Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc."

Transcrição

1 EXTINTORES O Corpo de Bombeiro aplica poucas exigências às pequenas edificações. Dentre elas obriga a presença de extintores de incêndio com a finalidade de conter os incêndios em seu início. Para que isso possa ocorrer, eles necessitam: Estarem com sua carga de agente extintor e pressurização em ordem; FIG.1 - Carga em ordem do CO² de 6 kg deve estar com a diferença entre o PC peso cheiro e PV peso vazio, entre 5,4 e 6 kg FIG.2 Exemplo de manômetro indicando pressurização em ordem. FIG.3 Exemplo de manômetro indicando pressurização em desacordo. Estarem corretamente instalados e distribuídos; Serem adequados ao risco cujo incêndio se pretende conter e, Serem, obviamente, operados eficientemente quando o incêndio se iniciar. A Instrução Técnica 21 do Corpo de Bombeiros contém prescrições para que uma edificação seja protegida por extintores de incêndio. Basicamente, porém, podemos dizer que proteger uma edificação por extintores de incêndio pode ser alcançado cumprindo-se quatro passos: Selecionando os extintores mais indicados aos riscos, com sua respectiva capacidade de extinção; distribuindo-os e instalando-os adequadamente. Há também a necessidade de sinalizá-los com sinalização aérea e em alguns casos sinalização de piso. CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS Comecemos pela seleção dos extintores de incêndio mais indicados ao risco que se apresente. Para facilitar essa seleção, os incêndios foram classificados basicamente em 3 classes: A, B e C. Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc. Classe B Como classe B, os incêndios em líquidos e gases, que queimam na superfície e não deixam resíduos, tais como a o GLP (gás de cozinha), a gasolina, o álcool, o querosene, etc.

2 Extintores Classe C Como classe C, os incêndios em que esteja presente a energia elétrica, normalmente em aparelhos elétricos energizados. Esse tipo de incêndio exige que o agente extintor não conduza a corrente elétrica. Os extintores de incêndio, em seu rótulo, discriminam as classes de incêndio para as quais são adequados. Em alguns casos o rótulo informa também as classes de incêndio para as quais o extintor não se presta, conforme exemplo ao lado FIG.4 - Exemplo de rótulo de extintor próprio para as classes de incêndio B e C.vv FIG.5 Exemplo de rotulo indicando proibições de uso. SELECIONANDO OS EXTINTORES Para classe A Assim, se a edificação possuir em sua maioria elementos que produzam um incêndio classe A, deverão ser selecionados extintores que extingam tais tipos de incêndio, como os de água. espuma, ou pó ABC. FIG.6 - Extintor de água. FIG.7 - Extintor de espuma.

3 Para classe B Para incêndio classe B, usa-se espuma (figura acima), pó comum, também chamado Pó BC, dióxido de carbono, também chamado gás carbônico ou CO², e pó ABC. Abaixo FIGURA 8, extintor de CO². FIG.8 - Extintor de CO² Para classe C Para classe C empregam-se os mesmos extintores de pó, gás carbônico, e pó ABC exemplificados nas figuras acima. Pós Multiuso ou Pós-ABC Os extintores de Pós, chamados Multiuso ou ABC são extintores que podem ser usados em quaisquer classes de incêndio, pois extinguem princípios de incêndio em materiais sólidos, em líquidos inflamáveis e gases. Também controlam incêndios em que haja a presença da corrente elétrica, sem transmiti -la, isto é, sem gerar risco ao operador. FIG.8 - Extintor de CO² Note que a etiqueta apresenta adequabilidade para as três classes de incêndio. O Corpo de Bombeiros exige que cada piso, risco ou edificação seja coberto por mais de um tipo de extintor, de modo que todas as classes de incêndio sejam abrangidas, sendo intercalados dois extintores para a classe predominante e um para o secundário. Excetuam-se os casos em que são usados os extintores de Pó Multiuso (classes A, B e C), também chamado Pó ABC. Nesses casos pode-se usar somente esse extintor, o qual substitui quaisquer dos acima citados

4 Extintores DETERMINANDO CAPACIDADE O segundo passo é escolher a capacidade desses extintores. O Corpo de Bombeiros utiliza a capacidade de extinção para determinar essa capacidade. Extintor de Água Se escolhermos um extintor de água, que atende aos incêndios classe A, ele deve ter como capacidade de extinção 2A. OBS.: Isto significa que o extintor deve ser capaz de extinguir, conforme testado em laboratório, um incêndio em 78 ripas com 600 mm de comprimento e espessura de 45 X 45 mm, montadas em 13 camadas. O extintor de água com capacidade de extinção 2A pode ser visto na figura 1. O extintor escolhido deve trazer um selo esclarecendo essa capacidade, conforme abaixo: FIG.10 - Extintor escolhido deve trazer um selo esclarecendo essa capacidade. Extintor de Espuma Se escolhermos um extintor de espuma, que atende aos incêndios classe A e B, ele deve ter como capacidade de extinção 2 A 10B OBS.: Isto significa que o extintor deve ser capaz de extinguir incêndios Classe A com a mesma eficiência do extintor de água mais capacidade de extinção para Classe B conforme testado em laboratório em um recipiente com 2,30 m² que contenha 117 litros de líquido inflamável. Extintor de Pó Escolhendo um extintor de Pó, próprio para as classes B e C, ele deve ter a capacidade mínima e extinção 20 BC. FIG.11 - Extintor de Pó BC OBS.: Isto significa que o extintor deve ser capaz de extinguir um incêndio conforme testado em laboratório, mantendo um tempo mínimo de descarga de 8 segundos, em um recipiente com 4,65 m² que contenha 245 litros de líquido inflamável. Para receber a letra C o extintor tem que ser submetido a teste normalizado de não condutibilidade de energia elétrica.

5 ATENÇÃO Devem ser levadas em consideração as pessoas que se utilizarão dos extintores, pois alguns são mais pesados, mais difíceis de serem apanhados e transportados. Quando tais usuários não possuírem muita capacidade de transporte de peso, devem ser escolhidos os mais leves (sem prejuízo dos demais itens de seleção). Extintor de CO² Se for selecionado o extintor de CO² (gás carbônico ou dióxido de carbono), ele deve ter capacidade 5 BC. Onde houver a possibilidade de ocorrer incêndios com a presença de energia elétrica deve ser escolhido extintor que possua a capacidade de não transmitir a corrente, isto é, apto para a classe C. O extintor de CO² (figura 8). Veja abaixo o peso aproximado de cada um dos aparelhos extintores: Água 2A, aproximadamente 13 quilos. Espuma 2A 10B, aproximadamente 12 quilos. Pó Químico Seco 20BC, com Pó a base de Bicarbonato de Sódio, 10 quilos. Pó Químico Seco 20BC, com Pó a base de Monofosfato de Amônia, 6 quilos. Gás Carbônico (C O 2) 5BC, de 18 a 24 quilos. ATENÇÃO Importante também destacar que o Gás Carbônico, (CO2) causa menos danos durante a extinção, sendo mais indicado para uso em locais que possuam aparelhos elétricos delicados ou eletrônicos. VALIDADE DA CARGA DOS EXTINTORES A carga dos extintores possui validade conforme especificado pelo fabricante ou recarregador, não existindo, em Normas, um prazo específico. Tanto os fabricantes quanto as empresas que efetuam recargas, apõe ao aparelho um selo, com data de validade da garantia dos serviços, conforme abaixo, em que a garantia do recarregador era válida até maio de 2007.

6 Extintores DISTRIBUIÇÃO DOS EXTINTORES Selecionados os extintores mais adequados, deveremos distribuí-los na edificação de modo a que sejam rapidamente apanhados. Inicialmente, a regra determina que cada pavimento possua no mínimo 2 unidades extintoras, cobrindo incêndio classes a, b e c. Se o pavimento possuir menos de 50 m² se permite a instalação de somente um extintor desde que de Pó Multiuso (ABC). Também é obrigatório que no mínimo um extintor seja instalado a não mais de 5 metros da porta de entrada, ou da escada em pavimentos superiores. E uma distância máxima a ser percorrida para se alcançar um extintor. A distância a ser percorrida depende da carga de incêndio por risco. Em locais com: cargas altas essa distância é de 15 metros; cargas médias, 20 metros e cargas baixas, 25 metros. Consulte a Instrução Técnica 14 para saber o risco de sua ocupação, determinando assim o caminhamento máximo. Essa distribuição deve ser iniciada com a colocação de um extintor a não mais de 5 metros da entrada principal, ou da escada, nos pavimentos superiores. OBS.: Lembre-se da adequação para saber qual extintor colocar; próximos a quadros elétricos ou de equipamentos eletrônicos coloque um extintor para classe C. Para equipamentos eletrônicos o extintor de Gás Carbônico é o mais adequado. Coloque o(s) demais extintor(es) obedecendo a essa distância máxima a ser percorrida para se atingir um extintor. Consideração básica Salvo em casos em que o pavimento possua menos de 50 m², será sempre necessária à colocação de dois extintores, para classes de incêndio distintas (ou o Pó Multiuso) independentemente da cobertura por caminhamento. EXEMPLO:

7 Figura A - PROJETO ERRADO O extintor foi instalado considerando que a distância entre o extintor e ponto mais distante dele na planta era menor do que 15m. Figura B - CORREÇÃO Como o próprio nome diz o caminhamento deve medir a distância máxima que se vai caminhar entre o extintor e um determinado ponto. Assim a distância deve ser medida entre o extintor e a entrada e entre a entrada e o ponto mais distante. Como vemos na figura na verdade a distância é maior que 15 metros, portanto o extintor estava instalado incorretamente No mínimo um extintor deve estar instalado a pelo menos 5 metros da entrada, o que não acontece no projeto. Figura C - PROJETO CORRETO Na figura C apresentamos uma proposta correta para a distribuição dos extintores. INSTALANDO OS EXTINTORES Quando os extintores forem instalados em paredes ou divisórias, o suporte de fixação do extintor deve ser instalado no máximo a 1, 60 e no mínimo a 0,10 m do piso acabado. É permitida a instalação de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso. ATENÇÃO Os extintores não devem ser instalados em escadas. Abaixo exemplo de extintores instalados sobre suportes de piso: - Extintores instalados sobre suporte de piso

8 Extintores Exemplos de extintores instalados na parede: O extintor pode ser instalado em abrigos na parede ou em nichos. Instalados em abrigos, devem possuir uma superfície transparente que permita sua visualização. Exemplo de extintor instalado na parede (coluna). Extintor pode ser instalado em abrigos na parede. Sinalização de extintores (altura mínima da sinalização). Sinalização zaérea de extintores. Em locais que possuam piso rústico, como indústrias, depósitos, estacionamentos, etc., há necessidade de se efetuar sinalização de piso, conforme abaixo:

9 Abaixo foto com exemplo dessa sinalização: Sinalização de solo. Alguns riscos devem possuir um extintor para sua própria proteção, independentemente dos demais extintores colocados na edificação. Esses riscos são: Casa de caldeira; Casa de bombas; Casa de força elétrica; Casa de máquinas; Galeria de transmissão; Incinerador; Elevador (casa de máquinas); Ponte rolante; Escada rolante (casa de máquinas); Quadro de redução para baixa tensão; Transformadores; Contêineres de telefonia; Tanques de Combustível Líquido; Locais de Armazenamento de GLP, etc. EXTINTORES SOBRE-RODAS Extintores sobre-rodas 80B podem ser substituídos por extintores portáteis com a mesma capacidade extintora. Ao lado, foto com exemplo de extintores sobre rodas ou carretas: Extintor sobre rodas (carreta) de água.

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017 Sistema de Proteção por Extintores

Leia mais

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão)

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) IT 21 IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO 3 Referências normativas 4 Definições

Leia mais

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 21, de 15/03/2018 Sistema de proteção por extintores de incêndio. 1 OBJETIVO Estabelecer critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO Alterada pela Portaria CG 30/2017, de 17 de julho de 2017- DOEMG Ano 125, nº 135, de 20 de julho 2017 SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

Aplicação dos extintores TIPOS DE EXTINTORES. Objetivo

Aplicação dos extintores TIPOS DE EXTINTORES. Objetivo TIPOS DE EXTINTORES Objetivo O principal objetivo deste Blog, é apresentar de uma forma simplificada, a construção e os principais tipos de extintores de incêndio presentes no mercado especializado, além

Leia mais

Prevenção de Incêndios (Novo CSCIP) Mód 4 Sistemas Móvel e Fixo

Prevenção de Incêndios (Novo CSCIP) Mód 4 Sistemas Móvel e Fixo Comando do Corpo de Bombeiros Prevenção de Incêndios (Novo CSCIP) Mód 4 Sistemas Móvel e Fixo Asp.Of. BM Weber Sistemas Móvel e Fixo OBJETIVO Ambientar os bombeiros com o novo Plano de Segurança Contra

Leia mais

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 2 Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 1 Caracterização da Edificação: A edificação estudada possui área total de 194,54 m² constituída de 02 pavimentos sendo estes classificados da seguinte forma:

Leia mais

NORMA TÉCNICA 12/2009 EXTINTORES DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA 12/2009 EXTINTORES DE INCÊNDIO NORMA TÉCNICA 12/2009 EXTINTORES DE INCÊNDIO RELEMBRANDRO ALGUNS CONCEITOS SOBRE EXTINT0RES DEFINIÇÕES Extintor de incêndio- Aparelho de acionamento manual, constituído de recipiente e acessórios, contendo

Leia mais

UNIDADE: 10 UNIDADE 10 AGENTES EXTINTORES 10.0 INTRODUÇÃO:

UNIDADE: 10 UNIDADE 10 AGENTES EXTINTORES 10.0 INTRODUÇÃO: 10.0 INTRODUÇÃO: Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFÊRENCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS 06. SIGLAS 07. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Catálogo do Grupo 52.24

Catálogo do Grupo 52.24 20139 20140 20141 20142 20143 20144 20145 Abrigo para extintores do tipo AP/CO2/PQS 12 KG, medidas aproximadas (A) 85 x (L) 40 x (P) 30 cm, com visor em acrílico ou frente transparente em acrílico. Abrigo

Leia mais

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário PREVENÇÃO SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Visam o abandono seguro da população, em caso de incêndio ou pânico, e permitir o acesso de bombeiros

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo: 23083.006186/2015-28 Pregão: 36/2016 Vigência 28/04/2016-27/04/2017 Objeto: Aquisição de extintores de incêndio Gestor: Sérgio Vieira DEPTO: PROAD E-mail: proad-ngs@ufrrj.br

Leia mais

13.0 INTRODUÇÃO Para a localização e a sinalização dos extintores deve se observar aos seguintes requisitos:

13.0 INTRODUÇÃO Para a localização e a sinalização dos extintores deve se observar aos seguintes requisitos: UNIDADE: 13 SINALIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS EXTINTORES 13. SINALIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS EXTINTORES: 13.0 INTRODUÇÃO Para a localização e a sinalização dos extintores deve se observar aos seguintes requisitos:

Leia mais

Sistema de proteção por extintores de incêndio

Sistema de proteção por extintores de incêndio Outubro 2014 Vigência: 08 outubro 2014 NPT 021 Sistema de proteção por extintores de incêndio CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão:03 Norma de Procedimento Técnico 5 páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS NORMA TÉCNICA 12/2009 EXTINTORES DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS

Leia mais

NORMA TÉCNICA 04/2014

NORMA TÉCNICA 04/2014 ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 04/2014 SÍMBOLOS GRÁFICOS SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas e bibliográficas 5 Procedimentos ANEXOS A Símbolos

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

INSTALAÇÕES PREDIAIS PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 ENG.ª M.Sc ELAINE SOUZA PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1. CONCEITOS GERAIS 2. ETAPAS DE PROJETO 3. NORMAS 4. SITE 5. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA 6.

Leia mais

(atualizada em 11/2006) NBR 5667-1:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna NBR 5667-2:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes

Leia mais

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo Tecnologias e inovações na extinção de incêndio Nuno Azevedo Temas: 1- Classes de fogos; 2- Agentes Extintores; 3- Extintores portáteis; 4- Utilização de um extintor. 2 Classes de Fogo Para o estudo dos

Leia mais

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23 Acadêmica: Regiane Ovando Apresentação PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR-23 Proteção Contra Incêndios Introdução NR

Leia mais

Extintor de pó químico

Extintor de pó químico Tipos de extintores Extintor de pó químico O agente extintor é o bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio; A extinção do incêndio acontece pela formação de uma nuvem de pó sobre a chama que exclui

Leia mais

Nome da matéria-nº do capítulo-nº da lição-1

Nome da matéria-nº do capítulo-nº da lição-1 Nome da matéria-nº do capítulo-nº da lição-1 definição A np 1589 define extintor como: um aparelho que contém um agente extintor que pode ser projectado e dirigido sobre um fogo por acção de uma pressão

Leia mais

Proteção e combate a incêndio

Proteção e combate a incêndio Proteção e combate a incêndio Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão

Leia mais

GIOVANI ARAUJO

GIOVANI ARAUJO APRESENTAÇÃO GIOVANI ARAUJO E-mail: giovani_araujo87@yahoo.com.br Bombeiro Militar Instrutor de Brigada Especialização em Gestão e Políticas em Segurança Pública e Assistência Familiar Licenciado e Bacharel

Leia mais

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL TÉCNICO 13 de março de 2008 FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO MEMORIAL TÉCNICO

Leia mais

Segurança Contra Incêndio

Segurança Contra Incêndio Segurança Contra Incêndio Negrisolo, Walter. (Negrí). Oficial da Reserva do Corpo de Bombeiros SP. Doutor FAUSP. Segurança Contra Incêndio Área da Ciência com desenvolvimento recente Principais eventos

Leia mais

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis.

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS (120.000-3) Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 Publicação -D.O.U. 06/07/78 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO 10 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Quando falamos em sistemas de protecção contra incêndios, a primeira coisa que nos vem à mente são os extintores de incêndio. E com certeza, é o sistema mais utilizado e conhecido

Leia mais

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP ABNT NBR 15514 Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP OBJETIVOS Ao final dessa lição os participantes serão capazes de: Definir termos técnicos associados ao tema; Conhecer condições

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 37/2011 Subestação elétrica SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação ANEXO Modelo

Leia mais

Sistema de proteção por extintores de incêndio

Sistema de proteção por extintores de incêndio Outubro 2011 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 021 Sistema de proteção por extintores de incêndio CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão:01 Norma de Procedimento Técnico 5 páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Página 1 de 11 MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO OBRA: Mudança de sede da Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul (SC) PROPRIETÁRIO: Município de Guarujá do Sul (SC) LOCAL:

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Sistemas prediais de combate à incêndio Como todo projeto em engenharia civil deve seguir a Norma Técnica do assunto: Instruções técnicas do corpo de bombeiros do estado

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE Capítulo I Objetivos... 01 Capítulo II Finalidade e Aplicação... 01 Capítulo III Responsabilidades...

Leia mais

SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO

SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO EXTINTORES Extintor de Incêndio Pó BC Extintor de Incêndio Pó ABC 4 KG - P4-BC 6 KG - P6-BC 8 KG - P8-BC 12 KG - P12-BC Extintor de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Instrução Técnica nº 37/2011 - Subestação elétrica 739 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Subestação

Leia mais

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas 4 Definições 5 Generalidades gerais 6- Procedimentos 7 Certificação e validade/garantia INSTRUÇÃO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO 1 ANEXO B ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO Ocupação/Uso: Divisão: Descrição: Endereço: Finalidade: ( ) Aprovação ( ) Substituição ( ) Atualização Espaço reservado

Leia mais

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO ANEXO XVI AO DECRETO N o 3.950, de 25 de janeiro de 2010. NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO 1. OBJETIVO Esta Norma Técnica estabelece critérios para proteção contra incêndio

Leia mais

E X TI N T O R SINALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO. 12X28cm. 12X28cm. 12X28cm. Ref. 01 Ref. 02 Ref. 03

E X TI N T O R SINALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO. 12X28cm. 12X28cm. 12X28cm. Ref. 01 Ref. 02 Ref. 03 RDS signis VIII - SINALIZAÇÃO DE EXTINTORES E HIDRANTES SINALIZAÇÃO DE DE COMBATE A INCÊNDIO 1X8cm E X TI 1X8cm 1X8cm N T O R Ref. 01 Ref. 0 Ref. 03 HIDRANTE SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO VII

Leia mais

SESCOOP AGRISHOW MEMORIAL DESCRITIVO DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

SESCOOP AGRISHOW MEMORIAL DESCRITIVO DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SESCOOP AGRISHOW MEMORIAL DESCRITIVO DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo CNPJ: 07.042.333/0001-22 Técnico Responsável:

Leia mais

Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios - PPCI. 1º BBM - Porto Alegre

Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios - PPCI. 1º BBM - Porto Alegre Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios - PPCI 1º BBM - Porto Alegre 1. Legislação 2. Formas de Licenciamento 3. PPCI Apresentação junto ao CBMRS 4. Principais dificuldades no processo Prevenção

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO INSTALAÇÕES contra incêndio PREDIAIS e pânico PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO CURITIBA/ 2018 CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL CIVIL IV INSTALAÇÕES contra incêndio PREDIAIS e pânico ELAINE SOUZA

Leia mais

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 DODF Nº 012 17 de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 Aprova a nova Norma Técnica nº 001/2002-CBMDF, que dispõe sobre as Exigências

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 29 Sistema Predial de Prevenção e Combate ao Incêndio Profª Heloise G. Knapik 1 Projetos e especificações

Leia mais

- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS Edital Câmara 2014 (Polícia) item 03 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS - PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO Significa evitar

Leia mais

CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS

CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS ÀS EDIFICAÇÕES PARA SE UTILIZAR DO PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO QUEM ESTÁ DISPENSADO O Microempreendedor Individual (MEI) que exercer sua atividade tendo como local trabalho

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO Relatório de Segurança do Trabalho IABAS, referente as instalações de Equipamentos de Combate a Incêndio e condições de Segurança do Trabalho, destinados aos serviços

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37 Subestação elétrica SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 31/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 31/2011 Instrução Técnica nº 31/2011 - Segurança contra incêndio para heliponto e heliporto 701 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

UNIDADE AUTÔNOMA DE ESPUMA PARA SUPRESSÃO DE INCÊNDIOS

UNIDADE AUTÔNOMA DE ESPUMA PARA SUPRESSÃO DE INCÊNDIOS UNIDADE AUTÔNOMA DE ESPUMA PARA SUPRESSÃO DE INCÊNDIOS DESCRIÇÃO: As unidades AFFF pré-misturadas autônomas da Chemguard são projetados para utilização em áreas onde são fabricados, armazenados ou transportados

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Esponja Bombril Códigos Internos: Antiaderente Superfícies Delicadas: Unitária 17014 / Embalagem Econômica 17023 Multiuso Limpeza

Leia mais

As regras completas para a sinalização de emergência estão contidas na IT-20 Sinalização de Emergência.

As regras completas para a sinalização de emergência estão contidas na IT-20 Sinalização de Emergência. SINALIZAÇÃO As regras completas para a sinalização de emergência estão contidas na IT-20 Sinalização de Emergência. A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio,

Leia mais

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROJETO: INCÊNDIO Modelo: 3.000 m2 MAIO 2011 SUMÁRIO 1. Apresentação... 03 2. Extintores... 04 3. Iluminação de Emergência...

Leia mais

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Introdução A existência de um incêndio é relacionada ao fogo e, portanto, o controle e a extinção do mesmo requerem a atuação de um profissional habilitado

Leia mais

Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local. Módulo 18 EXTINTORES. Formadora Fernando Moreira / Magda Sousa

Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local. Módulo 18 EXTINTORES. Formadora Fernando Moreira / Magda Sousa Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local Módulo 18 EXTINTORES Formadora Fernando Moreira / Magda Sousa OBECTIVOS - Classificação de extintores; - Identificação das classes de fogos;

Leia mais

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO USO DE EXTINTORES Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

1. Informações de segurança

1. Informações de segurança 1. Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

Informações de segurança

Informações de segurança Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

1. Informações de segurança

1. Informações de segurança 1. Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SINALIZAÇÃO DE ROTA DE FUGA E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA PARA AS UNIDADES DO SESC DE ACORDO COM ABNT NBR 13

ESPECIFICAÇÃO DE SINALIZAÇÃO DE ROTA DE FUGA E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA PARA AS UNIDADES DO SESC DE ACORDO COM ABNT NBR 13 DE SINALIZAÇÃO DE ROTA DE FUGA E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA PARA AS UNIDADES DO SESC DE ACORDO COM ABNT NBR 13.434-1, 2, 3, E NORMA TÉCNICA DO CBM/DF Nº 019/1999. OBJETIVO: Aquisição de itens para

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL ABRIGO DE GÁS DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 CÓDIGO ABR GLP Descrição de Equivalência Técnica Exigida Toda a instalação que utiliza o gás GLP em botijão

Leia mais

PARTE I - SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO

PARTE I - SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO PARTE I - SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO Produto Utilização Ref. Cm. Indica o sentido da saída nos locais planos e sem escadas, onde a orientação seja PV10231 seguir à direita a partir do ponto

Leia mais

Sistema de Hidrantes. O que é sistema de hidrantes: 13ª Edição Janeiro/Fevereiro 2017

Sistema de Hidrantes. O que é sistema de hidrantes: 13ª Edição Janeiro/Fevereiro 2017 O que é sistema de hidrantes: Sistema de Hidrantes É um sistema fixo de combate a incêndio, funcionando sob comando, liberando um jato de água sobre o foco de incêndio. É o principal meio de combate a

Leia mais

PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E

PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO Estudo do fogo Métodos de extinção do fogo Meios de propogação do calor Clasificação e tipos de combustiveis

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002 Estabelece Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. O Comandante-Geral da

Leia mais

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação

Leia mais

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Dá para começar a fazer um projeto? Quantas escadas serão necessárias? Mas, existem vários tipos de escadas: a) Escada comum (não enclausurada) b) Escada enclausurada

Leia mais

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO Decreto 56818/11 e ITs CLASSIFIQUE A ALTURA Decreto, artigo 3º nº I ; I Altura da Edificação: a. para fins de exigências

Leia mais

INSTALAÇÕES DE GÁS. Profª Maria Cleide. Curso técnico em edificações 2014

INSTALAÇÕES DE GÁS. Profª Maria Cleide. Curso técnico em edificações 2014 INSTALAÇÕES DE GÁS Profª Maria Cleide Curso técnico em edificações 2014 Os gases combustíveis oferecidos no Brasil são: Gás natural; Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Gás natural É composto por uma mistura

Leia mais

7 RCMS FORMA RETANGULAR, FABRICADA EM PVC RíGIDO, ATóXICO, ISENTO DE FóSFORO E UN 41

7 RCMS FORMA RETANGULAR, FABRICADA EM PVC RíGIDO, ATóXICO, ISENTO DE FóSFORO E UN 41 1 1 18/01254 FORMA RETANGULAR, FABRICADA EM PVC RíGIDO, ATóXICO, ISENTO DE FóSFORO E INDICANDO "SAíDA", TAMANHO 240MM X 120MM, CONFORME MODELO CONTIDA NO CADERNO DE ESPECIFICAçãO. UN 74 2 RCMS FORMA RETANGULAR,

Leia mais

Escopo requisitos mínimos

Escopo requisitos mínimos NBR 13523:2008 NBR 13523:2017 Escopo Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para projeto, montagem, alteração, localização e segurança das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), para instalações

Leia mais

MANUAL DE FUNCIONAMENTO BOMBA DE TRANSFERENCIA SULFILTROS

MANUAL DE FUNCIONAMENTO BOMBA DE TRANSFERENCIA SULFILTROS Ex d IIA T6 Gb CERTIFICADO NCC: 16.0080 REVISÃO -00 MANUAL DE FUNCIONAMENTO BOMBA DE TRANSFERENCIA SULFILTROS 1 2 3 1-INTRODUÇÃO 1.1- FINALIDADE DESTE MANUAL Este manual contém todas informações necessárias

Leia mais

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU 1 de 4 27/12/2016 16:09 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE 20.12.2011 - DOU 22.12.2011 O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL

Leia mais

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO Tirando-se um dos elementos desse triângulo a combustão será eliminada. Assim, para combatermos um incêndio, temos três (3) regras básicas: A remoção do material combustível

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL Sumário 1 Objetivo 2 Referências 3 Definições 4 Condições gerais 5 Condições específicas NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF Padronização

Leia mais

OBJETIVOS Identificar os agentes extintores mais comuns para as diferentes classes de incên-

OBJETIVOS Identificar os agentes extintores mais comuns para as diferentes classes de incên- dio. I N S T I T U T O E S T A D U A L D E E D U C A Ç Ã O M I G U E L C A L M O N OBJETIVOS Identificar os agentes extintores mais comuns para as diferentes classes de incên- Identificar os diversos tipos

Leia mais

Termologia utilizada para instalação predial de gás e combate a incêndio

Termologia utilizada para instalação predial de gás e combate a incêndio Termologia utilizada para instalação predial de gás e combate a incêndio Introdução Conhecer termos utilizados em uma área é fundamental e, praticamente, obrigatório para todos os profissionais relacionados

Leia mais

NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF

NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF Central Predial de Gás Liquefeito de Petróleo 1. Objetivo 1.1. Esta Norma tem por objetivo estabelecer os tipos de edificações que devem possuir central de Gás Liquefeito

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO LTDA.

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO LTDA. RELATÓRIO ACOMPANHAMENTO MENSAL SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO LTDA. Objetivo. Este relatório tem por objetivo avaliar e mitigar os riscos equivalentes desta edificação. Foram realizadas diversas vistorias

Leia mais

PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO FABRICA DE RAÇÃO BOVINA Abril -2015 Ao: Serviço de Atividades Técnicas O presente memorial visa esclarecer, dar suporte e justificar as ações

Leia mais

Portaria n.º 332, de 12 de agosto de CONSULTA PÚBLICA

Portaria n.º 332, de 12 de agosto de CONSULTA PÚBLICA Portaria n.º 332, de 12 de agosto de 2011. CONSULTA PÚBLICA OBJETO: Portaria Complementar do Regulamento Técnico da Qualidade para os Serviços de Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio

Leia mais

GINÁSIO DE ESPORTES HUMBERTO CALGARO

GINÁSIO DE ESPORTES HUMBERTO CALGARO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 2 1.1. Divisão da área... 2 2. DETERMINAÇÃO DA CARGA DE FOGO... 3 2.1. Levantamento dos materiais combustíveis encontrados na edificação... 3 2.2. Levantamento dos pesos estimados

Leia mais

CONTROLE REMOTO. Controles remoto para retificadores GST. CÓDIGOS - Para GST 250 e GST 425 : Para GST 850 :

CONTROLE REMOTO. Controles remoto para retificadores GST. CÓDIGOS - Para GST 250 e GST 425 : Para GST 850 : CONTROLE REMOTO CÓDIGOS - Para GST 250 e GST 425 : 0706507 Para GST 850 : 0706505 Controles remoto para retificadores GST MANUAL DO USUÁRIO / LISTA DE PARTES E PEÇAS Página em branco 2 Controles remoto

Leia mais

A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros). ( / I2)

A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros). ( / I2) NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1 Disposições gerais. 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS PARA O SEMINÁRIO: COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA AS INSPEÇÕES REGULATÓRIAS

LEGISLAÇÃO ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS PARA O SEMINÁRIO: COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA AS INSPEÇÕES REGULATÓRIAS LEGISLAÇÃO ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS PARA O SEMINÁRIO: COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA AS INSPEÇÕES REGULATÓRIAS 1ºTEN PM AARAN Fonte: DE 56.819/11 DEFINIÇÃO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS expressa

Leia mais

Adotam-se as seguintes normas com inclusões e adequações constantes nesta IT.

Adotam-se as seguintes normas com inclusões e adequações constantes nesta IT. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 29, de 15/03/2018 Comercialização, distribuição e utilização de gás natural. 1 OBJETIVO Estabelecer condições necessárias para a proteção contra incêndio nos locais de comercialização,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO Edificação: Restaurante do Parque de Exposições Pouso do Tropeiro Endereço: Av. Lions Água Santa Curitibanos SC Classificação da Ocupação:

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA N O 22/01

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA N O 22/01 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO INSTRUÇÃO TÉCNICA N O /01 SISTEM A DE HIDRANTES E DE MANGOTINHOS PARA COMBATE A INCÊNDIO Sumário 1 Objetivo

Leia mais

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios DDS Combate a Incêndios 1 Métodos de extinção do fogo Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou tetraedro do fogo,

Leia mais

Nº Sistema de proteção por extintores de incêndio; resultado de avaliações de campo e laboratório.

Nº Sistema de proteção por extintores de incêndio; resultado de avaliações de campo e laboratório. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175835 Sistema de proteção por extintores de incêndio; resultado de avaliações de campo e laboratório Deives Junior de Paula Palestra apresentada no Fire Show International Fire,

Leia mais

ABNT NBR / Editada 11/08/2008 Valida 11/09/2008. CENTRAL DE Gás LP

ABNT NBR / Editada 11/08/2008 Valida 11/09/2008. CENTRAL DE Gás LP ABNT NBR 13523 / 2008 Editada 11/08/2008 Valida 11/09/2008 CENTRAL DE Gás LP CENTRAL DE GÁS LP O QUE É? ÁREA DESTINADA A CONTER OS RECIPIENTES DE ARMAZENAMENTO DO GLP PARA USO DA INSTALAÇÃO e os demais

Leia mais

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3.1. Medidas de Proteção contra Incêndio Proteção Passiva: Conjunto de medidas de proteção

Leia mais

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 NR 3 - NORMA REGULAMENTADORA 3 PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS 3. Disposições gerais. 3.. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal

Leia mais