EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO"

Transcrição

1 EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO Prof. Marcos Girão 01. [FCC TECNICO SEGUR. E TRANSPORTE TRF/3ª 2007] Para ocorrer um incêndio é condição necessária e suficiente a existência de três elementos: ar, comburente e condutor. 02. [CESGRANRIO INSPETOR SEGURANÇA JR. PETROBRÁS 2011] O método de extinção de incêndio que consiste em apagar o fogo por meio da redução do calor do combustível em chamas é denominado isolamento. 03. [CESPE TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA TRE/AL 2004] São processos de extinção do fogo: a extinção química, o abafamento, o resfriamento e a retirada do material. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TSE 2006] Acerca do processo de transmissão do calor, julgue os itens a seguir. 04. A condução é o processo pelo qual o calor se transmite diretamente de matéria para matéria, ou seja, por contato direto. 05. A convecção é o processo de transmissão de calor por meio de ondas de energia calorífica que se desloca através do espaço. 06. O efeito de tiragem dos fossos de elevadores é consequência da propagação do calor por convecção e condução. [CESGRANRIO TECNICO SEGURANÇA JR. TERMOBAHIA 2012] Considere o quadro de conjuntos de materiais combustíveis, no que diz respeito às classes de fogo. 07. De acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico para material combustível, as classes de fogo dos conjuntos de combustíveis I, II, III e IV são, respectivamente, A, B, C e D.

2 08. [CESGRANRIO INSPETOR SEGURANÇA JR. PETROBRÁS 2011] Os extintores identificados por meio de uma estrela de cinco pontas, na cor amarela, destinam-se ao combate a incêndios em metais piróforos, entre os quais, magnésio, manganês, sódio e cloro. 09. [FCC TECNICO JUDIC. SEGURANÇA TRT/9ª 2013] Os incêndios em materiais elétricos ligados à energia elétrica são classificados como classe K. 10. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TST 2008] Conforme o tipo de material combustível, existem quatro classes de incêndio: classe A, cuja característica é a queima em profundidade, a exemplo da madeira, papelão e tecido; classe B, cuja característica é a queima em superfície e a ausência de resíduos, a exemplo de materiais líquidos e gasosos; classe C, que ocorre envolvendo toda a linha de materiais energizados, como máquina elétricas e quadros de força; classe D, que ocorre envolvendo materiais pirofóricos, isto é, que se inflamam quando entram em contato com o ar. [CESPE TECNICO SEGURANÇA I PETROBRAS 2004] Existem 04 classes de incêndio A, B, C e D e, para cada classe, existe, no mínimo, um agente extintor específico, de acordo com o tetraedro do fogo. Considerando um princípio de incêndio em uma oficina de manutenção mecânica, julgue o item seguinte, relativo ao combate a incêndios. 11. Caso o princípio de incêndio ocorra em recipientes com gasolina ou diesel, o incêndio é classificado como da classe A. [CESPE AUXILIAR SEGURANÇA PETROBRAS 2004] Existem 4 classes de incêndio A, B, C e D e, para cada classe, há, no mínimo, um agente extintor específico, de acordo com o tetraedro do fogo. Considerando um princípio de incêndio em uma oficina de manutenção mecânica, julgue os itens seguintes, relativos ao combate a incêndios. 12. O princípio de incêndio que ocorre em uma solda elétrica energizada é classificado como da classe C. 13. Um incêndio será classificado como da classe D quando envolver elementos pirofóricos, como magnésio, zircônio e titânio.

3 14. [FCC TECNICO JUDIC. ESPEC. SEGURANÇA TRF/1ª 2011] Uma das características dos combustíveis sólidos é o fato de queimarem em profundidade; por isso, agentes extintores que agem por abafamento, como o tipo dióxido de carbono, são mais eficazes na fase inicial do fogo nesse tipo de combustível. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TSE 2006] Acerca dos processos de extinção de incêndio, julgue os itens seguintes. 15. A retirada de material combustível consiste em promover ações de retirada ou de controle do material ainda não atingido pela combustão. 16. O resfriamento consiste no combate ao incêndio por meio da retirada do calor envolvido no processo de combustão. É o método mais utilizado pelos bombeiros, que usam agentes extintores para reduzir a temperatura do incêndio a limites abaixo do ponto de ignição dos materiais combustíveis existentes. 17. A quebra da reação em cadeia, também chamada de extinção química, se vale da introdução de substâncias inibidoras da capacidade reativa do comburente com o combustível. 18. [CESPE TECNICO ESPEC. SEGURANÇA MPU 2010] Algumas propriedades físicas da água, como, por exemplo, alta tensão superficial, baixa viscosidade e densidade relativamente alta, constituem desvantagens para o combate a incêndios. 19. [CESPE TÉCNICO ÁREA 02 (SEGURANÇA) BACEN- 2013] O modelo do triângulo do fogo, por meio do qual se explicava a manutenção de um incêndio, foi substituído pelo modelo do tetraedro, em razão da inclusão, nesse segundo modelo, do elemento reação em cadeia, que evidencia a autossustentabilidade da queima. [FCC TECNICO JUDIC. ESPEC. SEGURANÇA TRF/1ª 2011] Com relação às Classes de Fogo, julgue os itens a seguir: 20. Uma das características dos combustíveis sólidos é o fato de queimarem em profundidade; por isso, agentes extintores que agem por abafamento, como o tipo dióxido de carbono, são mais eficazes na fase inicial do fogo nesse tipo de combustível. 21. Os líquidos inflamáveis podem ser apagados por extintores portáteis do tipo dióxido de carbono, químico seco, ou espuma. 22. Dentre as classes de fogo e agentes extintores, a Classe B é a que admite a maior variedade de emprego de agentes extintores.

4 23. [CESGRANRIO INSPETOR SEGURANÇA JR. PETROBRÁS 2011] O extintor de incêndio, de água, apresenta em seu corpo uma etiqueta em que se vê em destaque a letra A, que indica a classe de fogo em que esse extintor pode ser utilizado. Assim, o extintor de água é indicado para combater fogo em álcool, gasolina e móveis de madeira. 24. [CESGRANRIO TECNICO ÁREA 02 BACEN 2010] Os extintores de Dióxido de Carbono (CO2) são compostos por gases inertes, de baixa temperatura, ao passo que os extintores de Água Pressão (AP) são compostos por determinada quantidade de H2O, pressurizada no cilindro. Ambos podem ser utilizados no combate a pequenos focos de incêndios classe A, como vasilhames contendo lixo descartável (papéis). Assim utilizados, o foco de incêndio estará sendo combatido por abafamento e resfriamento. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TSE 2006] Acerca dos aparelhos portáteis usados no combate ao fogo, julgue os itens a seguir. 25 Os extintores de água pressurizada são utilizados para incêndios de classe C. 26. Os aparelhos extintores são projetados para extinguir princípios de incêndio, quando as chamas estão restritas ao foco inicial. [CESPE AUXILIAR SEGURANÇA PETROBRAS 2004] Existem 4 classes de incêndio A, B, C e D e, para cada classe, há, no mínimo, um agente extintor específico, de acordo com o tetraedro do fogo. Considerando um princípio de incêndio em uma oficina de manutenção mecânica, julgue os itens seguintes, relativos ao combate a incêndios. 27. Se o princípio de incêndio ocorrer em recipientes com solventes e tintas, o agente extintor adequado para combatê-lo é o gás carbônico. 28. O pó químico seco é considerado o agente extintor mais eficiente para combater o fogo em móveis de madeira. 29. No combate ao fogo em um computador ligado, pode-se utilizar água como agente extintor, desde que seja pulverizada. 30. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TRE/PA 2007] Os aparelhos extintores com dióxido de carbono são empregados para extinguir pequenos focos de incêndios das classes B e C, por meio de abafamento e de resfriamento.

5 [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TST 2008] Acerca da prevenção e do combate a incêndios bem como dos princípios básicos inerentes à segurança física das instalações, julgue os itens abaixo. 31. Nos incêndios cujo material de combustão consiste em papéis, madeiras ou tecidos, o tipo de extintor ideal é a água. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TRE/BA 2010] No que se refere a prevenção e combate a incêndio, julgue os próximos itens. 32. Em caso de incêndio em materiais combustíveis da classe C, o agente de segurança deve utilizar água ou espuma como extintor de incêndio. 33. O pó químico seco é um agente extintor que atua por abafamento, mas, ao utilizá-lo deve-se considerar que ele é corrosivo e pode danificar equipamentos eletroeletrônicos. [CESPE TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA TJDFT 2008] Considere que um princípio de incêndio esteja ocorrendo em um equipamento elétrico na gráfica de um órgão público, que está repleto de resmas novas de papel para impressão e materiais de informática. Em relação à prevenção e ao combate a esse foco de incêndio, julgue os itens a seguir. 34. Para o combate ao incêndio, devem ser utilizados extintores adequados ao tipo de fogo: os extintores maiores, apoiados em carretas, são indicados para incêndio de classe A; os extintores portáteis são adequados para o combate ao fogo das classes B e C. 35. Caso o fogo estivesse ocorrendo somente nas resmas de papel, a melhor forma de combate ao incêndio seria utilizar água de forma a obter o resfriamento dos materiais e a consequente extinção do fogo. [CESPE TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA TJDFT 2008] Considere que um princípio de incêndio esteja ocorrendo em um equipamento elétrico na gráfica de um órgão público, que está repleto de resmas novas de papel para impressão e materiais de informática. Em relação à prevenção e ao combate a esse foco de incêndio, julgue os itens a seguir. 36. Se o incêndio atingir grandes proporções, uma estratégia possível de combate ao fogo é desligar o quadro de distribuição de energia elétrica do setor, de forma a transformar o fogo em classe A, a fim de combatê-lo diretamente com água.

6 37. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TRE/PA 2007] Os aparelhos de água pressurizada, destinados a extinguir pequenos focos de incêndio da classe A, contêm água e um gás, que pode ser gás carbônico, nitrogênio ou ar comprimido. 38. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TRE/PA 2007] A retirada do aparelho extintor do seu local de origem justifica-se nos casos de uso em instrução, recarga e manutenção e utilização em incêndios. 39. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TSE 2006] Qualquer que seja o aparelho extintor, deve-se utilizá-lo direcionando o jato para a base do fogo, independentemente do combustível que alimenta o fogo. 40. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA MPU 2010] No caso de incêndio em líquido inflamável, deve-se utilizar o agente extintor CO2 e acionar o jato intermitente diretamente sobre o líquido inflamável para que se forme uma película sobre o material em chamas, evitando-se a reignição. 41. [FCC ANALISTA JUDIC. SEGUR. DO TRABALHO TRT/14ª 2011] O método de abafamento por meio de areias (balde de areia) poderá ser utilizado como variante nos fogos de classes A e B. 42. [CESPE AUXILIAR SEGURANÇA PETROBRAS 2004] O método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido não deve ser utilizado como alternativa de extinção de incêndio da classe D. 43. [FCC TECNICO SEGUR. E TRANSPORTE TRT/2ª 2008] O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios pode compreender, dentre outras medidas, a instalação de sprinklers ou chuveiros automáticos, que são dispositivos com elemento termo-sensível projetados para serem acionados em temperaturas predeterminadas, lançando automaticamente água sob a forma de aspersão sobre determinada área, com vazão e pressão especificados, para controlar ou extinguir um foco de incêndio. 44. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA STM 2004] Mesmo os estabelecimentos dotados de chuveiros automáticos (sprinklers) devem ser providos de extintores portáteis, a fim de se combater o fogo em seu início.

7 45. [IGEPP POLICIA - CÂMARA ] Determinada edificação possui um sistema de combate a incêndio que tem, entre outras, as seguintes características: compatível com o meio-ambiente, pode ser usado sem perigo em lugares ocupados, adequado para aplicações em áreas ocupadas por seres humanos e alcançam níveis de extinção em torno de 10 segundos. Esse sistema é mais conhecido como Sistema Fixo de CO [CESPE ANALISTA ENG. SEGUR. DO TRABALHO INSS 2008] O acionamento dos hidrantes no combate ao fogo baseia-se no princípio do resfriamento para apagar as chamas. [CESPE TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA TJDFT 2008] Considere que um princípio de incêndio esteja ocorrendo em um equipamento elétrico na gráfica de um órgão público, que está repleto de resmas novas de papel para impressão e materiais de informática. Em relação à prevenção e ao combate a esse foco de incêndio, julgue o item a seguir. 47. As caixas dos hidrantes devem ser mantidas trancadas, de forma a garantir que apenas os membros da brigada de incêndio e os combatentes do corpo de bombeiros militar tenham acesso para o seu uso e manuseio no combate ao fogo. 48. [IGEPP POLICIA - CÂMARA ] Entre os equipamentos detectores de incêndio, aquele que é utilizado para monitorar ambientes com presença de materiais, cuja característica no início da combustão é gerar muito calor e pouca fumaça é o Detector de Chama. 49. [IGEPP POLICIA - CÂMARA ] São equipamentos utilizados para o combate a incêndio: os hidrantes, o gás FM200, o extintor de espuma, o detector de fumaça e os sprinklers automáticos. [CESPE ANALISTA ENG. SEGUR. DO TRABALHO INSS 2008] Quanto a um princípio de incêndio no interior da sala de processamento de dados, julgue os itens a seguir: 50. Como o sistema de sprinkler é automático, ele entrará em ação sem aviso prévio aos ocupantes da sala. 51. O gás FM 200 atua no combate ao fogo reduzindo a temperatura dos materiais abaixo do ponto de fulgor. 52. A instalação de um sistema de detecção e alarme na sala aumentará a eficiência do sistema de sprinkler.

8 [IGEPP POLICIAL - CÂMARA ] Em caso de simulado ou incêndio, a população do edifício deve adotar alguns procedimentos. Julgue os itens a respeito desses procedimentos. 53. Deve-se caminhar em ordem sem atropelos e não gritar e nem fazer algazarras. 54. Não acender ou apagar luzes, principalmente se sentir cheiro de gás e sempre que precisar abrir uma porta, verificar se ela não está quente, e mesmo assim só abrir vagarosamente. 55. Não se deve ficar na frente de pessoas em pânico. Se não puder acalmálas, evite-as. Caso haja necessidade de atravessar uma barreira de fogo, não molhar o corpo, roupas, sapatos ou cabelo. Deve-se também proteger a respiração com um lenço molhado junto à boca e o nariz e manter-se sempre o mais próximo do chão. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TRT/10ª 2004] Considerando que, no âmbito da segurança individual, coletiva e de instalações, um dos aspectos importantes refere-se à proteção contra incêndios, julgue os itens subsequentes. 56. Tão logo o fogo se manifeste, deve-se, sucessivamente e nessa ordem, atacá-lo, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados; acionar o sistema de alarme; chamar o corpo de bombeiros e desligar máquinas e aparelhos elétricos, desde que a operação de desligamento não envolva riscos adicionais. 57. Os registros dos chuveiros automáticos, também conhecidos como sprinklers, devem ser abertos após o acionamento do alarme de incêndio, preferencialmente por especialistas do corpo de bombeiros. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TST 2008] Durante vistoria de rotina no último andar de um edifício, local reservado para o depósito de móveis e objetos inservíveis, máquinas elétricas e quadros de força, mas que abriga, igualmente, documentos importantes para a repartição, um segurança percebeu um incêndio em evolução, tendo as chamas e a fumaça tomando quase toda a área. Diante dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, relativos aos procedimentos a serem adotados pelo segurança, sabendo, ainda, que o referido edifício é dotado de sistema de alarme de incêndio. 58. É correto que o segurança realize o procedimento inicial de retirada de material que está queimando, de forma a evitar que o fogo se propague, e procure salvar documentos e objetos considerados importantes para a repartição. 59. O segurança deve isolar imediatamente o local, fechando todas as portas e janelas que dão acesso ao andar, trancando-as por fora, e providenciando, se possível, o corte da eletricidade.

9 60. Para a proteção contra a fumaça, é correto que o segurança, sempre que possível, se posicione junto ao piso e utilize lenço ou toalha molhada como máscara improvisada, cobrindo o nariz e a boca. [CESPE ANALISTA ENG. SEGUR. DO TRABALHO INSS 2008] Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada de incêndio. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios. 61. A brigada de incêndio do prédio deve acionar o sistema de chuveiros automáticos para evitar que o fogo se propague rapidamente. 62. Caso o fogo esteja bloqueando o acesso a um hidrante, o sistema deve prever que outro hidrante seja capaz de combater o fogo naquele local. 63. Caso o incêndio atinja fornos elétricos que estejam em funcionamento, o fogo passa a pertencer à classe C e a água não deve ser utilizada em seu combate. 64. O Corpo de Bombeiros Militar tem como prioridade o combate ao fogo. A evacuação do prédio e o isolamento da área são responsabilidades exclusivas da Polícia Militar. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA MPU 2010] Em relação às ações de prevenção e combate a incêndio, julgue os itens abaixo. 65. Considere que Paulo, funcionário de determinada organização, seja surpreendido por incêndio e não consiga sair do prédio. Nessa situação, a primeira providência a ser tomada por Paulo deve ser a de procurar uma área não atingida pelo fogo e fechar as portas para o restante da edificação, vedando, se possível, as frestas com papéis, fitas adesivas, tecidos ou outros materiais disponíveis. 66. Considere que, ao sinal de alarme de incêndio de determinada edificação, o agente de segurança responsável pela evacuação do prédio tenha orientado os usuários a sair, em fila, somente pelo lado direito da saída de emergência. Nessa situação, a estratégia utilizada pelo agente permite que as guarnições de socorro adentrem o prédio pelo outro lado, sem maiores complicações. [CESPE TÉCNICO ÁREA 02 (SEGURANÇA) BACEN ] Com relação à gestão de emergência em incêndios, julgue os itens a seguir. 67. O método de extinção de incêndio denominado abafamento consiste na retirada parcial de calor e do combustível que mantém a chama.

10 68. Os extintores de combate a incêndio de classe C, que se referem àqueles usados contra a combustão de líquidos inflamáveis, são identificados pelo triângulo verde com um C no seu interior. [CESPE TÉCNICO JUDIC. SEGURANÇA STF ] Em relação às medidas de prevenção e combate a incêndios que devem ser observadas pelos profissionais que atuam na segurança física e patrimonial de uma organização, julgue os itens subsequentes. 69. Um incêndio é caracterizado como sendo da classe C quando há a queima de líquidos e gases inflamáveis, tais como gasolina ou óleos vegetais. 70. Preocupado com a proteção aos seus ativos, o governo federal encaminhou, no corrente ano, ao Poder Legislativo projeto de lei que, após regular tramitação, foi transformado em lei federal que instituiu o Código Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico. GABARITO E E C C E E E E E C E C C C C C C C C C C C E C E C C E C C C E C E C C C C E E E E C C E C E E E C E E C C E E E E E C E C C E C C E E E E

Proteção e combate a incêndio

Proteção e combate a incêndio Proteção e combate a incêndio Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS DEFINIÇÃO: REAÇÃO QUÍMICA COM DESPRENDIMENTO DE LUZ E CALOR CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS O que é necessário para que haja fogo? A união de três elementos

Leia mais

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO USO DE EXTINTORES Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor

Leia mais

- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS Edital Câmara 2014 (Polícia) item 03 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS - PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO Significa evitar

Leia mais

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação

Leia mais

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO Tirando-se um dos elementos desse triângulo a combustão será eliminada. Assim, para combatermos um incêndio, temos três (3) regras básicas: A remoção do material combustível

Leia mais

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios DDS Combate a Incêndios 1 Métodos de extinção do fogo Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou tetraedro do fogo,

Leia mais

(atualizada em 11/2006) NBR 5667-1:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna NBR 5667-2:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes

Leia mais

Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio. Como o Fogo se Forma?

Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio. Como o Fogo se Forma? Sexta-feira, 11 de Setembro de 2015 Segurança do Trabalho Décima Primeira aula do professor Marcus Aurélio Segurança é usar de bom senso sempre. Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 06 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos O FOGO Devem existir os três

Leia mais

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Introdução A existência de um incêndio é relacionada ao fogo e, portanto, o controle e a extinção do mesmo requerem a atuação de um profissional habilitado

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE Capítulo I Objetivos... 01 Capítulo II Finalidade e Aplicação... 01 Capítulo III Responsabilidades...

Leia mais

PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E

PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO Estudo do fogo Métodos de extinção do fogo Meios de propogação do calor Clasificação e tipos de combustiveis

Leia mais

RICARDO AUGUSTO EAD; Curso de Polícia Comunitária pelo CBMPE; Curso de Prevenção e Combate a Incêndio;

RICARDO AUGUSTO EAD; Curso de Polícia Comunitária pelo CBMPE; Curso de Prevenção e Combate a Incêndio; RICARDO AUGUSTO Bombeiro Militar de Pernambuco desde 2007; Instrutor para o curso de formação de SAMU e PM's; Formado em Direito pela Faculdade do Vale do Ipojuca; Curso de Hemergencista Pré-hospitalar

Leia mais

UNIDADE: 10 UNIDADE 10 AGENTES EXTINTORES 10.0 INTRODUÇÃO:

UNIDADE: 10 UNIDADE 10 AGENTES EXTINTORES 10.0 INTRODUÇÃO: 10.0 INTRODUÇÃO: Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia,

Leia mais

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23 Acadêmica: Regiane Ovando Apresentação PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR-23 Proteção Contra Incêndios Introdução NR

Leia mais

Aplicação dos extintores TIPOS DE EXTINTORES. Objetivo

Aplicação dos extintores TIPOS DE EXTINTORES. Objetivo TIPOS DE EXTINTORES Objetivo O principal objetivo deste Blog, é apresentar de uma forma simplificada, a construção e os principais tipos de extintores de incêndio presentes no mercado especializado, além

Leia mais

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3.1. Medidas de Proteção contra Incêndio Proteção Passiva: Conjunto de medidas de proteção

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE DE POLICIA CÂMARA DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE DE POLICIA CÂMARA DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO AULA 00 Olá, futuros Policiais Legislativos! Primeiramente, gostaria de compartilhar minha alegria e privilégio em têlos como meus futuros alunos nessa jornada preparatória para o já publicado concurso

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE DE POLICIA CÂMARA DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO. Caro aluno e futuro Policial da Câmara dos Deputados,

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE DE POLICIA CÂMARA DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO. Caro aluno e futuro Policial da Câmara dos Deputados, AULA 01 Caro aluno e futuro Policial da Câmara dos Deputados, Em primeiro lugar, quero agradecer-lhe imensamente pela confiança! Esteja certo de que fez um grande investimento e que o retorno estará à

Leia mais

GIOVANI ARAUJO

GIOVANI ARAUJO APRESENTAÇÃO GIOVANI ARAUJO E-mail: giovani_araujo87@yahoo.com.br Bombeiro Militar Instrutor de Brigada Especialização em Gestão e Políticas em Segurança Pública e Assistência Familiar Licenciado e Bacharel

Leia mais

Extintor de pó químico

Extintor de pó químico Tipos de extintores Extintor de pó químico O agente extintor é o bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio; A extinção do incêndio acontece pela formação de uma nuvem de pó sobre a chama que exclui

Leia mais

Normas adequadas. Introdução. Instalação de gás: normas

Normas adequadas. Introdução. Instalação de gás: normas Normas adequadas Introdução Instalações prediais de gás e de combate a incêndio são muito importantes nas edificações residenciais, comerciais e industriais, visto que são responsáveis pela alimentação

Leia mais

Extinção de incêndio. Tecnologias para. Apresentação referente às tecnologias disponíveis para extinção de incêndio. Adelmiro Mendes Ferreira

Extinção de incêndio. Tecnologias para. Apresentação referente às tecnologias disponíveis para extinção de incêndio. Adelmiro Mendes Ferreira Tecnologias para Extinção de incêndio Apresentação referente às tecnologias disponíveis para extinção de incêndio. Adelmiro Mendes Ferreira 1 Adelmiro Mendes Ferreira + De 36 anos de carreira na 3M do

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFÊRENCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS 06. SIGLAS 07. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Aula 00 (Profs. Alexandre Herculano e Marcos Girão)

Aula 00 (Profs. Alexandre Herculano e Marcos Girão) Aula 00 (Profs. Alexandre Herculano e Marcos Girão) Conhecimentos Específicos p/ Câmara Municipal de Palmas (Agente de Segurança) Com Vídeoaulas Professores: Alexandre Herculano, Marcos Girão, Paulo Guimarães

Leia mais

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 Composição da Brigada Nº Brigadistas = [10 x % C1] + [(PF 10) x % C2] PF = população fixa Onde para escolas

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA POLICIA LEGISLATIVA CAMARA DOS DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO

NORMAS DE SEGURANÇA POLICIA LEGISLATIVA CAMARA DOS DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO AULA 01 Caro aluno e futuro Policial da Câmara dos Deputados, Em primeiro lugar, quero agradecer-lhe imensamente pela confiança! Esteja certo de que fez um grande investimento e que o retorno estará à

Leia mais

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 2 Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 1 Caracterização da Edificação: A edificação estudada possui área total de 194,54 m² constituída de 02 pavimentos sendo estes classificados da seguinte forma:

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: REAÇÃO

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 29 Sistema Predial de Prevenção e Combate ao Incêndio Profª Heloise G. Knapik 1 Projetos e especificações

Leia mais

Tecnologias para Extinção de incêndio

Tecnologias para Extinção de incêndio Tecnologias para Extinção de incêndio Apresentação referente às tecnologias disponíveis para extinção de incêndio. Adelmiro Mendes Ferreira 1 3M No mundo e no Brasil 2 112 anos de fundação nos EUA, 68

Leia mais

Combate ao principio de incêndio e prevenção

Combate ao principio de incêndio e prevenção Combate ao principio de incêndio e prevenção 4.1 Introdução 10.12.4 Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a manusear e operar equipamentos de prevenção e combate a incêndios existentes nas instalações

Leia mais

NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Esta Norma Regulamentadora - NR 23 fixa as condições mínimas exigidas para garantir a segurança nas edificações em geral, no que se refere à proteção contra incêndio. Diante

Leia mais

Curso de Arrais Amador... CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO

Curso de Arrais Amador...  CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO O fogo, fenômeno existenete desde o início da formação da Terra, coexiste com o homem proporcionando-lhe benefícios e, algumas vezes, prjuízos. O fogo colhido

Leia mais

NFPA Standard on clean agent fire extinguishing systems.

NFPA Standard on clean agent fire extinguishing systems. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 26, de 15/03/2018 Sistema fixo de gases para combate a incêndio. 1 OBJETIVO Estabelecer as exigências para as instalações de sistema fixo de gases para combate a incêndio,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

EXERCÍCIOS AULA 05 ITENS 02, 04, 20 e 21 (Edital Câmara)

EXERCÍCIOS AULA 05 ITENS 02, 04, 20 e 21 (Edital Câmara) EXERCÍCIOS AULA 05 ITENS 02, 04, 20 e 21 (Edital Câmara) Prof. Marcos Girão [FCC TECNICO SEGUR. E TRANSPORTE TRT/2ª 2008] Sobre a segurança das áreas e instalações, julgue os itens a seguir. 01. Avalia

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO DEFINIÇÃO DO FOGO O FOGO É UMA REAÇÃO QUIMICA QUE LIBERA LUZ E CALOR. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 193 QUAL É O NUMERO DO CORPO DE BOMBEIROS?

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 Fogo 2 Fogo São materiais

Leia mais

GF Engenharia

GF Engenharia NR 23 NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações/Alterações D.O.U. Portaria SNT n.º 06, de 29 de outubro de 1991 31/10/91 Portaria

Leia mais

Aula 00 Trânsito e Manutenção Veicular e Seg. Institucional p/ MPU-Técnico - Seg. Institucional e Transporte

Aula 00 Trânsito e Manutenção Veicular e Seg. Institucional p/ MPU-Técnico - Seg. Institucional e Transporte Aula 00 Trânsito e Manutenção Veicular e Seg. Institucional p/ MPU-Técnico - Seg. Institucional e Transporte Professor: Alexandre Herculano Aula 00 (parte I): Prevenção e Combate a Incêndio. SUMÁRIO PÁGINA

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO Alterada pela Portaria CG 30/2017, de 17 de julho de 2017- DOEMG Ano 125, nº 135, de 20 de julho 2017 SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO - IFAM REITORIA

MANUAL DE SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO - IFAM REITORIA MANUAL DE SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO - IFAM REITORIA MANAUS 2019 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo reunir as informações necessárias na área de segurança contra incêndio da Reitoria e poderá

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 37/2011 Subestação elétrica SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação ANEXO Modelo

Leia mais

(Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011)

(Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011) NR 23 - Proteção Contra Incêndios Atualizada Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações/Alterações D.O.U. Portaria SNT n.º 06, de 29 de outubro de 1991 31/10/91

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

Leia mais

NORMA TÉCNICA 04/2014

NORMA TÉCNICA 04/2014 ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 04/2014 SÍMBOLOS GRÁFICOS SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas e bibliográficas 5 Procedimentos ANEXOS A Símbolos

Leia mais

A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros). ( / I2)

A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros). ( / I2) NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1 Disposições gerais. 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA POLICIA LEGISLATIVA CAMARA DOS DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO

NORMAS DE SEGURANÇA POLICIA LEGISLATIVA CAMARA DOS DEPUTADOS PROFESSOR: MARCOS GIRÃO AULA 00 Olá, futuros Policiais Legislativos! Primeiramente, gostaria de compartilhar minha alegria e privilégio em têlos como meus futuros alunos nessa jornada preparatória para o iminente concurso Câmara

Leia mais

Aula 00 Segurança Institucional p/ TRT-PR (Técnico - Área Segurança)

Aula 00 Segurança Institucional p/ TRT-PR (Técnico - Área Segurança) Aula 00 Segurança Institucional p/ TRT-PR (Técnico - Área Segurança) Professor: Alexandre Herculano Aula 00: Prevenção e Combate a Incêndio: Teoria do fogo, propagação do fogo, classes de incêndio, prevenção

Leia mais

INTRODUÇÃO TEORIA DO FOGO PROPAGAÇÃO DO FOGO PONTOS E TEMPERATURAS IMPORTANTES DO FOGO CLASSES DE INCÊNDIO MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO EXTINTORES DE

INTRODUÇÃO TEORIA DO FOGO PROPAGAÇÃO DO FOGO PONTOS E TEMPERATURAS IMPORTANTES DO FOGO CLASSES DE INCÊNDIO MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO EXTINTORES DE INTRODUÇÃO TEORIA DO FOGO PROPAGAÇÃO DO FOGO PONTOS E TEMPERATURAS IMPORTANTES DO FOGO CLASSES DE INCÊNDIO MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO EXTINTORES DE INCÊNDIO AGENTES EXTINTORES GASES LIQÜEFEITOS DE PETRÓLEO

Leia mais

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 NR 3 - NORMA REGULAMENTADORA 3 PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS 3. Disposições gerais. 3.. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal

Leia mais

APRESENTAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

APRESENTAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS APRESENTAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS EMERGÊNCIA FONE 193 COMO ACIONAR A EMERGÊNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS... Disque 193; Identifique-se; Informe sua emergência; e Forneça o endereço da ocorrência.

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Sistemas prediais de combate à incêndio Como todo projeto em engenharia civil deve seguir a Norma Técnica do assunto: Instruções técnicas do corpo de bombeiros do estado

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

INSTALAÇÕES PREDIAIS PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 ENG.ª M.Sc ELAINE SOUZA PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1. CONCEITOS GERAIS 2. ETAPAS DE PROJETO 3. NORMAS 4. SITE 5. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA 6.

Leia mais

Hidrante Consultoria e Projetos (62) Projetando Instalações Prediais de Combate a Incêndio CONCEITOS E APLICAÇÃO

Hidrante Consultoria e Projetos  (62) Projetando Instalações Prediais de Combate a Incêndio CONCEITOS E APLICAÇÃO Hidrante Consultoria e Projetos www.hidrante.com.br (62) 3251-0220 Projetando Instalações Prediais de Combate a Incêndio CONCEITOS E APLICAÇÃO Apresentação Flávio Eduardo Rios Engenheiro Civil desde 1979

Leia mais

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo Tecnologias e inovações na extinção de incêndio Nuno Azevedo Temas: 1- Classes de fogos; 2- Agentes Extintores; 3- Extintores portáteis; 4- Utilização de um extintor. 2 Classes de Fogo Para o estudo dos

Leia mais

Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc.

Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc. EXTINTORES O Corpo de Bombeiro aplica poucas exigências às pequenas edificações. Dentre elas obriga a presença de extintores de incêndio com a finalidade de conter os incêndios em seu início. Para que

Leia mais

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO Sumário 1. Escopo... 3 2. Introdução... 3 3. Informações sobre o local do evento... 3 4. Termos técnicos... 4 4.1 Brigada de emergência...

Leia mais

Catálogo do Grupo 52.24

Catálogo do Grupo 52.24 20139 20140 20141 20142 20143 20144 20145 Abrigo para extintores do tipo AP/CO2/PQS 12 KG, medidas aproximadas (A) 85 x (L) 40 x (P) 30 cm, com visor em acrílico ou frente transparente em acrílico. Abrigo

Leia mais

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( )

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( ) NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1. Disposições gerais. 23.1.1. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Instrução Técnica nº 37/2011 - Subestação elétrica 739 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Subestação

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Material elaborado pelo Professor Edison T Rego

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Material elaborado pelo Professor Edison T Rego PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Material elaborado pelo Professor Edison T Rego PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO CONCEITOS BÁSICOS TEORIA DO FOGO DEFINIÇÃO: O fogo é uma reação química das mais elementares, chamada

Leia mais

NR 23, PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

NR 23, PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NR 23, PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Henrique Wieczoreck De David* RESUMO O presente trabalho tem por finalidade apresentar elementos contidos na Norma Regulamentadora (NR) 23 Proteção Contra Incêndios a fim

Leia mais

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017 Sistema de Proteção por Extintores

Leia mais

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( )

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( ) NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1. Disposições gerais. 23.1.1. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em

Leia mais

Prof.Dr. Wyser José Yamakami

Prof.Dr. Wyser José Yamakami Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Ilha Solteira-SP SP Prof.Dr. Wyser José Yamakami Introdução a Engenharia de Segurança: Capítulo 8 Prevenção de Incêndios 8.1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

NR.23 Proteção Contra Incêndios (06/05/2011)

NR.23 Proteção Contra Incêndios (06/05/2011) NR.23 Proteção Contra Incêndios (06/05/2011) Decreto Nº 56.819 10 de Março de 2011. Institui o regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco no estado de São Paulo NBR.12.693

Leia mais

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA PLANO DE EMERGÊNCIA Índice Plano de Emergência 1. Finalidade... 4 2. Descrição da planta... 4 2.1. Planta... 4 2.2. Localização... 4 2.3. Construção... 4 2.4. Dimensões... 5 2.5. Ocupação... 5 2.6. População...

Leia mais

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA INSTALAÇÃO DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (SPRINKLERS) NOS LOCAIS QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA INSTALAÇÃO DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (SPRINKLERS) NOS LOCAIS QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU/SP. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº /2.013 DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA INSTALAÇÃO DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (SPRINKLERS)

Leia mais

SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO

SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO EXTINTORES Extintor de Incêndio Pó BC Extintor de Incêndio Pó ABC 4 KG - P4-BC 6 KG - P6-BC 8 KG - P8-BC 12 KG - P12-BC Extintor de

Leia mais

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 21, de 15/03/2018 Sistema de proteção por extintores de incêndio. 1 OBJETIVO Estabelecer critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de

Leia mais

Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I

Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I Prof: Paulo Gustavo von Krüger Mestre e Doutor em Estruturas Metálicas SUMÁRIO 1. Introdução 1.1. Dinâmica do fogo

Leia mais

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão)

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) IT 21 IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO 3 Referências normativas 4 Definições

Leia mais

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Sapólio Radium Cloro (Pó) Código Interno: 14003 / 14016 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE

Leia mais

Escola EBI de Fragoso

Escola EBI de Fragoso Escola EBI de Fragoso Organigrama de Segurança ALARME Carlos Silva ALERTA Salomé Freitas Responsáveis pela Segurança Octávio Tomás Manuel Amorim Carlos Silva COORDENADOR DE PISO / SECTOR Delegada de Segurança

Leia mais

Conhecendo o FOGO. - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor.

Conhecendo o FOGO. - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. Conhecendo o FOGO - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. - Se retirarmos qualquer uma destas peças desmontamos o quebra-cabeça, ou

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO 10 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Quando falamos em sistemas de protecção contra incêndios, a primeira coisa que nos vem à mente são os extintores de incêndio. E com certeza, é o sistema mais utilizado e conhecido

Leia mais

Combate e prevenção de incêndios

Combate e prevenção de incêndios Combate e prevenção de incêndios 15 Sílvia Augusta do Nascimento Marcella Nascimento e Silva Rafaella Nascimento e Silva e-tec Brasil Primeiros Socorros META Apresentar como prevenir e combater um incêndio.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37 Subestação elétrica SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA Ribeirão Preto Objetivos do Laboratório de Física: REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas das disciplinas do curso de Bacharel

Leia mais

in-placas sinalização fotoluminescente

in-placas sinalização fotoluminescente Rua Silveira Martins, 160-4º andar - sala 08 Sé - São Paulo - SP - CEP 01019-000 e-mail: in.placas@gmail.com tel.: (11) 5082-3705 in-placas sinalização fotoluminescente Personalizadas e Linha 40 cód.

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS TÉRMICOS (INCÊNDIOS E QUEIMADURAS) A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra incêndios e queimaduras que

Leia mais

Segurança Contra Incêndio

Segurança Contra Incêndio Segurança Contra Incêndio Negrisolo, Walter. (Negrí). Oficial da Reserva do Corpo de Bombeiros SP. Doutor FAUSP. Segurança Contra Incêndio Área da Ciência com desenvolvimento recente Principais eventos

Leia mais

O QUE É FOGO. www.cpsol.com.br

O QUE É FOGO. www.cpsol.com.br O QUE É FOGO Embora nos seja tão familiar, definir fogo não é tão simples como nos parece. Chamamos fogo, materiais combustiveis que se transformam e combinam-se com oxigenio contido no ar, produzindo

Leia mais

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA PRODUTO BASE ÁGUA COMPOSIÇÃO (%) PROPRIETÁRIA CLASSIFICAÇÃO Não contém substâncias ou preparações perigosas, de acordo com as diretrizes

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ 1/8 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Sany do Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda Endereço: Rua Loanda, 120 Emiliano Perneta Pinhais/PR - CEP 83.325-0

Leia mais

Sistemas de Proteção Contra Incêndios Ltda. Equipamentos Mecânicos e Hidráulicos

Sistemas de Proteção Contra Incêndios Ltda. Equipamentos Mecânicos e Hidráulicos Cilindros de gás carbônico (CO2). Fabricados em tubo de aço sem costura SAE 1541 Mannesmann, capacidade de 25; 30; 45 kg de CO2 cada, conforme norma DOT 3 AA. Válvula para cilindro de CO2-com cabeça de

Leia mais

CÓDIGO...: FISPQ-136 REVISÃO..: 02 F0LHA...: 1 / 5 DATA...: 07/2009 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO HEXAMETAFOSFATO DE SODIO

CÓDIGO...: FISPQ-136 REVISÃO..: 02 F0LHA...: 1 / 5 DATA...: 07/2009 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO HEXAMETAFOSFATO DE SODIO F0LHA...: 1 / 5 1 - Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: HEXAMETAFOSTATO DE SÓDIO Nome da Empresa: Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772

Leia mais

Escola Internacional Proteção Civil

Escola Internacional Proteção Civil Escola Internacional Proteção Civil Segurança e Proteção Civil. Sistema de Supressão de gás Representante em Portugal: Sistema de Supressão de gás Porquê usar? Química do Fogo Todos estes quatro fatores

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO INSTALAÇÕES contra incêndio PREDIAIS e pânico PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO CURITIBA/ 2018 CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL CIVIL IV INSTALAÇÕES contra incêndio PREDIAIS e pânico ELAINE SOUZA

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo: 23083.006186/2015-28 Pregão: 36/2016 Vigência 28/04/2016-27/04/2017 Objeto: Aquisição de extintores de incêndio Gestor: Sérgio Vieira DEPTO: PROAD E-mail: proad-ngs@ufrrj.br

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA Página: 1 / 6 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 5.6 Brigada, incluindo pontos de encontro. 02 21/09/2014 Atualização dos capítulos 6, 7

Leia mais

ÁCIDO FOSFOROSO Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 11/07/2008

ÁCIDO FOSFOROSO Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 11/07/2008 ÁCIDO FOSFOROSO Página 1 de 5 1. Informação do Produto Nome do produto Nome Químico Código interno do produto : 002.070 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : Metalloys & Chemicals Coml

Leia mais

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre PLANO DE EMERGÊNCIA Índice Plano de Emergência 1. Finalidade...4 2. Descrição da planta...4 2.1. Planta...4 2.2. Localização...4 2.3. Construção...5 2.4. Dimensões...5 2.5. Ocupação...5 2.6. População...5

Leia mais

DEVER DE TODOS PARA COM TODOS

DEVER DE TODOS PARA COM TODOS 1. Conceito de Defesa Civil? 1.2. Sua criação A Defesa Civil foi criada no Governo do Prefeito Georges Leonardos, em 30 de agosto de 1977, através do Decreto Nº 952/77. DEVER DE TODOS PARA COM TODOS 1.3.

Leia mais

- L E I A AT E N TA M E N T E A N T E S D E O P E R A R S E U F O G Ã O -

- L E I A AT E N TA M E N T E A N T E S D E O P E R A R S E U F O G Ã O - M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S F o g ã o a L e n h a L a m b i a s e - L E I A AT E N TA M E N T E A N T E S D E O P E R A R S E U F O G Ã O - w w w. l a m b i a s e. c o m. b r MANUAL DE INSTRUÇÕES

Leia mais