONTE 1. INTRODUÇÃO O Seminário Teológico Carisma torna público o início do processo de inscrições para

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

DIRETORIA ACADÊMICA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS DAAF MANUAL DE MATRÍCULA 2019/1º

DIRETORIA ACADÊMICA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS DAAF MANUAL DE MATRÍCULA 2019/1º DIRETORIA ACADÊMICA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS DAAF MANUAL DE MATRÍCULA 2019/1º APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

Manual do aluno EaD. Campus Virtual

Manual do aluno EaD. Campus Virtual Manual do aluno EaD Campus Virtual Campus Virtual É um ambiente virtual desenvolvido para que você mesmo faça cursos on-line, solicitações acadêmicas e financeiras, e acesse a biblioteca virtual, grade

Leia mais

TUTORIAL - Renovação de Matrícula e Inscrições 2019 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

TUTORIAL - Renovação de Matrícula e Inscrições 2019 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Quando? Estudantes dos cursos presenciais de duração semestral e dos cursos do Campus Lagoa do Sino (cursos anuais) no período de 02/01 a 27/02/. Estudantes do curso de Medicina

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA N 30/CG

DELIBERAÇÃO NORMATIVA N 30/CG DELIBERAÇÃO NORMATIVA N 30/CG A Presidente da Comissão de Graduação aprova as regras do processo de retificação de matrícula na EEL, conforme aprovado na 152º sessão da Comissão de Graduação. Regras Gerais

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Campus Guarulhos 1 SEMESTRE LETIVO / 2018

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Campus Guarulhos 1 SEMESTRE LETIVO / 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS DE REMATRÍCULA 1 SEMESTRE LETIVO / 2018 Prezados (as) estudantes, Entre os dias 30/01 e 01/02/2018 ocorrerão as inscrições para a 1ª Fase da Rematrícula On-line, referente às aulas do

Leia mais

Especificação técnica das cópias dos documentos: todos os arquivos devem ser entregues por meio do site, em formato PDF.

Especificação técnica das cópias dos documentos: todos os arquivos devem ser entregues por meio do site, em formato PDF. Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer Rua dos Inválidos 212 11º andar 20231-048 Rio de Janeiro RJ Brasil t 55 (21) 2505-5672 f 55 (21) 99829-0515 pro-rad2@cancer.org.br www.cancer.org.br/pro-rad2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS http://sigaa.ufma.br São Luís 2013 SUMÁRIO SOBRE O MANUAL... 3 1.

Leia mais

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO Esse manual demonstra os passos para realizar o cadastro da SOLICITAÇÃO DE VAGA na Rede Municipal de Ensino. O cadastro é realizado no site da matrícula,

Leia mais

Campus Araranguá Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) Bate-papo com os calouros

Campus Araranguá Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) Bate-papo com os calouros Campus Araranguá Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) Bate-papo com os calouros Juliana Pires da Silva Coordenação acadêmica juliana.pires@ufsc.br Fone: 37214681 Ingressei na universidade, e agora?

Leia mais

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Anuais Lagoa do Sino 2018 (após CoG de 11/06/2018)

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Anuais Lagoa do Sino 2018 (após CoG de 11/06/2018) Os períodos letivos estão definidos da seguinte forma: Início Término Período Letivo de 2018 5/03/2018 22/12/2018 Recesso 21/07/2018 7/08/2018 1º Semestre de 2018* 5/03/2018 14/07/2018 2º Semestre de 2018*

Leia mais

Processo Seletivo Bolsas de Graduação

Processo Seletivo Bolsas de Graduação APÊNDICE 01 Processo Seletivo Bolsas de Graduação Edital Processo Seletivo PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2016.2 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

Manual do aluno 2018 Licenciatura em EF

Manual do aluno 2018 Licenciatura em EF Manual do aluno 2018 Licenciatura em EF. Participe dos eventos e colabore para a formação de valores educativos consistentes!. Acompanhe as atividades e informes colocados nos murais e na página da EEFD

Leia mais

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia Química, Química Industrial e Eng. de Bioprocessos Edital de Seleção para

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Computação - CECOM INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Trancamento Total de Matrícula Belo Horizonte Janeiro de 2018 Versão 3.0 (31/01/2018) Documento revisado

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA 1º/2018

MANUAL DE MATRÍCULA 1º/2018 MANUAL DE MATRÍCULA 1º/2018 Barbacena 2017 SUMÁRIO 1. MATRÍCULA... 2 2. ETAPAS DA MATRÍCULA... 4 3. FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE MATRÍCULA... 8 4. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS... 9 5. TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS...

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.1 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL N O 11 - PROINTER/UFC, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTRANGEIRAS CONVENIADAS COM A UFC O Pró-Reitor de Relações Internacionais

Leia mais

Como ser um estudante internacional? Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional ProMAI

Como ser um estudante internacional? Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional ProMAI Como ser um estudante internacional? Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional ProMAI O que é o ProMAI? O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) é oferecido para

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA Barbacena 2016

MANUAL DE MATRÍCULA Barbacena 2016 MANUAL DE MATRÍCULA Barbacena 2016 SUMÁRIO 1. MATRÍCULA... 2 2. ETAPAS DA MATRÍCULA... 3 3. FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE MATRÍCULA... 7 4. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS... 8 5. TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS... 8

Leia mais

SUPAC - Superintendência de Administração Acadêmica

SUPAC - Superintendência de Administração Acadêmica Considerações iniciais A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição em disciplinas. Ocorre em dois momentos: (1º)

Leia mais

MATRÍCULA via Sistema de Controle Acadêmico de Graduação - CAGR

MATRÍCULA via Sistema de Controle Acadêmico de Graduação - CAGR MATRÍCULA via Sistema de Controle Acadêmico de Graduação - CAGR 1º Passo: Acesso ao CAGR. 1. Acesse o CAGR por meio do endereço: www.cagr.ufsc.br Figura 1: Página do Sistema de Controle Acadêmico de Graduação

Leia mais

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora)

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora) REMATRÍCULA 2017/2 REMATRÍCULA 2017/2 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar sua matrícula, mediante acesso ao Portal do

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br / No campo usuário e senha devem ser colocadas as informações

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA VETERANOS (PASSO A PASSO)

GUIA DE MATRÍCULA VETERANOS (PASSO A PASSO) Campus Apucarana DERAC-Departamento Departamento de Registros Acadêmicos GUIA DE MATRÍCULA VETERANOS (PASSO A PASSO) 1º SEMESTRE DE 2010 19 a 25 de fevereiro Você precisará providenciar antes do dia da

Leia mais

EDITAL Nº 10/2018 RETIFICADO EM 03/12/208

EDITAL Nº 10/2018 RETIFICADO EM 03/12/208 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SANTA INÊS DIRETORIA ACADÊMICA SECRETARIA

Leia mais

MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS.

MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS http://sigaa.ufma.br São Luís 2013 13.4 Se o trancamento foi aceito,

Leia mais

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte A matrícula em disciplina nas modalidades isolada e/ou ouvinte é disponibilizada para a comunidade, em data definida no calendário acadêmico, quando existirem vagas

Leia mais

MANUAL DE PEDIDO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS PELO Q-ACADÊMICO WEB

MANUAL DE PEDIDO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS PELO Q-ACADÊMICO WEB MANUAL DE PEDIDO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS PELO Q-ACADÊMICO WEB 1. CONCEITOS GERAIS Antes de efetuar o pedido de disciplinas, é necessária a compreensão de alguns pontos importantes, os quais são explicados

Leia mais

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural PROGRAMA EQ-ANP Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural Cursos de Graduação em Engenharia Química, Química Industrial e Eng. de Bioprocessos 2 0 Edital Edital de Seleção

Leia mais

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o

Leia mais

TUTORIAL - Inscrições em Curso de Verão Como fazer? 2. No SIGA, no menu esquerdo, clique em ALUNO e depois em MATRÍCULA.

TUTORIAL - Inscrições em Curso de Verão Como fazer? 2. No SIGA, no menu esquerdo, clique em ALUNO e depois em MATRÍCULA. Quando? A inscrição ocorrerá nos dias 3 e 4/01/. Como fazer? 2. No SIGA, no menu esquerdo, clique em ALUNO e depois em MATRÍCULA. 3. Na tela que abrir, clique sobre o número de sua MATRÍCULA e depois em

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER NA JAC UFSCAR:

EDITAL DE INSCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER NA JAC UFSCAR: EDITAL DE INSCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER NA JAC UFSCAR: Para o bom encaminhamento de sua inscrição, por favor, realize os passos na ordem em que eles estão apresentados. Passo 1 Depósito de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AJUSTE DE DISCIPLINA 2016/2

PROCEDIMENTOS DE AJUSTE DE DISCIPLINA 2016/2 PROCEDIMENTOS DE AJUSTE DE DISCIPLINA 016/ Prezado (a) Aluno (a), A Coordenação do curso de informa o horário do segundo semestre de 016 e o procedimento para realização do ajuste de matrícula. O ajuste

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL INT/MARCA N 133/2018

EDITAL INT/MARCA N 133/2018 EDITAL INT/MARCA N 133/2018 PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA AO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DO PROGRAMA MARCA MERCOSUL/2018,

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser colocadas as informações

Leia mais

2ª QUALQUER PROFESSOR PODE ABRIR UMA TURMA SEM

2ª QUALQUER PROFESSOR PODE ABRIR UMA TURMA SEM ATENÇÃO VETERANOS: DICAS PARA A MATRÍCULA 2017-2. IMPORTANTE, NÃO DEIXE DE LER O AVISO ABAIXO: QUEM TIVER PENDÊNCIAS COM A DEBIB, FAVOR PROCURAR O SETOR OU ENTRAR EM CONTATO IMEDIATAMENTE ATRAVÉS DOS TELEFONES

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS MANUAL DE MATRÍCULA.

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS MANUAL DE MATRÍCULA. SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS MANUAL DE MATRÍCULA 2018/1º Semestre APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos

Leia mais

Orientações de matrícula 1º/2017

Orientações de matrícula 1º/2017 Orientações de matrícula 1º/2017 Carxs alunxs, Seguem informações básicas para matrícula do primeiro semestre de 2017. Dúvidas mais frequentes podem ser esclarecidas nesse link: http://www.prg.usp.br/?page_id=15922

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR

MANUAL DO COORDENADOR MANUAL DO COORDENADOR TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 LOGIN 03 INDICAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISAS 04 INDICAÇÃO DE ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO 05 INCLUSÃO DE ALUNO FORA DE PRAZO 06 TROCA

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas passará a ocorrer em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema em cada fase para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase

Leia mais

Ajuste de Matrículas em 2017/S1

Ajuste de Matrículas em 2017/S1 1 Ajuste de Matrículas em 2017/S1 CRONOGRAMA DO AJUSTE DE MATRÍCULAS O Calendário Acadêmico (Resolução No. 62/16-CEPE) estabelece: a) 20/02 a 24/02: Período para os alunos solicitarem ajustes de matrículas

Leia mais

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Semestrais 2018 (atualizado em 02/04)

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Semestrais 2018 (atualizado em 02/04) Os períodos letivos estão definidos da seguinte forma: Início Término 1º Período Letivo de 2018 5/03/2018 14/07/2018 2º Período Letivo de 2018 8/08/2018 15/12/2018 Curso de Verão 14/01/2019 23/02/2019

Leia mais

Se ainda não foi feito o login único, o discente deve realizar o seu cadastro no Portal UFGnet (

Se ainda não foi feito o login único, o discente deve realizar o seu cadastro no Portal UFGnet ( Tutorial SIGAA Stricto Sensu Portal do Discente Universidade Federal de Goiás Pró-Reitoria de Pós-Graduação CERCOMP - Centro de Recursos Computacionais Versão: 1.1 Data da última atualização: 25/07/2017

Leia mais

Ajuste de Matrículas em 2016/S2

Ajuste de Matrículas em 2016/S2 1 Ajuste de Matrículas em 2016/S2 CRONOGRAMA DO AJUSTE DE MATRÍCULAS O Calendário Acadêmico (Resolução No. 49/15-CEPE) estabelece que: a) 05/08: Prazo final para os alunos solicitarem ajustes de matrículas

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2016.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários à realização

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO Clique e descubra! 2. FAZENDO SUA REMATRÍCULA 3. AJUSTE DE MATRÍCULA 4. TROCA DE TURMA 5. ATESTADO DE MATRÍCULA 6. 2ª VIA DO BOLETO 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS /1

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS /1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS 1 - Para a inscrição no processo seletivo transferência é cobrada alguma taxa? Resposta: Sim. Atualmente o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência é de R$ 20,00 (vinte Reais).

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS 2018/1

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS 2018/1 UNITPAC CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone: 63' 3411-8500 - www.itpac.br CNPJ 02.941.990/0001-98 Inscrição Municipal

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 25 de abril a 8 de maio de 2017, as inscrições para o Exame de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

DELIBERAÇÃO CG-FCFRP/USP Nº 08, DE 2014.

DELIBERAÇÃO CG-FCFRP/USP Nº 08, DE 2014. DELIBERAÇÃO CG-FCFRP/USP Nº 08, DE 2014. DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS DOS ALUNOS DA FCFRP/USP A Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

Cartilha PRG-0001/2018. Este documento foi elaborado para orientar os alunos matriculados na disciplina optativa PRG 0001, nesta edição de 2018.

Cartilha PRG-0001/2018. Este documento foi elaborado para orientar os alunos matriculados na disciplina optativa PRG 0001, nesta edição de 2018. Cartilha PRG-0001/2018 Este documento foi elaborado para orientar os alunos matriculados na disciplina optativa PRG 0001, nesta edição de 2018. O objetivo da disciplina é promover a atividade física no

Leia mais