BoletimCBC. XVI Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro. Acesse o site do CBC:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BoletimCBC. XVI Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro. Acesse o site do CBC: www.cbc.org.br"

Transcrição

1 BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLII - Nº 156 Jul./Ago./Set. de 2012 XVI Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro O evento recebeu cerca de 850 participantes no período de 18 a 21 de setembro de 2012, no Centro de Convenções do CBC. Além da programação científica, foi realizado um curso de videocirurgia, o XXVII Fórum de Pesquisa em Cirurgia e o I Fórum de Especialidades das Ligas de Cirurgia. Páginas 10 e 11 Acesse o site do CBC:

2 2 BoletimCBC Diretório Nacional Biênio 2012/2013 Presidente TCBC Armando de Oliveira e Silva (RJ) 1º Vice-Presidente TCBC Fernando César David Silva (RJ) 2º Vice-Presidente TCBC Fernando Cordeiro (SP) Vice-Presidente do Núcleo Central TCBC Savino Gasparini Neto (RJ) 2º Vice-Presidente do Núcleo Central TCBC Juan Miguel Rentería (RJ) Vice-Presidente do Setor I TCBC Pedro Antonio Mufarrej Hage (PA) Vice-Presidente do Setor II ECBC Antonio Dib Tajra (PI) Vice-Presidente do Setor III TCBC Aldo da Cunha Medeiros (RN) Vice-Presidente do Setor IV TCBC Henrique Eloy Bueno Câmara (MG) Vice-Presidente do Setor V TCBC Antonio Evanildo Alves (DF) Vice-Presidente do Setor VI TCBC Luiz Carlos Von Bahten (PR) Secretário-Geral ECBC Flávio Tavares Rothfuchs (RJ) 1º Secretário TCBC Pietro Accetta (RJ) 2º Secretário TCBC Carlos Eduardo Pinto (RJ) Notícias do Diretório Nacional Título de Especialista em Cirurgia Geral 2012 Congresso Brasileiro de 2015 Foi realizada no dia 15 de setembro, a 2ª etapa do Concurso de Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC, Prova Oral, no Hotel Windsor Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Foram aprovados 29 candidatos. A prova teve a participação de 38 candidatos, que foram examinados por bancas compostas por 35 membros Titulares e Eméritos do CBC de diferentes Estados. A Comissão encarregada de visitar as cidades candidatas a sediar o Congresso Brasileiro de Cirurgia de 2015 visitou Brasília DF, na segunda semana de agosto, com o objetivo de conhecer a infraestrutura de serviços da capital brasileira. No dia 14, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz recebeu alguns integrantes da Comissão em audiência no Palácio Buriti, sede do Governo. A primeira capital visitada pela Comissão do CBC foi Belém, nos dias 18 e 19 de junho. Brevemente será divulgado o calendário de visitas das outras cidades candidatas: Curitiba, Salvador e Florianópolis. 3º Secretário TCBC Giovanni Antonio Marsico (RJ) Tesoureiro-Geral TCBC Ricardo Antonio Correio Lima (RJ) Tesoureiro-Adjunto TCBC Luiz Antonio Rodrigues (RJ) Diretor de Publicações TCBC José Eduardo Ferreira Manso (RJ) Diretor de Biblioteca, Museu e TI TCBC Arídio Geraldo Ornellas do Couto Filho (RJ) Diretor de Patrimônio e Sede ECBC Accyoli Moreira Maia (RJ) Diretor de Defesa Profissional TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho (CE) Ex-Presidente do Exercício 2008/2009 TCBC Gaspar de Jesus Lopes Filho (SP) Expediente Boletim Informativo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde Silva, 52-3º andar - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ CEP: Tel.: (21) Tiragem: Produção Editorial e Projeto Gráfico Libertta Comunicação Tel.: (21) jcarneirorodrigues@hotmail.com Editor: João Maurício Rodrigues (Reg ) Dir. Arte e Diagramação: Higo Lopes

3 Jul Ago Set Homenagem Centenário do ECBC Arrigo Raia 3 A medicina brasileira comunga uníssono para prestar justa homenagem à comemoração de cem anos de uma das figuras mais notáveis da Cirurgia Brasileira e do Ensino Médico Nacional. Descendente da Escola Cirúrgica do Professor Alipio Correa Neto, deu prosseguimento e ampliou o horizonte da Cirurgia Gastroenterológica, fomentando-lhe a abordagem desde as enfermidades congênitas, às inflamatórias, às neoplásicas e aos transplantes de órgãos do sistema digestório. Não só conseguiu com rara maestria ensinar Clinica Cirúrgica como também soube de modo pessoal conduzir sua escola, fazendo novos cirurgiões e professores da Universidade de São Paulo de grande nível e que hoje ampliam de maneira efetiva e grandiosa a escola cirúrgica dirigida pelo professor Arrigo Raia. Quis o destino que o Professor Raia comemorasse plenamente realizado a sua pirâmide dos cem anos bem vividos. Plagiando Napoleão diria que do topo deste monumento posso observar, analisar e sentir o dever cumprido. Nós que tivemos o imenso prazer de desfrutar da convivência sempre elegante e sábia do Professor Raia desde os anos 50, quando aluno da minha Escola de Medicina da Universidade Federal Fluminense, comecei a freqüentar os Congressos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Aprendemos então, a admirá-lo como o grande médico que é. Sendo eu contemporâneo de Gama Rodrigues e Angelita Gama mantemos com eles um relacionamento amigo e companheiro, o que nos fez solidários na cirurgia gastroenterológica e que aumentou o nosso reconhecimento e afinidade com sua escola. Aqui me associo aos milhares de pacientes desconhecidos, que obtiveram cura ou alivio através de suas mãos e de seus descendentes cirúrgicos que continuam a tratar destes enfermos, levando a eles todo o encanto, poesia e a magnífica técnica cirúrgica por sua escola desenvolvida. Receba Professor Raia esta minha homenagem e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões pelo seu Feliz Centenário. ECBC Guilherme Eurico Bastos da Cunha ex-presidente do CBC Professor Arrigo Raia.

4 4 BoletimCBC Notícias do Diretório Nacional Sessão solene comemora aniversário do CBC O Presidente do CBC lembrou as principais realizações do Diretório Nacional Ao centro,o presidente do CBC, TCBC Armando de Oliveira e o 1o vice- -presidente, TCBC Fernando Cesar David, com os novos Membros Titulares. O TCBC Armando de Oliveira e Silva e os Eméritos Flavio Tavares Rothfuchs, José Maurício Magacho dos Santos, Luiz Guilherme Barroso Romano, o Adjunto Jubilado Roberto Lamb Gonçalves e o TCBC Fernando Cesar David.

5 Jul Ago Set Notícias do Diretório Nacional 5 O 83º aniversário do Colégio Brasileiro de Cirurgiões foi comemorado na Sessão Solene realizada no dia 27 de julho, às 20h, no Centro de Convenções do CBC. Na programação aconteceu a posse de Membros Titulares, a entrega dos diplomas aos novos Eméritos e Adjunto Jubilado, além dos títulos de propriedade simbólica das cadeiras do Auditório Renato Pacheco Filho e o Prêmio Oscar Alves. Prêmio Oscar Alves A mesa de abertura foi composta pelos TCBCs Armando de Oliveira e Silva (Presidente), Fernando Cesar David (1o Vice-Presidente), os ECBCs Americo Caparica Filho (ex-presidente) e Orlando Marques Vieira (ex-presidente); TCBCs Armindo Fernando Costa (Cremerj), Pedro Luiz Pinto Aleixo (Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) e José Eduardo Ferreira Manso (Diretor de Publicações do CBC). Em seu discurso, o presidente do CBC, TCBC Armando de Oliveira e Silva lembrou as principais ações do Diretório Nacional que assumiu em janeiro deste ano, com destaque para o calendário dos congressos setoriais em 2012 e a assinatura do recente convênio com o Campus Rima que proporciona o acesso a mais de revistas científicas internacionais. O 1º Vice-Presidente e o Presidente do CBC entregam o Certificado ao autor do trabalho vencedor. Trabalho: Resultados Funcionais do Auto-implante de Paratireóides em Loja Única no Tratamento do Hiperparatiroidismo Secundário. Revista Colégio Brasileiro de Cirurgiões Volume 38(2): , março/abril de Autor: Caio Tosato Caliseo Stênio R.C.L. Santos, Climério P. Nascimento Jr.; Sérgio S. Arap, TCBC Lenine Garcia Brandão e TCBC Fábio Luiz de Menezes Montenegro. Compra simbólica das cadeiras do auditório A O ECBC Fernando Barroso recebeu de sua esposa, Maria Lúcia, o título simbólico de propriedade de uma cadeira do Auditório A. O Diretório Nacional do CBC está reeditando uma campanha que muito sucesso fez no passado: a venda simbólica das cadeiras do Auditório A do Centro de Convenções do CBC. Criada pelo saudoso TCBC Renato Pacheco Filho, a venda simbólica das cadeiras transformou-se num modelo único de homenagem e perpetuação do nome dos nossos Membros, através da placa afixada atrás das cadeiras. Na Sessão Solene comemorativa dos 83 anos do CBC aconteceu também a entrega de 10 títulos de propriedade das cadeiras do Auditório: TCBC Armando de Oliveira e Silva, ECBC Antonio Dib Tajra, TCBC Alberto Magno Lott Caldeira, ECBC Claudio José Maciel, TCBC Dayse Coutinho Valente, ECBC Fernando Barroso, TCBC José Reinan Ramos, TCBC Marco Antonio Marques Leite, TCBC Roberto Gibson Ferreira Costa, TCBC Roberto Saad Jr.

6 6 BoletimCBC Homenagem ECBC- Milton Rabelo Filho Faleceu em 30 de agosto de 2012, aos 79 anos, o ECBC Milton Rabelo Filho, devido a um hepatocarcinoma. Ele deixa a mulher, Regina D Alencastro Rabelo, e dois filhos, Cristina, que é médica radiologista, e Marcos, empresário. O Dr. Milton se estabeleceu em Brasília, no início da construção da nova capital do Brasil. Era baiano. Ao longo da carreira de cirurgião geral, exerceu várias funções no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde começou como residente na Unidade de Cirurgia Geral UCG (1ª turma), chefe da UCG em várias oportunidades além de diretor geral do HBDF. Durante sua gestão como diretor do HBDF, foi construído o edifício do atual Pronto Socorro. Era Livre-Docente e atuou ativamente como preceptor de ensino na residência médica na UCG-HBDF. Tive a honra e o privilégio de ser seu residente e posteriormente seu colega no staff da UCG. Aposentou-se do serviço público, compulsoriamente em 2003, porém continuou exercendo a profissão. Foi também consultor na área de cirurgia geral do Hospital Sarah Kubitschek de Brasília. O Dr. Milton foi um dos fundadores do Capítulo do Distrito Federal do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, tendo participado ativamente das seguintes diretorias: como Vice Mestre, como Mestre, e na Comissão de Sindicância. Na sua gestão como Mestre do Capítulo do DF, realizou-se o V Congresso de Cirurgia do Centro Oeste Brasileiro e o I Seminário Sobre Residência em Cirurgia do DF. Deixa saudades entre familiares, pacientes e colegas. TCBC Antonio Evanildo Alves - Vice Presidente Setor V CBC Prêmio CBC 2012 O ECBC Luiz Rohde, do Rio Grande do Sul, foi o vencedor do Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões de A escolha aconteceu na reunião do Conselho Superior do CBC, em conjunto com o Diretório Nacional, realizada no dia 29 de maio, na sede da entidade. O Prêmio CBC é outorgado anualmente ao cirurgião brasileiro que, pelo acervo de atividades e trabalhos, tenha contribuído decisivamente, quando em atividade profissional, para o desenvolvimento e progresso da cirurgia brasileira. Participação dos Membros na história do CBC O Colégio Brasileiro de Cirurgiões está renovando a atual exposição existente no 1º andar do Centro de Convenções e brevemente criará uma área especial no site da entidade para divulgar o seu acervo histórico. Por isso, o diretor de Biblioteca, Museu e de Tecnologia de Informação, TCBC Arídio Ornellas Filho pede que os membros do CBC enviem fotos, documentos e instrumentos cirúrgicos que acharem relevantes para ilustrar a história da entidade e dos seus Membros. Informações: biblioteca@cbc.org.br.

7 Jul Ago Set Notícias do Diretório Nacional 7 MP SINMED E CREMERJ promoveram evento no CBC Palco do vitorioso movimento dos médicos federais contra o texto original da MP 568, que reduzia em 50% os salários da categoria em todo o país, a sede do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em Botafogo, voltou a reunir os médicos do Rio de Janeiro, no dia 27 de agosto, desta vez para homenagear os parlamentares federais que apoiaram essa luta histórica, que culminou na reformulação da medida provisória, com a retirada dos dispositivos prejudiciais aos médicos, e na sua sanção pela presidente Dilma Rousseff convertida na Lei 12702, de 07 de agosto de Além, de compor a mesa diretora da solenidade, o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, TCBC Armando de Oliveira e Silva, foi escolhido para entregar a placa em homenagem ao deputado Chico D Angelo. Eu transfiro para os demais membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que estão em quase todos os estados, o orgulho de ter sido o anfitrião deste movimento histórico. CBC participa do Congresso Mundial de Trauma O Colégio Brasileiro de Cirurgiões participou do Congresso Mundial de Trauma, organizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), de 22 a 25 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O X Congresso da SBAIT e XV Congresso das Ligas de Trauma foram os eventos paralelos. TCBC Fernando David ( Vice-Presidente do CBC), TCBC Alexandre Keunecke de Oliveira ( Mestre do Capítulo do Rio Grande do Sul), o cirurgião americano e membro Honorário Estrangeiro, Kenneth Mattox, TCBC Armando de Olibeira e Silva, (Presidente do CBC) e o TCBC Sizenando Vieira Starling (Presidente do X Congresso da SBAIT e Presidente da Comissão de Trauma do CBC). O CBC divulgou os serviços e os eventos da entidade, através de um estande na área de exposições. O presidente do CBC, TCBC Armando de Oliveira e Silva foi moderador e o TCBC Pedro Portari Filho o presidente do painel sobre emergência Cirúrgica. O 1º Vice-Presidente do CBC, TCBC Fernando David também participou como moderador de um Simpósio sobre Desafio em Trauma Torácico Cardiovascular. Outros membros do CBC também participaram do Congresso, inclusive integrando a Comissão Organizadora dos três eventos.

8 8 BoletimCBC Notícias do Diretório Nacional Membros do CBC terão acesso gratuito ao Campus Rima A Biblioteca do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em associação com a Sanofi-Aventis, passa a oferecer a todos os seus Membros, mais uma ferramenta de pesquisa e estudo, através do convênio com o portal do Campus RIMA, (Rede Informática de Medicina Avançada), vinculado à Fundação Biblioteca Central de Medicina, com acesso gratuito on-line ao amplo conteúdo científico. Cada membro poderá acessar mais de revistas científicas internacionais e as informações das principais bases de dados. Também será possível ver as sinopses analíticas em português dos melhores artigos da literatura internacional com altíssimos níveis de evidência, diretrizes de prática clínica, além de rastreamento de trabalhos específicos sobre seus temas de interesse e calendário acadêmico de eventos internacionais. Para ter acesso ao Campus Rima o membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões deve entrar no site do CBC e clicar no banner da página principal. Em seguida, será direcionado para a área restrita, somente acessível aos membros quites, mediante senha e longin. Informações na Biblioteca do CBC através do biblioteca@cbc.org.br. Acadêmicos de medicina poderão ser membros do CBC Uma das novidades do novo Estatuto do CBC foi a criação da categoria de Membro Acadêmico. O Diretório Nacional lembra aos Membros do CBC, principalmente os que atuam com acadêmicos em escolas médicas ou com ligas, que estimulem o ingresso desses colegas no Colégio Brasileiro de Cirurgiões para que possam se beneficiar de todos os serviços e atividades da entidade. Informações no site do CBC:

9 Jul Ago Set 9 CONGRESSOS SETORIAIS 2012 NOVEMBRO Setor III Rio Grande do Norte Natal - Data: 9 e 10 Setor VI Santa Catarina =Florianópolis - Data: 15 e16 Setor II - Maranhão - São Luiz - Data: 31 e 1/12 DEZEMBRO Setor IV Bahia - Salvador Data: 6 e 7 Notícias dos Capítulos Sergipe Posse do Capítulo O TCBC Marcos Aurélio Prado Dias foi conduzido pela terceira vez à condição de Mestre do Capítulo do CBC, para o biênio 2012/2013. Na solenidade, o médico Marcos Prado fez um breve discurso citando momentos importantes da história do CBC. Na solenidade, realizada na Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), o TCBC Francisco Rollemberg recebeu o troféu Bisturi de Prata. Os TCBCs Adelson Chagas, Francisco Rollemberg, Marcos Prado e Valdinaldo Aragão. No período de agosto a setembro de 2012 o DEPRO representou o CBC em diversas atividades e eventos ligados à defesa profissional do cirurgião. No dia 22 de agosto os TCBCs Aluísio Stoll e Luciano Dias Batista da Costa participaram da Comissão Mista de Especialidades no Conselho Federal de Medicina, em Brasília para discussão do Processo de Área de Atuação da Cirurgia Bariátrica (CBC, CBCD, SCBEM). No dia 31, o TCBC Brasil Ali Mahamoud Ali representou o CBC na reunião ampliada da Comissão Nacional de Saúde Suplementar - COMSU, realizada na sede do CFM, em Brasília. No mês de setembro também aconteceram diversas atividades. Entre os dias 12 e 14, o diretor do DEPRO, TCBC Heládio Feitosa participou do II Congresso Nacional de Políticas Médicas, realizada no Rio de Janeiro. No dia 14, na sede da AMB, em São Paulo, o TCBC Luiz Roberto Lopes participou da Reunião da Câmara Técnica de Implantes e o TCBC Heládio Feitosa representou o CBC na Reunião da Comissão de Economia Médica da entidade. Encerrando as atividades do mês, o TCBC Elias Jirjoss compareceu à reunião da Diretoria de Defesa Profissional da AMB, realizada no dia 26, na sede da AMB.

10 10 BoletimCBC Capa Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro Cerimônia de encerramento O evento foi um sucesso de público. Auditório C Auditório B Os ECBCs Luiz Guilherme Romano e Flavio Rothfuchs, com o TCBC José Eduardo Manso, na avaliação dos pôsteres.

11 Jul Ago Set 11 Os TCBCs Juan Miguel Reinteria, Fernando Cesar David e José Eduardo Manso com os vencedores da seção de pôsteres livres. Realizado no período de 18 a 21 de setembro de 2012, no Centro de Convenções do CBC, o XVI Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro recebeu cerca de 850 participantes. O Curso de Videocirurgia abriu o Congresso no dia 18 de setembro, através de uma videoconferência com transmissão de cirurgia ao vivo do IRCAD Brasil. Aconteceram também duas mesas redondas. Paralelamente, foi realizado o XXVII Fórum de Pesquisa em Cirurgia e o I Fórum de Especialidades das Ligas de Cirurgia. A programação científica do Congresso apresentou temas importantes em Cirurgia Geral e a participação das Seções Especializadas. Fóruns, sessões interativas e temas sobre a formação do cirurgião foram inseridos e direcionados aos acadêmicos e cirurgiões. No final do primeiro dia da Programação científica houve a solenidade de abertura do XVI Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro, no auditório A do Centro de Convenções do CBC. Além disso, aconteceu a Sessão Ordinária de posse de novos Membros Adjuntos, Aspirantes e Acadêmicos do Núcleo Central. XXVII Fórum de Pesquisa em Cirurgia Na edição de 2012 o Fórum de Pesquisa em Cirurgia foi realizado no dia 18 de setembro, dentro da programação do XVI Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro. Foram apresentados 10 trabalhos científicos divididos em duas sessões. Na foto, os vencedores do melhor trabalho científico com o 1º Vice-Presidente do CBC, o Presidente, o TCBC Paulo Carneiro e o coordenador do Fórum, ECBC Orlando Marques Vieira. Trabalhos vencedores: Prêmio Mariano de Andrade : Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande-RS (FURG). Prêmio Alfredo Monteiro : Efeito da PRIMA 1 na neoplasia esofágica induzida por dietilnitrosamina. Autores: Miguel Ângelo Martins de Castro Junior, Ângela Potter de Castro, Susi Lauz, Luise Meurer. Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande-RS (FURG). Prêmio Ruy Ferreira Santos : Avaliação do uso de células progenitoras mobilizadas na lesão de isquemia e reperfusão de músculo esquelético de ratos. Autores: Andréia Dias Almeida de Miranda, Miguel Ângelo Martins de Castro Junior, Fernanda Dias Almeida, José Orivaldo de Miranda Jr., Emílio Facin, Ângela Potter de Castro, Susi Lauz. Comitê Brasileiro das Ligas de Cirurgia começa no CBC No encerramento do Congresso foi fundado oficialmente o Comitê Brasileiro das Ligas de Cirurgia ( COBLIC). A diretoria fundadora do Comitê: Presidente: Carolina Couto UERJ -RJ;Vice Presidente: Rafael Lazarotto FAMENE JP, Tesoureiro: Morena Ponte UFRJ RJ; 1º Secretário: Igor Fecury UNESA RJ; 2º Secretário: Fabiana Madeira UERJ RJ; Diretor de Comunicação: Rafael Godinho UGV RJ; Diretor de Comunicação: Virgínia Guerra UNIFENAS-BH-MG; Diretor Cientifico Luiz Fernando Amâncio UFF RJ ;Regional Sul Guilherme Oliveira UFPR PR; Regional Sudeste Amanda André Monteiro UNESP SP; Regional Nordeste Raphael Menezes FCM-CG; Regional Norte Rodrigo Queiroz Faculdade São Lucas RO; Regional Centro Oeste Heitor Cordeiro Pereira UNIC MT. Na foto do alto, a Presidente do COBLIC,Carolina Couto, ao lado do Presidente e do 1o Vice-Presidente do CBC. Na foto de baixo alguns dos integrantes da nova diretoria..

12 12 BoletimCBC

BoletimCBC. Posse do novo Diretório Nacional. Acesse o site do CBC: www.cbc.org.br

BoletimCBC. Posse do novo Diretório Nacional. Acesse o site do CBC: www.cbc.org.br BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLII - Nº 154 Jan./Fev./Mar. de 2012 Posse do novo Diretório Nacional O TCBC Armando de Oliveira e Silva tomou posse como Presidente

Leia mais

BoletimCBC. Núcleo Central realiza Sessão de Posse de novos membros, diretoria e assessores. Acesse o site do CBC: www.cbc.org.br

BoletimCBC. Núcleo Central realiza Sessão de Posse de novos membros, diretoria e assessores. Acesse o site do CBC: www.cbc.org.br BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLII - Nº 155 Abr./Mai./Jun. de 2012 Núcleo Central realiza Sessão de Posse de novos membros, diretoria e assessores No dia 3 de

Leia mais

BoletimCBC. Em agosto, Curitiba recebe os cirurgiões de todo o país.

BoletimCBC. Em agosto, Curitiba recebe os cirurgiões de todo o país. BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLIV - Nº 164 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2015 Em agosto, Curitiba recebe os cirurgiões de todo o país. Um olhar sobre a educação

Leia mais

Aniversário é comemorado com diversas atividades

Aniversário é comemorado com diversas atividades BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLIII - Nº 163 - Outubro/Novembro/Dezembro de 2014 CBC 85 anos Aniversário é comemorado com diversas atividades Sessão Solene,

Leia mais

BoletimCBC. Diretório Nacional e Núcleo Central empossam diretores

BoletimCBC. Diretório Nacional e Núcleo Central empossam diretores BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLIII - Nº 162 - Fevereiro/Março/Abril de 2014 Diretório Nacional e Núcleo Central empossam diretores No dia 21 de março o Colégio

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

anpet.org.br/xxixanpet

anpet.org.br/xxixanpet anpet.org.br/xxixanpet ANPET em Ouro Preto A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizarão o XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino

Leia mais

BoletimCBC. Rio 2013 XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Acesse o site do CBC: www.cbc.org.br

BoletimCBC. Rio 2013 XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Acesse o site do CBC: www.cbc.org.br BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLII - Nº 157 Out./Nov./Dez. de 2012 Rio 2013 XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia O evento será realizado de 18 a 22 de agosto

Leia mais

A entrega do Prêmio CBC 2010

A entrega do Prêmio CBC 2010 BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLI - Nº 150 Jan./Fev./Mar. de 2011 A entrega do Prêmio CBC 2010 O ECBC Fernando Luiz Barroso recebeu o Prêmio Colégio Brasileiro

Leia mais

Agenda aprovada pela assembleia:

Agenda aprovada pela assembleia: Vestidos com jalecos brancos, médicos federais do Rio de Janeiro estarão em Brasília, na 3ª, (05/6), para acompanhar a audiência pública da MP 568 e buscar o apoio dos parlamentares O Congresso Nacional

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS 2007

MANUAL DE FORMATURAS 2007 MANUAL DE FORMATURAS 2007 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÃO DAS DATAS... 3 3. DEFINIÇÃO DO LOCAL... 3 4. DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 5. COMISSÃO DE FORMATURA... 4 6. FORMANDOS... 5 7.

Leia mais

DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017

DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017 DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017 TCBC Paulo Roberto Corsi PRESIDENTE Mestre do Capitulo de São Paulo do CBC por duas gestões (2004-2008). 2º Vice-Presidente do CBC (2014/2015). Professor Assistente

Leia mais

PROJETO RSBZ/2009 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Maringá, 13 a 16/07/2009. Promoção: SBZ. Realização: UEM/DZO.

PROJETO RSBZ/2009 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Maringá, 13 a 16/07/2009. Promoção: SBZ. Realização: UEM/DZO. PROJETO RSBZ/2009 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA Maringá, 13 a 16/07/2009 Promoção: SBZ Realização: UEM/DZO Maringá-PR I -INFORMAÇÕES GERAIS 1. TÍTULO 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MANUAL DE ORIENTAÇÕES Programa Direito e Cidadania Prezados parceiros e colaboradores É com grande satisfação que o (a) convidamos a participar do Programa Direito e Cidadania edição 2014, desenvolvido

Leia mais

POSSE DA DIRETORIA SBC

POSSE DA DIRETORIA SBC No final deste ano, tomará posse a Nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Durante a Posse, serão apresentados os resultados alcançados na Gestão 2006/2007, presidida pelo Dr. José Péricles

Leia mais

Informativo Especial da ABEM. Abril de 2014

Informativo Especial da ABEM. Abril de 2014 Informativo Especial da ABEM Prezado(s) Sócios(as), Abril de 2014 Neste informativo divulgamos o calendário com a programação dos eventos que serão promovidos pela Associação Brasileira de Educação Musical

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 2013 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são? São práticas acadêmicas de múltiplos formatos, obrigatórias, que podem ser realizadas dentro ou fora

Leia mais

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS Técnico de Multimédia 10 H 7536 Alberto Filipe Cardoso Pinto 7566 Ana Isabel Lomar Antunes 7567 Andreia Carine Ferreira Quintela 7537 Bruno Manuel Martins Castro 7538 Bruno Miguel Ferreira Bogas 5859 Bruno

Leia mais

10/09 CRMV-RN comemora, com êxito, o Dia do Médico Veterinário

10/09 CRMV-RN comemora, com êxito, o Dia do Médico Veterinário 10/09 CRMV-RN comemora, com êxito, o Dia do Médico Veterinário O Dia do Médico Veterinário, 9 de setembro, foi comemorado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

Homenageados de. Comenda do Mérito Dom João VI - 2005. PoderCapital 20

Homenageados de. Comenda do Mérito Dom João VI - 2005. PoderCapital 20 PoderCapital 62 Comenda do Mérito Dom João VI - Homenageados de E m todo o País poucas e seletas personalidades foram indicadas ao Conselho Superior para a Outorga do Prêmio Nacional da Imprensa Brasileira

Leia mais

3 a 5 de dezembro de 2009 Rio de Janeiro - RJ

3 a 5 de dezembro de 2009 Rio de Janeiro - RJ 3 a 5 de dezembro de 2009 Rio de Janeiro - RJ Windsor Barra Hotel & Congressos Av. Sernambetiba, 2630 Barra da Tijuca José Gomes Temporão Presidente de Honra Marcos Moraes Presidente do Congresso Luiz

Leia mais

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006)

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Votos de Pesar VOTOS DE PESAR Conselho Nacional de Educação Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, a Prof. a Doutora Maria Teresa Vieira

Leia mais

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ:

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: Quando Sérgio Arouca assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, publicou um decreto colocando o sistema funerário para controle dos assistentes sociais.

Leia mais

LOCAL: Auditório CEAM- O candidato deve pegar um transporte alternativo e pedir ao motorista que o deixe no CEAM que fica logo após o Porto Itaguaí

LOCAL: Auditório CEAM- O candidato deve pegar um transporte alternativo e pedir ao motorista que o deixe no CEAM que fica logo após o Porto Itaguaí DINÂMICA DE GRUPO DIA: 11/08/2008 CARGO: APRENDIZ I - Operação Portuária 1. Aline Aparecida Ramos Muniz 2. Carla Cristina Gonçalves Silva 3. Carolina de Sousa 4. Douglas Leite Cardoso 5. Erick Rodrigo

Leia mais

Fórum de Pesquisa em Cirurgia completou 25 anos em 2010. Leia ainda nesta edição:

Fórum de Pesquisa em Cirurgia completou 25 anos em 2010. Leia ainda nesta edição: BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XL - Nº 149 Out./Nov./Dez. de 2010 Fórum de Pesquisa em Cirurgia completou 25 anos em 2010 O evento foi promovido pelo Núcleo Central

Leia mais

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS! Assim que houver interesse em montar a UJE em sua cidade favor, solicitar orientações adicionais pelo E-mail/MSN: uje@uje.com.br WWW.UJE.COM.BR Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2014

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2014 Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2014 O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da da Universidade Federal da

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

Serviço Público Federal. Ministério da Educação. Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal. Ministério da Educação. Universidade Federal Fluminense A parte de imagem com identificação de relação rid6 não foi encontrada no arquivo. Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Edital para submissão de projetos da AGENDA

Leia mais

Sessão de posse tem lançamento de livro. Sessão de Posse do Núcleo Central

Sessão de posse tem lançamento de livro. Sessão de Posse do Núcleo Central BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XL - Nº 146 Abr./Mai./Jun. de 2010 Sessão de posse tem lançamento de livro Sessão de Posse do Núcleo Central Foram realizadas as

Leia mais

O Poder Legislativo e a Imprensa: estudo crítico da cobertura das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados pela imprensa escrita.

O Poder Legislativo e a Imprensa: estudo crítico da cobertura das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados pela imprensa escrita. Câmara dos Deputados Centro de Formação e Treinamento CEFOR Programa de Pós-Graduação Nara Lucia de Lima O Poder Legislativo e a Imprensa: estudo crítico da cobertura das Comissões Permanentes da Câmara

Leia mais

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Projeto 05 Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Estimular intercâmbio/ parceria entre os examinadores de diferentes estados e setores Desenvolver plano

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação 03. Programação 04. Contatos da Organização 05. Confederação Brasileira de Automobilismo 06. Informações Úteis 07.

ÍNDICE. Apresentação 03. Programação 04. Contatos da Organização 05. Confederação Brasileira de Automobilismo 06. Informações Úteis 07. ÁGUAS DE LINDÓIA ÍNDICE Apresentação 03 Programação 04 Contatos da Organização 05 Confederação Brasileira de Automobilismo 06 Informações Úteis 07 Cidade Sede 07 Telefones úteis 09 Hotel Oficial 10 Calendário

Leia mais

DEDICAÇÃO DOS COLABORADORES E INCENTIVO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ENERGIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS (SEDEIS)

DEDICAÇÃO DOS COLABORADORES E INCENTIVO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ENERGIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS (SEDEIS) Newsletter nº 203 PQR em Foco - Outubro de 2008 HTTP://WWW.MBC.ORG.BR/MBC/RJ Qualidade Programa Qualidade Rio tem sua re-certificação ISO 9001:2000 renovada por mais 3 anos DEDICAÇÃO DOS COLABORADORES

Leia mais

SisEB Informa. Inauguração da Biblioteca Parque Villa-Lobos. páginas 4, 5 e 6. Prêmios Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas e Viva Leitura

SisEB Informa. Inauguração da Biblioteca Parque Villa-Lobos. páginas 4, 5 e 6. Prêmios Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas e Viva Leitura Ano I Número 9 dezembro 2014 Inauguração da Biblioteca Parque Villa-Lobos páginas 4, 5 e 6 7 Prêmios Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas e Viva Leitura Expediente GOVERNO DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe

Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe 40 Anos de História Expediente: Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe DIRETORIA DA SAESE BIÊNIO 2014/2015 DIRETORIA Presidente: Cárcio Sobral Porto Vice-Presidente: Danilo Dantas Freire Lima

Leia mais

Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Dr. Cassio M. Raposo do Amaral (Credenciado pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Dr. Cassio M. Raposo do Amaral (Credenciado pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Dr. Cassio M. Raposo do Amaral (Credenciado pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) Instituto de Cirurgia Plástica SOBRAPAR Sociedade Brasileira de

Leia mais

FLUXOS E CORRENTES: TRÂNSITOS E TRADUÇÕES LITERÁRIAS

FLUXOS E CORRENTES: TRÂNSITOS E TRADUÇÕES LITERÁRIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BELÉM PA XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA Gestão 2014/2015 FLUXOS E CORRENTES: TRÂNSITOS E TRADUÇÕES LITERÁRIAS ABRALIC 29/06/2014

Leia mais

1º Ciclo 1ª Categoria. 5.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos. Classificação Nome Escola 1º 9 Vasco Batista. 2º 2 Rodrigo de Carvalho F.

1º Ciclo 1ª Categoria. 5.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos. Classificação Nome Escola 1º 9 Vasco Batista. 2º 2 Rodrigo de Carvalho F. 1º 9 Vasco Batista Matriz 2º 2 Rodrigo de Carvalho F. Junior y 3º 7 Beatriz Cunha São Roque 4º 1 Isabel Maria C. R. da Ponte Medina y 5º 5 Maria João Cabral 6º 4 Ângela Oliveira 7º 6 Letícia Rego 8º 3

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA CLASSIFICAÇÕES DO SEGUNDO TESTE E DA AVALIAÇÃO CONTINUA Classificações Classificação Final Alex Santos Teixeira 13 13 Alexandre Prata da Cruz 10 11 Aleydita Barreto

Leia mais

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS A. RELACIONAMENTO ENTRE LIONS CLUBS INTERNATIONAL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL/ECOSOC) O artigo 71 da Carta das Nações Unidas declara

Leia mais

Desenvolvimento e Mudanças na Gestão Pública

Desenvolvimento e Mudanças na Gestão Pública UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEAD / UNIRIO PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA CBCD CNPJ: 61.569.372/0001-28 REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA CBCD CNPJ: 61.569.372/0001-28 REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA CBCD CNPJ: 61.569.372/0001-28 REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Artigo 1 - Este Regimento Interno tem por fim estabelecer a sistemática administrativa

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM PERÍCIA MÉDICA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM PERÍCIA MÉDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM PERÍCIA MÉDICA Pelo presente edital, a Sociedade Brasileira de Perícias considerando: Médicas, o

Leia mais

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970. Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.746/0001-77 Contato:

Leia mais

Capítulo II DA ORGANIZAÇÃO DA LIGA Art. 2º - A LACCV é composta por discentes do curso de Medicina da FUFMS, docentes e profissionais adjuntos de

Capítulo II DA ORGANIZAÇÃO DA LIGA Art. 2º - A LACCV é composta por discentes do curso de Medicina da FUFMS, docentes e profissionais adjuntos de Estatuto da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Faculdade de Medicina Dr. Hélio Mandetta Capítulo 1 DA LIGA E SEUS AFINS Art.

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA 1- IDENTIFICAÇÃO 1.1- Hospital: Rubens de Souza Bento Hospital Geral de Roraima. 1.2- Entidade Mantenedora: Secretaria Estadual de Saúde/SESAU-RR 1.3- Curso:

Leia mais

Manual do candidato. Estudantil. cidadania se constrói com participação

Manual do candidato. Estudantil. cidadania se constrói com participação Par la men to Manual do candidato Estudantil 2011 cidadania se constrói com participação Manual do O que é e como participar O Parlamento Estudantil, regulamentado pelo Decreto Legislativo nº 08/2010,

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA A LIGA ACADÊMICA ACRIANA DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTES

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA A LIGA ACADÊMICA ACRIANA DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTES EDITAL PARA SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA A LIGA ACADÊMICA ACRIANA DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTES A (LAAET), fundada em 23 de Setembro de 2011, afiliada à Universidade Federal do Acre, Grupo HEPATO, Central

Leia mais

Elevar a Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral (LACMS) à referência nacional nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão.

Elevar a Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral (LACMS) à referência nacional nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão. APRESENTAÇÃO No intuito de qualificar estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde, a Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral (LACMS) está realizando no período de 16 a 19 de junho, no (),

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

BoletimCBC. XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Especialistas do país e do exterior discutiram os principais temas da área cirúrgica

BoletimCBC. XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Especialistas do país e do exterior discutiram os principais temas da área cirúrgica BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLI - Nº 152 Jul./Ago./Set. de 2011 XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Especialistas do país e do exterior discutiram os principais

Leia mais

QUEM É QUEM. educação publicações. analytics plataformas

QUEM É QUEM. educação publicações. analytics plataformas educação publicações Publicações incluem Anuários, Guias e Diretórios. Os Anuários e Guias cobrem todo o espectro informacional, de dados, estatísticas e indicadores exclusivos a análises setoriais e de

Leia mais

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), comunica mudanças nas datas e alguns locais

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS À ESTÁGIO MÉDICO EM OTORRINOLARINGOLOGIA HOSPITAL NOSSA SENHORA DE LOURDES

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS À ESTÁGIO MÉDICO EM OTORRINOLARINGOLOGIA HOSPITAL NOSSA SENHORA DE LOURDES EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS À ESTÁGIO MÉDICO EM OTORRINOLARINGOLOGIA HOSPITAL NOSSA SENHORA DE LOURDES - 2008 Pelo presente edital, o Hospital Nossa Senhora de Lourdes através do seu

Leia mais

TRABALHANDO PARA CRIAR OPORTUNIDADES. Governo do Estado do Amazonas. Secretaria de Estado de Saúde -SUSAM

TRABALHANDO PARA CRIAR OPORTUNIDADES. Governo do Estado do Amazonas. Secretaria de Estado de Saúde -SUSAM TRABALHANDO PARA CRIAR OPORTUNIDADES Governo do Estado do Amazonas Secretaria de Estado de Saúde -SUSAM Secretaria de Estado de Saúde SUSAM, 2011. É permitida a reprodução deste material desde que citada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DEPARTAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO FUNDEF PRESIDENTES DOS CONSELHOS ESTADUAIS DO FUNDEF

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DEPARTAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO FUNDEF PRESIDENTES DOS CONSELHOS ESTADUAIS DO FUNDEF 1. AC 2. AM JONATHAS SANTOS ALMEIDA DE CARVALHO HERALDO LUCAS MELO (068) 922-3257 / 226-4656 / 226-3939 Fax (068) 223-6421 jsantos@tre/ac.gov.br Rua Manoel Cesário, 100 Bairro Capoeira 69.000-000 Rio Branco

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PARA O CONCURSO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO.

REGIMENTO INTERNO PARA O CONCURSO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO. REGIMENTO INTERNO PARA O CONCURSO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO. 1. DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 A Diretoria de Título de Especialista DTE da Associação Nacional de Medicina

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA NO BRASIL

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA NO BRASIL MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA NO BRASIL 2015 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS AMBIENTAIS - ANEAM Marco Regulatório da Engenharia Ambiental e Engenharia

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO 4 EDIÇÃO. ACIF Mulher. Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária. layout.indd 1 29/04/2014 15:44:52

PLANO DE PATROCÍNIO 4 EDIÇÃO. ACIF Mulher. Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária. layout.indd 1 29/04/2014 15:44:52 PLANO DE PATROCÍNIO ACIF Mulher. Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária. a 4 EDIÇÃO 2014/2015 layout.indd 1 29/04/2014 15:44:52 layout.indd 2 29/04/2014 15:44:52 PLANO DE PATROCÍNIO PRÊMIO MULHERES

Leia mais

III SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA - SECITEC

III SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA - SECITEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS JUIZ DE FORA DIRETORIA DE ENSINO DIRETORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

UVV POST Nº56 02-08/06 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº56 02-08/06 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Evento reuniu 15 cursos da área de Tecnologia da Universidade Entre os dias 26 e 28 do último mês (maio),

Leia mais

DATA DE POSSE: 15 de outubro de 2012, com nomeação pela Presidenta Dilma Rousseff, publicada no D.O.U do dia 09.10.2012

DATA DE POSSE: 15 de outubro de 2012, com nomeação pela Presidenta Dilma Rousseff, publicada no D.O.U do dia 09.10.2012 TÂNIA REGINA SILVA RECKZIEGEL DESEMBARGADORA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO DATA DE POSSE: 15 de outubro de 2012, com nomeação pela Presidenta Dilma Rousseff, publicada no D.O.U

Leia mais

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio Considero o Programa Correio de Futuro um ponta pé inicial para minha carreira profissional, pois apesar de não ter experiência em redação de jornal, o programa foi uma porta aberta que me levou a fazer

Leia mais

Passo a passo para cumprir as

Passo a passo para cumprir as Passo a passo para cumprir as Atividades Complementares CAC Profº Laercio de Sousa Silva Coordenador Atividades Complementares No sítio oficial do Iesam, clicar na conexão CAC Atividade Complementar Apresentação

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO CONSTRUIR NORDESTE. Aprovado na Reunião do Conselho Editorial de 15 de outubro de 2014.

REGULAMENTO DO PRÊMIO CONSTRUIR NORDESTE. Aprovado na Reunião do Conselho Editorial de 15 de outubro de 2014. REGULAMENTO DO PRÊMIO CONSTRUIR NORDESTE Aprovado na Reunião do Conselho Editorial de 15 de outubro de 2014. 1. Considerações Iniciais O Prêmio Construir Nordeste é uma premiação estritamente cultural,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL O Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), no uso das atribuições legais,

Leia mais

PORTARIA No- 331, DE 14 DE ABRIL DE 2015

PORTARIA No- 331, DE 14 DE ABRIL DE 2015 PORTARIA No- 331, DE 14 DE ABRIL DE 2015 Concede autorização e renovação de autorização a estabelecimentos e equipes de saúde para retirada e transplante de órgãos. A Secretária de Atenção à Saúde, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA GESTÃO 2014-2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA GESTÃO 2014-2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA GESTÃO 2014-2015 XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA ABRALIC 29/06/2014 a 03/07/2015

Leia mais

Atendimento no sábado 06/11/2010. Grupo I 8h00 às 10h30. Local: Campus Samambaia. José Osvaldino da Silva Francisco Santos Sousa João Batista Quirino

Atendimento no sábado 06/11/2010. Grupo I 8h00 às 10h30. Local: Campus Samambaia. José Osvaldino da Silva Francisco Santos Sousa João Batista Quirino Atendimento no sábado 06/11/2010 Grupo I 8h00 às 10h30 NOME José Osvaldino da Silva Francisco Santos Sousa João Batista Quirino Edmilson de Araujo Cavalcante Alexandre Brito dos Santos Vacirlene Moura

Leia mais

Estratégias para melhorar a comunicação entre a Ufal e a sociedade. 7º Encontro de Assessores de Comunicação das Universidades Federais

Estratégias para melhorar a comunicação entre a Ufal e a sociedade. 7º Encontro de Assessores de Comunicação das Universidades Federais Estratégias para melhorar a comunicação entre a Ufal e a sociedade 7º Encontro de Assessores de Comunicação das Universidades Federais A partir da posse da atual gestão, em 1 º de dezembro de 201 1, a

Leia mais

Resultado Final - Turma Gestão em TI

Resultado Final - Turma Gestão em TI Resultado Final - Turma Gestão em TI Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Resultado Etapa 1 Resultado Etapa 2 Resultado Final Alexandre Antunes Barcelos 7,080 5,118 6,295 Centro Federal

Leia mais

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS)

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS) Sala B5 KFS ALEXANDRE DE ALMEIDA SILVA ALEXANDRE HENRIQUE DA ROCHA OLIVEIRA ALEXANDRE MIGUEL DE ALMEIDA PEREIRA ALEXANDRE SILVA FIGUEIREDO ANA CATARINA GOMES MOREIRA ANA CATARINA MARQUES GOMES ANA MARGARIDA

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

NÚCLEO DE MEDICINA INTERNA DOS HOSPITAIS DISTRITAIS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS

NÚCLEO DE MEDICINA INTERNA DOS HOSPITAIS DISTRITAIS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS Art. 1 - O Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, também designado abreviadamente por N. M. I. H. D., é uma Associação sem fins lucrativos

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) procura

Leia mais

Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Dr. Cassio M. Raposo do Amaral (Credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo MEC)

Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Dr. Cassio M. Raposo do Amaral (Credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo MEC) Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Dr. Cassio M. Raposo do Amaral (Credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo MEC) Instituto de Cirurgia Plástica Craniofacial Sociedade Brasileira

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Congresso de Pneumologia do Norte

Congresso de Pneumologia do Norte Congresso de Pneumologia do Norte Sheraton Porto Hotel PORTO, 2 a 4 de Março de 2011 Segundo Anúncio Patrocínio Científico: COMISSÃO ORGANIZADORA Presidente Bárbara Parente Secretária Geral Anabela Marinho

Leia mais

BoletimCBC. XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Durante quatro dias o evento reuniu mais de 3.500 congressistas de todo o país.

BoletimCBC. XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Durante quatro dias o evento reuniu mais de 3.500 congressistas de todo o país. BoletimCBC Veículo de Comunicação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Ano XLIII - Edição Especial - Outubro de 2013 XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia Durante quatro dias o evento reuniu mais de 3.500

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

Relatório da assessoria de imprensa do CORECON/RS Eleição e posse dos dirigentes presidente e vice-presidente do CORECON/RS

Relatório da assessoria de imprensa do CORECON/RS Eleição e posse dos dirigentes presidente e vice-presidente do CORECON/RS Relatório da assessoria de imprensa do CORECON/RS Eleição e posse dos dirigentes presidente e vice-presidente do CORECON/RS Data: 15 de janeiro Hora: 12 horas Local: Sede do Conselho Regional de Economia

Leia mais

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo 52º JOTA Jamboree no Ar Circular nº 01/2009 APRESENTAÇÃO O QUE É O JAMBOREE NO AR? O Jota é um evento anual do qual participam

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional Ofício-Circular CFN-FEB nº 17/2014 Brasília, 2 de setembro de 2014. (Circular encaminhada às Entidades Federativas que integram o CFN da FEB) Prezados confrades: Pelo presente, estamos convidando os estimados

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº45 24/02-09/03 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº45 24/02-09/03 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional REUNIÃO DE ACOLHIDA DE CALOUROS Palestras promovidas pela Pró-reitoria Acadêmica, em parceria com a

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE. Capítulo I. Da Denominação

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE. Capítulo I. Da Denominação ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Capítulo I Da Denominação Artigo 1º A Liga Acadêmica de Medicina da Universidade do Oeste Paulista é uma Associação

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 A Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade São Salvador, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840721 ADRIANA XAVIER DA SILVA FERNANDES 38 Pré-A1 PT1840722 ALEXANDRA FILIPA AZEVEDO SANTOS 52 A1 PT1840723

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO SELETIVO 2016

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO SELETIVO 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-3738 - Fax: (31) 3899-3905 -

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL REDA 001/2013 CANDIDATOS APROVADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO 678.244.125-04 806.514.025-49 668.468.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL REDA 001/2013 CANDIDATOS APROVADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO 678.244.125-04 806.514.025-49 668.468. CARGO Área de Atuação Nº CPF NOME DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL REDA 001/2013 CANDIDATOS APROVADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO 678.244.125-04 BÁRBARA CRISTINA DOS CORREIA Nota Final

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Faculdade de Administração e Finanças - FAF Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Faculdade de Administração e Finanças - FAF Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em O que é EMeCC? O Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UERJ, visando proporcionar o intercâmbio entre as IES do Brasil e do exterior e ampliar sua efetiva contribuição ao desenvolvimento e

Leia mais

A CASA DO CIRURGIÃO BRASILEIRO

A CASA DO CIRURGIÃO BRASILEIRO A CASA DO CIRURGIÃO BRASILEIRO ECBC Savino Gasparini Presidente 1 Vice-Presidente do CBC ( 2014/2015/ 2016/2017) Vice-Presidente do Núcleo Central ( 2013/2014). Fellow of the American College of Surgeons

Leia mais

Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES

Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES Estimados Amigos e Amigas, Estamos escrevendo de forma coletiva a todos vocês que atuam nas universidades, na educação, saúde publica, operadores

Leia mais

Moodle - Tutorial para Alunos

Moodle - Tutorial para Alunos Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se

Leia mais

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO HQ se lga! i CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO Defender a CONSTITUINTE é um erro! Erro, por que? A direita vai aproveitar uma Constituinte

Leia mais