Grupo NAVi * Núcleo de Audiovisual Atitude destina-se a produção de audiovisual, filmes e documentários e em 2012 realizamos o filme

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo NAVi * Núcleo de Audiovisual Atitude destina-se a produção de audiovisual, filmes e documentários e em 2012 realizamos o filme"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 ONG ATITUDE SOCIAL A ONG Atitude Social Ponto de Cultura Aos Pés do Santa Marta desenvolve, desde 2004, projetos voltados para inclusão social de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco de exclusão social. Tem como meta principal, trabalhar para criar oportunidades de desenvolvimento humano, pois acreditamos que todos nascem com potenciais para desenvolvê-los. Através de ações sócio-educativas jovens talentos se aprimoram e descobrem suas competências, contribuindo ativamente para melhoria da sociedade. Construindo seu projeto de vida, apropriando-se de seus próprios instrumentos, aprendem a conviver com as diferenças, cultivando novas formas de participação social, atuando produtivamente para ingressar e permanecer no mercado de trabalho e colocando-se desta forma a seu próprio serviço e também a serviço do bem comum. Ao criar o Projeto Aos Pés do Santa Marta, Robespierre tinha como objetivo apresentar à comunidade a diversidade existente na nossa cultura, possibilitando a eles o acesso espetáculos de boa qualidade, gratuitos, oferecendo uma visão maior da música, indo além do pagode e do funk tão cultuado dentro de seu contexto. Visando incentivar o estudo da música como possibilidade de profissionalização através da Escola de Música Atitude, que atende a crianças e jovens da comunidade e do entorno, com aulas de violão, guitarra, cavaquinho, baixo, piano, teclado, sax, flauta, trombone, Harmonia funcional e improvisação, bateria e percussão. Montando uma parceria entre a ONG e outros projetos, e juntos expandindo o trabalho idealizado por Robespierre Avila, produzindo eventos musicais gratuitos, oficinas de cinema e desenho dando continuidade à inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade. ATIVIDADES REALIZADAS: Escola de Música Atitude Social * funciona dentro da comunidade desde agosto de 2007, atendendo a crianças e jovens, com idades entre 05 e 17 anos, com aulas práticas e teóricas de violão, guitarra, cavaquinho, baixo, piano, teclado, sax, flauta, trombone, Harmonia funcional e improvisação, bateria e percussão. Oferecemos também aos alunos da escola biblioteca e a partir de 2011 oficina de multimídia e 2012 artes plásticas. Bateria Mirim Atitude Em parceria com a Escola Alemã Corcovado desde 2007, funcionando todos os sábados no Espaço Michael Jackson, na Casa de Cultura Dedé. Grupo NAVi * Núcleo de Audiovisual Atitude destina-se a produção de audiovisual, filmes e documentários e em 2012 realizamos o filme

2 A Mulher do Latão os documentários Crianças do Cine Atitude, Teatro na Laje 2, 8º Fórum de Imprensa de Língua Portuguesa, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise no Santa Marta e com a parceria do Ponto de Cultura Desenvolvendo Potenciais e do Grupo Fazendo Arte o curta Flechas Sorrateiras a ser lançado em Teatro na Laje * Apoio a apresentação do teatro infantil para as crianças do Santa Marta no Espaço Michael Jackson na Casa de Cultura Dedé Ensaios da Bateria Mirin Atitude no Canta Galo - Bateria Mirim Golfinhos da Guanabara *- Os alunos de percussão da Escola de Música Atitude participam da bateria da Escola de Samba Mirim Golfinhos da Guanabara, desfilando na abertura do carnaval carioca no Sambódromo.

3 Desfile com o Bloco PEGA REX * Apresentação da Bateria Mirim Atitude no Desfile do Bloco Desfile com o Bloco Maracangalha * Apresentação da Bateria Mirim Atitude no Desfile do Bloco

4 Samba na Creche da PONSA (Santa Marta) * Apresentação da Bateria Mirim Atitude para as crianças da Creche. Aniversário da ONG Atitude Social e abertura do ano letivo *- evento produzido desde 2005 e comemora na comunidade do Santa Marta o inicio das atividades da ONG com apresentação de atrações infantis, musicais e desde 2008 na casa de Cultura Dedé juntamente com D. Lurdes uma festa de abertura do ano letivo da Escola de Música Atitude e convidados, Teatro Infantil, mostra de artesanato feito pelos moradores da comunidade, comidas típicas, etc...

5 Brasil de Cara * Show da Banda no encerramento do evento de Aniversário e Abertura do ano Letivo do Ponto de Cultura Aos Pés do Santa Marta com participação especial do P.C. Sons da Comunidade. Encontro dos Paises de Lingua Portuguesa * Apoio ao evento de encerramento do 8º Fórum de Imprensa dos Paises de Lingua Portuguesa no Espaço Michael Jackson da Casa de Cultura Dedé.

6 Fanfarrada na Laje * Apoio e produção do show do grupo no Espaço Michael na Casa de cultura Dedé. Planetario na Laje * Apoio ao evento Luneta na Lage produzido pelo Planetário no Espaço Michael Jackson na Casa de Cultura Dedé. Sons da Comunidade no Santa Marta * Show do Grupo na comunidade Santa Marta com a produção do Ponto de Cultura Aos Pés do Santa Marta e apoio da ONG Atitude Social.

7 Hospedagem Solidaria Rio + 20 * Recepção de grupos de Pontos de Cultura Latinos na Casa de Cultura Dedé para participação no Rio Festival Internacional do Circo na Laje * Apoio a apresentação de palhaços do festival no Espaço Michael Jackson na Casa de Cultura Dedé. Galpão Cidadania Rio + 20 Apresentação da Bateria Mirim Atitude para o Rio + 20 a convite do Ministério da Cultura onde representamos a cultura de nossa comunidade.

8 Imagina.Rio Metro Siqueira Campos Apresentação da Bateria Mirim Atitude. Paputs - Museu é o Mundo * Apoio a aprentação do trabalho dos alunos de Designer da PUC com mostra dos artezões e artistas da comunidade e exibição do filme "O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas" com a participação dos diretores Marcelo Luna e Paulo Caldas no Espaço Michael Jackson na Casa de Cultura Dedé. Dia da Santa Marta É SHOW * evento produzido desde 2005 no dia 29/07 em comemoração ao dia da padroeira da comunidade do Santa Marta, com apresentação dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, atrações infantis, musicais, missa com o pároco da paróquia da região, apresentação musical dos alunos da Escola de Música Atitude, mostra de artesanato feito pelos moradores da comunidade, comidas típicas, etc...

9 Passeio no Autodromo Nelson Piquet * Juntamente com a Associação de Moradores do Santa Marta e a convite da Goodyear para assistir um treino de classificação da Stock Car no camarote com direito a passar pelos Box e conhecer um carro da equipe.

10 Dia Internacional da Paz *- evento produzido desde 2004 em comemoração ao dia Internacional da Paz uma data promungada pela ONU no dia 21/09 e comemorada na comunidade do Santa Marta, com apresentação de atrações infantis, musicais, missa com o pároco da paróquia da região, apresentação musical dos alunos da Escola de Música Atitude e convidados, mostra de artesanato feito pelos moradores da comunidade, comidas típicas, etc... Teia Artística e Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de janeiro e Encerramento do ano letivo das atividades da ONG Atitude Social * Ultima reunião do ano do fórum, confraternização, mostra artistica dos Pontos e encerramento do 2º festival Santa Marta de Cinema no Espaço Michael Jackson na Casa de Cultura Dedé.

11 Cine Atitude * Através do Projeto Cine + Cultura, do Ministério da Cultura, a ONG Atitude Social implementou um Cine Clube na comunidade Santa Marta, onde, todas as semanas são exibidos, gratuitamente, fimes nacionais e internacionais, para todas as faixas etárias, com o objetivo de divulgar a cultura audiovisual, formar novas platéias e promover entretenimento para os moradores da comunidade e do entorno. O projeto conta ainda com apresentações itinerantes por todo o Rio de Janeiro atendendo a outras comunidades carentes, instituições de caridade para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais, escolas públicas e hospitais infantis. Nosso acervo vem de parcerias com distribuidoras como Programadora Brasil, Cavideo entre outras. Dentro do projeto, além das apresentações semanais, programamos 1 festival de cinema por ano. Com a parceria da Cavi Locadora exibimos 48 filmes em 2012, sendo 90% produção nacional. Carna_Cine na Laje * Apresentação da Bateria Mirim Atitude com a exibição do filme Orfeu. Cine_Rock Atitude * Exibição dos Filmes Cazuza e Easy Rider. Cine + Jazz Atitude * Cartola Musica para os Olhos, Banda Brasil de Cara com a participação especial de Paulinho Trompete, Bloco Carnavalesco Cartola é do Catete.

12 Mostra VK de Cinema * Exebição dos filmes vencedores do Festival de Cinema da Vila Kennedy. A Primeira Maquina do Tempo do Mundo (diretor: Joseane Antunes Cataldo) Bangu Território em Transição (diretor: Marcelo Gularte) Histórias de Vida (diretor: Cátia de Souza Barbosa Fontes) Cine Lixão Rio + 20 * Mostra de Filmes ecológicos da Mostra Tela Verde produzidos pelo Ministério do Meio Ambienta e Ministério da Cultura durante o periodo do Rio + 20 dentro da comunidade Santa Marta.

13 Mostra VISÕES PERIFÉRICAS * Apoio a exibição de filmes da mostra no Espaço Michael Jackson na Casa de Cultura Dedé com participação do diretor Eduardo Coutinho. Cinema da Gente * Apoio as oficinas de cinema com realização de um curta (Modelo de que) na comunidade Santa Marta e exibição do mesmo ao final.

14 2º Festival Santa Marta de Cinema, Troca de Olhares *- Mostra de Audiovisual do Pontos de Cultura do RJ entre os dias 10 a 15 dezembro de 2012.

15 Todas as atividades marcadas com * foram realizadas sem apoio financero. Nós da ONG Atitude Social agradecemos a todos os parceiros que contribuiram para a realização de nossas atividades, pois temos a consciência que não podemos mudar o passado, mas juntos podemos trabalhar para um mundo melhor. QUE A PAZ ESTEJA NO CORAÇÃO DE TODOS OS SERES HUMANOS! Robespierre Avila Azevedo. Diretor Presidente da ONG Atitude Social e Coordenador do Ponto de Cultura Aos Pés do Santa Marta.

Fusão de música e educação ambiental

Fusão de música e educação ambiental Fusão de música e educação ambiental O PROJETO PERCUSSUCATA difunde a educação ambiental por meio de vivências musicais diferenciadas, reaproveitando garrafas PET para construção de instrumentos de percussão

Leia mais

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Telecom Social Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Eduardo Octaviano Diretor de Comunicação Corporativa Brasília, 4 de maio de 2005 TIM Empresa do Grupo Telecom Italia Início das atividades

Leia mais

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA O projeto denominado LEITURA EM PROGRESSO é uma proposta do Ponto de Cultura NEC e Biblioteca Comunitária Orlando Miranda, localizados no Centro Cultural Fundição Progresso, Lapa - local

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Fundação das Artes Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Inscrições Abertas Turmas 2013 Primeiro Semestre Cursos Livres e Técnicos A Fundação das Artes é uma Escola de Artes

Leia mais

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro se prepara para fazer da Olimpíada um momento inesquecível em sua história. Cariocas e milhões de visitantes terão a oportunidade de conhecer o bem mais valioso da Cidade Olímpica: a riqueza

Leia mais

A ANTROPOLOGIA DE ROBERTO DA MATTA (TÍTULO PROVISÓRIO) CINEMA

A ANTROPOLOGIA DE ROBERTO DA MATTA (TÍTULO PROVISÓRIO) CINEMA RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA OI DE PATROCÍNIOS CULTURAIS INCENTIVADOS DO ANO DE 2009 / 2010 A ANTROPOLOGIA DE ROBERTO DA MATTA (TÍTULO PROVISÓRIO) CINEMA RJ A JANELA E O JARDIM TEATRO RJ A MARCA DO

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

PROJETO RODA DE CORDÉIS

PROJETO RODA DE CORDÉIS PROJETO RODA DE CORDÉIS Justificativa Os alunos do Centro Cultural Capoeira Cidadã buscam a Capoeira e as outras atividade da ONG por já terem uma forte afinidade com o ritmo, a música e a rima presentes

Leia mais

www.sescoopsp.coop.br

www.sescoopsp.coop.br Gerência: Mario Cesar Ralise PROMOÇÃO E SAÚDE, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA SESCOOP CULTURAL COOPERATIVIDADE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PROGRAMAS DE PROMOÇÃO SOCIAL CAMPANHAS EDUCAÇÃO COOPERATIVA CICLO

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições É hora de se profissionalizar. Em sua nona edição, curso promove um diálogo com experientes profissionais do mercado brasileiro sobre os processos

Leia mais

CLUBE DE MÚSICA Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros Ano Letivo 2014/2015

CLUBE DE MÚSICA Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros Ano Letivo 2014/2015 CLUBE DE MÚSICA 1. JUSTIFICAÇÃO DO PROJETO: O Projeto do Clube de Música nasce da necessidade de se desenvolver com os alunos atividades diferenciadas que não podem ser devidamente exploradas e aprofundadas

Leia mais

PASTORAL UNIVERSITÁRIA

PASTORAL UNIVERSITÁRIA PASTORAL UNIVERSITÁRIA Objetivos: 1. Oportunizar a comunidade educativa uma vivência de fraternidade que possibilite transcender os limites meramente humanos e a excelência acadêmica, com uma atitude de

Leia mais

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 MENDONÇA, Marcelo Rodrigues OLIVEIRA, João Manoel Borges RESUMO: O Ponto de Cultura Fazendo Arte é uma ação da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha

Leia mais

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL Sobre a AIC A Academia Internacional de Cinema (AIC) abriu suas portas no dia 5 de agosto de 2004 em Curitiba, PR, oferecendo cursos livres na área de audiovisual além de curso

Leia mais

Cia Ballet de Câmara apresenta: Projeto Social Dança & Magia

Cia Ballet de Câmara apresenta: Projeto Social Dança & Magia Cia Ballet de Câmara apresenta: Projeto Social Dança & Magia Resumo: Cia Ballet de Câmara, é uma Companhia de Dança formada por jovens bailarinos do Projeto Social Dança & Magia, do interior do Estado

Leia mais

CONTATOS: FASHION TEEN

CONTATOS: FASHION TEEN CONTATOS: FASHION TEEN End: QI 13 Bloco E Loja 08 Lago Sul Brasília DF Tel: + 55 61.3366.2277/ 61.8533.2515 E-mail: contato@fashionteen.com.br Web: www.fashionteen.com.br APRESENTAÇÃO CURSO FASHIONTEEN

Leia mais

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual CINEMA NOSSO escola audiovisual Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual Nossa História Em Agosto de 2000, um grupo de duzentos jovens de áreas populares cariocas foi reunido

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

Responsabilidade Sócio-ambiental. Um compromisso da Viação Nossa Senhora do Amparo

Responsabilidade Sócio-ambiental. Um compromisso da Viação Nossa Senhora do Amparo Responsabilidade Sócio-ambiental Um compromisso da Viação Nossa Senhora do Amparo A Viação Nossa Senhora do Amparo quer crescer junto com Maricá. A empresa valoriza o desenvolvimento sustentável, como

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS APRESENTAÇÃO LUIZ MELODIA EM Se por um lado a música cria uma

Leia mais

Projeto Tocarei ao Senhor

Projeto Tocarei ao Senhor Projeto Tocarei ao Senhor Formando Bandas Sinfônicas nas igrejas Objetivo: Formar Bandas Sinfônicas com uso de instrumentos de sopro (madeiras flautas, clarinetes, saxofones, oboé, fagote), metais (trompetes,

Leia mais

Samba, tours e folia. Uma seleção de diferentes serviços oferecidos pelo Carnaval Experience. Monte seu pacote.

Samba, tours e folia. Uma seleção de diferentes serviços oferecidos pelo Carnaval Experience. Monte seu pacote. Samba, tours e folia Uma seleção de diferentes serviços oferecidos pelo Carnaval Experience. Monte seu pacote. TOUR! Duração: 2 horas Local: Centro do Rio de Janeiro Horário: a combinar Disponível durante

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA VIII Colegiado Nacional de Saúde da Pessoa Idosa CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA Marla Borges de Castro Terapeuta ocupacional, sanitarista Secretaria Municipal de Saúde Centro de Convivência

Leia mais

Vem para o Ninho! NINHO INFANTIL A instituição que desenvolve projetos para a infância

Vem para o Ninho! NINHO INFANTIL A instituição que desenvolve projetos para a infância NINHO INFANTIL A instituição que desenvolve projetos para a infância Nascemos com a intenção de valorizar o universo infantil e ampliar a oferta e o acesso a bens culturais. Compreendemos cultura como

Leia mais

Elaboração de Projetos Sociais e Capitação de Recursos

Elaboração de Projetos Sociais e Capitação de Recursos Elaboração de Projetos Sociais e Capitação de Recursos MARINA MONTEIRO DE QUEIROZ RAVAZZI Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Marília/SP Elaboração de Projetos Sociais INSTITUIÇÃO PROPONENTE:

Leia mais

9 anos acreditando na comunidade! 05.05 - RELATÓRIO GERAL DE ATIVIDADES 2012 / 2013

9 anos acreditando na comunidade! 05.05 - RELATÓRIO GERAL DE ATIVIDADES 2012 / 2013 INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ESPERANÇA BRASIL OSCIP ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO 9 anos acreditando na comunidade! 05.05 - RELATÓRIO GERAL DE ATIVIDADES 2012 / 2013 Janeiro de 2014.

Leia mais

Com fantasias, alunos do Infantil dançaram as marchinhas do Carnaval

Com fantasias, alunos do Infantil dançaram as marchinhas do Carnaval FourC leva o sambódromo para a Escola, unindo diversão e aprendizagem Máscaras, samba-enredo, alegorias, fantasias e muita alegria aliada ao estudo, o aprendizado e a diversão! Foi assim o Carnaval na

Leia mais

Festival Fair Play de Futebol

Festival Fair Play de Futebol Fundação Esportiva Educacional PRO Criança e Adolescente Festival Fair Play de Futebol Versão atualizada em 02.03.2011 Muito mais do que um simples Torneio Introdução Introdução No Brasil possuímos uma

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Rede Salesiana de Escolas. Entusiasmo diante da vida. PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Escola: Nossa Senhora Auxiliadora Níveis de Ensino: Fundamental II Coordenação Pedagógica: Maria das Graças L. N. Ferreira

Leia mais

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 Síntese do Projeto Realização de oficinas de dança gratuitas, voltadas para crianças e adolescentes de comunidades carentes,

Leia mais

NÚCLEO CONSTRUÇÃO E CIDADANIA DO SICEPOT-MG

NÚCLEO CONSTRUÇÃO E CIDADANIA DO SICEPOT-MG NÚCLEO CONSTRUÇÃO E CIDADANIA DO SICEPOT-MG SICEPOT-MG CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR O Núcleo Construção e Cidadania foi criado em 1995 para coordenar, planejar e executar as ações de Responsabilidade Social

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Projeto Cardume CMDCA

Projeto Cardume CMDCA Projeto Cardume CMDCA Objetivo: Estabelecer rede de proteção integral a criança e ao adolescente,, bem como suas famílias, reunindo ações governamentais e atividades das organizações da sociedade civil,

Leia mais

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida.

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. A cada ano, mais de 600 jovens participam de várias oficinas de formação e produção cultural, nas áreas de literatura, artesanato, teatro, dança, música

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA Nº- 042 PALCO SOBRE RODAS Projeto inspirado no clássico modelo de teatro itinerante, através da montagem de um palco móvel que percorre os bairros da cidade, levando cultura. Levar o Palco sobre

Leia mais

JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO

JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO 1 JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO 2 1) APRESENTAÇÃO A OBRA AUXILIAR DA SANTA CRUZ é uma associação civil, de fins não lucrativos, com índole beneficente, educacional, confessional e de assistência

Leia mais

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Apresentação SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Descritivo: "A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO O Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) é a maior premiação jovem do MUNDO, que incentiva e homenageia o protagonismo dos jovens na sociedade. Em 12 anos de história, mais de 500

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Culturas juvenis, escola e comunidade: mapeando as práticas musicais

Culturas juvenis, escola e comunidade: mapeando as práticas musicais Culturas juvenis, escola e comunidade: mapeando as práticas musicais André Lodeiro Castanheira andre_castanha@hotmail.com Magali Oliveira Kleber magali.kleber@gmail.com Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS I FEIRA GASTRO-CULTURAL DE RIO DOCE MG De 24/09 à 01/10/2011, o município de Rio Doce abrigará a I Feira Gastro-Cultural que movimentará a cultura, a arte e a culinária no interior na zona da mata mineira.

Leia mais

Juventude com Arte, Saúde e Cidadania Autores: Ellen da Silva Mourão; Giovanna Grasiane de Sousa; Preceptora de Serviço: Maria Regina de Paula Fagundes Netto; Preceptora Acadêmica: Lêda Maria Leal de Oliveira.

Leia mais

P R O J E T O : A R T E N A E S C O L A M Ú S I C A NA E S C O L A

P R O J E T O : A R T E N A E S C O L A M Ú S I C A NA E S C O L A P R O J E T O : A R T E N A E S C O L A M Ú S I C A NA E S C O L A C O R A L F L A U T A F A N F A R R A I N F A N T I L (A L U N O S) A L U N O S 2 OS E 3 OS ANOS CEC - A - UNIDADE EXECUTORA: Direção,

Leia mais

Associação Beneficente de Amparo á Família

Associação Beneficente de Amparo á Família Associação Beneficente de Amparo á Família Perfil A Associação Beneficente de Amparo à Família (ABENAF) é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivo oferecer cultura,

Leia mais

Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu

Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu Base II Palmeiras - Bahia Antes... 2012 Hoje... 2013 Nosso Escovódromo Mutirão na escola Mutirão de limpeza e construção de canteiros, com participação de pais,

Leia mais

Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som.

Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som. Apresentação Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som. O mês de outubro também foi fundamental para consolidarmos o trabalho do Mutirão na comunidade

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

Circuito Usiminas de Cultura

Circuito Usiminas de Cultura 5 Itaúna, 23 de maio de 2014 Miss Comerciária Estadual neste sábado Circuito Usiminas de Cultura resgatam histórias de Itaúna, poderá ser conferida no Varal Fotográfico, da CINEAR. Ele vai reunir fotografias

Leia mais

Transformando vidas através da música

Transformando vidas através da música 1 Transformando vidas através da música 2 O Projeto O Estrada Cultural é um projeto social que tem como objetivo principal transformar vidas e dar oportunidades reais de um futuro de sucesso através do

Leia mais

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre.

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre. ]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. ANO 2013-1ª EDIÇÃO A equipe gestora está sempre preocupada com o desempenho dos alunos e dos educadores, evidenciando

Leia mais

HORÁRIO QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO

HORÁRIO QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO MOSTRA CULTURAL HORÁRIO QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO Banda Militar do Exército Banda da Aeronáutica 9h Banda Militar do Exército Abertura Início das atividades na Rua das Artes Início das atividades

Leia mais

3 -Objetivos Específicos

3 -Objetivos Específicos 2014 1 Conceito O Dia C Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCEMG que com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas gerais, buscarão desenvolver em suas localidades, um elenco

Leia mais

Programacao. programacao de aniversario

Programacao. programacao de aniversario Programacao programacao de aniversario Teatro de Tabuas comemora 13 anos com temporada em Campinas Duas estruturas itinerantes estarao em atividade O grupo Teatro de Tábuas, sediado na cidade de Campinas,

Leia mais

programação TELEFÉRIAS de inverno O CIRCO

programação TELEFÉRIAS de inverno O CIRCO programação TELEFÉRIAS de inverno O CIRCO 2013 Teleférias de Inverno 2013 Período: 22 a 27 de julho de 2013 Faixa Etária: 04 a 16 anos Horário: das 08 às 17 horas Portaria da Teleférias Clube Qualquer

Leia mais

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO Relatório do Ministério de Educação Cristã (MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE Relatores: Clare Victoria Cato Daniel Antunes de Oliveira Ernestina Alencar (Coordenadora

Leia mais

COLCULTURA-AMAVI Colegiado de Cultura da AMAVI DIAGNOSTICO DA OFERTA CULTURAL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

COLCULTURA-AMAVI Colegiado de Cultura da AMAVI DIAGNOSTICO DA OFERTA CULTURAL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLCULTURA-AMAVI Colegiado de Cultura da AMAVI DIAGNOSTICO DA OFERTA CULTURAL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ Nome do Município: Lontras Imagem do Brasão oficial do Município: Nome do Responsável pelo preenchimento:

Leia mais

PROJETO CIRANDA DAS ARTES

PROJETO CIRANDA DAS ARTES Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO RITA DE CÁSSIA GUEDES LIMA RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012

Leia mais

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Projeto Social: Desde 2005, o Polo Design Center, realiza projetos de revitalização nas estruturas físicas de Instituições Assistenciais da região do ABC paulista.

Leia mais

INAUGURAÇÕES E AÇÕES NOS 160 ANOS DE ARACAJU

INAUGURAÇÕES E AÇÕES NOS 160 ANOS DE ARACAJU INAUGURAÇÕES E AÇÕES NOS 160 ANOS DE ARACAJU Data Horário Local Evento 07/03 9h Biblioteca Pública Biblioteca, que espaço é esse, na vida de todos nós? 08/03 7h Colina do Santo Antônio até a Sementeira

Leia mais

LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015.

LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. APROVA O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO PARA O ANO DE 2016, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. BRAULIO MARCOS GARDA, Prefeito Municipal de Guabiju-RS, no uso de sua atribuições

Leia mais

Novos talentos do clipe e da música

Novos talentos do clipe e da música Novos talentos do clipe e da música O que é? Objetivo: Realização do Festival de Clipes e Bandas, que premiará e revelará talentos da área musical e de videoclipes. Além disso, é objetivo do projeto criar

Leia mais

2. Objetivos do Projeto:

2. Objetivos do Projeto: 1. Apresentação: O Projeto Cia de Dança Negra Contemporânea Kina Mutembua consiste numa iniciativa da ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro selecionada por um edital da Secretaria de Políticas

Leia mais

Informativo. Aniversário de 1 ano de atividades do Núcleo Lectícia Fonseca no Engenho Novo. Cássia Oliveira comemora 8 anos de atuação no Cantagalo

Informativo. Aniversário de 1 ano de atividades do Núcleo Lectícia Fonseca no Engenho Novo. Cássia Oliveira comemora 8 anos de atuação no Cantagalo 1 Aniversário de 1 ano de atividades do Núcleo Lectícia Fonseca no Engenho Novo Em março de 2014 comemoramos o aniversário com apresentação do Conjunto Harmonicanto e roda de samba. Contamos com a presença

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU)

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) CAMPANHA MAIS CIDADÃO (UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) APRESENTAÇÃO Nossa Missão: Desenvolver o potencial das pessoas e formar o cidadão profissional para atuar com brilhantismo no mercado de trabalho Estar sintonizados

Leia mais

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO 1 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social.

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. 2013 foi ótimo! Mas, 2014 está sendo ainda melhor. Um ano de oportunidades, transformações... Mais uma chance de fazer melhor e com excelência!

Leia mais

música humanização saúde 2014

música humanização saúde 2014 música humanização saúde 2014 O PROJETO TEM A VER COM Arte Generosidade Espontaneidade Auto-confiança Saúde Emoção Alegria Inovação Solidariedade Cidadania HISTÓRICO Na capital paulista, um grupo de músicos

Leia mais

ONG VERDENOVO Rio das Velhas

ONG VERDENOVO Rio das Velhas Release de Imprensa ONG VERDENOVO Rio das Velhas Nova Lima, 2011 - A ONG VERDENOVO Rio das Velhas é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 16 de agosto de 2001, que atua no

Leia mais

Em abril, Museu do Futebol exibe pré lançamento do filme Fair Play? e realiza bate-papo com diretor do filme e jornalista esportivo

Em abril, Museu do Futebol exibe pré lançamento do filme Fair Play? e realiza bate-papo com diretor do filme e jornalista esportivo Em abril, Museu do Futebol exibe pré lançamento do filme Fair Play? e realiza bate-papo com diretor do filme e jornalista esportivo Juca Kfouri, Fernando Godoy e Sérgio Gagliardi farão parte do debate

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Andréa Wolff Maikon Dias O que é um projeto? Um projeto é um conjunto de ações integradas, que levam a um

Leia mais

Impactos do Programa de Qualidade de Vida na Gestão de Pessoas

Impactos do Programa de Qualidade de Vida na Gestão de Pessoas Hospital do Coração Impactos do Programa de Qualidade de Vida na Gestão de Pessoas Rosa Bosquetti Coordenadora de Enfermagem Unidade Coronariana O Hospital O Hospital O Hospital HCor: missão, visão e valores

Leia mais

PROJETO RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014. Goiás-GO Novembro de 2014.

PROJETO RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014. Goiás-GO Novembro de 2014. PROJETO RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014 Goiás-GO Novembro de 2014. RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Durante o mês de outubro de 2014, o projeto FICA NA COMUNIDADE,

Leia mais

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE MUDANÇA INSPIRA MUDANÇA O QUE É A VIRADA SUSTENTÁVEL Inspirada na Virada Cultural de São Paulo é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas de sustentabilidade

Leia mais

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA DA CULTURA, MUSEU CASA DE PORTINARI E PREFEITURA MUNICIPAL DE BRODOWSKI APRESENTAM: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: De 1 a 10 Concurso de Desenho e Literário Local: Estabelecimentos

Leia mais

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a participação de toda

Leia mais

Apresentamos a seguir dois formatos possíveis para o projeto:

Apresentamos a seguir dois formatos possíveis para o projeto: CircoFit é um projeto itinerante que estimula pais e filhos a levarem uma vida mais saudável, praticarem exercícios e cuidarem da alimentação, combinando a magia e encantamento do circo com a energia e

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

Instituto. Anchieta Grajaú

Instituto. Anchieta Grajaú Instituto Anchieta Grajaú Instituto Anchieta Grajaú O Instituto Anchieta Grajaú tem como missão promover o desenvolvimento humano e a integração socioambiental dos moradores do Grajaú, zona sul de São

Leia mais

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014 Plano Anual de Atividades (2014/2015) Atividade Curricular Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade 1º Período Setembro de 2014 Início do ano lectivo /Pais 1ª Quinzena de Setembro Reunião de

Leia mais

Seja a mudança que você deseja para o mundo. Mahatma Gandhi

Seja a mudança que você deseja para o mundo. Mahatma Gandhi Seja a mudança que você deseja para o mundo. Mahatma Gandhi Quem somos Criado em 2010, o E-solidário é uma rede social na internet, sem fins lucrativos, que conecta projetos sociais necessitados a pessoas

Leia mais

BONDESOM. Projetos Release Imprensa

BONDESOM. Projetos Release Imprensa BONDESOM Projetos Release Imprensa BONDESOM Projetos Release Imprensa ÍNDICE O Bondesom...1 O disco...2 As críticas ao disco...3 O Baile do Bonde...4 O Cinebonde...5 Imprensa...6 Contato...16 O BONDESOM!"#$%&%'()(%*(*$%(%+,-./(%.'-0*1+2'0(3%4/(*%(3.%'(%

Leia mais

oferta educativa anual (out~jun) ano letivo 2012/2013

oferta educativa anual (out~jun) ano letivo 2012/2013 oferta educativa anual (out~jun) ano letivo 2012/2013 serviço educativo municipal de ílhavo Implementado no ano letivo de 2011/2012, o Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) vem fortalecer e consolidar

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

Domingo no Palácio. Serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais obras de Mendelssohn, Schubert e Gounod.

Domingo no Palácio. Serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais obras de Mendelssohn, Schubert e Gounod. Domingo no Palácio Serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais obras de Mendelssohn, Schubert e Gounod. Data: 07 de junho. Horário: 11h. Local: Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes.

Leia mais