Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Florestal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Florestal"

Transcrição

1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Florestal Campus Universitário - Viçosa, MG Telefone: (31) Fax: (31) drh@ufv.br Viçosa, 20 de abril de A Senhora, Cecilia Martins Technical Cooperation Section Executive Secretariat for Integral Development Organization of American States 1889 F Street NW Washington DC Phone (202) cmartins@oas.org Assunto: Prestação de Contas Viagem Técnica a Santa Cruz de la Sierra/Bolívia Período 03 a 07 de abril de Prezada Senhora, Encaminho em anexo a esse oficio a prestação de contas referente à viagem técnica realizada pela comitiva brasileira composta por Marcos Oliveira de Paula/UFV, Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho/UFES, Alair Ferreira de Freitas/UFV, Mariana Duran Cordeiro/UFES, Marcos Vinicius Winckler Caldeira/UFES, Natália Ferreira/CENTEV-UFV, Vinicius Tebaldi Almeida (Equacione Jr.), realizada em Santa Cruz de La Sierra/Bolívia no período de 03 a 07 de abril de Gostaria de aproveitar para agradecer a OEA pelo apoio financeiro, sem qual não seria possível a nossa participação nesse projeto que está sendo um marco entre as instituições parceiras. Atenciosamente, Prof. Dr. Marcos Oliveira de Paula Professor Adjunto IV Departamento Engenharia Florestal Universidade Federal de Viçosa

2 Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal do Espirito Santo Proyecto OEA-FEMCIDI-UAGRM Programa de transferência em ciências e engenharia para o fortalecimento da investigação institucional científica acadêmica da universidade e o impulso a promoção do empreendedorismo de base tecnológica. RELATÓRIO DE VIAGEM MISSÃO 02 Atividades Desenvolvidas no Período de 03 a 07 de abril de 2016 Viçosa/MG e Alegre/ES Abril de 2016

3 1. Nota Introdutória A missão organizada pela Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno (UAGRM) faz parte do Programa de Transferência em Ciência e Engenharia para Fortalecimento da Pesquisa Científica Acadêmica Universitária e Impulso e Promoção de Empreendimentos de Base Tecnológica, apoiado e financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem como instituições também participantes a Universidade Autônoma do Estado do México e o Centro Tecnológico da Costa Rica. Os coordenadores pelo Brasil são os Professores Marcos Oliveira de Paula (DEF- UFV) e Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho (DCFM-UFES). A segunda visita na UAGRM reforçou o contato com professores das Faculdades Politécnica, de Ciências Veterinárias e de Ciências Agrícolas, com o intuito de realizar atividades para troca de experiências e fortalecimento de parcerias, bem como identificar possíveis áreas de cooperação entre as instituições. Além das atividades desenvolvidas foram consolidados dois convênios guardachuva, o primeiro entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno (UAGRM) e o segundo entre a Universidade Federal de Espirito Santo (UFES) e a Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno (UAGRM) cujo o objetivo de ambos é desenvolver a cooperação científica, cultural e educacional de forma a contribuindo para a integração de atividades e programas de investigação de interesse comum do ensino nos níveis de graduação e pósgraduação. 2. Execução das Atividades A segunda missão do Brasil à Bolívia ocorreu no período de 03 a 07 de abril de 2016 na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Todas as atividades foram desenvolvidas no Campus da Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno (UAGRM) e estão descritas a seguir.

4 2.1 DOMINGO (03/04/2016) Saída do Brasil as 11h05min e chegada à Bolívia às 13h10min Chegada da comitiva brasileira na Bolívia - Figura 1. Figura 1. Chegada da comitiva brasileira a Bolívia. Das 16h00min as 18h00min: Encontro e reunião entre a comitiva brasileira, representantes da Bolívia e comitiva do México da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMEX), figura 2. Figura 2. Comitiva brasileira, representantes da Bolívia e comitiva do México.

5 2.2 SEGUNDA-FEIRA (04/04/2016) Das 08h30min as 09h30min: Reunião de coordenadores do projeto financiado pela OEA (Carlos Alberto Fonseca da Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno (UAGRM- Bolívia), Marcos Oliveira de Paula (UFV-Brasil), Davi Joaquin Delgado Hernández (UAEMEX- México) e Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho (UFES-Brasil) com a finalidade de repasse da programação, verificar o andamento das etapas do projeto e também decidir sobre o local da realização da terceira missão de estudos e o fechamento do projeto, figura 3. Figura 3. Reunião de coordenadores do projeto financiado pela OEA. Das 10h00min às 12h00min: Reunião entre a comitiva Brasileira e os coordenadores do projeto pela Bolívia com a apresentação das atividades a serem realizadas na segunda visita e verificação do andamento do projeto financiado pela OEA; Também discutiu-se a respeito da criação de empresas juniores com os professores da UAGRM a fim de explicar como é realizado o processo seletivo, administração de recursos e plano de negócio das empresas juniores no Brasil, figura 4.

6 (a) (b) Figura 4. Reunião de trabalho: a) e b) Representantes do Brasil e da Bolívia. Das 14h30min às 15h30min: Apresentação dos membros da delegação brasileira aos professores da Faculdade de Veterinária da UAGRM, assim como o perfil empreendedor das Universidades de Viçosa e do Espirito Santo, figura 5. Objetivo: Reunião na Faculdade de Veterinária da UAGRM para tratar de formas de incentivar os discentes na área de empreendedorismo e lançar a ideia inicial para um convênio especifica que trata de pesquisas a serem realizadas em programas de pós-graduação.

7 Participantes: Professores das universidades brasileiras (UFV e UFES) e da UAGRM (Facultad de Ciencias Veterinarias Dr. Pablo Rosales Callejas e Msc. Fernando Cadario Pedraza). (a) (b) Figura 5. Reunião com a UAGRM: a) e b) Representantes do Brasil e da Facultad de Ciencias Veterinarias. Das 14h30min às 19h30min: Apresentação sobre Implantação de Incubadoras de Empresas: conceitos e modelo de gestão, figura 6. Palestrante: Natália Ferreira (Coordenadora da Incubadora do CenTev/UFV). Objetivos: Introdução e Dinâmica da Inovação; Construindo e gerenciando uma Incubadora; Modelo de gestão CERNE; Processos- chave de Incubadoras; Metodologias de

8 acompanhamento de empresas; No final da apresentação discutiu-se sobre formação de incubadoras e os participantes foram divididos em grupos, sendo levados a criarem incubadoras na sua área de atuação e formação. Participantes: Representantes das universidades brasileiras (UFV e UFES), professores e discentes representando as diversas faculdades da UAGRM. (a) (b)

9 (c) (d)

10 (e) (f)

11 (g) (h)

12 (i) Figura 6. Periodo da tarde do primeiro dia de trabalho: a) e b) Apresentação da palestra da Natalia Ferreira; c) a g) Formação de grupos com atividade de empreendedorismo; h) e i) Encerramento do primeiro dia de trabalho. 2.3 TERÇA-FEIRA (05/04/2016) Das 08h00min às 12h30min: Palestra sobre a organização/gerenciamento de empresas juniores, figura 7. Palestrantes: Prof. Dr. Alair Ferreira de Freitas (Coordenador do Núcleo de Empresas Juniores da UFV) e Vinicius Tebaldi Almeida (Criador da Equacione Jr. da UFES). Objetivo: Explicar a ideia básica sobre a estrutura administrativa das empresas juniores no âmbito universitário e incentivar a criação de empresas juniores Participantes: Representantes das universidades brasileiras (UFV e UFES), professores e discentes de todas as faculdades da UAGRM.

13 (a) (b)

14 (c) (d)

15 (e) (f) Figura 7. Periodo da manhã do segundo dia de trabalho: a) a d) Apresentações dos representates da UFES e UFV; e) Formação de grupos com atividade de criação de empresas juniores; f) Encerramento do período da manhã do segundo dia.

16 Das 14h30min às 19h00min: Palestra sore criação de empresas juniores, figura 8. Palestrantes: Vinicius Tebaldi Almeida (Criador da Equacione Jr. da UFES) e Marcos Oliveira de Paula (Coordenador do projeto pela UFV). Objetivo: Motivar a criação de empresas juniores na UAGRM com foco principal no discente de forma a despertar e desenvolver o espirito empreendedor e apresentação dos convênios firmados entre a UAGRM e as universidades brasileiras (UFV e UFES). Participantes: Representantes das universidades brasileiras (UFV e UFES), professores e discentes de todas as faculdades da UAGRM. (a)

17 (b) (c)

18 (d) Figura 8. Periodo da tarde do segundo dia de trabalho: a) Palestra do Vinicius Tebaldi Almeida; b) Plateia formada por discentes e professores de todas as faculdades da UAGRM; c) Apresentação dos convênios; d) Encerramento do período da tarde do segundo dia. 2.4 QUARTA-FEIRA (06/04/2016) Das 08h00min às 08h30min: Reunião com reitor da UAGRM, figura 9. Objetivos: Encontro com o reitor da UAGRM para entrega de convênio já assinado pela UFV e assinatura de convênio com a UFES. Participantes: Professores das Universidades Federais Brasileiras (UFV e UFES), Reitor e Professores da UAGRM.

19 (a) (b)

20 (c) (d)

21 (e) (f) Figura 9. Reunião com reitor da UAGRM: a) Comitiva do Brasil; b) e c) Entrega de convênio assinado com a UFV; d) a f) Assinatura de convênio com a UFES. Das 09h00min às 10h00min: Apresentação do programa e pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em ciências florestais, figura 10.

22 Palestrantes: Professores Marcos Vinicios Winckler Caldeira, Marcos Oliveira de Paula e Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho. Objetivo: Apresentar o programa de pós-graduação em ciências florestais com seus professores, linhas e projetos de pesquisa; Capacidade de estabelecer parcerias com o objetivo de realizar projetos de pesquisa para o desenvolvimento conjunto entre Brasil e Bolívia; Iniciar os trabalhos para realizar o intercâmbio de professores, alunos e técnicos para o desenvolvimento de pesquisas; Esclarecer como é o processo de seleção para o acesso a pós-graduação; Apresentação dos convênios firmados entre a UAGRM e as universidades brasileira UFES e UFV. Participante: Professores das Universidades Federais Brasileiras (UFV e UFES), Professores e discentes da UAGRM (Faculdade de Ciências Agrícolas). (a)

23 (b) (c) d) Figura 10. Palestrantes: a), b) e d) UFES; c) UFV.

24 Das 10h00min às 11h30min: Perspectivas da silvicultura no Brasil, figura 11. Palestrantes: Professor Dr. Marcos Vinicios Winckler Caldeira. Objetivo: Apresentar as perspectivas da silvicultura no Brasil do ponto de vista econômico e científico, isto é, economicamente trata-se de uma atividade comprovadamente rentável no Brasil que tem grande participação no PIB e cientificamente é necessário o desenvolvimento de projetos de pesquisa que possibilitem avaliar a capacidade econômica das espécies florestais. Participante: Professores das Universidades Federais Brasileiras (UFV e UFES), Professores, discentes e servidores técnico-administrativos da UAGRM (Faculdade de Ciências Agrícolas). (a)

25 (b) Figura 11. Palestrante: a) e b) UFES. Das 11h30min às 12h30min: Reunião entre os representantes das instituições do Brasil e da Bolívia, figura 12. Objetivos: Traçar novas metas no âmbito da pesquisa e empreendedorismo para dá continuidade as iniciativas proporcionadas pelo o projeto Transferência em Ciência e Engenharia para o Fortalecimento Institucional de Pesquisa Científica e Académica Universitária e Impulso para a Promoção de Empreendimentos de Base Tecnológica. Participantes: Professores das Universidades Federais Brasileiras (UFV e UFES) e professores da UAGRM (Faculdade de Ciências Agrícolas). (a)

26 (b) Figura 12. Reunião com professores: a) e b) UFV, UFES e UAGRM. Das 14h00min às 17h30min: Encontro entre os representantes das instituições do Brasil e da Bolívia com os discentes da UAGRM, figura 13. Objetivo: Esse encontro entre os representantes das universidades brasileira e discentes da Faculdade de Ciências Agrícolas da UAGRM foi realizado para sanar dúvidas a respeito da criação de empresas juniores e também de como mantê-las em atividade, frisando principalmente que essas empresas juniores pertencem as carreira e tem como principal finalidade desenvolver o espirito empreendedor dos discentes. Participantes: Representantes das Universidades Federais Brasileiras (UFV e UFES) e discentes da UAGRM (Faculdade de Ciências Agrícolas).

27 (a) (b) Figura 13. Encontro entre representantes e discentes: a) e b) Brasil e da UAGRM. Das 17h30min às 18h30min: Reunião de encerramento das atividades e entrega de reconhecimento aos representantes das universidades federais brasileiras (UFES e UFV), figura 14. Participantes: Professores das Universidades Federais Brasileiras (UFV e UFES), Professores da UAGRM e discentes da UAGRM. Figura 14. Entrega de reconhecimento aos representantes da UFV e da UFES.

28 2.5 QUINTA-FEIRA (07/04/2016) Das 08h00min às 10h00min: Reunião entre os representantes da Bolívia e os membros da comitiva do Brasil para traçar metas e objetivos para as próximas missões, figura 15. Tal reunião ocorreu nas dependências do hotel e nesse encontro foi apresentado documento da UAGRM que trata de um estatuto orgânico permitindo o desenvolvimento econômico no âmbito acadêmico, figura 16. Figura 15. Entrega de reconhecimento aos representantes da UFV e da UFES.

29 (a)

30 (b) Figura 16. Estatuto orgãnico: a) Página 1 e b) Página 2. Saída da Bolívia às 13h50min e chegada ao Brasil às 17h35min Chegada da comitiva brasileira da Bolívia.

31 3. Comprovantes de Embarque (Viagem Aérea) Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho IDA (BRASIL/BOLIVIA) Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho VOLTA (BOLIVIA/BRASIL)

32 Mariana Duran Cordeiro IDA (BRASIL/BOLIVIA) Mariana Duran Cordeiro VOLTA (BOLIVIA/BRASIL)

33 Marcos Oliveira de Paula IDA (BRASIL/BOLIVIA) Marcos Oliveira de Paula VOLTA (BOLIVIA/BRASIL)

34 Marcos Vinicius Winckler Caldeira IDA (BRASIL/BOLIVIA) Marcos Vinicius Winckler Caldeira VOLTA (BOLIVIA/BRASIL)

35 Natália Ferreira IDA (BRASIL/BOLIVIA) Natália Ferreira VOLTA (BOLIVIA/BRASIL)

36 Alair Ferreira de Freitas IDA (BRASIL/BOLIVIA) Alair Ferreira de Freitas VOLTA (BOLIVIA/BRASIL)

37 Vinicius Tebaldi Almeida IDA (BRASIL/BOLIVIA) Vinicius Tebaldi Almeida VOLTA (BOLIVIA/BRASIL)

38 4. Repercussão na Mídia (Brasil)

39 gem_ufes_viagem_a_bolivia_versao_caldeira.pdf

40

41

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Florestal

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Florestal Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Florestal Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-2400 - Fax: (31) 3899-2860 - mail:drh@ufv.br

Leia mais

RELATÓRIO AUXÍLIO PESQUISADOR VISITANTE CURTA DURAÇÃO

RELATÓRIO AUXÍLIO PESQUISADOR VISITANTE CURTA DURAÇÃO RELATÓRIO AUXÍLIO PESQUISADOR VISITANTE CURTA DURAÇÃO Apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) PROFESSOR VISITANTE Rafael Alcadipani da Silveira Professor da

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão Integração Indústria Universidade para a Sustentabilidade: Ações do IEL/Sistema FIRJAN 8 de junho de 2012 Alberto Besser Superintendente IEL-RJ Quem Somos

Leia mais

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. /2008

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. /2008 Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. /2008 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa CAFP/BA (Centros Associados para o Fortalecimento

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

Parque Tecnológico de Viçosa

Parque Tecnológico de Viçosa Parque Tecnológico de Viçosa Parques Tecnológicos Parques tecnológicos são ambientes de inovação Objetivam o desenvolvimento regional e nacional Localizam-se próximos a universidades e centros de pesquisa

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1. O processo de seleção ocorrerá em três etapas:

PROCESSO SELETIVO 1. O processo de seleção ocorrerá em três etapas: Centro de Empreendedorismo e Internacionalização Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2018 O Centro de Empreendedorismo e Internacionalização (CEI) juntamente com a Coordenação Geral de Graduação

Leia mais

Missão Empresarial. Brasil - Moçambique. Realização:

Missão Empresarial. Brasil - Moçambique. Realização: Missão Empresarial Brasil - Moçambique Realização: Apoio: Objetivo Apresentar oportunidades de negócios; Auxiliar a entrada de empresas Brasileiras no mercado Africano; Favorecer o Intercâmbio cultural;

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo)

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Campus MORRINHOS ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL 2017 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL AVANÇADO

MÓDULO INTERNACIONAL 2017 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL AVANÇADO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO MÓDULO INTERNACIONAL 2017 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL AVANÇADO APRESENTAÇÃO DO PROJETO MÓDULO INTERNACIONAL 2017

Leia mais

MISSÃO EMPRESARIAL DE AGRONEGÓCIOS BRASIL-MOÇAMBIQUE

MISSÃO EMPRESARIAL DE AGRONEGÓCIOS BRASIL-MOÇAMBIQUE MISSÃO EMPRESARIAL DE AGRONEGÓCIOS BRASIL-MOÇAMBIQUE Apoiadores: Realização: Missão Agronegócio em Moçambique Data: 21 a 29 de Setembro de 2013 Objetivos Apresentar as oportunidades de negócios relacionados

Leia mais

PROJETO: PARCERIA ESCOLA/EMPRESA TUTORIA I

PROJETO: PARCERIA ESCOLA/EMPRESA TUTORIA I PROJETO: PARCERIA ESCOLA/EMPRESA - 2012 TUTORIA I IDENTIFICAÇÃO: Coordenação: José Edmilson da Silva; Execução: José Edmilson, Ronan Pereira, Eliane Fonseca, Cristina P, Maria Célia, Pedro Eduardo, Leonardo,

Leia mais

Acordo Geral. e a. Universidade de Aveiro, adiante designada por UA, doravante denominados Partes.

Acordo Geral. e a. Universidade de Aveiro, adiante designada por UA, doravante denominados Partes. Acordo Geral A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES do Ministério da Educação - MEC, República Federativa do Brasil e a Universidade de Aveiro, adiante designada por

Leia mais

II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS E III SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2017

II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS E III SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2017 Vol. 03 N. 06 (2017) 0857-0862 doi: 10.18540/jcecvl3iss6pp0857-0862 OPEN ACCESS II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS E III SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2017 II SIMPÓSIO DE ALIMENTOS AND III

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DO CREAJR

ENCONTRO NACIONAL DO CREAJR ENCONTRO NACIONAL DO CREAJR INOVAÇÃO E GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE 15 e 16 de Julho de 2017 em São Paulo-SP O objetivo do Crea Júnior é fortalecer o sistema profissional promovendo a inter-relação entre

Leia mais

COMISSÃO ORGANIZADORA

COMISSÃO ORGANIZADORA COMISSÃO ORGANIZADORA PRESIDENTE DA CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) Sr. Robson Lopes Aguiar PRESIDENTE DA FDEPR (Federação do Desporto Escolar do Paraná) Sr. Clésio de Marins Prado DIRETORIA

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2017

Edital do Processo Seletivo 2017 Edital do Processo Seletivo 2017 A Diretoria de Recursos Humanos da EJEAmb Empresa Júnior de Engenharia, composta por Bruno Valim Menecucci, Maria Laís Crispim, Mariana Chagas e Larissa Cristina, torna

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF. RESOLUÇÃO CONSUN 5/2014 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NEXT DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada)

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) Alterações incluídas no texto: Decisão nº 083/2017, de 17/03/2017 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011,

Leia mais

Todas as lindas flores e os suculentos frutos do futuro, dependem das sementes plantadas hoje. Provérbio Chinês

Todas as lindas flores e os suculentos frutos do futuro, dependem das sementes plantadas hoje. Provérbio Chinês MENSAGEM INICIAL: Todas as lindas flores e os suculentos frutos do futuro, dependem das sementes plantadas hoje. Provérbio Chinês Especialmente frente ao cenário atual, os profissionais e as empresas precisam

Leia mais

Universidade Federal Do Amapá Pró-Reitoria De Extensão E Ações Comunitárias - Proeac Departamento De Extensão Dex Pró-Estudante Esporte E Lazer

Universidade Federal Do Amapá Pró-Reitoria De Extensão E Ações Comunitárias - Proeac Departamento De Extensão Dex Pró-Estudante Esporte E Lazer EDITAL Nº. 017/2017/DEX/PROEAC/UNIFAP, 02 de Junho de 2017. A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC, por intermédio de seu Departamento de Extensão e em conjunto com o Núcleo de Esporte

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o corpo discente da Instituição de Ensino Superior deve

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

MISSÃO TÉCNICA EXPERIENCIAS E BENCHMARK MINISTÉRIO DEL AMBIENTE DEL PERÚ E CTB - AGENCIA BELGA DE DESARROLLO

MISSÃO TÉCNICA EXPERIENCIAS E BENCHMARK MINISTÉRIO DEL AMBIENTE DEL PERÚ E CTB - AGENCIA BELGA DE DESARROLLO MISSÃO TÉCNICA EXPERIENCIAS E BENCHMARK MINISTÉRIO DEL AMBIENTE DEL PERÚ E CTB - AGENCIA BELGA DE DESARROLLO SEBRAE NA UAIN Apoio SEBRAE CDT AL Paraná 21 a 24 agosto de 2012 INTRODUÇÃO A UAIN - SEBRAE

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2014 ATIVIDADE : AULA INAUGURAL DO CURSO DE TURISMO Aula Inaugural do Curso de Turismo com os palestrantes Amilton Lopes do Conventions And Visitors Bureau de Porto

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE. Edital Nº 04/2012 PROGRAMA RS TECNÓPOLE DE APOIO ÀS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA E DE INDÚSTRIA CRIATIVA

RELATÓRIO DE ANÁLISE. Edital Nº 04/2012 PROGRAMA RS TECNÓPOLE DE APOIO ÀS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA E DE INDÚSTRIA CRIATIVA RELATÓRIO DE ANÁLISE Edital Nº 04/2012 PROGRAMA RS TECNÓPOLE DE APOIO ÀS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA E DE INDÚSTRIA CRIATIVA Apresentação: Gestor do Projeto: Lissandro Dorneles Dalla Nora COREDE: Central

Leia mais

UNIDEIAS 2ª FASE Educação Empreendedora EDITAL DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2 DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES

UNIDEIAS 2ª FASE Educação Empreendedora EDITAL DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2 DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES UNIDEIAS 2ª FASE Educação Empreendedora EDITAL 2017 O Centro Universitário de Patos de Minas UNIPAM, por meio da Comissão Organizadora, nomeada pela Portaria Nº. 1975, de 17 de agosto de 2015, do Magnífico

Leia mais

Apoio: Conselho Federal de Contabilidade - CFC Embaixada Britânica Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE

Apoio: Conselho Federal de Contabilidade - CFC Embaixada Britânica Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE INFORMAÇÕES GERAIS Objetivo Geral: Discutir a estratégia de implantação, disseminação, elaboração e uso de informação de custos no setor público no Brasil, bem como intensificar a agenda de cooperação

Leia mais

Notificação 01 - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/ Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior.

Notificação 01 - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEBRAE/BA - Nº 02/ Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior. Notificação 01 - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA - Nº 02/2017 - Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior. O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DA BAHIA vem, por meio da

Leia mais

Regulamento N. 2, de 27 de julho de

Regulamento N. 2, de 27 de julho de UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento N. 2, de 27 de julho de 2012 1. Este documento regulamenta a compensação das atividades complementares

Leia mais

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Capítulo I Do núcleo e seus fins Art. 1: O Núcleo de Estudos em Análise do Comportamento (NEAC) é uma entidade educacional sem fins lucrativos,

Leia mais

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF.

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - DIPES Esplanada dos Ministérios Bloco L 3º Andar Anexo II - Sala 310 70047-900 Brasília DF Telefone:

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 01/ CONSU

RESOLUÇÃO N o 01/ CONSU RESOLUÇÃO N o 01/2008 - CONSU Cria e Regulamenta a Incubadora de Projetos, Empresas e Negócios da Universidade Positivo. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, órgão normativo, consultivo e deliberativo da administração

Leia mais

BROCHURA DO EXPOSITOR 2017

BROCHURA DO EXPOSITOR 2017 Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras BROCHURA DO EXPOSITOR 2017 Networking com educadores internacionais Explore oportunidades de negócios I Feira Internacional de Instituições de Educação Superior,

Leia mais

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores Plano de trabalho 2016-2017 1. JUSTIFICATIVA O Subprograma de Empresas Juniores, vinculado ao PDI PROGRAMA 10 PROGRAMA UNESP

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ATO DE APROVAÇÃO: Resolução do Reitor

Leia mais

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Pró-reitoria da Extensão da UFABC Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Maio de 2008 2 Universidade Federal do ABC Criada em 26/07/2005 - Lei Nº 11.145 Campus Santo André início do

Leia mais

Reitores entregam documento com as diretrizes do consórcio das sete universidades mineiras sul/sudeste ao Ministro da Educação

Reitores entregam documento com as diretrizes do consórcio das sete universidades mineiras sul/sudeste ao Ministro da Educação Caros colegas jornalistas Segue, abaixo, release sobre o evento de entrega do documento que prevê a criação do consórcio entre as sete universidades mineiras ao Ministro da Educação Fernando Haddad. Este

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 08/2015

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 08/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

SCPLLA Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos

SCPLLA Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos SCPLLA Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos PROGRAMA 22 DE SETEMBRO, SEGUNDA-FEIRA Biblioteca TEMA ESTRATÉGIA DA U.PORTO PARA O REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 09h30 Registo

Leia mais

CONSIDERANDO o que consta do Processo n /

CONSIDERANDO o que consta do Processo n / Resolução n 006/2009-CUni MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Cria a Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima /CRINT e dá outras providências. O REITOR DA, no uso de suas atribuições

Leia mais

PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ CAMPUS DE ITABIRA

PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ CAMPUS DE ITABIRA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ CAMPUS DE ITABIRA A EXTENSÃO NO CAMPUS ITABIRA 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 A extensão

Leia mais

NAF em Ação. A Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal informa que o NAF iniciou 2016 repleto de atividades!!!

NAF em Ação. A Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal informa que o NAF iniciou 2016 repleto de atividades!!! NAF em Ação 01/2016 + A Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal informa que o NAF iniciou 2016 repleto de atividades!!! O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições

Leia mais

SELETIVA NACIONAL DE FUTEBOL FEMININO VIII CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR BOLETIM 1

SELETIVA NACIONAL DE FUTEBOL FEMININO VIII CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR BOLETIM 1 SELETIVA NACIONAL DE FUTEBOL FEMININO VIII CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR BOLETIM 1 COMISSÃO ORGANIZADORA PRESIDENTE DA CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) Sr. Robson Lopes Aguiar PRESIDENTE

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Agosto de 2017 Objetivo Apresentar à comunidade acadêmica, por meio de uma série de atividades de capacitação (gratuitas), a importância da

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL Nº 016/2017 Prêmio de Empreendedorismo Inovador PROPI/IFRN O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL Nº 16/2017 Prêmio de Empreendedorismo Inovador PROPI/IFRN O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

HISTÓRICO. Em 52 anos de história, o CREA-SC sediou três vezes a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia SOEAA:

HISTÓRICO. Em 52 anos de história, o CREA-SC sediou três vezes a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia SOEAA: HISTÓRICO Em 52 anos de história, o CREA-SC sediou três vezes a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia SOEAA: 20ª edição - 1962 em Florianópolis 36ª edição - 1979 em Florianópolis 52ª edição

Leia mais

BALANÇO DO ANO LECTIVO

BALANÇO DO ANO LECTIVO BALANÇO DO ANO LECTIVO 2015 www.isptec.co.ao Introdução No termo de mais um ano académico, torna-se imprescindível apresentar o Balanço do Ano Académico 2015, sempre no âmbito do cumprimento dos princípios

Leia mais

Artigo Completo - Aprovados 1ª Fase

Artigo Completo - Aprovados 1ª Fase Artigo Completo - Aprovados 1ª Fase Nº ID Título 1 3 Modelo de gestão para incubadora de empresa sob a perspectiva da ferramenta business model canvas: o caso da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Juiz de Fora. (logo da instituição parceira) (Nome da Instituição Parceira) instituições.

Ministério da Educação Universidade Federal de Juiz de Fora. (logo da instituição parceira) (Nome da Instituição Parceira) instituições. Ministério da Educação Universidade Federal de Juiz de Fora (logo da instituição parceira) (Nome da Instituição Parceira) ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICO INTERNACIONAL O presente acordo tem por objeto a

Leia mais

Apresentação. Local e Data. Inscrição

Apresentação. Local e Data. Inscrição Apresentação O Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, CMEA, é um evento idealizado, organizado e realizado por estudantes de graduação e pós-graduação, bem como docentes da Universidade Federal

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Pacajus - CE Maio/2011.1 Sumário Apoio e Parcerias:... 3 Justificativa... 4 Introdução... 5 Objetivos... 6 Objetivo Geral:... 6 Objetivo Específico:... 6 Público Alvo... 7

Leia mais

1.ª Conferência. "Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa"

1.ª Conferência. Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa 1.ª Conferência "Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa" Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra 14, 15 e 16 de Novembro de 2011 14 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS FLORESTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Rodovia LMG 818, km 06, Florestal MG, 35.690-000. Tel: (31) 3536-3300 COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA Regulamento das Atividades

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa.

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa. CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS MISSÃO DA UNIDADE: O Centro de Tecnologia e Ciências tem seu objetivo maior consubstanciado nos objetivos gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No que tange ao objetivo

Leia mais

REGULAMENTO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

REGULAMENTO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: REGULAMENTO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O Seminário de Iniciação Científica - SEMIC é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PRPGI do Instituto Federal do Maranhão

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Campus Universitário - Caixa Postal 22 - Rio Paranaíba - MG - 38810-000 REGULAMENTO N. 1, DE 8 DE AGOSTO

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO Dados da proposta Modalidade Título Cidade de realização Curso X Evento I Jornada Acadêmica Ambiental São Gabriel/RS de início 06/10/2015 de fim 03/12/2015

Leia mais

Organização. Apoio Institucional

Organização. Apoio Institucional Organização Apoio Institucional Preserva Júnior Projetos e Consultoria Ambiental e Sanitária UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Departamento de Engenharia Bloco I Campus Universitário CEP 37200-000 Lavras-MG

Leia mais

PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC)

PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC) PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC) IV Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - III SAEAC UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 3 CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO EDITAL Nº 01, 10 DE MARÇO DE 2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTAS O Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe EMPREENDER UFS, torna público a chamada para a seleção de alunos que desejam participar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N 01/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N 01/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O CURSO FRANCÊS PARA GASTRONOMIA

Leia mais

Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília)

Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) Elvis Fusco 1, Fábio Dacêncio Pereira 2, Marcos Luiz Mucheroni 3, Edward David Moreno Ordonez

Leia mais

3 a CONFERÊNCIA DO CONSÓRCIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Políticas e Recursos de Apoio ao Empreendedorismo

3 a CONFERÊNCIA DO CONSÓRCIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Políticas e Recursos de Apoio ao Empreendedorismo 3 a CONFERÊNCIA DO CONSÓRCIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Políticas e Recursos de Apoio ao Empreendedorismo 1 Mesa 4! New Business Environments! Ambientes para Novos Negócios!

Leia mais

Parque Tecnológico Itaipu

Parque Tecnológico Itaipu Parque Tecnológico Itaipu Parque Tecnológico Itaipu Missão do PTI Compreender e transformar a realidade da Região Trinacional do Iguassu, articulando e fomentando ações voltadas ao desenvolvimento econômico,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA AVENIDA RIO BRANCO, 50 SANTA LÚCIA 29056-255 VITÓRIA ES 27 3357-750 INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA CRIAÇÃO/REGULAMENTAÇÃO DAS EMPRESAS JÚNIORES

Leia mais

Programa de Internacionalização Agronegócios CPLP 2017/18

Programa de Internacionalização Agronegócios CPLP 2017/18 financiamento financiamento geoestratégia geoestratégia geoestratégia qualificação recursos recursos recursos relações relações sector sector seguros governação governação governação governação agronegócio

Leia mais

Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017

Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Segunda-Feira, 23 de outubro de 2017 Recepção Cultural 13:00 14:00 - Credenciamento para a X Assembleia Geral e IX Seminário Internacional do GCUB. Atividade Cultural 14:00 17:00 - X Assembleia Geral do

Leia mais

ANEXO 07 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO

ANEXO 07 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO ANEXO 07 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO REGULAMENTAÇÃO: - Lei 6.494 de 07.12.77 (modificada pela Lei 8.859/94) - Decreto 87.497 de 18.08.82 (modificado pelo Decreto 89.467/94). CONVÊNIO: (Termo de Colaboração)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO. 01 Confraternização Universal

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO. 01 Confraternização Universal JANEIRO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO 17 FEVEREIRO 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 3 4 8 9 10 12 13 14 5 6 7 8 9 10 5 6 7 8 9 10 16 17 18 19 12 13 14 16 17 18 12 13 14 16 17 18 23 25

Leia mais

Ser um grupo que realiza eventos acadêmicos de grande impacto no cenário nacional

Ser um grupo que realiza eventos acadêmicos de grande impacto no cenário nacional 1 Índice Missão... 3 Visão... 3 Dia da Engenharia... 4 Cronograma prévio Dia da Engenharia... 4 Palestra sobre Engenharia... 4 Visita a Laboratórios e Grupos Extracurriculares... 5 Mesa Redonda sobre Engenharia...

Leia mais

[INCLUSÃO] Economia solidária recupera empresas falidas e cria novos postos de trabalho

[INCLUSÃO] Economia solidária recupera empresas falidas e cria novos postos de trabalho A economia solidária tem se consolidado como uma importante alternativa para inclusão de trabalhadores no mercado de trabalho. O último mapeamento do setor realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego

Leia mais

Seleção de projetos inovadores de base tecnológica para ingressarem no PROGRAMA INCET DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS,

Seleção de projetos inovadores de base tecnológica para ingressarem no PROGRAMA INCET DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS, EDITAL INCET 001/2016 PROGRAMA INCET DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS A Fundação Educacional Montes Claros através da Incubadora de Base Tecnológica INCET, convida pessoas físicas ou jurídicas a apresentarem propostas

Leia mais

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016. O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito,

Leia mais

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá Dispõe sobre a constituição e funcionamento do Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá. CAPÍTULO I DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa

Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa Maria Bernardete Cordeiro de Sousa Pró-Reitora de Pesquisa Docência Universitária Contexto, cultura Produção do conhecimento Apropriação do

Leia mais

II SEMINÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE PESCA ESPORTIVA EM GOIÁS E ENCONTRO DOS EMPREENDEDORES DO CIRCUITO TURÍSTICO DO ARAGUAIA

II SEMINÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE PESCA ESPORTIVA EM GOIÁS E ENCONTRO DOS EMPREENDEDORES DO CIRCUITO TURÍSTICO DO ARAGUAIA II SEMINÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE PESCA ESPORTIVA EM GOIÁS E ENCONTRO DOS EMPREENDEDORES DO CIRCUITO TURÍSTICO DO ARAGUAIA BRIEFING Objetivo geral Propiciar a discussão do desenvolvimento

Leia mais

EDITAL - CURSO DE EXTENSÃO PROMOVIDO PELA PUCPR EM PARCERIA COM KENT STATE UNIVERSITY SEDE CAMPUS FLORENÇA/ITÁLIA

EDITAL - CURSO DE EXTENSÃO PROMOVIDO PELA PUCPR EM PARCERIA COM KENT STATE UNIVERSITY SEDE CAMPUS FLORENÇA/ITÁLIA EDITAL - CURSO DE EXTENSÃO PROMOVIDO PELA PUCPR EM PARCERIA COM KENT STATE UNIVERSITY SEDE CAMPUS FLORENÇA/ITÁLIA Kent State University Campus Florença 1. APRESENTAÇÃO A parceria internacional entre a

Leia mais

SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL

SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) PERÍODO: 11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2014 INTRODUÇÃO O seminário visa promover a difusão e o diálogo das experiências e perspectivas

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

COMISSÃO ORGANIZADORA

COMISSÃO ORGANIZADORA COMISSÃO ORGANIZADORA PRESIDENTE DA CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) Sr. Robson Lopes Aguiar PRESIDENTE DA FDEPR (Federação do Desporto Escolar do Paraná) Sr. Clésio de Marins Prado DIRETORIA

Leia mais

INFORMATIVO 2013 UNIVERSIDADES CONVENIADAS COM A UEPB

INFORMATIVO 2013 UNIVERSIDADES CONVENIADAS COM A UEPB INFORMATIVO 2013 UNIVERSIDADES CONVENIADAS COM A UEPB Atualmente, uma das maiores metas das universidades brasileiras é sua inserção no cenário internacional. Dessa forma, a Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

EDITAL DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES UFMT

EDITAL DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES UFMT EDITAL DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES UFMT EDITAL PROPEQ/UFMT DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES - Julho de 2014 I) OBJETIVOS: O Edital de Apoio à participação de pesquisadores

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. IFNMG - Câmpus Pirapora 1 1- O QUE É O NPG O Núcleo de Práticas Gerenciais - NPG é um laboratório de práticas administrativas, com layout devidamente planejado

Leia mais

ACIC - Quem somos e o que fazemos?

ACIC - Quem somos e o que fazemos? Programação Equipe e atribuições da ACIC. Tipos de parcerias celebradas. Quero celebrar um parceria, por onde começo? Fluxo interno. Execução e Acompanhamento. Resolução ConsUni nº 135 que normatiza a

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS IGUATU

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS IGUATU INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS IGUATU PROJETO INCUBADORA DE EMPRESAS DE IGUATU (INEI) Planejamento de Metas a Curto Prazo: Ciclos Empreendedores Inovador LAYSE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AGÊNCIA DE INOVAÇÃO UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AGÊNCIA DE INOVAÇÃO UFPR EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DA MODALIDADE RESIDENTE Edital nº AGI-01/2017 Processo n.º 23075.153629/2016-59 Este Edital se regerá

Leia mais

Assunto: Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Parceria Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e de Gestão Estratégica de Competência IBRAGEC

Assunto: Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Parceria Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e de Gestão Estratégica de Competência IBRAGEC Assunto: Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Parceria Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e de Gestão Estratégica de Competência IBRAGEC Prezado Senhor(a), O Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas

Leia mais

VALE DO SILÍCIO 18/11 19/11 11/11 12/11. Seminário Internacional. efigie.com.br T: Chegada BRA.

VALE DO SILÍCIO 18/11 19/11 11/11 12/11. Seminário Internacional. efigie.com.br T: Chegada BRA. efigie.com.br T: 19 4141.1515 contato@efigie.com.br Seminário Internacional EUA 2017 Saída BRA Chegada US 11/11 12/11 Saída US Chegada BRA 18/11 19/11 Público-alvo Estudantes e professores da INOVA Business

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL IFRS CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL IFRS CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL IFRS CONSELHO SUPERIOR Resolução nº 094, de 25 de agosto de 2010. A Presidente do Conselho Superior do Instituto

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

Unidade de Hotel de Projetos - Campus São PaulO. Contato: /

Unidade de Hotel de Projetos - Campus São PaulO. Contato: / E agora??? Como assim??? Unidade de Hotel de Projetos Campus São PaulO HP-IFSP Resolução 925, de 06 de agosto de 2013 Unidade de Hotel de Projetos Campus São PaulO UHP-SPO-IFSP Portaria 2.213, de 18 de

Leia mais

1º EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA A INCUBADORA DE NEGÓCIOS ESPM 1/2015

1º EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA A INCUBADORA DE NEGÓCIOS ESPM 1/2015 1º EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA A INCUBADORA DE NEGÓCIOS ESPM 1/2015 A Coordenação da INCUBADORA da ESPM no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o 1º

Leia mais