Elaboração de Laudo Psicológico e Perícia Psicológica em equipe multiprofissional. Prof. Dr. Sidney Shine CRP 06/18950

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elaboração de Laudo Psicológico e Perícia Psicológica em equipe multiprofissional. Prof. Dr. Sidney Shine CRP 06/18950"

Transcrição

1 Elaboração de Laudo Psicológico e Perícia Psicológica em equipe multiprofissional Prof. Dr. Sidney Shine CRP 06/18950

2 III SEMINÁRIO PSICOLOGIA JURÍDICA CRP de novembro 2017 às 16 horas Local: UNIALFA Perimetral

3 Elaboração de Laudo O laudo é um documento escrito. O laudo explica a alguém sobre algo que é do campo de saber de alguma área em relação a um foco, consulta ou demanda. Aquilo que é explicado foi observado e analisado por meio de métodos e técnicas específicas deste campo do saber.

4 Componentes do Laudo O laudo explica a alguém destinatário do laudo. sobre algo que é do campo científico. em relação a um foco, consulta ou demanda questão legal ponto(s) controverso(s) Aquilo que é explicado foi observado e analisado por meio de métodos e técnicas específicos deste campo do saber método (informado por uma teoria).

5 Etimologia da palavra laudo A palavra LAUDO é de origem latina e deriva do verbo, laudo, laudas, laudavi, laudatum que, em sentido próprio, significa louvar, aprovar, celebrar, exaltar. Daí surgiu o substantivo LOUVADO, que nos foros penal, cível e trabalhista representa a pessoa nomeada ou designada pela autoridade judiciária para avaliar questão de ordem criminal, cível ou trabalhista e emitir seu parecer. ZARZUELA, José Lopes et al. Laudo pericial. Aspectos técnicos e jurídicos. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais: Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, 2000.

6 Componentes do Laudo Psicológico Pericial em Vara de Família O laudo explica a alguém Juiz de Família. sobre algo que é do campo de saber dinâmica relacional de um filho com seus respectivos pais e com o casal parental. em relação a um foco, consulta ou demanda foco legal ponto(s) controverso(s), por exemplo: a guarda de uma criança. Aquilo que é explicado foi observado e analisado por meio de métodos e técnicas específicos deste campo do saber entrevista, observação lúdica, teste psicológico.

7 Elementos componentes do laudo 1. A quem é destinado. 2. Sobre quem se trata. 3. Quem o escreve. 4. Como obteve os dados sobre os quais escreve. 5. Qual é o fenômeno psicológico. 1. Juiz 2. Os pais e a criança 3. O psicólogo (perito) 4. Método 5. X

8 Laudo psicológico = produto de uma intervenção técnica Prova técnica (laudo pericial) no procedimento legal SHINE, S. Andando no fio da navalha: riscos e armadilhas na confecção de laudos psicológicos para a justiça. 255 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), www.

9 Perícia Perícia perior [latim] Experiri [latim] tentar, testar, experimentar. Interessante observar que a palavra tem a mesma raiz de periculum que significa tentativa, prova, mas também risco e perigo.

10 Perícia ZARZUELA, J.L.; MATUNAGA, M.; THOMAZ, P.L. Laudo pericial. Aspectos técnicos e jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais, p A perícia situa-se entre a Prova e a Sentença segundo HÉLIO TORNAGUI se os Peritos se limitassem a transmitir ao Juiz apenas o que apurassem com seus conhecimentos técnicos, artísticos ou científicos, então a perícia seria realmente um meio de prova.

11 Todavia, como os Peritos emitem juízos valorativos dos fatos, deduzindo impressões sobre a viabilidade de terem sido causados por outros eventos e de virem a produzir outros efeitos.

12 Os Peritos não analisam apenas a realidade, inferindo também com probabilidades, empregando princípios da experiência. Deste modo, o diagnóstico e o prognóstico dos Peritos não podem ser considerados como meros meios de Prova.

13 Se a perícia não é mera prova, o quê ela é? É algo além da prova, mas aquém do julgamento.

14 Julgamento HOUAISS, A.; VILLAR, M.S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, Ato pelo qual a autoridade judicante, depois de examinar os autos do processo e formar sobre ele um juízo, expõe e justifica a sua decisão para a solução do conflito.

15 Apreciação crítica, opinião favorável ou desfavorável sobre alguém ou algo, juízo, parecer.

16 Se julgamento pressupõe apreciação crítica, opinião favorável ou desfavorável sobre alguém ou algo, juízo, parecer, e, Se peritos emitem juízos valorativos dos fatos, deduzindo impressões e não analisam apenas a realidade, inferindo também com probabilidades...

17 José Ernesto Manzi (Desembargador do TJSC) Considerações acerca da formulação e utilização de laudos periciais em processos judiciais Nem tudo que um especialista fala, deve ser tido como manifestação científica, embora no Brasil façamos facilmente esta confusão (o Pelé já receitou vitaminas em um comercial e cantores e jogadores dão conselhos sobre produtos e serviços).

18 O perito deve ser um especialista no objeto da perícia, deve seguir um método de apuração e de exposição do resultado e deve agir de forma isenta (qualquer preconceito do perito, vicia irremediavelmente o laudo), senão terá aparência de laudo pericial e conteúdo de opinião, de conhecimento mediano.

19 Psicóloga Judiciária - Caso (PE 19/2005) SHINE, S. Andando no fio da navalha. Riscos e armadilhas na confecção de laudos psicológicos para a justiça p. (Doutorado) Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, No entender desta Relatora, a denunciada infringiu tal artigo do Código de Ética dos Psicólogos, pois não ficam claros quais foram os indícios obtidos na única entrevista com a mãe e nas duas observações lúdicas com as crianças que lhe permitiram formular conclusões expressas no laudo encaminhado ao Poder Judiciário acerca da dinâmica psicológica da denunciante e suas repercussões nos conflitos familiares.

20 Este documento demonstra frágil embasamento técnico e teórico, pois não descreve suficientemente os instrumentos utilizados e como foi possível chegar a tais conclusões. Nota-se que a Denunciada ultrapassou os limites das informações necessárias para a tomada de decisões, uma vez que faz afirmações taxativas a respeito da Denunciada ( possessiva e manipuladora ), emitindo juízos de valores.

21 Existem ainda informações no laudo que extrapolam o momento da avaliação, tais como: É uma pena que a família de M. e nem ela própria percebam o mal que estão fazendo às crianças, com essa situação, que ficam como joguetes nas mãos de uma genitora manipuladora e possessiva (fl. 28).

22 Perícia Psicológica em Equipe Perícia laudo Multiprofissional Perícia [psicológica] em equipe multiprofissional com quem? Laudo [psicológico] + o quê?

23 Uma explicação Laudo = Relatório Relatório em Equipe = Laudo em Equipe Laudo é o resultado de uma perícia Logo, perícia em Equipe

24 Mas... Laudo = Relatório (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2003) Relatório em Equipe Relatório descreve o resultado de uma intervenção. Nem toda intervenção [psicológica] é perícia.

25 Secretaria Nacional de Assistência Social/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS. Brasília, Relatórios:

26 Para além dos prontuários e do Plano de Acompanhamento, a elaboração de relatórios é realizado pela equipe do CREAS, sempre que necessário. Como visto anteriormente, os relatórios podem dispor de informações sobre as ações desenvolvidas e os progressos em relação às famílias e aos indivíduos acompanhados.

27 Quando couber, poderá também dispor de outras informações, observada a pertinência, relevância e benefício para os usuários. Os relatórios sobre o acompanhamento, todavia, não devem se confundir com a elaboração de laudos periciais, que constituem atribuição das equipes interprofissionais dos órgãos de defesa e responsabilização.

28 Cabe ao CREAS, tão somente e quando necessário e/ou solicitado por estes órgãos, o encaminhamento de relatórios com informações gerais sobre os atendimentos realizados, resguardando-se o que dispõe o código de ética e as orientações dos respectivos conselhos de categoria profissional, bem como observando a função de proteção social da Assistência Social.

29 Portanto Relatório para o CREAS não se confunde com Laudo, se laudo for entendido como resultante de uma perícia. Os profissionais ligados ao CREAS não fazem prova. Sua intervenção é de outra ordem.

30 Laudo ou Estudo Psicossocial O estudo psicossocial realiza-se com o objetivo principal de assessorar os magistrados, fornecendolhes um relatório com informações que poderão lhe propiciar um entendimento mais amplo da situação na qual as pessoas e, principalmente, as crianças vítimas de abuso sexual estão envolvidas.

31 Assim, o psicólogo ou o assistente social coloca seus conhecimentos à disposição do magistrado, assessora-o em aspectos relevantes para determinadas ações judiciais, coloca nos autos a realidade psicológica dos envolvidos nessas ações que, sem a sua atuação, jamais chegaria ao conhecimento do julgador. Desse modo, o estudo psicossocial é a voz do Setor Psicossocial nos autos. GRANJEIRO, Ivonete Araújo Carvalho Lima; COSTA, Liana Fortunato. O estudo psicossocial forense como subsídio para a decisão judicial na situação de abuso sexual.psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 24, n. 2, p , June Available from < access on 08 Nov

32 Estudo psicossocial Art. 52, inc. IV do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 IV - o relatório será instruído com toda a documentação necessária, incluindo estudo psicossocial elaborado por equipe interprofissional habilitada e cópia autenticada da legislação pertinente, acompanhada da respectiva prova de vigência; (Incluída pela Lei nº , de 2009)

33 Estudo Psicossocial É o mesmo que laudos/relatórios do serviço social e da psicologia Setor Psicossocial (Equipe) Ocorrem na Vara da Infância e Juventude Ocorrem na Vara da Família e Sucessões

34 Concluindo Existem relatórios e laudos. Nas perícias, o resultado da intervenção do profissional se consubstancia em um laudo. Normalmente, esta intervenção é individual dentro de um campo específico: laudo psicológico ou laudo social.

35 Relatórios são produzidos por psicólogos e outros profissionais. Não são documentos escritos com as conclusões de uma perícia, mas intervenção de outra natureza. Estudo psicossocial é uma atribuição genérica que engloba duas especialidades: psicologia e serviço social. Isto não quer dizer que as intervenções devam ser feitas juntas e nem que o seu resultado seja apresentado em formato único.

36 Obrigado Sidney Shine

RELATÓRIOS DA EQUIPE TÉCNICA

RELATÓRIOS DA EQUIPE TÉCNICA RELATÓRIOS DA EQUIPE TÉCNICA Art. 42. As medidas socioeducativas de liberdade assistida, de semiliberdade de internação deverão ser reavaliadas no máximo a cada 6 meses, podendo a autoridade judiciária,

Leia mais

Assistente social fala sobre sua experiência no TJMG

Assistente social fala sobre sua experiência no TJMG Assistente social fala sobre sua experiência no TJMG Na semana em que acontece o Encontro Estadual dos Assistentes Sociais e Psicólogos Judiciais de Minas Gerais, o CRESS-MG entrevistou a coordenadora

Leia mais

PERÍCIA PSICOLÓGICA E ASSISTÊNIA TÉCNICA EM PROCESSOS DA VARA DE FAMÍLIA

PERÍCIA PSICOLÓGICA E ASSISTÊNIA TÉCNICA EM PROCESSOS DA VARA DE FAMÍLIA PERÍCIA PSICOLÓGICA E ASSISTÊNIA TÉCNICA EM PROCESSOS DA VARA DE FAMÍLIA Shouzo Abe CRP09 6488 Especialista em: Psicologia Jurídica Docência Superior Atuações: - Avaliação Psicológica no contexto Jurídico

Leia mais

Podemos concluir, então, que o perito possui atribuições, direitos e. obrigações:

Podemos concluir, então, que o perito possui atribuições, direitos e. obrigações: 1.4 O PERITO Segundo Almeida (2006), O perito é o técnico, com a habilitação que a lei exigir, chamado a opinar, de forma imparcial e sob compromisso, sobre tema de sua especialidade profissional. O perito

Leia mais

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA Conselho Regional de Psicologia 20ª Região AM RR RO AC

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA Conselho Regional de Psicologia 20ª Região AM RR RO AC NOTA TÉCNICA Orientações/Recomendações sobre a atuação dos psicólogos nos equipamentos de referência em Assistência Social (Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade).

Leia mais

ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO

ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO GT ESCUTA DE CRIANÇAS NO SISTEMA DE JUSTIÇA 2013_ Suspensão da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 010/2010, que

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 PERÍCIA CONTÁBIL Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 Palavras chave: Perícia. Judicial. Requisitos. Laudo. 1 INTRODUÇÃO Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TP 01 Norma Técnica de

Leia mais

REGISTRO DOCUMENTAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR

REGISTRO DOCUMENTAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR VIII Seminário de Psicologia e Políticas Públicas REGISTRO DOCUMENTAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR Professora: Ms. Marina M. David Resolução CFP N 001/2009 Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental

Leia mais

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR ALMEIDA, Mayara Rodrigues (Estágio Supervisionado II) ELACHE, Sônia Maia (Supervisora de Campo) HOLZMANN,

Leia mais

NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA

NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA O Conselho Regional de Psicologia 8ª Região, diante de sua atribuição de orientar o exercício profissional de

Leia mais

Prof.ª Bruna Socreppa

Prof.ª Bruna Socreppa Prof.ª Bruna Socreppa 1924 No Brasil: Perícia Contábil foi pela primeira vez incluída para debates perante um evento da classe no I Congresso Brasileiro de Contabilidade de 1024. Divisão da Contabilidade

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Uma gestante pode manifestar o seu desejo de entregar a criança para adoção mesmo antes do nascimento. - Para reger estas situações, aplica-se

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 70.906/2014 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia. Relatora: Dra. Claudia Tejeda Costa, Advogada do. Parecer

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Acesso à Justiça Profª. Liz Rodrigues - A integra a Justiça Estadual. A criação das Varas da Infância e Juventude depende das necessidades do estado e as leis de organização

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL. parental;

ALIENAÇÃO PARENTAL. parental; 1 ALIENAÇÃO PARENTAL PROJETO DE LEI Nº 4.053, DE 2008, DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DISPÕE SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL Autor: Deputado Régis de Oliveira SUBSTITUTIVO DA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

Leia mais

CAPÍTULO 2 O PSICÓLOGO COMO PERITO E COMO ASSISTENTE TÉCNICO. Sandra Maria Baccara Araújo

CAPÍTULO 2 O PSICÓLOGO COMO PERITO E COMO ASSISTENTE TÉCNICO. Sandra Maria Baccara Araújo Alienação Parental - Interlocuções entre o Direito e a Psicologia CAPÍTULO 2 O PSICÓLOGO COMO PERITO E COMO ASSISTENTE TÉCNICO Sandra Maria Baccara Araújo Ainda é recente na prática do Psicólogo a atuação

Leia mais

Serviço Social nas Varas de Família e Sucessões O trabalho do Assistente Social nas VFS possui especificidade. Atua em ações diversas: guarda/mod.

Serviço Social nas Varas de Família e Sucessões O trabalho do Assistente Social nas VFS possui especificidade. Atua em ações diversas: guarda/mod. Serviço Social nas Varas de Família e Sucessões O trabalho do Assistente Social nas VFS possui especificidade. Atua em ações diversas: guarda/mod. Guarda, regulamentação visitas, interdições, investigação

Leia mais

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes.

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes. PSICÓLOGO - CLASSE C ESPECIALIDADE: Psicólogo Judicial PROVIMENTO: Concurso Público PROPOSTAS DESTACADAS EM VERMELHO SÃO DE AUTORIA DOS (AS) PSICOLOGOS (AS); PROPOSTAS EM AZUL ACATADAS PELOS (AS) PSICOLOGOS

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br Contextos Atendimento

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONCEITO Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas

Leia mais

"PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA"

PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Curso de Especialização em Construção Civil Monografia "PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA"

Leia mais

Acolhimento Institucional. Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos

Acolhimento Institucional. Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos Acolhimento Institucional Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos -1- Encaminhamento de crianças recém-nascidas e dos genitores ao Juízo da Infância e da Juventude nos casos de grave suspeita de situação

Leia mais

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018.

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família dos servidores públicos

Leia mais

DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM

DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM Natany Sarah Fonseca da Silva 1, Elisa de Dutra Paula 2, Érica Arruda Pelúzio 3, Larissa de Oliveira Pena 4, Letícia Maria Álvares 5

Leia mais

Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG

Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG Curso de Ética - CRMMG - Belo Horizonte - 10/11/2016 ETIMOLOGIA Latim: PERITIA Experiência, saber, habilidade. Conhecimento especializado CONCEITO Toda e qualquer

Leia mais

Estudo Social, Perícia Social, Relatório Social e Laudo Social. Professora Adriana Barros

Estudo Social, Perícia Social, Relatório Social e Laudo Social. Professora Adriana Barros Estudo Social, Perícia Social, Relatório Social e Laudo Social Professora Adriana Barros Características Movimento de sistematização e aprimoramento de meios para a intervenção; Enfrentamento das questões

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEVES AMORIM (Presidente) e JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEVES AMORIM (Presidente) e JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS. ACÓRDÃO Registro: 2014.0000130542 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2065726-33.2013.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante MOMENTUM EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

PROVIMENTO CG N.o OS/2005

PROVIMENTO CG N.o OS/2005 PROVIMENTO CG N.o OS/2005 O DESEMBARGADOR JOSÉ MÁRIO ANTONIO CARDINALE, CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e, CONSIDERANDO a necessidade de uniformizar

Leia mais

Vigilância Social: Estudando os instrumentais a serem utilizados pelo PAIF/PAEFI

Vigilância Social: Estudando os instrumentais a serem utilizados pelo PAIF/PAEFI Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social Vigilância Social: Estudando os instrumentais a serem utilizados pelo PAIF/PAEFI FACILITADORA: INÊS DE MOURA TENÓRIO

Leia mais

É uma emergente área de especialidade da Psicologia

É uma emergente área de especialidade da Psicologia O que se entende por Psicologia Jurídica? Trata-se da psicologia aplicada no âmbito do Direito. Prestação de serviços Psicológicos no âmbito de Instituições, Assuntos e Problemas Jurídicos (BERNARDI,1997,p.1)

Leia mais

TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso

TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso - Discas para a prova discursiva Professora Claudete Pessôa O Analista Judiciário na Especialidade de Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e

Leia mais

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Criada com objetivo de oferecer serviços de Perícia, Assistência técnica, Vistoria, Inspeção Predial, Auditoria e Consultoria nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.

Leia mais

Referência: Janeiro de 2011 Foro: ADAMANTINA Unidade: 02 CUMULATIVA Planilha: CIVEL

Referência: Janeiro de 2011 Foro: ADAMANTINA Unidade: 02 CUMULATIVA Planilha: CIVEL Referência: Janeiro de 2011 Foro: ADAMANTINA Unidade: 02 CUMULATIVA Planilha: CIVEL Dados da Unidade 1. Total de feitos em andamento 2756 2. Precatórias 6 3. Processos 3.1 Processos cíveis 2078 3.1.1 De

Leia mais

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 15, DE 11 DE JUNHO DE 2012.

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 15, DE 11 DE JUNHO DE 2012. PROVIMENTO Nº 15, DE 11 DE JUNHO DE 2012. Disciplina a execução das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, bem como as de internação e de semiliberdade nas

Leia mais

Redação de Documentos em Avaliação Psicológica. Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03.

Redação de Documentos em Avaliação Psicológica. Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03. Redação de Documentos em Avaliação Psicológica Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03. Fundamentos da Avaliação Psicológica Lei nº 4.119/ 62 Regulamenta a profissão de psicólogo(a) no Brasil: 1º-

Leia mais

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. Uma função que necessita constante aprimoramento, a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade. O perito contábil, contratado pelas partes ou indicado pelo

Leia mais

EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL.

EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL. EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL. F Salvar todas as respostas Salvar e Enviar PERGUNTA 1 De acordo com Sá (1997, p.19), é possível classificar as perícias em três

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 É obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos; Mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei n o 5.766, de 20/12/1971;

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei n o 5.766, de 20/12/1971; RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2010 [SUSPENSA, COM PARECER EM ANEXO] Institui a regulamentação da Escuta Psicológica de Crianças e Adolescentes envolvidos em situação de violência, na Rede de Proteção O CONSELHO

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº , da Comarca de Americana, em que é agravante

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº , da Comarca de Americana, em que é agravante PODER JUDICIÁRIO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000309456 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 0109441-96.2012.8.26.0000, da Comarca de Americana, em que é agravante POLYENKA

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 7 Prof. Karina Jaques Art. 35 - No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: l - instaurar inquéritos civis

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Estágio de convivência: - Período de adaptação, que antecede a decisão sobre a adoção e que é utilizado para se verificar a compatibilidade

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO. Março/2012

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO. Março/2012 Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PARECER E RELATÓRIO PSICOSSOCIAL Março/2012 Estudo Social: processo metodológico específico do serviço

Leia mais

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA Equipe Pop Rua Especializada de Proteção aos Direitos Humanos A Defensoria Pública tem como atribuições

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA BARTMEYER, Tania (estagio I), e-mail: taniabartmeyer@hotmail.com VALIGURA, Maristela

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente

Direito da Criança e do Adolescente CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito da Criança e do Adolescente 1) CESPE - PJ (MPE RR)/MPE RR/2012 Direito da Criança e do Adolescente Assinale a opção correta a respeito dos institutos da guarda,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Utilização das Provas nos diferentes procedimentos Prof ª. Eliane Conde As

Leia mais

FASES DO PROCESSO NO DIREITO MÉDICO - PERITO JUDICIAL - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS

FASES DO PROCESSO NO DIREITO MÉDICO - PERITO JUDICIAL - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS AULA 18 FASES DO PROCESSO NO DIREITO MÉDICO - PERITO JUDICIAL - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS FASES DO PROCESSO 1. Fase postulatória (Petição inicial e resposta do réu) 2. Fase ordinatória (Réplica até o saneamento

Leia mais

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Sumário Introdução... 29 Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Capítulo 1 A Tutela Legal Contra a Violência Familiar e Suas Diversas Formas...

Leia mais

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I - Conceitos Conceito I de Perícia Contábil: Verificação de fatos, através de; Exames, diagnóstico e vistorias; Indagações sobre o assunto;

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior

Leia mais

LEI DE 26 DE AGOSTO DE 2010

LEI DE 26 DE AGOSTO DE 2010 LEI 12.318 DE 26 DE AGOSTO DE 2010 LEI Nº 12.318 DE 26 DE AGOSTO DE 2010. DISPÕE SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL E ALTERA O ART. 236 DA LEI NO 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0000.19.047585-5/000 Númeração 0475855- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Júlio César Lorens Des.(a) Júlio César Lorens 23/07/2019 29/07/2019 EMENTA:

Leia mais

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO)

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) Dispõe sobre a reorganização e consolidação da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA Sumário: Obrigatoriedade de comunicação ao Ministério Público de todas as queixas, participações ou denúncias que sejam apresentadas nas forças policiais, ainda que prima facie possam não incorporar factos

Leia mais

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens AULA 11 Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS. Assinatura da autoridade: ACADÊMICO(A): TURMA PROFESSOR/ORIENTADOR:

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS. Assinatura da autoridade: ACADÊMICO(A): TURMA PROFESSOR/ORIENTADOR: COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS Assinatura da autoridade: 1 IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICO(A): TURMA PROFESSOR/ORIENTADOR: DISCIPLINA: MATRÍCULA: 2 DADOS DO PROCESSO

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Medidas de Proteção Profª. Liz Rodrigues - A chamada situação de risco existe quando a criança ou o adolescente estão em uma condição de maior vulnerabilidade e precisam

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Habilitação para Adoção Profª. Liz Rodrigues - Procedimento de habilitação: padroniza o procedimento de habilitação

Leia mais

Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO

Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO Assistência Técnica em Perícias Médicas EDUARDO ALFAMA REVERBEL MÉDICO DO TRABALHO PERÍCIAS MÉDICAS ADMINISTRATIVAS É possível a nomeação de assistente técnico em perícias médicas administrativas previdenciárias.

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO NA ESFERA DO JUDICIÁRIO PARAENSE:

A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO NA ESFERA DO JUDICIÁRIO PARAENSE: A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO NA ESFERA DO JUDICIÁRIO PARAENSE: o contexto histórico-social Riane Conceição Ferreira Freitas Universidade Federal do Pará Introdução Compreender a construção social

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO RECURSO ORDINÁRIO DA 80ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: LEANDRO JOSÉ DA SILVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO RECURSO ORDINÁRIO DA 80ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: LEANDRO JOSÉ DA SILVA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PROCESSO Nº 0000901-18.2015.5.02.0080-4 a TURMA RECURSO ORDINÁRIO DA 80ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: LEANDRO JOSÉ DA SILVA RECORRIDOS:

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO SEGUNDO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DÉCIMA CÂMARA

PODER JUDICIÁRIO SEGUNDO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DÉCIMA CÂMARA AGRAVO DE INSTRUMENTO N º 706.630-0/2 São Bernardo do Campo Agravante: Edna Elvira Rossi Agravado: Condomínio dos Edifícios Paraguay e Equador DIREITO DE VIZINHANÇA. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. PERÍCIA.

Leia mais

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA. A Auditoria Externa. A Auditoria Externa 27/03/2014

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA. A Auditoria Externa. A Auditoria Externa 27/03/2014 AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA Prof. Eric Duarte Campos A Auditori Segundo o CFC a auditoria externa compreende...o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de um parecer

Leia mais

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PODER JUDÍCIARIO DA COMARCA DE PARANAVAÍ-PR. Eixo: Política Social e Trabalho

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PODER JUDÍCIARIO DA COMARCA DE PARANAVAÍ-PR. Eixo: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PODER JUDÍCIARIO DA COMARCA DE PARANAVAÍ-PR Débora Brasilino dos Santos, e-mail: deboratr_brasilino@hotmail.com Gabriele Santana de Andrade, e-mail: gabi_santanaandrade@hotmail.com.

Leia mais

Conceito de Perícia Origem: latim "Peritia. Perícia

Conceito de Perícia Origem: latim Peritia. Perícia Conceito de Perícia Origem: latim "Peritia significa conhecimento adquirido pela experiência. Perícia Para o dicionário* vistoria ou exame de caráter técnico e especializado. Lopes Sá (2004: 28): habilidade

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO IV - DOS PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 13. Ao processo, ao julgamento

Leia mais

GUARDA COMPARTILHADA. Comissão de Direito. de Família e Sucessões

GUARDA COMPARTILHADA. Comissão de Direito. de Família e Sucessões Comissão de Direito de Família e Sucessões 01 O QUE SIGNIFICA GUARDA? A guarda compartilhada consiste em uma das modalidades de guarda dos filhos após a separação do casal. Nela, as decisões, rotineiras

Leia mais

Relação Jurídica de Consumo

Relação Jurídica de Consumo AULA INTRODUTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 1. Apresentação do curso de pós-graduação em Direito

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 38.981/05 Assunto: Emissão de laudos médicos, a pedido do próprio paciente, para fins periciais da Previdência Social. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa: Os laudos e autos

Leia mais

CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL. Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP

CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL. Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP Lei 5194/1966 Art. 34 - São atribuições dos Conselhos Regionais: f) organizar o sistema de fiscalização do exercício

Leia mais

PORTARIA/SAS Nº DE 26 DE DEZEMBRO DE REGULAMENTAÇÃO DAS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS

PORTARIA/SAS Nº DE 26 DE DEZEMBRO DE REGULAMENTAÇÃO DAS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS PORTARIA/SAS Nº 2391 - DE 26 DE DEZEMBRO DE 2002 - REGULAMENTAÇÃO DAS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS Regulamenta o controle das internações psiquiátricas involuntárias (IPI) e voluntárias (IPV) de acordo com

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000514316 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9079902-68.2008.8.26.0000, da Comarca de, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO, é apelado FERNANDO FLÁVIO DE ARRUDA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 6 Prof. Pablo Cruz DOS DOCUMENTOS Apresentação de documentos Art. 378. Os documentos poderão ser apresentados em qualquer fase do processo, salvo

Leia mais

(Em apenso os PLs 6.362, de 2009, e 800, de 2011)

(Em apenso os PLs 6.362, de 2009, e 800, de 2011) COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 4.569, DE 2008 (Em apenso os PLs 6.362, de 2009, e 800, de 2011) Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 236/2015

DESPACHO SEJUR N.º 236/2015 DESPACHO SEJUR N.º 236/2015 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 19/05/2015) Interessado: Presidência do CFM e Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará Expedientes n.º 3338/2015 Assunto: Análise

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Agosto/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA - FGV Tribunal de Justiça do Estado de Goiás Analista

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA

O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA CONSELHO TUTELAR 1. CONCEITO (art. 131, ECA): órgão permanente e autônomo, não

Leia mais

EDITAL N. 001/2018/ADM

EDITAL N. 001/2018/ADM ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE CUIABA EDITAL N. 001/2018/ADM O(A) Excelentíssimo(a) Juiz(a) de Direito do Juizado Especial Criminal Unificado da Comarca de Cuiaba-MT, no uso de suas

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO N. 063, DE 26 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre a tramitação direta dos inquéritos policiais entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O Presidente do Conselho da Justiça Federal,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Apuração de Ato Infracional Atribuído a Adolescente Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Há duas possiblidades de apreensão

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos os autos.

Vistos, relatados e discutidos os autos. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO INTERPOSTO EM FACE DA DECISÃO QUE DEIXOU DE HOMOLOGAR O FLAGRANTE POR TER O MAGISTRADO ENTENDIDO IMPRESCINDÍVEL A PRESENÇA DE ADVOGADO NO MOMENTO DA SUA LAVRATURA. Atente-se

Leia mais

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 1. Para que servem os cálculos trabalhistas? O objetivo é liquidar a sentença Sentença líquida e sentença ilíquida

Leia mais

Núcleo de Prática Jurídica

Núcleo de Prática Jurídica Núcleo de Prática Jurídica VISITAS 7º e 8º SEMESTRE ALUNO(A): Matrícula: Semestre: ( ) 7º ( ) 8º Os alunos do 7º e 8º semestres deverão realizar 12(doze) visitas dentre as opções relacionadas. Não serão

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2017.0000467553 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Mandado de Segurança nº 2078012-04.2017.8.26.0000, da Comarca de, em que é impetrante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO, é impetrado

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: Interpretação do fenômeno e medidas para a garantia do direito social à saúde

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: Interpretação do fenômeno e medidas para a garantia do direito social à saúde JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: Interpretação do fenômeno e medidas para a garantia do direito social à saúde César Augusto Trinta Weber, MD. MSc. PhD. Presidente da Câmara Técnica de Auditoria em Saúde/CREMERS

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TANGARÁ DA SERRA CURSO: ANO LETIVO: 2007 CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA: 4º ANO DISCIPLINA: PERICIA CONTÁBIL CARGA

Leia mais

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Publicado no DO em 12 jul 2006 Altera dispositivos da Resolução nº 113/2006, que dispõe sobre os parâmetros para a institucionalização e fortalecimento do Sistema

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 20, de 2010 (PL nº 4.053, de 2008), do Deputado Régis de Oliveira, que dispõe sobre a

Leia mais

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê: 1 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo - 227 da Constituição Federal de 1988 que prevê: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente,

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL SOB O OLHAR DO ADVOGADO CRIMINAL MURILLO ANDRADE ADVOGADO CRIMINAL

ALIENAÇÃO PARENTAL SOB O OLHAR DO ADVOGADO CRIMINAL MURILLO ANDRADE ADVOGADO CRIMINAL ALIENAÇÃO PARENTAL SOB O OLHAR DO ADVOGADO CRIMINAL MURILLO ANDRADE ADVOGADO CRIMINAL AMOR E ÓDIO A GÊNESES DAS DISPUTAS NAS VARAS DE FAMÍLIA E CRIMINAL AMOR: forte afeição por outra pessoa, nascida de

Leia mais

EXCELENTÍSSIMA SENHORA MORGANA RICHA DD. CONSELHEIRA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA BRASÍLIA

EXCELENTÍSSIMA SENHORA MORGANA RICHA DD. CONSELHEIRA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA BRASÍLIA EXCELENTÍSSIMA SENHORA MORGANA RICHA DD. CONSELHEIRA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA BRASÍLIA DF. Ref. DEPOIMENTO SEM DANO Expediente 000606067201002000000 ASSOCIAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS

Leia mais