Slc Eco EP21 ECO-PREPARADOR DE SUPORTES PARA PARQUET

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Slc Eco EP21 ECO-PREPARADOR DE SUPORTES PARA PARQUET"

Transcrição

1 Slc Eco EP21 ECO-PREPARADOR DE SUPORTES PARA PARQUET

2 O GREENBUILDING COMO ESTILO CONSTRUTIVO A filosofia construtiva na base do GreenBuilding coloca a qualidade eco-sustentável do edifício e a saúde dos seus habitantes no centro das atenções, o que significa criar melhores condições de qualidade do ar interior, ambientes saudáveis onde se vive melhor, assim como elevados padrões energéticoambientais nos edifícios. O que é o GreenBuilding É a nova filosofia construtiva de baixo impacto ambiental promovida pela Kerakoll, orientada para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Como se obtém Através da educação para uma escolha correcta e consciente dos materiais de construção certificados que devem ser ecocompatíveis, naturalmente transpiráveis e com elevada eficiência energética. O GreenBuilding faz bem porquê Respeita o ambiente Melhora a qualidade do ar em ambientes confinados Limita as patologias que derivam da Síndrome do Edifício Doente Evita a proliferação de microrganismos Melhora a eficiência energética dos edifícios

3

4 AS VANTAGENS DE VIVER NUM EDIFÍCIO GREENBUILDING As vantagens ambientais As soluções adoptadas no GreenBuilding Kerakoll contêm benefícios consideráveis para o ambiente, como a redução das emissões de CO 2 no ar, uma utilização cada vez maior de matérias-primas recicladas e regionais, a redução da energia necessária para o funcionamento do edifício, a realização de sistemas com baixa emissão que respeitam o ambiente envolvente e a qualidade do ar. As vantagens para a saúde As vantagens para a saúde das pessoas, que vivem no interior dos edifícios, resultam da projectação eco-sustentável e da qualidade dos materiais Kerakoll : melhoram o ar nos ambientes confinados limitam as patologias que derivam da Síndrome do Edifício Doente (SED) evitam a proliferação de bolores, fungos e bactérias garantem a salubridade dos ambientes domésticos aumentam o conforto e a qualidade de vida. As vantagens económicas O GreenBuilding Kerakoll valoriza o imóvel a longo prazo, mesmo em relação à obrigatoriedade da certificação energética, e permite, desde logo, com benefícios económicos até 40% em relação a um edifício projectado de modo tradicional. Em particular, é considerável a poupança económica nas despesas energéticas, custos de aquecimento e arrefecimento e nas despesas de manutenção e gestão do imóvel.

5

6 MELHORAMOS O NOSSO BEM-ESTAR PROTEGENDO AS HABITAÇÕES DE SUBSTÂNCIAS NOCIVAS PARA A SAÚDE Os dados mais actuais sobre a poluição doméstica falam claro: a qualidade do ar no interior das casas pode ser de 2 a 5 vezes pior que no exterior. O microclima interior, juntamente com a poluição química, incide de maneira significativa sobre a qualidade dos ambientes em que se vive e, portanto, sobre o bem-estar das pessoas. Hoje, cada vez mais construção significa renovação, reconversão, reestruturação. Nos centros históricos, nos prédios, nos edifícios habitados, no entanto, isto significa incómodo, distúrbio, pó, barulho. Quando se reestrutura, ou quando se escolhe renovar o pavimento colocando um parquet, é fundamental evitar, ou pelo menos limitar, as demolições recuperando os suportes existentes para reduzir o tempo de execução e conter os custos. Para fazer isso, é necessário utilizar produtos consolidantes e impermeabilizantes que permitem reabilitar e recuperar os suportes e os pavimentos existentes. Os materiais existentes no mercado, indispensáveis do ponto de vista técnico, muitas vezes apresentam um elevado teor de solventes tóxicos e nocivos que, apesar de permitirem atingir as prestações técnicas, provocam exalações desagradáveis, persistentes e danosas, responsáveis pela elevada poluição do ar que respiramos no interior das nossas casas. A estes problemas estão cada vez mais associados também casos de sensibilização alérgica por parte dos aplicadores. Os distúrbios podem afectar as pessoas causando patologias irritativas por vezes graves e persistentes do sistema respiratório, assim como já demonstrado por estudos clínicos desenvolvidos em diversos centros hospitalares especializados.

7 75 milhões de Europeus sofrem da Síndrome do Edifício Doente (SED) Nas reestruturações deve-se, por isso, utilizar produtos totalmente isentos de solventes, inodoros e com emissão muito baixa de substâncias orgânicas voláteis, que ajudam as pessoas a atingir o bem-estar nos espaços interiores limitando as patologias que derivam da Síndrome do Edifício Doente (SBS). O GreenBuilding Kerakoll limita o aparecimento de patologias atribuíveis a uma fraca construção do edifício: escolher resinas consolidantes e impermeabilizantes, isentos de solventes e substâncias tóxicas, como o Slc Eco EP21, garante uma maior segurança para o aplicador e assegura uma melhor qualidade do ar em espaços interiores com vantagem para a saúde dos consumidores.

8 O sector médico e científico da Kerakoll faz investigação contínua de soluções capazes de satisfazer as necessidades da população de viver em edifícios sãos que respeitam o ambiente, e baseia-se nos melhores estudos feitos no âmbito biomédico, epidemiológico, pneumológico, da tecnologia dos materiais, dos poluentes internos e do impacto ambiental para desenvolver soluções inovadoras para a habitação sustentável.

9 O nosso objectivo é melhorar a qualid Slc Eco EP21 Resina orgânica certificada, eco-compatível para a consolidação de suportes absorventes e a impermeabilização de suportes minerais ou cimentícios absorventes com humidade residual elevada. EMISSÃO MUITO BAIXA DE SUBSTÂNCIAS COV O Slc Eco EP21 garante a supressão das substâncias voláteis, as principais responsáveis pela poluição interior, aumentando o nível de conforto no interior das habitações. ISENTO DE SOLVENTES O Slc Eco EP21, totalmente isento de solventes, é mais seguro para quem o usa e garante uma melhor qualidade do ar no interior dos edifícios. NÃO TÓXICO O Slc Eco EP21 contém exclusivamente resinas atóxicas e matérias-primas seguras, no máximo respeito pela saúde do aplicador e pelo bem-estar do consumidor final. Impregnante de base solvente Com elevada emissão de substâncias tóxico-nocivas Slc Eco EP21 Emissão muito baixa de substâncias tóxico-nocivas

10 ade do ar de espaços interiores SOLVENTES: PORQUE FAZEM MAL É denominada solvente qualquer substância capaz de dissolver outra para se obter uma solução. Os solventes representam um vasto grupo de compostos utilizados no âmbito profissional, sobretudo pela capacidade de tornar menos viscosos os compostos poliméricos filmogénicos (em que facilitam a aplicação) ou para dissolver resinas e óleos aos quais são adicionados; por norma estes compostos são moléculas intituladas orgânicas. A sua perigosidade deve-se ao facto de não permanecerem inalterados no produto final (polímero, camada adesiva, filme superficial, etc.), mas evaporarem mais ou menos rapidamente, contribuindo assim para a poluição do ambiente mesmo após o seu uso. As substâncias solventes são variadas com características bioquímicas e químico-físicas diferentes, e a rapidez de evaporação da molécula é uma das características principais para a avaliação da sua toxicidade. Os solventes, portanto, produzem grandes quantidades de COV (substâncias orgânicas voláteis) que causam a poluição do ar nos ambientes interiores. A absorção dos solventes ocorre prevalentemente através do sistema respiratório (inalação do solvente no estado gasoso) e, em medida geralmente menor, através da pele. Utilizar materiais isentos de solventes ou com teor muito baixo de solventes é fundamental para limitar a exposição aos COV tóxicos, melhorar a qualidade do ar de espaços interiores e proteger a nossa saúde. Principais símbolos de perigosidade sanitária presentes nas embalagens de materiais que contêm solventes: F Xn T Facilmente inflamável Tabela das principais substâncias solventes: Nocivo Tóxico - hidrocarbonetos aromáticos (benzeno, tolueno, xileno, estireno, cumeno) - hidrocarbonetos alifáticos e alicíclicos (petróleo, gasolina, nafta solvente) - hidrocarbonetos halogenados a) bromo-substitutos (brometo de metilo) b) iodo-substitutos (iodofórmio e iodeto de metilo) c) flúor-substitutos (fluoralcanos ou freon e fluoralcenos) d) clorados (alifáticos: cloreto de metilo e de etilo, diclorometano, tetracloreto de carbono, clorofórmio, monocloroetano, dicloroetano, tricloroetano e tetracloroetano, monocloroetileno, dicloroetileno, tricloroetileno e tetracloroetileno. Aromáticos: monoclorobenzeno e diclorobenzeno) - álcoois (metílico, etílico, isopropílico, isobutílico) - aldeídos (acetaldeído, glutaraldeído) - cetonas (acetona, metiletilcetona, metilisobutilcetona, cicloexanona, metilcicloexanona) - glicóis e derivados (etilenoglicol, propilenoglicol, éter monometílico de etilenoglicol, dioxano) - éteres (éter etílico)

11 DAS EXIGÊNCIAS DAS PESSOAS PARA A INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Os nossos produtos nascem das exigências reais especificadas pelo mercado. Estas exigências são a nossa inspiração, sobre as quais trabalhamos para fornecer soluções eficazes e fiáveis. Numerosos estudos e investigações demonstram a importância de limitar o uso de substâncias voláteis para reduzir as concentrações dos principais poluentes no interior das habitações e melhorar a qualidade do ar. Desde 2003, a Kerakoll colabora com o Centro de Investigação dinamarquês Eurofins para a análise das substâncias orgânicas tóxico-nocivas e o seu comportamento no interior de materiais de construção, fornecendo provas evidentes do papel fundamental das resinas consolidantes e impermeabilizantes sem solventes para melhorar a qualidade do ar em ambientes confinados. Graças a estes estudos, a Kerakoll investigou, seleccionou, testou e introduziu resinas de elevada pureza isentas de solventes, nunca antes utilizadas. Os consolidantes-impermeabilizantes sem solventes para parquet Kerakoll abrem novas perspectivas para melhorar a qualidade do ar de espaços interiores. O Slc Eco EP21 é composto por matérias-primas absolutamente inovadoras com elevado teor tecnológico, no respeito completo dos requisitos de eco-compatibilidade para garantir a eliminação dos solventes, a ausência total de substâncias tóxicas e a supressão das substâncias orgânicas voláteis. No Centro de Investigação Eurofins, o Slc Eco EP21 foi testado e certificado com emissões muito baixas COV, garantindo as mais baixas emissões nos produtos de categoria igual. Os preparadores para suportes destinados à colocação ecocompatível de parquet Kerakoll confirmaram excepcionais características técnicas, garantindo o máximo respeito pela salvaguarda da saúde dos utilizadores e do bem-estar dos ocupantes dos edifícios.

12 eco Slc Eco EP21 Resina orgânica certificada, eco-compatível para a consolidação de suportes absorventes e a impermeabilização de suportes minerais ou cimentícios absorventes com humidade residual elevada. Bicomponente, isento de solventes, com emissões muito baixas de substâncias orgânicas voláteis. 3 Porque funciona O Slc Eco EP21 utiliza matérias-primas com elevada fluidez, que garantem a consolidação em profundidade das partes débeis da betonilha, permitindo obter um suporte são e, ao nível do desempenho, adequado para a colocação de qualquer tipo de parquet. O Slc Eco EP21 forma uma barreira com elevada impermeabilidade obtida através do uso de resinas de elevada pureza sem solventes, que garantem a protecção total do parquet da subida de humidade residual elevada, para uma colocação tecnicamente e esteticamente duradoura e perfeita. Slc Eco EP21 PREPARAÇÃO E IMPERMEABILIZAÇÃO HUMIDADE A camada de consolidação impermeabilizante realizada com Slc Eco EP21 protege o parquet da humidade das betonilhas e prepara o suporte de modo óptimo para a sucessiva colocação com adesivos eco-compatíveis Kerakoll.

13 Vantagens O Slc Eco EP21 é um preparador de suportes específico para reabilitar suportes cimentícios. Consolida tanto superficialmente como em profundidade betonilhas que libertam pó e que têm pouca consistência, e, portanto, não são adequados para impedir as solicitações do parquet. Impermeabiliza suportes cimentícios que têm uma elevada humidade residual até 5% e evitando que tenha contacto com o parquet causando deformações e destacamentos. É adequado e indicado para a consolidação de suportes com instalação de aquecimento e arrefecimento incorporado, os mais sujeitos a contínuos micromovimentos da madeira. O Slc Eco EP21 é adequado para reestruturações porque é totalmente isento de solventes e certificado como GEV - EC 1 PLUS com emissões muito baixas de substâncias orgânicas voláteis, portanto sem exalações arriscadas e odores incómodos. O Slc Eco EP21 recupera suportes preexistentes, evitando demolições e reconstruções e reduzindo os custos, os incómodos e os tempos de execução. O Slc Eco EP21 impermeabiliza os suportes húmidos reduzindo o tempo de espera para a colocação.

14 eco Slc Eco EP21 com marcação GreenBuilding Rating ECO 3 A marcação GreenBuilding Rating garante a reputação dos produtos Kerakoll. O GreenBuilding Rating fornece uma ligação credível entre a produção e o consumo responsável de materiais de construção verdes e permite aos consumidores, empresas e projectistas escolher e adquirir produtos com marcação de ecosustentabilidade medida e verificável. Escolher e adquirir de modo responsável produtos verdadeiramente eco-compatíveis não é simples porque frequentemente a comunicação do produto pode ser fonte de confusão. O GreenBuilding Rating torna fácil a escolha certa no momento da compra de produtos de construção verdes. Por isso, quando se adquire para um projecto, deve-se verificar sempre que cada produto tenha certificação GreenBuilding Rating.

15 O GreenBuilding Rating garante aos consumidores, empresas e projectistas escolher e adquirir produtos com marcação de eco-sustentabilidade medida e verificável GREENBUILDING RATING DO SLC ECO EP21 Low Emission IAQVOC Indoor Air Quality Water Based SLV REDUCED Solvent 80 g/ kg Low Ecological Impact Health Care Emissões muito baixas COV Isento de solventes Não tóxico ou não perigoso Sistema de medição certificado pelo Organismo de Certificação SGS IAQ VOC Certificado GEV - EC 1 PLUS com emissões muito baixas de substâncias orgânicas voláteis (COV) assegura uma melhor qualidade do ar no interior dos edifícios. 0% ISENTO DE SOLVENTES Não contém solventes. Salvaguarda a saúde do aplicador e do consumidor final. NÃO TÓXICO Garante maior protecção para a saúde e o bem-estar dos aplicadores e dos ocupantes do edifício.

16 SLC ECO EP21 consolida mais sem solventes Os consolidantes e impermeabilizantes eco-compatíveis Kerakoll para a preparação de suportes antes da colocação de pavimentos em madeira são desenvolvidos para garantir a melhor qualidade possível na aplicação e em termos de saúde e ambiente. Totalmente isento de solventes, sem odores desagradáveis Ideal nas reestruturações e em locais pouco arejados Poder consolidante muito elevado, para suportes muito débeis e inconsistentes Elevada fluidez para a consolidação de suportes mesmo de baixa absorção Protecção total do parquet da humidade residual elevada Ideal para a consolidação de suportes radiantes O Slc Eco EP21 é uma proposta Total GreenBuilding Solution da qual fazem parte preparadores de suportes de colocação, adesivos, vernizes, protectores, detergentes para todas as exigências e tipos de parquet.

17 Kerakoll, especialista na colocação de Parquet Sistema de colocação de parquet pré-acabado sobre suporte com humidade residual elevada Preparação dos suportes Remoção dos resíduos de colas velhas e limpeza cuidada. Consolidação com Slc Eco EP21 Tratamento de impregnação para consolidar suportes débeis ou pulverulentos e garantir as resistências mecânicas adequadas. Impermeabilização com Slc Eco EP21 Tratamento de saturação completa para garantir a formação de uma barreira contínua contra a humidade residual elevada. Colocação com Slc Eco L34 Plus ou Slc Eco L34 Flex Colagem de parquet com alta resistência e perfeito equilíbrio entre a força de aderência e a elasticidade para absorver os movimentos da madeira. Limpeza do parquet com Slc Eco Silomac Remoção de eventuais manchas ou resíduos de adesivo ainda fresco.

18 Total GreenBuilding Solution Sistema para a colocação eco-compatível de parquet, isento de solventes, que melhora a qualidade do ar de espaços interiores Slc Eco EP21 3 Resina orgânica certificada, eco-compatível para a consolidação de suportes absorventes e a impermeabilização de suportes minerais ou cimentícios absorventes com humidade residual elevada. Slc Eco L34 Plus 4 Adesivo orgânico mineral bicomponente certificado, eco-compatível de elevada elasticidade para a colocação de alta resistência de parquet. Slc Eco L34 Flex 4 Adesivo orgânico mineral monocomponente certificado, eco-compatível, elástico para a colocação de alta resistência de parquet. Slc Eco Silomac 2 Produto de limpeza eco-compatível para a remoção de manchas e resíduos de adesivos orgânicos para parquet. KERAKOLL PORTUGAL S.A. Núcleo Empresarial da Venda do Pinheiro Quinta dos Estrangeiros, Bloco 2 Fracção 96 e VENDA DO PINHEIRO MFR, PORTUGAL Tel Fax info@kerakoll.pt MKT-TEC code 28/ A - PT Ref. GBR Data Report - 01/2012

Slc Eco L34 Plus Slc Eco L34 Flex ECO-ADESIVOS PARA A COLOCAÇÃO DE PARQUET

Slc Eco L34 Plus Slc Eco L34 Flex ECO-ADESIVOS PARA A COLOCAÇÃO DE PARQUET Slc Eco L34 Plus Slc Eco L34 Flex ECO-ADESIVOS PARA A COLOCAÇÃO DE PARQUET O GREENBUILDING COMO ESTILO CONSTRUTIVO A filosofia construtiva na base do GreenBuilding coloca a qualidade eco-sustentável do

Leia mais

Slc Eco Aqua-Pur HPX VERNIZ AQUOSO ECO-COMPATÍVEL PARA PARQUET

Slc Eco Aqua-Pur HPX VERNIZ AQUOSO ECO-COMPATÍVEL PARA PARQUET Slc Eco Aqua-Pur HPX VERNIZ AQUOSO ECO-COMPATÍVEL PARA PARQUET O GREENBUILDING COMO ESTILO CONSTRUTIVO A filosofia construtiva na base do GreenBuilding coloca a qualidade eco-sustentável do edifício e

Leia mais

GEL-MEMBRANA IMPERMEÁVEL, SUPER-ADESIVA, ULTRA-TRABALHÁVEL

GEL-MEMBRANA IMPERMEÁVEL, SUPER-ADESIVA, ULTRA-TRABALHÁVEL NOVA FÓRMULA GEL GEL-MEMBRANA IMPERMEÁVEL, SUPER-ADESIVA, ULTRA-TRABALHÁVEL GEL Technology NOVO NANOFLEX SEM LIMITES COM TECNOLOGIA GEL Dos laboratórios de investigação GreenLab Kerakoll nasce o LAMINADO

Leia mais

COLA O IMPOSSÍVEL. GEL-ADESIVO

COLA O IMPOSSÍVEL. GEL-ADESIVO COLA O IMPOSSÍVEL. GEL-ADESIVO TUDO NASCE AQUI Os 9 laboratórios de investigação avançada e desenvolvimento ecosustentável dentro do vanguardista Kerakoll GreenLab representam o centro tecnológico mais

Leia mais

CATÁLOGO JUNTAS S E T E M B R O É junto com a natureza que se constrói o futuro.

CATÁLOGO JUNTAS S E T E M B R O É junto com a natureza que se constrói o futuro. CATÁLOGO 20 ESPECIAL JUNTAS S E T E M B R O 2 0 É junto com a natureza que se constrói o futuro. JUNTAS CERTIFICADAS QUE EVITAM A PROLIFERAÇÃO DE BOLORES, FUNGOS E BACTÉRIAS Fugalite Eco CERÂMICA LÍQUIDA

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO. (fev / 2017)

INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO. (fev / 2017) INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO (fev / 2017) Introdução: Os copos de policarbonato transparentes têm alta resistência mecânica e são ideais para a aplicação

Leia mais

Solventes. Armando Meyer NESC/UFRJ

Solventes. Armando Meyer NESC/UFRJ Armando Meyer NESC/UFRJ O que são? São substâncias químicas ou uma mistura líquida de substâncias químicas capazes de dissolver outro material de utilização industrial. Geralmente refere-se a compostos

Leia mais

As tabelas a seguir descrevem algumas categorias gerais de resistência das luvas que servirão de orientação no momento da escolha.

As tabelas a seguir descrevem algumas categorias gerais de resistência das luvas que servirão de orientação no momento da escolha. L U V A S Trata-se de um dos equipamentos de proteção individual (EPI) mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Seu uso exige treinamento, assim como qualquer

Leia mais

WATSTOP. Barreira de cimento com resina epoxídica, para humidades ascensionais e infiltrações de água.

WATSTOP. Barreira de cimento com resina epoxídica, para humidades ascensionais e infiltrações de água. WATSTOP Barreira de cimento com resina epoxídica, para humidades ascensionais e infiltrações de água. Características e Vantagens IMPERMEABILIZANTE TOTAL Elevado desempenho impermeabilizante de água, tanto

Leia mais

Nova Tecnologia TERRA. Cuidamos da Terra, cuidamos de si. Isolamento para um futuro melhor. Tecnologia TERRA

Nova Tecnologia TERRA. Cuidamos da Terra, cuidamos de si. Isolamento para um futuro melhor. Tecnologia TERRA Nova Cuidamos da Terra, cuidamos de si. Isolamento para um futuro melhor URSA, 50 anos de inovação A investigação e a inovação são uma constante na trajetória de URSA, com o objectivo de melhorar continuamente

Leia mais

Fugabella Eco Professional

Fugabella Eco Professional LINHA COLOCAÇÃO / Betumes Orgânicos Minerais para Cerâmica e Pedras Naturais Fugabella Eco Professional Betume orgânico mineral eco-compatível epoxídico de elevada fluidez para juntas de alta resistência

Leia mais

Fugabella Eco. New Collection

Fugabella Eco. New Collection New Collection A Technology inclui todo o know-how tecnológico no acabamento decorativo de pavimentos e revestimentos cerâmicos de mais de 40 anos de experiência e inovação dos laboratórios Kerakoll. Os

Leia mais

A SOLUÇÃO ECO-INTELIGENTE PARA A HIGIENE

A SOLUÇÃO ECO-INTELIGENTE PARA A HIGIENE A SOLUÇÃO ECO-INTELIGENTE PARA A HIGIENE Com um só gesto eco-higiene A SOLUÇÃO ECO-INTELIGENTE PARA A HIGIENE XOP da Proquimia é uma gama de produtos concentrados, embalados em cápsulas hidrossolúveis,

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE NAS COBERTURAS SIKA FEVEREIRO 2014 PATRÍCIA LOPES SIKA PORTUGAL

A SUSTENTABILIDADE NAS COBERTURAS SIKA FEVEREIRO 2014 PATRÍCIA LOPES SIKA PORTUGAL A SUSTENTABILIDADE NAS COBERTURAS SIKA FEVEREIRO 2014 PATRÍCIA LOPES SIKA PORTUGAL CONHECER A SIKA Sika é um dos maiores e mais conceituados fabricantes de produtos para a construção e indústria automóvel

Leia mais

SISTEMA IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL. AquaExpert 1 EXCLUSIVO KERAKOLL

SISTEMA IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL. AquaExpert 1 EXCLUSIVO KERAKOLL SISTEMA IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL AquaExpert EXCLUSIVO KERAKOLL Sistema integrado impermeabilizante eco-compatível específico para varandas, terraços e superfícies horizontais exteriores de pequena

Leia mais

Grupo CIN Apresentação Corporativa

Grupo CIN Apresentação Corporativa Grupo CIN Apresentação Corporativa Acerca da CIN Com mais de 90 anos de experiência no mercado de tintas, o Grupo CIN é líder de mercado na Península Ibérica. Em 2016 o volume de negócios total da CIN

Leia mais

REVESTIMENTOS Sikafloor PurCem Gloss

REVESTIMENTOS Sikafloor PurCem Gloss REVESTIMENTOS Sikafloor PurCem Gloss REVESTIMENTO PAVIMENTOS FUNCIONAL, ECOLÓGICO E ECONÓMICO Sikafloor PurCem Gloss HÍBRIDO DE POLIURETANO - CIMENTO Sistema de pavimento funcional, ecológico e económico

Leia mais

Soluções para adesivos e selantes

Soluções para adesivos e selantes Soluções para adesivos e selantes Com atuação no setor químico e petroquímico global, a Braskem produz um amplo portfólio de resinas termoplásticas e produtos químicos básicos e de performance. Seus 8

Leia mais

sustentabilidade ambiental eficiência energética conforto

sustentabilidade ambiental eficiência energética conforto sustentabilidade ambiental eficiência energética conforto A crescente preocupação com a qualidade do Meio Ambiente exige materiais de construção que contribuam para a Qualidade e Sustentabilidade da construção.

Leia mais

WE SEE FURTHER. Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17

WE SEE FURTHER. Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17 WE SEE FURTHER Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17 WE SEE FURTHER Acreditamos que um telhado pode oferecer muito mais do que:

Leia mais

FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE)

FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE) FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE) 1. Identificação da Preparação e da Empresa Nome Comercial: Sista Solyplast Poliuretano Nova Geração Fabricante/Fornecedor: Henkel Adhesivos y Tecnologias,

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

SISTEMA IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL. AquaExpert 2

SISTEMA IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL. AquaExpert 2 SISTEMA IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL AquaExpert Sistema impermeabilizante eco-compatível específico para varandas, terraços e superfícies horizontais exteriores de qualquer dimensão, que prevejam juntas

Leia mais

P O I N T S. * Rating calculado sobre a média das formulações das cores

P O I N T S. * Rating calculado sobre a média das formulações das cores Patent Pending NINTERNATIONAL PATE T LiNHA COLOCAÇÃO / Betume Orgânicos Minerais para Cerâmica e Pedras Naturais Fugalite Eco Betume ceramizado certificado, eco-compatível de elevada fluidez e facilidade

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

DISPENSADORES BURETA ELETRÔNICA. Características EQUIPAMENTOS

DISPENSADORES BURETA ELETRÔNICA. Características EQUIPAMENTOS DISPENSADOES BUETA ELETÔNICA A Bureta Eletrônica é uma excelente opção para laboratórios que precisam dispensar e titular líquidos manualmente com rapidez e facilidade, garantindo resultados confiáveis

Leia mais

Solventes. Junho 2015

Solventes. Junho 2015 Junho 2015 Solventes Solventes Conheça os Solventes da Braskem. A solução para o seu negócio. Amplo portfólio de solventes com alta performance na solubilização de compostos químicos Desenvolvimento de

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Data da emissão: 23.02.2005 Edição substituta de 24.10.2003 1. Identificação do produto e da empresa Identificação da substância/preparação

Leia mais

FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE)

FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE) FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE) 1. Identificação da Preparação e da Empresa Nome Comercial: Sista Solyplast SP 101 Fabricante/Fornecedor: Henkel Adhesivos y Tecnologias, S.L. -

Leia mais

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS Técnicas de Inspecção e Avaliação do Desempenho de Edifícios QUALIDADE DO

Leia mais

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação Isolamento Sustentável A Gyptec Ibérica de capital nacional e inserida no Grupo Preceram, dedica-se à produção de placas de gesso laminado, através de métodos não poluentes e ambientalmente sustentáveis

Leia mais

INFORMATION FOR MEDICAL PERSONNEL

INFORMATION FOR MEDICAL PERSONNEL Informação para a equipa médica (III) Data: 20/11/2009 Página 1/2 Versão: N 1 (11/01/2007) Revisão: N 2 (11/01/2007) Nome: TINTA PLÁSTICA (A/a) - Mod. CIAV Sociedade: INFORMATION FOR MEDICAL PERSONNEL

Leia mais

2,25 2,36 3,43 3,52 VERDE CORES. Silicones BRANCO TRANSPARENTE. Silicone Universal. Silicone Neutro Plus - METAL

2,25 2,36 3,43 3,52 VERDE CORES. Silicones BRANCO TRANSPARENTE. Silicone Universal. Silicone Neutro Plus - METAL Silicones Silicone Universal Silicone acético de uso universal, monocomponente, para selagem de juntas em sistemas de vidro, caixilharias de alumínio, PVC, madeira e na construção em geral. Tem excelente

Leia mais

Folha de Dados de Segurança do Material

Folha de Dados de Segurança do Material Folha de Dados de Segurança do Material 1. Identificação do produto e da empresa 1.1. Identificação do produto Nome do produto: Código do produto: Ref.: 0403010 1.2. Utilização do produto Solução enzimática

Leia mais

Construção e Reabilitação Sustentáveis: da teoria à implementação prática no exercício projetual

Construção e Reabilitação Sustentáveis: da teoria à implementação prática no exercício projetual Construção e Reabilitação Sustentáveis: da teoria à implementação prática no exercício projetual Ricardo Mateus Universidade do Minho Centro de Investigação CTAC Guimarães, 17 th Portugal 19 th March 2010

Leia mais

Resistência aos Meios dos Produtos PRFV

Resistência aos Meios dos Produtos PRFV Resistência aos Meios dos Produtos PRFV 2 A Acetaldeído todos / não resistente não resistente não resistente Acetato de bário todos 60 resistente resistente resistente Acetato de bário todos 60-80 não

Leia mais

Formação Passive House 2018

Formação Passive House 2018 Passive House Formação Passive House 2018 SWS 2017 PT Hélder Vilaça Telm.: +351 910 304 487 E-mail: vilaca@soudal.com Soudal Window System porquê? Necessidade cada vez maior de soluções sustentáveis &

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) AMOXICILINA TRIHIDRATO.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado

Leia mais

PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS PELA POLÍCIA FEDERAL PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS PELA POLÍCIA FEDERAL LISTA PRODUTO NCM SITUAÇÃO ATUAL ÁCIDO N-ACETILANTRANÍLICO 2914.23.00 Sem Licença ÁCIDO ANTRANÍLICO 2922.43.00 Com Licença ÁCIDO FENILACÉTICO 2916.34.00

Leia mais

Eficiência Energética dos Edifícios (Instalações Industriais) Nuno Martins CT2

Eficiência Energética dos Edifícios (Instalações Industriais) Nuno Martins CT2 (Instalações Industriais) Nuno Martins CT2 Sobre a CT2 Relançada em 23 de Setembro de 2008 Objectivo: Promover o debate e a troca de informações sobre a legislação e outros requisitos aplicáveis às empresas

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Transparente

Boletim Técnico. Cores Transparente Boletim Técnico Produto Removedor Descrição Removedor Renner é um produto especialmente desenvolvido para facilitar o processo de pintura. Sua fórmula é moderna e age rapidamente sobre superfícies de madeira

Leia mais

3,47 3,62 4,80 4,80 VERDE CORES. Silicones BRANCO TRANSPARENTE. Silicone Universal. Silicone Neutro Plus - METAL

3,47 3,62 4,80 4,80 VERDE CORES. Silicones BRANCO TRANSPARENTE. Silicone Universal. Silicone Neutro Plus - METAL 08032019300 Silicones Silicone Universal Silicone acético de uso universal, monocomponente, para selagem de juntas em sistemas de vidro, caixilharias de alumínio, PVC, madeira e na construção em geral.

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) CICLOPIROXOLAMINA.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

Eng. Luís Fernandes Administrador Delegado da AMES Boas Práticas na Gestão de Resíduos 18 de Outubro de 2007

Eng. Luís Fernandes Administrador Delegado da AMES Boas Práticas na Gestão de Resíduos 18 de Outubro de 2007 Eng. Luís Fernandes Administrador Delegado da AMES Boas Práticas na Gestão de Resíduos 18 de Outubro de 2007 Caracterização Nacional do Fluxo de Óleos Alimentares Usados (OAU) Sem modelo de gestão obrigatório,

Leia mais

1.- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. 1.1 Produto: Massa à base de poliéster. COSENTINO SA: Ctra. Baza Huercal Overa, Km 59

1.- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. 1.1 Produto: Massa à base de poliéster. COSENTINO SA: Ctra. Baza Huercal Overa, Km 59 Data de revisão: 03/07/2012 1.- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Produto: Massa à base de poliéster. 1.2 Empresa distribuidora: COSENTINO SA: Ctra. Baza Huercal Overa, Km 59 04850 Cantoria (Almería)

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Data da emissão: 09.02.2005 Edição substituta de 02.12.1999 1. Identificação do produto e da empresa Identificação da substância/preparação

Leia mais

QUEM SOMOS PRODUÇÃO ARMAZENAGEM LOGÍSTICA AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE CERTIFICAÇÃO E LABORATÓRIO PLACAS MASSAS, COLAS E PLACAS ESPECIAIS

QUEM SOMOS PRODUÇÃO ARMAZENAGEM LOGÍSTICA AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE CERTIFICAÇÃO E LABORATÓRIO PLACAS MASSAS, COLAS E PLACAS ESPECIAIS 04 06 08 09 10 11 12 14 15 QUEM SOMOS PRODUÇÃO ARMAZENAGEM LOGÍSTICA AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE CERTIFICAÇÃO E LABORATÓRIO PLACAS MASSAS, COLAS E PLACAS ESPECIAIS SISTEMAS DRYWALL QUEM SOMOS QUAL O NOSSO

Leia mais

As luvas são classificadas em diferentes classes segundo a NP 2310:1989. Classe Modalidade de Proteção Classe Modalidade de Proteção

As luvas são classificadas em diferentes classes segundo a NP 2310:1989. Classe Modalidade de Proteção Classe Modalidade de Proteção 1. SABE ESCOLHER LUVAS DE PROTEÇÃO? Existem vários tipos de luvas com diferentes modalidades de proteção. Sabia que as luvas da classe R são as mais adequadas para trabalhos com riscos elétricos? 2. CLASSES

Leia mais

Qualidade do ar interior

Qualidade do ar interior Qualidade do ar interior A perspectiva Do Colégio de Ambiente da Ordem dos Engenheiros Colégio de engenharia do ambiente 08/02/12 O Colégio de engenharia do ambiente O colégio de engenharia do ambiente

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) PROGESTERONA.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

LISTA DE PRODUTOS CONTROLADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

LISTA DE PRODUTOS CONTROLADOS PELA POLÍCIA FEDERAL LISTA DE PRODUTOS CONTROLADOS PELA POLÍCIA FEDERAL PRODUTOS CONTROLADOS POLÍCIA FEDERAL CÓDIGO NCM 1,1-CARBONILDIIMIDAZOLE 2933.29.99 1,2-DICLOROETANO 2903.15.00 1-FENIL-2-PROPANONA 2914.31.00 2,5-DIMETOXIFENETILAMINA

Leia mais

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança Reabilitação de Edifícios Soluções Térmicas T e Controlo de Custos Membranas Líquidas L de Impermeabilização Relação de Confiança Estado da Arte Coberturas em Portugal Coberturas com telha cerâmica Substituição

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Data da emissão: 14.09.2006 Edição substituta de 15.09.2000 1. Identificação do produto e da empresa Identificação da substância/preparação

Leia mais

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS Vasco Peixoto de Freitas Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-1 www.patorreb.com Estrutura do Site Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-2

Leia mais

REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING

REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT &

Leia mais

Reciclável como inerte

Reciclável como inerte LINHA COLOCAÇÃO / Preparação de Suportes de Colocação Nanoflex Sem Limites Gel-membrana impermeável, super-adesiva, ultra-trabalhável, para a impermeabilização transpirável, anti-alcalina e resistente

Leia mais

CONHEÇA AS CORES E AS TEXTURAS QUE MAIS LHE PODERÃO AGRADAR E CALCULE O ORÇAMENTO DA OBRA DO CASACO TÉRMICO PARA A SUA CASA, OU CONDOMÍNIO EM

CONHEÇA AS CORES E AS TEXTURAS QUE MAIS LHE PODERÃO AGRADAR E CALCULE O ORÇAMENTO DA OBRA DO CASACO TÉRMICO PARA A SUA CASA, OU CONDOMÍNIO EM CONHEÇA AS CORES E AS TEXTURAS QUE MAIS LHE PODERÃO AGRADAR E CALCULE O ORÇAMENTO DA OBRA DO CASACO TÉRMICO PARA A SUA CASA, OU CONDOMÍNIO EM WWW.SIKATHERMOCOAT.PT Gostaria de mais conforto térmico? De

Leia mais

Pavimentos SOLUÇÃO PARA INTERIORES E EXTERIORES

Pavimentos SOLUÇÃO PARA INTERIORES E EXTERIORES Pavimentos SOLUÇÃO PARA INTERIORES E EXTERIORES Catálogo Bostik Smart Solutions 2018 QR-Code/Download Catálogo Den Braven Catálogo de Produtos QR-Code/Download CatálogoTectane Catálogo de Produtos QR-Code/Download

Leia mais

Autolimpeza em Betão. A Nanotecnologia nos Materiais de Construção. Raquel Pereira (Doutoranda)

Autolimpeza em Betão. A Nanotecnologia nos Materiais de Construção. Raquel Pereira (Doutoranda) Autolimpeza em Betão A Nanotecnologia nos Materiais de Construção Raquel Pereira (Doutoranda) Orientação: Prof. João Bordado (IST) Angela Nunes (Secil) Co-Orientação: Prof. Eduardo Julio (IST) Ordem dos

Leia mais

Os Resultados da Verificação do RCCTE em Almada

Os Resultados da Verificação do RCCTE em Almada Workshop Os Aspectos Energéticos na Concepção de Edifícios Os Resultados da Verificação do RCCTE em Almada Carlos Sousa Elisabete Serra AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada Fórum Romeu Correia

Leia mais

Pattex Nural 27 B (seringa) Data de revisão 16/11/2006 Versão 01 INSTITUTO NACIONAL DE TOXICOLOGIA :

Pattex Nural 27 B (seringa) Data de revisão 16/11/2006 Versão 01 INSTITUTO NACIONAL DE TOXICOLOGIA : HENKEL IBERICA Henkel Ficha de Dados de Segurança Segundo a directiva 93/112/CE ( rev 2001/58/CE ) Pattex Nural 27 B (seringa) Data de revisão 16/11/2006 Versão 01 1.- IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA

Leia mais

Laminados Kerakoll : os revolucionários sistemas para a colocação impermeável, garantidos para manter seca a sua casa

Laminados Kerakoll : os revolucionários sistemas para a colocação impermeável, garantidos para manter seca a sua casa Laminados Kerakoll : os revolucionários sistemas para a colocação impermeável, garantidos para manter seca a sua casa Os limites técnicos e aplicativos dos sistemas impermeabilizantes velhos são superados

Leia mais

REABILITAÇÃO TÉRMICA DE EDIFÍCIOS

REABILITAÇÃO TÉRMICA DE EDIFÍCIOS Reabilitação Urbana Sustentável 13 de Março de 2008 Auditório Alto dos Moinhos REABILITAÇÃO TÉRMICA DE EDIFÍCIOS Carlos Carlos Pina Pina dos dos Santos Santos Investigador Investigador Principal Principal

Leia mais

Prof: Francisco Sallas

Prof: Francisco Sallas Prof: Francisco Sallas Classificado como hidrocarboneto aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático. É líquido, inflamável, incolor

Leia mais

lã mineral isolamento térmico e acústico isolamentos minerais volcalis.pt

lã mineral isolamento térmico e acústico isolamentos minerais volcalis.pt lã mineral isolamento térmico e acústico isolamentos minerais volcalis.pt conforto agora é mais fácil Lã mineral Volcalis, isolamento eficiente, seguro e acessível Isolamento térmico e acústico geral@volcalis.pt

Leia mais

P O I N T S. * Rating calculado sobre a média das formulações das cores

P O I N T S. * Rating calculado sobre a média das formulações das cores Patent Pending NINTERNATIONAL PATE T Linha Colocação / Betumes Orgânicos Minerais para Cerâmica e Pedras Naturais Fugalite Eco Betume e adesivo ceramizado certificado, eco-compatível de elevada fluidez

Leia mais

FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA

FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA LUVAS E ROUPAS DE PROTEÇÃO 14/09/2011 1 LUVAS PARA PROTEÇÃO CONTRA SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E ROUPAS DE PROTEÇÃO PROGRAMA: TIPOS DE LUVAS CONTRA PRODUTOS QUÍMICOS; PRINCIPAIS

Leia mais

Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção

Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção A. Baio Dias Construção Sustentável Oportunidades e desafios na internacionalização 1 Concreta,

Leia mais

K-FLEX K-FLEX AL CLAD SYSTEM 24 U M A N O V A G E R A Ç Ã O D E M A T E R I A I S D E I S O L A M E N T O

K-FLEX K-FLEX AL CLAD SYSTEM 24 U M A N O V A G E R A Ç Ã O D E M A T E R I A I S D E I S O L A M E N T O AL CLAD SYSTEM 24 U M A N O V A G E R A Ç Ã O D E M A T E R I A I S D E I S O L A M E N T O AL CLAD SYSTEM AL CLAD SYSTEM ECONOMIZA NO TEMPO DE INSTALAÇÃO 40% ATÉ Auto-extinguível Versátil e flexível Redução

Leia mais

O seu bem-estar é o nosso compromisso

O seu bem-estar é o nosso compromisso O seu bem-estar é o nosso compromisso Índice Incontinência grave - Dermobandas - IndasForm - IndaSlip - Gama Premium - Gama Classic Incontinência leve - Indasec Mulher - Indasec Homem - Indasec Pant Protectores

Leia mais

Granel Nural 34B. Data de revisão 03/11/2005 Versão 02 INSTITUTO NACIONAL DE TOXICOLOGIA :

Granel Nural 34B. Data de revisão 03/11/2005 Versão 02 INSTITUTO NACIONAL DE TOXICOLOGIA : HENKEL IBERICA Henkel Ficha de Dados de Segurança Segundo a directiva 93/112/CE ( rev 2001/58/CE ) Granel Nural 34B Data de revisão 03/11/2005 Versão 02 1.- IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1

Leia mais

A importância da embalagem. Margarida Alves 23 março 2018

A importância da embalagem. Margarida Alves 23 março 2018 A importância da embalagem Margarida Alves 23 março 2018 CNE Centro Nacional de Embalagem O Centro Nacional de Embalagem, fundado em 1973, é uma Associação de pessoas singulares e coletivas sem fins lucrativos,

Leia mais

Aula 4 Certificação de edifícios sustentáveis. Daniel R. Medeiros

Aula 4 Certificação de edifícios sustentáveis. Daniel R. Medeiros Aula 4 Certificação de edifícios sustentáveis Daniel R. Medeiros CATEGORIA Sustentabilidade do Espaço PRÉ REQUISITOS PONTOS Platina Racionalização do Uso da Água Eficiência Energética P Ouro Sustentabilidade

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@ topeca. pt www.topeca.pt Pág. 2 juntas em cor para mosaico,

Leia mais

Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade. Prof. João Appleton A2P. Reabilitação Sustentável. João Appleton

Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade. Prof. João Appleton A2P. Reabilitação Sustentável. João Appleton Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade Prof. João Appleton A2P Reabilitação Sustentável João Appleton 28 de Maio de 2009 1 Reabilitação Sustentável A reabilitação de edifícios antigos é hoje uma tarefa

Leia mais

PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DE RCD EM BETÃO. Isabel M. Martins Arlindo F. Gonçalves

PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DE RCD EM BETÃO. Isabel M. Martins Arlindo F. Gonçalves PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DE RCD EM BETÃO Isabel M. Martins Arlindo F. Gonçalves Enquadramento Zonas urbanas: 2008 68% população 2020 80% população Consumo intensivo de recursos Aumento de resíduos (Eurostat

Leia mais

MESTRADO EM ARQUITECTURA

MESTRADO EM ARQUITECTURA MESTRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA HUMIDADES EM EDIFÍCIOS Cristina Matos Silva Tipos de Humidades A manifestação de humidade nos edifícios pode provocar graves

Leia mais

Standard Plus. A solução universal em pisos. Recomendado para os segmentos: Standard Plus (cores , e )

Standard Plus. A solução universal em pisos. Recomendado para os segmentos: Standard Plus (cores , e ) Standard Plus A solução universal em pisos. Standard Plus (cores 21003911, 21003492 e 21003916) Recomendado para os segmentos: SAÚDE Corporativo Hotelaria Comercial Educação Standard Plus Standard Plus

Leia mais

Índice. PNUEA...pág.8, 9 6. PNUEA Metas a atingir sobre os

Índice. PNUEA...pág.8, 9 6. PNUEA Metas a atingir sobre os Cristina C. Santos Alves Instituto Superior de Agronomia Concurso SNIRH Júnior (Recursos Hídricos e Biodiversidade) Março 2011 1 Índice 1. Introdução pág.3 2. Problemática pág.4 3. Consumo da água a nível

Leia mais

COMO OPTAR POR PRODUTOS PARA A CONSTRUÇÃO, MAIS SUSTENTÁVEIS.

COMO OPTAR POR PRODUTOS PARA A CONSTRUÇÃO, MAIS SUSTENTÁVEIS. COMO OPTAR POR PRODUTOS PARA A CONSTRUÇÃO, MAIS SUSTENTÁVEIS. O que são produtos sustentáveis? O que são produtos sustentáveis? São aqueles que usam os recursos materiais o mais eficiente possível, na

Leia mais

DICAS DE SEGURANÇA. Safety tips

DICAS DE SEGURANÇA. Safety tips TEMA nº9: RESPONSÁVEL: Luvas de Segurança Wanderson Monteiro Luvas de segurança, ou luvas de proteção, são luvas específicas para muitas atividades profissionais, tanto comerciais como industriais, que

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

s-107 Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características

s-107 Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características Ficha técnica S-107 é um mástique de silicone acético para a selagem de juntas. Especialmente recomendado para a selagem de juntas em casas de banho e de juntas perimétricas em revestimentos cerâmicos.

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO MEMBRANAS BETUMINOSOSAS

FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO MEMBRANAS BETUMINOSOSAS FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO MEMBRANAS BETUMINOSOSAS 1.Identificação da preparação e da empresa Nome comercial: Membranas betuminosas comercializadas pela SOTECNISOL, S.A.: ECOPLAS 30 40 PY 30 40G PY

Leia mais

NURAL 10 PARTE A. Edição de 16/11/ COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES

NURAL 10 PARTE A. Edição de 16/11/ COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES HENKEL ADHESIVOS Ficha de Dados de Segurança 93/112/CE Henkel Segundo a directiva NURAL 10 PARTE A Edição de 16/11/98 1.- IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 Identificação da preparação Nural

Leia mais

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000.

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Introdução A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Esta Empresa tem a sua origem na Jomafil, e com os conhecimentos adquiridos ao longo de

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA. : Aditivo de molha

1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA. : Aditivo de molha 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA Identificação da substância/preparação Nome do produto : Utilização da substância / Preparação : Aditivo de molha Identificação da sociedade/empresa

Leia mais

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem e revestimento de placas de poliestireno. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência:

Leia mais

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX Objectivos do trabalho Caracterização da solução ETICS para o revestimento de fachadas, do ponto de

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Data da emissão: 27.02.2003 Edição substituta de 10.10.1996 1. Identificação do produto e da empresa Identificação da substância/preparação

Leia mais

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial: Empresa: Endereço: Cidade: Telefone: Telefone de emergência: E-mail: Principais

Leia mais

ARGAMASSAS CIMENTÍCIAS

ARGAMASSAS CIMENTÍCIAS ARGAMASSAS CIMENTÍCIAS Tabela de Mercado potencial / Aplicações Residencial e não residencial (utilização ligeira a média) Betonilha Argamassa de nivelamento Industrial (utilização média a alta) Argamassa

Leia mais

Granel Nural 21B. Data de revisão 03/11/2005 Versão 02 INSTITUTO NACIONAL DE TOXICOLOGIA:

Granel Nural 21B. Data de revisão 03/11/2005 Versão 02 INSTITUTO NACIONAL DE TOXICOLOGIA: HENKEL IBERICA Henkel Folha de Segurança Segundo Directiva 93/112/CE (rev 2001/58/CE) Granel Nural 21B Data de revisão 03/11/2005 Versão 02 1.- IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 Identificação

Leia mais

Qualidade do ar. PhD Armindo Monjane - Dep. Quimica UP

Qualidade do ar. PhD Armindo Monjane - Dep. Quimica UP Qualidade do ar Inventário das fontes de poluição Condições climáticas e geomorfológicas Monitoração da qualidade do ar Padrões de qualidade do ar Métodos de amostragem e analíticos Fontes móveis de emissão

Leia mais

Agentes Químicos em Ambiente Hospitalar. Ana Cruz Nogueira Unidade de Ar e Saúde Ocupacional Departamento de Saúde Ambiental

Agentes Químicos em Ambiente Hospitalar. Ana Cruz Nogueira Unidade de Ar e Saúde Ocupacional Departamento de Saúde Ambiental Agentes Químicos em Ambiente Hospitalar Exposição Profissional a Sevoflurano Ana Cruz Nogueira Unidade de Ar e Saúde Ocupacional Departamento de Saúde Ambiental Agentes Químicos em Ambiente Hospitalar

Leia mais

PROPRIEDADES e DESEMPENHO dos MATERIAIS

PROPRIEDADES e DESEMPENHO dos MATERIAIS PROPRIEDADES e DESEMPENHO dos MATERIAIS Fernanda Margarido Departamento de Engenharia de Materiais IST Instituto Superior Técnico http://demat.ist.utl.pt Desenvolvimento Sustentável (1987) HOMEM RECURSOS

Leia mais

MÉTODOS DE RENOVAÇÃO DO AR. Engº André Zaghetto

MÉTODOS DE RENOVAÇÃO DO AR. Engº André Zaghetto MÉTODOS DE RENOVAÇÃO DO AR Engº André Zaghetto 1 Ventilação Há muito tempo temos o conhecimento da importância da ventilação para a nossa saúde. As grandes entradas de ar, promoviam a ventilação prevenindo

Leia mais

DURO-EUROPA ACRYLIC PRIMER

DURO-EUROPA ACRYLIC PRIMER Ficha Técnica Rev01, Outubro 2017 DURO-EUROPA ACRYLIC PRIMER PROPRIEDADES DESCRIÇÃO DuroEuropa Acrylic Primer: É um primário de aderência para argamassas e seladores de poros. É uma dispersão aquosa de

Leia mais

Consultoria Especializada em Produtos Químicos Controlados

Consultoria Especializada em Produtos Químicos Controlados PRODUTO NCM ACETALDEÍDO 2912.12.000 ACETATO DE ETILA 2915.31.000 ACETATO DE ISOAMILA 2915.39.390 ACETATO DE ISOBUTILA 2915.34.000 ACETATO DE ISOPROPILA 2915.39.391 ACETATO DE N-BUTILA 2915.33.000 ACETATO

Leia mais