PERICIA JUDICIAL DO TRABALHO Despreparo dos Advogados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERICIA JUDICIAL DO TRABALHO Despreparo dos Advogados"

Transcrição

1 PERICIA JUDICIAL DO TRABALHO Despreparo dos Advogados

2 Os quesitos Perguntas direcionados ao perito tem como objetivo principal direcionar os atos periciais dentro dos padrões técnicos exigidos; seja na quantificação dos riscos físicos ou na coleta de amostras dos riscos químicos, as quais serão enviadas ao laboratório para posterior quantificação, de acordo com as regras da NR-15 e nas análises qualitativas na verificação das condições perigosas nos termos da NR-16

3 Os assistentes técnicos tem por missão a formulação dos quesitos técnicos para delimitar a pericia judicial dentro dos parâmetros jurídicos e técnicos.

4 Os assistentes técnicos O PAPEL DO ASSISTENTE TÉCNICO PERICIAL Ao perito assistente cabe diligenciar criteriosamente no sentido de verificar as diferentes hipóteses de abordagem da matéria técnica objeto da prova pericial, tentando fazer com que o perito nomeado pelo juízo perceba as diferentes interpretações da matéria fática sob estudo, para que não seja o seu cliente prejudicado com visões unilaterais, distorcidas da realidade ou que não sejam suficientemente abrangentes para dar ao juiz da causa subsídios amplos para o esclarecimento da matéria fática sob exame.

5 Os assistentes técnicos O que ocorre na maioria das vezes, o perito diante da ausência de um assistente técnico que não foi indicado pelas partes, conduz as diligências periciais margeando as normas jurídicas e técnicas para, ao final, produzir um Laudo Pericial inconsistente e diferente da realidade do ambiente de trabalho e com isso causando injustiça para uma das partes.

6 Despreparo dos Advogados A maioria dos advogados especialistas em direito do trabalho, inobstante á produção de excelentes peças processuais pleiteando ou contestando a diversidade de direitos de seus clientes, pecam nos pedidos e defesas específicas dos adicionais de insalubridade e periculosidade, por mero desconhecimento das matérias técnicas constantes nas Nrs 15 e 16 da Portaria 3.214/78

7 Despreparo dos Advogados Muitas das vezes, pelas informações equivocadas de seus clientes nas primeiras informações das condições de trabalho às quais estavam expostos nos locais de trabalho, resultam nas petições com informações que, mesmo equivocadas, implicam na necessidade de produção da prova técnica através da pericia judicial.

8

9 QUESITOS Quesitos são pergunta dirigidas ao perito, elaboradas pelo juiz ou pelas partes, para solicitar esclarecimentos sobre a perícia realizada no ambiente de trabalho ou no corpo do trabalhador. Os quesitos são perguntas provocadoras de respostas que as partes direcionam ao perito com o objetivo de direcionar a perícia na direção dos interesses; de forçar o perito a tomar determinadas atitudes, dentro dos aspectos técnicos que se façam necessários, para não se abster de alguma responsabilidade que pode causar um prejuízo à parte que formula

10 QUESITOS Para garantir um trabalho que, de fato, auxilie o juiz na sua decisão, o novo Código de Processo Civil, no Artigo 473, define o conteúdo básico do laudo pericial Exposição do objeto da perícia; Análise técnica ou científica realizada pelo perito; Indicação do método utilizado, esclarecendo-o e demonstrando ser predominantemente aceito pelos especialistas da área de conhecimento da qual se originou; Resposta conclusiva a todos os quesitos apresentados pelo juiz, pelas partes e pelo órgão do Ministério Público.

11 IMPORTANTE ATENTAR AINDA QUE SEGUNDO O CPC No laudo, o perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem simples e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões. É vedado ao perito ultrapassar os limites de sua designação, bem como emitir opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou cientifico do objeto da pericia Para o desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos necessários ao esclarecimento do objeto da perícia.

12 O QUE NÃO PODE FALTAR NA PERÍCIA MÉDICA Há itens imprescindíveis aos laudos das perícias judiciais para avaliação de doenças ocupacionais. Confira o roteiro sugerido pelo médico do Trabalho José Marcelo Penteado.

13 Identificação das partes OBJETO DA PERÍCIA Informar claramente o objeto da perícia, ou seja, o que está sendo pedido nos autos. É vedado ao perito ultrapassar os limites de sua designação, bem como não pode o magistrado analisar as causas extra petitas. Informar se trata-se de uma perícia de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Nesse último caso dizer qual a doença de provável origem ocupacional. Nesse último caso dizer qual a doença de provável origem ocupacional e em que se fundamenta tal pedido (Ex: doença causada por exposição a posições forçadas e/ou gestos repetitivos)

14 INFORMAR QUAL A VERSÃO DE AMBAS AS PARTES Devem constar os dados da inicial do processo e também os dados da defesa. Antes de começar a fazer a perícia, deve o expert ter total conhecimento sobre o que está sendo pedido nos autos e sobre qual é o argumento da defesa (Ex: O acidente é controverso ou introverso? No caso de doença, a reclamada concorda com o risco sob o qual se fundamentou a inicial? Quais os demais elementos de defesa?)

15 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS AUTOS Todos os documentos relevantes devem constar do lauda pericial. Atestados médicos, resultados de exames e dados de prontuários médicos que podem e devem estar acompanhado a inicial. Programas de proteção à saúde do trabalhador, fichas de entregas de EPIs, laudo ergonômico, Atestados de Saúde Ocupacional e demais documentos de defesa da reclamada podem e devem estar acompanhado a defesa.

16 DADOS PROFISSIOGRÁFICOS a. Descrição da atividade laborativa realizada pela parte autora na reclamada. b. Verificação nos quesitos das partes se existe algum elemento essencial que deva ser questionado e perguntar também sobre a existência de ações protetivas (Ex : se efetivamente utiliza os EPIs; se era obrigatório o uso; se houve treinamento; se existiam pausas e rodízios na atividade; se existia ginástica laboral). Oportunizar que as duas partes falem suas versões. c. Questionamento sobre trabalhos anteriores e posteriores ao contrato de trabalho bem como sobre a existência de ações ao órgão previdenciário, o CNIS (Cadastro Nacional das Informações Sociais)

17 PERÍCIA MÉDICA PROPRIAMENTE DITA Terminadas as fases anteriores, dá-se início, à perícia médica propriamente dita. Esta metodologia é baseada na análise do estado anterior e comorbidades questionando ao reclame se já tinha alguma deficiência ou doença prévia à entrada na reclamatória. E também sobre as atividades extra laborais ( esportes praticados, instrumento musical, hobby, etc. ) Realização da anamnese dirigida à queixa, exame físico da parte autora e análise dos exames complementares.

18 AVALIAÇÃO DO NEXO CAUSAL A avaliação de nexo causal ou concasual é o ponto mais importante do laudo. O perito deve demonstrar através de uma metodologia e na aplicação de critérios o porquê efetivamente chegou à conclusão de presença ou ausência de nexo casual ou concasual.

19 ROTEIRO BÁSICO PARA PERÍCIA POR INSALUBRIDADE E/OU PERICULOSIDADE Para elaboração dos laudos das perícias judiciais para avaliação de insalubridade o médico do Trabalho José Marcelo Penteado sugere os passos abaixo.

20 1. Identificação das parte 2. Objeto da perícia Informar claramente o objeto da perícia, ou seja, o que está sendo pedido nos autos. É vedado ao perito ultrapassar os limites de sua designação, bem como não pode o magistrado analisar as causas extra petitas 3. Informar qual a versão de ambas as partes Devem constar os dados da inicial do processo e também os dados da defesa. Antes de começar a fazer a perícia, deve o expert ter total conhecimento sobre o que está sendo pedido nos autos e sobre qual é o argumento da defesa

21 4. Documentos existentes nos autos Todos os documentos relevantes devem constar do laudo pericial. Atestados médicos, resultados de exames e dados de prontuários médicos que podem e devem estar acompanhado a inicial. Programas de proteção à saúde do trabalhador, fichas de entregas de EPIs, laudo ergonômicos, Atestados de Saúde Ocupacional e demais estar acompanhando defesa. 5. Descrição do local e do ambiente do trabalho Descrever o local no qual a perícia é realizada observando aspectos como empresa, departamento/setor, localização, etc. Na descrição do ambiente deve constar informações importantes (Ex: tipo de construção, metragem aproximada, tamanho do pé direito, tipo de teto, tipo de piso, condições gerais de higiene, ventilação e iluminação).

22 6. Descrição da função Realizar a descrição pormenorizada da função e das tarefas realizadas pelo trabalhador. No caso de múltiplas tarefas, estas devem ser individualizadas e obrigatoriamente informadas quanto ao tempo de exposição diário a cada uma delas. Tarefas que não são realizadas habitualmente, não deverão ser consideradas do ponto de vista de adicional de insalubridade, posto não serem capazes de causar doenças. Com relação à exposição às atividades periculosas, desde que façam parte efetivamente das obrigações contratuais do empregado, devem ser informadas e analisadas, pois o infortúnio não escolhe a hora de acontecer. 7. Avaliação dos riscos existentes na NR 15 e NR 16 O perito deve analisar individualmente cada um riscos, tanto quantitativamente como qualitativamente, a depender de cada caso, informando a metodologia utilizada, as medidas efetivamente encontradas e por fim a interpretação e análise do resultado. Deve ser seguida a ordem estabelecida na norma, começando pelo ruído, calor e assim por diante.

23 8. Avaliação das medidas de proteção dos riscos considerando NR 15 e NR 16 Identificados os riscos, cabe ao perito analisar a existência de medidas de proteção efetivas pela empresas. Ao analisar os EPIs, é preciso ter em mente que a simples entrega não é fator que neutraliza a insalubridade. A análise deve conter obrigatoriamente o seguinte: - Identificação do EPI com seu respectivo CA; - Validade do EPI verificando se o mesmo se encontrava válido na época da exposição ao risco;

24 - Finalidade do EPI verificando no CA emitido pelo MTb para quais riscos ou situações está aprovado e se a situação em concreto esta contemplada. Um exemplo claro é que muitas luvas nitrílicas entregues para neutralização da umidade, ao ser analisada criteriosamente a ficha, vê-se que elas não foram aprovadas para trabalhos com operação com água. -Periodicamente de troca devendo a empresa comprovar o uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo e que está fazendo as trocas necessárias. Isto deve constar obrigatoriamente dentro do PPRA. Caso não esteja, o perito deve analisar se está adequada através de um estudo de campo ou então basear-se na literatura técnica pertinente. A comprovação dessa periodicidade ocorrerá com a análise da ficha de entrega do EPI -- Resposta aos quesitos; - Conclusão; - Encerramento de laudo;

25

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Art. 465. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1º Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias contados da intimação do despacho

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica 2018 MEDICINA PERÍCIA MÉDICA DIREITO

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior

Leia mais

PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS

PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS DANIEL FREITAS DRUMOND BENTO DANIEL.BENTO@TOLENTINO.ADV.BR 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. ARBITRAGEM 3. PERITO, ASSISTENTE TÉCNICO, PARECERISTA TÉCNICO, ÁRBITRO E TESTEMUNHA

Leia mais

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Pericia de Engenharia de Segurança

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Pericia de Engenharia de Segurança CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Pericia de Engenharia de Segurança Conteúdo programático Como emitir um relatório pericial? Como emitir um LTCAT? COMO EMITIR UM RELATÓRIO PERICIAL? Para emissão

Leia mais

Ezequiel Luís Lopes Giovanella. Ranieri Angioletti

Ezequiel Luís Lopes Giovanella. Ranieri Angioletti Ezequiel Luís Lopes Giovanella Ranieri Angioletti INSTRUMENTALIZAÇÃO PERICIAL! O instrumental pericial é vasto e seu limite é a legalidade com que se aplica, pois a verdade dos fatos, não pode ser evidenciada

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 NOSSOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos de Perícia e Arbitragem Oportunidades para os Contadores no poder Judiciário

Leia mais

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil (...) Seção X Da Prova Pericial Art. 464. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. 1 o O juiz indeferirá a perícia quando:

Leia mais

PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Prof. MSc Antonio Carlos Morais

PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Prof. MSc Antonio Carlos Morais PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O CONCEITO DE SUCESSO NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE OBRIGADO À INTELECTUALIDADE CIENTÍFICA ATIVIDADE PERICIAL ISSO NÃO É VERDADE. O CONHECIMENTO E A INTELECTUALIDADE

Leia mais

3º Fórum Sergipano de Perícia Contábil

3º Fórum Sergipano de Perícia Contábil 3º Fórum Sergipano de Perícia Contábil Perícia Financeira Paulo Cordeiro de Mello Perícia Financeira Objetivo: Apresentar o detalhamento técnico sobre os Procedimentos de Trabalho em Perícia Financeira,

Leia mais

Nexo entre Doença e Trabalho

Nexo entre Doença e Trabalho Nexo entre Doença e Trabalho Edriene Barros Teixeira Perita judicial Médica do Trabalho Mestre em Saúde Ambiente e Trabalho pela UFBA Perita Médica no INSS Em sentido amplo, PERICIA MÉDICA é todo e qualquer

Leia mais

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito 1 Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental Da prova pericial Honorários periciais Perícias

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC

A perícia no projeto do novo CPC A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental 1 Honorários periciais Perícias requeridas pela

Leia mais

Perícia nas tomadas de decisões e a dificuldade de interpretação dos laudos periciais

Perícia nas tomadas de decisões e a dificuldade de interpretação dos laudos periciais CRC GO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE III SIMPÓSIO DE PERÍCIA CONTÁBIL DE GOIÁS Perícia nas tomadas de decisões e a dificuldade de interpretação dos laudos periciais Cleber Sales clebermsales@hotmail.com

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 469. As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito

Leia mais

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Palestrante: Paulo Cordeiro de Mello Perito Judicial Contador Moderador: Nelson Juliano Schaefer Martins Desembargador CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Código

Leia mais

QUESITOS Perícia Médica

QUESITOS Perícia Médica QUESITOS Perícia Médica 1-) O Reclamante pede seja realizada diligência no local de trabalho. Caso este i. Perito entenda de forma diversa, requer seja justificado o motivo, eis que entende o Reclamante

Leia mais

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO Pontos polêmicos sobre a PROVA PERICIAL NO NOVO CPC O Código de Processo Civil brasileiro (CPC, Lei n. 13.105,

Leia mais

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina RUBENS CENCI MOTTA gumiermotta@gumiermotta.com - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina Legal e Perícia Médica; Certificado pela Associação Médica

Leia mais

JÚLIO CESAR LOPES SERPA

JÚLIO CESAR LOPES SERPA JÚLIO CESAR LOPES SERPA Advogado e Perito Contador Doutor em Ciências Jurídicas Esp. em Direito Tributário; Esp. em Perícia Contábil e Auditoria Sócio do DI LORENZO SERPA Advogados Associados Procurador

Leia mais

Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz ou não para o trabalho.

Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz ou não para o trabalho. RESUMO DA AULA 22 DE ABRIL DE 2019 PROF. JOÃO BAPTIST OPITZ NETO PERÍCIA MÉDICA E O DIREITO PREVIDENCIÁRIO INCAPACIDADE LABORATIVA Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz

Leia mais

O e-social e a Segurança do Trabalho

O e-social e a Segurança do Trabalho O e-social e a Segurança do Trabalho Arquitetura da família SPED NF-e ECD EFD FCont CT-e Contextualizando esocial NFS-e EFD Contribuições (antiga EFD-PIS/Cofins) REINF Retenções e Informações EFD-ISSQn

Leia mais

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos A NOMEAÇÃO DO PERITO 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos O Perito é um auxiliar da Justiça na realização dos atos processuais, determinadas pelas normas de organização

Leia mais

PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos. Professor Elias Evangelista

PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos. Professor Elias Evangelista PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos Professor Elias Evangelista NO FINAL DESTE TREINAMENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE: 1. Aprender como está o mercado de perícias e assistências

Leia mais

Paradigma do Laudo Pericial CPC/2015

Paradigma do Laudo Pericial CPC/2015 Paradigma do Laudo Pericial CPC/2015 Em uma apreciação do Prof. Me. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Em razão da importância do CPC, Lei 13.105, com vigência a partir de 18 de março de 2016, foi instituída

Leia mais

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Pericia de Engenharia de Segurança

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Pericia de Engenharia de Segurança CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Pericia de Engenharia de Segurança Conteúdo programático O que são equipamentos de análise? Como utilizar os equipamentos de análise? Como emitir um relatório pericial?

Leia mais

Seção X Da Prova Pericial. Art A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação.

Seção X Da Prova Pericial. Art A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. Com a promulgação do novo CPC e considerando o seu uso subsidiário no Processo do Trabalho, a Seção X Da Prova pericial tem um interesse direto nas Ações Trabalhistas com pedidos de Adicional de Insalubridade

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 064/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 165/2015-13/07/2015 BOLETIM 064/2015 Estabelecidas as regras a serem adotadas pela perícia médica na inspeção no ambiente de trabalho dos segurados Por meio da norma

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Pericia Judicial Perito judicial é a um profissional que assume um compromisso, perante um tribunal, nomeado pelo Juiz, no qual irá esclarecer os pontos técnicos

Leia mais

Mário Márcio. Sr. Mário Márcio dos Santos Diretor Presidente GSO e Gerente Depto. de SST - Usina Guaíra

Mário Márcio. Sr. Mário Márcio dos Santos Diretor Presidente GSO e Gerente Depto. de SST - Usina Guaíra Mário Márcio Sr. Mário Márcio dos Santos Diretor Presidente GSO e Gerente Depto. de SST - Usina Guaíra AÇÃO TRABALHISTA Todo trabalhador sentindo-se prejudicado pode pleitear seus direitos, nomeia como

Leia mais

O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade.

O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade. RESUMO DA AULA 24 DE ABRIL DE 2019 PROF. JOÃO OPITZ PERÍCIA PREVIDENCIÁRIA MEIO AMBIENTE DE TRABALHO O ambiente labora é de extrema importância no que diz respeito ao benefício por incapacidade. Documentos

Leia mais

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS II Seminário e-social: Mudanças e soluções esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor-Fiscal

Leia mais

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 6 Prof(a). Bethania Senra Quesitos suplementares: São quesitos novos que, de certa forma, ampliam o objeto do trabalho pericial. Não podem ser formulados

Leia mais

Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região O documento a seguir foi juntado ao autos do processo de número 0000023-83.2015.5.12.0058 em 07/07/2015 15:37:32

Leia mais

CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no

CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no O que é? Para que serve? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CIVEL DO FORO DE GUARATINGUETÁ REQUERENTE : IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO S/A

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CIVEL DO FORO DE GUARATINGUETÁ REQUERENTE : IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO S/A fls. 187 EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CIVEL DO FORO DE GUARATINGUETÁ PROCESSO : 1003597-23.2016.8.26.0220 AÇÃO : PRECATÓRIA REQUERENTE : IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO S/A REQUERIDO

Leia mais

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional 1 a edição junho, 2015 2 a edição outubro, 2016 3 a edição janeiro, 2018 Tuffi Messias Saliba Engenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Leia mais

2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas

2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas 2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas Aplicação do e-social na Construção Civil IMPACTOS DO E-SOCIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL 18/09/2018 Eng. Civil Eng. de Segurança do Trabalho Coordenador de Segurança do Trabalho

Leia mais

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Documentos legais: PPRA, LTCAT, PPP, PCMSO, E social; Monitoramento de Ruído, vibração, calor e químicos (NR 15) Emissão de laudos técnicos em atendimento a NR 15 e NR 16 Assistência técnica Pericial;

Leia mais

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO 14001 /2015 e OHSAS OMEB Treinamentos e Engenharia de Segurança do Trabalho Perita Oficial

Leia mais

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015.

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. Os peritos em alguns casos de ações judiciais, em razão da matéria, se fazem necessários as atuações

Leia mais

Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador.

Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. A AMBIENTAL proporciona soluções aos clientes que precisam atender as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do

Leia mais

QUESITOS APRESENTADOS POR ALUNOS NO CURSO DE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO EM PERICIA JUDICIAL

QUESITOS APRESENTADOS POR ALUNOS NO CURSO DE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO EM PERICIA JUDICIAL MODELOS DE QUESITOS QUESITOS APRESENTADOS POR ALUNOS NO CURSO DE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO EM PERICIA JUDICIAL MODELOS I Quesitos apresentados por alunos. Texto Original sem correções Comentados e corrigidos

Leia mais

Quesitos da Perícia Contábil

Quesitos da Perícia Contábil Quesitos da Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes Quesitos da Perícia Contábil Roteiro de Apresentação 1. Conceito, objetivos e características dos quesitos 2. Indeferimento e complementação de quesitos

Leia mais

BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO

BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO FINALIDADE DA CONTRATAÇÃO O presente tem por objetivo contratar Assistente Técnico Médico para atuar em perícia médica, referente a processos trabalhistas ou previdenciários para a AEBES. 1. IMPORTANTE:

Leia mais

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog II Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis Professor Wilson Zappa Hoog 1 Para se pensar em termos de responsabilidades A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Balanços

Leia mais

Painel 10 Saúde no Trabalho. O Líder e sua habilidade para identificar riscos ergonômicos e psicossociais. Qualidade de Vida no Trabalho

Painel 10 Saúde no Trabalho. O Líder e sua habilidade para identificar riscos ergonômicos e psicossociais. Qualidade de Vida no Trabalho Painel 10 Saúde no Trabalho O Líder e sua habilidade para identificar riscos ergonômicos e psicossociais. Qualidade de Vida no Trabalho MINI CURRÍCULO CLAUDIA NAMMOUR ROSSI Fisioterapeuta e Ergonomista.

Leia mais

sesisc.org.br O e-social e a Segurança do Trabalho

sesisc.org.br O e-social e a Segurança do Trabalho sesisc.org.br O e-social e a Segurança do Trabalho Contextualizando Arquitetura da família SPED NF-e ECD EFD FCont CT-e esocial NFS-e EFD Contribuições (antiga EFD-PIS/Cofins) REINF Retenções e Informações

Leia mais

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana Prof. Joshua Onome Imoniana 1 1. Contexto do processo pericial FLUXO DO PROCESSO PERICIAL (Adaptado da Dissertação de Mestrado do Prof. Marcelo F.Nogueira) 2 Apresentação dos quesitos e indicação de assistentes

Leia mais

NR 15 Atividades e Operações Insalubres NR 16 Atividades e Operações Perigosas

NR 15 Atividades e Operações Insalubres NR 16 Atividades e Operações Perigosas NR 15 Atividades e Operações Insalubres NR 16 Atividades e Operações Perigosas PERÍCIA DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE PERÍCIA DILIGÊNCIA REALIZADA POR PERITOS, A FIM DE QUE SE ESCLAREÇAM OU SE EVIDENCIEM

Leia mais

PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL

PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL RECLAMADA: LK PRESTADORA DE SERVIÇOS RECLAMANTE: ANTONIO GONÇALVES AUTOS: 0010136-20.2013.5.12 1ª VARA DO TRABALHO DE CHAPECÓ OBJETIVOS Atendendo ao

Leia mais

ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL

ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL Paulo Cordeiro de Mello Economista e Contador Perito Judicial Professor Universitário HONORÁRIOS DO PERITO E DO ASSISTENTE TÉCNICO

Leia mais

BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO

BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO FINALIDADE DA CONTRATAÇÃO: O presente tem por objetivo contratar Assistente Técnico Médico para atuar em perícia médica, referente a processos trabalhistas ou previdenciários do Hospital Estadual Dr. Jayme

Leia mais

Saúde e Segurança no esocial

Saúde e Segurança no esocial Saúde e Segurança no esocial O que é o esocial? Instituído pelo Decreto 8.373 de 12/12/2014 Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Objetivo Estabelecer

Leia mais

O QUE FAZEMOS POR SUA EMPRESA. SISTEMAS DE GESTÃO. Criar condições para o desenvolvimento das empresas e da sociedade.

O QUE FAZEMOS POR SUA EMPRESA. SISTEMAS DE GESTÃO. Criar condições para o desenvolvimento das empresas e da sociedade. effectivecon.com.br A Effective Consultoria em Segurança do Trabalho atua no segmento de prestação de serviços de Assessoria e Consultoria Especializada em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE EI: 0.04.2005 ANUAL DE PESSOAL ÓD: 20 CAP: ÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE CAPÍTULO : APRESENTAÇÃO FINALIDADE Estabelecer as normas de concessão de adicional de insalubridade e de

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE Aspectos Técnicos e Práticos 1ª edição 1994 2ª edição 1995 3ª edição 1997 4ª edição 1998 5ª edição 2000 6ª edição 2002 7ª edição 2004 8ª edição 2007 9ª edição 2009 10ª edição

Leia mais

FISIOTERAPIA DO TRABALHO PREVENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

FISIOTERAPIA DO TRABALHO PREVENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR FISIOTERAPIA DO TRABALHO PREVENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Apostila 16 SAÚDE DO TRABALHADOR Pela lei orgânica nacional, de saúde lei 8080, de 19 de setembro de 1990, é definida como: Entende-se por saúde

Leia mais

Novo Cronograma esocial Demais entidades Empresariais

Novo Cronograma esocial Demais entidades Empresariais CIRCULAR Nº 20/2018 São Paulo, 18 de outubro de 2018. Novo Cronograma esocial Demais entidades Empresariais Prezado Cliente, Foi publicada, no DOU de 05.10.2018, a Resolução CDES n 005/2018 com o novo

Leia mais

PERÍCIA JUDICIAL DO TRABALHO

PERÍCIA JUDICIAL DO TRABALHO REVISTA DIGITAL Saúde e Segurança do Trabalho - Direito do Trabalho e Previdenciário PERÍCIA JUDICIAL DO TRABALHO Passo a Passo Odemiro O INÍCIO J B DE Farias TUDO - A AÇÃO TRABALHISTA 1 O INCONFORMISMO

Leia mais

OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO CONSTRUÇÃO

OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO CONSTRUÇÃO OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO LTCAT NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO P P P (PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO) E LTCAT (LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO) PPP E LTCAT FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

esocial uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo esocial

esocial uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo esocial esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda Roteiro Visão geral do projeto Aspectos conceituais

Leia mais

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s As Normas Regulamentadoras (NR s), relativas à Segurança e Saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos

Leia mais

EXMO SR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DO TRABALHO DE CIDADE LINDA SC

EXMO SR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DO TRABALHO DE CIDADE LINDA SC EXMO SR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DO TRABALHO DE CIDADE LINDA SC RTOrd 0012345-67.2014.5.12.0009 Autor: Pedro Pedreiro Réu: B.F. Prestadora de Serviços LAUDO PERICIAL IDENTIFICAÇÃO I EMPRESA B.F.

Leia mais

PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n /15. Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS

PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n /15. Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n. 13.105/15 Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS 16.622 O que é perícia judicial cível? - Meio de prova, consistente em exame, vistoria e avaliação,

Leia mais

Referente: Proposta Comercial

Referente: Proposta Comercial Ao Parceiro Comercial At.: Sr(a) Diretoria Referente: Proposta Comercial Prezados Senhores: Apresentamos propostas para prestação de Serviços de Saúde e Segurança no Trabalho para esta conceituada Empresa.

Leia mais

NBC.TP.01 Perícia Contábil

NBC.TP.01 Perícia Contábil Agenda: - NBC.TP.01 Perícia Contábil - NBC.PP.01 Perito Contábil - NBC.PP.02 Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil CNPC - Aplicações práticas das normas técnicas e profissionais para a atuação

Leia mais

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 Aprova a NBC T 13.7 Parecer Pericial Contábil. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que os Princípios Fundamentais

Leia mais

IBF INDUSTRIA BRASILEIRA DE FARMOQUIMICOS S/A - Multi-Produto

IBF INDUSTRIA BRASILEIRA DE FARMOQUIMICOS S/A - Multi-Produto Proposta IBF INDUSTRIA BRASILEIRA DE FARMOQUIMICOS S/A - Multi-Produto À IBF INDUSTRIA BRASILEIRA DE FARMOQUIMICOS S/A A\C: Ana Lúcia - Apresentação da Proposta Conforme solicitado, encaminhamos proposta

Leia mais

esocial : e agora, como se preparar?

esocial : e agora, como se preparar? C A PA C I TA Ç Ã O Gestão em Saúde e Segurança para a Competitividade Declaração de conflito de interesse de acordo com as normas da Resolução 1595 do CFM e as Normas da RDC 096 da ANVISA. Não existe

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO, DE DE MARÇO DE 2016 Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Processo 05 - Auxilio, com subsídios, na defesa da FUB nas ações trabalhistas. Bizagi Modeler

Processo 05 - Auxilio, com subsídios, na defesa da FUB nas ações trabalhistas. Bizagi Modeler Processo 05 - Auxilio, com subsídios, na defesa da FUB nas ações trabalhistas Bizagi Modeler Índice 1 A U X I L I O, C O M S U B S Í D I O S, N A D E F E S A D A F U B N A S A Ç Õ E S T R A B A L H I S

Leia mais

QUESITOS QUESITOS QUESTIONÁRIO BÁSICO. formulação de quesitos; perguntas de natureza técnica ou científica. pertinentes; impertinentes.

QUESITOS QUESITOS QUESTIONÁRIO BÁSICO. formulação de quesitos; perguntas de natureza técnica ou científica. pertinentes; impertinentes. PERÍCIA CONTÁBIL QUESITOS Adaptação do Painel apresentado pelos alunos: Elisângela Lamberti Marcela Pansini Mazocco Márcia Aremi Wenichi Alves QUESTIONÁRIO BÁSICO formulação de quesitos; perguntas de natureza

Leia mais

CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia

CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia Temos como compromisso oferecer soluções especialmente voltadas às necessidades

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Oficina Eletromecânica

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Oficina Eletromecânica Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Anexo II Laudo Técnico Ambiental Oficina Eletromecânica CAMPUS AVANÇADO DE POÇOS DE CALDAS Instituto de Ciência e Tecnologia Diretor do Instituto Prof. Cláudio

Leia mais

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Contexto do processo pericial 4. Parecer Pericial Contábil 5. Impugnação do laudo e outros aspectos 2 1 Roteiro de Apresentação 1. Contexto do processo

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda ROTEIRO Considerações Iniciais Eventos de SST Seguro

Leia mais

Medicina e Segurança do Trabalho

Medicina e Segurança do Trabalho Medicina e Segurança do Trabalho Dr. Eduardo Ferraz de Mendonça Rua Correia Dias, 317 Paraíso Fones: 5575-7024/5572-2189/5575-5985 mepan@mepan.com.br www.mepan.com.br QUEM OBRIGA E FISCALIZA A EXECUÇÃO

Leia mais

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015 PARECER CREMEC nº 09/2015 14/09/2015 PROCESSO CONSULTA protocolo CREMEC Nº 11058/2014 INTERESSAD0: Dr. G. B. S. J. ASSUNTO: Atividade médica pericial RELATORES: Cons. Alberto Farias Filho + Cons. José

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. O Processo Pericial 3. Aplicações Perícia Contábil 4. Aspectos Diversos 2 1. Perícia Conceitos Objetivos História Tipos 3 1. Perícia - Conceitos

Leia mais

Honorários Periciais: como apresentar uma proposta adequada. Palestrante: Mártin Lavies Spellmeier

Honorários Periciais: como apresentar uma proposta adequada. Palestrante: Mártin Lavies Spellmeier Honorários Periciais: como apresentar uma proposta adequada. Palestrante: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, ARTIGO 23º Toda pessoa que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória,

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

Assessoria, Consultoria e Treinamentos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Assessoria, Consultoria e Treinamentos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. www.ssocial.com.br TÓPICOS Sobre Nós...03 Relatório do perfil profissiográfico previdenciário - PPP...04 Laudo técnico das condições do ambiente de trabalho...04 Laudo de avaliação dos riscos ambientais...05

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

APRENDA A FAZER CORRETAMENTE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA

APRENDA A FAZER CORRETAMENTE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA APRENDA A FAZER CORRETAMENTE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA Recentemente participei de um evento promovido pela Organização Internacional do Trabalho OIT na cidade de Cartagena, e

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PROVAS (continuação) RECONHECIMENTO Provas - reconhecimento O reconhecimento de pessoas e coisas está regulado pelo Código de Processo Penal (art. 226 e seguintes do CPP)

Leia mais

ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública. EMENTA:

ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública. EMENTA: PARECER CREMEB 18/08 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/06/2008) EXPEDIENTE CONSULTA Nº. 146.139/07 ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública.

Leia mais

LAUDOS PERICIAIS CÍVEIS CONTÁBEIS SOB O ENFOQUE DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1

LAUDOS PERICIAIS CÍVEIS CONTÁBEIS SOB O ENFOQUE DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1 LAUDOS PERICIAIS CÍVEIS CONTÁBEIS SOB O ENFOQUE DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1 Amanda Kaczaniuk Pinhatti 2 Nicolau Schwez 3 RESUMO O laudo pericial contábil é a materialização do trabalho desenvolvido

Leia mais

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Anexo II Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica CAMPUS AVANÇADO DE POÇOS DE CALDAS Instituto de Ciência e Tecnologia Diretor do Instituto Prof. Cláudio Antônio

Leia mais

O PAPEL DO SESMT NA PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA. Marcelo Loutfi Ministrante. São Paulo, 08 de Outubro de 2010.

O PAPEL DO SESMT NA PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA. Marcelo Loutfi Ministrante. São Paulo, 08 de Outubro de 2010. O PAPEL DO SESMT NA PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA Marcelo Loutfi Ministrante São Paulo, 08 de Outubro de 2010. TÓPICOS ABORDADOS I. A reclamação Trabalhista II. A Perícia Judicial III. Documentação IV.

Leia mais

Incapacidade Fática x Incapacidade Jurídica

Incapacidade Fática x Incapacidade Jurídica Incapacidade Fática x Incapacidade Jurídica Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha PARECER CFM nº 54/15 INTERESSADO: Dra. K.H.T. ASSUNTO: Emissão de ASO de retorno ao trabalho RELATOR: Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha EMENTA: Não há sustentação legal para que o médico do trabalho

Leia mais

A Prova Pericial e o Novo CPC Lei nº /15

A Prova Pericial e o Novo CPC Lei nº /15 A Prova Pericial e o Novo CPC Lei nº 13.105/15 Palestrante Vice Presidente do IBAPE-RS Gestão 2015/2016 e-mail: auditoriapredial@gmail.com Celular +55 51 9 9961-0056 O que é Perícia Judicial Cível? PERÍCIA

Leia mais