Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando"

Transcrição

1 Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23 Acadêmica: Regiane Ovando

2 Apresentação PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR-23 Proteção Contra Incêndios

3 Introdução NR 20 Armazenamento, manuseio e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis Tópicos da Norma NR 23 Prevenção de Incêndios Combate à Incêndio Tópicos da Norma

4 NR 20 Líquido Combustível Ponto de fulgor entre 70 ºC e 93,3ºC Tanques de aço ou concreto Localização dos tanques de armazenamento, de acordo com a Tabela A

5 Tabela A CAPACIDADE DO TANQUE (litros) DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE À LINHA DE DIVISA DA PROPRIEDADE Acima de 250 até ,5 m 1,5 m Acima de até m 1,5 m Acima de até ,5 m 1,5 m Acima de até m 1,5 m Acima de até m 3 m Acima de até m 4,5 m Acima de até m 7,5 m Acima de até m 10,5 m Acima de até m 13,5 m Acima de até m 16,5 m Acima de ou mais 52,5 m 18 m DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE ÀS VIAS PÚBLICAS

6 Líquidos Inflamáveis Ponto de fulgor inferior a 70ºC Pressão de vapor < 2,8 kg/cm² absoluta a 37,7ºC Localização dos tanques, de acordo com as Tabelas A e B

7 Tabela B TIPO DE TANQUE PROTEÇÃO DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE À LINHA DE DIVISA DA PROPRIEDADE ADJACENTE DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE ÀS VIAS PÚBLICAS Qualquer tipo Proteção Uma e meia vezes as Uma e meia vezes as contra distâncias da Tabela "A", mas distâncias da Tabela "A", mas exposição nunca inferior a 7,5m nunca inferior a 7,5m Nenhuma Uma e meia vezes as distâncias da Tabela "A", mas nunca inferior a 7,5m Três vezes as distâncias da Tabela "A", mas nunca inferior a 15m

8 Líquido "instável" : Auto reativo sob condições de choque, pressão ou temperatura; Salas de Armazenamento Interno de líquidos inflamáveis: - Parede, piso e teto de material resistente ao fogo; - Instalação elétrica à prova de explosão (NR-10); - Sistema de Combate à Incêndio com extintores apropriados; - Descarga do líquido inflamável com carro transportador ligado à terra.

9 Gases Liquefeitos de Petróleo GLP Constituído por hidrocarboneto propano, propeno, butano e buteno; Recipiente de Armazenagem: - Placa Metálica, com dados inscritos; - Devem ter Válvula de segurança; - Distanciamento dos recipientes de armazenagem: a) de 500 a 8000 l: mínimo de 1m entre os mesmos; b) acima de 8000 l: mínimo de 1,5 m entre os mesmos; c)acima de 500 l de edificações e divisa de outra propriedade, segundo tabela C.

10 Tabela C CAPACIDADE DE RECIPIENTE (C) AFASTAMENTO MÍNIMO (M) de 500 a de a acima de ,0 7,5 15,0 Não é permitida instalação sobre laje ou terraço; Não é permitida instalação sobre laje ou terraço; Os recipientes deverão ser ligados à terra; Área de armazenagem de GLP será delimitada por alambrado; Distanciamento entre alambrado e recipientes de GLP obedece à tabela D; No alambrado deverão ser colocadas placas com os dizeres : PROIBIDO FUMAR e INFLAMÁVEL

11 Tabela D CAPACIDADE DE RECIPIENTE (C) DISTÂNCIA MÍNIMA ENTRE O ALAMBRADO E O RECIPIENTE (M) até ,5 de a ,0 acima de ,5

12 NR 23 Todas empresas devem possuir: Proteção Contra Incêndio; Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; Pessoas treinadas ( brigada ) no uso correto desses equipamentos.

13 Saídas de Emergência Os locais deverão possuir saídas em número suficientes; O sentido da porta não poderá ser para o interior do local; As saídas devem ser dispostas, entre elas, e local de trabalho não se tenha de percorrer distância de 15m nas de risco grande, e 30m nas de risco médio e baixo. Essas distâncias poderão ser modificadas, a critério da autoridade competente em Segurança do Trabalho, se houver instalações de chuveiros (Sprinklers) automáticos. As saídas e vias de circulação não devem comportar degraus, e as passagens devem ser bem iluminadas; A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m; Onde não for possível acesso imediato, deverão ter corredores contínuos; As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser assinaladas por placas;

14 Portas As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais ; As portas que conduzem às escadas devem ser dispostas de maneira a não diminuírem a largura efetiva dessas; As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, estando abertas, ficando proibidas de obstáculos.

15 Escadas Todas as escadas, plataformas e patamares deverão ser feitos com materiais incombustíveis e resistentes ao fogo ; Ascensores Os poços e monta-cargas respectivos, nas construções de mais de 2 (dois)pavimentos, devem ser inteiramente de material resistente ao fogo. Portas Corta-Fogo As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos 2 (dois) lados.

16 Combate ao fogo, a primeira manifestação do mesmo,cabe: Acionar o sistema de alarme; Chamar imediatamente o corpo de bombeiros; Desligar maquinas e aparelhos elétricos, quando não envolver riscos adicionais; Atacá-lo o mais rapidamente possível pelos meios adequados.

17 Exercícios de Alerta Os exercícios de combate ao fogo devem ser feitos periodicamente com o objetivo de : Os funcionários gravarem o significado do sinal de alarme; A evacuação do local ser feita em boa ordem; Evitar qualquer pânico; Atribuir tarefas especificas aos funcionários; Verificar se a sirene é ouvida em todas as áreas. Obs.: Os planos de exercícios de alerta devem ser preparados como se fossem para um caso real de incêndio e sob comando de pessoas capazes de prepará-los e dirigi-los (brigada).

18 Brigadas Os treinamentos podem ser realizados no local de trabalho, porém fora do horário de trabalho; Os funcionários da brigada devem receber hora extra pelos treinamentos, pois eles fazem parte do trabalho; É recomendável procurar empresas especializadas em brigadas quando possível, caso não seja, procurar ajuda para o treinamento ao Corpo de Bombeiros local; Cada membro da brigada tem função especifica; A brigada tem que estar atualizada com as técnicas e táticas de combate a incêndio; O curso de brigadista deve ter carga mínima de 16 horas, onde 8 horas são dedicadas a parte pratica, e deverá ser realizado a cada 12 meses ou quando houver alteração de 50% da equipe.

19 Funções da Brigada: Avaliar os riscos existentes; Inspeção geral dos equipamentos de combate ao incêndio; Inspeção geral das rotas de fuga; Elaborar e encaminhar o relatório das irregularidades aos órgãos competentes; Fazer exercícios simulados; Identificar a gravidade situação ( incêndio) ; Cortar a energia; Chamar o Corpo de Bombeiros; Primeiros Socorros; Combater o principio do incêndio

20 Classes de Fogo Classe A: Fácil combustão; Queimam em sua superfície e profundidade; Deixam resíduos. Ex.: tecidos, madeira e papel. Classe B: Inflamáveis; Queimam em sua superfície; Não deixam resíduos. Ex.: óleo, graxa e vernizes.

21 Classes de Fogo Classe C: Equipamentos elétricos energizados. Ex.: motores, transformadores e fios. Classe D: Elementos pirofóricos. Ex.: magnésio e titânio.

22 Extinção do fogo por meio de água Em estabelecimentos industriais com mais de 50 empregados: Aprisionamento conveniente de água sob pressão para extinção de fogo Classe A; Pontos de captação acessíveis e protegidos de danos; Encanamentos experimentados frequentemente.

23 A água não será usada em: Fogos de Classe B, a menos que pulverizada sob a forma de neblina; Fogos de Classe C, a menos que seja pulverizada; Fogos de Classe D; Chuveiros (Sprinklers) Automáticos.

24 Extintores-credenciados pelo INMETRO Extintores portáteis: Uso obrigatório, mesmo em lugares com presença de Chuveiros Automáticos; Tipo de Extintores Portáteis: Tipo Espuma- Usado em Fogos Classes A e B; Tipo Dióxido de Carbono - Usado em Fogos Classes B e C, e no inicio do Classe A; Tipo Químico seco - Usado em Fogos Classes B e C ; Tipo Químico Seco Especial - Usado em Fogo Classe D; Tipo Água Pressurizada - Usado em Fogo Classe A.

25 Métodos de Abafamento Por meio de areia: usado em variante de fogos classes B e D; Por meio de limalha de ferro: usado em variante de fogos da classe D.

26 Inspeção dos Extintores Obrigatório ficha de controle de inspeção; Inspeção visual a cada mês; Etiqueta de identificação em cada extintor; Os cilindros do extintores de Pressão Injetada devem ser pesados semestralmente; O extintor Espuma deve ser carregado anualmente.

27 Quantidade de Extintores Obs.: Lembrar que independente da área ocupada, deve-se haver pelo menos dois extintores em cada pavimento.

28 Localização e sinalização dos Extintores Local de fácil visualização; Local de fácil acesso; Local assinalado por um círculo vermelho ou seta larga vermelha com bordas amarelas; Não devem estar nas paredes das escadas; Extintor sobre rodas deve ter acesso livre por todo prédio.

29 Sistema de Alarme Obrigatório em estabelecimentos de médio e alto risco; Cada pavimento deve ter pontos capazes de pôr em ação o sistema; As campainhas ou sirenes devem emitir som de tonalidade e altura distintas dos outros ruídos do estabelecimento; e altura distintas dos outros ruídos do estabelecimento; Botões de acionamento em áreas comuns dos acessos dos pavimentos, e em lugares visíveis, no interior de caixas lacradas com tampa de vidro ou plástico.

30 Lembrar em caso de incêndio: Manter a calma; Não correr e nem empurrar; Todos os funcionários (não importa o cargo), tem que seguir as instruções dos brigadistas; Nunca voltar para pegar algum objeto; Não se afastar dos outros; Não acender ou apagar luzes; Nunca usar o elevador; Quando descer as escadas de emergência, sempre descer pelo lado direito da mesma. Nunca pular de janelas, mesmo que esteja queimado.

NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Esta Norma Regulamentadora - NR 23 fixa as condições mínimas exigidas para garantir a segurança nas edificações em geral, no que se refere à proteção contra incêndio. Diante

Leia mais

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( )

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( ) NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1. Disposições gerais. 23.1.1. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em

Leia mais

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( )

NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( ) NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1. Disposições gerais. 23.1.1. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em

Leia mais

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 NR 3 - NORMA REGULAMENTADORA 3 PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS 3. Disposições gerais. 3.. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal

Leia mais

A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros). ( / I2)

A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros). ( / I2) NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1 Disposições gerais. 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em

Leia mais

GF Engenharia

GF Engenharia NR 23 NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações/Alterações D.O.U. Portaria SNT n.º 06, de 29 de outubro de 1991 31/10/91 Portaria

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

Leia mais

(Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011)

(Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011) NR 23 - Proteção Contra Incêndios Atualizada Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações/Alterações D.O.U. Portaria SNT n.º 06, de 29 de outubro de 1991 31/10/91

Leia mais

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis.

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS (120.000-3) Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 Publicação -D.O.U. 06/07/78 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora

Leia mais

Ministério do T rabalho e E mprego

Ministério do T rabalho e E mprego Página 6 de 6 sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção. (13.06-0 / I3) 3.18. Cada pavimento do estabelecimento deverá ser provido de um número suficiente de pontos

Leia mais

UNIDADE: 10 UNIDADE 10 AGENTES EXTINTORES 10.0 INTRODUÇÃO:

UNIDADE: 10 UNIDADE 10 AGENTES EXTINTORES 10.0 INTRODUÇÃO: 10.0 INTRODUÇÃO: Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia,

Leia mais

NR 20 - NORMA REGULAMENTADORA 20

NR 20 - NORMA REGULAMENTADORA 20 NR 20 - NORMA REGULAMENTADORA 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS 20.1. Líquidos combustíveis. 20.1.1. Para efeito sta Norma Regulamentadora - NR fica finido "líquido combustível" como todo aquele que

Leia mais

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 2 Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 1 Caracterização da Edificação: A edificação estudada possui área total de 194,54 m² constituída de 02 pavimentos sendo estes classificados da seguinte forma:

Leia mais

NR.23 Proteção Contra Incêndios (06/05/2011)

NR.23 Proteção Contra Incêndios (06/05/2011) NR.23 Proteção Contra Incêndios (06/05/2011) Decreto Nº 56.819 10 de Março de 2011. Institui o regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco no estado de São Paulo NBR.12.693

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 06 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos O FOGO Devem existir os três

Leia mais

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1

3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico. 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3. A segurança contra incêndio e o projeto arquitetônico 21/10/2013 Prof. Dr. Macksuel Soares de Azevedo - UFES 1 3.1. Medidas de Proteção contra Incêndio Proteção Passiva: Conjunto de medidas de proteção

Leia mais

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO USO DE EXTINTORES Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor

Leia mais

NR 23, PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

NR 23, PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NR 23, PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Henrique Wieczoreck De David* RESUMO O presente trabalho tem por finalidade apresentar elementos contidos na Norma Regulamentadora (NR) 23 Proteção Contra Incêndios a fim

Leia mais

(atualizada em 11/2006) NBR 5667-1:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna NBR 5667-2:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes

Leia mais

Normas adequadas. Introdução. Instalação de gás: normas

Normas adequadas. Introdução. Instalação de gás: normas Normas adequadas Introdução Instalações prediais de gás e de combate a incêndio são muito importantes nas edificações residenciais, comerciais e industriais, visto que são responsáveis pela alimentação

Leia mais

Proteção e combate a incêndio

Proteção e combate a incêndio Proteção e combate a incêndio Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão

Leia mais

Aplicação dos extintores TIPOS DE EXTINTORES. Objetivo

Aplicação dos extintores TIPOS DE EXTINTORES. Objetivo TIPOS DE EXTINTORES Objetivo O principal objetivo deste Blog, é apresentar de uma forma simplificada, a construção e os principais tipos de extintores de incêndio presentes no mercado especializado, além

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO Alterada pela Portaria CG 30/2017, de 17 de julho de 2017- DOEMG Ano 125, nº 135, de 20 de julho 2017 SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

NR 26 Sinalização de Segurança

NR 26 Sinalização de Segurança NR 26 Sinalização de Segurança Tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando

Leia mais

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 Composição da Brigada Nº Brigadistas = [10 x % C1] + [(PF 10) x % C2] PF = população fixa Onde para escolas

Leia mais

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017 Sistema de Proteção por Extintores

Leia mais

NR-23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNCIO

NR-23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNCIO NR-23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNCIO DADOS DA INSPEÇÃO Órgão Responsável pelo Estabelecimento Endereço CNAE Inspetor (es) Estabelecimento Contato Numero de Servidores Referências técnicas (Além desta NR) Acompanhante

Leia mais

Higiene e Segurança do Trabalho

Higiene e Segurança do Trabalho Higiene e Segurança do Trabalho Curso Técnico em Mecânica Professor: Igor Corazza Pereira Definições: Sob o ponto de vista legal da periculosidade a definição valida é a dada pela NR 20, onde o ponto de

Leia mais

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 21, de 15/03/2018 Sistema de proteção por extintores de incêndio. 1 OBJETIVO Estabelecer critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de

Leia mais

NORMA TÉCNICA 04/2014

NORMA TÉCNICA 04/2014 ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 04/2014 SÍMBOLOS GRÁFICOS SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas e bibliográficas 5 Procedimentos ANEXOS A Símbolos

Leia mais

PARTE I - SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO

PARTE I - SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO PARTE I - SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO Produto Utilização Ref. Cm. Indica o sentido da saída nos locais planos e sem escadas, onde a orientação seja PV10231 seguir à direita a partir do ponto

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO 1 ANEXO B ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO Ocupação/Uso: Divisão: Descrição: Endereço: Finalidade: ( ) Aprovação ( ) Substituição ( ) Atualização Espaço reservado

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

GIOVANI ARAUJO

GIOVANI ARAUJO APRESENTAÇÃO GIOVANI ARAUJO E-mail: giovani_araujo87@yahoo.com.br Bombeiro Militar Instrutor de Brigada Especialização em Gestão e Políticas em Segurança Pública e Assistência Familiar Licenciado e Bacharel

Leia mais

- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS Edital Câmara 2014 (Polícia) item 03 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS - PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO Significa evitar

Leia mais

Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio. Como o Fogo se Forma?

Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio. Como o Fogo se Forma? Sexta-feira, 11 de Setembro de 2015 Segurança do Trabalho Décima Primeira aula do professor Marcus Aurélio Segurança é usar de bom senso sempre. Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃOPAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃOPAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃOPAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2018 Subestação elétrica SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências

Leia mais

SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO

SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO EXTINTORES Extintor de Incêndio Pó BC Extintor de Incêndio Pó ABC 4 KG - P4-BC 6 KG - P6-BC 8 KG - P8-BC 12 KG - P12-BC Extintor de

Leia mais

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios DDS Combate a Incêndios 1 Métodos de extinção do fogo Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou tetraedro do fogo,

Leia mais

Fabricado pelo CNPJ: /60

Fabricado pelo CNPJ: /60 Fabricado pelo CNPJ: 04.426.465.0001/60 Índice Características do Produto Exemplos de instalação de sinalização Exemplos de utilização de sinalização Sinalização Orientação e Salvamento Sinalização Equipamento

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 29 Sistema Predial de Prevenção e Combate ao Incêndio Profª Heloise G. Knapik 1 Projetos e especificações

Leia mais

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação

Leia mais

Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc.

Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc. EXTINTORES O Corpo de Bombeiro aplica poucas exigências às pequenas edificações. Dentre elas obriga a presença de extintores de incêndio com a finalidade de conter os incêndios em seu início. Para que

Leia mais

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão)

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) IT 21 IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO 3 Referências normativas 4 Definições

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS DEFINIÇÃO: REAÇÃO QUÍMICA COM DESPRENDIMENTO DE LUZ E CALOR CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS O que é necessário para que haja fogo? A união de três elementos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Instrução Técnica nº 37/2011 - Subestação elétrica 739 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Subestação

Leia mais

NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS COMBATE AO FOGO CLASSES DE FOGO. SENAI - Carlos Eduardo do Vale Melo NR-23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS COMBATE AO FOGO CLASSES DE FOGO. SENAI - Carlos Eduardo do Vale Melo NR-23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NR- PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NR - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho

Leia mais

Amarelo. Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.

Amarelo. Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos. NR 26 - Sinalização de Segurança Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 26.1 Cor na segurança do trabalho. 26.1.1 - extintores e sua localização; - indicações de extintores

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 37/2011 Subestação elétrica SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação ANEXO Modelo

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37 Subestação elétrica SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas

Leia mais

PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E

PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO Estudo do fogo Métodos de extinção do fogo Meios de propogação do calor Clasificação e tipos de combustiveis

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

INSTALAÇÕES PREDIAIS PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 ENG.ª M.Sc ELAINE SOUZA PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1. CONCEITOS GERAIS 2. ETAPAS DE PROJETO 3. NORMAS 4. SITE 5. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA 6.

Leia mais

RICARDO AUGUSTO EAD; Curso de Polícia Comunitária pelo CBMPE; Curso de Prevenção e Combate a Incêndio;

RICARDO AUGUSTO EAD; Curso de Polícia Comunitária pelo CBMPE; Curso de Prevenção e Combate a Incêndio; RICARDO AUGUSTO Bombeiro Militar de Pernambuco desde 2007; Instrutor para o curso de formação de SAMU e PM's; Formado em Direito pela Faculdade do Vale do Ipojuca; Curso de Hemergencista Pré-hospitalar

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Sistemas prediais de combate à incêndio Como todo projeto em engenharia civil deve seguir a Norma Técnica do assunto: Instruções técnicas do corpo de bombeiros do estado

Leia mais

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS 23.1 Disposições gerais. 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do

Leia mais

Parte I - Sinalização de Orientação e Salvamento

Parte I - Sinalização de Orientação e Salvamento Tabela Sinalização de Segurança Contra Incêndio e Pânico ref. 012005-R Sinalização preventiva e de orientação em casos de incêndio e pânico, em atendimento às exigências da Instrução Técnica N.º 20 do

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002 Estabelece Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. O Comandante-Geral da

Leia mais

RESULTADO = CONFIABILIDADE

RESULTADO = CONFIABILIDADE RESULTADO = CONFIABILIDADE INCÊNDIO OBJETO FORA DA EDIFICAÇÃO INCÊNDIO EM VEÍCULO INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO NATURAL INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO CULTIVADA INCÊNDIO EM ÔNIBUS OU CAMINHÃO INCÊNDIO EM OBJETO FORA

Leia mais

INSTALAÇÕES DE GÁS. Profª Maria Cleide. Curso técnico em edificações 2014

INSTALAÇÕES DE GÁS. Profª Maria Cleide. Curso técnico em edificações 2014 INSTALAÇÕES DE GÁS Profª Maria Cleide Curso técnico em edificações 2014 Os gases combustíveis oferecidos no Brasil são: Gás natural; Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Gás natural É composto por uma mistura

Leia mais

NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF

NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF Central Predial de Gás Liquefeito de Petróleo 1. Objetivo 1.1. Esta Norma tem por objetivo estabelecer os tipos de edificações que devem possuir central de Gás Liquefeito

Leia mais

NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;

NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; 3.1 Disposições gerais. 3.1.1 Todas as empresas deverão possuir: NR 3 - Proteção Contra Incêndios (13.000-0) a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço,

Leia mais

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria Ricardo Moreira Comunicação Formas e Cores Cores Formas Significado Cor do símbolo Equipamentos de alarme e combate

Leia mais

EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO Prof. Marcos Girão 01. [FCC TECNICO SEGUR. E TRANSPORTE TRF/3ª 2007] Para ocorrer um incêndio é condição necessária e suficiente a existência de três elementos:

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I

Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I Projeto de prevenção e proteção contra incêndio e pânico: principais parâmetros Parte I Prof: Paulo Gustavo von Krüger Mestre e Doutor em Estruturas Metálicas SUMÁRIO 1. Introdução 1.1. Dinâmica do fogo

Leia mais

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário PREVENÇÃO SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Visam o abandono seguro da população, em caso de incêndio ou pânico, e permitir o acesso de bombeiros

Leia mais

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO Tirando-se um dos elementos desse triângulo a combustão será eliminada. Assim, para combatermos um incêndio, temos três (3) regras básicas: A remoção do material combustível

Leia mais

Sinalização de Segurança. As cores na segurança do trabalho

Sinalização de Segurança. As cores na segurança do trabalho Sinalização de Segurança As cores na segurança do trabalho Funções das cores na segurança Prevenção de Acidentes; Identificar os equipamentos de segurança; Delimitando áreas; Identificação de Tubulações

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

Adotam-se as seguintes normas com inclusões e adequações constantes nesta IT.

Adotam-se as seguintes normas com inclusões e adequações constantes nesta IT. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 29, de 15/03/2018 Comercialização, distribuição e utilização de gás natural. 1 OBJETIVO Estabelecer condições necessárias para a proteção contra incêndio nos locais de comercialização,

Leia mais

in-placas sinalização fotoluminescente

in-placas sinalização fotoluminescente Rua Silveira Martins, 160-4º andar - sala 08 Sé - São Paulo - SP - CEP 01019-000 e-mail: in.placas@gmail.com tel.: (11) 5082-3705 in-placas sinalização fotoluminescente Personalizadas e Linha 40 cód.

Leia mais

NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NR 3 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 3. Disposições gerais. 3.. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL Sumário 1 Objetivo 2 Referências 3 Definições 4 Condições gerais 5 Condições específicas NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF Padronização

Leia mais

Escopo requisitos mínimos

Escopo requisitos mínimos NBR 13523:2008 NBR 13523:2017 Escopo Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para projeto, montagem, alteração, localização e segurança das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), para instalações

Leia mais

PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA FOGO DUTOS DE VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO

PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA FOGO DUTOS DE VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO DUTOS DE VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO Quando todo o nosso empenho em prevenir e combater o fogo não deu o resultado esperado, o que fazer??? Contar que a Proteção Passiva Contra Fogo tenha sido feita dentro da

Leia mais

NORMA TÉCNICA 12/2009 EXTINTORES DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA 12/2009 EXTINTORES DE INCÊNDIO NORMA TÉCNICA 12/2009 EXTINTORES DE INCÊNDIO RELEMBRANDRO ALGUNS CONCEITOS SOBRE EXTINT0RES DEFINIÇÕES Extintor de incêndio- Aparelho de acionamento manual, constituído de recipiente e acessórios, contendo

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFÊRENCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS 06. SIGLAS 07. PROCEDIMENTOS

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO Relatório de Segurança do Trabalho IABAS, referente as instalações de Equipamentos de Combate a Incêndio e condições de Segurança do Trabalho, destinados aos serviços

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS - NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Aprovada pela Portaria GM/MTB nº 3.214 - DOU 06/07/1978. 23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade

Leia mais

CORES NA SEGURANÇA DO TRABALHO

CORES NA SEGURANÇA DO TRABALHO VERMELHO -DISTINGUIR E INDICAR EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (EX.EXTINTRES, HIDRANTES, TUBULAÇÕES, HASTES, VÁLVULAS DE INCÊNDIO, CAIXAS DE ALARMES, BOMBAS DE INCÊNDIO, SIRENES, LOCALIZAÇÃO DE MANGUEIRAS

Leia mais

RISCI RELATORIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNICAMP

RISCI RELATORIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNICAMP RISCI RELATORIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNICAMP Ano 2015 CIPA/UNICAMP Sumário: 1 Objetivo e Aplicação. 2 Embasamento Técnico Legal. 3 Síntese da solicitação. 4

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO A ANEXAR AOS PROJECTOS DE ARQUITECTURA DE EDIFÍCIOS DE OCUPAÇÃO EXCLUSIVA OU MISTA COM UTILIZAÇÕES TIPO DA 1ª E 2ª CATEGORIAS DE RISCO Ficha a ser apreciada pela Câmara Municipal (1ª Categoria) ou pelos

Leia mais

DECRETO Nº , DE 28 DE ABRIL DE 1997.

DECRETO Nº , DE 28 DE ABRIL DE 1997. Eng. Gerson Medeiros Fabrício CREA 89.100 1/6 DECRETO Nº 37.380, DE 28 DE ABRIL DE 1997. Aprova as Normas Técnicas de Prevenção de Incêndios e determina outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO

Leia mais

GUIA SIMPLIFICADO PARA ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA BASEADO NA NBR13434 PARTE 1 E PARTE 2

GUIA SIMPLIFICADO PARA ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA BASEADO NA NBR13434 PARTE 1 E PARTE 2 16 GUIA SIMPLIFICADO PARA ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA BASEADO NA NBR13434 PARTE 1 E PARTE 2 Objetivo Fixar os requisitos exigíveis que devem ser satisfeitos pela instalação

Leia mais

As regras completas para a sinalização de emergência estão contidas na IT-20 Sinalização de Emergência.

As regras completas para a sinalização de emergência estão contidas na IT-20 Sinalização de Emergência. SINALIZAÇÃO As regras completas para a sinalização de emergência estão contidas na IT-20 Sinalização de Emergência. A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio,

Leia mais

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR-20 APRESENTAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE SEGURANÇA CONFORME A NR 20 (LÍQUIDOS E COMBUSTÍVEIS) Perigos e Riscos Características

Leia mais

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Introdução A existência de um incêndio é relacionada ao fogo e, portanto, o controle e a extinção do mesmo requerem a atuação de um profissional habilitado

Leia mais

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROJETO: INCÊNDIO Modelo: 3.000 m2 MAIO 2011 SUMÁRIO 1. Apresentação... 03 2. Extintores... 04 3. Iluminação de Emergência...

Leia mais

Prevenção e Combate a Sinistros

Prevenção e Combate a Sinistros Prevenção e Combate a Sinistros 1 NR-23 Comentários 2 SUMÁRIO Disposições gerais. Saídas; Portas; Escadas; Ascensores; Portas corta-fogo; Combate ao fogo; Exercício de alerta. Classes de fogo; 3 SUMÁRIO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 31/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 31/2011 Instrução Técnica nº 31/2011 - Segurança contra incêndio para heliponto e heliporto 701 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

Manual Brigada de Incêndio. Manual IFRS - POA

Manual Brigada de Incêndio. Manual IFRS - POA Manual IFRS - POA IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS POA - Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre DGP Diretoria de Gestão de Pessoas Campus Porto Alegre Saúde e Segurança

Leia mais

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo Tecnologias e inovações na extinção de incêndio Nuno Azevedo Temas: 1- Classes de fogos; 2- Agentes Extintores; 3- Extintores portáteis; 4- Utilização de um extintor. 2 Classes de Fogo Para o estudo dos

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo: 23083.006186/2015-28 Pregão: 36/2016 Vigência 28/04/2016-27/04/2017 Objeto: Aquisição de extintores de incêndio Gestor: Sérgio Vieira DEPTO: PROAD E-mail: proad-ngs@ufrrj.br

Leia mais

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Dá para começar a fazer um projeto? Quantas escadas serão necessárias? Mas, existem vários tipos de escadas: a) Escada comum (não enclausurada) b) Escada enclausurada

Leia mais

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP ABNT NBR 15514 Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP OBJETIVOS Ao final dessa lição os participantes serão capazes de: Definir termos técnicos associados ao tema; Conhecer condições

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS TÉRMICOS (INCÊNDIOS E QUEIMADURAS) A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra incêndios e queimaduras que

Leia mais

Brigada de incêndio. 10ª Edição Outubro / 2016

Brigada de incêndio. 10ª Edição Outubro / 2016 Brigada de incêndio A brigada de incêndio é composta de funcionários treinados para realizar tarefas específicas antes, durante e depois de uma emergência, podendo minimizar perdas potenciais de patrimônio

Leia mais