CRANBERRY EXTRATO SECO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRANBERRY EXTRATO SECO"

Transcrição

1 CRANBERRY EXTRATO SECO Tratamento e prevenção das infecções do trato urinário INTRODUÇÃO O Cranberry é uma fruta diferente de qualquer outra do mundo. Nos Estados Unidos ela tem um importante papel nos tradicionais feriados e é símbolo de uma vida saudável. Sua história data de centenas de anos, por volta de 1620, quando americanos misturavam carne de alce com uma pasta, elaborada com a fruta, para conservar o alimento por um longo período. Além disso, também usavam o suco vermelho como tinta natural na coloração de tapetes, cobertores e roupas e, ainda, acreditavam em suas propriedades anti-sépticas, pois utilizavam o Cranberry em ferimentos causados por flechas venenosas. Conta à lenda que os peregrinos serviram Cranberries no primeiro dia de Ação de Graças em Plymouth, juntamente com peru selvagem. Durante a 2ª Guerra Mundial, tropas americanas solicitavam em torno de um milhão de quilos de Cranberries desidratadas, por ano, como forma de alimentação saudável para os soldados. O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, estes componentes podem impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário. As propriedades de anti-adesão do Cranberry podem também inibir as bactérias associadas à úlcera estomacal. Pesquisas científicas recentes também demonstram que o Cranberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio, deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.

2 DESCRIÇÃO Constituintes Químicos do Extrato Seco de Cranberry: Ácido acético, ácido ascórbico, ácido cáprico, ácido cítrico, ácido málico, ácido valeriânico, arbutina, astragalina, sitosterol, cálcio, epicatequina, escopoletina, esculetina, ferro, magnésio, pectina, potássio, selênio, zinco e tanino. PROPRIEDADES Cranberry no Trato urinário Os povos indígenas utilizam por séculos preparações de Cranberry para tratar infecções do trato urinário (UTI) e outras doenças. Por conter proantocianidinas (PACs), que inibe a adesão das bactérias, incluindo a Escherichia coli, ao epitélio do trato urinário e subsequentemente ocorre a diminuição da reprodução da bactéria que causa a infecção. Howell foi o primeiro a relatar as propriedades de antiadesão do Cranberry em Em 2002, a Conferência de Biologia Experimental, relatou através de um estudo clínico com 6 voluntários que o suco de Cranberry impede a adesão da E. coli nas células do trato urinário através da contagem de E. Coli na urina dos voluntários. Gráfico 1: Atividade de antiadesão bacteriana da proantocianidina presente no Cranberry e em outros alimentos.

3 Antiadesão bacteriana e Resistência ao antibiótico As teorias recentes referem que o mecanismo de ação do Cranberry na prevenção das infecções do trato urinário está relacionado à acidificação da urina. Entretanto, este mecanismo ainda não foi confirmado. Os compostos responsáveis foram identificados por Howell como proantocianidinas e taninos condensados. Um trabalho mais detalhado apresentou em abril de 2002 que em testes com Cranberries, uvas, maçãs, chás e chocolates, apenas os Cranberries exibiram a habilidade de impedir a adesão da bactéria. Novas pesquisas indicam que o Cranberry pode agir em outra parte do corpo, além do trato urinário de encontro também a outras bactérias. A adesão dos diferentes tipos de bactérias que causam úlceras no estômago e doença periodental (cáries), pode ser inibida na presença do Cranberry, e é provável ainda que outras bactérias susceptíveis também sejam. O consumo regular de Cranberry não só ajuda a manter a saúde, mas reduz o número de infecções, e sendo assim evita que sejam ingeridas altas doses de antibióticos, reduzindo ainda a probabilidade de aparecimento de bactérias resistentes, sendo que este é um problema de saúde pública de proporção global. Antioxidante Os antioxidantes são compostos produzidos naturalmente pelo organismo humano e/ou ingeridos. Eles têm a habilidade de estabilizar radicais livres doando um elétron. Sobre circunstâncias de stress a habilidade do corpo humano em produzir antioxidantes pode se tornar severamente danificada. Os Cranberries podem servir como uma boa fonte suplementar de antioxidantes. A comunidade médica está sempre interessada em reconhecer antioxidantes importantes para o combate às doenças. Os Cranberries são um dos ativos de interesse médico por conter mais antioxidantes fenólicos quando comparados as 19 frutas geralmente consumidas, de acordo com um estudo publicado em Novembro de 2001 na edição do Journal of Agriculture and Food Chemistry. De acordo com um estudo do Dr. Joe Vinson da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, estes antioxidantes podem ter um papel importante na prevenção de doenças do coração e em determinados tipos de câncer.

4 Gráfico 2: Comparação do poder antioxidante do Cranberry em relação às frutas normalmente consumidas. Odontologia Um estudo publicado no Journal of the American Dental Association relatou que um componente de alto peso molecular do Cranberry tem a habilidade de reverter e inibir a agregação de determinadas bactérias orais responsáveis pela placa dental e doença peridental in vitro. Além do Cranberry, este ativo também foi isolado de Blueberry, mangas, pêssegos, ameixas e framboesas. A atividade de inibição foi encontrada apenas no Cranberry, porém uma atividade mais fraca foi encontrada no Blueberry e as outras frutas testadas não mostraram nenhuma atividade de inibição. Critical Reviews in Food Science and Nutrition relatou em uma experimentação clínica preliminar o uso do enxaguatório bucal contendo Cranberry, as amostras de saliva do grupo experimental mostraram a redução da formação de colônias de Streptococcus mutans comparado ao grupo placebo. Uma grande porcentagem da cárie dental pode ser atribuída ao S. mutans. Úlcera As úlceras pépticas estão aumentando constantemente e ao contrário da causa ser o estresse e/ou a acidez estomacal, seu crescimento se dá pela infecção da bactéria Helicobacter pylori. Um constituinte de alto peso molecular presente no suco de Cranberry foi usado para inibir a adesão do H. pylori no fluído gástrico in vitro. Estes resultados preliminares sugerem que o Cranberry pode ser benéfico na prevenção de úlceras pépticas com a inibição da adesão do H. pylori no epitélio gástrico.

5 O H. pylori é capaz de sobreviver no revestimento da mucosa do estômago e do duodeno neutralizando o ácido do estômago, em seu ambiente local, através da hidrólise da ureia. Em países ocidentais aproximadamente 50% das pessoas acima de 60 anos são afetadas. 25 milhões de americanos sofreram de úlcera péptica em alguma fase de sua vida e existem aproximadamente 1 milhão de hospitalizações por ano relacionadas às úlceras nos E.U.A. A maioria dos adultos (80-90%) e 10% das crianças são afetadas. Além das úlceras, a infecção por H. pylori é ligada aos adenocarcinomas gástricos (câncer de estômago), a doença de refluxo e as gastrites (inflamação no estômago). Coração A aterosclerose, no termo mais simples, é a acumulação nas artérias da lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou "mau colesterol" tendo por resultado um fluxo restrito do sangue. Nos estágios avançados da doença o fluxo sanguíneo pode ser diminuído severamente ou cessar completamente tendo por resultado a angina, a trombose e/ou o infarto do miocárdio. Os flavonoides foram mostrados como potentes antioxidantes in vitro e in vivo e podem reduzir o risco da aterosclerose. Os Cranberries contêm quantidades significativas de flavonoides e de compostos polifenólicos que foram demonstrados para inibir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou mau colesterol. Antienvelhecimento Os cientistas do Centro de Pesquisa de Nutrição Humana (USDA) têm encontrado resultados promissores associados com a elevação das dietas de antioxidantes e de outros fitonutrientes. Os estudos preliminares sugerem que dietas que contêm frutas e vegetais com altos valores de ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity) podem fornecer proteção contra a perda da coordenação e da memória associadas à idade elevada. Os Cranberries marcam a elevação na escala antioxidante em 1750 unidades de ORAC por 100g da fruta fresca. Utilizando um modelo animal, James Joseph, Ph.D. e Bárbara Shukitt-Hale Ph.D. têm demonstrado a habilidade dos Cranberries em proteger as células do cérebro dos danos causados por radicais livres e das perdas subsequentes das funções cognitivas. Ratos nutridos de dietas suplementadas com Cranberries são passados por uma série de testes para avaliar sua função neural comparada a um grupo de controle. Os resultados preliminares indicam que é convincente a evidência de que o Cranberry pode ajudar a proteger o cérebro dos danos neurológicos.

6 Gráfico 3: Valores de ORAC (Capacidade de Absorbância do Radical Oxigênio) em diversas frutas e vegetais. ESTUDOS 1 - Ingestão do suco de Cranberry promove a redução da aderência da Escherichia coli nas células uroepiteliais da bexiga urinária. (World J Urol. 2006) As infecções do trato urinário são responsáveis por mais de 11 milhões de visitas ao médico anualmente nos Estados Unidos e tornaram-se cada vez mais resistentes à terapia com antibióticos. Este estudo recente sugere que as proantocianidinas do Cranberry (taninos condensados) podem inibir a adesão da Escherichia coli às células epiteliais do trato urinário, impedindo, desta forma, a ocorrência da infecção. Materiais e métodos O estudo apresentou os seguintes tipos de regime: 250 ml de placebo ml de água mineral 750 ml de placebo 250 ml de suco de Cranberry ml de água mineral 750 ml de suco de Cranberry

7 A bebida foi ingerida no jantar. Participaram do estudo 20 voluntários sadios, sendo 10 homens e 10 mulheres. Cada voluntário experimentou os quatro regimes sucessivamente, em ordem aleatória, com um período sem tratamento por pelo menos 6 dias entre cada mudança de regime. A primeira urina colhida pela manhã após a ingestão de Cranberry ou de placebo, foi utilizada para cultivo das bactérias. Foram utilizadas seis cepas uropatogênicas da Escherichia coli previamente isoladas de pacientes com infecção do trato urinário sintomática. Foi testada sua habilidade de adesão na linha celular T24 da bexiga, in vitro. Resultados Não houve diferenças significativas no ph e na gravidade específica entre as amostras de urina coletadas após a ingestão do Cranberry ou do placebo. Após a ingestão do Cranberry foi observada uma redução significativa, dose-dependente na aderência bacteriana. Conclusão Comparado ao placebo, a ingestão de suco de Cranberry promove atividade antiaderente significativa contra diferentes cepas uropatogênicas da E. coli na urina. 2 - Eficácia do suco de Cranberry na infecção por Helicobacter pylori: uma experimentação randomizada Placebo-Controlada, Duplo-Cega. (Zhang et al., 2005) Materiais e métodos 189 adultos infectados pela bactéria H. pylori foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 97 adultos ingeriram o suco de Cranberry (250 ml) e 92 adultos o placebo, ambos durante 90 dias. O grau de infecção do H. pylori foi determinado usando o teste da respiração (13C-urea). Resultados Os resultados foram significativos, pois após 90 dias, o grau de infecção foi determinado e 14 dos 97 adultos (14,43%) do grupo que ingeriu o suco de Cranberry e 5 dos 92 adultos (5,44%) do grupo do placebo tiveram resultados de teste negativos da respiração (13C-urea). Conclusão O consumo regular do suco de Cranberry pode suprimir a infecção do H. pylori em populações infectadas e com propensão ao câncer gástrico.

8 3 - Constituintes de elevado peso molecular do Cranberry interferem na agregação de bactérias que formam a placa dental. (Weiss et al., 1998) Evidências sugerem que as proantocianidinas contidas no Cranberry interferem na agregação de bactérias que formam a placa dental. Baseado nisto, o Cranberry tem sido proposto no tratamento profilático de doenças bucais. INDICAÇÕES Infecção do trato urinário (tratamento e prevenção). Doença periodontal. Tratamento de úlcera estomacal causada por H. pylori. Antienvelhecimento. Anticâncer. CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA Via oral é utilizado na dose de 300 a 400mg do extrato duas vezes ao dia. Não é necessário aplicar fator de correção. CONTRAINDICAÇÕES Nefrolitíase. É considerado seguro seu uso na gravidez e na lactação. REAÇÕES ADVERSAS E TOXICIDADE Cranberry apresenta segurança quando usado oralmente, embora as doses altas podem causar diarreia e sintomas gastrintestinais. PRECAUÇÕES Deve ser utilizado com extrema precaução em crianças com idade abaixo de 2 anos. Utilizar com cautela em indivíduos sob medicação e com condições médicas pré-existentes.

9 RECOMENDAÇÕES FARMACOTÉCNICAS Sugestão de excipiente: Dióxido de silício coloidal 1% ou celulose microcristalina qsp 100%. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS O excessivo uso de Cranberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de alguns medicamentos, tais como certos antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina. Baseado nisto, o uso de Cranberry é indicado como antídoto em overdose por fenciclidina (Bratman et al., 2003). Não há relatos de interação com antibióticos, mas teoricamente alguns antibióticos parecem inibir a acidificação urinária (Bratman et al., 2003). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Informações do Fornecedor Ningbo Chemicals (9428). Bratman.S.Girman.A.M.HANDBOOK OF HERBS AND SUPPLEMENTS THERAPEUTIC USES.St.Louis:Mosby,2003. Cranberry. Disponível em: Efficacy of Cranberry Juice on Helicobacter pylori Infection: a Double-Blind, Randomized Placebo- Controlled Trial. Disponível em: Krinsky.D.L.LaValle.J.B.Hawkins.E.B.Pelton.R.Willis.N.A.NATURAL THERAPEUTICS POCKET GUIDE.2º edição.apha. Kontiokari, T.; Sundqvist, K.; Nuutinen, M. et al. Randomised Trial of Cranberry-Lingonberry Juice and Lactobacillus GG Drink for the Prevention of Urinary Tract Infections In Women. BMJ, 2001, 322(7302):1571. Leung, AY & Foster, S. Encyclopedia of Common Natural Ingredients Used in Foods, Drugs, and Cosmetics. New York, NY: Wiley, 1996, The Cranberry Institute. Disponível em: Zafriri, D.; Ofek, I.; Adar, R. et al. Inhibitory Activity of Cranberry Juice on Adherence of Type 1 and Type P Frimbriated Escherichia coli to Eucaryotic Cells. Antimicrob. Agents Chemoter., 1989, 33(1):92-8. Weiss, E.I.; Lev-Dor, R.; Kashamn, Y. et al. Inhibiting interspecies coaggregation of plaque bacteria with a cranberry juice constituent. JADA, 1998;129: World J Urol Jan 6;:1-7.

10

CRAMBERRY EXTRATO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO

CRAMBERRY EXTRATO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO CRAMBERRY EXTRATO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO Nome comum: Cramberry Nome científico: Vaccinium macrocarpon Família: Ericaceae Parte usada: Fruto O Cramberry é uma fruta diferente

Leia mais

CRANBERRY EXTRATO SECO

CRANBERRY EXTRATO SECO Informações Técnicas CRANBERRY EXTRATO SECO Tratamento e prevenção das infecções do trato urinário NOME COMUM: Cranberry NOME CIENTÍFICO: Vaccinium macrocarpon FAMÍLIA: Ericaceae PARTE USADA: Fruto INTRODUÇÃO

Leia mais

Cranberry. Tratamento e prevenção infecção urinária

Cranberry. Tratamento e prevenção infecção urinária Cranberry Tratamento e prevenção infecção urinária Nome científico: Vaccinium macrocarpon Família: Ericaceae Parte utilizada: fruto Ativos: antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados

Leia mais

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS CARTA DE Drinks 1. DRINK DE MAÇÃ E CANELA 1 colher (café) de canela em pó (3g) 1 rama de canela para decorar 1 fatia fina de maçã vermelha com casca ralada (30g) Modo de Preparo: em uma taça, coloque a

Leia mais

Extrato de Cranberry (Vaccinium macrocarpon)

Extrato de Cranberry (Vaccinium macrocarpon) Extrato de Cranberry (Vaccinium macrocarpon) Eficácia na prevenção de infecções do Trato Urinário: Inibe a fixação bacteriana Extrato de Cranberry (Vaccinium macrocarpon) Eficácia na prevenção de infecções

Leia mais

Cranberry (Vaccinium macrocarpon) Tratamento e Prevenção da Infecção Urinária

Cranberry (Vaccinium macrocarpon) Tratamento e Prevenção da Infecção Urinária Cranberry (Vaccinium macrocarpon) Tratamento e Prevenção da Infecção Urinária Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas,

Leia mais

PEPTULAN. (subcitrato de bismuto coloidal)

PEPTULAN. (subcitrato de bismuto coloidal) PEPTULAN (subcitrato de bismuto coloidal) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Comprimido revestido 120mg I - IDENTIFICAÇÃO DO : PEPTULAN subcitrato de bismuto coloidal APRESENTAÇÃO Comprimido

Leia mais

PEPTULAN. (subcitrato de bismuto coloidal)

PEPTULAN. (subcitrato de bismuto coloidal) PEPTULAN (subcitrato de bismuto coloidal) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Comprimido revestido 120mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: PEPTULAN subcitrato de bismuto coloidal APRESENTAÇÃO

Leia mais

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013 Mestranda: Mariana Camargos de Paula Junho/2013 Alimentação Mito? Se refere às crenças comuns (sem fundamento científico) de diversas comunidades. Alimentos Combinação de certos tipos de alimentos que

Leia mais

Flebon é indicado no tratamento da fragilidade dos vasos e do inchaço (edema) de membros inferiores, na prevenção das

Flebon é indicado no tratamento da fragilidade dos vasos e do inchaço (edema) de membros inferiores, na prevenção das Pinus pinaster (Pycnogenol ) Nomeclatura botânica oficial: Pinus pinaster Aiton Nomeclatura popular: Pycnogenol e pinho marítimo Gênero: Pinus Subespécie: Atlântica del Villar Família: Pinaceae Parte utilizada:

Leia mais

ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek Nomenclatura popular: Espinheira santa, cancerosa, cancorosa-de-sete-espinhos, cancrosa,

Leia mais

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico.

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico. Suco de Laranja Laranja. A Laranja é uma fruta cítrica popular por seu sabor doce e picante. Elas pertencem à família Rutaceae e são cultivadas e consumido em todo o mundo. Além disso, Há um número de

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade

Leia mais

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Peumus boldus Molina Nomenclatura popular: Boldo, Boldo do Chile Família: Monimiaceae Parte da planta utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Contra indicações de Pratiprazol Estemedicamentoécontraindicadoempacientescomhipersensibilidadeaoomeprazolouaqualquer componente da fórmula.

Contra indicações de Pratiprazol Estemedicamentoécontraindicadoempacientescomhipersensibilidadeaoomeprazolouaqualquer componente da fórmula. Laboratório Prati, Donaduzzi Apresentação de Pratiprazol 10 mg em embalagem com 14, 30, 60, 90 ou 300 cápsulas. 20 mg em embalagem com 7, 14, 28, 30, 60, 90, 280, 300, 320, 350 ou 1400 cápsulas. 40 mg

Leia mais

Flebon. Pinus pinaster (Pycnogenol )

Flebon. Pinus pinaster (Pycnogenol ) Flebon Pinus pinaster (Pycnogenol ) Nomeclatura botânica oficial: Pinus pinaster Aiton Nomeclatura popular: Pycnogenol e pinho marítimo Gênero: Pinus Subespécie: Atlântica del Villar Família: Pinaceae

Leia mais

Ácido alfa lipóico. Identificação. Material Técnico. Fórmula Molecular: C 8 H 14 O 2 S 2. Peso molecular: DCB/ DCI: Não aplicável

Ácido alfa lipóico. Identificação. Material Técnico. Fórmula Molecular: C 8 H 14 O 2 S 2. Peso molecular: DCB/ DCI: Não aplicável Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 8 H 14 O 2 S 2 Peso molecular: 206.33 DCB/ DCI: Não aplicável CAS: 1077-28-7 INCI: Lipoic acid Sinonímia: Não aplicável Denominação botânica: Não aplicável

Leia mais

VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO

VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO Base para Chá Sabor Limão Introdução O Mate torrado com nome científico Ilex paraguariensis, pertence à família Aquifoliaceae, é nativa da América do Sul, que em combinação

Leia mais

GASTROSIL. Maytenus ilicifolia Espinheira-Santa

GASTROSIL. Maytenus ilicifolia Espinheira-Santa GASTROSIL Maytenus ilicifolia Espinheira-Santa MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Forma Farmacêutica: Emulsão oral Cápsulas Gelatinosas Via de Administração: oral Apresentação: Frasco PET âmbar contendo 150,0 ml

Leia mais

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 mg/ml nicotinamida FORTEVIT ferro quelato cloridrato de

Leia mais

APRESENTAÇÃO Cápsula com 67mg de Peumus boldus Molina 1% em cartucho contendo blíster com 20 ou 120 cápsulas.

APRESENTAÇÃO Cápsula com 67mg de Peumus boldus Molina 1% em cartucho contendo blíster com 20 ou 120 cápsulas. HEPATILON CÁPSULAS Peumus boldus Molina MEDICAMENTO FITOTERÁPICO IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nomenclatura botânica oficial: Peumus boldus Molina. Nomenclatura popular: Boldo, Boldo do Chile Família: Monimiaceae

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

DIACEREINA. Anti-inflamatório

DIACEREINA. Anti-inflamatório DIACEREINA Anti-inflamatório Descrição A Diacereína é um derivado da antraquinona que inibe a síntese da interleucina 1, a síntese de proteases e a produção de radicais livres de oxigênio, todos implicados

Leia mais

Promensil. Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 100 mg. Promensil_AR070718_Paciente

Promensil. Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 100 mg. Promensil_AR070718_Paciente Promensil Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 100 mg Promensil Trifolium pratense L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Trifolium pratense L. Nomenclatura popular: red clover ou

Leia mais

GOJI BERRY CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A

GOJI BERRY CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A GOJI BERRY Nome científico: Lycium barbarum. Sinonímia Científica: N/A Nome popular: Goji, Bagas-de-goji, Goji berry, Lício da Barbária, Wolfberry. Família: Solanaceae. Parte Utilizada: Fruto. Composição

Leia mais

Torante. (Hedera helix L.)

Torante. (Hedera helix L.) Torante (Hedera helix L.) Bula para paciente Xarope 15 mg/ml Página 1 Torante Hedera helix L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Espécie vegetal: Hedera helix Linné (Araliaceae) Parte utilizada: Folhas Nomenclatura

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos.uso ADULTO

Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos.uso ADULTO Labirin 24 mg APSEN Labirin 24 mg Betaistina dicloridrato 24 mg Formas Farmacêuticas e Apresentações de Labirin Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos.uso ADULTO Composição de Labirin

Leia mais

*IDR Ingestão Diária Recomendada, conforme RDC 269/05 - ANVISA

*IDR Ingestão Diária Recomendada, conforme RDC 269/05 - ANVISA MASFEROL sulfato ferroso heptaidratado. FORMA FARMACÊUTICA Comprimido Revestido APRESENTAÇÕES Linha Farma: Cartucho contendo 40 comprimidos revestidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIATRICO ACIMA DE 7 ANOS

Leia mais

LABIRIN. betaistina dicloridrato APSEN. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos

LABIRIN. betaistina dicloridrato APSEN. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos 1 MODELO DE BULA LABIRIN betaistina dicloridrato APSEN FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: 24 mg

Leia mais

Alimentos funcionais. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista - UFF Rio de Janeiro

Alimentos funcionais. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista - UFF Rio de Janeiro Alimentos funcionais Vanessa Rosse de Souza Nutricionista - UFF Rio de Janeiro A nutrição funcional é um campo da ciência da nutrição, que estuda a interação dos nutrientes e fitoquímicos com os processos

Leia mais

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

DAYVIT. Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimidos polivitamínico + associações

DAYVIT. Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimidos polivitamínico + associações DAYVIT Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimidos polivitamínico + associações MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DAYVIT polivitamínico

Leia mais

Varredor de ROS. Varredor de RNS. Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS

Varredor de ROS. Varredor de RNS. Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS Introdução Radicais e espécies reativas são responsáveis por vários mecanismos que funcionam como gatilho para o envelhecimento

Leia mais

FENO GREGO EXTRATO SECO

FENO GREGO EXTRATO SECO FENO GREGO EXTRATO SECO Fenugreek DESCRIÇÃO Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais

Leia mais

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição PIROXICAM Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético Descrição Piroxicam é um anti-inflamatório não esteroide (AINE), indicado para uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória

Leia mais

RUA H, N 0 02, GALPÃO III - SANTO ANTONIO DE JESUS - BA CEP CNPJ: / FONE: (0XX)

RUA H, N 0 02, GALPÃO III - SANTO ANTONIO DE JESUS - BA CEP CNPJ: / FONE: (0XX) VITER C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco com 20 ml. FORMA FARMACÊUTICA Solução oral USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Suplementação Promove Efeitos Positivos Sobre Índice Glicêmico, Marcadores Inflamatórios e Capacidade NO Diabetes Tipo 2 e DAC Importância

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EPAPHYTO MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Peumus boldus Molina Nomenclatura popular: Boldo, Boldo do Chile Família: Monimiaceae Parte da planta utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Cynara scolymus L. Nomenclatura popular: Alcachofra Família: Asteraceae Parte da planta utilizada: Folhas FORMA FARMACÊUTICA Cápsula

Leia mais

SUCO VERDE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A

SUCO VERDE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A SUCO VERDE Nome científico: Camellia sinensis; Zinziber officinale; Olea europeae L. Sinonímia científica: N/A Nome popular: Chá Verde (Camellia sinensis); Gengibre (Zinziber officinale); Oliveira (Olea

Leia mais

TAMARINE. (Senna alexandrina Miller + Cassia fistula L.)

TAMARINE. (Senna alexandrina Miller + Cassia fistula L.) TAMARINE (Senna alexandrina Miller + Cassia fistula L.) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula Dura 29,268mg + 23,400mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: TAMARINE Senna alexandrina

Leia mais

ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek Nomenclatura popular: Espinheira santa, cancerosa, cancorosa-de-sete-espinhos, cancrosa,

Leia mais

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN Alimentos com alegação de propriedades funcionais

Leia mais

Gengimin. Farmoquímica S/A Comprimidos revestidos 160 mg. Gengimin_AR070119_Bula Paciente

Gengimin. Farmoquímica S/A Comprimidos revestidos 160 mg. Gengimin_AR070119_Bula Paciente Gengimin Farmoquímica S/A Comprimidos revestidos 160 mg Gengimin Zingiber officinale Roscoe MEDICAMENTO FITOTERÁPICO NOMENCLATURA BOTÂNICA OFICIAL: Zingiber officinale Roscoe NOMENCLATURA POPULAR: Gengibre

Leia mais

Vecasten. Melilotus officinalis MEDICAMENTO FITOTERÁPICO. Parte da planta utilizada: partes aéreas. APRESENTAÇÃO

Vecasten. Melilotus officinalis MEDICAMENTO FITOTERÁPICO. Parte da planta utilizada: partes aéreas. APRESENTAÇÃO Vecasten Melilotus officinalis MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Parte da planta utilizada: partes aéreas. APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 26,7mg em embalagens com 20 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO ACIMA

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Pesquisa afirma que consumo moderado de vinho tinto e uvas vermelhas previne a perda auditiva

Pesquisa afirma que consumo moderado de vinho tinto e uvas vermelhas previne a perda auditiva Resveratrol, presente no vinho tinto e nas uvas vermelhas, surge como nova promessa de prevenção contra a perda auditiva induzida por ruído (PAIR) por possuir propriedades antioxidantes e antiinflamatórias,

Leia mais

Simeco Plus. Bula para paciente. Suspensão. 600 mg mg + 35 mg

Simeco Plus. Bula para paciente. Suspensão. 600 mg mg + 35 mg Simeco Plus Bula para paciente 600 mg + 300 mg + 35 mg Simeco Plus (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + simeticona) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com frascos de vidro contendo

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS ADULTOS IDR CRIANÇAS IDR 20 gotas (1 ml) 1 vez ao dia até 20 gotas (1 ml) 4 vezes ao dia

CONCENTRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS ADULTOS IDR CRIANÇAS IDR 20 gotas (1 ml) 1 vez ao dia até 20 gotas (1 ml) 4 vezes ao dia VITER C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos com 20 ml. FORMA FARMACÊUTICA Solução oral USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido

Leia mais

URO-VAXOM. Lisado bacteriano de Escherichia coli. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas

URO-VAXOM. Lisado bacteriano de Escherichia coli. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas URO-VAXOM Lisado bacteriano de Escherichia coli APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas USO ORAL USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal Compartilhe conhecimento: Devemos ou não continuar prescrevendo antibiótico profilático após diagnóstico da primeira infecção urinária? Analisamos recente revisão sistemática e trazemos a resposta. Em

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Dolamin clonixinato de lisina 125 mg Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido revestido contém: clonixinato

Leia mais

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

INFORMAÇÕES AO PACIENTE INFORMAÇÕES AO PACIENTE CARDOMARIN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Silybum marinum (L.) Gaertner Nomenclatura popular: Cardo mariano Família: Asteraceae Parte da planta utilizada:

Leia mais

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT. Impresso Especial DR/SPM. Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte CORREIOS. pág.

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT. Impresso Especial DR/SPM. Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte CORREIOS. pág. FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT Impresso Especial 9912273897 - DR/SPM Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte CORREIOS pág. 03 P Nos processos inflamatórios crônicos 1

Leia mais

Diclofenaco Sódico EMS S/A. Gel. 10 mg/ g

Diclofenaco Sódico EMS S/A. Gel. 10 mg/ g Diclofenaco Sódico EMS S/A Gel 10 mg/ g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Diclofenaco sódico medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 10 mg/ g FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Gel. Embalagem contendo 1 bisnaga

Leia mais

ÁCIDO TRANEXÂMICO. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 50 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A.

ÁCIDO TRANEXÂMICO. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 50 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A. ÁCIDO TRANEXÂMICO Solução Injetável 50 mg/ml MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 ácido tranexâmico Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Solução injetável 50 mg/ml. Embalagens com 5 ou

Leia mais

RELEVÂNCIA DA CRANBERRY COMO COADJUVANTE PARA TRATAMENTO DAS INFECÇÕES URINARIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RELEVÂNCIA DA CRANBERRY COMO COADJUVANTE PARA TRATAMENTO DAS INFECÇÕES URINARIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA RELEVÂNCIA DA CRANBERRY COMO COADJUVANTE PARA TRATAMENTO DAS INFECÇÕES URINARIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA HOLANDA, E.S. 1 ; SILVA, R.C.V.L. 1 ; SANTOS, L.C.R. 1 ; MARTINS, J.A. 1 ; PEREIRA JÚNIOR, J.L.

Leia mais

Chocolate na sua Saúde

Chocolate na sua Saúde Chocolate na sua Saúde Chocolate faz bem para a saúde; confira 10 benefícios O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula,

Leia mais

BENEFÍCIOS DO KEFIR DE LEITE

BENEFÍCIOS DO KEFIR DE LEITE BENEFÍCIOS DO KEFIR DE LEITE Ele é rico em nutrientes e probióticos, é extremamente benéfico para a digestão e saúde do intestino, e muitas pessoas consideram ser uma versão mais poderosa do iogurte: 1.

Leia mais

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA.

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA. VITER C Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml VITER C APRESENTAÇÕES Cartucho contendo frasco com 20 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE. Nome do medicamento: cloridrato de loperamida Forma farmacêutica: comprimido Concentração: 2 mg

BULA PARA O PACIENTE. Nome do medicamento: cloridrato de loperamida Forma farmacêutica: comprimido Concentração: 2 mg BULA PARA O PACIENTE Nome do medicamento: cloridrato de loperamida Forma farmacêutica: comprimido Concentração: 2 mg BULA PARA O PACIENTE cloridrato de loperamida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo 2 blisters de alumínio plástico incolor com 15 comprimidos cada.

APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo 2 blisters de alumínio plástico incolor com 15 comprimidos cada. FLEBLIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Pinus pinaster Nomenclatura popular: Pinho marítimo Família: Pinaceae Parte da planta utilizada: casca FORMA FARMACÊUTICA Comprimido APRESENTAÇÃO

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CARDOMARIN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Silybum marinum (L.) Gaertner Nomenclatura popular: Cardo mariano Família: Asteraceae

Leia mais

Laboratório de Albendazol Genérico. Referência de Albendazol Albendazol

Laboratório de Albendazol Genérico. Referência de Albendazol Albendazol Laboratório de Albendazol Genérico Referência de Albendazol Albendazol Apresentação de Albendazol Cadacomprimido contém:albendazol...400mg excipientes q.s.p...1 comprimido(lactose, amido prégelatinizado,

Leia mais

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 5,8 mg/g + 3,9 mg/g

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 5,8 mg/g + 3,9 mg/g NATURETTI Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 5,8 mg/g + 3,9 mg/g Espécie vegetal e parte da planta utilizada Espécie vegetal: Senna alexandrina Miller (sene), Cassia fistula (cássia). Partes utilizadas:

Leia mais

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral MASFEROL sulfato ferroso FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral APRESENTAÇÕES Linha Farma: Solução Oral (68 mg/ml): Sem apresentação comercializada. Solução Oral (125 mg/ml): Sem apresentação comercializada.

Leia mais

ARPYNFLAN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ARPYNFLAN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ARPYNFLAN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Harpagophytum procumbens Nomenclatura popular: Garra do Diabo Família: Pedaliaceae Parte da planta utilizada: raiz FORMA FARMACÊUTICA Comprimido

Leia mais

Vitamina C pura enzimática extraída de fontes orientais

Vitamina C pura enzimática extraída de fontes orientais Vitamina C pura enzimática extraída de fontes orientais HO CH 2 OH O OH OH HO H OH H INCI Name: 2-O-alpha-D-glucopyranosyl-L-ascorbic acid O O OH O COMO OCORRE O PROCESSO DE OXIDAÇÃO DE ÁCIDO ASCÓRBICO?

Leia mais

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00 Sabemos que a alimentação de diabéticos pode ser um pouco mais restrita, mas sabemos também que as frutas são boas aliadas para o bom funcionamento do organismo. Alguns alimentos são reconhecidos como

Leia mais

Abrilar. Hedera helix L. FITOTERÁPICO

Abrilar. Hedera helix L. FITOTERÁPICO Abrilar Hedera helix L. FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica: Hedera helix L. (Araliaceae) Nomenclatura vulgar: Hera sempre-verde Parte utilizada: folhas Forma farmacêutica e apresentação Xarope - Embalagem

Leia mais

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez Artigo de Opinião N.º 6 14 de agosto de 2017 Rubrica Nutricional Os superalimentos Os consumidores do mundo industrializado estão a tornar-se cada vez mais conscientes da relação entre a dieta e a saúde.

Leia mais

Carbocisteína. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope 20mg/mL e 50mg/mL

Carbocisteína. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope 20mg/mL e 50mg/mL Carbocisteína Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope 20mg/mL e 50mg/mL MODELO DE BULA PARA PROFISSIONAL DE SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o

Leia mais

O papel anti-hipertensivo dos íons nitrato e nitrito na dieta vegetariana

O papel anti-hipertensivo dos íons nitrato e nitrito na dieta vegetariana As doenças cardiovasculares representam quase um terço das mortes em todo o mundo. Em estudo divulgado na Nature (2013), a previsão é que esse número continue crescendo até 2030, mantendo-se acima do número

Leia mais

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10.

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. Ficha técnica AZ Vit Suplemento Vitamínico Mineral REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS: 7898171287350 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae M aterna Ómega-3 + Gengibre + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher grávida Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo

Leia mais

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Xarope. APRESENTAÇÕES Linha Farma: Cartucho contendo frascos com 100 ml e 400 ml.

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Xarope. APRESENTAÇÕES Linha Farma: Cartucho contendo frascos com 100 ml e 400 ml. MASFEROL sulfato ferroso FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÕES Linha Farma: Cartucho contendo frascos com 100 ml e 400 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 1 ANO Crianças que pesam a partir

Leia mais

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Potente antioxidante Combate da gordura corporal Aumento da taxa metabólica Auxílio na absorção de glicose via intestinal em dietas hipercalóricas

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

Dose 1 comprimido efervescente/dia. 1 g. 2222,22% 1 g C) % IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada

Dose 1 comprimido efervescente/dia. 1 g. 2222,22% 1 g C) % IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada STARFOR C aspartato de arginina + ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Hospitalar: Sem apresentação comercializada. FORMA FARMACÊUTICA Comprimido efervescente. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido

Leia mais

DELTAFLAN GEL. Instituto Terapêutico Delta Ltda Gel 20 mg/g

DELTAFLAN GEL. Instituto Terapêutico Delta Ltda Gel 20 mg/g DELTAFLAN GEL Instituto Terapêutico Delta Ltda Gel 20 mg/g Deltaflan Gel nimesulida FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO Gel dermatológico 20 mg/g: embalagem contendo bisnaga com 40

Leia mais

APRESENTAÇÃO Cápsulas contendo 250 mg de extrato padronizado de Castanha da Índia, em cartucho com frasco contendo 20 cápsulas.

APRESENTAÇÃO Cápsulas contendo 250 mg de extrato padronizado de Castanha da Índia, em cartucho com frasco contendo 20 cápsulas. PROCTOCAPS Aesculus hippocastanum L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Aesculus hippocastanum L. Nomenclatura popular: Castanha da Índia Família: Hippocastanaceae Parte da planta

Leia mais

1 Squibb Farmacêutica S.A. - Uso E Reprodução Proibidos

1 Squibb Farmacêutica S.A. - Uso E Reprodução Proibidos MODELO DE TEXTO DE BULA PARA OMCILON-A EM ORABASE BRISTOL-MYERS SQUIBB OMCILON-A acetonida de triancinolona em base emoliente para uso odontológico Em orabase APRESENTAÇÃO OMCILON-A EM ORABASE é apresentado

Leia mais

VARIVAX MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

VARIVAX MEDICAMENTO FITOTERÁPICO VARIVAX MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Aesculus hippocastanum L. Nomenclatura popular: Castanha-da-índia Família: Hippocastanaceae Parte da planta utilizada: Sementes APRESENTAÇÕES

Leia mais

APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa contendo 180 mg de extrato seco de Silybum marianum. Embalagem com 20 unidades.

APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa contendo 180 mg de extrato seco de Silybum marianum. Embalagem com 20 unidades. BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 Silybum marianum. (Compositae), fruto (silimarina) APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa contendo 180 mg de extrato seco de Silybum marianum. Embalagem com 20 unidades. USO ORAL

Leia mais

Cápsula gelatinosa dura com 200 mg de extrato seco de Silybum marianum.embalagem contendo 20 cápsulas gelatinosas duras.

Cápsula gelatinosa dura com 200 mg de extrato seco de Silybum marianum.embalagem contendo 20 cápsulas gelatinosas duras. FORFIG CÁPSULA FORFIG CÁPSULA Silybum marianum L. Gaerth Extrato Cápsula gelatinosa dura Forma Farmacêutica e Apresentação de Forfig Cápsula Cápsula gelatinosa dura com 200 mg de extrato seco de Silybum

Leia mais

Mylanta Plus hidróxido de alumínio 400 mg/5ml hidróxido de magnésio 400 mg/5ml simeticona 30 mg/5ml. Sabor Menta. Suspensão oral

Mylanta Plus hidróxido de alumínio 400 mg/5ml hidróxido de magnésio 400 mg/5ml simeticona 30 mg/5ml. Sabor Menta. Suspensão oral TEXTO DE CARTUCHO Mylanta Plus hidróxido de alumínio 400 mg/5ml hidróxido de magnésio 400 mg/5ml simeticona 30 mg/5ml Sabor Menta Suspensão oral ANTIÁCIDO ALÍVIO RÁPIDO PARA AZIA, MÁ DIGESTÃO, ACIDEZ ESTOMACAL

Leia mais

Ferronil. Comprimido revestido 40mg

Ferronil. Comprimido revestido 40mg Ferronil Comprimido revestido 40mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Ferronil sulfato ferroso APRESENTAÇÕES Comprimido revestido 40mg Embalagens contendo 50 e 300 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO

Leia mais

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE Edição: Abril/ 2015 Recanto do Idoso Vitoria Residence VITÓRIA RESIDENCE News Deixe-nos ajudá-lo a cuidar de quem cuidou de você DIRETO DA REDAÇÃO Olá Amigos do Vr NEWS, Um novo mês esta iniciando, e neste

Leia mais

Bromocriptina mesilato

Bromocriptina mesilato Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 32 H 40 BrN 5 O 5.CH 4 O 3 S Peso molecular: 750.72 DCB/ DCI: 01466 - mesilato de bromocriptina / 3365 CAS: 22260-51-1 INCI: não aplicável Sinonímia:

Leia mais

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. BUCLINA dicloridrato de buclizina

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. BUCLINA dicloridrato de buclizina MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. BUCLINA dicloridrato de buclizina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Cartucho contendo

Leia mais

Afopic Comprimido 5mg

Afopic Comprimido 5mg Afopic Comprimido 5mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Afopic ácido fólico APRESENTAÇÕES Comprimido 5mg Embalagens contendo 20 e 100 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido

Leia mais

APRESENTAÇÃO Cápsulas contendo 250 mg de extrato padronizado de Castanha da Índia, em cartucho com frasco contendo 20 cápsulas.

APRESENTAÇÃO Cápsulas contendo 250 mg de extrato padronizado de Castanha da Índia, em cartucho com frasco contendo 20 cápsulas. PROCTOCAPS Aesculus hippocastanum L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Aesculus hippocastanum L. Nomenclatura popular: Castanha da Índia Família: Hippocastanaceae Parte da planta

Leia mais